Quando a verdade for flama

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quando a verdade for flama"

Transcrição

1

2 Quando a verdade for flama As colunas da injustiça Sei que só vão desabar Quando o meu povo, sabendo Que existe, souber achar Dentro da vida o caminho Que leva à libertação. Vai tardar, mas saberá Que esse caminho começa [...] De quem já sabe, o dever (luz repartida) é dizer. Quando a verdade for flama Nos olhos da multidão, O que em nós hoje é palavra No povo vai ser ação. Rio de Janeiro, 1980 Thiago de Melo

3 MobilizaSUS - O que é? Política que reúne um conjunto de estratégias desenvolvidas de forma intersetorial entre Saúde, Educação e Ministério Público com o compromisso de estabelecer uma gestão estratégica, participativa e efetiva do SUS da Bahia, através do fortalecimento da participação e controle social.

4 MobilizaSUS Cenário de onde surge... Rearranjo das forças políticas no âmbito estadual PPA participativo objetivo de debater e propor políticas públicas indutoras para o desenvolvimento integrado de longo prazo do território Atores comprometidos com o desenvolvimento da gestão participativa Gestão estratégica, participativa e efetiva do SUS

5 MobilizaSUS Cenário de onde surge... Rearranjo das forças políticas no âmbito estadual Mobilização para a 7ª CONFERES I Seminário Regional Movimentos Sociais e Saúde abrir um canal de diálogo com os movimentos populares, estimulando a co-responsabilidade social em defesa do SUS e de seu fortalecimento

6 Formulação e desenvolvimento Grupo de Trabalho Conselho Estadual de Saúde - CES; Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS; Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde DGETS Escola de Formação Técnica em Saúde - EFTS Ministério Público da Bahia e Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC.

7 Objetivos Potencializar a capacidade loco regional do controle social; Promover espaços de reflexão das práticas de participação popular na lógica da educação permanente e da educação popular para o controle social; Estabelecer um canal de diálogo com os movimentos populares; Qualificar a atuação dos conselheiros de saúde, enquanto sujeitos sociais representantes da sociedade; Inserir conteúdo acerca do direito à saúde nas escolas de ensino médio (protagonismo juvenil).

8 Pontos Chaves Trabalho em rede; Educação Popular em Saúde; Efetivação do direito de exercer a participação e o controle social no SUS; Ampliação o interesse da sociedade nas questões referentes à saúde e ao SUS; Aproximação com movimentos sociais de base popular; Educação permanente com conselheiros de saúde; Ratificação da escola pública como o espaço privilegiado para a construção da cidadania; Promoção o protagonismo juvenil para a gestão democrática e participativa do SUS;

9 Estratégias do MobilizaSUS Formação de redes de sujeitos coletivos e organização de rodas de conversações e saberes Educação Permanente com Articuladores Regionais e Facilitadores Municipais do MobilizaSUS Educação Permanente com Conselheiros de Saúde Curso Participação Popular, Movimentos Sociais e Direito à Saúde

10 O Método Pressupostos: Educação Popular em Saúde e Educação Permanente para o Controle Social diálogo, historicidade, participação, construção coletiva, autonomia, reflexão crítica sobre a realidade e integração pensar-sentir-agir.

11 O Método Formato: Encontros, oficinas, tendas, rodas de conversações e exposições dialogadas. Técnicas de trabalhos com grupos Música, arte, jogos, expressão corporal, práticas de cuidado, dramatização e sistematização.

12 Tecendo Redes..

13 agora posso ver com melhor clareza que nós somos o SUS e que podemos fazer a diferença, se buscarmos nos interagir cada vez mais nesta rede... (Conselheiro Municipal de Saúde - trabalhador) Ao longo do processo construir redes para fortalecimento do conselho, da entidade e da luta! (Conselheira Municipal de Saúdetrabalhadora)

14 Educação, Saúde e Juventude

15 ...um novo olhar do que somos como conselheiros, diferente de tudo que tínhamos sobre a questão do conselho de saúde...estamos com os ouvidos bem mais sabidos e comprometidos em executar a função de conselheiros... (Facilitador Municipal professor) Foi um momento importante de reflexão, rever algumas práticas; de muita inquietação e fortalecimento no sentido de continuar acreditando num outro mundo possível. (Facilitador Municipal estudante)

16 Realidade, história e criticidade...

17 A minha visão e vivência do SUS era que é um sistema falido e precário, mas não por falta de investimento, mas por falta de vontade... durante o curso aprendi que o SUS é um sistema modelo e que cada um de nós somos parte dessa construção. (Conselheira Local de Saúde - usuária) Saí enxergando melhor a realidade dos conselhos...através destes encontros os horizontes vão sendo abertos...me sinto mais segura e fortalecida (Conselheira Municipal de Saúde - gestora)

18 Educação Popular em Saúde...

19 Cidadania Cidadania é dever De povo. Só é cidadão Quem conquista seu lugar Na perseverante luta Do sonho de uma Nação. É também obrigação: A de ajudar a construir A claridão na consciência De quem merece o poder. Força gloriosa que faz Um homem ser para outro homem, Caminho do mesmo chão, Luz solidária e canção. Manaus, 1992 Thiago de Melo

20 Até onde caminhamos Formação de 142 Articuladores Regionais (primeiros nós da rede); Formação de 1014 Facilitadores municipais envolvendo 164 municípios, em 12 microrregiões de saúde; Mais de 1500 Conselheiros Municipais de Saúde envolvidos em processos educativos desde março de 2010; 60 movimentos sociais de base popular e estudantes de graduação da área da saúde participantes do curso: Participação popular, Movimentos Sociais e Direito à Saúde.

21 Até onde caminhamos Participação na 8ª CONFERES Participação na comissão de articulação e mobilização; Organização e condução da Tenda Maria Felipa: Espaço que agregou os debates referentes ao fortalecimento da participação e controle social

22 Até onde caminhamos Participação na 8ª CONFERES Foram mais de delegados, contando com a participação de 416 municípios (7ª CONFERES: 1600 e 394, respectivamente)

23 MobilizaSUS na 8ª CONFERES

24 MobilizaSUS na 8ª CONFERES

25 A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode darse fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire)

26 OBRIGADO! Telefones: DGTES (71) Fax: (71) CES (71) Fax: (71) DGTES CES Home page: