Cultura de Cidadania contra a pirataria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cultura de Cidadania contra a pirataria"

Transcrição

1 Cultura de Cidadania contra a pirataria A opinião pública como arma da cidadania, a qualificação da representação política como objetivo e o valor da justiça como cidadela Jorge Maranhão

2 O que é ser cidadão A superação de nossa crise social não é econômica ou fiscal, mas sim a superação de nossa miséria cultural, a superação do impasse entre a crise de valores do setor privado e a crise gerencial do setor público. Pois mesmo a cobrança de responsabilidade fiscal de governos em contraponto à cobrança de responsabilidade social de empresas é mais um falso dilema da irresponsabilidade política de nossas elites. 1º momento - Cidadania como expressão de direitos sociais, filantropia, moral religiosa, assistencialismo, entre elites e excluídos. 2º momento - Cidadania como expressão de direitos civis; ética profissional, boa conduta social, civilidade, urbanidade entre iguais. 3º momento - Cidadania como expressão de direitos políticos, controle social de mandatos, governos e orçamentos, justiça e segurança; entre cidadãos e governantes.

3 O princípio civil da Voz do Cidadão O fato de não termos o direito de meter o bedelho na vida privada do próximo não significa que não tenhamos o dever de constrangê-lo quando este abusa de seu direito privado em detrimento dos direitos civis coletivos e do bem comum.

4 O princípio político da Voz do Cidadão E se abrimos mão dos nossos direitos e dispensamos os serviços públicos da educação, saúde, previdência e segurança não significa que não temos o dever de participar do controle da administração pública, dos mandatos e dos orçamentos, como única forma de não compactuar com ilegalidades, de promover a paz que interessa a todos e legarmos um país menos impune, injusto e violento para nossos filhos.

5 Para uma campanha eficaz de combate à pirataria: Estratégias de argumentação De início, deve-se dizer que uma campanha de comunicação, no mínimo, tem a função de otimizar, e não a de substituir, as ações nas vertentes repressiva, tecnológica e econômica. E tanto mais eficaz será se a linha estratégica de argumentação for a mesma, independente do setor ou exemplo a que se aplica. O melhor argumento contra a pirataria não pode variar de acordo com o setor econômico atingido para não ser confundido com eventuais interesses corporativos ou setoriais, mas deverá ser, sim, um argumento consistente e aplicável para qualquer dos setores em que ocorre o fenômeno, que atinge o interesse maior e público de toda a sociedade. Esta é a diferença essencial entre persuadir um auditório particular e convencer um auditório geral.

6 Argumentações geralmente propostas e suas contraargumentações: 1. A da baixa qualidade e conseqüente risco à segurança e à saúde (aplicável aos setores de saúde, cosmética, brinquedos, bebidas etc) seriam compensatórias pela vantagem muito maior de preço, além do que requer conhecimento e reconhecimento de padrões de qualidade internacional ou cultura de cidadania em última instância; 2. A do dano social da diminuição de arrecadação do Estado para o investimento social causado pelo consumo dos produtos piratas, da contrafação, do descaminho, do mercado negro, por sua vez, esbarraria na cultura da esperteza ou da impunidade do comendo eu e meu cavalo... ou farinha pouca, meu pirão primeiro ; 3. Ao argumento político da conexão da pirataria com o crime organizado, a lavagem de dinheiro, o narcotráfico, a corrupção e até mesmo o índice de violação legal e violência social, teríamos o incentivo de determinados setores da mídia interessados nos escândalos que desmobilizam o espírito da cidadania e tornam qualquer argumento político uma mera ingenuidade; 4. Exemplificando, ao argumento da função social da propriedade viola-se o preceito constitucional (Art. 5º) da própria propriedade.

7 O Brasil está farto da malandragem e da esperteza. Se o grande argumento dos adeptos da pirataria é o preço, teríamos de argumentar dentro da mesma lógica. Ou seja, os argumentos de qualidade podem não ser convincentes dada a cultura de malandragem dominante. Assim como os argumentos da propriedade intelectual, uma vez que nem mesmo a propriedade concreta é respeitada por ineficiência do poder judiciário e de nossa particular incultura de cidadania. E os argumentos do bem comum e da deterioração da vida política, dada a cultura do voluntarismo individualista e da impunidade também arraigada no país, ficam parecendo ingênuos para não dizer otários. O que nos ensina a teoria da argumentação estratégica é que temos de lidar com a cultura dominante e as próprias categorias lógicas do seu pensamento para termos sucesso na persuasão.

8 Como no velho lema de que, senão lutamos no campo do inimigo com as próprias armas do inimigo, ele não reconhecerá efetivamente a sua derrota ou a nossa vitória. Portanto, só seremos eficazes se aceitamos contra-argumentar dentro da cultura dominante da malandragem e impunidade nacional. Se a entendemos dentro do quadro de nossa verdadeira miséria que, como sempre dizemos, antes de ser social ou econômica, é a miséria cultural de nossas próprias elites. Pois a cultura de cidadania começa pelo exemplo dos mais favorecidos, é cultura política em última instância. Ou alguém ainda duvida que somos uma cultura realmente impune e irresponsável? O reclamo atual e geral por responsabilidade disso e daquilo nada mais é do que o reclamo pelo entendimento do que seja responsabilidade em si: responder diante do imperativo da lei. O que é o funcionamento do aparelho judiciário brasileiro que não se expressa enquanto poder da república e é o grande nó a ser desatado de nossa cultura política. Assim, cabe a uma argumentação estratégica responder a seguinte pergunta:

9 Será mesmo mais barato o produto pirateado ou falsificado? É usual propostas de combate no campo da argumentação com contravantagens à vantagem do preço pirata como: descontos especiais para estudantes e idosos em produtos culturais; lançamento de linhas populares com redução de impostos e preços; acréscimo de brindes, amostras, bônus, extensão de garantias e serviços etc. Mas será eficaz essa linha de argumentação? Ou estaremos no final das contas argumentando dentro da mesma linha da vantagem? A nós nos parece que temos de romper definitivamente com o paradigma da lei da vantagem arraigada na cultura de violação legal e violência social brasileira. Na linha de que tudo que o brasileiro pensa que é original e não é jabuticaba, no fim já existe também em outras culturas.

10 Ou seja: é só por ignorância que nos achamos mesmo originais. Talvez mesmo uma compensação pelo nosso doloroso sentimento de inferioridade cultural. Pois foi a custa de uma grande campanha de mídia e de merchandising político ( e não social...) que a América saiu da barbárie em que se encontrava nos anos da Grande Depressão. Aqui nos referimos ao verdadeiro slogan da bandeira americana, que não precisou ser bordado na Stars & Stripes pois foi entranhado em seus corações e mentes: Crime doesn t pay. O que significa esse slogan é mais conseqüente do que o nosso pastiche ordem e progresso (sem justiça). Pois esta malandragem de afanar o princípio para atalhar o fim não sustenta a ordem nem nos leva ao progresso. O Brasil está farto da malandragem e da esperteza. Os últimos eventos de nossa história política recente nos indicam que cansamos de ser tratados como otários (clique aqui para o texto-guia para a reflexão sobre o estado da cidadania no Brasil).

11 Propostas para empresas atingidas pela pirataria 1. Façamos uma campanha só pela legalidade, pelo império da lei, pelo resgate do valor da justiça e pela responsabilidade política; 2. Um discurso só, uma estratégia argumentativa só, mesmo que composta de vários argumentos gerais, mas nunca específicos; 3. Exercitemos nossa capacidade de reunião e associativismo: além de brigadas de incêndio, formemos brigadas de cidadania; 4. Comecemos a praticar exemplarmente uma cultura de cidadania no interior de nossas próprias organizações formando grupos de discussão e oficinas de cidadania; 5. Incentivemos com descontos setoriais os clientes corporativos que aderirem à campanha e se dispuserem a eles mesmos vigiarem seu setor. 6. Chamemos a mídia, que turbina a educação, para esta causa, pois não podemos nos limitar a ser apenas canais de distribuição.

12 O decálogo do combate à pirataria Assim é que poderíamos aqui e a título de exemplo construir um decálogo do combate à pirataria do ponto de vista da mobilização do cidadão, por uma cultura de plena cidadania: 1. Se você acha um absurdo o custo da televisão por assinatura no Brasil, o corte de seus empregos formais, a evasão de impostos, a estagnação do setor e a alta taxa de risco por roubo de sinal, colabore para que estes custos diminuam e não sejam pagos por todos os assinantes. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto pirata de sinal. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 2. Se você acha um absurdo o custo dos serviços de água e energia das empresas concessionárias brasileiras em relação aos mesmos serviços de suas congêneres em países mais desenvolvidos, colabore para que as empresas reduzam o número de gatos. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão!

13 3. Se você acha um absurdo o preço dos produtos da indústria cultural, eletro-eletrônica, de moda e de cosméticos praticados no Brasil, colabore com as empresas que pagam impostos, ajude a combater o contrabando e a pirataria e se beneficie de maiores investimentos sociais do Estado e da diminuição do crime organizado, do narcotráfico, da corrupção e de sua própria insegurança. Não permita que pensem que você é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 4. Se você acha um absurdo o preço dos combustíveis no mercado interno, no momento em que o país atinge a auto-suficiência na produção de petróleo, colabore com os agentes públicos que combatem a fraude e o batismo da gasolina e do álcool. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 5. Se você acha um absurdo o custo dos seguros e resseguros brasileiros em comparação com seus similares internacionais, ajude no combate ao contrabando e o roubo de cargas, jamais compre sem nota fiscal, o que só favorece a desordem do comércio ilegal, a pirataria e os déficits fiscais. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão!

14 6. Se você acha um absurdo haver cambistas em shows e os preços exorbitantes a que chegam os ingressos no mercado negro, jamais compre ingressos na mão deles, nem que você perca o espetáculo. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 7. Se você acha um absurdo o custo do dinheiro no mercado financeiro, os juros pagos pelo Tesouro para rolar a dívida pública e as altas taxas cobradas pelos bancos para qualquer empréstimo, colabore no combate à sonegação, à lavagem de dinheiro, à evasão fiscal e à corrupção dos agentes da lei e denuncie. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 8. Se você acha um absurdo o desperdício de dinheiro público, a ineficiência do Estado, o desmando das autoridades públicas, a corrupção dos agentes da lei, não seja cúmplice se alienando do processo político e dizendo que não tem nada a ver com isso. Assuma sua responsabilidade política! Por que quem acaba pagando por uma carga tributária injusta é você mesmo. Não permita que pensem que você é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão!

15 9. Se você acha que não tem o direito de meter o bedelho na vida privada do próximo, isso não significa que não você não tenha o dever de constrangê-lo quando este abusa de seu direito privado em detrimento dos direitos civis coletivos e do bem comum. Por que se você não toma conta do que é de todos, você acha mesmo que poderá tomar conta do que é só seu? Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão! 10. Se você acha mesmo que pode abrir mão dos seus direitos e dispensar os serviços públicos da educação, saúde, previdência e segurança, por que acha que pode pagar por tudo isso no mercado privado, ainda assim você tem o dever de participar do controle da administração pública, dos mandatos e dos orçamentos, como única forma de garantir o investimento social do Estado, a diminuição da pobreza e do crime, o limite para a ilegalidade e a impunidade. Não permita que pensem que você é otário. Pois o verdadeiro otário é o esperto que pensa que todo mundo é otário. Denuncie o esperto. Campanha O Brasil não tem jeito, tem direito. Clique cidadão!

16 Propostas de ação: para discutir e panfletar Os 10 mandamentos do Cidadão Consciente Prometo cumprir e fazer cumprir: livre interpretação do Artigo 5º da Constituição sobre as garantias fundamentais dos direitos civis e políticos do cidadão, dos quais todos os demais direitos econômicos e sociais decorrem. Os 10 compromissos do Cidadão Atuante Exemplos para reflexão e ação do dia-a-dia do cidadão O contrato do mandato-cidadão para a Defesa do Eleitor Para o exercício consciente do maior direito político do cidadão eleitor que, para além de votar e eleger seu representante, deve fiscalizar o cumprimento dos compromissos e promessas de campanha

17 Campanha Selinhos da Cidadania Criados para divulgar ações e pensamentos para o dia-a-dia da plena cidadania. Para baixar, imprimir e usar nos mais variados momentos, seja na rua, constrangendo quem não respeita trânsito ou idosos, seja em casa ou no escritório, buscando influenciar o comportamento de outros. Galeria dos Cidadãos Exemplares Além da singular boa conduta social, os cidadãos cujo exemplo busca influenciar outros para agir da mesma forma recebem uma distinção especial da Voz do Cidadão, sob a forma de um Diploma de Cidadão Exemplar, disponível para download no site.

18 Campanha de Responsabilidade Política Não basta aos cidadãos terem responsabilidade civil. Não basta às empresas terem responsabilidade social. Não basta aos governos terem responsabilidade fiscal É preciso o compromisso de todos com a responsabilidade política, expressão de uma verdadeira cultura de cidadania. Flagrantes da Cidadania Nessa seção, os cidadãos podem enviar fotos digitais comprobatórias de providências e medidas que tenha tomado frente a um flagrante delito do dia-a-dia, como estacionamento irregular de calçadas ou degradação de equipamentos urbanos, além de um relato por escrito.

19 Faça sua adesão agora! Se sua empresa é vítima da pirataria, faça sua adesão agora à Campanha Anti-pirataria da Voz do Cidadão, como associada patrocinadora de nosso Instituto, pois só a causa da cultura de cidadania pode efetivamente acabar com a cultura impunidade do país, que nada mais é do uma de suas manifestações. A partir de sua adesão, sua empresa pode dispor dos materiais da campanha em todos os seus espaços e suportes de comunicação. Bem como oferecer a campanha a fornecedores, clientes e entidades de seu relacionamento. E inserir um banner com link para a campanha em seu site e nos sites de empresas e entidades de seu relacionamento.

20 Além disso, dependendo da classe de contribuição escolhida, sua empresa terá uma carga horária equivalente de nosso programa de Oficinas de Cultura de Cidadania que também pode oferecer a clientes corporativos, associações civis e entidades de seu relacionamento; Ainda como contrapartida, a Voz do Cidadão inserirá o banner da sua empresa como associada patrocinadora ou instituidora na homepage de seu portal e em todas as peças gráficas da campanha Rio de Janeiro

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA Este documento descreve as práticas gerais de uso do PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA do Grupo Paranaense de Comunicação, administrado pelo Instituto GRPCOM. O PROJETO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006. Art. 1º Esta lei estabelece pena para interceptação ou a recepção não

PROJETO DE LEI Nº, DE 2006. Art. 1º Esta lei estabelece pena para interceptação ou a recepção não PROJETO DE LEI Nº, DE 2006 Altera dispositivo no Art. 155 e insere parágrafo no Art. 180 no decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal - Parte Especial. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA. Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA. Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA POR QUE EXISTE TRIBUTO? QUEM TEM O PODER DE COBRAR TRIBUTO? COMO DEVEM SER APLICADOS OS RECURSOS ARRECADADOS? O QUE A POPULAÇÃO PODE FAZER PARA CONTROLAR A APLICAÇÃO DOS

Leia mais

EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade

EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade Page 1 of 8 EnvolverdeJornalismo & Sustentabilidade Sábado, 15 de Junho de 2013 CAPA EXPEDIENTE IPS TERRAMÉRICA VIDEOS AGENDA ARQUIVO CORPORATIVO FALE CONOSCO capa ambiente economia sociedade saúde educação

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Conheça os seus direitos e deveres. Não existem direitos sem os deveres correspondentes. Samuel Taylor Coleridge

Conheça os seus direitos e deveres. Não existem direitos sem os deveres correspondentes. Samuel Taylor Coleridge 1.1. Conheça os seus direitos e deveres Não existem direitos sem os deveres correspondentes. Samuel Taylor Coleridge Direitos Um direito protege pessoas ou grupos da injustiça; permite às pessoas crescerem

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013

Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Entenda a tributação dos fundos de previdência privada O Pequeno Investidor 04/11/2013 Antes de decidir aplicar seu dinheiro em fundos de previdência privada, é preciso entender que é uma aplicação que

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

Conceitos gerais. Corrupção ato ou efeito de corromper podridão adulteração suborno prevaricação

Conceitos gerais. Corrupção ato ou efeito de corromper podridão adulteração suborno prevaricação Conceitos gerais Corrupção ato ou efeito de corromper podridão adulteração suborno prevaricação Corruptor aquele que corrompe ou desvirtua costumes e hábitos aquele que suborna outro em função de interesse

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA)

ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA) ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA) ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Declaração de Entidade Não Financeira Ativa Uso exclusivo do banco Cliente: CNPJ: Endereço do Cliente: Pela presente,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente.

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. 1 Porto Alegre, 13 de abril de 2004 À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DAS ADJACÊNCIAS DO LIXÃO DE

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

R E N A T O M E I R E L L E S r e n a t o @ d a t a p o p u l a r. c o m. b r

R E N A T O M E I R E L L E S r e n a t o @ d a t a p o p u l a r. c o m. b r PESQUISA DATA POPULAR / APF O NOVO BRASIL E O PROTAGONISMO CIDADÃO: OPORTUNIDADES NO TERCEIRO SETOR R E N A T O M E I R E L L E S r e n a t o @ d a t a p o p u l a r. c o m. b r ESTA APRESENTAÇÃO É UM

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005)

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) I. INTRODUÇÃO O Código de Ética da São Bernardo tem por objetivo refletir o padrão de conduta e os valores ético-morais a serem aplicados e demonstrados por todos aqueles

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

Funções do processo de certificação florestal

Funções do processo de certificação florestal Funções do processo de certificação florestal Celso Foelkel www.celso-foelkel.com.br O que queremos com a certificação? um certificado? um aval para vender melhor? melhorar a imagem institucional? diminuir

Leia mais

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 Fernanda Dias Franco 2 Resumo: O presente artigo busca discutir a importância do comprometimento

Leia mais

REGULAMENTO PROMOÇÃO SEU FUTURO COM 1 MILHÃO DE PONTOS MULTIPLUS

REGULAMENTO PROMOÇÃO SEU FUTURO COM 1 MILHÃO DE PONTOS MULTIPLUS REGULAMENTO PROMOÇÃO SEU FUTURO COM 1 MILHÃO DE PONTOS MULTIPLUS MULTIPLUS S.A. Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 454, 2ª Andar Vila Nova Conceição - São Paulo SP CNPJ nº 11.094.546/0001-75 Nesta promoção

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Histórico. Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar.

Histórico. Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar. Bem Vindos! Realização Parceria Histórico Criada em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o Diálogo com Teatro é uma metodologia para a prevenção da violência no ambiente escolar. Objetivo: Capacitar PMECs a

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

Nº10 REDUZIR A PRECARIEDADE E O DESEMPREGO PARA SALVAR A ECONOMIA E AS PESSOAS PROPOSTA DO BLOCO DE ESQUERDA:

Nº10 REDUZIR A PRECARIEDADE E O DESEMPREGO PARA SALVAR A ECONOMIA E AS PESSOAS PROPOSTA DO BLOCO DE ESQUERDA: REDUZIR A PRECARIEDADE E O DESEMPREGO PARA SALVAR A ECONOMIA E AS PESSOAS Nº10 1) DESEMPREGO De acordo com a OCDE (2011), em 2010 Portugal foi o país da OCDE com maior taxa de desemprego de longa duração.

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

É um novo seguimento de mídia digital e impressa para ajudar alavancar, au mantar suas vendas.

É um novo seguimento de mídia digital e impressa para ajudar alavancar, au mantar suas vendas. INFORMAÇÕES: 67 4063-9281 9229-2881 REVISTA IMPRESSA, GUIA COMERCIAL E COMPRAS COLETIVAS. COMERCIO VIP.NET - ANO I - JAN. 2012 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - TIRAGEM 10.000 Beleza Entreteinment Saúde L aser

Leia mais

Política de investimento cultural 3M

Política de investimento cultural 3M Política de investimento cultural 3M 1. Objetivo A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas culturais e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

Política de investimento esportivo 3M

Política de investimento esportivo 3M 1. Objetivo Política de investimento esportivo 3M A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas esportivos e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Favor indicar sua função na empresa: 37% 23% N=30 7% 13% 7% 13% P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Outros: Agrônomo Agrícola Gestão da Qualidade e Meio

Leia mais

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Este documento fornece a estrutura que B Lab utiliza para avaliar as estratégias fiscais que atendam aos requisitos da Certificação

Leia mais

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Cidadania O que é Cidadania? Pessoas éticas são bons cidadãos. Elas vão além de seus próprios interesses, demonstram preocupação com as necessidades dos outros e procuram

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

convicções religiosas...

convicções religiosas... apresenta Cartilha O termo DISCRIMINAR significa separar; diferenciar; estabelecer diferença; distinguir; não se misturar; formar grupo à parte por alguma característica étnica, cultural, religiosa etc;

Leia mais

Cartilha do Orçamento Público

Cartilha do Orçamento Público Cartilha do Orçamento Público O QUE É O ORÇAMENTO? Nós cidadãos comuns, ganhamos e também gastamos dinheiro. Podemos receber dinheiro de uma ou várias fontes: salário, aluguel de imóveis, prestação de

Leia mais

Valor Econômico do Comportamento Ético. www.etco.org.br

Valor Econômico do Comportamento Ético. www.etco.org.br Valor Econômico do Comportamento Ético Do que depende? a produção? o emprego? o crescimento econômico? Depende da demanda... Taxa de juros Impostos Confiança do consumidor. Depende da capacidade produtiva...

Leia mais

Soma dos direitos creditórios R$ 100.000,00 Diferencial (ou deságio) (R$ 4.000,00) Ad Valorem (R$ 500,00) IOF (R$ 500,00) Valor líquido R$ 95.

Soma dos direitos creditórios R$ 100.000,00 Diferencial (ou deságio) (R$ 4.000,00) Ad Valorem (R$ 500,00) IOF (R$ 500,00) Valor líquido R$ 95. Pagamento de operação de factoring a terceiro indicado pela cedente Normas do COAF Desnecessidade de obtenção de provas da relação existente entre a cedente e o terceiro 04 de fevereiro de 2014 I. TEMA

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL

Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ÉTICA PROFISSIONAL Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla escolha. Para

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo. Apelação nº 0198645-79.2011.8.26.0100 - São Paulo - VOTO Nº 4/9. fls. 4

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo. Apelação nº 0198645-79.2011.8.26.0100 - São Paulo - VOTO Nº 4/9. fls. 4 fls. 4 da cláusula porque realizado somente por ocasião da apelação, No recurso a autora passou a dizer que o pedido de indenização por danos morais é motivado pela privação da coisa, enquanto na inicial

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR

PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR PLANEJAMENTO E PROJETO: AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR Contribuições da Arquitetura e da Engenharia de Projetos para os candidatos ao Governo Federal Agosto de 2010 O Brasil

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso Empreenda (Quase) Sem Dinheiro! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

A IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR O REGIME DE PREVIDENCIA O Regime de Previdência Complementar - RPC, integrante do Sistema de Previdência Social, apresenta-se como uma das formas de proteção ao trabalhador brasileiro. É desvinculado do

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia GESTÃO PÉ NO CHÃO Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia Consultoria especializada no desenvolvimento integral de escritórios de advocacia Nos últimos meses publicamos

Leia mais

NOTA FISCAL CONSUMIDOR ELETRÔNICA. A NFC-e substitui a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, e o Cupom Fiscal emitido por ECF.

NOTA FISCAL CONSUMIDOR ELETRÔNICA. A NFC-e substitui a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, e o Cupom Fiscal emitido por ECF. INTRODUÇÃO Temos 3 (três) grandes argumentos para serem usados na abordagem dos lojistas: Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e); Conciliação de Cartões (Crédito, Débito e Alimentação) Sistema de Gerencial.

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira Planejamento Financeiro e Você Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira 2015 Hoje estamos aqui para falar de SONHOS e como realizá-los Você está Vivendo

Leia mais

Quando um e-mail é enviado dentro de uma empresa, nem sempre todas as pessoas acabando lendo, o que torna a mensagem contida nele de alcance médio.

Quando um e-mail é enviado dentro de uma empresa, nem sempre todas as pessoas acabando lendo, o que torna a mensagem contida nele de alcance médio. 1- INTERAÇÃO É O SEGREDO Para as empresas que desejam fazer uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação para aproximar seus funcionários, o principal atrativo é a interação, que é muito maior do que

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

O objetivo do jornal, evidentemente, é associar a minha pessoa e o meu nome a essas práticas criminosas.

O objetivo do jornal, evidentemente, é associar a minha pessoa e o meu nome a essas práticas criminosas. joaquimbarbosavsfolhaspaulo joaquimvsfolhaspaulo em Sem categoria 6 de abril de 20166 de abril de 2016 973 Words Joaquim Barbosa vs Folha de S. Paulo Brasília, 04 de março de 2016 Ilmo Sr. Sergio Davila

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO?

DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? DESTRINCHANDO IR PROGRESSIVO OU REGRESSIVO? Escrito em 25 de setembro de 2013 Por Christian Fernandes em. Receba atualizações clicando aqui. Última Atualização em23 de junho de 2015 Introdução Uma das

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1 Cenários & Oportunidades 2012 QuorumBrasil 1 Com quem falamos? 1.100 entrevistas, distribuídas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia e Belém. 800 clientes com mais de 12 meses de relacionamento,

Leia mais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais

Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais Segundo Eduardo Lapa, a gestão de conteúdo é caracterizada pelo: Conjunto de técnicas, modelos, definições e processos de ordem estratégica e tecnológica

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO AS 10 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE TESOURO DIRETO 4ª EDIÇÃO Olá, Investidor. Esse projeto foi criado por Bruno Lacerda e Rafael Cabral para te ajudar a alcançar mais rapidamente seus objetivos financeiros.

Leia mais

Introdução: Boas Práticas

Introdução: Boas Práticas Introdução: O presente Guia, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas ABEP tem por objetivo apresentar e orientar os profissionais responsáveis pela realização de pesquisas de mercado

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Internet

O Segredo do Sucesso na Internet O Segredo do Sucesso na Internet Um guia fácil para ganhar dinheiro com a venda de produtos digitais - 1 - Índice 1 - O Cliente 2 - O Produto 3 - A Página de Vendas 4 - A Divulgação 5 - O Segredo - 2 -

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Um pouquinho sobre a Felicità:... 7. Missão:... 8. Visão:... 8. Valores:... 8. Como Trabalhamos:... 9. Agora em termos práticos:...

Um pouquinho sobre a Felicità:... 7. Missão:... 8. Visão:... 8. Valores:... 8. Como Trabalhamos:... 9. Agora em termos práticos:... Sumário Um pouquinho sobre a Felicità:... 7 Missão:... 8 Visão:... 8 Valores:... 8 Como Trabalhamos:... 9 Agora em termos práticos:... 11 Remuneração:... 11 Programas de Recompensas:... 13 Investimento:...

Leia mais