P.º n.º R.P.70/2012 SJC-CT Revogação de doação entre casados. Eficácia quanto a terceiros. PARECER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P.º n.º R.P.70/2012 SJC-CT Revogação de doação entre casados. Eficácia quanto a terceiros. PARECER"

Transcrição

1 P.º n.º R.P.70/2012 SJC-CT Revogação de doação entre casados. Eficácia quanto a terceiros. PARECER 1. Pela Ap. / foi pedida por G, advogado, na Conservatória do Registo Predial de, a aquisição do prédio descrito sob o nº da freguesia de concelho de e da fração autónoma E do prédio descrito sob o nº da freguesia de, concelho de, a favor da recorrente, casada com Joaquim, na separação de bens, tendo sido apresentada para titular o facto uma escritura de revogação de doações de 11 de maio de 2012, lavrada no Cartório Notarial da Notária L, sito em, outorgada pela recorrente. Os referidos prédio e fração autónoma encontravam-se definitivamente inscritos a favor do dito Joaquim pela Ap. /2011/01/19, por doação do indicado cônjuge, e inscritos provisoriamente por dúvidas 1 a favor de, Unipessoal, Lda pela Ap. /2012/02/03, por compra a àquele Joaquim A recorrente refere que pediu pela Ap. / que da inscrição de aquisição a favor de Joaquim passasse a constar que as doações eram livremente revogáveis, a todo o tempo, pedido esse que foi recusado pelo facto de a livre revogabilidade resultar da lei e não de convenção das partes. 2. Aquele registo foi lavrado provisoriamente por natureza nos termos do art. 92º/2/b) do Código do Registo Predial(CRP), por incompatibilidade com o referido registo de aquisição a favor de Unipessoal, Lda., tendo a notificação da qualificação a data de 30 de maio de No dia 14 de junho de 2012 foi interposto o presente recurso hierárquico (pela Ap. ), em extenso requerimento, onde se invocou e citou diversa doutrina, que aqui se dá por integralmente reproduzido, no qual, em breve síntese, se alegou que: a) O disposto no nº 1 do art. 1765º do Código Civil (CC), de livre revogabilidade das doações entre casados, sem necessidade de qualquer 1 Esta inscrição de aquisição foi entretanto convertida pela Conservatória do Registo Predial de... já depois de interposto o presente recurso, pela Ap. /2012/07/27.

2 justificação e sem possibilidade de renúncia ao direito de revogação, constitui exceção ao regime geral das doações constante dos artigos 940º a 979º do CC; b) A livre revogabilidade assenta num princípio de interesse e ordem pública, o qual se sobrepõe aos vários interesses privados em jogo, ainda que de terceiros, e é a expressão do equilíbrio entre dois valores, por um lado o de a doação poder ter caráter compensatório, até de natureza sucessória e, por outro, o da imutabilidade das convenções antenupciais; c) A livre revogabilidade constitui verdadeira condição resolutiva legal, pelo facto de ser irrenunciável e poder ser exercida a todo o tempo, mesmo após a morte do donatário, tendo consequentemente efeitos retroativos (art. 276º do CC) e tornando ineficazes quaisquer atos de disposição praticados pelo donatário( art. 274º/1 do CC); d) A ineficácia dos atos de disposição praticados pelo donatário opera automaticamente com a revogação e é oponível a terceiros, ainda que estes tenham o seu direito previamente registado, pois esses terceiros adquiriram um direito condicional; e) Assim, levadas a registo as revogações das doações, deviam ter sido canceladas as inscrições de aquisição a favor de Unipessoal, Lda. e efetuado definitivamente o registo de aquisição a favor da recorrente; f) A não ser assim, é possível a fraude a lei; g) No caso não se pode dizer que o terceiro esteja de boa fé, pois trata-se de sociedade unipessoal detida pelo donatário; h) Que os registos tidos por incompatíveis estão lavrados provisoriamente por dúvidas, pelo não se presume a propriedade a favor do sujeito ativo. 4. A senhora conservadora recorrida sustentou a qualificação impugnada nos seguintes termos: Todos os argumentos expendidos estão corretos e o registo a favor da doadora seria definitivo se não tivesse havido registo de alienação dos prédios a favor de terceiro. O artigo 1761º do Código Civil dispõe: «As doações entre casados regem-se pelas disposições desta secção e, subsidiariamente, pelas regras dos artigos 940º a 979».. A revogação da doação não afeta terceiros que hajam adquirido anteriormente direitos reais sobre os bens doados sem prejuízo das regras relativas ao registo(art.979º do Código Civil), o que significa que os direitos reais que tenham sido constituídos por terceiros e que se mostrem devidamente registados, como é o caso, têm que ser respeitados.

3 A doação não é anulada, mas sim objeto de revogação e esta não arrasta automaticamente a revogação dos atos subsequentes validamente registados ou cancelamento de todas e quaisquer inscrições. Se o prédio permanecesse na posse do donatário e sem qualquer encargo a revogação da doação tinha como consequência a aquisição a favor do doador. No caso em concreto o donatário já alienou os bens doados a terceiros. A revogação da doação não afeta a venda feita já que este ato está registado (artigo 6º do C.R.P.). Saneamento: O processo é o próprio, as partes legítimas, o recurso tempestivo, e inexistem questões prévias ou prejudiciais que obstem ao conhecimento do mérito. Pronúncia: 1. A questão em tabela reconduz-se a saber se o disposto no art. 979º do Código Civil (C.C.) 2 A revogação da doação não afeta terceiros que hajam adquirido, anteriormente à demanda, direitos reais sobre os bens doados, sem prejuízo das regras relativas ao registo; neste caso, porém, o donatário indemnizará o doador - se aplica ou não às doações entre casados, tendo em conta, por uma lado, que o art. 1761º dispõe que As doações entre casados regem-se pelas disposições desta secção e, subsidiariamente, pelas regras dos artigos 940º a 979º e, por outro, que o art º/1 dispõe que As doações entre casados podem a todo o tempo ser revogadas pelo doador, sem que lhe seja lícito renunciar a este direito. A qualificação impugnada, e sustentada, assenta numa resposta afirmativa defendendo-se o contrário na impugnação. 2. A revogação da doação por ingratidão do donatário (cfr. art.s 970º e 974º a 979º) a que se pode chamar regime comum da revogação do contrato de doação - não tem efeitos retroativos, ou seja, o efeito extintivo só opera ex nunc, sem prejuízo da retroação à data da propositura da ação. Os bens são restituídos ao doador no estado em que se encontrarem e, tendo sido alienados ou se não puderem ser restituídos em espécie por causa 2 Todas as disposições legais que daqui em diante se mencionarem sem indicação do respetivo diploma pertencem ao Código Civil (C.C.).

4 imputável ao donatário, são restituídos apenas pelo valor que tinham ao tempo em que foram alienados ou se verificou a impossibilidade da restituição. Relativamente a terceiros que hajam adquirido anteriormente à data da ação, os mesmos não são afetados pela extinção da doação, sem prejuízo das regras do registo, ou seja, relativamente a imóveis ou móveis sujeitos a registo, decorre do princípio da prioridade (art. 6º) que se a ação da revogação de doação for registada primeiro, o direito de revogação prevalece relativamente ao direito do terceiro. Para Pires de Lima e Antunes Varela 3, este regime de efeitos fica a meio termo entre a resolução e a obrigação de restituir fundada no enriquecimento sem causa. 3. Afastando-se daquele regime comum, e subsidiário, de revogação vinculada, o art. 1765º/1 prevê a livre revogabilidade, não carecendo o doador de motivar ou fundamentar a revogação; é o regime também designado por revogabilidade ad nutum( a um aceno ou a um sinal) ou ad libitum( a bel-prazer). À opção legal pela livre revogabilidade costuma a doutrina apontar as mesmas razões que estão na base da opção legal pelo regime da imutabilidade das convenções antenupciais e do regime de bens resultante da lei: fundamentalmente o risco de um dos cônjuges se aproveitar do ascendente psicológico sobre o outro e os interesses de terceiros. Como referem os autores anteriormente indicados 4, O facto de o Código português não ter enfileirado entre os diplomas que recusam validade às doações entre casados não significa que o legislador tenha omitido ou subestimado as razões que minam a força de tais liberalidades e que são, no fundo, as mesmas que fundamentam o princípio da imutabilidade das convenções antenupciais. 4. Não incluindo a Secção do CC que trata da doação entre casados qualquer disposição que se refira aos efeitos da revogação e sendo subsidiário o regime comum das doações, importa aferir se do facto de a revogabilidade ser livre e poder ser exercida a todo o tempo, sem que seja lícito ao doador renunciar a este direito, é possível retirar um sentido interpretativo que se traduza em dar por afastada a aplicação do regime dos art.s 978º 979º. 3 In Código Civil Anotado, Vol. II, 2ª Ed., pág Ob. Cit., Vol.IV, pág. 485.

5 Isto é: que natureza tem o regime da livre revogabilidade em relação à doação? Há que assinalar, desde logo, que se a intenção da lei foi conferir à livre revogabilidade da doação entre casados a natureza de condição resolutiva (legal), é admissível que se considere que expressou essa intenção de forma imperfeita, já que incluiu na remissão do art. 1761º as regras dos artigos 978º e 979º, das quais não resulta atribuída tal natureza à comum revogação da doação, sendo certo que a Secção relativa às doações entre casados é omissa quanto aos efeitos da revogação. Tal circunstância não deve, no entanto, ser dada à partida por determinante, já que pode vir a resultar dos restantes elementos interpretativos que foi efetivamente aquele o pensamento legislativo e que o mesmo é apesar dela suportado por um mínimo de correspondência verbal ( art. 9º/2 ), interpretando a remissão como tendo caráter amplo e genérico, mediante a utilização da disposição inicial(art. 940º) e a disposição final( art. 979º) do Capítulo dedicado ao contrato de doação( Capítulo II, do Título II, do Livro II do CC). 5. Já na vigência do Código Civil de Seabra, cujo regime, nos pontos aqui mais pertinentes, transitou para o CC atual, a resposta dada à questão não era pacífica A Procuradoria-Geral da República, embora a propósito de questão fiscal - saber qual o momento da transmissão para efeitos de liquidação do imposto sobre sucessões e doações - abordou a questão nos seguintes termos: Esta revogabilidade funcionará dentro do negócio jurídico como condição resolutiva? Em rigor, não. É que a condição resolutiva é uma cláusula acessória dos negócios jurídicos que tem de ser introduzida pela vontade das partes 5, e nas doações entre casados o facto futuro e incerto revogação pelo doador deriva diretamente da lei. Nem sequer pode dizer-se, para o efeito de poder considerá-lo convencional, que os outorgantes tenham aderido ao regime da revogação estabelecido no art. 1181º 6, porque este é imperativo, não pode ser afastado por cláusula em contrário e é irrelevante estipulá-lo no contrato to de doação. 5 Art. 680º, hoje art. 270º. 6 Hoje art. 1765º.

6 Também não constitui uma conditio juris, porque ficando a doação imediatamente perfeita e operando-se ipso facto a transmissão dos bens doados, a revogação não é um pressuposto da existência da doação. ( ) Também não se está perante uma condição meramente potestativa, apesar de a revogação depender inteiramente do arbítrio do doador, porque nem a existência nem sequer a eficácia imediata do contrato ficam em suspenso. Esta impossibilidade de integrar a revogabilidade nos quadros clássicos das cláusulas acessórias dos negócios jurídicos ou das conditiones júris não impede que a aproximemos das condições resolutivas, na medida e só na medida em que estamos perante uma produção imediata de efeitos transferência dos bens para o donatário sujeita a haver-se por desfeita desde um facto futuro e incerto dependente da vontade do doador. ( ) Trata-se efetivamente de um regime especial cujos efeitos coincidem com os das condições resolutivas. O parecer dava por afastada a aplicação do regime comum da revogação da doação e, embora não atribuísse ao regime da revogabilidade das doações entre casados a natureza de condição resolutiva em sentido próprio, conferia-lhe os mesmos efeitos Já Cunha Gonçalves 7 considerava que ( ) a) o exercício da faculdade de revogação não é uma condição resolutiva propriamente dita, porque não é por efeito da convenção que as cousas regressam à situção anterior; é por efeito da lei, inspirada em motivos de ordem pública; b( )nos termos do art. 16º 8, sendo omissa a lei, temos de recorrer a casos análogos nela previstos; e, no presente caso, a analogia encontra-se nos ars. 1484º e 1485º 9, que tratam da revogação da doação em casos especiais, que estão compreendidos na amplitude do art. 1181º, e não no art. 680º, que só trata da condição resolutiva convencionada, antecipadamente aceite pelo contraente que a estipulou, enquanto que o donatário nunca espera a surpresa da revogação do benefício que lhe fora feito. Ao contrário do indicado parecer, este autor retirava da natureza imprópria da condição resolutiva, por falta de convenção, a inaplicabilidade do 7 In Tratado de Direito Civil, Vol. VI, pág Hoje art. 10º. 9 Hoje artigos 978º e 979º.

7 regime de efeitos da condição resolutiva (própria), dando por aplicável o regime comum da revogação da doação. 6. Já na vigência do atual CC, a questão é igualmente controvertida Pires de Lima e Antunes Varela 10 retiram da referida inexistência de norma própria e da consideração de que não há nenhuma razão suficientemente forte para impedir que à revogação livremente exercida pelo doador no caso da doação entre cônjuges, se apliquem as normas definidoras das efeitos da revogação vinculada, quanto ao comum das doações, o entendimento de que se aplica, em princípio, o regime constante dos artigos 978º e 979º Diverso é o entendimento de Francisco Pereira Coelho e Guilherme de Oliveira, 11 que defendem que ( ) pode dizer-se que as doações entre cônjuges produzem imediatamente os seus efeitos mas estes ficam dependentes de uma condição resolutiva legal (a revogação pelo doador), cuja verificação opera retroactivamente, de um modo geral. Um regime em face do qual se vê bem como é precária, na verdade a situação do donatário nas doações entre cônjuges: revogada a doação, a qualquer tempo, os bens doados revertem para o doador livres de quaisquer encargos que o donatário tenha constituído sobre eles. 7. Como já realçamos, a letra da norma remissiva (art.1761º), conjugada com a ausência de norma própria que expressamente se refira aos efeitos da revogação da doação entre casados, parece à partida apontar no sentido de dar por aplicável o regime comum da revogação da doação. A divergência doutrinal que, de forma não esgotante, procurámos evidenciar, permite perceber como é complicada a tarefa de dar resposta à questão em tabela, a qual passa nomeada e necessariamente por averiguar do sentido que emana das normas que, embora não se referindo expressamente àqueles efeitos, constituem especificidade em relação ao regime da doação a estranhos Como ponto de partida, importa referir que não existe norma que dê a doação entre casados por incondicionável, nem da sua natureza resulta incompatibilidade com a incerteza da sua eficácia, que impeçam as partes de a condicionar resolutivamente, para efeito do disposto no art. 270º. E se resultar da lei que a doação entre casados fica condicionada resolutivamente pela incerteza de futura revogação pelo doador? Deixará a doação 10 Ob. cit., Vol. IV, pág In Curso de Direito de Família, Vol. I, 2ª Ed., pág. 462.

8 de ficar condicionada pelo facto de doador e donatário não o terem expressamente convencionado? Isto é, se for de se considerar que a livre revogabilidade é pressuposto legal (conditio iuris 12 ) da celebração de doação entre casados, como inequivocamente é, e que resulta da lei que a resolução dos efeitos da doação fica retroactivamente subordinada a essa revogação, estará impedida a consideração da mesma doação como condicional, pelo facto de as partes não o terem convencionado? Afigura-se-nos que não; a livre revogabilidade será pressuposto da celebração do contrato o que assegura o mínimo de convencional - e assumirá simultaneamente natureza resolutiva( legal). Mesmo que se entenda que aquele mínimo não permite considerá-la uma condição em sentido próprio, isso só por si não impedirá que se lhe atribuam os mesmos efeitos. Pacífico é o facto de que a livre revogabilidade não constitui condição suspensiva do contrato de doação Como referem alguns autores 13, as doações entre casados perderam grande parte da sua utilidade, a partir do momento em que o cônjuge passou a ser herdeiro legitimário, na mesma classe que os descendentes, já que anteriormente, porque assim não acontecia, elas visavam sobretudo efeitos quase sucessórios. A finalidade remuneratória ou compensatória é igualmente apontada pela doutrina como motivação da opção legal da admissibilidade das doações entre casados, em desfavor do que imporia o princípio da imutabilidade das convenções antenupciais e do regime de bens resultante da lei. Mas a lei procurou compensar aquela cedência, com a consagração de um regime de extinção totalmente distinto do regime comum das doações, determinando a livre revogabilidade, a todo o tempo, por parte do doador, o qual não pode renunciar a esse direito (art. 1765º), e prevendo casos de caducidade da doação (art. 1766º). 12 Heinrich Ewald Hörster, In A Parte Geral do Código Civil Português, vol. I, pág.491, refere que: A condição é uma elemento querido pelas partes, acrescentado ao negócio. Por ser voluntária, ela distingue-se das «condições legais» ( conditio iuris) que não são condições verdadeiras, mas exigências da lei como pressupostos para a verificação de determinados efeitos jurídicos( ver, por ex. os arts 687º e 1669º). 13 V.g. Rita Lobo Xavier, in Limites À Autonomia Privada Na Disciplina Das Relações Patrimoniais Entre Os Cônjuges, pág.s 207 e 208.

9 A morte do doador é o limite temporal de exercício do direito da revogação, já que o mesmo não se transmite aos seus herdeiros. Falecendo o donatário antes do doador, a doação só não caduca se for confirmada por aquele no prazo legalmente previsto. Se o casamento for declarado nulo ou for anulado ou se for dissolvido por divórcio ou separação judicial de pessoas e bens por culpa do donatário a doação caduca. No caso da doação comum a revogação é vinculada (por ingratidão) e o direito de revogação tem que ser exercido judicialmente e dentro de determinado prazo (art. 976º) e não está prevista a caducidade do contrato Afigura-se-nos, naturalmente com dúvidas, ser de acompanhar a indicada doutrina de Francisco Pereira Coelho e Guilherme de Oliveira 14 - que, no fundo (no plano dos efeitos, já não no dos conceitos) já tinha sido a defendida no mencionado parecer da Procuradoria Geral da República, na vigência do Código Civil de Seabra -, no sentido de que se trata de uma condição resolutiva (legal), potestativa O registo de aquisição causado por negócio jurídico sujeito a condição resolutiva não pode omitir a existência da condição, porque a isso obriga o efeito da verificação da condição quanto a terceiros, conjugado com a finalidade conferida por lei ao registo predial, da qual decorrem os princípio da oponibilidade a terceiros, da presunção e da prioridade (art.s 1º, 5º, 6º e 7º do Código do Registo Predial(C.R.P.)). O registo da condição resolutiva própria (cláusula resolutiva) está previsto no art. 94º/b) do C.R.P.. In casu trata-se de condição resolutiva imposta por lei (condição resolutiva legal), compreendida no regime legal da doação entre casados, situação que não cabe na previsão do dito art. 94º, cabendo ao registo publicitar que se tratou dessa 14 Os quais, coerentemente com a natureza que atribuem à livre revogabilidade, defendem a invalidade de cláusula de não rectroactividade da revogação( ob. e local cit.). 15 Utilizando uma das classificações das condições utilizadas por Mota Pinto, in Teoria geral do Direito Civil, 4ª ed., pág.565, subdividindo-as em potestativas, casuais e mistas.

10 subespécie do contrato de doação, sendo suficiente que traduza essa circunstância 16. No mesmo sentido se pronunciou a recorrente, alegando que decorrendo a livre revogabilidade imperativamente da lei, o terceiro adquirente de um imóvel anteriormente adquirido por quem o recebeu do seu cônjuge, sabe que está a adquirir um direito que pode a todo tempo ser revogado ( ) porque é público que esse imóvel foi adquirido por doação entre casados, publicidade essa dada pelo registo, não podendo invocar a seu favor a ignorância ou má interpretação da lei (art.6º do Código Civil). Mas terá sido na convicção de que não bastaria a menção do estado civil no registo de aquisição efetuado com base na doação que num dado momento (antes da revogação e precisamente na data em que o donatário vendeu o prédio e a fração autónoma à sociedade unipessoal) a recorrente pediu alteração da inscrição, no sentido de publicitar o regime da livre revogabilidade, a qual veio a ser recusada (cfr. último parágrafo do ponto 1 do relatório supra), com o argumento de que esse regime decorre da lei. Acontece que para a recorrida o regime que decorre da lei é um e para a recorrente é outro, e daí a impugnação da qualificação do registo como provisório por natureza. 9. Tratando-se, como defendemos, de uma doação sujeita a condição resolutiva (legal), a verificação da condição (revogação), com eficácia retroativa, é tabularmente traduzida no cancelamento da inscrição 17 a favor do donatário e não numa inscrição de aquisição, como foi pedido pela recorrente. Essa circunstância não deve, no entanto, constituir obstáculo à procedência da impugnação, assim como não o teria constituído à oportuna convolação do pedido; haverá agora que proceder à devida adequação, transformando o registo de aquisição em averbamento de cancelamento. 16 O que não quer dizer que consideremos má prática a de acrescentar a menção de que se trata de doação entre casados, permitindo uma mais imediata perceção do regime manifestado pela identificação dos sujeitos. Não acompanhamos, assim, Rita Lobo Xavier, ob. cit., pág, 619, que defende que o regime deve ser publicitado através da menção e registo do «ónus» da livre revogabilidade, entendimento a que falta cobertura legal, tanto no plano do direito substantivo como no do direito registral. dos Solos. 17 Cfr. Pº C.P. 31/97 DSJ-CT, in BRN nº 6/98(II), a propósito da reversão no âmbito da Lei

11 10. A eficácia retroativa da revogação não afeta unicamente o registo de aquisição a favor do donatário, mas também o registo de aquisição efetuado com base na venda feita, igualmente sob a mesma condição, pelo donatário a terceiro, ou seja o registo que determinou a qualificação desfavorável. Mas, a não poder (dever) ser oficiosamente cancelada a inscrição a favor do terceiro, existiria uma obstáculo no plano do princípio do trato sucessivo que nesta concreta manifestação mais rigorosamente se poderá designar por trato regressivo - já que com a procedência da impugnação retomaria vigência a inscrição a favor do doador e se manteria igualmente em vigor a inscrição de aquisição a favor daquele terceiro. Ora, afigura-se-nos que a especialidade da situação permite dá-la por incluída na previsão de oficiosidade do art. 97º/1 do C.R.P., ainda que esta norma se refira a registo oficioso de extinção de facto que acompanhe registo de aquisição ou mera posse, já que a primeira extinção tem o efeito de fazer ressurgir uma anterior inscrição de aquisição. Em consonância com o exposto, propomos a procedência da impugnação, retirando as seguintes Conclusões 1. A doação entre casados tem como pressuposto (conditio iuris) a livre revogabilidade, a todo o tempo da vida do doador, sendo a faculdade de revogação irrenunciável (art. 1765º do C.C.). 2. A existência daquele pressuposto e aquele regime de revogabilidade conferem à doação entre casados a natureza de negócio jurídico sujeito a condição resolutiva (legal), o que afasta a aplicação subsidiária (genericamente prevista no art. 1761º do C.C.) do regime da revogação de doação entre não casados, por ingratidão, previsto nos artigos 978º e 979º do C.C. e torna aplicável o regime dos art.s 274º a 276º do C.C..

12 3. A sujeição àquele regime legal da doação entre casados é registralmente manifestada pela conjugação da causa da aquisição com a identificação dos respetivos sujeitos como casados um com o outro. 4. Cabe na previsão do nº 1 do art. 97º do C.R.P. a extinção da aquisição a favor de terceiro, decorrente do registo de cancelamento da inscrição de aquisição a favor do donatário, efetuado com base na revogação da doação entre casados. Parecer aprovado em sessão do Conselho Técnico de 22 de novembro de Luís Manuel Nunes Martins, relator, António Manuel Fernandes Lopes, Isabel Ferreira Quelhas Geraldes, Maria Madalena Rodrigues Teixeira, José Ascenso Nunes da Maia. Este parecer foi homologado pelo Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo em

Pº R.P.135 136 /2009 SJC-CT-

Pº R.P.135 136 /2009 SJC-CT- Pº R.P.135 e 136 /2009 SJC-CT- (Im)possibilidade legal de incluir a cláusula de reversão dos bens doados em contrato de partilha em vida. DELIBERAçÃO Relatório 1. Os presentes recursos hierárquicos vêm

Leia mais

N/Referência: PROC.: C. Bm. 12/2014 STJ-CC Data de homologação: 15-05-2014. Relatório. Pronúncia

N/Referência: PROC.: C. Bm. 12/2014 STJ-CC Data de homologação: 15-05-2014. Relatório. Pronúncia N.º 26/ CC /2014 N/Referência: PROC.: C. Bm. 12/2014 STJ-CC Data de homologação: 15-05-2014 Consulente: Serviços Jurídicos. Assunto: Palavras-chave: Compra e venda entre cônjuges nulidade. Parâmetros da

Leia mais

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT

P.º R. P. 301/04 DSJ-CT P.º R. P. 301/04 DSJ-CT - Registo de hipoteca legal por dívidas à Segurança Social sobre bens dos gerentes da sociedade devedora. Documentos instrutórios : certidão comprovativa da dívida e cópia autenticada

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Do despacho de recusa foi interposto recurso hierárquico, cujos termos aqui se dão por integralmente reproduzidos.

DELIBERAÇÃO. Do despacho de recusa foi interposto recurso hierárquico, cujos termos aqui se dão por integralmente reproduzidos. Pº R.P. 16/2008 SJC-CT- Registo de hipoteca legal nos termos do artº 195º do CPPT Título Suficiência Despacho do Chefe de Serviço de Finanças competente que a requerimento do executado autorize a substituição

Leia mais

P.º R. P. 22/2009 SJC-CT-

P.º R. P. 22/2009 SJC-CT- P.º R. P. 22/2009 SJC-CT- Averbamento de rectificação da descrição quanto à área, fundado em erro de medição. Enquadramento do respectivo pedido na previsão legal do artigo 28.º-C do CRP ou no processo

Leia mais

Pº R.P.16/2005 DSJ-CT Usufruto Alienação conjunta, gratuita ou onerosa, por nu proprietário e usufrutuário Eficácia real Efeitos tabulares.

Pº R.P.16/2005 DSJ-CT Usufruto Alienação conjunta, gratuita ou onerosa, por nu proprietário e usufrutuário Eficácia real Efeitos tabulares. Pº R.P.16/2005 DSJ-CT Usufruto Alienação conjunta, gratuita ou onerosa, por nu proprietário e usufrutuário Eficácia real Efeitos tabulares. PARECER Registo a qualificar: Aquisição da fracção autónoma U1

Leia mais

DELIBERAÇÃO. Relatório:

DELIBERAÇÃO. Relatório: P.º n.º R. P. 234/2007DSJ-CT:Contrato de arrendamento comercial incidente sobre parte de prédio urbano, com duração superior a seis anos - Sua registabilidade. DELIBERAÇÃO Relatório: 1 Em 28 de Setembro

Leia mais

2- Com o devido respeito, esta é uma falsa questão. Senão vejamos:

2- Com o devido respeito, esta é uma falsa questão. Senão vejamos: Pº CP 3/06 DSJ-CT: Desjudicialização - Processo especial de justificação - Acção declarativa comum para reconhecimento do direito de propriedade - Competência material dos julgados de paz CONSULTA: Parecer

Leia mais

Pº C.P.51/2005 DSJ-CT-

Pº C.P.51/2005 DSJ-CT- Pº C.P.51/2005 DSJ-CT- Registo de propriedade horizontal antes de concluída a construção do prédio Existência da coisa objecto da propriedade horizontal - Conjunto imobiliário a executar por fases - Conclusão

Leia mais

- 1 - P.º n.º R.P. 22/2012 SJC-CT Registo de ação. Recusa. PARECER

- 1 - P.º n.º R.P. 22/2012 SJC-CT Registo de ação. Recusa. PARECER P.º n.º R.P. 22/2012 SJC-CT Registo de ação. Recusa. PARECER 1. Em ação de execução específica intentada contra C, Lda - titular inscrita do prédio descrito sob o nº da freguesia de, concelho de - J e

Leia mais

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc

Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc Ficha Informativa 3 Março 2015 Ordem dos Advogados Largo São Domingos 14-1º, 1169-060 Lisboa Tel.: 218823550 Fax: 218862403 odc@cg.oa.pt www.oa.pt/odc SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS Quais são os serviços

Leia mais

P.º 110.SJC.GCS/2010

P.º 110.SJC.GCS/2010 PARECER: DESPACHO: P.º 110.SJC.GCS/2010 ASSUNTO: Disposição transitória do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 20/2008, de 31 de Janeiro. 1. O Senhor Chefe do Gabinete de Sua Excelência, o Secretário de Estado

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

dinheiro respeitante à parte restante do preço pago nada se esclarece, sendo de presumir que pertença a ambos.

dinheiro respeitante à parte restante do preço pago nada se esclarece, sendo de presumir que pertença a ambos. P.º n.º R. P. 38/2012 SJC-CT Registos de aquisição titulados por escritura de doação efetuada por cônjuges casados entre si no regime de separação de bens. Indefinição da natureza dos bens transmitidos.

Leia mais

Assunto: Acção de divisão de coisa comum. Direito de preferência. Comproprietário.

Assunto: Acção de divisão de coisa comum. Direito de preferência. Comproprietário. Processo n.º 14/2012. Recurso jurisdicional em matéria cível. Recorrente: B. Recorrido: A. Assunto: Acção de divisão de coisa comum. Direito de preferência. Comproprietário. Coisa. Venda. Dação em cumprimento.

Leia mais

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida.

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 04 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Personalidade (continuação) 3. Extinção da personalidade:

Leia mais

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS QUESTÃO A autarquia pretende que a CCDR LVT se pronuncie relativamente à possibilidade de existência

Leia mais

Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência. Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou Fai e Viriato Manuel Pinheiro de Lima

Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência. Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou Fai e Viriato Manuel Pinheiro de Lima Processo n.º 78/2015 Recurso extraordinário para fixação de jurisprudência Recorrente: A Recorrido: Ministério Público Data da conferência: 13 de Janeiro de 2016 Juízes: Song Man Lei (Relatora), Sam Hou

Leia mais

2- Está prevista formação para os avaliadores externos?

2- Está prevista formação para os avaliadores externos? ADD algumas questões O Conselho das Escolas na sequência da reunião hoje ocorrida com o Senhor Diretor Geral da Administração Escolar e dois Assessores dos Senhores Secretários de Estado, sobre a operacionalização

Leia mais

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT

Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Pº C.Co.36/2012 SJC-CT Consulente: Registo Nacional de Pessoas Coletivas. Sumário: Publicação das alterações de estatutos das fundações com natureza de Instituições Particulares de Solidariedade Social(IPSS)

Leia mais

DIRETIVA n.º 3/2014. Novo Regime Jurídico do Processo de Inventário. A intervenção do Ministério Público

DIRETIVA n.º 3/2014. Novo Regime Jurídico do Processo de Inventário. A intervenção do Ministério Público DIRETIVA n.º 3/2014 Novo Regime Jurídico do Processo de Inventário. A intervenção do Ministério Público A entrada em vigor do Regime Jurídico do Processo de Inventário, aprovado pela Lei n.º 23/2013, de

Leia mais

RESERVA LEGAL E O REGISTRO IMÓVEIS

RESERVA LEGAL E O REGISTRO IMÓVEIS A RESERVA LEGAL E O REGISTRO DE IMÓVEIS Já escrevemos em outras ocasiões que nos imóveis rurais, a reserva legal não pode ser considerada apenas em percentual, para a sua averbação na matrícula do imóvel.

Leia mais

Recurso jurisdicional em matéria administrativa. Assunto: Apensação de recurso contencioso. Suspensão da eficácia do acto.

Recurso jurisdicional em matéria administrativa. Assunto: Apensação de recurso contencioso. Suspensão da eficácia do acto. Processo n.º 4/2016. Recurso jurisdicional em matéria administrativa. Recorrente: A Recorrido: Chefe do Executivo. Assunto: Apensação de recurso contencioso. Suspensão da eficácia do acto. Prejuízo de

Leia mais

Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby

Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Rugby Processo CJ n.º: 38/2015 Jogo: Recorrente Relator: GD Direito / CDUL (Campeonato da Divisão de Honra) Lino António Salema Noronha Tudela

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0715/09 Data do Acordão: 18-11-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO PENHORA GARANTIA REAL REGISTO TERCEIRO

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS

ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Mantido pelo acórdão nº 34/10, de 17/12/10, proferido no recurso nº 14/10 Não transitado em julgado ACÓRDÃO Nº 22 /2010 8.JUN/1ª S/SS Processo nº 187/2010 I OS FACTOS 1. O Município de Gondomar remeteu,

Leia mais

P.º n.º R.P. 113/2010 SJC-CT Locação financeira. Resolução do contrato. Cancelamento do registo. Título. PARECER

P.º n.º R.P. 113/2010 SJC-CT Locação financeira. Resolução do contrato. Cancelamento do registo. Título. PARECER 1 P.º n.º R.P. 113/2010 SJC-CT Locação financeira. Resolução do contrato. Cancelamento do registo. Título. PARECER 1. O... S.A. vem interpor recurso hierárquico da decisão de recusa do cancelamento de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0252/14 Data do Acordão: 23-04-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS IRS HIPOTECA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0347/13 Data do Acordão: 03-07-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16033 Nº do Documento: SA2201307030347

Leia mais

Julio Cesar Brandão. I - Introdução

Julio Cesar Brandão. I - Introdução DOAÇÃO: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOAÇÃO E AS CLÁUSULAS RESTRITIVAS DE INCOMUNICABILIDADE, INALIENABILIDADE E IMPENHORABILIDADE À LUZ DO NOVO CÓDIGO CIVIL Julio Cesar Brandão SUMÁRIO: I - Introdução.

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

PARECER N.º 18/CITE/2012. Assunto: Licença na situação de risco clínico e licença por maternidade Direito a férias Processo n.

PARECER N.º 18/CITE/2012. Assunto: Licença na situação de risco clínico e licença por maternidade Direito a férias Processo n. PARECER N.º 18/CITE/2012 Assunto: Licença na situação de risco clínico e licença por maternidade Direito a férias Processo n.º 155 QX/2009 I OBJETO 1.1. Em 17.03.2009, a CITE recebeu exposição referente

Leia mais

Tribunal de Contas. ACÓRDÃO N.º 2/2003 1.ª S/PL de 28 de Janeiro de 2003. R.O. n.º 20/02 Processo n.º 1779/2002 SUMÁRIO:

Tribunal de Contas. ACÓRDÃO N.º 2/2003 1.ª S/PL de 28 de Janeiro de 2003. R.O. n.º 20/02 Processo n.º 1779/2002 SUMÁRIO: ACÓRDÃO N.º 2/2003 1.ª S/PL de 28 de Janeiro de 2003 R.O. n.º 20/02 Processo n.º 1779/2002 CONTRATO DE ABERTURA DE CRÉDITO / ENCARGO FINANCEIRO / ENDIVIDAMENTO MUNICIPAL / DÉFICE PÚBLICO / MUNICÍPIO /

Leia mais

Assunto: Pedido de informação sobre a aplicação das regras de isenção de licenciamento das mensagens publicitárias.

Assunto: Pedido de informação sobre a aplicação das regras de isenção de licenciamento das mensagens publicitárias. N.ª Ref.ª: I/( )/13/CMP V.ª Ref.ª: I/( )/11/CMP Data: 13-02-2013 Assunto: Pedido de informação sobre a aplicação das regras de isenção de licenciamento das mensagens publicitárias. Enquadramento Factual

Leia mais

Parecer proferido no P.º R. P. 68/2013 STJ-CC

Parecer proferido no P.º R. P. 68/2013 STJ-CC Parecer proferido no P.º R. P. 68/2013 STJ-CC Recorrente: Carla Maria.., Advogada Recorrida: Conservatória do Registo Predial.. Sumário: Recusa de ato de registo em oposição a recusa de retificação Qualificação

Leia mais

A comunicação prévia no RJUE. Fernanda Paula Oliveira

A comunicação prévia no RJUE. Fernanda Paula Oliveira A comunicação prévia no RJUE Fernanda Paula Oliveira Considerações Preliminares Os instrumentos jurídico administrativos As concessões: ato jurídico que atribui ao particular a faculdade de exercer uma

Leia mais

MUNICIPIO DE REDONDO NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

MUNICIPIO DE REDONDO NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS NORMAS DE ALIENAÇÃO DE LOTES DA ZONA INDUSTRIAL DE REDONDO - 2ª FASE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente documento tem por objetivo o estabelecimento das regras e condições

Leia mais

PARECER N.º 78/CITE/2012

PARECER N.º 78/CITE/2012 PARECER N.º 78/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora puérpera, por extinção do posto de trabalho, nos termos do n.º 1 e da alínea c) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho,

Leia mais

Mais informações e atualizações desta obra em www.homepagejuridica.net

Mais informações e atualizações desta obra em www.homepagejuridica.net Título: Registo de Pessoas Jurídicas Canónicas Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt N.º de Páginas: 12 páginas Formato: PDF (Portable Document Format) Data de

Leia mais

Proc.º n.º C. Bm. 1/2012 SJC-CT

Proc.º n.º C. Bm. 1/2012 SJC-CT Proc.º n.º C. Bm. 1/2012 SJC-CT Sumário: Registo de veículo automóvel com reserva de propriedade a favor de sociedade comercial. Transmissão deste bem por efeito de fusão. Extinção da reserva de propriedade.

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA 16º; 14º; 1º; 3º; 8º; 23º; 30º - 1º; 2º; 5º; 6º; 20º.

FICHA DOUTRINÁRIA 16º; 14º; 1º; 3º; 8º; 23º; 30º - 1º; 2º; 5º; 6º; 20º. FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: RITI - CIVA 16º; 14º; 1º; 3º; 8º; 23º; 30º - 1º; 2º; 5º; 6º; 20º. Operações Triangulares Falsas Triangulares Localização de operações Aquisições Intracomunitárias

Leia mais

P.º R. P. 80/2009 SJC-CT-

P.º R. P. 80/2009 SJC-CT- P.º R. P. 80/2009 SJC-CT- Obrigação de registar Determinação do momento relevante para efeitos do cumprimento da obrigação de registar relativamente a acto cujo registo é promovido por via electrónica,

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 01241/09 Data do Acordão: 24-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO IRS MAIS VALIAS REINVESTIMENTO EMPRÉSTIMO

Leia mais

ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA

ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA (Até às alterações do Decreto Lei n.º 38/2003, de 08 de Março) ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA CAPÍTULO I Artigo 1.º Convenção de arbitragem 1 - Desde que por lei especial não esteja submetido exclusivamente a tribunal

Leia mais

P.º R.P. 67/2009 SJC-CT

P.º R.P. 67/2009 SJC-CT P.º R.P. 67/2009 SJC-CT Escritura pública versus documento particular autenticado e depositado electronicamente Compra e venda Documento particular outorgado e assinado pelas partes e por solicitador Recusa

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º Operações imobiliárias - Aplicação do modelo contratual de "Office Centre" Processo: nº 3778, despacho do SDG dos Impostos,

Leia mais

PARECER N.º 40/CITE/2012

PARECER N.º 40/CITE/2012 PARECER N.º 40/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio ao despedimento de trabalhadora puérpera, por extinção do posto de trabalho, nos termos do n.º 1 e da alínea c) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho,

Leia mais

Para além da factualidade contida em I., considera-se assente, com relevância, os seguintes factos:

Para além da factualidade contida em I., considera-se assente, com relevância, os seguintes factos: Transitado em julgado ACÓRDÃO N.º 16/2014-03/06/2014 1ª SECÇÃO/SS PROCESSO N.º 1015 e 1059/2013 I. RELATÓRIO O Município de Cabeceiras de Basto remeteu a este Tribunal e para efeitos de fiscalização prévia

Leia mais

I - Regime de contabilidade de caixa. 1. Âmbito de aplicação. (artigo 1º do regime)

I - Regime de contabilidade de caixa. 1. Âmbito de aplicação. (artigo 1º do regime) Classificação: 020.01.10 Segurança: Processo: 2013 004333 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA DO IVA - GABINETE DO Of.Circulado N.º: 30150/2013 2013-08-30 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004 407

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA Artigo: 18º

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA Artigo: 18º Diploma: CIVA Artigo: 18º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Isenções Coop. de Serviços - Impossibilidade de aplicação da al. 21) do art. 9º Processo: nº 4185, por despacho de.., do SDG do IVA, por delegação do

Leia mais

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 1911/2015 Requerente: João Requerida: SA 1. Relatório 1.1. A requerente, alegando anomalias no funcionamento de computador portátil que comprou à requerida, pediu, inicialmente, a sua substituição

Leia mais

DA DOAÇÃO. É o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens e vantagens para o de outra

DA DOAÇÃO. É o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens e vantagens para o de outra DAS VÁRIAS ESPÉCIES DE CONTRATO DA DOAÇÃO É o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens e vantagens para o de outra Unilateral, porque envolve prestação de uma só das

Leia mais

Ilmos. Srs. VICAE VIÁRIO CONSTRUÇÕES, ARQUITETURA E EMPREEN-DIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. Av. Presidente Vargas nº 791 14401-110 - Franca - SP

Ilmos. Srs. VICAE VIÁRIO CONSTRUÇÕES, ARQUITETURA E EMPREEN-DIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. Av. Presidente Vargas nº 791 14401-110 - Franca - SP DEFINE A FUNÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS E A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CRECI DE JURÍDICA ADMINISTRADORA DE IMÓVEIS Ilmos. Srs. VICAE VIÁRIO CONSTRUÇÕES, ARQUITETURA E EMPREEN-DIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Departamento Jurídico Sector Jurídico e de Contencioso

Departamento Jurídico Sector Jurídico e de Contencioso Pº 782.DJ.SJC.GCS/2011 ASSUNTO: PEDIDO DE REUNIÃO CONSULTA DE REGISTOS PARA FINS INVESTIGAÇÃO. SUMÁRIO: 1- De um registo em suporte papel que foi informatizado pode o conservador autorizar a emissão de

Leia mais

Processo de arbitragem. Sentença

Processo de arbitragem. Sentença Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 140/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 140/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 140/XII Exposição de Motivos A reorganização dos sectores das águas e dos resíduos é um dos grandes desafios a que o Governo se propõe, em vista da resolução de problemas ambientais

Leia mais

Formulários FOLHA DE ROSTO

Formulários FOLHA DE ROSTO Formulários FOLHA DE ROSTO 36) SOU UM EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL E NÃO DISPONHO DE CONTABILIDADE ORGANIZADA, ESTOU SUJEITO À ENTREGA DA IES/DA? Sim, se no exercício da sua atividade, procedeu à liquidação

Leia mais

26-09-12 - Reversão fiscal em caso de insolvência

26-09-12 - Reversão fiscal em caso de insolvência 26-09-12 - Reversão fiscal em caso de insolvência Com vista à salvaguarda da igualdade entre os contribuintes, e de proteção do interesse público de cobrança dos créditos tributários por força da declaração

Leia mais

Município. Membros dos Gabinetes de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal e Vereação. Estatuto remuneratório

Município. Membros dos Gabinetes de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal e Vereação. Estatuto remuneratório Nota Informativa VI/2014 DSAJAL/DAJ Município maio Membros dos Gabinetes de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal e Vereação Estatuto remuneratório Quesito Os membros do Gabinete de Apoio ao Presidente

Leia mais

Processo nº 677/2014. Data: 15 de Janeiro de 2015. ASSUNTO: - Marca - Capacidade distintiva SUMÁ RIO:

Processo nº 677/2014. Data: 15 de Janeiro de 2015. ASSUNTO: - Marca - Capacidade distintiva SUMÁ RIO: Processo nº 677/2014 (Autos de Recurso Civil e Laboral) Data: 15 de Janeiro de 2015 ASSUNTO: - Marca - Capacidade distintiva SUMÁ RIO: - A marca é um sinal distintivo de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Odontoprev S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Ordinária

Leia mais

No Site do Instituto de Registos e Notariado (www.irn.mj.pt) poderão obter se os Contactos dos Serviços de Registo Predial.

No Site do Instituto de Registos e Notariado (www.irn.mj.pt) poderão obter se os Contactos dos Serviços de Registo Predial. VAI PERMUTAR A SUA CASA? PRESTE ATENÇÃO AO SEGUINTE! As normas da compra e venda são aplicáveis aos outros contratos onerosos pelos quais se alienam bens ou se estabeleçam encargos sobre eles, na medida

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO REGULAMENTO DAS PROVAS ORAIS DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO APROVADO PELO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA DA ORDEM DOS ADVOGADOS NO ÂMBITO DO REGULAMENTO N.º 52-A/2005 DO CONSELHO GERAL A formação e avaliação têm

Leia mais

formalizada por escritura pública de compra e venda, de 28 de Novembro de, entre a 1.ª Ré e os 2ºs Réus;

formalizada por escritura pública de compra e venda, de 28 de Novembro de, entre a 1.ª Ré e os 2ºs Réus; 1 Pº R. P. 170/2008 SJC-CT: Registo de acção de preferência pedido de cancelamento do registo de aquisição a favor do comprador e do registo de aquisição a favor de terceiro adquirente. DELIBERAÇÃO 1.

Leia mais

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO Recentemente foi publicado o Decreto-Lei n.º 220/2006 de 3 de Novembro, o qual alterou o quadro legal de reparação da eventualidade do desemprego dos trabalhadores por conta de outrem.

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 20/2002-MAR.12-1ªS/SS

ACÓRDÃO Nº 20/2002-MAR.12-1ªS/SS Mantido pelo acórdão nº 21/02, de 07/05/02, proferido no recurso nº 15/02 ACÓRDÃO Nº 20/2002-MAR.12-1ªS/SS Processo nº 3620/01 A Câmara Municipal de Ovar celebrou com a empresa Construções Carlos Pinho,

Leia mais

Procedimento n.º 09/2015/DGF-A. Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença

Procedimento n.º 09/2015/DGF-A. Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença Procedimento n.º 09/2015/DGF-A Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença Índice 1. Entidades... 3 2. Decisão de contratar e de autorização

Leia mais

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO PROGRAMA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO 12ª Classe 2º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO Área de Ciências Económico-Jurídicas Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Introdução ao Direito - 12ª Classe EDITORA: INIDE IMPRESSÃO:

Leia mais

AVISO PARA EXERCÍCIO DE DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO

AVISO PARA EXERCÍCIO DE DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO Sonae Indústria, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede Social: Lugar do Espido, Via Norte, na Maia Capital Social integralmente subscrito e realizado: 700.000.000 Matriculada na Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

DECRETO N.º 265/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 265/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 265/XII Aprova o regime de concessão de crédito bonificado à habitação a pessoa com deficiência e revoga os Decretos-Leis n.ºs 541/80, de 10 de novembro, e 98/86, de 17 de maio A Assembleia

Leia mais

PARECER. 3 O registo foi efectuado como provisório por dúvidas com base nos motivos a seguir transcritos:

PARECER. 3 O registo foi efectuado como provisório por dúvidas com base nos motivos a seguir transcritos: P.º n.º R.P. 222/2010 SJC-CT Partilha de herança. Natureza jurídica. Bem atribuído a herdeira casada no regime de comunhão de adquiridos. Natureza do bem. Pagamento de tornas à custa de dinheiro comum

Leia mais

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação

A posição deste Conselho vai expressa na seguinte. Deliberação P.º n.º C.P. 72/2010 SJC-CT Pedidos de registo dependentes formulados por via electrónica. Apresentação em diferentes Conservatórias. Inversão da ordem de anotação no Diário. Artigo 75.º, n.º 4 do Código

Leia mais

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações da Le Lis Blanc Deux Comércio e Confecções

Leia mais

ASSUNTO: Partilha por divórcio art.º 1790.º do Código Civil Impostos.

ASSUNTO: Partilha por divórcio art.º 1790.º do Código Civil Impostos. Proc.º n.º C. N. 20/2009 SJC CT ASSUNTO: Partilha por divórcio art.º 1790.º do Código Civil Impostos. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROBLEMA: O helpdesk do Balcão das Heranças e Divórcios com Partilha colocou

Leia mais

PARECER N.º 104/CITE/2014

PARECER N.º 104/CITE/2014 PARECER N.º 104/CITE/2014 Assunto: Parecer relativo a queixa sobre a recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível, pedido pela trabalhadora com responsabilidades familiares ao Laboratório,

Leia mais

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS RELATÓRIO Novembro 2011 Direito à protecção da Saúde I Apresentação do caso O Observatório dos Direitos Humanos recebeu uma denúncia efectuada por N., alegando para o

Leia mais

Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO:

Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: PN 4481.07-5; Ag: TC Matosinhos, 5º J (6183/06.9TBMTS) Ag.e: Totta Crédito Especializado, SA Instituição Financeira de Crédito, Rua Basílio Teles, 35, Lisboa 1 Agº: Ferseque, Sociedade de Construção e

Leia mais

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras)

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras) - REGIMENTO - Considerando que, a Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19.º, n.º 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de educação; Considerando

Leia mais

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho O Governo, cumprido o disposto nos artigos 4.º e seguintes da Lei n.º 16/79, de

Leia mais

Recomendação n.º 8 /B/2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril]

Recomendação n.º 8 /B/2004 [art.º 20.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 9/91, de 9 de Abril] Número: 8/B/2004 Data: 17-06-2004 Entidade visada: Ministra da Justiça Assunto: Código das Custas Judiciais Prazo de validade dos cheques. Decreto n.º 12 487, de 14 de Outubro de 1926 Prazo de reclamação

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

Processo n.º 365/2015 Data do acórdão: 2015-6-4

Processo n.º 365/2015 Data do acórdão: 2015-6-4 Processo n.º 365/2015 Data do acórdão: 2015-6-4 (Autos em recurso penal) Assuntos: toxicodependente suspensão de execução da pena de prisão maus resultados nos testes de urina rejeição voluntária do internamento

Leia mais

Assunto Audição do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) na 10ª Comissão de Segurança Social e Trabalho

Assunto Audição do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) na 10ª Comissão de Segurança Social e Trabalho Assunto: Audição do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) na 10ª Comissão de Segurança Social e Trabalho Parecer no âmbito do circuito legislativo das dezasseis (16) Propostas de Lei que adaptam

Leia mais

Juízes: Viriato Manuel Pinheiro de Lima (Relator), Song Man Lei e Sam Hou Fai. SUMÁRIO:

Juízes: Viriato Manuel Pinheiro de Lima (Relator), Song Man Lei e Sam Hou Fai. SUMÁRIO: . Recurso jurisdicional em matéria cível. Recorrentes: A, B e C. Recorrido: D. Assunto: Encargos normais da vida familiar. Data do Acórdão: 15 de Abril de 2015. Juízes: Viriato Manuel Pinheiro de Lima

Leia mais

ANÚNCIO PRELIMINAR DE LANÇAMENTO DE OFERTA PÚBLICA GERAL E OBRIGATÓRIA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES EMITIDAS PELA BRISA AUTOESTRADAS DE PORTUGAL, S.A.

ANÚNCIO PRELIMINAR DE LANÇAMENTO DE OFERTA PÚBLICA GERAL E OBRIGATÓRIA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES EMITIDAS PELA BRISA AUTOESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. ANÚNCIO PRELIMINAR DE LANÇAMENTO DE OFERTA PÚBLICA GERAL E OBRIGATÓRIA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES EMITIDAS PELA BRISA AUTOESTRADAS DE PORTUGAL, S.A. Nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 175.º,

Leia mais

PARECER N.º 1/CITE/2003

PARECER N.º 1/CITE/2003 PARECER N.º 1/CITE/2003 Assunto: Direito ao gozo da licença por maternidade, no caso de nascimento de nado-morto e morte de nado-vivo Processo n.º 56/2002 I - OBJECTO 1.1. Em 22 de Novembro de 2002, a

Leia mais

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Anne Karoline ÁVILA 1 RESUMO: A autora visa no presente trabalho analisar o instituto da consignação em pagamento e sua eficácia. Desta

Leia mais

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE 1. Introdução No dia 28 de maio de 2010 houve uma atualização na Resolução CFC 750/93 para a Resolução CFC 1282/10, com o intuito de assegurar a aplicação correta das normas

Leia mais

PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE

PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DA CONSTITUCIONALIDADE: R-638/00 (A6) DATA: 2000-04-06 Assunto: Motorista

Leia mais

As modalidades de contrato de trabalho admissíveis na administração local são: Contrato de trabalho com termo resolutivo: certo ou incerto;

As modalidades de contrato de trabalho admissíveis na administração local são: Contrato de trabalho com termo resolutivo: certo ou incerto; 10. PESSOAL A Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, veio estabelecer os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas. A relação jurídica de emprego

Leia mais

PARECER DA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE RELATIVO À PORTARIA N

PARECER DA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE RELATIVO À PORTARIA N PARECER DA ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE RELATIVO À PORTARIA N.º 347/2013, DE 28 DE NOVEMBRO, QUE ESTABELECE OS REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DAS UNIDADES PRIVADAS DE DIÁLISE

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO 1. Conceito: Este Plano consiste na outorga de opções de compra ou subscrição de ações aos executivos da MARCOPOLO S.A. e de suas

Leia mais