ASSIS, Machado de. O alienista e outros contos maravilhosos. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (6 h.), estéreo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSIS, Machado de. O alienista e outros contos maravilhosos. São Paulo: Universidade Falada, 2010. 1 CD MP3 (6 h.), estéreo."

Transcrição

1 Gabinete de Leitura Atualização: 30/06/2014 Audiolivros ASSIS, Machado de. O alienista e outros contos maravilhosos. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (6 h.), estéreo. Resumo: Neste audiolivro você encontrará temas comuns à obra machadiana: o jovem envolvido com a mulher madura; a frivolidade da elite carioca; o acaso que nos rearranja à revelia; além dos extraordinários "Pai contra mãe", um dos raros momentos em que o autor discorre diretamente da escravidão e "A história de uma lágrima", que traz uma das mais belas narrativas brasileiras sobre o amor. Em "O alienista", Machado de Assis desestrutura os alicerces do pensamento científico, que é a base da visão de mundo europeia do século XIX. Simão Bacamarte é quem retorna da Europa para Itaguaí com pensamentos cientificistas. Decide, então, criar uma casa de saúde: tratar e, sobretudo, estudar os loucos. Além dos já comentados "O alienista", "A história de uma lágrima" e "Pai contra mãe", você encontrará: "Uns braços", "Quem conta um conto...", "Não é mel para a boca de asno" e "História da fita azul". LONDON, Jack. Chamado selvagem. Narração de Ricardo Roldan. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (4 h.), estéreo. Resumo: Buck, cão mimado e bem tratado dono de uma vida tranquila ao pé de seu dono, repentinamente é jogado num mundo perigoso e cruel, com homens e cães traiçoeiros. Neste novo ambiente, Buck terá de aprender a seguir seus instintos para sobreviver e, só quando se deixar levar pelo chamado da natureza, uma voz que o faz entrar em contato com seus antepassados primordiais, Buck conseguirá ter uma vida plena. Jack London usa a Corrida do Ouro no Alasca como pano de fundo para toda a história. No final do século XIX, quando muitos homens se aventuraram perigosamente em busca das enormes jazidas descobertas na região, um universo de aventuras e desencontros marcaram a época. "Chamado Selvagem" nos convida a pensar sobre a distância que a sociedade pode criar entre o homem e sua essência. TOLSTÓI, Leon. Contos maravilhosos de Tolstói. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (4 h.), estéreo. Resumo: Este audiolivro captura a beleza e a simplicidade de um dos maiores escritores de todos os tempos. São cinco contos, escolhidos e adaptados para o formato áudio.

2 Em "De quanta terra precisa um homem", Tolstói nos faz refletir sobre nossas ambições, quando nos conta sobre Pahóm, um homem do campo que pensava ser a falta de terra a única coisa que lhe faltava. Será o próprio Diabo quem lhe mostrará de quanta terra precisa o homem para ser feliz... No segundo conto, "O longo exílio", Tolstói retrata as injustiças sofridas por um homem preso por um crime que não cometeu e nos mostra que, paradoxalmente, o longo exílio é a jornada para o encontro da resignação e complacência. "As três palavras divinas" é uma das mais belas histórias do autor, que traz imbuída em si muito de sua filosofia. Um sapateiro paupérrimo acolhe por caridade um estranho homem que encontrou nu, às portas da igreja. "O prisioneiro do Cáucaso" conta a história de Giline, um nobre que servia como oficial no Cáucaso e que, por uma pressa temerária, acabou por se tornar um preso de guerra. Por fim, "Tortura da carne" narra os sofrimentos dos amores de Eugênio, que caminham gradativamente até uma resolução fatal. SEDARIS, David. Engolido pelas labaredas. Narração de Marcelo Tas. Curitiba: Nossa Cultura, CD MP3 (10 h.), estéreo. Resumo: Ao ouvir falar que seu namorado, quando criança, tinha visto um verme emergir da pele de sua mãe, David Sedaris comenta consigo mesmo, logo no primeiro texto de "Engolido pelas Labaredas": Se eu fosse criança e visse uma coisa saindo de um buraco na perna da minha mãe, procuraria o orfanato mais próximo e me ofereceria para adoção. Maior fenômeno da literatura humorística dos Estados Unidos nos últimos anos, Sedaris nos mostra mais uma vez sua habilidade em transformar a vida cotidiana numa aventura hilariante. CAVALCANTI FILHO, José Paulo. Fernando Pessoa: uma quase autobiografia. Narração de Silio Boccanera, Ricardo Pereira. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (10 h. 30 min.), estéreo. Resumo: "Fernando Pessoa: uma quase autobiografia" é uma obra sobre as muitas personas assumidas pelo poeta português. José Paulo Cavalcanti procurou revelar com detalhes os heterônimos que habitaram o imaginário e a escrita de Fernando Pessoa, apresentando a produção e as origens de cada um deles. O autor buscou saber quem foi o homem Fernando Pessoa, como ele vivia, com quem se relacionava e quem foram as personas que ganharam vida com ele. A obra é chamada de 'quase' autobiografia, pois foram utilizadas centenas de frases e citações do poeta, mas também contém depoimentos de pessoas que conviveram com ele e contribuições do próprio autor. Narrado pelo jornalista Silio Boccanera e tendo como voz de Fernando Pessoa o renomado ator português Ricardo Pereira, este audiolivro traz ainda duas faixas bônus: Ferreira Gullar, um dos mais importantes poetas brasileiros, nos presenteia com a leitura de algumas poesias de Fernando Pessoa, e o autor em conversa descontraída com Silio.

3 DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O grande inquisidor / Noites brancas. São Paulo: Universidade Falada, CD (4 h. 54 min.), estéreo. (Literatura estrangeira). Resumo: Dostoiévski nos leva, no profundo e complexo conto "O grande inquisidor" a imaginar uma nova vinda do Messias. Que retornaria no momento mais terrível para a humanidade: a Inquisição. A história retrata esta vinda de maneira insólita. O Messias, ao invés de ser tratado como o Salvador de Humanidade, é preso por ordens do Inquisidor, um velho de mais de noventa anos de idade, conhecido pela sua crueldade e intolerância. Durante a noite que precederia ao assassinato de Cristo, o Grande Inquisidor visita o Preso e ali trava um discurso assustadoramente emblemático, cujo final é marcado com uma atitude que suscita espanto e reflexão para muitos pensadores até hoje. São Petersburgo é, sem dúvida, uma das grandes personagens da literatura russa. E é assim que ela aparece na novela "Noites brancas" publicada em Durante uma das maravilhosas noites do verão de São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, dois jovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá, dando início a uma história carregada de fantasia, emoção e lirismo. Acompanha uma breve biografia do autor. FAIXA BÔNUS: "A árvore de Natal e um casamento", conto inédito do autor no formato audiolivro. BARROS, Manoel de. Manoel de Barros: por Pedro Paulo Rangel e Manoel de Barros. Narração de Pedro Paulo Rangel, Manoel de Barros. Rio de Janeiro: Luz da Cidade, CD (52 min.), estéreo. (Poesia falada, 8). Resumo: Neste CD encontramos poemas de vários livros Manoel de Barros, tais como "O livro das ignorãças", "Retrato do artista quando coisa", "O livro sobre o nada" e "Matéria de poesia", na voz de Pedro Paulo Rangel e do próprio poeta. Não poderia ter sido escolhido melhor voz e sensibilidade que a de Pedro Paulo Rangel para "corromper o silêncio das palavras" de Manoel de Barros, o poeta que enxerga o cheiro do sol. A intimidade do ator com o dizer nos restitui a paisagem de pequenas criaturas, do ínfimo que habita o quintal pantaneiro deste aventuroso Manoel desregulador da natureza. KAFKA, Franz. A metamorfose. Narração de Antônio Petrin. São Paulo: Universidade Falada, CD MP3 (2 h. 40 min.), estéreo. (Literatura estrangeira). Resumo: "A metamorfose" é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante o famoso Gregor Samsa transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana.

4 SABINO, Fernando. Seleta de Fernando Sabino. Narração de Ivam Cabral. São Paulo: Livro Falante, CD MP3 (2 h.), estéreo. Resumo: O audiolivro "Seleta de Fernando Sabino" inclui uma seleção de contos e crônicas do autor mineiro. Fernando Sabino é mestre em explorar o viés engraçado de situações do cotidiano, vividas por pessoas comuns. Assim acontece com o homem que se vê nu sem poder voltar para dentro do seu apartamento, o viajante que teme passar na alfândega com um produto eletrônico, o desembargador que recorre a inúmeros interlocutores para compensar seus lapsos de memória e muitos outros personagens que fazem parte destas histórias. Mas o melhor vem ao final de cada texto. Fernando Sabino nos deixa sempre um pensamento sobre o comportamento e a essência humana. Fernando Sabino foi muito além de escrever sobre os acontecimentos e os hábitos de seu tempo. Ele escreveu sobre a alma humana, com todas suas obviedades e contradições, sempre com graça, ironia e sagacidade. Filmes AS 200 crianças do Dr. Korczak. Direção de Andrzej Wajda. Polônia : Alemanha : Grã Bretanha, DVD (118 min.), NTSC, son., legendado, p&b. Resumo: O filme trata a vida do escritor, pedagogo e médico Janusz Korczak (pseudônimo de Henryk Goldszmit), que passa três anos com as crianças do orfanato no Gueto de Varsóvia durante a ocupação nazista na Polônia na Segunda Guerra Mundial. Em um esforço heroico, ele tenta garantir que seus tutelados tenham uma existência com o mínimo de dignidade. Korczak tenta separar as crianças do horror do dia a dia, organizando aulas e brincadeiras. Ao perceber que o pior está por vir, prepara uma peça de teatro baseada na obra de Rabindranath Tagore, que fala sobre a morte, achando que as crianças devem se acostumar com ela. Sua atitude na hora da maior prova assegurou-lhe um lugar imortal. O ANO em que meus pais saíram de férias. Direção de Cao Hamburger. Brasil, DVD (104 min.), NTSC, son., dolby digital, color. Resumo: O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma "estranha" e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus e italianos entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

5 BIRTH story: Ina May Gaskin and the Farm Midwives. Direção de Sara Lamm, Mary Wigmore. Estados Unidos, DVD (95 min.), NTSC, son., legendado, color. Resumo: O vencedor do prêmio do júri do 18º Festival de Cinema de Los Angeles "Birth story" conta sobre como Ina May Gaskin, criadora da The Farm (comunidade criada nos anos 70 com princípios do movimento hippie) revolucionou a ideia do parto fora de hospitais na sociedade americana. Até hoje Ina May Gaskin faz partos dentro de sua comunidade, diz ser a forma mais natural e sem danos tanto para a mãe quanto para o bebê e muitas mulheres procuram Ina May algumas semanas antes do parto para ela acompanhar as fases finais da gestação. A CAÇA. Direção de Thomas Vinterberg. Dinamarca : Suécia, DVD (115 min.), son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Um professor de jardim da infância é adorado pela população da pequena cidade em que vive. Participa dos grupos de caça (uma tradição local), é apoiado durante seu divórcio e tem amigos leais. Mas quando Klara, uma menina de 5 anos, filha de seu melhor amigo, confunde seus sentimentos pelo professor, tudo muda. A cidade inteira se coloca contra o professor, que é acusado de ter abusado sexualmente da criança. CLUBE dos cinco. Direção de John Hughes. Estados Unidos, DVD (97 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Cinco estudantes são obrigados a ficar de "castigo" e escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmos. Reticentes no começo e obrigados a perder o sábado para isso, os jovens aos poucos perceberão que cada um deles têm os seus sonhos, frustrações e histórias pra contar. E que todos eles podem ser tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo. CORDA bamba: história de uma menina equilibrista. Direção de Eduardo Goldenstein. Brasil, DVD (80 min.), NTSC, son., dolby digital, color. Resumo: Baseado no livro homônimo, de Lygia Bojunga, o longa "Corda bamba" conta a delicada história de uma menina de dez anos que precisa se adaptar a uma nova realidade. Filha de equilibristas, Maria nasceu em um circo no interior. Ela vai morar com a avó na cidade e não consegue se lembrar de seu passado. Da janela do seu quarto, ela atravessa sobre uma corda bamba para a dimensão do imaginário, onde irá recuperar sua memória.

6 O DIA que durou 21 Anos. Direção de Camilo Tavares. Brasil, DVD (77 min.), NTSC, son., dolby digital 2.0, color. Resumo: Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco. A EDUCAÇÃO de Pequena Árvore. Direção de Richard Friedenberg. Canadá, DVD (115 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital, color. (Paramount collection). Resumo: É a história de um menino que está crescendo e, como qualquer ser humano, procura seu lugar no mundo. Mas crescer, em qualquer época e sob qualquer circunstância, dói. Para Pequena Árvore, um menino cherokee, tribo indígena dos Estados Unidos, de oito anos, essa tarefa não será fácil. Sua vida numa árida cidade mineradora, durante a Depressão americana na década de 30, oferece-lhe poucos prazeres. Depois de perder os pais, ele vai morar com seus avós paternos numa floresta do Tennessee. Num ambiente mais carinhoso, ele reconhece, pela primeira vez, a beleza da natureza e a sabedoria da vida cherokee. A educação de Pequena Árvore está prestes a começar. LA EDUCACIÓN prohibida. Direção de Germán Doin, Verónica Guzzo. Argentina, DVD (145 min.), NTSC, son., legendado, color. Resumo: Germán Doin era um bom aluno de um colégio de classe média em Buenos Aires. Autodeclarado vítima da educação neoliberal da década de 90, viu seu país entrar em ebulição com os panelaços e com as frequentes crises econômicas. Aos 16, ouviu falar de uma escola sem provas. Com a sensibilidade formada nesse caldo, resolveu estudar cinema e educação. Aliando todos esses elementos, resolveu, aos 21 anos, partir em viagem pela América Latina. Em sua viagem, Germán conheceu mais de cem experiências e propostas educativas alternativas que, ao admitir a possibilidade da dúvida, começam a traçar caminhos para um mundo diferente. Após a pesquisa, passou a agregar contribuições de amigos e estabelecer parcerias. Trouxe sua companheira e colegas para a equipe do filme. Abriu o projeto para financiamento colaborativo em uma plataforma própria, pois ainda não existiam sites para isso. Em pouco tempo, A educação proibida tornou-se o primeiro filme feito na América do Sul por meio do crowdfunding.

7 ENSAIO sobre a cegueira. Direção de Fernando Meirelles. Brasil : Canadá : Japão, DVD (121 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Traz a história de uma inédita epidemia de cegueira inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal 'cegueira branca' - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifestase primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Baseado no romance de José Saramago. ESCOLA de bambu. Direção de Vinícius Zanotti. Brasil, DVD (15 min.), son., color. Resumo: Na periferia de Monróvia, capital da Libéria, país africano devastado por uma guerra civil entre os anos 1989 e 2003, Sabato Neufville ergueu uma escola com paredes de bambu e teto de folhas de zinco. No local, 160 crianças são alfabetizadas e adquirem noções de geografia, história, inglês e ciências. Como o país não conta com educação gratuita, este funcionário da ONU remunera do próprio bolso os professores da comunidade de Fendell. Este documentário, produzido durante uma convalescência por malária e febre tifoide, tem como objetivo ser o alicerce de um movimento em prol da construção de uma escola de alvenaria para aquelas crianças. Ele é uma síntese de ações voluntárias que mobilizam brasileiros das áreas de arquitetura, direito e comunicação que acreditam que a solidariedade não enxerga fronteiras. EU receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Direção de Beto Brant, Renato Ciasca. Brasil, DVD (100 min.), NTSC, son., dolby digital 5.1, color. Resumo: Cauby tem 40 anos, trabalha como fotógrafo e resolveu trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele encontra num lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia, mulher do pastor Ernani, homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no interior do país ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível, fazendo com que ele perdesse o controle da própria vida. Adaptação da obra de Marçal Aquino.

8 O FIM do recreio. Direção de Vinicius Mazzon, Nélio Spréa. Brasil, DVD (18 min.), son., color. Resumo: Vencedor da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis "O fim do recreio" conta a história das crianças de uma escola que se unem para mudar um projeto de lei que pretende acabar com o recreio escolar. O filme é protagonizado, em sua maioria, por alunos e professores "reais" da Escola Municipal Lauro Esmanhoto, em Curitiba, deixando o resultado final de braço dado com a realidade, mesmo sendo um produto de ficção. Os jurados justificaram a escolha do curta "pela sua inventiva construção narrativa que valoriza com humor, delicadeza e sensibilidade o ponto de vista da criança, protagonizando seus próprios dramas, sem perder a sua natureza espontânea". O MILAGRE de Anna Sullivan. Direção de Arthur Penn. Estados Unidos, DVD (106 min.), NTSC, son., legendado, mono, p&b. Resumo: Presa em uma assustador, solitário mundo de silêncio e escuridão desde a infância, a garota de 7 anos Helen Keller nunca chegou a ver o céu, escutar a voz de sua mãe, ou mesmo expressar seus mais profundos sentimentos. É então que chega Annie Sullivan, uma professora de 20 anos de idade vinda de Boston. Tendo apenas recentemente encontrado um novo caminho para sua vida, Annie consegue entrar em contato com Helen pelo poder do toque - a única ferramenta que elas têm em comum - e guia a sua corajosa pupila numa milagrosa jornada de medo e isolação para a felicidade e a luz. NA idade da inocência. Direção de François Truffaut. França, DVD (102 min.), NTSC/PAL, son., legendado, color. (Silver screen collection). Resumo: A transição entre infância e adolescência vista a partir de dois meninos, Patrick e Julien. Patrick é romântico, apaixonado pela mãe de seu colega Laurent e lhe envia flores. Ao mesmo tempo, cuida do pai que tem problemas físicos. O solitário Julien tem um lar conturbado, o que é refletido em seu comportamento. Com sensibilidade e humor, é mostrado o cotidiano desses dois rapazes com as amizades, a descoberta do amor, os relacionamentos com a família e com os professores. NA natureza selvagem. Direção de Sean Penn. Estados Unidos, DVD (148 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Inspirado na história real de Christopher McCandless, um jovem rapaz que abandona sua vida de conforto para buscar a liberdade pelos caminhos do mundo, um viagem que o leva ao Alasca selvagem e a um desafio supremo. Baseado no livro de Jon Krakauer.

9 NOTAS sobre um escândalo. Direção de Richard Eyre. Grã Bretanha, DVD (91 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Barbara Covett é uma professora solitária e dominadora, que controla com mão de ferro os alunos de uma decadente escola pública de Londres. Barbara vive solitária, não tendo amigos nem parentes. Sua vida muda quando a escola em que trabalha contrata Sheba Hart como a nova professora de artes. Sheba parece ser a amiga com que Barbara sempre sonhou, atenciosa e leal. Porém quando Sheba passa a se envolver com um de seus alunos mais jovens, esta amizade torna-se perigosa, pois Barbara ameaça revelar seu segredo para todos à sua volta. Baseado no romance de Zoë Heller. O PEQUENO traidor. Direção de Lynn Roth. Israel : Estados Unidos, DVD (89 min.), NTSC, son., legendado, dolby digital 5.1, color. Resumo: Baseado no romance de Amós Oz, "Pantera no porão", o filme se passa na cidade da Palestina, em 1947, meses antes de Israel se tornar um estado independente. Proffy Liebowitz, é um garoto judeu de doze anos que almeja o dia em que as forças de ocupação inglesas deixem sua terra. Proffy e seus dois amigos estão sempre pensando em algum plano para aterrorizar os ingleses, até a noite em que é surpreendido na rua depois do toque de recolher pelo oficial inglês Dunlop. Em vez de prendê-lo, Dunlop leva o garoto até em casa e, nas semanas seguintes, os dois prováveis inimigos começam uma intensa amizade. Quando os amigos do menino um ida o pegam visitando o inimigo, contam às autoridades da cidade e Proffy é considerado publicamente como traidor. Essa experiência irá marcar sua vida para sempre... O VENTO será tua herança. Direção de Stanley Kramer. Estados Unidos, DVD (127 min.), NTSC, son., legendado, p&b. Resumo: O assunto da evolução versus a criação faz com que dois antagonistas se engalfinhem em uma batalha em defesa de suas crenças. O advogado Henry Drummond enfrenta o líder fundamentalista Matthew Harrison Brady no tribunal em uma pequena cidade do Tennessee durante o julgamento de um professor que esta sendo acusado por ter ensinado o Darwinismo. XINGU. Direção de Cao Hamburger. Brasil, DVD (103 min.), NTSC, son., dolby digital 5.1, color. Resumo: Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso,

10 resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil Central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuasão e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu. Baseado na obra "A marcha para o oeste", relato pessoal de Orlando Villas Bôas. Livros MURAKAMI, Haruki. 1Q84: livro 3: outubro-dezembro. Traduzido por Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Alfaguara, p. Resumo: Neste último volume da trilogia de Murakami, os protagonistas Tengo e Aomame continuam presos ao mundo paralelo de 1Q84, "onde coisas estranhas podem acontecer". Eles precisam escapar não só dessa terrível realidade alternativa, em que duas luas pairam no céu, mas também da ameaça do chamado Povo Pequenino e de um sinistro grupo religioso em busca de um acerto de contas. E terão em seu encalço um implacável detetive, que se aproxima cada vez mais do esconderijo de Aomame, enquanto desvenda a real conexão entre ela e Tengo. Conforme 1Q84 caminha para uma resolução, acompanhamos o incerto destino se fechar ao redor deles. Aomame e Tengo não sabem se finalmente irão se encontrar, ou se serão encontrados antes. BARNES, Julian. Altos voos e quedas livres. Traduzido por Léa S. Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, p. Resumo: O escritor inglês Julian Barnes parte dos primórdios do balonismo, tendo como ponto de partida as histórias do coronel inglês Fred Burnaby, da atriz francesa Sarah Bernhardt e do fotógrafo Félix Nadar, para chegar a um testemunho contundente sobre o luto. CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba: crônicas líricas e existenciais. Seleção de Flávio Pinheiro. Posfácio de Ivan Marques. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Exímio na ciência de aproximar a prosa da poesia em textos elegantes, leves e bem-humorados, nas crônicas de "O amor acaba" o mineiro radicado no Rio de Janeiro é menos o contador de causos do que o apóstolo da boa vida. Publicados quase sempre em jornais, são antes ensaios sobre a efemeridade do êxtase achado no cotidiano mais áspero do que narrativas sobre o Brasil dos anos 1950 e 60 ambiente que fomentou a bossa nova, o cinema novo, o futebol-arte e a arte da conversa fiada, expressa na geração que gerou, entre outros, Rubem Braga, Fernando Sabino, Antônio Maria e Drummond como luminares deste gênero tão preciso quanto fugidio: a crônica.

11 WOOLF, Virgínia. Ao farol. Traduzido por Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, p. Resumo: Considerado como um dos principais trabalhos da escritora inglesa Virginia Woolf, esta obra apresenta o cotidiano da família Ramsay e de seus amigos em sua casa de veraneio nas ilhas Hébridas, tendo como pano de fundo os acontecimentos e os traumas da Primeira Guerra Mundial. Escrito a partir de inúmeras perspectivas, alternando entre personagens e períodos de tempo com grande elegância poética, o romance não se centra em apenas uma trama, pelo contrário, apresenta um painel verbal sobre cada um dos membros da família, seus amigos e suas viagens à Escócia entre 1910 e 1920, desvendando as recordações de infância de seus personagens e como essas influenciaram suas relações na vida adulta. ENIA, Davide. Assim na terra. Traduzido por Federico Carotti, Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Alfaguara, p. Resumo: Com apenas nove anos, Davidù tem uma missão: conquistar o título de campeão italiano de boxe, o mesmo que tanto o pai quanto o tio deixaram escapar por pouco. O garoto é tímido, mas desde o início mostra uma garra e dedicação poucas vezes vista entre os iniciantes. Fora do ringue, a vida de Davidù é também uma luta constante para sobreviver à violência das ruas de Palermo. Em paralelo, conhecemos a história de Rosario, seu avô, que lutou na Segunda Guerra e conheceu a privação e o medo nos desertos da África. Ao entrelaçar estas histórias, "Assim na terra" compõe um panorama de três gerações de uma família siciliana e trata não só da guerra e do boxe, mas da amizade e do amor. MARIANO, Ana. Atado de ervas. 4. ed. Porto Alegre: L&PM, p. Resumo: O livro compõe um grande mosaico da vida campeira, do galpão de estância à sala de jantar, tendo como pano de fundo episódios reais do Rio Grande do Sul e do Brasil em meados do século XX. Figuras históricas como Getúlio Vargas e João Goulart - tratados como estancieiros amigos da família - surgem nas notícias de rádio, tempos de profundas mudanças no campo e na cidade. Em sua obra, a autora busca construir a trama, em que as vidas de muitos se somam para contar uma mesma história - como se vivia e morria em uma estância de um passado não tão distante, colocando em foco os modos de vida e o espírito da época.

12 SÁ, Xico. Big Jato. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Vale do Cariri, início da década de Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. O caminhão faz parte da vida do garoto sentado ao lado do motorista. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois. Em "Big Jato", o escritor e cronista Xico Sá cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. RESENDE, Otto Lara. Boca do inferno: contos. Posfácio de Augusto Massi. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Em "Boca do inferno", publicado originalmente em 1957, o autor traz à superfície os mais bem guardados baús dos porões da família mineira. As sete narrativas aqui reunidas têm como protagonistas meninos e meninas que, no fim da infância, são lançados de um momento para outro no conhecimento tenebroso das coisas. É sempre aí - na gruta sob a laje, no porão cheirando a mofo, no quarto quieto no meio da noite, no moinho solitário e monótono - que se dá a improvável revelação. ONDJAKI. Bom dia, camaradas: romance. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Uma Luanda dos anos 1980, nos tempos da guerra civil, com professores cubanos, escolas entoando hinos matinais e jovens de classe média é o cenário de "Bom dia, camaradas". Do universo do romance também fazem parte as lembranças dos cartões de abastecimento, as desigualdades sociais e os conflitos entre modernidade e tradição. Através do olhar lírico de um garoto, o leitor é levado a uma Angola que acabou de se tornar independente e é obrigada a repensar as regras sociais e a questionar as causas da desigualdade. Ondjaki nos conduz aos pequenos acontecimentos do cotidiano que mostram como é preciso mais que um decreto para que as mudanças de fato aconteçam. BARRETO, Lima. Os bruzundangas. São Paulo: FTD, p. (Grandes leituras). Resumo: Esta obra de Lima Barreto, publicada postumamente, em 1923, apresenta uma nação fictícia, Bruzundanga, onde ele teria residido. Em forma de crônicas, o autor apresenta de forma satírica esta nação, criticando os privilégios da nobreza, o poder das oligarquias rurais e as desigualdades sociais. A obra pertence ao Pré- Modernismo, período de transição entre a tradição literária do século XIX e o Modernismo. Os

13 escritores do Pré-Modernismo, já anunciam a grande temática que ocupará a primeira geração modernista: a redescoberta dos valores brasileiros, expressa por um nacionalismo que retoma a vertente regionalista da literatura de modo crítico. SEMPLE, Maria. Cadê você, Bernadette? Traduzido por André Czarnobai. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Bee concluiu seus estudos na Galer Street, uma escola liberal de Seattle, com as melhores notas, e tudo o que ela quer como presente de formatura é uma viagem à Antártida na companhia dos pais. Elgin é um pai ausente, mas genial: programador da Microsoft, tornou-se um rock star no mundo nerd por ter dado a quarta palestra mais vista no TED. O momento não poderia ser pior para se isolar no extremo sul do planeta. A mãe, Bernadette, já não aguenta a vida em Seattle e está à beira de um ataque de nervos. Poucos dias antes da viagem, ela desaparece, com medo do convívio social e de sentir enjoo durante a travessia da passagem de Drake. Bee fará tudo para encontrar a mãe, mas antes ela terá de descobrir quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem. OPENHEIM, Dora. Cartas lacradas: Rio de Janeiro: Record, p. Resumo: Em "Cartas lacradas", Michaela Varsano, judia italiana, filha de uma pobre costureira siciliana, entrelaça seu destino com uma das linhagens mais poderosas da Europa a família do barão Maurice de Hirsch. Quando o poderio dos Bourbons, na Sicília, é estremecido, Michaela muda-se para a Baviera e entra na vida dos Hirsch ao aceitar ser tutelada, aos 17 anos, pela baronesa Clara. Entre aulas e viagens, a bela, jovem e selvagem siciliana cruza as fronteiras de sua condição social ao apaixonar-se por Lucien, filho do barão, de uma forma que irá mudar a história. Com uma minuciosa pesquisa, o romance histórico "Cartas lacradas" é a estreia de Dora Openheim na ficção. LINDHOUT, Amanda; CORBETT, Sara. A casa do céu. Traduzido por Ivar Panazzolo. Ribeirão Preto: Novo Conceito, p. Resumo: Em agosto de 2008, a canadense Amanda Lindhout, então com 26 anos, viajou à Somália. Jornalista freelancer, queria visitar um acampamento em Mogadíscio, onde a médica Hawa Abdi, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, atendia 90 mil refugiados somalis que passavam fome e sede, longe do foco da grande mídia. O plano era ficar uma semana. Mas Amanda e o fotógrafo australiano Nigel Brennan, que a acompanhara, foram sequestrados por milicianos islâmicos somalis três dias depois de chegarem ao país. O que se seguiu foram 460 dias de sofrimento, violência física, sexual, e muitas incertezas...

14 KOHAN, Martín. Ciências morais. Traduzido por Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: María Teresa trabalha como inspetora do tradicionalíssimo Colégio Nacional de Buenos Aires. O regulamento interno, feito de proibições, parece se tornar ainda mais rígido pela atmosfera pesada que reina nos anos finais da ditadura militar argentina. Nesse ambiente claustrofóbico, destaca-se a figura do senhor Biasutto, chefe dos inspetores, vulto obscuro e autoritário. Para agradar a essa figura que lhe parece protetora e viril ao mesmo tempo, a inspetora dá o melhor de si na tarefa de controlar os desvios - reais ou imaginários - dos alunos. Num universo em que tudo é proibido e, por conseguinte, tudo é transgressão, María Teresa cai aos poucos numa espiral vertiginosa, feita de suspeita, vigilância, controle, mas também de curiosidade, perversão e prazer. Nesse trajeto e nesse colégio que é um microcosmo do país, María Teresa viverá - e viverá na própria carne - as vicissitudes e as tribulações da Argentina no ano de COUTO, Mia. A confissão da leoa. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Ataques de leões aterrorizam uma aldeia de Moçambique. Da capital do país, um experiente caçador é enviado à região para liquidar as feras. Ao chegar ao local ele se depara com um mundo mais complexo e ameaçador do que imaginava, no qual mito e realidade se entrelaçam. Narrado em primeira pessoa alternadamente por dois personagens o caçador e uma moradora da aldeia -, este romance desvenda aos poucos uma África profunda e sombria, onde o impulso rumo à liberdade e a uma vida digna é continuamente obstruído por práticas ancestrais de opressão política, social e sexual. RIVERA LETELIER, Hernán. A contadora de filmes. Traduzido por Eric Nepomuceno. São Paulo: Cosac Naify, p. Resumo: No final dos anos 50 em um povoado no deserto de Atacama, Maria Margarita é a filha menor de uma família de mineiros, para quem a sessão de cinema dos domingos única diversão do povoado é ocasião para descobrir a última obra-prima de Chaplin, as tramas lacrimejantes dos filmes mexicanos, a saia esvoaçante de Marilyn Monroe ou as novas aventuras de John Wayne. Um acidente de trabalho sofrido pelo pai corta a renda familiar pela metade, e um só dos filhos será escolhido para ir ao cinema aos domingos. A missão é contar a história do filme para o resto da família. E, na espécie de concurso promovido pelo pai, Maria Margarita é quem se sai melhor e descobre o talento que tem para narrar.

15 CARRIÈRE, Jean-Claude. Contos filosóficos do mundo inteiro. Traduzido por Cordelia Magalhães. Rio de Janeiro: Ediouro, p. Resumo: Jean-Claude Carrière compilou, por mais de dez anos, contos dos mais diferentes povos. São centenas de pequenas histórias, quase todas anônimas, extraídas das mais diversas tradições. Há anedotas judaicas, parábolas árabes, passagens de evangelhos apócrifos, "koans" zen-budistas. São histórias que tocam nos pontos da interrogação humana, aguçando a curiosidade e a inquietude. Neste livro, o leitor verá que, em uma história, é difícil discernir o verdadeiro do inventado, uma vez que, algum tempo depois, o real e o imaginário se unem. CONRAD, Joseph. O coração das trevas. Traduzido por Fabio Cyrino. São Paulo: Landmark, p. Resumo: "O coração das trevas' trata das experiências do aventureiro Charles Marlow, um inglês que obteve uma posição junto a uma companhia de comércio belga como capitão de um barco fluvial a vapor nos territórios das colônias da África. Embora Joseph Conrad não identifique qual, provavelmente trata-se do grande e importante rio Congo. Marlow é contratado para transportar marfim rio abaixo. No entanto, a sua tarefa mais urgente é procurar e descobrir o paradeiro do senhor Kurtz, um dos mais famosos administradores dos entrepostos da colônia, cujo paradeiro e destino é ignorado por NETTEL, Guadalupe. O corpo em que nasci. Traduzido por Ronaldo Bressane. Posfácio de Juan Pablo Villalobos. Rio de Janeiro: Rocco, p. (Otra língua). Resumo: "O corpo em que nasci" é inspirado na infância da autora, indelevelmente marcada por um problema no olho direito e um permanente sentimento de inadequação, bem como pelo ambiente em que cresceu, nos anos 1970 e 80, caracterizado pelas tentativas de quebra de padrões e pelos regimes autoritários em todo continente sul-americano. Narrado em forma de solilóquio no divã de uma psicanalista neutra e invisível este é o romance de formação de Guadalupe Nettel. Ao desfiar suas memórias mais íntimas numa linguagem que às vezes soa como um relatório, Nettel se afasta da ideia de catarse e se aproxima de uma investigação de seu próprio território, este corpo que a localiza e a faz existir no mundo.

16 CUENCA, João Paulo. Corpo presente. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Tragado pelas noites, ofuscado pelo sol, o protagonista vive um presente contínuo e tenso em busca de sentimentos para sempre perdidos num mundo cínico demais, violento demais, sexualizado demais. Idealista a seu modo, busca a pureza lambuzando-se com as precariedades que a vida lhe oferece. Tal como os números primos que encimam os fragmentos do texto, os personagens de "Corpo presente" são divisíveis por eles mesmos e por um. O que João Paulo Cuenca propõe é um jogo de identidades sem vencedores ou perdedores, mas com uma regra rígida, a da escrita como forma de enfrentar a vida. NAIPAUL, V. S. Uma curva no rio. Traduzido por Carlos Graieb. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Em "Uma curva no rio" (1979) Naipaul realiza uma jornada histórica ao coração do continente africano e examina o impacto da herança colonial e a fúria nacionalista dos povos da África após a independência. Com rigor e ironia o autor mostra as consequências das transformações pós-coloniais na pequena comunidade onde vive o narrador do livro, o comerciante Salim. Muçulmano e indiano, é duplamente estrangeiro num país que ainda não consolidou sua identidade depois que os colonizadores desocuparam o país. Sua condição étnica e social é privilegiada: ele registra, de um ponto de vista crítico, as transformações ocorridas na comunidade. SALGADO, Sebastião; FRANCQ, Isabelle. Da minha terra à Terra. Traduzido por Julia da Rosa Simões. São Paulo: Paralela, p., il. Resumo: Pela primeira vez, o maior fotojornalista do mundo conta sua história. As fotos de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Suas imagens em preto e branco já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor. Mas apesar das imagens de Sebastião Salgado já terem dado a volta ao mundo, sua história pessoal, as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico permaneciam ignoradas. Em "Da minha terra à Terra", é seu talento como narrador que surpreende. A autenticidade de um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade.

17 AMADO, Jorge. De como o mulato Porciúncula descarregou seu defunto. Ilustrado por Andrés Sandoval. São Paulo: Companhia das Letras, p., il. Resumo: Obra-prima dentre as narrativas breves de Jorge Amado, "De como o mulato Porciúncula descarregou seu defunto" foi publicado originalmente na revista Senhor, em 1959, e editado em livro apenas em 2004, numa coletânea de contos. Narrada justamente como conversa de bar, conta, a rigor, duas histórias. Uma oculta, a do taciturno Gringo, que mesmo depois de beber litros de cachaça não se dispunha a falar sobre a morte que carregava nas costas, segundo diziam. E a outra, que se desvela aos poucos, a do amor platônico entre o mulato Porciúncula e Maria do Véu, prostituta obcecada por casamentos que ele conhece em Salvador e que havia sido expulsa de casa a pauladas, aos quinze anos, depois de perder a virgindade com o filho. KRAUSZ, Luís Sérgio. Deserto. São Paulo: Benvirá, p. Resumo: Na década de 1970, um grupo de jovens brasileiros viaja a Israel para ajudar na colheita de frutas cítricas e aprender sobre a história do país. Os adolescentes dispunham de alguns dias de folga, mas estavam proibidos de viajar à Europa, onde um judeu jovem e ingênuo poderia ceder às tentações burguesas e se desviar do caminho do sionismo. Um deles transgride a interdição e viaja a Londres. Com esse enredo, vencedor do 2 Prêmio Benvirá de Literatura, Luis Krausz tece a história de famílias de judeus russos e do Império Austro-Húngaro, dispersas após a Primeira Guerra e início do nazismo. Nas suas andanças, o jovem viajante parece reatar os laços entre parentes de Israel, Inglaterra e Brasil. Mas ele sabe que o tempo, a distância e o esquecimento desfizeram esses laços para sempre. MONTES, Raphael. Dias perfeitos. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Téo é um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Num churrasco, Téo conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornarse roteirista de cinema. Téo fica viciado em Clarice: quer desvendar aquela menina diferente de todas que conheceu. Começa, então, a se aproximar de forma insistente. Diante das seguidas negativas, opta por uma atitude extrema. Elabora então um plano para conquistá-la: coloca-a sedada no banco carona de seu carro e inicia uma viagem pelas estradas do Rio de Janeiro. "Dias perfeitos" tem clima sombrio e claustrofóbico e personagens em tensão permanente. Angustiante e repleto de reviravoltas, o livro é uma história de amor obsessivo e paranoico.

18 RODRIGUES, Sérgio. O drible: romance. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Murilo Filho, um famoso cronista esportivo à beira da morte, desfia suas memórias da época de ouro do futebol enquanto tenta se reaproximar de seu único filho, Neto, com quem rompeu relações há mais de vinte anos. Entre os craques do passado que revivem em suas histórias está o fascinante Peralvo, jogador de talento literalmente mágico que poderia ter sido maior que Pelé. A tática de Murilo, porém, deixa buracos na defesa, nos quais Neto acaba por vislumbrar um terrível segredo de família enterrado nos porões da ditadura militar. Em seu terceiro romance, Sérgio Rodrigues empreende uma celebração, inédita em nossa literatura, do glorioso passado esportivo brasileiro. NORTHUP, Solomon. Doze anos de escravidão: narrativa de um cidadão de Nova York sequestrado em Washington em 1841 e resgatado em 1853 de uma plantação de algodão perto do rio Vermelho,... Traduzido por Caroline Chang. São Paulo: Penguin - Companhia das Letras, p. Resumo: Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos da história americana, Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Depois de liberto, Northup publicou o relato contundente de sua história, que se tornou um bestseller imediato. Hoje, 160 anos após a primeira edição, "Doze anos de escravidão" é reconhecido como uma narrativa de qualidades excepcionais. Para a crítica, o caráter especial do livro deve-se ao fato de o autor ter sido um homem culto que viveu duas vidas opostas, primeiro como cidadão livre e depois como escravo. FONTANE, Theodor. Effi Briest. Traduzido por Mário Frungillo. São Paulo: Estação Liberdade, p. Resumo: Escrita pelo mestre do realismo neorromântico alemão Theodor Fontane ( ), Effi Briest é a história de um adultério pela perspectiva feminina, ambientada na segunda metade do século XIX. A submissão às normas sociais na Brandemburgo da época faz a jovem Effi Briest sucumbir a um matrimônio indesejado. Seu marido, o barão Von Innstetten, tem o dobro de sua idade e é um burocrata mais preocupado em fazer carreira do que em agradar a sonhadora Effi. Longe da inocência, no entanto, ela não ignora que um homem como o barão possa lhe proporcionar uma vida de bonança e aparências. Enquanto Effi deseja desfrutar dos prazeres mundanos e ascender socialmente, Von Innstetten persegue suas ambições políticas e leva Effi a viver na pequena cidade de Kessin, onde ela passa, sozinha, dias de avassaladora monotonia. A vida insossa no interior e o relacionamento frio com um esposo pouco amoroso aproximam Effi de certas tentações,

19 personificadas, sobretudo, na figura de Crampas, um homem também casado e que ostenta uma reputação nada lisonjeira. OZ, Amós. Entre amigos. Traduzido por Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Composto de oito histórias interligadas, este livro de Amós Oz recria com precisão a realidade de um kibutz. Durante os anos 1950, no kibutz Ikhat, israelenses de diferentes origens e idades partilham um cotidiano de trabalho árduo e dedicado. O livro tem início com o solitário Tzvi Provizor, que se ocupa diligentemente dos jardins do kibutz, mas no tempo livre escuta o rádio e espalha com especial prazer notícias de tragédias e calamidades. E termina com os últimos dias do velho sobrevivente do Holocausto Martin Vanderberg, que acredita na abolição de todos os estados nacionais e numa fraternidade mundial e pacifista, coroada pelo uso do esperanto como idioma comum a todas as pessoas. Neste conjunto de narrativas interligadas, Amós Oz cria uma pequena comédia humana, que dá conta de dramas universais sem sair do kibutz Ikhat. GORDON, Noah. A escolha da Dra. Cole. Traduzido por Aulyde Soares Rodrigues. 3. ed. Rio de Janeiro: Rocco, p. Resumo: Com "A escolha da Dra. Cole", Noah Gordon encerra a trilogia iniciada com o lendário médico do século XI, Robert Jeremy Cole, herói de "O físico". A saga prosseguiu em "Xamã", que se passa nos EUA, no século XVIII. Neste livro, cuja ação transcorre no final do século XX, a herdeira do dom é Roberta Jeanne d'arc. A ela cabe enfrentar um dos grandes desafios das mulheres de seu tempo; o direito de dispor sobre a própria vida e sobre o próprio corpo. ERBER, Laura. Esquilos de Pavlov. Rio de Janeiro: Alfaguara, p., il. Resumo: Ciprian Momolescu é um jovem romeno que vive de bolsas artísticas em peregrinação pela Europa. Enquanto narra a sua história, Ciprian redesenha os mitos familiares deixados para trás o pai, poeta frustrado, autor de livros infantis, a mãe hesitante, o avô decadente e todo um ambiente afetivo que se arma e desarma. Ao receber uma bolsa da obscura fundação Das Beckwerk, em Copenhague, ele se depara com artistas desencantados, estátuas profanadas e a figura fugidia da Senhora Pavlov, que fará a ele e a seus companheiros uma proposta ambígua, crucial, que acaba por revelar um inusitado caminho. Em "Esquilos de Pavlov", a artista visual e poeta Laura Erber entremeia a escrita do romance com uso de coleção de fotos que dialogam com a narrativa, criando uma intertextualidade entre a palavra e a imagem.

20 FITZGERALD, Zelda. Esta valsa é minha. Traduzido por Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, p. Resumo: Escrito num hospital psiquiátrico "Esta valsa é minha" (1932) - único romance da mulher de F. Scott Fitzgerald - é, ao mesmo tempo, um texto autobiográfico e um documento histórico, que fornece o retrato da uma época e da vida turbulenta de um dos casais mais fascinantes do século XX. Zelda reordena suas ideias por meio da personagem Alabama Knight: fala da infância à sombra de um pai austero, dos namoros e da adolescência no Sul dos EUA, no período entre guerras; fala da vida com um artista na era do jazz, da viagem à Europa e das festas regadas a muito álcool. Imagens inusitadas e a visão de um vazio cortante pontuam a narrativa de Zelda, uma mulher que, a exemplo de seu alter ego, jamais se conformou em ser apenas esposa de F. Scott Fitzgerald. YOUSAFZAI, Malala; LAMB, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. Traduzido por Caroline Chang et al. São Paulo: Companhia das Letras, p., il. Resumo: Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em outubro de 2012 ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. NEUMAN, Andrés. Falar sozinhos. Traduzido por Maria Alzira Brum Lemos. Rio de Janeiro: Alfaguara, p. Resumo: Lito tem 10 anos e sonha com caminhões. Quando se concentra com muita força, tem certeza de ser capaz de mudar as condições do tempo. Mario, seu pai, está doente e quer de todas as formas criar uma memória positiva, que fique para seu filho. Juntos, eles partem numa viagem decisiva, pela primeira vez e, quem sabe, a última. Elena, a mãe, obcecada com a ideia da perda, mergulha em uma aventura capaz de desafiar seus limites morais. E, viciada em livros, não deixa de se deparar com sua própria vida no que lê.

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

readquire a alegria de viver. O incrível universo do jardim fortalece a amizade entre as crianças e traz de volta o sorriso ao rosto do senhor Craven.

readquire a alegria de viver. O incrível universo do jardim fortalece a amizade entre as crianças e traz de volta o sorriso ao rosto do senhor Craven. O JARDIM SECRETO Introdução ao tema Mais que um simples romance sobre a descoberta de um lugar proibido, O jardim secreto revela o fascínio dos primeiros contatos com a natureza e a importância que ela

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Conhecendo-se O meu cônjuge o ser estranho Jörg Garbers Ms. de Teologia O que valoriza a mulher? Comunicação Dar e receber carinho e amor Sinceridade O que valoriza homem? Atividade em companhia Satisfação

Leia mais

Edison Mendes. A realidade de uma vida

Edison Mendes. A realidade de uma vida Edison Mendes A realidade de uma vida Rio de Janeiro Barra Livros 2014 Copyright 2014 by Edison Mendes Todos os direitos reservados à Barra Livros Proibida a reprodução desta obra, total ou parcialmente,

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Um na Estrada Caio Riter

Um na Estrada Caio Riter Um na Estrada Caio Riter PROJETO DE LEITURA 1 O autor Caio Riter nasceu em 24 de dezembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia

Leia mais

Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer.

Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer. CAPITULO 3 Ele não é o Homem que eu pensei que era. Ele é como é. Não se julga um Homem pela sua aparência.. Tudo tem um tempo. Uma hora para nascer e uma hora para morrer. Eu costumava saber como encontrar

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Duplo sentido e ironia / Maria Irma Hadler Coudry. Caro Aluno:

Duplo sentido e ironia / Maria Irma Hadler Coudry. Caro Aluno: 1 Caro Aluno: Essa atividade pós-exibição é a quinta, de um conjunto de 7 propostas, que têm por base o primeiro episódio do programa de vídeo Viagem ao cérebro. As atividades pós-exibição são compostas

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

A amizade abana o rabo

A amizade abana o rabo RESENHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: Marina relata, nessa história, seu encontro com cães especiais, que fazem parte de sua vida: Meiga, Maribel e Milord. A história

Leia mais

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PARTE 1 PROJETO DE LEITURA A PEDRA NO SAPATO DO HERÓI ORÍGENES LESSA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO 1. Conhecendo o autor...

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA

BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA 1 BROCANELLI, Cláudio Roberto. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENHA Francieli Nunes da Rosa 1 No livro Matthew Lipman: educação para o pensar

Leia mais

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A produção

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa Karla Giacomin, MD, PhD Roteiro Seminário Preâmbulo Envelhecimento ativo Cuidado Habilidades e competências Ferramentas da gestão 2003 Estatuto do

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

1948 É forçado a novo exílio, desta vez em Paris. 1949 É expulso da França e passa a morar na Checoeslováquia. 1951 Recebe em Moscovo o Prémio

1948 É forçado a novo exílio, desta vez em Paris. 1949 É expulso da França e passa a morar na Checoeslováquia. 1951 Recebe em Moscovo o Prémio B I B L I O T E C A Vida e Obra 1902 João Amado de Faria instala-se em Ilhéus, na zona do cacau, e casa, anos mais tarde, com a baiana Eulália Leal. 1912 Em 10 de Agosto nasce Jorge Amado. 1913 O «coronel»

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

O Almoço 1. Taísa SZABATURA 2 Laura SELIGMAN 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

O Almoço 1. Taísa SZABATURA 2 Laura SELIGMAN 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC O Almoço 1 Taísa SZABATURA 2 Laura SELIGMAN 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO "O Almoço" é crônica que aborda a realidade de um aposentado em uma cidade litorânea. Insipirada na música

Leia mais

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Atividade extra Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Questão 1 O canto das três raças, de Clara Nunes Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil Um lamento

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional.

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda. Eu fiquei

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

O professor como trabalhador cultural: a pedagogia pós-crítica na base da ação do professor-ator.

O professor como trabalhador cultural: a pedagogia pós-crítica na base da ação do professor-ator. A pedagogia pós-crítica na ação do professor-artista: a interação entre o pedagogo e o ator na sala de aula Heloise Baurich Vidor UDESC Palavras-chave: Professor-artista professor-personagem teatro na

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita Plano de Aula 23 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 17/08/2015 Horário: 20h as 21h Título: Allan Kardec: o codificador

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER

Crescer por dentro. compreender e caminhar rumo ao SER Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER 2 Crescer por dentro compreender e caminhar rumo ao SER Gita Lazarte Primeira Edição São Paulo 2011 3 4 Agradecimentos: A meus filhos Leonardo, Arturo

Leia mais

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Carnaval 2014 A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Nesta noite vamos fazer uma viagem! Vamos voltar a um tempo que nos fez e ainda nos faz feliz, porque afinal como

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO (Plano de Aula)

ROTEIRO DIÁRIO (Plano de Aula) ROTEIRO DIÁRIO (Plano de Aula) Componente Curricular: Ensino Religioso / 7º ano Ano Letivo: 2014 Professor Ministrante: Lúcia Clemeci Carga Horária: 5 horas/ aula Data: 02/ 07/2014 Aula: 03 Título: Crescimento

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

Leya Leituras Projeto de Leitura

Leya Leituras Projeto de Leitura Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: A árvore da vida Coleção: Aldeia Autor: Roni Wasiry Guará Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Professor da escola CFR Casa Familiar Rural,

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Reordenamento do acolhimento institucional através da formação

Reordenamento do acolhimento institucional através da formação Reordenamento do acolhimento institucional através da formação Uma mudança de cultura Formação - um novo formato A construção de uma metodologia Um processo grupal A construção de um conteúdo pelo grupo

Leia mais

Este trabalho é o relatório de uma visita de estudo das turmas do 6º A e 6º B da disciplina de Educação

Este trabalho é o relatório de uma visita de estudo das turmas do 6º A e 6º B da disciplina de Educação 2012 2013 Este trabalho é o relatório de uma visita de estudo das turmas do 6º A e 6º B da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, à Santa

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

eunice arruda - poesias alguns (poemas selecionados de eunice arruda)

eunice arruda - poesias alguns (poemas selecionados de eunice arruda) eunice arruda - poesias alguns (poemas selecionados de eunice arruda) propósito Viver pouco mas viver muito Ser todo o pensamento Toda a esperança Toda a alegria ou angústia mas ser Nunca morrer enquanto

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só esperando a sua boa vontade. Felipe tentou voltar a dormir,

Leia mais

O DOGMATISMO VINCULADO ÀS DROGAS RESUMO

O DOGMATISMO VINCULADO ÀS DROGAS RESUMO O DOGMATISMO VINCULADO ÀS DROGAS * Andrise Baierfuss Fazoli ** Luiz Fernandes Pavelacki RESUMO O artigo consta de uma breve apresentação sobre a atitude e o comportamento dogmático na realidade educacional

Leia mais