Mostra de Projetos "Dia das Crianças No Bairro"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mostra de Projetos 2011. "Dia das Crianças No Bairro""

Transcrição

1 Mostra de Projetos 2011 "Dia das Crianças No Bairro" Mostra Local de: Cornélio Procópio. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Cidade: Cornélio Procópio. Contato: Autor(es): Marçal Guerreiro do Amaral Campos Filho, Jean Cleverson Moraes, Ivan Mendes dos Santos. Equipe: MARÇAL GUERREIRO DO AMARAL CAMPOS FILHO Prof. Esp. em Treinamento Desportivo e Coord. Curso de Educação Física; IVAN MENDES DOS SANTOS Prof. Esp. Responsável pelos Eventos da Faculdade Dom Bosco; JEAN CLEVERSON MORAES Prof. Esp. Disciplina de Lazer e Recreação. Parceria: Associação de Moradores do bairro. Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: 2 - Educação básica para todos. RESUMO O projeto nasceu da idéia de levarmos nossos acadêmicos até à população, a fim de que vivenciem a prática de atividades físicas voltadas para o lazer ao mesmo tempo em que possamos propiciar às comunidades uma tarde de festa, de diversão. Escolhemos o bairro do Jardim Panorama, pois o mesmo possui uma estrutura física propícia ao atendimento de várias pessoas conjuntamente, pois além do ginásio poliesportivo existe uma pista de caminhada, um campo de futebol e mais espaço plano gramado. Como atividades foram realizadas várias "brincadeiras" e gincanas com as crianças durante a tarde toda.

2 Palavras-chave: Lazer; Atividade física; Gincana; Crianças; Recreação. INTRODUÇÃO O projeto nasceu da idéia de aproximarmos a Instituição da comunidade procopense e aproveitamos a data festiva do Dia das Crianças para darmos início neste tipo de atendimento. Escolhemos um local onde teríamos todas as condições para realizar o evento, além de possuir um grande número de moradores com idade escolar. Os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física participaram direcionando as atividades recreativas, buscando sempre a sociabilização entre as crianças do bairro. 1. JUSTIFICATIVA Este projeto se justifica pela importância da aplicação prática pelos acadêmicos em situações reais, além de, ao mesmo tempo, poder devolver à sociedade através de atendimentos desta maneira, o apoio dado pela população à nossa Instituição e, após um prévio estudo, de estrutura física e populacional ficou decidido à realização no Bairro do Jardim Panorama destes eventos recreacionais, num feriado nacional em comemoração ao Dia das Crianças, haja vista que no bairro não havia comemorações referente a essa data. 2. OBJETIVO GERAL PROPORCIONAR AOS ACADEMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO VIVENCIAREM O PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE UMA TARDE DE LAZER.

3 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ORGANIZAR UMA TARDE DE LAZER PROPORCIONAR OPORTUNIDADES DE LAZER PARA AS CRIANÇAS DO BAIRRO; ESTIMULAR OS ACADEMICOS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DE LAZER; 4-APROXIMAR A INSTITUIÇÃO DOM BOSCO DA COMUNIDADE. 4. METODOLOGIA Dividiu-se todo o grupo de crianças participantes em pequenos grupos que iam, através de estações, fazendo um rodízio nas atividades. Procurou-se realizar atividades recreativas, enfatizando sempre a sociabilização, com ludicidade em todas as atividades, integrando as crianças. Em cada estação havia entre 3 e 5 acadêmicos do curso a fim de estarem observando os participantes e evitando, ao máximo, algum tipo de acidente. 5. MONITORAMENTO DOS RESULTADOS Para avaliar o resultado deste projeto utilizamos à participação das crianças no mesmo e, concluímos que alcançamos nossos objetivos, pois fomos convidados a realizar outros eventos deste tipo naquele bairro. 6. VOLUNTÁRIOS Participaram do evento 66 alunos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física.

4 7. CRONOGRAMA O projeto foi apenas em uma tarde. 8. RESULTADOS ALCANÇADOS Atendemos naquela tarde, 183 crianças. 9. ORÇAMENTO Instituição. Não obtivemos gastos, pois foram utilizados aparelhos e materiais da 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS Que as crianças, apesar de toda evolução tecnológica, gostam de atividades recreativas, sem fins competitivos e que, pelo fato, de não terem este tipo de atividade naquele bairro, aproveitaram ao máximo. Com relação aos acadêmicos, segundo relatos, foi extremamente satisfatório, pois pôde aplicar na prática tudo o que viam em sala de aula. Assim sendo, para a Instituição foi de grande valia, pois, além de tudo isso, pôde nos aproximar da população. REFERÊNCIAS Awad, Hani Zehdi Amine. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático/ Hani Zehdi Amine Awad. Jundiaí, SP Fontoura, MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por Ambientes. Campinas, SP: Editora Papirus 2007.

5 SILVA, Tiago Aquino da Costa.; GONÇALVES, Kaoê Giro Ferraz. Manual de Lazer e Recreação: O mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo, Editora Phorte 2010.