Atividade Prática: Quem É o Proprietário? Doador? Criador? GUIA DO FACILITADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividade Prática: Quem É o Proprietário? Doador? Criador? GUIA DO FACILITADOR"

Transcrição

1 GUIA DO FACILITADOR 1. Apresentar a atividade: Ao reunir os registros, é importante fazer a distinção entre o criador, o proprietário e o doador de um registro. Dessa forma, os direitos autorais podem ser devidamente documentados e transferidos para a Igreja. Essa atividade se baseia em leis e tratados dos Estados Unidos a respeito de direitos autorais. Os participantes devem estar cientes de que as leis sobre a criação, propriedade e doação de itens podem variar de país para país. 2. Explicar o objetivo: Nessa atividade, imagine que você está se encontrando com vários membros para coletar registros deles. Você precisará determinar quem são os criadores, os proprietários e os doadores. 3. Aplicar a atividade: a. Passe as quatro perguntas viradas para cima (peça aos participantes que não virem a folha, porque as respostas estão no verso). b. Peça aos participantes que leiam a descrição do registro e então respondam às perguntas. c. Quando eles tiverem respondido, peça-lhes que olhem a resposta no verso. Em seguida, debatam cada pergunta e sua resposta. 4. Após concluir a atividade, faça um resumo dela: Aqui estão os pontos-chave dessa atividade, que devem ser lembrados: Possuir um registro e ser proprietário dos direitos autorais não são a mesma coisa. Por exemplo: uma pessoa pode ter um exemplar de um livro, mas não ser o proprietário dos direitos autorais. Mesmo que o doador não seja proprietário dos direitos autorais, ainda assim a Igreja pode adquirir o registro. Contudo, ela não poderá fornecer cópias nem publicar o registro na Internet.

2 PERGUNTA 1 DE 4 Você está reunido com David Martinez. O irmão Martinez tem o diário da missão de Richard Bridge de 1905, descrevendo suas experiências pessoais como um jovem missionário na Alemanha. O irmão Martinez não tem relação de parentesco com Richard Bridge. Ele comprou o diário no site ebay em Quando o irmão Martinez comprou o diário, não havia documentos legais de propriedade com ele, apenas o diário. David presume que Richard Bridge nasceu na década de 1880, e, portanto, falecido. Quem é o criador do diário? Quem é o proprietário do diário? Quem é o doador do diário?

3 RESPOSTA Quem é o criador do diário? Richard Bridge é o criador do diário porque ele o escreveu. Quem é o proprietário do diário? David Martinez é o proprietário porque ele o comprou no site ebay. Quem é o doador do diário? David Martinez é o doador porque é ele que o está doando para a Igreja.

4 PERGUNTA 2 DE 4 Você está reunido com Inez Lopez. Ela é neta de Pedro e Miranda Lopez. Pedro Lopez foi um presidente de estaca preeminente na década de 1960, e sua esposa foi presidente da Sociedade de Socorro da estaca por muitos anos. A coleção contém diários, cartas, discursos, fotos e boletins informativos da estaca relacionados ao serviço deles na Igreja, que Pedro e Miranda guardaram cuidadosamente por toda sua vida. Tanto Pedro quanto Miranda Lopez faleceram há mais de cinco anos. f. Não há informações suficientes para determinar quem é o criador f. Não há informações suficientes para determinar quem é o proprietário f. Não há informações suficientes para determinar quem é o doador

5 RESPOSTA f. Não há informações suficientes para determinar quem é o criador Esta coleção tem dois criadores: Pedro e Miranda Lopez. Quando eles criaram a coleção, eles automaticamente receberam os direitos de propriedade intelectual sobre ela. Entretanto, eles faleceram. Vamos, portanto, supor que os direitos de propriedade intelectual que tinham, agora foram transferidos para Inez Lopez, já que ela é uma descendente direta e tem a coleção em sua posse. f. Não há informações suficientes para determinar quem é o proprietário Pedro e Miranda faleceram e sua neta, Inez, tem a custódia da coleção física. f. Não há informações suficientes para determinar quem é o doador Como Inez é quem está doando a coleção para a Igreja, ela é a doadora.

6 PERGUNTA 3 DE 4 Você está reunido com Adam Anderson. O pai dele serviu missão no final da década de 1950 na Guatemala. Adam está doando o diário da missão de seu pai, algumas fotos e algumas cartas. O pai de Adam ainda está vivo mas mora longe. Quando lhe foi perguntado se o pai concordava com isso, Adam disse que ele e o pai conversaram a esse respeito e ambos concordaram que os documentos deviam ser preservados na Biblioteca de História da Igreja.

7 RESPOSTA O pai de Adam é o criador da coleção. Como o pai de Adam ainda está vivo, ele é o proprietário legal da coleção, mesmo que Adam tenha a posse física dela. O pai de Adam é o doador da coleção mesmo que não esteja presente. Adam está agindo em nome de seu pai. Você deve pedir que Adam assine o Termo de Cessão de Direitos, mas também deve conseguir o endereço do pai de Adam. Você deve fazer um acompanhamento enviando ao pai de Adam uma cópia do Termo de Cessão de Direitos para que ele o assine e o devolva para você. Com a assinatura do pai de Adam no Termo de Cessão de Direitos, a Igreja obtém plenos direitos sobre os registros. Princípios Gerais a Serem Considerados: 1. OBTENHA OS REGISTROS QUANDO TIVER OPORTUNIDADE: Depois de avaliar os registros e determinar que eles têm valor histórico e devem ser adquiridos, preencha o Termo de Cessão de Direitos e pegue os registros quando tiver oportunidade, mesmo que o doador não seja o criador deles. 2. ESFORCE-SE AO MÁXIMO PARA CONSEGUIR A ASSINATURA DO CRIADOR: Tome as providências necessárias em relação ao criador do registro para conseguir a devida assinatura.

8 PERGUNTA 4 DE 4 Você está reunido com Lia Rubio. Ela está doando uma coleção de revistas raras em espanhol publicadas pela Igreja na década de As revistas foram encontradas numa caixa na biblioteca da capela, e o bispo dela pediu-lhe que as doasse para o Centro de Preservação de Registros. b. A Igreja b. A ala local b. A ala local

9 RESPOSTA b. A Igreja Como as revistas foram publicadas pela Igreja, a Igreja é o criador e o proprietário dos direitos autorais. b. A ala local A ala de Lia é a proprietária das revistas. b. A ala local A ala de Lia é a doadora. Tecnicamente, não é necessário um termo de cessão de direitos já que as revistas foram criadas pela Igreja. Contudo, não há problemas em pedir que Lia ou o bispo assinem o Termo de Cessão de Direitos Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Aprovação do inglês: 5/13. Aprovação da tradução: 05/13. Tradução de Practice Activity: Who Is the Owner? Doador? Criador? Portuguese. PD c02 059