UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR II DAYANNA MACHADO LEMOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR II DAYANNA MACHADO LEMOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR II DAYANNA MACHADO LEMOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II NA ESF JARDIM CASCATA PORTO ALEGRE 2011

2 DAYANNA MACHADO LEMOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II NA ESF JARDIM CASCATA Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Curricular II como prérequisito parcial para a aprovação. Supervisão: Enfa. Elisa Maria Corrêa Guedes Orientação: Profa Dra. Mariur Gomes Beghetto PORTO ALEGRE 2011

3 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPO DE ESTÁGIO Estratégia de Saúde da Família Jardim Cascata Área de abrangência Traçado Urbanístico Saneamento Básico Sistema de Transporte Dados Demográficos: População Área física da unidade Serviços oferecidos ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Atividades no Projeto de Assistência a Pacientes Acamados Fórum da Mulher Campanha de Imunização contra Influenza PERCEPÇÕES DA ACADÊMICA E CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS... 19

4 3 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Estágio Curricular II Serviços da Rede Básica tem por objetivos: a realização de ações por parte do aluno que demonstrem o seu conhecimento nas competências e habilidades (técnicas e interpessoais) necessárias ao enfermeiro(a) da rede básica de saúde; o desenvolvimento por parte do aluno de ações focadas, principalmente, na atenção básica à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração/ gerenciamento e na educação permanente; além de que o aluno realize um relatório de final de estágio que produza conhecimento para a equipe profissional do campo e para demais alunos que venham a estagiar no local. O relatório é um meio de comunicação que possui a finalidade de apresentar os resultados de determinada atividade, com fins de registro, descrição e divulgação das informações, dessa forma, o presente relatório tem como objetivo principal descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular II do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que teve como local de realização o ESF Jardim Cascata, no período de 14 de março a 08 de junho de Serão descritas também as características de organização de Estratégia de Saúde da Família, estrutura do ESF Jardim Cascata, caracterização da área de abrangência, serviços oferecidos, entre outros.

5 4 2 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA A saúde da família é uma estratégia que o Ministério da Saúde escolheu para reorientar o modelo assistencial do Sistema Único tendo como ponto de partida a atenção básica à saúde. O Programa de Saúde da Família (PSF) foi iniciado em junho de 1991, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) (COSTA, 2004). No contexto em que surgiu, segundo Gralha e Morais (2007) o PSF representa uma proposta reorganizadora da Atenção Básica, de reorientação do modelo assistencial baseado na qualidade de vida e na prevenção de fatores de risco, prestando assim assistência universal, integral, equânime, contínua e resolutiva a populações carentes com risco identificados. Mehry (2003) aponta que a proposta do PSF estabelece na família o núcleo estratégico de atuação retirando-o do indivíduo e estendendo-o ao coletivo, à família e ao território, e passando também pela construção de novos valores e comportamentos na assistência. Dessa forma, as Unidades pertencentes ao Programa de Saúde da Família são destinadas a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. O Programa de Saúde da Família iniciou em Porto Alegre no ano de Atualmente é composto por 101 equipes que atendem a uma população de 290 mil moradores da cidade. As equipes de Saúde da Família são compostas por três a seis agentes comunitários de saúde (ACS), dois técnicos de enfermagem, um médico e um enfermeiro, sendo responsável em média por 850 famílias correspondendo aproximadamente de 3,5 mil a 4 mil pessoas (PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, 2011).

6 5 3 CAMPO DE ESTÁGIO 3.1 Estratégia de Saúde da Família Jardim Cascata A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Cascata foi inaugurada em 23 de outubro de 1996 e está situada na Rua Martins de Carvalho, nº 109, no Bairro Cascata, em Porto Alegre/RS. Originalmente, o início de seu estabelecimento se deu como Unidade de Saúde, localizada na rua Cleberto Guedes, após alguns anos transferiu-se para o endereço atual. Em 1996 tornouse unidade do Programa de Saúde da Família, sendo que em 2006 foi assumida a nova denominação de Estratégia de Saúde da Família. O horário de funcionamento é das 8h às 12hs e das 13hs às 17hs, de segunda à sexta-feira. A ESF é composta por duas equipes da saúde da família, sendo uma delas estendida. Ambas equipes possuem 1 médica, 1 enfermeira, 2 técnicos de enfermagem. Uma das equipes conta com 5 ACS, enquanto a outra possui 4. A ESF Jardim Cascata integra a gerência distrital Glória/Cruzeiro/Cristal e é coordenada pelo Sr. Vinicius Graff, cirurgião dentista. Figura 1: Mapa da área da ESF Jardim Cascata. Fonte:

7 6 Figura 2: Mapa dos Distritos Sanitários de Porto Alegre. Fonte: Área de abrangência A ESF Jardim Cascata encontra-se no bairro Cascata, na vila Jardim Cascata, zona leste de Porto Alegre. Atende às ruas Claudionor de Moraes, Ascenção, Capistrano de Abreu, Santiago Dantas, Ulisses Guimarães, Campo Grande, Cleberto Guedes, Ocidente, Interlargos, Irmãs Paulinas, Capitão Padilha, Serra Verde, Arambaré, Planalto, Nova Petrópolis, Martins de Carvalho, Dallas, Jânio Quadros, Teotônio Vilela, Colinas, os Becos A, B, C e Travessa A, e pequena parte da Avenida Oscar Pereira. A área de atuação do posto está delimitada ao sul pela Avenida Oscar Pereira, ao Norte pelo Morro da Policia, ao leste pelo Mato dos Padres, ao oeste pela Rua Santiago Dantas, conforme Figura 3.

8 7 Figura 3: Mapa da área de atuação da ESF Jardim Cascata. Fonte: Traçado Urbanístico As ruas do bairro de abrangência são, de modo geral, asfaltadas, poucas ruas e becos são de chão batido. As casas, em sua maioria, são do tipo tijolo/adobe (92,43%), praticamente não há estabelecimentos comercias nem praças. As condições de moradia da população, em sua maioria, são razoáveis. Uma pequena parte reside em moradias muito precárias, do tipo favelas. Recentemente, duas microáreas foram acrescidas à área de atuação da ESF. Essas duas novas microáreas são as de maior risco à saúde, localizam-se em uma região geográfica de difícil acesso em plano inclinado, sem asfalto, não contando com ruas e sim servidões. Estima-se que aproximadamente 259 famílias pertençam a essa microárea. A maioria da população pertence à classemédia-baixa. Outra forma que representa bem o traçado urbanístico da região pode ser pensada em espiral, tendo como base a Avenida Oscar Pereira, totalmente urbanizada. Conforme há a aproximação com o topo do morro a situação torna-se mais precária e é onde se encontra a população em maior risco.

9 8 3.4 Saneamento Básico Cerca de 96,4% dos domicílios da área de abrangência possuem esgoto sanitário. A maioria das casas conta apenas com o tratamento de água realizado nas estações (90,01%). Esse é serviço prestado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Quanto à coleta de lixo, é realizada três vezes por semana pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da PMPA e cobre 98,13% dos domicílios. O fornecimento de energia elétrica contempla, praticamente, todas as moradias. Muitas famílias dispõem de instalações telefônicas. 3.5 Sistema de Transporte A localidade conta com a linha de ônibus Glória-274, que tem seu ponto final na Rua Capitão Padilha. Para as pessoas que moram ao longo do morro, a prefeitura disponibiliza um micro/ônibus que leva os moradores, sem custo, até os locais trafegáveis, representando cerca de 80 a 90% do território. A população também conta com as linhas de ônibus: Glória Belém Velho, Glória Embratel, Glória Renascença, Glória 1º de Maio e o Restinga Glória que passam na Avenida Oscar Pereira, sendo que muitas pessoas utilizam estas linhas até a avenida e depois o micro-ônibus integração para chegar até suas residências. A lotação disponível à população é a Glória/Gruta que passa na Avenida Oscar pereira. Na Avenida Oscar Pereira esquina Rua Madri Ana, existe um ponto de táxi, o mais próximo da Vila Jardim Cascata.

10 9 3.6 Dados Demográficos: População A ESF encontra-se no bairro Cascata, vila Jardim Cascata. Este bairro pertence à região de orçamento participativo Glória e tem habitantes, representando 2,04% da população do município, sendo sua densidade demográfica de 3.660,61 habitantes por km 2. A taxa de analfabetismo é de 7,6% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 3,7 salários mínimos (OBSERVAPOA, 2010). A ESF Jardim Cascata atende a uma população de aproximadamente pessoas, distribuídas em famílias castradas. 3.7 Área física da unidade A ESF conta com dois prédios, sendo que o primeiro prédio é onde se encontram os consultórios, sala de vacina, sala de curativo e farmácia, ou seja, onde a população é atendida. Já no segundo prédio, ou prédio anexo como é chamado, encontramos o consultório do dentista e no andar superior uma sala para reuniões, de acordo com a figura 4.

11 10 Figura 4 : Área física da ESF Jardim Cascata, Porto Alegre (RS). 3.8 Serviços oferecidos Os serviços oferecidos na ESF Jardim cascata são: Imunizações e Teste do pezinho; Acolhimento; Verificação da pressão arterial; Verificação de glicemia capilar; Fornecimento de medicações; Assistência odontológica; Grupos; Visitas domiciliares; Curativos; Marcação de consultas com profissionais especializados Consultas médicas e de enfermagem

12 11 À população local estão disponíveis as agendas de puericultura, saúde da mulher coleta de citopatológico, saúde mental, saúde do idoso, hipertensão arterial, diabete, consultas clinicas e de pré-natal. Os horários disponíveis para agenda são durante à tarde, enquanto no período da manhã o atendimento é conforme a demanda espontânea, priorizado pelo acolhimento. A ESF conta, também, com as práticas programáticas: Prá-nene, Prénatal, Acompanhamento dos Diabéticos, Hipertensos e Idosos, saúde da mulher e combate à anemia ferropriva. Os ACS realizam as visitas domiciliares diárias, e são responsáveis pelo controle das vacinas das crianças de sua área, entrega do sulfato ferroso e controle do programa da anemia, realizam busca ativa das gestantes, entre outras atividades. Os demais profissionais também realizam as visitas domiciliares, sendo que cada caso é avaliado e destinado ao profissional adequado, seja médico ou enfermeiro. A produtividade dos profissionais da ESF nos meses de março, abril e maio de 2011 está descrita nas Tabelas 1 e 2 abaixo: Tabela 1: Produtividade de consultas ESF Jardim Cascata em março, abril e maio de 2011 Profissional Consultas Consultas Consultas Mar/2011 Abr/2011 Mai/2011 Médicas Enfermeiras Odontológicas Total Fonte: Ministério da Saúde - SIAB 2011 Tabela 2: Produtividade de visitas domiciliares ESF Jardim Cascata em março, abril e maio de 2011 Profissional Visitas Visitas Visitas Mar/2011 Abr/2011 Mai/2011 Médicas Enfermeiras ACS Total Fonte: Ministério da Saúde - SIAB 2011

13 12 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Durante o estágio acompanhei e realizei consultas de enfermagem aos pacientes que, por demanda espontânea, procuram o serviço de saúde, sob supervisão da enfermeira Elisa. Além destas, foi possível realizar e/ou acompanhar as consultas de enfermagem constantes nos Programas do Ministério da Saúde. Tive a oportunidade de participar principalmente das consultas de Saúde da Mulher, e Prá-Nenê. As consultas dos programas são organizadas por agendas, em que o enfermeiro e médico de cada área adscrita ficam responsáveis por cobrir os Programas. Nas consultas de Saúde da Mulher foi possível realizar a anamnese e o exame físico direcionado para as necessidades femininas, bem como realizar coleta de exame citopatológico, procedimento o qual até então não havia tido a oportunidade de realizar. Além disso, foi possível acompanhar consultas com o objetivo de detecção e orientação sobre a Hanseníase. As atividades desenvolvidas também incluíram o acolhimento realizado no turno da manhã, a distribuição de medicações, encaminhamento para exames e marcação de consultas especializadas, acompanhamento das atividades em sala de vacina que incluíram tanto os procedimentos quanto os registros. Além disso, realizei procedimentos como: curativos, aferição de pressão arterial (PA), hemoglicoteste (HGT). Além das Visitas Domiciliares (VDs) realizadas de acordo com o Projeto de Assistência a Pacientes Acamados, foi possível realizar VDs em casos de urgências, além da participação no mutirão mensal para aferição de PA e HGT à pacientes com dificuldades de acessar a ESF e que necessitam de acompanhamento. Outra atividade desenvolvida foi a participação nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que são realizadas de forma ordinária quinzenalmente, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Nas reuniões do CMS são discutidos e levados à votação temas de uma pauta pré-estabelecida, têm direito a voto membros do CMS, representantes dos diversos seguimentos. Há também a disponibilização de espaço para informes e participação dos

14 13 membros da Comunidade. Nas reuniões em que estive presente foram abordados temas referentes ao regulamento do Prêmio Destaque em Saúde; discussões sobre a 6ª Conferência Municipal de Saúde que tem com tema Todos usam o SUS: Acesso e Acolhimento em Porto Alegre ; definição dos locais de instalação das UPAS Unidades de Pronto Atendimento, afim de melhor atender os usuários de Porto Alegre; plano de aplicação do Programa Nota Solidária, entre outros. No dia 21 de Maio participei das atividades do Dia da Solidariedade desenvolvidas na Escola Municipal Espírito Santo, localizada no bairro, das 8 às 11h. Na sala destinada à ESF Jardim Cascata, disponibilizamos à população panfletos e esclarecimentos sobre dengue, coleta de lixo, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e citopatológico. Além da distribuição de preservativos masculinos, kits de higiene dentária, verificação de PA e HGT e aplicação de vacinas Influenza na população-alvo. 4.1 Atividades na Projeto de Assistência a Pacientes Acamados Embora envelhecer não signifique adoecer e estar dependente, sem dúvida indica uma maior fragilidade e vulnerabilidade, que aumenta conforme a idade dos indivíduos e associa-se também ao contexto social e ambiental em que o idoso está inserido. Na maior parte dos casos, a responsabilidade de cuidado ao idoso fragilizado é assumida pela família, que nem sempre está preparada para esta condição. Uma das estratégias de saúde atuais é a inclusão da atenção domiciliar entre as modalidades de atendimento. Esta atenção se caracteriza pela visita da equipe de saúde ao domicílio do usuário com o objetivo de avaliar as suas necessidades e as de sua família, considerando a disponibilidade do serviço e constando de plano assistencial e orientações (MARQUES, 2009). Aliada a esta necessidade há ainda situações de pacientes com dependência total de cuidados de saúde, sejam eles acamados, cadeirantes ou não, que são assistidos diariamente por suas famílias, as quais necessitam de apoio e orientações por parte da equipe.

15 14 Desta forma, a ESF Jardim Cascata planejou prestar essa assistência aos pacientes com maior dependência residentes na área adscrita. Considerando as dificuldades de mobilização de muitos idosos e/ou pacientes com comprometimento motor, bem como as condições do terreno, com muitos obstáculos como lombas e escadarias, verifica-se que um número considerável de usuários não tem condições de deslocar-se até a ESF. Assim, o projeto assiste também a todos estes casos. Os objetivos deste projeto são, por meio de uma abordagem multidisciplinar: Fazer o acompanhamento do paciente acamado e impossibilitado de se deslocar ao posto de saúde para atendimento; Fazer avaliação do estado de saúde do acamado e prevenir complicações, como problemas respiratórios, nutrição inadequada, úlceras de pressão (UP), entre outros. Avaliar a proporcionar o autocuidado, sempre que possível. Avaliar as condições de saúde do cuidador. Desta forma, para dar início às atividades, foi solicitado aos ACS a elaboração de um levantamento de todos os pacientes nas condições acima descritas residentes em suas áreas de atuação. Este levantamento resultou em uma listagem de 61 pacientes a serem visitados, avaliados e cadastrados no projeto de acordo com suas necessidades de saúde. A elaboração do projeto foi iniciada por acadêmicos de enfermagem em estágio curricular na ESF no ano de Já a assistência aos pacientes acamados ou com dificuldades de mobilização iniciou-se em janeiro de 2011, a partir das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS Cimone Haas e Elisandro Saldanha. Ao iniciar minhas atividades de estágio curricular na ESF, em março, haviam 12 pacientes cadastrados no projeto. Em minhas atividades de estágio curricular na ESF, com a colaboração da acadêmica de enfermagem Andréia Specht, que realizou estágio no mesmo período, e demais acadêmicas de enfermagem em estágio obrigatório da disciplina ENF 3006, até o momento foram visitados e cadastrados 42 pacientes. Destes, 32 (78%) são mulheres, idade 75,1±13,6 anos. Quanto às condições de

16 15 mobilização, 11 (26,8%) são acamados, 4 (9,7%) são cadeirantes e o restante deambula, na maioria das vezes com auxílio de familiares ou muletas/andador, sendo seu deslocamento restrito ao domicílio. Quanto às comorbidades, nota-se que um número considerável de pacientes não sabe informá-las adequadamente. Daqueles que declararam doenças crônicas, a Hipertensão Arterial Sistêmica apareceu em 28 (68,2%) e o Diabetes Mellitus em 18 (43,9%) dos usuários. Foi constatado que cinco apresentam UP e oito apresentam risco para o desenvolvimento de UP. Desde o início do projeto foram realizadas 77 VDs, sendo a média por paciente de 1,9 VD. Neste período ocorreram dois óbitos, oito internações hospitalares foram constatadas e um paciente mudou-se de domicílio, passando a residir fora da área da ESF. Além da atuação da enfermagem neste projeto, conta-se também com visitas realizadas por acadêmicos de medicina, fisioterapia e odontologia. 4.2 Fórum da Mulher As atividades do Fórum da Mulher vieram em comemoração ao dia internacional da mulher e tinham como tema a saúde das mulheres nos aspectos biopsicossociais, informações em doenças sexualmente transmissíveis (DST), planejamento familiar, sexualidade, informações dos direitos e deveres de cidadania. Os objetivos das atividades foram: a educação, a prevenção e a promoção em saúde da mulher. O público-alvo foram mulheres de todas as faixas etárias que buscassem o serviço para esclarecimento sobre sua saúde, incluindo adolescentes, gestantes, puérperas e melhor idade. No dia 26 de março, das 8 às 17 horas, na ESF Jardim Cascata foram desenvolvidas as seguintes atividades: coleta de exame preventivo de colo de útero, exame e orientação ao auto-exame das mamas, solicitação de mamografias, sala de espera sobre câncer de mama e prevenção de DST e grupo de planejamento familiar. Nesse dia foram disponibilizados 40 horários para consulta de saúde da mulher. Além dessas atividades, foi realizado pelos ACS um

17 16 mutirão de combate a dengue em que foram desenvolvidas atividades de educação, orientação e prevenção. Os resultados do Fórum foram a coleta de 26 exames citopatológicos, o encaminhamento de 08 mamografias, 04 planejamentos familiares e 30 consultas de saúde da mulher. Participaram das atividades as acadêmicas de enfermagem Andréia e Dayanna, a acadêmica de medicina Andressa, as enfermeiras Vera e Elisa, a médica Ana Lúcia, as técnicas de enfermagem Mara, Marizur e Terezinha, as ACS Paula, Valquíria, Rosinéia, Cristina, Naile e Jaqueline, a assistente de saúde bucal Ana Paula e a higienizadora Jaqueline. 4.3 Campanha de Imunização contra Influenza 2011 A Campanha de Imunização contra Influenza 2011 teve início em 25 de Abril tendo seu prazo final prorrogado até 27 de Maio. De acordo com as determinações do Ministério da Saúde devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses a 1 anos, 11 meses e 29 dias, bem como indígenas e profissionais de saúde. A meta do Ministério da Saúde era de imunizar 80% do público-alvo durante a campanha. No entanto, esta meta foi superada. No Brasil, foram vacinados 83,3% dos idosos, 88,3% das crianças, 94,7% dos profissionais de saúde e apenas 53,2% das gestantes e 60,7% dos indígenas. Com o objetivo de atingir uma maior cobertura da população, houve dois sábados de campanha em que alguns serviços de saúde permaneceram abertos das 8h às 17h. No dia 30 de abril, chamado de dia D participei ativamente da campanha junto à Unidade Básica de Saúde Glória, sob supervisão da enfermeira Ana Cláudia. No dia 14 de maio, atuei na vacinação junto ao Centro de Saúde Modelo, sob supervisão da enfermeira Cíntia. Na ESF Jardim Cascata, também atuei na vacinação, principalmente nos domicílios dos usuários cadastrados no projeto de assistência aos pacientes acamados. A Tabela 3 apresenta as vacinas realizadas na ESF Jardim Cascata. Durante o período da campanha, nenhum indígena foi vacinado na ESF.

18 17 Tabela 3 - Vacinas Influenza 2011 realizadas na ESF Jardim Cascata Grupo Faixa Etária Vacinas Aplicadas anos anos anos 44 Idosos anos anos anos anos ou mais 06 Crianças 6 meses-1 ano+11 meses+29 dias 1ª dose: 59 2ª dose: anos anos 22 Trabalhadores anos 07 da Saúde anos anos anos anos 06 Gestantes anos anos anos anos 03 Portadores de anos 01 doenças crônicas anos anos 20 Fonte: Mapa Diário de Vacinação da Influenza ESF Jardim Cascata, 2011

19 18 5 PERCEPÇÕES DA ACADÊMICA E CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final desta atividade que totalizou 315 horas de atuação em campo, torna-se relevante salientar a importância da mesma para minha formação acadêmica. O Estágio Curricular II constitui uma importante possibilidade de viver o exercício de enfermagem comunitária com autonomia. Por meio dessa experiência acadêmico-profissional foi possível desenvolver habilidades de relação interpessoal, tanto em relação aos usuários do serviço, como à equipe técnica e aos ACS. Foi possível observar e participar da dinâmica de trabalho da ESF, incluindo a atenção em ambiente domiciliar, característica principal deste tipo de serviço de saúde. Durante o estágio vivenciei diversas situações determinadas pelo atual modelo de atenção à saúde, entre elas a superlotação dos serviços, a falta de recursos adequados, entre outras questões que acabam por interferir na resolutividade da assistência. Percebi que em certos casos, a dedicação, a criatividade e a iniciativa dos profissionais é capaz de amenizar algumas dessas situações. No entanto, mesmo com esses esforços alguns desfechos acabam sendo negativos, circunstâncias as quais também é necessário aprender a enfrentar. Assim, finalizo minhas atividades como acadêmica de enfermagem levando em minha bagagem exemplos positivos e negativos de atuação profissional. Considero que o convívio multidisciplinar proporcionado durante o estágio conferiram oportunidades singulares de aprendizado e agradeço à toda equipe da ESF Jardim Cascata pela atenção, paciência e carinho durante os três meses em que convivemos diariamente.

20 19 REFERÊNCIAS COSTA, E.M.A.; CARBONE, M.H. Saúde da Família: uma abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rubio, GRALHA, R.S.; MORAIS, E.P. PSF em Porto Alegre: aspectos sócio-históricos da implantação. In: LOPES, M.J.; PAIXÃO, D.X. (Org.). Saúde da Família: histórias, práticas e caminhos. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, MERHY, et al. O trabalho em saúde: olhando e experimentando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec, 2003 Prefeitura de Porto Alegre. Serviços de Saúde:Estratégia de Saúde da Família:Programa de Saúde da Família. Disponível em: Acesso em janeiro de Observatório da Cidade de Porto Alegre - OBSERVA POA. PROCEMPA, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Disponível em Marques, G.Q.; Freitas, I.B.A. Experiência-piloto de assistência domiciliar: idosos acamados de uma Unidade Básica de Saúde, Porto Alegre, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 43(4):

Universidade Federal do Rio Grande do Sul ANA GABRIELA BATISTA MARQUES RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA CECÍLIA-HCPA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul ANA GABRIELA BATISTA MARQUES RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA CECÍLIA-HCPA Universidade Federal do Rio Grande do Sul ANA GABRIELA BATISTA MARQUES RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA CECÍLIA-HCPA Porto Alegre 2011 1 ANA GABRIELA BATISTA MARQUES RELATÓRIO

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SOUZA, Daiane Fagundes de 2 ; SCHIMITH, Maria Denise 2 ; SEGABINAZI, Aline Dalcin 3 ; ALVES, Camila Neumaier 2 ; WILHELM,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem FERNANDA ARAUJO RODRIGUES

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem FERNANDA ARAUJO RODRIGUES 0 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem FERNANDA ARAUJO RODRIGUES Vivenciando a Saúde Comunitária na Unidade Básica de Saúde Glória Porto Alegre 2011 1 FERNANDA ARAUJO RODRIGUES

Leia mais

Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares

Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem THAÍLA TANCCINI Relatório de Conclusão do Estágio Curricular III Serviços Hospitalares Porto Alegre 2011 2 THAÍLA TANCCINI Relatório de

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação

Leia mais

Caminhos na estratégia. de saúde da família: capacitação de cuidadores de idosos

Caminhos na estratégia. de saúde da família: capacitação de cuidadores de idosos Caminhos na estratégia de saúde da família: capacitação de cuidadores de idosos Erica Rosalba Mallmann: Escola de Enfermagem - UFRGS Lenice Ines Koltermann: Enfermeira Supervisora da Saúde da Família da

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADE ESTÁGIO CURRICULAR II TACIANA MADRUGA SCHNORNBERGER

ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADE ESTÁGIO CURRICULAR II TACIANA MADRUGA SCHNORNBERGER ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADE ESTÁGIO CURRICULAR II TACIANA MADRUGA SCHNORNBERGER RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR II: Serviços da Rede Básica Porto Alegre

Leia mais

PAPEL DO NUTRICIONISTA NO SISTEMA DE SAÚDE¹

PAPEL DO NUTRICIONISTA NO SISTEMA DE SAÚDE¹ 453 PAPEL DO NUTRICIONISTA NO SISTEMA DE SAÚDE¹ Aparecida Elaine de Assis Cardoso 2, Jacira Francisca Matias 2, Mônica de Paula Jorge 2, Jaqueline Miranda 2, Maria Aparecida Resende Marques 2, Luciana

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Palestrante: Carolina Ferri

SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Palestrante: Carolina Ferri SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Palestrante: Carolina Ferri Programa de Saúde da Família Estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes

Leia mais

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Programa de Pós-graduação em Epidemiologia RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO Doutoranda: Elaine Thumé Orientador: Luiz Augusto Facchini Pelotas

Leia mais

A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO

A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO A PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOACIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DR. NILTON LUIZ DE CASTRO AJUZ, Jamili Guimarães¹. NADAL, Isabela Martins². WERNER, Rosiléa Clara³. Resumo: O presente trabalho é referente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 020/CT/2013 Assunto: Solicitação de parecer técnico sobre a solicitação de mamografia de rastreamento por Enfermeiro nas instituições de saúde. I - Do Fato Trata-se de expediente encaminhado

Leia mais

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Implantação da linha de cuidado em Saúde da Mulher na USF Hidrolândia Área temática Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção

Leia mais

Prefeitura Municipal de Campo Grande MS Secretaria Municipal de Saúde - SESAU PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO

Prefeitura Municipal de Campo Grande MS Secretaria Municipal de Saúde - SESAU PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO Prefeitura Municipal de Campo Grande MS Secretaria Municipal de Saúde - SESAU PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO Protocolo de dispensação de insumos para pacientes com Diabetes Mellitus insulinodependentes

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

A Educação Permanente na articulação de uma rede de cuidado integral à saúde: A experiência da Estratégia Saúde da Família na AP 3.

A Educação Permanente na articulação de uma rede de cuidado integral à saúde: A experiência da Estratégia Saúde da Família na AP 3. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção Primária, Coordenação de Área Programática 3.2 Estratégia Saúde da Família na AP 3.2 Coordenadoria de Educação Permanente SPDM A Educação

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS Estado do Paraná

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS Estado do Paraná SECRETARIA EXECUTIVA LEI Nº 3.336, DE 30 DE AGOSTO DE 2006 Dispõe sobre a criação de empregos públicos para a execução dos Programas de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Organização da Atenção a Saúde da Criança menor de 01 pela Equipe de Saúde da Família (ESF) com enfoque no Trabalho em Equipe e Integralidade

Organização da Atenção a Saúde da Criança menor de 01 pela Equipe de Saúde da Família (ESF) com enfoque no Trabalho em Equipe e Integralidade Organização da Atenção a Saúde da Criança menor de 01 pela Equipe de Saúde da Família (ESF) com enfoque no Trabalho em Equipe e Integralidade Fernanda Lazzari Freitas*, Janaina dos Santos Silva**, Núbia

Leia mais

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde CASO 9: PRÁTICAS INTEGRADORAS Introdução Neste Caso Didático será relatada a experiência do curso de graduação em Nutrição do Centro

Leia mais

TITULO: INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS/BR

TITULO: INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS/BR TITULO: INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS/BR EJE: Extensión, docencia e investigación. AUTORES: Adilio Lopes da Silva;

Leia mais

AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA

AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA US FONTE GRANDE US BONFIM Atendimento à Mulher na Unidade Palestras educativas e ações relacionadas à auto-estima Orientações sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÓ-SAÚDE ACOLHIMENTO 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÓ-SAÚDE ACOLHIMENTO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PRÓ-SAÚDE ACOLHIMENTO 2009 No Brasil, implantaram-se várias políticas sociais visando promover a reestruturação

Leia mais

PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES

PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES 137 PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES Lilian Rodrigues da Cruz Márcio André Schiefferdecker Universidade de Santa Cruz do Sul Resumo O trabalho investiga

Leia mais

PERFIL DA POPULAÇÃO DE MICRO-ÁREAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA FELICIDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL PR

PERFIL DA POPULAÇÃO DE MICRO-ÁREAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA FELICIDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL PR PERFIL DA POPULAÇÃO DE MICRO-ÁREAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA FELICIDADE DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL PR Ângela Gonçalves da Silva 1 Aline Reche Mendonça 2 Samuel Leandro Santos 3 Adeline Furutani

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTOS COM IDOSOS NO PROGRAMA MELHOR EM CASA

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTOS COM IDOSOS NO PROGRAMA MELHOR EM CASA RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTOS COM IDOSOS NO PROGRAMA MELHOR EM CASA Aryostennes Miquéias da Silva Ferreira*; Marcíllia Poncyana Félix Bezerra** *Programa Melhor em Casa Pombal/PB aryostennes@hotmail.com;

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL PF no. 007/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA SAÚDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-SAÚDE NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFG As atividades do Pró-Saúde para o primeiro ano de desenvolvimento

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA 1) Justificativa Os estágios, curriculares ou não, têm a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária e constam de atividades de prática

Leia mais

ID:1919 NOTIFICAÇÕES DE SÍFILIS NA ATENÇÃO BÁSICA: POR QUE É IMPORTANTE FALAR EM SÍFILIS

ID:1919 NOTIFICAÇÕES DE SÍFILIS NA ATENÇÃO BÁSICA: POR QUE É IMPORTANTE FALAR EM SÍFILIS ID:1919 NOTIFICAÇÕES DE SÍFILIS NA ATENÇÃO BÁSICA: POR QUE É IMPORTANTE FALAR EM SÍFILIS Teixeira, Carmen Luisa; Zambrano Machado, Rebel; de Oliveira Soares, Jaqueline; da Silva Lentz; Deise. Brasil INTRODUÇÃO

Leia mais

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO

PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO PROGRAMA: GRAVIDEZ SAUDÁVEL, PARTO HUMANIZADO BOM PROGRESSO- RS 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM PROGRESSO Administração: Armindo Heinle CNPJ. 94726353/0001-17 End. Av. Castelo Branco, n 658 Centro CEP:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR III SERVIÇOS HOSPITALARES MARIÁ BARBALHO NARDI Orientadora: Prof.ª Drª Isabel Cristina Echer

Leia mais

DISTRITO DOCENTE ASSISTENCIAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA UFCSPA

DISTRITO DOCENTE ASSISTENCIAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA UFCSPA DISTRITO DOCENTE ASSISTENCIAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA UFCSPA A Integração Docente Assistencial (IDA) surge no cenário da educação brasileira como resultado da crença no potencial da universidade

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na prevenção da saúde do adolescente propondo a redução das DST Doenças Sexualmente Transmissíveis e Minimizando os números de Gravidez na Adolescência. Mostra

Leia mais

Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador: Irene Rizzini

Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador: Irene Rizzini Primeira infância no Brasil urbano. Análise das políticas públicas voltadas à promoção do direito ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos 1 Aluno: Carolina Terra Quirino da Costa Orientador:

Leia mais

ADITIVO 01 AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 001/2015

ADITIVO 01 AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 001/2015 ADITIVO AO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 1/25 O Prefeito Municipal de São João Nepomuceno MG, faz saber que fica alterado o Edital de Processo Seletivo Público da seguinte forma: O quadro de vagas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 76, DE 07 DE OUTUBRO DE 2013.

PROJETO DE LEI Nº 76, DE 07 DE OUTUBRO DE 2013. PROJETO DE LEI Nº 76, DE 07 DE OUTUBRO DE 2013. Regulamenta a concessão de insumos e monitoramento da Glicemia Capilar aos portadores de Diabetes Mellitus (DM) Art. 1.º Fica aprovada concessão de insumos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FARMÁCIA

Leia mais

A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde

A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde A organização da agenda e o acesso dos usuários a consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde ALVES, Andréia Ferreira² BUCKY, Daniele de Almeida Carvalho ³ COSTA, Agrimeron Cavalcante ¹ FERREIRA, Lucilene

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA. Socorro Maria de Souza Lima

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA. Socorro Maria de Souza Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA Socorro Maria de Souza Lima RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR ÁREA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE:

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas

Leia mais

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 Marcelo Bispo (1) Projetista Industrial Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA RENATO MARTINEZ REBELLATO ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS:

Leia mais

nos princípios norteadores da saúde com equidade, eficácia, eficiência e efetividade 2. Inicialmente,

nos princípios norteadores da saúde com equidade, eficácia, eficiência e efetividade 2. Inicialmente, O TRABALHO DA ENFERMAGEM NA GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jarbas Ribeiro de Oliveira I, Célia Alves Rozendo II A principal estratégia do Ministério da Saúde para reorganizar da atenção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II REALIZADO NA UNIDADE BÁSICA DE SÁUDE VILA GAÚCHA PRISCILA DOS SANTOS LEDUR Porto Alegre 2011 PRISCILA DOS

Leia mais

GERENCIAMENTO de Casos Especiais

GERENCIAMENTO de Casos Especiais GERENCIAMENTO de Casos Especiais Gerenciamento de Casos Especiais.indd 1 19/10/2015 15:32:28 Gerenciamento de Casos Especiais Objetivo: Facilitar o atendimento aos clientes que apresentam dificuldades

Leia mais

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1

O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE QUE ATUA EM UNIDADES HOSPITALARES DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 1 Estela Regina Garlet 2 José Luis Guedes dos Santos 3 Giselda Quintana Marques 4 Maria

Leia mais

MÃES MULHERES ENCARCERADAS: A PENA É DUPLICADA

MÃES MULHERES ENCARCERADAS: A PENA É DUPLICADA MÃES MULHERES ENCARCERADAS: A PENA É DUPLICADA Eveline Franco da Silva O Sistema Penitenciário Nacional apresentou uma população carcerária em 2010 de 496.251 indivíduos. (1) Os estados brasileiros que

Leia mais

Texto 03. Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua

Texto 03. Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua Texto 03 Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua A Proteção Social Especial PSE organiza a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA LINHA ASSISTENCIAL

COMUNICAÇÃO NA LINHA ASSISTENCIAL COMUNICAÇÃO NA LINHA ASSISTENCIAL Ministério da Saúde QUALIHOSP 2011 São Paulo, abril de 2011 A Secretaria de Atenção à Saúde/MS e a Construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) As Redes de Atenção à

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC

IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM - FFOE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DENF PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET ENFERMAGEM UFC IV MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM

Leia mais

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801 LEI N.º 3808, DE 04 DE MAIO DE 2012. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, ABERTURA DE VAGAS E ALTERAÇÃO NO ANEXO I D, DAS LEIS MUNICIPAIS Nº 2.099/2003 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2003 E 2875,

Leia mais

A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO

A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Cibelle Ferreira Nunes 1 Cíntia do Socorro Matos Pantoja 1 Gabriela Lima da Costa 1 Newton Andrey Pinto Monteiro

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1. Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO SOBRE ESTRUTURA DA UBS 1 Denise Silveira, Fernando Siqueira, Elaine Tomasi, Anaclaudia Gastal Fassa, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF: 2. Município:

Leia mais

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA Este documento se propõe a estabelecer normas de inserção e execução de estágio em Serviço Social no Projeto Viva a Vida, de acordo com a Resolução 533/2008

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento para Atividades Práticas do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM. RESOLUÇÃO CSA N 10/2010 APROVA O REGULAMENTO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM, BACHARELADO, DA FACULDADE DO MARANHÃO FACAM. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Contrato: AS.DS.PV.024/2010 Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO

Leia mais

SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES. Direcção Regional de Faro ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA NO CONCELHO DE LOULÉ

SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES. Direcção Regional de Faro ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA NO CONCELHO DE LOULÉ ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA NO CONCELHO DE LOULÉ Este documento retrata o estado dos serviços públicos de saúde, sobretudo no que concerne aos cuidados de enfermagem e pretende descrever as dificuldades com

Leia mais

Situação do papel do fisioterapeuta nas unidades públicas de saúde enquanto integrante da equipe multiprofissional no município de Jataí-GO.

Situação do papel do fisioterapeuta nas unidades públicas de saúde enquanto integrante da equipe multiprofissional no município de Jataí-GO. Situação do papel do fisioterapeuta nas unidades públicas de saúde enquanto integrante da equipe multiprofissional no município de Jataí-GO. ASSIS, Thaís Rocha; FERREIRA, Walkyria Silva; REIS, Silênio

Leia mais

Filosofia de trabalho e missões

Filosofia de trabalho e missões Filosofia de trabalho e missões As atividades de ensino e assistência na UTI Neonatal do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (HPS-EPM/Unifesp),

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA MARIÁ BARBALHO NARDI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA MARIÁ BARBALHO NARDI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA MARIÁ BARBALHO NARDI Orientadora: Prof.ª Denise Tolfo Silveira Enfermeira Supervisora:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. OTAVIO LEITE) Regulamenta a Profissão de Cuidador de Pessoa, delimita o âmbito de atuação, fixa remuneração mínima e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REGISTRO E INFORMAÇÕES EM SAÚDE

CURSO TÉCNICO EM REGISTRO E INFORMAÇÕES EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO Kaisy Pereira Martins - UFPB kaisyjp@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo Costa UFPB katianeyla@yahoo.com.br Tatiana Ferreira

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica- PENOA Florianópolis, 2016.

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO Agenda do evento: Rio de Janeiro (RJ) Dia: 14.12.2009 Local: Rua Zózimo do Amaral, 346,. Próximo a Escola Municipal

Leia mais

REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE MUNICÍPIO DE LONDRINA PERGUNTAS E RESPOSTAS

REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE MUNICÍPIO DE LONDRINA PERGUNTAS E RESPOSTAS REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE MUNICÍPIO DE LONDRINA PERGUNTAS E RESPOSTAS 1- O QUE É O TRABALHO INTERSETORIAL DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL? É uma diretriz de todas as políticas públicas

Leia mais

MANUAL DO DENTISTA VOLUNTÁRIO E TERMO DE COMPROMISSO DO DENTISTA DO BEM

MANUAL DO DENTISTA VOLUNTÁRIO E TERMO DE COMPROMISSO DO DENTISTA DO BEM MANUAL DO DENTISTA VOLUNTÁRIO E TERMO DE COMPROMISSO DO DENTISTA DO BEM 2008 TURMA DO BEM Fundada em 2002, a Turma do Bem é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem como

Leia mais

Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem

Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem ASCOM/MS Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem Com vocação nata para cuidar, planejar e gerenciar, muitos Enfermeiros têm assumido essa responsabilidade e desempenhado, com sucesso, a função de

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa. Os objetivos dessa unidade são:

Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa. Os objetivos dessa unidade são: Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa Módulo Unidade 01 Tópico 01 Avaliação Global da Pessoa Idosa na Atenção Básica A identificação de Risco Introdução Os objetivos dessa unidade são: Identificar

Leia mais

ANÁLISE DA PRIMEIRA CONSULTA DE PUERICULTURA EM UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

ANÁLISE DA PRIMEIRA CONSULTA DE PUERICULTURA EM UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO. Meses: JANEIRO a DEZEMBRO / 2007

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO. Meses: JANEIRO a DEZEMBRO / 2007 DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO Meses: JANEIRO a DEZEMBRO / 2007 Título e Mês da recepção do Projeto pela CPGPE Despacho Final da Presidência CPGPE ou Curso de Graduação

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: Saúde. Resumo

ÁREA TEMÁTICA: Saúde. Resumo TÍTULO: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA NA COMUNIDADE MARIA DE NAZARÉ NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. AUTORES: Wilton Wilney Nascimento Padilha 1 ; Fátima Regina Nunes de Sousa

Leia mais

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE.

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. Caracterização da situação anterior Em 2013, a Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) detectou déficit de profissionais ginecologistas/obstetras

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE - Pronto Socorro Municipal recebe Licença Sanitária de Funcionamento: - Mais de 12 mil atendimentos nos mutirões:

SECRETARIA DE SAÚDE - Pronto Socorro Municipal recebe Licença Sanitária de Funcionamento: - Mais de 12 mil atendimentos nos mutirões: SECRETARIA DE SAÚDE - Pronto Socorro Municipal recebe Licença Sanitária de Funcionamento: o Pronto Socorro Adulto de Taubaté teve seu funcionamento aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual. O documento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2015

RESOLUÇÃO Nº 22/2015 RESOLUÇÃO Nº 22/2015 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e/ou aulas aos Professores Adjuntos Educação Básica, PAEBs, detentores de emprego público do Quadro do Magistério Municipal para o

Leia mais

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTENCIA E INTERNAÇÃO DOMICILIAR-PAID NO MUNICIPIO DE CASCAVEL -PR ROSANI DA ROSA BENDO 1 LAIS PRISCILA FAGHERAZZI 2 MARA LUCIA RENOSTRO ZACHI 3 INTRODUÇÃO:

Leia mais

PROMOVENDO SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA¹ BRUM,

PROMOVENDO SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA¹ BRUM, PROMOVENDO SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA¹ BRUM, Barbara Leão de²; GUEDES, Camila Custódio²; MUNHOZ, Cloris Ineu²; QUADROS, Jacqueline Silveira de²; RAMOS, Catiane Pacheco²; SCHMITT, Ana Carmen

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E REGULAMENTOS

PLANO DE AÇÃO E REGULAMENTOS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ DESENVOLVENDO COM EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE AÇÃO E REGULAMENTOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I FISIOTERAPIA AMBULATORIAL, PREVENTIVA E

Leia mais

NOTA TÉCNICA 55 2011

NOTA TÉCNICA 55 2011 Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso prejudicial de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS. Minuta de portaria: Institui a Rede

Leia mais

O papel da Unidade Básica de Saúde como agente de inclusão social de imigrantes bolivianos em uma região da Cidade de São Paulo

O papel da Unidade Básica de Saúde como agente de inclusão social de imigrantes bolivianos em uma região da Cidade de São Paulo O papel da Unidade Básica de Saúde como agente de inclusão social de imigrantes bolivianos em uma região da Cidade de São Paulo Autores: Leite, Fábio Bellucci; Ferreira, Thiago Nogueira Martins; Hora,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL PARANAGUA PROVA PARA ASSISTENTE SOCIAL 01 - A Constituição de 1988 consagrou na área social o (a): a) paradigma do mérito e da solidariedade;

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR RODRIGUES, Tatielle Adams (estagio I); e-mail: adams.tati@gmail.com; RIFFERT, Gracieli Aparecida (supervisora), e-mail:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comissão Especial Parecer n.º 011/2012 CME/PoA Processo n.º 001. 033628.11.4 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Credencia/autoriza o funcionamento

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais