Início do Jogo e Concorrentes Diretoria e Membros da Equipe Multa e Compra de Informações Eliminação da Equipe e Falência...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Início do Jogo e Concorrentes... 2. Diretoria e Membros da Equipe... 9. Multa e Compra de Informações... 12. Eliminação da Equipe e Falência..."

Transcrição

1 Início do Jogo e Concorrentes... 2 Diretoria e Membros da Equipe... 9 Multa e Compra de Informações Eliminação da Equipe e Falência Autobras Fábrica e Produção Matéria-Prima Investimentos Regiões Recursos Humanos Financeiras Ações Vendas e Entregas Transporte Objetivos Leilão... 50

2 Início do Jogo e Concorrentes FAQ Perguntas Freqüentes 1. O que minha equipe deve decidir no primeiro período? No período 1, a sua equipe deve estar atenta aos seguintes aspectos: divisão de tarefas e funções dos membros da equipe; salário de cada um dos membros da diretoria;. A equipe vai investir? Onde e quanto? Quanto remunerar a Diretoria? Será dado algum benefício aos trabalhadores? Qual e quanto? Será feita abertura de novos mercados? Quais? A que preço a equipe vai vender? Vamos limitar as vendas e o aceite de pedidos? Será realizada a ampliação da fábrica? Serão criadas novas fábricas? Onde e com qual capacidade? Quantas unidades serão produzidas? A empresa precisa transportar produtos acabados? Quantas unidades e de onde para onde? Quanto será comprado de matéria-prima? A empresa fará alguma aplicação financeira? A empresa precisará recorrer a empréstimos? Quanto? A equipe vai solicitar a compra de alguma informação? A equipe precisará do serviço de gerência de aplicações e empréstimos? Além disso, embora a ponderação dos objetivos da empresa só deva ser apresentada no período 5, é interessante que as decisões sobre a diretoria sejam feitas a partir destes objetivos, pois serão utilizados posteriormente. É interessante que, como ponto de partida para estas discussões, a equipe reveja as decisões tomadas pela diretoria anterior de sua empresa.

3 Finalmente, a equipe deve acessar o ambiente online e colocar suas decisões na Folha de Decisões. 2. Quais materiais devo consultar para iniciar o jogo? Para iniciar o jogo, a equipe deve ler o Manual do BS Online, consultar o FAQ composto por dúvidas frequentes e assistir a aula presencial ou aos vídeos da disciplina. 3. Como devemos organizar nossa equipe? Sugerimos que as tarefas sejam divididas, para facilitar tanto a montagem dos controles específicos, quanto ao processo de tomada de decisões. Dessa forma, sugerimos as seguintes divisões onde uma ou duas pessoas poderão ser responsáveis: presidente ou administrador geral recursos humanos; marketing / comercial / vendas; finanças / controles; produção / operações. De qualquer forma, sua equipe deve procurar não perder a visão global da empresa que está administrando, já que isso é o fator mais interessante em um jogo de empresas. Assim procedendo, vocês poderão ver os efeitos de longo prazo de suas decisões e a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa.

4 4. Qual o papel do presidente da empresa? O presidente da empresa tem como papel principal representar a equipe. Nesse sentido, é interessante que ele se responsabilize por: coordenar o processo de tomada de decisões, no que diz respeito à ordem e ao timing em que as mesmas devem ocorrer; bater o martelo, em caso de conflito nas decisões; verificar se as decisões remetidas ao árbitro, por meio da Folha de Decisões, estão corretamente digitadas, nos campos certos e com os devidos zeros; representar a empresa junto ao árbitro e outras entidades de classe que venham a ser criadas. 5. Qual é a situação inicial da empresa, antes do início do jogo? Antes do início do jogo, cada diretoria terá acesso ao histórico de empresa através do manual e no centro de decisões. No Centro de Decisões são disponibilizados tanto dados confidenciais sobre as decisões tomadas pela diretoria anterior da sua empresa quanto os relatórios com os resultados das decisões por ela tomadas em seu último trimestre de atuação, ou seja, no período Podemos ter alguém da equipe que não seja diretor? Não. Todos os membros da equipe têm o status de diretor, exceto o presidente, e devem ganhar, no mínimo, MGM$ ,00 por trimestre. 7. Quantas empresas participam do jogo? São oito empresas participantes competindo, além da estatal Autobrás. Caso a turma não tenha oito equipes, o sistema cria automaticamente equipes

5 fantasmas, que repetem sempre as mesmas decisões, para que o jogo seja processado. 8. O que são as rodadas de teste? São rodadas iniciais com o objetivo de familiarizar as equipes com o jogo. É imprescindível que nestas rodadas todas as empresas participem e avaliem o resultado para estarem preparadas quando começar oficialmente o jogo. É válido que as equipes testem decisões e estratégias diferentes nesse período para que avaliem seus impactos e percebam o que deve ou não ser feito no jogo pra valer. 9. O que acontece após o final das rodadas de teste? Após as 4 rodadas de teste, o contador é zerado e o jogo é reiniciado. É interessante que as equipes tenham salvado os arquivos de relatórios e decisões das rodadas de teste, pois quando o contador é zerado, eles não podem mais ser consultados. 10. Posso alterar as decisões colocadas pela minha equipe? Se ainda estiver dentro do prazo limite para a entrada de decisões, qualquer membro da equipe ainda pode alterá-las. Caso contrário, se o horário limite já tiver passado, não será possível entrar com decisões ou alterá-las. 11. Quantos períodos são simulados no jogo? No total são quatorze períodos, sendo quatro deles na Fase de Testes e os dez restantes na Fase Para Valer. Após o término da Fase de Testes o jogo é zerado e sua empresa volta para o cenário inicial, nas mesmas condições do início da Fase de Testes.

6 12. Cada rodada do jogo equivale a que espaço de tempo? Cada rodada do jogo é equivalente a um trimestre. 13. O período 1 equivale a que trimestre do ano? No Caso Autobras descrito no Manual, são apresentadas as demandas (não necessariamente atendidas) para o conjunto de empresas, inclusive a Autobras. Essas demandas estão agrupadas trimestralmente e são referentes aos últimos três anos. Quando o jogo é iniciado, o período 1 equivale ao trimestre janeiromarço do ano seguinte a estes três últimos anos. 14. Qual o salário de um diretor? O salário mínimo do diretor é MGM$ ,00. Vale ressaltar que o salário do presidente deve ser, pelo menos, igual à remuneração do diretor com melhor remuneração. 15. O que é o horário limite? O horário limite é o prazo máximo para que as equipes coloquem ou alterem suas decisões. Se o horário limite de sua turma for 14h de quarta-feira, significa que sua equipe tem desde o resultado do período anterior (normalmente no mesmo dia da decisão) até a próxima quarta-feira às 14h para colocar ou alterar suas decisões. É importante que a equipe se planeje para entrar com as decisões com antecedência e verifiquem o calendário indicado pelo tutor da disciplina, para evitar eventuais problemas.

7 16. O que acontece se minha equipe não preencher a folha de decisões em determinado período? Se a equipe não preencher a Folha de Decisões, o simulador irá repetir as decisões da rodada anterior. Vale lembrar que a equipe que deixar de colocar decisões por dois períodos ao longo do jogo será eliminada da competição. Caso os alunos tenham interesse, podem optar por fazer um jogo de recuperação para não serem automaticamente reprovados na disciplina. 17. Como acontece a fase de Recuperação na disciplina Jogos de Negócios? Caso a empresa vá a falência, deixe de colocar duas decisões ao longo do jogo ou não tenham participado do jogo, os integrantes da equipe poderão fazer um Jogo de Recuperação. Para isso, precisam entregar um relatório ao tutor utilizando as matrizes em sala de aula. Caso a empresa tenha falido, ela deve contemplar no relatórios uma análise dos motivos que a levaram a falência. Caso não tenham participado, devem entregar a mesma matriz, no entanto, pensando nas estratégias futuras que irão implementar na nova empresa. Posteriormente, o jogo de recuperação começa e é composto por seis períodos corridos, sem fase de teste e leilão. Ao final, a equipe deve apresentar um relatório fazendo uma análise sobre o Jogo de Recuperação, apresentando suas estratégias, cálculos, etc. O caminho correto para todo esse processo é através do contato do aluno/equipe com o professor-tutor da disciplina.

8 18. Em que situações a equipe será eliminada? A equipe será eliminada se abandonar a competição ou não entrar com decisão por dois períodos ao longo do jogo. A equipe também será eliminada se até o período 8 (inclusive), for declarada insolvente, ou seja, apresentar patrimônio líquido negativo por quatro períodos consecutivos. 19. Temos acesso ao balanço das empresas concorrentes? Sim. No início do jogo (com o cenário inicial), e ao final de cada ano, ou seja, 4 rodadas, as equipes tem acesso a um relatório com o balanço de todas as empresas. 20. Qual a influência das empresas concorrentes na minha empresa? As decisões das 9 equipes (inclusive da Autobrás) impactam nos resultados obtidos por cada equipe. Dessa forma, os preços praticados, os investimentos realizados, as regiões abertas, as fábricas mantidas e outras decisões irão diferenciar as empresas, pois o BS Online capta essas diferenças e as traduz em parcelas de mercado, simulando as reações de um mercado real.

9 Diretoria e Membros da Equipe FAQ Perguntas Freqüentes 21. Os membros da diretoria podem ser demitidos? Sim. No jogo, a demissão de um diretor terá de ser solicitada por um dos membros da empresa e aprovada pelo professor/tutor da disciplina. O diretor demitido será, automaticamente, reprovado na disciplina, ao menos que opte por fazer o jogo de recuperação. 22. Podemos reduzir o salário de um diretor? Não são permitidas reduções nos salários no BS Online. Sendo assim, as equipes devem estar atentas ao colocarem os valores dos salários iniciais dos diretores ou ao concederem qualquer aumento aos mesmos. 23. Quantos funcionários tem a minha empresa? O número de empregados da empresa não será divulgado no jogo. Porém, analisando o tamanho da fábrica, podemos inferir seus gastos com mão-de-obra indireta e direta. A partir dessas informações, podemos calcular a folha salarial dos trabalhadores. 24. Como faço para diminuir um benefício concedido aos funcionários? Não é possível diminuir um benefício concedido ao trabalhador. 25. Qual o impacto das decisões feitas em relação aos funcionários? Uma diretoria que paga mal aos seus trabalhadores não tem produtos da mesma qualidade que as empresas que valorizam os seus recursos humanos.

10 Assim sendo, as variáveis relativas a recursos humanos - salário dos trabalhadores, benefícios aos trabalhadores, participação nos lucros, salários da diretoria - são tão importantes para a determinação da imagem da empresa junto ao mercado (e conseqüentemente para a sua parcela de mercado) quanto as variáveis de marketing. 26. Posso colocar o mesmo salário para todos os diretores? Sim, desde que obedeça ao valor mínimo de MGM$ ,00 e que o salário do presidente seja pelo menos igual ao do diretor melhor remunerado. 27. Posso reduzir o salário dos meus funcionários? E dos diretores? Não, nenhum salário ou benefício concedido aos funcionários ou diretores pode ser reduzido. 28. Podemos dar férias coletivas aos funcionários? Não. Porém, sua empresa pode interromper a produção de uma ou mais fábricas. Vale lembrar que, neste caso, apesar de não existir custos variáveis no período, os custos fixos continuam existindo no período de interrupção. 29. Os benefícios dados aos trabalhadores são cumulativos? Sim. Todos os benefícios aos trabalhadores são cumulativos e, além disso, não podem ser reduzidos.

11 30. O que acontece se repetirmos, em todos os períodos, os lançamentos relativos aos benefícios aos trabalhadores? Os campos que constam na Folha de Decisões sobre benefícios aos trabalhadores, devem ser preenchidos apenas no período em que o benefício estiver sendo concedido. A partir daí, aquele benefício será dado, em todos os períodos, aos trabalhadores. O preenchimento desses campos, em outro período, será interpretado como algo adicional e que, portanto, deve se somar ao benefício anteriormente concedido. Dessa forma, os valores serão acumulados e não podem ser reduzidos.

12 Multa e Compra de Informações FAQ Perguntas Freqüentes 31. O que é a multa aplicada às equipes? O serviço de multa é aplicado pelo professor-tutor quando às equipes estiverem fazendo perguntas que já estão explícitas no manual da disciplina ou no FAQ. Nesse caso, o tutor pode optar por cobrar uma multa por pergunta respondida, que terá o valor de MGM$ 5.000, Quanto custa a multa? A cobrança de multa custa MGM$ 5.000,00 por pergunta feita. 33. Quais informações podem ser compradas? A equipe pode comprar as seguintes informações: previsão da evolução do preço e da oferta global da matéria-prima para dois períodos à frente, que é uma informação registrada no relatório sobre a matériaprima. Preço: MGM$ ,00; demanda total de produtos acabados, subdivididas em vendas do estoque e vendas com prazo de entrega, no período, que é uma informação registrada no relatório sobre o mercado de produtos acabados. Preço: MGM$ ,00; previsão da evolução das taxas de variação do PIB para dois períodos à frente, que é registrada no relatório sobre o mercado de produtos acabados. Preço: MGMS$ ,00; parcelas de mercado de todas as empresas competidoras, em todas as regiões, no período, sendo registrada no relatório sobre produtos acabados. Preço: MGM$ ,00.

13 34. Como faço para comprar informações? A equipe deve solicitar na Folha de Decisões as informações que deseja receber.

14 Eliminação da Equipe e Falência FAQ Perguntas Freqüentes 35. O que leva uma equipe a ser eliminada? As equipes serão eliminadas se abandonarem a competição ou não entrarem com decisão por dois períodos ao longo do jogo ou forem declaradas insolventes até o período 8 inclusive. A empresa é considerada insolvente se apresentar o patrimônio líquido negativo por quatro períodos consecutivos. 36. Minha empresa pode ir a falência? Sim. O Capital Inicial de sua empresa é de aproximadamente MGM$ 100 milhões, e a Diretoria anterior deixou um Lucro Acumulado de MGM$ 5,5 milhões. Ao longo do jogo, se a empresa ficar com o seu Patrimônio Líquido negativo (Capital Inicial, mais Lucros e menos Prejuízos Acumulados) por quatro períodos consecutivos, o Árbitro irá declará-la como "insolvente". A partir daí, a empresa será impedida de produzir e/ou comercializar no jogo.

15 Autobras 37. Para que serve o caso Autobrás? O caso Autobrás é extremamente importante para que as equipes entendam o cenário inicial e as informações necessárias referentes ao jogo. O Caso Autobrás relata o tipo de indústria que é representada no jogo, quantas empresas existem no mercado, onde elas têm as suas fábricas, onde vendem os seus produtos, que parcela de mercado cada uma delas detém, entre outras informações. 38. O que é a Autobrás? A Autobras é uma estatal de grande porte que atua em todas as regiões do jogo BS Online. No início do jogo, a Autobras atente a cerca de 45% da demanda por automóveis. No Caso Autobras descrito no manual, estão algumas informações sobre o cenário inicial do jogo, como por exemplo, o tipo de indústria que é representada no jogo, quantas empresas existem no mercado, onde elas têm as suas fábricas, onde vendem os seus produtos, que parcela de mercado cada uma delas detém, etc. 39. Qual a diferença da região 5 para as demais regiões? A região 5 é uma região de exportação. No cenário inicial do jogo, apenas a Autobras exporta automóveis, e mesmo assim, 25% da demanda da região 5 não é atendida. Dessa forma, as empresas podem realizar investimentos nessa região para a abertura da mesma. Vale lembrar que a região 5 não é sensível a nenhum investimento específico, ou seja, é sensível a um mix de investimentos, sem que nenhum aspecto seja mais

16 relevante que outro. Para a abertura da região 5, a empresa precisa fazer um investimento de MGM$ 20 milhões em serviço comercial, de uma única vez. 40. Quantas fábricas tem a Autobrás? Em quais regiões? A Autobras possui 3 fábricas. No período 3 é feito um leilão, onde são colocadas a venda duas de suas fábricas, uma na região 3 e outra na região A Autobrás participa do ranking divulgado? Não. O ranking divulgado não inclui a Autobrás. 42. Quantas empresas participam do jogo? Além da Autobrás, são 8 equipes competidoras.

17 Fábrica e Produção 43. Qual o limite de fábricas que minha empresa pode ter no jogo? Cada empresa só poderá iniciar a construção de uma fábrica por período e poderá ter no máximo 6 fábricas. Vale lembrar que as fábricas vendidas pela empresa também são contabilizadas. 44. Posso vender todas as minhas fábricas? Sim. No entanto, se a capacidade instalada de sua empresa for zerada, ela ficará impedida de realizar vendas com prazo de entrega, ou seja, aceitar pedidos. Sendo assim, só será possível realizar vendas do estoque. 45. Quanto tempo leva para uma fábrica ser construída? A fábrica pode ser construída em regime normal, o que levará no mínimo 3 períodos, ou seja, se for iniciada sua construção em T, esta já pode produzir em T+2. A equipe também pode optar por construir a fábrica em regime acelerado, onde a fábrica já começa a produzir em T+1. Cada equipe só pode iniciar a construção de apenas uma fábrica por período. 46. Posso interromper a construção de uma fábrica? A empresa pode interromper, temporariamente, a construção de uma fábrica em regime normal. Essa interrupção reduz a capacidade inicial de produção da nova fábrica, a uma taxa de 3% por cada período de interrupção, além de retardar a data de início das operações da fábrica.

18 47. O que faço para construir uma fábrica de maneira mais rápida? A fábrica pode ser construída em regime acelerado, para já começar a produção em T+1. Por ser uma maneira mais rápida, 15% do valor do investimento inicial são gastos para agilizar a construção. Dessa forma, os 85% restantes servem para definir a capacidade de produção da fábrica. 48. Por que devo fazer investimentos de reposição na minha fábrica? Os investimentos de reposição são importantes, principalmente, para compensar a depreciação física que a fábrica sofre a cada período. A taxa de depreciação é de 3% ao período. Além disso, através deste reinvestimento a empresa poderá ampliar sua capacidade de produção. 49. Como faço para aumentar a capacidade produtiva da minha fábrica? Para isso, a empresa deve digitar na Folha de Decisões um valor maior do que 3% no campo Investimento de Reposição, na coluna referente àquela unidade fabril. Por exemplo, se for digitado 8%, nesse campo, será entendido que os 3% iniciais são destinados à manutenção da capacidade fabril (reposição da depreciação), enquanto os 5% complementares serão, de fato, uma ampliação da capacidade da fábrica. Segundo as regras do jogo, 5% de aumento do investimento inicial corresponderá a um acréscimo de apenas 3,7% na capacidade inicial de produção. Deixar em branco o referido campo significa diminuir a capacidade de produção da fábrica. Verifiquem como os custos variáveis vão aumentando conforme a fábrica se afasta de sua capacidade inicial de produção.

19 Vale lembrar que o jogo limita os Investimentos de Reposição a, no máximo, 10% por período (3% de depreciação e 7% de aumento da capacidade produtiva). 50. A minha fábrica sofre depreciação? Sim, sofre depreciação à taxa de 3% ao período. 51. Qual o limite para os investimentos de reposição? Só são permitidos investimentos de reposição de até 10% por período, por fábrica, sendo 3% referente a reposição da depreciação e 7% para aumento da capacidade produtiva. 52. O que é a capacidade atualizada da fábrica? A capacidade atualizada da fábrica é a capacidade calculada a partir dos investimentos feitos em reposição, que podem ser superiores ou inferiores a depreciação de 3%. Vale lembrar que investimentos realizados em T só aumentam a capacidade da fábrica em T+1 e que o valor máximo de investimento de reposição por período é de 10%. 53. Posso construir fábricas em qualquer região? Não, apenas nas 4 regiões domésticas (1, 2, 3 e 4). Na região de exportação 5, não é possível construir. 54. Posso transferir minha fábrica de uma região para outra? Não. O que a equipe pode optar por fazer é vender a fábrica de determinada região e comprar em outra. Vale lembrar que, sempre que uma fábrica é vendida,

20 a empresa tem um prejuízo de 30% do valor atualizado da fábrica, já que o valor de venda é de 70%. 55. Por que minha ordem de produção não foi totalmente executada? Existem dois fatores que podem limitar a produção: - A ordem de produção não pode ultrapassar 120% da capcidade atualizada de produção da fábrica; - A empresa deve verificar se o estoque de matéria-prima é suficiente para produzir o esperado.

21 Matéria-Prima 56. Como a matéria-prima recebida no leilão é representada no Fluxo de Caixa? A matéria-prima do leilão está contabilizada no fluxo de caixa na rubrica "Compra de Matéria-Prima no Spot ou Leilão" pelo valor unitário de MGM$ Como calculo o quanto de matéria-prima precisarei para a produção da fábrica? Com 0,7 unidade de matéria-prima é produzida uma unidade de produto acabado. 58. Pelas contas feitas pela equipe, utilizamos um pouco a menos de matéria-prima do que esperávamos. Por que? Essa pequena diferença pode ocorrer em alguns casos pois o valor de 0,7 matéria-prima para cada produto acabado é um valor aproximado. Além disso, caso o valor não seja exato, será feito um arredondamento para baixo. 59. A minha fábrica produziu uma unidade apenas e não tinha matéria prima disponível. Por que isso aconteceu? A ordem de prioridade da entrega da matéria-prima é de acordo com o número da unidade fabril, ou seja, a fábrica 1 será a primeira a receber, em seguida, a fábrica 2, e assim por diante. Caso não exista matéria-prima suficiente para alguma fábrica, esta produzirá uma unidade apenas, para que todos os indicadores por produto sejam calculados. Como a matéria-prima é arredondada para baixo, o estoque de matéria-prima da empresa não é prejudicado.

22 60. Em quanto tempo a matéria-prima que comprei estará a disposição para ser utilizada? A matéria-prima estará disponível para ser utilizada um período após a sua compra. Dessa forma, se a empresa planeja produzir no período T, a matériaprima já deve estar no estoque no período T Como saber a quantidade de matéria-prima que irei receber no período? As empresas não tem como saber exatamente a quantidade que irão receber. No jogo, cada empresa demanda uma certa quantidade de matéria-prima, no campo Demanda de Matéria-Prima da Folha de Decisões. Se a soma das demandas de todas as empresas for inferior à quantidade ofertada pelo mercado oficial, sua empresa receberá tudo que pediu. Porém, se a soma dessas demandas for maior do que o que está disponível no mercado oficial, o jogo utiliza a seguinte lógica: cada empresa receberá 10% do total da matéria-prima disponível; do que restar, sua empresa levará uma parte proporcional à quantidade por ela solicitada, em relação ao demandado por todas as empresas. 62. Coloquei determinado valor referente ao quanto queria de matériaprima mas não recebi tudo. O que aconteceu? Se a demanda total das empresas do jogo for superior à quantidade de matériaprima ofertada, cada empresa recebe o equivalente a 10% do total de matériaprima disponível. O restante de matéria-prima, se houver, é distribuído às empresas, proporcionalmente à quantidade demandada.

23 63. Como é determinado o preço da matéria-prima? O preço da matéria-prima no período depende da relação entre a demanda total de matéria-prima e a oferta global do produto no mercado oficial Além disso, o preço da matéria-prima nunca será inferior a MGM$ 1000, Como faço para saber mais informações a respeito do mercado de matérias-primas? A empresa pode comprar informações a respeito do preço e da oferta global de matéria-prima, o que tem um custo de MGM$ ,00, cada vez que é solicitada. A empresa que comprar esta informação terá a previsão da evolução do preço e da oferta de matéria-prima para os períodos T+1 e T Posso guardar matéria-prima para utilizar em outro período? Sim, mas a empresa deve ter atenção aos gastos com a armazanagem da matéria-prima. 66. O que acontece se a demanda por matéria-prima for superior a quantidade ofertada? Caso a demanda de matéria-prima for superior a oferta, cada empresa recebe o equivalente a 10% do total de matéria-prima disponível. O restante de matériaprima, se houver, é distribuído às empresas, proporcionalmente à quantidade demandada.

24 67. Qual a ordem de prioridade da entrega de matéria-prima caso eu tenha mais de uma fábrica? A ordem de prioridade será de acordo com o número da unidade fabril, ou seja, a fábrica 1 será a primeira a receber, em seguida, a fábrica 2, e assim por diante.

25 Investimentos 68. Como é possível que tendo o melhor preço e os maiores investimentos, nossa empresa não tenha a maior parcela de mercado? Preços baixos e altos investimentos feitos nas regiões adequadas atraem muitos clientes que, caso não encontrem os produtos em estoque, acabam comprando da concorrência. Ou seja, a empresa deve estar atenta e planejar sua produção e logística para conseguir atender à demanda que gerou. Em resumo, se sua empresa está tendo muitas unidades perdidas e/ou pedidos perdidos, mesmo com o melhor preço e os maiores investimentos nas regiões certas, significa que seus clientes, por não estarem sendo adequadamente atendidos, estão buscando as empresas concorrentes. 69. Podemos investir em propaganda em uma região que ainda não está aberta? Sim. Sua equipe pode preparar uma região antes de, efetivamente, iniciar suas vendas. Dessa forma, podem ser feitos investimentos em propaganda antes da região ser aberta. 70. Posso investir mais de 5 milhões em P&D no mesmo período? Não é permitido o lançamento de mais de uma inovação por período. Dessa forma, investir mais de MGM$ 5 milhões em um mesmo período é um desperdício.

26 71. Como eu sei se o investimento que eu fiz foi necessário para lançar uma inovação no meu produto? A equipe tem como saber se uma inovação foi lançada consultando o relatório de Informações Gerais (ver última coluna - Produto Novo). Vale lembrar que para ter certeza do lançamento de uma inovação, a empresa precisa ter um investimento acumulado de MGM$ 5 milhões em P&D. No entanto, em alguns casos esse lançamento pode acontecer mesmo com um investimento menor, uma vez que depende de fatores imprevisíveis. Além disso, caso a empresa invista MGM$ 3 milhões, terá nove chances, entre dez, de lançar uma inovação. 72. Por que é interessante lançar uma inovação no seu produto? Esse lançamento corresponde a uma melhoria do produto existente. Com um lançamento, tem-se impactos tanto no aumento da atratividade dos produtos de sua empresa em todas as regiões, quanto na diminuição dos custos variáveis de produção de todas as fábricas de sua empresa em aproximadamente 5%. 73. Por que devo investir 5 milhões em serviço comercial para a abertura de uma região doméstica? O investimento em serviço comercial para abertura de região tem como objetivo estabelecer uma rede de representação mínima. Para uma região doméstica, o investimento deve ser de no mínimo MGM$ 5 milhões e, na região de exportação, MGM$ 20 milhões. Esses valores mínimos devem ser investidos de uma única vez. Os investimentos em serviço comercial para abertura de região são contabilizados como imobilizado e passam a sofrer a depreciação de 3% ao período.

27 74. Preciso, a cada rodada, fazer investimento em serviço comercial para abrir a região? Não. Cada uma das regiões só precisa ser aberta uma única vez. No entanto, qualquer volume de investimento em comercialização é permitido, com o objetivo de manter o nível da atividade da empresa. 75. O que significa o fato de a região 5 não ser sensível a nada em particular? A região 5 não é sensível a nenhum investimento específico, o que significa que todos os investimentos impactam de forma equilibrada.

28 Regiões 76. Como faço para abrir uma região? Para que a empresa comece a comercializar produtos em determinada região, é necessário fazer um investimento inicial, de uma única vez, em serviço comercial na região. Caso seja uma região doméstica, o investimento precisa ser no mínimo de MGM$ 5 milhões. Já para a região de exportação, o valor mínimo é de MGM$ 20 milhões. 77. O fato de construir uma fábrica em determinada região quer dizer que aquela região já está aberta para vender meus produtos? Não. A construção de fábrica em determinada região não viabiliza a abertura comercial da mesma, a qual deve ser feita através do investimento em serviço comercial. 78. Posso abandonar uma região já aberta? Sim. Para deixar de vender em determinada região, sua equipe deverá deixar em branco ou registrar zero na Folha de Decisões, tanto para as vendas do estoque quanto para as vendas com prazo de entrega na coluna desta região. 79. O que acontece se, ao abrirmos uma região, esquecermos de limitar o número de vendas? Se sua equipe deixar de registrar informações em um ou mais dos campos referentes a Limitações de vendas, será entendido que tanto o limite das vendas do estoque quanto o das vendas com prazo de entregas é zero.

29 Conseqüentemente, será entendido, também, que sua empresa não deseja fazer nenhum tipo de venda de produtos. 80. O que acontece se, ao abrirmos uma região, esquecermos de registrar o preço de venda? Se sua equipe deixar de registrar o preço de venda de um produto, será entendido que esse preço é zero. Considerando as regras do jogo, que não permitem que o preço de um produto acabado seja inferior a MGM$ 5.000,00, o preço de venda naquela região passa a assumir este valor mínimo. 81. O que quer dizer quando a região é "sensível" a determinado investimento? Dizer que a região é mais sensível a determinado investimento significa que a região dá mais valor àquele investimento.

30 Recursos Humanos 82. Quantos funcionários tem a minha empresa? O número de empregados da empresa não será divulgado no jogo. Porém, analisando o tamanho da fábrica, podemos inferir seus gastos com mão-de-obra indireta e direta. A partir dessas informações, podemos calcular a folha salarial dos trabalhadores. 83. Como faço para diminuir um benefício concedido aos funcionários? Não é possível diminuir um benefício concedido ao trabalhador. 84. Qual o impacto das decisões feitas em relação aos funcionários? Uma diretoria que paga mal aos seus trabalhadores não tem produtos da mesma qualidade que as empresas que valorizam os seus recursos humanos. Assim sendo, as variáveis relativas a recursos humanos - salário dos trabalhadores, benefícios aos trabalhadores, participação nos lucros, salários da diretoria - são tão importantes para a determinação da imagem da empresa junto ao mercado (e conseqüentemente para a sua parcela de mercado) quanto as variáveis de marketing. 85. Posso colocar o mesmo salário para todos os diretores? Sim, desde que obedeça ao valor mínimo de MGM$ ,00 e que o salário do presidente seja pelo menos igual ao do diretor melhor remunerado.

31 86. Posso reduzir o salário dos meus funcionários? E dos diretores? Não, nenhum salário ou benefício concedido aos funcionários ou diretores pode ser reduzido. 87. Podemos dar férias coletivas aos funcionários? Não. Porém, sua empresa pode interromper a produção de uma ou mais fábricas. Vale lembrar que, neste caso, apesar de não existir custos variáveis no período, os custos fixos continuam existindo no período de interrupção. 88. Os benefícios dados aos trabalhadores são cumulativos? Sim. Todos os benefícios aos trabalhadores são cumulativos e, além disso, não podem ser reduzidos. 89. O que acontece se repetirmos, em todos os períodos, os lançamentos relativos aos benefícios aos trabalhadores? Os campos, que constam na Folha de Decisões, sobre benefícios aos trabalhadores, devem ser preenchidos apenas no período em que o benefício estiver sendo concedido. A partir daí, aquele benefício será dado, em todos os períodos, aos trabalhadores. O preenchimento desses campos, em outro período, será interpretado como algo adicional e que, portanto, deve se somar ao benefício anteriormente concedido. Dessa forma, os valores serão acumulados e não podem ser reduzidos.

32 Financeiras 90. O que é crédito rotativo? O crédito rotativo é um crédito automático que ocorre sempre que o caixa da empresa ficar no vermelho, com o objetivo de cobrir esse montante negativo. Os juros desse empréstimo são pagos no período seguinte. 91. As aplicações financeiras que faço duram para todos os períodos? Não, as decisões referentes às aplicações financeiras devem ser renovadas a cada período do jogo. 92. Qual a taxa e o limite para o crédito rotativo? O limite para o crédito rotativo é de MGM$ 10 milhões, à taxa de 6% ao período. Caso o crédito rotativo ultrapasse esse limite permitido, é aplicada a taxa de 12% ao período, no cálculo do juros sobre a quantia excedente. 93. O que acontece se o crédito rotativo estiver acima dos limites permitidos? Se o crédito rotativo estiver acima dos limites permitidos, é aplicada a taxa de 12% ao período, no cálculo do juros sobre a quantia excedente. 94. Quando pago os juros do crédito rotativo? Os juros do empréstimo rotativo são pagos no período seguinte.

33 95. Como faço para conseguir um empréstimo? Para que a empresa obtenha um empréstimo, basta fazer o registro na Folha de Decisões. O empréstimo é automaticamente concedido, desde que respeite o limite máximo permitido no período. A taxa de juros pode chegar a até 6% caso o endividamento da empresa seja muito elevado. Os empréstimos devem ser renovados a cada período, e os juros são cobrados no próprio período da solicitação. 96. Quando começam a ser descontados os juros dos empréstimos? Os juros do empréstimo solicitado são cobrados no mesmo período em que o empréstimo é solicitado. 97. O empréstimo que solicito vale para todos os períodos? Não, o empréstimo deve ser renovado a cada período. 98. Como é o cálculo do imposto de renda? O imposto de renda é calculado à taxa de 30% do lucro apurado no exercício. Caso a empresa tenha prejuízo, os 30% referentes ao imposto de renda são calculados a partir da diferença entre o lucro líquido do exercício e o prejuízo anterior acumulado, caso essa diferença seja positiva. 99. O que é o serviço de gerência de aplicações e empréstimos? Caso a equipe solicite esse serviço, terá um controle automático da conta caixa e bancos, com aplicações financeiras ou empréstimos. Este serviço será realizado

34 tanto em caso de saldo positivo quanto negativo e obedecerá aos limites e às taxas do Banco BS Online Quanto custa o serviço de gerência de aplicações e empréstimos? A gerência de aplicações e empréstimos custa MGM$ ,00 por período Como podemos evitar o crédito rotativo? Fazendo planilhas e cálculos para analisar o caixa da empresa. Caso a equipe perceba que vai ficar no vermelho, é mais interessante solicitar um empréstimo do que entrar no crédito rotativo devido à diferença entre as taxas de juros O que acontece se aplicarmos mais dinheiro do que dispomos? Caso a empresa aplique mais dinheiro do que dispõe, a aplicação será aceita, no entanto, ela entrará no crédito rotativo, com juros embutidos Minha empresa solicitou o serviço de gerência de aplicações e empréstimos. Preciso colocar algum valor na folha de decisões em relação aplicações fina nceiras ou solicitação de empréstimos? Não. Com este serviço isso será feito automaticamente Como minha empresa está com prejuízo se temos dinheiro sobrando em caixa, bancos e/ou aplicações? Existe uma diferença entre a conta Lucro/Prejuízo e a conta Caixa. Sua empresa pode estar bem em uma dessas contas e com problemas na outra.

35 Por exemplo, se sua empresa está vendendo seus produtos por um preço bem abaixo de seu custo, provavelmente, a sua parcela de mercado será maior e a sua conta caixa também. Porém, no momento em que a contabilidade for apurar o lucro da operação, ela poderá identificar um grande prejuízo, embora a situação da conta caixa seja boa Quais as taxas de juros praticadas pelo banco do jogo? No primeiro período, as taxas são: aplicações: 2,5% ao período, creditados no próprio período; empréstimos: 5% a 6% ao período, dependendo do grau de endividamento da empresa em relação ao seu patrimônio líquido, debitados no próprio período; crédito rotativo: até MGM$ 10 milhões, 6% ao período, debitados no período seguinte. Qualquer montante adicional aos MGM$ 10 milhões, 12% ao período, debitados no período seguinte.

36 Ações 106. Quando podemos vender ações da nossa empresa? Se o balanço de sua empresa na rubrica Investimentos em Ações estiver zerada, significa que naquele período sua empresa não tem ações em seu poder, nem de sua própria empresa nem das empresas concorrentes. Para vender ações, sua empresa precisará antes, comprá-las. Porém, o mercado de ações somente estará aberto para compras a partir do período 7, inclusive. Comprando ações no período 7, sua empresa somente conseguirá vendê-las do período 8 em diante Existe limite para venda de ações? Não existe limite para venda de ações Existe limite para compra de ações? Para compra de ações no balcão existe o limite de 5% de ações, para cada empresa negociada, por período Seremos informados de quantas ações estão sendo compradas da nossa empresa por período? Sim. No período 6, começam a ser divulgadas as cotações das ações na Bolsa de Valores. A partir do período 7, inclusive, começam a ser divulgadas no relatório da empresa, percentualmente, a quantidade de ações de cada empresa negociadas na Bolsa naquele período. Porém, não é divulgada a informação de quem comprou ou vendeu as ações.

37 110. Quando são divulgadas as cotações das ações das empresas? As cotações das ações são divulgadas a partir do sexto período (inclusive) A partir de que período as equipes podem comprar ações de uma empresa? A compra de ações pode ser feita a partir do sétimo período (inclusive) Como posso prever se existirão compradores para as ações que minha empresa colocou a venda? Sempre haverá compradores para as ações que sua empresa colocar à venda, pela cotação divulgada no relatório do período anterior.

38 Vendas e Entregas 113. Para que serve o limite de vendas por pedido? A limitação de pedidos serve para que a empresa não permita que sejam vendidos mais produtos a prazo, além da quantidade que planejou. A limitação das vendas com prazo de entrega pode ser necessária, por exemplo, se sua equipe tem como estratégia a preservação das futuras vendas do estoque. Em outras palavras, se sua empresa aceitar muitos pedidos em um período ( T ) na hora da entrega dos pedidos ( T+4 ), talvez não disponha de produtos acabados para vendas do estoque Para que serve o limite de vendas do estoque? Serve para estabelecer um limite da quantidade de produtos que a empresa deseja vender do estoque. A limitação das vendas do estoque pode ser necessária, por exemplo, para evitar que todo o estoque de uma região seja consumido, não restando produtos acabados para serem transportados para as outras regiões. Isso pode ocorrer, principalmente, nas regiões onde a empresa tem fábricas que abastecem regiões onde não há fábricas O que acontece se minha equipe deixar em branco o campo referente a limite de vendas por pedido na folha de decisões? Caso o campo referente às vendas com prazo fique em branco, entende-se que este valor é "zero", o que significa que a empresa não deseja realizar nenhuma venda a prazo naquele período.

39 116. O que acontece se minha equipe deixar em branco o campo referente a limite vendas do estoque na folha de decisões? Caso o campo referente à vendas do estoque fique em branco, entende-se que este valor é "zero", o que significa que a empresa não deseja realizar nenhuma venda do estoque naquele período O que devo fazer caso minha empresa não queira limitar o número de pedidos? Caso a empresa não queira limitar as vendas por pedido, deve colocar uma valor alto no campo referente ao limite, como "99999". Vale lembrar que existe uma restrição do modelo, que limita o aceite de pedido a 120% da capacidade de produção da empresa (já instalada ou em construção) O que devo fazer caso minha empresa não queira limitar as vendas do estoque? Caso a empresa não queira limitar as vendas do estoque, deve colocar uma valor alto no campo referente ao limite, como "99999". Vale lembrar que existe uma restrição que limita as vendas do estoque ao número de unidades estocadas na região Qual a ordem de prioridade dos pedidos feitos? Ao iniciar um novo período, é determinada a seguinte prioridade, para a saída de produtos acabados do estoque de uma determinada região: entrega de pedidos em atraso; entrega de pedidos devidos para aquele período;

40 transporte imediato; vendas do estoque; transporte normal. Se, após o processamento dessas prioridades, sobrarem produtos acabados, estes permanecerão estocados até o próximo período naquela região O limite para aceite de pedidos pode ser modificado? Sim, a cada período do jogo este limite pode ser modificado Minha empresa vendeu menos do que podia. Existe alguma restrição do modelo em relação ao aceite de pedidos? Sim, o modelo coloca uma restrição para o aceite de pedidos equivalente a 120% da capacidade de produção da empresa, seja ela instalada ou em construção Não realizei nenhuma venda por pedido em uma determinada região. Por que? É importante que a equipe esteja atenta a restrição do modelo para o aceite de pedidos, equivalente a 120% da capacidade de produção da empresa, seja ela instalada ou em construção. A ordem de prioridade para as vendas ocorre de acordo com o número da região, sendo a região 1 a primeira a ser atendida, e assim sucessivamente.

41 123. Como recebo o pagamento das vendas com prazo de entrega? O recebimento será automático e segue as seguintes condições: - 1ª parcela (20%) no mesmo período em que o pedido foi feito (T), a título de sinal; - 2ª parcela (50%) no período da entrega (T+3); - 3ª parcela (30%) um período após a entrega (T+4) O que significa quando aparece no relatório da minha empresa "pedidos perdidos"? Significa que sua empresa atraiu uma demanda maior ao que ela poderia atender, seja pela limitação de vendas por pedido, ou por limitação do modelo equivalente a 120% da capacidade de produção (instalada ou sendo construída). Os "pedidos perdidos" não são transferidos para um próximo período e provavelmente serão atendidos por seus concorrentes. Não há impactos na imagem ou na atratividade de uma empresa quando ela apresenta "pedidos perdidos" O que acontece se minha empresa retardar as entregas por mais de um período? Se o estoque for insuficiente por duas vezes consecutivas para um mesmo pedido, essas entregas são suspensas. Como consequências, os valores recebidos são debitados automaticamente da conta da empresa e a imagem da empresa também é afetada junto aos clientes da região, proporcionalmente ao número de clientes que deixou de atender.

42 126. Qual a prioridade na saída do estoque de produtos acabados? A saída de produtos acabados segue a seguinte ordem de prioridade: entrega de pedidos em atraso; entrega de pedidos devidos para aquele período; transporte imediato; vendas do estoque; transporte normal. Se, após o processamento dessas prioridades, sobrarem produtos acabados, estes permanecerão estocados até o próximo período, naquela região O que significa o termo "unidades perdidas"? As "unidades perdidas" aparecem no relatório quando clientes de sua empresa tentaram comprar produtos à vista do estoque de produtos acabados, porém não conseguiram. Tal fato geralmente acontece quando a empresa limita as vendas do estoque na região, ou quando os produtos acabados no estoque já estão comprometidos para entrega de pedidos O que devemos fazer para reduzir o número de unidades perdidas? Caso as unidades perdidas de sua empresa não sejam devido à limitação de vendas do estoque por ela imposta, significa que não há estoque suficiente de produtos acabados para atender à demanda do mercado da região. Nesse caso, sua equipe deverá aumentar a produção das fábricas, utilizando-se de hora-extra ou aumentando a capacidade instalada. Se isto não for possível, será necessário rever a política de preços e investimentos da empresa naquela região.

43 Lembrem-se: elevando o preço do produto acabado e/ou aliviando os investimentos, sua empresa eliminará o excesso de clientes. Assim, os que efetivamente comprarem seus produtos, deixarão uma maior margem de contribuição, o que conseqüentemente aumentará lucros da empresa. O ideal é que essas mudanças sejam executadas, gradualmente, de modo que a parcela de mercado, anterior a essas alterações, possa ser mantida O que significa quando aparece no relatório que minha empresa está com entregas atrasadas? Significa que existem pedidos que deveriam ser entregues no período anterior, porém não foram por não estarem disponíveis no estoque. Essas entregas tornam-se prioritárias no período seguinte e não podem ser retardadas por mais de um período. Além disso, as duas últimas parcelas do pagamento também ficam adiadas por mais um período. Caso o estoque seja insuficiente por dois períodos consecutivos em um mesmo período, as entregas não efetivadas serão suspensas, a imagem da empresa será prejudicada e a empresa deverá devolver os valores recebidos.

44 Transporte 130. Qual a diferença entre transporte em regime normal e imediato? O transporte em regime normal demora um período para ser realizado. Já o transporte imediato, é realizado no mesmo período. Essa diferença impacta nos custos dos tipos de transporte, já que o transporte imediato tem um custo adicional de 100% em relação ao transporte normal Qual é a ordem de prioridades para o transporte de produtos? A cada período, é determinada a seguinte prioridade, para a saída de produtos acabados do estoque de uma determinada região: entrega de pedidos em atraso; entrega de pedidos devidos para aquele período; transporte imediato; vendas do estoque; transporte normal. Se, após o processamento dessas prioridades, sobrarem produtos acabados, estes permanecerão estocados até o próximo período, naquela região O que significa no relatório quando aparece que a programação de transporte foi "totalmente" ou "parcialmente" executada? Quando a programação de transporte for totalmente executada, significa que foram transportados todos os produtos que a empresa solicitou. Se a programação for parcialmente executada, significa que alguma das regiões não teve todas as ordens de transporte executadas, por falta de produto em estoque.

45 133. Posso transportar produtos acabados para uma região que não está aberta? Sim. Entretanto este estoque não será mostrado nos relatórios. Inclusive, a empresa pode construir uma fábrica em uma região que não está aberta. No entanto, em ambos os casos, ela não poderá comercializar produtos nesta região.

46 Objetivos 134. Quais são os indicadores que são levados em consideração para a avaliação da performance da empresa? São cinco os indicadores de avaliação de performance: valor da ação na bolsa de valores, parcela de mercado, capital circulante líquido, nível de faturamento e lucro/prejuízo no exercício. O peso que sua empresa dará para cada indicador será definido no período 5 e no período Como faço para fazer a ponderação dos objetivos estratégicos? A equipe terá ao todo 25 pesos para distribuir entre os 5 indicadores. A equipe não poderá colocar peso inferior a 2 ou superior a 8 em nenhum objetivo. Ou seja, os indicadores que a equipe achar mais importante poderão ter, no máximo, peso 8, enquanto os menos relevantes, no mínimo, peso Como é feita a avaliação da performance da empresa no período? Após cada período as empresas são ordenadas de acordo com sua classificação. Para cada objetivo traçado, a equipe recebe um número de ordem, que é tanto menor quanto pior sua posição em relação às concorrentes. Ou seja, se ela teve a pior classificação em determinado objetivo, ela deve receber número de ordem 1 em relação àquele objetivo. Por outro lado, se for a melhor classificada, receberá número de ordem 8. As outras empresas receberão números de ordem entre 1 e 8, proporcionalmente (regra de três) aos valores dos objetivos alcançados.

47 Posteriormente, é calculada, para cada empresa, a sua pontuação em relação a cada objetivo, que é formada pelo produto entre o peso que deu ao indicador e o número de ordem que recebeu. Já a sua pontuação total, é formada pelo somatório da pontuação de cada indicador. O máximo de pontos é 200 e o mínimo que pode ser alcançado é Como será definida a equipe vencedora do jogo? Será considerada vencedora a empresa que não tenha sido declarada insolvente e conseguir, dentre todas as concorrentes, a maior média ponderada dos pontos acumulados, do período 5 ao último período do jogo, inclusive. Para cada rodada, serão usados como pesos os respectivos números dos períodos (p.e. o período 7 terá peso 7, período 8 terá peso 8) O que significa o amortecimento exponencial dos objetivos ao longo dos períodos? Ao invés de o objetivo (com exceção do Valor da Ação) ser ordenado pelo valor efetivamente verificado em um determinado período, ele é ordenado através de uma média amortecida. Essa média amortecida é calculada pela soma de duas parcelas: 1ª parcela: o valor observado, no período atual, receberá um amortecimento de 0,6, ou seja, será multiplicado por 0,6; 2ª parcela: a média do período anterior com um amortecimento de 0,4, ou seja, multiplicada por 0,4.

48 139. A minha equipe pode pontuar todos os objetivos com peso 5? Sim, pois colocar 5 em todos os objetivos atende a todas as solicitações necessárias: nenhum dos objetivos seria inferior a 2; nenhum dos objetivos seria superior a 8; a soma de todos seria 25. O maior inconveniente desse tipo de procedimento é o de não se ter um foco claro para a empresa. Em outras palavras, na hora em que a disputa com uma ou mais empresas se acirrar e a sua equipe tiver de decidir como deverá atuar, encontrará dificuldades, devido à pontuação idêntica dos objetivos de sua empresa Os objetivos da empresa podem ser alterados? Sim. Os pesos dos objetivos definidos no período 5 poderão ser revisados no período Para que serve a pontuação dada a cada um dos objetivos? Serve para que as empresas tenham seu desempenho avaliado conforme a ponderação escolhida pela equipe e, posteriormente, para gerar o ranking das empresas.

1 PREPARAÇÃO PARA INÍCIO DO JOGO... 2 1.1 Cadastro pessoal... 2. 1.2 - Cadastrando -se na empresa... 2

1 PREPARAÇÃO PARA INÍCIO DO JOGO... 2 1.1 Cadastro pessoal... 2. 1.2 - Cadastrando -se na empresa... 2 Sumário 1 PREPARAÇÃO PARA INÍCIO DO JOGO... 2 1.1 Cadastro pessoal... 2 1.2 - Cadastrando -se na empresa... 2 2. CENÁRIO... 3 2.1 Localização da Fábrica... 4 2.2 Produtos... 4 2.3 Demanda... 5 2.4 Eventos...

Leia mais

Caso o valor lançado seja superior ao mencionado acima, o valor excedente será utilizado para aumentar a atratividade de sua empresa naquela região.

Caso o valor lançado seja superior ao mencionado acima, o valor excedente será utilizado para aumentar a atratividade de sua empresa naquela região. FAQ Abandono de região - Podemos abandonar uma determinada região já aberta? Sim. Para abandonar uma região, isto é, deixar de vender lá, sua equipe deverá deixar em branco ou registrar zero, na Folha

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO?

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? Escrito em 25 de setembro de 2013 Por Christian Fernandes em. Receba atualizações clicando aqui. Última Atualização em23 de junho de 2015 Introdução Uma das

Leia mais

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento CAVALCANTE & COMO MONTAR O FLUXO DE CAIXA EM! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento Autores: Francisco

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO

O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PROLEILOES.COM O QUE CHECAR ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PONTOS PRINCIPAIS A SEREM VERIFICADOS ANTES DE COMPRAR UM IMÓVEL EM LEILÃO PARA EVITAR QUE OCORRAM IMPREVISTOS APÓS A ARREMATAÇÃO O que

Leia mais

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC?

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC? SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil

Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil Folha de Domésticos e Automação dos Recolhimentos para o Escritório Contábil Oportunidade para os escritórios contábeis Pagga Domésticos é um serviço inovador, lançado em 2013, desenvolvido especialmente

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Perfis. de Investimento

Perfis. de Investimento Perfis de Investimento Índice Índice 4 5 6 7 7 8 9 10 11 12 12 13 13 14 14 15 16 17 Apresentação Como funciona a Eletros? Como são os investimentos em renda variável? Como são os investimentos em renda

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais

DDA Débito Direto Autorizado. Manual de utilização Perguntas e respostas Maio_2016

DDA Débito Direto Autorizado. Manual de utilização Perguntas e respostas Maio_2016 DDA Débito Direto Autorizado Manual de utilização 1. O que é o DDA Débito Direto Autorizado Uniprime? É um serviço para cooperados Uniprime, Pessoa Física e Jurídica, que permite receber eletronicamente

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar!

Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar! Depois de anos de trabalho é hora de se aposentar! Neste momento, vários fatores devem ser levados em consideração, uma vez que após a aposentadoria haverá mudanças na sua rotina e nas suas finanças. Então,

Leia mais

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER A integração de dados do Controller com a contabilidade, seja com o sistema Contábil ou com qualquer outro sistema, é feita através de lotes. Os lançamentos seguem a estrutura

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo

Saia do vermelho. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Fora de controle? Vire o jogo 1016325-1 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa!

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! É muito frequente, no ambiente do SEBRAE-SP, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da sua empresa. E finanças, como sabemos, é

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 -

Manual do Usuário. Sistema para Administração de Condomínios MANUAL USUÁRIO. Bancos do Condomínio. ENG Sistemas - 1 - Sistema para Administração de Condomínios MANUAL DO USUÁRIO Bancos do Condomínio ENG Sistemas - 1 - FUNCIONAMENTO DO MÓDULO... 3 TELA DE EXIBIÇÃO DE BANCOS:... 4 INCLUIR UM NOVO BANCO:... 4 Banco...5 Agência

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa com filhos

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

PME & E PEQUENAS, MÉDIAS EMPRESAS E ENTIDADES

PME & E PEQUENAS, MÉDIAS EMPRESAS E ENTIDADES O QUE É CRÉDITO? A palavra crédito vem do latim CREDERE, que significa "acreditar" ou "confiar"; ou seja, quando você concede crédito para o seu cliente é porque confia que ele vai quitar o compromisso

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

PROJETO FINAL. 1. Introdução:

PROJETO FINAL. 1. Introdução: PROJETO FINAL 1. Introdução: Nesta parte está consolidado todo o estudo de redes que tivemos até então. Mas isso não significa que se deve parar de estudar, muito pelo contrário. É fora da sala de aula,

Leia mais

Titulo: Fluxo de Caixa. 2016 Fernando Nunes. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos. Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição

Titulo: Fluxo de Caixa. 2016 Fernando Nunes. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos. Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição Titulo: Fluxo de Caixa 2016. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição Introdução Pedro era um pequeno empresário que trabalhava muito em seu negócio.

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Gestão de Pessoas - 4w

Gestão de Pessoas - 4w P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - 4w Modulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: Férias P á g i n a 2 Sumário 1 Conceito... 3 1.1 Parametrizações no Sistema... 3 1.1.1 - Sindicato... 3 1.1.2 - Situações...

Leia mais

ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo

ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo www.consultacpfonline.com.br ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo 2 1 - Cheque sem fundo O que é? O cheque é um título de crédito e também uma ordem de pagamento à vista. É considerado um título

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Análise de Conjuntura

Análise de Conjuntura Análise de Conjuntura Boletim periódico da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados Os textos são da exclusiva responsabilidade de seus autores. O boletim destina-se a promover discussões sobre

Leia mais

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado Numa daquelas confusões da vida, Juliana pagou a parcela mínima do cartão de crédito e usou o

Leia mais

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza Guia do trabalhador 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au LICENÇA-PRÊMIO POR LONGO TEMPO DE SERVIÇO NO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA Em New

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

Qual seu nível de preocupação?

Qual seu nível de preocupação? FASE DIFÍCIL EXIGE ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. Qual seu nível de preocupação? Faça o teste e veja se o descontrole financeiro está afetando seu desempenho no trabalho. www.serasaconsumidor.com.br/testes/teste-indicador-de-educacao-financeira/

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Curva ABC. Cada uma destas curvas nos retorna informações preciosas a respeito de nossos produtos

Curva ABC. Cada uma destas curvas nos retorna informações preciosas a respeito de nossos produtos Curva ABC A curva ABC tem por finalidade determinar o comportamento dos produtos ou dos clientes. Podemos desenvolver diversos tipos de curvas ABC contendo os seguintes parâmetros: 1. Produto X Demanda

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS Sumário 1. Introdução... 2 2. Início Portal Coordenador... 2 2.1. Novos Pedidos... 2 2.2. Pendências... 3 2.3. Menu... 4 2.4. Sair... 4 3. Saldo de Projetos... 5 4. Extrato

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Tutorial para geração de boletos

Tutorial para geração de boletos Tutorial para geração de boletos Conteúdo 1. Criar desconto padrão... 2 2. Geração de boleto com desconto até o vencimento em porcentagem (inclusive bolsa) no momento da matrícula:... 2 3.Geração de boletos

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I

GERA GESTÃO E CONTROLE DE TÍTULOS: parte I Olá! Você verá a seguir um importante treinamento que vai facilitar suas atividades diárias! Ao acessá-lo pela primeira vez, procure assistir até o final. Caso não consiga, você poderá reiniciar de onde

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS MOMENTO ECONÔMICO Os investimentos dos Fundos de Pensão, e o PRhosper não é diferente, têm por objetivo a formação de capital para uso previdenciário, portanto, de longo prazo. Exatamente por essa razão,

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 ÍNDICE 1. Meios de Pagamento disponíveis 1.1 Notificação de Pagamento 03 03 2. Moip 2.1 Benefícios 2.2 Como criar uma conta no Moip 2.2.1. Verificação da conta

Leia mais

Guia Financ F eir inanc o eir 1

Guia Financ F eir inanc o eir 1 Guia Financeiro1 DÍVIDAS: PROTEJA SEU BOLSO! DÍVIDAS SÃO SEMPRE RUINS? Pare e pense: você está endividado? Nem sempre isso é um problema: muitas pessoas têm dívidas, mas não sabem. Ao usar o cartão de

Leia mais

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

FAQ: Parametrização para Contabilização

FAQ: Parametrização para Contabilização TDN > Softwares de Gestão > RM > Recursos Humanos > Administração de Pessoal > FAQ FAQ: Parametrização para Contabilização Produto: Ambiente: RM Unspecified Versão: 11.0 Avaliação A principal finalidade

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I

Treinamento Sistema Imobilis Módulo I Imobilis Módulo I CADASTROS Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO Alunos: Gleidiane Lacerda de Souza Raichelle Piol Professor: Aldimar Rossi RESUMO: O presente trabalho tem a finalidade de falar de Juros sobre capital próprio (JSCP) é uma

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO 2 PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO Nos últimos anos, várias medidas adotadas

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente.

12 perguntas. que você precisa fazer para o seu cliente. 12 perguntas que você precisa fazer para o seu cliente. Introdução Neste final de ano, a Icatu Seguros quer convidar a todos para uma reflexão sobre decisões aparentemente simples, mas que nem sempre são

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Felipe Oliveira, JPMorgan:

Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia a todos. Minha pergunta é em relação ao nível de despesa operacional, se você acredita conseguir, ao longo dos próximos trimestres, capturar no seu resultado operacional

Leia mais

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos 5 Plano Financeiro Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado pelos: investimentos fixos;

Leia mais