GUIA PRÁTICO DA VERSÃO 5.80

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PRÁTICO DA VERSÃO 5.80"

Transcrição

1 WINTOUCH GUIA PRÁTICO DA VERSÃO 5.80 ROAD-MAP PARA O SEU UPGRADE. ÚLTIMA REVISÃO:

2 ÍNDICE O que devo saber?... 3 Comunicação dos elementos de facturação à AT... 3 Factura Simplificada... 3 Documentos de Facturas... 4 Contas de Mesa... 4 Quem tem direito a esta versão?... 5 Como actualizar?... 6 Cenários de actualização... 7 Cenário 1: Usar o conversor e trabalhar com a Cenário 2: instalação da versão 5.80 e conversão imediata Cenário 3: Usar o conversor e continuar a trabalhar com a versão Utilização do conversor com o dia Aberto Geração do ficheiro SAF-T Geração do SAF-T no Frontoffice Operações wsir Terminais portáteis Operações wpos Exportação de talões no SAF-T Adiantamentos Como configurar os novos adiantamentos? Exemplo SAFT Automatismos na emissão da Factura Reforço da validação dos dados das facturas Validação do SAFT Alterações wges Alterações whotel Como actualizar um cliente? Alterações wges POCKET Outras correcções... 30

3 O QUE DEVO SABER? Na sequência de um conjunto de alterações fiscais publicadas durante o ano de 2012, os utilizadores de soluções informáticas deverão proceder à actualização das mesmas de forma a cumprir as novas regras fiscais. Os decretos em relevo são: Decreto-lei 197/2012, o qual determina a obrigatoriedade da emissão de factura em todas as transacções, estabelecendo ao mesmo tempo a possibilidade da emissão de um novo tipo de documento: Factura Simplificada Decreto-lei 198/2012, o qual impõe a comunicação obrigatória da emissão de facturas e documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira as quais entram em vigor a partir de Janeiro de 2013 Portaria 382/2012, que define o novo formato do SAF-T, a entrar em vigor a partir de 1 de Maio de 2013 A versão 5.80 pretende ir ao encontro deste novo conjunto de obrigatoriedades. Ressalve-se que, embora o diploma 198/2012 determine a entrada em vigor da comunicação prévia dos documentos de transporte a partir de Janeiro 2013, tal obrigatoriedade apenas entrará em vigor a partir de Maio de 2013 COMUNICAÇÃO DOS ELEMENTOS DE FACTURAÇÃO À AT Esta comunicação deve ser efectuada até ao dia 8 do mês 1 seguinte ao qual os elementos dizem respeito. Assim, por exemplo, qualquer factura emitida entre 1 de Janeiro e 31 de Janeiro, deverá ser comunicada até 8 de Fevereiro. No caso de um elevado volume de facturação, está prevista e é permito o envio fraccionado dos elementos em vários ficheiros (um ficheiro por cada semana, por exemplo). FACTURA SIMPLIFICADA A factura simplificada é um novo tipo de documentos que vem, na sua essência, substituir o talão de venda (o qual passa a ser proibido como meio de suporte de uma transacção). A factura simplificada tem como principais características: Deve ter mencionado de forma explícita a sua natureza. O layout de impressão deverá ter assim indicado (por exemplo, no cabeçalho) Factura Simplificada É um documento com série própria, não podendo por isso partilhar numeração com uma factura (normal). Não necessita de qualquer identificação do cliente, podendo no entanto, caso este o peça, ser incluído o número de contribuinte. Estão previstos alguns limites para a emissão de facturas simplificadas: o 1000,00 para transmissão de bens a sujeitos não passivos. o 100,00 para outras transmissão de bens (sujeitos passivos) e prestações de serviços. Nota: Acima destes valores, deverá ser emitida uma factura. 1 Segundo as informações mais recentes, e não confirmadas, esta data poderá ter passado para 25 de cada mês.

4 DOCUMENTOS DE FACTURAS Os documentos de Venda deverão ser exclusivamente denominados Facturas. Vendas a dinheiro, Talões, Factura/Recibo deixam de ser permitidos. Notas de débito, podem continuar a ser utilizadas mas apenas como documentos rectificativos, não podendo ser usados na transmissão de bens ou serviços. CONTAS DE MESA As contas de mesa continuam a ser permitidas, continuando a ter o tratamento anterior. Acontece no entanto que ao fechar as mesas, por ser sempre emitida uma Factura, as Contas de mesa serão sempre marcadas como Anuladas.

5 QUEM TEM DIREITO A ESTA VERSÃO? Poderão actualizar para esta versão clientes que tenham contrato de actualização com data posterior a 1 de Janeiro de A exportação do SAF-T, no novo formato enquadrado na portaria 382/2012, está disponível para clientes com contrato de actualização válido em 1 de Maio de Quem tiver uma licença sem contrato ou expirado nessa data, apenas poderá exportar o formato anterior, o qual poderá não ser aceite pela AT.

6 COMO ACTUALIZAR? Para actualizar a aplicação, e caso tenha uma versão 5.60 ou superior poderá utilizar o Setup Parcial disponível na nossa página. Pode também, obviamente, utilizar o Setup Completo equivalente (32 ou 64 bits).

7 CENÁRIOS DE ACTUALIZAÇÃO Como se sabe, dado o fornecimento tardio de documentação sobre estas alterações fiscais (situação totalmente imputável à AT), o parceiro poderá não ter o tempo suficiente para actualizar todos os seus clientes durante o mês de Dezembro. Apresentamos assim alguns cenários possíveis para a actualização. CENÁRIO 1: USAR O CONVERSOR E TRABALHAR COM A No setup, é disponibilizado um conversor (WINTOUCH.TOOLS.DOCSUPDATE.EXE), o qual é utilizador pelos FrontOffices (WSIR e WPOS) para proceder à compatibilização das bases de dados, criando novos tipos de documentos. Este conversor, à semelhança de conversores anteriores, pode ser usado em duas fases: Preparação e Conversão. Nota: O conversor funcionar com a base de dados indicada no wintouch.config utilizando apenas o setting por defeito Preparação Na preparação, deverão ser indicados os novos documentos a serem criados (recomendamos a criação de novos tipos de documentos para Facturas e Facturas Simplificadas) Nota: neste exemplo, vemos que o conversor sugeriu automaticamente a alteração das denominações Venda a Dinheiro para Factura. Pode no entanto alterar as designações sugeridas. Apenas serão mostrados documentos do tipo Factura e Venda a Dinheiro. E serão também criados novos layouts, desdobrando os CFD s actuais:

8 Do lado esquerdo, são mostrados todos os CFD s que se encontram actualmente em utilização pelos documentos que foram mostrados no passo anterior. Ao seleccionar cada documento, são mostrados do lado direito os dois formatos propostos para a Factura e para a Factura Simplificada. Estes layouts deverão ser alterados de forma a cumprir o estipulado no decreto-lei 197/2012. Para ajudar esta operação, a Wintouch disponibiliza um conjunto de layouts pré-definidos e que cumprem o disposto no decreto-lei. Esses layouts são iguais aos que passam a ser distribuídos no setup e podem ser acedidos com a opção Carregar formatos sugeridos pela Wintouch : São apresentados alguns layouts típicos quer para a Factura quer para a Factura Simplificada.

9 Pode agora seleccionar a opção usar estes 2 modelos para os carregar para o ecrã anterior, ou copiar apenas as partes do texto relevantes (caso pretenda manter o layout anterior, adaptado com as modificações relevantes) Nota: À semelhança do que sempre acontece com os nossos setups, os CFD s nunca são substituídos pelo setup, prevendo assim eventuais customizações por parte dos clientes. Assim, a correcção dos layouts deve ser feita de forma manual. Proceda à modificação de cada um dos layouts, verificando se cumprem os requisitos legais. Poderá então avançar para a fase final do Conversor. Nota: Os layouts ficarão guardados na pasta de Mapas, sendo criadas cópias com os sufixos N e S, para facturas e Facturas Simplificadas respectivamente. Por exemplo, ao converter o layout wsir.fac.cfd, serão criados wsir.fac-n.cfd e wsir.fac-s.cfd. Esses dois layouts seriam automaticamente associados aos novos documentos entretanto criados. O ecrã final apresenta já a fase de Conversão. Pode agora optar por Actualizar de imediato (seleccionando a opção com o mesmo nome) ou sair do Conversor e executá-lo quando for entendido como conveniente (em 1 de Janeiro de 2013, por exemplo). Numa nova execução, é apresentando imediatamente o ecrã de Conversão:

10 Adicionalmente é apresentada a opção Reconfigurar, que permite alterar as configurações feitas anteriormente. Após seleccionar a opção Actualizar, os documentos serão criados, associados a cada um dos postos, ficando a base de dados apta para funcionar com a versão Nota: ao iniciar o wsir ou wpos, na versão 5.80, caso não tenha sido realizada a conversão, o conversor será executado automaticamente a partir de 1 de Janeiro de No caso do wsir, e até 1 de Janeiro de 2013, caso não tenha sido efectuada a conversão, a aplicação funcionará como se de uma 5.70 se tratasse. CENÁRIO 2: INSTALAÇÃO DA VERSÃO 5.80 E CONVERSÃO IMEDIATA. Este é o cenário aconselhado, pois o cliente fica imediatamente a funcionar com os dados convertidos e sem necessidade do processo manual em Janeiro. Instale a versão 5.80, execute o conversor e converta de imediato os dados. CENÁRIO 3: USAR O CONVERSOR E CONTINUAR A TRABALHAR COM A VERSÃO 5.70 Este cenário tem dois objectivos: Permitir que os clientes possam, a partir de Janeiro de 2013, continuar a trabalhar com a versão 5.70, mesmo que de forma limitada. Permitir instalar a versão 5.80, mantendo a v5.70 até final do ano. Usar o conversor com a versão 5.70 Na primeira situação, o parceiro poderá por manifesta falta de tempo (devido aos constantes atrasos por parte da AT na disponibilização desta informação), não possa actualizar todos os seus clientes, poderá no entanto colocar (até de forma remota) o Conversor mostrado anteriormente. No dia 1 de Janeiro, deverá o cliente proceder (de forma manual) a Actualização das Bases de dados, seleccionado a opção com o mesmo nome no conversor.

11 O que acontece então? O documento anteriormente conhecido como Venda a Dinheiro é substituído por uma Factura Simplificada, passando o cliente a factura nessa série. Não ficará no entanto disponível a Factura. Caso haja necessidade da emissão de Facturas, poderão ser utilizadas as Facturas a Crédito (Facturas de Conta Corrente). Recomendamos esta situação apenas para clientes que emitiam basicamente talões de caixa. Para além desta substituição do tipo de documento, alguns parâmetros vão ser automaticamente activados/desactivados: Imprime Sempre factura (activo), Em Conta Corrente emite Talão (desactivo), Desta forma, e embora de forma precária, o cliente fica a emitir os tipos de documentos correctos (assumidos depois quando for feito o upgrade para a versão 5.80) e não corre o risco de emitir talões não permitidos por lei. Nota: Como é evidente, este método não é de todo recomendado, e precisará sempre o upgrade para a v5.80, assim que for possível. Coexistência da versão 5.70 e 5.80 No setup da versão 5.80, são instalados também os respectivos executáveis da versão 5.70, numa subpasta com o mesmo nome. O parceiro pode, após a instalação da versão 5.80, não proceder de imediato à conversão para essa versão, podendo continuar a funcionar com a v5.70, e com os mesmos documentos até final do ano. Deverá: Executar o conversor, preparando-o para a conversão dos dados em 1 de Janeiro de 2013 Criar um conjunto de atalhos para a versão 5.80 (que o cliente deverá utilizar apenas m 2013) Criar um conjunto de atalhos para a versão 5.70 (mover os ficheiros para a pasta principal, com um nome diferente) permitindo manter o funcionamento da 5.70 até final do ano. Esta situação permite assim um upgrade não disruptivo, pois mesmo após ter colocado a versão 5.80, o cliente pode continuar a trabalhar com a versão 5.70 Esta solução deve ser usada apenas como último recurso. A edição com a versão 5.80 do wges e utilização de FrontOffices da v5.70 pode levar à limpeza de alguns parâmetros dos postos. Caso precise mesmo desta configuração, mantenha numa directoria separada a instalação anterior para as edições de wges na v5.70. De qualquer forma, recomendamos fortemente que esta configuração não seja utilizada. UTILIZAÇÃO DO CONVERSOR COM O DIA ABERTO. Devido a serem criados novos documentos a Conversão da base de dados não pode ser efectuada com o dia Aberto (a Preparação não tem qualquer limitação). Caso necessite converter a base de dados de imediato tenha o dia aberto, feche primeiro o dia, e só depois converta os dados.

12 GERAÇÃO DO FICHEIRO SAF-T. A obrigatoriedade da comunicação das facturas até dia 8 de cada mês, passa a ser uma obrigatoriedade para todos os sujeitos passivos. Foram criados mecanismos na versão 5.80 que visam facilitar este processo. Passamos a permitir gerar o ficheiro directamente a partir dos FrontOffice s, facilitando a vida a utilizadores com maiores dificuldades no manuseio de computadores. GERAÇÃO DO SAF-T NO FRONTOFFICE. Este processo é semelhante para o wsir e wpos. Aceda às opções administrativas do posto (99). Localize a opção Envio AT Nota: É possível parametrizar a disponibilidade desta opção por categoria de funcionário. No entanto, por defeito, após o upgrade, a opção está DISPONÍVEL. Após seleccionar a opção, aparece o seguinte ecrã

13 O mesmo permite, de uma forma muito intuitiva, seleccionar o mês a exportar. Para gerar o ficheiro, seleccione Confirmar. O ficheiro será gerado na directoria pré-definida. Pré-definição da geração nos FrontOffice. Para poder indicar em que local irá ser gerado o ficheiro, deve proceder à pré-definição desta opção. Pode fazê-lo de 3 formas: Executa a opção indicada anteriormente. O sistema detectará que não se encontra configurado e mostrará o configurador. Execute o ficheiro Wintouch.Tools.AT-Gateway.exe, localizado na directoria da aplicação. Execute a opção disponível no wges, em configurações Em qualquer uma das situações terá o seguinte ecrã: Um dos aspectos importantes desta opção é, para alem da possibilidade de gerar o ficheiro com um simples click no ecrã, poder também enviá-lo para um pré-definido. Será um caso comum, ter que facultar a alguém (técnico de contas? Parceiro?) o ficheiro SAF-T para ser submetido, pois o cliente não terá essa capacidade. Com o envio por , automatiza-se o processo, recebendo a entidade responsável pela submissão o ficheiro, sem qualquer esforço (excepto talvez o telefonema que terá que fazer cada mês a lembrar ao cliente a necessidade de gerar o ficheiro!...) Acreditamos assim ter disponibilizado uma forma que irá resolver um dos principais problemas que encontrarão nos vossos clientes: a necessidade de terceiros procederem à geração do ficheiro SAF-T, por incapacidade do cliente.

14 OPERAÇÕES WSIR Embora o funcionamento das aplicações se mantenha no essencial igual a versões anteriores, existem duas opções que sofrem ligeiras modificações: Ecrã de Pagamentos e Ecrã de Divisão não Detalhada. Podemos ver o primeiro nesta imagem. Até à versão anterior, a indicação dos dados do cliente era feita quando se pressionava a tecla Factura. A partir desta versão, surge uma opção, no canto superior direito que nos permite, em qualquer momento, indicar os dados do cliente. Os botões de fecho do documento, com os símbolos Ft e Fs, permitem a emissão da Factura e Factura Simplificada, respectivamente. Existem alguns pontos importantes a reter: Se já tiverem sido indicados os dados do cliente, estes não são pedidos em qualquer uma das duas opções (Ft e Fs). Se não tiverem sido indicados os dados do cliente, ao seleccionar Ft, estes serão automaticamente pedidos, não permitindo a aplicação que seja emitida a Factura sem indicação de, pelo menos, Nome e Contribuinte. Se seleccionar a opção C, os elementos que tenham sido indicados, serão eliminados, tendo que ser introduzidos novamente. Após ter emitido uma Factura Simplificada, a reimpressão permite a indicação dos dados do cliente (pelo menos, o contribuinte). Nota: a aplicação passa a emitir SEMPRE Factura Simplificada ou Factura, ficando os talões apenas para Contas de Mesa, Consumos Internos e Ligações a Hotelaria. Para a identificação do cliente, o ecrã passa a contar também com algumas funcionalidades novas:

15 Podemos ver que a ordem dos campos foi alterada, passando a funcionar o contribuinte como chave de procura. Se o cliente existir na tabela de terceiros (com o contribuinte indicado pelo utilizador) os dados são automaticamente carregados. Se não existir, a aplicação irá procurar em documentos anteriormente emitidos, carregando também nesse caso, os dados do cliente. Tudo isto com o objectivo de acelerar a introdução dos dados dos clientes, visto esta operação passar a ser muito frequente. Outra opção que sofre algumas modificações é o ecrã de divisão de contas não detalhadas. Esta opção passa a contar com dois botões para selecção do tipo de documento a emitir (Fs e Ft, mais uma vez, e seguindo a mesma lógica do ecrã de pagamentos com os mesmos símbolos). Por defeito, as contas a serem criadas, serão do tipo Factura Simplificada (indicado pelo visto verde), sem dados do cliente. Caso pretenda indicar os dados do cliente numa das Facturas Simplificadas, seleccione o botão Fs da conta. Será mostrar o ecrã de personalização de factura já conhecido. Caso pretenda emitir uma Factura, seleccione o botão Ft. Em qualquer dos casos, após indicação dos dados do cliente, estes aparecem, no botão com o valor da conta (Contribuinte+Nome).

16 TERMINAIS PORTÁTEIS. Os terminais portáteis, pela sua natureza, apenas permitem a emissão de Facturas Simplificadas, sem contribuinte. Está prevista, no entanto, a disponibilização para início de 2013 de uma versão do wsir POCKET( Windows Mobile e Android) com possibilidade de indicação do contribuinte.

17 OPERAÇÕES WPOS O wpos partilha com o wsir a operação de envio do SAF-T (também disponível nas Operações Administrativas do Posto) O ecrã de pagamentos, foi alterado de forma a ter duas opções: Factura Simplificada e Factura (substituindo a opção Pagar Sem Imprimir) Os botões de fecho do documento, com os símbolos FT e FS, permitem a emissão da Factura e Factura Simplificada, respectivamente. Existem alguns pontos importantes a reter: Se já tiverem sido indicados os dados do cliente, estes não são pedidos em qualquer uma das duas opções. Se seleccionar a opção, os elementos que tenham sido indicados, serão eliminados, tendo que ser introduzidos novamente. Para a identificação do cliente, o ecrã passa a contar também com algumas funcionalidades novas:

18 Podemos ver que a ordem dos campos foi alterada, passando a funcionar o contribuinte como chave de procura. Se o cliente existir na tabela de terceiros (com o contribuinte indicado pelo utilizador) os dados são automaticamente carregados. Se não existir, a aplicação irá procurar por código de cliente (utilizando o valor indicado no campo Num. Contrib.), carregando os dados no caso do código ser válido. Tudo isto com o objectivo de acelerar a introdução dos dados dos clientes, visto esta operação passar a ser muito frequente. EXPORTAÇÃO DE TALÕES NO SAF-T Como está determinado por lei, a partir de Janeiro de 2013, os talões deixam de poder ser entregues aos clientes como documento comprovativo da venda. Optamos no entanto por manter a possibilidade de incluir talões na geração do SAFT. Principais motivos: Deverá ser possível a emissão do ficheiro SAF-T relativo a um período anterior a Janeiro de Nesse caso, os talões devem ser incluídos. No caso do cliente não ter feito o upgrade em Janeiro de 2013 e ter continuado (indevidamente) a gerar talões, os mesmos devem ser reportados como receita fiscal e, por esse motivo, incluídos no SAF-T A exportação simples (e automática, a partir dos FrontOffices), não inclui talões de venda, nem consumos internos.

19 ADIANTAMENTOS Opção disponível em versões ou superior A partir de 1 de Janeiro de 2013, deixam de ser permitidos Adiantamentos de Clientes, devendo ser emitida uma Factura relativa ao pagamento efectuado. Os adiantamentos devem gerar de imediato uma factura. Deverá ser feito à posteri o acerto do valor em dívida no lançamento das facturas subsequentes. Isto, desde logo, coloca um problema às empresas, na medida em que a gestão dos adiantamentos e os próprios automatismos permitidos pelos adiantamentos e documentos de regularização fica comprometido. A possibilidade de lançar a última factura e a aplicação calcular automaticamente o valor em falta de forma automática, era uma comodidade que seria importante reter. A Wintouch optou por uma abordagem híbrida a esta questão: Os adiantamentos, embora continuando a funcionar da mesma forma, passam a ser incluídos no SAFT (Os adiantamentos de clientes eram já certificados em versões anteriores, daí ter sido relativamente simples esta implementação). O abate dos valores em falta será feito através do lançamento automático de um (ou mais artigos), de acordo com as taxas. Mais à frente, será mostrado um exemplo, onde ficará mais claro este funcionamento. COMO CONFIGURAR OS NOVOS ADIANTAMENTOS? Para trabalhar com este novo método, deverá em primeiro lugar criar um artigo (do tipo Serviço) na tabela de Artigos. Este artigo deverá ser usado única e exclusivamente para este efeito. Atenção: Não faça lançamentos manuais usando este artigo, pois arrisca-se a que aplicação modifique de forma não desejada os seus documentos Após ter criado o artigo, seleccione-o como Artigo de Adiantamentos, opção disponível nos Parâmetros/Contas Correntes. Assegure-se que os seus documentos de Adiantamento têm a designação correcta ( Recibo de Adiantamento, por exemplo, deve ser substituído por Factura de Adiantamento ) É tudo o que necessita configurar para o funcionamento a partir de 1 de janeiro de 2013 Segue-se um exemplo, para que se entenda melhor o mecanismo. EXEMPLO É lançado um adiantamento no valor de 100,00+IVA. Esse adiantamento é introduzido no editor documental que utilizava até agora:

20 Lance agora o valor pretendido: Este valor é considerado, a partir deste momento, como uma Factura, sendo discriminado no SAFT e nos mapas de IVA (ver imagens mais à frente). Vamos agora demonstrar o que acontece aquando do lançamento da factura. Introduza os valores pretendidos:

21 Partimos do princípio de que o valor total a pagar (sem qualquer adiantamento) seria de 1000,00. Cabe agora à aplicação verificar o que já foi Regularizado (o que pode não ser evidente para o utilizador nesta fase). Seleccione Gravar. Surge a opção de Regularizações, à semelhança do que já acontecia anteriormente. E é neste momento que surge a grande diferença: Serão feitos lançamentos automáticos no documento, de forma a ser abatido o valor correspondente a esta regularização. Podemos ver o resultado desse processo nesta imagem:

22 Desta forma, o utilizador obtém o controlo sobre os adiantamentos já efectuados, mantendo ao mesmo tempo o cumprimento das obrigações legais. Vejamos o resultado em termos de IVA: E em termos de extractos: Deve ser desde já ressalvado que, embora o Adiantamento de Cliente, do ponto de vista Fiscal tenha uma natureza Devedora, do ponto de vista de Extractos, continua a ter natureza Credora. O mecanismo pelo qual obtemos o balanceamento dos valores, passa por incluir na listagem os valores da Regularizações, que irão saldar os valores dos Adiantamentos (já que não podem saldar por via das Facturas Emitidas). O wpos funciona de maneira semelhante, usando o mesmo artigo definido para o wges para o lançamento automático das linhas.

23 É obviamente possível não utilizar este mecanismos e factura directamente os valores. Nesse caso, os adiantamentos deverão ser lançados directamente no ecrã de facturação. O valor das facturas subsequentes deverá ser no entanto calculado manualmente. SAFT Os documentos de adiantamento passam a ser incluídos no SAFT. Como estes documentos funcionam segundo uma lógica orientada a Rubricas e não a produtos, poderá ser necessário definir um prefixo para que as rúbricas existentes na respectiva tabela não colidam com códigos de produtos já existentes (lógica semelhante ao que já acontecia com os encargos no whotel). Pode configurar esse prefixo, na opção de exportação do SAFT, seleccionando Opções.

24 AUTOMATISMOS NA EMISSÃO DA FACTURA Opção disponível em versões ou superior De forma a automatizar a emissão da factura no caso em que a transacção ultrapassa os limites definidos pelas regras de facturação, foi criada a seguinte opção, disponível no Centro de Controlo de Postos. O utilizador poderá definir se a factura é emitida automaticamente a partir de 100,00 (para empresas que prestam serviços ou Restauração) ou a partir de 1000,00 (para outros retalhistas). Pode ainda aplicar uma validação automática para o caso da factura estar a ser emitida a um sujeito passivo. Com estas opções activas, no caso do utilizador ter seleccionado a opção Factura Simplificada, e se verificar uma das regras acima, a aplicação comuta automaticamente para Factura (devendo neste caso estar garantido o preenchimento dos campos obrigatórios, situação validada pela aplicação)

25 REFORÇO DA VALIDAÇÃO DOS DADOS DAS FACTURAS Opção disponível em versões ou superior As facturas, embora tenha definido no artigo 40º do CIVA regras precisas sobre os dados que devem estar presentes no documento, tinham até agora alguma liberdade. Neste momento, as aplicações Wintouch (com especial destaque para wges, wpos, wsir; whotel e wclínicas) obrigam a que, nas facturas, estejam preenchidos os seguintes campos: NIF, Nome e Domicílio (podendo este ser a Morada, o Código Postal ou a Localidade). A falta de um destes elementos impede a gravação do documento. Isto garante que o ficheiro SAFT tenha o mínimo de possibilidades de vir a ser rejeitado por faltarem dados considerados obrigatórios nos documentos exportados. Esta validação, por defeito, está activa. Pode no entanto desactivá-la colocando o parâmetro no Wintouch.Config config/validate_invoice_info=0

26 VALIDAÇÃO DO SAFT Opção disponível em versões ou superior Foi incluída uma opção na geração do SAFT que permite validar o ficheiro gerado usando os schemas fornecidos para AT para garantir o respeito do formato antes de submeter o ficheiro.

27 ALTERAÇÕES WGES Opção disponível em versões ou superior O wges passa a contemplar a possibilidade de emitir Facturas Simplificas, surgindo como nova classe de documento na tabela de Documentos: Estes documentos podem ser lançados na opção de Movimentos/Vendas. Note que estes documentos respeitam as mesmas regras de validação de limites implementadas para os pontos de venda (na opção Configuração/Centro de Controlo de Postos/Factura Simplificada). Assim, caso o documento não respeite o limite definido, não será possível a gravação, devendo optar por uma Factura:

28 ALTERAÇÕES WHOTEL Opção disponível em versões ou superior Todas as referências a VD, Vendas a dinheiro ou correspondentes substituídas por FTP, Facturas a pronto ou equivalentes; Todas as referências a Recibos de depósitos, de adiantamentos e devoluções de recibos de depósitos ou correspondentes substituídas por Facturas de depósitos, de adiantamentos e/ou equivalentes; Ao criar documentos de vendas com data igual ou superior a 1/1/2013 numa versão certificada, é mostrado aviso por cima do Tipo de documento, caso este contenha descrições não permitidas pelas novas regras; Adiantamentos e Depósitos passam a ser Facturas de Adiantamentos e Facturas de Depósitos e serão certificados a partir de 1 de Janeiro de 2013; Acrescentada validação às facturas certificadas (a pronto, a crédito e/ou de adiantamentos/depósitos e de devoluções), em que o Contribuinte, Nome e Morada passam a ser obrigatórios; No SAFT-T de 2013 passam a ser incluídos Facturas de depósitos e de adiantamentos do whotel (antigos recibos), assim como devoluções de facturas de depósito. COMO ACTUALIZAR UM CLIENTE? Criar novos tipos de documento para facturas de adiantamentos e depósitos, podendo ser parametrizados e utilizados de imediato; Criar novos tipos de documento para facturas a pronto, podendo ser parametrizados e utilizados de imediato; Foi necessário ajustar os reports de documentos do whotel distribuídos, quer de recibos quer de vendas. No entanto, só será obrigatório actualizar os reports específicos de Vendas (whot.movvnd rpt) nos cliente que fizerem ou venham a fazer Adiantamentos de Clientes>Contas correntes (Backoffice) e respectivas regularizações através de facturas do whotel. Para os outros casos, fizeram-se alguns ajustes nos reports de facturas de depósito/adiantamento (fórmula com texto de certificação maior e maior destaque à moeda do documento, que só aparecia no valor extenso), pelo que apenas se recomenda a actualização dos reports específicos;

29 ALTERAÇÕES WGES POCKET wgespocket Possibilidade de emitir Notas de crédito/devoluções com origem em documentos de venda Para gerar documentos de devolução com referência a facturas origem, devem abrir a factura a devolver (total ou parcialmente) e seleccionar a opção Novo, respondendo que quer criar novo documento com base no actual. Para que os novos documentos dêem indicação de que são referentes a um original devem acrescentar uma linha semelhante à seguinte nos CFD s: <@AL0>Referente a: <TipoDocOr, 20, T,<>''''>/<#SerieDocOr, 4, T>/<#DocOriginal, 11, T> As novas tags disponíveis são: De cabeçalho (comuns com o wpos) <TipoDocOr> < #SerieDocOr> < #DocOriginal> De detalhe <TipoDocOri> <SerieDocOri> <NumDocOri> <LinDocOri>

30 OUTRAS CORRECÇÕES Versões ou superiores Setup parcial não criava a pasta com os executáveis da v5.70 wsir. o o wpos. o Os consumos internos e os lançamentos em hotelaria, no módulo de mesas, geravam uma factura simplificada em vez de um talão de controlo. A divisão de conta não detalhada, não estava a gravar o código do meio de pagamento. Alterado o talão de oferta de forma a permitir gerar Factura ou Factura Simplificada (obrigava a gerar Factura Simplificada.

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Primavera V750 B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.PT MCRC LISBOA 11492

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas Índice Índice 1. Facturação...1 1.1. Gestão de Notas de Honorários...2 1.1.1. Emitir uma Nota de Honorários...3 1.1.2. Consultar Notas de Honorários Emitidas... 18

Leia mais

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA wgig GIGrecibos Sistema de Emissão de Recibos de Donativos Para Igrejas Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA tel: 266403273 www.vibis.com 1 Conteúdo wgig... 1 Avisos legais...

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal CIRCULAR DE 2011 Das constantes alterações implementadas, tanto a nível fiscal como legal, através de circulares, fomos dando conhecimento, pelo menos, das que de uma forma directa ou indirectamente afectem

Leia mais

Serviço de Clientes. Gestix Enterprise. Gestix.com

Serviço de Clientes. Gestix Enterprise. Gestix.com Serviço de Clientes Gestix Enterprise Serviço de Clientes Objectivo O módulo Serviço de Clientes permite organizar o expediente pós-venda de forma a aumentar a qualidade do serviço prestado ao cliente.

Leia mais

Gestix 5.0. Enquadramento. Comunicação documentos de transporte

Gestix 5.0. Enquadramento. Comunicação documentos de transporte Comunicação documentos de transporte Enquadramento De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 198/2012 de 24 de agosto, os sujeitos passivos de IVA têm de comunicar os documentos de transporte emitidos

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Recolha da Informação Manual de Operação Versão 1.0 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Apresentação do VisualA

Apresentação do VisualA Propriedade Intelectual: Distribuidor Exclusivo: M. B. Santos Soares, Lda. Cruzinfor Rua João Andersen, 90 1º Dtº Rua 5 de Outubro, 3 B - Paivas 4250-242 PORTO 2840 SEIXAL Tel.: 22.8329107 Tel.: 21.2249533

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013

OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013 WORKSHOP NOVAS REGRAS DE FACTURAÇÃO OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013 Marco Rodrigues Servicontabil Serviços de Contabilidade e Informática, Lda Ricardo Rodrigues Espaço Digital Informática e Serviços,

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 8

Manual Upgrade para a Versão 8 Manual Upgrade para a Versão 8 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Manual de candidatura por via electrónica

Manual de candidatura por via electrónica 2 Concursos de Pessoal Docente regulados pelo Decreto Legislativo Regional n.º /2009/M de de Junho. Ano Escolar 2009/2010 Manual de candidatura por via electrónica É essencial que leia este manual antes

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho:

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho: Dedução de despesas IRS 2015 A partir de 2015 as despesas dedutíveis à colecta de IRS, que agregam as despesas com todos os membros do agregado familiar, incluindo os filhos, exigem uma observância rigorosa

Leia mais

Introdução. A comunicação dos elementos dos documentos de transporte pode ser realizada através de serviço telefónico automático, nos seguintes casos:

Introdução. A comunicação dos elementos dos documentos de transporte pode ser realizada através de serviço telefónico automático, nos seguintes casos: Introdução O novo regime de bens em circulação entrará em vigor no dia 1 de julho de 2013. A Portaria nº 161/2013, publicada a 23 de abril no Diário da República, veio regulamentar o modo de cumprimento

Leia mais

VERTENTE GESTÃO GLOBAL DE FICHEIROS E ADC S

VERTENTE GESTÃO GLOBAL DE FICHEIROS E ADC S VERTENTE GESTÃO GLOBAL DE FICHEIROS E ADC S PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas Em primeiro lugar deverá seleccionar e parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo.

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Eticadata... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

MDI Facturação Alterações Fiscais DL 197 e 198 de 24 de agosto de 2012

MDI Facturação Alterações Fiscais DL 197 e 198 de 24 de agosto de 2012 Introdução O conteúdo deste documento, por não ser uma descrição exaustiva, não invalida a consulta dos decretos-lei mencionados ou de qualquer informação complementar. Alterações fiscais Com efeito a

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

Manual do Gestor da Informação do Sistema

Manual do Gestor da Informação do Sistema Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Gestor da Informação do Sistema João Braga

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Salários Ver 3.6. - Criação de um novo Tipo de Desconto - I.R.S. Sobretaxa Extraordinária (cálculo de 2013)

Salários Ver 3.6. - Criação de um novo Tipo de Desconto - I.R.S. Sobretaxa Extraordinária (cálculo de 2013) Salários Ver 3.6 Em virtude das alterações à legislação decorrentes do orçamento de estado para 2013 a Cigest e a MTC Informática produziram uma nova versão do sistema de salários que contempla essas alterações.

Leia mais

Alterações ao Gestor de Documentos

Alterações ao Gestor de Documentos Procuraremos neste documento descrever algumas das alterações mais significativas implementadas na versão 3.5 do Gestor de Documentos, principalmente no que respeita às modificações a implementar por força

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. (Módulo da Entidade Parceira Exclusivamente Financiadora)

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. (Módulo da Entidade Parceira Exclusivamente Financiadora) ACÇÃO 4.2.2 REDES TEMÁTICAS DE INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO (Módulo da Entidade Parceira Exclusivamente Financiadora) União Europeia FEADER PRODER 1 INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA

Leia mais

Certidão Permanente. Manual de Procedimentos

Certidão Permanente. Manual de Procedimentos Certidão Permanente Manual de Procedimentos Procedimentos da Certidão Permanente On-line Sim 2. Elaborar Pedido de Subscrição 1. Autenticar apresentante / Login 1.1. Subscrição da Certidão? 4. Efectuar

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 6

Manual Upgrade para a Versão 6 Manual Upgrade para a Versão 6 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER A integração de dados do Controller com a contabilidade, seja com o sistema Contábil ou com qualquer outro sistema, é feita através de lotes. Os lançamentos seguem a estrutura

Leia mais

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 4 Processo Criar

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER Outubro 2010 INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários estão disponíveis

Leia mais

GUIA RÁPIDO SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T PT

GUIA RÁPIDO SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T PT GUIA RÁPIDO SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T PT GUIA DE APOIO À SUBMISSÃO DO FICHEIRO SAF-T PT (STANDARD AUDIT FILE FOR TAX PURPOSES PORTUGUESE VERSION) ATRAVÉS DO PORTAL DAS FINANÇAS / E-FACTURA DATA DE ELABORAÇÃO:

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA nº 14 do art. 29º; 36º Auto Facturação - Facturas elaboradas pelo adquirente dos bens e/ou serviços, em nome e por conta do fornecedor. Processo: nº 2791,

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

Gerar o Ficheiro de Inventário

Gerar o Ficheiro de Inventário Gerar o Ficheiro de Inventário Data: 05-12-2014 Os dados a enviar no ficheiro são os seguintes Código do Artigo Código de Barras (se não existir deve preencher neste campo o código do artigo) Descrição

Leia mais

Tudo o que precisa de saber

Tudo o que precisa de saber Pág. 1 de 10 Com a publicação, no passado mês de Agosto, dos Decretos-Lei n. os 197/2012 e 198/2012, várias e (bastante) substanciais foram as alterações introduzidas em matéria de regras a observar ao

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

Capítulo 6 Movimentos

Capítulo 6 Movimentos Capítulo 6 Movimentos Neste capítulo pretende-se mostrar como se regista qualquer tipo de movimento. Começase por explicar como é composto o ecrã dos movimentos administrativos, todos os ícones a ele associados

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Sistema de Gestão WINTOUCH. Boletim técnico v2011

Sistema de Gestão WINTOUCH. Boletim técnico v2011 Sistema de Gestão WINTOUCH Boletim técnico v2011 Pág. 2 CERTIFICAÇÃO Pág. 3 De modo ir ao encontro das disposições definidas na Portaria 363/2010 de 23 de Junho, a versão 2011 incorpora um conjunto de

Leia mais

XPontos. Manual de Instruções

XPontos. Manual de Instruções XPontos Manual de Instruções 2 XPontos LIGAR O EQUIPAMENTO Na parte inferior do equipamento, ligar o cabo de alimentação de acordo com a ilustração. COLOCAR O ROLO PARA IMPRESSÃO Pressionar o botão OPEN

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

GeoMafra SIG Municipal

GeoMafra SIG Municipal GeoMafra SIG Municipal O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar a qualidade dos serviços prestados pela autarquia. O seu novo ambiente de trabalho optimiza

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano ÍNDICE PASSAGEM DE DADOS / FECHO DE ANO... 1 Objectivo da função... 1 Antes de efectuar a Passagem de dados / Fecho de Ano... 1 Cópia de segurança da base de

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

Aplicação de RMAs - Instruções

Aplicação de RMAs - Instruções Aplicação de RMAs - Instruções 1 - Registo do Utilizador na Plataforma Existem duas possibilidades de um utilizador se registar na plataforma de RMAs. Utilizador com acesso ao site Utilizador sem acesso

Leia mais

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores 10 de Julho de 2009 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objectivo... 3 2. Fornecedor... 4 2.1. AQs/CPAs... 4 2.2. Contratos... 4 2.3. Grupos AQ/CPA... 5 3. Carregamento e Actualização do Catálogo... 7 3.1.

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Avaliação do Desempenho do. Pessoal Docente. Manual de Utilizador

Avaliação do Desempenho do. Pessoal Docente. Manual de Utilizador Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente Manual de Utilizador Junho de 2011 V6 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 4 1.1 Aspectos gerais... 4 1.2 Normas importantes de acesso e utilização da aplicação... 4 1.3

Leia mais

Relatório de alterações efectuadas no sistema NetBusiness 2.0

Relatório de alterações efectuadas no sistema NetBusiness 2.0 Net Business Soluções de Software Standard * Contabilidade Geral, Analítica e Orçamental * Salários e Gestão de Recursos Humanos * Gestão de Imobilizado * Gestão de Contas Correntes * Gestão de Stocks

Leia mais

Janeiro 2013 v1.2/dbg

Janeiro 2013 v1.2/dbg DBGEP Alteraço es para 2013 Janeiro 2013 v1.2/dbg Introdução... 3 Faturação... 4 Alterações legislativas... 4 Alterações no software... 5 A Subsídios e Propinas... 5 F - Faturação... 7 Processamento de

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com Actualizaç ões e novas funcionalidades Inoxnet Versã o 1.70 (c) EBASE Lda www.inoxnet.com Índice PORTAL DO INOXNET...3 Modelos... 3 Suporte... 3 Links ú teis... 3 BACK-OFFICE DO WEBSITE...3 Menu... 3 Editor

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade.

Introdução. Os valores registados e assumidos têm que estar em conformidade com a contabilidade da entidade. Introdução Na contabilidade pública para permitir a aquisição de um bem ou serviço existem, entre outras obrigações, o cabimento e o compromisso. O cabimento prévio corresponde a um encargo provável, a

Leia mais

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais de Venda MNSRM AVP003 Manual de Utilizador Externo - Comunicação

Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais de Venda MNSRM AVP003 Manual de Utilizador Externo - Comunicação Sistema de Gestão de Ciclo de Vida de Farmácias & Gestão de Ciclo de Vida de Locais Manual de Utilizador Externo - Comunicação de Horários e Turnos Índice 1 Introdução... 4 1.1 Objetivo...4 1.2 Funcionalidades...5

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS CONTACTOS DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM O Direcção-Geral das Autarquias Locais Morada: Rua José Estêvão,137, 4.º a 7.º 1169-058 LISBOA Fax: 213 528 177; Telefone: 213 133 000 E-mail: helenacurto@dgaa.pt Centro

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Notas de upgrade para a versão 4.2 do MSS Português

Notas de upgrade para a versão 4.2 do MSS Português Português Índice 1-Cliente Consumidor Final... 3 2-Guias de transporte... 3 3-Guias de remessa... 3 4-Guias de Devolução e Notas de Crédito... 4 5-Documentos de Stock... 4 6-Exportação de documentos de

Leia mais

1. Passo-a-passo para validar as despesas no E-fatura. A partir deste ano, o contribuinte pode consultar on-line todas as deduções que

1. Passo-a-passo para validar as despesas no E-fatura. A partir deste ano, o contribuinte pode consultar on-line todas as deduções que Guia IRS 2015 E-Factura 1. Passo-a-passo para validar as despesas no E-fatura A partir deste ano, o contribuinte pode consultar on-line todas as deduções que vão constar no seu IRS referente ao ano de

Leia mais

IVA. Esclarecimentos sobre o Preenchimento do Modelo 106. e respetivos anexos. Perguntas frequentes:

IVA. Esclarecimentos sobre o Preenchimento do Modelo 106. e respetivos anexos. Perguntas frequentes: IVA Esclarecimentos sobre o Preenchimento do Modelo 106 e respetivos anexos Perguntas frequentes: PERG: O que é o novo modelo 106? RESP: É a declaração periódica mensal que demonstra o valor acrescentado

Leia mais

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

1. O DHCP Dynamic Host Configuration Protocol CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 5 2º ANO TÉCNICO DE INFORMÁTICA/INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES 2008/2009 INSTALAÇÃO REDES CLIENTE SERVIDOR WINDOWS SERVER 2003 Após a instalação Instalação de serviços de

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Migração da Versão 4.0 para a Versão 4.1 do MSS. Versão 1.0 de 08-03-2012. Português

Migração da Versão 4.0 para a Versão 4.1 do MSS. Versão 1.0 de 08-03-2012. Português Versão 1.0 de 08-03-2012 Português www.sysdevsolutions.com Migração da versão 4.0 para a versão 4.1 do MSS NOTA: Antes de executar qualquer operação, é aconselhado que faça a exportação de todos os documentos

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013

Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013 Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013 Desmaterializar e informatizar o processo de forma a: Permitir o armazenamento e fácil consulta à informação; Criar bases de dados sobre o fluxo das mercadorias;

Leia mais

Novo Regime dos Bens em Circulação. Teresa Lima e Pedro Veiga Inspetores Tributários Direção de Finanças de Viana do Castelo. 21 de maio de 2013

Novo Regime dos Bens em Circulação. Teresa Lima e Pedro Veiga Inspetores Tributários Direção de Finanças de Viana do Castelo. 21 de maio de 2013 Novo Regime dos Bens em Circulação Ação Promovida pela AEPL 21 de maio de 2013 Teresa Lima e Pedro Veiga Inspetores Tributários Direção de Finanças de Viana do Castelo Regime dos Bens em Circulação (RBC)

Leia mais

www.forumenfermagem.org

www.forumenfermagem.org Todos os conteúdos apresentados são propriedade dos referidos autores Retirado de: Comunidade On-line de Enfermagem www.forumenfermagem.org CENTROS DE SAÚDE (Versão Beta 2) BEJA Maio 2007 Pag. Entrar na

Leia mais

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H;

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H; IRS 2014 e 2015: Prazos e Despesas Dedutíveis Com o início de um novo ano aparecem as obrigações fiscais anuais que todos os contribuintes têm de cumprir. Está na hora de começar já a organizar as suas

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Artsoft... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

RANFS - Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço. Perguntas e Respostas. Sistema. Versão 2.0 26/04/2010.

RANFS - Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço. Perguntas e Respostas. Sistema. Versão 2.0 26/04/2010. RANFS - Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço Perguntas e Respostas Sistema Versão 2.0 26/04/2010. 1- O que é RANFS? O RANFS é o Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço, um espelho das informações

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007 Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 2/2007 O Aviso do Banco de Portugal nº 11/2005, de 13 de Julho, procedeu à alteração e sistematização dos requisitos necessários à abertura de contas de depósito bancário,

Leia mais

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 Manual Técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 2 Índice 3 Configuração de dispositivos... 4 SAM4S Mux... 6 SAM4S Gaveta...

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação 1. INTRODUÇÃO...1 2. MÓDULO DE GESTÃO...2 2.1. ENTIDADES...3 2.1.1. TERCEIROS...4 2.1.1.1. CONSULTAR OS TERCEIROS...4 2.1.1.2. CRIAR UM TERCEIRO...5 2.1.1.3.

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas

Certificação de Software. Impacto nas operações das empresas Certificação de Software Impacto nas operações das empresas Perguntas e respostas sobre o impacto da nova legislação relativa à certificação de software Page 2 of 5 Introdução A Portaria n.º 363/2010 de

Leia mais

Manual de Recibos. Manual de Recibos

Manual de Recibos. Manual de Recibos Manual de Recibos As aplicações XD dispõe de um módulo de controlo de Contas Correntes de Clientes que tem sido evoluído de forma a satisfazer as diversas necessidades dos seus clientes. As Contas Correntes

Leia mais

Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento

Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento MANUAL DE INSTRUÇÕES Reclamação da Candidatura Eletrónica Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento Tipo de candidato Externo e LSVLD Nos termos do Aviso n.º 3597-K/2016, publicado

Leia mais

Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFSe. Manual de acesso e utilização do sistema

Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFSe. Manual de acesso e utilização do sistema PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFSe Manual de acesso e utilização do sistema Versão: 1.0.30 Maio/2011 SUMÁRIO 1. TELA INICIAL... 3 2. CADASTRO DO PRESTADOR... 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais