Artistas-mirins lançam CD em Muriaé. Educandos aprendem técnica de desenho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artistas-mirins lançam CD em Muriaé. Educandos aprendem técnica de desenho"

Transcrição

1 Artistas-mirins lançam CD em Muriaé Uma iniciativa desenvolvida pelo AABB Comunidade Muriaé (MG) oferece aprendizado musical às crianças e adolescentes que integram o Programa. É o Projeto Musicalização Descobrindo Talentos, que tem como objetivos valorizar os participantes do Programa e seus familiares, incentivá-los a buscar um futuro profissional e servir de exemplo para novos educandos e educadores. O resultado da experiência pode ser conferido no CD Fazendo Arte, gravado por 15 educandos e distribuído para instituições do município. O disco possui nove músicas, sendo quatro de samba e as demais de ritmos variados. A festa de lançamento teve como principal atração os próprios artistas-mirins, que apresentaram à comunidade o repertório escolhido para o CD. O evento também contou com apresentações do coral e dos grupos de dança e capoeira do AABB Comunidade. A platéia foi formada por autoridades municipais, representantes do Banco do Brasil e familiares das crianças. A coordenadora do AABB Comunidade no município, Marciléa Aparecida Casceli Inácio, destaca que o lançamento do CD foi uma iniciativa de sucesso. Por meio da música, os educandos expressam suas emoções e buscam novos sonhos. O disco teve patrocínio da Fundação Banco do Brasil. A preparação dos alunos foi feita em parceria com o Centro Municipal de Atendimento ao Menor (Cemam) Manoel Clemente e com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em Muriaé, o AABB Comunidade atende 120 crianças e adolescentes, que recebem apoio pedagógico e, além do incentivo à música, participam de aulas de capoeira, dança e artes plásticas. Educandos aprendem técnica de desenho O AABB Comunidade Colatina (ES) oferece atividades de arteterapia às crianças e adolescentes beneficiadas pelo Programa. Uma das iniciativas envolve a prática de relaxamento e de técnicas de visualização criativa, em que os educandos se concentram naquilo que desejam e elaboram desenhos que traduzem essa sensação. Esse universo simbólico revelado no desenho possibilita a expressão de nossos desejos, sentimentos e emoções reprimidas. Assim, temos nos desenhos uma porção do nosso ser, afirma a educadora Ana Célia Casotti, coordenadora da atividade. Jéssica Pereira (15 anos) Douglas de Oliveira (14 anos) Rafael Brasiliense (13 anos)

2 AABB Laranjeiras do Sul (PR) AABB Colatina (ES) AABB Caxias do Sul (RS) Dicas de atividades 1. Sugestões para cultivar o hábito da leitura entre as crianças oferecer livros com desenhos ou ilustrações que se aproximem do mundo das crianças; os desenhos ou ilustrações devem refletir claramente o que está no texto, para que a criança associe o mesmo com a idéia visual da história; texto claro, de preferência com palavras que a criança já conheça; livro com poucas páginas, média de 20, e folhas com pouco texto. 2. Sugestões para melhorar a relação de pais com seus filhos e a escola estimule seu filho a pensar por si só e deixe que ele busque alternativas para resolver problemas; compreenda que a responsabilidade das tarefas de casa é do seu filho. Seja parceiro quando necessário, mas não assuma a responsabilidade; pergunte a seu filho como foi o dia na escola; lembre-se: a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Seus comentários e, principalmente, suas ações influenciam diretamente a vida escolar de seus filhos. Fonte: UOL - Site de dicas FENABB FEDERAÇÃO DAS AABB CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PRESIDENTE Reinaldo Fujimoto VICE-PRESIDENTES Genildo Ferreira dos Reis Geraldo Luiz de Oliveira Silva Haroldo do Rosário Vieira Nilton Brunelli de Azevedo FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA PRESIDENTE Jacques de Oliveira Pena DIRETORES-EXECUTIVOS Francisco Assis Machado Santos Elenelson Honorato Marques DIRETORES DE ÁREA Claiton José Mello Edvaldo S. de Sousa Jorge Alfredo Streit Luis Fumio Iwata Marcos Fadanelli Ramos COORDENAÇÃO: Maria Socorro Sales Bezerra Antônio Maciel Produção: Optare Comunicação Jornalista responsável: Pierre Triboli Revisão: Júlia Luz Impressão: Gráfica Positiva Fotolitos: Colopress Tiragem: exemplares REDAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA: FENABB - Federação das AABB SDS - Ed. Boulevard Center, 3º andar CEP: Brasília/DF Fones: (61) Fax: fenabb@fenabb.org.br Publicação da FENABB -

3 IMPRESSO publicação da FENABB - Ano III - N 24 - nov-dez / 2006 Educandos alertam município sobre a importância do combate ao trabalho infantil pág 2 AABB Comunidade conta histórias sobre folclore e incentiva criação de peça teatral pág 3 Problemas de postura podem ser evitados com orientação de pais e educadores pág 4 Projeto de aprendizado musical resulta na gravação de um CD pág 5 AABB Catuípe (RS) Em 2006, o AABB Comunidade ampliou seu trabalho e transformou em realidade uma série de iniciativas que podem ser consideradas modelo para o país. Nesta edição do Jornal do Educador, são mostradas atividades desenvolvidas em âmbito local que vão servir de inspiração. São experiências como a de Muriaé (MG), onde os educandos participaram de oficinas de música e, como resultado, gravaram suas canções em CD. Em Antônio Prado (RS), um projeto sobre folclore levou os participantes do Programa a ingressar em oficinas de leitura e a elaborar uma peça de teatro. Já em Colatina (ES), as crianças aprenderam técnicas para elaborar desenhos e potencializar sua criatividade. Outra idéia de destaque foi colocada em prática em Picuí (PB), onde o AABB Comunidade saiu às ruas para alertar sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Nesta edição, também podem ser consultadas dicas para evitar problemas de saúde causados por má postura. Há, ainda, sugestões para estimular a leitura e para melhorar a relação entre pais, filhos e escola. Esperamos que, no próximo ano, o AABB Comunidade continue a implementar iniciativas de sucesso e a beneficiar um número cada vez maior de crianças e adolescentes. Para isso, é fundamental a motivação dos educadores que levam essa experiência adiante. Feliz 2007 e boa leitura!

4 AABB Comunidade Picuí contra o trabalho infantil As principais ruas do município de Picuí, na Paraíba, foram palco de uma animada manifestação em defesa da infância e da juventude. Mais de 200 crianças e adolescentes oriundos do AABB Comunidade e dos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Adote uma Criança saíram às ruas para alertar a população sobre a importância do combate à exploração da mão-de-obra infanto-juvenil. Os educandos fizeram a caminhada com cataventos nas mãos, já que o brinquedo é considerado Buba Germano e a articuladora do Selo Unicef em Picuí e secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Gilma Germano. O Selo Unicef é um projeto de incentivo à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da região do Semi-Árido brasileiro. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é referência no combate à exploração de mão-de-obra infantil. Esse reconhecimento ocorreu após o país ter admitido a existência do problema e ter se comprometido a enfrentá-lo. Outro evento promovido pelo AABB Comunidade Picuí reuniu os participantes do Programa em uma festa na Semana da Criança, que incluiu gincana e apresentação de grupos de dança e teatro. Anteriormente, no mês de agosto, o AABB Comunidade do município realizou uma confraternização em homenagem ao Dia dos Pais. Na ocasião, houve apresentações culturais, sorteio de brindes e entrega de prêmios aos vencedores de um concurso de redação e desenho. Informativo em Presidente Médici símbolo da luta contra o trabalho infantil. Ao girar, o cata-vento inspira a geração de energia necessária para mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo. A coordenadora do AABB Comunidade e responsável pela organização do evento, Mary Ann de Macedo, afirma que a marcha teve o apoio de lideranças políticas, de adolescentes e de instituições como o Conselho Tutelar. Também participaram da caminhada o prefeito O AABB Comunidade Presidente Médici (RO) lançou um jornal sobre suas atividades. O objetivo é divulgar informações sobre o Programa, que beneficia mais de 100 crianças e adolescentes no município. O jornal apresenta as propostas da equipe de educadores, que procura gerar aprendizado por meio de atividades lúdicas, como aulas de artes, e de modalidades esportivas como futebol e natação. As famílias dos educandos também recebem atenção do AABB Comunidade, por meio da participação em palestras e reuniões destinadas a orientar sobre temas relacionados à infância e à juventude.

5 Folclore inspira criação de peça teatral em Antônio Prado O folclore brasileiro é tema de um projeto desenvolvido neste ano pelo AABB Comunidade Antônio Prado (RS). Para estimular o conhecimento sobre as lendas que passaram de geração a geração, os educadores do Programa contam histórias e incentivam os participantes a pesquisar sobre os seus personagens folclóricos preferidos o Saci e a Cuca foram alguns dos selecionados. A partir do contato com esse universo imaginário, as cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos no município criaram uma peça de teatro, ensaiaram as falas e apresentaram o espetáculo aos próprios colegas. Além das atividades cênicas, o projeto inclui a confecção de dobraduras e de máscaras dos personagens, e a leitura de parlendas (formas literárias rimadas). A coordenadora do AABB Comunidade local, Maria Eulália Grazziotin, afirma que a iniciativa teve a aprovação dos educandos e deverá continuar em Para marcar o encerramento das atividades deste ano, os educandos apresentaram uma peça teatral sobre histórias natalinas, durante jantar para o qual foram convidados o prefeito da cidade, secretários municipais e representantes de entidades como o Conselho Tutelar. No evento, também foram expostos trabalhos artesanais desenvolvidos pelos participantes do Programa. Outro projeto colocado em prática no município foi o Amigos para Sempre, que promoveu palestras, canto, jogos e elaboração de desenhos. Maria Eulália informa que o objetivo dessa iniciativa foi desenvolver um ambiente de respeito e amizade entre os educandos, além de contribuir para que crianças e adolescentes criem vínculos emocionais com o projeto e ganhem disposição para comparecer às atividades. Em Antônio Prado, os educadores do AABB Comunidade também proporcionam aos educandos o contato com danças regionais (como as típicas do Rio Grande do Sul), samba e jazz. E oferecem outras opções de aprendizado, como a participação em coral de música e nas aulas de violão, teclado e capoeira. AVISOS 1- Relatório Final - preencher e encaminhar o formulário para a Fundação Banco do Brasil durante o mês de dezembro. 2- Proposta de Renovação - Aguardar orientações através de correspondências às Agências do Banco. 3- Agendas Serão enviadas neste mês de dezembro, com carta informando sobre a distribuição. 4- Portal do Programa - Acesse o site e cadastre o Programa de sua AABB.

6 Orientação para evitar desvios de postura Pais e educadores podem contribuir para evitar o surgimento de problemas de postura em crianças e adolescentes. No caso dos pais, eles devem prestar atenção na posição em que o seu filho faz as atividades do dia-a-dia, como assistir à televisão, ler e dormir. Já os educadores podem verificar se as crianças e os adolescentes adotam uma postura adequada nas atividades do Programa, e avisar a família dos participantes se observarem algum desvio postural. Ao ser alertado sobre o problema, o familiar deve levar a criança ao médico, que poderá encaminhá-la para um fisioterapeuta. Há uma série de cuidados, no entanto, que podem ser adotados para prevenir problemas de coluna. Segundo especialistas da área de saúde, a criança não pode carregar mais do que 10% do seu peso corporal (quem pesa até 30 kg deve carregar, no máximo, 3 kg). Se o peso ultrapassar esse limite, o resultado poderá ser dor nas costas, no pescoço e nos ombros. Em situações extremas, objetos pesados podem causar distensões musculares, fraturas ou lesão das placas de crescimento dos ossos, o que leva a criança a parar de crescer. Cabe ao educador, portanto, fazer um planejamento dos materiais a serem usados durante as atividades. Danos físicos também podem ser causados por mobiliário inadequado e pela posição incorreta da criança no seu local de atividades. Se o educando ouvir melhor de um lado que de outro ou enxergar mais com um olho que com outro, isso pode sinalizar o início de uma escoliose (curvatura lateral da coluna). Nesses casos, também é recomendado que a criança seja levada ao médico. A prevenção começa, entretanto, no momento do sono. Ao dormir, é preferível que a criança fique de lado e use um colchão firme, com densidade correspondente ao seu peso. Na hora de estudar, em sala de aula ou em casa, o educando deve evitar dobrarse sobre a mesa. Ao amarrar o tênis, a criança não deve inclinar o tronco à frente, mas sim flexionar as duas pernas ou sentar em um banco, mantendo a coluna reta. Ao sentar, a criança deve ter a coluna próxima ao encosto da cadeira e os pés apoiados no chão. Dicas de prevenção Exercícios que podem ser adotados pelo educador para evitar desvios de postura nos educandos.

FUNDAÇ O BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA. PRESIDENTE Jacques de Oliveira Pena

FUNDAÇ O BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA. PRESIDENTE Jacques de Oliveira Pena Editorial O Programa AABB Comunidade foi criado para beneficiar crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social nos municípios brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Programa depende

Leia mais

Concurso estimula reflexão sobre meio ambiente

Concurso estimula reflexão sobre meio ambiente Concurso estimula reflexão sobre meio ambiente O AABB Comunidade Maracaju (MS) promoveu um concurso de desenho, história em quadrinhos, poesia e redação para incentivar os educandos a refletir sobre a

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Grupo de dança participa de festival

Grupo de dança participa de festival Grupo de dança participa de festival O grupo de dança do AABB Comunidade Currais Novos (RN) participou de um festival que atraiu mais de 4 mil pessoas durante o período de festas juninas. A apresentação

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTOS GERAIS Nome Assinatura: CONHECIMENTOS GERAIS (5 questões) 1. O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

Farinha multimistura. para complementar a alimentação. de educandos. Concurso de história em quadrinhos

Farinha multimistura. para complementar a alimentação. de educandos. Concurso de história em quadrinhos Farinha multimistura complementa alimentação de educandos Os Programas AABB Comunidade Currais Novos (RN) e Bom Conselho (PE) instalaram fábricas de farinha multimistura para complementar a alimentação

Leia mais

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.)

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Maria Fernanda Teixeira Pinto Hoje em dia as crianças e jovens tem uma vida muito cheia de tarefas e compromissos, correndo de um lugar

Leia mais

Histórias alertam sobre cuidados com o meio ambiente

Histórias alertam sobre cuidados com o meio ambiente Histórias alertam sobre cuidados com o meio ambiente O AABB Comunidade Ibirataia (BA) promoveu atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, como palestras, caminhada e criação de história em

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 5 5 Viagem Literária 2014 7 Biblioteca Dica de leitura: Cadernos de Prática do SisEB e Práticas da de

Leia mais

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A obesidade é uma das patologias nutricionais que mais tem apresentado aumento em seus números, não apenas nos países ricos, mas também nos países industrializados. Nos últimos anos,

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ilha Solteira SP REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

Por que a sua empresa deve participar?

Por que a sua empresa deve participar? O que é o Nacc? NACC - Núcleo de Apoio à Criança com Câncer - É uma instituição filantrópica, fundada em 21 de outubro de 1985, que não tem renda própria. Conta com doações da sociedade civil e parcerias

Leia mais

Ninguém educa sozinho, educamos em. comunhão.

Ninguém educa sozinho, educamos em. comunhão. Ninguém educa sozinho, educamos em NORMAS E REGRAS: comunhão. EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Esta apostila foi elaborada, através de observações de todos nós que convivemos diariamente com os

Leia mais

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação Política de Formação da SEDUC A escola como lócus da formação A qualidade da aprendizagem como objetivo estratégico A qualidade de uma escola é o resultado da qualidade da relação de ensino e aprendizagem

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do Acontece Agenda semanal Evento: 2º módulo do curso: Modelo de Contratação de TI Data: 22 a 26 de setembro Horário: das 8h30 às 17h30 Local: Sala de aula 8/9 Evento: Reunião do Comitê Gestor de Planejamento

Leia mais

VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA!

VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA! VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA! ELICA MARIA FRACASSI 1 IGOR SULINO DOS SANTOS 1 MARCELO EUGÊNIO VIEIRA 2 1 Aluna regular do 1º ano do E.M da ETEC Gustavo Teixeira São Pedro (SP) (Igor_sulino@live.com)

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Gerdau Barão de Cocais e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Relatório de Atividades... 3 Resultados Gerais... 3 Resultados do Programa Miniempresa... 6 Aprendizagem dos Conceitos

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

AÇÕES PREVISTAS EDIÇÃO 2016

AÇÕES PREVISTAS EDIÇÃO 2016 AÇÕES PREVISTAS AÇÕES PREVISTAS EDIÇÃO 2016 APRESENTAÇÃO O Dia Estadual da Família na Escola passou a integrar, a partir de 2016, o calendário oficial do Estado de Santa Catarina, ocorrendo no terceiro

Leia mais

Exercício de cidadania

Exercício de cidadania 1 2 Exercício de cidadania Na década de 1980, tivemos no Brasil as primeiras experiências de Conselhos Comunitários de Segurança, sendo o Paraná precursor na constituição de CONSEGs e Mobilização Social.

Leia mais

RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO:

RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO: RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO: Durante os últimos 4 meses de 2012, nós tivemos o prazer de conduzir o projeto Cidadão do Futuro nas comunidades de Antônio Pereira (Ouro Preto/MG), Condados (Guarapari/ES),

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE)

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA A Brinquedoteca é um espaço criado para ampliar as práticas de ensinar

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ

O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ O BOTICÁRIO - FRANQUIA DE SÃO GONÇALO - RJ RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: Programa de Incentivo ao Plantio de Mudas e Manutenção de Vias Públicas e Escolas Municipais Para a franquia O Boticário de São Gonçalo

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

Amil alerta sobre obesidade infantil com apelo das próprias crianças: diga não!

Amil alerta sobre obesidade infantil com apelo das próprias crianças: diga não! Amil alerta sobre obesidade infantil com apelo das próprias crianças: diga não! Um dos maiores problemas enfrentados pelos pais na educação alimentar dos filhos é conseguir entender a linha tênue entre

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. www.sebcoc.com.br/thathi

EDUCAÇÃO INFANTIL. www.sebcoc.com.br/thathi EDUCAÇÃO INFANTIL www.sebcoc.com.br/thathi APRESENTAÇÃO Educação Infantil Regular Inovação para educar. Educação para transformar. A realidade brasileira há muito nos mostra que a formação educacional

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Conhecendo O. História. Aprender com emoção, aprender para sempre. Nesta Edição:

Conhecendo O. História. Aprender com emoção, aprender para sempre. Nesta Edição: Página 1 Conhecendo O Nesta Edição: História 1 Corpo Docente Visita à Sabesp 2 Visita à Prefeitura Feira de Ciências 3 Festa Junina Festa do dia das mães 4 Visita ao Lar Irmã Julia Visita ao Viveiro Projeto

Leia mais

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí O Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo realiza em 2015 o Primeiro Concurso

Leia mais

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Roger de Miranda Guedes Introdução As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente

Leia mais

Instituto Esporte & Educação

Instituto Esporte & Educação Instituto Esporte & Educação O IEE foi criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser. A missão do Instituto é contribuir com a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores das suas

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 2 O Colégio Santa Maria oferece diversos cursos extracurriculares para as diferentes faixas etárias que visam e favorecem o desenvolvimento de habilidades esportivas,

Leia mais

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M Janeiro São Paulo. Brasil www.vidajovem.org 2015 É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M ais uma turma se encerrou no mês de dezembro e como

Leia mais

Educar para a Ética. XII Seminário de Ética na Gestão - Ética, Política e Verdade

Educar para a Ética. XII Seminário de Ética na Gestão - Ética, Política e Verdade PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO CGU Educar para a Ética XII Seminário de Ética na Gestão - Ética, Política e Verdade Mário Vinícius Spinelli Secretário de Prevenção da Corrupção

Leia mais

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO POSTURA INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu

Leia mais

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PESQUISA DATAPOPULAR: PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO OBJETIVOS QUALIDADE NAS ESCOLAS Mapear percepções de Professores, Pais e Alunos de São Paulo sobre o que

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

C artilha C do educando

C artilha C do educando C Cartilha educan do do D Apresentação W n G A Olá, amiguinho! F Estamos felizes com a sua chegada no Programa de Criança Petrobras, um local onde aprendemos a viver em grupo e participamos de diversas

Leia mais

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM: Responsabilidade Social, Cidadania e Solidariedade

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM: Responsabilidade Social, Cidadania e Solidariedade Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ODM: Responsabilidade Social, Cidadania e Solidariedade NÓS, VOCÊ, VOCÊS, EU,...SOMOS SERES VIVOS Colaboração COLABORAÇÃO Domínio das condutas relacionais,

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Nome do Projeto: Cadastro Único (Cadúnico) Bolsa familia Coordenador: Elenara Muneron CRESS 5027 Metas do Cadúnico: atender todas as famílias com renda percapita

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das Projeto Soma A promoção da integração entre arte, cultura, educação e esporte é a ferramenta adotada pelo Projeto Soma para combater o bullying e o preconceito nas escolas públicas do Distrito Federal

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física

4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO. Alessandra Balbi Rita Puga. Livro: Terceira Idade & Atividade Física Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 55 4 - SESSÃO RESENHA DE LIVRO Livro: Terceira Idade & Atividade Física Alessandra Balbi Rita Puga Maria Alice Corazza, em sua literatura sempre enfatiza

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Programa Bolsa Família AGENDA DA FAMÍLIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Copyright 2009 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Todos os direitos

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MERCER 360 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Ponto de Vista da Mercer A avaliação 360 é um elemento vital para o desenvolvimento da liderança e planejamento de talentos Identifica pontos fortes e áreas de desenvolvimento

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

3 PASSOS DE MILIONÁRIOS PARA SEUS FILHOS

3 PASSOS DE MILIONÁRIOS PARA SEUS FILHOS 3 PASSOS DE MILIONÁRIOS PARA SEUS FILHOS 1. POUPAR 2. DOAR 3. SONHAR Alfabetização: sistema ortográfico; letramento; ensino. * A alfabetização dos próprios filhos não é apenas uma questão de opção ou de

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes Fisioterapia nas Ataxias Manual para Pacientes 2012 Elaborado por: Fisioterapia: Dra. Marise Bueno Zonta Rauce M. da Silva Neurologia: Dr. Hélio A. G. Teive Ilustração: Designer: Roseli Cardoso da Silva

Leia mais

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ

PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ PROGRAMA EU SORRIO PARA O APRENDIZ JUSTIFICATIVA Um dos grandes desafios enfrentados em nossa sociedade está ligado à profissionalização e empregabilidade. As mudanças, o desenvolvimento, a informatização

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional ELAS QUE SÃO ELAS Projeto de Extensão dá início às atividades de discussões relacionadas às violências contra

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

Educação Ambiental INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Luis Eduardo Salvatore. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE Educação Ambiental Luis Eduardo Salvatore O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - e desenvolve formação continuada em Educação em comunidades

Leia mais

www.iguatemy.com.br www.facebook.com.br/colegioiguatemy

www.iguatemy.com.br www.facebook.com.br/colegioiguatemy www.iguatemy.com.br www.facebook.com.br/colegioiguatemy COMUNICADO 05 28 de Fevereiro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todo mundo diz que o importante é competir. Fácil falar, mas como explicar

Leia mais

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O projeto denominado LEITURA EM PROGRESSO é uma proposta do Ponto de Cultura NEC e Biblioteca Comunitária Orlando Miranda, localizados no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - local

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Projeto de Leitura: Leitura em ação, solte a sua imaginação!

Projeto de Leitura: Leitura em ação, solte a sua imaginação! ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RENATO PRADI Projeto de Leitura: Leitura em ação, solte a sua imaginação!

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Projeto do Plano Municipal de Educação Conferência Municipal de Educação Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano Municipal

Leia mais

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO 22 de Outubro de 2012 Veículo: Rede Andi Brasil Editoria: Clipping Tema: Crianças e drogas RS: Traficantes usam crianças para transportar drogas

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor: Maristela Piccin Disciplina: Ed. Física E. Médio: 100% (64 H. Aula) Ano: 2014 Período: M/V/N

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor: Maristela Piccin Disciplina: Ed. Física E. Médio: 100% (64 H. Aula) Ano: 2014 Período: M/V/N PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor: Maristela Piccin Disciplina: Ed. Física E. Médio: 100% (64 H. Aula) Ano: 2014 Período: M/V/N CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA

Leia mais

IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA

IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA IMPLANTANDO OS DEZ PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE UMA EXPERIENCIA SANTANA, Luiza Alves de 1 ; COSTA, Cláudia Caetano de Oliveira 2 ; BRASIL, Elisama Barbosa 3 ; GALVÃO, Marcus

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

SEGURO RCO / APP CARTILHA RESUMIDA

SEGURO RCO / APP CARTILHA RESUMIDA SEGURO RCO / APP CARTILHA RESUMIDA Uma parceria de sucesso A parceria entre ESSOR e LIVONIUS foi criada para inovar ainda mais o mercado de seguros, unindo competência técnica e experiência em modernização.

Leia mais