SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIICAÇÃO (SBCLASS) E AS ALTERNATIVAS DO MERCADO PROPOSTA DOS ESTUDANTES DE HOTELARIA DO CEUNSP (2013)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIICAÇÃO (SBCLASS) E AS ALTERNATIVAS DO MERCADO PROPOSTA DOS ESTUDANTES DE HOTELARIA DO CEUNSP (2013)"

Transcrição

1 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIICAÇÃO (SBCLASS) E AS ALTERNATIVAS DO MERCADO PROPOSTA DOS ESTUDANTES DE HOTELARIA DO CEUNSP (2013) Bruna C. Mendes 1 RESUMO: Percebe-se nos últimos anos a profissionalização e melhoria dos serviços prestados pela hotelaria brasileira. Contudo, diante da estratificação que o mercado apresenta torna-se árdua a tarefa da escolha de um meio de hospedagem em detrimento de outro. Diante disso, foi instituído o Sistema Brasileiro de Classificação, pela Portaria nº 100, de 16 de junho de 2011, visando orientar o consumidor pelos critérios estabelecidos pelo SBCLASS. Porém, como são diversos os critérios assim como a a variedade dos meios de hospedagem contemplados, aliando-se ao caráter da adesão não obrigatória ao sistema, muitos hotéis sentem-se isolados nessa classificação, procurando meios alternativos para valorização e divulgação de seus serviços. Aproveitando-se desse caráter, como desafio a estudantes ingressantes do curso de Hotelaria do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, foi proposto que os discentes formassem grupos e que cada um realizasse uma análise do setor hoteleiro da cidade de Itu, propondo sistemas de classificação mais próximos à realidade do município. O objetivo do estudo foi desenvolver o lado crítico dos futuros profissionais do setor, assim como permitir uma análise mais profunda do Sistema Brasileiro de Classificação (SBCLASS) e seus critérios, finalizando com criatividade e aplicabilidade da teoria da disciplina em questão. PALAVRAS-CHAVE: Sistema Brasileiro de Classificação. Sistema Alternativo. Critérios. INTRODUÇÃO Nos últimos anos ocorreu um crescimento intenso do setor da Hospitalidade, consolidando-se nos últimos anos como uma das áreas que mais geram empregos, melhora da qualidade de vida, aumento do fluxo de circulação de receitas e elevação da renda per-capita e de divisas (CYPRIANO, 2012). Segundo a OMT, tais atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de 1 Mestre em Hospitalidade (UAM), Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIMEP), em Gestão Mercadológica do Turismo e Hotelaria (USP), e pós-graduada em Administração (FGV). Atua como docente do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio no eixo da Hospitalidade. mendesbruna@hotmail.com

2 2 empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lhe conferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística (apud MELLO; GOLDENSTEIN, s/a). Os mesmos autores ainda destacam que no Brasil, em pesquisa publicada no ano de 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu que o conjunto das chamadas atividades características do turismo representou, em 2006, 3,6% do valor adicionado da economia brasileira, montante gerado por 6,1% do total das pessoas ocupadas, que receberam 3,2% dos salários e demais remunerações pagas no país. Os serviços de alimentação destacaram-se como responsáveis por 40,9% do valor agregado por essas atividades, cabendo aos serviços de transporte rodoviário 17,7% e às atividades recreativas, culturais e esportivas 13,8%. Apesar dos avanços, pesquisa do Fórum Econômico Mundial divulgada em março de 2011 posicionou o Brasil em 52º lugar no ranking de competitividade no turismo, entre 139 países analisados. Entre os 14 quesitos avaliados, as infraestruturas de transporte terrestre e aeroportuário, a violência e a mão de obra qualificada foram os principais responsáveis pela mediana posição brasileira (MELLO; GOLDENSTEIN, s/a). Acredita-se que as características do setor como a presença significativa de micro e pequenas empresas, principalmente nas atividades de gastronomia e hospedagem, agenciamento de viagens, consultoria, conforme destacam Gorini e Mendes (2005), contribuam para essa análise do turismo nacional. Em todo o mundo o desempenho do setor hoteleiro está fortemente relacionado ao desempenho da indústria do turismo. Entretanto, uma das atividades mais difíceis consiste em estabelecer precisamente a definição de turismo. Nos tempos atuais, o turismo não está necessariamente associado à realização de atividades de lazer e entretenimento. Pelo contrário, cada vez mais a realização de atividades profissionais são reportadas como objetivo principal da viagem (turismo de negócios) (FREITAS; MARINHO; MARGEM, 2005) Concentrando-se no setor hoteleiro, destaca-se a variedade do mesmo, já que os principais agentes da hotelaria são os proprietários dos bens imóveis explorados comercialmente como meios de hospedagem e as empresas operadoras, responsáveis pela administração e gerenciamento dos empreendimentos (GORINI; MENDES, 2005).

3 3 Os autores ainda destacam que cada localidade combinada a uma categoria de hospedagem forma um segmento particular, sendo que cada cidade constitui um mercado diferente dos demais, mercado esse fragmentado em distintos subsegmentos hoteleiros que não competem ou pouco competem entre si. O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem reflete esse fracionamento ao adotar uma tipologia que os categoriza em sete diferentes grupos: hotel, hotel histórico, hotel fazenda, resort, flat/apart-hotel, pousada e cama & café. Mesmo nesses grupamentos, há diferentes segmentos de mercado, como o de hotéis de uma e duas estrelas e o de hotéis cinco estrelas (GORINI; MENDES, 2005). Entretanto, apesar do sistema atual de classificação ser bastante amplo no sentido de abranger diversas dimensões e critérios intrínsecos à atividade hoteleira, este sistema inicialmente aparenta atingir somente os estabelecimentos de hospedagem de maior porte. Mais especificamente, observa-se que o nível de detalhamento dos aspectos a serem verificados nos estabelecimentos e também os custos associados ao processo de avaliação representam alguns dos fatores que inibem ou desmotivam os estabelecimentos de menor porte a aderirem ao novo sistema de classificação (FREITAS; MARINHO; MARGEM, 2005). Considerando, portanto, as dificuldades apontadas pelos autores acima, acreditase que muitos meios de hospedagem preferem buscar meios alternativos de classificação, procurando um sistema que seja mais próximo de sua realidade. Assim, destacam-se o grupo Roteiros de Charme, focado em empreendimentos que apresentem características únicas, em destinos turísticos; como também o The Leading Hotels, focado em empreendimentos de alto luxo. Partindo do pressuposto descrito acima, como desafio a estudantes ingressantes do curso de Hotelaria do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, foi proposto que cada grupo realizasse uma análise do setor hoteleiro da cidade de Itu 2, propondo sistemas de classificação mais próximos à realidade da cidade, sendo os resultados expostos nas linhas abaixo. O objetivo do estudo era desenvolver o lado crítico dos futuros profissionais do setor, assim como permitir uma análise mais profunda do Sistema Brasileiro de Classificação (SBCLASS) e seus critérios, finalizando com criatividade e aplicabilidade da teoria da disciplina em questão. Após a 2 Trabalho proposto para a disciplina de Tipologia de Meios de Hospedagem no 01º semestre de 2013, sob supervisão da professora Bruna C. Mendes, utilizando-se das pesquisas realizadas para a disciplina de Análise do Mercado Hoteleiro I, sob supervisão da professora Karina Manelli.

4 4 estruturação dos critérios de classificação, cada grupo deveria escolher dez empreendimentos hoteleiros da cidade e avalia-los segundo o novo sistema sugerido, garantindo, assim, uma visão do mercado hoteleiro de Itu. SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO SBCLASS Com o objetivo de organizar o mercado e facilitar a orientação para os consumidores, surgem os mecanismos de classificação hoteleiro. Segundo Wanderley (2004), até abril de 2002 existiam no Brasil dois sistemas principais de classificação de meios de hospedagem: a classificação oficial, instituída pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e a classificação realizada por entidades privadas e representada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A classificação dos meios de hospedagem pelo sistema da EMBRATUR era realizada através da verificação da adequação e da conformidade dos itens existentes no estabelecimento quando comparados aos padrões definidos nas Matrizes de Classificação, compostas por padrões gerais e específicos adequados aos diferentes tipos de meios de hospedagem. Os estabelecimentos hoteleiros deveriam então atender aos padrões exigidos para a sua categoria através da verificação de diversos itens. Por outro lado, a classificação pelo sistema da ABIH era realizada pelo próprio estabelecimento hoteleiro, através da verificação da conformidade do estabelecimento em relação a padrões pré-estabelecidos (FREITAS; MARINHO; MARGEM, 2005). Entretanto, destacam os autores supracitados, através da Deliberação Normativa n. 429 da EMBRATUR (2004), a EMBRATUR e a ABIH instituíram o atual sistema de classificação dos meios de hospedagem. Este novo sistema também utilizava Matrizes de Classificação compostas por padrões de adequação aos diversos tipos de meios de hospedagem e extensivamente detalhadas em itens e aspectos que devem ser observados nos estabelecimentos O quadro 01, exposto abaixo, contempla o processo classificatório existente até 2002, além das mudanças realizadas a partir desta data, após a união entre Embratur e ABIH conforme descritos acima. Destaca-se, porém, que os critérios continuavam confusos, subordinados a conceitos subjetivos de qualidade, prejudicando a avaliação e sofrendo intensas variações, dependendo do profissional que avaliava o meio de hospedagem na época. Essa classificação agrupava os hotéis em seis categorias, avaliando indicadores referentes à gestão do empreendimento e à qualidade dos serviços

5 5 e instalações (GORINI; MENDES, 2005). Destaca-se que a adesão a esse sistema era um ato voluntário dos meios de hospedagem interessados em fazer parte de um referencial informativo de cunho oficial, destinado a orientar os mercados turísticos interno e externo, enfatizam os autores supracitados. Quadro 01: Categorias de hospedagem segundo os sistemas de classificação até 2010 Fonte: (FREITAS; MARINHO; MARGEM, 2005 Contudo, no âmbito da indústria hoteleira, atualmente existe uma grande diversificação de tipos de estabelecimentos de hospedagem (hotéis, pousadas, flats, resorts, etc.), embora a Deliberação Normativa n. 429 da EMBRATUR (2004) defina as condições necessárias para tais estabelecimentos serem considerados Meios de Hospedagem. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH (2004) esta diversificação e também a evolução do mercado turístico motivaram a criação do Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem que está em vigor oficialmente (FREITAS; MARINHO; MARGEM, 2005). Em 16 de junho de 2011 foi baixada a Portaria nº 100, com o objetivo de regular o processo e os critérios de classificação hoteleira no Brasil, estabelecendo a estrutura do sistema; os tipos passíveis de classificação; as categorias de cada tipo; os requisitos de infraestrutura e serviços; os critérios de classificação; além dos processos de verificação e monitoramento. Destaca-se, contudo, que pelo artigo 5º, a adesão ao SBCLASS e sua adoção continuam sendo de natureza voluntária, cabendo ao Ministério do Turismo a exclusão dos utentes que estiverem em desacordo com os preceitos desta Portaria. O novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBCLASS) foi elaborado de forma participativa, por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia SBM e a sociedade civil, e adotado como estratégia para o país, aumentando a competitividade

6 6 do setor (grifo nosso), tornando-se um instrumento de divulgação de informações, sendo um importante mecanismo de comunicação, possibilitando uma concorrência justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliando turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas (MTUR, 2013). TIPOLOGIA CLASSIFICAÇÂO Hotel Variação entre 01 a 05 estrelas Hotel Histórico Variação entre 03 a 05 estrelas Hotel Fazenda Variação entre 01 a 05 estrelas Pousada Variação entre 01 a 05 estrelas Resort Variação entre 04 a 05 estrelas Cama e Café Variação entre 01 a 04 estrelas Flat & Apart Hotel Variação entre 03 a 05 estrelas Quadro 02: Sistema Brasileiro de Classificação (SBCLASS) Fonte: adaptado do MTUR (2013) O objetivo inicial foi manter o conceito de estrelas, já disseminado no território nacional facilitando assim a compreensão dos futuros consumidores. Porém, após uma breve análise dos critérios, verificam-se alguns empecilhos para a adesão total dos meios de hospedagem em território nacional, tais como: a) A adesão continua a ser voluntária, e como os meios de hospedagem precisam pagar pela visita e avaliação do fiscal (do Inmetro), acredita-se que pequenos hoteleiros não investirão nesse diferencial; b) Na tentativa de criar um sistema classificatório de âmbito nacional, ocorreu um processo de generalização intenso, o que desconsidera as particularidades de regiões e cidades; c) Manter estrelas para as sete tipologias contempladas gera duvidas para o consumidor final, pois o mesmo não conseguirá entender que um hotel fazenda três estrelas é diferente de um hotel três estrelas (essa diferenciação é mais presente aos profissionais da área) d) Há exigências de sustentabilidade e interação com a sociedade local, não possíveis de serem realizados pelos pequenos meios de hospedagem.

7 7 Além dos quatro destaques supracitados, há outros pontos que mereciam destaques, não sendo esse, porém, o objetivo do estudo. O foco principal do trecho acima foi destacar que na necessidade de se criar um sistema válido para todos os meios de hospedagem brasileiros, perdeu-se a particularidade de cada região, sendo que a hotelaria reflete o tipo de turismo local. Essa situação abre espaço para sistemas alternativos, conforme destacados abaixo. PROPOSTAS DOS DISCENTES I. ROTEIRO DOS EXAGEROS Essa classificação foi criada pelas discentes Andréia Oliveira; Jéssica Rocha; Letícia Cesaroni e Valquiria Oliveira, com o objetivo de homenagear a cidade de Itu, conhecida como a Cidade dos Exageros, título conquistado graças ao Simplício, comediante ituano nascido no ano de 1916, que em um programa humorístico da televisão, sempre destacava o tamanho desproporcional de legumes, frutas e demais itens originários de Itu. A cidade de Itu realmente necessita de um sistema de classificação hoteleiro, para assim, conhecemos os serviços oferecidos e qualidade do meio de hospedagem, seja do atendimento ou da infraestrutura do estabelecimento. Na nomenclatura, o Roteiro é inspirado no Semáforo Gigante, que se encontra na Praça Padre Miguel, a mesma Praça do Orelhão de Itu, diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Criado originalmente na década de 1970, o Semáforo Gigante passou por uma reforma no final dos anos 80 e mantém-se em funcionamento até hoje. Apesar do tamanho exagerado, fazendo alusão à fama do município, o Semáforo Gigante serve de fato como sinalização de trânsito, devendo ser respeitado pelos motoristas e pedestres. Inspirando-se nesse ponto em particular, o Roteiro dos Exageros classifica os Meios de Hospedagem de acordo com as cores do semáforo: O Vermelho Luxo, Amarelo Midscale e Verde Econômico, utilizando-se como logo a figura exposta abaixo. Para a classificação dos meios de hospedagem, foram estabelecidos critérios, como de infraestrutura; serviços e sustentabilidade. No primeiro quesito foram considerados os conjuntos estruturais que compõem um determinado local e ajuda no desenvolvimento de um modo geral, sendo considerados aspectos como quarto com

8 8 banheira; bar; cama king size; piscina; SPA; Sauna; Estrutura Esportiva; Salas de Convenções/Eventos; Estacionamento cortesia; Escritório na UH; Lavanderia e Restaurante. Figura 01: Logo da Classificação Roteiros dos Exageros Fonte: Andréia Oliveira; Jéssica Rocha; Letícia Cesaroni e Valquiria Oliveira No quesito sobre serviços foram considerados como a união de atividades que traz satisfação aos hóspedes. Um serviço bem prestado é necessário considerar como critério, pois pode criar hóspedes habitues, ou seja, aqueles que sempre voltam, algo que é importante na hotelaria. Porém, se haver falha nos serviços, o hóspede pode, através do Marketing, ferramenta considerada mais importante para a divulgação, comunicar com conhecidos sobre os problemas que teve no meio de hospedagem, levando assim, um prejuízo para o mesmo. Por esse motivo, é necessário oferecer um serviço de qualidade. Entretanto, os critérios considerados como avaliação foram os serviços de Recepção; Mensageiro; Recreação; a oferta de Meia Pensão / Room Service; Troca de enxoval; Amenities; Climatização; TV por assinatura / TV á Cabo; Internet / Wi-Fi; Facilidades para bebês; Salão de Jogos; Cofre; Fitness Center. O terceiro quesito envolve o conceito de sustentabilidade, ou seja, medidas sustentáveis para beneficiar e gerar uma economia para o Meio Ambiente. Atualmente, é o maior tema em discussão por entidades do mundo todo. Os critérios considerados para avaliação foram Reaproveitamento de Materiais e Recursos (Luz Solar); Serviços para Tratamento de Resíduos; Serviço de Reciclagem e o Sistema de Bloqueio de Cartão para economia de Água e Luz. Assim, considerando-se os critérios primordiais para o sucesso da classificação proposta, o grupo construiu o seu Sistema, conforme exposto na tabela 01. Posteriormente, o grupo selecionou dez empreendimentos da cidade, procurando informações sobre os mesmos e aplicando os critérios pré-estabelecidos aos

9 9 selecionados, garantindo o conhecimento sobre a oferta hoteleira na cidade e a aplicabilidade da teoria. CLASSFICICAÇÃO INFRAESTRUTURA SERVIÇOS SUSTENTABILIDADE VERMELHO LUXO AMARELO MIDSCALE VERDE ECONÔMICO UH com banheira, bar, cama king size, piscina, SPA e sauna, estrutura esportiva, sala de convenção e eventos, estacionamento cortesia, escritório na UH, lavanderia e restaurante; Bar, Restaurante, cama padrão, sala de convenção e eventos, estacionamento cortesia, escritório na UH, lavanderia e restaurante; Cama padrão, estacionamento cortesia e escritório na UH; Recepção 24 horas, mensageiro, recreação, serviço de café da manhã, almoço, e jantar completo, Room Service, troca de roupa de cama e toalhas diariamente, quatro amenities, limatização, tv por assinatura, internet, facilidades para bebês, salão de jogos, cofre e fitness Center; Recepção 24 horas, serviço de café da manhã, troca de roupa de cama e toalhas em dias alternados, três amenities, climatização, TV por assinatura nas UH, internet e cofre; Recepção 12 horas troca de roupa de cama e toalhas somente á pedido do hóspede, internet, dois amenities, tv á cabo e cofre; Serviços para tratamento de Resíduos ou reaproveitamento de materiais, serviço de reciclagem, usode luz solar, cartão nas UH para economia de luz e água nas UH's. Serviços de reciclagem, serviços para tratamento de Resíduos e cartão nas UH para economia de luz e água. Serviços de reciclagem e tratamento de resíduos. Tabela 01: Sistema de Classificação Roteiros dos Exageros Fonte: Andréia Oliveira; Jéssica Rocha; Letícia Cesaroni e Valquiria Oliveira Destaca-se que os critérios utilizados pelo grupo consideraram as principais diretrizes do SBCLASS, como sustentabilidade, infraestrutura e serviços.

10 10 II. COFFEE CLASS Esse sistema de classificação foi criado pelas discentes Tammy Lopes Berto e Nina Nascimento, considerando-se o crescimento que a cidade de Itu apresentou nos últimos anos, mas sem esquecer-se do seu lado histórico. A Estância Turística de Itu possui rica história, desde os tempos de colônia, com a preservação das características estruturais das casas do centro e de alguns prédios tombados, aliando-se ao turismo de negócios, aspecto crescente nos últimos anos. Assim, com a chegada de novos turistas e aumento do fluxo, iniciaram-se a construção de novos empreendimentos hoteleiros, ofertando hoje mais de 30 opções, dividas próximas ao centro, além das redondezas da cidade e na parte rural. O Sistema Coffee Class abrange hotéis do eixo histórico, localidades afastadas do centro em 30 km e meios de hospedagem no âmbito rural campings e fazendas, destacando a história de Itu, sendo que para tal utilizou-se do café, desde o seu cultivo inicial até a comercialização, permitindo uma união com a atualidade, já que essa é uma as bebidas mais consumidas no mundo. Com base nisso, foi criado um novo sistema de classificação, combinando a história da cidade, o café e a hotelaria, permitindo que juntos possam exercer o bem receber da hospitalidade e fidelização de clientes, voltando e divulgando a cidade como um todo. A Coffee Class é um instrumento que visa divulgar informações de modo claro e objetivo sobre os meios de hospedagem, onde torna-se um importante mecanismos para realizar a comunicação com o mercado e a forma mais adequada para o consumidor escolher quais os meios de hospedagem desejará utilizar. Podendo considerar que cada um reflete práticas diferentes de mercado e expectativas diferentes para cada tipo de turista a Coffee Class criou categorias para cada tipo. Dentre todas as combinações hoje encontradas no consumo da bebida, destacamos quatro, que se adéquam ao estilo de hotelaria que se encontra na cidade, e que atendem as necessidades de todos os tipos de público que seja ou esteja nela, destacados na tabela 02. Para aderir ao Sistema Coffee Class, e obter uma dessas classificações, o meio de hospedagem deve entrar em contato e solicitar uma visita agendada em seu estabelecimento para ser analisado e avaliar a possível classificação do mesmo, dentro dos critérios estabelecidos.

11 11 CLASSIFICAÇÃO CARACTERÌSTICAS CRITÉRIOS ESPRESSO MACCHIATO CAPPUCCINO FRAPE Tabela 02: Sistema de Classificação Coffee Class Fonte: Tammy Lopes Berto e Nina Nascimento Simples e rápido é o tipo mais tradicional na cultura brasileira e mais consumido por empresários que não dispensam uma energia a mais nos intervalos das reuniões. Café expresso com pequenas doses de leite e espuma. Para um público vindo a negócios, mas que procura um conforto a mais quando necessita prolongar sua estadia, e no tempo que sobra deseja descansar e sair da rotina. Bebida clássica e muito saborosa, o cappuccino conta com o gostoso café, adicionado ao doce do chocolate em pó, e requinte da canela e envolvido com o toque do leite quente com espuma. Ideal para o hóspede que procura conforto, serviços diferenciados, com tempo para descansar e relaxar com a família; mas que possa contar com sala de convenções e realização de eventos se necessário. Drink batido e gelado, uma mistura de sabores, feito com café expresso, leite condensado e gelo, finalizado e decorado com chantilly e cobertura de chocolate. Ótimo para um dia de calor, destinado ao público que busca lazer e quer aproveitar toda a infraestrutura e serviços que o meio de hospedagem ofereça para sair completamente da rotina e não se preocupar com o stress do trabalho. Suas unidades habitacionais são bem simples, sendo nula a oferta de lazer, oferecendo apenas café da manhã. Os quartos são completos (com ar condicionado, ventilador, TV e frigobar), sendo que na área social tem a opção do restaurante, estacionamento e centro de convenções. A área de lazer quase não é contemplada. Suas unidades habitacionais são completas, assim como o espaço de lazer, sendo que nas áreas sociais possui bar, restaurante, internet, além de um centro de eventos. Possui algumas opções de lazer, como piscinas e salas de jogos, Quartos com ventilador e frigobar, com café da manhã, área de restaurante e centro de eventos.

12 12 A hotelaria de Itu é em sua maioria independente, o que torna mais difícil ter um padrão. Apesar de ter na cidade um hotel pertencente a uma rede, é também, como a maioria dos hotéis independentes despreparada para receber o público. Possui hotéis com uma ótima estrutura e qualidade. Um de seus pontos fortes é ter meios de hospedagem que atenda os mais diversos tipos de público, que vão desde os hotéis mais voltados para os hóspedes de negócios quanto os que atendam mais os de lazer, e também aqueles que conseguem mesclar os dois. Seu ponto mais fraco é a falta do padrão que classifique e estruture esses meios de hospedagem sem que eles percam suas características e também por serem em sua maioria independentes, possuem em sua característica o despreparo. A razão principal para a criação da nova classificação foi poder dar a oportunidade aos donos dos empreendimentos de ter ao seu alcance uma forma de classificação que valorize seus pontos principais, e não uma classificação que cobre coisas que eles não podem cumprir, ou se cumprem perdem sua essência, com isso eles acabam se classificando por conta própria. Para realizar a classificação, os públicos foram divididos em quatro categorias: negócios, lazer, negócios mais lazer e lazer mais negócios, onde os critérios para realizar a avaliação foram divididos em: recursos básicos que as UH s possuem, o que as áreas sociais oferecem, as formas de lazer e a área de eventos que o meio de hospedagem possui. Os meios de hospedagem foram selecionados para ser analisados pois mesmo alguns deles sendo muito simples, são bons e possuem uma estrutura capaz de demonstrar melhor a classificação que foi escolhida pelo grupo. III. AROMAS DE ITU Esse projeto foi desenvolvido pelas discentes Fernanda Amoroso, Franciellen Luiz, Lucia de Fátima Richena e Marina Leite Ferrante, criando-se os critérios após analisarem 18 meios de hospedagem da cidade, apontando alguns aspectos físicos, serviços oferecidos, opções de lazer e possibilidades de grandes eventos. As informações foram obtidas através de sites de informações, fotos e contato telefônico, sendo considerados na classificação: a localização, a infraestrutura do hotel, serviços auxiliares e condições de atendimento, sempre levando em consideração a hospitalidade em geral interna e externa, conforme destacado na tabela 03. O que diferencia cada grupo de Hotéis, é o conjunto de todas as atividades, permitindo que através da

13 13 comparação, o hóspede terá a possibilidade de escolher aquele hotel que mais irá se adequar a sua necessidade. CLASSIFICAÇÃO ORQUÍDEA CRITÉRIOS * Hotéis localizados próximos ou dentro de centros urbanos * Aspectos arquitetônicos modernos * UH s com banheiro, TV á cabo e acesso á internet WI-FI, mini refrigerador, ar condicionado e aquecedor. * Facilidade para pessoas portadoras de deficiência física * 3 á 5 serviços auxiliares * Recepção aberta no período de 12 horas * Agilidade de atendimento e conhecimento de todos os colaboradores ás demais áreas, facilitando esclarecimento de dúvidas aos hóspedes. VIOLETA ROSA * Hotéis onde a simplicidade junto com seus espaços generosos faz o seu conjunto arquitetônico. * UH s com banheiro, cama Box spring, TV á cabo e acesso á internet WI- FI, mini refrigerador, ar condicionado e aquecedor. * Facilidade para pessoas portadoras de deficiência física * 6 á 9 serviços auxiliares * Recepção aberta no período de 18 horas * 2 á 3 amenities * Agilidade de atendimento e conhecimento de todos os colaboradores ás demais áreas, facilitando esclarecimento de dúvidas aos hóspedes. * Hotéis com localização privilegiada, fora de centros urbanos, com decoração que remeta a tranqüilidade, a natureza e a rusticidade. * UH s com banheiro, cama Box Spring, TV com acesso á cabo e acesso á internet WI-FI, mini refrigerador, ar condicionado, aquecedor, serviço de abertura de cama e banheira. * Facilidade para pessoas portadoras de deficiência física. * Recepção aberta no período de 24 horas * Mínimo 10 serviços auxiliares * Acima de 4 amenities * Room Service * Opções de lazer e monitoria de recreação para crianças * Agilidade de atendimento e conhecimento de todos os colaboradores ás demais áreas, facilitando esclarecimento de dúvidas aos hóspedes. Tabela 03: Sistema de Classificação Aromas de Itu Fonte: Fernanda Amoroso, Franciellen Luiz, Lucia de Fátima Richena e Marina Leite Ferrante

14 14 A escolha do tema ocorreu pela natureza exuberante de Itu, onde a flora está presente de forma harmônica, podendo ser encontrada nas fazendas históricas, nos parques e praças da cidade. A opção pelas flores ocorreu porque as mesmas são símbolos de beleza, requinte e hospitalidade em qualquer ambiente. Rosa é considerada a rainha das flores e simboliza beleza, pureza e perfeição. Já a Orquídea é símbolo de delicadeza, nobreza, luxo, enquanto a Violeta, é uma flor popular que simboliza o amor, a fertilidade e a simplicidade. Existem inúmeras opções de hospedagem na cidade. Se tratando de uma Estância Turística, abranger na classificação hoteleira, pequenas coisas fazem extrema diferença no momento da escolha de onde se hospedar. Se tratando de clientes cada vez mais exigentes, buscamos nessa classificação garantir ao hóspede, serviços com agilidade e excelência no atendimento e facilidades únicas em determinados hotéis, determinando assim sua verdadeira identidade, fidelizando clientes com sua hospitalidade e buscando novos hóspedes e novos turistas para a cidade. Contudo, finalizamos a classificação com um objetivo único: Usar a hospitalidade e as facilidades simples de um meio de hospedagem como ferramenta crucial para atender a demanda de hóspedes com conforto e bem estar. CONSIDERAÇÕES FINAIS Era importante, nesse trabalho, desenvolver o lado crítico dos discentes, destacando as potencialidades e fraquezas do mercado hoteleiro nacional. Porém, desenvolver um trabalho interdisciplinar não é simples, pois envolve conhecimento dos docentes das diferentes disciplinas, como também interação entre as matérias. Contudo, o objetivo com os trabalhos citados foi plenamente alcançado, permitindo que os discentes obtivessem uma visão clara do sistema hoteleiro de Itu, como também avaliassem o Sistema Brasileiro de Classificação e desenvolvessem um raciocínio crítico para a elaboração do sistema de classificação por grupo. Percebe-se que no início os discentes apresentaram pequenas dificuldades, principalmente por ser ingressantes no curso de hotelaria, mas com o avançar das disciplinas, foram se envolvendo e criando um trabalho com bases acadêmicas e empíricas. Destaca-se um padrão entre os critérios dos grupos, principalmente por se basearem no SBCLASS, com ênfase nas áreas de sustentabilidade, localização e infraestrutura. Os resultados destacaram desde equipamentos nas unidades habitacionais, estacionamento, até a quantidade de amenities disponíveis. Além,

15 15 focaram na acessibilidade e hospitalidade, assim como estacionamento e preocupação com o meio ambiente, utilizando-se do reaproveitamento dos recursos naturais. Apesar das docentes das disciplinas estarem conscientes sobre a dificuldade do trabalho proposto, termina-se a análise destacando o ótimo resultado alcançado pelo grupo, atingindo plenamente os objetivos projetados para o estudo em questão. Acredita-se, que assim, teremos profissionais mais do que qualificados para um mercado que se apresenta em ampla expansão. REFERÊNCIAS CYPRIANO, Pedro dos Santos. Desarollo Hotelero en Brasil: Panorama de mercado y perspectivas. Dissertação de Mestrado (Direcionamento e Planejamento em Turismo) Instituto Universitário de Investigações Turísticas, da Universidade de Alicante. Alicante, FREITAS, Andre Luis; MARINHO, Maria Angelica Barbosa; MARGEM, Frederico. Emprego do método ELECTRE TRI na classificação de hotéis. IN: VII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, GORINI, Ana Paula Fontenelle; MENDES, Eduardo da Fonseca. Setor de turismo no Brasil: segmento de hotelaria. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.22, p , set MELLO, Gustavo; GOLDENSTEIN, Marcelo. Perspectivas na Hotelaria no Brasil.. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p.5-42, s/a. ROMAO, Kátia. Sistema de Gestão da Qualidade na hotelaria: um estudo comparativo da ISO 9000 com os modelos de classificação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção) Universidade Potiguar, WANDERLEY, H. A percepção dos hóspedes quanto aos atributos oferecidos pelos hotéis voltados para o turismo de negócios na cidade de São Paulo Dissertação de mestrado (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP Prof. Msc. Francisco Nascimento Curso de Turismo 5º Semestre Disciplina Meios de Hospedagem 1º Semestre 2013 O Cadastur Registro Hotel, Hotel histórico, hotel de lazer/resort,

Leia mais

FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE

FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE FÁCIL ACESSO ÀS MELHORES OPÇÕES DA CIDADE Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América Latina, como um grupo internacional

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA

COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA COMO ABRIR UM HOTEL/POUSADA Viviane Santos Salazar 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 O mercado Crescimento da demanda por hospedagem Copa do Mundo Olimpíadas Qual a representatividade

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Usuário Meio de Hospedagem

Manual do Usuário. Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Usuário Meio de Hospedagem Manual do Usuário Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Usuário Meio de Hospedagem Julho de 2011 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Siglas... 3 3. Descrição do Sistema... 3 4. Como utilizar

Leia mais

QUALIDADE EM HOSPEDAGEM AO LADO DO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA

QUALIDADE EM HOSPEDAGEM AO LADO DO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA QUALIDADE EM HOSPEDAGEM AO LADO DO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América Latina,

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE www.redeadm.com.br Fortaleza-CE 03 Conhecendo a RAH. Seu hotel, flat ou condomínio em ótimas mãos. Com a RAH Rede Administradora Hoteleira, você tem à sua disposição uma empresa que garante a melhor administração

Leia mais

TRADIÇÃO E QUALIDADE DE SERVIÇOS NO CHARMOSO CENTRO DE HISTÓRICO DE SÃO PAULO

TRADIÇÃO E QUALIDADE DE SERVIÇOS NO CHARMOSO CENTRO DE HISTÓRICO DE SÃO PAULO TRADIÇÃO E QUALIDADE DE SERVIÇOS NO CHARMOSO CENTRO DE HISTÓRICO DE SÃO PAULO Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América

Leia mais

Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira

Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira Diagnóstico e proposta de avanços para construção do Diretório de Meios de Hospedagem e Ocupação Hoteleira Palestrante: Pedro Aranzabal (Consultor Consórcio FGV/FIPE) Apresentação Objetivos: Diagnosticar

Leia mais

12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS. Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL

12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS. Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL 12º ENAFAVE ENCONTRO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VELAS Dias: 19, 20 e 21 de Novembro Hotel: Jatiúca Hotéis & Resorts Maceió - AL Agenda do do Evento 19/11 Quarta-Feira 19:00 19:00-19:30 19:30 Credenciamento

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

Hotel Plananlto. Equipe. Estrutura

Hotel Plananlto. Equipe. Estrutura Hotel Plananlto O Hotel Planalto reconhece as necessidade de seus hóspedes e dos empresários locais. Por isso, além de confortáveis acomodações, possuímos auditórios adaptados para eventos sociais e corporativos.

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque Darlyne de Aquino Silva Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de São Paulo. São Roque, SP 2011

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e

Leia mais

Bourbon Hotéis & Resorts

Bourbon Hotéis & Resorts Bourbon Hotéis & Resorts O jeito brasileiro de hospedar Mais que um conceito, é a principal filosofia da Bourbon Hotéis & Resorts. Desde 1963 administrando empreendimentos hoteleiros, conta atualmente

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

UGE Unidade de Gestão Estratégica Área de Estudos e Pesquisas

UGE Unidade de Gestão Estratégica Área de Estudos e Pesquisas Pesquisa Setorial Meios de Hospedagem Sebrae em em Goiás Goiás Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo Marcelo Baiocchi Carneiro Marcelo Baiocchi Carneiro Presidente Presidente Diretoria Executiva

Leia mais

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O SETOR DE HOSPITALIDADE: um estudo de caso aplicável ao curso Técnico de Hospedagem Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Autores: ANNARA

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014

HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014 HOTELARIA DE CURITIBA: UM GOL DE PLACA NA COPA 2014 INDUSTRIA HOTELEIRA EM CURITIBA Curitiba e região possui atualmente 18 mil leitos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Leia mais

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine

Turismo de (bons) negócios. 26 KPMG Business Magazine Turismo de (bons) negócios 26 KPMG Business Magazine Segmento ganha impulso com eventos internacionais e aumento da demanda interna Eventos mobilizaram mais de R$ 20,6 bilhões em 2011 A contagem regressiva

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Pedro Novais Lima Secretário Executivo Frederico Silva da Costa Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins da Silva Filho Secretária

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DE RACIONALIZAÇAO DOS PROCESSOS DA GOVERNANÇA HOTELEIRA

TÍTULO: ESTUDO DE RACIONALIZAÇAO DOS PROCESSOS DA GOVERNANÇA HOTELEIRA TÍTULO: ESTUDO DE RACIONALIZAÇAO DOS PROCESSOS DA GOVERNANÇA HOTELEIRA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE CONTEXTO DO PROGRAMA O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção)

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

Construindo do seu jeito

Construindo do seu jeito Construindo do seu jeito Editorial Construindo do seu jeito Qual o seu estilo de viver? Com liberdade ou prefere exclusividade? Preza pela comodidade, tecnologia, estética ou funcionalidade? Não precisa

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

Bourbon Hotéis & Resorts

Bourbon Hotéis & Resorts Bourbon Hotéis & Resorts O jeito brasileiro de hospedar Mais que um conceito, é a principal filosofia da Bourbon Hotéis & Resorts. Desde 1963 administrando empreendimentos hoteleiros, conta atualmente

Leia mais

Uma empresa que em mais de 20 anos de atuação, soube conquistar a credibilidade do mercado e a fidelidade de seus clientes.

Uma empresa que em mais de 20 anos de atuação, soube conquistar a credibilidade do mercado e a fidelidade de seus clientes. 1. Apresentação da Empresa A GIORDANI TURISMO é uma empresa especializada em consultoria de viagens que oferece assessoria completa a seus clientes realizando o gerenciamento de sua viagem para destinos

Leia mais

QUALIDADE DE ATENDIMENTO PARA UMA HOSPEDAGEM DE ALTO PADRÃO

QUALIDADE DE ATENDIMENTO PARA UMA HOSPEDAGEM DE ALTO PADRÃO QUALIDADE DE ATENDIMENTO PARA UMA HOSPEDAGEM DE ALTO PADRÃO Idealizada há mais de 50 anos pela família Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts consolida sua atuação no mercado da América Latina, como um grupo

Leia mais

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising Projeto Setorial de Exportação ABF Associação Brasileira de Franchising Abril / 2013 INTRODUÇAO A ABF A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987. Hoje a ABF

Leia mais

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach

FICHA TÉCNICA EQUIPE DO MINISTÉRIO DO TURISMO. Coordenação Geral Rosiane Rockenbach MINISTÉRIO DO TURISMO Ministro do Turismo Luiz Eduardo Barretto Filho Secretaria Executiva Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Diretor

Leia mais

EVENTOS CORPORATIVOS

EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS EVENTOS CORPORATIVOS A Riviera de São Lourenço A Riviera de São Lourenço é um bairro 100% planejado, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. O Empreendimento conta com o

Leia mais

CRESCIMENTO OFERTA LEITOS (%)

CRESCIMENTO OFERTA LEITOS (%) 3.9 Oferta Turística Para análise da oferta turística em Sergipe, o PDITS Costa dos Coqueirais apresenta a evolução da oferta turística no estado no período 1980-2000. Indica ainda o número atual de quartos

Leia mais

Bourbon Hotéis & Resorts

Bourbon Hotéis & Resorts Bourbon Hotéis & Resorts O jeito brasileiro de hospedar Mais que um conceito, é a principal filosofia da Bourbon Hotéis & Resorts. Desde 1963 administrando empreendimentos hoteleiros, conta atualmente

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 9 de Dezembro de 2005 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

DESEMPENHO DA HOTELARIA DE SALVADOR - 2013

DESEMPENHO DA HOTELARIA DE SALVADOR - 2013 Superintendencia de Investimentos em Pólos Turisticos SUINVEST Diretoria de Planejamento e Estudos Econômicos DPEE DESEMPENHO DA HOTELARIA DE SALVADOR - 2013 Pesquisa SETUR Maio, 2014 1 DESEMPENHO DA HOTELARIA

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DO PUBLICO PARA UMA ECOPOUSADA EM IBIRAMA SC

SEGMENTAÇÃO DO PUBLICO PARA UMA ECOPOUSADA EM IBIRAMA SC SEGMENTAÇÃO DO PUBLICO PARA UMA ECOPOUSADA EM IBIRAMA SC 1 INTRODUÇÃO Alice Mecabô 1 ; Bruna Medeiro 2 ; Marco Aurelio Dias 3 O turismo é uma atividade que hoje é considerada um dos meios econômicos que

Leia mais

Tarifários especiais Vestibular Medicina - Petrópolis

Tarifários especiais Vestibular Medicina - Petrópolis Tarifários especiais Vestibular Medicina - Petrópolis Hostel 148 End.: Rua Alberto Torres nº 148 - Centro (24) 2246-5848 contato@hostel148.com.br www.hostel148.com.br Tarifas em dormitório coletivo: 02

Leia mais

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento

Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento www.visitesaopedrodaaldeia.com.br Portal de Turismo Divulgando seu empreendimento Tel/ax: (21) 2522-2421 ideias@ideias.org.br Quem Somos O Instituto IDEIAS é uma associação civil, sem fins lucrativos,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Bourbon Hotéis & Resorts

Bourbon Hotéis & Resorts Bourbon Hotéis & Resorts O jeito brasileiro de hospedar Mais que um conceito, é a principal filosofia da Bourbon Hotéis & Resorts. Desde 1963 administrando empreendimentos hoteleiros, conta atualmente

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL

SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL SETOR DE HOTÉIS NO BRASIL Previsão de abertura de hotéis no Brasil por região (422) (2014-2016) 10% 7% Sudeste Nordeste 11% Sul 13% 59% Centro- Oeste Norte FONTES: JLL Jones Lang LaSalle/FOHB/BSH Travel

Leia mais

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa Curso Prático para Elaboração de Relatório de Sustentabilidade GRI 4.0 Taubaté- São Paulo 10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa 10 Passos para o seu Relatório de Sustentabilidade

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95

BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95 BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95 INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CONSTRUÇÃO OU AMPLIA- ÇÃO DE EDIFICAÇÃO COM FINALIDADE HOTELEIRA,

Leia mais

Bourbon Hotéis & Resorts

Bourbon Hotéis & Resorts Bourbon Hotéis & Resorts O jeito brasileiro de hospedar Mais que um conceito, é a principal filosofia da Bourbon Hotéis & Resorts. Desde 1963 administrando empreendimentos hoteleiros, conta atualmente

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos:

Hotel Pousada. Nosso Hotel possui os seguintes tipos de apartamentos: Hotel Pousada Onde tudo começou! O Hotel Pousada está localizado no interior do complexo, em local mais que privilegiado entre o Parque das Fontes e a entrada do Hot Park. É o local perfeito para aproveitar

Leia mais

Alphaville vai ganhar um novo marco imobiliário. Duetto é o primeiro projeto da região que integra Módulos Corporativos, Flats e Serviços Diversos.

Alphaville vai ganhar um novo marco imobiliário. Duetto é o primeiro projeto da região que integra Módulos Corporativos, Flats e Serviços Diversos. Alphaville vai ganhar um novo marco imobiliário. Duetto é o primeiro projeto da região que integra Módulos Corporativos, Flats e Serviços Diversos. Duetto é único, grandioso exclusivo, ecológico. É especial.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

FICHA TECNICA. vila selvagem

FICHA TECNICA. vila selvagem FICHA TECNICA vila selvagem H Ô T E L C O N T E M P O R Â N E O vila selvagem H O T E L C O N T E M P O R Â N E O LOCALIZAÇÃO Em uma vasta extensão de areias virgens e dunas, onde a natureza ainda é a

Leia mais

O Infinity Blue reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para os hóspedes quanto para os

O Infinity Blue reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para os hóspedes quanto para os O Infinity Blue reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para os hóspedes quanto para os visitantes. Em frente ao mar e cercado de natureza exuberante,

Leia mais

Impulsionando o Turismo na Cidade de São Paulo. Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo Julho, 2003 Assessoria: HVS International

Impulsionando o Turismo na Cidade de São Paulo. Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo Julho, 2003 Assessoria: HVS International Plano Municipal de Turismo Platum 2004/2006 Impulsionando o Turismo na Cidade de São Paulo Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo Julho, 2003 Assessoria: HVS International 1 Platum 2004-2006

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Um conceito de shopping que oferece perfeita harmonia, estilo, conforto e variedade.

Um conceito de shopping que oferece perfeita harmonia, estilo, conforto e variedade. Um conceito de shopping que oferece perfeita harmonia, estilo, conforto e variedade. Pioneiro na região de Jacarepaguá O RioShopping é o primeiro empreendimento comercial de grande porte da região. Possui

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ

Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ 19/11/2009 Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ (fonte: CFA) Nos últimos anos cresceu significativamente

Leia mais