FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE"

Transcrição

1 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo Código: Carga Horária: 60 Créditos: Pré-requisito(s): - Período: VII Ano: EMENTA: Introdução à Enfermagem do Trabalho: conceito, antecedentes históricos e epidemiologia. Campo de atuação da Enfermagem do Trabalho. Sistematização da assistência de enfermagem em saúde ocupacional. Ética em Saúde do Trabalhador. Toxicologia ocupacional. Acidente de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. Introdução a higiene e segurança do trabalho: conceito de ergonomia, biossegurança e NR32. Legislação em saúde ocupacional. Normas regulamentadoras. Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Rede de atenção integral à saúde do trabalhador. Vigilância em saúde do trabalhador. Promoção da saúde do trabalhador. Atividade extensionista. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Possibilitar a compreensão do processo de trabalho humano e da relação saúde e trabalho, bem como proporcionar subsídios para o entendimento da assistência sistematizada de enfermagem ao trabalhador através do reconhecimento das necessidades de cuidado do trabalhador inserido em seu contexto social, político, econômico e cultural. 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: Compreender as características do cuidado no contexto dinâmico do ambiente de trabalho; Identificar os riscos à Saúde do Trabalhador; Compreender o estado de saúde do trabalhador e as interrelações dos múltiplos fatores que interferem no seu processo saúde-doença; Conhecer as Normas Regulamentadoras e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Introdução à Enfermagem do Trabalho: conceito, antecedentes históricos e epidemiologia. 2. Campo de atuação da Enfermagem do Trabalho e Ética em Saúde do Trabalhador. 3. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional. 4. Toxicologia ocupacional 5. Acidente do Trabalho e Doenças relacionadas ao trabalho. 6. Introdução a Higiene e Segurança do Trabalho: Biossegurança e NR Uso de Equipamento de Proteção Individual EPI 8. Legislação em Saúde Ocupacional. Legislação sobre Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho. 9. Normas Regulamentadoras. 10. Política Nacional de Saúde do Trabalhador. 11. Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

2 12. Vigilância em Saúde do Trabalhador 13. Promoção da Saúde do Trabalhador. 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: O estudo da disciplina será realizado a partir de aulas expositivas e participativas com a utilização dos recursos necessários, adequados e oportunos (apresentação de slides e vídeos), discussões a partir dos temas propostos e a contextualização do conteúdo. Será dirigida aos discentes a leitura de artigos previamente selecionados, fitando-se a elaboração de trabalhos escritos em grupo. 7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO: A verificação do ensino-aprendizagem será realizada através de diversas atividades, proporcionando ao discente, demonstrar de forma gradativa a assimilação dos ensinamentos, e ao professor, a mensuração dos resultados mediante análise dos processos avaliativos abaixo discriminados, para reavaliar as propostas e métodos de ensino. 1 a. ETAPA: - Prova escrita no valor: 10 2 a. ETAPA: - Prova escrita no valor: 10 - Atividades desenvolvidas em sala de aula valor e trabalho em equipe: 10 Média Final = [(N1a etapa) + (N2a etapa)] = a. CHAMADA: Todo o conteúdo da disciplina. PROVA FINAL: Todo o conteúdo da disciplina. 8. ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE: Os alunos poderão fazer consultas e tirar dúvidas envolvendo a disciplina ou assuntos correlatos através de contato com a professora através do disponibilizado para a turma: mjcupolo@gmail.com. 9. BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho. Brasília: MS BRASIL. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Operacional em Saúde do Trabalhador do SUS. Portaria n.º 3.908, de 30 de outubro de Brasília, BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Brasília: MS, 2004.

3 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde do Trabalhador. Departamento de Atenção Básica. Brasília, CARVALHO, Geraldo Mota. Enfermagem do trabalho. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, HAAG, G. S. et. al. A enfermagem e a saúde dos trabalhadores. 2.ª ed. Editora: AB, MORAES, M. V. G. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador. São Paulo: Iatria Editora, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Saúde Constituição República Federativa do Brasil. MARZIALE, M. H. P. Enfermeiros apontam as inadequadas condições de trabalho como responsáveis pela deterioração da qualidade da assistência de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem MENDES, René. (Org.). Patologia do trabalho: atualizada e ampliada. São Paulo: Atheneu, vls. NAPOLEÃO, A. A.; ROBAZZI, M. L. do C. C. Acidentes de trabalho e subnotificação entre trabalhadores de enfermagem. Rev. Enfermagem, Rio de Janeiro, NR- 4. Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Portaria nº de 08 de junho de Ver alterações na Portaria nº 17 de 01 de agosto de NR-6- Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Portaria nº 25 de 15 de outubro de NR-7. Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Portaria nº 24 de 29 de dezembro de NR- 9. Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Portaria nº 26 de 29 de dezembro de RIBEIRO, Emílio José Gonçalves; SHIMIZU, Helena Eri. Ecidentes de Trabalho com trabalhadores de enfermagem. In: Rev. bras. enferm; set.-out SOUZA, M; VIANNA, L. A. C. Incidência de acidentes de trabalho relacionada com a não utilização das precauções universais. Rev Bras Enferm jul-dez. Segurança e Medicina do Trabalho: Manuais de legislação Atlas. São Paulo: Atlas, CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (*) 11. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (*) (*)=Assuntos trabalhados no PIT.

4 PLANO DE CURSO PERÍODO LETIVO: 2015/01 Curso: Enfermagem Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo Código: Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Créditos: Carga Horária: 40h Aula Data Conteúdo Programático Atividade Recursos 1 a 3 4 a 6 7 a 9 10 a 12 Apresentação e discussão do plano de ensino, dos critérios de avaliação e Noções básicas de Enfermagem do Trabalho e conceito de Saúde do Trabalhador. Histórico da Saúde Ocupacional: no mundo e no Brasil, danos à saúde do trabalhador na atualidade e epidemiologia. Enfermagem do Trabalho: Equipe de enfermagem do trabalho, funções do Enfermeiro do Trabalho, processo de Enfermagem na Saúde Ocupacional. Enfermagem do Trabalho: Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Ocupacional. Apresentação individual Apresentação do programa Calendário de Atividades e equipamento de, lista de exercícios e equipamento de, lista de exercícios e equipamento de, lista de exercícios

5 13 a 15 FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE Acidente do Trabalho: Prevenção de acidentes, prevenção de falhas humanas, Comissão Interna de Proteção de Acidentes, Classificação dos riscos ambientais, mapa de riscos. 16 a 18 Classificação dos riscos ambientais, Mapa de riscos.doenças relacionadas ao trabalho 19 a a a a a a a 39 Doenças relacionadas ao trabalho, Lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho e equipamento de, vídeo, lista de exercícios, vídeo, lista de exercícios, vídeo 1ª avaliação Prova escrita Quadro branco, pincel Absenteísmo e Presenteísmo Introdução a Higiene e Segurança do Trabalho: introdução, conceitos e objetivos, fases da higiene ocupacional, classificação dos fatores de risco. Introdução a Higiene e Segurança do Trabalho: Biossegurança, NR32 e uso de EPI e EPC. Introdução a Higiene e Segurança do Trabalho: Ergonomia e vivência de algumas práticas Normas Regulamentadoras 4, 5e 6 Seminário

6 40 a 42 Normas Regulamentadoras 7 e 9 Seminário 43 a 45 RDC N O 36: Segurança do paciente em serviços de saúde Legislação Previdenciária Social na Saúde 46 a 48 Ocupacional A saúde do trabalhador e o Sistema Único de e exercício prático 49 a 51 Saúde: Política Nacional de Saúde do Trabalhador PNST 52 a 54 Avaliação 2ª etapa Prova escrita Quadro branco, pincel 55 a 57 Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. Vigilância em Saúde do Trabalhador. 58 a 60 Promoção da Saúde do Trabalhador. e vivência de algumas práticas, maca Professor Responsável pela Disciplina: Maria Júlia N. Cupolo Este PIT foi aprovado pelo Coordenador do Curso de Enfermagem: