Capítulo 30. Quando compramos um scanner, recebemos o seguinte material:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 30. Quando compramos um scanner, recebemos o seguinte material:"

Transcrição

1 Scanners Capítulo 30 O scanner e seu software Quando compramos um scanner, recebemos o seguinte material: Scanner Cabo de conexão Placa de interface* Software para captura de imagens Software para edição de imagens Software para OCR (reconhecimento ótico de caracteres) Manuais diversos (*) No caso de modelos que usam interface paralela e em alguns casos de modelos SCSI. O software mais importante que acompanha o scanner é aquele responsável pela captura de imagens. Capturar ou digitalizar uma imagem consiste em varrer uma figura ou foto com o scanner, gerando assim um arquivo gráfico. Este arquivo pode ser gravado nos vários formatos disponíveis (PCX, TIF, BMP, JPG, etc.), ou então pode ser enviado diretamente a um editor gráfico para que a imagem seja processada antes da gravação. Dentro do próprio editor gráfico podemos usar um comando de aquisição de imagem, fazendo assim com que o software de captura seja ativado. Não somos obrigados a usar o editor gráfico que acompanha o scanner. Podemos utilizar qualquer outro que seja de nosso gosto. Contudo, o software para captura é de uso obrigatório, já que foi desenvolvido especificamente para o modelo de scanner que acompanha.

2 30-2 Hardware Total Atualmente qualquer editor gráfico é capaz de receber dados do scanner instalado, graças ao padrão TWAIN. O Windows possui um driver chamado TWAIN source manager, encarregado de fazer a conexão entre programas gráficos e os drivers dos scanners. Todos os programas gráficos modernos são TWAIN compatíveis, assim como ocorre com os scanners. Este padrão faz com que o reconhecimento do scanner pelos programas gráficos seja tão padronizado como é o uso do mouse. OBS: TWAIN não é abreviatura ou sigla de termo algum. Muitos brincam dizendo que significa Technology without an interesting name. Figura 30.1 Funcionamento do sistema TWAIN. A figura 1 mostra o funcionamento do sistema TWAIN. O centro de tudo é o TWAIN source manager, indicado como TWAIN.DLL (no Windows 9x existem dois gerenciadores, o TWAIN.DLL e o TWAIN_32.DLL). Programas Twain compatíveis enviam comandos ao gerenciador TWAIN de uma forma padronizada, pedindo-lhes que seja enviado o arquivo gráfico capturado pelo scanner. A maioria dos editores gráficos modernos possui um comando Scan (ou Acquire, ou ainda Capture), obedecendo ao sistema TWAIN. O gerenciador TWAIN, por sua vez, envia comandos padronizados ao driver do dispositivo de entrada apropriado. Não é comum, mas um computador pode ter diversos dispositivos de entrada TWAIN (TWAIN sources), como por exemplo, um scanner e uma câmera digital. Cada dispositivo de entrada de imagem deve ter o seu próprio TWAIN driver, que é fornecido pelo seu fabricante. O OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) é mais uma das interessantes aplicações dos scanners. Programas de OCR são capazes de receber de um scanner, um texto capturado a partir de um documento qualquer (o scanner trata este texto como um gráfico), e reconhece os caracteres existentes nesse texto, reconstituindo o texto original.

3 Capítulo 30 - Scanners 30-3 Assim podemos copiar um texto do papel para o computador, sem ter que digitá-lo. O reconhecimento ótico de caracteres envolve diversas técnicas especiais de processamento de imagem, mas mesmo assim não possibilita uma precisão de 100%, ou seja, alguns caracteres não chegam a ser reconhecidos, e o usuário deve retocá-los manualmente. Os programas para OCR também obedecem ao sistema TWAIN, o que faz com que possam utilizar qualquer modelo de scanner que também siga este padrão. Da mesma forma, se você comprou um scanner e não gostou do programa OCR que o acompanha, pode adquirir separadamente um OCR de seu agrado. Scanner com interface proprietária A instalação de um scanner pode ser dividida em duas etapas, sendo uma de hardware e uma de software. A etapa de hardware envolve a instalação da placa de interface e a sua conexão com o scanner. Isto independe do tipo de scanner, seja ele manual ou de mesa, o grau de dificuldade está relacionado apenas com a interface usada. Podemos encontrar os seguintes tipos de interface: Interface proprietária Interface SCSI Interface paralela Interface USB Vamos abordar a seguir as instalações de hardware, através de exemplos, começando pelas interfaces proprietárias. Usaremos como exemplo a interface proprietária que acompanha o scanner Genius ScanMate Color. Muitas interfaces proprietárias apresentam métodos de instalação similares ao deste scanner.

4 30-4 Hardware Total Figura 30.2 Scanner manual. A placa de interface que acompanha este scanner não possui o recurso PnP. Isto pode ocorrer com vários scanners, mesmo aqueles lançados após o Windows 95. No caso da placa que acompanha o Genius ScanMate Color, apenas o seu endereço de E/S é configurado por jumpers. A IRQ e o canal de DMA são configurados através do software de instalação que o acompanha. O Windows não consegue detectar a sua interface (como ocorre com a maioria das interfaces proprietárias), nem mesmo usando o comando Adicionar Novo Hardware. Antes de conectar a placa, é preciso identificar endereços de E/S, IRQs e canais de DMA livres, decidindo assim quais serão usados pela placa de interface. A instalação pode ser feita utilizando o software que acompanha originalmente o scanner, mesmo que seja próprio para Windows 3.x. Se for utilizado um software para Windows 3.x, é preciso antes usar o comando Reservar Recursos no Gerenciador de Dispositivos. Se o seu scanner já é acompanhado por um software de instalação próprio para Windows 9x, este já fará as atualizações no Gerenciador de Dispositivos, reservando automaticamente os recursos usados. Em geral os drivers de scanner para Windows 3.x funcionam no Windows 9x. Entretanto se você tiver problemas, pode obter drivers mais novos, a partir do site do fabricante do seu scanner na Internet. De acordo com o manual deste scanner, a placa de interface que o acompanha necessita dos seguintes recursos de hardware: Endereços de E/S, escolhidos entre , 2A0-2A3, ou Interrupção, escolhida entre IRQ5, IRQ10, IRQ11 ou IRQ12 Canal de DMA, escolhido entre DMA1, DMA3, DMA5 ou DMA6

5 Capítulo 30 - Scanners 30-5 Consultando os relatórios sobre uso de endereços de E/S, interrupções e canais de DMA apresentados pelo Gerenciador de Dispositivos, resolvemos usar para a nossa placa de interface de scanner, a seguinte configuração: Endereços de E/S: Interrupção: Canal de DMA: 2A0-2A3 IRQ11 DMA6 Na nossa placa existem dois jumpers, indicados como AD0 e AD1. Dependendo da situação de cada um deles (Open=sem jumper, Short=com jumper), teremos selecionado um dos quatro endereços possíveis. Jumpers Addresses 280H 2A0H 330H 340H AD0 Short Short Open Open AD1 Short Open Short Open O próximo passo é conectar a placa em um slot livre, o scanner no conector existente na parte posterior da placa, e ligar o computador. Instalamos então o software que acompanha a placa. Feita a instalação do software, é apresentado o quadro da figura 3. No nosso exemplo, indicamos que a placa irá usar DMA6 e IRQ11. Usamos a seguir o botão Hardware Test..., para capturar uma figura, verificando se o scanner está funcionando. Neste momento, não se preocupe com a qualidade da imagem, pois o objetivo é testar se as opções de DMA e IRQ são válidas. Figura 30.3 Indicando o canal de DMA e a linha de IRQ utilizada. Está terminada a instalação. A partir daí, o scanner já poderá ser usado por programas editores gráficos.

6 30-6 Hardware Total Scanner com interface SCSI Muitos scanners de mesa utilizam interfaces SCSI. Para tornar o custo mais baixo, essas interfaces SCSI são bem simples, não podendo ser utilizadas com todos os seus recursos como ocorre com as interfaces SCSI normais. Tratam-se de interfaces simplificadas, capazes de controlar exclusivamente os scanners que acompanham. Mesmo assim, o software de controle desses scanners permite que a ligação seja feita também em uma interface SCSI padrão. Na figura 4 vemos o início do programa de instalação do scanner Mustek Color Page. Temos a opção de instalar o scanner usando a interface SCSI simplificada que o acompanha (Mustek scanner interface card) ou uma interface SCSI padrão, como os modelos da Adaptec. Nesse caso, é preciso que antes de instalar o scanner, sejam instalados os drivers SCSI que acompanham a placa (ASPI manager). Figura 30.4 Selecionando o modelo de interface SCSI a ser usada. No caso do uso da interface SCSI simplificada que acompanha este scanner, precisamos indicar o endereço base por ela ocupada. Na figura 5 é usado o endereço 280. Assim como ocorre em qualquer instalação de placas de legado, precisamos antes checar se esses endereços estão livres pelo Gerenciador de Dispositivos. Configuramos então os jumpers da placa da forma adequada. Caso o software de instalação usado seja próprio para Windows 3.x, devemos reservar os recursos utilizados, através do Gerenciador de Dispositivos. Softwares de instalação para Windows 9x não necessitam desta reserva. Caso o seu scanner seja acompanhado apenas de drivers para Windows 3.x, você pode obter drivers atualizados para Windows 9x através da Internet.

7 Capítulo 30 - Scanners 30-7 Figura 30.5 Indicando o endereço base ocupado pela placa de interface. Você tem ainda a opção de conectar o scanner em uma interface SCSI padrão. Este procedimento pode ser usado, por exemplo, quando a interface SCSI simplificada que acompanha o scanner é extraviada ou danificada. Você poderá usar uma placa SCSI Adaptec, por exemplo, mesmo que seja um modelo simples e barato. Neste caso será preciso também adquirir um cabo SCSI externo, pois o cabo que acompanha o scanner normalmente usa conectores diferentes. Se você instalar uma placa controladora SCSI, não precisará necessariamente utilizar o software que acompanha o scanner. Pode comprar por exemplo uma placa Adaptec junto com o software EZ SCSI. Entre os diversos utilitários deste pacote, encontramos o Quick Scan, um programa capaz de controlar scanners SCSI conectados à placa Adaptec. Os scanners SCSI também precisam ter configurado o seu SCSI ID. Possuem em geral um grupo de chaves, ou então uma chave seletora para a programação do SCSI ID, como mostra a figura 6.

8 30-8 Hardware Total Figura 30.6 Indicando o SCSI ID do scanner. Scanner de interface paralela A instalação deste tipo de scanner é muito simples. Como o scanner está ligado na porta paralela, praticamente não existe mais nada a definir, em termos de hardware. Bastará indicar o drive e diretório onde será feita a instalação, e escolher quais são os softwares a serem instalados: driver Twain, Editor gráfico e OCR. Figura 30.7 Conexão de um scanner na porta paralela. A figura 7 mostra os passos envolvidos na instalação de um scanner paralelo: 1) Desconectar a impressora da porta paralela 2) Ligar o cabo da impressora no conector do scanner com a indicação Printer 3) Conectar o cabo do scanner no seu conector indicado como Computer 4) Ligar o cabo do scanner na porta paralela do computador 5) Ligar o adaptador AC no scanner (no caso de modelos que não têm fonte interna) 6) Ligar o adaptador AC na rede elétrica (ou o cabo de força do scanner)

9 Capítulo 30 - Scanners 30-9 Antes de instalar o software que acompanha o scanner, devemos checar se a porta paralela está corretamente configurada e sem conflitos, através do Gerenciador de Dispositivos (figura 8). Nesta ocasião podemos também testar se a impressora está funcionando corretamente. A porta paralela deverá estar configurada como ECP. Figura 30.8 A porta paralela está corretamente configurada. O scanner será reconhecido automaticamente pelo Windows, passando à etapa de instalação de drivers, assim como ocorre com outros dispositivos Plug and Play. A instalação do software que acompanha o scanner é similar à instalação da maioria dos softwares. Será perguntada a linguagem, o diretório da instalação, o nome do usuário e da empresa. Eventualmente pode ser também perguntado o tipo de instalação (Normal, mínima ou personalizada). A figura 9 mostra as opções de uma instalação personalizada. Além dos drivers, podemos instalar também um editor gráfico (no exemplo, o Photo Magic 4.0), um programa de OCR (Type Reader) e um manual do usuário. Terminada a instalação devemos reiniciar o computador.

10 30-10 Hardware Total Figura 30.9 Escolhendo os softwares a serem instalados. Usando um scanner manual Para mostrar como é feita a captura de imagens, ilustraremos esta operação usando o programa Ulead PhotoImpact. Assim como ocorre com todos os programas gráficos, existe um comando File / Acquire (ou File / Scan), mostrado na figura 10. Encontramos também agregado a este comando, um próprio para fazer o selecionamento do Twain Data Source a ser usado. Quando um PC possui instalados, por exemplo, um scanner e uma câmera digital, existirão dois Twain Data Sources. Figura Comandos relativos ao scanner. No nosso exemplo, temos instalados drivers para um scanner Genius ScanMate Color e para uma câmera digital Canon PowerShot 600. Fazemos então a seleção do scanner, como mostra a figura 11.

11 Capítulo 30 - Scanners Figura Selecionando o Twain Data Source. Uma vez feita a seleção, usamos o comando File / Acquire / Image. Entra em ação o Twain Data Source apropriado, ou seja o programa que faz a comunicação com o scanner, mostrado na figura 12. Este quadro poderá variar de um scanner para outro, mas em geral os comandos são semelhantes. Figura Programa para aquisição de imagens do scanner. Encontramos neste programa, comandos para definir as dimensões da imagem a ser escaneada, o modo gráfico (color/mono, por exemplo) e a resolução. Existem ainda comandos para configurar o hardware (alterar IRQ e DMA, caso seja necessário) e um botão Scan para dar início à captura. Na figura 13 temos a captura em andamento. À medida em que movemos o scanner, a imagem lida é transferida para uma janela de controle. Esta janela possui três indicadores, um verde, um amarelo e um vermelho. Serve para indicar se a velocidade de movimentação do scanner está dentro de limites seguros. Dependendo da velocidade do processador e da resolução escolhida, pode ser necessário mover o scanner bem devagar.

12 30-12 Hardware Total Figura Captura em andamento. Terminada a captura da imagem, a janela do Twain Data Source assumirá o aspecto mostrado na figura 14, já com a figura representada. Para retornar ao programa que solicitou a figura, clicamos em OK. Figura Terminada a captura da imagem. A figura capturada será transferida automaticamente para o programa que a solicitou, no nosso caso o PhotoImpact. Na figura 15 temos a figura já aberta pelo programa, pronta para ser processada e armazenada em um arquivo gráfico.

13 Capítulo 30 - Scanners Figura Figura capturada. OCR com scanners manuais O reconhecimento ótico de caracteres pode ser utilizado com scanners manuais, porém existe uma grande limitação, que é o tamanho máximo que pode ter o documento capturado. Para reconhecer os caracteres de uma folha tamanho A4, por exemplo, é preciso usar o scanner duas vezes. Apesar de funcionar, acaba sendo muito trabalhoso. Veja mais adiante a seção sobre uso de OCR em scanners de mesa, pois a operação com scanners manuais é semelhante, apenas sendo diferente na forma de passar o scanner. Usando um scanner de mesa Também chamados scanners de página, esses modelos têm a capacidade de capturar de uma só vez, imagens em formatos maiores, como A4, carta e ofício. O uso dos softwares que acompanham esses scanners é muito parecido com o dos softwares para scanners manuais. Através de um editor gráfico qualquer, usamos o comando File / Scan, File / Acquire ou similar. Entrará em ação o Twain Data Source. Quando um PC possui mais de um dispositivo Twain compatível instalado (ex: scanner e câmera digital), é preciso antes usar o comando File / Select Source para indicar qual deles irá gerar a imagem. Os scanners de mesa possuem uma função chamada Prescan (pré-escanear) ou Preview. Com ela, é feita uma captura de rascunho em baixa resolução, e muitas vezes sem usar cores, da extensão completa da imagem. A partir desta imagem, podemos marcar um retângulo que delimita o trecho

14 30-14 Hardware Total desejado. Na figura 16 colocamos no scanner a página de uma revista e fizemos o selecionamento da sua ilustração a ser capturada. Figura Usando a função pré-escanear e dimensionando a área desejada. Neste programa sempre encontrarmos, não importa qual seja o modelo do scanner, um comando para definir características da imagem. No nosso exemplo, este comando é obtido pelo botão Painel. Será apresentado o quadro da figura 17, no qual podemos selecionar o modo de cores (preto e branco, escala de cinzas ou RGB), a resolução ótica, a escala (100% resulta no tamanho normal, valores maiores ativam a resolução interpolada), e ainda controles para ajuste de brilho, contraste e formação de negativos. Figura Selecionando o modo de captura.

15 Capítulo 30 - Scanners Depois de delimitar a área e definir os parâmetros de captura, usamos o botão Scan (escanear). A imagem será capturada e transferida para o editor gráfico. Usando programas de OCR Todos os scanners são acompanhados de programas de OCR, mas nem sempre esses programas reconhecem os caracteres acentuados do idioma português principalmente os modelos importados de forma extra-oficial. Alguns deles possuem um Setup para selecionamento do idioma, como o Wordlinx, mostrado na figura 18. É possível que você consiga comprar um excelente scanner por um bom preço, mas acompanhado de um programa inadequado para nosso idioma. É possível também que encontre scanners não tão bons, mas com um bom programa de OCR para português. Se você não estiver satisfeito com o seu OCR, pode adquirir outro em separado, já que todos eles são compatíveis com qualquer modelo de scanner, graças ao padrão Twain. Figura Selecionando o idioma português. Muitos programas de OCR possuem um comando Scan que dá acesso ao Twain Data Source. Observe que em geral os programas para OCR recomendam usar o modo Line Art (preto e branco) e a resolução de 300 dpi. Consulte o manual do seu programa para checar qual é a resolução mais indicada. Alguns programas para OCR operam de forma diferente. O Type Reader, por exemplo, possui um comando Twain / Acquire, que faz automaticamente a captura de toda a extensão da página localizada no scanner, usando a resolução padrão, que no seu caso é 300 dpi. O documento será inicialmente capturado como uma imagem, como vemos na figura 19. É preciso verificar se na imagem capturada, o texto está legível, e se não está posicionado de forma inclinada. Muitas vezes as partes brancas

16 30-16 Hardware Total da figura ficam cheias de manchas pretas, como em uma fotocópia de má qualidade. Devemos ajustar o brilho e o contraste até obter uma boa imagem. Este ajuste pode ser feito pelo programa OCR ou pelo Twain Data Source. Figura Página capturada pelo OCR na forma de imagem. O comando View / Zoom permite ampliar a imagem capturada, e desta forma podemos checar sua qualidade, como vemos na figura 20. Quanto melhor a qualidade da imagem, mais facilidade o programa de OCR terá para fazer a conversão para texto. Figura Checando a qualidade da imagem capturada. Depois de capturada a imagem, usamos no Type Reader os comandos Locate (para delimitar as colunas de texto) e Recognize (para converter em texto). Note que quando um OCR não reconhece o idioma português, ou quando não está configurado para o português, os caracteres acentuados não

17 Capítulo 30 - Scanners serão reconhecidos. No caso do Type Reader, basta usar o comando Language / Portuguese, habilitando assim o reconhecimento dos caracteres acentuados de nossa língua. A figura 21 mostra um trecho reconhecido, primeiro sem a configuração para o português (esquerda), depois com o idioma português habilitado (direita). Figura Texto reconhecido, sem idioma português e com idioma português. Depois de ter o texto reconhecido, usamos o comando File Save. Podemos assim salvar um arquivo de formato TXT contendo o texto capturado (no caso do Type Reader, é preciso gravar no formato DOC, do Microsoft Word, para que os acentos sejam preservados). Agora podemos abri-lo com um editor de textos e fazer sua formatação e checagem gramatical. Os programas para OCR não são 100% eficientes, e sempre será necessário fazer correção ortográfica e reformatar o texto. O trabalho do OCR não é perfeito, mas é muito melhor que ter o trabalho de digitar todo o texto. ///////////// FIM ///////////////

Instalando a placa de rede

Instalando a placa de rede Instalando a placa de rede A instalação dos drivers e a configuração de uma placa de rede no Windows 98 independe do tipo de cabo utilizado. Este tipo de instalação não é muito diferente da instalação

Leia mais

D4600 Duplex Photo Printer

D4600 Duplex Photo Printer KODAK D4000 Duplex Photo Printer D4600 Duplex Photo Printer Guia do driver da impressora Janeiro de 2015 TM/MC/MR Licenciado a partir da Eastman Kodak Company: Kodak Kodak Alaris Inc. 2400 Mount Read Blvd.,

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3.

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar o IRIScan Express 3. O software fornecido com este produto é o Readiris Pro 12. Para obter informações detalhadas sobre todos os recursos

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços Web permite aos usuários do Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação FI-7160 Funções O melhor custo-benefício da categoria Alimentador de grande volume Equipado com LCD Equipado com função de proteção avançada de papel Redutor de Desvio - mecanismo estável de alimentação

Leia mais

fi-5950 Scanner de imagem

fi-5950 Scanner de imagem P3PC-3062-04PT fi-5950 Scanner de imagem Instruções básicas Agradecemos por ter adquirido o Scanner Color Duplex fi-5950. Este manual descreve as funções básicas do fi-5950. Para operar o fi-5950 corretamente,

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

CARACTERÍSTICAS: Índice:

CARACTERÍSTICAS: Índice: Índice: Características. Menu principal. Reprodução de Músicas. Radio FM. Foto. Gravação de áudio. Reprodução de Vídeos. Reprodução de Imagens. Livro Eletrônico. Jogos. Ferramentas. Calendário. PC Cam.

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Capítulo 31. Câmeras digitais

Capítulo 31. Câmeras digitais Capítulo 31 Câmeras digitais Câmeras digitais produzem fotos sem utilizar filmes. As imagens captadas são armazenadas na sua memória, podendo ser posteriormente transferidas para um computador. Uma vez

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

1. Usar o scanner IRISCard

1. Usar o scanner IRISCard O Guia Rápido do Usuário ajuda você a instalar e começar a usar scanners IRISCard Anywhere 5 e IRISCard Corporate 5. Os softwares fornecidos com esses scanners são: - Cardiris Pro 5 e Cardiris Corporate

Leia mais

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor.

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor. Capítulo 5 Placas de vídeo Visão geral das placas de vídeo Esta placa está presente em todos os PCs, exceto nos que possuem placas de CPU com os circuitos de vídeo embutidos. A maioria dos PCs produzidos

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Notas de lançamento do software para os scanners Kodak da série i700

Notas de lançamento do software para os scanners Kodak da série i700 Notas de lançamento do software para os scanners Kodak da série i700 Resumo da versão CD 1.22 Objetivo da versão: esta versão (CSM4) foi criada para dar suporte aos sistemas operacionais Windows 7 (32

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 02/2010.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 02/2010. 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 02/2010. ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2 ESCOPO DO FORNECIMENTO 1. Constitui o objeto desta

Leia mais

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento 1 Antes de mais nada, é extremamente necessário lembrar que para tratar uma imagem é necessário que o monitor de seu computador esteja calibrado

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Yamaha UX16 - Interface MIDI-USB

Yamaha UX16 - Interface MIDI-USB Yamaha UX16 - Interface MIDI-USB A UX16 é uma interface MIDI que transfere dados em alta velocidade para o computador, através da conexão USB, e permite a execução simultânea de até 16 canais de MIDI.

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc.

Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. Bem-vindo! Mustek Systems, Inc. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As empresas, nomes e dados utilizados nestes exemplos são fictícios, a menos que o

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Scanner Portátil ScanSnap S1100

Scanner Portátil ScanSnap S1100 Scanner Portátil ScanSnap S1100 Um dos menores scanners A4 móveis do mundo O scanner de documentos ScanSnap S1100 transcende os limites de tamanho para portabilidade extrema, ao mesmo tempo em que oferece

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

HP Scanjet série G4000. Guia do usuário

HP Scanjet série G4000. Guia do usuário HP Scanjet série G4000 Guia do usuário Conteúdo 1 Como utilizar o scanner...2 Onde obter informações adicionais...2 Acessibilidade...2 Como utilizar o software HP Photosmart...3 Visão geral do painel

Leia mais

Observação: nenhum problema foi encontrado ao usar os drivers USB padrão do Windows 7 com scanners Kodak que têm interface USB.

Observação: nenhum problema foi encontrado ao usar os drivers USB padrão do Windows 7 com scanners Kodak que têm interface USB. Contexto: A Microsoft reescreveu completamente a interface de barramento 1394 (Firewire) para o lançamento do Windows 7. De acordo com a Microsoft: O driver de barramento 1394 foi reescrito para o Windows

Leia mais

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0

Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0 Manual de Instalação do GRAVADOR DE DVD USB2.0 Conteúdo Versão2.1 Capítulo1 : Instalação do GRAVADOR DE 2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulo

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o Skanlite 6 2.1 Seleção do Scanner.................................... 6 3 Janela Principal do Skanlite 8 3.1 Digitalizando........................................

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 Obrigado por escolher o DVR USB ST-104 DIMY S. Por favor, certifique-se que a operação do produto esta de acordo com este manual para garantir a estabilidade do sistema

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Índice. Instalação de driver no Windows Vista

Índice. Instalação de driver no Windows Vista 1 Índice Instalação de driver no Windows Vista...1 Atualização de driver no Windows Vista...5 Como se comunicar à uma rede Wireless no Windows Vista...6 Instalação de driver no Windows Vista Passo 1- baixe

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO

HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO v1.0.br Part number: 575739-001 Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER

MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER MANUAL DO UTILIZADOR DO SCANNER Capítulo 1: Iniciação da digitalização Capítulo 2: A caixa de diálogo TWAIN Apêndices Índice 2 Iniciação da digitalização Get (Acquire) and Use the Scan Dialog Box... 3

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário Sumário: Gerando um arquivo PDF 3 Como assinar digitalmente um documento PDF 17 O Assinador Livre

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300 GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO SCANSNAP S300 Pag 1 Leia este guia antes de ligar o scanner ao PC Este documento descreve a instalação e a configuração do scanner ScanSnap S300 da Fujitsu. Este guia disponibiliza-lhe

Leia mais

Guia de Instalação e Utilização da ScanSnap S-510 Garantia do Fabricante do Equipamento

Guia de Instalação e Utilização da ScanSnap S-510 Garantia do Fabricante do Equipamento Prezados Senhores, Inicialmente gostaríamos de agradecer seu pedido e manifestar nossa satisfação em atendê-los. A instalação e utilização do Scanner adquirido é muito simples. Junto com o equipamento

Leia mais

Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows

Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows Página 1 de 5 Guia de conexão Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows Antes da instalação do software da impressora para Windows Uma impressora conectada localmente é uma impressora

Leia mais

Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press. Guia de impressão

Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press. Guia de impressão Splash RPX-iii Xerox 700 Digital Color Press Guia de impressão 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto.

Leia mais

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Para produzir os mapas de campo, que são baseados em pontos instantâneos de atributos específicos, como a produtividade,

Leia mais

NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2

NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2 NX- USB MANUAL DO USUARIO V1.2 NEVEX Tecnologia Ltda Copyright 2014 - Todos os direitos Reservados Atualizado em: 24/09/2014 IMPORTANTE Máquinas de controle numérico são potencialmente perigosas. A Nevex

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen TM Executive 7.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen TM Executive 7. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen TM Executive 7. As descrições fornecidas neste guia são baseadas no sistema operacional Windows 7. Leia este guia antes de operar este

Leia mais

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir:

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: ColREP Sistema Colore para Representantes Comerciais (INSTALAÇÃO). Pag. 1 Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: 1º Caso não esteja de posse od CD-Rom de instalação,

Leia mais

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação Os cabo de programação modelo TCC TP02-USB foi desenvolvido para atender a necessidade de conexão em porta USB do computador

Leia mais

Impressoras. Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Instrutor Antonio F. de Oliveira

Impressoras. Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Instrutor Antonio F. de Oliveira Impressoras Para acessar a pasta impressoras, entre em MeuComputador e clique no ícone abaixo. Pasta Impressoras Contém ícones para adicionar impressoras bem como ícones de todas as impressoras instaladas

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Asset Management Software Client Module. Guia do Usuário

Asset Management Software Client Module. Guia do Usuário Asset Management Software Client Module Guia do Usuário Módulo do Cliente do Kodak Asset Management Software Configurações de status e ativos... 1 Menu de status de ativos... 2 Menu de configurações de

Leia mais

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Versão: 6.6.x Escrito por: Product Documentation, R&D Data: Outubro de 2011 ImageNow e CaptureNow são marcas comerciais registradas da Perceptive Software.

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ VERSÃO 9.0.1.5 SARA - PC Scanner com Voz Freedom Scientific 1 Sumário SARA PC Scanner com Voz... 3 Botões do Scanner... 3 Software do Scanner:...

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software.todas as informações

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Manual do Usuário RightFax

Manual do Usuário RightFax Manual do Usuário RightFax Sumário 1. Objetivo... 1 2. Funcionamento do Cliente RightFax... 1 2.1 Principais Características dos Clientes... 1 3. Envio de Fax Através do FaxUtil... 2 4. Recebendo Fax Através

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

Manual do Usuário. Windows 7/Vista/XP. iotablet Driver

Manual do Usuário. Windows 7/Vista/XP. iotablet Driver Manual do Usuário Windows 7/Vista/XP iotablet Driver I. Informações Gerais 2 1. Aspectos Gerais 2 2. Função da Mesa digitalizadora 2 3. Requisitos do Sistema 2 4. Instalação do Driver 3 5. Instalação do

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia rápido do utilizador ajuda-o a dar os primeiros passos com o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respetivo software.

Leia mais

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 Editor Rápido ipldk Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Edição Data Descrição das Alterações Versão S/W Versão MPB Edição 1 Out/2006 Lançamento Inicial C.7Aa ~ C.7Aa - i - Conteúdo 1.

Leia mais

Instruções para Transferência de Dados OPL9728

Instruções para Transferência de Dados OPL9728 Instruções para Transferência de Dados OPL9728 1.0 Preparação para Configuração do PC Para carregar o aplicativo nos coletores da linha OPL972X, baixe e instale o aplicativo APPLOAD e siga as instruções

Leia mais

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser Phaser 5500. Este tópico inclui:

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser Phaser 5500. Este tópico inclui: Opções avançadas Este tópico inclui: "Imprimindo páginas de separação" na página 2-68 "Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel (várias em 1)" na página 2-69 "Imprimindo livretos" na página

Leia mais

Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G16

Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G16 Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G16 Primeiros passos O procedimento para utilização da função Wi-Fi para enviar imagens de uma câmera para um computador é explicado nas quatro

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários MANUAL DO SCANNER FUJITSU FI-6240

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários MANUAL DO SCANNER FUJITSU FI-6240 Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários MANUAL DO SCANNER FUJITSU FI-6240 MAIO/2009 Índice 1) Acessar o programa... 3 2) Digitalizar uma imagem... 4 3) Digitalizar

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain

Leia mais

Capítulo 33. Neste capítulo abordaremos vários recursos de rede presentes no Windows, incluindo a instalação e utilização de:

Capítulo 33. Neste capítulo abordaremos vários recursos de rede presentes no Windows, incluindo a instalação e utilização de: Redes Capítulo 33 Mostraremos neste capítulo como fazer a instalação de uma rede de PCs. Abordaremos as etapas de hardware, que são universais para qualquer tipo de rede. Veremos também como utilizar a

Leia mais

Guia Rápido do Usuário. 1. Instalação do Readiris TM. 2. Como iniciar o Readiris TM

Guia Rápido do Usuário. 1. Instalação do Readiris TM. 2. Como iniciar o Readiris TM Guia Rápido do Usuário Este Guia Rápido do Usuário foi elaborado para ajudar você a instalar e começar a usar o Readiris TM 15. Para obter informações detalhadas sobre todos os recursos do Readiris TM,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL Termos de Garantia Este produto é garantido contra defeitos de fabricação. Os casos abaixo não estãocobertos pela garantia:. Vazamento ou oxidação das pilhas/bateria..

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

1. Informações Gerais

1. Informações Gerais 1. Informações Gerais Guia de Utilização Samsung PST TDMA 1.1 Pré-Requisitos para utilização do software 1º - Noções básicas de informática! (Manipulação de arquivos, instalação e utilização de programas)

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P 1. Introdução ao Tablet PC 1.1 Diagrama geral do Tablet PC Diagrama Frontal: Figura 1-1. Diagrama Lateral: Figura 1-2 Diagrama Traseiro: Figura 1-3 1.2 Tablet PC - Uso

Leia mais

Atualização de computadores para Windows 10 ATUALIZAÇÃO SIMPLES. Windows10. Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV.

Atualização de computadores para Windows 10 ATUALIZAÇÃO SIMPLES. Windows10. Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV. Atualização de computadores para Windows 10 ATUALIZAÇÃO SIMPLES Windows10 Disponível para os seguintes modelos: CCE AIO A41, A45 e D4030TV. CCE Desktop E365, C23, C43 CM23 e M23. CCE Notebook U25, U25B,

Leia mais

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3.

Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Book 3. Este scanner é fornecido com os aplicativos Readiris Pro 12 e IRIScan Direct (somente Windows). Os Guias Rápidos do Usuário

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES

CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES CÂMERA FILMADORA DE AÇÃO HD 720P COM CAIXA ESTANQUE E SUPORTES MARCA VIVITAR MODELO DVR783HD MANUAL DE INSTRUÇÕES 1. Conteúdo da Embalagem LEIA PRIMEIRO 1. Câmera Filmadora digital 6. Caixa estanque à

Leia mais