DEGUSTAÇÃO VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS INTRODUÇÃO MARIA JOSÉ DE CAMARGO MACHADO DOUGLAS TADEU DE OLIVEIRA RIBEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEGUSTAÇÃO VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS INTRODUÇÃO MARIA JOSÉ DE CAMARGO MACHADO DOUGLAS TADEU DE OLIVEIRA RIBEIRO"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS MARIA JOSÉ DE CAMARGO MACHADO DOUGLAS TADEU DE OLIVEIRA RIBEIRO Em 2001, o International Accounting Standards Board (IASB) emitiu um pronunciamento voltado à atividade agrícola denominado International Accounting Standards (IAS) 41 Agriculture. Esse pronunciamento foi aprovado sob forte oposição das empresas agrícolas europeias e de contadores, visto que determina, como base de mensuração da atividade agrícola, o valor justo 1 e reconhece que a atividade agrícola é um processo de transformação biológica, de modo que cada fase desse processo (crescimento, degeneração, produção e procriação) causa mudanças qualitativas e quantitativas nesse ativo biológico. Essas mudanças trazem a necessidade de reconhecer seu valor justo nos demonstrativos contábeis das empresas, independentemente da venda. 1 A norma atinge qualquer ativo biológico (p.ex., cana, café, laranja, floresta, animais, etc.) enquanto esse ativo passa por transformações biológicas, ou seja, até o momento da colheita ou abate dos animais. No Brasil, em consonância com o IAS 41, foi aprovado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em 2009, com vigência a partir dos demonstrativos de 2010, o CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola, com aplicação retrospectiva, sendo a data de transição em 1º de janeiro de PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Como as normas referidas são recentes, há ainda uma série de discussões em torno delas, e já há um processo de alteração tramitando no IASB, que visa a alterar o tratamento dado aos ativos biológicos considerados de produção (p.ex., árvores frutíferas, etc.), assunto que é tratado neste artigo. São discutidos os conceitos, a mensuração e a contabilização dos ativos biológicos em conformidade com os pronunciamentos citados.

2 114 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS OBJETIVOS Ao final da leitura deste artigo, o leitor deverá identificar conceitos estabelecidos pelo CPC 29, mediante discussões teóricas e exemplos práticos; reconhecer as principais mudanças apresentadas quanto ao CPC 29; identificar o cálculo do valor justo das principais culturas; contabilizar todos os eventos ligados ao ativo biológico; reconhecer os impactos nas demonstrações financeiras e notas explicativas referentes ao CPC 29. ESQUEMA CONCEITUAL Valor justo Casos práticos Conclusão Principais conceitos Mensuração Evidenciação Caso 1 Aplicação em siderúrgica Caso 2 Contabilização de ativos biológicos até o momento da colheita Caso 3 Contabilização de ativos biológicos sem mercado ativo com vida útil superior a um ano Caso 4 Elaboração de fluxo de caixa descontado para mensuração de floresta de pinus Itens com mercado ativo Itens sem mercado ativo ou na condição de maturação Tratamento contábil dos gastos subsequentes Quando não houver confiabilidade na mensuração a valor justo

3 VALOR JUSTO Nesta seção serão discutidos alguns conceitos sobre valor justo utilizados ao longo do artigo. Embora o custo histórico seja ainda a forma mais utilizada para a mensuração dos elementos patrimoniais, o valor justo também passou a ser uma forma de mensuração de alguns itens patrimoniais. Se, por um lado, o custo histórico traz como vantagem a possibilidade de verificação documental dos valores utilizados, por outro, ele peca em informar qual seria o caixa esperado pela realização do ativo ou passivo. Dessa forma, o custo histórico é mais confiável e verificável, mas o valor justo é mais oportuno para a tomada de decisão. Primeiramente, é necessário entender o que é o valor justo. Segundo o CPC 46 Valor Justo, o valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada, entre participantes do mercado, na data de mensuração. O CPC 46 apresenta três abordagens para a determinação do valor justo: 2 abordagem de mercado preços de mercado de ativos e passivos comparáveis (preço de saída); abordagem de receita ou lucro futuro valor justo estimado a partir da previsão dos benefícios futuros gerados pelo ativo e calculado mediante modelos econômico-financeiros de avaliação, como valor presente líquido (VPL), modelo de precificação de opções de Black-Scholes, excesso de lucros futuros (certos intangíveis), entre outros; abordagem de custo custo de reposição (preço de entrada). Como mencionado anteriormente, o valor justo pode ser determinado por várias abordagens. A decisão é tomada pelo gestor, tendo como foco o preço de saída do ativo/passivo. O preço de entrada representa o valor que seria pago para adquirir um ativo, e o preço de saída é o valor de venda de um ativo ou liquidação de um passivo. 115 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 O preço de entrada pode ser utilizado como base para a determinação do valor justo em alguns casos, como, por exemplo, na avaliação de um ativo imobilizado em uso pela empresa, sem nenhuma intenção de venda.

4 116 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Ao se mensurar um item pelo valor justo, busca-se primeiramente a forma mais confiável de mensuração. O CPC 46 estabelece uma hierarquia de técnicas de aplicação, considerando os dados disponíveis do ativo e do passivo e orientando as escolhas dos gestores quanto à forma de mensuração, a saber: 2 nível 1 preços cotados (não ajustados) no mercado para ativos e passivos idênticos na data da mensuração. Por exemplo, ações e títulos negociados no mercado financeiro; nível 2 preços cotados para ativos e passivos similares e ajustados ao mercado em que o item se encontra, geralmente mercado com poucas transações. Por exemplo, cotações de mercado para ativos similares; nível 3 dados não observáveis para o item a ser avaliado. Por exemplo, fluxo de caixa descontado. LEMBRAR A definição da abordagem de mensuração do valor justo leva em conta os dados disponíveis para a avaliação, bem como as condições em que o ativo se encontra. Essa questão é fundamental na aplicação do CPC 29, visto que os ativos biológicos possuem uma ampla variação de condições. Por exemplo, o boi gordo, em algumas praças e fases de sua vida útil, possui cotação na Bolsa de Mercadorias e Futuros, sendo possível a utilização desse preço para a avaliação. Já em outras praças, é necessário fazer um ajuste considerando o valor cotado em bolsa e a praça onde está localizado o rebanho a ser avaliado. Mediante os conceitos preliminares de valor justo, é possível compreender o CPC 29. PRINCIPAIS CONCEITOS O CPC 29 é aplicado ao ativo biológico definido como animal ou plantas vivos, ou seja, enquanto sofrem transformação biológica, o que compreende os processos de crescimento, degeneração, produção e procriação, que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico. Portanto, o CPC 29 é aplicado enquanto a planta está no pé até o momento da colheita, e no animal em vida até o momento do abate. Depois desses eventos, outros pronunciamentos são utilizados, normalmente o CPC 16 Estoques. Outro ponto de destaque no CPC 29 é que, ao se calcular o valor justo de um ativo biológico, é necessário estimar as despesas de venda desse ativo. O CPC 29 define despesa de venda como despesas incrementais diretamente atribuídas à venda de um ativo, exceto despesas financeiras e tributos sobre o lucro.

5 Quanto ao valor justo, o CPC 29 segue a mesma definição do CPC 46, conforme já abordado. Portanto, para se estabelecer o valor justo de um ativo, é necessário conhecer as condições de negociação desse ativo. Uma das condições requeridas é o estabelecimento do mercado ativo desse bem. Por mercado ativo, o CPC 29 entende o mercado no qual se encontram todas estas condições: 3 itens negociados homogêneos; compradores e vendedores dispostos à negociação encontrados a qualquer momento; preços disponíveis para o público. O conceito de mercado ativo é uma das partes fundamentais para a determinação do valor justo, pois, por exemplo, um pecuarista com fazendas espalhadas por todo o Brasil terá um mercado ativo para cada região, o que terá de ser levado em consideração no momento de avaliar o rebanho. Quando uma entidade deve reconhecer um ativo biológico? O CPC 29 (parágrafo 10) determina que o reconhecimento deve levar em conta os seguintes fatores se a entidade controla o ativo, em função de eventos passados; se for provável que haja benefícios econômicos futuros associados àquele ativo; se o valor justo ou custo do ativo puder ser mensurado de forma confiável. Assim, para se reconhecer um ativo biológico, as três condições mencionadas devem ser atendidas. Considere-se, por exemplo, uma propriedade voltada à pecuária de corte que deve manter uma área de preservação ambiental em sua propriedade. Nessa área, há algumas castanheiras, e, esporadicamente, colhem-se os seus frutos, que são vendidos para um comércio local. É possível reconhecer as castanheiras como ativo biológico? A resposta, nesse caso, é negativa, uma vez que não há nenhum controle da produção, e os benefícios por ela gerados são incertos. Entendidos os conceitos iniciais, a seguir será discutida a mensuração de ativos biológicos, que certamente é uma das questões mais críticas do CPC PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 ATIVIDADE 1. Quais inovações o pronunciamento IAS 41 trouxe para a atividade agrícola?

6 118 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS 2. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) quanto ao valor justo. ( ) Considerando as formas de mensuração de alguns itens patrimoniais, pode-se afirmar que o valor justo é mais confiável e verificável, mas o custo histórico é mais oportuno para a tomada de decisão. ( ) O valor justo consiste no preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. ( ) O CPC 46 apresenta duas abordagens para a determinação do valor justo: abordagem de mercado e abordagem de receita ou lucro futuro. ( ) O preço de entrada representa o valor que seria pago para adquirir um ativo, e o preço de saída é o valor de venda de um ativo ou liquidação de um passivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) F F V V. B) F V F V. C) V F V F. D) F V V F. Resposta no final do artigo 3. O CPC 46 estabelece uma hierarquia de técnicas de aplicação, considerando os dados disponíveis do ativo e do passivo e orientando as escolhas dos gestores quanto à forma de mensuração do ativo biológico. Complete o quadro levando em conta os três níveis dessa hierarquia. HIERARQUIA DE TÉCNICAS DE APLICAÇÃO Níveis Descrição Exemplo 1 2 3

7 4. Analise as afirmativas considerando os conceitos principais relativos ao CPC 29. I O ativo biológico é definido como um animal ou plantas vivos, ou seja, enquanto sofrem transformação biológica, que compreende os processos de crescimento, degeneração, produção e procriação, que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico. II A despesa de venda é definida como as despesas incrementais diretamente atribuídas à venda de um ativo, incluindo despesas financeiras e tributos sobre o lucro. III O mercado ativo é aquele em que se encontram itens negociados homogêneos, compradores e vendedores dispostos à negociação encontrados a qualquer momento e preços disponíveis para o público. Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)? A) Apenas a I e a II. B) Apenas a I e a III. C) Apenas a II e a III. D) A I, a II e a III. Resposta no final do artigo 5. Segundo o CPC 29, o reconhecimento de um ativo biológico por uma entidade deve levar quais fatores em conta? 119 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1

8 120 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS MENSURAÇÃO A base de mensuração para ativos biológicos é o valor justo menos a previsão das despesas de venda relativas a esse ativo. O ativo deve ser mensurado no momento do reconhecimento inicial (p.ex., nascimento de um bezerro ou plantio de soja) e no final de cada período de competência. Outro momento em que é necessário fazer nova mensuração do ativo biológico é no abate ou na colheita, não se devendo esquecer de prever as despesas necessárias para a venda. Portanto, a entidade deve, a cada fechamento contábil (a norma não especifica a periodicidade), mensurar seus ativos biológicos naquele momento conforme seu valor justo, que irá refletir as características físicas e econômicas do bem em questão. Exemplificando de maneira simples, imagine-se uma fazenda que adquire bezerros para engorda ao valor de $ 800,00 cada. Nesse momento, o valor do seu ativo biológico é $ Em um ano, esses animais sofreram transformações biológicas, e, no mercado ativo da propriedade, os animais com um ano são negociados a $ 3.000/cada. Dessa forma, o ativo biológico da fazenda será novamente mensurado a $ , apresentando um ganho anual de $ Esse ganho refere-se apenas ao ativo biológico, e, na apuração do resultado da propriedade, ainda devem ser apurados os custos e as despesas para o manejo do rebanho. Até o momento da venda ou do abate dos animais, estes devem ser mensurados periodicamente pelo valor justo. LEMBRAR Um cuidado muito importante que se deve ter é não utilizar preços de contrato como valor justo. Os contratos comerciais ou financeiros são revestidos de outras características que nem sempre representam o valor negociado no mercado ativo de um determinado bem, além de não serem permitidos pelo CPC 29. Dependendo das condições econômicas do mercado ativo de um bem, a determinação do seu valor justo não é tão simples, pois podem ocorrer dúvidas sobre qual valor utilizar. Diante disso, o CPC 29 indica as seguintes instruções de mensuração, seguindo a hierarquia apresentada no CPC 46: 4 nível 1 preço do ativo em um mercado ativo; nível 2 preço da transação recente, caso não haja mercado ativo, preços de mercado de ativos similares ajustados ou benchmarks do setor; nível 3 valor presente da expectativa da geração de caixa futuro. Cabe observar que a primeira opção é sempre o preço cotado em um mercado ativo, e, na ausência deste, utiliza-se a segunda opção e assim por diante. Nesse sentido, o pronunciamento orienta que se busque primeiramente a opção que represente, com maior confiabilidade, o valor justo de um ativo. A seguir, é detalhado o tratamento dado para itens com mercado ativo e como proceder na sua inexistência.

9 Itens com mercado ativo A primeira forma de mensurar um ativo biológico é por meio do preço negociado no mercado ativo. O CPC 29 define o mercado ativo como aquele onde há compradores e vendedores dispostos a negociar o ativo biológico, que deve ser homogêneo e ter os preços públicos. Utilizando a definição do CPC 29, podem-se citar, como exemplo de ativos biológicos na condição referida, bezerros e boi gordo em algumas regiões do país, entre outros. Quando não houver um mercado ativo que siga as definições citadas, deve-se utilizar o preço de transações recentes ou o preço ajustado às condições do ativo. Como exemplo de preço ajustado, pode-se citar o próprio boi gordo em algumas regiões do país onde é feito o ajuste de preço para aquela região. Em todos os casos referidos, a forma de mensuração aplicada é a mesma, uma vez escolhida a base de preço a ser utilizada, que ainda deve levar em conta as condições e a localização do ativo (parágrafo 9 do CPC 29). Caso a empresa tenha acesso a vários mercados ativos, ela deve escolher o de maior relevância para suas operações. Veja-se, a seguir, exemplos de mensuração. Exemplo de compra e venda de gado A entidade A comprou gado de um negociador por $ em 30/06/x8. Os custos de transporte somam $ A empresa terá de arcar com esses custos no momento da venda do gado e, ainda, com 2% de comissão para o negociador. 5 Pergunta-se: Qual o valor justo desse gado em 30/06/x8? 121 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Baseado no parágrafo 12 do CPC 29, o ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e final de cada período de competência, o primeiro passo é estimar a despesa de venda futura do lote de animais: Frete $ Comissões $ (2% do valor de $ ) Total $ 3.000

10 122 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS O valor justo do gado será de $ ($ $ 3.000). A fim de calcular a perda/ganho no reconhecimento inicial desse ativo nos demonstrativos, calcula-se o valor efetivamente desembolsado na operação: Gado $ Frete $ Total $ Verifica-se, portanto, que há uma perda no reconhecimento inicial, uma vez que não se pode prever se haverá um ganho futuro de preços nos animais referidos. Se a empresa vendesse hoje o lote de animais, ela perderia efetivamente $ ($ $ ). Portanto, a contabilização inicial desse gado seria realizada conforme a Tabela 1. Tabela 1 CONTABILIZAÇÃO INICIAL DO GADO D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo circulante D Perda em ativo biológico Resultado/despesa C Caixa Ativo circulante Nesse exemplo e nos subsequentes, são tratadas as comissões como despesas de venda do ativo biológico, seguindo a orientação do CPC 29. No entanto, cabe uma observação no tratamento dessas despesas, uma vez que o CPC 46, nos parágrafos 25 e 26, afirma que o preço utilizado para mensurar o valor justo do ativo ou passivo não deve ser ajustado para refletir custos de transação, e os custos de transação não incluem custos de transporte. Dessa forma, no custo de transporte não há dúvidas; no entanto, nas comissões, é possível seguir o CPC 46, que inclusive é mais recente do que o CPC 29. Nesse ponto, é importante notar outro aspecto bastante controverso no CPC 29: os ganhos e perdas referentes ao ativo biológico são computados no resultado do período em que ocorrem as transformações biológicas, o reconhecimento inicial ou a colheita/ abate, independentemente do ato da venda. Muitos autores afirmam que o reconhecimento antecipado de ganhos/perdas acaba gerando uma volatilidade bastante expressiva nos resultados das empresas. 1 Continuando com o exemplo 1: em 31/12/x8, o valor justo do gado no mercado ativo aumentou para $ (considerando o preço do gado, já deduzidas as despesas de transporte). Nesse caso, qual o valor justo desse gado em 31/12/x8? Novamente, devem-se estimar as despesas futuras de venda desse ativo biológico: Frete $ Comissões $ (2% do valor de $ ) Total $ 3.200

11 Valor justo em 31/12/x8: $ $ = $ $ (valor registrado em 30/06/x8) = $ Portanto, a contabilização em 31/12/x8 seria realizada conforme a Tabela 2. Tabela 2 CONTABILIZAÇÃO DO GADO EM 31/12/X8 D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo circulante C Ganho em ativo biológico Resultado/receita Portanto, em 31/12/x8, teria sido contabilizado um valor de $ de ativo biológico no ativo circulante do balanço patrimonial (BP). Já na demonstração do resultado do exercício (DRE), seriam obtidos um valor de perda de $ lançado em 30/06 e um valor de ganho de $ no demonstrativo de 31/12. No momento da venda, se o gado for negociado por $ (venda (-) despesas), o lucro bruto da operação de venda será equivalente a zero, mas os ganhos/perdas já foram registrados em períodos anteriores. Nesse caso, os demonstrativos contábeis seriam impactados de acordo com as Tabelas 3 e 4. Tabela 3 BALANÇO PATRIMONIAL Ativo 30/06/x8 31/12/x8 Ativo circulante... Ativo biológico $ $ Ativo não circulante PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Tabela 4 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DRE 30/06/x8 31/12/x8 Receitas $ ---- $ ---- (-) CPV $ ---- $ ---- (+/-) Ganhos/perdas com ativos biológicos $ (4.000) $ (=) Lucro bruto $ (4.000) $ CPV: custo dos produtos vendidos.

12 124 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Itens sem mercado ativo ou na condição de maturação Como mencionado anteriormente, na inexistência de mercado ativo, buscam-se primeiramente os preços das últimas transações; depois, os preços de ativos similares ajustados e benchmarks do setor. O tratamento contábil, nesse caso, é o mesmo de quando há mercado ativo. Em alguns casos, nenhuma das opções referidas é possível, restando, como alternativa, a utilização de um modelo econômico-financeiro de avaliação que leve em consideração as condições do ativo biológico. Um dos modelos mais utilizados para a avaliação é o modelo do fluxo de caixa descontado, em que se faz uma previsão de todas as entradas e saídas de caixa referentes ao ativo biológico em sua vida útil, ou seja, até o momento da colheita ou abate. Quanto maior a vida útil, maior dificuldade existirá em prever todo seu fluxo de caixa; no entanto, ao menos uma vez a cada ano, é necessário refazer as projeções e recalcular o valor do ativo biológico. Em um primeiro momento, cabe verificar o que deve ser considerado entrada e saída de caixa em um modelo de avaliação. Considera-se entrada o volume da produção esperada do ativo em toda sua vida útil multiplicado pelo preço de mercado esperado. Por exemplo, ao se valorar uma área de cana-de-açúcar, deve-se estimar a produção dessa área nos cinco cortes e multiplicá-la pelo preço de mercado. Já as saídas incluirão todos os gastos necessários para a cultura, como tratos culturais, manutenções, gastos da colheita e transporte, sempre considerando as condições do ativo. Não devem ser incluídos no modelo do fluxo de caixa descontado: custo do financiamento de ativos, tributos, bem como despesas de restabelecimento do ativo biológico, como limpeza de área, replantio, etc. (parágrafo 22 do CPC 29); entretanto, é aconselhável incluir um custo de oportunidade pela utilização da terra, mesmo que ela seja propriedade da empresa. 5 A fim de exemplificar o exposto no CPC 29, começa-se por um ativo biológico com um prazo de maturação curto, ou seja, uma cultura temporária. Exemplo de cultura de soja Uma empresa registrou gastos no plantio de soja em novembro do ano de x8 no valor de $ 900 mil. A expectativa de colheita é para fevereiro de x9. No fechamento de dezembro de x8, a empresa projeta o fluxo de caixa (em $ mil) indicado na Tabela 5, considerando uma taxa de desconto de 11%. 5 Tabela 5 PREVISÃO DO FLUXO DE CAIXA DA LAVOURA DE SOJA Janeiro x9 Fevereiro x9 Total Entradas (-) Saídas (=) Fluxo líquido Valor presente (11%) Fonte: Adaptada de PricewaterhouseCoopers (2011). 5

13 Para o fechamento de dezembro de x8, são feitos os lançamentos contábeis apresentados na Tabela 6. Tabela 6 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo circulante C Ganho em ativo biológico Resultado/receita O impacto do ativo biológico na DRE em 31/12/x8 está esquematizado na Tabela 7, a seguir. Tabela 7 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO EM 31/12/X8 D Custos de plantio $ 900* C Ganho com ativo biológico $ *A seguir, discute-se como tratar os custos e despesas referentes ao ativo biológico, que podem ser ativados ou lançados diretamente no resultado. Aqui foi considerada a segunda opção. No final de janeiro, a empresa refaz suas projeções baseadas no mercado corrente. Nesse mês, ela teve custos operacionais no valor de $ 550. Os novos dados são apresentados na Tabela 8. Tabela 8 PROJEÇÕES BASEADAS NO MERCADO CORRENTE Fevereiro x9 Entradas (-) Saídas (=) Fluxo líquido Valor presente (11%) Devem ser feitos os seguintes lançamentos contábeis em janeiro de x9: ganho apurado relativo à variação no valor justo do ativo biológico, de $ 322 ($ $ Tabela 9); custos operacionais do período (Tabela 10). 125 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Tabela 9 GANHO APURADO RELATIVO À VARIAÇÃO NO VALOR JUSTO DO ATIVO BIOLÓGICO EM JANEIRO DE X9 D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo circulante 322 C Ganho em ativo biológico Resultado/receita 322

14 126 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Tabela 10 CUSTOS OPERACIONAIS DO PERÍODO EM JANEIRO DE X9 D/C Conta Classificação Valor ($) D Custos operacionais Resultado/despesa 322 C Caixa Ativo circulante 322 Com os lançamentos efetuados, o valor do ativo biológico no BP está atualizado em $ No ponto da colheita (fevereiro), a soja está avaliada em $ A empresa deve imediatamente reconhecer o ganho/perda desse ativo antes da colheita. A transferência para a conta de estoques deve ser feita no valor de $ Os gastos com a colheita foram de $ A partir desse momento, a soja estocada passa a ser tratada pelo CPC 16, correlato ao IAS 2 Inventories. Devem ser feitos os seguintes lançamentos contábeis em fevereiro de x9: ganho apurado relativo à variação no valor justo do ativo biológico, de $ ($ $ Tabela 11); custos operacionais do período (Tabela 12); transferência para estoque (Tabela 13). Tabela 11 GANHO APURADO RELATIVO À VARIAÇÃO NO VALOR JUSTO DO ATIVO BIOLÓGICO EM FEVEREIRO DE X9 D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo circulante C Ganho em ativo biológico Resultado/receita Tabela 12 CUSTOS OPERACIONAIS DO PERÍODO EM FEVEREIRO DE X9 D/C Conta Classificação Valor ($) D Custos operacionais Resultado/despesa C Caixa Ativo circulante Tabela 13 TRANSFERÊNCIA PARA ESTOQUE EM FEVEREIRO DE X9 D/C Conta Classificação Valor ($) D Estoques Ativo circulante C Ativo biológico Ativo circulante 4.000

15 Um resumo dos impactos das contabilizações referidas nos demonstrativos contábeis encontra-se nas Tabelas 14 e 15. Tabela 14 BALANÇO PATRIMONIAL Ativo Dez/x8 31/01/x9 Fev/x9 28/02/x9 Ativo circulante Estoques $ Ativo biológico $ $ $ $ - Ativo não circulante... Tabela 15 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DRE Dez/x8 31/01/x9 28/02/x9 SOMA Receitas $ - $ - $ - $ - ( ) CPV $ - $ - $ - $ - (+/ ) Ganhos/perdas com ativos biológicos $ $ 322 $ $ ( ) Custos operacionais $ (900) $ (550) $ (1.000) $ (2.450) (=) Lucro $ $ (228) $ 276 $ Se os grãos forem imediatamente vendidos, nenhum lucro bruto será reconhecido pelo evento da venda em si, mas os ganhos já foram registrados ao longo das transformações biológicas da cultura. Observa-se, na última coluna da DRE, a soma dos ganhos e dos custos da cultura, em que se obteve um resultado de $ Essa informação só é possível somando-se os resultados período a período. No próximo exemplo, mostra-se a mensuração a valor justo de ativos biológicos com longo prazo de maturação. Antes, porém, é necessário entender uma distinção proposta no CPC 29 sobre ativos biológicos de produção e ativos biológicos de consumo. 127 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Ativos biológicos consumíveis são aqueles passíveis de serem colhidos como produto agrícola ou vendidos como ativo biológico, caso da soja, do frango para abate, do eucalipto, etc. Já os ativos biológicos de produção são os demais tipos, como vacas leiteiras, árvores frutíferas, etc. Esses ativos não são produtos agrícolas, mas sim autorrenováveis (parágrafo 44 do CPC 29).

16 128 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS No CPC 29, tanto o ativo biológico de produção quanto o consumível é classificado no BP como ativo biológico e mensurado a valor justo. No entanto, há um debate em nível internacional requerendo que os ativos de produção tenham o mesmo tratamento dos ativos imobilizados, inclusive que passem a ser tratados pelo CPC 27 Ativo Imobilizado. Enquanto essas mudanças ainda se encontram em discussão, mostra-se o tratamento que consta atualmente no CPC 29. Como mensurar o valor justo de uma árvore frutífera? Pode-se mensurá-lo de duas maneiras: estimar todos os benefícios futuros da produção ao longo da vida útil da árvore, utilizando o modelo de fluxo de caixa descontado; estimar o valor combinado da terra (que não faz parte do ativo biológico) juntamente com a plantação sobre ela. Essa opção só é utilizada quando não houver uma forma de mensurar o ativo biológico separadamente. Por exemplo, o valor de um hectare de terra plantada com café no estado de Minas Gerais é de $ , e o valor de outro terreno não formado é de $ Dessa forma, conclui-se que o valor do hectare de café na região é avaliado em $ 8.000, sendo esse o valor justo do cafezal. No entanto, para se utilizar tal comparação, é necessário que haja demanda e oferta de terrenos na mesma região, formados e não formados, além de uma homogeneidade de características físicas do terreno. No exemplo a seguir, utilizou-se o fluxo de caixa descontado para mensurar o valor justo de um pomar de maçãs. Exemplo 3 Pomar de maçãs Um pomar de maçãs, ao final do seu quarto ano, acumulou custos no valor de $ Para estimar o valor justo desse pomar, foram projetados seus fluxos futuros, conforme a Tabela Tabela 16 PREVISÃO DE FLUXO DE CAIXA Ano 5 Ano 6 Ano 7... Ano 23 Ano 24 Entradas Saídas Taxa de contribuição Fluxo líquido Fonte: PricewaterhouseCoopers (2011). 5 Por que, até o final do quarto ano, não foi feita a estimativa de fluxos de caixa? Como o pomar vinha sendo contabilizado? O CPC 29 (parágrafo 24) menciona que os custos podem, algumas vezes, aproximar-se do valor justo quando pequenas transformações biológicas estão ocorrendo ou quando não se espera que a transformação biológica tenha impacto material sobre o preço do ativo. Dessa forma, o referido pomar foi sendo contabilizado nos primeiros quatro anos pelo custo, sendo seu valor, ao final do quarto ano, de $

17 Com uma taxa de desconto de 5%, o valor do fluxo de caixa descontado será de $ 8.156, devendo ser feita a contabilização indicada na Tabela 17. Tabela 17 CONTABILIZAÇÃO D/C Conta Classificação Valor ($) D Ativo biológico Ativo não circulante C Ganho em ativo biológico Resultado/receita O valor final do ativo biológico no balanço será de $ $ = $ As premissas utilizadas na elaboração do fluxo de caixa foram as seguintes: do ano 8 a 22, o fluxo é o mesmo do que o ano 7; a taxa de contribuição inclui o custo de oportunidade do uso da terra e de outros ativos que serão reconhecidos separadamente; o modelo de avaliação considera o aumento de rendimento da produção entre os anos 5 e 6; as saídas de caixa incluem despesas com pessoal, água, eletricidade, fertilizantes e outros custos operacionais. Finalizando o exemplo, enfatiza-se a possibilidade de contabilização do custo nos primeiros anos de culturas permanentes com longo período de maturação. No Brasil, as empresas de papel e celulose adotam o tratamento contábil mencionado; no entanto, o prazo de troca do método de custo para valor justo é determinado pelas empresas individualmente. Por exemplo, a Klabin, no relatório de 2012, adotou o método de custo para plantações de eucalipto até o terceiro ano e para plantações de pinus até o quinto ano. Já a Fibria não adotou o método de custo nos primeiros anos da plantação de eucalipto. LEMBRAR A utilização do custo histórico é permitida no CPC 29 (parágrafo 24) quando pequenas transformações biológicas que não afetam o valor econômico do ativo, estão ocorrendo, como nos casos citados anteriormente. Tratamento contábil dos gastos subsequentes 129 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Já se demonstrou, nos exemplos anteriores, que, depois do reconhecimento inicial do ativo biológico, é preciso definir o tratamento a ser dado aos gastos subsequentes. Há duas possibilidades: lançar os gastos como despesa diretamente no resultado; ativar os gastos. O CPC 29 não determina qual tratamento deve ser adotado; no entanto, o adequado é que cada empresa estabeleça uma política para tratamento dos gastos (ativo ou despesa) e mantenha uma uniformidade no tratamento contábil. Os valores finais do ativo biológico não serão afetados; no entanto, os demonstrativos e a evidenciação serão. 5 A seguir, será descrito um exemplo de tratamento contábil dos gastos subsequentes.

18 130 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Exemplo de lote de bezerros Uma empresa adquiriu um lote de bezerros em 01/01/x1 por $ No primeiro trimestre, foi gasto com a manutenção desses animais o montante de $ 5.000, e o valor desse lote de bezerros em 31/03/x1 era de $ Os dois tratamentos contábeis citados anteriormente correspondem ao exposto na Tabela 18. Tabela 18 COMPARATIVO DE TRATAMENTO CONTÁBIL DOS GASTOS Ativação dos gastos GASTOS D Ativo biológico: $ C Caixa: $ GANHO ($ $ ) D Ativo biológico: $ C Ganho: $ IMPACTO NA DRE Ganho no valor justo: $ Gastos: $ 0 Impacto líquido: $ Fonte: PricewaterhouseCoopers (2011). 5 Tratamento dos gastos como despesas GASTOS D Despesas: $ C Caixa: $ GANHO ($ $ ) D Ativo biológico: $ C Ganho:$ IMPACTO NA DRE Ganho no valor justo: $ Gastos: $ Impacto líquido: $ O valor final do ativo biológico, bem como o resultado do período, não será afetado pela escolha do tratamento contábil. No entanto, é necessário que a empresa esclareça, nas notas explicativas, como os valores estão sendo contabilizados. Apesar de o CPC 29 aceitar os dois tratamentos para os gastos subsequentes, é importante enfatizar que, uma vez escolhido, o tratamento deve ser seguido nos outros períodos a fim de possibilitar uma comparabilidade entre os períodos. A ativação dos gastos proporciona uma análise mais coerente do resultado da empresa, em que o estoque acumula os custos até o momento da venda, e é possível verificar o impacto na DRE apenas do ganho/perda desse ativo. Verifica-se que esse tem sido o tratamento mais frequente adotado pelas empresas. Quando não houver confiabilidade na mensuração a valor justo O CPC 29 determina que, nos casos em que o ativo biológico não possa ser mensurado de forma confiável, ele deve ser mensurado ao custo, com a subtração de qualquer depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas, voltando a ser mensurado ao valor justo quando as condições de confiabilidade forem novamente atingidas.

19 ATIVIDADE 6. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à mensuração de ativos biológicos. A) O ativo deve ser mensurado no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência. B) Até o momento da colheita ou do abate de animais, estes devem ser mensurados periodicamente pelo valor justo. C) Um cuidado muito importante que se deve ter é não utilizar preços de contrato como valor justo. D) O CPC 29 apresenta instruções de mensuração que seguem a hierarquia apresentada no CPC 46, em que a primeira opção é o valor presente da expectativa da geração de caixa futuro. Resposta no final do artigo 7. Analise as afirmativas considerando a mensuração de ativos biológicos com mercado ativo. I O mercado ativo é aquele em que há compradores e vendedores dispostos a negociar o ativo biológico, que deve ser homogêneo e ter os preços públicos. II Podem-se citar, como exemplo de ativos biológicos com mercado ativo, bezerros e boi gordo em algumas regiões do país. III Caso a empresa tenha acesso a vários mercados ativos, ela deve escolher o de maior relevância para suas operações. Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)? A) Apenas a I e a II. B) Apenas a I e a III. C) Apenas a II e a III. D) A I, a II e a III. Resposta no final do artigo 131 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1

20 132 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS 8. Assinale a alternativa correta quanto à mensuração de ativos biológicos sem mercado ativo. A) Na inexistência de mercado ativo, buscam-se primeiramente os preços de ativos similares ajustados e benchmarks do setor e, depois, os preços das últimas transações; entretanto, quando nenhuma dessas opções é possível, utiliza-se um modelo econômico-financeiro de avaliação que leve em consideração as condições do ativo biológico. B) Um dos modelos mais utilizados para a avaliação é o modelo do fluxo de caixa descontado, em que se faz uma previsão de todas as entradas e saídas de caixa referentes ao ativo biológico em sua vida útil, ou seja, até o momento da colheita ou abate. C) Considera-se entrada de caixa o volume da produção esperada do ativo em toda sua vida útil multiplicado pelo preço de mercado esperado, enquanto as saídas de caixa incluirão todos os gastos necessários para a cultura, como tratos culturais, manutenções, gastos da colheita e transporte, sem considerar as condições do ativo. D) Não devem ser incluídos, no modelo do fluxo de caixa descontado, custo do financiamento de ativos, tributos, despesas de restabelecimento do ativo biológico, como limpeza de área, replantio, etc. e custo de oportunidade pela utilização da terra. Resposta no final do artigo 9. Diferencie ativos biológicos consumíveis de ativos biológicos de produção. 10. Segundo o CPC 29, há duas maneiras para mensurar o valor justo de uma árvore frutífera. Quais são elas?

21 EVIDENCIAÇÃO 11. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) quanto ao tratamento contábil dos gastos subsequentes de ativos biológicos conforme o CPC 29. ( ) Os gastos subsequentes devem ser sempre lançados como despesa diretamente no resultado. ( ) Cada empresa deve estabelecer uma política para tratamento dos gastos (ativo ou despesa) e manter uma uniformidade no tratamento contábil. ( ) Os valores finais do ativo biológico não serão afetados, nem os demonstrativos e a evidenciação. ( ) É necessário que a empresa esclareça, nas notas explicativas, como os valores estão sendo contabilizados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) F F V V. B) F V V F. C) F V F V. D) V F V F. Resposta no final do artigo 12. Qual é a determinação do CPC 29 para os casos em que o ativo biológico não pode ser mensurado de forma confiável? O CPC 29 faz uma série de exigências sobre a divulgação dos valores do ativo biológico nos demonstrativos contábeis, bem como sobre as informações que devem constar nas notas explicativas. 133 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 É necessário enfatizar que a empresa deve apresentar os ativos biológicos separadamente no BP: no grupo do ativo circulante, no caso de ativos biológicos com curta maturação, ou no grupo do não circulante para os de longa maturação. Na DRE, a entidade deve divulgar o ganho ou a perda do período corrente em relação ao valor inicial do ativo biológico e do produto agrícola e, também, os decorrentes da mudança no valor justo, menos a despesa de venda dos ativos biológicos (parágrafo 40 do CPC 40). 3

22 134 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS No entanto, o pronunciamento não prescreve onde o ganho/perda deve ser apresentado. Analisando outros pronunciamentos, tem-se: deve estar segregado (CPC 26 Apresentação das Demonstrações Financeiras); deve estar separado das receitas de vendas (CPC 30 Receitas); é mais apropriado, segundo PriceWaterhouseCoopers, 5 depois das receitas e antes das despesas. Como o assunto não está determinado no CPC 29, analisando-se os demonstrativos contábeis publicados, percebe-se que, em alguns casos, o ganho do ativo biológico não está evidenciado em separado na DRE, dificultando a análise desse valor. No entanto, nas notas explicativas, o valor deve ser discriminado, e, na demonstração dos fluxos de caixa, é possível encontrar a discriminação desse valor no ajuste do lucro para o caixa operacional, uma vez que tal ganho/ perda não tem efeito caixa. No momento da venda da produção agrícola, esta deve constar na linha de receitas de vendas na DRE, e o custo dessa venda no CPV, com a respectiva baixa de estoque (seja de ativo biológico ou outro tipo de estoque). Em relação às notas explicativas, o CPC 29 pede que sejam detalhados os saldos apresentados no BP, bem como a movimentação desses saldos. LEMBRAR Uma recomendação do CPC 29 (parágrafo 43) é que se coloquem os ativos biológicos separados em ativos biológicos consumíveis e ativos biológicos de produção. Pode-se citar como exemplo uma fazenda com atividade pecuária e leiteira. O gado destinado a corte ficaria no ativo circulante como ativo biológico consumível, e as vacas leiteiras e touros no ativo não circulante, como ativo biológico de produção. Além disso, o pronunciamento encoraja as empresas a classificar seus ativos biológicos em maduros ou imaturos. Os do grupo maduro já alcançaram a condição de serem colhidos, abatidos ou produzirem (parágrafo 45 do CPC 29). Para ilustrar melhor a forma de evidenciação referida, segue a nota explicativa da empresa BRF- Brasil Foods S.A. nos demonstrativos de 31 de dezembro de 2012 (Tabela 19).

23 Tabela 19 EXEMPLO DE NOTA EXPLICATIVA MADUROS X IMATUROS Demonstração financeira da BRFoods, nota explicativa nº 11 BR GAAP e IFRS consolidado 31/12/ /12/2011 Quantidade Valor Quantidade Valor Ativos biológicos consumíveis Aves imaturas Suínos imaturos Bovinos imaturos Total circulante Ativos biológicos de produção Aves imaturas Aves maduras Suínos imaturos Suínos maduros Total não circulante Fonte: BRFoods (2014) De acordo com o CPC 29, a entidade também deve apresentar os ativos biológicos separados em grupos, com informações sobre quantidades físicas e produção (parágrafo 46), bem como o método e as premissas significativas relativas à mensuração do ativo biológico (parágrafo 47). Um exemplo é a divulgação da empresa Fibria S.A. nos demonstrativos de 2012, ilustrados na Tabela 20. Tabela 20 EXEMPLO DE NOTA EXPLICATIVA PREMISSAS UTILIZADAS 135 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Demonstração financeira da Fibria, nota explicativa nº 18 Principais premissas consideradas no cálculo do valor justo dos ativos biológicos Área de efetivo plantio (hectare) Incremento médio anual (IMA) m 3 /hectare Preço líquido médio de venda reais/m 3 53,86 50,70 Remuneração dos ativos próprios que contribuem % 5,6 5,6 Taxa de desconto % 6,5 7,9 Fonte: Fibria S.A. (2014). 7

24 136 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Outra informação importante é a conciliação das mudanças do valor do ativo entre o início e o fim do período corrente (item 50), divulgando: ganho ou perda decorrente da mudança no valor justo menos a despesa de venda; aumentos devidos às compras; reduções atribuíveis às vendas e às colheitas; aumento resultante de combinação de negócios; diferenças cambiais líquidas referentes à conversão de demonstrações contábeis para outras moedas. A empresa Klabin, em nota explicativa sobre ativos biológicos, apresenta detalhadamente a movimentação dos ativos biológicos de um ano para o outro, conforme a Tabela 21. Tabela 21 EXEMPLO DE NOTA EXPLICATIVA RECONCILIAÇÃO DE SALDOS Reconciliação e movimentação das variações de valor justo Controladora Consolidado Saldo em 31 de dezembro de Plantio Exaustão: custo histórico (17.891) (39.381) ajuste ao valor justo ( ) ( ) Variação de valor justo por: preço crescimento Alienação de ativos - (3.122) Desconsolidação de controladas em conjunto (i) - (86.937) Transferências (16.017) (33.567) Saldo em 31 de dezembro de Plantio Exaustão: custo histórico (20.028) (45.289) ajuste ao valor justo ( ) ( ) Variação de valor justo por: preço crescimento Consolidação de controlada (ii) Incorporação por dissolução de SCP (iii) Aporte de capital em nova SCP (iv) (64.029) - Transferências (72) Saldo em 31 de dezembro de (i) Correspondente à desconsolidação da Centaurus Holdings S.A. mencionada nas notas explicativas 1 e 3; (ii) correspondente à consolidação a partir de Jun/12 da controlada Centaurus Holdings S.A. mencionada nas notas explicativas 1 e 3; (iii) correspondente à dissolução da Sociedade em Conta de Participação Leal mencionada nas notas explicativas 1 e 3; (iv) correspondente à criação de nova controlada denominada Sociedade em Conta de Participação CG Forest mencionada nas notas explicativas 1 e 3. Fonte: Klabin (2012). 8

25 Segundo o CPC 29, a empresa ainda deve divulgar: toda mudança física (crescimento, degeneração, produção, procriação, colheita); riscos operacionais referentes ao ativo biológico; ativos biológicos com titularidade restrita ou dados como garantia; montantes de compromissos relacionados ao ativo; estratégias de administração de riscos financeiros relacionados à atividade agrícola. Caso a empresa não tenha como mensurar, de forma confiável, o valor justo dos ativos biológicos, ela deve utilizar o custo como base de mensuração. Nesses casos, ela precisa divulgar (parágrafo 54 do CPC 29): a descrição de tais ativos; a explicação sobre os motivos pelos quais não se pode mensurar o ativo ao valor justo de forma confiável; a faixa de estimativas em que se pode encontrar o valor justo, se possível; o método de depreciação utilizado, vida útil ou taxa de depreciação; o total bruto, a depreciação acumulada e as perdas por impairment, com o saldo no início e no fim do período. Caso o ativo biológico anteriormente avaliado a custo possa ser avaliado a valor justo de forma confiável, a empresa deve explicar em nota as razões para troca de base de mensuração, bem como os efeitos dessa mudança (parágrafo 56 do CPC 29). A BRFoods utiliza o custo como base de mensuração de seus ativos biológicos e dá explicações em suas notas explicativas de 2012 conforme a Figura 1 e a Tabela Ativos biológicos: por gerenciar a transformação biológica de aves, suínos e bovinos, em atendimento a Deliberação CVM nº 596/09, a Companhia classificou eses ativos como ativos biológicos. A Companhia reconhece os ativos biológicos quando ela controla esses ativos como consequência de um evento passado e é provável que benefícios econômicos futuros associados a esses ativos fluirão para a Companhia e o valor justo pode ser mensurado de forma confiável. De acordo com a Deliberação CVM nº 596/09, os ativos biológicos devem ser mensurados ao valor justo menos as despesas de venda no momento de reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos em que o valor justo não possa ser mensurado de forma confiável. Na opinião da Administração, o valor justo dos ativos biológicos está substancialmente representado pelo custo de formação, principalmente devido ao curto ciclo de vida dos animais e pelo fato de que parte significativa da rentabilidade dos produtos da Companhia deriva do processo de industrialização e não da obtenção de carne in-natura (matéria-prima no ponto de abate). Essa opinião está suportada por um laudo de avaliação de valor justo elaborado por um especialista independente, onde se apurou que o custo de formação destes ativos aproxima-se do seu valor justo (vide nota 11). 137 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1 Figura 1 Nota explicativa BRFoods Fonte: BRFoods (2014). 6

26 138 VALOR JUSTO EM ATIVOS BIOLÓGICOS Tabela 22 EXEMPLO DE NOTA EXPLICATIVA CONCILIAÇÃO DOS SALDOS UTILIZANDO O CUSTO COMO BASE DE MENSURAÇÃO Aves Saldo em 31/12/ Aumento por aquisição Aumento por reprodução, consumo de rações, medicamentos e remuneração de parceria Depreciação Transferência entre circulante e não circulante Redução por abate ( ) Baixas referentes à execução do TCD Saldo em 31/12/ Fonte: BRFoods (2014). 6 Pode-se mencionar que uma importante mudança trazida pelo CPC 29 à contabilidade de empresas com atividade agrícola é a obrigação de avaliarem o ativo biológico pelo valor justo, deixando o custo histórico apenas para os casos em que houver impossibilidade de avaliação pelo valor justo. O CPC 29 ainda trata das subvenções governamentais quando se referem a ativos biológicos avaliados pelo valor justo. Nesses casos, o tratamento é simples, sendo necessário diferenciar as subvenções em condicionais e incondicionais. As subvenções condicionais são aquelas em que o agente provedor do recurso exige uma contrapartida da empresa, por exemplo, um período de permanência naquela região. O tratamento contábil refere-se apenas ao momento do reconhecimento dessa subvenção, a saber: subvenção incondicional deve ser reconhecida no resultado do período quando se torna recebível; subvenção condicional deve ser reconhecida no resultado somente quando a condição exigida for atendida.

27 ATIVIDADE 13. Analise as afirmativas quanto às exigências do CPC 29 sobre a divulgação dos valores do ativo biológico nos demonstrativos contábeis. I A empresa deve apresentar os ativos biológicos separadamente no BP: no grupo do ativo circulante, no caso de ativos biológicos com curta maturação, ou no grupo do não circulante para os de longa maturação. II Na DRE, a entidade deve divulgar o ganho ou a perda do período corrente em relação ao valor inicial do ativo biológico e do produto agrícola e, também, os decorrentes da mudança no valor justo, menos a despesa de venda dos ativos biológicos. III No momento da venda da produção agrícola, esta deve constar na linha de receitas de vendas no CPV, e o custo dessa venda na DRE, com a respectiva baixa de estoque (seja de ativo biológico ou outro tipo de estoque). Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)? A) Apenas a I e a II. B) Apenas a I e a III. C) Apenas a II e a III. D) A I, a II e a III. Resposta no final do artigo 14. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às exigências do CPC 29 sobre as informações que devem constar nas notas explicativas. A) Uma recomendação do pronunciamento é que se coloquem os ativos biológicos separados em ativos biológicos consumíveis e ativos biológicos não consumíveis, classificando-os em maduros ou imaturos. B) A entidade também deve apresentar os ativos biológicos separados em grupos, com informações sobre quantidades físicas e produção, bem como o método e as premissas significativas relativas à mensuração do ativo biológico. C) Outra informação importante é a conciliação das mudanças do valor do ativo entre o início e o fim do período corrente. D) Caso o ativo biológico anteriormente avaliado a custo possa ser avaliado a valor justo de forma confiável, a empresa deve explicar em nota as razões para troca de base de mensuração, bem como os efeitos dessa mudança. Resposta no final do artigo 139 PROCONTAB CONTABILIDADE NBC CPC IFRS Ciclo 1 Volume 1

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria Sumário 1 Introdução... 1 2 Instrumentos Financeiros e Conceitos Correlatos... 2 3 Classificação e Avaliação de Instrumentos Financeiros... 4 4 Exemplos s Financeiros Disponíveis para Venda... 7 4.1 Exemplo

Leia mais

Adoção e Aplicação da IFRS

Adoção e Aplicação da IFRS IFRS Normas internacionais de contabilidade PARTE I Adoção e Aplicação da IFRS AULA 2 Prof. MSc. Márcio de Souza e Silva Objetivos: Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais

Leia mais

Instrumentos Financeiros

Instrumentos Financeiros Contabilidade Avançada Instrumentos Financeiros Prof. Dr. Adriano Rodrigues Normas Contábeis: No IASB: IAS 32/39 e IFRS7 (IFRS 9 em desenvolvimento) No CPC: CPC 38/39/40 e OCPC 03 Essência dos Instrumentos

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL

IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL IBRACON NPC nº 25 - CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONSTRIBUIÇÃO SOCIAL PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICÁVEIS 1. Este pronunciamento tem por objetivo normatizar o tratamento contábil do imposto de

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 CONTEÚDO

Leia mais

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 16 Property, Plant and Equipment

Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 16 Property, Plant and Equipment Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 16 Property, Plant and Equipment Situação: PARCIALMENTE CONVERGENTE 1. Introdução O IAS 16 Property, Plant and Equipment estabelece procedimentos

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 FPRJ/ORN/TMS 0753/16 FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ

Leia mais

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes

Instituto Odeon - Filial Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório de revisão dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de e relatório de revisão dos auditores independentes Relatório de revisão dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Aos Administradores

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

IAS 38 Ativos Intangíveis

IAS 38 Ativos Intangíveis 2011 Sumário Técnico IAS 38 Ativos Intangíveis emitido até 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigência a paritr de 1º de janeiro de 2011, porém não inclui os IFRSs que serão substituídos. Este

Leia mais

1. O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil e a evidenciação das atividades agrícolas.

1. O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil e a evidenciação das atividades agrícolas. NBC TSP 27 Ativo Biológico e Produto Agrícola Objetivo 1. O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil e a evidenciação das atividades agrícolas. Alcance 2. Uma entidade que prepare e apresente

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Material de apoio Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Normas de auditoria que entraram em vigor no Brasil, em 2010 O CFC emitiu novas normas de auditoria

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I BALANÇO PATRIMONIAL 2 CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 534, DE 29 DE JANEIRO DE 2008

DELIBERAÇÃO CVM Nº 534, DE 29 DE JANEIRO DE 2008 TEXTO INTEGRAL DA, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA DELIBERAÇÃO CVM Nº 624, DE 28 DE JANEIRO DE 2010 (DOCUMENTO DE REVISÃO CPC Nº 01) Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 02 do Comitê de Pronunciamentos

Leia mais

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS Resolução CFC nº 1.418/2012 ITG 1000. CONVÊNIO CRCGO / SCESGO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade

Leia mais

Fundação Amazonas Sustentável Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes

Fundação Amazonas Sustentável Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2008 e parecer dos auditores independentes 2 Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2008 Em milhares de reais Ativo Passivo e patrimônio social Circulante

Leia mais

A CONVERGÊNCIA DOS PADRÕES DE CONTABILIDADE APLICADOS NO BRASIL ÀS INTERNATIONAL FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS (IFRS)

A CONVERGÊNCIA DOS PADRÕES DE CONTABILIDADE APLICADOS NO BRASIL ÀS INTERNATIONAL FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS (IFRS) A CONVERGÊNCIA DOS PADRÕES DE CONTABILIDADE APLICADOS NO BRASIL ÀS INTERNATIONAL FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS (IFRS) PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ OBJETIVO Apresentar

Leia mais

Serviço Funerário Bom Pastor Ltda ME Demonstrações contábeis findas em 31 de dezembro de 2014

Serviço Funerário Bom Pastor Ltda ME Demonstrações contábeis findas em 31 de dezembro de 2014 Serviço Funerário Bom Pastor Ltda ME Demonstrações contábeis findas Demonstrações financeiras em IFRS e baseadas nos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC em

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS ORIENTAÇÃO OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária Índice Objetivo e alcance 1 Formação do custo do imóvel, objeto da incorporação imobiliária 2-9 Despesa

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro NBC TG32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro NBC TG32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro NBC TG32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO contato@agmcontadores.com.br 2015 out-2015 2 Objetivo O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 SUR - REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO Nota Nota ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 2. Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e Glossário de Termos

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 2. Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e Glossário de Termos COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO CPC Nº. 2 Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e Glossário de Termos 1. Fica alterada a alínea (b), do item 1.3, como segue:

Leia mais

OBJETIVOS DESTE MATERIAL

OBJETIVOS DESTE MATERIAL TEMA: CPC PME / NBC TG 1000 - Resolução CFC nº 1.255/2009 Seção 34 - Atividades Especializadas OBJETIVOS DESTE MATERIAL Este material tem como objetivo específico uma complementação dos principais aspectos

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade II CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade II CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Conhecer a estrutura do balanço patrimonial: ativo; passivo. Conhecer a estrutura do DRE. Conhecer a estrutura do DFC: direto; indireto. Balanço patrimonial

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

Contabilização de planos de benefícios segundo o CPC 33 Benefícios a empregados (IAS 19)

Contabilização de planos de benefícios segundo o CPC 33 Benefícios a empregados (IAS 19) Contabilização de planos de benefícios segundo o CPC 33 Benefícios a empregados (IAS 19) Classificação, contabilização de planos de contribuição definida e introdução aos planos de benefício definido.

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE 1. Introdução No dia 28 de maio de 2010 houve uma atualização na Resolução CFC 750/93 para a Resolução CFC 1282/10, com o intuito de assegurar a aplicação correta das normas

Leia mais

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 80 Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2008 e 2007 Parecer dos Auditores Independentes 81 Aos Acionistas da Inepar Telecomunicações S.A Curitiba - PR 1. Examinamos

Leia mais

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM

Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações Financeiras Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM Demonstrações financeiras Índice Relatório dos auditores independentes... 1 Demonstrações financeiras auditadas

Leia mais

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013 Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. Demonstrações Contábeis Em 31 de Dezembro de 2014 e de 2013 Conteúdo Relatório

Leia mais

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A.

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo 2012 2011 Passivo e patrimônio líquido 2012 2011 (Não auditado) (Não auditado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 4) 415 7 Fornecedores

Leia mais

Deliberação CVM nº 561 (DOU de 22/12/08)

Deliberação CVM nº 561 (DOU de 22/12/08) Deliberação CVM nº 561 (DOU de 22/12/08) Aprova a Orientação OCPC - 01 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de Entidades de Incorporação Imobiliária. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

Abril Educação S.A. Informações Pro Forma em 31 de dezembro de 2011

Abril Educação S.A. Informações Pro Forma em 31 de dezembro de 2011 Informações Pro Forma em 31 de dezembro de 2011 RESULTADOS PRO FORMA NÃO AUDITADOS CONSOLIDADOS DA ABRIL EDUCAÇÃO As informações financeiras consolidadas pro forma não auditadas para 31 de dezembro de

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2015 - DOMMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2015 - DOMMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R1) Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture)

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R1) Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R1) Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 31

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12. Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto na

Leia mais

3. 0 - Nível de Conhecimento dos Profissionais de Contabilidade no Brasil

3. 0 - Nível de Conhecimento dos Profissionais de Contabilidade no Brasil 1.0 - Introdução à Lei 11.638/07 Países com pouca tradição em mercados de capitais têm a tendência de sofrer, mais do que os demais, influências exógenas (externas) nos seus processos de desenvolvimento

Leia mais

Professor Gabriel Rabelo Contabilidade 15 QUESTÕES SOBRE ESTOQUES PARTE DO E-BOOK CONTABILIDADE FACILITADA PARA A ÁREA FISCAL PROVAS COMENTADAS

Professor Gabriel Rabelo Contabilidade 15 QUESTÕES SOBRE ESTOQUES PARTE DO E-BOOK CONTABILIDADE FACILITADA PARA A ÁREA FISCAL PROVAS COMENTADAS Professor Gabriel Rabelo Contabilidade 15 QUESTÕES SOBRE ESTOQUES PARTE DO E-BOOK CONTABILIDADE FACILITADA PARA A ÁREA FISCAL PROVAS COMENTADAS 1 PROVA 1 ANALISTA DE MERCADO DE CAPITAIS CVM 2010 ESAF 1.

Leia mais

Prof. Walter Dominas

Prof. Walter Dominas Unidade II CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito abaixo:

De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito abaixo: PROVA BACHAREL PRIMEIRO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2014. TESE PARA RECURSOS Questão 1 De acordo com a NBC TG16(R1), estoques, seu item número 9 define como os estoques devem ser mensurados, assim transcrito

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012, de 2011 e de 2010

Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012, de 2011 e de 2010 ABCD Gonçalves & Tortola S.A. Demonstrações financeiras em Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 3 Balanços patrimoniais 5 Demonstrações de resultados 7 Demonstrações

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cespe Cebraspe FUB2015 Aplicação: 2015 Julgue os itens a seguir, com relação aos fatos descritos e seus efeitos nas demonstrações contábeis, elaboradas conforme a Lei n.º 6.404/1976

Leia mais

Comentários da prova SEFAZ-PI Disciplina: Contabilidade Geral Professor: Feliphe Araújo

Comentários da prova SEFAZ-PI Disciplina: Contabilidade Geral Professor: Feliphe Araújo Disciplina: Professor: Feliphe Araújo Olá amigos, Comentários da prova SEFAZ-PI ANÁLISE DA PROVA DE CONTABILIDADE GERAL - SEFAZ-PI Trago para vocês os comentários da prova da SEFAZ-PI realizado no último

Leia mais

ANEXO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 02 (R2)

ANEXO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 02 (R2) COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Deliberação CVM nº 640, de 7 de outubro de 2010 (Pág. 57) Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 02(R2) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC sobre efeitos das mudanças

Leia mais

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/clientes/comercial/imobi... ATIVO IMOBILIZADO

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/clientes/comercial/imobi... ATIVO IMOBILIZADO 1 de 6 31/01/2015 14:40 ATIVO IMOBILIZADO O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

ITG 1000 ITG 1000 MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ITG 1000 ITG 1000 MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ITG 1000 MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE O Processo de O Processo de Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) PROCESSO DE CONVERGÊNCIA MARCOS LEGAL E

Leia mais

Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro NBC TSP 3 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro Objetivo 1. O objetivo desta Norma é definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis, juntamente com o tratamento

Leia mais

PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A)

PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A) PÉROLA FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS (CNPJ nº 19.388.423/0001-59) (ADMINISTRADO PELA SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S/A) DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE AGOSTO DE 2014 PÉROLA FUNDO

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

Unidade III AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini

Unidade III AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini Unidade III AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Rubens Pardini Conteúdo programático Unidade I Avaliação de empresas metodologias simples Unidade II Avaliação de empresas metodologias aplicadas Unidade III Avaliação

Leia mais

Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT Relatório de orientação técnica para o encerramento do exercício de 2012

Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT Relatório de orientação técnica para o encerramento do exercício de 2012 Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT Relatório de orientação técnica para o encerramento do exercício de 2012 Prefácio Com a convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_...

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... Página 1 de 14 CONTABILIDADE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Considerações ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO

Leia mais

31/03/2015. Aspectos contábeis aplicados ao Terceiro Setor: Escrituração e plano de contas

31/03/2015. Aspectos contábeis aplicados ao Terceiro Setor: Escrituração e plano de contas Aspectos contábeis aplicados ao Terceiro Setor: Escrituração e plano de contas 1 ITG 2000: Escrituração Contábil (Resolução CFC n 1.330/11) Objetivo: 1. Esta Interpretação estabelece critérios e procedimentos

Leia mais

Impactos de Aquisições na Área Financeira. Novembro de 2010

Impactos de Aquisições na Área Financeira. Novembro de 2010 Impactos de Aquisições na Área Financeira Novembro de 2010 Agenda? Introdução? Cenário atual? As mudanças CPC 15 / IFRS 3 Page 2 Introdução? Período de transição para um novo padrão de contabilidade? Profunda

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

CPC 13 - Adoção Inicial da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória no. 449/08

CPC 13 - Adoção Inicial da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória no. 449/08 O impacto da Lei nº 11638/07 no fechamento das Demonstrações Financeiras de 2008 CPC 13 - Adoção Inicial da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória no. 449/08 Palestrantes: Antônio Carlos Palácios Tadeu Cendón

Leia mais

Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário (Administrado pelo Banco Fator S.A.)

Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário (Administrado pelo Banco Fator S.A.) Fator Veritá Fundo de Investimento Imobiliário Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes CNPJ 11.664.201/0001-00 Deloitte

Leia mais

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO

QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO QUESTÕES POTENCIAIS DE PROVA TROPA DE ELITE CURSO AEP PROF. ALEXANDRE AMÉRICO Considere que o sistema contábil da empresa comercial Zeta S.A. tenha se extraviado logo no primeiro exercício de constituição

Leia mais

PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 17, DE 15 DE FEVEREIRO DE 1989.

PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 17, DE 15 DE FEVEREIRO DE 1989. 1. INTRODUÇÃO EMENTA: Procedimentos a serem observados pelas companhias abertas e auditores independentes na elaboração e publicação das demonstrações financeiras, do relatório da administração e do parecer

Leia mais

2. IOF na determinação do custo do bem importado.

2. IOF na determinação do custo do bem importado. PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 7, DE 5 DE MARÇO DE 1981. EMENTA: O IOF integra o custo de aquisição juntamente com o valor resultante da conversão da moeda estrangeira correspondente ao preço de aquisição

Leia mais

BR Towers SPE1 S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório dos auditores independentes

BR Towers SPE1 S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2012 e relatório dos auditores independentes Demonstração do resultado Exercício/período findo em 31 de dezembro Receita líquida (Nota 14) 13.913 Custo

Leia mais

Resolução CFC 1418/12 Celso luft Contador CRC/RS 50477 Vice Presidente de Fiscalização do CRC/RS

Resolução CFC 1418/12 Celso luft Contador CRC/RS 50477 Vice Presidente de Fiscalização do CRC/RS ITG 1000 Novo Modelo Contábil para ME e EPP Resolução CFC 1418/12 Celso luft Contador CRC/RS 50477 Vice Presidente de Fiscalização do CRC/RS ITG 1000 Novo Modelo Contábil para ME e EPP AGENDA A ITG 1000

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES 1. BREVE HISTÓRICO DO CLUBE CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 O Esporte Clube Vitória, fundado na cidade do Salvador, onde tem foro e sede,

Leia mais

Aprovada a NBC T 19.18 Adoção Inicial da Lei n. 11.638/07 e da Medida Provisória n. 449/08

Aprovada a NBC T 19.18 Adoção Inicial da Lei n. 11.638/07 e da Medida Provisória n. 449/08 Aprovada a NBC T 19.18 Adoção Inicial da Lei n. 11.638/07 e da Medida Provisória n. 449/08 O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 27/2009. Prazo: 25 de outubro de 2009

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 27/2009. Prazo: 25 de outubro de 2009 Prazo: 25 de outubro de 2009 A Comissão de Valores Mobiliários CVM, em conjunto com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), submete à Audiência Pública, nos termos do art. 8º, 3º, I, da Lei nº 6.385,

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.322/11

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.322/11 A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 09 para CTA 04 e de outras normas citadas: de NBC T 19.16 para NBC TG 11; de NBC T 19.27 para NBC TG 26; e de CT 07 para

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26. Apresentação das Demonstrações Contábeis

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26. Apresentação das Demonstrações Contábeis COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 1 Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE 2 6

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012.

Palestra. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis. Março 2012. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15. Combinação de Negócios

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15. Combinação de Negócios COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 3 Índice OBJETIVO 1 ALCANCE 2 IDENTIFICAÇÃO DE COMBINAÇÃO

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro

Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro Faculdade Atenas Maranhense - FAMA Professor: Esp. CLEIDIANA SACCHETTO Curso: Ciências Contábeis. Disciplina: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Entrega dia 30 de Novembro DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 ORIENTAÇÃO TÉCNICA GERAL OTG 1000, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Aprova a OTG 1000 que dispõe sobre modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício

Leia mais

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis

Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Elementos Operacionais e Não Operacionais nas Demonstrações Contábeis Autoria: Clóvis Luís Padoveze Resumo As demonstrações publicadas de acordo com o formato aprovado pelos órgãos regulatórios, tanto

Leia mais

TRX Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A.

TRX Securitizadora de Créditos Imobiliários S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro (Em Reais) (reclassificado) (reclassificado) Ativo Nota 2012 2011 Passivo Nota 2012 2011 Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 4 61.664 207.743 Fornecedores

Leia mais

Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011

Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011 Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011 Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado Exercício findo em 31 de dezembro de 2011 Conteúdo Relatório dos auditores independentes

Leia mais

Dommo Empreendimentos Imobiliários S.A.

Dommo Empreendimentos Imobiliários S.A. Dommo Empreendimentos Imobiliários S.A. Relatório de revisão dos auditores independentes sobre as Informações Trimestrais (ITRs) trimestre findo em 30 de junho de 2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Dommo Empreendimentos

Leia mais

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público A nova visão da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Constituição Federal Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000 Lei 4.320/64 Finanças Públicas Lei 12.249/2010 Conselho Federal de Contabilidade Lei

Leia mais

II - que esta Deliberação entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União.

II - que esta Deliberação entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União. Aprova o Pronunciamento do IBRACON NPC nº 27 sobre Demonstrações Contábeis Apresentação e Divulgações. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM torna público que o Colegiado, em reunião realizada

Leia mais

CONCEITO BALANÇO PATRIMONIAL 24/8/2012. Renato Tognere Ferron

CONCEITO BALANÇO PATRIMONIAL 24/8/2012. Renato Tognere Ferron BALANÇO PATRIMONIAL Renato Tognere Ferron CONCEITO É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Líquido da Entidade.

Leia mais

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF

Vamos à prova: Analista Administrativo ANEEL 2006 ESAF Pessoal, hoje trago a prova que a ESAF realizou recentemente para o concurso de Analista da ANEEL. A prova é interessante, pois houve várias questões mal formuladas, mas que não foram anuladas pela Banca.

Leia mais