Agilizando o compartilhamento de imagens médicas com uso de tecnologia baseada na nuvem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agilizando o compartilhamento de imagens médicas com uso de tecnologia baseada na nuvem"

Transcrição

1 DG DICOM GRID BRASIL Agilizando o compartilhamento de imagens médicas com uso de tecnologia baseada na nuvem

2 A DICOM GRID BRASIL TEM UMA SOLUÇÃO EM UMA SÓ PLATAFORMA PARA SUAS NECESSIDADES DE ADMINISTRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS. SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO Sem Hardware. Sem VPNs (Rede Virtual Privada). Em conformidade com a regulamentação vigente Melhora a comunicação: Conecta pacientes, provedores de saúde e instituições. Reduz custos: Minimiza a repetição desnecessária de exames de imagem. Economiza tempo: Melhora a produtividade e elimina a espera no recebimento de imagens. Amplia a Rede: conecta diferentes unidades de clínicas e hospitais. Principais Recursos Compartilhamento de Imagens UPLOAD de CDs Transferência de Imagens VNA/Armazenamento Gerenciamento de Fluxo Visualização móvel

3 conteúdo INTRODUÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS BASEADO NA NUVEM Introdução O que é gerenciamento de imagens médicas? Desafios e soluções no gerenciamento de imagens médicas DESAFIOS E SOLUÇÕES Os 5 principais desafios no gerenciamento de imagens médicas e como resolvê-los Aquisição de imagens Capacidades de compartilhamento Acessibilidade Vendor Neutral Archive (provedor universal) Acesso para pacientes PACS TRADICIONAL x COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS O que é compartilhamento de imagens médicas? Quando você deve pensar em um compartilhamento de imagens médicas? CONCLUSÃO E RECURSOS

4 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS BASEADO NA NUVEM

5 Agilizando o compartilhamento de imagens médicas com uso de tecnologia baseada na nuvem Clínicas e hospitais precisam lidar com um volume muito grande de imagens médicas e CDs de pacientes A boa notícia é que o uso de tecnologias baseadas na nuvem pode agilizar a aquisição de imagens e transformar o processo de gerenciamento para eliminar a necessidade de CDs. Quando implementado, um sistema de gerenciamento de imagens reduz custos e melhora a produtividade. Nas próximas páginas você vai ler sobre os principais desafios enfrentados por instituições quanto ao gerenciamento de imagens médicas e sobre como combatê-los. Você também vai conhecer as ferramentas de que precisa para criar um amplo sistema de gerenciamento de imagens dentro da sua organização. Seja você uma clínica ou hospital querendo investir num PACS, ou uma organização com um sistema já estabelecido, use as idéias compartilhadas aqui como um roteiro para o sucesso no gerenciamento de imagens médicas.

6 O que é gerenciamento de imagens médicas? O gerenciamento de imagens médicas é uma estratégia e um conjunto de ferramentas correspondentes que ajudam a melhor utilizar os dados por imagem de pacientes ao longo do tratamento e depois O número crescente de imagens médicas, modalidades novas e a exigência de guarda de dados impulsionam os custos associados ao armazenamento de imagens digitais. Embora esses fatores tenham certamente deflagrado uma necessidade por melhores sistemas organizacionais, gerenciamento de imagens médicas é mais do que o simples arquivamento de imagens num banco de dados. Gerenciamento de imagens médicas é uma estratégia e um conjunto de ferramentas que ajudam você a melhor utilizar os dados por imagem de pacientes ao longo do tratamento e depois. Não apenas auxilia na primeira interação para obter imagens e arquivá-las de modo seguro, mas também em todas as transferências, compartilhamentos e encaminhamentos que acontecem ao longo do ciclo de tratamento do paciente. Este processo necessita de uma solução segura e escalável que possa acomodar o crescimento das redes e dos volumes de imagens. USE AS ferramentas certas Para implementar uma estratégia de gerenciamento de imagens médicas a partir do zero, você vai precisar das ferramentas apropriadas. Um software para o gerenciamento e troca de imagens médicas como a solução na nuvem da DICOM Grid Brasil oferece uma plataforma para acessar, visualizar, compartilhar, e armazenar imagens online. A plataforma da DICOM Grid Brasil pode ser usada como um sistema completo e independente de gerenciamento de imagens ou pode ser integrado facilmente a qualquer PACS ou modalidade.

7 Desafios & Soluções no Gerenciamento de Imagens Médicas Avanços na área de imagens médicas têm melhorado drasticamente o tratamento de pacientes, tornando os diagnósticos mais rápidos, mais fáceis e mais precisos. Também diminuem a necessidade de procedimentos invasivos, que sempre trazem algum tipo de risco. Até recentemente, porém, os avanços da tecnologia usada para transportar essas imagens foram relativamente pequenos. Infelizmente, um resultado muito comum dessas incongruências tecnológicas é a demora no tratamento do paciente. Métodos tradicionais de intercâmbio de imagens podem requerer PACS caros, o emprego de VPNs e a gravação de CDs. A recente introdução de tecnologia baseada na nuvem e modelos de negócio em software oferecem um modo muito mais efetivo, oportuno e acessível de gerenciar imagens. (Software como Serviço)

8 CAPÍTULO 2 DESAFIOS & SOLUÇÕES

9 Os 5 Principais Desafios do Gerenciamento de Imagens Médicas e Como Resolvê-los Neste capítulo vamos apontar os cinco principais desafios enfrentados no gerenciamento de imagens médicas e sugerir algumas idéias sobre como lidar com eles. 1. Aquisição de Imagens Processando os dados e inserindo-os no sistema 2. Capacidades de COMPARTILHAMENTO Compartillhando e transferindo imagens 3. Acessibilidade A possibilidade de visualizar imagens a partir de qualquer lugar 4. Vendor Neutral Archive (provedor universal) Armazenamento e backup 5. Acesso para pacientes Proporcionando aos pacientes acesso às informações

10 1. Aquisição de Imagens Processando dados e colocando-os no sistema Desafio No ritmo acelerado do ambiente médico, CDs ilegíveis deveriam ser o menor de seus problemas. Você e sua equipe deveriam concentrar-se em proporcionar a melhor assistência ao paciente. Frequentemente, isto não acontece. Quando os pacientes chegam aos consultórios de especialistas encaminhados por seus médicos, em geral trazem exames de imagem em CDs. Esses CDs, porém, não são compatíveis com todos os sistemas e, como resultado, são difíceis de carregar. Além disso, há o risco de o paciente perder ou danificar o CD antes mesmo de chegar ao consultório. Esse processo frustrante e demorado para a equipe médica também se traduz em ônus para os pacientes, que são obrigados a repetir procedimentos que os expõem à radiação desnecessária. Solução Em sua atividade, você precisa encontrar um modo de agilizar o manejo dos CDs recebidos. Habilitando a equipe de apoio a facilmente fazer o upload das imagens, você permite que o médico responsável se concentre nos cuidados ao paciente. Uma ferramenta para o upload de CDs permite integrar os conteúdo de CDs e pen drives a qualquer sistema, carregar e visualizar os conteúdos instantaneamente e padronizar e aprovar a informação encaminhada antes de importá-la para o seu sistema PACS. Abaixo está um quadro da ferramenta de upload de CDs da DICOM Grid, que pode ser usada para enviar CDs para a nuvem.

11 Você pode enviar aos pacientes um link para a sua página da Internet, que eles usarão para fazer upload e compartilhar os exames com sua clínica ou consultório. Isso significa que você pode ter acesso às imagens antes da consulta agendada pelo paciente. Vencer os desafios do upload de CDs é parte da batalha. Mas não seria bom livrar-se completamente deles? Em última análise, você deveria tentar eliminar o uso de CDs completamente, o que é fácil de fazer com a plataforma baseada na nuvem da DICOM Grid Brasil. Em vez de compartilhar e transportar imagens em CDs, os exames são compartilhados através de links seguros.

12 2. Capacidades de COMPARTILHAMENTO Compartilhando e transferindo imagens Desafio O compartilhamento de imagens médicas é complexo em virtude do grande tamanho dos arquivos. Por isso, a transferência digital deles pode ser um processo muito difícil e vagaroso. Enquanto a maioria dos sistemas PACS têm aperfeiçoado o movimento dessas imagens pesadas dentro da própria instituição, frequentemente essa informação precisa ser compartilhada com fontes fora da clínica ou hospital. O compartilhamento digital de imagens muito grandes com organizações, centros de imagem e hospitais fora da rede pode diminuir a velocidade da rede e exigir uma janela de download enorme.

13 Solução A sua instituição precisa da capacidade de trocar imagens médicas rápida e eficientemente, quer elas sejam enviadas para o consultório ao lado ou para o outro lado do mundo. Procure por uma solução que não precise de qualquer hardware ou VPNs. Regras de roteamento automáticas são outra chave para garantir que imagens cheguem à localização apropriada com base em um conjunto de critérios. Com tecnologia como regras de roteamento automáticas, exames podem ser automaticamente inseridos em qualquer modalidade, garantindo que cheguem ao médico apropriado, simultaneamente liberando a equipe médica dessa tarefa enfadonha. No painel de administração da interface da DICOM Grid Brasil regras de roteamento podem ser criadas com base em certos conjuntos de critérios. Por exemplo, você pode automaticamente enviar imagens de um local para outro assim que são carregadas.

14 3. Acessibilidade Visualizando imagens a partir de qualquer lugar Desafio No mundo cada vez mais digital, os médicos estão começando a exigir informações na ponta dos dedos quando e onde precisam delas. No estágio atual da tecnologia, muitos ainda são obrigados a deslocar-se para seu consultório, clínica ou hospital para visualizar imagens de pacientes. Nos fins de semana, quando os pacientes estão numa emergência, os médicos ficam impossibilitados de fazer uma avaliação preliminar a partir de suas residências. Ao contrário, são obrigados a ir aos consultórios, clínicas ou hospitais para ter acesso às imagens médicas de um paciente. O fundamental agora é permitir que os profissionais visualizem essas imagens no momento em que são recebidas em tempo real, a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Solução Transferir imagens entre vários PACS e modalidades pode ser um pesadelo em virtude da grande variedade de provedores no mundo médico. Sua empresa precisa de um sistema que possa coordenar a assistência ao paciente através de uma ampla rede, não importa de qual provedor. Além disso, ter acesso em tempo hábil aos exames do paciente é crucial. Por isso, você deve procurar também uma solução que possibilita acesso móvel aos médicos. Visualização móvel é um dos principais benefícios do intercâmbio de imagens em tempo real e agiliza a comunicação através de todo o sistema de assistência à saúde. Um visualizador móvel, como o da DICOM Grid Brasil (mostrado à direita) pode também ser usado como ferramenta interativa quando atendendo pacientes. Os tablets facilitam uma abordagem colaborativa com base na visualização das imagens e podem auxiliar os profissionais a explicar procedimentos de maneira mais completa.

15 4. Vendor Neutral Archive (Provedor universal) Armazenamento e Backup Desafio Tecnologia é excelente, até que falhe. No caso de um mau funcionamento no seu sistema PACS, você precisa da certeza que a sua empresa pode continuar a operar sem problemas, mesmo diante de uma emergência. É essencial ter uma cópia adicional de todas as imagens de pacientes para assegurar que os históricos não se percam. Na verdade, é um requisito legal que uma segunda cópia de cada imagem seja mantida off-site para evitar perda permanente. Essas imagens deveriam também ser armazenadas num ambiente VNA para que a equipe médica possa analisá-las a partir de qualquer estação de visualização, independentemente da marca ou modelo. Solução Para cumprir a regulamentação vigente, as organizações devem guardar pelo menos duas cópias dos dados de imagem arquivados. Isto pode trazer custos altos! Procure por uma solução que tenha sua própria nuvem; normalmente isto garante que o armazenamento digital fique menos caro. Além do mais, uma solução com o seu próprio depósito de arquivos permite máxima segurança para as imagens do paciente. Um dos métodos mais seguros de armazenar imagens médicas na nuvem é a tecnologia split-merge. Esta tecnologia torna os exames anônimos removendo informações protegidas de saúde dos dados por imagem. A informação protegida de saúde é então criptografada separadamente e armazenada, criando um estudo de imagem em Internet segura. Separar Torne anônimas as imagens médicas, removendo informações de saúde do paciente dos dados por imagem Criptografar As informações de saúde do paciente são criptografadas e armazenadas separadamente, criando um estudo de imagem seguro na Internet Juntar O estudo original é recriado, descriptografando e juntando as informações de saúde do paciente de volta aos dados de imagem

16 5. Acesso para pacientes Permitindo que os pacientes tenham acesso aos dados Desafio No século 21, é mais que tempo que pacientes assumam o controle de sua saúde e imagens médicas. Numa sociedade digital, não há razão para que pacientes tenham que depender apenas de seus médicos para o compartilhamento de imagens. Pacientes devem ter controle sobre o acesso a suas imagens e devem poder enviá-las a especialistas se assim o desejarem. Isto também é benéfico para os especialistas porque os pacientes conseguem mandar as imagens antes das consultas. Afinal, são os dados do paciente; ele não merece ter controle sobre sua própria informação? Solução Dê a seus pacientes a oportunidade de ter controle sobre seus dados médicos com um prontuário de saúde do paciente personalizado com as imagens. O portal público do paciente da DICOM Grid Brasil (accessmyimages.com) é livre para o uso dos pacientes. O prontuário personalizado permite que eles compartilhem seus exames com especialistas, acessem facilmente suas imagens e evitem radiação duplicada pela repetição desnecessária de procedimentos. Os portais do paciente e os prontuários oferecem à sua organização um canal extraordinário para comunicar-se e compartilhar dados. Envie suas imagens para o seu médico online Mandar imagens agora Ver vídeo

17 CAPÍTULO 3 PACS tradicional x COMPARTILHAMENTO de Imagens Médicas

18 O que é um COMPARTILHAMENTO de Imagens Médicas? Soluções para o compartilhamento de imagens médicas, como a da DICOM Grid Brasil, são plataformas baseadas na Web usadas para acessar, gerenciar, visualizar e armazenar exames. Também incluem um conjunto de recursos para o compartilhamento, transferência e distribuição. Este tipo de solução exige apenas que você tenha um navegador e uma conexão à Internet para que possa acessar exames de pacientes online. PACS tradicional versus COMPARTILHAMENTO de Imagens Médicas De modo geral, sistemas de PACS tradicionais têm como objetivo resolver problemas de gerenciamento de imagens médicas no âmbito de um departamento. Eles frequentemente não resolvem problemas maiores de distribuição de imagens entre instituições ou mesmo entre os diferentes departamentos de uma mesma organização. Os sistemas PACS de PACS tradicionais tendem a ser custosos e terem grande exigências de hardware e de rede. O investimento inicial para a compra de hardware e as taxas de manutenção associadas aos PACS tradicionais podem trazer um alto custo para muitos centros médicos. As instituições que podem pagar o preço, então, devem escolher entre os diferentes sistemas PACS existentes no mercado.

19 Uma vantagem importante de uma plataforma de compartilhamento de imagens médicas é que, como não há grande investimento em hardware ou infraestrutura, os compradores não têm que preocupar-se sobre o hardware tornar-se obsoleto ou sobre ficar preso a um provedor específico. PACS Tradicional VS. Compartilhamento de Imagens Médicas Seguro Compatível com a legislação vigente Aquisição de imagens Distribuição de imagens Gerenciamento de imagens Visualizador para o cliente Seguro Compatível com a legislação vigente Aquisição de imagens Distribuição de imagens Gerenciamento de imagens Visualizador para o cliente + Upload de CD + Compartilhamento de imagens + Acesso 24/7 + Visualização móvel + Arquivamento livre + Sem hardware + Sem VPNs + Implantação rápida Como demonstramos até aqui, a capacidade de distribuir e trocar exames é crítica para o gerenciamento eficiente de imagens médicas. PACS tradicionais não enfrentam estes desafios adequadamente. Os centros médicos atuais precisam de toda a funcionalidade de um PACS tradicional e de mais alguns recursos. Esta é a razão pela qual a DICOM Grid Brasil incluiu uma série de recursos de compartilhamento em sua plataforma.

20 Quando você deve pensar em um compartilhamento de Imagens Médicas? Organizações de todos os tamanhos, desde uma pequena clínica a um grande hospital, voltam-se para soluções baseadas na nuvem para resolver seus desafios de gerenciamento de imagens médicas. Abaixo, traçamos alguns cenários nos quais sua empresa pode se encaixar. Se alguém em sua organização já teve alguma das ideias abaixo, você deve considerar o compartilhamento de imagens médicas como um complemento viável para a sua estratégia. Precisamos de um PACS Se você é uma empresa nova, procurando investir em seu primeiro PACS ou solução para gerenciamento de imagens, vai descobrir que um compartilhamento de imagens médicas é de preço mais acessível e muito mais fácil de implementar. Precisamos de um novo PACS Se você está no mercado por um novo PACS, agora é a hora de olhar para soluções mais avançadas. Um compartilhamento de imagens médicas oferece toda a funcionalidade de um PACS tradicional e inclui mais recursos. Nosso PACS precisa de mais funcionalidade Se a sua prática já possui um PACS, mas precisa de mais recursos (upload de CDs, visualização móvel, compartilhamento, transferência, arquivamento), então complemente seu sistema atual com um compartilhamento de imagens médicas. Precisamos de um PACS de backup Se a sua empresa tem um PACS mas precisa de uma solução de backup, você pode utilizar os recursos de uma plataforma de compartilhamento de imagens médicas para manter sua organização operando normalmente diante de qualquer mau funcionamento do PACS.

21 Conclusão e Recursos Neste e-book discutimos diversos desafios que você muito provavelmente enfrentará em sua estratégia de gerenciamento de imagens médicas e sugerimos maneiras de resolvê-los. Também cobrimos a diferença entre soluções tradicionais de gerenciamento de imagens (PACS) e a nova tecnologia baseada na nuvem (compartilhamento de imagens médicas). Finalmente, falamos sobre quando é tempo de considerar uma plataforma de compartilhamento de imagens médicas. Se você está interessado em saber mais sobre soluções baseadas na nuvem, participe do webinar ao vivo da DICOM Grid Brasil Uma Introdução ao compartilhamento de Imagens Médicas Baseado na Nuvem. Elimine CDs, Corte despesas com PACS e melhore sua estratégia de gerenciamento de imagens Comece com uma demonstração personalizada SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO Para maiores informações sobre o nosso sistema, visite o nosso site ou entre em contato no

DICOM Grid Brasil www.dicomgrid.com.br

DICOM Grid Brasil www.dicomgrid.com.br DICOM Grid Brasil Imagens médicas na nuvem Compartilhamento, visualização e armazenamento na nuvem www.dicomgrid.com.br Situação atual do mercado de imagens e laudos médicos na América Latina Alto custo

Leia mais

CONECTIVIDADE INOVADORA. MULTI-SITE E MULTI-FORNECEDORES. UMA ÚNICA LISTA DE TRABALHO GLOBAL. Vue Connect. Enterprise IMAGE/ARTWORK AREA

CONECTIVIDADE INOVADORA. MULTI-SITE E MULTI-FORNECEDORES. UMA ÚNICA LISTA DE TRABALHO GLOBAL. Vue Connect. Enterprise IMAGE/ARTWORK AREA Vue Connect Enterprise Workflow MULTI-SITE E MULTI-FORNECEDORES. UMA ÚNICA LISTA DE TRABALHO GLOBAL. Para empresas que possuem diversas unidades, uma ampla gama de instalações, fluxo de trabalho departamental

Leia mais

PENSE ALÉM UM FLUXO DE TRABALHO ÚNICO E GLOBAL DENTRO DO SEU ALCANCE. Vue RIS. Radiology

PENSE ALÉM UM FLUXO DE TRABALHO ÚNICO E GLOBAL DENTRO DO SEU ALCANCE. Vue RIS. Radiology Vue RIS Radiology UM FLUXO DE TRABALHO ÚNICO E GLOBAL DENTRO DO SEU ALCANCE Produtividade. Retorno do investimento. Capacidade de comunicar rapidamente informações do paciente. Tudo isso, mais a pressão

Leia mais

ACESSIBILIDADE INOVADORA. UMA ÁREA DE TRABALHO ÚNICA. BENEFÍCIOS INCONTÁVEIS PARA O SEU FLUXO DE TRABALHO. Radiology

ACESSIBILIDADE INOVADORA. UMA ÁREA DE TRABALHO ÚNICA. BENEFÍCIOS INCONTÁVEIS PARA O SEU FLUXO DE TRABALHO. Radiology Vue PACS Radiology UMA ÁREA DE TRABALHO ÚNICA. BENEFÍCIOS INCONTÁVEIS PARA O SEU FLUXO DE TRABALHO. Já está aqui: acesso rápido e fácil a todas as ferramentas e aplicações clínicas dos quais os radiologistas

Leia mais

Radiologia na Nuvem: O que é e como impactará sua organização?

Radiologia na Nuvem: O que é e como impactará sua organização? Radiologia na Nuvem: O que é e como impactará sua organização? www.dicomgrid.com.br Dr Roberto Caldeira Cury Doutor em Ciências pela FMUSP Sócio da Dicom Grid Brasil Março de 2014 Radiologia na Nuvem Definição

Leia mais

Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez

Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez Backups Os backups tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez O primeiro objetivo é a base do típico

Leia mais

PARCEIRO DE CONFIANÇA.

PARCEIRO DE CONFIANÇA. PARCEIRO DE CONFIANÇA. Com mais de 2.500 sites e 10 infraestruturas em nuvem implementadas globalmente, nossa equipe de serviços se dedica a ajudá-lo desde o primeiro dia. Temos amplo conhecimento em uma

Leia mais

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br Soluções em Software para Medicina Diagnóstica www.digitalmed.com.br NOTA DE AGRADECIMENTO Primeiramente, agradecemos pela sua receptividade em conhecer as nossas soluções, afinal, é sempre uma imensa

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Nextel Cloud... 7 3.1

Leia mais

like a Boss mandic Um GUIA para você escolher bem, e se tornar uma Autoridade em Serviços de Compartilhamento de Arquivos na Nuvem.

like a Boss mandic Um GUIA para você escolher bem, e se tornar uma Autoridade em Serviços de Compartilhamento de Arquivos na Nuvem. BOX like a Boss Um GUIA para você escolher bem, e se tornar uma Autoridade em Serviços de Compartilhamento de Arquivos na Nuvem. mandic CLOUD SOLUTIONS Mais e mais empresas buscam soluções para dar suporte

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

COMO O INVESTIMENTO EM TI PODE COLABORAR COM A GESTÃO HOSPITALAR?

COMO O INVESTIMENTO EM TI PODE COLABORAR COM A GESTÃO HOSPITALAR? COMO O INVESTIMENTO EM TI PODE COLABORAR COM A GESTÃO HOSPITALAR? Descubra os benefícios que podem ser encontrados ao se adaptar as novas tendências de mercado ebook GRÁTIS Como o investimento em TI pode

Leia mais

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Nextel Cloud... 6 3.1

Leia mais

Qual servidor é o mais adequado para você?

Qual servidor é o mais adequado para você? Qual servidor é o mais adequado para você? Proteção de dados Tenho medo de perder dados se e o meu computador travar Preciso proteger dados confidenciais Preciso de acesso restrito a dados Acesso a dados

Leia mais

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar.

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Você sabia que? 80% da impressão corporativa está relacionada a transações* Tal como: - Faturas

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configuração e uso

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Serviços Remotos Xerox Um passo na direção certa

Serviços Remotos Xerox Um passo na direção certa Serviços Remotos Xerox Um passo na direção certa Diagnóstico de problemas Avaliação dos dados da máquina Pesquisa de defeitos Segurança garantida do cliente 701P41699 Visão geral dos Serviços Remotos Sobre

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - MAC

SISTEMA OPERACIONAL - MAC Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - MAC Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 1.1 Instalação do Cloud... 4 2 Configurações de preferências... 8 2.1 Geral... 10 2.2 Pastas...

Leia mais

Sistemas de Informações Hospitalares Imagens Armazenamentos. Prof.: Edson Wanderley

Sistemas de Informações Hospitalares Imagens Armazenamentos. Prof.: Edson Wanderley Sistemas de Informações Hospitalares Imagens Armazenamentos Prof.: Edson Wanderley O que é um Sistema de Informação Hospitalar É um software que tem a finalidade de gerenciar um ou diversos setores de

Leia mais

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br Soluções em Software para Medicina Diagnóstica www.digitalmed.com.br NOTA DE AGRADECIMENTO Primeiramente, agradecemos pela sua receptividade em conhecer as nossas soluções, afinal, é sempre uma imensa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Mede a capacidade de comunicação de computadores e dispositivos. Operam em diferentes plataformas de hardware

LISTA DE EXERCÍCIOS. Mede a capacidade de comunicação de computadores e dispositivos. Operam em diferentes plataformas de hardware 1. A nova infra-estrutura de tecnologia de informação Conectividade Mede a capacidade de comunicação de computadores e dispositivos Sistemas abertos Sistemas de software Operam em diferentes plataformas

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Produtos ehealth. Desenvolvimento de negócios ehealth Diretoria P&S Verticais

Produtos ehealth. Desenvolvimento de negócios ehealth Diretoria P&S Verticais Produtos ehealth Desenvolvimento de negócios ehealth Diretoria P&S Verticais 1 Participação da Telefônica Vivo nas Instituições de Saúde TIC TIC TIC TIC Telemedicina TIC Telemedicina Desenvolvimento de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM Introdução ÍNDICE Boas práticas no dia a dia das clínicas de imagem A Importância de se estar conectado às tendências As melhores práticas no mercado de

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 1 OBJETIVOS 1. O que é a nova infra-estrutura informação (TI) para empresas? Por que a conectividade é tão importante nessa infra-estrutura

Leia mais

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com. Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.2 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configurações... 7 3.1

Leia mais

Guia de utilização - Novodrive

Guia de utilização - Novodrive Guia de utilização - Novodrive Usuários Mac Versão 1.14 das Configurações do Novodrive A janela de configurações é parte integrante do Software Desktop Novodrive ve e serve para realizar a configuração

Leia mais

agility IMPAX Muito mais do que PACS

agility IMPAX Muito mais do que PACS agility IMPAX Muito mais do que PACS Desempenho Sermos os primeiros da América Latina a usar a solução nos tem possibilitado contribuir com sugestões para torná-lo ainda melhor e mais eficaz. Na prática,

Leia mais

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 2007 2012 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Guia de utilização - Novodrive

Guia de utilização - Novodrive Guia de utilização - Novodrive Usuários Windows Versão 1.14 das Configurações do Novodrive A janela de configurações é parte integrante do Software Desktop Novodrive ve e serve para realizar a configuração

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso do Vivo Sync... 6 3.1 Tudo... 6

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem

5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem 5 motivos para gerenciar sua frota na nuvem 2 ÍNDICE >> Introdução... 3 >> O que é software na nuvem... 6 >> Vantagens do software na nuvem... 8 >> Conclusão... 13 >> Sobre a Frota Control... 15 3 Introdução

Leia mais

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.1 Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.1 Copyright GVT 2014 1 BACKUP ONLINE... 3 2 Instalação do BACKUP ONLINE... 4 3 Configurações de preferências... 7 3.1 Geral... 8 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:...

Leia mais

monitoramento unificado

monitoramento unificado DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA monitoramento unificado uma perspectiva de negócios agility made possible sumário resumo executivo 3 Introdução 3 Seção 1: ambientes de computação emergentes atuais 4 Seção 2: desafios

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Capítulo 9 A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 9.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS O que é a nova infra-estrutura de tecnologia de informação (IT) para empresas? Por que a conectividade

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

DICOM Grid Brasil. Futuro do Compartilhamento de Imagens médicas Melhorando a troca de informações na nuvem

DICOM Grid Brasil. Futuro do Compartilhamento de Imagens médicas Melhorando a troca de informações na nuvem DICOM Grid Brasil Futuro do Compartilhamento de Imagens médicas Melhorando a troca de informações na nuvem Abril de 2014 Situação atual do mercado de imagens médicas O sistema de saúde dos EUA gasta de

Leia mais

APRESENTAÇÃO AO CANDIDATO

APRESENTAÇÃO AO CANDIDATO APRESENTAÇÃO AO CANDIDATO COMO FAZEMOS? QUEM SOMOS? ByeByePaper é uma empresa que atua no segmento de Gestão Eletrônica de Documentos e Certificado Digital, oferecendo ferramentas para gestão de conteúdo

Leia mais

GUIA DE RECURSOS SMART

GUIA DE RECURSOS SMART GUIA DE RECURSOS SMART Características dos aplicativos da SMART TV 1.Android 4.2 dual-core smart TV 2.Conexão de rede (com fio/sem fio/pppoe/wlan HP) 3. Sync-View (opcional) 4. Multi-screen Interativa

Leia mais

Essential para vida. Senographe Essential Sistema de mamografia digital de campo total

Essential para vida. Senographe Essential Sistema de mamografia digital de campo total Essential para vida Senographe Essential Sistema de mamografia digital de campo total A excelência em mamografia digital de campo total (FFDM) é um processo de busca contínua para o aprimoramento da tecnologia

Leia mais

Relatório da prática/proposta

Relatório da prática/proposta Relatório da prática/proposta 1.Nome da pratica/ proposta inovadora: Projeto de Digitalização de Imagens Radiológicas na Rede Pública de Saúde de Naviraí 2.Caracterização da situação anterior: O município

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

EXIN Cloud Computing Fundamentos

EXIN Cloud Computing Fundamentos Exame Simulado EXIN Cloud Computing Fundamentos Edição Maio 2013 Copyright 2013 EXIN Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser publicado, reproduzido, copiado ou armazenada

Leia mais

Projeto FlexiGrid IWA. Sistema de Armazenamento e Comunicação de Imagens

Projeto FlexiGrid IWA. Sistema de Armazenamento e Comunicação de Imagens Projeto FlexiGrid IWA Sistema de Armazenamento e Comunicação de Imagens Aristófanes C. Silva Danilo Launde Lúcio Dias Roteiro PACS Definição Infra-Estrutura Camadas Problemas Soluções DICOM IWA Histórico

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP Versão 1.0.0 Copyright TIM 2014 http://timprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 2.1 Instalação do TIM PROTECT

Leia mais

É CLOUD. É ON-DEMAND.

É CLOUD. É ON-DEMAND. É CLOUD. É ON-DEMAND. Última geração de software para transferência de arquivos digitais PARA MOVIMENTAÇÃO INTELIGENTE DA SUA MÍDIA Conceito digital FedEx: A maneira mais fácil e confiável para enviar

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 Versão 1.0.1 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Pastas... 11 3.2.1 UpLoad:...

Leia mais

Guia de comunicações de rede e Internet Computadores Desktop Comerciais

Guia de comunicações de rede e Internet Computadores Desktop Comerciais Guia de comunicações de rede e Internet Computadores Desktop Comerciais Número de peça: 312968-201 Fevereiro de 2003 Este guia apresenta definições e instruções para uso dos recursos dos controladores

Leia mais

revista c i c l i s m o p o r c i c l i s t a s Publicidade Site e Revista sugestões orientações

revista c i c l i s m o p o r c i c l i s t a s Publicidade Site e Revista sugestões orientações revista c i c l i s m o p o r c i c l i s t a s Site e Revista sugestões orientações Sugestões Orientações Veja nas próximas páginas a descrição dos principais recursos que utilizamos. Todos eles podem

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:...

Leia mais

TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web

TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web Página 01 TOPLAB VERSÃO WEB 3.0 Solução completa para o gerenciamento de laboratórios de análises clínicas Interface web Página 02 Plataforma O TOPLAB foi projetado para funcionar na web, nasceu 'respirando

Leia mais

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR P25 Fase 1 Requisitos Gerais Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na

Leia mais

PROFISSIONAL. 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos

PROFISSIONAL. 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos EDIÇÃO Nº 04 GRÁTIS FOTOGRAFIA PROFISSIONAL SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos Do início

Leia mais

Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria

Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria Caso de Sucesso Com a Informatica, a Vale potencializa as relações de parceria As inovações na forma como integramos e gerenciamos a relação com parceiros estão ajudando a reduzir o custo dos relacionamentos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Elaborado e adaptado por: Prof.Mestra Rosimeire Ayres Sistemas Colaborativos Empresariais (ECS) Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision

Software de gerenciamento de impressoras MarkVision Software de gerenciamento de impressoras MarkVision O MarkVision para Windows 95/98/2000, Windows NT 4.0 e Macintosh é fornecido com a sua impressora no CD Drivers, MarkVision e Utilitários. 1 A interface

Leia mais

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY

RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY RECUPERANDO DADOS COM REDO BACKUP E RECOVERY Redo Backup é um programa para a recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas

Leia mais

Versão 1.0 Janeiro de 2011. Xerox Phaser 3635MFP Plataforma de interface extensível

Versão 1.0 Janeiro de 2011. Xerox Phaser 3635MFP Plataforma de interface extensível Versão 1.0 Janeiro de 2011 Xerox Phaser 3635MFP 2011 Xerox Corporation. XEROX e XEROX e Design são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. São feitas alterações periodicamente

Leia mais

Estudo de Viabilidade

Estudo de Viabilidade Universidade Federal de Pernambuco Ciência da Computação Especificação de Requisitos e Validação de Sistemas Professora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann Estudo de Viabilidade Clínica médica

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.2 Copyright Tim 2013 http://tim.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Tim Protect Backup...Erro! Indicador não definido. 3 Instalação do Tim Protect Backup... 4 4 Configurações...

Leia mais

Gestão de Documento. 1. Introdução

Gestão de Documento. 1. Introdução Gestão de Documento 1. Introdução Os documentos possuem um incrível poder em ambientes de negócios do governo e estão passando pela maior evolução que agitará os negócios governamentais e que os reformará

Leia mais

Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios

Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios IBM Global Technology Services White Paper IBM Resiliency Services Usando a nuvem para melhorar a resiliência dos negócios Escolha o provedor de serviços gerenciados certo para mitigar riscos à reputação

Leia mais

Sponte, software de gestão exclusivo para escolas de Ensino Regular e Infantil.

Sponte, software de gestão exclusivo para escolas de Ensino Regular e Infantil. Sponte, software de gestão exclusivo para escolas de Ensino Regular e Infantil. Olá, somos a Sponte No mercado há mais de 16 anos, temos o compromisso de fornecer as melhores soluções para o gerenciamento

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 9.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 9.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 9.1 9 OBJETIVOS OBJETIVOS A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO O que é a nova infra-estrutura de tecnologia de informação

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Por que Office 365? Office 365 Por que usar?

Por que Office 365? Office 365 Por que usar? Por que Office 365? Office 365 Por que usar? POR QUE OFFICE 365? Olá. Nesse guia, vamos tratar de um serviço que está sendo extremamente procurado por executivos e especialistas em TI das empresas: o Office

Leia mais

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Desktop. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Desktop Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services - Windows SharePoint Services... Page 1 of 11 Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Ocultar tudo O Microsoft Windows

Leia mais

Aplicações de GED. Aplicações de GED. Document imaging. Document imaging

Aplicações de GED. Aplicações de GED. Document imaging. Document imaging Aplicações de GED Processamento, arquivamento e recuperação de documentos (Document Imaging) Gerenciamento de documentos (Document Management) Sistema de Gerenciamento de documentos técnicos (engineering

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Torne seu site mais rápido e venda mais

Torne seu site mais rápido e venda mais Torne seu site mais rápido e venda mais Descubra como criar uma estratégia de aceleração de sites que deixe seu site mais rápido e aumente sua conversão UAIZO A Uaizo ajuda a sua empresa a definir a estratégia

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.3.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.3.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configurações de preferências... 7 3.1 Geral... 8 3.2 Fotos...

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT O Serviço de Nuvem OneTouch AT da Fluke Networks estende a capacidade de solução de problemas do Assistente de Rede OneTouch AT com nova visibilidade

Leia mais

Atualmente, as organizações de saúde estão reavaliando seus modelos de negócios tendo em vista as regulamentações governamentais, pressões das fontes

Atualmente, as organizações de saúde estão reavaliando seus modelos de negócios tendo em vista as regulamentações governamentais, pressões das fontes Atualmente, as organizações de saúde estão reavaliando seus modelos de negócios tendo em vista as regulamentações governamentais, pressões das fontes pagadoras e a exigência dos pacientes por serviços

Leia mais

Seu manual do usuário HP DC72 BLADE CLIENT http://pt.yourpdfguides.com/dref/887902

Seu manual do usuário HP DC72 BLADE CLIENT http://pt.yourpdfguides.com/dref/887902 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP DC72 BLADE CLIENT. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a HP DC72

Leia mais

Guia de instalação e configuração do Alteryx Server

Guia de instalação e configuração do Alteryx Server Guia de referência Guia de instalação e configuração do Alteryx Server v 1.5, novembro de 2015 Sumário Guia de instalação e configuração do Alteryx Server Sumário Capítulo 1 Visão geral do sistema... 5

Leia mais

INFORME PORQUE TELEFÓNIA EM NUVEM?

INFORME PORQUE TELEFÓNIA EM NUVEM? INFORME PORQUE TELEFÓNIA EM NUVEM? Porque a Voz na Nuvem? 2 Índice Introdução... 3 Baixo Custo... 4 REQUISITOS MÍNIMOS DE CAPITAL... 4 EQUIPAMENTOS GENÉRICOS... 4 UTILIZAÇÃO DE MAIORES RECURSOS... 4 DESPESAS

Leia mais

Acesse a página inicial do NET Antivírus + Backup : www.netcombo.com.br/antivirus. Teremos 3 opções.

Acesse a página inicial do NET Antivírus + Backup : www.netcombo.com.br/antivirus. Teremos 3 opções. Acesse a página inicial do NET Antivírus + Backup : www.netcombo.com.br/antivirus. Teremos 3 opções. Esse box destina-se ao cliente que já efetuou o seu primeiro acesso e cadastrou um login e senha. Após

Leia mais

Política de uso de dados

Política de uso de dados Política de uso de dados A política de dados ajudará você a entender como funciona as informações completadas na sua área Minhas Festas. I. Informações que recebemos e como são usadas Suas informações

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Esta Política de privacidade estabelece nossas políticas e procedimentos para coletar, usar e

Leia mais

Orientações práticas para a gestão do seu arquivo pessoal digital

Orientações práticas para a gestão do seu arquivo pessoal digital Orientações práticas para a gestão do seu arquivo pessoal digital Rosely Curi Rondinelli Jorge Phelipe Lira de Abreu Julho de 2015 2 Orientações práticas para a gestão do seu arquivo pessoal digital 1

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Web2Doctors: Saúde Fora da Caixa

Web2Doctors: Saúde Fora da Caixa Com uma interface intuitiva feita com recursos da Web 2.0, pela qual se acessa um Prontuário Eletrônico do Paciente configurável com um workflow para todos os departamentos de uma clínica ou hospital,

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

A Nova Comunidade EU.IPP Google Apps for Education IGoogle, Google Mail, Talk, Calendar, Docs e Sites

A Nova Comunidade EU.IPP Google Apps for Education IGoogle, Google Mail, Talk, Calendar, Docs e Sites Ciclo de Workshops Departamento de Informática A Nova Comunidade EU.IPP Google Apps for Education IGoogle, Google Mail, Talk, Calendar, Docs e Sites 16 de Dezembro - ESEIG Ricardo Queirós (ESEIG) e Paulo

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

Atividade Capitulo 6 - GABARITO

Atividade Capitulo 6 - GABARITO Atividade Capitulo 6 - GABARITO 1. A Internet é uma força motriz subjacente aos progressos em telecomunicações, redes e outras tecnologias da informação. Você concorda ou discorda? Por quê? Por todos os

Leia mais

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios

fornecendo valor com inovações de serviços de negócios fornecendo valor com inovações de serviços de negócios A TI é grande. Tantos bits no universo digital quanto estrelas em nosso universo físico. é arriscada. Dois terços dos projetos de TI estão em risco,

Leia mais