Apresenta: Apresentação: Thais F., Francine S. R. e Rita (acadêmicas) Orientação: Profa Dra.Patrícia A. Pinheiro Crenitte

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresenta: Apresentação: Thais F., Francine S. R. e Rita (acadêmicas) Orientação: Profa Dra.Patrícia A. Pinheiro Crenitte"

Transcrição

1 Apresenta: Apresentação: Thais F., Francine S. R. e Rita (acadêmicas) Orientação: Profa Dra.Patrícia A. Pinheiro Crenitte

2 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade É um distúrbio (condição crônica) neurocomportamental O mais comum na infância Rodhe (2004)

3 3% a 5% de crianças com idade escolar são portadoras de TDAH. O transtorno acomete mais meninos do que meninas em proporção de 3:1. (Rohde, 2000)

4 Fatores neurobiológicos: Ação desequilibrada do Sistema Nervoso Central (região frontal), causada por distúrbios dos neurotransmissores: noradrenalina e dopamina. responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. (Matos, 2005)

5 Fatores genéticos: Há uma consistente recorrência familiar genética para o TDAH É poligênica, por isso, envolve frequentemente outras anormalidades de conduta. Problemas familiares Podem agravar um quadro de TDAH, mas não causá-lo. Estudos: Complicações na gestação ou no parto (sofrimento fetal) Uso de álcool e nicotina na gestação

6 DESATENTO HIPERATIVO IMPULSIVO

7 DESATENTO (TDA) Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete por descuido em atividades escolares e outras. Não mantém atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra. Não segue instruções e não termina seus deveres. Tem dificuldades para organizar tarefas e atividades. Evita/reluta envolver-se em tarefas que exijam esforço constante. Distrai-se facilmente. Apresenta esquecimento de atividades diárias.

8 HIPERATIVO Agita as mãos ou os pés ou se remexe HIPERATIVO na cadeira Abandona sua cadeira em sala de aula ou em outra situações nas quais se espera que permaneça sentado Corre em demasia em situações onde isso é inapropriado Está a mil por hora ou, em muitas vezes, age como se estivesse a todo vapor Fala em demasia

9 IMPULSIVO Da respostas precipitadas antes das perguntas terem sido finalizadas Tem dificuldade para aguardar sua vez Interrompe ou se intromete em assuntos dos outros Deve estar fazendo sempre alguma coisa ou se agitando

10 Predomínio de sintomas de desatenção: Menor auto confiança Dificuldade em atividades de velocidade de processamento Baixo desempenho em leitura e compreensão Flutuação na aprendizagem Prejuízo acadêmico ( Willcut e Penington, 2000; Calson, 2002)

11 Predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade Inquietação Comportamento impulsivo ou desinibido Dificuldade em completar tarefas sequenciais Atividade excessiva Rejeição e impopularidade (Barkley,2008)

12 Combinado Maiores comprometimentos em funções executivas Maior numero de erros em atividades que necessitam de atenção e organização Prejuízo acadêmico Maior sintoma de conduta, de oposição e desafio (Carlson, 2002)

13 É um conceito neurobiológico que se aplica ao processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução de atividades: Planejamento Organização Manejo do tempo Memória de trabalho Controle de emoções TDAH apresentam dificuldades em funções executivas, provavelmente em decorrência de alterações no cortéx pré-frontal.

14 Clínico Baseado em critérios classificatórios como o DSM-IV ou a CID-10. pelo menos 6 dos 9 critérios propostos para desatenção e/ou para hiperatividade e impulsividade. Porém, é necessário analisar: a) duração dos sintomas. b) freqüência e intensidade dos sintomas. c) persistência em vários locais e ao longo do tempo. d) Prejuízo significativo na vida da criança. e) Coletar dados com os pais, com a criança e com a escola. (AACAP, 2005).

15 Em relação as avaliações complementares, normalmente são sugeridos: encaminhamento de escalas objetivas para a escola (questionário Conners) avaliação neurológica Exame Neurológico Evolutivo neuroimagem (tomografia, ressonância magnética ou SPECT cerebral), ainda fazem parte do ambiente de pesquisa, e não do clínico. testagem psicológica (WISC, Winsconsin) Rohde,Polanczykd (2000)

16 Meu filho é desatento! Perda auditiva/hipoacusia Problema de Processamento Auditivo Central Inserção do fonoaudiólogo na equipe para avaliação audiológica e de linguagem (oral e escrita).

17 1 - Uma história clínica minuciosa para averiguar se as suspeitas de TDAH são pertinentes: 1.a - Coleta de dados com os pais sobre o histórico da criança Gestação, Parto, DNPM, Doenças pregressas pessoais e familiares, comportamento, cognição, como estabelece vínculos com outras pessoas. 1.b - Coleta de dados com a criança sobre a impressão que ela têm de suas capacidades e comportamento e o que isto provoca nas pessoas com quem ela se relaciona 2 Exame físico para identificar possíveis sinais de doenças sistêmicas 3 - Exame neurológico evolutivo para identificação de déficits cerebrais específicos 4 - Exames complementares para diagnósticos diferenciais com outras patologias 5 Questionários com itens do DSM-IV respondidos pelos pais, professores e criança para diagnóstico operacional 6 Avaliação psicoeducacional - capacidades acadêmicas, testes psicométricos 7 Avaliação fonoaudiológica - funções lingüísticas e processamento fonológico

18 O Tratamento do TDAH deve ser multimodal: o Medicamentos (acompanhamento neurologista/psiquiatra) oorientação aos pais e professores oorientações e estratégias oferecidas ao portador (psicologia) (ABDA, 2009)

19 ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA ORIENTAÇÕES O que fazer? Explicar o que é o tdah Estratégias para o auxílio de seus filhos na organização e no planejamento das atividades: Ambiente silencioso e sem estímulos visuais para estudarem Prática de atividades físicas Disciplinar horários (Rohde, 2002)

20 ENVOLVIMENTO DA ESCOLA ORIENTAÇÕES Salas menores e sem excesso de estímulos visuais. Sentar na primeira fila e longe da janela (distração). Tarefas não devem ser longas. Atividades dinâmicas ( participação lousa, leituras). Reforços. Rotina ( controle de ansiedade). (Rohde, 2002)

21 PSICOTERAPIA/PSIQUIATRIA SINTOMAS QUE COMUMENTE ACOMPANHAM O TDAH: baixa auto-estima dificuldade de controle de impulsos capacidades sociais pobres COMORBIDADES Principalmente transtornos depressivos e de ansiedade. Individual e familiar Modelo cognitivo-comportamental (Rohde, 2004)

22 MEDICAMENTOS Os estimulantes(metilfenidatos) são as medicações de primeira escolha. (Ritalina e Ritalina RD -Concerta) Cerca de 70% dos pacientes respondem adequadamente. (Diamont et al, 1999)

23 MEDICAMENTOS AÇÃO? É um estimulante do sistema nervoso central liberação de dopamina e noradrenalina. Eleva o estado de alerta e oferece suporte as atividades que exigem esforço mental continuado. Droga da obediência (Mattos, P. 2005)

24 MEDICAMENTOS AÇÃO? É um estimulante do sistema nervoso central liberação de dopamina e noradrenalina. Eleva o estado de alerta e oferece suporte as atividades que exigem esforço mental continuado. Droga da obediência (Mattos, P. 2005)

25 Ação: ocorre após 30 minutos da ingestão do fármaco, com pico em 1 ou 2 horas e meia-vida de 2 a 3 horas. Ritalina RD ou Concerta - permite a comodidade de dose única diária (cujo efeito dura cerca de 12 horas). (website bulas.med)

26 Seu mecanismo de ação no homem ainda não foi completamente elucidado, mas presumivelmente ele exerce seu efeito estimulante ativando o sistema de excitação do tronco cerebral e o córtex. O mecanismo pelo qual ele produz seus efeitos psíquicos e comportamentais em crianças não está claramente estabelecido, nem há evidência conclusiva que demonstre como esses efeitos se relacionam com a condição do sistema nervoso central. (website bulas.med)

27 MAIS COMUNS MENOS COMUNS LONGO PRAZO MEDICAMENTOS Efeitos Colaterais INSÔNIA CEFALÉIA DORES ABDOMINAIS ANOREXIA IRRITABILIDADE ALTERAÇÕES DE HUMOR TIQUES PESADELOS ISOLAMENTO SOCIAL PERDA PESO REDUZ CRESCIMENTO TAQUICARDIA AUMENTO PRESSAO ARTERIAL (website bulas.med)

28 (website bulas.med)

29

30 (website bulas.med)

31 Quase 75% das crianças e dos adolescentes que tomam remédios para déficit de atenção não tiveram diagnóstico correto. Venda do remédio no país subiu 1.500% em 8 anos Isso mostra que há muitos médicos prescrevendo o remédio, mas que não conhecem bem o problema, Marco Antônio Arruda, coautor do estudo e diretor do Instituto Glia. USP, Unicamp, Instituto Glia, Albert Einstein College of Medicine (EUA)

32

33 Tratamento indicado para os casos com: Transtornos Linguagem oral (atrasos na aquisição de linguagem, trocas fonêmicas) incidência 6 a 35% Transtorno de Leitura (Dislexia) 20 a 80% Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia) TDAH + comorbidades Diagnóstico Silva RA, Souza LAP (2005)

34

35

36

TDAH. Rosania Morales Morroni. Rosana Talarico Pereira. Cintia Souza Borges de Carvalho. http://itaquainclusao.blogspot.com

TDAH. Rosania Morales Morroni. Rosana Talarico Pereira. Cintia Souza Borges de Carvalho. http://itaquainclusao.blogspot.com TDAH Rosania Morales Morroni DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Rosana Talarico Pereira SUPERVISOR DE ENSINO Cintia Souza Borges de Carvalho PCOP EDUCAÇÃO ESPECIAL http://itaquainclusao.blogspot.com Rede de

Leia mais

A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) :

A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : A Problemática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : Transtorno de Déficit de Atenção chama a atenção pela sigla TDAH sendo um distúrbio que ocorre em pessoas desde os primeiros

Leia mais

Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento. Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas

Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento. Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Genética e Ambiente A combinação de fatores ambientais e genéticos é que determina o produto

Leia mais

FRANCIELLE FERNANDA TONZA VASCONCELOS DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA PESQUISA COM NEUROPEDIATRAS E COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

FRANCIELLE FERNANDA TONZA VASCONCELOS DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA PESQUISA COM NEUROPEDIATRAS E COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCIELLE FERNANDA TONZA VASCONCELOS DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA PESQUISA COM NEUROPEDIATRAS E COM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL LONDRINA 2010 FRANCIELLE FERNANDA TONZA VASCONCELOS DÉFICIT

Leia mais

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH)

Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Comorbidades que podem estar associadas a Dislexia (TDA/TDAH) Por Ana Luiza Borba Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia O aluno com distúrbio de aprendizagem (DA), possui, no plano educacional, um

Leia mais

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH P R O F E S S O R : H U M B E R T O M Ü L L E R S A Ú D E M E N T A L

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH P R O F E S S O R : H U M B E R T O M Ü L L E R S A Ú D E M E N T A L TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH P R O F E S S O R : H U M B E R T O M Ü L L E R S A Ú D E M E N T A L TDAH - EPIDEMIOLOGIA Tx. Varia entre 1,5 5,8% Crianças e adolescentes; Difere

Leia mais

Capacitação docente para atendimento educacional especial:

Capacitação docente para atendimento educacional especial: Capacitação docente para atendimento educacional especial: Dislexia e TDAH Profa. Dra. Ednéia Hayashi Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento Membro do NAC 2012 e 2014 *material elaborado

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Letícia Faria Psicóloga Psicopedagoga Doutoranda da UnB

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Letícia Faria Psicóloga Psicopedagoga Doutoranda da UnB Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Letícia Faria Psicóloga Psicopedagoga Doutoranda da UnB TDAH Alteração estrutural e funcional do cérebro Múltiplas causas transtorno bio-psicossocial

Leia mais

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE 1º A 5 ANO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE 1º A 5 ANO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE 1º A 5 ANO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Resumo VANESSA APARECIDA PELUCCIO DE AZEVEDO ( UNESP- Marilia ) SABRINA ALVES DIAS ( UNESP- Marília)

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH

TEA Módulo 4 Aula 2. Comorbidades 1 TDAH TEA Módulo 4 Aula 2 Comorbidades 1 TDAH É uma das comorbidades mais comuns e mais preocupantes quando se trata do Transtorno do Espectro Autista porque leva a duas coisas fundamentais que podem atrapalhar

Leia mais

Discentes do curso de psicologia,centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Maringá - Pr- Brasil, umbelinajusto@wnet.com.br 2

Discentes do curso de psicologia,centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Maringá - Pr- Brasil, umbelinajusto@wnet.com.br 2 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 SINTOMAS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METILFENIDATO NA

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em sala de aula

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em sala de aula Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em sala de aula Quem são estas crianças? SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO ORDENADOR QUE ASSEGURA A INTEGRAÇÃO RECEBIDA DO MUNDO EXTERIOR E DO PRÓPRIO

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 5. Tics e Síndrome de Tourette

TEA Módulo 4 Aula 5. Tics e Síndrome de Tourette TEA Módulo 4 Aula 5 Tics e Síndrome de Tourette Os tics são um distúrbio de movimento que ocorrem no início da infância e no período escolar. É definido pela presença crônica de múltiplos tics motores,

Leia mais

CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO

CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE TDAH E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO HIPERATIVO ALINE OLIVEIRA SALGUEIRO* CLÁUDIA ROBERTA GASPARETTO NÁDIA HARUMI INUMARU RESUMO: O presente trabalho investiga

Leia mais

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM TDAH TRANSTORNO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM TDAH TRANSTORNO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE 44 PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM TDAH TRANSTORNO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Omaita Silva dos Santos Elaine Cristina Navarro RESUMO Este trabalho apresenta questões sobre o Transtorno de Déficit de

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A VEZ DO MESTRE. Elza Carneiro dos Santos Figueiredo HIPERATIVIDADE

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A VEZ DO MESTRE. Elza Carneiro dos Santos Figueiredo HIPERATIVIDADE UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A VEZ DO MESTRE Elza Carneiro dos Santos Figueiredo HIPERATIVIDADE Brasília 2010 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A VEZ DO MESTRE

Leia mais

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta

Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Psicofármacos:Transtorno

Leia mais

Copyright CEDH France

Copyright CEDH France As dificuldades escolares Problemas psicopatológicos: o stress, a gagueira, o tique nervoso o tique obsessivo e compulsivo As dificuldades escolares Os problemas de aprendizagem: a dislexia, a precocidade,

Leia mais

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola

Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola Dislexia: Como Suspeitar e Identificar Precocemente o Transtorno na Escola Autor: Telma Pantano Data: 30/12/2009 Releitura realizada por Lana Bianchi e Vera Lucia Mietto. A identificação precoce de um

Leia mais

PROFESSORA PDE: LILIAN HIGINIO PESSUTI ORIENTADORA/ORGANIZADORA: JOSETH JARDIM MARTINS

PROFESSORA PDE: LILIAN HIGINIO PESSUTI ORIENTADORA/ORGANIZADORA: JOSETH JARDIM MARTINS PROFESSORA PDE: LILIAN HIGINIO PESSUTI ORIENTADORA/ORGANIZADORA: JOSETH JARDIM MARTINS O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES Curitiba - PR 2008 Eu

Leia mais

DISLEXIA E TDAH: SUBSÍDIOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ERONICE DE SOUZA LEÃO PSICOPEDAGOGA

DISLEXIA E TDAH: SUBSÍDIOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ERONICE DE SOUZA LEÃO PSICOPEDAGOGA DISLEXIA E TDAH: SUBSÍDIOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ERONICE DE SOUZA LEÃO PSICOPEDAGOGA DISLEXIA E TDAH: SUBSÍDIOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NEM TODAS AS DIFICULDADES DE APRENDER SÃO TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Leia mais

UNIVERSIDADE TUITÍ DO PARANÁ. Márcia Cristina Wandrovelzti HIPERATIVIDADE X RITALINA

UNIVERSIDADE TUITÍ DO PARANÁ. Márcia Cristina Wandrovelzti HIPERATIVIDADE X RITALINA UNIVERSIDADE TUITÍ DO PARANÁ Márcia Cristina Wandrovelzti HIPERATIVIDADE X RITALINA Curitiba 2009 HIPERATIVIDADE X RITALINA Curitiba 2009 Márcia Cristina Wandrovelzti HIPERATIDADE X RITALINA Artigo apresentado

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Maria Aparecida Michiatti Garzella Girardi 1 Juliana de Alcântara Silveira Rubio 2 Resumo Neste referido trabalho sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Leia mais

Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Carmen Lúcia de A. santos

Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Carmen Lúcia de A. santos Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Carmen Lúcia de A. santos 2011 Nosologia e Psicopatologia "Psico-pato-logia" "psychê" = "psíquico", "alma" "pathos" = "sofrimento, "patológico" "logos" "lógica",

Leia mais

Fundamentos Teóricos e Práticos. com TDAH e Dislexia

Fundamentos Teóricos e Práticos. com TDAH e Dislexia Fundamentos Teóricos e Práticos no Processo Educativo do Aluno com TDAH e Dislexia Transtornos do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita DISLEXIA Aparecimento dos primeiros relatos Crianças com inteligência

Leia mais

CLAUDIA DIAS FLAUSINO VIARO

CLAUDIA DIAS FLAUSINO VIARO CLAUDIA DIAS FLAUSINO VIARO A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: O PAPEL DA ESCOLA E DO EDUCADOR, SUA INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM SÃO PAULO 2008 2 CLAUDIA DIAS FLAUSINO

Leia mais

Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Orientações a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Nathália Fernandes Andreza Aparecida Polia Ranielí Gonçalves de Souza Halessandra Medeiros O Transtorno do Déficit de Atenção

Leia mais

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. DANILO ROLIM DE MOURA 14 de dezembro de 2010

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. DANILO ROLIM DE MOURA 14 de dezembro de 2010 TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE DANILO ROLIM DE MOURA 14 de dezembro de 2010 DEFINIÇÃO É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha

Leia mais

Hiperatividade. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde. Prof. Dr. Luzimar Teixeira.

Hiperatividade. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde. Prof. Dr. Luzimar Teixeira. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hiperatividade FONTE: Rede Saci Daniela Falcão Quem observa o paulistano Giovanni Leonardi Cabral

Leia mais

20/08/2010 REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

20/08/2010 REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM I Seminário de Reabilitação Cognitiva nos Transtornos de REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA PESSOA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Marina Nery 1 Conceito Transtorno de Transtorno de Dificuldade de Inteligência

Leia mais

Home A ABDA Sobre TDAH Locais Públicos de Tratamento Associe-se Profissionais Cadastrados Evento

Home A ABDA Sobre TDAH Locais Públicos de Tratamento Associe-se Profissionais Cadastrados Evento Page 1 of 6 Home A ABDA Sobre TDAH Locais Públicos de Tratamento Associe-se Profissionais Cadastrados Evento Contatos Sobre TDAH O que é o TDAH O que é o TDAH Fonte Imprimir E-m O que é o TDAH? O Transtorno

Leia mais

Índice. 1. Distúrbios de Comportamento...3

Índice. 1. Distúrbios de Comportamento...3 GRUPO 5.2 MÓDULO 13 Índice 1. Distúrbios de Comportamento...3 1.1. O que é Comportamento?... 3 1.2. O que é Distúrbio de Comportamento?... 3 1.3. Tipos de Distúrbios de Comportamento... 3 2 1. DISTÚRBIOS

Leia mais

Esta categoria global inclui as variedades comuns de esquizofrenia, juntamente com

Esta categoria global inclui as variedades comuns de esquizofrenia, juntamente com F20.0 Esquizofrenia Esta categoria global inclui as variedades comuns de esquizofrenia, juntamente com algumas variedades menos comuns e transtornos intimamente relacionados. F20.0 F20.3 Critérios gerais

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCÊNTES: REVISÃO DE LITERATURA RESUMO

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCÊNTES: REVISÃO DE LITERATURA RESUMO Id on line Revista de Psicologia. Ano 3, No. 10, Novembro/2009 - ISSN 1981-1179. 81 Artigo de Revisão TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCÊNTES: REVISÃO DE LITERATURA

Leia mais

Mau desempenho escolar

Mau desempenho escolar Mau desempenho escolar Dra Juliana Gurgel Giannetti Neuropediatra Professora Associada do Depto. de Pediatria - UFMG Coordenadora da Residência de Neuropediatria do Hospital das Clínicas / UFMG Mau desempenho

Leia mais

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles

FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS. Profª. Jerusa Salles FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS LOBOS FRONTAIS Profª. Jerusa Salles Lobos frontais: correlações anátomo-funcionais Três regiões: córtex motor primário (circunvolução frontal ascendente): motricidade voluntária.

Leia mais

TEA Módulo 4 Aula 4. Epilepsia e TDC

TEA Módulo 4 Aula 4. Epilepsia e TDC TEA Módulo 4 Aula 4 Epilepsia e TDC Epilepsias no TEA A epilepsia é uma das comorbidades que ocorre com maior frequência nos casos de TEA (35% dos pacientes) e a sua presença ainda é muito frequente no

Leia mais

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença?

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Ansiedade = falta de confiança na vida No senso comum, ansiedade é igual a aflição, angústia, nervosismo, perturbação

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

Leia mais

DÉFICIT DE APRENDIZAGEM: FATORES CAUSADORES E SEUS EFEITOS

DÉFICIT DE APRENDIZAGEM: FATORES CAUSADORES E SEUS EFEITOS DÉFICIT DE APRENDIZAGEM: FATORES CAUSADORES E SEUS EFEITOS Ana M aria Braz 1 RESUM O: O presente texto procura melhor esclarecer e orientar as pessoas que se encontram envolvidas com portadores de Transtorno

Leia mais

Dificuldades de aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de aprendizagem Dificuldades versus distúrbios Dificuldades escolares ou de aprendizagem Origem externa: no ambiente e no outro. Distúrbios/transtornos Origem interna: disfunção do Sistema

Leia mais

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou emocionais. É importante descobri-las a fim de auxiliar o aluno no processo educativo. Além disso, é essencial que todos

Leia mais

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UNICEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACE PEDAGOGIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Dolores Cunha de Sousa UM ESTUDO DE

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) Tania Zagury Filósofa, Mestre em Educação e Escritora

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) Tania Zagury Filósofa, Mestre em Educação e Escritora Page 1 of 5 Assinatura Fale Conosco Busca: MATÉRIAS ESPECIAIS LETRAS E TINTAS Lendo e aprendendo O livro da vez Dicas de leitura Pintando o 7 Músicas PEDAGOGIA A fala do mestre... Professor Construir Espaço

Leia mais

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Após os transtornos de déficit de atenção/hiperatividade

Leia mais

Seminário Escola do Professor - Sinpro RJ 2010

Seminário Escola do Professor - Sinpro RJ 2010 Seminário Escola do Professor - Sinpro RJ 2010 O DESAFIO DE EDUCAR TDAH O que é? Como lidar? Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade *Cristina Espanha (Pedagoga / Psicopedagoga Clínica FGV Fundação

Leia mais

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Aula IV 15/05/2012 AULA DE HOJE Saúde Bucal Saúde Ocular TDAH Google imagens A boca não apenas como um órgão http://www.fotosearch.com.br/ www.mesarubra.blogger.com.br/boca.jpg

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS REFLEXÕES INICIAIS

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS REFLEXÕES INICIAIS FACULDADE MARINGÁ INSTITUTO PARANAENSE DE ENSINO LIGIA DE FÁTIMA JACOMINI MACHADO MARISA JESUS DE CANINI CEZAR TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS REFLEXÕES INICIAIS MARINGÁ

Leia mais

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade tdah

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade tdah Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade tdah Associação Brasileira do Déficit de Atenção www.tdah.org.br ilustrações Bel Paiva Este texto foi elaborado pela Associação Brasileira do Déficit

Leia mais

TDAH: O Desafio do Diagnóstico ao Tratamento

TDAH: O Desafio do Diagnóstico ao Tratamento TDAH: O Desafio do Diagnóstico ao Tratamento Paulo Liberalesso Departamento de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe Pós-graduação em Epileptologia. Mestre em Neurociências Doutor em Distúrbios da Comunicação

Leia mais

O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH) NA VISÃO DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ - PR

O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH) NA VISÃO DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ - PR O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH) NA VISÃO DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ - PR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD) AS SEEN BY THE TEACHERS OF REGIONAL EDUCATION

Leia mais

TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH

TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA EM PORTADORES DE TDAH CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

Leia mais

UMA VISÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA: REVISÃO

UMA VISÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA: REVISÃO UMA VISÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA CRIANÇA: REVISÃO Érika Cristina Moreno 2 ; Priscila Medeiros Araújo 2 ; Romilda Ferreira de Sousa Oliveira 2 ; Rosivânia Barbosa

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O TRABALHO PEDAGÓGICO PARA A CRIANÇA COM TDAH: REVELAÇÕES DO CONTEXTO EDUCACIONAL

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O TRABALHO PEDAGÓGICO PARA A CRIANÇA COM TDAH: REVELAÇÕES DO CONTEXTO EDUCACIONAL A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O TRABALHO PEDAGÓGICO PARA A CRIANÇA COM TDAH: REVELAÇÕES DO CONTEXTO EDUCACIONAL 1 INTRODUÇÃO Eixo 06: A formação de professores na perspectiva da inclusão Marlene Rodrigues

Leia mais

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial

AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO. Prof. Dr. Carlo Schmidt. Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO Prof. Dr. Carlo Schmidt Prof. Adjunto da CE/UFSM Depto. Educação Especial INTRODUÇÃO Caracterização: Do que estamos falando? TDAH Autismo O que essas condições têm

Leia mais

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA (ANO 2015) Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE REALIZAÇÃO: Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS HIPERATIVAS ATÉ A QUARTA SÉRIE

Leia mais

Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade. Características : Desatenção Hipercinesia Impulsividade

Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade. Características : Desatenção Hipercinesia Impulsividade Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade Características : Desatenção Hipercinesia Impulsividade Mestre não é quem sempre ensina mas quem de repente aprende (Guimarães Rosa) Você conhece algum aluno

Leia mais

ESTRUTURA CEREBRAL 1. SISTEMA LÍMBICO PROBLEMAS DO SISTEMA LÍMBICO PROFUNDO

ESTRUTURA CEREBRAL 1. SISTEMA LÍMBICO PROBLEMAS DO SISTEMA LÍMBICO PROFUNDO ESTRUTURA CEREBRAL As informações de atividade cerebral aqui comentadas estão baseadas no SPECT - tomografia computadorizada de emissão de fóton único. É um estudo de medicina nuclear que olha diretamente

Leia mais

1 É possível que você tenha TDAH?

1 É possível que você tenha TDAH? 1 É possível que você tenha TDAH? As experiências que você acabou de ler lhe parecem familiares? Estas são as vozes dos adultos com TDAH. O primeiro comentário atinge o próprio cerne do que é o TDAH. Esta

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DHE CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DHE CURSO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DHE CURSO DE PSICOLOGIA Claudia Tassotti TDAH: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E TRATAMENTO IJUI-RS 2015 CLAUDIA TASSOTTI

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Autora: Lucilene Pires de Moraes (UNITINS) * Coautor: Juliano Ciebre dos Santos (FSA) * Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre Transtorno

Leia mais

DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (DDA/H)

DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (DDA/H) 1 DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (DDA/H) 1) O DDA/H é um distúrbio novo, descrito recentemente pela Medicina? A primeira descrição oficial do que hoje chamamos DDA/H data de 1902, quando

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA X AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA X AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AULA 1 A Importância da Observação Psicológica em Neuropsicologia Infantil. Fundamentação Teórica e Apresentação de Caso Clínico Denise Gonçalves Cunha Cotuinho Psicóloga Especialista em Neuropsicologia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA COM HIPERATIVIDADE

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA COM HIPERATIVIDADE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA COM HIPERATIVIDADE Heloisa Moreti GOMES 1 Luci Martins Barbatto VOLPATO 2 RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar a criança

Leia mais

Transtornos do Comportamento da Criança

Transtornos do Comportamento da Criança Transtornos do Comportamento da Criança 01 ... Para aquele que não sabe como controlar seu íntimo, inventar-se-á controle Goethe 02 Definição Comportamento é o conjunto de atitudes e reações do indivíduo

Leia mais

I CBEP CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS APOSTILA 4 PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: COMO DIAGNOSTICÁ-LOS E AGIR PREVENTIVAMENTE?

I CBEP CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS APOSTILA 4 PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: COMO DIAGNOSTICÁ-LOS E AGIR PREVENTIVAMENTE? I CBEP CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS APOSTILA 4 PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: COMO DIAGNOSTICÁ-LOS E AGIR PREVENTIVAMENTE? MINISTRANTE: Claudia Figueiró Souza, orientadora educacional, psicopedagoga

Leia mais

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 1 - Forte desejo ou compulsão para usar a substância. 2 - Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de início, término e quantidade.

Leia mais

ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE PRÉ E PÓS TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE PRÉ E PÓS TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE PRÉ E PÓS TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO Marcela Cantagalli 1 ; Thais Michele Possale da Silva 1 ; Siméia Gaspar Palácio

Leia mais

Guia prático para professores

Guia prático para professores Guia prático para professores Cabeças na lua? Dificuldades de atenção na sala de aula Sugestões práticas da: Como agentes educativos que interagem diariamente com as crianças, os professores desempenham

Leia mais

TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NO ESPAÇO ESCOLAR

TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NO ESPAÇO ESCOLAR TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NO ESPAÇO ESCOLAR A.S.S, co-autora UESB/JQ E.O.S.C., co-a utora UESB/JQ G.O.A., co-autora UESB/JQ T.S.N., autora UESB/JQ RESUMO:

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE TDAH Por: ÂNGELA MARIA NANTES COSTA Orientadora Professora Maria da Conceição

Leia mais

TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS

TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS Marina Aparecida Luiz de Freitas 1 ; Sandra Cristina Catelan-Mainardes 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM PROFESSORAS

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM PROFESSORAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COM PROFESSORAS Sibila Luft (Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS) O Transtorno Déficit Atenção/Hiperatividade foi reconhecido

Leia mais

DICLORIDRATO DE PRAMIPEXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 0,125 mg, 0,25 mg e 1 mg

DICLORIDRATO DE PRAMIPEXOL. Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 0,125 mg, 0,25 mg e 1 mg DICLORIDRATO DE PRAMIPEXOL Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 0,125 mg, 0,25 mg e 1 mg MODELO DE BULA Bula de acordo com a Portaria n 47/09 USO ORAL USO ADULTO dicloridrato de pramipexol Medicamento

Leia mais

TRANSTORNOS DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS

TRANSTORNOS DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS UNIVERSIDADE TUIUTI JANIELI FERREIRA DA SILVA TRANSTORNOS DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS CURITIBA MARÇO 2009 JANIELI FERREIRA DA SILVA TRANSTORNOS DO DÉFICIT

Leia mais

Hiperatividade e Terapia Cognitiva Comportamental: Uma revisão de literatura

Hiperatividade e Terapia Cognitiva Comportamental: Uma revisão de literatura Hiperatividade e Terapia Cognitiva Comportamental: Uma revisão de literatura Adriana Soczek Sampaio Faz parte da rotina escolar crianças irrequietas em excesso, que atrapalham o andamento esperado da classe

Leia mais

DISLEXIA: QUE BICHO É ESSE?

DISLEXIA: QUE BICHO É ESSE? DISLEXIA: QUE BICHO É ESSE? Lívia Ferreira da Silveira 1 Tatiana Azevedo de Souza da Cunha Lima 2 Resumo: O presente trabalho apresenta algumas reflexões acerca da historicidade e do conceito de dislexia

Leia mais

TDAH - Transtorno do Déficit. Uma conversa com educadores

TDAH - Transtorno do Déficit. Uma conversa com educadores TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade Uma conversa com educadores Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Projeto Inclusão Sustentável (PROIS): O Projeto Inclusão Sustentável

Leia mais

Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente".

Uma Definição: Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente. ERGONOMIA: palavra de origem grega. ERGO = que significa trabalho NOMOS = que significa regras Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente". Tríade básica da Ergonomia:

Leia mais

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria

Diretrizes Assistenciais. Medicina Psicossomática e Psiquiatria Diretrizes Assistenciais Medicina Psicossomática e Psiquiatria Versão eletrônica atualizada em fev/2012 TRATAMENTO DE TABAGISMO Indicação: Pacientes tabagistas atendidos na SBIBAE Contraindicação: Não

Leia mais

CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA POR MEIO DA DESCENTRAÇÃO

CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA POR MEIO DA DESCENTRAÇÃO CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA POR MEIO DA DESCENTRAÇÃO Geiva Carolina Calsa (DTP/UEM) Telma Cristina Amaral (PG/UEM) Mariana Costa do Nascimento (G/UEM)

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA MIDIA

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA MIDIA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA MIDIA CASTELLAR, Taciana 1 (UEM) TERUYA, Teresa Kazuko 2 (UEM) Agência financiadora: CAPES Introdução As notícias sobre os transtornos de déficit de

Leia mais

Livipark (dicloridrato de pramipexol)

Livipark (dicloridrato de pramipexol) I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Livipark (dicloridrato de pramipexol) APRESENTAÇÕES Livipark (dicloridrato de pramipexol) comprimidos de 0,125 mg. Embalagem contendo 30, 60 e 100 Livipark (dicloridrato

Leia mais

sendo esse, um fator relevante sobre o processo de descoberta dos sintomas e diagnósticos do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

sendo esse, um fator relevante sobre o processo de descoberta dos sintomas e diagnósticos do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 22 sendo esse, um fator relevante sobre o processo de descoberta dos sintomas e diagnósticos do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas.

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas. Conteúdo: Atividade física e prevenção às drogas. Habilidades: Perceber a alienação das drogas e alcoolismo como destruidores da convivência e dignidade humana. Drogas O que são drogas? São substâncias,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação ao transtorno depressivo, julgue os itens a seguir. 58 O conceito de comportamento operante desenvolvido por Skinner um dos pensadores da terapia comportamental 51

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 07 TÉCNICO DE ENFERMAGEM (Saúde Mental e Psiquiatria) 01. C 11. E 21. D 02. E 12.

Leia mais

Psicose pós-parto. A psicose pós-parto é um quadro de depressão pós-parto mais grave e mais acentuado, pois na psicose pós-parto existe o

Psicose pós-parto. A psicose pós-parto é um quadro de depressão pós-parto mais grave e mais acentuado, pois na psicose pós-parto existe o Psicose pós-parto Pode ir desde uma leve tristeza que desaparece com o passar dos dias até um grau mais grave de depressão onde é necessária uma rápida intervenção médica. Este estágio é chamado de psicose

Leia mais

Dependência Química. Informação é grande aliada dos amigos e familiares.

Dependência Química. Informação é grande aliada dos amigos e familiares. Dependência Química Informação é grande aliada dos amigos e familiares. O QUE É DROGA-DEPENDÊNCIA? Droga-dependência é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pelo uso impulsivo e descontrolado de

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO PSICOPEDAGOGO NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Resumo

CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO PSICOPEDAGOGO NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Resumo DOI: http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v6i18.206 66 Interface Educação CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO PSICOPEDAGOGO NO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Edilândia Carvalho de Sousa

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GABINETE DA DEPUTADA LUZIA TOLEDO PROJETO DE LEI Nº 157/2010

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA GABINETE DA DEPUTADA LUZIA TOLEDO PROJETO DE LEI Nº 157/2010 PROJETO DE LEI Nº 157/2010 A semana de conscientização sobre transtornos de aprendizagem, no âmbito do Estado do Espírito Santo. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: Art. 1º Fica

Leia mais

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Transtorno de Deficiência

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O TRANSTORNO DÉFICIT ATENÇÃO HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O TRANSTORNO DÉFICIT ATENÇÃO HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O TRANSTORNO DÉFICIT ATENÇÃO HIPERATIVIDADE: RESULTADOS DE UMA PESQUISA Resumo LUFT, Sibila PPGE/UFSM siluft@hotmail.com Eixo Temático: Diversidade e Inclusão Agência Financiadora:

Leia mais

Como lidar com alunos com necessidades especiais?

Como lidar com alunos com necessidades especiais? Como lidar com alunos com necessidades especiais? Ao decorrer deste e-book gratuito, você verá 26 dicas incríveis para aprimorar o seu relacionamento em sala de aula com alunos que possuem necessidades

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE TDAH E O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O DESAFIO DE CONVIVER COM ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

PARKI (dicloridrato de pramipexol) GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido. 0,125 mg, 0,25 mg e 1,0 mg

PARKI (dicloridrato de pramipexol) GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Comprimido. 0,125 mg, 0,25 mg e 1,0 mg PARKI (dicloridrato de pramipexol) GERMED FARMACÊUTICA LTDA Comprimido 0,125 mg, 0,25 mg e 1,0 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO PARKI dicloridrato de pramipexol APRESENTAÇÕES Comprimidos de 0,125 mg, 0,25

Leia mais

estudo Por ViVian Lourenço 7 4 g u i a d a f a r m á c i a

estudo Por ViVian Lourenço 7 4 g u i a d a f a r m á c i a Sentir dor não é normal A dor é sinal de que algo não vai bem no organismo. Os sintomas estão no cotidiano e é essencial saber a diferença entre a dor crônica e a aguda para buscar o tratamento Por Vivian

Leia mais

DORES SILENCIOSAS: o sintoma da automutilação como possível consequência de quadros de depressão

DORES SILENCIOSAS: o sintoma da automutilação como possível consequência de quadros de depressão DORES SILENCIOSAS: o sintoma da automutilação como possível consequência de quadros de depressão Lucivani Soares Zanella* Patricia Zimermann** JUSTIFICATIVA De acordo com Giusti (2013), a automutilação

Leia mais