ArcPlan S/S Ltda. Fone: Al. Joaquim Eugênio de Lima, 696 cj 73.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ArcPlan S/S Ltda. Fone: 3262-3055 Al. Joaquim Eugênio de Lima, 696 cj 73."

Transcrição

1 1 de 27 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA PROJETO: GERENCIAMENTO INTEGRADO DE AGROECOSSISTEMAS EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DO NORTE-NOROESTE FLUMINENSE - RIO RURAL/GEF Relatório Metodológico/Estatístico de Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal no Período de 2000 a (Produto 2) Julho / 2008

2 1- Apresentação 2 de 27 A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), com o auxílio de financiamento do Fundo Mundial de Meio Ambiente (GEF), desenvolve programas voltados ao desenvolvimento rural sustentável. O projeto Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas do Norte- Noroeste Fluminense RIO RURAL/GEF é um dos programas em curso, que pretende proporcionar a conservação da biodiversidade, desenvolvendo práticas adequadas de manejo dos recursos naturais, de forma a fortalecer a organização comunitária na área rural do Estado do Rio de Janeiro, disseminando tecnologias de baixo impacto ambiental e criando um ambiente voltado à sustentabilidade da produção agropecuária fluminense. 2- Objeto e Área de Estudo Em continuidade ao cronograma de trabalho estabelecido no item 4 deste relatório, o presente estudo apresenta o monitoramento do uso do solo e cobertura vegetal para as 5 sub-bacias situadas nas regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro. São elas: Sub-bacia do Rio Muriaé, Sub-bacia do Rio Imbé, Sub-bacia do Rio Macabu, Subbacia do Rio Doce/Canal Quitingute e Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba. Os referenciais básicos utilizados como subsídio para o início dos estudos nas sub-bacias foram os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, uma iniciativa conjunta da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, originada no início dos anos 90. O mapeamento das 5 sub-bacias do norte-noroeste fluminense é um detalhamento dos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, utilizando a mesma metodologia de interpretação das imagens de satélite, com acréscimo de novas categorias na legenda de Uso do Solo e Cobertura Vegetal. Dessa forma, partindo dos Remanescentes Florestais com área mínima de 10 hectares, mapeiam-se os fragmentos de Mata Atlântica com até 1 hectare e outras informações, por meio da interpretação das imagens de satélite, complementada com trabalhos de campo em cada sub-bacia, para validação dos dados.

3 3 de 27 Para gerar os mapeamentos nas sub-bacias, foi utilizado o Sistema de Informações Geográficas ARCGIS, adotando o Sistema de Projeção UTM / Datum - SAD 69 - Zona 24 S. O projeto em ARCGIS utiliza base cartográfica compatível com a escala 1:50000 para o mapeamento das 5 sub-bacias. O mapeamento das sub-bacias do Norte-Noroeste Fluminese possui a seguinte legenda: - Remanescentes Florestais (Primário / Secundário Avançado) de Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista; - Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial / Médio de Regeneração; - Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbórea; - Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbustiva; - Remanescentes de Vegetação de Mangue; - Área Urbana; - Água / Rios / Lagos / Oceano; - Vegetação de Várzea; - Agricultura; - Silvicultura; - Pastagem; - Solo Exposto; - Afloramento Rochoso; - Praia; - Usinas de cerâmica; - Heliporto Petrobras.

4 4 de 27 A Figura 1 apresenta o mapeamento do ano de 2000 para a área do Norte- Noroeste Fluminense. Fig. 1 Mapeamento do ano de 2000 para as Sub-bacias monitoradas. A partir desses dados, foi elaborado um segundo mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal, utilizando, desta vez, as imagens de satélite CBERS-2 do ano de A comparação dos dados referentes às duas épocas permite identificar a dinâmica que está ocorrendo em relação ao uso da terra, possibilitando a análise e monitoramento das transformações que cada sub-bacia vem sofrendo, segundo as categorias anteriormente definidas.

5 5 de Relatório Metodológico / Estatístico de Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal no Período Ano de 2000 a PRODUTO 2 De acordo com as tabelas 13 e 14 apresentadas no item 4 - Cronograma de Trabalho, o PRODUTO 1 - Plano de Trabalho e Relatório Metodológico/Estatístico de Validação do Uso do Solo e Cobertura Vegetal do Mapeamento do Ano de 1999/ foi entregue em DVD ao contratante em 30 de maio de O PRODUTO 2 - Relatório Metodológico / Estatístico de Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal no Período de 2000 a 2005 é apresentado a seguir. O produto 2 consiste no Mapeamento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal com base na imagem de satélite CBERS-2 de 2005, elaborado a partir do mapeamento estabelecido para o período de 2000 para a Sub-bacia do Rio Muriaé, Sub-bacia do Rio Imbé, Sub-bacia do Rio Macabu, Sub-bacia do Rio Doce/Canal Quitingute e Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba. Para a execução do produto 2 foi realizado o georreferenciamento das imagens de satélite CBERS-2 de 2005, com base nas cartas topográficas 1: ou 1: do IBGE ou nas imagens do sensor ETM+/Landsat 7 ortorretificadas pela NASA, permitindo a interpretação das alterações de uso do solo e cobertura vegetal mapeadas no período anterior, através da análise da imagem TM/Landsat 5, do ano de As imagens CBERS-2 de 2005 utilizadas foram: - Órbita 149, Ponto 124 / Data ; - Órbita 149, Ponto 124 / Data ; - Órbita 149, Ponto 124 / Data ; - Órbita 149, Ponto 125 / Data ; - Órbita 149, Ponto 125 / Data ; - Órbita 150, Ponto 123 / Data ; - Órbita 150, Ponto 124 / Data ; - Órbita 150, Ponto 125 / Data

6 6 de 27 fluminense. A figura 2 mostra a articulação das imagens CBERS para a área do norte-noroeste Fig. 2 - Articulação das Imagens CBERS Em função da presença de nuvens localizadas em pontos específicos, foi necessária a utilização de imagens adicionais para garantir que toda a área analisada pudesse ser mapeada sem interferências na interpretação das imagens. A precisão do georreferenciamento é essencial na interpretação das modificações de uso e da cobertura vegetal ocorridas de 2000 a As imagens CCD/CBERS-2 de 2005 foram georreferenciadas com base nas cartas topográficas 1: ou 1: do IBGE ou nas imagens do sensor ETM+/Landsat 7 ortorretificadas pela NASA. As imagens TM/Landsat 5 de 2000 foram georreferenciadas com base nas imagens CCD/CBERS-2 de 2005, com um erro médio máximo de 1 pixel. Dessa forma, quando existia algum deslocamento significativo entre as imagens (mais de 1 pixel das imagens CBERS, ou seja, mais de 20m), o polígono interpretado em 2000 era deslocado para se ajustar às imagens CCD/CBERS-2. Só então, verificava-se se houve algum decremento da vegetação.

7 7 de 27 Quanto aos critérios de mapeamento, decidiu-se por flexibilizar a delimitação de polígonos de formações florestais (remanescentes, de vegetação de restinga e de mangue) cujos padrões apresentados nas imagens sugerissem degradação estrutural ou estágios muito iniciais de regeneração. Dessa forma, o mapeamento de 2000, que já havia sido feito, teve de ser refeito para permitir sua atualização mediante a utilização das imagens de Outra modificação significativa em relação às demais atualizações já realizadas foi a inclusão das imagens da câmera CCD do satélite Sino-brasileiro CBERS- 2. Um amplo trabalho de campo por equipes especializadas foi mais uma vez realizado em várias regiões críticas. Além disso, houve sensível melhoria no georreferenciamento da base temática, sendo possível a correção de imperfeições no posicionamento de polígonos. A delimitação dos remanescentes foi realizada através da vetorização de polígonos na escala 1: sobre as imagens TM/Landsat 5 referentes ao período 1999/2000. Uma vez delimitado um determinado polígono, por exemplo, sua confirmação e/ou atualização de sua situação era feita mediante análise visual de imagens do sensor CCD do satélite CBERS-2 (CCD/CBERS-2) referentes ao ano de Caso o polígono completo ou parte dele não apresentasse o padrão previamente definido como de remanescente florestal, seus limites eram revistos sobre as imagens TM/Landsat 5, procurando assegurar confiabilidade à definição dos limites dos desflorestamentos então definidos. A adoção dessa estratégia, trabalhando com a interpretação visual já em formato vetorial, possibilitou maior segurança no resultado final, tendo uma única base de polígonos com atributos da sua situação no período, ou seja: - polígonos com informação de remanescente em 2000 permaneceram como tal em 2005; - polígonos com informação de decremento eram remanescentes em 2000 e passaram a ser classificados como decremento (desflorestamento) em 2005; - polígonos com informação de incremento, que apresentavam padrão alterado ou com características de vegetação sem porte arbóreo em 2000 e passaram a apresentar padrão de remanescente em 2005.

8 8 de 27 A Quarta edição do "Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica possui dados atualizados em 13 Estados abrangidos pelo bioma (PE, AL, SE, BA, GO, MS, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS). O Atlas apresenta os resultados quantitativos da situação dos remanescentes da Mata Atlântica desses Estados e os desflorestamentos ocorridos no período de em 10 Estados, da Bahia ao Rio Grande do Sul, que representam 94% do Bioma Mata Atlântica. Esta fase manteve a escala 1:50 000, passando a identificar áreas acima de 3 hectares sobre as imagens TM/Landsat 5 e ETM+/Landsat 7 de 2000 e a sua atualização incluiu a utilização de imagens do sensor CCD do satélite sino-brasileiro CBERS-2 (CCD/CBERS-2). Esta edição também foi marcada por aprimoramentos metodológicos e, novamente, foram revistos os critérios de mapeamento, dentre os quais se destaca a adoção do aplicativo ArcGis 9.0 que permitiu a visualização rápida e simplificada do território de cada Estado contido no Bioma Mata Atlântica. A disponibilização dos dados na Internet (área de remanescentes, vegetação de restinga, vegetação de mangue e desflorestamentos), organizados por Estado, por município e por unidade de conservação, permite a qualquer cidadão com acesso à Internet, avaliar a situação da cobertura vegetal do bioma em qualquer um dos níveis mencionados. O relatório técnico, bem como as estatísticas e os mapas, imagens, fotos de campo, arquivos em formato vetorial e dados dos remanescentes florestais, por Município, Estado, Unidade de Conservação, Bacia Hidrográfica, Corredor de Biodiversidade e Área prioritária para conservação da biodiversidade, estão acessíveis nos portais e O Atlas da Mata Atlântica continuará verificando a dinâmica das ações antrópicas no bioma, com o objetivo de produzir e disponibilizar informações permanentemente aprimoradas e atualizadas sobre as alterações nos remanescentes florestais naturais. Além desses esforços, estudos específicos em alguns trechos do bioma, análises qualitativas das áreas críticas ou potenciais para a conservação da biodiversidade e outros diagnósticos temáticos já estão em andamento pela SOS Mata Atlântica e pelo INPE, em parceria com outras instituições e pesquisadores.

9 9 de 27 A Tabela 1 mostra os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica para o Estado do Rio de Janeiro. A Tabela 2 mostra a dinâmica entre o período dos Remanescentes Florestais e Ecossistemas Associados da Mata Atlântica para o Estado do Rio de Janeiro. * em relação à área do Bioma Mata Atlântica avaliada no Estado ** em relação aos remanescentes florestais de Área avaliada no Estado equivalente a 100% (0% com cobertura de nuvens) 2 Área avaliada no Estado equivalente a 100% (0% com cobertura de nuvens) O Estado do Rio de Janeiro, campeão de desmatamento entre 1990 e 1995, teve poucas áreas desflorestadas acima de 3 ha. Neste estado, houve uma redução de 85%. Levantamentos de campo identificaram desflorestamentos na ordem de 1 a 2ha, o tal efeito formiga (pequenos desmatamentos realizados em série), ainda muito intenso e verificado em áreas menores. O mapeamento do Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica de 2005 identificou uma área de 48 hectares de Decremento de Remanescentes Florestais dentro dos limites das sub-bacias. Estas áreas localizam-se na Sub-bacia do rio Macabu. Com o detalhamento do mapeamento realizado para as sub-bacias do nortenoroeste fluminense, identificou-se uma área de 72 hectares que, em 2000, foram classificados como Remanescentes Florestais e, em 2005, como Solo Exposto ou Pastagem ou Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial / Médio de Regeneração. O mapeamento identificou, também, uma área de 79 hectares que, em 2000, eram da classe de Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbórea e, em 2005, foram classificados como solo exposto ou pastagem ou agricultura. O total de área alterada da classe de Remanescentes Florestais (Primário / Secundário Avançado) e Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbórea é composto por 25 polígonos que apresentam a seguinte classificação no mapeamento de 2005 (possíveis diferenças nas estatísticas, de até 1 hectare, devem-se ao arredondamento das casas decimais):

10 10 de 27 Remanescentes Florestais Alterados Sub-bacia do rio Macabu - 5 polígonos com área total de 20 hectares foram classificados como Solo exposto. Sub-bacia do rio Imbé - 2 polígonos com área total de 9 hectares foram classificados como Solo exposto. - 2 polígonos com área total de 14 hectares foram classificados como Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial / Médio de Regeneração. Sub-bacia do rio Muriaé - 2 polígonos com área total de 23 hectares foram classificados como Pastagem. - 2 polígonos com área total de 6 hectares foram classificados como Solo exposto. Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbórea Alterados Sub-bacia do rio Doce/Canal Quitingute - 2 polígonos com área total de 14 hectares foram classificados como Solo exposto. - 6 polígonos com área total de 46 hectares foram classificados como Pastagem. - 1 polígono com área total de 5 hectares foi classificado como Agricultura. Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba - 3 polígonos com área total de 14 hectares foram classificados como Agricultura.

11 11 de 27 A Figura 3 identifica os polígonos de Decremento de Remanescentes Florestais e de Vegetação de Restinga Arbórea no Norte-Noroeste Fluminense para o período de 2000 a Os polígonos são identificados pelo shp decremento2000_2005, que serão entregues junto com os produtos desta etapa do projeto. Fig. 3 Decremento de Remanescentes Florestais e Ecossistemas Associados da Mata Atlântica nas 5 Sub-bacias do Norte-Noroeste Fluminense

12 ArcPlan S/S Ltda. Fone: de 27 As figuras 4,5,6 e 7 ilustram a dinâmica no período de 2000 a 2005 de áreas onde foram identificados os decrementos de Remanescentes Florestais e Ecossistemas Associados da Mata Atlântica: As imagens de cada figura são da mesma área. Os polígonos em vermelho em 2000 têm a mesma localização espacial dos polígonos em branco em 2005 e representam Áreas Alteradas. Imagem Landsat 2000 Imagem Cbers 2005 Fig. 4 Comparação de Imagem Landsat do ano de 2000 com imagem CBERS do ano 2005 Imagem Landsat 2000 Imagem Cbers 2005 Fig. 5 Comparação de Imagem Landsat do ano de 2000 com imagem CBERS do ano 2005.

13 ArcPlan S/S Ltda. Imagem Landsat 2000 Fone: de 27 Imagem Cbers 2005 Fig. 6 Comparação de Imagem Landsat do ano de 2000 com imagem CBERS do ano Imagem Landsat 2000 Imagem Cbers 2005 Fig. 7 Comparação de Imagem Landsat do ano de 2000 com imagem CBERS do ano A identificação dos desflorestamentos foi, evidentemente, fundamentada na análise visual de imagens de 2000 (TM/Landsat 5 ou ETM+/Landsat 7) e de 2005 (CCD/CBERS-2). A alteração de padrão tonal ou textural de cobertura vegetal para os referentes a solo exposto, agricultura, pastagem ou de diminuição de fitomassa, originou limites de novos polígonos, agora definidos como desflorestamento.

14 14 de 27 Para o mapeamento das Sub-bacias, as áreas alteradas eram mapeadas de acordo com a classificação estabelecida na legenda de cada Sub-bacia. Uma área mapeada como desflorestamento em 2005 (dados do Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica), por exemplo, no mapeamento das Sub-bacias pode ser classificada como agricultura ou pastagem ou solo exposto ou ainda outra classe, identificada a partir dos padrões de interpretação das imagens CBERS-2 de Atendendo às condições do projeto Rio Rural/GEF, os mapeamentos de uso do solo e cobertura vegetal caracterizam a área de estudo segundo alguns aspectos: - espacialização e quantificação de cada categoria de uso do solo e cobertura vegetal identificada nos mapeamentos para cada sub-bacia para o ano de 2005 (avaliação do índice de cobertura vegetal); - monitoramento do mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal no período de 2000 a 2005 para cada categoria e para cada sub-bacia; - identificação de áreas alteradas (degradadas) no período de 2000 a 2005 para cada sub-bacia; - identificação de áreas com regeneração de vegetação no período de 2000 a 2005 para cada sub-bacia; Com o monitoramento do uso do solo e cobertura vegetal, será possível avaliar a dinâmica das áreas mapeadas, identificando possíveis mudanças existentes nas diferentes categorias. Com o auxílio dos trabalhos de campo, será possível validar os mapeamentos, acompanhados de levantamento fotográfico georreferenciado, de forma a compor um banco de dados fotográfico em ARCGIS.

15 15 de Uso do Solo e Cobertura Vegetal de 2005 para a Sub-bacia do Rio Muriaé. (Figura 8) Fig. 8 Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Muriaé - Estatísticas do Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Muriaé (Tabela 3) Classe Poligonos Área (Ha) Remanescentes Florestais Primário ou Secundário em Estágio Avançado de Regeneração Remanescentes Florestais Secundário em Estágio Inicial / Médio de Regeneração Agricultura Afloramento Rochoso Silvicultura 3 62 Solo Exposto Área Urbana Água / Rios / Lagos Pastagem Total

16 16 de 27 - Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal (Tabela 4) Classes 2005 Rema Avançado Rema Inicial/Médio Agricultura Afl Rochoso Silvicultura Solo Exposto Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem Total Rema Avançado * Rema Inicial/Médio * Agricultura Afl Rochoso Silvicultura Solo Exposto Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem * Total * valores retificados no mapeamento de 2000 De forma geral, a pastagem continua sendo a categoria de uso mais expressiva na Sub-bacia. No mapeamento de 2005, foi verificado um aumento de áreas de agricultura de forma dispersa por toda a sub-bacia, mas o sudeste permanece, ainda, com intenso uso agrícola. O total dos Remanescentes Florestais em Estágio Avançado aumentou em 76 ha, devido à inclusão de 103 ha de Remanescentes da classe Inicial/Médio e de 4 ha da classe de Pastagem, áreas que apresentaram regeneração. Foram, no entanto, identificados 29 ha de áreas de alteração dos Remanescentes Florestais Avançados, reclassificados como pastagem e solo exposto. Com o monitoramento da dinâmica do uso do solo e cobertura vegetal utilizando as imagens CBERS de 2005, foi possível aumentar a confiabilidade na interpretação da classe de Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração. Em função desse aumento de confiabilidade, foi necessária a validação das áreas dessa classe no mapeamento de As áreas que não apresentavam padrões para a manutenção na classe de Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração em 2005 e não apresentavam alterações significativas nos padrões de textura e reflectância, quando comparadas com as imagens de 2000, foram reclassificadas para a classe de Pastagem. Da área validada e mapeada como Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração em 2000, identificou-se uma área de 156 hectares que, em 2005, apresentou alteração no padrão de vegetação identificado nas imagens de Dessas áreas alteradas, 25 ha foram mapeados como agricultura, 77 ha como solo exposto e 54 ha como pastagem. No mapeamento de 2005, ha mantiveram-se como Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração e

17 17 de ha foram incluídos na classe de Remanescentes Florestais em Estágio Avançado de Regeneração em As áreas alagadas são em função de mudanças no leito de rios, que suprimiram 6 ha de Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração em As demais áreas relativas aos Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração, mapeadas em 2000, foram retificadas (validadas) para a categoria de Pastagem. Essas áreas não apresentam mudança significativa no porte vegetativo em relação ao ano de 2000 e não se enquadram no padrão de Remanescente Inicial/Médio em A retificação dos dados de 2000 deve-se à semelhança do padrão de textura e tonalidade das imagens de satélite, que caracteriza as categorias de Pastagem e Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração. A diferenciação dessas categorias gera dúvidas na interpretação das imagens, que puderam ser minimizadas a partir da utilização de imagens temporais. No arquivo shp de uso do solo e cobertura vegetal do ano de 2000 validado para 2005, e a nova tabela com estatísticas de uso do solo e cobertura vegetal para o ano de 2000, seguem juntamente com os produtos desta etapa do projeto.

18 18 de 27 (Figura 9) 3.2 Uso do Solo e Cobertura Vegetal de 2005 para a Sub-bacia do Rio Imbé. Fig. 9 - Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Imbé - Estatísticas do Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Imbé (Tabela 5) Classe Poligonos Área (Ha) Remanescentes Florestais Primário ou Secundário em Estágio Avançado de Regeneração Remanescentes Florestais Secundário em Estágio Inicial / Médio de Regeneração Agricultura Afloramento Rochoso 6 66 Silvicultura Solo Exposto Área Urbana 3 42 Água / Rios / Lagos Pastagem Total 97834

19 19 de 27 - Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal (Tabela 6) Classes 2005 Rema Avançado Rema Inicial/Médio Agricultura Afl Rochoso Silvicultura Solo Exposto Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem Total Rema Avançado * Rema Inicial/Médio * Agricultura * Afl Rochoso Silvicultura Solo Exposto * Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem * Total * valores retificados no mapeamento de 2000 A Noroeste da Sub-bacia, onde o relevo apresenta maiores declividades e altitudes, concentram-se as áreas com remanescentes de Mata Atlântica. Nessa região, foram identificados 14 hectares de alteração de Mata e 9 hectares de desmatamento. O total de Remanescentes em Estágio Avançado aumentou devido à inclusão, nessa categoria, de 24 ha de Remanescentes em Estágio Inicial/Médio, que apresentaram padrões de regeneração. Nos Remanescentes de Mata em Estágio Inicial/Médio de Regeneração foi identificada uma área de 38 hectares de alterações nos padrões de reflectância, quando comparadas as imagens de 2000 e Com o monitoramento da dinâmica do uso do solo e cobertura vegetal utilizando as imagens CBERS de 2005, foi possível aumentar a confiabilidade na interpretação dos Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração. Em função desse aumento de confiabilidade, foi necessária a validação das áreas correspondentes a essa categoria no mapeamento de As áreas que não apresentavam padrões para a manutenção na classe de Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração em 2005 e nem alterações significativas nos padrões de textura e reflectância, quando comparadas com as imagens de 2000, foram reclassificadas para a classe de Pastagem (669 ha), solo exposto (21 ha) e agricultura (7 ha). Os dados retificados do mapeamento de 2000 seguem junto com os dados deste relatório. A pastagem continua sendo a categoria dominante na Sub-bacia e as áreas com atividades agrícolas ainda se concentram a nordeste da Sub-bacia. O aumento da categoria de solo exposto deve-se, em grande parte, à dinâmica em áreas de silvicultura. Parte das áreas de silvicultura, em 2000, foi substituída por agricultura, que aumentou também em áreas de pastagem, principalmente a sudeste da Sub-bacia.

20 20 de Uso do Solo e Cobertura Vegetal de 2005 para a Sub-bacia do Rio Macabu. (Figura 10) Fig Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Macabu - Estatísticas do Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Macabu (Tabela 7) Classe Poligonos Área (Ha) Remanescentes Florestais Primário ou Secundário em Estágio Avançado de Regeneração Remanescentes Florestais Secundário em Estágio Inicial / Médio de Regeneração Agricultura Silvicultura 3 20 Solo Exposto Área Urbana Água / Rios / Lagos Pastagem Total

21 21 de 27 - Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal (Tabela 8) Classes 2005 Rema Avançado Rema Inicial/Médio Agricultura Silvicultura Solo Exposto Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem Total Rema Avançado Rema Inicial/Médio * Agricultura * Silvicultura Solo Exposto Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem * Total * valores retificados no mapeamento de 2000 A oeste da Sub-bacia, área onde estão os maiores fragmentos florestais, foi identificada uma alteração de 20 ha de Remanescentes Florestais existentes em Nos Remanescentes Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração, foi identificada uma alteração em área correspondente a 44 ha, mapeados como Pastagem e Solo Exposto. A Pastagem continua dominando a grande parte da Sub-bacia. No entanto, hectares de pastagem foram transformados em Agricultura. Foi identificada uma significativa alteração de áreas de pastagem em áreas de silvicultura, agricultura e solo exposto, totalizando um aumento de ha na área de Pastagem. Seguindo a metodologia das sub-bacias anteriores, foi necessária a validação das áreas dos Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração no mapeamento de As áreas que não apresentavam padrões para a manutenção na classe de Remanescentes Florestais Secundários em Estágio Inicial/Médio de Regeneração em 2005 e nem alterações significativas nos padrões de textura e reflectância quando comparadas com as imagens de 2000, foram reclassificadas para a categoria de Pastagem (327 ha) e Agricultura (4 ha). Os dados retificados do mapeamento de 2000 seguem junto com os dados deste relatório.

22 22 de 27 (Figura 11) 3.4 Uso do Solo e Cobertura Vegetal de 2005 para a Sub-bacia do Rio Doce. Fig. 8 - Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Doce - Estatísticas do Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Rio Doce (Tabela 9) Classe Poligonos Área (Ha) Agricultura Silvicultura 2 5 Solo Exposto Área Urbana Água / Rios / Lagos Pastagem Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbóreo Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbustivo Remanescentes de Vegetação de Mangue 3 17 Praia Usinas de cerâmica 2 15 Heliporto Petrobras 1 5 Várzea Total 34243

23 23 de 27 - Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal (Tabela 10) Classes 2005 Agricultura Silvicultura Solo Exposto Área UrbanaÁgua/Lagos Pastagem Rema Rest Arbóreo Rema Rest Arbustivo Rema Mangue Praia Usi Cerâmica Hl Petrobras Várzea Total Agricultura Silvicultura 5 5 Solo Exposto Área Urbana Água/Lagos Pastagem * Rema Rest Arbóreo * Rema Rest Arbustivo * Rema Mangue Praia Usi Cerâmica Hl Petrobras 5 5 Várzea Total * valores retificados no mapeamento de 2000 A pastagem continua sendo a categoria predominante na Sub-bacia. Com o monitoramento, identificou-se uma substituição de 649 hectares de pastagem por áreas agrícolas e uma área de 417 hectares em que ocorreu a situação inversa. Nas áreas identificadas como várzea em 2000, identificaram-se 53 hectares transformados em pastagem. Houve, no entanto, um aumento de 957 hectares de áreas de várzea. Esse aumento pode ser atribuído à sazonalidade que existe na aquisição das imagens de satélite e, ainda, à forte influência que a alteração dos níveis da água e do lençol freático exercem na Sub-bacia do Rio Doce, localizada em área litorânea e de planície. Foi identificado um decremento de 65 hectares de Remanescentes de Vegetação de Restinga de porte Arbóreo, substituídos por pastagem (46 ha), solo exposto (14 ha) e agricultura (5 ha). Foi identificada uma alteração no porte da vegetação de Restinga em 29 hectares e, ainda, 133 hectares de alteração em vegetação de Restinga de porte Arbustivo. Com o monitoramento da dinâmica do uso do solo e cobertura vegetal utilizando as imagens CBERS de 2005, foi possível aumentar a confiabilidade na interpretação da Vegetação de Restinga de porte arbustivo. Em função desse aumento de confiabilidade, foi necessária a validação das áreas dessa categoria no mapeamento de As áreas que não apresentavam padrões para serem classificadas como Vegetação de Restinga de porte arbustivo em 2005 e nem alterações significativas nos padrões de textura e reflectância quando comparadas com as imagens de 2000, foram reclassificadas para a classe de Pastagem no mapeamento de Os dados retificados do mapeamento de 2000 seguem junto com os dados deste relatório.

24 24 de Uso do Solo e Cobertura Vegetal de 2005 para a Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba. (Figura 12) Fig Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba - Estatísticas do Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba (Tabela 11) Classe Poligonos Área (Ha) Remanescentes Florestais Primário ou Secundário em Estágio Avançado de Regeneração Remanescentes Florestais Secundário em Estágio Inicial / Médio de Regeneração Agricultura Área Urbana Água / Rios / Lagos Pastagem Remanescentes de Vegetação de Restinga Arbóreo Remanescentes de Vegetação de Mangue 1 25 Praia 2 78 Várzea Total *

25 25 de 27 - Monitoramento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal (Tabela 12) Classes 2005 Rema Avançado Rema Inicial/Médio Agricultura Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem Rema Rest Arbóreo Rema Mangue Praia Várzea Total Rema Avançado Rema Inicial/Médio Agricultura Área Urbana Água/Rios/Lagos Pastagem * Rema Rest Arbóreo Rema Mangue Praia Várzea * Total * * retificação dados de alteração na área total da subbacia de para classe de pastagem tem 28 polígonos e área de e não classe de várzea com a mesma área, no entanto com 40 polígonos. O monitoramento na Sub-bacia do Entorno da Estação Ecológica de Guaxindiba identificou uma alteração de 14 hectares em área de Restinga, que foram transformados em Agricultura. De forma geral, houve um aumento de áreas agrícolas, principalmente de forma dispersa na parte oeste da sub-bacia onde o relevo passa a ter maiores declividades.

26 26 de Cronograma de trabalho Data de Assinatura do Contrato: 30 de abril de TABELA 13 PRODUTOS 1) Plano de Trabalho e Relatório de validação do uso do solo fornecido com base nas imagens de 1999/2000.* 2) Mapa e Relatório com estatísticas de evolução do uso do solo nas 5 sub-bacias do projeto para o período 1999/2000 a 2005/06 e banco de fotografias georreferenciadas. 3) Interpretação do Marco Zero do Uso do Solo das 3 micro-bacias monitoradas no projeto com base nas imagens de alta resolução, banco de fotografias georreferenciadas e produção de mapas e relatórios contendo estatísticas de alteração no uso do solo para cada microbacia. 4) Mapa e Relatório com estatísticas de evolução do uso do solo nas 5 sub-bacias do projeto para o período 2005/2006 a 2007/08, banco de fotografias georreferenciadas e produção de mapas e relatórios contendo estatísticas de alteração no uso do solo para cada microbacia. 5) Interpretação de Meio Termo do Uso do Solo das 3 micro-bacias monitoradas no projeto, com base nas imagens de alta resolução, banco de fotografias georreferenciadas e produção de mapas e relatórios contendo estatísticas de alteração no uso do solo para cada microbacia. 6) Interpretação da evolução do Uso do Solo das 3 micro-bacias monitoradas do projeto, com base nas imagens de alta resolução, banco de fotografias georreferenciadas e produção de mapas e relatórios contendo estatísticas de alteração no uso do solo para cada microbacia. PRAZOS 1 mês após a assinatura do Contrato 3 meses após a assinatura do Contrato 5 meses após a assinatura do Contrato 15 meses após a assinatura do Contrato 28 meses após a assinatura do Contrato 40 meses após a assinatura do Contrato * PRODUTO ENTREGUE AO CONTRATANTE

27 27 de 27 A entrega dos produtos especificados na Tabela 13 segue as datas de acordo com a Tabela 14 abaixo: Tabela 14 Ano Mês M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A Produto 1 Produto 2 Produto 3 Produto 4 Produto 5 Produto 6 Os produtos serão entregues em mídia digital nos seguintes formatos: - arquivos em formato SHAPE do mapeamento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal: - arquivos referentes ao mapeamento do ano 2000 e arquivos de Imagens de Satélite (CBERS-2) Georreferenciadas em formato TIF. - arquivos de impressão dos mapas em formato PDF: - arquivos referentes ao mapeamento do ano 2000 e relatório descrevendo a metodologia utilizada em formato DOC e PDF. - planilhas estatísticas em formato EXCEL. - estatíticas retificadas referentes ao mapeamento do ano estatísticas referentes ao mapeamento do ano estatísticas de análise do monitoramento no período de 2000 a São Paulo, 30 de julho de 2008.

Município de Colíder MT

Município de Colíder MT Diagnóstico da Cobertura e Uso do Solo e das Áreas de Preservação Permanente Município de Colíder MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Julho de 2008 Introdução O município de Colíder está localizado

Leia mais

Atlas dos Municípios da Mata Atlântica

Atlas dos Municípios da Mata Atlântica Atlas dos Municípios da Mata Atlântica 2015 Realização: Patrocínio: Execução Técnica: MATA ATLÂNTICA De acordo com o Mapa da Área de Aplicação da Lei nº 11.428, de 2006, segundo Decreto nº 6.660, de 21

Leia mais

Monitoramento dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica

Monitoramento dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica Monitoramento dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica Realização: Patrocínio: Execução Técnica: PRIMEIRO MAPEAMENTO DA MATA ATLÂNTICA SOS Mata Atlântica INPE e IBAMA Escala: 1:1.000.000 CONCLUÍDO:

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE SISTEMAS AGRO- FLORESTAIS 1. IDENTIFICAÇÃO DOS

Leia mais

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL BACIA DO SANTO ANTÔNIO

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL BACIA DO SANTO ANTÔNIO NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL BACIA DO SANTO ANTÔNIO Terceira versão: 03 de julho de 2015 Elaboração INSTITUTO PRISTINO institutopristino.org.br Apoio SOBRE AS NOTAS TÉCNICAS

Leia mais

METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL

METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL METODOLOGIA PARA O GEORREFERENCIAMENTO DE ILHAS COSTEIRAS COMO SUBSÍDIO AO MONITORAMENTO AMBIENTAL Carolina Rodrigues Bio Poletto¹ & Getulio Teixeira Batista² UNITAU - Universidade de Taubaté Estrada Municipal

Leia mais

Estruturando o SIG para fornecer suporte para elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Estruturando o SIG para fornecer suporte para elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica Estruturando o SIG para fornecer suporte para elaboração e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica SIG Sistema de Informação Geográfica O SIG é um sistema de Informação

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO

SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO SENSORIAMENTO REMOTO NO USO DO SOLO Ana Luiza Bovoy Jônatas de Castro Gonçalves Thiemi Igarashi Vinicius Chequer e Silva LEVANTAMENTO DA COBERTURA VEGETAL ATRAVÉS DE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO NAS

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

Municípios de Minas Gerais figuram no topo do ranking de desmatamento da Mata Atlântica nos últimos 15 anos

Municípios de Minas Gerais figuram no topo do ranking de desmatamento da Mata Atlântica nos últimos 15 anos Municípios de Minas Gerais figuram no topo do ranking de desmatamento da Mata Atlântica nos últimos 15 anos Fundação SOS Mata Atlântica lança nesta semana o hotsite Aqui Tem Mata, que mostra de forma interativa

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO. Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO. Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO PRAD Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PRAD O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), deverá

Leia mais

LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DOS RECURSOS FLORESTAIS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO NORDESTE DO BRASIL*

LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DOS RECURSOS FLORESTAIS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO NORDESTE DO BRASIL* LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DOS RECURSOS FLORESTAIS DOS TABULEIROS COSTEIROS DO NORDESTE DO BRASIL* BOLFE, É. L. 1 I. INTRODUÇÃO A necessidade de conhecer os modelos atuais de uso da terra e as modificações

Leia mais

Geral : Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT) da bacia do ribeirão Taquarussu no município de Palmas /TO.

Geral : Geração de Modelo Digital de Terreno (MDT) da bacia do ribeirão Taquarussu no município de Palmas /TO. TERMO DE REFERENCIA SERVIÇO DE GERAÇÃO DO MODELO DIGITAL DE TERRENO (MDT) DA BACIA DO RIBEIRÃO TAQUARUSSU NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO A. BACKGROUND A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL VALE DO PEIXE BRAVO

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL VALE DO PEIXE BRAVO NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL VALE DO PEIXE BRAVO Terceira versão: 03 de julho de 2015 Elaboração INSTITUTO PRISTINO institutopristino.org.br Apoio SOBRE AS NOTAS TÉCNICAS

Leia mais

Proposta para elaboração de PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DO SUBCOMITÊ DO SISTEMA LAGUNAR DE JACAREPAGUÁ

Proposta para elaboração de PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DO SUBCOMITÊ DO SISTEMA LAGUNAR DE JACAREPAGUÁ 1. COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA da Baía de Guanabara Proponente: Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Subcomitê Lagunar de Jacarepaguá Subcomitê: Lagunar de Jacarepaguá Endereço (logradouro, número

Leia mais

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares

Projeto de Recuperação de Matas Ciliares PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO 120 mil km de cursos d água desprotegidos 13,7% de vegetação

Leia mais

Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste

Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste No Brasil as políticas afirmativas tiveram inicio com a Constituição de 1988. A Legislação de Recursos Hídricos avançou em mecanismos de gestão e governança

Leia mais

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago Consulta Pública 2015 Base Legal Lei Federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000 Regulamenta o artigo 225 da Constituição Federal e Institui o Sistema Nacional

Leia mais

USO DE GEOPROCESSAMENTO NA DELIMITAÇÃO DE CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO VERÊ, MUNICÍPIO DE VERÊ PR.

USO DE GEOPROCESSAMENTO NA DELIMITAÇÃO DE CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO VERÊ, MUNICÍPIO DE VERÊ PR. USO DE GEOPROCESSAMENTO NA DELIMITAÇÃO DE CONFLITOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO VERÊ, MUNICÍPIO DE VERÊ PR. Ivan Rodrigo Dal-Berti, Marcio Pigosso, Wanessa Suelen

Leia mais

Monitoramento de qualidade e quantidade de água superficial em área de reflorestamento de Pinus taeda e Pinus elliottis

Monitoramento de qualidade e quantidade de água superficial em área de reflorestamento de Pinus taeda e Pinus elliottis ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 Monitoramento de qualidade e quantidade de água superficial em área de reflorestamento de Pinus taeda

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES NO ESTADO DE SÃO PAULO. Programa Operacional do GEF: OP#15 (sustainable land management)

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES NO ESTADO DE SÃO PAULO. Programa Operacional do GEF: OP#15 (sustainable land management) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES NO ESTADO DE SÃO PAULO Proposta para obtenção de recursos do GEF (doação sem encargos de US$7,05 milhões) Programa Operacional do GEF: OP#15 (sustainable land management)

Leia mais

Produto 1. Mapas e figuras georreferenciadas contendo cicatrizes de queimadas para as regiões de interesse no Cerrado

Produto 1. Mapas e figuras georreferenciadas contendo cicatrizes de queimadas para as regiões de interesse no Cerrado Produto 1. Mapas e figuras georreferenciadas contendo cicatrizes de queimadas para as regiões de interesse no Cerrado Outubro de 2014 0 ARTURO EMILIANO MELCHIORI MAPAS E FIGURAS GEORREFERENCIADOS CONTENDO

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA COMPILAÇÃO E MAPEAMENTO DE IMOVEIS RURAIS

TERMO DE REFERENCIA PARA COMPILAÇÃO E MAPEAMENTO DE IMOVEIS RURAIS SERVIÇOS DE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS PARA FINS DE ELABORAÇÃO DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL CAR NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1. Contextualização A The Nature Conservancy

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE MANGUES DO LITORAL FLUMINENSE, ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE ESPACIAL

MAPEAMENTO DIGITAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE MANGUES DO LITORAL FLUMINENSE, ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE ESPACIAL RELATÓRIO TÉCNICO PARCIAL 02 PROJETO DE PESQUISA - FAPERJ EDITAL 04/2010 - PRIORIDADE RIO PROCESSO E-26/110.830/2010 RESPONSÁVEL: GILBERTO PESSANHA RIBEIRO MAPEAMENTO DIGITAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS

Leia mais

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS IBAPE/SP 2009

XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS IBAPE/SP 2009 XV COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS IBAPE/SP 2009 ANÁLISE COMPARATIVA DOS USOS DO SOLO UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS COM DIFERENTES RESOLUÇÕES ESPACIAIS. JUSSARA D'AMBROSIO

Leia mais

Anexo II - Termo de Referência

Anexo II - Termo de Referência Aneo II - Termo de Referência 1. Antecedentes O projeto BRA/11/001 tem como objetivo cooperar, por meio de suporte técnico ao Ministério do Meio Ambiente, para a implementação dos dispositivos da Convenção

Leia mais

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS)

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - LICENÇA SIMPLIFICADA (LS) 1. DEFINIÇÃO 1.1. Licença Simplificada (LS) - concedida para a localização, instalação, implantação e operação

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos

Leia mais

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL QUADRILÁTERO FERRÍFERO

NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL QUADRILÁTERO FERRÍFERO NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO ATLAS DIGITAL GEOAMBIENTAL QUADRILÁTERO FERRÍFERO Segunda versão: 21 de maio de 2015 Elaboração INSTITUTO PRISTINO Apoio SOBRE AS NOTAS TÉCNICAS DO BANCO DE DADOS DO

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Disciplina: Ecologia de Ecossistema e da Paisagem

Leia mais

SUMÁRIO: Projeto de recuperação de áreas degradadas. Instrução Normativa Nº. 08

SUMÁRIO: Projeto de recuperação de áreas degradadas. Instrução Normativa Nº. 08 SUMÁRIO: OBJETIVOS:... 2 I DAS DEFINIÇÕES:... 3 II DOS PROCEDIMENTOS:... 3 III INSTRUÇÕES:... 4 ANEXO 1... 6 EXEMPLO DE CROQUI DE REPRESENTAÇÃO DA ÁREA A SER RECUPERADA... 6 ANEXO 2... 7 ENDEREÇO DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Anais do Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEONORDESTE 2014 Aracaju, Brasil, 18-21 novembro 2014

Anais do Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEONORDESTE 2014 Aracaju, Brasil, 18-21 novembro 2014 O USO DO GEOPROCESSAMENTO COMO APOIO AO DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BOM RETIRO, JAÚ SP Fábio César Martins 1, Rafael Aleixo Braga 2, José Carlos Toledo Veniziani Junior 3 1 Tecnólogo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 89 DE 03 DE JUNHO DE 2014 DISPÕE SOBRE AS PROPORÇÕES MÍNIMAS APLICÁVEIS PARA REPOSIÇÃO

Leia mais

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas Moacyr Bernardino Dias-Filho Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA www.diasfilho.com.br Conceito

Leia mais

Municípios Costeiros

Municípios Costeiros Municípios Costeiros Representação vetorial das linhas definidoras das divisas dos municípios localizados à margem do oceano Atlântico. Arquivo extraído, por meio de consulta espacial no ArcView, do produto

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite

Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite O programa foi instituído por meio da Instrução Normativa Interministerial n.º 02, de 04 de setembro de 2006 e criado em virtude do

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Cemitérios - Licença Prévia (LP) - Avenida Nascimento de Castro,

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

Autor: Uriálisson Mattos Queiroz Instituição: Escola de Engenharia Mecânica da Bahia(EEMBA)/IQUALI

Autor: Uriálisson Mattos Queiroz Instituição: Escola de Engenharia Mecânica da Bahia(EEMBA)/IQUALI UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO PARA ESTUDOS ECOLÓGICOS DA REGIÃO DA SUB-BACIA DO RIO CAPIVARI-BA NOS MUNICÍPIOS DE CRUZ DAS ALMAS, MURITIBA E SÃO FÉLIX. Autor: Gabriel Barbosa Lobo Instituição: Escola

Leia mais

ADILTON DOMINGOS SACHETTI. 19 de agosto de 2009

ADILTON DOMINGOS SACHETTI. 19 de agosto de 2009 ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de 2009 Programa Mato-Grossense de Regularizaçã ção o Ambiental Rural MT-LEGAL O que é o Licenciamento Ambiental Atual É o Instrumento da Política Nacional do Meio

Leia mais

CEFIR. Cadastro Estadual Ambiental Rural

CEFIR. Cadastro Estadual Ambiental Rural CEFIR Cadastro Estadual Ambiental Rural Dezembro.2013 SISEMA SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DESAFIO Tornar o Sistema mais ágil e compatibilizá-lo com as demandas da sociedade sem perder o foco na qualidade

Leia mais

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto elaborado por Lorenzo Seguini lorenzo_seguini@yahoo.it Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil 1 Sumário 1. Introdução...3

Leia mais

Diagnóstico Ambiental do Município de Alta Floresta - MT

Diagnóstico Ambiental do Município de Alta Floresta - MT Diagnóstico Ambiental do Município de Alta Floresta - MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Maio de 2008 Introdução O município de Alta Floresta está localizado na região norte do estado de Mato

Leia mais

NOTIFICAÇÃO Nº 11 /2010

NOTIFICAÇÃO Nº 11 /2010 NOTIFICAÇÃO Nº 11 /2010 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ, por intermédio da representante da 30ª Promotoria de Justiça abaixo firmada, com fundamento no art. 38, inciso I, letra a e inciso V, da

Leia mais

2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto

2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto 2 Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto 2.1. Processamento Digital de Imagens Processamento Digital de Imagens entende-se como a manipulação de uma imagem por computador de modo que a entrada

Leia mais

DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO PROJETO DE PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA (PPMA/SC) DELIMITAÇÃO E PLANEJAMENTO DE DEMARCAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO RELATÓRIO TÉCNICO DE DELIMITAÇÃO 03FAT0206R00 CURITIBA

Leia mais

NATUREZA DO TRABALHO : PERÍCIA DE ENGENHARIA O USO DE ORTOIMAGENS EM PERÍCIAS DE ENGENHARIA

NATUREZA DO TRABALHO : PERÍCIA DE ENGENHARIA O USO DE ORTOIMAGENS EM PERÍCIAS DE ENGENHARIA NATUREZA DO TRABALHO : PERÍCIA DE ENGENHARIA O USO DE ORTOIMAGENS EM PERÍCIAS DE ENGENHARIA Resumo Em lides que envolvem a apuração de áreas e divisas de imóveis, as atividades de conferência normalmente

Leia mais

Fundação SOS Mata Atlântica Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ATLAS DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA PERÍODO 2011-2012

Fundação SOS Mata Atlântica Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ATLAS DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA PERÍODO 2011-2012 Fundação SOS Mata Atlântica Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ATLAS DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA RELATÓRIO TÉCNICO PATROCÍNIO EXECUÇÃO TÉCNICA São Paulo 2013 Página 1 de 61 AGRADECIMENTOS

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

O programa brasileiro de unidades de conservação

O programa brasileiro de unidades de conservação O programa brasileiro de unidades de conservação MARINA SILVA Ministério do Meio Ambiente, Esplanada dos Ministérios, Brasília, Distrito Federal, Brasil. e-mail: marina.silva@mma.gov.br INTRODUÇÃO A Convenção

Leia mais

Porto Alegre é a capital brasileira com maior área proporcional de Mata Atlântica preservada

Porto Alegre é a capital brasileira com maior área proporcional de Mata Atlântica preservada Porto Alegre é a capital brasileira com maior área proporcional de Mata Atlântica preservada Fundação SOS Mata Atlântica lança nesta semana hotsite Aqui Tem Mata, que mostra de forma interativa índices

Leia mais

Para realizar a avaliação do impacto da aplicação da legislação ambiental nos municípios foram realizadas as seguintes atividades:

Para realizar a avaliação do impacto da aplicação da legislação ambiental nos municípios foram realizadas as seguintes atividades: Objetivo do Projeto: O trabalho possui como objetivo analisar o impacto da aplicação da legislação ambiental sobre a área de produção agrícola dos municípios, em especial, das áreas de preservação permanente

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

MONITORAMENTO INDEPENDENTE DA COBERTURA VEGETAL NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA VERACEL NO EXTREMO SUL DA BAHIA

MONITORAMENTO INDEPENDENTE DA COBERTURA VEGETAL NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA VERACEL NO EXTREMO SUL DA BAHIA MONITORAMENTO INDEPENDENTE DA COBERTURA VEGETAL NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA VERACEL NO EXTREMO SUL DA BAHIA Método de Trabalho Organização do banco de dados geográficos (Imagens, mapeamentos, base cartográfica)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC PROJETO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL DE ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC PROJETO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL DE ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA SERVIÇOS DE AJUSTE CARTOGRÁFICO DE DADOS GEORREFERENCIADOS DE PROPRIEDADES RURAIS E IDENTIFICAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS BASEADO EM IMAGEM DE ALTA RESOLUÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE FELIZ NATAL, BRASNORTE E JUINA

Leia mais

2.2 - SÃO PAULO, PARANÁ, ESPÍRITO SANTO, BAHIA E RONDÔNIA.

2.2 - SÃO PAULO, PARANÁ, ESPÍRITO SANTO, BAHIA E RONDÔNIA. 1 - INTRODUÇÃO No período de 01 a 14 de abril de 2007, os técnicos da CONAB e das instituições com as quais mantém parceria visitaram municípios produtores de café em Minas Gerais, Espírito Santo, São

Leia mais

USO E COBERTURA DAS TERRAS NA ÁREA DE ENTORNO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS (MG)

USO E COBERTURA DAS TERRAS NA ÁREA DE ENTORNO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS (MG) USO E COBERTURA DAS TERRAS NA ÁREA DE ENTORNO DO Calderano Filho, B. 1 ; Carvalho Junior, W. 2 ; Prado, R.B. 3 ; Calderano, S.B. 4 ; 1 EMBRAPA - CNPS Email:braz.calderano@embrapa.br; 2 EMBRAPA- CNPS Email:waldir.carvalho@embrapa.br;

Leia mais

EXTRATO DA INSPEÇÃO REGULAR DE BARRAGEM. Nome da Barragem: Segundo Nome da Barragem: Coordenadas - datum WGS-84: Latitude _ (S) Volume: m³ RPGA:

EXTRATO DA INSPEÇÃO REGULAR DE BARRAGEM. Nome da Barragem: Segundo Nome da Barragem: Coordenadas - datum WGS-84: Latitude _ (S) Volume: m³ RPGA: Nome do empreendedor EXTRATO DA INSPEÇÃO REGULAR DE BARRAGEM Modelo INEMA 2015 - Lei Federal 12.334/2010 I - Dados Gerais Nome da Barragem: Segundo Nome da Barragem: Coordenadas - datum WGS-84: Latitude

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS Licença Prévia

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS Licença Prévia Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS Licença Prévia SMAMA DDRGA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: As instruções necessárias para o preenchimento da folha de

Leia mais

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 Cuidar da Água: Desafio para sociedade Combater: Desmatamento Poluição Desperdício Investir Refloretamento Saneamento Tecnologia e Gestão Integrada 8,5 145 72 70 20

Leia mais

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO

ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO ANEXO II GUIA DE FORMULAÇÃO DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) foi criada pela Lei estadual 14.028 de março de 2010 e tem como uma de suas finalidades executar a Política

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS NÚCLEO DOS BIOMAS MATA ATLÂNTICA E PAMPA PROJETO MATA ATLÂNTICA GCP/BRA/O61/WBK

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS NÚCLEO DOS BIOMAS MATA ATLÂNTICA E PAMPA PROJETO MATA ATLÂNTICA GCP/BRA/O61/WBK MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS NÚCLEO DOS BIOMAS MATA ATLÂNTICA E PAMPA PROJETO MATA ATLÂNTICA GCP/BRA/O61/WBK Relatório Metodológico do Mapeamento de Uso do Solo

Leia mais

Sistema de Cadastro Ambiental Rural

Sistema de Cadastro Ambiental Rural Sistema de Cadastro Ambiental Rural XX Simpósio Jurídico ABCE ÂNGELO RAMALHO ASSESSOR MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO DIRETORIA DE FOMENTO E INCLUSÃO FLORESTAL São Paulo, Outubro/2014

Leia mais

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO.

Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Avaliação da ocupação e uso do solo na Região Metropolitana de Goiânia GO. Marcos Vinícius Alexandre da SILVA Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA/UFG Mestrando em Geografia marcosalexandregeo@gmail.com

Leia mais

O que é o Sistema Geodésico de Referência? Qual é o Sistema Geodésico adotado no Brasil? Qual a diferença entre o Sistema SAD69 e SIRGAS2000?

O que é o Sistema Geodésico de Referência? Qual é o Sistema Geodésico adotado no Brasil? Qual a diferença entre o Sistema SAD69 e SIRGAS2000? O que é o Sistema Geodésico de Referência? É um sistema coordenado que serve de referência ao posicionamento no globo terrestre ou em um território nacional ou continental, utilizado para representar características

Leia mais

CONFLITO DE COBERTURA DE TERRAS EM REGIÃO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, EM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL EM VIGOR 1

CONFLITO DE COBERTURA DE TERRAS EM REGIÃO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, EM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL EM VIGOR 1 CONFLITO DE COBERTURA DE TERRAS EM REGIÃO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, EM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL EM VIGOR 1 PIAZZA, Eliara Marin 2 ; GONSALVEZ, Lilian Mariano 2 ; BREUNIG, Fábio Marcelo

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO Enio Resende de Souza Eng. Agr. M.Sc. Manejo Ambiental / Coordenador Técnico / Meio Ambiente Gestão do Produto

Leia mais

Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas

Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas INPE-13139-PRE/8398 SENSORIAMENTO REMOTO Tania Sausen Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas INPE São José dos Campos 2005 MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 8 Sensoriamento Remoto Tania Sauzen

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO

DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO DEFINIÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS AO RISCO DE DESLIGAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO DEVIDO A INCÊNDIOS - PLANEJAMENTO E CRITÉRIOS DE MANUTENÇÃO Giovani Eduardo Braga(1) Leonardo Santana O. Dias(2) Carlos Alberto

Leia mais

ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA

ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA ANEXO II PORTARIA Nº 420, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 TERMO DE REFERÊNCIA DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA REGULARIZAÇÃO DE RODOVIAS RCA INTRODUÇÃO O presente Termo de Referência tem como objetivo

Leia mais

Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB.

Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB. Diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Grande no Município de Cajazeiras PB. Itallo Harlan Reinaldo Alves Gomes (1) ; Jessily Medeiros Quaresma (2) ; Francisco José (3) ; Laedy Cecília

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE ~ SEA INSTitUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE ~ SEA INSTitUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE ~ SEA INSTitUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 5.5.4. Aumento da mão de obra empregada, informando a quantificação prevista, qualificação

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE TÉCNICAS DE NUCLEAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DOS TERMOS

Leia mais

PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP

PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP Fernanda Longhini Ferreira 1 O município de Santo André,

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 02 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20130012/CIDADES/CCC

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 02 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20130012/CIDADES/CCC NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 02 CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº 20130012/CIDADES/CCC OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO URBANÍSTICO

Leia mais

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo:

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo: As imagens de satélite permitem o estudo do espaço geográfico e dos recursos naturais em diferentes escalas de trabalho e distintas áreas de abrangência: TANIA MARIA SAUSEN ATIVIDADE DE TREINAMENTO E DIFUSÃO

Leia mais

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Conceito de Tecnologia Social aplicada a Municípios Sustentáveis: "Compreende técnicas, metodologias e experiências

Leia mais

EXPANSÃO DO CULTIVO DO EUCALIPTO EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA NA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL

EXPANSÃO DO CULTIVO DO EUCALIPTO EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA NA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL EXPANSÃO DO CULTIVO DO EUCALIPTO EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA NA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL Gabriela Nunes Wicke 1, Antonio Fontes de Faria Filho 2, Quintino Reis de Araujo 3, Gabriel Paternostro

Leia mais

FICHA PROJETO - nº387-mapp

FICHA PROJETO - nº387-mapp FICHA PROJETO - nº387-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: ETUDO DE VIABILIDADE PARA A AMPLIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA ERRA DA BOCAINA. 2) MUNICÍPIO DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Parati, Angra dos Reis,

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural CAR

Cadastro Ambiental Rural CAR Cadastro Ambiental Rural CAR LEGISLAÇÃO Lei Federal nº 12.651/2012 Código Florestal Brasileiro; Lei Estadual n.º 20.922/2013 - Dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

Programa de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal e dos Recursos Hídricos do Espírito Santo

Programa de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal e dos Recursos Hídricos do Espírito Santo Programa de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal e dos Recursos Hídricos do Espírito Santo MARIA DA GLÓRIA BRITO ABAURRE Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONTEXTO O

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Instituto BioAtlântica Título do projeto: Establishment of a Network of Private Reserves and Conservation/Recuperation Systems of Forest

Leia mais

O Crédito e a. no BB

O Crédito e a. no BB O Crédito e a Sustentabilidade no BB O Crédito e a Sustentabilidade no BB Para efeito de concessão de crédito, os produtores são divididos da seguinte forma: Agricultura Familiar: Agricultores e Pecuaristas

Leia mais

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR Eixo Temático: Sustentabilidade

Leia mais

Glossário das Camadas do SISTEMA CADEF

Glossário das Camadas do SISTEMA CADEF Glossário das Camadas do SISTEMA CADEF Imagem dos Corredores Ecológicos: Exibe a imagem de satélite baixa resolução de SPOT-5, adquirida em 2005. Esta imagem está como padrão defaut ao iniciar o sistema,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS

MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E ADMINISTRAÇÃO DE DADOS GEOPROCESSAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS AGOSTO 2009 1. O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Geoprocessamento

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 31 CARTOGRAFIA: ESCALAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 31 CARTOGRAFIA: ESCALAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 31 CARTOGRAFIA: ESCALAS 0 10 20 30 40 km 1? 1 000 000 (ou 1 cm representa 10 km) A 10 20 30 40 30 40 50 B 50 50 40 40 30 30 20 20 10 0 0 10 A 50 50 B Edificações Estrada de ferro

Leia mais

Os mapas são a tradução da realidade numa superfície plana.

Os mapas são a tradução da realidade numa superfície plana. Cartografia Desde os primórdios o homem tentou compreender a forma e as características do nosso planeta, bem como representar os seus diferentes aspectos através de croquis, plantas e mapas. Desenhar

Leia mais

Áreas da cidade passíveis de alagamento pela elevação do nível do mar

Áreas da cidade passíveis de alagamento pela elevação do nível do mar ISSN 1984-7203 C O L E Ç Ã O E S T U D O S C A R I O C A S Áreas da cidade passíveis de alagamento pela elevação do nível do mar Nº 20080901 Setembro - 2008 Maria Luiza Furtado de Mendonça, Luiz Roberto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE PPG - CASA SENSORIAMENTO REMOTO E SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL DA MICROBACIA DO RIO PURAQUEQUARA MANAUS, AM BRASIL Antonio da Mata Pequeno Filho

Leia mais

PISA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade

PISA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade PISA Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Estatísticas do Desmatamento. Amazônia Legal. Outubro de 2009. Resumo. Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon)

Estatísticas do Desmatamento. Amazônia Legal. Outubro de 2009. Resumo. Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon) Carlos Souza Jr., Adalberto Veríssimo & Sanae Hayashi (Imazon) Resumo Em outubro de 009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 94 quilômetros quadrados de desmatamento na. Isso representa

Leia mais

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C Questão 25 No Brasil, no período 1990-91 a 2003-04, a produção de grãos apresentou crescimento de 125%, enquanto a área plantada aumentou apenas 24%, conforme mostra o gráfico. BRASIL _ ÁREA PLANTADA E

Leia mais