Estudo na Carta de Tiago. Discípulo. Experimentado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo na Carta de Tiago. Discípulo. Experimentado"

Transcrição

1 Estudo na Carta de Tiago Discípulo Experimentado Irmão Edson Sardinha OESI 2008

2 1 A Carta de Tiago Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você conhece o nome completo de alguém da célula? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Carta de Tiago Base Bíblica: Tiago 1.1 Introdução: O tema deste Módulo é Discípulos Experimentados. Tiago, o irmão do Senhor, trabalha sua epístola mostrando os testes que são colocados diante do discípulo para ver se sua vida espiritual (Religião Pura) é verdadeira ou falsa, carnal ou espiritual, do céu ou da terra, passageira ou eterna. Lendo a Epístola de Tiago, irmão do Senhor, iremos ver nossa própria estrutura espiritual como servos e servas de Deus. Seremos discípulos maduros e experimentados. Pergunta ao discípulo: Como você se classifica? Maduro, imaturo, em processo de maturidade, etc. I. O Autor da Carta O Novo Testamento apresenta cinco homens com o nome Tiago, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor. Tiago, o irmão de Jesus, era muito conhecido e logo tornou-se líder da igreja em Jerusalém (Leia At 12.17; Atos ; Atos 21.18; Gálatas 1.19; Gálatas 2.9,12). Tiago era um descrente durante o ministério de Jesus (Jo 7.3-5). Se converteu depois da ressurreição de Cristo (1Co 15.7) e foi enumerado com os crentes de Atos II. A Data da Carta Tiago foi apedrejado até a morte por volta de 62 dc; O conteúdo do livro sugere que pode ter sido escrita um pouco antes do concílio da Igreja relatado em At 15. Provavelmente foi escrito entre os anos 48 e 62 dc. III. O Conteúdo da Carta Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versículos, são dados 54 mandamentos evidentes. Tiago repete 12 temas tratados no Sermão do Monte por Jesus Cristo. Esse servo de Deus (v.1) escreve como alguém supervisionando outros discípulos. Ele era um supervisor de discípulos. Um discipulador. Esta carta é um Roteiro de Discipulado. IV. O Cristo Revelado na Carta Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo-se como servo, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seu serviço. Cristo é o objeto de nossa fé (2.1), aquele que cujo nome e em cujo poder realizamos nosso ministério (5.14,15), o recompensador de todos aqueles que se mantém firmes em meio a julgamentos (1.12), e aquele que virá, por quem pacientemente esperamos (5.7-9). Tiago identifica Cristo como a glória (2.1), referindo-se ao Shekinah, a gloriosa manifestação da presença de Deus em meio a seu povo. Não somente glorioso por si mesmo, ele é a glória divina, a presença de Deus na terra (Lc ; Jo 1.14; Hb 1.3).

3 V. O Espírito Santo em Ação na Carta A carta menciona especificamente o Espírito Santo somente em 4.5, onde se declara que o Espírito que habita em nós deseja a nossa lealdade completa, não suportando rivalidade. A Atividade do Espírito Santo pode ser vista no ministério aos doentes descritos em O ungir com o óleo é compreendido como símbolo do Espírito Santo. Reflexão em Grupo: Tiago não era convertido durante o ministério de Jesus. Se converteu depois. Por que alguns irmãos demoram se converter? Você já se converteu em discípulo de Jesus? Existe diferença entre ser membro da Igreja e ser discípulo? Qual? Tiago tinha profunda comunhão com os ensinamentos de Jesus. Quantas vezes você já leu o Novo Testamento? O que Deus falou com você hoje neste estudo? Oração de intercessão (você deseja partilhar seus problemas?) ORAÇÃO PELAS CAIXA DE ORAÇÃO (Oração somente por salvação de almas)

4 2 Provações e Discipulado Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Existem benefícios nas Provações? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: Provações e Discipulado Base Bíblica: Tiago Introdução: Tiago escreve sua carta às doze tribos que se encontram na dispersão. Refere-se aos judeus que se tornaram discípulos de Jesus e passaram a ser o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6.16; Fp 3.3). O primeiro Tema que Tiago aborda aos seus discípulos é a Provação. A provação está relacionada diretamente com o discipulado. I. Benefícios da provação Tiago recebeu uma revelação do Senhor sobre a Provação. Ele diz que as tribulações são benéficas para o discípulo. Observe a fala de Tiago: v.2 Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações. v. 3 Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. v. 4 Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos, e íntegros, em nada deficientes. Para o discípulo na Visão dos Pequenos Grupos, toda provação toca sua fé, que assim é confirmada e produz um crente perfeito, plenamente desenvolvido em Cristo (Leia I Pedro 1.6-9; Rm 5.3-5). A disposição do discípulo é ficar alegre quando vêm as provas pelo lucro espiritual que irá nos proporcionar. Quais são as provações que um discípulo passa? II. Perseverança na Provação A palavra perseverança (do grego hupomoné) significa a paciência quando não há mais o que fazer. Significa a constância sob uma provação prolongada. (Leia II Ts3.5). Perseverar significa continuar pacientemente. Permanecer firme mesmo diante de uma provação prolongada. Você está passando por provações? Gostaria de compartilhar? III. Alegria na Provação Se, diante da prova prolongada, eu permaneço firme na fé, serei perfeito (no sentido de maduro) e íntegro (no sentido de completo). A recomendação de Tiago é: que as provas sejam motivos de alegria. Fique feliz. Não se desvie. Não volte para o vício. Não volte ao pecado. Não volte a falar palavrões ou a praguejar Deus e a Igreja. Transforme sua provação em motivo de alegria pelo fato da provação causar em você maturidade e experiência. Existe diferença entre Provações e Tentações? Provação: é uma luta que o discípulo passa para provar sua fé e conversão, e conduzi-lo a maturidade. Tentação: é uma cilada do diabo para nos levar ao pecado. Observe que durante um período de provação, podemos ser tentados a desistir da fé e voltar às práticas que desagradam a Deus. Cite o nome de um personagem bíblico que foi tentado e outro que foi provado?

5 Reflexão em Grupo: Você conhece algum ex-discípulo que deixou a fé por causa de uma forte provação? O que podemos fazer concretamente por ele? Então vamos praticar o amor auxiliando nosso(a) irmão (ã) que não resistiu na Prova. Nossa visão é resgatar o perdido. Nossa visão é trazer as vidas para nossa célula. Você conhece algum membro da igreja que não pertence a nenhuma célula? Nossa tarefa é convidá-lo e busca-lo para nossa célula. Com amor e solidariedade. Juntos temos mais forças para vencer as tentações e nos alegrar nas provações. 1. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? 2. Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. 3. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 4. Recados: 5. Oração final 3

6 Como obter sabedoria Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você conhece alguém que é um exemplo de pessoa sábia? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: Como obter sabedoria Base Bíblica: Tiago Introdução: Durante as provações precisamos ter sabedoria. Sem sabedoria acabamos ferindo as pessoas e perdendo o melhor de Deus. Você já perdeu alguma coisa importante por falta de sabedoria? Tiago após falar sobre as provações, declara (5) Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Observe o inicio do versículo: Se algum de vós necessita de sabedoria. O primeiro passo é entender que você necessita de sabedoria. Tem pessoas que vivem no pecado e fazendo escolhas erradas, mas se acham certas. Acreditam que não precisam de sabedoria. A verdadeira sabedoria está em depender de Deus para tudo, inclusive para ter sabedoria nas decisões da vida em momentos de tribulações. Você necessita de sabedoria? I. Sabedoria e Oração Podemos buscar a sabedoria espiritual diretamente em Deus. Tiago diz: (5) peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. O conhecimento secular é adquirido nos livros e nas faculdades. A sabedoria de Deus é adquirida pela oração. Precisamos aprender a orar buscando sabedoria para os momentos de crises. Nas provações a sabedoria nos levará a ficar calado na hora certa e também a falar na hora certa. Você deseja sabedoria para que área de sua vida? II. Oração e Fé Muitas orações não são respondidas. Uma das causas é a dúvida. A pessoa pede uma graça a Deus e duvida se vai receber ou não. Duvidam se Deus é realmente bom. Duvidam se Deus é verdadeiramente poderoso, ou se Deus se importa com elas. Muitos discípulos oram até bastante, mas duvidam todas às vezes. Tiago diz; (6) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Porque Tiago cita o exemplo da onda do mar agitada pelo vento? Observe a situação: a pessoa está em provações, busca sabedoria e duvida que Deus possa lhe dá a resposta de sua oração. Esta pessoa vive como uma onda do mar: instável. Sendo jogada de um lado para o outro. Não seja um crente apenas nominal. Seja um verdadeiro discípulo de Jesus. A conclusão de Tiago é que o discípulo que duvida não pode nem pensar que receberá alguma coisa de Deus. (7) Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa. A dúvida rouba a bênção! III. O Homem inconstante Fechando o assunto Tiago diz: (8) homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. A tradução dos versículos 7 e 8 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje está assim: (7) Quem é assim (duvidoso) não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, (8) pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.

7 Animo dobre significa literalmente duas almas, duas motivações. Significa não ter firmeza. Ser inconstante. Você precisa de oração nesta área de sua vida (Inconstância. Falta de firmeza e propósito na vida como discípulo)? Reflexão em Grupo: O discípulo que busca maturidade, entende que ainda está em processo de crescimento espiritual. A sabedoria que vem de Deus é indispensável para a sua maturidade como discípulo de Jesus. Não adiante ter muita fé e nenhuma sabedoria de Deus. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. Recados: Oração final 4

8 As Circunstâncias Terrenas Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você é feliz? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: As Circunstâncias Terrenas Base Bíblica: Tiago Introdução: Tiago nos ensina que as circunstâncias terrenas são transitórias. Tanto a pobreza material, quanto a riqueza material são circunstâncias terrenas e transitórias. Terrenas: Porque pertence apenas a realidade da vida na terra. Ninguém irá levar sequer a roupa do corpo para a eternidade. Transitórias: Porque no paraíso de Deus, nem a riqueza nem a pobreza terrena irão entrar. Por isso não é virtude eterna ser pobre, nem significa bênção eterna ser rico. São meras circunstâncias terrenas e transitórias. Se a riqueza significasse ser abençoado, então todos os ricos eram salvos, felizes e santos. Mas isso não é verdade. A maioria dos ricos do mundo é ímpia. Da mesma forma, se a pobreza significa santidade, então todos os pobres seriam santos e perfeitos. Isso também não é verdade. Leia novamente Tiago e responda: Qual a orientação de Tiago para os pobres e para os ricos? I. Orientação ao Discípulo de condições humildes (9) Tiago diz que o irmão de condição humilde glorie-se na sua dignidade (9) Ninguém é menos digno por ser pobre. Ser pobre não significa necessariamente ser amaldiçoado. O discípulo de condições humilde tem a dignidade de ser filho do Rei. Tem a sua esperança, riqueza e alegria em Cristo. Seu tesouro é o Senhor. Paulo orienta em I Co 7.20,21, que se o escravo tiver a oportunidade de ser livre, aproveite. O discípulo humilde precisa aprender a aproveitar as oportunidades para ter uma vida com os recursos necessários a sua dignidade, ainda que continue tendo condições humildes. Quais seriam essas oportunidades? Observe que com riquezas ou sem riquezas, o discípulo fiel é filho amado de Deus. A orientação de Tiago é que o discípulo de situação humilde não se desvie da fé na ganância de ser rico a qualquer custo (Leia I Tm ). II. Orientação os discípulo de boas condições financeiras (10,11) Tiago é muito claro e objetivo. Ele diz que o rico deve se gloriar na sua insignificância. O discípulo próspero deve sempre ter no coração que toda a sua prosperidade é terrena e um dia ficará para trás. Deve afirmar: - Minha riqueza não tem significado diante da brevidade da vida. Tiago usa o exemplo da flor da erva (Leia novamente os versículos 10,11). Observe também o mandamento de Paulo para o discípulo próspero. Leia I Tm III. Pobre e o Miserável Existe diferença entre o pobre e o miserável? Muitas pessoas, inclusive em países prósperos, vivem em miséria por causa da ociosidade, alcoolismo, doença mental ou falta de interesse pela vida. Perdem a vontade de varrer o quintal, de limpar a casa, de lavar a roupa, de tomar banho. Além de ser um vício de miséria e um hábito adquirido na família, é também um espírito de miséria que precisa ser destruído pela oração de libertação. Reflexão final: O discípulo de Cristo, mesmo o pobre, deve se preocupar com sua casa, seu quintal, roupa limpa, e principalmente higiene pessoal. E o discípulo rico deve se preocupar com a prática da caridade.

9 Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, passamos ser irmãos em Cristo, mesmo com as diferenças sociais e culturais. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. Recados: Oração final 5

10 A Origem do Pecado Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você sabe dizer não para as pessoas? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Origem do Pecado Base Bíblica: Tiago Introdução: Tiago reflete sobre a perseverança na provação e sobre a origem do pecado. Seu desejo é nos ensinar a fazer a diferença e andar em santidade. I.Suportando a provação (12) Leiamos o versículo 12 novamente. Tiago diz que Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação. A palavra bem-aventurado significa feliz. Somos felizes quando suportamos a provação. Mas não é somente suportar, significa suportar com perseverança. Suportar sem desistir. Suportar até o fim. Quem, até o fim suportar as provações, sem desistir da fé, sem pecar, sem desanimar do caminho do Senhor, esse é bem-aventurado. Por que muitos discípulos não suportam provação e deixam o caminho do Senhor? (Leia I Tm 5.15 / I Tm 6.10 / Tiago 5.19,20) Tiago diz que o discípulo que suporta com perseverança a provação é aprovado e receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ou seja, a coroa da vida (salvação eterna) só será dada para os discípulos que forem aprovados na prova. Como cristão você tem sido aprovado? A origem do Pecado (13-15) Muitos, durante a provação, são tentados a deixar o caminho do Senhor através do pecado. Tiago faz uma ligação entre provação e tentação. Provação visa nosso amadurecimento. Tentação visa nossa falência espiritual. Leiamos novamente o versículo 13. Tiago proíbe o discípulo dizer: Sou tentado por Deus. A verdade é que Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Não é vontade de Deus que o discípulo vá ao pecado. Não é vontade de Deus que o discípulo se envolva com os prazeres do mundo, com a cobiça da carne e com as ofertas do inimigo. Deus nunca irá atrair alguém ao pecado. A tentação nasce dentro da cobiça que cada pessoa, debaixo da influência do diabo. Leiamos os versículos 14 e 15. Tiago diz que cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Cobiça é algo que a pessoa trás no coração. Áreas da vida que ainda não foram tratadas por Deus. Situações que ainda não ocorreu a libertação nem aconteceu uma conversão verdadeira. Somos atraídos e seduzidos pela cobiça que trazemos dentro do próprio coração. Se deixarmos esta cobiça nascer no coração, ela dará a luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Leia I João 2.16). É uma seqüência lógica: Nós deixamos a cobiça nascer (desejos, fantasias, pensamentos, maldades, iras no coração). Essa cobiça se transforma na prática do pecado. O pecado irá levar a morte eterna. Como vencer a cobiça já existente no coração (concupiscência do coração, forte desejo interior)? Como evitar que cobiça entre em nosso coração? Leia Sl 1.1

11 Reflexão final: Muitos discípulos caminham para o pecado desejando que Deus intervenha de alguma forma. Ele diz: Eu vou fazer esta coisa errada. Só Deus pode impedir. Ou então: Eu vou fazer esta coisa errada. Se não for a vontade de Deus, Ele irá impedir. A maioria dos discípulos morre na fé porque Deus não irá intervir. Compete a nós dizer não ao pecado e fugir da prática do mal. (Leia Gn 4.7). Podemos pedir forças a Deus, mas a decisão contra o pecado sempre será exclusivamente nossa. Nunca diga que foi a vontade de Deus. Quer ter vitória? Mude de vida hoje pela fé em nome de Jesus. A missão de Jesus foi vencer o nosso pecado (Leia Mateus 1.21). Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. Recados: Oração final 6

12 A Origem do Bem Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você tem facilidade para expor sua opinião? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Origem do Bem Base Bíblica: Tiago Introdução: No texto de hoje Tiago irá trabalhar a origem do bem e como este bem está relacionado com a vida do/a discípulo/a. Seu objetivo é que o/a discípulo/a não seja enganado/a pelo mundo, a carne e o diabo. I. O perigo de ser enganado Tiago inicia com uma frase de preocupação. Ele diz no v.16 -Não vos enganeis, meus amados irmãos. Existem muitas coisas em nome de Deus que não são de Deus. Existem muitas mentiras e artimanhas do diabo que precisamos ter um cuidado especial. Sempre na dúvida devemos consultar nosso discipulador e depois o nosso pastor. Em Gênesis 3:13 vemos que Eva foi enganada pela serpente. Assim também hoje opera o espírito do engano. Você já foi enganado alguma vez? II. A origem das coisas verdadeiramente boas. Um dos grandes problemas é a pessoa começar a pensar que o pecado é bom e agradável. Ele pode ser até prazeroso, mas seu fim é de morte. Leia Rm O pecado tem um salário. O que é um salário? Tiago diz no v. 17 que Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto. As coisas de Deus são realmente boas, mesmo que não pareçam boas ou agradáveis como o pecado. A boa dádiva e o dom perfeito vêm do alto. As coisas da terra são importantes, mas as coisas eternas são sempre melhores e verdadeiras. Leia II Co O/a discípulo/a verdadeiro/a tem a bondade do Senhor e a sua misericórdia o seguindo por toda a sua vida. Leia Salmos 23:6. Ainda aqui na terra, num mundo atribulado e corrupto, podemos ver a bondade do Senhor. Leia Salmos 27:13. Podemos esperar de Deus e do Céu a graça para vivermos em meio as tribulações e lutas do dia a dia. III. Quem é Deus? O que significa a frase jeitinho brasileiro? Tiago diz que a boa dádiva e o dom perfeito vêm de Deus. No final do v.17 diz que Deus é o Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Observe: Deus não muda. Ele é o Pai das luzes. Nele não há variação ou sombra de mudança. Ele é perfeito. A frase Pai das luzes significa que Ele não coaduna (faz parcerias) com as trevas e o pecado. Deus não usa jeitinhos pecaminosos para prosperar seus filhos ou para resolver problemas no casamento. O que é luz vem de Deus. As trevas são frutos da carne, do mundo e do diabo. Efésios IV. Quem somos? Quem você é como discípulo/a de Cristo? Este maravilhoso Pai das Luzes operou em nosso espírito no dia que aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador. Tiago diz no v. 18 que segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Transformamos-nos em nova criatura segundo o seu querer. Pela palavra de Deus que ouvimos, palavra de verdade, fomos gerados. Seu objetivo é que fôssemos como que primícias (as principais) das suas criaturas. Reflexão final:

13 Não podemos viver enganados. A boa dádiva e todo dom perfeito são de Deus, que é nosso Pai das luzes. Nele não pode existir variação ou sombra de mudança. Esse Deus maravilhoso nos gerou pela palavra da verdade que um dia ouvimos e nos transformou como primícias das suas criaturas. Esta é a identidade do discípulo verdadeiro de Jesus. Ele não fica desesperado. Não corre de igreja em igrejas. Não troca de igreja a toda hora. Ele tem certeza de sua identidade. Ele tem o equilíbrio de ser filho do Deus imutável. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. Recados: Oração final 7

14 O Discípulo Praticante da Palavra Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você tem prática em alguma coisa? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: O/a Discípulo/a Praticante da Palavra Base Bíblica: Tiago Introdução: Qual a diferença de um cristão só de nome e um verdadeiro discípulo de Jesus? Tiago fala da importância em ser praticante da Palavra. Fala sobre o lucro e a vantagem espiritual em ouvir e praticar a Palavra na vida diariamente. Discípulo que não pratica a Palavra, ainda não chegou à estatura de Discípulo. Ou precisa nascer de novo ou ainda é um menino na fé sem vida ou experiência com Deus. Todo discípulo verdadeiro obedece a pratica a Palavra. I. A prática da palavra de Deus (19-21) Leia os versículos 19 a 21. O discípulo verdadeiro precisa aprender a ouvir a Palavra. Ouvir é mais importante do que falar e se irar. Ele precisa estar pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Por mais irado que ficamos, a nossa ira não produz a justiça de Deus. A ira humana gera confusão. Ao invés de irar e falar palavras de maldições, palavrões; devemos nos calar e ouvir o ensinamento da Palavra de Deus. Nossa tarefa deve ser de retirar tudo o que é impuro e maldoso de nossa vida. O discípulo verdadeiro se preocupa em crescer na Graça. O que precisa ser retirado de sua vida? Vício? Ira? Palavrão? Sensualidade desgovernada? Mentira? Corrupção? A tarefa do discípulo verdadeiro é acolher com mansidão a palavra de Deus. Ela é poderosa para salvar nossa alma. Somente a Palavra de Deus tem o poder para salvar a nossa alma dos erros do mundo. Discípulo que não lê diariamente a Palavra de Deus, não tem autoridade espiritual nem moral para ministrar na casa do Senhor. II. Tornando-se praticante da Palavra (22-25) Leia os versículos Existe uma diferença entre o praticante da Palavra (fiel) e o simples e mero ouvinte da Palavra. Quem é apenas ouvinte, vive enganando-se a si mesmo. O ouvinte que não pratica a Palavra é semelhante ao homem que se viu no espelho e esqueceu de sua própria fisionomia. Ele escuta e esquece. Escuta e esquece a identidade de discípulo. É um enganador de si mesmo. O discípulo torna-se bem-aventurado no que realizar, quando não é um ouvinte negligente. Quando se transforma num operoso praticante da Palavra. Persevera na Palavra de Deus. Discípulo que não pratica a Palavra torna-se motivo de piada para o mundo. Fale o nome de um discípulo praticante de Palavra: III. A Espiritualidade do Praticante da Palavra (26-27) Leia os versículos 26 a 27. Religioso é sinônimo de espiritual. A pessoa espiritual (religiosa) que não domina a língua tem uma religião mentirosa e vã. Se o discípulo acredita em Deus, mas fala bobagens, palavrões, maldições, piadas indecentes, sua crença não vale de nada. Tiago diz que a espiritualidade pura e sem mácula (mancha) para Deus é:

15 a) Amar o próximo: Visitar os órfãos e viúvas em suas tribulações. b) Santidade: Guardar-se incontaminado do mundo (drogas, sexo livre, brigas, palavrões, mentiras, corrupção, roubos, etc.). Você tem praticado a Palavra? Reflexão Final: Vamos medir nosso discipulado: Leio a Palavra de Deus diariamente? Pratico a Palavra de Deus diariamente? Sou caridoso para com os necessitados? Vivo em santidade longe das práticas do pecado? A visão do discipulado é buscar a transformação e a conversão diariamente em para nossa vida. 6. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? 7. Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. 8. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 9. Recados: 10. Oração final 8

16 Acepção de Pessoas Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você gosta de ser muito bem recebido? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: Acepção de Pessoas Base Bíblica: Tiago Introdução: Ninguém gosta de ser maltratado. O texto fala contra a discriminação e a acepção de pessoas. Tiago não é contra tratar bem o rico. Fala contra tratar bem o rico e discriminar a pobre, tratando-o mal. Tiago critica esta prática que ocorria dentro de sua igreja. Fazer acepção de pessoas é pecado. Tiago nos ensina a ver o valor do pobre dentro da própria comunidade da fé. I. A Prática da Discriminação (1-4) Leia os versículos 1 a 4. Tiago nos ensina a ter fé em Deus sem fazer acepção de pessoas ricas ou pobres. O tratamento diferenciado para os ricos e a humilhação dos pobres é pecado. Quem devemos tratar com honras? Paulo nos ensina a honrar as autoridades. Leia Romanos Em Filipenses 2.2, Paulo fala de honrar os discípulos santificados e verdadeiros. Em Romanos ele pede para honrarmos uns aos outros. Tiago escreve contra o tratamento discriminado. Observe o exemplo em sua epístola: Se entrar na igreja um homem com anéis de ouro nos dedos, com roupas de luxo, e entrar também algum pobre mal vestido, e a igreja tratar com deferência o que tem a roupa de luxo e colocá-lo para sentar em lugar de honra; e disser ao pobre : Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés; isso é pecado, distinção, acepção de pessoa e faz a igreja ser juíza da maus pensamentos. Você já sofreu discriminação? Você já praticou discriminação? II. O valor do Pobre (5-7) Leia os versículos 5 a 7. Tiago diz que os pobres são escolhidos de Deus. São escolhidos para serem ricos em fé e herdeiros do reino. A igreja estava menosprezando o pobre. Desonrando os pobres. Tiago faz uma séria acusação contra os ricos ímpios de sua época (o rico e poderoso Império Romano dominava a Palestina com o apoio dos ricos sacerdotes judeus e dos ricos políticos). Esses ricos ímpios da época de Tiago oprimiam a igreja. Arrastavam os discípulos aos tribunais. Blasfemavam do nome de Jesus. Quando esses ímpios iam à igreja, eram recebidos com honrarias e os pobres eram desprezados. Parece que a igreja de Tiago deseja o poder político e a influência social, mesmo à custa de seus valores éticos e cristãos. Era uma igreja que estava bajulando os ricos e poderosos e desprezando o miserável do pobre. É possível que esta prática aconteça em nosso meio? III. Chamados a cumprir a lei do amor (8-13) Leia os versículos 8 a 13. A nossa lei régia é amar o próximo como a nós mesmo. Este é o mandamento de Deus para a Igreja. Tiago diz que aquele que guarda esta lei, faz bem. Mas se a igreja faz acepção de pessoas, comete pecado, e torna-se transgressora pela lei Régia. Tiago diz que não adiante guardar uma lei e tropeçar em outra. O que adiante ficar dando glória a Deus e não amar o próximo discriminando o pobre? Qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado. O interesse de Tiago é que os discípulos sejam coerentes: v.12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Nossa grande vitória está na misericórdia que usamos para com o próximo e na coerência da nossa fé. Tiago diz que v.13 o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo. Você ama o próximo? Como?

17 Reflexão final: Nossa relação com as pessoas fracas, pobres e sofredoras demonstra nossa relação com Deus. Leia Lucas O que o texto está nos ensinando? 11. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? 12. Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. 13. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. Recados: Oração fina 14. 9

18 Fé e Atitude Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Alguém já praticou uma boa ação para você? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: Fé e Atitude Base Bíblica: Tiago Introdução: Para Tiago, a palavra obras significa atitude. Nesses versículos Tiago fala da impotência da fé diante de atitudes erradas. O que adianta a pessoa ter fé, mas não ter atitude de obediência e santidade no seu dia-a-dia? A fé sem atitude é morta. Você tem dificuldade em praticar fé? I. A fé sem Atitudes No v. 14 Tiago diz: Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Sua pergunta é importante diante de um crescimento mundial de pessoas com fé. Mas a fé sem ação não produz salvação. É inoperante. Tiago usa o exemplo de (v.15) uma pessoa que precisa de roupa e de alimentos. Se nós não lhe damos o que eles necessitam, não adianta as palavras: Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem. No v. 17 Tiago diz: a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Observe que obras significam mais do que ação social. Significa materializar o que se crer e o que se fala. Eu digo que sou um cristão, mas não ando de acordo com o que Cristo deseja, não tenho ações, minha fala e minha fé são mortas. Ou seja, inoperante. Mentirosa. A fé que não muda a vida e as atitudes é uma fé morta. A sua fé tem mudado suas atitudes? I. As atitudes que trazem a fé Tiago diz no versículo 18: Mas alguém poderá dizer: Você tem fé, e eu tenho ações. E eu respondo: Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações. As nossas ações demonstram a nossa fé: Como enfrento as tribulações? Como enfrento uma pessoa difícil? Como respondo as críticas? Como me relaciono quando alguém me pede um favor? Como procedo quando alguém me aborrece? O que falo e o que faço quando estou nervoso? Ainda uso minha boca para as trevas falando palavrões? Ainda uso minha boca para rogar maldições sobre os outros? Tenho fé, mas minha fé é viva ou é morta? Como anda a atitude de sua fé? III. A Fé viva Muitas pessoas já decoraram o catecismo do discípulo e crêem em Deus de forma perfeita e correta. Mas será que crer em Deus de forma perfeita e correta é suficiente? Tiago diz: v.19 Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo. Não basta apenas a mera crença ou aceitação da doutrina cristã, o que precisa ocorrer é mudança de atitude na vida diária. O que adianta ter muita fé e continuar a mesma pessoa? Tiago diz: v.20 Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada. Abraão é exemplo de fé viva. No v.21 Tiago diz: Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. v Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. v Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou. E Abraão foi chamado de amigo de Deus. A fé justificou Abraão, porque ela foi praticada em sua obediência. Sem a sua obediência não existia fé. A fé seria apenas meras palavras. Tiago diz: v.24 - Assim, vocês vêem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé. O outro exemplo que Tiago fala é da prostituta Raabe (O líder deve estudar Josué capítulos 2 e 6, para conhecer e memorizar a história de Raabe).

19 Raabe teve fé em Deus e praticou a sua fé acolhendo os espias hebreus. Ela foi aceita pelo que fez. A sua fé consistiu em suas obras de fé. Veja o que Tiago diz no v.25 - Foi o que aconteceu com a prostituta Raabe, quando hospedou os espiões israelitas e os ajudou a sair da cidade por outro caminho. Deus a aceitou pelo que ela fez. Reflexão final: Tiago conclui esse assunto usando o exemplo do corpo. Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta. Sua fé está viva ou está morta? Você deseja ter uma fé viva a partir de hoje? Deseja ter suas atitudes convertidas e orientadas pela fé? 15. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? 16. Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. 17. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 18. Recados: 19. Oração final 10 A Língua do Discípulo

20 Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Fale uma palavra boa e positiva para o nosso grupo: Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Língua do Discípulo Base Bíblica: Tiago Introdução: Tiago inicia falando do perigo de ser mestre. Para ele, os mestres na igreja deveriam ser poucos. Sua preocupação está no mau uso da palavra que era feito em sua igreja. O que adianta ser mestre, pregador da palavra de Deus, se na vida privada a pessoa usa a palavra para a maldição? Tiago diz que os mestres serão julgados com mais rigor do que os outros. O assunto principal de Tiago neste capítulo é sobre o uso da língua. Você usa sua língua com sabedoria? I. Vigiar o que fala (Leia o v.2) Uma pessoa ativa fala cerca de 30 mil palavras por dia. Tiago diz que todos nós cometemos muitos erros. Mas o erro presente em nossas palavras costuma ser o pior e o mais freqüente. Para Tiago, quem não comete nenhum erro em suas palavras é uma pessoa madura e capaz de controlar todo o seu corpo. Que erros seriam esses? Comentar sobre a vida dos outros, fazer fofocas e intrigas, lançar maldições, semear palavras negativas, usar a palavra para destruir amizades, para expor a inveja, para persuadir pessoas ao pecado, ao adultério, para fazer as pessoas desanimar da Igreja. Para convencer pessoas a sair das células, etc. Alguém já usou palavras contra a sua vida e te colocou numa situação difícil? Não somente a mentira, mas a verdade dita de forma errada pode destruir. Você pode comentar com alguém o erro cometido por uma pessoa? Qual o direito de sair comentando sobre a vida dos outros e lançando fofocas? Na sua intimidade, dentro de sua casa, você comenta negativamente sobre a vida dos irmãos da igreja, da célula, etc. Isso é pecado e atrai para o lar um peso espiritual de maldição e contenda, e ainda levam as pessoas a desanimarem da fé. II. Precisamos controlar nossa boca (Leia os vv.3 a 5) Tiago usa o exemplo do freio que colocamos na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Como colocar um freio em nossa boca? Ele usa também o exemplo do navio que, mesmo grande e empurrado por ventos fortes é guiado por um pequeno leme e vai onde o piloto quer. Se soubermos usar nossa língua (palavras) saberemos conduzir nossa vida espiritual. Você sabe guardar segredos? Sabe guardar os pecados dos outros que você presenciou ou que lhe falaram? Tiago diz que a língua, mesmo pequena, se gaba de grandes coisas. Assim como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta. III. O que significam nossas palavras no mundo espiritual (leia os vv.6-8) Tiago declara que a nossa língua é um fogo. Ela é espiritualmente um mundo de maldade. Seu poder é tão grande que espalha o mal em todo o nosso ser. As palavras de fofoca ou comentários da vida dos outros, são como o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. A pessoa que usa as palavras de forma errada, são as que mais são feridas, infelizes e escravas. Com o tempo ela vai perdendo seus amigos e a confiança das pessoas. Tiago diz que o ser humano é capaz de dominar todas as criaturas, mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Não use a língua para profetizar maldições sobre a vida. Você consegue dominar sua língua? O que fazer então? Conte seu exemplo de disciplina com a língua. O que podemos fazer a partir de hoje? IV. Como usar sabiamente a língua (Leia os vv.9 a 12) Tiago observou uma situação triste em sua igreja. Ele diz que a comunidade dos discípulos usava a língua tanto para agradecer ao Senhor como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saiam palavras tanto de agradecimento como de maldição. Isso ocorre em sua vida?

21 Tiago diz que isso não deveria ser assim. Seu raciocínio é que não pode da mesma fonte jorrar água doce e água amarga. Assim também uma figueira não pode dar azeitonas ou um pé de uva dar figos. De uma fonte de água salgada não pode dar água doce. Você é discípulo de Jesus? Então suas palavras e comentários precisam ser usados com sabedoria e para a edificação. Isso tem ocorrido em sua vida particular? Reflexão em Grupo: Podemos mudar nossa maneira de viver? Podemos deixar de comentar sobre a vida dos outros? Podemos usar as palavras somente para a edificação, comunicação e adoração a Deus? Podemos fazer um pacto com a nossa boca? Como deve ser as palavras de um verdadeiro discípulo de Jesus? 20. Fala livre: O que Deus falou com você hoje neste estudo? 21. Oração de intercessão: pelos problemas compartilhados. 22. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 23. Recados: 24. Oração final 11

22 A Verdadeira Sabedoria Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: O que é uma pessoa sábia? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Verdadeira Sabedoria Base Bíblica: Tiago Introdução: Como comprovar a nossa sabedoria? Como provar se uma pessoa é sábia e inteligente? Será que a prova está no conhecimento que a pessoa acumulou na vida? Será que a minha sabedoria e inteligência está no meu amplo conhecimento Bíblico? Tiago pergunta categoricamente no versículo 13: Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Para Tiago a única forma de provar a sabedoria e a inteligência cristã está no bom comportamento e nas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Muitas pessoas têm conhecimento bíblico e tempo de igreja, mas não tem sabedoria e inteligência cristã, porque não tem um bom comportamento dentro de casa ou no seu relacionamento para com os outros, até mesmo dentro da igreja. Tiago diz que todo o nosso comportamento deve ser praticado em humildade e sabedoria. Como você se avalia como cristão? I. A sabedoria mentirosa Muitos discípulos se dizem sábios, mas estão com o coração cheio de sentimentos doentios. Sentimentos de inveja, amargura e egoísmo. Dizem discípulos e sábios, mas vivem em angústia do coração. Tiago diz que esta sabedoria é mentirosa. Ele diz aos seus discípulos: 14 Se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Você trás amargura no coração contra alguém? Você inveja o sucesso de alguém? Você é egoísta ou generoso? II. A origem da sabedoria mentirosa Que sabedoria é esta que não muda a vida? Para que ter tanta sabedoria religiosa e bíblica se a vida não é transformada? Tiago diz que (15) essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. (16) Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. Observe que esta sabedoria é diabólica! Quem é sábio segundo Deus não gera conflitos e brigas na família. O discípulo segundo Deus é cheio de misericórdia e pacificador. Você já possui esta sabedoria do céu? III. A verdadeira sabedoria A verdadeira sabedoria muda o comportamento da pessoa. Gera a santidade nos relacionamentos. Gera a paz e a paciência. Gera amor. Tiago diz que a (17) sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é elemento que gera ações de amizade e paz. Ela é cheia de misericórdia, ou seja, está sempre pronto a liberar perdão. Ela produz uma colheita de boas ações, ou seja, as atitudes são transformadas. Não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. A sabedoria verdadeira é, sobretudo, íntegra. Você deseja possuir a verdadeira sabedoria?

23 O que você fará para receber esta sabedoria? Como as pessoas saberão que você possui esta sabedoria? Reflexão final: A sabedoria verdadeira gera bondade nos relacionamentos. Para Tiago, (18) a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz. Você trabalha pela paz? Sua sabedoria tem gerado paz nos relacionamentos? Você possui um coração perdoador e pacificador? Responda: O que Deus falou com você neste momento de reflexão bíblica? 25. Oração de intercessão: Compartilhe seus problemas. 26. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 27. Recados: 28. Oração final 12

24 A Amizade com o mundo Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: Você é amigo do mundo? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A Amizade com o mundo Base Bíblica: Tiago Introdução: O discipulado exige auto-avaliação constante. Sempre eu terei que mudar e melhorar. Cada um julga a si mesmo. Invista em sua santidade e procura crescer na graça. Quanto mais sincero com você mesmo no julgamento, mas saudável será sua vida espiritual. Por que é tão fácil encontrar defeitos nos outros? I. Situação de conflito entre os discípulos de Tiago (leia os vv. 1 a 3) Tiago pergunta aos seus discípulos (1) de onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Os discípulos eram crianças na fé e viviam em profundas brigas, amarguras, ciúmes e rivalidades. Eram discípulos de Jesus e viviam sem maturidade espiritual. Longe dos princípios de Cristo. Você já tem maturidade espiritual para julgar a si mesmo? Tiago diz que as brigas entre os seus discípulos vinham dos maus desejos que estavam sempre lutando dentro deles. Seus discípulos desejam coisas erradas no coração: poder, autoridade humana, privilégios, posições, dinheiro, etc. Tiago diz que (2) eles desejavam muitas coisas; mas, como não poderiam tê-las, estavam prontos até para matar a fim de consegui-las. Não adianta desejar ardentemente o que não está no centro da vontade de Deus. Até a oração não tem efeito diante de pedidos que não nasçam no coração de Deus. Tiago diz que seus discípulos desejavam ardentemente as coisas, mas, como não conseguiam possuí-las, brigavam e lutavam entre si. A orientação de Tiago é que eles não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. Mas quando (3) pedem, não recebem porque os seus motivos eram maus. Estava claro: eles pediam coisas a Deus a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. Prazeres mundanos e carnais. Você já aprendeu alguma lição quando suas orações não foram respondidas? II. Discípulos amigos do mundo (Leia os vv. 4-6) Na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, a palavra mundo se refere ao sistema mundano que afasta o homem de Deus. Tiago diz aos seus discípulos que eram amigos do mundo: 4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 5Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme (desejo violento) que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? 6Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: Deus é contra os orgulhosos (ele resiste aos soberbos), mas é bondoso com os humildes. Você é amigo do mundo? III. O que os discípulos precisam fazer? (Leia os vv. 7 a 10) Sujeitar-se a Deus. Resisti ao diabo. Se achegar para as coisas de Deus Purificar as mãos e limpar o coração pelo sangue de Jesus.

25 Se afligir, lamentar e chorar pelo pecado. Converter o riso em pranto, e a alegria, em tristeza (dor pelo pecado); Humilhar diante de Deus e buscar a exaltação do Senhor Esses passos demonstram um forte arrependimento pessoal. Você necessita de um forte arrependimento pessoal? Reflexão final: O mundo sempre se oporá aos princípios de Deus. Não negocie nem quebre os princípios de Deus. As coisas de Deus são melhores e eternas. Vale a penas ser crente e discípulo completo em nome de Jesus. Responda: O que Deus falou com você neste momento de reflexão bíblica? 29. Oração de intercessão: Compartilhe seus problemas. 30. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 31. Recados: 32. Oração final

26 13 A Maledicência Saudação, apresentação de visitantes, Acolhimento e Oração: Louvor e Adoração (pode cantar com um CD): Quebra-gelos: O que é mais importante numa pessoa? Momento de Edificação: Módulo: O Discípulo Experimentado: Estudo na Carta de Tiago Tema: A maledicência Base Bíblica: Tiago 4. 11,12 Introdução: A maledicência é condenada pela Bíblia Sagrada. Maledicência significa falar mal de alguém. Tecer comentários negativos sobre os outros. Citar as pessoas com exemplos ruins. Difamar o nome de alguém. Caluniar. Liberar maldições com as nossas palavras. Talvez alguém nos causou mágoas terríveis no passado e a única forma que temos de vingança é difamar o nome da pessoa por onde andamos. Pela calúnia ficamos presos a própria pessoa. Somos agentes do inferno e deixamos de atrair as bênçãos do Senhor. Você já foi maledicente? Tiago fala de um problema que estava existindo entre os seus discípulos. Os irmãos na fé estavam falando mal uns dos outros. Qual a orientação que você daria para um discípulo maledicente? Vamos ver a orientação de Tiago aos seus discípulos: I. Proibição de falar mal dos outros. Tiago diz (v.11): Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aqui existe uma proibição direta em falar mal do outro discípulo. Se você não tem nenhuma coisa boa para falar do outro, então deve se calar. É desagradável conversar com pessoas que só ficam falando mal dos outros. Todos nós precisamos ser trabalhados por Deus. Tire tempo para julgar a você mesmo. Fale um pouco mal de você mesmo. Paulo diz em I Coríntios 11:31: Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Você precisa ser trabalhado por Deus nessa área? Não existe motivo para gerarmos maldições em nossa vida através da maledicência. Quando alguém vier falando de outro discípulo, ignore, foge ou exorte. Mas não dê ouvido a calúnia. O outro discípulo não está presente para se defender. É pecado e injustiça. É imoral e incorreto. Tiago diz enfaticamente: Não fale mal do outro irmão. Para Tiago, aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei. Ele conclui que se uma pessoa julga a lei, não é observador da lei, mas juiz. Que lei é esta? É a lei do amor de Deus. Leia Mateus II. A falta de condições para falar mal do outro discípulo Tiago diz no v.12: Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? Tiago está dizendo que Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros? Não somos melhores do que ninguém. Somos apenas discípulos em processo de crescimento. Quanto mais consciente de minhas falhas e limites, mas estarei disposto a crescer e a melhorar. Discípulo que deseja a maturidade é o discípulo que busca o referencial em Jesus e busca a perfeição em si mesmo, sem exigir dos outros. Quem precisa melhorar, sou eu. Eu estando mais firme com Cristo, saberei amar e auxiliar meus irmãos em suas falhas pessoais. Em que área você precisa melhorar? Reflexão final:

27 Tiago nos ensinou muito. Ele nos disse hoje que não devemos falar mal uns dos outros, pois quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se julgamos a lei, então já não somos pessoas que obedecemos à lei, mas sim pessoas que a julga. Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Tiago termina dizendo: Quem você pensa que é, para julgar os outros? Estamos em processo de crescimento espiritual. Estamos buscando nossa evolução espiritual em Cristo. Só em Jesus poderemos crescer como discípulos e discípulas, principalmente na área do relacionamento com os nossos irmãos na fé. Deus permitirá situações difíceis para o nosso crescimento. Responda: O que Deus falou com você neste momento de reflexão bíblica? 33. Oração de intercessão: Compartilhe seus problemas. 34. Oração pela caixa de Oração: Somente para conversões de Almas. 35. Recados: 36. Oração final

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João 1:1-4 1:5-7 1:8-10 Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João P1 vs 1-3: O que eles ouviram, viram e tocaram? R: Jesus. P2 vs 3-4: Por que a carta foi escrita? R: Para que os leitores se juntassem ao

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

Toda bíblia é comunicação

Toda bíblia é comunicação Toda bíblia é comunicação Toda bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão. É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração. Jesus Cristo é a palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo.

Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo. 1 Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo. Amados Irmãos no nosso Senhor Jesus Cristo: É devido à atuação intima do Espírito

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO ÁGUA QUE PURIFICA Água como ilustração para purificação Pilatos lavou as mãos Os fariseus lavam as mãos O cego lavou os olhos

Leia mais

Princípios de Fé Estudo 1

Princípios de Fé Estudo 1 Estudo 1 1 Tema: A fé e a comunhão Texto Base: o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

A Aliança de Yahweh com Abraão

A Aliança de Yahweh com Abraão A Aliança de Yahweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, te abençoarei, e te engrandecerei o nome.

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

Ser ou não ser, eis a questão.

Ser ou não ser, eis a questão. Decisões Ser ou não ser, eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma Pedradas e flechadas do destino feroz Ou pegar em armas contra o mar de angústias E, combatendo-o, dar-lhe fim? Hamlet de William

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

00.035.096/0001-23 242 - - - SP

00.035.096/0001-23 242 - - - SP PAGINA 1 O CARÁTER CRISTÃO 7. O CRISTÃO DEVE TER UMA FÉ OPERANTE (Hebreus 11.1-3) Um leitor menos avisado, ao ler o texto pode chegar à conclusão de que a fé cria coisas pelas quais esperamos. A fé não

Leia mais

Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA. Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI)

Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA. Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 17/03/2013 A QUEDA Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1 - Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde

Leia mais

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério.

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Por Bispo Paulo Lockmann. Bispo da Primeira Região Eclesiástica. 1) Pastor-Pastora Um Serviço Distinto Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Tenho dito aos/às

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Equilíbrio Col 3: 8-4: 6

Equilíbrio Col 3: 8-4: 6 1 Equilíbrio Col 3: 8-4: 6 Introdução: Todos os seres humanos passam a vida buscando equilibrar- se entre as circunstâncias São exatamente as circunstâncias que nos tiram do eixo e nos levam a atos e hábitos

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 1

Ajuntai tesouros no céu - 1 "Ajuntai tesouros no céu" - 1 Mt 6:19-21 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a

Leia mais

Mais do que Vencedores ou Mais do que Vencidos. Missionário Pastor Danny Hawkins

Mais do que Vencedores ou Mais do que Vencidos. Missionário Pastor Danny Hawkins Mais do que Vencedores ou Mais do que Vencidos. Missionário Pastor Danny Hawkins Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37 Todos os dias nós temos

Leia mais

Padrão de Marido Fernando Leite 15.02.2015

Padrão de Marido Fernando Leite 15.02.2015 Padrão de Marido Fernando Leite 15.02.2015 Introdução: 16 À mulher, ele declarou: o Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Firmes, fortes e inabaláveis até o final

Firmes, fortes e inabaláveis até o final O SOLDADO DA GRAÇA Efésios 6.10-13 10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Perdão Marca de Maturidade

Perdão Marca de Maturidade Perdão Marca de Maturidade TEXTO BÍBLICO BÁSICO Mateus 18.15-22 15 - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 - Mas, se não te ouvir,

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

EXISTE O INFERNO? Introdução

EXISTE O INFERNO? Introdução EVANGELISMO PESSOAL EXISTE O INFERNO 1 EXISTE O INFERNO? Introdução A. Um dos temas religiosos mais carregados de emoção é o tema do Inferno. Que sucede depois da morte física? Há algo mais além do túmulo

Leia mais

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém.

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém. Cap. 2. 11-12 Sermão manhã IBFé 29Nov2015 Pr. Cantoca Introdução: O Apóstolo Pedro vai se tornar mais prático ainda em sua carta com relação a como devemos nos comportar durante nossa peregrinação / treinamento

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos

Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Nº34B 28º Domingo do Tempo Comum-11.10.2015 Partilhar o que temos Ouvimos hoje, no Evangelho, Jesus dizer É mais fácil passar um camelo por um buraco de uma agulha, que um rico entrar no Reino dos Céus.

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

Abrindo o coração para compreender a vontade de Deus

Abrindo o coração para compreender a vontade de Deus Abrindo o coração para compreender a vontade de Deus Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Geração João Batista. Mc 1:1-8

Geração João Batista. Mc 1:1-8 Geração João Batista Mc 1:1-8 Conforme acabamos de ler, a Bíblia diz que João Batista veio ao mundo com o objetivo de "preparar o caminho do Senhor" - V3. Ele cumpriu a sua missão, preparou tudo para que

Leia mais

Lição 1 Como Amar os Inimigos

Lição 1 Como Amar os Inimigos Lição 1 Como Amar os Inimigos A. Como seus pais resolviam as brigas entres você e seus irmãos? B. Em sua opinião qual a diferença entre amar o inimigo e ser amigo do inimigo? PROPÓSITO: Aprender como e

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

O Crente Sempre Alerta!

O Crente Sempre Alerta! 2 de Outubro de 2015 Vieram contra Gibeá dez mil homens escolhidos de todo o Israel, e a batalha tornou-se rude; porém os de Gibeá não sabiam que o mal lhes sobrevinha. Juízes 20.34 EXÓRDIO O capítulo

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições)

DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições) DEUS DA FAMÍLIA ISRC BR MKP 1300081 Ivan Barreto (MK Edições) Sei que em minha casa estás Sempre cuida do meu lar O Senhor é o meu pastor e nada vai faltar Pois sei que tu és fiel, tu és fiel a mim Sei

Leia mais

vivemos na era da informação e do conhecimento Nunca antes na história o ser humano soube tanto sobre tantas coisas

vivemos na era da informação e do conhecimento Nunca antes na história o ser humano soube tanto sobre tantas coisas vivemos na era da informação e do conhecimento Nunca antes na história o ser humano soube tanto sobre tantas coisas vivemos na era da informação e do conhecimento Existe uma grande diferença entre o saber

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus 1Jo 4.7-10 Você já ouviu alguém contestar o amor de Deus? Você mesmo já não

Leia mais

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras.

Nem o Catecismo da Igreja Católica responde tal questão, pois não dá para definir o Absoluto em palavras. A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em um encontro querigmático, tem a finalidade de levar o participante ao conhecimento do Deus Trino, que por amor cria o mundo e os homens. Ao mesmo tempo,

Leia mais

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 16 QUEDA E MALDIÇÃO Nome: Professor: Rebanho

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 16 QUEDA E MALDIÇÃO Nome: Professor: Rebanho MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 16 QUEDA E MALDIÇÃO Nome: Professor: Rebanho VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA Usamos VERSÍCULOS a Bíblia na PARA Nova DECORAR Versão Internacional ESTA SEMANA NVI Usamos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe

Leia mais

ESTUDO 5 A ORIGEM DO BEM A PALAVRA DA VERDADE!

ESTUDO 5 A ORIGEM DO BEM A PALAVRA DA VERDADE! ESTUDO 5 A ORIGEM DO BEM A PALAVRA DA VERDADE! Texto: Tiago 1: 16-27 Introdução: Todo o bem vem da parte de Deus; e todo o mal vem da depravação humana. Tiago enfatiza a prática da palavra de Deus. I Como

Leia mais

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 0 3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS Este material tem sido usado em quase todo mundo e traduzido em diversas línguas por ter sido comprovado por sua eficácia por todos que o usam. Muitos são os seus benefícios,

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais