AJES INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA MBA em Gestão, Auditoria e Controladoria COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AJES INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA MBA em Gestão, Auditoria e Controladoria COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO"

Transcrição

1 AJES INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA MBA em Gestão, Auditoria e Controladoria COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Autora: CYNTHIA JANAINA ESTEVES DA SILVA Orientadora: CYNTHIA CÂNDIDA CORREA

2 2 COMODORO MT 2013 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA AJES MBA em Gestão, Auditoria e Controladoria COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Autora: CYNTHIA JANAINA ESTEVES DA SILVA Orientadora: CYNTHIA CÂNDIDA CORREA Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação das atividades de elaboração de Trabalho de Conclusão de MBA- Gestão, Auditoria e Controladoria da AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA.

3 3 COMODORO MT 2013 DEDICATÓRIA Este trabalho é dedicado à minha família por ter compreendido minha ausência para a realização do mesmo.

4 4 AGRADECIMENTOS Agradeço à Deus por fazer com que eu conquistasse mais esta etapa da minha vida e por me dar sabedoria, persistência e coragem para continuar buscando mais conhecimento.

5 5 RESUMO As empresas estão inseridas em um cenário cada vez mais competitivo e gobalizado, onde as barreiras geográficas já não existem, e mais do que nunca, todos são concorrentes de todos. Com base nesta situação, este trabalho propõe uma investigação sobre as características essenciais para que um empreendedor entre neste mercado tão competitivo, se mantenha e obtenha sucesso. O empreendedorismo tem origem francesa e caracteriza aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu a partir das relações entre capitalistas e comerciantes. Assumir riscos é a característica atribuída ao profissional que busca diferenciar a forma de administrar o seu negócio, procurando ser inovador e criativo. Este estudo se caracteriza como um ensaio teórico, de natureza exploratória e visa resgatar elementos que situem o tema no sentido conceitual, evolutivo e sustentação. A realização deste trabalho expôs as características exigidas de um empreendedor. Também foi possível entender que o espírito empreendedor não é inato, mas pode ser formado seguindo as características específicas, não necessariamente precisa ter todas as características, sendo possível apenas destacar e aperfeiçoar as que possui. Palavras chave: Empreendedorismo, mercado, espírito empreendedor.

6 6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I REFERENCIAL TEÓRICO EMPREENDEDORISMO O Que é o Empreendedorismo Processo Empreendedor O EMPREENDEDOR O que é ser empreendedor Formação da visão do Empreendedor Perfil do Empreendedor PLANO DE NEGÓCIOS Importância do Planejamento Características pessoais empreendedoras A pessoa nasce empreendedora? DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR O que leva alguém a ter o próprio negócio? COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Características para se tornar um empreendedor de sucesso O CICLO DO SUCESSO Trabalho Problemas Medo Coragem Persistência Metas POR QUE OS EMPREENDEDORES FALHAM CAPÍTULO II METODOLOGIA CAPÍTULO III ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS Empreendedorismo: Fonte de Novas ideias e práticas da inovação CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 42

7 7 INTRODUÇÃO As empresas estão inseridas em um cenário cada vez mais competitivo e gobalizado, onde as barreiras geográficas já não existem, e mais do que nunca, todos são concorrentes de todos. Com base nesta situação, este trabalho propõe uma investigação sobre as características essenciais para que um empreendedor entre neste mercado tão competitivo, se mantenha e obtenha sucesso. O estudo sobre empreendedorismo foi despertado pela imensidão de novas idéias, técnicas e mudanças velozes de produtos e serviços existentes no mercado. O empreendedor chamou a atenção, pelo fato de iniciar algo novo, de ver aquilo que ninguém vê, enfim, realizar antes, sair da área do sonho, do desejo, e partir para a ação. O empreendedor de sucesso consegue despertar nas pessoas aquele desejo que muitas vezes é desconhecido pelo próprio eu. E para alcançar o sucesso o empreendedor tem que imaginar desenvolver, realizar visões e desejos muitas vezes desconhecidos e isso não é para qualquer um. Esse estudo pretende identificar quais as técnicas e artimanhas utilizadas por empreendedores que conseguem de fato captar o desejo dos clientes e torná-los reais e sua permanência nesse mercado competitivo e exigente. Tendo em vista as grandes mudanças ocorridas, de forma rápida e tecnológica o empreendedor se obriga a acompanhar as transformações exigidas pelo mercado moderno e seus clientes que, devido ao grande numero de opções de escolhas, estão cada dia mais exigentes, a competitividade, novas idéias e recursos tecnológicos, dificultam cada vez mais a permanência das empresas no mercado, muitas vezes a falta de experiência, pesquisas de mercado e planejamento faz com que muitos cheguem ao fracasso. Neste cenário, a presente pesquisa pretende responder: Quais as técnicas e artimanhas utilizadas por empreendedores para se manterem no mercado? Este trabalho via o teste das seguintes hipóteses: A busca de conhecimentos gerais e específicos, quais recursos e técnicas para se manter no mercado empreendedor. Entender como se preparar para entrar no mercado empreendedor, quais seguimentos existentes no mercado.

8 8 Como fazer um bom planejamento para alcançar o sucesso esperado e se manter no mercado. O principal objetivo deste trabalho é: Expor as técnicas utilizadas por empreendedores para se manterem no mercado. Para alcançar tal resultado, tem-se os seguintes objetivos específicos: Demonstrar quais as técnicas utilizadas pelos empreendedores para realizar sonhos, aumentar a autoestima de seus colaboradores e se manter no mercado; Compreender como um bom planejamento é essencial para esse negócio dar certo, quais métodos devem ser usados na descrição desse planejamento; Diferenciar aqueles que conseguem fazer as idéias transformarem em realidade, isto é, que implementam idéias e saber utilizá-las, daqueles que não conseguem; Analisar de forma breve como o empreendedor faz uso de sua imaginação; Entender porque muitos fracassam, quais os erros mais comuns, por que muitos não conseguem se reerguer e acabam desistindo dos seus sonhos. A intenção do presente trabalho de pesquisa, é despertar em nós um mundo de verdade e de lições que, com certeza, vão nos ensinar a mudar maneiras de pensar, em se tratando do mundo tecnológico e competitivo que vivemos. Tendo em vista que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera-se irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação.

9 9 CAPÍTULO I REFEFENCIAL TEÓRICO 1.1 EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo é um fenômeno global, que define na capacidade individual de empreender, a geração de novos negócios e o desenvolvimento do espírito empreendedor. Ele está em todos os países do mundo, trabalhando como uma válvula propulsora que cria valores e riquezas para os povos O Que é o Empreendedorismo A palavra empreendedor (entrepreneur), vem de 800 anos atrás. Tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo (fazer algo). O sentido da palavra já descreve o que realmente é empreendedorismo, pois o empreendedor, quando começa a sua empresa não tem uma visão do futuro, simplesmente procura fazer um planejamento do que espera para os seus negócios, o que não é precisamente certo. A definição para empreendedorismo tem seu conceito em um envolvimento de pessoas e processos que juntos transformam idéias em oportunidades, o empreendedor, é aquele que consegue enxergar uma oportunidade e cria um negócio, e assume os riscos para conseguir lucro sobre ele. Para David (2004) o estudo sobre empreendedorismo consiste em um campo de pesquisa recente, com suas bases teóricas e empíricas ainda em construção, apresentando uma série de aspectos nebulosos, porém fecundos, pois novos parâmetros e estudos surgem todos os dias. O autor ainda explica a razão de tanto interesse pelo estudo do empreendedorismo: O empreendedor é identificado como um dos fatores de crescimento e desenvolvimento econômico da sociedade, pois é ele quem gera riquezas, implementando inovações de todos os tipos nas organizações contemporâneas.

10 10 O conjunto que compõe o instrumental necessário ao empreendedor de sucesso, ou seja, o know-how tecnológico e o domínio de ferramentas gerenciais é visto como uma conseqüência do processo de aprendizado de alguém capaz de atitudes definidoras de novos contextos: o empreendedor. As teorias modernas que fundamentam os programas de capacitação de empreendedores apregoam a necessidade vital de preparar as pessoas para aprenderem a agir e pensar por conta própria, com criatividade, com liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado... (MOREIRA, 2004). Segundo Dolabela (2002), empreendedor não significa somente ter um acúmulo de conhecimentos, mas também valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e conviver com a incerteza são elementos indispensáveis. Não se pode afirmar com absoluta certeza de que seremos excelentes empreendedores e obteremos sucesso em nosso negócio se seguirmos os passos dos empreendedores de sucesso. O que se pode dizer é que, se determinada pessoa apresenta as características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chances terá de ser bem sucedida. (DOLABELA, 2002). Para Dornelas (apud Costa, 2007) empreendedor, é aquele que persegue agressivamente as oportunidades em curto prazo, para assim descobrir rapidamente se elas são valiosas a ponto de serem exploradas ou abandonadas. Pois aqueles que se não dedicam tempo e esforço para realizar as atividades necessárias para iniciar um novo empreendimento, irá enfrentar provavelmente uma situação de estar sempre tentando, ao invés de prosperar ou fracassar. Segundo Hisrich (2005) empreendedorismo é identificar a oportunidade e essa é uma das fases mais difíceis, mas a parte mais crítica com certeza é avaliar essa oportunidade. Trata-se de como o empreendedor vai enfrentar as atividades complexas, como irá analisar se o produto ou serviço proposto irão trazer os retornos necessários, os riscos envolvidos e também se as habilidades pessoais e os objetivos do empreendedor estão alinhados, com a diferenciação a ser criada num ambiente competitivo. Davidsson (2000) destaca no processo empreendedor duas ações básicas: descoberta e exploração. A descoberta envolve a geração de idéias e a identificação, detecção, formação e refinamento da oportunidade. A exploração tem

11 11 característica específica de lidar com a aquisição de recursos e a coordenação de novos recursos. Segundo o autor, para que o processo empreendedor seja diferenciado para efetiva criação de valor, tanto a descoberta quanto a exploração são necessárias. Pois sem a descoberta a exploração de idéias e esforços se tornam em vão e não apresentarão oportunidades reais e sem a exploração não há criação de valores e consequentemente não há empreendedorismo Processo Empreendedor O processo empreendedor é identificado quando o indivíduo enxerga a oportunidade, começa a desenvolver um plano de negócios, busca recursos necessários, para o início do seu empreendimento, ele já começa iniciando tais etapas, portanto com estas características está se formando o empreendedor. Tal processo começa quando um conjunto de atividades e idéias são organizadas e executadas, seguindo um planejamento, para alcançar um objetivo. Para Brito (2003) o processo empreendedor envolve várias funções, tais como, atividades e ações associadas a perceber as oportunidades e a criação de empresas que buscam organizadamente essas oportunidades. O processo empreendedor ocorre devido a aptidões pessoais, fatores externos, ambientais e sociais, geralmente ocorre quando, a pessoa tem uma busca de realização pessoal, de assumir riscos, insatisfação com o trabalho, demissão, idade, influência familiar, modelos de sucesso, visão de oportunidade e investimento de capital. Dentro desse processo é exigido percepção, direção e muito trabalho para alcançar o talento empreendedor, com estes fatores se cria a oportunidade de crescimento e o desenvolvimento de um bom negócio, somando isso em boas idéias, e ao combustível, que é o capital, o processo empreendedor começa a acontecer. (DORNELAS, 2005) Os altos índices de desemprego, a falta de oferta de trabalho impôs muitos desafios a sociedade, levando as pessoas a empreender como alternativa de trabalho e às vezes até por sobrevivência. (DEDECA, 1998). Por tais motivos Filion (1999) argumenta que foi criado os empreendedores involuntários que são formados por pessoas que foram demitidas por processos de privatizações, fusões de

12 12 reengenharia nas empresas onde trabalham, após esse período não conseguem voltar ao mercado de trabalho e como alternativa montam seu próprio negócio. A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. (DRUCKER, 1987, p. 25). Drucker (1987) explica que a inovação pode ser uma disciplina a ser aprendida e praticada. Os empreendedores necessitam de fontes de inovação, eles precisam conhecer, e por em prática os princípios da inovação bem sucedida. O autor salienta que os empreendedores têm que inovar, pois este é o espírito do empreendedor. A inovação cria um recurso. O recurso não existe até que o homem encontre um uso para ele através da inovação e o transforme com um determinado valor econômico. Portanto a inovação muda o rendimento dos recursos. 1.2 O EMPREENDEDOR Segundo Filion (2000) o empreendedor não é um seguidor, mas um criador de caminhos, para si e para os outros. Portanto, precisa se conhecer muito bem, tanto para detectar no ambiente externo os sinais que lhe interessam quanto para definir o papel que pretende desempenhar neste mundo. Ser empreendedor é fazer o que ninguém fez, encontrar novas soluções para antigos problemas, antecipar respostas a perguntas ainda não formuladas, agilizar processos, facilitar trâmites, acelerar resultados, colocar o sorriso antes do motivo para sorrir. Empreender é gerar riqueza, patrocinar progresso, criar vida. O empreendedor não é apenas útil, é necessário, ou mais, imprescindível. (MUSSAK, 2005). O que torna diferente o empreendedor dos outros agentes da organização é a capacidade de definir visões, projetos que compreendem elementos de inovação e se afastam do que já existe. (FILION, 2000). O que distingue o empreendedor das outras pessoas é a maneira como este percebe a mudança e lida com as oportunidades, a presença da iniciativa para criar um negócio novo, paixão pelo que faz aliada a utilização de recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive e finalmente

13 13 a presença de uma grande facilidade para assumir riscos e possibilidade de fracasso. SCHLINDWEIN (2004). Um dos principais motores da sociedade moderna é o empreendedor. É ele quem, por meio de seus negócios, gera riqueza, bem-estar, propicia novos empregos e novas fontes de renda. O empreendedor é, sobretudo, aquele indivíduo que é capaz e tem necessidade de desenvolver novos projetos, assumindo a responsabilidade de conduzir um negócio próprio, de forma que o empreendimento alcance sucesso O que é ser empreendedor O economista austríaco Joseph A. Schumpeter (1959), no livro Capitalismo, socialismo e democracia, publicado em 1942 associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor. Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões Filion. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação. Seguindo este raciocínio; a professora Maria Inês Felippe defende a idéia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o auto desenvolvimento. Para se tornar um empreendedor

14 14 de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Maria Inês (2004), define empreendedor como sendo: aquele capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas idéias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas idéias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado Formação da visão do Empreendedor. Filion (1991) em sua teoria de como se forma uma idéia de um produto, e quais as condições para o surgimento dela. Pessoas motivadas ao abrir uma empresa vão criando, conforme adquirem experiência e idéias que vem como um sonho e ainda não se transformaram em produto. Após este processo o empreendedor busca informações para testar suas idéias e ver se serão rentáveis, ele começa a pesquisar, ler sobre o assunto e agregar novas características. Para o autor as idéias são os estalos iniciais, que o empreendedor irá buscar e estudar para que ela atinja a forma ideal de seu produto, e sendo assim direcioná-lo a quem deve ser vendido. Este é o processo de formação de visão Perfil do Empreendedor Somos nós por intermédio da mente, que decidimos acerca do nosso sucesso ou do nosso fracasso. Nossa mente é a maior perfeição criada por Deus é o elo de ligação com ele, assim nos tornamos fortalecidos para pensarmos e seguir em frente sempre. Alguns dizem que não é sorte, não é hereditariedade, não é o curso

15 15 superior, não é o destino, então quem decide se você vai ou não fazer sucesso é você mesmo. Para Drucker (1987) qualquer indivíduo que tenha à frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor, se tornar um empreendedor, é ter um comportamento e não um traço de personalidade, pois suas bases e aprendizados são conceitos e teorias, não a intuição. Segundo Brito (2003) as características a seguir são fundamentais para o empreendedor: Criatividade e inovação: o empreendedor consegue enxergar oportunidades de negócios aonde ninguém mais consegue notar Habilidade para aplicar criatividade: ele consegue focar esforços em um único objetivo. Força de vontade: o empreendedor acredita em suas habilidades para mudanças, tem forças e paixão para obter o sucesso. Foco na geração de valor: ele deseja fazer as coisas da melhor forma, do modo mais rápido e barato. Correr riscos: executando distância e quebrando regras. De acordo com o autor Dornelas (2005), o empreendedor para obter sucesso, deve apresentar os seguintes perfis. Ser visionário: ter visão de como será o futuro para seu negócio, e conseguir implementar seus sonhos. Saber tomar decisões: saber tomar a decisão certa na hora certa, principalmente em momentos difíceis, implementando rapidamente suas decisões, sendo isso um fator indispensável para seu sucesso. Fazer a diferença: transformar idéias em algo concreto e saber agregar valor aos serviços e produtos colocados no mercado. Explorar o máximo de oportunidades: para os empreendedores os grandes negócios são gerados das idéias que todos conseguem ver, mas não enxergam algo prático para torná-las em oportunidade, pois um bom empreendedor é aquele que inova e consegue identificar uma oportunidade

16 16 no mercado, sendo um indivíduo curioso, identificador e atento às informações. Determinação e dinamismo: são características essenciais o comprometimento, superação de adversidades, ultrapassar obstáculos, inconformismo com a rotina e fazer acontecer. Dedicação: dedicação de 100% de seu tempo ao seu negócio, ser um trabalhador exemplar, mesmo quando encontrar obstáculos pela frente, ter energia para continuar, ser incansável e louco pelo trabalho. Otimismo e paixão pelo que faz: adorar o trabalho que realiza, ter paixão, é o combustível para manter a animação e autodeterminação, isso faz com que venda cada vez mais seus produtos e serviços. O otimismo faz com que o empreendedor tenha visão de seu sucesso e não do fracasso. Independência e direção do próprio destino: querer ser dono do próprio negócio, ser independente, determinar seus próprios passos, ser patrão e gerar empregos. Ficar rico: o verdadeiro empreendedor acredita que esse fator não seja o principal, e sim o sucesso, e o dinheiro por conseqüência. Ser líderes e formadores de equipes: saber que para obter o sucesso precisa de uma equipe competente, tendo assim um senso de liderança incomum, recrutar as melhores cabeças e montar um time, sabendo valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los. Bem relacionado: saber construir uma rede de contatos, com clientes fornecedores e a sociedade. Organizados: alocar recursos materiais, tecnológicos, humanos e financeiros, usando para o melhor desempenho de sua empresa. Planejar: a cada passo que der tem planejar, desde uma simples ação até as mais altas estratégias, tendo sempre a visão do seu próprio negócio. Possuir conhecimento: ter sede pelo conhecimento, pois quanto maior ele for, maior serão as chances de ter êxito. Obter o conhecimento através de experiências, informações, cursos ou até de pessoas que tem o mesmo tipo de empreendimento. Assumir riscos calculados: essa é uma das maiores características dos empreendedores, o verdadeiro empreendedor assume riscos e sabe

17 17 gerenciá-los, isso tem haver com desafios, e quanto maior o desafio mais estimulante é o seu trabalho. Criar valor para a sociedade: gerar empregos com inovação e dinamismo, usando a criatividade para melhorar a vida das pessoas. 1.3 PLANO DE NEGÓCIOS Primeiramente uma vez decidida a criação de uma empresa, deve-se definir por escrito as principais variáveis do negócio. É isso que chamamos de Plano de Negócio. A elaboração de um plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo. É importante estarmos atualizados e bem preparados, dominar o conteúdo a ser explorado, aquilo que você planejou deve ser muito bem estudado e seguido de forma abrangente antes de ser executado. O Plano de Negócio deve ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu negócio antes do seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócio. É justamente aí, que reside o seu valor: é muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando a empresa já está no ar com o comprometimento de parcela expressiva de seus recursos. Quando se ouve o termo empreendedorismo já se associa a palavra plano de negócios, pois a principal ferramenta para o empreendedor ter o desenvolvimento é planejamento. O Sebrae define o plano de negócios sendo um documento que contém escrito as idéias e opções para que o empreendedor analise e tome suas decisões sobre a empresa. A função deste documento é ajudar na avaliação do novo negócio, nos pontos de organização, mercadológico, técnico, jurídico e financeiro. Por ele o empreendedor analisa a evolução de sua empresa e também a obtenção de capital de terceiros. Para Dornelas (2005) o plano de negócios é, todo o empreendimento e o modelo de negócios descritos em um documento, ao elaborar este documento, o

18 18 empreendedor aprende e conhece todo o seu ambiente de negócios, no plano de negócios devem ser descritos, qual é o ramo de negócio, o que vender e mercado alvo Importância do Planejamento. O mundo evolui à velocidade as luz, de forma magnífica. O homem foi encontrando seu caminho de forma magnífica, mas é preciso ter cuidado na hora de planejar, para não comprometer seu empreendimento. Na visão de Dornelas (2005) as falhas de planejamento ocorrem por armadilhas do gerenciamento, como, falta de experiência, falta de capital, atitudes erradas, localização, expansão inexplorada, gerenciamento de inventário impróprio, excesso de capital em ativos fixos, difícil obtenção de crédito e usar grande parte dos recursos do dono. Dornelas (2005), porém, explica que, não existe uma fórmula para fugir das armadilhas, a única forma é a capacitação gerencial, aplicação de conceitos teóricos para o aprendizado, e sempre planejar. O autor frisa que a razão e o raciocínio lógico, não são suficientes para fazer com que um empreendimento tenha sucesso, além disso, existe a arte de como as atividades devem ser seguidas, como todos os processos devem ser executados, como serão traduzidos em documentos e assim se tornando a maior ferramenta para o empreendedor, o plano de negócios. Bangs (1998) mostra a seguir por que é importante o plano de negócios: Estabelecer comunicação eficaz com parceiros, fornecedores, clientes e eficiência na comunicação interna. Entender e estabelecer o caminho a traçar. Gerenciamento de forma mais eficaz. Conseguir financiamentos. Monitoração da empresa. Identificação de oportunidades.

19 Características pessoais empreendedoras Segundo pesquisa, foram criadas dez características pessoais que identificam o perfil empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos e independência e auto confiança. Segundo Dolabela (2002) sem conotações determinísticas, tais características têm contribuído para a identificação e compreensão de comportamentos que podem levar o empreendedor ao sucesso, servindo de base para o ensino na área. O empreendedor não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, iniciá-las. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: chama para si as responsabilidades e parte para a solução. É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação. Segundo Bernhoeft (1997) a maioria dos empreendedores têm um ponto em comum: são pessoas que observaram um problema e o transformaram numa oportunidade. As oportunidades estão por toda parte. A questão é saber quais terão sucesso. O caminho é descobrir um mercado realmente grande ou que vai ser grande e ineficiente. Então, você entra com uma fórmula revolucionária de proporcionar valor para o consumidor. MAGAZINE, 2002). Descobrir oportunidades de negócio é o cerne da atividade do empreendedor. Quanto mais o mundo muda e evolui, mais oportunidades aparecem. É certo que os empreendedores devem seu sucesso, em grande parte, ao interesse por novas tendências e ao faro por oportunidades. (INC MAGAZINE, 2003). O empreendedor precisa constantemente pesquisar o mercado para identificar oportunidades que poderá explorar para expandir o negócio (exemplos: nichos de mercado, parcerias estratégicas, etc.), e deverá criar estratégias para aproveitar tais oportunidades.

20 20 Na pesquisa de oportunidades de negócio, é preciso evitar as armadilhas, as quais são situações enganadoras que se apresentam como oportunidades fantásticas, mas são passageiras. Para ser produtiva, a oportunidade de negócio deve responder não apenas às necessidades do mercado, mas também às do empreendedor. A oportunidade captada parece que precipita idéias em sua mente. A partir delas começa a ser construída a visão. Mas nada é assim tão fácil. Descobrir depende de procurar e para reconhecer é preciso conhecer - não confundir idéia de negócio com oportunidade de negócio. Não saber distinguir entre uma idéia e uma oportunidade é uma das grandes causas de insucesso. A confusão entre idéia e oportunidade é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Para Dolabela (2006), atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas somente um estudo de viabilidade, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio. O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente Ele é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento. O empreendedor nunca deixa de ter a esperança de ver seus projetos realizados, porque se bem informado, conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional. SCHLINDWEIN (2004). O empreendedor não se acovarda diante dos problemas e os encara como aliados ou pré-requisitos para outras lições. Não adianta dar as costas para o problema, enfrente-o de peito aberto, com coragem, determinação e gratidão. Ele veio para ajudá-lo, mesmo que você não esteja conseguindo ver. (ALMEIDA, 2001). A paixão pelo negócio central da empresa é o combustível para sustentar a perseverança do empreendedor. É o que faz com que ele encare os obstáculos e dificuldades que certamente irá enfrentar como desafios e oportunidades. Para o empreendedor não existem apenas problemas, existem problemas com soluções. (RAGONEZI, 2004). Pode-se dizer então que não há resultado sem persistência. Ela é uma condição para transformar uma idéia em algo real, mas cuidado, há persistência sem

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes 1 Em análise de qualquer empreendimento encontram-se dois tipos de empreendedor: o que empreende em relação à oportunidade

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR 1. BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR 1. BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS 1. BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS - faz as coisas antes de solicitado ou antes de ser forçado pelas circunstâncias; - age para expandir o negócio em novas áreas, produtos ou serviços; - aproveita

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza EMPREENDEDORISMO Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza ORGANIZAÇÃO CONCEITO: A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

RETRATO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS PESSOAIS

RETRATO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS PESSOAIS RETRATO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS PESSOAIS Andre Luiz Emmel Silva (Unisc) andre.emmel@ibest.com.br Jorge Andre Ribas Moraes (Unisc) jorge@unisc.br Muitas pesquisas e publicações surgiram nos últimos

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora

Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora Gestão Eficaz e Liderança Empreendedora O Mundo mudou. E o que eu tenho a ver com isso? Como as organizações desenvolvem-se nesse ambiente? A capacidade de mudança de uma organização é um dos fatores

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos)

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos) Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (pessoas e processos) Prof. José Carlos Alves Roberto, Msc. Mitos sobre o empreendedor Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade:

Leia mais

(Re)Empreendedorismo

(Re)Empreendedorismo (Re)Empreendedorismo A escolha é nossa Empreendedorismo Processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

Empreendedores em Informática

Empreendedores em Informática Empreendedores em Informática Introdução Existem riscos e custos para um programa de ação. Mas eles são bem menores que os riscos e custos de longo alcance de uma acomodação confortável. John F. Kennedy

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

8/8/2013. O empreendedor. Quem é o empreendedor? Empreendedores de sucesso. Página 4 de 32. Página 5 de 32. Página 6 de 32

8/8/2013. O empreendedor. Quem é o empreendedor? Empreendedores de sucesso. Página 4 de 32. Página 5 de 32. Página 6 de 32 Empreendedorismo por José Dornelas Página 1 de 32 Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio,

Leia mais

Empreendedorismo. O perfil empreendedor

Empreendedorismo. O perfil empreendedor Empreendedorismo O perfil empreendedor Empreendedorismo O perfil empreendedor O Empreendedor É uma pessoa capaz de transformar um sonho, um problema ou uma oportunidade de negócios em uma solução viável.

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

II UNIDADE : O ESPÍRITO EMPREENDEDOR

II UNIDADE : O ESPÍRITO EMPREENDEDOR 1. 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO PROFESSOR (A): NAZARÉ FERRÃO ACADÊMICO (A):------------------------------------------------ TURMAS: 5- ADN-1 DATA: / / II UNIDADE : O ESPÍRITO EMPREENDEDOR

Leia mais

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento.

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Por PAULA FRANCO Diante de um cenário empresarial extremamente acirrado, possuir a competência atitude

Leia mais

EMPREENDEDORISMO INTRAEMPREENDEDORISMO. Prof. Nilo Otani 25/08/2013

EMPREENDEDORISMO INTRAEMPREENDEDORISMO. Prof. Nilo Otani 25/08/2013 MPRNDDORISMO e INTRAMPRNDDORISMO Prof. Nilo Otani OS TRÊS PROBLMAS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕS Baixo nível de lealdade com as organizações; nfraquecimento do conhecimento organizacional; A diminuição do emprego

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EMPREENDEDORISMO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA EMPREENDEDORISMO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA A revolução do empreendedorismo O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS O que vamos ver hoje Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de oportunidades

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Empreendedorismo na prática

Empreendedorismo na prática Empreendedorismo na prática Autor: José Carlos Assis Dornelas Aluno: Douglas Gonzaga; Diana Lorenzoni; Paul Vogt; Rubens Andreoli; Silvia Ribeiro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo.

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. Nesta aula veremos o resumo de: O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. 1 VÍDEO 2 O INTRA-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

tecnologiae informática!

tecnologiae informática! Empreendedorismo Profª Evelyn Karinne Silva Bacharel em Ciência da Computação Especialista em Engenharia de Software www.evelynkarinne.wordpress.com Empreendedorismo tem tudo haver com tecnologiae informática!

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

SIMPÓSIO ENSINO MÉDIO INTEGRADO FOZ DO IGUAÇU

SIMPÓSIO ENSINO MÉDIO INTEGRADO FOZ DO IGUAÇU SIMPÓSIO ENSINO MÉDIO INTEGRADO FOZ DO IGUAÇU E I X O T E C N O L Ó G I C O : G E S T Ã O E N E G Ó C I O S O F I C I N A 2 : G E S T Ã O D E P E S S O A S E P R E S T A Ç Ã O D E S E R V I Ç O S Consultora

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

EMPREENDEDORISMO BIBLIOGRAFIA CORPORATIVO

EMPREENDEDORISMO BIBLIOGRAFIA CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO BIBLIOGRAFIA CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Os negócios não serão mais os mesmos em poucos anos Velocidade Custo X Receita cenário mudou Novos Concorrentes competição

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais