Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE"

Transcrição

1 Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE

2 DADOS PESSOAIS Nome: Rafael de Oliveira Nascimento: 28/08/ General Câmara, Brasil. Endereço: Rua Álvaro de Castelões, 632, 2º Esq. Fr Porto, Portugal. Telefone móvel: FORMAÇÃO ACADÊMICA Bacharelado em Música - Habilitação em Composição. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. Título do trabalho de conclusão: Acepções estéticas no processo de criação das obras Música para piano e eletroacústica e Peça para flauta-doce tenor e eletroacústica. Orientador: Celso Loureiro Chaves. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2007 Fevereiro Seminário de Composição com Brian Ferneyhough (EUA). Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal. (Carga horária: 10h) Janeiro Seminário de Composição com Emmanuel Nunes (POR). Casa da Música, Porto, Portugal. (Carga horária: 20h) Maio a Junho Workshop de Composição com Jack Fortner (EUA). Instituto de Artes da UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 33h) Outubro Música Interativa. Ministrante: James Soares Correa. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h) Outubro Introdução ao Csound. Ministrante: Antônio Nunes. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h)

3 Agosto Extensão universitária: Modelos Evolutivos Aplicados a Composição Musical. Ministrante: Eduardo Reck Miranda (Brasil/Inglaterra). Centro de Música Eletrônica, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 9h) Outubro Introdução ao MIDI. Ministrante: Antônio Nunes. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h) Outubro O Computador em Performance. Ministrante: James Soares Correa. Instituto Goethe de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 4h) Agosto Extensão universitária: Pisando no Palco - Prática de Performance para Músicos e Produção de Recitais. Ministrante: Luciane Cardassi (São Paulo, Brasil). Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 9h) Julho a Dezembro Extensão universitária: As Nove Sinfonias de Beethoven. Ministrante: Cláudio Ribeiro (Brasil/EUA). Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 110h) Abril a Outubro Oficina de Teoria e Percepção Musical. Ministrante: Cynthia Geyer dos Santos. Departamento de Música, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil. (Carga horária: 50h) ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM VÍNCULO 2003/Agosto 2006/Agosto Centro de Música Eletrônica / UFRGS - Bolsista Pesquisador PiBIC/CNPq Atividades: Participação em projetos de pesquisa voltados à composição de música eletroacústica e desenvolvimento de algoritmos para música interativa. Projetos em que esteve vinculado: 1. Composição Eletroacústica de Paisagens Sonoras. 2004/Nov /Ago. 2. Laboratório de Música Eletroacústica Experimental. 2003/Ago /Ago. 2002/Maio 2003/Julho Centro de Música Eletrônica / UFRGS - Bolsista de Extensão Universitária Atividades: Monitor em Cursos de Extensão ocorridos no Laboratório de Música Eletroacústica, produzindo material didático e assessorando os alunos em exercícios práticos.

4 2002/Janeiro 2002/Abril Centro de Música Eletrônica / UFRGS Estágio Voluntário Atividades: Auxiliar na instalação e configuração de softwares, equipamentos musicais e preparação de material didático do Laboratório de Música Eletroacústica. ATUAÇÃO PROFISSIONAL SEM VÍNCULO de abril a 4 de abril. Instituto Franco Português de Lisboa Auxiliar Técnico. Atividades: Concepção e criação da programação da difusão e manipulação do áudio utilizado na peça de Teatro Musical Os tremeliques do sábio, montada por Paulo Matos (actor), Etienne Lamaison (clarinete) e Pedro Figueiredo (música). (Carga horária: 20h) a 12 de maio. Departamento de Comunicação e Arte Secretariado. Atividades: Secretariado do evento PERFORMA 07 Encontros de Investigação em Performance, organizando e auxiliando os participantes nas atividades ocorridas durante o evento. (Carga horária: 20h) a 20 de janeiro. Auditorium Tasso Corrêa da UFRGS Técnico de Gravação. Atividades: Gravação, edição e masterização de recitais dos alunos de graduação do Departamento de Música da UFRGS. (Carga horária: 40h) de abril a 5 de maio. Atividades: Ministrante do curso Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale (Carga horária: 15h) , 20 e 21 de julho. Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura Assistente de curso. Atividades: Orientação dos alunos na utilização de softwares e equipamentos voltados à composição musical na oficina "Experimentos Sonoros" coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Mattos. (Carga horária: 9h) de junho a 29 de junho. Atividades: Ministrante do curso Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale ª edição. (Carga horária: 15h) de abril a 25 de maio. Atividades: Ministrante do curso Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale ª edição. (Carga horária: 15h)

5 de março a 20 de abril. Atividades: Ministrante do curso Iniciação e prática em edição de partituras por computador utilizando o Finale ª edição. (Carga horária: 15h) de julho a 26 de agosto. Atividades: Ministrante do curso Ferramentas para a Composição de Música Eletrônica 2ª Edição, coordenado pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 25h) de junho a 28 de julho. Atividades: Ministrante do curso Ferramentas para a Composição de Música Eletrônica 1ª Edição, coordenado pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 25h) de outubro a 28 de outubro. Atividades: Ministrante do curso Iniciação e prática em edição de partituras por computador. (Carga horária: 15h) de agosto e 12 de maio. Museu Universitário da UFRGS Ministrante de curso. Atividades: Ministrante da oficina "Sintetizadores - Fundamentos e Utilização" coordenada pelo Prof. Dr. Eloi Fernando Fritsch. (Carga horária: 8h) , 8, 9 e 10 de agosto. Departamento de Pós-Graduação em Música da UFRGS Secretariado. Atividades: Secretariado do evento XIV Encontro da AMPPOM, organizando e auxiliando os participantes nas atividades ocorridas. (Carga horária: 20h) PRODUÇÃO ARTÍSTICA L Estel Matinal (2008) Composição para ensemble. Obra encomendada pelo maestro Pedro Figueiredo. Estreada no Festival Dias de Música Eletroacústica, ocorrido no auditório do Conservatório de Música de Seia, Portugal, pelo Ensemble de Música Contemporânea de Linda-a-Velha, no dia 19 de março de 2008.

6 General Torres (2007) Composição electroacústica. Obra inserido nas pesquisas sobre paisagens sonoras. Estreada no concerto Música de POA, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, Porto Alegre, Brasil, no dia 3 de setembro de À Clara... (2007) Composição para trio de madeiras. Obra baseada em uma das cartas do livro Correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós. A ser estreada em data futura. Peça para Flauta-Doce Tenor e Eletroacústica (2006) Composição para flauta-doce tenor e fita. Obra encomendada pela flautista Daiana Felix. Estreada no concerto Música de POA, ocorrido no Auditório Luís Cosme, Porto Alegre, Brasil, no dia 6 de dezembro de Música para Piano e Eletroacústica (2006) Composição para piano e fita. Estreada no Festival Contemporâneo-RS 2006, ocorrido no auditório do Instituto Goethe em Porto Alegre, Brasil, de 23 a 27 de agosto. Universos: Articulações Visíveis (2006) Composição de trilha sonora para instalação interativa. Apresentada na Galeria de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 20 de junho a 19 de julho de 2006, e concebida em conjunto com a vídeo-artista Eny Schuch e o arquiteto Jorge Aragão. 4 Poemas para Violão (2006) Composição para guitarra solo. Obra encomendada pelo guitarrista Andrés Veja Solana e estreada pelo mesmo no Concerto de Conclusão de Curso de Graduação em Guitarra pelo Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, Porto Alegre, Brasil, no dia 30 de novembro de Estudo de Materiais II (2005) Composição eletroacústica. Estreada no concerto Música Eletrônica no Museu, ocorrido no Museu Universitário da UFRGS, Porto Alegre (Brasil), no dia 22 de novembro de Estudos para Flauta solo (2005) Composição para flauta-transversa solo. Estreada em 23 de setembro de 2005 no Festival Contemporâneo-RS 2005, ocorrido em Porto Alegre, Brasil, durante o ano.

7 Poema I (2004) Composição de trilha sonora para vídeo da artista Carolina Breda. Vídeo apresentado no festival 3º Vaga-lume Mostra de vídeos, ocorrido de 28 de junho a 9 de julho de 2004, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Departamento de Artes da UFRGS, Brasil. Ensaio para movimentos híbridos (2004) Composição de trilha sonora para série de vídeos da artista Daniele Marx. Vídeos apresentados na exposição Desenformando, ocorrida de 17 de março a 7 de abril de 2004, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Departamento de Artes da UFRGS, Brasil. Les Yeux Brillants (2004) Composição para flauta, violino e piano. Estreada no Concerto de Meio de Curso da Classe do Professor Antônio Carlos Borges Cunha, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, em 1º de Julho de Estudo de Materiais (2004) Composição eletroacústica. Obra estreada no dia 25 de novembro de 2004 no concerto Projeção Sonora de Composições computacionais II ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS. No Fundo do Mar II (2004) Composição algorítmica em tempo real. Obra realizada no concerto Projeção Sonora de Composições Computacionais, ocorrido no Auditorium Tasso Corrêa, no dia 30 de setembro de 2004, do Instituto de Artes da UFRGS. Paisaje de Lorca (2003) Composição para guitarra e manipulação pelo computador. Obra estreada no festival Multiple-X 2003 ocorrido Audiotório do Instituto Goethe de Porto Alegre, Brasil, no dia 25 de outubro de Sala de Espera (2003) Composição eletroacústica. Apresentada dentro da instalação sonora Sons da Universidade, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Mattos, ocorrida de 11 de março a 9 de maio de 2003 no Museu Universitário da UFRGS, Brasil. Concourse (2003) Composição para violino solo. Obra estreada no dia 31 de julho de 2003, no concerto Contemporâneo 12 e 30, ocorrido no Mezanino do Museu Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

8 Três peças para Piano (2002) Composição para piano solo. Obra estreada no concerto Compositores do Instituto de Artes ocorrido no dia 14 de janeiro de 2004 no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, Brasil. Sobre o Tempo (2001) Composição eletroacústica. Obra estreada no Concerto de Inauguração do Centro de Música Eletrônica da UFRGS, realizado no Auditorium Tasso Corrêa no dia 13 de janeiro de PRODUÇÃO DE EVENTOS , 25 e 27 de agosto. Festival Contemporâneo-RS 2006 Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados três concertos e uma mesa redonda com os principais musicólogos sobre a música rio-grandense. O evento teve apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre Maio a Junho. Semana de Música Contemporânea 2005 Evento organizado em colaboração com Catarina Domenici, James Soares Corrêa, Januibe Tejera, et al. para a divulgação da produção dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados cinco concertos, uma mesa redonda, workshop com o compositor Jack Fortner (EUA), e duas Master-Classes com os pianistas John Sakata (EUA) e Jung Li (EUA/JPN). O evento foi apoiado pelo Departamento de Música, Instituto de Artes da UFRGS e do Centro de Música Eletrônica da UFRGS Junho, agosto, setembro, outubro e novembro. Festival Contemporâneo-RS 2005 Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados quatro concertos, mensais. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Centro de Música Eletrônica da UFRGS de outubro, 22 de novembro e 12 de dezembro.. Concertos Música Eletrônica no Museu Evento organizado pelo Centro de Música Eletrônica da UFRGS para a divulgação da produção de música eletroacústica dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS e do Museu Universitário da UFRGS.

9 2004 Todo o ano. Festival Contemporâneo-RS 2004 Evento organizado em colaboração com o músico Januibe Tejera para a divulgação da produção atual dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados concertos mensais durante o ano todo. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Centro de Música Eletrônica da UFRGS de setembro e 25 de novembro. Concertos Projeção Sonora de Composições Computacionais Evento organizado pelo Centro de Música Eletrônica da UFRGS para a divulgação da produção de música eletroacústica dos principais compositores do Rio Grande do Sul, Brasil. O evento teve apoio do Instituto de Artes da UFRGS, Lojas Mil Sons, IGAP - Instituto Gaúcho de Áudio Profissional e da Câmara Legislativa de Porto Alegre, RS, Brasil. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA Trabalhos completos publicados em anais de congressos OLIVEIRA, Rafael de ; FLORES, Luciano Vargas ; FRITSCH, Eloi Fernando. Um Aplicativo em Max/MSP para Geração de Material Musical Utilizando Técnicas de Síntese Granular. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2005, Belo Horizonte, FRITSCH, Eloi Fernando ; MILETTO, Evandro Manara ; COSTALONGA, Leandro Lesqueves ; OLIVEIRA, Rafael de. Uma Proposta de Método para o Ensino de Técnicas de Composição de Música Eletrônica por Computador. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 15. OLIVEIRA, Rafael de ; FRITSCH, Eloi Fernando. Estudos de Música Eletroacústica Experimental: O processo de composição e o desenvolvimento de catálogos. In: 13ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2006, Florianopolis. Registros da 58ª Reunião Anual da SBPC, Resumos publicados em anais de congressos OLIVEIRA, Rafael de ; FRITSCH, Eloi Fernando. Música Eletroacústica Experimental: A questão da espacialização e difusão sonora em sala de concerto. In: XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, v. 18. p. 982.

10 OLIVEIRA, Rafael de ; FRITSCH, Eloi Fernando. Estudos Composicionais de Música Eletroacústica Experimental: O desenvolvimento de catálogos e do processo de composição. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, v. 17. p MUNIAGURRIA, Rodrigo Avellar de ; OLIVEIRA, Rafael de ; FRITSCH, Eloi Fernando. Música Eletroacústica Experimental. In: XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, v. 17. p OLIVEIRA, Rafael de ; FRITSCH, Eloi Fernando. Três Programas para Laboratório de Música Eletroacústica Experimental: Estudo e Desenvolvimento. In: XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos / XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, v. 16. p QUALIFICAÇÕES PESSOAIS Prática em diversas técnicas de composição musical; Experiência em desenvolvimento de projetos de pesquisa; Conhecimento das metodologias de investigação aplicadas nas áreas de composição musical, Informática musical e música eletroacústica; Desenvolvimento de aplicativos e algoritmos em Max/MSP voltados à música interativa ou de realização em tempo real. Conhecimento de diversos softwares ligados à criação musical (OpenMusic, Finale, Sibelius, Csound, ProTools, Nuendo, MetaSynth e Chaos Synth). IDIOMAS Compreende: Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Muito Bem). Fala: Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Muito Bem). Lê: Espanhol (Muito Bem), Francês (Muito Bem), Inglês (Muito Bem). Escreve: Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Muito Bem). PRÊMIOS E TÍTULOS 2005 Prêmio Jovem Pesquisador do XVII Salão de Iniciação Científica, UFRGS Prêmio XIII Feira de Iniciação Científica, UFRGS.

Fundação das Artes comemora 44 anos

Fundação das Artes comemora 44 anos Fundação das Artes comemora 44 anos Para comemorar 44 anos de dedicação à prática, ensino e fomento à arte, a Fundação das Artes abre as portas para receber os seus alunos, professores e o público em geral

Leia mais

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 1. ANA PAULA ANDRADE, PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO, CONSERVATÓRIO REGIONAL, PONTA DELGADA, AÇORES /AICL BRAGANÇA 2010 BRAGANÇA 2009 ANA PAULA ANDRADE [CONSTÂNCIA] 1964) Nasceu em P. Delgada onde concluiu

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 35/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Música, Modalidade

Leia mais

Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento

Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento Curriculum Vitae João Pedro Nunes - Outubro 2012 Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada Telefone Correio electrónico Nacionalidade de nascimento João Pedro Nunes Rua D. João V, 23 6º Esq., 1250-089

Leia mais

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores

CURRICULUM VITAE. - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo de 1989/90, com a classificação de catorze valores CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Lucinda Maria Correia Lucas dos Santos Lopes Data de Nascimento: 20.07.1963 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciada em História pela Universidade Lusíada no ano lectivo

Leia mais

Página 1 de 5 Maria da Conceição Salazar Cano Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4175445467230651 Última atualização do currículo em 19/08/2014 Investigadora Colaboradora do CRIA (Centro

Leia mais

Lilian Nunes Pereira Curriculum Vitae

Lilian Nunes Pereira Curriculum Vitae Lilian Nunes Pereira Curriculum Vitae Fevereiro/2011 Lilian Nunes Pereira Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Lilian Nunes Pereira Nome em citações bibliográficas PEREIRA, L N Sexo feminino Filiação Israel

Leia mais

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada 23 de Outubro, 21h30, Sala Principal, M6 Entrada gratuita Sobre a Banda da Armada Segundo fontes históricas, já na primeira metade do século

Leia mais

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010 1. ANA PAULA ANDRADE, PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO, CONSERVATÓRIO REGIONAL, PONTA DELGADA, AÇORES /AICL ANA PAULA ANDRADE [CONSTÂNCIA] 1964) Nasceu em P. Delgada onde concluiu o curso geral de música

Leia mais

Dirceu Quintanilha (FW)

Dirceu Quintanilha (FW) Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos Equipe de Documentos Sonoros Fundo Dirceu Quintanilha (FW) CATÁLOGO DOS DOCUMENTOS SONOROS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

ORGANIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE ORGANIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A Extensão na Fesurv Universidade de Rio Verde é desenvolvida sob a forma de programas, projetos e ações em consonância com a Política do Fórum

Leia mais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais MÚSICA E SABER Oficinas de capacitação de agentes musicais Música e saber OBJETIVO O objetivo principal deste projeto é oferecer a músicos do interior do Rio de Janeiro uma oportunidade de capacitação

Leia mais

Projeto de Orquestra de Sopros e Percussão de Penacova

Projeto de Orquestra de Sopros e Percussão de Penacova Projeto de Orquestra de Sopros e Percussão de Penacova Nome do Projeto Orquestra de Sopros do Centro Cultural de Penacova (este nome será discutido à posteriori) Local onde se irá desenvolver Centro Cultural

Leia mais

OFICINA DE FLAUTA DOCE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS

OFICINA DE FLAUTA DOCE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS OFICINA DE FLAUTA DOCE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOI:10.5965/19843178912014170 http://dx.doi.org/10.5965/19843178912014170 Luana Moína Gums 1 Maira Ana Kandler 2 RESUMO

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS Área temática: cultura Vera Lucia Portinho Vianna (Coordenadora da Ação de Extensão) Vera Lucia Portinho

Leia mais

o PROJETO Laboratório de Interfaces Gestuais MODALIDADE COORDENADOR JÔNATAS MANZOLLI - Nics/Unicamp INVESTIMENTO R$ 44.176,01

o PROJETO Laboratório de Interfaces Gestuais MODALIDADE COORDENADOR JÔNATAS MANZOLLI - Nics/Unicamp INVESTIMENTO R$ 44.176,01 diz o pesquisador Silvio Ferraz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), principal articulador do instituto virtual. "Com isso, vamos

Leia mais

Conservatório de Música de Barcelos

Conservatório de Música de Barcelos Atividades 2013/2014 Calendarização Atividades Local 27/09/2013 às 21:30h 01/10/2013 às 19:30h 18/10/2013 às 21:30h 12/11/2013 22/11/2013 23/11/2013 às 21:00H 29/11/2013 às 10 e 12/12/2013 às 21:00h 14/12/2013

Leia mais

Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização

Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização Dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14/06 Belo Horizonte X Festival Internacional

Leia mais

Audições para Clarinete (1 º Solista Auxiliar) com obrigatoriedade de Clarinete Baixo e em Mib

Audições para Clarinete (1 º Solista Auxiliar) com obrigatoriedade de Clarinete Baixo e em Mib Audições para Clarinete (1 º Solista Auxiliar) com obrigatoriedade de Clarinete Baixo e em Mib Orquestra Gulbenkian 8 de Junho de 2016 1. ÂMBITO... 4 2. CANDIDATURAS... 4 3. PRÉ-SELECÇÃO... 4 3.1 PRÉ-AUDIÇÃO...

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Érica Maio Taveira Grande

CURRICULUM VITAE. Érica Maio Taveira Grande CURRICULUM VITAE Érica Maio Taveira Grande DADOS PESSOAIS I - Identificação Nome: Érica Maio Taveira Grande Filiação: Pai: João Paulo Taveira Mãe: Cleidenéia Maio Taveira Naturalidade: Cândido Mota SP

Leia mais

Renata Filipak Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/4026227695575002

Renata Filipak Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/4026227695575002 Imprimir currículo Renata Filipak Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/4026227695575002 Última atualização do currículo em 16/04/2015 Resumo informado pelo autor Mestre em música pela Universidade

Leia mais

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES Curriculum Vitae Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES ٠Licenciatura Plena em Artes Plásticas Faculdade de Belas Artes de São Paulo ٠Pedagogia Matérias pedagógicas do 2 grau PUC SP ٠Especialização

Leia mais

Jovens Artistas 2015-2016

Jovens Artistas 2015-2016 Jovens Artistas 2015-2016 Alunos 1 Ah! A Primeiro Acto, conforme o próprio nome indica, não aderiu ao novo acordo ortográfico, portanto, poderás encontrar alguns erros, do ponto de vista do mesmo, neste

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Um projeto sofisticado para um público altamente qualificado.

APRESENTAÇÃO. Um projeto sofisticado para um público altamente qualificado. APRESENTAÇÃO A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano convida sua empresa para participar de uma série de apresentações gratuitas de música erudita para todas as idades em seu auditório em São Paulo, durante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARZEDO Estado de Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SARZEDO Estado de Minas Gerais ANEXO I ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS Violino Viola em violino ou na modalidade violino ou na modalidade Licenciatura em em viola ou na modalidade viola ou na ministrar aulas de violino e avaliar o aprendizado

Leia mais

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Biografia: Eduardo Dias Carvalho é Bacharel em Composição UnB Bacharel em Regência - UnB, Licenciado em Educação Musical - UnB Pós- graduado em Regência Coral UnB Regência de Corais Coral da 3ª IGREJA

Leia mais

- O uso da camisa da Escola, ou do uniforme, solicitado pelo professor da atividade, é obrigatório.

- O uso da camisa da Escola, ou do uniforme, solicitado pelo professor da atividade, é obrigatório. HORÁRIO EXTENSO Ensino Fundamental 2 Gávea ENTRADA E SAÍDA: - As atividades do Horário Extenso do Fundamental 2 acontecem no Casarão, situado na Rua Marquês de São Vicente, 455, com exceção da robótica

Leia mais

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Maio/2008 Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Carlos Henrique Soares Nome em citações bibliográficas SOARES, C. H. Sexo masculino Filiação

Leia mais

PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer. Laura Regina Xavier

PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer. Laura Regina Xavier PATRIMÔNIO EM PROSA E VERSO: a correspondência de Rodrigo Melo Franco de Andrade para Augusto Meyer Laura Regina Xavier Justificativa Escolhemos o tema Patrimônio, tendo em vista a nossa realidade profissional,

Leia mais

REGULAMENTO. Parágrafo Quarto Os esquetes vencedores de um mesmo grupo em até duas edições anteriores, não poderão concorrer.

REGULAMENTO. Parágrafo Quarto Os esquetes vencedores de um mesmo grupo em até duas edições anteriores, não poderão concorrer. REGULAMENTO A ParaNóia Produções Artísticas irá realizar nos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19 de Junho de 2016, o 25º Festival de Esquetes Teatrais de Novo Hamburgo. O mesmo acontecerá no Teatro Paschoal Carlos

Leia mais

Música em Contexto. sobre os autores. Anselmo Guerra guerra.anselmo@gmail.com

Música em Contexto. sobre os autores. Anselmo Guerra guerra.anselmo@gmail.com Música em 227 sobre os autores Anselmo Guerra guerra.anselmo@gmail.com Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência

Leia mais

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET Projeto de Implantação e Desenvolvimento da Orquestra Filarmônica de São Roque, que inclui Cursos de instrumentos de orquestra e Curso de Luteria.

Leia mais

Adriane Gisbert Maranho Curriculum Vitae

Adriane Gisbert Maranho Curriculum Vitae Adriane Gisbert Maranho Curriculum Vitae Junho/2014 Adriane Gisbert Maranho Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Adriane Gisbert Maranho Nome em citações bibliográficas MARANHO, A G Sexo Feminino Cor ou

Leia mais

RAFAELA SILVA DONATO (21) 98355-1453

RAFAELA SILVA DONATO (21) 98355-1453 RAFAELA SILVA DONATO rafaela.sdonato@gmail.com (21) 98355-1453 01. DADOS PESSOAIS Nome: Rafaela Silva Donato Endereço: Rua Djalma Ulrich, 217, ap.305 cep: 22071-020 Copacabana Rio de Janeiro/RJ Telefones:(21)

Leia mais

ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS

ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS DOMINGO, 8 DE FEVEREIRO ÀS 18H00 "ROMANTISMO ALEMÃO" L. V. Beethoven Abertura do Bailado "As Criaturas de Prometeus"

Leia mais

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014 Área Temática: Cultura Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) João Miguel Erig Bohn 2 Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical Resumo:

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 31/93 CONSUNI e Resolução nº 374/2005 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1495/2000

Leia mais

FUVEST - VESTIBULAR 2012 PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA

FUVEST - VESTIBULAR 2012 PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE MÚSICA FUVEST - VESTIBULAR 2012 PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA Curso: ( ) Licenciatura ( ) Canto ( ) Instrumento ( ) Regência ( ) Composição

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. 1Título da Experiência: Sementes do Amanhã. 2 Período em que a Experiência Ocorreu: Junho a dezembro de 2013.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. 1Título da Experiência: Sementes do Amanhã. 2 Período em que a Experiência Ocorreu: Junho a dezembro de 2013. RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA 1Título da Experiência: Sementes do Amanhã. 2 Período em que a Experiência Ocorreu: Junho a dezembro de 2013. 3 Resumo/ Introdução: Este trabalho foi desenvolvido com crianças

Leia mais

Artigo 3º - As ações de extensão deverão ter coerência com a atuação do docente no ensino e na pesquisa.

Artigo 3º - As ações de extensão deverão ter coerência com a atuação do docente no ensino e na pesquisa. RESOLUÇÃO CONGREGAÇÃO FEF/UNICAMP Nº 65/07 Regulamenta Normas para as ações de Extensão Universitária na Faculdade de Educação Física UNICAMP A Congregação da Faculdade de Educação Física, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL PROGEPE Nº 29, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, designada pela Portaria Unila nº 640, de 09

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DESCRIÇÃO Número de Fases: 08 Número de disciplinas obrigatórias: 38 Número de créditos obrigatórios: 152 Carga horária total das disciplinas obrigatórias: 2.280 horas Mínimo

Leia mais

música ouvindo música fazendo música THAÍS NASCIMENTO 5/JULHO 18h + shows + oficinas programação

música ouvindo música fazendo música THAÍS NASCIMENTO 5/JULHO 18h + shows + oficinas programação THAÍS NASCIMENTO 5/JULHO 18h + shows ouvindo música Alessandro Penezzi e Nailor Proveta Paulo Oliveira Julia Tygel + oficinas fazendo música Choro e Samba música programação JULHO 2015 julho julia tygel/luciano

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 17/2015

RESOLUÇÃO Nº 17/2015 RESOLUÇÃO Nº 17/2015 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 29/04/2015, tendo em vista o constante no processo nº 23078.037190/09-89, nos termos do Parecer nº 09/2015 da Comissão de Diretrizes

Leia mais

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313 CURRICULUM VITAE ALINE VERISSIMO MONTEIRO CRP/RJ 05-21723 Rua Desembargador Burle, 28/602 - Rio de Janeiro. CEP 22271-060 /fax (021) 246 0309 Celular (021) 96341676 E-mail: avmonteiro@infolink.com.br Identidade:

Leia mais

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY,

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY, À Procura de Mozart Resumo O vídeo nos oferece um relato sobre a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele nos é apresentado como único e inigualável devido à sua genialidade na música clássica do século

Leia mais

O local Museu da Cerâmica de Sacavém Loures

O local Museu da Cerâmica de Sacavém Loures Apresentação O Vale do Tejo é uma região muito rica de vestígios arqueológicos. Nela estão documentadas várias ocupações humanas desde o Paleolítico Inferior, através das inúmeras estações arqueológicas

Leia mais

IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO

IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO Olívia de Andrade Soares/UFRGS Cnpq Resumo: Este trabalho integra os projetos Dramatização do infantil na comédia intelectual do currículo:

Leia mais

Curriculum Vitæ Científico

Curriculum Vitæ Científico Curriculum Vitæ Científico INFORMAÇÕES PESSOAIS Daniel Lemos Cerqueira Endereço Rua Um, nº 56, casa 5. Vinhais. São Luís (MA), Brasil. CEP 65.071-030 Telefone +55 98 99965-8369 E-mail dal_lemos@yahoo.com.br,

Leia mais

Atividades complementares Festival ou mostra de: Atividades complementares visita a:

Atividades complementares Festival ou mostra de: Atividades complementares visita a: A1 Atividades complementares visita a: ( ) ACERVO OU RESERVA TÉCNICA DE MUSEU ( ) GALERIA DE ARTE ( ) ESPAÇO CULTURAL : A2 Atividades complementares Festival ou mostra de: ( ) VÍDEO ( ) CINEMA ( ) PERFORMANCE

Leia mais

CURRICULUM VITAE. E-MAIL: danibrisola@hotmail.com / daniobrisola@gmail.com

CURRICULUM VITAE. E-MAIL: danibrisola@hotmail.com / daniobrisola@gmail.com CURRICULUM VITAE NOME: Daniela Oliveira Brisola DATA DE NASCIMENTO: 18/04/1989 NATURALIDADE: Bauru/SP Brasil NACIONALIDADE: Brasileira ENDEREÇO: Rua Francisco Lemos de Almeida, 4-40 CEP: 17063-420, Bauru/SP

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Rua 20 de Dezembro de 1519, Nº 22, 3060-491 Outil (Portugal) Telefone(s) 231 429

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE Informação Pessoal Nome JORGE, NUNO MIGUEL ROCHA orada URB. JANELAS DE FARO LOTE 13 LOJA A/B 8005-547 FARO Telefone 289815792 Correio electrónico nunojorge@riafaro.pt

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de 04 de NOVEMBRO de

Leia mais

Encontro #4 Uma aproximação entre os processos criativos de três ganhadores do Prêmio Sergio Motta

Encontro #4 Uma aproximação entre os processos criativos de três ganhadores do Prêmio Sergio Motta Encontros AVLAB São Paulo Encontro #4 Uma aproximação entre os processos criativos de três ganhadores do Prêmio Sergio Motta Coordenado e apresentado por Tetê Tavares Sábado, 7 de agosto às 17 horas. (Entrada

Leia mais

Lutador empenhado pela causa do Movimento Moderno dele nos ficou a obra e a imagem exemplar do arquitecto e do cidadão."

Lutador empenhado pela causa do Movimento Moderno dele nos ficou a obra e a imagem exemplar do arquitecto e do cidadão. APRESENTAÇÃO Comemorando o centenário do nascimento de Arménio Losa, uma das mais destacadas figuras no panorama arquitectónico português do século XX, a OASRN em conjunto com várias personalidades e instituições

Leia mais

II Semana da Música e Pedagogia da FACFITO e do CMVL a de outubro de! II SEMANA DE MÚSICA E PEDAGOGIA DA FACFITO E DO CMVL 16 a 19 de outubro de 2013 TEMA DO EVENTO: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Leia mais

- COPPEX - COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

- COPPEX - COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX - COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO: CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIA 1 PROGRAMA Conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio

Leia mais

Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/1647049563904716

Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/1647049563904716 28/05/2016 Currículo Lattes Imprimir currículo Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/1647049563904716 Última atualização do currículo em 27/05/2016

Leia mais

EXTENSÃO extensao@faj.br

EXTENSÃO extensao@faj.br EXTENSÃO extensao@faj.br O QUE É EXTENSÃO? Conjunto articulado de projetos de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico preferencialmente integrados a atividades de pesquisa e ensino,

Leia mais

Mostra gastronómica do Brasil. 18h00 / 19h30 Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música

Mostra gastronómica do Brasil. 18h00 / 19h30 Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música PROGRAMAÇÃO OUTUBRO DE 2009 1 de Outubro de 2009-5ª Feira Dia Mundial da Música e do Idoso 18h30 Palestra: O Apoio Social nas Organizações não Governamentais Oradores: Cristina Soares, Raquel Nascimento,

Leia mais

Alexandre Kury Port Curriculum Vitae

Alexandre Kury Port Curriculum Vitae Alexandre Kury Port Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Alexandre Kury Port Filiação Paulo Port e Marilia Kury Port Nascimento 28/05/1988 - Porto Alegre/RS - Brasil Carteira de Identidade 1064847427 SSP

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura - REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decreto nº 12.633/06, nº 14.770/10, nº 15.416/12 e nº 15.486/12 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário

Leia mais

Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. por Caio Amon. Imagens Sonoras. A Expansão da Imagem pelo Som

Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. por Caio Amon. Imagens Sonoras. A Expansão da Imagem pelo Som Imagens Sonoras por Caio Amon A Expansão da Imagem pelo Som Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida Aprenda a produzir som e trilha para seus projetos. Imagens Sonoras A Expansão

Leia mais

CMP 523 SOFTWARE MUSICAL

CMP 523 SOFTWARE MUSICAL CMP 523 SOFTWARE MUSICAL ( Uma visão geral ) Evandro Manara Miletto resumo Introdução categorias de software musical software musical do LCM exemplos jam Conclusão Networked music introdução Software musical

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE CURSOS DE MÚSICA E ARTES PARA ESCOLAS A Som Livre Escola de Artes oferece para as escolas infantis uma proposta inovadora : Cursos de Artes, especialmente voltado para crianças. Através de praticas e vivencias

Leia mais

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art.

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art. Currículo Artístico: Maria de Fátima Lourenço Nunes Nome Artístico: Fátima Lourenço Aquarelista e desenhista Contatos: Telefone: (cel.) 9606 2875 fatimalou@hotmail.com ou sao68313@terra.com.br www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm

Leia mais

Parágrafo único Compete a PROEX a coordenação das atividades de Extensão no âmbito da UFRR.

Parágrafo único Compete a PROEX a coordenação das atividades de Extensão no âmbito da UFRR. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Ene Garcês, 2413 Bairro Aeroporto 69.304-000 - Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101 Resolução

Leia mais

Agenda de Ações - VISEU NATURALMENTE.2013

Agenda de Ações - VISEU NATURALMENTE.2013 Agenda de Ações - VISEU NATURALMENTE.2013 11 a 21 de julho No âmbito da Agenda de Ações do Programa Viseu Naturalmente, o Município de Viseu, promove nos próximos dias as seguintes iniciativas: Feira de

Leia mais

Encontro de Canto Coral (Encante)

Encontro de Canto Coral (Encante) Encontro de Canto Coral (Encante) O que é O projeto Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante) propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, para o desenvolvimento

Leia mais

Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos

Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) já está com toda a Temporada 2011 definida para deleite

Leia mais

Manuais Escolares 2014/2015 - EB 2,3 Damião de Góis

Manuais Escolares 2014/2015 - EB 2,3 Damião de Góis 5.º Ano - Ciências Naturais Páginas da Terra 5 - Ciências da Natureza 978-972-0-20659-6 5.º Ano - Educação Moral e Religiosa Católicas CAMINHOS DE ENCONTRO - Manual do Aluno + Caderno do Aluno (5º ano)

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013.

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ALTERA A LEI Nº 450, DE 16 DE MARÇO DE 2011, E DISPÕE SOBRE O DESMEMBRAMENTO

Leia mais

Currículo Profissional Sintético

Currículo Profissional Sintético Currículo Profissional Sintético DADOS PESSOAIS José de Oliveira Junior Rua Vestal, 65/212, bairro Frei Eustáquio, Belo Horizonte, MG, 30.830-270. 55 31 2512.4094 / 55 31 8469.8957 josejunior@observatoriodadiversidade.org.br

Leia mais

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE CURSO PÓS GRADUADO EM PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE 16 DE ABRIL DE 2016 a 11 DE MARÇO DE 2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO HOSPITALAR TONDELA VISEU, E.P.E. Candidaturas: 10 DE MARÇO A 21 DE MARÇO, 2016

Leia mais

DE 12 A 19 JAN 2015. SEMANA COMEMORATIVA. 130 ANOS VIV A SOARES 2015 (PERFORMANCE) TODA A PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM WWW.ESSR.NET

DE 12 A 19 JAN 2015. SEMANA COMEMORATIVA. 130 ANOS VIV A SOARES 2015 (PERFORMANCE) TODA A PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL EM WWW.ESSR.NET 2015 12 JAN 10h00 PEQUENA EXIBIÇÃO DE DANÇA ABERTURA DA 2015 COMEMORAÇÃO DO 130 ANOS DA EASR HOMENAGEM AO ESCULTOR SOUSA CALDAS Convidado Francisco Caetano 11h45 GRUPO CORAL DOS PROFESSORES DO PORTO Maestro

Leia mais

XII Simpósio de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 01 a 03 de Junho de 2011

XII Simpósio de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 01 a 03 de Junho de 2011 XII Simpósio de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 01 a 03 de Junho de 2011 UNILASALLE/Canoas e OAB/ Canoas O XII Simpósio de Educação Ambiental e desenvolvimento Sustentável, é organizado

Leia mais

LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.690, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2003 Institui o Plano de Carreira dos Servidores da Área de Atividades de Administração Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, estabelece a respectiva Tabela de Vencimentos

Leia mais

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o!

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Apresentando uma formação instrumental incomum cello, clarinete e piano/violão Brasilis Ensemble se propõe a trazer novas leituras para um

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 02/2012 Altera a Resolução nº. 34/2009 do CONSEPE que aprova o Projeto Pedagógico

Leia mais

AEVA-ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO REGULAMENTO

AEVA-ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO REGULAMENTO EPAPALCO GRUPO DE ARTES PERFORMATIVAS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO Descrição do Grupo de Artes Performativas da Escola Profissional de Aveiro - EPAPALCO O EpaPalco surge da necessidade de colmatar

Leia mais

Programação do Jahu Verão 2014

Programação do Jahu Verão 2014 Programação do Jahu Verão 2014 18 de Janeiro - Sábado Museu Municipal 15h Lançamento do kit Jaú Sons e Imagens de um Rio (Pró-Terra) Museu Municipal 15h Exposição Diversidade Reserva Ecológica Amadeu Botelho

Leia mais

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009

EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 EDITAL Nº 001/2009, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em parceria com os municípios participantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil

Leia mais

II Simpósio para Clarinetista. Tema: Graduação em Clarineta + Mercado de Trabalho.

II Simpósio para Clarinetista. Tema: Graduação em Clarineta + Mercado de Trabalho. II Simpósio para Clarinetista UNESP- SP Tema: Graduação em Clarineta + Mercado de Trabalho. Dias: 10, 11 e 12 de Outubro de 2015. Introdução: O Simpósio será realizado nos dias 10,11 e 12 de Outubro com

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Antonio Hilton da Silva Bastos. Belém-PA 2005

CURRICULUM VITAE. Antonio Hilton da Silva Bastos. Belém-PA 2005 1 CURRICULUM VITAE Antonio Hilton da Silva Bastos 2005 2 I.-DADOS PESSOAIS Nome: ANTONIO HILTON DA SILVA BASTOS Endereço: Rua dos Mundurucus, 2706 - Nazaré CEP. 66040-270. Fone: 223-8292. 9639-7979 Nascimento:

Leia mais

CULTURA EM EXPANSÃO ANTÓNIO ROSADO E FILIPE QUARESMA MÚSICA 24 DE OUTUBRO 21H30 ONDE CHEGA A CULTURA

CULTURA EM EXPANSÃO ANTÓNIO ROSADO E FILIPE QUARESMA MÚSICA 24 DE OUTUBRO 21H30 ONDE CHEGA A CULTURA CULTURA EM EXPANSÃO A SANTA JOANA DOS MATADOUROS: ABERTURA DOS PORTÕES! DE JOAO SOUSA CARDOSO A PARTIR DE BERTOLT BRECHT CINEMA/TEATRO 3 E 4 DE OUTUBRO 21H30 ARQUIPÉLAGO DE AO CABO TEATRO EM COLABORAÇÃO

Leia mais

Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO

Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO Currículo Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Licenciatura

Leia mais

QUARTETO RESIDENTE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL LUÍS PACHECO CUNHA ANNE VICTORINO D ALMEIDA ISABEL PIMENTEL CATHERINE STRYNCKX

QUARTETO RESIDENTE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL LUÍS PACHECO CUNHA ANNE VICTORINO D ALMEIDA ISABEL PIMENTEL CATHERINE STRYNCKX Foto de Luís Pais VENCEDOR DO PRÉMIO AUTORES / RTP 2010, na categoria MELHOR TRABALHO DE MÚSICA ERUDITA, com o CD MÚSICA PORTUGUESA PARA UM QUARTETO. O Quarteto Lopes-Graça, constituído por músicos com

Leia mais

ATIVIDADES. Porto Maria de Fátima R. Melo Alunos do 6.ºA,6.º B, 6.ºC, 6.º D Transportes/Electrico de estudoigreja de S.

ATIVIDADES. Porto Maria de Fátima R. Melo Alunos do 6.ºA,6.º B, 6.ºC, 6.º D Transportes/Electrico de estudoigreja de S. Planificação do ano letivo de 2013-2014 DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS 1.º Per Concurso Rosa dos Ventos Bilioteca Escolar EBI/JI da Correlhã Cristina Sousa Alunos do 7.º ano de escolaridade

Leia mais

CURRÍCULO Jorge Fernando Herrmann Nascimento: 30.01.59 Naturalidade: Porto Alegre/Rio Grande do Sul

CURRÍCULO Jorge Fernando Herrmann Nascimento: 30.01.59 Naturalidade: Porto Alegre/Rio Grande do Sul CURRÍCULO Jorge Fernando Herrmann Nascimento: 30.01.59 Naturalidade: Porto Alegre/Rio Grande do Sul Graduado em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, há 17 anos

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli 20h30 Cine Theatro Central CONCERTOS

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli 20h30 Cine Theatro Central CONCERTOS PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli CONCERTOS Dia 15 Orquestra Barroca do Festival com instrumentos de época (MG) Regente: Luis

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA EM EAD: A EXPERIÊNCIA DO CONCERTO INTERATIVO

Leia mais

AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA ANEXO II REGULAMENTO DOS GRUPOS E DAS ORQUESTRAS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO

AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA ANEXO II REGULAMENTO DOS GRUPOS E DAS ORQUESTRAS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS E CADASTRO RESERVA DAS ORQUESTRAS E GRUPOS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO UNIDADE CACHOEIRINHA E SAMBÓDROMO-2015 AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA

Leia mais

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO Coordenador do Curso: Prof. Rinaldo de Melo Fonseca IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. Denominação dos Cursos:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016

EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 EDITAL DE SELEÇÃO ARTÍSTICA PROJETO SEGUNDA MUSICAL 2016 A Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais faz saber aos interessados que se encontram abertas, no período de 11 a 29 de fevereiro

Leia mais

PATRIMÔNIO EDIFICADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE: 44 ANOS DE CONSTRUÇÕES DE MÉMÓRIAS

PATRIMÔNIO EDIFICADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE: 44 ANOS DE CONSTRUÇÕES DE MÉMÓRIAS PATRIMÔNIO EDIFICADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE: 44 ANOS DE CONSTRUÇÕES DE MÉMÓRIAS Área Temática: Cultura Carla Amorim Neves Gonçalves 1 ¹ (Coordenador da Ação de Extensão) Autores: Andréia

Leia mais