Balanço Social Apresentação. 1.1 Carta do Diretor Executivo. Índice. 1 - Apresentação. 2 - Empresa. 3 - Qualidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Balanço Social 2007. 1 - Apresentação. 1.1 Carta do Diretor Executivo. Índice. 1 - Apresentação. 2 - Empresa. 3 - Qualidade."

Transcrição

1

2 1 - Apresentação Balanço Social Índice 1 - Apresentação 1.1 Carta do Diretor Executivo 1.2 Perfil do Empreendimento 1.3 Nossos Produtos e Serviços 1.4 Abrangência de Atuação 1.5 Setores de Atuação 2 - Empresa 2.1 Linha do Tempo 2.2 Filosofia de Gestão 2.3 Programas e Projetos de Recursos Humanos 2.4 Gestão Financeira 3 - Qualidade 3.1 Política de Qualidade / Missão / Visão / Valores 3.2 Certificado ISO 9001: Satisfação dos Clientes 4 - Gestão Social 4.1 Meio Ambiente 4.2 Ações e Projetos Sociais 1.1 Carta do Diretor Executivo Em o Grupo Panna realizou parcerias, lançou novos produtos, ganhou prêmios, e realizou várias ações para aprimorar sua atuação na área de Responsabilidade Social. É com grande satisfação que divulgamos nosso Balanço Social de. Nossas ações começaram no ano de 2002, e desde então, o Grupo Panna reúne a potencialidade dos seus colaboradores e a capacidade de aglutinar pessoas em torno do trabalho voluntário. Desenvolvemos ações sociais e caminhamos em direção a um amadurecimento na gestão de pessoas. Começamos com pequenas ações, e aos poucos fomos adquirindo uma dimensão maior de atuação. Hoje nosso objetivo é alinhar nossas estratégias e continuarmos em busca de metas desafiadoras. Ao assumirmos nossa responsabilidade perante a sociedade e ao estimularmos colaboradores e parceiros a participar de nossas ações sociais, acreditamos que estamos seguindo um caminho de transformação e percebemos do que somos capazes quando unimos esforços. Ao olhar cada foto, cada número, tenho certeza de que estamos no caminho certo, e que iremos continuar melhorando, e investindo naquilo que acreditamos: na valorização das pessoas! Realizamos o Balanço Social por ser esta uma maneira de propiciar transparência em nossas atividades, e acreditamos que ele nos dá uma visão de nossas realizações atingidas, possibilitando assim alinhar valores e objetivos presentes com nossas ações futuras. Panagiote Toscas Diretor Executivo

3 1.2 Perfil do Empreendimento O Grupo Panna é uma empresa que está há 12 anos no mercado e oferece a qualidade na prestação de serviços, a evolução dos números e o aumento das áreas de cobertura nos mostra que o Grupo Panna acompanha a evolução econômica e avança em sua gestão visando as metas ainda mais desafiadoras. Desenvolvemos produtos, viabilizamos a inovação, proporcionando uma atuação em diversos segmentos, gerando parcerias sólidas e transparentes. Visualizamos um cenário positivo para o nosso negócio. O mercado cresce no Brasil, mostrando cada vez mais a necessidade de diversificação de produtos, por isso, o grupo centraliza seus investimentos para esta tendência de mercado, proporcionando soluções em serviços em diversos segmentos. Em, investimos em Tecnologia, Qualidade e Desenvolvimento de Pessoas. 1.3 Nossos Produtos e Serviços TREINER Recrutamento, seleção e administração de estagiário de acordo com a Lei de integração estudantil. TEMPORALE Recrutamento e administração de mão-de-obra temporária, de acordo com a Lei 6.019/74, com as mais modernas ferramentas de seleção.

4 PROSERV Oferece serviços que não fazem parte da finalidade principal das empresas, com fornecimento dos equipamentos necessários para a execução das tarefas. DEFENSERE Segurança e Portaria com implantação de sistemas personalizados de segurança eletrônica com equipamentos de alta tecnologia. HARMONIZA Limpeza e conservação de todas as instalações de sua empresa com supervisão de todos os serviços. Toda estrutura para Jardinagem e Paisagismo.

5 1.4 Abrangência de Atuação 1.5 Setores de Atuação O Grupo Panna atua na prestação de serviços em mais de 40 cidades do Estado de São Paulo e até em outros estados. Alumínio, Americana, Araçariguama, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Boituva, Campinas, Capela do Alto, Cerquilho, Cosmópolis, Cotia, Guarujá, Ibiúna, Indaiatuba, Iperó, Itapetininga, Itu, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Lins, Mairinque, Osasco, Paulínia, Porto Feliz, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, São Paulo, São Roque, Salto, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio da Platina - PR, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Tietê, Tatuí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

6 2 - Empresa 2.1 Linha do Tempo 2.3 Programas e Projetos de Recursos Humanos Buscando a realização profissional e pessoal dos nossos colaboradores, oferecemos programas de retenção, capacitação e valorização. Na Gestão de Pessoas, a captação, a manutenção e o desenvolvimento de talentos ocorrem através de melhorias na remuneração, benefícios, premiações e incentivos. Programas e projetos de Recursos Humanos do Grupo Panna: 2.2 Filosofia de Gestão Desde 1998, O Grupo Panna adota o Planejamento Estratégico (por triênio) como ferramenta de gestão para alcance dos objetivos da organização. A gestão da Responsabilidade Social está presente neste planejamento. Projeto do Grupo Panna Projeto P+ (Panna Melhor) Projeto P+ (Panna Melhor) Projeto Liderança Projeto Performance Projeto OP+OQ+ Projeto Auditores Ano Objetivos Capacitação Profissional e Organizacional. Capacitação Pessoal, Profissional e Organizacional. Formação de Líderes para coordenação de projetos. Preparar futuros Gestores de áreas. Busca de Excelência Operacional. Formação de Auditores de Qualidade. O Grupo Panna não mede esforços e investe constantemente em seus colaboradores, tendo a gestão de pessoas como um diferencial competitivo. Mantém Programas de Treinamentos voltados para desenvolvimento pessoal e a busca da melhoria em todos os aspectos de vida: intelectual, física, familiar, social, financeira e profissional. Esta busca de melhorias envolve estudo, reflexão, atitude e ação. Projeto OP+OQ+ Projeto Eficácia Setorial Projeto Seleção Eficaz Projeto Qualidade Total Performance Setorial Busca da Excelência Operacional. Acompanhamento e Capacitação contínua. Melhoria contínua nos processos de seleção. Melhoria contínua, gestão de qualidade a todos os setores. Acompanhar ações planejadas nas estratégias gerenciais. Para o Grupo Panna, a Capacitação Profissional dos colaboradores é importante para que a empresa se mantenha atualizada e competitiva no mercado.

7 Projeto Formação de Líderes 2005 Treinamento da Qualidade 2004 Treinamento P (Panna Melhor) - Convênio Farmácia: Todos os colaboradores possuem a facilidade na compra de medicamentos por meio deste benefício. -Treinamento e Desenvolvimento: Ministramos e viabilizamos cursos específicos aos nossos colaboradores, visando sempre à melhoria contínua em seu desempenho e em seu desenvolvimento humano. A utilização de novos produtos e serviços, sistemas e técnicas é cada vez mais solicitada, sabemos que para aproveitar a oportunidade de crescimento no mercado, precisamos investir constantemente em educação, a fim de acompanhar o mercado e suas mudanças. Grau de Escolaridade Projeto Jovem Cidadão 2004 Café da Manhã- Performance 2006 Capacitação ISO 2006 A retenção de talentos é uma das metas competitivas das grandes empresas hoje em dia, e o Grupo Panna investe nesta área com ações como: - Política Salarial: Proporcionamos um contínuo estudo das médias salariais do segmento no mercado, para proporcionar uma remuneração justa e atrativa. - Plano de Saúde: Oferecemos assistência médica-hospitalar aos colaboradores internos do Grupo Panna. - Seguro de Vida: A todos colaboradores internos, terceiros e temporários. - Programa de Apoio Educativo: Oferecemos bolsa de estudo para Graduação de todos os colaboradores internos. Projeto Jovem Aprendiz Programa de Estágios: Oferecemos oportunidades de aprendizado prático a muitos estudantes que antes não obtiveram esta oportunidade, temos hoje em nosso quadro diversos colaboradores que iniciaram neste programa e já foram efetivados. - Uniforme: Oferecido a todos os colaboradores do quadro interno e terceiros. - Refeições: Oferecemos o desjejum (café da manhã) e refeição no local de trabalho a todos os colaboradores do quadro interno. Treinamento in site OP+OQ

8 Tributos e Encargos Sociais 2.4 Gestão Financeira Contamos com auditoria anual para análise das nossas práticas em finanças e auditorias contábeis. Todas as rotinas passam por checagem e aprovação. Os gestores dos departamentos são responsáveis pelo acompanhamento dos resultados e pela aplicação das mudanças e correções necessárias. Acompanhamos por meio de gráficos as metas de cada setor.

9 3 - Qualidade 3.1 Política de Qualidade Apoiar o desenvolvimento dos nossos clientes, oferecendo soluções e gestão de serviços, por meio da valorização de nossa equipe e da melhoria contínua de nossos métodos de trabalho. MISSÃO Fornecer gestão de serviços adequados às necessidades dos nossos clientes, buscando agregar valor para aumentar sua competitividade. VISÃO Ser reconhecida como excelência em gestão de serviços, desenvolvendo parcerias consistentes e transparentes. VALORES 1. Ética na prestação de serviços 2. Flexibilidade e comprometimento 3. Qualidade na gestão dos serviços 4. Valorização e respeito aos nossos colaboradores 5. Responsabilidade social

10 3.3 Satisfação dos Clientes 3.2 Certificado ISO 9001:2000 Ao decidir implantar seu Sistema de Gestão da Qualidade, o Grupo Panna tornou-se em 2003, a primeira empresa de seu segmento a obter certificação em todos os serviços, na região de Sorocaba. Entre outras ações, estabeleceram-se revisões em todos os processos, treinamentos técnicos e comportamentais para toda a equipe, implementação de técnicas para o diagnóstico e solução dos problemas, elaboração de manuais dos procedimentos e a introdução de métodos para medição e monitoramento dos processos. O Grupo Panna define como objetivo estratégico manter o Foco no Cliente, nos quais as ações e processos são direcionados a atender e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros. Assim, o compromisso com a satisfação do cliente, nos leva a buscar constantemente a excelência no atendimento e execução dos serviços, através de relacionamento personalizado, por meio de projetos e ações de melhorias, inovações e adaptações às necessidades de cada cliente. O Grupo Panna valoriza a qualidade de seus serviços, por isso realiza pesquisas de monitoramento da satisfação dos mesmos. O foco desse trabalho, no entanto, não foi unicamente a obtenção de um certificado, mas sim, a construção de uma estrutura organizacional sólida, que permitisse ao Grupo Panna ir ao encontro de seus objetivos de crescimento, sem perder o seu principal foco: a Satisfação dos Clientes. O Grupo Panna continua investindo na melhoria contínua de seus processos, e tem no Planejamento Estratégico e na Gestão da Qualidade a razão de seu sucesso empresarial. Desde 2006 o Grupo Panna desenvolve um projeto de fidelização dos seus clientes. O Projeto Premium simboliza o resultado da confiança que nossos clientes depositam em nossos serviços e retribuímos esta parceria com melhoria contínua e projetos personalizados.

11 4 - Gestão Social 4.1 Meio Ambiente O Grupo Panna promove o crescimento, respeitando o meio ambiente e gerando oportunidades, tendo como foco o desenvolvimento sustentável. Em, desenvolvemos um olhar diferenciado ao meio ambiente com as seguintes ações: - Utilização de combustíveis alternativos em nossa frota de veículos; - Utilização de papéis reciclados em todos os materiais de consumo interno; - Avaliação de seus parceiros fornecedores; - Educação ambiental em eliminação de resíduos; - Coleta seletiva. 4.2 Ações e Projetos Sociais Desde 2002, o Grupo Panna, tem como foco o incentivo ao desenvolvimento de projetos e parcerias, com o objetivo de promover o crescimento social da comunidade. Os projetos são desenvolvidos com a participação de parceiros e voluntários, na contribuição de ações que gerem soluções simples para a inclusão social, e a melhoria das condições de vida, e de desenvolvimento sustentável. O Grupo Panna apóia e incentiva organizações que atuam junto à comunidade. A Gestão Social deixou de ser ato isolado e vem ganhando força no Planejamento Estratégico do Grupo Panna. A atuação sustentável ocorre com ações voltadas na preservação ambiental através da aquisição de produtos de baixo impacto ambiental. Para preservar o meio ambiente é preciso adotar uma postura eco eficiente, ou seja, que se preocupa sempre em tirar o máximo de proveito, com o mínimo possível dos recursos do meio ambiente. Em 2008, o Grupo Panna pretende continuar com ações ainda maiores para a preservação do meio ambiente. Projeto Emprego na Melhor Idade - O Grupo Panna desenvolveu o Projeto Empregabilidade na Melhor Idade, ministrando aulas de recapacitação em informática e palestras sobre conduta e elaboração de currículos. Os participantes do projeto são direcionados a vagas no mercado e já foram recolocados cerca de 30% dos participantes. Um trabalho que envolve entrevistas, levantamento de habilidades profissionais e direcionamento dos participantes a uma área que melhor se adapte a seu perfil, possibilitando, assim, que sua capacidade seja plenamente aproveitada dentro da organização.

12 Projeto Ações Ano Realizados Projeto Social Integração, Lazer, Qualidade de Vida Semana da Terceira Idade 2002 Hipermercado Carrefour Portas Abertas Em parceria com instituições de ensino médio e técnico, o projeto visa auxiliar jovens estudantes na elaboração do currículo direcionado ao primeiro emprego, ou recolocação profissional. Objetivando adequá-los a realidade e direcionando-os conforme sua experiência / capacitação ao mercado de trabalho. Conscientizar o jovem para ser bem sucedido em entrevistas / testes, frente às oportunidades de trabalho, assim como a elaborar seu currículo, é uma maneira de ajudá-los a entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Entendemos que o trabalho dignifica o homem, por isto este projeto é de grande ajuda à sociedade. Projeto Jovem Formare Capacita e profissionaliza os jovens (entre 14 e 18 anos) e direciona-os para vagas de Menor Aprendiz. Em, 45 jovens participaram de Aulas e Palestras. Ao todo foram 9 módulos durante o curso, os quais foram ministrados nas dependências do Colégio Mentor em Sorocaba, as aulas foram baseadas em temas atuais, profissionalizantes e de suma importância aos jovens. Os temas foram desde empreendedorismo até qualidade de vida. Para a execução deste projeto o Grupo Panna contou com a parceria de palestrantes, professores e do próprio colégio Mentor. Projeto a Comunidade Carente Orientação ao Primeiro Emprego 2003 Governo do Estado Projeto Jovem Cidadão Capacitação Jovem 2004 Governo do Estado Projeto Força Jovem - Primeiro Emprego Capacitação Profissional 2005 Metso Projeto Portas Abertas Palestras em Escolas Públicas 2006 Projeto Empreendedorismo Jovem Projeto Jovem Aprendiz Projeto Pérola Projeto Empregabilidade na Melhor Idade Projeto Jovem Formare Palestras a Jovens 2006 Capacitação e Direcionamento ao Trabalho Palestra Capacitação Profissional Orientação e Indicacão ao Trabalho Capacitação e Direcionamento ao Trabalho Reconhecimento Social Colégio Politécnico e Escolas Estaduais Uirapuru e Colégio Técnico Mentor 2006 Voluntários Prefeitura Municipal Mairinque Colégio Politécnico e Unip Colégio Mentor e Voluntários Desde 2003, somos reconhecidos por boas práticas sociais. Em 2005, homenagem pela NEA Núcleo de Engenharia Aplicada (Unip Sorocaba). Em 2005 e 2006, segunda colocada no prêmio de responsabilidade social da APRH (Associação de Profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba e Região). Em Novembro de recebemos o selo de Destaque em Responsabilidade Social pelas ações e trabalhos relevantes realizados pelo Grupo Panna em busca de uma sociedade mais fraterna e humana.

13 artmaker

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

MANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL MANUAL DE RESPONSABILIDADE Definição: A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 -

PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 - PRESTAÇÃO DE CONTAS - projetos e ações da Seger em 2011 - MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR Este eixo estratégico tem por objetivo ampliar e modernizar o atendimento ao cidadão, a formação,

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - PEC CATHO PORTAL CMC 1. CONTEXTO A Catho Educação Executiva é focada no desenvolvimento de talentos, na melhora do desempenho das organizações e na criação de processos

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria Código de Ética Índice Mensagem da Diretoria... 07 Princípios Cooperativistas... 09 Política da Qualidade... 11 Nosso Negócio, Missão, Visão... 12 Nossos Valores... 13 Nosso Relacionamento com: Associados...

Leia mais

Projeto Voleibol Valinhos

Projeto Voleibol Valinhos Projeto Voleibol Valinhos Atualmente o Country Club Valinhos em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos e apoiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte possui 4 categorias de Voleibol Feminino,

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Gestão estratégica em finanças

Gestão estratégica em finanças Gestão estratégica em finanças Resulta Consultoria Empresarial Gestão de custos e maximização de resultados A nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS MENSAGEM DO PRESIDENTE O cooperativismo vive seu momento de maior evidência. O Ano Internacional das Cooperativas, instituído

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Página 1 ELABORAÇÃO Assessoras Técnicas da Educação Permanente ISGH Ana Karine Girão Lima Társia Vitoria de Araujo Joaquim Nogueira

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. 11 4963-5400 / 11 4963-6242 www.gruposec.com.br

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. 11 4963-5400 / 11 4963-6242 www.gruposec.com.br APRESENTAÇÃO COMERCIAL Porque o GrupoSec? Grande parte do combustível das empresas são os seus colaboradores. Para contratá-los e mantê-los treinados e eficientes é trabalhoso e custa caro? E se dissermos

Leia mais

relatório de SUSTENTABILIDADE

relatório de SUSTENTABILIDADE relatório de SUSTENTABILIDADE 2015 2015 relatório de SUSTENTABILIDADE O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade

Leia mais

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. Grupo PET Administração Universidade Federal de Lavras UFLA Resumo Os jovens formam o conjunto

Leia mais

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br Agenda 3ª EDIÇÃO 22 de Setembro 2015 Hotel Grand Mercure São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO O E-LEARNING COMO FERRAMENTA

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas MBA FGV 1 Grandes Decisões sobre Pessoas Fatores que Garantem o Resultado As Tendências e Perspectivas de Gestão de Pessoas em Saúde Gestão de Pessoas e o Balanced Score Card

Leia mais

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m²

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² 1975 ~ 1988 TUBOZIN 1988 ~ 1994 GOYANA DA AMAZÔNIA 1994 ~ atual SPRINGER PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA S/A ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² PRINCIPAIS ATIVIDADES Produção de peças plásticas

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

Renata Filardi/BRA/VERITAS18/10/2006 ÍNDICE: 1 INTRODUÇÃO 1.1 ESCOPO MANUAL 1.2 VISÃO E MISSÃO DO BUREAU VERITAS 1.2.2 - VISÃO 1.2.

Renata Filardi/BRA/VERITAS18/10/2006 ÍNDICE: 1 INTRODUÇÃO 1.1 ESCOPO MANUAL 1.2 VISÃO E MISSÃO DO BUREAU VERITAS 1.2.2 - VISÃO 1.2. Aprovado ' Elaborado por Renata Filardi/BRA/VERITAS em 18/10/2006 Verificado por Renato Catrib/BRA/VERITAS em 18/10/2006 Aprovado por Renato Catrib/BRA/VERITAS em 18/10/2006 ÁREA DGL Tipo MANUAL Número

Leia mais

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE

Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário cearense Boas Práticas de Gestão do TJCE Informações gerais sobre a prática Título Implantação da Norma Iso 9001:2008 no Departamento de Distribuição de Processos

Leia mais

Remuneração e Avaliação de Desempenho

Remuneração e Avaliação de Desempenho Remuneração e Avaliação de Desempenho Objetivo Apresentar estratégias e etapas para implantação de um Modelo de Avaliação de Desempenho e sua correlação com os programas de remuneração fixa. Programação

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE Atualizado em 03/12/2015 GESTÃO DA QUALIDADE As ideias principais que baseiam o significado atual da qualidade são, basicamente, as seguintes: Atender às expectativas,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão 2015.2 Editada em julho de 2015 SUMÁRIO 1. Objetivo da Política...3 2. Abrangência...3 3. Princípios...3 4. Das Diretrizes Estratégicas...4 5. Da Estrutura

Leia mais

Promotores AEDIN - Associação de Empresas do distrito Industrial de Santa Cruz. FACULDADE MACHADO DE ASSIS CELERA CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA

Promotores AEDIN - Associação de Empresas do distrito Industrial de Santa Cruz. FACULDADE MACHADO DE ASSIS CELERA CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA UNIVERSIDADE COOPERATIVA Promotores AEDIN - Associação de Empresas do distrito Industrial de Santa Cruz. FACULDADE MACHADO DE ASSIS CELERA CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA Educação Empresarial - Treinamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

COP Comunicação de Progresso 9 de abril de 2012. Pisoag do Brasil Ltda Diretor

COP Comunicação de Progresso 9 de abril de 2012. Pisoag do Brasil Ltda Diretor Ban Ki-Moon Secretario Geral Nações Unidas New York NY 10017 USA Guarulhos, 09 de Abril de 2012 Sr. Secretario Geral, Gostaria de comunicar que a Pisoag do Brasil Ltda, apoia os Dez Principios do Pacto

Leia mais

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS METODOLOGIA E ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS METODOLOGIA E ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS METODOLOGIA E ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO Cecília, Pereira¹ Rosalina, Batista¹ Cruz, Paulo Emílio² RESUMO Através deste artigo iremos abordar de forma objetiva,

Leia mais

Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010. Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com.

Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010. Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com. Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010 Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com.br Boas-vindas Mensagem da Diretoria O compromisso com os princípios

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Síntese do Projeto Pedagógico do curso Objetivos do curso Objetivo Geral O curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESADE,

Leia mais

A conquista do sucesso depende do bom atendimento!

A conquista do sucesso depende do bom atendimento! Um excelente atendimento faz toda a diferença numa empresa porque é um dos fatores fundamentais para se destacar em qualquer tipo de negocio. Por isto os profissionais de Atendimento e de Vendas precisam

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão 54 VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 8. Gestão VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 55 8. Gestão PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO A Valid desenvolve seus relacionamentos com os públicos de

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br .:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Definições Treinamento e Qualificação: não dependem de políticas de Educação Corporativa,

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade.

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade. JOVEM APRENDIZ A SERCIDADÃO Somos uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP que nasceu a partir da atuação de diversos profissionais das diferentes áreas de atuação. Nossos projetos buscam,

Leia mais

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais Tempo de realização do MBA: 18 meses Investimento: R$179,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF) Ou Investimento: R$ 219,00 (acesso ao portal na internet,

Leia mais

ESTUDO DE CASO 1: ROBERT BOSCH

ESTUDO DE CASO 1: ROBERT BOSCH ESTUDO DE CASO 1: ROBERT BOSCH Dados fornecidos por Carlos Alberto Maziero, coordenador de planejamento de carreira e desenvolvimento organizacional (Central, Campinas, SP); Antonio Marcos Vicentini, assessor

Leia mais

CARTA ABERTA DE COMPROMISSO

CARTA ABERTA DE COMPROMISSO CARTA ABERTA DE COMPROMISSO Prezado Sr. Secretário Geral, A Responsabilidade Social Empresarial é prioridade da Unimed Sul Capixaba Cooperativa de Trabalho Médico desde 2003. É intrínseca aos valores da

Leia mais

Unidade Ribeirão Preto -SP

Unidade Ribeirão Preto -SP Unidade Ribeirão Preto -SP Gestão Estratégica de Controladoria O papel da controladoria na gestão estratégica de uma empresa Curriculum Luís Valíni Neto Técnico Contábil Administrador de Empresas pela

Leia mais

1 POR QUE EMPRESA JÚNIOR?

1 POR QUE EMPRESA JÚNIOR? Título: SOLUÇÃO ESTATÍSTICA JÚNIOR- PRIMEIRA DO GÊNERO NO RJ Autores:Regina Serrão Lanzillotti - lanzillotti@uol.com.br Aline Moraes da Silva alineuerj@zipmail.com.br Anna Paula Leite de Mattos anna.mattos@zipmail.com.br

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. René Descartes Dualismo: Corpo e mente Cogito ergo sun O trabalho deu origem as organizações

Leia mais

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria Agentes Financiadores Notícias e atualidades sobre Agentes Financiadores nacionais e internacionais página inicial A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores

Leia mais

Material de apoio ao estudante

Material de apoio ao estudante Material de apoio ao estudante Recursos Humanos Recursos Humanos Qual é o organograma da área de RH? Esta informação é confidencial. Quais são os tipos de recrutamento utilizados pela empresa? As fontes

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

SEJAM BEM-VINDOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL SEJAM BEM-VINDOS CALOUROS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Carga horária total do curso: 2800 horas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas

Leia mais

Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares

Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares Empresa Familiar É considerada Empresa Familiar, toda a organização empresarial ligada a uma família, por pelo menos duas gerações. A importância

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Mão de obra técnica; Treinamento e desenvolvimento; Manutenção frota ônibus; Manutenção frota caminhões; Retenção de talentos.

Mão de obra técnica; Treinamento e desenvolvimento; Manutenção frota ônibus; Manutenção frota caminhões; Retenção de talentos. TÍTULO: Projeto manutenção na mão certa. AUTOR: Pedro Diogo Neto MobiBrasil Pernambuco - www.mobibrasil.com - (081) 3525-7500 - pedroneto@mobibrasil.com RESENHA Este trabalho apresenta o projeto manutenção

Leia mais

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente Portfólio QUEM SOMOS Somos uma empresa de consultoria organizacional que vem desenvolvendo e implementando em diversas clientes projetos nas áreas de Gestão Recursos Humanos e Comercial/Vendas. Silmar

Leia mais

Ajudando você a fazer a diferença!

Ajudando você a fazer a diferença! Diretores da Lannes Consulting Luciano Lannes Consultor Organizacional e Palestrante com foco no Trabalho em Equipe e o processo de aprendizagem organizacional, visa o desenvolvimento empresarial e a educação

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

Laudinei Rossi Barbatto JUNIOR 1 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 2

Laudinei Rossi Barbatto JUNIOR 1 Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO 2 COMO QUEBRAR PARADIGMAS SEM CAUSAR UM IMPACTO NEGATIVO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO, CRM E DBM EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO Laudinei Rossi Barbatto JUNIOR 1 Gilson Rodrigo

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Departamento de Engenharia. Administração e Finanças para Engenharia. Departamento de Pessoal (DRH)

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Departamento de Engenharia. Administração e Finanças para Engenharia. Departamento de Pessoal (DRH) Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Administração e Finanças para Engenharia Departamento de Pessoal (DRH) Grupo: Thahenne O. Ribeiro Paulo Victor M. Cordeiro Eduardo Borges

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015 Comunicado de Seleção A Secretaria da Educação/Prefeitura de Sorocaba torna público a abertura de inscrições para vagas de estágio, a serem realizadas por meio

Leia mais

Investimento Inicial

Investimento Inicial Investimento Inicial Seja um Franqueado de Sucesso! CONCEITO No Brasil, quando o assunto é cuidados e manutenção de jardins e piscinas, logo a questão recai na necessidade de chamar desconhecidos e amadores

Leia mais

Voluntariado Empresarial

Voluntariado Empresarial Voluntariado Empresarial Agenda 09:00-09:10 Abertura e Introdução ao tema Voluntariado Empresarial 09:10 09:30 Jogo de Palavras conceito trabalho em grupos 09:30 10:15 Apresentação dos grupos e síntese

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Colaboradores. Enfoque JB. Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009

Colaboradores. Enfoque JB. Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 2 Colaboradores Enfoque JB Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009 Votos de Felicidades para todos que fazem o Grupo JB, e que o novo Ano de 2010, conscientize

Leia mais

Votorantim Industrial Relatório de Sustentabilidade. Versão para público externo

Votorantim Industrial Relatório de Sustentabilidade. Versão para público externo Votorantim Industrial Relatório de Sustentabilidade Versão para público externo Mensagem da alta administração Em 93 anos de história da Votorantim, temos mantido a consistência na geração de valor, pautando

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários.

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Módulo 3: Etapa 1 Treinamento e qualificação O Processo de Qualificação / Treinamento e Desenvolvimento Até agora

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO Analista Informática Sistemas ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico e correção problemas

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. CESPE Prof. Marcelo Camacho

GESTÃO DE PESSOAS. CESPE Prof. Marcelo Camacho GESTÃO DE PESSOAS CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS PROGRAMAÇÃO DAS AULAS OBJETIVOS, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS Segundo Chiavenato as práticas e políticas de Gestão

Leia mais

Mensagem do Diretor. Oportunidades à vista. O momento é de pensar em desenvolvimento profissional planejado e sustentável

Mensagem do Diretor. Oportunidades à vista. O momento é de pensar em desenvolvimento profissional planejado e sustentável CADEIA DO PETRÓLEO Mensagem do Diretor O momento é de pensar em desenvolvimento profissional planejado e sustentável Oportunidades à vista Os tempos são desafiadores para o setor de petróleo e gás. Enquanto

Leia mais

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design.

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design. Projetar, foi a tradução mais usada no Brasil para design, quando este se refere ao processo de design. Maldonado definiu que design é uma atividade de projeto que consiste em determinar as propriedades

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

Apresentação. Vinicius Lino Ventorim Diretor da Politintas

Apresentação. Vinicius Lino Ventorim Diretor da Politintas Apresentação Seriedade, comprometimento e ética na condução de seus negócios. Esses são os princípios que regem a conduta da Politintas desde sua inauguração até os dias de hoje. Para que esses ideais

Leia mais

AmstedMaxion investe em seus funcionários

AmstedMaxion investe em seus funcionários Criando caminhos. ed. 03 - dezembro 2011 janeiro 2012 AmstedMaxion investe em seus funcionários destaque pág.05 sumário 02 02 04 05 06 07 07 07 Editorial Aconteceu em 2011, vai continuar em 2012 Segurança

Leia mais

PRINCÍPIO 01 Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente.

PRINCÍPIO 01 Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente. PRINCÍPIO 01 Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente. Compromisso: Os trabalhos da Unimed Santos são orientados pela ética e transparência valor que permeia toas

Leia mais

IMTEP POR VOCÊ. Cuidando da natureza e das pessoas.

IMTEP POR VOCÊ. Cuidando da natureza e das pessoas. IMTEP POR VOCÊ Cuidando da natureza e das pessoas. Histórico Em 2012, o Imtep, referência em saúde empresarial, implantou como estratégia de gestão o programa Imtep Por Você, estruturado em três pilares:

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS: A ESCOLA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ: EGPA EM FOCO

GESTÃO DE PESSOAS: A ESCOLA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ: EGPA EM FOCO GESTÃO DE PESSOAS: A ESCOLA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ: EGPA EM FOCO Vera Ruth de Carvalho Fidalgo Luiz Frederico Franco Pacheco Ruy Martini Santos Filho Rosirayna Maria Rodrigues Remor 2

Leia mais

Projeto Crescer 2013/1

Projeto Crescer 2013/1 Título Tópico 1 Tópico 2 Tópico N Soluções e sistemas de TI com base nas necessidades específicas do seu negócio. Projeto Crescer 2013/1 sede Porto Caxias Alegre/RS do Sul/RS (51) 3094-8100 3535-3635 Caxias

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais