HANGOUT: UMA ALTERNATIVA SINCRÔNICA E ASSINCRÔNICA PARA VIDEOCONFERÊNCIAS E VIDEOAULAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HANGOUT: UMA ALTERNATIVA SINCRÔNICA E ASSINCRÔNICA PARA VIDEOCONFERÊNCIAS E VIDEOAULAS"

Transcrição

1 HANGOUT: UMA ALTERNATIVA SINCRÔNICA E ASSINCRÔNICA PARA VIDEOCONFERÊNCIAS E VIDEOAULAS Resumo Sarah Rubia Nunes Baptista Programa de Extensão PROEXT MEC/UFRRJ, Rio de Janeiro Mônica Camargo Sopelete Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais Hangout é um aplicativo do Goolge Plus que permite a troca de mensagens de texto, fotos e vídeos entre usuários através de computador ou dispositivo móvel. É compatível com diversos Sistemas Operacionais, como Windows, ios e Android. O Hangout pode ser utilizado para um simples bate papo até para videoconferências e videoaulas em empresas e instituições de ensino. Assim, o Hangout é uma opção interessante e de baixo custo para promover a interatividade em EaD, sincronicamente e assincronicamente, entre público específico ou público em geral, e ainda como recurso aberto na EaD. Com objetivo de divulgar as funcionalidades do Hangout foram elaborados tutorial e vídeo onde é apresentado desde como iniciar e publicar o vídeo de um Hangout no YouTube para quem tiver o link de acesso ou para o público em geral. Todos os processos de comunicação, transmissão, gravação, edição e publicação no Hangout é totalmente realizado nas nuvens, tornando o aplicativo superior ao Skype que não tem opção de transmissão ao vivo e pública, com possibilidade dos espectadores interagirem. Para a transmissão/gravação de um vídeo é necessário que o administrador/professor/tutor e os convidados/espectadores tenham uma conta de e mail no Gmail e instalem o aplicativo Hangout no computador (PC), celular ou tablet. Também serão necessários câmera, microfone e caixa de som acopladas ao computador ou dispositivo móvel e acesso rápido à internet. O Hangout facilita diversas interações entre pessoas e objetos do conhecimento, incentivando a socialização de produções. Entretanto, uma grande desvantagem do Hangout é que o vídeo automaticamente hospedado no YouTube não tem como ser editado previamente. No decorrer do texto também são apresentadas vantagens e desvantagens do Hangout, com enfoque voltado a importância de se criar interações e vínculos, mesmo quando os atores do processo ensino aprendizagem estão fisicamente distantes. O texto do tutorial esta publicado e disponibilizado no link: https://docs.google.com/document/d/1mcf1kf6mhasly3e Ej6xm5WNJwWnD7trQvy09I ejqta/edit?usp=sharing.

2 Introdução As diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em EaD através da internet tem possibilitando o acesso e interatividade de um grande contingente de alunos, professores e tutores separados pelo espaço e/ou tempo de forma assíncrona ou síncrona. Além disto, as ferramentas interativas e de multimídia impulsionam novas abordagens de ensino aprendizagem não presencial (SENA, 2012). Entretanto, segundo Costa (2012) a utilização das TIC "deve ser feita dentro de um enfoque pedagógico holístico, que valorize o aprender a aprender e estimule o aluno a construir sua própria aprendizagem através da autonomia, da pesquisa, da interação e da colaboração." (COSTA, 2012, p. 6). Assim, a EaD, através da interatividade entre diferentes TIC e a hipertextualidade por elas promovidas, associado a socialização da informação da informação e de conteúdos de ensino e aprendizagem, tem impulsionado profissionais, professores e acadêmicos a interagirem e trocar experiências, aulas, palestras, imagens e vídeos de estudos de caso e diagnóstico, em tempo real, com a participação passiva ou ativa de todos os envolvidos através de vários recursos disponíveis na internet, otimizando assim, tempo e custos de viagens (SENA, 2012; SOUZA; SCHNEIDER, 2012). Sena (2012) comenta que a disponibilização de recursos tecnológicos e metodológicos em EaD, como videoaulas na WEB, conteúdos de disciplinas pela internet, CD ou DVD sem a participação ativa dos alunos, deve ser alvo de reflexões, uma vez que restringe a participação do acadêmico, o que pode ser acentuado pela ausência de encontros presenciais e sem a interlocução com tutores e outros acadêmicos. Entretanto, videoaulas ou videoconferências, com o objetivo simples de transmissão de conteúdos, gravadas em CD ou DVD, ou mesmo disponibilizadas de forma assíncrona com acesso por link a internet, permitem baixa interatividade, excluindo o aluno da modalidade de ensino a distância de qualquer contato com o professor ou tutor, ou colegas (SENA, 2012).

3 Scheneider (2006) por sua vez ressalta a importância da aprendizagem colaborativa e que não basta utilizar a internet como recurso educacional. É preciso que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) empregado rompa com o paradigma de um para muitos da educação. A interação é fundamental nas relações sociais. As redes sociais on line agregam valor ao processo de ensino aprendizagem, pela grande adesão de indivíduos e pela quebra das barreiras geográficas e sociais que o ciberespaço favorece (SOUZA; SCHNEIDER, 2012), gerando assim laços sociais (RECUERO, 2009). Novos recursos de apoio à EaD e à aprendizagem colaborativa estão surgindo continuamente, sendo o Hangout, do Google, criado em 2013, um dos mais interessantes e empolgantes. Trata se de recurso grátis aos usuários de contas Gmail, também do Google, que permite a troca de mensagens de texto, fotos e vídeos (entre estes a própria imagem capturada da tela de um computador), entre usuários distantes geograficamente e no tempo, através de computador ou dispositivo móvel. Assim, o Hangout pode ser utilizado para um simples bate papo até para videoconferências, videoaulas e chats entre pessoas de empresas e instituições de ensino, ou mesmo público em geral. Com o objetivo de apresentar o Hangout, como recurso de transmissão síncrona (Hangout e Hangout On Air) e assíncrona (Hangout On Air) de conteúdos acadêmicos e de apoio do processo ensino aprendizagem na EaD foram elaborados um tutorial que aborda o passo a passo de como criar e hospedar vídeos oriundos de Hangout, e um vídeo explicativo referente ao mesmo tema. Material e Métodos Elaboração de vídeo Com objetivo de divulgar os recursos disponíveis no Hangout e Hangout On Air e obter imagens da tela para criar o tutorial foi iniciado um Hangout On Air por um dos autores do texto, utilizando conta de e mail e Google+ particulares. A captura de tela foi feita com dispositivo próprio para imagem da tela como a "Ferramenta de captura do Windows", onde é possível selecionar apenas a área desejada e manipular com marcador de texto e lápis.

4 Após apresentar no vídeo algumas funcionalidades, com imagens e textos, o Hangout On Air foi finalizado e o seu vídeo foi automaticamente hospedado no YouTube, sendo disponibilizado no tutorial o link de acesso ao vídeo. Elaboração do tutorial Inicialmente para a elaboração do tutorial criou se um documento de texto no editor de textos do Google Drive, associado ao e mail de um dos autores desse manuscrito, onde foram descritos desde um passo a passo introdutório de como iniciar um Hangout até algumas funcionalidades mais avançadas. Imagens obtidas da captura de tela do Hangout On Air foram utilizadas para ilustrar suas funcionalidades. Resultados Com objetivo de divulgar o Hangout do Google Plus como recurso para transmissão e gravação de videoaulas, videoconferências ou chat foi elaborado um tutorial no editor de textos do Google Drive nomeado "Gravando videoaula pelo Hangout". O texto do tutorial esta publicado e disponibilizado no link: https://docs.google.com/document/d/1mcf1kf6mhasly3e Ej6xm5WNJwWnD7trQvy09I ejqta/edit?usp=sharing. Além de textos informativos e explicativos, foram empregadas imagens obtidas por captura de imagem de tela, com objetivo de ilustrar os procedimentos para início e condução de uma videoaula, videoconferência ou chat e disponibilizado o link para acesso ao tutorial. Para destacar alguma informação ou recurso importante nas imagens foram desenhados círculos coloridos acima das mesmas (Figura 1).

5 Figura 1. Imagem da captura de tela inicial do Hangout apresentada no tutorial "Gravando videoaula pelo Hangout", com destaque para o círculo azul que enfatiza o início de um Hangout On Air. O tutorial inicia com informações acerca do Hangout, recurso que possibilita a realização de uma transmissão e/ou gravação de um vídeo pelo YouTube. Em seguida, as informações orientam como proceder na instalação do aplicativo Hangout, na gravação e publicação do vídeo no YouTube. O tutorial comenta ainda da necessidade de se ter contas no Gmail e YouTube sincronizadas para viabilizar a transmissão em tempo real e mesmo a publicação nesta plataforma de hospedagem de vídeos. Um ponto importante do Hangout é a não obrigatoriedade de ter mais de uma pessoa conectada para início da transmissão e/ou gravação, além do administrador, podendo assim, somente um professor ou palestrante iniciar a transmissão do vídeo. Entretanto, no caso de uma videoconferência on line faz se necessário que alguns convidados/participantes estejam conectados para início da transmissão e/ou gravação. Outro ponto a se considerar é que antes de iniciar a transmissão ou gravação deve se ficar atento em configurar o tempo do vídeo, sendo aconselhável definir um tempo maior do que o estimado. No tutorial, os autores comentam que o vídeo fica disponível no Google+ além de ser publicado no YouTube podendo ser acessado por um grupo previamente configurado na conta do Google+ do autor do vídeo, ou somente para aqueles que tiverem o link no YouTube ou ainda aberto para o público em geral (Figura 2).

6 Figura 2. Imagem da captura de tela apresentado no tutorial "Gravando videoaula pelo Hangout" que demonstra os recursos de configuração de um vídeo do Hangout On Air hospedado no YouTube. Cuidado especial quanto a autoria deve ser levado em conta quando da publicação do vídeo no YouTube. O autor do vídeo do Hangout pode optar por utilizar a licença de uso padrão do YouTube ou por outra, como o Creative Commons. No caso de utilização de áudios, músicas ou vídeos no Hangout, o próprio YouTube censura aqueles que tiverem impedimentos de uso determinados pelos seus autores, que vai desde bloqueio parcial (em alguns países) ao bloqueio total de exibição. O tutorial termina com um breve comentário acerca da configuração do vídeo do Hangout publicado no YouTube onde é possível ainda adicionar e formatar anotações e rótulos e com o link de acesso a um vídeo de Hangout relativo ao tutorial. Discussão A Educação à Distância (EaD) constitui se hoje como uma importante modalidade de ensino, complementar ao sistema regular de ensino presencial e apoio à práticas pedagógicas utilizando recursos tecnológicos que buscam facilitar a comunicação entre professor/tutor e aluno, rompendo tempo e distância (AFFONSO; QUINELATO, 2012). Segundo AFFONSO; QUINELATO (2012): "Essa modalidade possibilita promover a interiorização e democratização do acesso à educação superior e atender às novas demandas formativas que surgem em ritmo acelerado. O uso de recursos tecnológicos permite a socialização do saber com maior rapidez e interatividade. O acesso da população às tecnologias emergentes viabiliza o atendimento de uma parcela significativa da população normalmente desassistida, seja pela distância dos principais polos irradiadores de ensino, seja pela concorrência às poucas vagas existentes nas principais instituições de ensino do país e, ao mesmo tempo, alia a essas vantagens, seu baixo custo e seu alto grau de flexibilidade." (AFFONSO; QUINELATO, 2012, p. 2). Muitos recursos podem ser facilitadores do preconizado acima por Affonso e Quinelato quanto a democratização e socialização do acesso à educação e ao saber. O Hangout, plataforma do Google, é um deles. Assim, com objetivo de se divulgar o Hangout como

7 possibilidade de recurso de transmissão síncrona (Hangout e Hangout On Air) e assíncrona (Hangout On Air) de conteúdos acadêmicos e de apoio do processo ensino aprendizagem na EaD foram elaborados um tutorial e vídeo referente ao suas funcionalidades. O Hangout é uma plataforma criada em maio de 2013 pelo Google que permite a integração ou conectividade de pessoas através de mensagens de texto e vídeo, com versões para dispositivos móveis ou fixos compatíveis com os principais sistemas operacionais. Devido sua praticidade e baixíssimo custo (exige acesso à internet com conecção rápida e câmera e microfone acoplados a um PC ou dispositivo móvel) e não obrigatoriedade de manutenção de um AVA, é uma excelente opção para a realização de videoaulas, videoconferências e chats a distância na aprendizagem colaborativa, em tempo real (síncrona) ou mesmo assíncrona. Também não exige conhecimento de linguagem de programação de computadores ou HTML e por tratar se de uma plataforma não há a necessidade de se adquirir e instalar um software e, sim o aplicativo Hangout. CHUTE apud HERMIDA; BONFIM (2006) comentam como benefícios da EaD a alta relação custo benefício, onde grande número de pessoas podem ser treinadas, com maior frequência, reduzindo custos de deslocamento pessoal, bem como inclusão de novos alunos sem custo adicional. O Hangout realizado em tempo real (Hangout ou Hangout On Air) ou assincronicamente (Hangout On Air) possibilita a participação de 10 pessoas até incontáveis espectadores, respectivamente, que tenham o link de acesso ao Hangout ou ao vídeo hospedado no YouTube aberto ao público em geral. Aquelas pessoas que estão assistindo o Hangout On Air mas não estão na "sala" podem deixar ainda mensagens no e mail do grupo, no Google+ e assim, fazer comentários em tempo real ou não, favorecendo a interatividade. O Skype, uma plataforma da Microsoft Skype Division, que através de conexões de voz sobre IP (VolP) é uma da alternativa que permite comunicação pela internet a distância através de mensagens de texto, voz e vídeo, com a possibilidade de fazê lo em grupo. Assim como o Hangout, o Skype também permite videoconferências, mas com no máximo dez participantes, sendo que seus criadores sugerem o mínimo três. Entretanto, o fato de o Skype não gravar automaticamente uma videoconferencia é um fator negativo em relação ao Hangout. Para fazê lo usando o Skype, é necessário fazer o download de outro aplicativo, sendo o VodBurner um dos indicados (http://www.vodburner.com/win).

8 Para fazer uma transmissão/gravação de um Hangout, o administrador (quem abre e gerencia a "sala virtual") e os convidados/espectadores têm que ter uma conta no Gmail e instalar o aplicativo Hangout no computador (PC), celular ou tablet. Também serão necessários câmera, microfone e caixa de som acopladas ao computador ou dispositivo móvel e acesso rápido à internet. Assim, não exige grande habilidade em linguagem computacional, nem mesmo grandes recursos financeiros. Segundo Jensen (1998), as interações para a aprendizagem devem ocorrem em vários níveis: interação do aluno com o professor/tutor; interação do aluno com os conteúdos; interação do aluno com as tecnologias de suporte para o acompanhamento adequado do curso; interação do aluno com os outros alunos para socialização do conhecimento escolar e estratégias de estudo; além de formação de identidade de pertencimento a um grupo. Neste sentido, o Hangout facilita também estas diversas interações, entre pessoas e objetos do conhecimento, incentivando a socialização de produções, como preconizado por Almeida (2000). Assim, em relação a interação do aluno com conteúdos e com o professor/tutor, o Hangout poder transmitir/gravar uma apresentação em PowerPoint ou outro dispositivo de apresentação de slides, que esteja sendo projetada na tela do computador, além de o administrador da "sala virtual" poder interagir com os convidados/espectadores respondendo sua questões enviadas pelo e mail do grupo, no chat do Hangout, pelo Google+ ou outra mídia social. A interação com outros alunos também é possível pelo Hangout, uma vez que convidados que estejam na sala virtual podem responder as questões de outros alunos ou espectadores em tempo real. Como videoconferência ou chat, dez usuários podem participar na "sala virtual", mas infinitos podem acompanhar à distância o vídeo no YouTube, em tempo real ou assincronicamente, possibilitando assim ao Hangout ser um recurso aberto na EaD. Com o encerramento da gravação do Hangout as discussões podem ser realizadas pelas mídias sociais e mesmo pelo YouTube, entre a turma de alunos ou com o público em geral, uma vez que o vídeo pode ficar disponível no YouTube para quem tiver o link de acesso ou para o público em geral, bastando para isto que o administrador do Hangout tenha uma conta no YouTube e decida pelo público (restrito a quem tiver o link ou público) que terá acesso ao

9 vídeo. Entretanto, uma grande desvantagem do Hangout é que o vídeo automaticamente hospedado no YouTube não tem como ser editado previamente. Assim, o tempo de espera para chegada de todos os convidados na "sala virtual" ou momentos de ausência de ação estarão no vídeo e poderão desestimular o espectador a assistir o vídeo. Usando o Hangout, o processo de comunicação, transmissão, gravação, edição e publicação é totalmente realizado nas nuvens, tornando o aplicativo superior ao Skype que não tem opção de transmissão ao vivo e pública, com possibilidade dos espectadores interagirem. No Skype apenas os contatos selecionados, com limite de dez, podem participar e interagir. Além disto, a gravação se dá por outro aplicativo, salvo no PC e a publicação no YouTube posteriormente, dependerá de ser realizada pelo usuário, lembrando que uma conta padrão no YouTube tem limite de 15 minutos de exibição. O fator positivo do Skype sobre o Hangout é a comunicação ou aviso imediato ao administrador de uma videoconferência sobre a versão usada pelos participantes, assim que adicionados. Caso receba a mensagem de que algum participante não tem a versão compatível com conversas por vídeo, o organizador pode contactar o participante para que atualize o aplicativo antes do horário marcado, o que não é possível no Hangout, onde o participante só descobre a necessidade de atualização ao se conectar a conversa por vídeo, o que muitas vezes atrasa o início da videoconferência. "A liberdade de acesso a protocolos livres possibilitam e estimulam o compartilhamento de diferentes ideias, permitindo o debate, a troca, a negociação e a produção de novos produtos, serviços, estudos e publicações técnicas e científicas." (LAASER; RODRIGUES; FACHIN, 2009). Assim, videoconferências e videoaulas criadas por Hangout e publicadas no YouTube, onde textos com comentários podem ser adicionados, podem facilitar o compartilhamento e utilização de conteúdos e troca de ideias entre grupos específicos, como tutores, estudantes, cientistas, empresários, músicos, entre outros), mas também permitir a troca de ideias e registrar a memória coletiva sobre o assunto apresentado (LAASER; RODRIGUES; FACHIN, 2009). Apesar das vantagens e desvantagens, o Hangout é uma opção interessante e de baixo custo

10 para promover a interatividade em EaD sincronicamente e assincronicamente, entre público específico ou público em geral, como recurso aberto na EaD. Entretanto, novos recursos devem ser continuamente apresentados e disponibilizados para apoiar e promover o crescimento do aluno/profissional e incentivar a participação e a colaboração entre professores/tutores, alunos e público. Diante disso, as interações em EaD necessitam ser pensadas de forma a se criar vínculos, mesmo quando os atores do processo ensino aprendizagem estão fisicamente distantes.

11 Referências ALMEIDA, F. J. 500 anos de buscas sobre educação. In: FAZENDA, I. et al. Interdisciplinaridade e novas tecnologias. Campo Grande: UFMS, BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior Divulgação dos principais resultados do Censo da Educação Superior Brasília, out Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2010/divulgaca o_censo_2010.pdf>. Acesso em: 05 jul COSTA, J. R. Ferramentas de escrita colaborativa da WEB. 2.0 e mediação pedagógica pro computador: construção e ressignificação do conhecimento on line. Anais oficiais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:EnPED) e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/22/8>. Acesso em: 05 jul HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On line, Campinas, n. especial, p , JENSEN, L. Interaction in distance Education. Arizona State University. Arizona EUA, Disponível em: < >. Acesso em: 20 jul LAASER, W.; RODRIGUES, R. S.; FACHIN, G. R. B. Educação a distância e recursos abertos. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 49, n. 4, p. 1 15, RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, SCHNEIDER, H. N. Educação a distância via internet (e learning): contextualização (Know What), Justificativa (Know Why), Implantação (Know How). Revista Candeeiro, Aracaju, v.13 14, p , SENA, E. F. As videoaula de um curso a distância: obstáculos didáticos/pedagógicos e suas implicações na aprendizagem do alunos. Anais oficiais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:EnPED) e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/245/122. Acesso em: 05 jul SKYPE. Como fazer uma chamada com vídeo em grupo (Windows desktop). Disponível em:<https://support.skype.com/pt br/faq/fa10614/como fazer uma chamada com video em grupo windows desktop>. Acesso em: 05 jul SOUZA, A. A. N.; SCHENEIDER, H. N. Aprendizagem nas redes sociais: colaboração online na prática de ensino presencial. Anais oficiais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED:EnPED) e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.

12 Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/43/17>. Acesso em: 05 jul

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 02 PROCESSO DE INTERAÇÃO EM EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Interação em EAD A partir das novas mídias e tecnologias, tais como a televisão, o telefone

Leia mais

O MUNDO MUDOU. #fato

O MUNDO MUDOU. #fato DO GIZ AO BYTE O MUNDO MUDOU #fato Sociedade da Informação Informação como recurso estratégico Uso intensivo das TIC Interação digital Diversas formas de fazer as mesmas, ou novas coisas Qual é a sua?

Leia mais

DESAFIOS DO SKYPE NA COLETA DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE

DESAFIOS DO SKYPE NA COLETA DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE DESAFIOS DO SKYPE NA COLETA DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE Mayara Teles Viveiros de Lira (UFAL) Maria Helena de Melo Aragão (UFAL) Luis Paulo Leopoldo Mercado (UFAL) Resumo Este estudo analisa

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 NOVA ANDRADINA MS MARÇO DE 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 Plano de ação a ser desenvolvido no ano letivo de 2015, pelo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE APPS FOR EDUCATION COMO FERRAMENTA COLABORATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE APPS FOR EDUCATION COMO FERRAMENTA COLABORATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE APPS FOR EDUCATION COMO FERRAMENTA COLABORATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Maria de Nazaré A. Ferreira; (nazarefeamig@gmail.com), Discente da FEAMIG Faculdade

Leia mais

Google Hangouts Google Hangouts

Google Hangouts Google Hangouts República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de Graduação Mauro Rabelo Diretoria de Ensino de Graduação a Distância Nara Pimentel Grupo de Desenvolvimento

Leia mais

Ambientação ao Moodle. João Vicente Cegato Bertomeu

Ambientação ao Moodle. João Vicente Cegato Bertomeu Ambientação ao Moodle João Vicente Cegato Bertomeu AMBIENTAÇÃO A O MOODLE E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M SAUDE da FAMILIA Sumário Ambientação ao Moodle 21 1. Introdução 25 2. Histórico da EaD 25 3. Utilizando

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

Educação a Distância Definições

Educação a Distância Definições Educação a Distância Definições Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente; Visa a interação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL http://pt.wordpress.com http://.wordpress.org Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

INTERATIVIDADE E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE TUTORIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNISUAM TCC3064

INTERATIVIDADE E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE TUTORIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNISUAM TCC3064 INTERATIVIDADE E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE TUTORIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNISUAM TCC3064 Fevereiro / 2006 Rita de Cássia Borges de Magalhães Amaral CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA CEAD-

Leia mais

Formação de professores para docência online

Formação de professores para docência online Formação de professores para docência online uma pesquisa interinstitucional Marco Silva EDU/UERJ Educar em nosso tempo conta com uma feliz coincidência histórica: a dinâmica comunicacional da cibercultura,

Leia mais

METODOLOGIA PRESENCIAL ON-LINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA UNESC

METODOLOGIA PRESENCIAL ON-LINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA UNESC METODOLOGIA PRESENCIAL ON-LINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA UNESC Criciúma SC Maio 2014 Graziela Fátima Giacomazzo gfg@unesc.net Elisa Netto Zanette

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO

GUIA PRA TICO DO ALUNO GUIA PRA TICO DO ALUNO Sistema de Avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e Portal ÚNICO Guia prático e de conhecimento do Sistema de Avaliação, utilização das ferramentas tecnológicas Ambiente

Leia mais

PRONTO EDUCAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PRONTO EDUCAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNACIONAL EDUCATION Klaibert Miranda Jacqueline Cícera Florêncio dos Santos Valter Garoli Mariana Estima do Nascimento PRONTO EDUCAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office,

Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office, Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office, email, compartilhamento de documentos, videoconferência

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet

Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet 57 Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet Hoje em dia ter a Internet como aliada é um recurso indispensável para qualquer educador ou responsável por treinamento corporativo que atue em qualquer

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

Aula 8 Conversação e rede social na web

Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Aula 8 Conversação e rede social na web Meta Apresentar um programa de voz sobre IP (VoIP), o Skype, e fazer uma breve introdução ao mundo das redes sociais online,

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Campo Grande MS abril de 2011 Ari Gonçalves Silva Universidade Anhanguera Uniderp laquicho13@yahoo.com.br

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS AMBIENTES DE EAD UTILIZADOS NO NEAD

INTRODUÇÃO AOS AMBIENTES DE EAD UTILIZADOS NO NEAD INTRODUÇÃO AOS AMBIENTES DE EAD UTILIZADOS NO NEAD Prezado Cursista, Os ambientes virtuais proporcionam hoje novas experiências espaço temporais e, enquanto meios de comunicação aplicados a educação, fortalecem

Leia mais

web2way Comunicações e Vídeos LTDA

web2way Comunicações e Vídeos LTDA web2way Comunicações e Vídeos LTDA Soluções em Comunicação da web2way que podem ser úteis para sua empresa Preparada por: Adriana Grasso sócia/administradora Data: 21/05/2012 Sobre a web2way A web2way

Leia mais

Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD?

Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD? Como a representação e a organização do conhecimento podem contribuir para a EaD? Alcione Santiago Dilene Feitoza Lucineide Fontinele Otacílio Marques Rosemary Almeida Roteiro - Informação; - Organização;

Leia mais

Elementos Centrais da Metodologia

Elementos Centrais da Metodologia Elementos Centrais da Metodologia Apostila Virtual A primeira atividade que sugerimos é a leitura da Apostila, que tem como objetivo transmitir o conceito essencial de cada conteúdo e oferecer caminhos

Leia mais

Consultoria para desenvolvimento de estratégias de treinamento on-line

Consultoria para desenvolvimento de estratégias de treinamento on-line 1 2 A HIPOCAMPUS é uma empresa de consultoria em comunicação e ensino digital com foco nos profissionais de saúde. Estamos prontos a auxiliar empresas dos diferentes segmentos da área de saúde a estabelecer

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle No INSEP, o ambiente virtual de aprendizagem oferecido ao acadêmico é o MOODLE. A utilização dessa ferramenta é fundamental para o sucesso das atividades em EAD,

Leia mais

O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE*

O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE* 1 O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA PLATAFORMA MOODLE* Resumo Este trabalho se propõe a analisar o curso de extensão universitária CESB (Curso de Espanhol Básico) para

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Edição 1.0 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos Microsoft oferecem aplicativos corporativos Microsoft para o

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Fórum e Chat Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Leia mais

:::Informática Aplicada à::: :::Educação Ambiental::: Criando Mídias

:::Informática Aplicada à::: :::Educação Ambiental::: Criando Mídias :::Informática Aplicada à::: :::Educação Ambiental::: Criando Mídias jorge.cavalcanti@univasf.edu.br 13/02/2014 Projeto Escola Verde 1 Programa 1. Introdução e conceitos básicos. 2. Tecnologias de informação

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

Elementos Centrais da Metodologia

Elementos Centrais da Metodologia Elementos Centrais da Metodologia Apostila Virtual A primeira atividade que sugerimos é a leitura da Apostila, que tem como objetivo transmitir o conceito essencial de cada conteúdo e oferecer caminhos

Leia mais

Tutorial Webconferência EaD/UFGD. Elaborado por Equipe da TI EaD UFGD

Tutorial Webconferência EaD/UFGD. Elaborado por Equipe da TI EaD UFGD Tutorial Webconferência EaD/UFGD Elaborado por Equipe da TI EaD UFGD Tópicos da Parte I 1. Introdução 1.1 Salas de Webconferência 1.2 Webconferência e RNP 1.3 Adobe Connect 1.4 Uso adequado da Webconferência

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps

Manual do Usuário Microsoft Apps Manual do Usuário Microsoft Apps Edição 1 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos da Microsoft oferecem aplicativos para negócios para o seu telefone Nokia

Leia mais

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas. PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos

Leia mais

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem...

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 08 Edição do Perfil... 10 Ambiente Colaborar... 11 Iniciando

Leia mais

CATEGORIA 1 - RECURSOS E SUPORTES MIDIÁTICOS ADOTADOS E UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO EM EAD

CATEGORIA 1 - RECURSOS E SUPORTES MIDIÁTICOS ADOTADOS E UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO EM EAD 1 RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM EAD: SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONSTRUIDO Profa. Dra. Diva Souza Silva UFU diva@faced.ufu.br Profa. Ms. Valeska Guimarães Rezende da Cunha UNIUBE valeska.guimaraes@uniube.br

Leia mais

Alfabetização Digital

Alfabetização Digital Ferramentas de interação e sua utilização pedagógica nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem evidenciando o papel do professor e do estudante Prof. Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Prof. Antônio

Leia mais

O USO DAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PELOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS DO NEAD-CESUMAR

O USO DAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PELOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS DO NEAD-CESUMAR O USO DAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PELOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS DO NEAD-CESUMAR Maringá PR Abril 2011 Adriana Maria Pavezi CESUMAR adriana.pavezi@ead.cesumar.br

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Faça a migração O Office 365 para empresas tem uma aparência diferente do Google Apps, de modo que, ao entrar, você poderá obter esta exibição para começar.

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

PROJETO INOVAÇÃO NAS ESCOLAS EDITAL PARA SELEÇÃO DE REDES PARCEIRAS EM 2016

PROJETO INOVAÇÃO NAS ESCOLAS EDITAL PARA SELEÇÃO DE REDES PARCEIRAS EM 2016 PROJETO INOVAÇÃO NAS ESCOLAS EDITAL PARA SELEÇÃO DE REDES PARCEIRAS EM 2016 Agosto de 2015 Sobre o projeto Inovação nas Escolas O projeto Inovação nas Escolas é uma iniciativa que visa à implementação,

Leia mais

O conceito de colaboração

O conceito de colaboração O conceito de colaboração O conceito de colaboração está ligado às técnicas que possibilitam que pessoas dispersas geograficamente possam trabalhar de maneira integrada, como se estivessem fisicamente

Leia mais

UNIMINAS União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I Ética e Cibercultura

UNIMINAS União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I Ética e Cibercultura UNIMINAS União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I Ética e Cibercultura Alunas: Ketiuce Ferreira Silva Maria Helena Cicci Romero Objetivo:

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) 2- FÓRUM O fórum serve para avaliar os alunos através da participação na discussão sobre um ou mais assuntos, inserção de textos ou arquivos. Os fóruns de discussão compõem uma

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

O que é um aplicativo?

O que é um aplicativo? O que é um aplicativo? Aplicativos de software podem ser divididos em duas classes gerais: Software de sistema e Software Aplicativo. Software de sistema são programas de computador de baixo nível que

Leia mais

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou

Módulo 6 Usando a Internet. Internet. 3.1 Como tudo começou Módulo 6 Usando a Internet Internet 3.1 Como tudo começou A internet começou a se desenvolver no ano de 1969 onde era chamada de ARPANET, criada pelo departamento de defesa dos Estados Unidos com o propósito

Leia mais

CRITÉRIOS E INDICADORES PARA A ESCOLHA DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS ON-LINE

CRITÉRIOS E INDICADORES PARA A ESCOLHA DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS ON-LINE CRITÉRIOS E INDICADORES PARA A ESCOLHA DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM CURSOS ON-LINE 05/2007 Fátima Cristina Nóbrega da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fatimacristina.hope@petrobras.com.br

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA TUTORES PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1. PRIMEIRO ACESSO À PLATAFORMA... 03 2. PLATAFORMA DO CURSO... 07 2.1 Barra de Navegação...

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática. Msc. Márcio Alencar

Tópicos Especiais em Informática. Msc. Márcio Alencar Tópicos Especiais em Informática Msc. Márcio Alencar Recursos Certamente, um dos atrativos do chamado e- Learning (ou ensino á distância com uso de ferramentas computacionais/eletrônicas), são os novos

Leia mais

SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO 3.0

SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO 3.0 SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO 3.0 www.cisco.com.br/educação 2011 Cisco and/or its affiliates. All rights reserved. 1 Educação 1.0 Educação 2.0 Educação 3.0 Tecnológica Rural Tradicional 2011 Cisco and/or its affiliates.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Tecnologia Educacional em EAD

Tecnologia Educacional em EAD Unidade II Tecnologia Educacional em EAD Ambiente de Aprendizagem Profª. Michele Perez Plano de trabalho 1. A evolução do e-learning no Brasil 2. A plataforma utilizada pela Unip Interativa Blackboard

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL www.blogger.com Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto Meirelles Leite SUMÁRIO 1. O

Leia mais

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone Android Android é um sistema operacional do Google para smartphones, TVs e tablets. Baseado em Linux e de código aberto, o sistema móvel é utilizado em aparelhos da Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola, Positivo,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR 1 AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Maceió AL Maio 2013 Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL) carloneyalves@gmail.com

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ANEXO I MANUAL DE ALTERAÇÃO DE PPCs DE CURSOS SUPERIORES

Leia mais

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados.

Windows Phone: Acesse Configurações > Rede celular + SIM > Ativada/Desativada. Android: Deslize a tela para baixo e desmarque a opção de dados. Sempre que você não estiver usando a conexão, desligue a internet do seu aparelho. Mesmo em espera, os programas do celular ou tablet ficarão atualizando com redes sociais, e-mails, entre outros. Com isso

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEU PLANEJAMENTO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEU PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEU PLANEJAMENTO Curso de Formação de Profissionais para Atuarem no Ensino a Distância Autor: Marilaine Oliveira Casonatti Porto Alegre, Fevereiro de 2012. Introdução Veremos que

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 NOVA ANDRADINA MS MARÇO DE 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 Plano de ação a ser desenvolvido no ano letivo de 2015, pelo

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA

2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA 2 ALGUMAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA Neste capítulo faremos uma breve descrição de algumas plataformas para ensino a distância e as vantagens e desvantagens de cada uma. No final do capítulo apresentamos

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Os ícones de ensinam como agir em determinada situação ou fornecem

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2015 1º Semestre Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Interatividade na docência e aprendizagem online

Interatividade na docência e aprendizagem online Interatividade na docência e aprendizagem online ou a pedagogia do parangolé Marco Silva EDU/UERJ Educar em nosso tempo conta com uma feliz coincidência histórica: a dinâmica comunicacional da cibercultura,

Leia mais

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle

Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle Tema 3 Ferramentas e Funcionalidades do Moodle O Moodle dispõe de uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso online. É possível facilmente compartilhar materiais de estudo,

Leia mais

DMS Documento de Modelagem de Sistema. Versão: 1.4

DMS Documento de Modelagem de Sistema. Versão: 1.4 DMS Documento de Modelagem de Sistema Versão: 1.4 VERANEIO Gibson Macedo Denis Carvalho Matheus Pedro Ingrid Cavalcanti Rafael Ribeiro Tabela de Revisões Versão Principais Autores da Versão Data de Término

Leia mais

Tecnologias Interativas na Educacão. Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Campinas, SP

Tecnologias Interativas na Educacão. Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Campinas, SP Tecnologias Interativas na Educacão Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Campinas, SP Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade

Leia mais

Projeto de Design Instrucional

Projeto de Design Instrucional Projeto de Design Instrucional Curso: Educação Financeira Modalidade: EaD on-line o que é Design Instrucional? A ação institucional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ

FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ A FUNCEX E O ENSINO A DISTÂNCIA Milhões de pessoas aderiram ao Ensino a Distância no Brasil, e a Funcex, acompanhando esta tendência, desenvolveu sua plataforma de ensino para disponibilizar os treinamentos

Leia mais

FAQ Estude Sem Dúvidas

FAQ Estude Sem Dúvidas FAQ Estude Sem Dúvidas Núcleo de Educação a Distância Faculdade Flamingo São Paulo Atualizado em: Outubro/2015 2 Estude sem dúvidas FAQ para os alunos de Pedagogia Presencial Caros alunos e alunas do curso

Leia mais

Principais diferenciais do Office 365

Principais diferenciais do Office 365 Guia de compras O que é? é um pacote de soluções composto por software e serviços, conectados à nuvem, que fornece total mobilidade e flexibilidade para o negócio. Acessível de qualquer dispositivo e qualquer

Leia mais

PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA

PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA PLATAFORMAS EAD SOB MEDIDA Soluções e-learning para a sua empresa, com foco real nos resultados A GPEC FORMA, sediada em São Paulo, atua há mais de sete anos no segmento EAD, e possui uma equipe de profissionais

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Curso de Formação Continuada em Videoconferência. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Curso de Formação Continuada em Videoconferência. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

AMBIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AÇÃO TUTORIAL AULA 01: AMBIENTAÇÃO TÓPICO 03: HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA EAD VERSÃO TEXTUAL DO FLASH Você conhece a origem da Educação a Distância? Como se iniciaram

Leia mais

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação a Distância, problemas e desafios Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação Superior a Distância no Brasil No exterior vem sendo amplamente utilizada a décadas,

Leia mais

CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB. Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação

CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB. Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação CARTILHA DO SISTEMA DE CONFERÊNCIA WEB Núcleo de Tecnologia da Informação da Comunicação 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NTIC CARTILHA DO

Leia mais

Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008. Guia do Aluno Online. Abril 2008 2

Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008. Guia do Aluno Online. Abril 2008 2 Guia do aluno Título Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008 Abril 2008 2 Índice 1. Introdução... 4 2. Metodologia... 4 3. Aulas online... 5 4. A avaliação... 5

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

Utilização da plataforma Ning para o desenvolvimento de rede social temática para o agronegócio do leite

Utilização da plataforma Ning para o desenvolvimento de rede social temática para o agronegócio do leite Utilização da plataforma Ning para o desenvolvimento de rede social temática para o agronegócio do leite Leonardo Mariano Gravina Fonseca 1, Myriam Maia Nobre 1, Denis Teixeira da Rocha 1, Elizabeth Nogueira

Leia mais

INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA USO DIDÁTICO DE TABLETS

INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA USO DIDÁTICO DE TABLETS ISSN 2177-9139 INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA USO DIDÁTICO DE TABLETS Valter Antonio Ferreira valterferreira@unipampa.edu.br Fundação Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, 96413-170 - Bagé, RS, Brasil Resumo.

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Rio de Janeiro RNP. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. ProInfo Integrado

Secretaria de Estado de Educação Rio de Janeiro RNP. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. ProInfo Integrado Formação de participantes das salas virtuais do serviço de web conferência da RNP ANOTAÇÕES DO APRESENTADOR Formação de participantes das salas virtuais do serviço de web conferência da RNP Ao final da

Leia mais

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Computação em Nuvens Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Referências Material gentilmente cedido pela professora Fabiane Penteado Galafassi 2 O que é Computação em Nuvens? O conceito Quando se fala em

Leia mais