Portal de Periódicos Capes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portal de Periódicos Capes"

Transcrição

1 Portal de Periódicos Capes Julho de

2 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis para consulta em texto completo 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico (quem está publicando o quê) Mais de documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.

3 O Portal de Periódicos Capes O acervo é composto de: títulos de periódicos 130 bases de dados referenciais e de resumos 67 bases de teses e dissertações 57 bases de estatísticas 41 obras de referência 12 bases de dados de patentes 9 bases de dados de materiais audiovisuais 2 bases de normas técnicas E e-books.

4 Breve Histórico Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias Programa de Aquisição Planificada de Periódicos 1990 O MEC/SESU criou o Programa de Bibliotecas Universitárias (PROBIB) Suspensão do Programa 1994 Ação conjunta entre a CAPES/FINEP/CNPq/SESU cabendo a CAPES a responsabilidade na aquisição de periódicos Reformulação do Programa de Aquisição Planificada de Periódicos e início do repasse de recursos para as IES 1997 Aquisição centralizada pela CAPES para atender 75 IES em 264 bibliotecas (custo US$ 21 milhões) 1999 Aumento do dólar/ dificuldade nas renovações culminam no corte no orçamento e o custo do programa passa para US$ 9,9 milhões 2000 Criação do Portal eletrônico.periodicos.

5 Breve Histórico Aquisição de periódicos antes do Portal: Recursos financeiros distribuídos pelo governo federal às instituições de ensino de acordo com os cursos de pós-graduação. Obstáculos no acesso à informação: O número de cursos de pós-graduação da instituição determinava a quantidade de recursos recebidos; Dificuldade na renovação de títulos existentes e aquisição de novos títulos; Atraso na entrega dos fascículos; Coleções incompletas; e Duplicidade do acervo nas instituições.

6 Democratização da informação Criado no ano de 2000, o Portal de Periódicos integra a política de democratização ao acesso à informação científica que vem sendo desenvolvida pelo governo brasileiro. Por meio do Portal, um aluno ou professor vinculado a uma instituição na Amazônia tem acesso ao mesmo conteúdo que um colega que trabalha em universidades e institutos de pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, ou que seus pares nos Estados Unidos e Europa.

7 Qualidade no ensino e pesquisa O Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo, o que equipara o Brasil aos países do primeiro mundo no que se refere ao acesso à informação de qualidade; Garantia de densidade à produção acadêmica brasileira que permite que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial.

8 Número de documentos indexados (Milhares) Ano Número de acessos totais ao PP Produção científica brasileira de acordo com o WoS por ano* Número de acessos totais (Milhões) Inserção internacional da pesquisa brasileira O número de artigos de pesquisadores brasileiros publicados e indexados na Web ofscience, por exemplo, cresceu em consonância com o crescimento na utilização do Portal de Periódicos no período compreendido entre 2001 e 2013.

9 Instituições participantes Instituições federais de ensino superior; Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pós-graduação, e instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES; Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da Capes; Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela Capes e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação acessam parcialmente o conteúdo; Outras instituições, que não satisfazem os critérios de gratuidade, pagam pelo acesso do conteúdo desejado e são chamadas usuários colaboradores.

10 Evolução do número de instituições atendidas pelo Portal de Periódicos Número de instituições atendidas Fonte: CGPP/DPB/CAPES Ano

11 Acesso ao Portal de Periódicos Permite acesso à produção científica atualizada de qualquer terminal conectado à Internet localizado nas instituições participantes; Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários. A Instituição informa as faixas de IPs dos micros para serem habilitados.

12 Acesso ao Portal de Periódicos Existem duas formas de acesso remoto ao conteúdo do Portal: 1. A primeira é provida por algumas universidades, que dispõem desse serviço. As condições para obtenção e utilização desse tipo acesso remoto são de responsabilidade única e exclusiva da instituição. 2. A Capes também oferece acesso remoto aos usuários de instituições de ensino e pesquisa que integram a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma rede de confiança, gerida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em ambos os casos a prestação do serviço é de responsabilidade exclusiva das instituições.

13 Garantia de acesso a conteúdo de qualidade Os 10 periódicos com maior fator de impacto na área de Ciências estão indexados no Portal de Periódicos. Nr. Periódico Fator de Impacto 1 CA-A CANCER JOURNAL FOR CLINICIANS NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE REVIEWS OF MODERN PHYSICS CHEMICAL REVIEWS NATURE REVIEWS GENETICS LANCET NATURE NATURE REVIEWS MOLECULAR CELL BIOLOGY ANNUAL REVIEW OF IMMUNOLOGY NATURE MATERIALS Fonte: 2012 JCR Science Edition

14 Nr. Periódico Fator de Impacto 1 BEHAVIORAL AND BRAIN SCIENCES TRENDS IN COGNITIVE SCIENCES PSYCHOLOGICAL BULLETIN ANNUAL REVIEW OF PSYCHOLOGY AMERICAN JOURNAL OF PSYCHIATRY NATURE CLIMATE CHANGE ARCHIVES OF GENERAL PSYCHIATRY ANNUAL REVIEW OF CLINICAL PSYCHOLOGY Fonte: 2012 JCR Social Science Edition PSYCHOLOGICAL REVIEW WORLD PSYCHIATRY Garantia de acesso a conteúdo de qualidade Os 10 periódicos com maior fator de impacto na área de Ciências Sociais estão indexados no Portal de Periódicos.

15 Representatividade dos títulos no Portal de Periódicos por área do conhecimento

16 Evolução do número de periódicos disponíveis Número de títulos Fonte: CGPP/DPB/CAPES Ano

17 Evolução do número de acessos ao Portal de Periódicos 2001 a Número de Acessos (Milhões) Fonte: CGPP/DPB/CAPES Texto completo Pesquisas aos abstracts Ano

18 Principais ações desenvolvidas pela equipe do Portal Desenvolvimento de Coleções: Estudos de uso do acervo e das necessidades dos usuários; Avaliação de conteúdos para assinatura de novos títulos e bases referenciais a partir de consulta permanente à comunidade acadêmica; Alimentação e atualização do acervo além da diversificação do acervo do Portal: livros, normas, estatísticas, audiovisuais, cursos on-line, etc.

19 Principais ações desenvolvidas pela equipe do Portal Gestão de Contratos e negociação com editores e representantes; Relacionamento constante com as instituições participantes do Portal; Atendimento ao usuário; Realização de treinamentos e eventos; Divulgação do Portal de Periódicos.

20 Programa de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal Sentindo a necessidade de renovar o Portal de Periódicos, a Capes, desde 2006, vem desenvolvendo atividades nesse sentido. Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) iniciou suas atividades com uma equipe interna para o projeto, entretanto, pela abrangência dos objetivos verificou-se que seria necessário envolver outras empresas para tocar o projeto. Em 11 de novembro de 2008 o projeto foi lançado.

21 Programa de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal Os objetivos: Gerenciar o acesso ao portal pelas instituições usuárias que seriam cadastradas diretamente pela Capes; Gerenciar o processo de avaliação, aquisição e disponibilização de coleções aos usuários; Tornar o layout do Portal de Periódicos mais amigável e fácil de usar; e Permitir que os usuários utilizem o Portal de Periódicos de qualquer lugar

22 Portal de Periódicos introduziu uma nova metodologia de consulta por informações científicas Aumenta o escopo de pesquisa, otimiza o uso da coleção e agiliza o processo de pesquisa pois: Permite ao usuário chegar ao artigo científico, por meio de uma plataforma de pesquisa integrada ao próprio Portal de Periódicos; Permite pesquisar em várias bases de dados ao mesmo tempo.

23 O acesso realizado a partir de computadores não O acesso realizado a partir de computadores não autorizados permitirá apenas a consulta ao conteúdo gratuito disponível no Portal. 23

24

25 25

26 Busca rápida Na página inicial estão disponíveis 4 tipos de busca rápida: 1. Buscar assunto, 2. Buscar periódico, 3. Buscar livro e 4. Buscar base. O objetivo destas opções é levar o usuário rapidamente ao conteúdo desejado. 26

27 Identificando-se Guarde links de artigos, periódicos e bases de dados favoritos, crie alertas de pesquisa ou inscreva-se em treinamentos agendados Portal de Periódicos da CAPES 27

28 Dica: Uso de nome de usuário e senha Para realizar pesquisas no Portal.periodicos. CAPES não é necessário o uso de nome de usuário e senha e nenhum tipo de registro ou cadastro. Entretanto, isso será necessário para a utilizar os serviços personalizados oferecidos pelo Portal. Esta identificação NÃO está relacionada ao serviço de acesso remoto. Portal de Periódicos da CAPES 28

29 A identificação no Portal pode ser feita a partir do link MEU ESPAÇO localizado no topo da página. 29

30 A identificação permite o uso de serviços adicionais como o armazenamento de bases preferidas para pesquisa, link para acesso rápido a periódicos e artigos prediletos, criação de alertas de pesquisa, inscrição em treinamentos e obtenção de certificados. 30

31 Instituições interessadas em oferecer o serviço de acesso remoto a seus usuários podem aderir à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A CAFe reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras estabelecendo uma relação de confiança entre instituições participantes que permite que o usuário de uma instituição participante se autentique a partir de sua instituição de origem, que garante a autenticidade e credibilidade de seu usuário. Instituições interessadas em participar devem entrar em contato pelo cafe@rnp.br. 31

32 32

33 Após essa identificação, você será direcionado novamente para a página inicial a fim de iniciar suas pesquisas. Caso deseje registrar também um perfil para acesso rápido a artigos, periódicos e bases de dados é necessário cadastrar-se também no Meu Espaço. Usuários que já possuem cadastro no Portal podem ter seu perfil unificado, caso a instituição forneça dados pessoais durante a autenticação. Caso contrário, basta identificar-se novamente com o nome de usuário e senha do Portal. Essa identificação também permite editar informações de seu perfil e a opção de logoff. Para acessar o Meu Espaço após a identificação, basta clicar novamente no link relacionado. 33

34 Opções de Busca O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre a produção científica gerada por pesquisadores em todo o mundo. Dispõe de ferramentas de busca que permitem identificar artigos e documentos que tratam sobre assuntos de interesse do usuário, localizar periódicos, livros e bases de dados de interesse A busca por assunto é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem ser analisados utilizando-se filtros, referentes aos conteúdos recuperados. As demais buscas reúnem todas as publicações (dentre periódicos, bases de dados e livros) disponíveis via Portal de Periódicos Capes para acesso. 34

35 Buscar base Permite identificar as bases disponíveis no Portal por 1. Palavras do título ou ordem alfabética; 2. Tipo de conteúdo abrangido, editor/fornecedor; e 3. Área/ subárea com opções de exibição de todo o conteúdo do portal ou apenas bases de livre acesso ou nacionais.

36 Na página inicial é possível localizar uma base de dados pelo nome, letra inicial do nome, verificar a lista completa de bases disponíveis ou acessar a busca avançada.

37 A mesma opção também pode ser localizado no menu lateral à esquerda e permite visualizar outros tipos de pesquisa disponíveis como a possibilidade de localizar a base por área do conhecimento ou de forma combinada BUSCA AVANÇADA. 37

38 Verificar as bases de dados disponíveis por área do conhecimento.

39 Na busca avançada é possível combinar campos para pesquisa como editora responsável, tipo de documento que a base oferece, dentre outros.

40 O resultado da pesquisa apresentará o número de bases localizadas, o nome da base, o tipo de publicação que oferece e verificar informações sobre ela (ícone em azul) ou realizar uma pesquisa na base (clicando no nome da base).

41 41

42 Ao clicar no link da base de dados disponível no Portal de Periódicos Capes, você é direcionado para a interface da própria base, onde pode utilizar os recursos da mesma. 42

43 Estas pesquisas serão realizadas apenas na base selecionada, o que reduz o número de resultados recuperados, entretanto permite a utilização de outras ferramentas.

44 44

45 IMPORTANTE O acesso à informação em meio eletrônico possibilita não somente ler, salvar e imprimir textos, mas também assistir vídeos, ouvir entrevistas, visualizar e importar imagens, uma vez que incorpora vários tipos de formatos.

46 Buscar Livros Permite ao usuário localizar livros, capítulos, anais, relatórios dentre outros tipos de publicações não seriadas. Na opção avançada permite ao usuário pesquisar publicações por: Título; ISBN; Autor e Editor/ Fornecedor. Portal de Periódicos da CAPES 46

47 Esta opção permite localizar uma publicação não seriada, seja um livro, capítulo, relatório, anais de congressos dentre outros..

48 Além da possibilidade de localizar uma publicação por palavra no título, número de ISBN, autor e editor/fornecedor a equipe do Portal também reuniu as publicações em português para acesso rápido.

49 Para acessar o título, basta clicar no ícone de texto completo.

50 Periódicos Eletrônicos Permite ao usuário localizar periódicos ou verificar todos os títulos disponíveis por ordem alfabética. Quando identificado, é possível selecionar periódicos preferidos e salválos em Meu Espaço.

51 Na página inicial é possível localizar um periódico pelo nome, letra inicial do nome, verificar a lista completa de bases disponíveis ou acessar a busca avançada.

52 Para localizar periódicos nacionais selecione no campo Editor/Fornecedor essa opção. A busca avançada permite localizar um periódico por nome, número de ISSN, editor, área. 52

53 Os resultados da pesquisa realizada são exibidos em uma lista. Para verificar informações sobre a disponibilidade de acesso (período e tipo de assinatura) basta clicar no ícone de informação em azul.

54 Esta opção permite verificar a forma de acesso a esta publicação (algumas possuem assinaturas complementares), as áreas do conhecimento às quais atende e ainda o histórico de vida da publicação.

55 As informações de acesso também podem ser verificadas pela opção Exibir menu quando o acesso à página do periódico for feita pelo ícone de folha com sinal de soma em laranja. Para acessar a página eletrônica do periódico, basta clicar no ícone de texto completo.

56 A partir deste menu é possível escolher ainda a forma de acesso ao periódico desejado, se houver mais de uma forma de acesso E verificar informações sobre o fator de impacto das publicações, dentre outras informações.

57 Para verificar os títulos de periódicos por área do conhecimento, selecione a opção Buscar por área do conhecimento.

58 A informação desejada será exibida logo abaixo da opção de pesquisa, permitindo que a pesquisa seja realizada novamente de forma mais rápida, caso seja de interesse.

59 Existem duas formas de visualizar os dados recuperados: Lista de resultados ou Lista detalhada de resultados. Sempre que uma for selecionada, a outra opção se torna visível.

60 A opção Buscar referências permite localizar periódicos ou artigos a partir de itens de uma citação bibliográfica conhecida.

61 Caso o conteúdo esteja disponível no Portal, ele será apresentado em uma nova janela.

62 Buscar Assunto Dispõe de ferramenta de busca que permite identificar artigos e documentos que tratam sobre os termos utilizados na busca. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem ser analisados com filtros referentes aos conteúdos recuperados.

63 Nesta opção é possível pesquisar por assunto ou termos de interesse, autor e título do trabalho. Exemplos: Interesse sobre doenças negligenciadas use:neglecteddiseases; Documentos sobre floresta tropical e desmatamento use: Tropical forestry AND (defor?station OR devastation) Mudanças climáticas use: climatechange OR weatherchanges Energias renováveis e que estão sendo estudadas além dos biocombustíveis, use: bio energy OR renewable energ* NOT biofuel 63

64 Buscar assunto simples ou avançada Buscando por uma expressão - Uso de termos simples e compostos: O uso de aspas no termo composto recupera os registros que contenham as palavras juntas. Global warming O termo composto, sem aspas, o sistema localiza registros que contenham as palavras, não importando a posição. Uso de booleanos: Os operadores devem ser digitados em letras maiúsculas, caso contrário será considerado como parte da expressão de busca. AND OR NOT Se nenhum operador for incluído a busca é realizada procurando todas as palavras.

65 Buscar assunto simples ou avançada Uso de caracteres curinga:? Use o sinal de interrogação no lugar de uma letra para que a ferramenta de busca encontre as variações da grafia da palavra. Wom?n para recuperar woman e women * Use o sinal de asterisco no final da palavra para recuperar as variações dos sufixos Behavio* para recuperar behavior, behaviour Sustain* para recuperar sustainable, sustainability Develop* para recuperar development, developing, developmental

66 Buscar assunto simples ou avançada Agrupando termos dentro de uma expressão de busca Você pode usar parênteses para agrupar termos dentro de uma expressão: Energy (biofuel OR renewable energy) climate (hurricane OR storm damage)

67 O resultado da busca sobre informações e recursos disponíveis são recuperados em várias bases simultaneamente, otimizando o processo de pesquisa. 67

68 Clique no ícone para acessar o texto completo O texto completo é exibido em uma nova janela

69 Na tela de resultado da busca é possível filtrar registros a partir das facetas disponíveis. Basta selecionar um item para filtrar conteúdos. OU No link Mais opções selecionar vários itens para filtrar o resultado dos documentos recuperados.

70 Nesta opção você pode incluir ou excluir itens para refinar sua busca.

71 Todas as buscas realizadas trarão as palavras utilizadas para pesquisa em destaque. 71

72 O refinamento da pesquisa será exibido acima da lista de resultados recuperados e pode ser desfeito a qualquer tempo. Outra opção de busca é realizar uma Busca avançada. 72

73 A ordenação pelo ranking de um registro leva vários fatores em consideração. Pesos diferentes atribuídos à existência do termo de busca em locais diferentes, bem como a quantidade de vezes que os termos aparecem (exemplo: existência do termo de busca nos metadados Versus o mesmo termo dentro do texto completo do documento) A relevância considera a ordem dos termos de busca e a sua proximidade tanto nos metadados quanto no texto completo ( search-wise distance ). A relevância do recurso leva em consideração medidas de utilização do texto da citação por usuários do Primo em todo o mundo. Datas de publicação. 73

74 Data mais recente, Autor, Título e Mais acessados. Nesta última opção (Mais acessados) o cálculo é baseado nas ações de acesso ao texto completo com relação à quantidade de vezes que usuários no mundo todo, que utilizam o mesmo sistema do Portal, fizeram uma das seguintes ações: Envio do registro para o Meu Espaço, Clique no Ícone de acesso ao texto completo, Clique no link no Título do documento, Clique na aba Detalhes, Clique em Exibir online. 74

75 Visão detalhada do registro.

76 Em Recomendações são apresentados artigos que foram utilizados por usuários e indicados por padrões de uso associativo. = usuário que pediu este artigo A também pediu o artigo B e o C.

77 Caso o documento tenha sido indexado pela base Web of Science ou Scopus, o número de vezes que já foi citado nesta base será indicado.

78 A opção de busca avançada apresenta mais opções para criar estratégias de pesquisa. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES Na primeira caixa de seleção é possível selecionar o campo onde o termo deve ser pesquisado, na segunda caixa de seleção, a restrição de comparação (contém, é (exato) ou começa com) e por último informar a palavra ou frase na caixa de busca. Esta busca pode ser refinada por data de publicação, tipo de material, idioma e período de publicação. 78

79 É possível guardar temporariamente artigos no Meu Espaço, mesmo sem o usuário estar identificado. Para enviar por ou imprimir a referência do(s) artigo(s) desejado(s) basta seleciona-lo(s) e clicar na opção desejada. Adicionar ao Meu Espaço 79

80 É possível guardar temporariamente artigos no Meu Espaço, mesmo sem o usuário estar identificado. Para enviar por ou imprimir a referência do(s) artigo(s) desejado(s) basta seleciona-lo(s) e clicar na opção desejada.

81 Acesso às estratégias de buscas realizadas na sessão. Essas informações ficam localizadas na aba Buscas em Meu espaço. Se desejar salvar PERMANENTEMENTE as estratégias de busca e os artigos... Identifique-se

82 Após a identificação, são apresentadas as antigas estratégias de buscas salvas. Para ver as buscas realizadas na sessão, clique o link As consultas desta sessão.

83 Para salvar as buscas realizadas durante a sessão, quando não estava identificado, refaça a busca. Basta clicar na estratégia desejada.

84

85

86 Neste momento, é possível salvar a estratégia de busca para refazê-la posteriormente, OU Salvar a estratégia da busca e criar um serviço de Alerta.

87 Quando a busca e o alerta estiverem salvos, a indicação será apresentada. Quando só a busca estiver salva é apresentada a indicação 0, ou seja, nenhum alerta criado.

88 Exemplo de Alerta recebido por . Dar um clique no link do artigo de interesse.

89

90 Pastas para organizar os artigos salvos Registros de artigos salvos 90

91 Em Minhas bases, o usuário identificado pode criar conjuntos de bases para buscar assunto. Essa seleção também pode ser feita durante uma busca avançada. Para criar o conjunto no Meu Espaço: 1. Selecione a base desejada para busca e 2. Crie um novo conjunto de bases ou adicione a um conjunto existente. 91

92 Buscar Assunto bases escolhidas É possível marcar até 11 bases para fazer buscas. Se o usuário estiver identificado as bases permanecem salvas, para uso futuro. Para fazer a busca dos assuntos o usuário preenche os termos de interesse e realiza a pesquisas nas bases selecionadas. Se desejar fazer outras buscas nas bases selecionadas não clique no link Nova busca. Apague os termos e digite novos termos para busca. O link Nova busca volta para a pesquisa em todo o conteúdo.

93 93

94 É possível combinar os filtros para seleção das bases de dados desejadas (nome da base, editor responsável, tipo de documento disponível na base). Após preencher ou selecionar os itens desejados clique no botão Bases de dados para executar a seleção.

95 Algumas bases de dados listadas não apresentarão a possibilidade de marcação. Estas bases devem ser pesquisadas em sua própria interface de pesquisa. Basta clicar no nome da base para acessá-la.

96 Para realizar a pesquisa na própria interface de pesquisa da base desejada, basta clicar no nome da base para acessá-la.

97 É possível obter mais informações sobre a base desejada, basta clicar no link Mostrar informações.

98 A opção de localizar as bases disponíveis por área do conhecimento e subárea não permite a combinação com outras opções de busca.

99 Ao marcar a base desejada durante a pesquisa, ela será imediatamente adicionada à seleção atual do conjunto de bases. As bases selecionadas pelo usuário ficam na aba Minhas bases de dados. Se o usuário estiver identificado as bases permanecem selecionadas para buscas futuras. Para executar a busca apenas na seleção das bases feita clique no botão Ir para a busca.

100 1 - O conjunto de bases Novo conjunto foi criado com 3 bases e fica disponível para uso. Seu nome pode ser editado ou mesmo uma nota pode ser adicionada. 2 - As bases podem ser retiradas dos conjuntos desmarcando a seleção. 3 - Os conjuntos podem ser eliminados com um clique no X localizado à direita do nome do conjunto. 4 Para realizar a busca nas bases, selecionar o conjunto desejado e dar um clique no botão Ir para a busca

101 Após a seleção das bases desejadas, inclua os termos de busca e clique o botão Buscar e os termos serão pesquisados nas bases selecionadas.

102

103 Resultado da busca nas bases selecionadas pelo usuário. A busca é realizada simultaneamente em cada uma das bases de dados selecionadas, e o resultado é montado considerando os primeiros 30 registros considerados mais relevantes por cada uma das bases.

104 1 - Os filtros podem ser utilizados normalmente. 2 - Se desejar fazer nova busca nesse mesmo conjunto de bases, basta incluir o novo termo no espaço de busca ou mesmo solicitar que mais resultados sejam exibidos. 3 - Ao usar o link Nova Busca a busca volta a ser realizada em todo o conteúdo do Portal.

105 É possível realizar quantas buscas desejar no conjunto selecionado, basta incluir novos termos para busca. Caso deseje selecionar outras buscas, clique no link Selecione bases de dados para busca. Para verificar os resultados por base selecionada, basta clicar no link mais informações ao lado do filtro Coleção.

106 Meu Espaço Por meio da identificação do usuário é possível: Criar uma lista de artigos preferidos; Criar uma lista com os periódicos Salvar bases de dados de interesse do usuário para buscas futuras; Gerar alertas para pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos; LEMBRETE: Este serviço NÃO permite o acesso remoto ao conteúdo assinado pelo Portal.

107 Para acessar este serviço é necessário fazer a identificação no Portal. Para se tornar um usuário identificado é necessário preencher um cadastro disponível pela opção Novo usuário. Após o preenchimento e envio dos dados, um com um link de confirmação será encaminhado para o e- mail cadastrado. Caso o não chegue, é possível solicitar novo envio por meio da opção Não recebi meu e- mail de confirmação de cadastro.

108 Suporte

109 109

110 Estão à disposição os materiais didáticos de todo o conteúdo assinado pelo Portal.

111

112 Institucional

113

114 Acesso via dispositivos móveis 114

115 Estamos à disposição para mais informações! Julho 2014

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos Março de 2013 1 Buscar Assunto O Portal de Periódicos oferece facilidades para o usuário realizar levantamentos sobre

Leia mais

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal.

Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. Na busca, sugere-se que o usuário utilize termos em inglês para recuperar a literatura científica dos periódicos do Portal. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Setembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando GUIA RÁPIDO DO e-livro Iniciando 1. Crie uma estante pessoal para guardar automaticamente um arquivo com seus realces e anotações realizadas durante a leitura. Suas anotações não serão salvas, a menos

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Criando e utilizando Meu Espaço. 2013 SiBi/UFPR

Criando e utilizando Meu Espaço. 2013 SiBi/UFPR Criando e utilizando Meu Espaço 2013 SiBi/UFPR Meu Espaço Este tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca de Ciências da Saúde SD da Universidade Federal do Paraná * Serve como material

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012

www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012 Portal CAPES www.periodicos.capes.gov.br Treinamento no uso do Portal de Periódicos UFCG, outubro de 2012 Estrutura da apresentação 1. Breve histórico 2. Conceitos básicos 3. Finalidade do Portal 4. Informações

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE GESTÃO DGES COORDENAÇÃO GERAL DE INFORMÁTICA CGIN COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS CSI MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7 DIRETO Manual do Usuário PROCERGS Divisão 7 Este documento foi produzido pela PROCERGS Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Sobre

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line Biblioteca Univille - Setor de Comutação Bibliográfica comut@univille.br BASES DE DADOS Conjunto de dados inter-relacionados,

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Tutorial Agenda. Conteúdo. Tutorial Agenda

Tutorial Agenda. Conteúdo. Tutorial Agenda Tutorial Agenda Conteúdo 1 Criar Grupos de Agenda... 1 2 Como Visualizar Eventos Cadastrados... 3 3 Incluir Tarefas... 6 4 Incluir Funcionário Novo em uma Agenda Existente... 8 A agenda do sistema funcionará

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

Manual do Usuário Visitante

Manual do Usuário Visitante Manual do Usuário Visitante Este manual descreve as funcionalidades da Biblioteca GeoEspacial Digital, cuja principal características é ser um Gerenciador de Metadados de Arquivos de Geoinformação. Esta

Leia mais

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

www.periodicos.capes.gov.br I Seminário Anual CrossRef Universidade Federal de Santa Catarina

www.periodicos.capes.gov.br I Seminário Anual CrossRef Universidade Federal de Santa Catarina Portal Capes www.periodicos.capes.gov.br I Seminário Anual CrossRef Universidade Federal de Santa Catarina Maio de 2011 O Portal Capes Criado no ano de 2000, para promover o fortalecimento dos programas

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

I. Personalizando a Área de Trabalho

I. Personalizando a Área de Trabalho 1 I. Personalizando a Área de Trabalho Área de Trabalho (desktop) do Novo Painel de Negociação do Home broker: Existem quatro desktops disponíveis para uso. Para alternar entre um e outro, clique sobre

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

Manual de Comunidades RIPALC

Manual de Comunidades RIPALC Manual de Comunidades RIPALC Última atualização 13 de março de 2012 1 Sumário 1. Como se autenticar no site?...3 2. Como funcionam as comunidades?...4 3. Como participar de um Fórum (Painel de Discussão)?...6

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV

WebQualis 3.0 MANUAL CAPES/MEC. Diretoria de Avaliação - DAV CAPES/MEC Diretoria de Avaliação - DAV WebQualis 3.0 Aplicativo para a classificação dos veículos de divulgação da produção científica da Pós-Graduação Brasileira MANUAL 2008 2 Fundação CAPES Presidente

Leia mais

GATI Gestão de Atendimento Inteligente. Manual de Uso. powered by OPUS Software v1.0

GATI Gestão de Atendimento Inteligente. Manual de Uso. powered by OPUS Software v1.0 GATI Gestão de Atendimento Inteligente Manual de Uso powered by OPUS Software v1.0 2 Gestão de Atendimento Inteligente A Gati Gestão de Atendimento Inteligente registra todo tipo de comunicação entre as

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Relatórios. Manual. Pergamum

Relatórios. Manual. Pergamum Relatórios Manual Pergamum Manual PER-MAN-005 Estatísticas Circulação de Materiais - Geral Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 1-4 1.1 PESQUISANDO ESTATÍSITICAS E RELATÓRIOS... 1-10 1.2 UTILIZANDO O MÓDULO RELATÓRIOS...

Leia mais

COINF. Roteiro de Treinamento 0800Net. Versões e Revisões deste Documento. Índice. 1. Nome do Projeto. 2. Roteiro. Roteiro Treinamento Solicitante

COINF. Roteiro de Treinamento 0800Net. Versões e Revisões deste Documento. Índice. 1. Nome do Projeto. 2. Roteiro. Roteiro Treinamento Solicitante Versões e Revisões deste Documento Data Comentário FEV/2009 Roteiro Treinamento Solicitante Autor Índice 1. Nome do Projeto...1 2. Roteiro...1 Entrando no sistema...1 Menu de Opções Meu Cadastro...2 Tela

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Agendador de Rotinas

Agendador de Rotinas Agendador de Rotinas Agendamento para Importação de Notas Fiscais É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as empresas

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Administrador do Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3

1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3 1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3 1.1. OBJETIVO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------3 1.2. INTRODUÇÃO AO REVENDEDOR---------------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas:

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas: CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Atualizado em 16/01/2012 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Sumário OBJETIVO...2 INFORMAÇÕES...3 GRUPOS...4 OPERAÇÃO COM PROCESSOS E OFICIOS...5 USUÁRIOS...6 ACESSO...7 1º ACESSO...8 TELA INICIAL DO ACESSO...9 MENU:

Leia mais

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial

T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. SCOPUS - Tutorial T U T O R I A I S SCOPUS TUTORIAL O que é? O Scopus é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 16.000 títulos de periódicos, mais de 1.200 revistas de livre acesso, mais de 500 anais de conferências

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Manual CeC Atualizado em 21/02/2013 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

CONSULTA PROCESSUAL WEB PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO CONSULTA PROCESSUAL WEB. 1ª e 2ª INSTÂNCIAS MANUAL DO USUÁRIO

CONSULTA PROCESSUAL WEB PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO CONSULTA PROCESSUAL WEB. 1ª e 2ª INSTÂNCIAS MANUAL DO USUÁRIO PODER JUDICIÁRIO CONSULTA PROCESSUAL WEB 1ª e 2ª INSTÂNCIAS MANUAL DO USUÁRIO Brasília - DF 2014 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Página inicial do sítio do TRF1... 7 Figura 2 - Tela inicial do sistema...

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 1. 2. Novo Pagamento... 4. 3. Manutenção... 5. 4. Assinatura... 6

Apresentação... 1. 1. Procedimentos iniciais... 1. 2. Novo Pagamento... 4. 3. Manutenção... 5. 4. Assinatura... 6 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Novo Pagamento... 4 3. Manutenção... 5 4. Assinatura... 6 5. Baixar pagamentos de borderôs/ cheques... 7 6. Imprimir... 7 7. Estornar... 8 Apresentação

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 23 PERFIL PESSOA FÍSICA NO PORTAL E-SAJ

Procedimento Operacional Padrão nº 23 PERFIL PESSOA FÍSICA NO PORTAL E-SAJ Procedimento Operacional Padrão nº 23 PERFIL PESSOA FÍSICA NO PORTAL E-SAJ O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no para os processos de Primeiro

Leia mais

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes Manual Operacional Agenda Regulada Unidades Solicitantes Prefeito: Gilberto Kassab Secretária: Maria Aparecida Orsini de Carvalho Secretário Adjunto: Ailton Ribeiro de Lima Assessor de TI: Cláudio Giulliano

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS SUMÁRIO 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 3. CONFIGURAÇÕES PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS PARA USUÁRIOS NET... 7 4. PROCEDIMENTOS

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO

MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO 1. INSTALAÇÃO: Antes de iniciar a instalação do pedido eletrônico, entre em contato com o suporte da distribuidora e solicite a criação do código de

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro O CNART Bem vindo(a) ao CNART! Este sistema foi desenvolvido pelo IPHAN para registrar os negociantes e agentes de leilão que comercializam objetos com valor histórico e artístico no país. Apresentamos,

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO MAGISTRADO 1ºGRAU MÓDULO 4 Sumário 1 Detalhamento 3 11 Aba Processo 4 12 Aba Assunto 8 13 Aba Partes 9 14 Aba Documentos

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED Sistema Obras Online Módulo Pedido Julho - 2013 Secretaria da Educação do Paraná Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel 80240-900 - Curitiba - PR 41 3340-1500 e Superintendência

Leia mais

- Se você já estiver em algum Módulo do Sistema Tedesco, poderá usar o menu rápido que se encontra no topo da página, clicando no botão Time- Sheet.

- Se você já estiver em algum Módulo do Sistema Tedesco, poderá usar o menu rápido que se encontra no topo da página, clicando no botão Time- Sheet. NOAD-SPO, 15 de outubro de 2012 Inserindo Time Sheets (fichas de tempo) - Abrir o Internet Explorer (preferêncialmente pois outros navegadores não funcionam adequadamente em certas páginas e recursos do

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Primeiro acesso Manual NewAgent enterprise-brain Este guia servirá para orientá-lo no uso das principais funções da NewAgent. Veja como realizar seu acesso, alterar seu

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO À REDE DA COMUNIDADE ACADÊMICA FEDERADA (CAFe)

MANUAL PARA ACESSO À REDE DA COMUNIDADE ACADÊMICA FEDERADA (CAFe) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SECRETARIA ESPECIAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MANUAL PARA ACESSO À REDE DA COMUNIDADE ACADÊMICA FEDERADA (CAFe) A partir de

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente de Comunidades - Manual para Administradores do Sistema - Atualizado em 04/04/2011 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 PÁGINA DE ACESSO AO SIGRA... 7 FIGURA

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais