Alimentação saudável

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alimentação saudável"

Transcrição

1 dicas Alimentação saudável O que é uma alimentação saudável? É aquela que tem todos os alimentos de que necessitamos, com variedade e equilíbrio. Para quem vive com HIV e aids, a alimentação adequada ajuda a melhorar os níveis de CD4 (células de defesa) e a absorção intestinal além de diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos. Uma boa alimentação inclui todos os grupos de alimentos.

2 PASSOS para uma alimentação saudável A alimentação deve ser uma atividade prazerosa. Procure desfrutá-la em companhia da família ou amigos. Você deve se alimentar em períodos regulares. O ideal é fazer 3 refeições principais por dia e 3 pequenos lanches nos intervalos. Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Aproveite também as folhas, talos, cascas e sementes. Procure comer carnes magras, ovos, peixes ou proteína de soja, pelo menos uma vez por dia, quatro vezes por semana. Consuma fibras e alimentos integrais. Procure substituir a farinha e o arroz branco por produtos integrais. Feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de fibras Reduza o açúcar branco na alimentação. Prefira usar mel ou melado quando for necessário. Evite refrigerantes e guloseimas em geral. Reduza o sal. Use ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos. Evite usar gorduras animais. Use azeite ou óleo vegetal na alimentação e no tempero da salada. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, evitando tomar líquidos nas refeições principais. Procure reduzir bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas. Veja exemplos de cardápios saudáveis na última página.!

3 Devo ter algum tipo de cuidado especial com os alimentos? Sim. Um grande problema para as pessoas que vivem com HIV e aids são as doenças provocadas por alimentos contaminados, que podem causar vômitos, diarréias ou mesmo infecção alimentar. Veja algumas dicas para preservar a higiene dos alimentos: Antes de cozinhar, lave as mãos e use utensílios limpos. Deixe o lixo bem tampado e longe dos alimentos. Mantenha os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais. Cubra-os ou guarde-os em vasilhas bem fechadas. Descongele as carnes na geladeira e não em temperatura ambiente.

4 Não coma ovos crus. Os ovos devem ser bem lavados com água e sabão, para evitar a contaminação com salmonella, que pode existir na casca. Cozinhe os ovos até ficarem duros (6 a 8 minutos de fervura) ou frite-os até a gema ficar dura. O leite pasteurizado deve ser mantido na geladeira depois de aberto. Se não for pasteurizado, deve ser fervido antes de usar. Atenção ao prazo de validade: nunca consuma alimentos com prazo vencido. Corte em separado a carne e os vegetais e lave bem a tábua antes de manipular o próximo alimento. Evite usar a tábua de madeira; prefira as de plástico ou vidro. Não consuma alimentos com alterações de cor ou cheiro. Não use copos ou pratos rachados, pois os germes se acumulam nas rachaduras. Não coma carne crua.

5 ALIMENTANDO-SE EM SITUAÇÕES ESPECIAIS Alimentos contaminados, a ação do HIV, infecções diversas ou a própria medicação anti-retroviral podem ter como conseqüência a perda de peso, diarréia, náuseas e outros distúrbios. Em todas essas situações, é necessário redobrar os cuidados com a alimentação. Preste atenção nestas dicas. PERDA DE PESO Por que estou emagrecendo? A maior causa da perda de peso é a falta de apetite, mas pode ser também por dor ao engolir, feridas na boca, garganta e esôfago, diarréia, infecções, dificuldade de absorver os alimentos, efeito de algum medicamento, problemas psicológicos (como depressão) e problemas financeiros. A primeira coisa a fazer é descobrir a causa do emagrecimento e, nesse caso, o seu médico ou o seu nutricionista podem ajudá-lo.

6 Dicas para recuperar PESO! Fracione sua alimentação em pequenas refeições, várias vezes ao dia (3 refeições e 2 lanches) e insista em se alimentar, mesmo que esteja sem apetite. Consuma alimentos energéticos todos os dias (cereais, pães, arroz, mel, azeite, biscoitos, polpas de frutas com mel etc.). Enriqueça seus pratos adicionando leite em pó nas sopas, purê ou iogurtes; queijo ralado no macarrão, arroz e purê; gema de ovo nas sopas e azeite ou óleo nas saladas. Evite produtos dietéticos ou light. Dicas para melhorar o APETITE! Varie bastante as combinações entre os alimentos. Procure um visual bonito e colorido na hora de compor seu prato. Acrescente orégano, cominho, alecrim, manjericão ou louro à comida, para deixá-la mais saborosa. Experimente vitaminas, sucos, sopas ou sanduíches, como opções de refeição. Não tome líquidos durante as refeições.

7 NÁUSEAS E VÔMITOS O que devo fazer para melhorar o mal estar? Faça pequenas refeições, se possível a cada 2 ou 3 horas. Experimente comer, logo que acordar, alimentos secos como biscoitos de água e sal, biscoito de polvilho ou torradas, sem tomar líquido. No caso de vômitos, procure tomar bastante líquido, de preferência soro caseiro (veja no box), água de coco, sucos, bebidas isotônicas geladas, em pequenas quantidades. Prefira alimentos bem cozidos ou pastosos. Se quiser descansar após as refeições, sente ou deite com a cabeça mais alta que os pés.

8 Dicas para HIDRATAÇÃO oral! Soro caseiro 1 colher (rasa) de sopa de açúcar; 1 colher (rasa) de chá de sal; 1 copo de água filtrada ou fervida (200 ml). Tomar o soro em pequenas quantidades (1 colher de sopa a cada 5 / 10 minutos). Não deixe de comer. O estômago vazio pode piorar a sensação de náusea. Evite comer seus alimentos preferidos quando está com náusea ou vômito, porque, quando passa o mal estar, estes alimentos podem trazer recordações ruins. Não tome líquidos durante as refeições. Prefira beber nos intervalos. Evite alimentos gordurosos (incluindo frituras), muito temperados, doces e bebidas gasosas. Evite alimentos quentes. Prefira comidas frias ou à temperatura ambiente.

9 DIARRÉIA O que faço para evitar a desidratação? Beba bastante líquido entre as refeições: água, água de arroz (veja no box), água de coco, chás, sucos naturais coados e especialmente soro de reidratação oral (o mesmo para náusea e vômito). Lave e cozinhe bem os alimentos. Não deixe de comer; faça pequenas refeições de 2 em 2 horas. Evite açúcar e doces. Quais os alimentos mais indicados para quem está com diarréia? Alimentos ricos em potássio (banana, batata e carnes brancas). Pão branco, torradas, bolachas (maisena, água e sal, leite). Arroz, macarrão com molho caseiro (tomate sem casca e sem sementes).

10 Dica para TRATAR a diarréia Água de Arroz 1 colher de sopa de farinha de arroz (cheia) 200 ml de água! ½ colher de chá de açúcar (rasa) 1 colher de chá de óleo vegetal Dilua a colher de farinha de arroz em 100 ml de água, leve ao fogo e deixe ferver por 3-4 minutos. Deixe esfriar, acrescente o restante da água, o açúcar e o óleo. Misture bem até ficar homogêneo. Consuma durante o dia em pequenas porções. Batata, mandioquinha, cenoura, cará, inhame, mandioca, chuchu, abobrinha sem semente. Caldo de feijão ou lentilha. Carnes magras em geral (vaca, peixe, frango sem pele), de preferência grelhadas, assadas ou cozidas. Leite de soja, leite sem lactose, iogurte natural desnatado, queijo branco ou ricota. Frutas cruas ou cozidas sem casca (maçã, banana, pêra, goiaba sem semente). Sucos de frutas naturais (limão, maracujá, maçã, goiaba, acerola). Gelatina. Maisena, aveia e tapioca. 10

11 O que devo evitar comer? Frituras e alimentos gordurosos como maionese, lingüiça, salsicha, toucinho, queijos amarelos, chocolate, sorvetes cremosos e creme de leite. Enlatados em geral, sucos artificiais, doces em geral e salgadinhos. Alimentos que formam gases: repolho, brócolis, couve-flor, milho, pepino, pimentão, rabanete, nabo, salsão, cebola, alho poró e refrigerantes. Cereais integrais, legumes e verduras cruas, frutas secas. Leite integral ou desnatado. Alimentos crus. BOCA SECA Beba de 6 a 8 copos de água por dia. Chupe bala do tipo azedinha e de gengibre, ou masque chiclete sem açúcar. Umedeça os alimentos (pão, torrada e outros) antes de comê-los. Dê preferência a alimentos cozidos com caldos ou molhos. Enxágüe a boca com freqüência. Isso ajudará a refrescá-la. ATENÇÃO! Alimentos ácidos ou doces podem estimular a produção de saliva, mas podem também causar irritação na boca se houver alguma ferida. 11

12 FERIDAS NA BOCA OU DOR AO ENGOLIR Coma alimentos macios ou bem cozidos (sopas cremosas, purê de batata, maçã cozida, banana amassada, pão de fôrma, miolo de pão, gelatina, pudins e flans). Umedeça o pão ou o biscoito no leite, chá (camomila, erva doce, erva cidreira, hortelã), sopa ou outros líquidos para ficarem macios. Tome suco natural de caju, goiaba ou laranja lima como fonte de vitamina C. Eles ajudam na cicatrização das feridas. Ao invés de usar a colher, use um canudo para se alimentar de comidas líquidas (sopa, mingau etc.). Não coma alimentos apimentados ou ácidos. Evite alimentos e bebidas muito quentes. Prefira alimentos à temperatura ambiente ou frios e bebidas geladas. 12

13 AZIA OU QUEIMAÇÃO NO ESTÔMAGO Experimente tomar chás digestivos após a refeição, como chá verde, de hortelã ou de boldo. Evite condimentos, qualquer tipo de pimenta, alimentos gordurosos e café. Não se deite após a refeição. Procure descansar sentado ou recostado. Evite comer doces. PRISÃO DE VENTRE Aumente o consumo de fibras na dieta, comendo mais saladas de folhas e adicionando farelo de aveia, de arroz ou linhaça às refeições. Aumente a ingestão de água para, pelo menos, 3 litros por dia. Tomar pouco líquido aumenta a constipação intestinal. Pratique alguma atividade física. O movimento estimula a musculatura intestinal. Use azeite ou óleo vegetal nas verduras cruas. 13

14 Gases intestinais Evite alimentos que causem gases, como refrigerantes, cervejas, doces, brócolis, couve-flor, couve, feijão, batata-doce. Diminua o consumo de alimentos como milho, grão de bico, casca de frutas e verduras (alface, couve etc). Procure não pular nenhuma refeição. O ideal é seguir os horários habituais. Mastigue de boca fechada e não fale enquanto come, pois isso faz engolir ar demais, aumentando os gases intestinais. Febre e suores noturnos Aumente a ingestão de líquidos. Tome mais água, sucos de frutas frescas, sucos de vegetais ou água de coco, para repor os minerais perdidos pelo suor ou pela febre. Beba pelo menos 3 litros de líquidos ao dia. Mantenha uma alimentação variada, nos horários habituais. Aumente o consumo de massas, pães, cereais, arroz etc. 14

15 EVITANDO O EXCESSO DE PESO Dê preferência a saladas de verduras cruas, legumes refogados, frutas, carnes magras, leite desnatado, queijos magros (ricota, minas), iogurte desnatado e adoçantes artificiais. Procure evitar: carnes gordurosas, margarinas, frituras, molhos cremosos, chantilly, creme de leite, salgados fritos, tortas, bolos, biscoitos (principalmente os recheados), doces, açúcar em excesso, comidas gordurosas (feijoada, mocotó, rabada), macarronada, bebidas alcoólicas, salgadinhos e refrigerantes. Para reduzir a sensação de fome, tome 1 copo médio de água, meia hora antes do almoço e do jantar. 15

16 COLESTEROL ALTO Procure ter uma alimentação saudável, de acordo com orientação do nutricionista. Prepare os alimentos cozidos, assados ou grelhados. Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras: aveia, feijão, soja, verduras, legumes, frutas e alimentos integrais. Pratique exercícios regularmente e controle a pressão arterial. Consulte seu médico. Procure evitar ou diminuir o consumo de cigarro e álcool. Evite o uso de gorduras de origem animal, como bacon, toucinho e pele de aves. Diminua o consumo de óleo vegetal e, se possível, prefira o azeite de oliva. Reduza a quantidade de óleo e gorduras nas preparações. Evite frituras. 16

17 TRIGLICÉRIDES OU AÇÚCAR ALTO NO SANGUE Procure manter uma alimentação saudável, de acordo com orientação do nutricionista. Pratique exercícios regularmente. Consulte seu médico. Evite os salgadinhos, refrigerantes e alimentos gordurosos. Evite doces em geral (carboidratos simples). Dê preferência aos carboidratos complexos como pão, milho, farinha, trigo integral, aveia, arroz integral. Substitua o açúcar por adoçante. EXERCÍCIOS FÍSICOS Procure sempre a orientação de um profissional qualificado. A prática regular de exercícios estimula o sistema imunológico e é muito importante para as pessoas que vivem com HIV/aids. O ideal é fazer sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Os exercícios aeróbicos e de carga (como a musculação) são os ideais para prevenir as doenças cardíacas e os problemas causados pela lipodistrofia. Exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, bicicleta, dança, ginástica localizada, natação, hidroginástica, bicicletas ergométricas, esteiras. 17

18 A caminhada é uma boa atividade. Procure um local plano, sem subidas e descidas, para manter um ritmo constante. Ande mais depressa que o normal, mas sem correr. Comece com 10 minutos e vá aumentando aos poucos, conforme sua resistência, até chegar a 30 ou 45 minutos, pelo menos 3 vezes por semana. Os benefícios físicos dos exercícios são: coração e pulmões funcionando melhor, músculos maiores e mais fortes, ossos mais fortes, maior coordenação e flexibilidade, maior resistência (melhora os níveis de CD4+), melhor funcionamento do sistema digestivo, com maior aproveitamento dos alimentos e medicações. Os benefícios psicológicos dos exercícios são: aumento da auto-estima, alívio do estresse, melhora da depressão, do convívio social e da ansiedade. 18

19 EXEMPLOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CAFÉ DA MANHÃ Café com leite OU Iogurte com granola Pão com requeijão cremoso OU Pão com manteiga e queijo branco Banana OU Suco natural de fruta LANCHE DA MANHÃ Suco de laranja (natural) OU Banana ALMOÇO Arroz e feijão OU Arroz com talos e feijão Picadinho de carne OU Peixe ensopado Salada de alface e tomate OU Salada de folhas verde-escuras Brócolis refogado OU Suflê de legumes Melancia OU Laranja LANCHE DA TARDE Chá OU Suco de fruta Pão com geléia OU Torradas com patê Mamão OU Manga JANTAR Macarronada OU Arroz enriquecido com sementes Frango assado OU Carne assada Salada de agrião com cenoura OU Alface e tomate picados Vagem refogada OU Purê de abóbora Mexerica (tangerina ou bergamota) OU Salada de frutas LANCHE DA NOITE Leite batido com mamão OU Mingau de canjiquinha Biscoitos de água e sal OU Bolo de fubá

20 preve n ç ão p o s it a é prevenção, protagonismo e qualidade de vida para as pessoas que vivem com HIV.

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA

CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CARDÁPIOS PARA VÉSPERA E ANTEVÉSPERA DA COLONOSCOPIA CAMPO GRANDE MS JULHO DE 2008 Nutricionista Responsável: Dayane Belusso CRN 3 24696/P E-mail belussob@hotmail.com CARDÁPIO DA ANTEVÉSPERA DO EXAME DESJEJUM

Leia mais

Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico

Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico Centro Regional de Hematologia e Oncologia Importância da alimentação durante o tratamento do câncer Cuidar da alimentação durante a vida é importante

Leia mais

Guia de nutrição para pacientes e cuidadores

Guia de nutrição para pacientes e cuidadores Guia de nutrição para pacientes e cuidadores SUMÁRIO Prezado paciente...................... 03 O que fazer quando ocorrer.................. 04 Falta de apetite...................... 04 Dor na boca ou garganta..................

Leia mais

CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet. Chá Repousante

CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet. Chá Repousante CHÁS, SUCOS E VITAMINAS E SOPAS Fonte: Bebê gourmet Chá Repousante 1 saquinho de chá de maçã 1 saquinho de chá de erva doce 1 saquinho de chá de erva cidreira 600ml de água Ferva a água e jogue em cima

Leia mais

20 Receitas Econômicas e Nutritivas

20 Receitas Econômicas e Nutritivas 20 Receitas Econômicas e Nutritivas 1. ALMEIRÃO COM SOBRAS DE ARROZ 1 maço de almeirão 1 cebola picada 1 dente de alho 2 xícaras (chá) de arroz cozido 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo Escolha e lave bem o

Leia mais

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO ALIMENTAÇÃO NO VERÃO 1 - Quais os alimentos devem ser privilegiados no verão e quais devem ser evitados? Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável É saborosa, variada, colorida e com harmonia entre quantidades e qualidade! Sempre que possível faça as refeições junto à família,

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar.

Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Já está na mesa o novo cardápio da alimentação escolar. Prove as receitas, veja como está gostoso e, o mais importante, nutritivo! A Prefeitura de Ipatinga elaborou para você este livro com receitas que

Leia mais

Nossa Linha de Produtos

Nossa Linha de Produtos Nossa Linha de Produtos PerSHAKE Chocolate e Baunilha Fonte de proteína de soja, vitaminas, minerais e fibras. 0% Gordura, 0% Açúcar e 0% Sódio. A alimentação equilibrada vai além do bom funcionamento

Leia mais

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS (ALUNOS) Público Alvo: 6ºs E 7ºs ANOS (DISCIPLINA) Área de Conhecimento: MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORES: JANAINA ROSEMBERG

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO Setor: N o. do quest QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO PARA TODAS AS PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS Data da entrevista / / Hora de início: Nome do entrevistador: Nº de identificação: Nome: Sexo

Leia mais

SALADA Mix de alface Almeirão com tomate em cubos Acelga com beterraba cozida Alface americana com tomate

SALADA Mix de alface Almeirão com tomate em cubos Acelga com beterraba cozida Alface americana com tomate CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 30 de NOVEMBRO a 04 de DEZEMBRO 30/11/2015 01/12/2015 02/12/2015 03/12/2015 Lanche da Manhã Pão frances com queijo cremoso Pão de leite com presunto Cereal matinal (Flocos

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

Arroz e Feijão Maravilha

Arroz e Feijão Maravilha Arroz e Feijão Maravilha 40 g de abóbora picada 40 g de arroz 40 g de carne bovina picadinha 30 g de cenoura picada 40 g de chuchu picado 40 g de couve picada 30 g de feijão 30 g de repolho 10 g de cebola

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD

EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD EDITAL DO CONCURSO NUTRICHEF CSD 1. DO OBJETO O presente instrumento tem por objetivo selecionar receitas que priorizem a utilização de ingredientes naturais e nutritivos que assegurem pratos saudáveis,

Leia mais

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha:

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha: Café da manha: Dieta opção 1 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês sem miolo na chapa com 1 col. (sopa) rasa de margarina ou 1 fatia de queijo fresco ½ xíc. (chá) de cereal 1 xíc. (chá)

Leia mais

Receitas para as Festas de Fim de Ano

Receitas para as Festas de Fim de Ano Salada Agridoce 1 molho de alface americano 2 xícaras de chá de repolho roxo cortado bem fino 1 maçã vermelha, picada em quadradinhos pequenos 1 colher de sopa de uvas passas sem sementes 3 talos de aipo

Leia mais

Cardápio 2 a 6 de maio

Cardápio 2 a 6 de maio 2 a 6 de maio 4 Segunda 5 Terça 6 Quarta 7 Quinta 8 Sexta Melão e maçã Salada de beterraba, e vagem cozidos Frango desfiado com e ervilha Purê de batata Mexerica Bolo de Salada de abobrinha preto Iscas

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP CARDÁPIO DO LANCHE DA MANHÃ/TARDE- Educação Infantil Mês de Janeiro e Fevereiro 2ª FEIRA 1 iogurte (beber) sabor morango 4 biscoitos cream cracker c/ manteiga

Leia mais

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia.

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia. Dieta alimentar saudável com esta dieta você conseguira emagrecer ate 5 quilos em um mês sem prejudicar a saúde. Primeiro dia. 200 ml de leite desnatado, 1 colher de chá com azeite de oliva extra virgem,

Leia mais

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Unidade de Nefrologia Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Índice Como lidar com a ingestão de líquidos Quanto posso ingerir de carne / leite? Quais os alimentos que contêm maior

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO 02/11/2015 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 06/11/2015 Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina Cereal Matinal

Leia mais

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir.

Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha e servir. 1 BOLINHO DE JACARÉ I 1 kg. de carne de jacaré moída 100 g. de farinha de milho ou farinha de mandioca flocada 3 ovos inteiros 3 dentes de alho, picadinhos pimenta-do-reino e salsinha e cebolinha bem picadinhas

Leia mais

Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia

Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia Tema: Receitas para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia geralmente causam diversos efeitos colaterais que, apesar de serem temporários,

Leia mais

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Matinal Papinha de mamão Papinha de pêra Papinha de banana Papinha de manga Papinha de maçã Papinha de carne moída com, beterraba e couve Papinha de batata

Leia mais

Dieta do Mix de Fibras - 2 Kg em 4 Dias

Dieta do Mix de Fibras - 2 Kg em 4 Dias Dieta nas Festas Dieta nas Festas Selecionamos aqui três dietas eficazes para você se preparar antes das festas e uma dieta desintoxicante para recuperar seu corpo depois delas! Dieta do Mix de Fibras

Leia mais

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10 Acompanhamento Salada Sobremesa 01/09/10 Frango Assado com Creme de Cebola Brócolis alho e óleo Tomate Abacaxi 02/09/10 Bife a Role Purê de Batata cozida

Leia mais

Educação Integral OUTUBRO 2011

Educação Integral OUTUBRO 2011 03/10 Leite com doce de leite amanteigada Filé de frango com batatas Cenoura com vagem na manteiga Arroz doce Polenta ao molho Tiras refogada 04/10 Leite batido com gelatina Pão de forma integral com 05/10

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo CARDÁPIO JUNHO/05 Elaborado e aprovado por: Luiza Crozariol Campos Nutricionista CRN3 4488 Semana 0/06 0/06 03/06 04/06 05/06 Pão francês com Biscoito de leite com geleia com bolo de banana Bisnaguinha

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

Capitulo 1:Alimentação

Capitulo 1:Alimentação Introdução Nesse Ebook vou apresenta uma estrategia de 23 dias ou menos para você emagrecer até 6 kg. se seguir todas as orientações desse ebook a risca, você vai conseguir obter esses resultados até antes

Leia mais

Nem bem acabaram as festas de fim de ano e lá vem ele com toda sua festa, sua agitação... Noites mal dormidas, alimentação fora do horário,!!!!

Nem bem acabaram as festas de fim de ano e lá vem ele com toda sua festa, sua agitação... Noites mal dormidas, alimentação fora do horário,!!!! Nem bem acabaram as festas de fim de ano e lá vem ele com toda sua festa, sua agitação... Noites mal dormidas, alimentação fora do horário,!!!! Excessos ou faltas que podem trazer uma dor de cabeça por

Leia mais

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01

Lípidios (g) (g) MODO DE PREPARO. Vitamina C (mg) Açúcar g 7 27,09 6,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Cardápio nº 2455 - BISCOITO CASEIRO DE NATA E SUCO DE POLPA DE FRUTA os C Ca Mg Fe Zn Custo Açúcar g 8 30,96 7,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 R$ 0,01 Açúcar (suco) g 10 38,70 9,96 0,00

Leia mais

RECEITAS LIGHT. Angélica Nascimento. Como Cozinhar Sem gordura

RECEITAS LIGHT. Angélica Nascimento. Como Cozinhar Sem gordura 1 RECEITAS LIGHT Como Cozinhar Sem gordura Agora você não precisa mais deixar de comer todas as suas refeições prediletas. Este ebook contém receitas muito simples e fáceis que você pode fazer sem utilizar

Leia mais

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Receitas Salgadas Molho Básico de Carne Moída Arroz Vitaminado Brasileirinho Sopa de Feijão com Macarrão, Legumes e Carne Baião

Leia mais

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina

Tortas Salgadas. Bolo de Batata. Ingredientes: - 1 Kg batata cozida. - sal. - pimenta-do-reino. - 2 colheres de sopa de margarina Tortas Salgadas Bolo de Batata Ingredientes: - 1 Kg batata cozida - sal - pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de margarina - 1 xícara de queijo ralado - 3 colheres de sopa de maisena 1 / 27 - 1 xícara

Leia mais

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios.

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios. Mais saude com consultoria de Tapioca R$ Queime 5kg em 1 mês incluindo tapioca no cardápio Todas as matérias com especialistas Mais Saúde com Tapioca Ano 1, nº 1-2015 4,99 Receitas nutritivas Sucos, cereais

Leia mais

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JUNHO/2015 Observações: A utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois de no

Leia mais

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. REVISTA ELETRÔNICA O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia. CEIA SAUDável e em conta chester ou peru?

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015 01/06 02/06 03/06 04/06 05/06 Manhã - Bebida Suco de laranja Suco de limão Achocolatado Pão de batata com requeijão Biscoito salgado com mel Bisnaguinha com margarina Sobremesa Maçã Banana Uva Prato principal

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação 30/05 Leite com Pão de leite com Chá quente com laranja Bolacha rosquinha Salsicha com milho Abobrinha refogada Salada de beterraba Bolo de Leite com café Quibe assado com tomate Suco de laranja 31/05

Leia mais

Cachorro Quente de Forno

Cachorro Quente de Forno Cachorro Quente de Forno 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite 2 ovos 3 colher de sopa de fermentem pó 100 g de queijo parmesão ralado Recheio: 8 salsichas cozidas e picadas 1 cebola

Leia mais

Orientações para o preparo da papinha.

Orientações para o preparo da papinha. Orientações para o preparo da papinha. Olha o aviãozinho... As primeiras refeições são muito importantes para o bebê. Quando começa a comer outros alimentos além do leite materno, ele descobre novos sabores,

Leia mais

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL e PRÉ ESCOLA= MAIO DE 2015 SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite com ao molho pomodoro* Salada de alface Bebida láctea

Leia mais

Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Políticas Sociais Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional

Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Políticas Sociais Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional 1 Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Políticas Sociais Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional Manual de Receitas do Programa de Assistência Alimentar e Nutricional

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura do Município de Londrina Secretaria Municipal de Educação 30/05 Leite com Pão de forma com Mamão e banana com farinha láctea 31/05 Leite com café Pão de leite com 01/06 Omelete Batatas ao molho Salada de cenoura e beterraba cozidas Caqui Filé de frango grelhado

Leia mais

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes

Receitas colesterol. Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes Receitas colesterol Pizza marguerita de berinjela - Mariana e Priscila Ingredientes 2 berinjelas grandes (870g); 6 claras levemente batidas (180g); 2 dentes de alho grandes (15g); 12 colheres (sopa) de

Leia mais

Dieta Sólida Recomendações:

Dieta Sólida Recomendações: Dieta Sólida Sua dieta voltará a ter consistência normal, porém, de agora em diante, siga uma alimentação adequada, tanto em quantidade quanto em qualidade. Inclua fontes de vitaminas, minerais e proteínas

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br

www.500receitasparaemagrecer.com.br Olá, Querido (a) amigo (a), É com imenso prazer que trago para você este guia prático e fácil para ajuda-lo na tarefa árdua que é perder peso e principalmente mantêlo. O que dificulta muitas vezes manter

Leia mais

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô

18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA. Fabiana Nanô 18 RECEITAS FÁCEIS E SAUDÁVEIS PARA O SEU DIA A DIA Fabiana Nanô O que você encontrará neste ebook? Este ebook contém 18 receitas deliciosas para você fazer no dia a dia. São receitas fáceis de se preparar

Leia mais

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia!

Não deixe de aproveitar os pratos com a economia do TodoDia! Esta revista foi pensada para deixar você com água na boca do início ao fim. Nela, vou mostrar duas de minhas especialidades na cozinha: receitas de massas e tortas. Nada mais versátil para agradar à família

Leia mais

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES TERESINA-PI SETEMBRO/11 1 ORIENTADORAS: Adriana de Azevedo Paiva Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, Profa. da Disciplina Dietoterapia I da Universidade Federal do Piauí

Leia mais

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão

10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão 10 dicas para comer macarrão de maneira saudável Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Tradicional prato da culinária brasileira, o macarrão não é geralmente considerado um bom

Leia mais

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES. Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA DIABETES Elaboração de conteúdo: Equipe de Nutrição PRINCÍPIOS GERAIS PARA MANUTENÇÃO DA GLICEMIA (GLICOSE NO SANGUE) ADEQUADA: Perder peso, se estiver acima do adequado. Fazer

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 JULHO DE 30/07/2015 A 31/07/2015 2º Feira 3º Feira 4º Feira 5º Feira 30/07/2015 31/07/2015 Lanche da manhã Maçã Banana Arroz, Feijão Preto, Espaguete, carne coxinha da asa moída, molho de Almoço assada,

Leia mais

Manual AVANTE. Sirva-se e bom apetite!

Manual AVANTE. Sirva-se e bom apetite! Manual AVANTE Sirva-se e bom apetite! Sumário O seu estabelecimento como referência em alimentação de qualidade Conceito Alimentação Saudável O Programa Avante pela Qualidade de Vida O que temos para o

Leia mais

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 1 a SEMANA: CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 2 a 03/08/2015 Mini francês com margarina Banana picado Frango em Cubos com Legumes Abobrinha refogada Cenoura salteada no alho e manteiga Farofa Brasileira

Leia mais

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS

ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS ALIMENTOS EXTENSAMENTE AQUECIDOS RECEITAS SALGADAS WAFFLE/PANQUECA SALGADO Ingredientes 1 xícara chá de Farinha de Trigo 1 xícara chá de leite de vaca integral 1 ovo de galinha inteiro 1 colher chá de

Leia mais

Receitas com aproveitamento integral dos alimentos. Parceria: Gestão de Meio Ambiente. Agradecimentos. Centro de Convivência Infantil (CCI)

Receitas com aproveitamento integral dos alimentos. Parceria: Gestão de Meio Ambiente. Agradecimentos. Centro de Convivência Infantil (CCI) - Receitas com aproveitamento integral dos alimentos. Parceria: Gestão de Meio Ambiente Agradecimentos Centro de Convivência Infantil (CCI) Apresentação Uma alimentação saudável pode contribuir para a

Leia mais

Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015

Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015 Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015 1 a SEMANA: 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 de Presunto e queijo Pão de Forma c/ queijo e tomate Manga picada Bolo de chocolate recheado Bolacha Salgada Salada

Leia mais

Cozinha para Diabéticos

Cozinha para Diabéticos Cozinha para Diabéticos ÁGUA AROMATIZADA Rendimento: 1 jarra 1 lima da pérsia 4 ramos de alecrim 4 rodelas de gengibre fresco Água mineral Gelo Cortar a lima em fatias finas deixando ½ para espremer o

Leia mais

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca.

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Exemplo: A hora é você que decide somente estou dando um exemplo de horário; Café da Manha 7h Antes

Leia mais

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?

COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é? Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham

Leia mais

No caminho da alimentação viva - receitas

No caminho da alimentação viva - receitas No caminho da alimentação viva receitas RECEITAS LEITES: Leite de Girassol ½ xícara de semente de girassol hidratada ou germinada; 1 copo (200ml) de água mineral. Bater no liquidificador as sementes com

Leia mais

Residência Saúde 2012. Nutrição Clínica. Discursiva C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL

Residência Saúde 2012. Nutrição Clínica. Discursiva C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A Nutrição Clínica Discursiva Residência Saúde 2012 ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Discursiva 31/10/2011

Leia mais

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes:

Caldeirada de Peixe. Bolinho de Siri. Ingredientes: Modo de preparo: Ingredientes: Caldeirada de Peixe - 4 cebolas médias -8 dentes de alho - 6 tomates médios - 1/2 pimentão verde - 1/2 pimentão vermelho - 1/2 pimentão amarelo - 3 folhas de louro - salsa - coentro - 1,5kg batata - 2kg

Leia mais

BIFES Maneira de fazer os bifes: Maneira de servir os bifes: BIFE ABAFADO

BIFES Maneira de fazer os bifes: Maneira de servir os bifes: BIFE ABAFADO BIFES 1. Bife Abafado 2. Bife à Baiana 3. Bife à Crioula 4. Bife Empanado 5. Bife Enrolado 6. Bife Ensopado com Vagem 7. Bife de Filé Mignon 8. Bife de Grelha 9. Bife Guisado 10. Bife à Imperial 11. Bife

Leia mais

Cardápio de JUNHO 2016 Berçário e Maternal - LEBLON

Cardápio de JUNHO 2016 Berçário e Maternal - LEBLON 01/jun 02/jun 03/jun Ssuco de manga Alface-americana; Alface Salpicão de festa Pepino com gergilim Couve-flor com cenoura Rúcula com tomate seco e nozes Sopa de legumes Caldo verde Ervilha Quiche de queijo

Leia mais

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 05 a 09 de OUTUBRO 05/10/2015 06/10/2015 07/10/2015 08/10/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo cremoso Cereal Matinal (Flocos de milho) Pão francês com margarina Pão

Leia mais

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL ABÓBORA Abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo,

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL E SOCIALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL MARÇO DE 2015

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL E SOCIALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL MARÇO DE 2015 02/03 Leite com achocolatodo Omelete com espinafre ou ovos mexidos Moranga refogada Leite batido com café Torta de liquidificador com atum, azeitona e milho 03/03 Pão francês ou doce com margarina em cubos

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana Cereal de milho com Pão de beterraba com requeijão ou doce de Lanche da tarde Jantar 1.ª Semana Pão fatiado integral com Cuca integral de banana doce de frutas ou doce de Ovo cozido com cheiro verde colorido

Leia mais

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE

Entrada SALADA BOLOGNA OVO DE CODORNA PICANTE Entrada OVO DE CODORNA PICANTE 12 ovos de codorna 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 colher de café de vinagre Pimenta calabresa a gosto 1 pitada de sal 1 pitada de orégano 1 colher de chá de salsinha

Leia mais

A DIETA CERTA SAÚDE IATE

A DIETA CERTA SAÚDE IATE Ganhar músculos ou perder peso requer alimentos diferentes. Adequar o hábito alimentar aos objetivos garante resultados mais rápidos e eficazes A DIETA CERTA A alimentação equilibrada é essencial para

Leia mais

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e outros sintomas Nutricionista Camila Costa Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício InCor/FMUSP Será que o que você come influencia

Leia mais

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS VEGETAIS FOLHOSOS CONSUMO À VONTADE Acelga, agrião, aipo, alface, alcachofra, almeirão, broto de bambu, cogumelo, couve, couve-de-bruxelas, escarola, mostarda, palmito,

Leia mais

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821

Treinamento: Aproveitamento Integral de Alimentos Cód. 821 APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS Para higienização de hortifrutis: - 1 litro de água potável - 1 colher de sopa (10 ml) de água sanitária, sem perfume - Deixar de molho por 15 minutos CALDO NUTRITIVO

Leia mais

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE-FLOR NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR Os alimentos são fonte de energia e garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada à criança não pode se desenvolver ou crescer. O bom desenvolvimento corporal e intelectual exige

Leia mais

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (25/01) 3ª Feira (26/01) 4ª Feira (27/01) 5ª Feira (28/01) 6ª Feira (29/01) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO)

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (25/01) 3ª Feira (26/01) 4ª Feira (27/01) 5ª Feira (28/01) 6ª Feira (29/01) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO) 2ª Feira (25/01) 3ª Feira (26/01) 4ª Feira (27/01) 5ª Feira (28/01) 6ª Feira (29/01) Férias Férias Férias Pão francês com requeijão Suco de acerola Pão de fubá com manteiga Suco de limão Barquinhas de

Leia mais

LOTES 01- PERECÍVEIS FRIOS

LOTES 01- PERECÍVEIS FRIOS LOTES 0- PERECÍVEIS FRIOS 3 4 5 Lingüiça, do tipo calabresa, resfriada, industrialmente embalada, com SIF, embalagem plástica transparente atóxica não reciclada, contendo informações sobre o fabricante

Leia mais

Fundação Nacional de Saúde

Fundação Nacional de Saúde Fundação Nacional de Saúde Receitas de Dona Maria Receitas alternativas com o objetivo de incentivar o aproveitamento de alimentos Estudos e Pesquisas Brasília/DF, 2013 Copyright 2009 Ministério da Saúde.

Leia mais

Argolinhas. Capuccino da Vovó

Argolinhas. Capuccino da Vovó Capuccino da Vovó Argolinhas 1 lata de achocolatado pequena 1 lata de leite em pó instantâneo 150g de café em pó solúvel 1 colher de sopa de bicarbonato 1 pacote de chantily em pó canela em pó 6 colheres

Leia mais

Cozinha Experimental - Receituário para Diabetes e Hipertensão 17 Arroz doce surpresa diet Ingredientes 2 xícaras de água 1 xícara de arroz ½ litro de leite desnatado 1 colher de chá de essência de baunilha

Leia mais

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR

A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR ESCOLA DO SABOR O alimento é a nossa fonte de energia, a nossa garantia de sobrevivência. Sem uma alimentação adequada a criança não pode se desenvolver ou crescer. A COUVE CHINESA NA ESCOLA DO SABOR Uma

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecimentom Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De

Leia mais

Alimentação infantil Dicas para emagrecer

Alimentação infantil Dicas para emagrecer Alimentação infantil Dicas para emagrecer 01 Introdução Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo. Quando se fala em dieta ou disciplina alimentar

Leia mais

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten

É fundamental ler com atenção as embalagens dos produtos que devem ter a informação: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mix de farinha sem glúten Tema: Glúten O glúten é uma proteína presente em alguns grãos como trigo, cevada e centeio. A intolerância ao glúten de forma permanente é denominada doença celíaca. Nesse caso, o intestino apresenta dificuldade

Leia mais

EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE

EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE 1 EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE O gengibre é um rizoma com caules retorcidos, não sendo uma raiz. Este poderoso alimento é rico em propriedades medicinais, e usado há mais de 3 mil anos como remédio para

Leia mais

Ceia de Festas Equilíbrio

Ceia de Festas Equilíbrio Ceia de Festas Equilíbrio Entradas Salada Hortênsia Salada de Endivias, Salmão e Queijo Branco Tomate Rechedo com Quinua Acompanhamentos Arroz ao Creme de Ricota Farofa de Sementes Conchiglioni Recheado

Leia mais

BISCOITINHO DE QUEIJO

BISCOITINHO DE QUEIJO ÍNDICE DE RECEITAS Salgados Biscoitinho de queijo, 3 Cheesecake de salmão defumado, 4 Mousse de azeitona, 5 Nhoque de ricota, 6 Pão de queijo, 7 Samboussek, 8 Torta de queijo, 9 Doces Bolo de côco ralado,

Leia mais

Acompanhamentos Saudáveis para o Churrasco

Acompanhamentos Saudáveis para o Churrasco Acompanhamentos Saudáveis para o Churrasco Ingredientes do chá 20 rodelas de gengibre 5 colheres de sopa de capim limão 3 colheres de erva mate 1 litro de água mineral CAIPIFRUTAS DETOX do chá Cortar o

Leia mais