FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico"

Transcrição

1 Página 1 de IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO - Enegrecedor Laser - Código interno: Nome do fabricante: Eurostar Produtos Graficos e Comunicação Visual Ltda - Endereço: Estrada Jaguari, Bairro: Jardim da Várzea - Cidade:Santana de Parnaíba Estado: SP CEP: Telefone: Telefone de Emergência: / (11) COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Natureza química: Produto químico Preparado Nome químico ou nome genérico: Hidrocarbonetos de Petróleo e gás propelente (Butano Desodorizado). Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome Químico CAS Number Faixa de concentração (%) Hexano Tolueno Aditivo inibidor de corrosão Butano Propano Sistema de classificação utilizado: Os ingredientes foram classificados de acordo com a Diretiva 67/548/EEC e Portaria 204, de 20/05/97 do M.T.

2 Página 2 de 13 Classificação e Rotulagem de perigo: Produto Inflamável / Altera comportamento. 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Produto sobre pressão. Inflamável. Efeitos adversos à saúde humana: A inalação pode causar irritação do trato respiratório e em alguns casos inconsciência e parada respiratória, além de risco de pneumonite química e edema pulmonar. Exposição crônica na pele pode causar ressecamento, fissuras, queimaduras ou até dermatites. Efeitos Ambientais: AR: A evaporação do hexano reduz a concentração de oxigênio tornando o ambiente asfixiante e explosivo. Água: Prejudica a utilização de água quando contaminada pelo produto, podendo causar danos à fauna e flora. Solo: O produto derramado sobre o solo, poderá em parte ser evaporado, em parte ser degradado biológicamente e em parte ser lixiviado e percolar contaminando o lençol freático limitando desta forma seu uso. A velocidade de biodegradação depende das condições climáticas, diluição e dos microorganismos presentes. Perigos específicos: Em temperaturas muito elevadas, superiores a 50ºC, pode ocorrer exploção. inflamáveis. A queima do produto libera gases tóxicos. Classificação do produto químico: Produto inflamável. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS 4 Medidas de primeiros socorros:

3 Página 3 de 13 Inalação: Remover a vítima para o ar fresco e solicitar assistência médica de emergência; se não estiver respirando, fazer respiração artificial; se a respiração é difícil, administrar oxigênio. Lavar a pele com sabão em abundância. Após contato com os olhos, lavá-los com água em abundância, mantendo as pálpebras separadas. CHAMAR PRÓ-QUÍMICA Contato com a pele: Remover roupas contaminadas. Não apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante por 15 minutos (mínimo) Chamar / encaminhar ao médico se necessário. Contato com os olhos: Deixar as pálpebras abertas enquanto lava com água corrente fria, limpa e sem pressão por aproximadamente 15 minutos. Não aplicar colírio ou similares. Ingestão: Não provoque o vômito. Dar água a vítima para diluir o efeito tóxico. Não fornecer líquido ou induzir o vômito em vítima inconsciente ou em convulsão. Chamar / encaminhar ao médico. Ações a serem evitadas: Não administrar nada oralmente ou provocar o vômito em vítima inconsciente ou com convulsão. Não limpar partes do corpo com solventes. Não aplicar respiração boca a boca caso o paciente tenha ingerido o produto. Utilizar um equipamento intermediário para realizar o procedimento. Notas para o médico: O tratamento emergencial, assim como o tratamento médico após superexposição, deve ser direcionado ao controle do quadro completo dos sintomas e da condição clínica do paciente. Tratamento sintomático. Não há antídotos específicos. Depressor do sistema nervoso central. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Meios de extinção apropriados: CO 2, Pó químico Seco, Espuma e água na forma de neblina.

4 Página 4 de 13 Meios de extinção não apropriados: água na forma de Jato pleno ou diretamente. Perigos específicos: Conteúdo sob pressão, em altas temperaturas pode explodir. Métodos especiais: Evacue a área e combata o fogo a uma distância segura. Resfrie os cilindros próximos ao fogo. Utilize diques para conter a água em forma de neblina, usada no combate. Equipamentos especiais para proteção dos bombeiros: Utilizar aparelhos de aproximação / proteção à temperaturas elevadas e equipamentos de proteção respiratória. 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções pessoais Remoção de fontes de ignição: Interromper a energia elétrica. Eliminar fontes quentes e de ignição. Controle de poeira: N.A, por se tratar de um produto líquido em aerossol. Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Vestir equipamento de proteção pessoal, como macacão impermeável, óculos protetores, botas de borracha, luvas de nitrila ou PVC e máscara semifaciais ou faciais inteiras com filtro substituível ou ainda respiradores de adução de ar. Sistemas de alarme: N.A. Métodos limpeza: N.A. Recuperação: Sempre que possível recupere o produto com material não inflamável (areia, terra, vermiculita, palha ou outro material absorvente ). Colocar os resíduos em um recipiente para a eliminação de acordo com as regulamentações locais. Limpar com detergente.

5 Página 5 de 13 Neutralização: N.A. Disposição: Incineração ou aterramento de acordo com regulamentação regional. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio Medidas Técnicas:Agitar antes de usar. Manter a embalagem na vertical. Direcionar o spray para o local de aplicação. Prevenção da exposição do trabalhador: Prevenção de incêndio e explosão: Manter afastado do calor, faíscas, chamas e outras fontes de ignição. Precauções (para manuseio seguro): Não manipular e/ou carregar embalagens danificadas. Manusear o produto em local fresco e ventilado. Usar luvas de borracha. Orientações para manuseio seguro: Usar conforme orientação da embalagem. Não fumar, comer ou beber na área de uso do produto. Armazenamento Medidas Técnicas Adequadas: Manter o produto em sua embalagem original adequadamente fechada. Armazenar em local bem ventilado. Condições de armazenamento: Adequadas: Armazenar em área coberta, fresca, seca e ventilada. Sempre armazenar a lata em pé.

6 Página 6 de 13 A evitar: Exposição de luz solar, locais úmidos e próximo a fontes de calor. Produtos e materiais incompatíveis: Não armazenar com materiais oxidantes e combustão espontânea. Materiais seguros para embalagens Recomendados: Latas de folha de flandes. Produtos já acondicionado em embalagem apropriada. 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Manter local de trabalho ventilado mantendo a concentração abaixo dos L.T. (Limites de Tolerância) recomendados. Em ambientes abertos e manobras posicionar-se a favor do vento. Parâmetros de controle: Limites de exposição ocupacional Valor limite Brasil (NR15-Hexano): = 10000ppm Valor limite EUA (ACGIH-Hexano): TLV/TWA, 50 ppm (NIOSH-Hexano): IDLH, ppm Valor limite Brasil Portaria 3214 NR 15 Xilenos(MTE): 78ppm Valor limite EUA (ACGIH): TLV/TWA = 100 ppm (TLV STEL) = 125ppm(isômeros orto, meta e paraxilenos (OHSA): PEL TWA = 100ppm Aditivo de Corrosão: Não há dados disponíveis na NR-15 Propano: 2500 ppm TLV-TWA Butano: 800 ppm TLV-TWA

7 Página 7 de 13 Equipamentos de proteção individual apropriado: Proteção respiratória: Usar respirador com filtro químico para vapores orgânicos para baixas concentrações. Usar máscara autonoma com peça facial completa, para altas concentrações. Proteção das mãos: Luvas de borracha resistente a produtos químicos. Proteção dos olhos: Óculos de segurança. Proteção da pele e do corpo: Macacão ou calça e camisas com mangas, luvas, avental e botas de borracha ou PVC. Precauções especiais: Evitar a exposição maciça a vapores. Produtos químicos só devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPI s devem possuir o CA (Certificado de Aprovação). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurança nos trabalhos com produtos químicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos químicos) para armazenar produtos alimentícios. Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9. Medidas de higiene: Roupas, luvas, calçados, EPI s devem ser limpos antes de sua reutilização. Use sempre para a higiene pessoal: água quente, sabão e cremes de limpezas. Lavar as mãos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. Não usar gasolina, óleo diesel... ou outro solvente derivado de petróleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos químicos. 9. PROPRIEDADES FÍSICO QUÍMICAS Estado físico do Concentrado: Líquido límpido, transparente

8 Página 8 de 13 Cor: Incolor Odor: Odor característico ph: NA Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico: Ponto de ebulição: mm Hg Ponto de fulgor: -35 ºC (vaso fechado) Taxa de evaporação: 6 (Acetato de Butila = 1,00) Limites de explosividade: LEI: (limite de explosividade inferior): 1,2 % LES: (limite de explosividade superior): 6,9 % Pressão de Vapor: 0,42 37,8 C Densidade: 0,677a 20/5 ºC Solubilidade em água do concentrado: Mínima 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condições específicas Instabilidade: Produto estável em condições normais. Reações perigosas: Inflamável Condição a evitar: Fontes de calor e de ignição. Materiais ou substâncias incompatíveis: Manter longe de oxidantes químicos fortes (peróxidos, cloratos, ácido crômico e outros).

9 Página 9 de 13 Produtos perigosos de decomposição: A Combustão do produto (em caso de incêndios) poderá produzir: CO 2 (dióxido de carbono), CO (monóxido de carbono) e gases tóxicos. 11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Informações de acordo com as diferentes vias de exposição: Toxicidade aguda: Inalação: Quando inalados os vapores são irritantes e depressores do SNC (Sistema Nervoso Central) e seus efeitos vão desde náuseas, dor de cabeça, tontura, vertigem, inconsciência até coma e a morte em exposições severas. Hexano: CL50 (homem, 10 min.): ppm (sistema nervoso central) Xileno: CL(L o ) = ppm(homem, 6hrs Hexano: CL50 (homem, 10 min.): ppm Ingestão: o principal risco é a pneumonite química, edema pulmonar e hemorragia conseqüente a aspiração para as vias aéreas. Hexano: DL50 (rato): mg/kg Xileno: DL50 (rato): 4300mg/Kg Pele: O contato com a pele poderá causar o ressecamento, podendo provocar irritações e dermatites. Olhos: Vapores causam irritação. Efeitos locais: Em pessoas susceptíveis podem ocorrer irritação da pele. Toxicidade crônica: Exposições repetidas a névoas e vapores podem irritar o trato respiratório. Pessoas suscetíveis a dermatites podem agravar sua condição após contatos continuados e habituais.

10 Página 10 de INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto: Todas as medidas devem ser tomadas respeitando as exigências dois órgãos ambientais locais. Degradabilidade: o produto não é totalmente degradável Impacto Ambiental: Sua presença pode transmitir qualidades indesejáveis á água prejudicando seu uso. Pode afetar o solo e por percolação degradar a qualidade das águas do lençol freático. Ecotoxicidade: Não são disponíveis dados de toxicidade aos organismos aquáticos. Pode causar efeitos tóxicos á vida aquática. 13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Métodos de tratamento e disposição: Produto: Incineração em fornos destinados para este tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão competentes. Embalagem usada: Armazenar em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, além de diques de contenção. É proibida ao usuário a reutilização das embalagens. Deveriam ser consideradas como lixo perigoso e tomados os cuidados de acordo com os regulamentos locais. 14. INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE

11 Página 11 de 13 Regulamentações nacionais e internacionais: Terrestre: Número da ONU: Aerossóis Marítimo: (IMDO) Classe de risco: 3 Aerossóis Número ONU: 1950 Áereo: (ICAO/IATA) Classe de riso:3 Aerossóis Número ONU: 1950 Para produto considerado como perigoso para o transporte: Número ONU: 1950 Nome apropriado para embarque: Aerossóis Classe/ ou Subclasse de Risco: 2.1 Número de Risco: 23 Grupo de embalagem: NA 15. REGULAMENTAÇÕES Regulamentações: Regulamentação Européia: EC INDEX Nº Altamente inflamável Nocivo A Informações sobre riscos e segurança: Frases de Risco: R11 - Altamente Inflamável R38 Irritante a pele R48/20 Nocivo: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação. R 62 Possíveis riscos de prejudicar a fertilidade

12 Página 12 de 13 Frases de Segurança: S 9 Manter o recipiente em local bem ventilado S 16 Manter afastado de qualquer chama ou fonte de faísca. Não fumar. S 36/37 Usar roupa de proteção e luvas adequadas. S 61 Evitar a liberação para o ambiente. Obter instruções específicas / fichas de segurança. 16. OUTRAS INFORMAÇÕES Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionários que manipulam produtos químicos, em geral, devem ser monitorados biológicamente conforme o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da NR-7. As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e compiladas de fontes idôneas e capacitadas para emiti-las. Os dados dessa Ficha referem-se a um produto específico e podem não ser válidos onde esse produto estiver sendo usado em combinação com outros. A Duplicopy com os fatos desta ficha, não pretende estabelecer informações absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar com informações, diante do que se conhece, os seus funcionários e clientes, para sua proteção individual, manutenção da continuidade operacional e preservação do Meio Ambiente. SIGLAS UTILIZADAS: N.A. = Não se Aplica N.D. = Não Disponível N.R. = Não Relevante NR = Norma Regulamentadora VM = Valor Máximo LT MP = Limite de Tolerância Média Ponderada

13 Página 13 de 13 ACGIH = American Conference of Governmental Industrial Hygienists TLV - TWA = Threshold Limit Value Time Weighted Average TLV STEL = Threshold Limit Value Short-Term Exposure Limit IARC = International Agency for Research on Cancer PPRA = Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCMSO = Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional