Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha."

Transcrição

1 Construção de Estruturas em Concreto Armado e Instalação de Guias Metálicas para a Comporta de Fundo da Barraginha. UHE SÁ CARVALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB

2 1 OBJETO Construção de estrutura em concreto armado com desvio da água no local e escavação em solo, fundo da barraginha situada à montante do reservatório do Severo e demolição/remoção da estrutura de concreto existente. 2 FINALIDADE Esta especificação tem por finalidade normalizar os serviços, indicar as normas e processos de trabalho que deverão ser observados na execução, apresentando instruções, recomendações, diretrizes e demais exigências. A construção de estrutura em concreto armado e instalação de guias metálicas da comporta de fundo da barraginha situada à montante do reservatório do Severo visa substituir a comporta existente por outra de seção maior, possibilitando o desvio das águas do ribeirão Severo para a tulipa e túnel de diversão, permitindo manutenções nas grades das tomadas de água dos túneis 2, 2A e comporta de fundo do reservatório do Severo. 3 LOCALIZAÇÃO A usina hidrelétrica Sá Carvalho está localizada no ribeirão Severo e rio Piracicaba, no município de Antônio Dias, MG. O acesso, partindo de Belo Horizonte, faz-se através da BR-381. O percurso é de aproximadamente 170 km. 4 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 4.1 CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO Desvio do fluxo de água no local Para possibilitar a execução da estrutura em concreto armado mostrada no Croqui 01 deverá ser realizado desvio da água no local. A estrutura em concreto da comporta existente deverá ser utilizada como ensecadeira, para isso deverão ser eliminados os vazamentos existentes com a colocação de sacos de areia e ou lançamento de solo à montante dessa comporta. Após o término dos serviços todos os materiais utilizados para contenção e desvio deverão ser removidos do local e os eventuais danos causados às estruturas deverão ser recuperados sem ônus para a CONTRATANTE. No Croqui 01 é apresentada uma planta de localização da área.

3 Guias metálicas a serem instaladas Croqui 01. Planta de situação Croqui 02. Vista da estrutura em concreto armado

4 Croqui 03. Detalhe da estrutura e guias Croqui 04. Perspectiva da estrutura e escavação Limpeza do terreno Essa atividade consiste na remoção da vegetação e materiais soltos na região onde será construída a estrutura em concreto armado. Essa limpeza poderá ser realizada manualmente ou mecanicamente com a utilização de retroescavadeira Escavação em solo Para a execução da estrutura deverá ser realizada escavação de valas nos barrancos e leito do canal. Essa escavação deverá ter as seguintes dimensões:

5 Profundidade: 2,50 metros e a largura da caçamba da retroescavadeira (aproximadamente 0,4m). Para escavações em profundidades superiores a 1,5m deverão ser realizados escoramentos das paredes das valas garantindo a estabilidade e evitando desmoronamentos. Para possibilitar a execução dos serviços de armação, formas e concretagem o local deverá estar livre da presença de água. Caso contrário, a CONTRATADA deverá providenciar o bombeamento da água, ensecando o local para a execução dos serviços. O material proveniente dessa escavação será lançado em local aprovado previamente pela FISCALIZAÇÃO. Os Croquis 1, 2 e 4 mostram a área a ser escavada Armadura A PROPONENTE deverá incluir na sua proposta todos os custos referentes ao fornecimento e instalação da armadura. A armadura será de pele e será instalada nas duas faces da estrutura (montante e jusante) com malha 20 x 20cm e aço CA-50 diâmetro 12,5mm. O recobrimento mínimo deverá ser de 4cm Formas As formas terão resistência necessária para suportar a pressão resultante do lançamento e vibração do concreto e serão mantidas rigidamente em posição. Elas serão suficientemente estanques para evitar a perda de argamassa, sendo que toda vedação necessária será feita com materiais aprovados pela SÁ CARVALHO. Onde necessário, serão feitas aberturas nas formas para facilitar a inspeção, limpeza, lançamento e adensamento do concreto. A qualidade de todas as formas será de responsabilidade da CONTRATADA e estará sujeita à aprovação da SÁ CARVALHO Dosagem do concreto O concreto será dosado de modo a se obter misturas trabalháveis, com conteúdo mínimo de água e que, para cada tipo de estrutura, quando curado, satisfaça as exigências de resistência mecânica prevista no projeto (fck 25MPa). Materiais Todos os materiais a serem empregados deverão, além de atender à ABNT e às normas específicas vigentes, seguir o indicado nos projetos e ser aprovados pela Fiscalização da CONTRATANTE.

6 Poderá a Fiscalização da CONTRATANTE exigir, antes do início dos serviços, que a CONTRATADA apresente amostras para aprovação bem como ensaios de laboratório. A CONTRATADA deverá acondicionar os materiais visando garantir sua boa qualidade e evitar a mistura com elementos estranhos. Água A água de amassamento deverá ser isenta de óleo, ácidos, substancias orgânicas e teores prejudiciais. Se a qualidade da água não for aprovada pela Fiscalização da CONTRATANTE, deverá ser utilizada água potável. No caso de dúvida, a CONTRATADA fica obrigada a realizar ensaio de qualidade da água. Lançamento A CONTRATADA deverá providenciar equipamentos capazes de lançar adequadamente o concreto especificado. Os equipamentos e métodos de lançamento só poderão ser utilizados se aprovados pela SÁ CARVALHO e deverão ser tais que: Possibilite o lançamento do concreto o mais próximo possível de sua posição definitiva; Evite a segregação dos agregados graúdos na massa de concreto. Se tal acontecer, esses agregados serão espalhados antes que o concreto seja vibrado; Evite queda vertical maior que 1,5 m. Quando a altura da queda for maior que 1,5 m, medidas especiais deverão ser tomadas para evitar segregação, tais como abertura de janelas nas formas, colocação de trombas de chapa, emprego de concreto mais plástico e rico em cimento. O concreto deverá ser lançado antes de decorridos 30 minutos de seu amassamento. O lançamento deverá ser contínuo e tão rápido quanto possível, em camadas horizontais não superiores a 30 cm. Acabamento O acabamento deverá ser feito com desempenadeira de madeira, complementado com a passagem de feltro. O alisamento com desempenadeira deverá ser executado com certa pressão, de modo a aplanar a textura arenosa da superfície e produzir uma superfície densa e uniforme, livre de manchas e marcas de colher. Esse alisamento não deverá provocar excesso de água junto à superfície. Cura Iniciar a cura logo após o término dos serviços e tão logo a argamassa tenha puxado, o que deverá ocorrer cerca de 30 minutos após sua aplicação. Proteger a superfície por um período mínimo de três dias, de modo a evitar a evaporação drástica e prematura da água antes da cura final, com o objetivo de evitar retração e obter melhor desempenho. Poderá ser utilizada como opção a cura química. O tempo de cura será no mínimo de 7 dias.

7 4.2 INSTALAÇÃO DE GUIAS METÁLICAS As guias metálicas a serem instaladas (indicadas no Croqui 03) serão fornecidas pela Sá Carvalho S.A. As guias já estarão devidamente preparadas para instalação. O posicionamento (prumo e nivelamento) será realizado pela CONTRATADA juntamente com a FISCALIZAÇÃO antes da concretagem. 4.3 REMOÇÃO DA ESTRUTURA EXISTENTE A estrutura em concreto existente (que poderá auxiliar no ensecamento da área a ser edificada) deverá ser removida após a desforma da estrutura construída. A remoção se dará após a sua demolição, que poderá ser através de rompedores mecânicos. Os materiais provenientes dessa demolição serão lançados em local indicado pela Fiscalização às custas da CONTRATADA DESMOBILIZAÇÃO A desmobilização compreende a remoção do canteiro de obras, recuperação de danos decorrentes das atividades, desmontagem e transporte das instalações provisórias, retirada de sistemas de iluminação e alojamentos, a limpeza das áreas envolvidas na execução dos serviços e retirada dos materiais e equipamentos utilizados. A CONTRATADA deverá garantir que as condições encontradas antes da instalação sejam mantidas. Importante Qualquer solução ou método alternativo a ser adotado diferente do projeto deverá ser aprovado previamente pela CONTRATANTE e após sua conclusão ser devidamente documentado, através de memória de cálculo, desenhos como construído e outros que se fizerem necessários. 5 CONDIÇÕES GERAIS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS 5.1 Saúde e Segurança no trabalho A CONTRATADA deverá atender a todos os itens abaixo: Antes do início dos serviços, deverá ser realizada uma Reunião de Integração e Segurança entre um representante da CONTRATANTE, o preposto da CONTRATADA e os empregados que irão trabalhar na obra para a realização de um treinamento de integração, visando o conhecimento das normas internas e de segurança do trabalho da instalação, adequação durante a execução dos serviços e a determinação dos locais onde os serviços deverão ser iniciados.

8 A Análise de Risco deverá ser feita com a participação de todos os envolvidos, antes do início do serviço e deverá ser assinada por todos os empregados da CONTRATADA, permanecendo disponível para consulta a qualquer momento. A CONTRATADA deverá manter quadro de horário de trabalho, contendo relação de empregados, função e horário detalhado de trabalho. Elaborar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) de acordo com o disposto na NR-07. Sinalizar os locais de serviço de acordo com a orientação da FISCALIZAÇÃO, delimitando áreas de trabalho, alertando para o trânsito de veículos e pedestres, proteção contra áreas energizadas, etc. Canteiro de Obras Fornecer água potável aos empregados, em condições higiênicas, servida por meio de copos individuais, em recipientes hermeticamente fechados e térmicos, de material adequado e construídos de maneira a permitir fácil limpeza. Não será permitido, sobre hipótese alguma, o alojamento de pessoal na área industrial da usina. Equipamentos e ferramentas As máquinas, veículos, equipamentos, ferramentas e materiais utilizados devem ser inspecionados/mantidos de acordo com orientação do fabricante. As máquinas ou equipamentos utilizados em área de risco elétrico devem ter as carcaças aterradas. Para a realização de serviços com equipamentos energizados deverá ser realizada proteção dos circuitos de alimentação com relés de detecção de corrente de fuga e aterramento. Respeitar rigorosamente as distâncias de segurança determinadas. Confirmar ausência de tensão nos pontos desenergizados. Transporte de pessoas e materiais O transporte coletivo de trabalhadores em veículos automotores dentro do canteiro ou fora dele deve observar as normas de segurança vigentes. Equipamentos e procedimentos de segurança Fornecer gratuitamente uniforme de trabalho aos empregados e executar sua reposição, quando danificada. Fornecer todo ferramental necessário ao desenvolvimento seguro de cada serviço executado.

9 Fornecer gratuitamente aos empregados todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) com o respectivo número do certificado de aprovação CA emitido pelo fabricante. A CONTRATADA deverá apresentar ficha individual de controle de EPIs ao iniciar o serviço. Esta ficha deve conter o nº de CA e descrição dos EPI s fornecidos, termo de responsabilidade e evidência de treinamento no uso dos EPI s assinada pelos empregados, conforme NR-6. Fica a CONTRATADA obrigada a fiscalizar o uso desses equipamentos de proteção. Utilizar capacete com jugular sempre que o serviço estiver sendo desenvolvido em altura e/ou a céu aberto. Atestar que todos os envolvidos na execução da tarefa estão fisicamente, psicologicamente e tecnicamente aptos. Apresentar o Atestado de Saúde Ocupacional ASO dos empregados envolvidos. Prever kit emergencial de primeiros socorros em cada equipe de campo. Manter no canteiro da obra o formulário CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e, em caso de acidente, comunicar ao coordenador da área do órgão imediatamente, providenciar o preenchimento da CAT em 4 vias, enviar para o médico que atender o acidentado, providenciar protocolo da CAT junto ao INSS no máximo no primeiro dia subseqüente ao acidente (levar carteira de trabalho do acidentado), enviar CAT protocolada para órgão responsável da CEMIG logo após a mesma ter sido protocolada pelo INSS e enviar cópia da CAT para o Ministério do Trabalho. Durante as execuções das obras descritas nessa especificação, a CONTRATADA deverá obedecer todas as normas de segurança exigidas pela CONTRATANTE. Informamos que a ocorrência de qualquer acidente grave ou fatal com empregados da CONTRATADA implicará em abertura de processos administrativos e caso seja considerado na análise do acidente culpa ou omissão por parte da CONTRATADA pelo descumprimento da legislação relacionada à segurança do trabalho, esta ocorrência será tratada como inadimplemento contratual. 5.2 Meio Ambiente Tomar cuidado especial com a manipulação e armazenagem de produtos químicos, poluentes ou inflamáveis, que deverão ser feitas em local apropriado (local coberto e abrigado, de acesso restrito, com piso impermeabilizado e com sistema de contenção) e aprovado pela FISCALIZAÇÃO, a fim de evitar derramamento, danos ao meio ambiente e incêndios. É de responsabilidade da CONTRATADA a retirada de todo o entulho/resíduo de qualquer natureza, gerado durante a execução dos serviços descartando-o em local apropriado aprovado previamente pela FISCALIZAÇÃO, conforme a NBR /2004 e Resolução 307/2002 do CONAMA.

10 O lixo doméstico gerado durante a execução deverá ser acondicionado em sacos plásticos descartáveis convenientemente fechados e em perfeitas condições de conservação e higiene. Após os términos das obras, deverão ser removidas das áreas de serviços todas as instalações provisórias, inclusive acessos e sobras de materiais, deixando o local em perfeitas condições de utilização e de limpeza. 5.3 Equipe Toda frente de trabalho deverá contar com um supervisor de serviço, habilitado e capacitado para a atividade. A Fiscalização poderá solicitar a substituição do supervisor sempre que julgar a incapacidade deste. A CONTRATADA deverá manter quadro atualizado de horário de trabalho, contendo relação de empregados, função e horário detalhado de trabalho. A CONTRATADA poderá subcontratar parte do objeto ora contratado, mediante autorização prévia e formal da CONTRATANTE, sem prejuízo da integral responsabilidade da CONTRATADA perante a CONTRATANTE pelo cumprimento das obrigações previstas no presente CONTRATO. 5.4 Regime de Trabalho Os serviços deverão ser executados conforme o horário de trabalho da instalação onde o serviço será executado. A prorrogação do horário de trabalho ou trabalho durante os fins de semana e feriados deverá ser aprovado pela FISCALIZAÇÃO. Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte (Art. 67 da CLT). O trabalho em domingo, seja total ou parcial, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego), conforme a Consolidação das Leis do Trabalho CLT. 5.5 Materiais Todos os materiais necessários à perfeita execução dos serviços, bem como seu transporte e manuseio, deverão ser fornecidos pela CONTRATADA. Os materiais necessários à execução dos serviços deverão estar sempre em conformidade com o especificado e com as normas da ABNT, devendo ainda ser observado que todo e qualquer material necessário para a execução dos serviços serão de responsabilidade da CONTRATADA, e que serão inspecionados e liberados pela FISCALIZAÇÃO. A utilização de qualquer produto equivalente aos especificados ficará sujeita à aprovação da FISCALIZAÇÃO desde que sejam apresentados dados e/ou documentos técnicos

11 suficientes para a comprovação da equivalência proveniente de empresa/instituição qualificada. Em se tratando de materiais poluentes, cuidados especiais deverão ser tomados para com o meio ambiente e para com os operários (EPIs e EPCs específicos). 5.6 Equipamentos Todos os equipamentos e ferramentas necessários à perfeita execução dos serviços, bem como seu transporte e manuseio, deverão ser fornecidos pela CONTRATADA. Os equipamentos necessários à execução dos serviços deverão estar dentro das normas de fabricação e utilização, devendo ainda ser observado que todo e qualquer equipamento necessário à perfeita execução dos serviços, bem como seus meios de funcionamento, serão de responsabilidade da CONTRATADA. A manutenção deverá estar atualizada conforme especificação do fabricante. Os equipamentos deverão ser operados por pessoa habilitada. A CONTRATADA deverá apresentar uma relação de todos os equipamentos a serem utilizados na execução dos serviços, para a aprovação da FISCALIZAÇÃO. A FISCALIZAÇÃO poderá vetar o uso de qualquer equipamento listado, mesmo que tenha sido relacionado pela CONTRATADA na sua proposta. Deverão ser utilizados equipamentos em número suficiente para manter uma produção uniforme, contínua e na quantidade requerida para a execução dos serviços nos prazos estabelecidos. Em se tratando de equipamentos poluentes, cuidados especiais deverão ser tomados para com o meio ambiente e para com os operários (EPIs e EPCs específicos). Para utilização de equipamentos que emitam gases poluentes/tóxicos deverão ser previstos sistemas de condução dos gases para o ambiente externo, como exaustores e/ou condutos. Equipamentos que utilizam combustíveis, óleos ou graxas deverão ser dotados de dispositivos de contenção que impeça a contaminação do ambiente em caso de vazamento. Caso ocorra vazamento que não seja contido, a CONTRATADA deverá tomar imediatamente todas as providências para minoração e reparação dos impactos ambientais Fornecimento pela CONTRATANTE A CONTRATANTE fornecerá um ponto de energia elétrica a aproximadamente 300 metros do local da obra e um banheiro localizado no abrigo do barrageiro Registro de Ocorrências A CONTRATADA deverá manter no local do serviço o Diário de Obras que deverá ser preenchido diariamente.

12 5.9 - Normas e Regulamentações Aplicáveis Durante a execução dos serviços descritos nesta especificação a CONTRATADA deverá atender todas as normas técnicas e regulamentadoras, além de toda a legislação pertinente referente à atividade a ser executada. A CONTRATADA deverá obedecer e atender a todos os requisitos necessários do Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Saúde e Segurança) da CONTRATANTE. Todos os empregados e veículos da CONTRATADA estão sujeitos à revista na entrada e saída das instalações da CONTRATANTE. 6 QUANTITATIVOS E CUSTOS Na ocasião da composição de preços para a execução dos serviços é conveniente e desejável que a PROPONENTE faça uma visita ao local dos serviços para pleno conhecimento das condições locais e dos trabalhos a serem executados. Os elementos quantitativos das planilhas anexas são meramente informativos. Caberá à PROPONENTE a total responsabilidade pelo levantamento dos quantitativos. O prazo de execução do serviço será contado a partir da data fixada na Autorização de Início de Serviço. A Reunião de Integração e Segurança em campo deverá ser realizada nesta data, preferencialmente. Cronograma Físico Após a assinatura do contrato e antes da autorização de início de serviço, a CONTRATADA apresentará um cronograma físico que será avaliado e aprovado pela Fiscalização. Composição de Custos A CONTRATANTE não pagará nenhum outro valor além do preço contratado, cabendo à PROPONENTE considerar todos os custos diretos e indiretos, necessários à completa e perfeita realização dos serviços objeto desta licitação, tais como: despesas com mão-deobra, encargos de natureza trabalhista, previdenciária, fiscal, alimentação, hospedagem, transporte da equipe da PROPONENTE, materiais, equipamentos, frete, seguros, tributos e contribuições parafiscais assim como lucro, razão pela qual não serão considerados pleitos de acréscimos após a abertura da proposta. 7 NORMAS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO Item 1 da Planilha - Mobilização/ Instalação de Canteiro Este item será medido conforme planilha, após a perfeita execução e conclusão desse evento.

13 Item 2 da Planilha Construção do estrutura em concreto armado (subitens 2.1 a 2.8) Item 3 da Planilha Remoção da estrutura de concreto existente Estes itens serão medidos conforme Planilha de Eventos, após a perfeita execução e conclusão de cada evento. Item 4 da Planilha - Desmobilização e Limpeza Final Este item será medido conforme planilha, após a perfeita execução e conclusão desse evento. Importante: Todos os itens serão medidos de acordo com a especificação técnica e normas pertinentes, aceite pela fiscalização e apresentação de todos os documentos e cumprimento de todas as instruções para preenchimento de notas fiscais. O valor da retenção para previdência social obedecerá à legislação pertinente. 8 NORMAS PARA RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS Após a conclusão de todas as etapas do serviço será emitido o Termo de Recebimento Definitivo, que será assinado pela partes, configurando o encerramento do contrato. 9 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Especificação Técnica Anexos - Instruções para emissão da nota fiscal e apresentação dos documentos - Planilha de Custos - Planilha de Eventos

14 Anexos

15 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ITEM DOCUMENTO DETALHAMENTO SEGURANÇA QUANDO SERÁ EXIGIDO 1 PCMSO - Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional Ficha de Controle de EPI s e EPC constando o C.A e declaração de treinamento Declaração de responsabilidade Atestado de Saúde Ocupacional Quadro de Horário de Trabalho Habilitação para operação de equipamentos próprios para manejo de carga Registro atualizado de manutenção dos equipamentos Declaração de responsável técnico pelo serviço com o respectivo CREA Declaração contendo o nome do supervisor que irá acompanhar a obra em tempo integral e será responsável pela documentação. Documento original em papel timbrado Deve ser apresentado no início do contrato e renovado anualmente 2 Relação oficial dos funcionários que irão executar o serviço assinado por representante legal da empresa Documento original em papel timbrado 3 Cópia do contrato de trabalho individual e registro na carteira de trabalho Cópia da guia de recolhimento da Previdência Social Seguro de vida dos empregados Xerox legível 4 Os equipamentos elétricos deverão ser aterrados Todo o transporte, movimentação e armazenamento de material é de responsabilidade da CONTRATADA O veículo da CONTRATADA deverá ser identificado, estar de acordo com as normas de transprote de produtos perigosos (se transportá-los), estar em condições de segurança conforme código de trânsito Vigente 5 Todos os equipamentos, ferramentas e materiais inclusive cintas, devem ser fornecidos pela CONTRATADA e são de sua responsabilidade o manuseio e guarda dos mesmos. 6 Todo serviço fora do horário de trabalho deverá ser precedido da aprovação da contratante e comunicado ao setor de segurança patrimonial. Só serão liberados para a entrada os empregados que apresentarem crachá de identificação e presença do nome na relação de funcionários 7 Toda mão-de-obra para execução do serviço será fornecida pela CONTRATADA 8 Os empregados da CONTRATADA somente executarão serviços indicados pelo supervisor de sua empresa 9 A empresa contratante não fornecerá EPI S, Crachás, uniformes ou quaisquer outros identificadores a CONTRATADA 10 Será vetado à CONTRATADA a contratação de outras subprestadoras de serviço além daquelas negociadas com a contratante 11 CIPA (para empresas com mais de 19 empregados) 12 Comprovante de treinamentos para funcionários ligados diretamente à área de risco elétrico Comprovante de registro da CIPA, formação da CIPA conforme NR 05, calendário de reuniões e atas, comprovante de treinamento de membros da CIPA Em papel timbrado, documento original e xerox descrevendo os cursos realizados para cada empregado 13 Atestado Médico Periódico Xerox legível e documento original conforme prazos estabelecidos no PCMSO

16 INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ITEM DOCUMENTO DETALHAMENTO 1 Prova do registro do contrato e suas alterações no CREA, (ART carimbada) PESSOAL Uma via original do documento registrado QUANDO SERÁ EXIGIDO 2 Matrícula da obra no INSS (no primeiro faturamento) e Xerox legível CND atualizada no último faturamento Relação oficial dos empregados que irão executar o serviço assinado por representante legal da empresa CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) - comprovando o registro do empregado Cópia do contrato de trabalho individual dos empregados que irão executar o serviço 6 Apólice do seguro contra acidentes Documento original em papel timbrado Xerox legível da página com a foto do empregado Xerox legível da página com a identificação do empregado Xerox legível da página com o registro do empregado Xerox legível 7 Folha de pagamento (contra-cheque) mês anterior Xerox legível 8 Guia de Previdência Social - GPS - mês anterior Xerox legível Início da vigência do contrato e sempre que houver alterações (admissão/demissão) de empregados Xerox legível da relação da seguradora, em papel timbrado e documento original, com a indicação dos empregados segurados naquele mês, com as seguintes informações: nome completo do segurado, No primeiro faturamento e documento de identificação, valores do capital anualmente segurado e do prêmio mensal de cada um. Xerox legível da guia de recolhimento e documento original 9 Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social GFIP, com a respectiva folha de pagamento, e o comprovante de entrega Xerox legível 10 Comprovante de quitação final, em caso de demissão Xerox legível Guia de recolhimento rescisório do FGTS e informações à Previdência Social GRFP, com o comprovante de entrega Guia de arrecadação, devidamente quitada, comprobatória do recolhimento do ISS relativo à nota fiscal anterior, perante o município da prestação do serviço, ou, retenção na fonte, pela CONTRATADA, observada a legislação municipal específica 13 SEFIP Xerox legível Xerox legível Relação dos trabalhadores constantes no arquivo SEFIP - xerox legível 14 Relatório de Análise de Acidente de Trabalho Xerox legível e documento original 15 Comunicação Acidente do Trabalho (CAT) - Xerox legível e documento original carimbada INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS / FATURAS 16 Destacar o ISS Junto com a NF/Fatura Após o acidente, se ocorrer Destacar a retenção para Seguridade Social, conforme Instrução Normativa do INSS em vigor.as deduções com material ou outro item deverão ser comprovadas mediante apresentação de documentos. Em se tratando de prestação de serviços em áreas insalubres e perigosas, deverá ser emitida nota fiscal/fatura específica destacando-se a base de cálculo para aplicação do percentual adicional da retenção relativa aos segurados envolvidos, nos termos da Instrução Normativa nº 100, de 18/12/ Indicar o número do contrato e a descrição do evento a que corresponder o pagamento 20 A nota fiscal/fatura deverá ser apresentada, impreterivelmente, até o dia 21 do mês do exercício dos serviços, sob pena de, não o fazendo, o contratado(a) arcar com os ônus decorrentes de multas incidentes pelo não-recolhimento, pela CEMIG, na data aprazada, da retenção para a Seguridade Social

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS IMPLANTAÇÃO DE MARCOS GEODÉSICOS GEORREFERENCIADOS UHE Emborcação UHE São Simão UHE Nova Ponte CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS E MANUTENÇÃO CIVIL GA/SM 1. OBJETO Implantar

Leia mais

ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO

ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO ANÁLISE DA ESTABILIDADE GLOBAL E ESTRUTURAL DA BARRAGEM DE SANTO ANTÔNIO UHE SALTO GRANDE CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO Verificação da análise da estabilidade

Leia mais

INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI.

INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI. INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA A CAPELA DA ESTAÇÃO AMBIENTAL PETI. UHE PETI CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB OBJETO Construção de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO 1. VIA DE ACESSO 1.1 - GENERALIDADES Será utilizada como acesso às obras, durante a fase de construção, as vias já existentes

Leia mais

INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO.

INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO. INSPEÇÃO FORMAL DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA DAS BARRAGENS, ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS, TALUDES E TUNELZINHO. UHE SÁ CARVALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ANEXO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS: a) Este roteiro serve como base às obras de Fornecimento e instalação de plataforma de percurso vertical para o Bloco B da Unidade Operacional

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 5 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos de manutenção e uso dos Equipamentos de Proteção Individual para controlar riscos ambientais e ocupacionais. 2- Aplicação:

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S E S P E C I F I C A Ç Õ E S 1) DO OBJETO: É objeto da presente licitação, a contratação de empresa para Prestação de Serviço de Auditoria externa (independente), compreendendo: 1.1 Auditoria dos registros

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT Página 1 de 8 ÍNDICE 1 SERVIÇOS GERAIS 3 1.1 SERVIÇOS TÉCNICOS 4 1.2 MÁQUINAS E FERRAMENTAS 4 1.3 LIMPEZA PERMANENTE

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Secretaria da Administração Procedimento para Elaboração de Programas de Segurança para Empresas Contratadas PCMSO / PPRA / PCMAT / ARO Revisão 00 2014 1. Objetivo Estabelecer as exigências mínimas sobre

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Estas exigências definem os deveres e as responsabilidades da CONTRATADA e estabelecem as orientações, requisitos

Leia mais

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 3.214, 08 DE JUNHO DE 1978 Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013 1/5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Gestão de Contratos Service/Qualidade Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável Rubrica Administrativo

Leia mais

Procedimento de Segurança e Medicina do Trabalho na execução de obras e serviços por empresas contratadas

Procedimento de Segurança e Medicina do Trabalho na execução de obras e serviços por empresas contratadas 1. Objetivo Este Procedimento tem como objetivo fixar os requisitos de segurança e medicina do trabalho para as atividades de empresas contratadas, que venham a executar obras e/ou serviços nas dependências

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: CONSTRUÇÃO DE MURO ARRIMO - LOCAL: TERRENO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BARBALHA/CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Este Relatório

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 05/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de rádio-táxi

Leia mais

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO CÓD. 200 ASSUNTO: ESTABELECE CRITÉRIOS DE PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NAS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA CÓD: APROVAÇÃO: Resolução nº 0098/94, de 15/12/1994 NORMA

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO TUBULÕES A AR COMPRIMIDO Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-07/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a cravação

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO

LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO LIGAÇÃO COMERCIAL OU INDUSTRIAL DE ESGOTO Padronização da caixa de amostragem industrial e/ou comercial de efluentes. 1. Localização e infra estrutura da caixa de amostragem de efluentes: 1.1 Esta caixa

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

Procedimento de Segurança para Terceiros

Procedimento de Segurança para Terceiros Página 1 de 6 1. OBJETIVO Sistematizar as atividades dos prestadores de serviços, nos aspectos que impactam na segurança do trabalho de forma a atender à legislação, assim como, preservar a integridade

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. INFORMAÇÕES GERAIS Obra: Intervenção nos Canteiros Centrais da Avenida Santa Luzia Segunda Etapa. Endereço: Avenida Santa Luzia Área de Intervenção: 4758,52 m² 2. SERVIÇOS PRELIMINARES

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES

DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES DOCUMENTOS E AVISOS DE AFIXAÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS EMPREGADORES info@qualityassociados.com.br Existem documentos e avisos que, por determinação legal, devem obrigatoriamente, permanecerem afixados em local

Leia mais

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL

DIRETRIZ ORGANIZACIONAL TÍTULO: REQUISITOS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS Área Responsável: Gerência Geral de Meio Ambiente Saúde e Segurança 1. OBJETIVO Este procedimento tem como

Leia mais

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento CONTROLE DE PROJETO PR.00 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer as condições, características e responsabilidades para o desenvolvimento de projetos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma;

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma; TRABALHO EM ALTURA 36.1 Objetivo e Campo de Aplicação 36.1 Objetivo e Definição 36.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes a Guarda de Documentos de Terceiros. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos processos da guarda de documentos de terceiros,

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2)

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) Página 1 de 6 NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte

Leia mais

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2013 - OPME

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2013 - OPME INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2013 - OPME O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar/ISGH, Organização Social administradora do Hospital Regional do Cariri HRC E do Hospital Regional Norte -HRN, está realizando

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL.

INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL. INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO ISGH / 2014 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO HOSPITALAR E COMERCIAL. O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar/ISGH, Organização Social administradora das UAPS Unidades de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESPECIAL DE CONCESSÕES E PARCERIAS PUBLICO E PRIVADA CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Definir critérios de Segurança e Medicina do Trabalho a serem exigidas das prestadoras de serviços.

Definir critérios de Segurança e Medicina do Trabalho a serem exigidas das prestadoras de serviços. 1/5 I FINALIDADE Definir critérios de Segurança e Medicina do Trabalho a serem exigidas das prestadoras de serviços. II ABRANGÊNCIA Todas Prestadoras de Serviços contratadas pela CERON. III PROCEDIMENTOS

Leia mais

DIRETORIA DE OPERAÇÃO GERENCIA DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS -TGO

DIRETORIA DE OPERAÇÃO GERENCIA DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS -TGO PREGÃO ELETRÔNICO 010/2010 ITEM 15.1.5 NEXO V DOCUMENTOS SEREM OBRIGTORIMENTE PRESENTDOS PR LIBERÇÃO DOS PGMENTOS NOME D EMPRES CONTRTD: Nº DO CONTRTO: NO Item DOCUMENTOS DETLHMENT O QUNDO EXIGIR DOCUMENTO

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO

CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO EM CONCRETO ARMADO E RECOMPOSIÇÃO DE ÁREA ERODIDA. UHE ROSAL ROSAL ENERGIA S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO Execução de projeto executivo para

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG. 1. OBJIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS E LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS 02 5. INSTRUÇÕES GERAIS 02 5.1. Local da Realização dos Serviços 02 5.2. Responsabilidade a cargo da DMED

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem por objetivo estabelecer as exigências técnicas e a metodologia para a contratação

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos;

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos; Os 32 itens da NR-32 a serem trabalhados nesta primeira etapa do projeto 32 para implantação nos estabelecimentos de saúde até 2009 foram selecionados e estudados pela diretoria do Sinsaúde por serem os

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS.

ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. ESTE DOCUMENTO É UMA TRADUÇÃO LIVRE. EM CASO DE DIVERGÊNCIA, PREVELECE A INFORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTIDA NO EDITAL ORIGINAL EM INGLÊS. Seção 3a: Cronograma de Requisitos e Especificações Técnicas CONDIÇÕES

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

[REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES]

[REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES] EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DO CENTRO-LESTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE [REQUISITOS AMBIENTAIS COMPLEMENTARES] DATA DE EMISSÃO: MARÇO/2011 ELABORADOR(ES):

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1. Este roteiro serve como base às obras de Contratação de empresa especializada para o fornecimento de material e mão de obra para execução de rede

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PROJETO BÁSICO ANEXO XII PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer as normas e encargos que presidirão o desenvolvimento do trabalho de revisão/execução de aterramento e

Leia mais

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico.

ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 1.0 18/08/09 Ajuste de layout para adequação no sistema eletrônico. CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: ULC/0417 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Responsável pela Elaboração: Gerente de Segurança e Meio NE/SE Responsável

Leia mais

1 FINALIDADE Orientar os aspectos relativos à Segurança e Saúde do Trabalho na Integração de Prestadores de Serviços à CPFL.

1 FINALIDADE Orientar os aspectos relativos à Segurança e Saúde do Trabalho na Integração de Prestadores de Serviços à CPFL. SUMÁRIO 1 Finalidade 2 Âmbito de Aplicação 3 Conceitos Básicos 4 Procedimentos 5 Elaboração 6 Anexo 1 FINALIDADE Orientar os aspectos relativos à Segurança e Saúde do Trabalho na Integração de Prestadores

Leia mais

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Índice 1. Obras de infra-estrutura... 2 2. Base de concreto do Pivô... 2 3. Base de concreto da motobomba... 3 4. Casa de bombas... 4 5. Valeta da adutora...

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO CERTIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PROF. MARCOS FERGÜTZ ABRIL/14 INTRODUÇÃO - Legislação Portaria no. 51, de 28 de janeiro de 2014, do INMETRO,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO IT - 16 SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Generalidades gerais 6- Procedimentos 7 Certificação e validade/garantia INSTRUÇÃO

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP

NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP NORMAS REGULAMENTADORAS FAP E NTEP LEGISLAÇÃO A Portaria n 3214, de 08/06/1978, aprovou as normas regulamentadoras NR do capítulo V, Título II, da CLT, relativas a segurança e medicina do trabalho. Atualmente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS TERMO DE REFERÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PGRS 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência tem por fim orientar a elaboração do PGRS conforme previsto no

Leia mais

Parque Tecnológico de Óbidos

Parque Tecnológico de Óbidos Parque Tecnológico de Óbidos Regulamento de obras (Versão preliminar) Fevereiro de 2009 Óbidos Requalifica, E.E.M. Casa do Largo da Porta da Vila, 1.º Tel: +351 262 955 440 obidos.requalifica@mail.telepac.pt

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007 2006 / 2007 O SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA SINDAG e o SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINTARGS, firmam a presente CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL 1 OBJETIVO: Estabelecer requisitos e exigências para o Credenciamento de Empresas Revendedoras, Instaladoras e Conservadoras de Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, complementando o Art. 9º do

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM 50.05.002 1/12 1 FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a prestação de serviços voluntários na UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO Todos os órgãos da

Leia mais

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0 SST - PPP 11.8.x abril de 2015 Versão: 4.0 1 Sumário 1 Objetivo... 4 2 Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 4 3 Introdução... 5 4 PPP... 6 4.1 Principais botões do sistema...

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 6 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de acidentes de trabalho com empregados da Sede Inspetorial, Departamentos e Filiais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO TERMO DE REFERÊNCIA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA REGISTRO DE PREÇO PARA EVENTUAL AQUISIÇÃO DE RÁDIOS PORTÁTEIS DIGITAIS (HT) PARA A DE PRIMEIRO GRAU. I - Objeto Registro de preço para eventual aquisição de rádios portáteis digitais

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA SGA Nº. 007/2011 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO, REGISTRO, TRAMITAÇÃO, CONTROLE E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS NA. Versão: 01 Aprovação: 13/06/2011 Ato de aprovação: 13/06/2011

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO SUPERVISÃO DE CONSERVAÇÃO DE VIAS URBANAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO SUPERVISÃO DE CONSERVAÇÃO DE VIAS URBANAS Contratação de serviços de recorte em revestimentos de concreto asfáltico ou placas de concreto de cimento portland, com compressor por hora trabalhada, em Porto Alegre ANEXO XII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

Informativo 18/2015. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de 26.06.

Informativo 18/2015. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de 26.06. Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Digite o título aqui Informativo 18/2015 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PROMOVE ALTERAÇÕES NA NR 12 Portaria MTE nº 857, de 25 de junho de 2015 - DOU de

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA

TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados da Empresa Municipal de Informática S.A - IplanRio, visando

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.497, de 03 de setembro de 2004. Publicada no DOERJ de 21 de setembro de 2004.

Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.497, de 03 de setembro de 2004. Publicada no DOERJ de 21 de setembro de 2004. DZ-1310.R-7 - SISTEMA DE MANIFESTO DE RESÍDUOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.497, de 03 de setembro de 2004. Publicada no DOERJ de 21 de setembro de 2004. 1 OBJETIVO Estabelecer a metodologia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título COLOCAÇÃO DE FAIXAS NOS POSTES DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO Código NTD-00.057 Data da emissão 01.10.1983 Data da última revisão 30.11.2006 Folha 01 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 007, DE 22 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/9 1 - DOS OBJETIVOS 1.1 Regulamentar os procedimentos para a concessão de incentivos à empresas industriais, comerciais e de serviços no Município com base na Legislação Municipal e no artigo 174 da

Leia mais

PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009

PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009 PORTARIA N.º 034/2009, de 03 de agosto de 2009 Aprova o MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS MTR e dá outras providências. A DIRETORA PRESIDENTA DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

ANEXO 1 - TERMO DE REFERÊNCIA Substituição das telhas de alumínio da marquise frontal do prédio sede da Justiça Federal ES

ANEXO 1 - TERMO DE REFERÊNCIA Substituição das telhas de alumínio da marquise frontal do prédio sede da Justiça Federal ES 1 ANEXO 1 - TERMO DE REFERÊNCIA Substituição das telhas de alumínio da marquise frontal do prédio sede da Justiça Federal ES 1 OBJETO: 1.1 Contratação de empresa para substituição de telhas de alumínio

Leia mais

Departamento Regional Minas Gerais ERRATA Nº 01/2014

Departamento Regional Minas Gerais ERRATA Nº 01/2014 Serviço Social do Comércio Departamento Regional Minas Gerais Processo nº 14595/2012 Folha nº Informações e/ou despachos ERRATA Nº 01/2014 Nº do edital: Pregão Presencial nº 0054/2014 Área Técnica Responsável:

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5

PROCEDIMENTO GERENCIAL PARA PG 017/02 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Página 2 de 5 Página 2 de 5 1 OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo o estabelecimento das diretrizes para elaboração de procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações emergenciais, tais

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá - Unifei Campus de Itabira

Universidade Federal de Itajubá - Unifei Campus de Itabira Revisão: 001 Página 1 de 7 Dispõe sobre conjunto de regras relativas à concessão do direito de uso dos espaços de convivência vinculados à Diretoria de Infraestrutura, da Universidade Federal de Itajubá

Leia mais

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIAS, CANTEIROS E FAIXAS ELEVADAS EM DIVERSAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO Local 1: BORGUETTI; Local 2: Local 3: - RUA DO COMÉRCIO, ENTRE AV. INÁCIO CASTELLI E RUA

Leia mais