Orientações de formatação do Resumo Expandido para as Sessões Temáticas de Jovens Pesquisadores (Pós-graduandos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações de formatação do Resumo Expandido para as Sessões Temáticas de Jovens Pesquisadores (Pós-graduandos)"

Transcrição

1 Orientações de formatação do Resumo Expandido para as Sessões Temáticas de Jovens Pesquisadores (Pós-graduandos) Apresentação O GT População e História da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) e a Universidade Estadual de Goiás, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis têm o prazer de convidá-los a participar do V Simpósio Nacional de História da População, que se realizará entre os dias 2 e 5 de Dezembro de 2013, em Caldas Novas (GO). No evento serão apresentados os artigos científicos selecionados a partir da submissão de resumos expandidos encaminhados à Comissão Científica do Encontro e aprovados para exposição oral. Nesse ano o encontro tem como tema central: FACES DA FAMÍLIA: Redes Sociais, Mobilidade Sócio-espacial e Formas de Organização Familiar. Segue abaixo as orientações para a elaboração do resumo expandido. Atenção prazo de submissão prorrogado Submissão de Resumo Expandido e Pôster: até 29 de Outubro de 2013 Divulgação dos Resultados: a partir de 5 de Novembro de 2013 Prazo máximo de envio dos trabalhos completos: 20 de Novembro de 2013 Orientações de formatação do Resumo Expandido 1. O resumo expandido deve ser redigido em documento no formato Word (doc, docx) ou no formato do OpenOffice/LibreOffice, papel A4 com a seguinte formatação de margens: superior 3,5 cm, inferior 3 cm, lateral esquerda 3,5 cm, lateral direita 3 cm. O número de páginas máximo é quatro, o texto em geral deverá ter fonte Arial 11, espaço simples, sendo que os títulos deverão estar em fonte Arial E deve conter: -Título -Nome dos autores -Afiliação dos autores -Resumo -Palavras-chave -Introdução -Materiais e Métodos (resumido)

2 -Resultados e Discussão -Conclusões -Referências Normas para formatação dos itens Titulo do Trabalho Fonte Arial 12, negrito, maiúsculas, centralizado, espaço simples. Nome dos autores Fonte Arial 12, normal, alinhado à direita, espaço simples. Primeiro Autor 1; Segundo Autor 2; Terceiro Autor 3; Quarto Autor 4; Afiliação dos autores Fonte Arial 10, justificado, espaço simples Inserir dados dos autores em nota de rodapé letra Arial 10 Obs. Logo após o nome dos autores deve ser colocado o . (Obs. Máximo de quatro autores por trabalho) 1 Afiliação institucional do segundo autor e ; 2 Afiliação institucional do terceiro autor e ; 3Afiliação institucional do primeiro autor e ; 4 Afiliação institucional do terceiro autor e . Resumo: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) A palavra resumo deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. Após a palavra resumo deixe uma linha em branco e inicie o corpo do resumo. Este deve ter no máximo 250 palavras. No corpo do resumo a formatação deve ser fonte Arial 12, espaço simples e parágrafo justificado. Palavras-chave: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Insira aqui quatro palavras-chave, separando-as por vírgulas ex.: palavra1, palavra2, palavra3, palavra4. Espaço simples. Evitar repetir palavras do título nas palavras-chave. Indicar pelo menos um termo da linha de pesquisa ou referencial teórico. INTRODUÇÃO: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) O texto da introdução deverá contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o trabalho está inserido. Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho. A palavra Introdução deve ser escrita em fonte Arial 12,

3 negrito, alinhado à esquerda. Após a palavra introdução deixe uma linha em branco e inicie o corpo do texto. Aqui a formatação deve ser fonte Arial 12, espaço simples e parágrafo justificado. Em linhas gerais, a introdução deve focar o propósito do trabalho, abrangendo o tipo de pesquisa, a delimitação e/ou o aporte teórico e, se houver coleta de dados em campo (inclusive pesquisa-ação), indicar apenas características pontuais do corpus visto que esses aspectos serão desenvolvidos em Materiais e Métodos). OBJETIVOS: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Indicar de forma sucinta os principais objetivos a serem atendidos pelo trabalho. METODOLOGIA: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Indicar as metodologias utilizadas no trabalho para atingir os objetivos propostos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Apresentar os resultados obtidos no trabalho e sua discussão em relação ao conhecimento já disponível. Entende-se por resultados a informação pertinente aos dados coletados e analisados, abrangendo estudos de caso. Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto. CONCLUSÕES: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas pelo trabalho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: (Arial 12, Negrito, alinhado à esquerda) Para artigos em revistas: Ling, R.; Yoshida, M.; Mariano, P.S. Título do artigo sem itálico. J. Org. Chem. 1996, 61, Para teses: Da-Silva, P.R. Título da tese. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Para livros sem editor Haslam, E. Título do livro em itálico. New York: John Wiley & Sons, Para livro com editor Buchanan, J.G.; Sable, H.Z. Título do capítulo sem itálico. In: Título do livro em itálico, B.S. Thyagarajan, Ed.: Wiley-Interscience (ed.). New York, 1972; Vol.2, Para Patentes Lyle, F.R. U.S. Patent , 1985; Chem. Abstr., 1985, 65, Para anais de congressos Barbosa, O. Título do trabalho sem itálico. In Anais do 10º Congresso Brasileiro de Catálise, Salvador, 1999, Vol. 1, 343.

4 OBSERVAÇÃO: Não ultrapasse o limite de 4 (quatro páginas) no trabalho todo. Caso contrário, ele será automaticamente rejeitado. Insira a numeração das páginas ao final da folha, centralizando os números.

5 INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES (Graduandos e Pós-Graduandos) O Resumo a ser enviado para a organização com a finalidade de apresentar um Pôster não deve conter mais que 400 palavras, indicando Título, autoria e filiação institucional. As dimensões recomendas para seu pôster são de 90 cm de altura e 80 cm de largura. O texto do resumo deve ser objetivo e conciso, com informações essenciais em suas diferentes seções. Recomenda-se privilegiar a informação visual e que contenha: título do trabalho, autores, instituição, instituição financiadora (quando for o caso), objetivos, metodologia, resultados e discussão, principais conclusões e referências bibliográficas. Os trabalhos aprovados para apresentação na modalidade Pôster serão distribuídos por tema e ficarão expostos todos os dias do evento. O horário de afixação: a partir do dia 02/12. A afixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do evento não se responsabiliza pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido. A apresentação de cada pôster terá a duração de 5 minutos. As apresentações ocorrerão no dia 03/12 no horário de 10h30 às 12h00.