OLIMPISMO E PALMEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OLIMPISMO E PALMEIRAS"

Transcrição

1 PANATHLON CLUB SÃO PAULO '%~.- _~7 Boletim n @panathlon.net - Rua Estela,140 - Fone (11) Fax (11) OLIMPISMO E PALMEIRAS A soma de muitas informações para os nossos associados levou-nos a estourar o tempo no último convivio. O que cada palestrante tinha para contar ou mostrar ultrapassava os 15 minutos previstos para. cada um. Mustafá Contursi (foto ao lado) é a própria história viva do Palmeiras, e o que Georgios, Christina e Vanilton tinham para apresentar sobre Londres dava para um livro. Afinal, foi a maior Olimpiada da Era Moderna. A solução foi alterar a programação e guardar o Vanilton para o próximo convivio. Ele vai nos contar como, na corrida dos 200 metros da Paralimpiada, o brasileiro Alan Fonteles venceu o sul-africano Oscar Pistorius, paratleta mais comentado do evento. levou A FAMíliA! I /,. #'1'/..,;# ):l4i;'l:7-:l/;';'41/1,w,z~";': Contar o que viu em Londres era muito importante para Christina Vanicek (foto ao lado). Tanto que ela levou ao convivio toda a familia, inclusive sua genitora que, obviamente, ficou orgu Ihosa de sua filha.

2 - 2 PANATHLON CLUB SÃO PAUL O Panathlon e as perspectivas para OS Jogos Olímpicos de 2016 Após estar presente aos Jogos Olímpicos de Londres e ficar encantado com a organização e desempenho dos ingleses, tanto dentro como fora das competições: após presenciar o orgulho anglo-saxão com os resultados finais e perceber como a auto-estima da população aumentou ao término dos Jogos, fico convencido que temos que investir no Legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Tenho a convicção que os Jogos serão bem realizados, dentro das possibilidades e realidade do Brasil, mas não podemos esperar que os mesmos sejam a solução dos nossos problemas esportivos e sociais. O governo federal abriu os cofres e irá investir 2,5 bilhões para atingir a meta de Potência Olímpica, isto é, que ao final dos Jogos Olímpicos tenhornosno mínimo 30 medalhas, o que nos fará ficar entre os 10 primeiros colocados. Nós, Panathletas, devemos alertar que aporte de recursos não é garantia de medolhos. especialmente em tão curto espaço de tempo. Devemos tomar cuidado com as cobranças e a busca de culpados ao final desse Mega evento, em especial pela falsa expectativa de sucesso que a mídia em geral cria em torno de nossos poucos atletas com possibilidades de medalhas. Nós, Panathletas, que tanto amamos os esportes, cientes das dificuldades em forjar um campeão olímpico, devemos continuar dedicando nossos esforços para que o Governo, além de recursos financeiros de última hora, defina uma verdadeira Política Nacional de Esportes, com objetivos claros e transparentes. Que invista na base e que aproveite os valores educacionais do esporte para o desenvolvimento educacional, social e da saúde de nossa população. Devemos continuar cobrando do poder público, em todos os níveis, o planejamento estratégico para o Esporte, com a participação de todos os segmentos envolvidos, não para 2016, mas sim para perenidade das atividades esportivas como ferramenta de educação, saúde, auto-estima, patriotismo e orgulho dos brasileiros. Devemos continuar promovendo o Fair- Play e devemos levantar a bandeira de uma Educação Olímpica, valorizando sempre os exemplos do Esporte. Devemos continuar defendendo a valorização de nossos atletas atuais e do passado, ganhadores de medalhas e títulos, que muitas vezes, após as conquistas, são esquecidos pelos governantes e pela mídia. Enfim, vamos colaborar para o sucesso dos Jogos Olímpicos do Brasil (apesar de realizados no Rio de Janeiro), sendo protagonistas deste movimento em prol do Esporte. Vamos deixar de lado o pessimismo e ter uma atitude proativa, pressionando e promovendo debates e eventos para que todos os amantes do esporte se comprometam com o Fair-Play, o Esporte e a Educação em nosso país. Gedrgios Hatzidakis

3 - 3 PANATHLON CLUB SÃO PAUL 18/10 -Quarta-feira -19:45 horas CLUBE ESPERtA Restaurante Social Av. Santos Dumont, 1313 Estac-ionamento gratuito ADESÃO DE CONVIDADOS: R$ 45,00 VANILTON FALA SOBRE PARALIMPISMO o próximo convívio está programado para quinta-feira, dia 18, no restaurante do Esperia.-O relator da noite será Vanilton Senatore, que falará sobre a Paralimpíada de Londres. Ele fez parte da delegação do Brasil que participou do evento, acompanhando os 25 paratletas paulistas, integrantes da seleção nacional. Ele viu quase tudo deste certame e fotografou o que pode. Em um "flash", Vanilton projetou a final dos 200 metros rasos, na qual o sul-africano Oscar Pistorius,a grande estrela de toda a Paralimpíada, foi superado pelo brasileiro Alan Fonteles. Vanilton vai ainda contar porque o Brasil obteve um grande número d medalhas e o 7 lugar na classificação geral, enquanto nos próprios Jogos Olímpicos o nosso país ficou no 22 posto. Valeu a pena a transferência de sua palestra para o mês seguinte. O assunto continua em pauta e, se Deus quiser, a noitada não vai coincidir com uma partida da nossa seleção principal de futebol. O coquetel começará a ser servido às 19:45 horas e a mesa será formada às 20:30. O convívio termina às 22:30 horas. NÃO FALTEM!

4 4 PANATHLON CLUB SÃO PAUL 10 CONvíVIO ANTERIO~ o OMEGA.~..' 'f. Na foto, o vice-presidente Georgios Hatzidakis, que apresentou rico material fotográfico dos Jogos Olímpicos de Londres. Nem todos os convivios são contemplados por condições favoráveis. Muitas vezes, fatores inesperados prejudicam a nossa programação, fazendo com que eles desapontem a expectativas. Na mesma noite da nossa reunião-convivio, em 19 de setembro, foi efetuado o jogo das seleções principais de futebol do Brasil e da Argentina e, além disso, o trânsito de São Paulo estava em seus dias de recorde. Convidamos quatro palestrantes para a noitada, três deles com uma inédita documentação dos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e o almejo intenso de reparti-la com o público presente. Para começar, após o ritual inicial, falou o primeiro relator, dentro do projeto "Conheça este Panathleta", o associado Mustafá Contursi. Imagine-se as vivências que o ex-presidente do Palmeiras tinha para contar em meio século de gestão de atividades do alviverde. Eram titulos conquistados, descenso, obras históricas. Nada que pudesse ser omitido. Falou em segundo lugar Christina Vanicek, sobre os Jogos Olímpicos do ponto de vista do árbitro. Ela, que também havia colocado sua máquina fotográfica para municiar o projetor, mostrou ser boa fotógrafa e transportou todos os ouvintes do Clube Esperia para vários ângulos de Londres.

5 5 PANATHLON CLUB SÃO PAUL Para falar na segunda parte ficaram nosso více-presídente Georgios (que havia levado fotos sensacionais, escolhidas entre as mais de tiradas em Londres) e Vanilton Senatore, o único a discorrer sobre os Jogos Paralímpicos, também municiado com grande acervo fotográfico. A segunda parte não podia suportar duas apresentações tão ricas de material. Para que o auditório pudesse retornar (apesar do trânsito) a tempo de assistir ao segundo tempo do clássico do futebol sul-americano, houve um acordo unânime para que Vanilton fosse o destaque do próximo convívio. Todos os nossos associados querem saber a razão pela qual conquistamos elevado número de medalhas e o sétimo lugar na contagem geral, uma performance muito melhor que nos Jogos Olimpicos. O convivio contou com o comparecimento de autoridades e visitantes, entre os quais Wiliam Saad, presidente do Distrito Brasil. Mustafá Contursi não veio de mãos vazias. Distribuiu para os integrantes da mesa diretora um livro com a história do alviverde. EVENTO NO GUINNESS BOOK COM NOSSO LOGOTIPO A ACM São PauLo está integrada num movimento de âmbito mundial, envolvendo o jovem no esporte. Trata-se de um plano audacioso com a meta de arregimentar cinco milhões de participantes na atividade de basquetebol, esporte nascido naquela entidade. Uma ação de tal envergadura, segundo nos informou o panathleta André Passantino, Secretário Executivo da ACM São Paulo, leva em seu folder os logotipos da ACM, UNESCO, FIBA, FPB, CBB e do Panathlon Club São Paulo, prova que a nossa luta pelo Fair Play e o esporte ético começa a ser reconhecida mundialmente. DESAFIO: REUNIR MAIS DE 5 MilHÕES DE PESSOAS PARA UM DIA GENUINO DE ATIVIDADES ACEMISTAS QUE DEMONSTREM MANEIRAS DE EMPODERAMENTO JUVENIL. COMO: CADA ACM/YMCA PARTICIPANTE AO REDOR DO MUNDO REALIZARÁ UMA ATIVIDADE RELACIONADA AO BASQUETE (DEVIDO AO FORTE VINCULO HISTÓRICO DA ACM NA CRIAÇÃO DESSE ESPORTE EM MASSACHUSETTS/USA, ANO DE 1891, POR JAMES NAISMIT), COM O INTUITO DE MOBILIZAR O MAIOR NÚMERO POSSíVEL DE PESSOAS, NUMA CLARA MENSAGEM DE UNIÃO E FORTE IMPACTO GLOBAL.

6 - PANATHLON CLUB SAO PA I FLASHES Após voto por correspondência, que envolveu a maioria dos associados do Conselho Regional de Educação Física - CREF4, com abrangência no Estado de São Paulo, efetuou-se, no dia 17 de setembro último, a apuração dos votos saindo vencedora a chapa "Muda CREFSP",também conhecida por "Chapa 2". O novo Conselho tomará posse no próximo dia 29 de outubro. Efetuou-se, no último dia 16/09, a solenidade comemorativa às bodas de ouro do casal Cleide e José Teixeira, nosso amigo panathleta. O evento esteve muito concorrido, com mais de duzentas pessoas. Na cerimônia religiosa, verificouse um novo casamento formal dos nubentes. Houve também uma excelente e emotiva projeção dos 50 anos de vida em comum do casal. Buffet farto e de qualidade completaram a programação. Anotamos a presença dos panathletas Prof. Nicolini e esposa, prot. Aristides Almeida Rocha e esposa, Gilberto Bertevello e esposa e José Paiano e esposa, entre outros presentes. Faleceu, aos 91 anos, Mário Cardoso Xavier, um dos fundadores do nosso clube, secretário da primeira diretoria, composta em 7 de agosto de Ele integrou a reunião realizada no restaurante La Farina, na Rua Aurora, onde foi decidida a fundação do Panathlon Club São Paulo. O prof. Nicolini havia recebido um convite do Panathlon de Buenos Aires para que fossem convocados para esta reunião esportistas dispostos a levar avante a idéia. Foi Mário Xavier quem anotou os nomes dos esportistas que seriam convidados para o encontro programado para a Federação Paulista de Basquete. Anos mais tarde, por motivos particulares, ele desligou-se do nosso clube. O funeral foi realizado no Cemitério do Morumbi, no último dia 13 de setembro, e o prof. Nicolini esteve presente e representou o Panathlon. Também recebemos um do panathleta Laércio Elias Pereira informando o falecimento de Otávio Aníbal Augusto Cattani Fanali, fundador do Panathlon Club Manaus. Na mensagem, veio uma extensa biografia de nosso colega falecido. À sua família deixamos nossos sentimentos. O SBTlançou em sua programação um inquérito procurando obter uma resposta à pergunta: "Qual foi o maior brasileiro de todos os tempos". A escolha tinha cunho popular, incluindo votação através da internet e sessões de auditório. Ficaram para uma etapa semifinal Juscelino Kubitschek de Oliveira e Santos Dumont. Juscelino foi defendido oralmente por sua filha, Maria Estela, e Santos Dumont pela nossa panathleta Laurete Godoy. Santos Dumont foi o escolhido, principalmente pela ênfase de Laurete em sua defesa. Ela é uma grande admiradora do pai da nossa aviação, tendo publicado livros sobre sua trajetória. Na etapa final, realizada em 03/10, Chico Xavier, que concorreu com Santos Dumont e Princesa Isabel, foi eleito "O maior brasileiro de todos os tempos". No primeiro turno, uma série de familiares de panathletas e de amigos do Panathlon de São Paulo eram candidatos. No segundo turno da eleição municipal, o panathletismo continua envolvido. Nossa associada, Nádia Campeão, é candidato a vice-prefeita numa das duas chapas que continuam na disputa.

7 - PANATHLON CLUB SAO P I PELOS CLUBES CUBATÃO As delegações de Santos e de Taubaté, que prestigiaram a "Festa do Resgate da Memória Esportiva de Cubatão", voltaram impressionadas com a programação apresentada pelos panathletas da terra das refinarias. Os panathletas do Vale do Paraíba deram parabéns ao presidente do Panathlon Club Cubatão, Carlos Alberto Cruz, e à sua equipe, pela "impecável organização do emocionante evento. Um exemplo a ser imitado pelos demais clubes do Brasil e do mundo". Representando a cidade vizinha de Santos, Elny escreveu: "Como fundador e Past Presidente do Panathlon Club Santos, senti imensa satisfação e emoção ao presenciar a estupenda festa do "Resgate da Memória Esportiva de Cubatão". Sem dúvida, foi uma demonstração da potencialidade do grupo que resolveu assumir efetivament: a _ direção do Panathlon Club Cubatao '. Sao possuidores de vocação para ~rf!amzar, dirigir e empolgar aos que participam e/ou comparecem em seus eventos. Não há o que se dizer da grandiosidade do trabalho dos panathletas cubatenses, senão repetir os aplausos que não cessaram de soar durante toda a noite de 28 de setembro." SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A própria presidente do Clube de São,. José dos Campos foi a redatora da noticia do grande êxito que acabou se. transformando o convívio comemorativo ao 20 aniversário daquele clube. Vejam o texto: "A comemoração dos 20 anos do nosso clube foi maravilhosa! Contamos com a presença do Presidente do Distrito Brasil, Prof Wiliam Abdulnur, dos panathletas do Club São Paulo Marco Antônio Olivatto e João Omar Gambini, e do Prof. Paulo Emílio, ex-técnico de futebol, autor do livro "Futebol, dos alicerces ao telhado", contando "causos" de sua vida no esporte. Os panathletas compareceram com suas famílias e confraternizaram-se numa noite de frio no aconchegante Café da Madre, saboreando pratos apetitosos. Foi momento de ressaltar a memória dos nossos queridos amigos falecidos neste ano, o panathleta Ange Guimera, que. brilhantemente conduziu o Rugby ao mais alto patamar em nosso país, e o ex panathleta, fundador do Panathlon Club São José dos Campos, Celso Paiotti, que transitou pelos mais diferentes esportes, sendo presidente da Liga de Futebol Joseense, Diretor junto à Associação Esportiva São José, coordenador de voleibol, além de possuidor de censo crítico apurado quando o assunto era o desporto. Foi momento para reflexão quanto ao rumo do desporto joseense frente às possibilidades políticas que se apresentam. Certos estam os de que o trabalho do nosso clube muito engrandeceu o desporto municipal e novas ações deverão ser implementadas. Os ânimos foram renovados e o grupo se torna coeso a cada dia." TAUBATÉ No dia 25 de setembro, a Câmara Municipal de Taubaté realizou a solenidade comemorativa ao Dia do Cientista, numa iniciativa da vereadora Maria Teresa Paolicchi. Nesse evento foi homenageado o panathleta Antonio Marmo de Oliveira, por indicação da Academia Brasileira de Ciências e Tecnologia - Núcleo Taubaté.

8 PAN UB SÃO PAUL- ACM

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

DIA OLIMPICO E MUNDIAL

DIA OLIMPICO E MUNDIAL r Boletim no 05 Rua Estela,140 PANATHLON CLUB SÃO PAULO - 127@panathlon.net - Fone (11) 5572-7356 w.ww.panathlonsp.org.br - Fax (11) 5575-4686 No cardápio do próximo convívio:, DIA OLIMPICO E MUNDIAL Dia

Leia mais

Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto

Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto 1 Gostava de redacções, como gostava! Dos seis filhos da família Santos apenas ele e a Nazaré (que andava no 9. ano) gostavam de escrever; de resto eram também os únicos que passavam horas a ler, nos tempos

Leia mais

O nascimento de Jesus Lucas 2

O nascimento de Jesus Lucas 2 O nascimento de Jesus Lucas 2 Só para você Nesta idade se você puder ter alguns brinquedos que as crianças possam distrair-se enquanto aguardam as outras chegarem será bastante proveitoso. Não se esqueça:

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Copenhague-Dinamarca, 01 de outubro de 2009 Bem, primeiro dizer a vocês da alegria de poder estar

Leia mais

O ensino aprendizagem da matemática no basquete

O ensino aprendizagem da matemática no basquete Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus Caicó Matemática Licenciatura Plena O ensino aprendizagem da matemática no basquete Caicó-RN 2013 Deisy

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Artur Pastor. Artur Pastor *Filho

Artur Pastor. Artur Pastor *Filho Artur Pastor *Filho 29 [Nazaré] [década de 1950] Coleção de família De Artur Pastor herdei o nome e a vontade de capturar o mundo através da retina da máquina fotográfica. Desde muito novo que foi impossível

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

A TORRE DE BABEL Lição 06

A TORRE DE BABEL Lição 06 A TORRE DE BABEL Lição 06 1 1. Objetivos: Mostrar a tolice do orgulho e dos planos meramente humanos Quando começamos a nos orgulhar e tentamos ser importantíssimos aos próprios olhos, Deus não nos abençoa

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita Plano de Aula 23 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 17/08/2015 Horário: 20h as 21h Título: Allan Kardec: o codificador

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS

COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS COMO ILUMINAR ÍCONES ARQUITETÔNICOS Aqui vão algumas dicas para iluminar ícones arquitetônicos em comemoração ao aniversário do Rotary, no dia 23 de fevereiro. Se estiver planejando uma projeção, contate

Leia mais

A Cozinha da Bruxinha

A Cozinha da Bruxinha 1 A Cozinha da Bruxinha Anne Glauce Freire Edição especial para distribuição gratuita pela Internet, através da Virtualbooks, com autorização do Autor. O Autora gostaria imensamente de receber um e-mail

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

Lembre-se que a vida está pulsando a cada momento, dentro e fora de nós. O tempo não espera ninguém, portanto para de esperar! E já!

Lembre-se que a vida está pulsando a cada momento, dentro e fora de nós. O tempo não espera ninguém, portanto para de esperar! E já! Aos vinte e cinco dias do mês de junho de 2015, às 14:30h, na sede da AFACI, com a presença do Presidente da AFACI, Sr. Domingos Enio Sophia e dos diretores Arnaldo Pereira Pinto, José Cláudio Arouca,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

Procon Uberlândia - MG

Procon Uberlândia - MG Procon Procon Uberlândia - MG Av. João Pinheiro, 1.417 - Bairro Aparecida Uberlândia - MG - CEP: 38400-712 Telefone: (34) 3291-1600 procon@uberlandia.mg.gov.br Produção: Mais Ativos Educação Financeira

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA 221 mi lucrou a Adidas no trimestre, resultado 8% melhor que no mesmo período do ano passado EDIÇÃO 249 Por mais verba, clubes alteram

Leia mais

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo Uma experiência com a diversidade: crianças deficientes...crianças eficientes...educadores Uma experiência da inclusão reversa com pares tutores auxiliares de aula Nossa equipe com o primeiro grupo de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Mulheres e Futebol Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Um grande abraço, https://www.facebook.com/colegio.purissimo. ensinomedio@purissimo.com.br. www.purissimo.com.br

Um grande abraço, https://www.facebook.com/colegio.purissimo. ensinomedio@purissimo.com.br. www.purissimo.com.br ENSINO MÉDIO 2015 / Colégio PURÍSSIMO Programa de Descontos: O MÉRITO É TODO SEU! - 2015 Descontos de até 100% - Você Merece! Conhecimento, Habilidades e Atitudes! O tradicional Concurso de Descontos por

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é

16/03/2033. R$ 2,90 Marina Belisario. Novo modelo de carro voador é 16/03/2033 Ana Carolina Haddad Edição 01 Diego Zancaneli R$ 2,90 Marina Belisario Pombo Eletrônico Zâmbia sai da extrema pobreza com a ajuda de diplomata brasileiro Diplomata brasileiro ajudou o governador

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS ARGENTINOS

Leia mais

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA

Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Viver Melhor com Inteligência Emocional: ADMINISTRANDO SEUS SENTIMENTOS COM EFICIÊNCIA Entendendo (de verdade) sobre Inteligência Emocional Muito se fala sobre inteligência emocional, mas pouco se entende

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo:

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: 05/07/1988 Marcelo Ponzoni Cristiane Lança Ponzoni São Paulo e Ribeirão Preto Sede Própria com 700m2 C O M U N I C

Leia mais

Um dono para Buscapé GISELDA LAPORTA NICOLELIS. Um dono para Buscapé. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente

Um dono para Buscapé GISELDA LAPORTA NICOLELIS. Um dono para Buscapé. Leitor iniciante. Leitor em processo. Leitor fluente Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente um apartamento, onde animais não são permitidos. Esse é o grande problema de Marcelo: Quem pode ficar com Buscapé? Entre as possibilidades que se apresentam,

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação Jairo Martins da Silva FOTOs: divulgação E N T R E V I S T A Disseminando qualidade e cultura Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins da Silva fala sobre o desafio da qualidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA

APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA O Liceu da, os actores as estruturas e a instituição (1904-2004), Leonor Torres 10 de Novembro de 2006 Sr. Coordenador Educativo do Porto, Dr. José Eduardo Silva, em representação

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES: Art. 1º - A Copa SESI de Natação visa desenvolver a natação entre os atletas não federados no Estado de Goiás. Com o objetivo

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

ABIA 25 Anos. 30 anos de AIDS: a história social de uma epidemia e a resposta brasileira. Rio de Janeiro, 8-9 de Agosto de 2012.

ABIA 25 Anos. 30 anos de AIDS: a história social de uma epidemia e a resposta brasileira. Rio de Janeiro, 8-9 de Agosto de 2012. ABIA 25 Anos 30 anos de AIDS: a história social de uma epidemia e a resposta brasileira Rio de Janeiro, 8-9 de Agosto de 2012 Roda de Conversa O Legado do Betinho: Solidariedade, Direitos Humanos e HIV

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

No mês de setembro, realizamos o encontro do curso de formação Arte e Espaço Público no MASP. Foi um dia muito especial para os participantes!

No mês de setembro, realizamos o encontro do curso de formação Arte e Espaço Público no MASP. Foi um dia muito especial para os participantes! Instituto Sidarta Programa Desafios Impaes 2011 Nome do Projeto: Embu com Arte Setembro/2011 NOTÍCIAS FRESQUINHAS Setembro Nome do Projeto: Embu com Arte Instituição responsável pela formação: Instituto

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Mulheres e Meninas, Educar para Liderar. Informativo Interclubes - São Paulo.

Mulheres e Meninas, Educar para Liderar. Informativo Interclubes - São Paulo. Informativo Interclubes - São Paulo. A organização do Interclubes São Paulo, realizado no dia 22/março/2014, no Restaurante Anchieta, de uma companheira soroptimista, ficou sob a responsabilidade do S.I.

Leia mais

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR *

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * PSICODRAMA DA ÉTICA Local no. 107 - Adm. Regional do Ipiranga Diretora: Débora Oliveira Diogo Público: Servidor Coordenadora: Marisa Greeb São Paulo 21/03/2001 I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * Local...:

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883

RELAÇÕES HUMANAS. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Coren/SP - 42883 n Onde houver duas pessoas, com certeza teremos um relacionamento 2 n Não é surpresa para ninguém que as pessoas diferem umas das outras, não havendo dois seres iguais no mundo. n O homem

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 1. Competição: Quadrangular de Ascenso e Descenso do NBB 2012/2013 2. Bases legais a.

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - ul ç u m verdade m an o que é todo ter r or i s ta? É Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca PROGRAMA DO MUTIRÃO HABITACIONAL

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

02/12/2004. Discurso do Presidente da República

02/12/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega do Prêmio Finep e sanção da Lei de Inovação de Incentivo à Pesquisa Tecnológica Palácio do Planalto, 02 de dezembro de 2004 Meus companheiros ministros,

Leia mais

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 47 Porto Escondido Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 51 Na cidade do Porto, voluntários de Médicos do Mundo - Portugal percorrem a pé, duas noites por semana, as ruas da cidade. Fazem-no durante

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Semeadores de Esperança

Semeadores de Esperança Yvonne T Semeadores de Esperança Crônicas de um Convite à Vida Volume 11 Crônicas de um Convite à Vida Livre d IVI Convidados a Viver PREFÁCIO Estou comovida por escrever este prefácio : tudo o que se

Leia mais

Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento

Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento Fundamentos para uma prática pedagógica: convite de casamento Fernando José de Almeida Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Casamento não significa felicidade automática e garantida. Isso só acontece

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com O papel da media literacy na capacitação de jovens eleitores para o exercício da cidadania um estudo sobre o reconhecimento do apelo à memória como ferramenta de convencimento nas eleições de 2014 Wanessa

Leia mais