NOTICIÁRIO 00 MAISALTO. Foto Hélder Afonso Foto Hélder Afonso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTICIÁRIO 00 MAISALTO. Foto Hélder Afonso Foto Hélder Afonso"

Transcrição

1 NOTICIÁRIO EPAF testam na Base de Monte Real o software M6.1 para o F-16MLU Decorreu entre 28 de Abril e 10 de Maio na Base Aérea nº 5 (BA5), em Monte Real, a avaliação operacional Early Operational Assessment (EOA) que faz parte de uma das fases do Programa de Testes e Desenvolvimento do software M6.1 da aeronave F-16MLU. O EOA, complementado posteriormente com a fase do Operational Test & Evaluation, permite uma avaliação e controlo da futura versão operacional e possibilita introduzir correcções e/ou alterações a este programa que deverá estar concluído para implementação no segundo semestre de A versão M6.1 apresenta avanços significativos para o sistema de armas F-16 que se traduzem numa maior capacidade e velocidade de transferência de informações para a aeronave relativas à missão; em informações sobre a identificação de outras aeronaves, nomeadamente as hostis; na simplificação da integração de armamento ar/solo; em actualizações nos sistemas de navegação e comunicações e, por último, na actualização do sistema Targeting Pod. Na BA5, estiveram envolvidas nove aeronaves F-16MLU e duas centenas de militares das nações que integram as European Participating Air Forces (EPAF) Portugal, Holanda, Noruega e Bélgica, à excepção da Dinamarca que por motivos operacionais efectuou os voos de teste no seu território. Foto SAj Rui Bruno Foto Hélder Afonso Foto Hélder Afonso Força Aérea no SEGUREX 2011 Entre os dias 16 e 19 de Março, a Força Aérea esteve presente no SEGUREX Salão Internacional de Protecção e Segurança, que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa. Ocupando dois pavilhões de exposição, o certame contou com a participação de outros organismos do Ministério da Defesa Nacional, cuja presença pretendeu destacar o papel das Forças Armadas no âmbito da Segurança Nacional, designadamente no apoio às populações. Núcleo de Material Aéreo do CFMTFA promove palestra Decorreu no passado dia 15 de Março, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, uma palestra promovida pelo Núcleo de Material Aéreo, dirigida aos alunos dos cursos de formação de Oficiais/RC, Sargentos/QP e Praças/RC da especialidade de Manutenção de Material Aéreo (MMA). A iniciativa visou proporcionar aos alunos um contacto com militares mais experientes da especialidade, promovendo uma ligação entre a formação e as manutenções dos sistemas de armas.

2 Esquadra 751 na Internet Desde o passado dia 22 de Março que a Esquadra 751, sedeada na Base Aérea nº 6, no Montijo e que opera o helicóptero EH-101 Merlin, tem uma página na Internet em Com mais de 2500 vidas salvas, a Esquadra, através da sua página, dá ao público a possibilidade de conhecer em pormenor a sua história, as missões que lhe estão atribuídas, a aeronave que opera, a constituição das tripulações, bem como imagens e vídeos que documentam o desempenho e cumprimento das suas missões. Simultaneamente, na área Destaques da página é apresentada uma infografia que retrata as missões de Busca e Salvamento efectuadas pela Esquadra 751 no ano de Estudantes visitam o Complexo Militar de Sintra No âmbito do projecto escolar "Plano de Voo: arte, ciência, movimento viagem transdisciplinar", desenvolvido pela Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e que englobou outras Escolas da região de Lisboa, o Complexo Militar de Sintra recebeu na manhã do dia 23 de Março uma visita de 400 alunos. Foram realizadas visitas ao Museu do Ar, à Base Aérea nº 1 (Esquadra 101 e simulador do Epsilon) e à Academia da Força Aérea (Laboratório de Aeronáutica). No final, os visitantes assistiram a um desfile militar. Dia da Unidade do Campo de Tiro No dia 24 de Março, o Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro, presidiu em Alcochete à cerimónia militar comemorativa do Dia da Unidade do Campo de Tiro (CT) da Força Aérea que comemorou o 107º aniversário. Do programa do evento, salienta-se a alocução do Comandante da Unidade, a imposição de condecorações e a entrega a funcionários civis de pergaminhos comemorativos, pelos 25 anos de serviço na Força Aérea. A encerrar a cerimónia, teve lugar o Desfile das Forças em Parada e o sobrevoo das aeronaves que fazem treino de tiro operacional no CT. No sentido de promover uma gestão florestal sustentável, o Campo de Tiro da Força Aérea acaba de celebrar dois protocolos, um com a Autoridade Florestal Nacional e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e outro com a TAGUS Natura Associação para a Defesa e Protecção do Estuário do Tejo. Estes protocolos, que dão cumprimento à contínua preocupação da Força Aérea na defesa e gestão do ambiente, visam estreitar as relações de cooperação e intercâmbio com Organizações e/ou Entidades de referência nesta área e permitem a partilha de informações e experiências, a realização de projectos de investigação de interesse comum, nacional e/ou internacional, bem como a oportunidade de desenvolver e aplicar procedimentos e programas de defesa e protecção das espécies existentes na sua área florestal.

3 NOTICIÁRIO REAL THAW 2011 EXERCÍCIO TÁCTICO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA No período decorrido entre 28 de Março e 8 de Abril, aviões das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Espanha, Reino Unido, um destacamento do Exército Português e forças da Marinha Portuguesa, participaram no REAL THAW 11 (RT11), exercício da Força Aérea Portuguesa planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais na Força Aérea. O exercício visou a preparação das unidades operacionais que poderão vir a participar em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional da Aliança Atlântica (NATO) e da União Europeia (UE). O teatro de operações incluiu as áreas de Monte Real e da Covilhã, tendo o Aeródromo Municipal da Covilhã, integrado o exercício como Base Aérea Táctica, apoiando as operações aéreas e terrestres que se realizaram naquela zona, Penamacor, Seia, Monfortinho e Meimoa e constituiu-se como um local estratégico para o cumprimento das missões planeadas. F-16MLU, Portugal Ministro da Defesa em visita ao REAL THAW No dia 6 de Abril, o Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor Augusto Santos Silva, visitou o exercício Real Thaw 2011 nos vários locais onde decorreu. Acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro e por entidades regionais, o Ministro da Defesa iniciou a sua visita em Seia, onde lhe foi apresentado um briefing sobre o exercício, assistindo no Aeródromo Municipal a uma missão que consistia na extracção de elementos não combatentes, por via aérea, des- F-18, Espanha Embarque de tropas pára-quedistas no C-295M te local para a Covilhã. A operação envolveu vários meios e forças operacionais, nomeadamente Pára-quedistas, largados pelo C-295M, helicópteros Alouette III e EH-101 Merlin, Unidade de Protecção da Força e Controladores Aéreos Avançados. Após esta missão, o Ministro da Defesa dirigiu-se ao Aeródromo Municipal da Covilhã, Base Aérea Táctica do exercício, onde foi realizada a visita ao Destacamento e o debriefing da missão. Foto SAj Rui Bruno Foto SAj Rui Bruno EH-101 Manutenção do F-16MLU português

4 Brevetamento de pilotos na Base Aérea nº 1 No dia 31 de Março, o Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro, presidiu na Base Aérea nº 1, em Sintra, à cerimónia de entrega dos brevets de Piloto-Aviador aos 13 Oficiais que concluíram o tirocínio na Academia da Força Aérea: ASPOF PILAV Dario Gil Cabral Mendonça; ASPOF PILAV Luís Carlos Matias Moura; ASPOF PILAV Henrique dos Reis Fernandes; ASPOF PILAV Maurício Correia Rodrigues; ASPOF PILAV Mário Jorge Fernandes Viana; ASPOF PILAV Pedro Miguel Leal; ASPOF PILAV Nuno Miguel Tavares Belo; ASPOF PILAV Bruno Miguel Pires Rombo; ASPOF PILAV Vitor Bruno dos Santos Silva; ASPOF PILAV João Miguel dos Santos Janeiro; ASPOF PILAV António Manuel Moura Alves; ASPOF PILAV Alexandre Miguel Pinto Marvão; ASPOF PILAV João Tiago Bento Soares. Durante a cerimónia, o Tenente PILAV Francisco Peres, Instrutor da Esquadra 101, cuja missão consiste em ministrar Instrução Básica e Elementar de Pilotagem, proferiu uma alocução alusiva à importância do acto que, para além de coroar o esforço desenvolvido pela Força Aérea na área da Instrução, constitui um marco indelével na carreira dos Pilotos-Aviadores. Após a bênção e imposição dos brevets, o General José Pinheiro entregou os Diplomas de Curso aos novos Oficiais Pilotos-Aviadores da Força Aérea Portuguesa. Novo portal da Academia da Força Aérea A Academia da Força Aérea (AFA) tem um novo portal na Internet: Esta remodelação proporciona uma navegação mais intuitiva ao possibilitar o acesso a toda a informação de forma simples e directa. É também disponibilizada mais informação sobre o conteúdo e objectivo da formação, os cursos, programas e disciplinas, o processo de admissão e a investigação. Encontro de Alunos Finalistas na Academia da Força Aérea Realizou-se na Academia da Força Aérea, em 30 de Março, o Encontro de Alunos Finalistas dos Estabelecimentos Militares de Ensino Superior (Academia da Força Aérea, Academia Militar, Escola Naval e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) num total de 257 alunos. O evento teve a presença do Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira e de altas entidades militares, contando, também, com a presença do General Taveira Martins (ex-chefe do Estado-Maior), que numa alocução dirigida aos alunos prestou o seu testemunho de vida enquanto militar.

5 NOTICIÁRIO Dia da Unidade do Comando Aéreo No dia 1 de Abril, teve lugar no Comando Aéreo, em Monsanto, a comemoração do aniversário da unidade, presidindo às cerimónias o Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro. Durante o evento, o Comandante Aéreo, TGen José Tareco, proferiu uma alocução, a que se seguiu a rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, a homenagem aos mortos e a imposição de condecorações. A Força Aérea no Fórum organizado pela Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve Realizou-se no fim-de-semana de 2 e 3 de Abril de 2011, em Coimbra, o Fórum de âmbito nacional da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, subordinado ao tema Aviação Ultraleve e Segurança de Voo. Esta iniciativa esteve inserida numa acção de divulgação de boas práticas e de enquadramento, considerada como uma excelente oportunidade para que as diversas instituições aeronáuticas, pudessem transmitir a sua sensibilidade e as mensagens consideradas adequadas aos pilotos da aviação ultraligeira. Neste Fórum, participaram as seguintes entidades convidadas: GPIAA Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves; INAC Instituto Nacional de Aviação Civil; NAV Portugal, EPE Centro de Controlo Aéreo (ACC) de Lisboa, Porto e Faro; FAP Força Aérea Portuguesa/Comando Aéreo EITA (LIS MIL), CRC, RCC e BA5/GPA; Cmdt. António Gomes Cadeia de Erro, Segurança, Procedimentos, Análise, Aviões Comunitários e Checklist; Alexandre Franco Factores Humanos Stress e Limitações, Gestão do Erro; Cmdt. Pedro Galvão Análise Decisional, Vigilância Situacional; METEO e Limitações; Capitão ENGAER Carlos Silva (AFA) Diagrama V-n de Manobra e Estruturas; Engº Carlos Costa Carregamento Massa e Centragem; 10º Curso Técnico de Inspectores da UNAV A Unidade Nacional de Avaliação e Verificação (UNAV), de controlo de armamento convencional, ministrou o 10º Curso Técnico de Inspectores da UNAV, de 21 de Março a 1 de Abril de 2011, no Estado-Maior General das Forças Armadas. Nove militares da Força Aérea participaram nesta formação, ficando aptos a chefiar, participar e acompanhar equipas de inspecção, em território nacional e no estrangeiro, no âmbito das actividades relacionadas com o controlo internacional de armamento. A missão da UNAV é dar cumprimento às disposições do Tratado CFE Tratado sobre as Forças Convencionais na Europa e do Documento de Viena, respeitantes à realização de inspecções e acompanhamentos das mesmas, entre Portugal e os restantes Estados signatários desses documentos. Aerolezíria Eduardo Batista/Manuel C. da Silva Motores Jabiru; Estudos e Empreendimentos Técnicos (EET) Motores ROTAX. A Força Aérea, através de um programa de apresentações e debate, abordou os seguintes temas: Serviço de Informação de Voo e Alerta; Rotas de Baixa Altitude Risco de Colisão com aeronaves militares; Serviço de Busca e Salvamento (SAR) RCC; O SICCAP, o C2 e os Procedimentos de Intercepção de Aeronaves, de acordo com o AIP Portugal e os procedimentos da ICAO. O Fórum foi um sucesso, reconhecendo-se como uma iniciativa de grande valia nos âmbitos da Segurança de Voo e de enquadramento da modalidade da Aviação Ultraleve.

6 Força Aérea na Entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, a Força Aérea esteve presente na Qualific@2011 Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego realizada na EXPONOR, Feira Internacional do Porto, cuja edição deste ano decorreu sob o tema Segue o teu talento. A Força Aérea colocou à disposição dos visitantes uma exposição fotográfica e uma mostra de filmes, produzidos pelo seu Centro de Audiovisuais, sobre as suas actividades operacionais. Completaram a presença expositiva no certame um protótipo de asa voadora, um simulador de voo e outro de condução auto, uma viatura de combate a incêndios e um veículo HUMVEE (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle). Em Ansião a Força Aérea participa nas Jornadas sobre medidas de protecção na escola. O Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), através da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (EDNRBQ) participou, no passado dia 4 de Abril, nas Jornadas sobre Medidas de Protecção na Escola organizadas pelo Agrupamento de Escolas de Ansião. No Auditório Municipal de Ansião, foi apresentado um briefing sobre o Centro focado na intervenção de Equipas de Descontaminação NRBQ. Após a apresentação foi executada uma simulação numa Área de Controlo de Contaminação (ACC) para vítimas em larga escala, integrando alunos, onde foram explicados os modos de funcionamento da ACC e de alguns equipamentos. Esta demonstração envolveu a participação de cerca de 150 alunos e professores, permitindo aos intervenientes que pudessem ter um contacto mais próximo com esta valência operacional da Força Aérea. F-16 da Força Aérea Portuguesa na imprensa aeronáutica internacional Duas revistas de referência no panorama aeronáutico internacional, uma espanhola (Avion Revue) e outra inglesa (Air Forces Monthly) dedicam, nas suas edições da Abril, várias páginas aos Predadores Nocturnos da Base Aérea nº 5, Monte Real, em artigos de autoria dos Srs. António Manuel Luís e Paulo Mata.

7 NOTICIÁRIO P-3 na Operação Ocean Shield No dia 4 de Abril, na Base Aérea nº 11, em Beja, foi apresentado ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o Destacamento da Força Aérea Portuguesa que a partir do dia 18 de Abril, e durante dois meses, passaria a integrar a Força Internacional da NATO para apoiar o combate à pirataria na Costa da Somália. Este Destacamento que tem como missão efectuar patrulhamento marítimo no Índico, é constituído por uma aeronave P-3C/CUP+, da Esquadra 601 Lobos, e integrado por 53 militares que estão a operar com base no Aeroporto Nacional de Victoria, na Ilha de Mahé, na República das Seychelles. Após 10 dias de participação na operação Ocean Shield, o Destacamento P-3 da Força Aérea Portuguesa recebeu o reconhecimento por parte do Comandante NATO, Rear Admiral Jacques de Solms, pela proficiência demonstrada no cumprimento da sua missão. Desde que iniciou as operações, a partir do Aeroporto Internacional de Victoria, o Destacamento Português atingiu as 50h00 de voo no cumprimento de seis missões de patrulhamento marítimo. Realce especial para o dia 27 de Abril com a detecção de três embarcações que se revelaram potencial ameaça. De imediato, a tripulação reportou esta informação para o navio militar com o qual estava a operar na área e, simultaneamente, procedeu a um aviso geral à navegação. A rápida intervenção dos meios aeronavais e a excelente cooperação com a comunidade da marinha mercante tem contribuído de forma efectiva para o decréscimo dos ataques de pirataria naquela região do globo. I Corrida/Marcha do EMFA Dia Mundial da Actividade Física General CEMFA entrega as Bandeiras Nacional e da Força Aérea 49º Aniversário da Revista Mais Alto No dia 5 de Abril, a Revista Mais Alto assinalou o 49º ano de edição e os seus 52 anos de existência. No encontro houve oportunidade de reunir a equipa da Mais Alto com os seus mais antigos e regulares colaboradores, e em que estiveram presentes os Directores do Jornal do Exército, Coronel José Geraldo e da Revista da Armada, CALM Roque Martins. Directores das Revistas Equipa Mais Alto Realizou-se no dia 6 de Abril de 2011, a I Corrida/Marcha do EMFA, comemorativa do Dia Mundial da Actividade Física. Esta iniciativa teve como objectivos proporcionar a todos os militares e civis colocados no Complexo de Alfragide uma manhã de actividade física diferente, assim como sensibilizar para os benefícios da prática regular de actividade física ao nível da saúde. Através do lema 30 minutos por dia pela sua SAÚDE, os 90 participantes puderam optar pela realização de uma corrida de 4 km ou marcha de 2 km, sendo o percurso repartido pela área interior e exterior do Complexo. Após a realização da prova, houve ainda a possibilidade de participar no torneio de remo, tentando realizar 1000 metros no menor tempo possível. Não sendo o mais importante neste dia, não se poderia deixar de assinalar os três primeiros lugares alcançados na prova, sendo distribuída uma lembrança alusiva ao evento. Na marcha classificaram-se respectivamente, SCh Alves, TCor Rocha e Maj Costa e na corrida, 2Sar Grosso, 2Sar Caetano e Maj Maia.

8 SA-330 PUMA Missão cumprida Ao fim de 34 anos de serviço no arquipélago dos Açores, os helicópteros SA-330 Puma da Força Aérea encerraram a sua missão naquele arquipélago, sendo totalmente substituídos pelo EH-101 Merlin. Descolando da Base Aérea nº 4, nas Lajes, no dia 13 de Abril, três das quatro aeronaves (nºs 19502, e 19504) que integraram a Operação Fénix, aterraram na Base Aérea nº 11, em Beja, no dia seguinte, fazendo escala em Santa Maria e no Porto Santo. O quarto helicóptero, Base de Beja aberta ao tráfego civil A Base Aérea nº 11 (BA11) abriu as suas infra-estruturas aeronáuticas ao tráfego civil para no Terminal Civil de Beja ser recebida a primeira aeronave comercial de transporte de passageiros. No dia 13 de Abril, um Boeing da Cabo Verde Airlines efectuou o voo inaugural, tendo sido efectuadas pelos militares daquela unidade todas as acções de controlo, bem como a coordenação dos meios e recursos que asseguram as condições de segurança e de prestação de assistência e socorro a pessoas e aeronaves. Foto Francisco Brito Alves Aterragem na BA11 por ter esgotado o seu potencial de voo, retornou ao continente por via marítima. Enquanto ao serviço da Esquadra 711 e da Esquadra 752, o Puma efectuou 342 missões de Busca e Salvamento e 1312 Evacuações Médicas inter-ilhas, tendo registado o nascimento de 17 crianças a bordo. Cerimónia comemorativa do Dia do Combatente No dia 9 de Abril, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Augusto Santos Silva, teve lugar no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, a cerimónia comemorativa do Dia do Combatente que assinalou igualmente os 93 anos da Batalha de La Lys. Foto Francisco Brito Alves BA11 Dia da Unidade do CFMTFA As comemorações do 71º aniversário do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, tiveram lugar no dia 15 de Abril com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro. Durante a cerimónia militar o Comandante da Unidade, Coronel PILAV Ferreira Lopes, proferiu uma alocução alusiva às actividades daquele Centro de Formação, sendo em seguida impostas condecorações a militares e entregues pergaminhos comemorativos dos 25 anos de serviço a funcionários civis. O desfile das Forças em Parada encerrou o evento.

9 NOTICIÁRIO Cmdt. da Esquadra 502, TCor Diná Foto MDN C-295M Vigilância Marítima Implementação do Initial Operacional Capability Realizou-se no dia 19 de Abril, na Base Aérea nº 6, no Montijo, a cerimónia de implementação do Initial Operacional Capability da aeronave C-295M Vigilância Marítima, operada pela Esquadra 502 e sedeada naquela unidade. A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor Augusto Santos Silva, estando presente o Chefe do Estado- -Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o Comandante Aéreo, TGen José Tareco e entidades militares e civis. O Ministro da Defesa visitou a aeronave, tomando conhecimento das novas capacidades instaladas para o cumprimento da missão de Vigilância Marítima. Curso de Segurança de Voo 2011 O Curso de Segurança de Voo 2011, da responsabilidade do Grupo de Prevenção de Acidentes (GPA) da Inspecção Geral da Força Aérea, foi realizado entre os dias 28 de Fevereiro e 15 de Abril do corrente ano. Foram ministradas seis semanas de aulas teóricas, no Estado-Maior, em Alfragide, e uma semana de aulas práticas na Base Aérea nº 11, em Beja. As temáticas abordadas foram Prevenção de Acidentes, Investigação de Acidentes, Gestão de Risco Operacional, Psicologia, Fisiologia e Resposta ao Acidente. Para além de 16 oficiais das várias Unidades da Força Aérea, frequentaram ainda o Curso um oficial da Marinha Portuguesa, um oficial do Exército Português e uma licenciada em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior. A cerimónia de encerramento decorreu no EMFA, no dia 15 de Abril, tendo sido presidida pelo MGen Lopes da Silva, em representação do Inspector-Geral da Força Aérea, e contou com a presença do Chefe do GPA da IGFA, Cor PILAV Jorge Santos, do Chefe da 1ª Repartição da DINST, TCor NAV Francisco Gonçalves, em representação do Director de Instrução, e do Chefe do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior, Professor Doutor Pedro Vieira Gamboa. Encontro dos Oficiais Engenheiros Aeronáuticos Com a participação de 62 militares, o Encontro Anual decorreu a 19 de Abril de 2011, dia em que se comemoraram precisamente 302 anos em que o Rei D. João V concedeu ao Padre Bartolomeu de Gusmão o privilégio de que pondo por obra o invento de que trata, nenhuma pessoa, de qualidade que for possa usar dele em nenhum tempo neste Reino e suas conquistas com qualquer pretexto sem licença do Suplicante ou de seus herdeiros, traduzido em Alvará datado de 19 de Abril de Após as palavras de boas-vindas do Director do Museu, Coronel PIL Carlos Macário e das palavras do Oficial Engenheiro Aeronáutico mais antigo no activo, Major General Olegário Patrício, o programa prosseguiu com as intervenções do representante da Torre do Tombo, Dr. Paulo Tremoceiro e do Conservador do Museu do Ar, Dr. Mário Correia. O evento terminou com o descerrar de uns painéis alusivos ao Padre Bartolomeu de Gusmão que foram oferecidos ao Museu do Ar pelo Oficial Engenheiro Aeronáutico mais antigo, Tenente-General (REF) Rui Espadinha.

10 Condecoração Teve lugar no dia 28 de Abril de 2011, no Estado-Maior, em Alfragide, uma cerimónia de condecoração presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior, Tenente-General Palma de Figueiredo, na qual foi imposta a medalha de Prata de Serviços Distintos ao Coronel PILAV Paulo José Reis Mateus. Protocolo para projectos tecnológicos e científicos nas Forças Armadas No dia 3 de Maio, na Universidade do Porto, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Augusto Santos Silva, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Ministério da Defesa Nacional e a aquela Instituição de Ensino Superior, no âmbito dos projectos de Investigação e Desenvolvimento na área da Defesa, nomeadamente para o desenvolvimento de um programa de sistemas não tripulados para as Forças Armadas Portuguesas. O novo programa assenta no assinalável êxito entretanto alcançado por projectos já no terreno, como o Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados (PITVANT), da Força Aérea Portuguesa, e o Projecto do Sistema de Treino, Demonstração e Desenvolvimento de Conceitos de Operações com Múltiplos Veículos Submarinos Autónomos (SEACON), da Marinha Portuguesa. O desenvolvimento do protocolo agora assinado potenciará o surgimento de sinergias importantes que darão um novo impulso ao investimento nacional no sector dos sistemas não tripulados. Juramento de Bandeira na Academia da Força Aérea Presidida pelo Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro, teve lugar, no dia 6 de Maio, a cerimónia de Juramento de Bandeira dos cadetes-aluno do 1º ano do Ensino Universitário da Academia da Força Aérea (AFA). No decorrer do evento, o Comandante do Corpo de Alunos da AFA, Coronel PILAV António Branco, proferiu um discurso alusivo ao acto, destacando o significado dos símbolos nacionais, a natureza dos valores da Instituição e a importância do Juramento, compromisso assumido perante a Força Aérea e Portugal. Após a bênção e entrega das espadas aos alunos do Ensino Universitário e Politécnico do curso Tenente-General Machado de Barros, seguiu-se a Cerimónia do Beijo à Bandeira e o desfile das Forças em Parada. Foto MDN

11 NOTICIÁRIO Dia da Unidade do Aeródromo de Transito nº 1 Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, realizou-se no dia 29 de Abril, na Portela, a cerimónia comemorativa do 33º aniversário do Aeródromo de Trânsito nº 1. Dia da Unidade do Aeródromo de Manobra nº1 Celebrou-se no dia 5 de Maio em Ovar, o aniversário do Aeródromo de Manobra nº1, com uma cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro. Após o evento militar realizou-se uma visita ao Pólo do Museu sediado na Unidade. Visita de Trabalho do General CEMFA 91º Aniversário da Base Aérea nº 1 Comemorou-se na Granja do Marquês, em Sintra, no dia 13 de Maio, o Dia da Unidade da Base Aérea nº 1. Presidiu à cerimónia o Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro. Decorreu na Granja do Marquês, em Sintra, no dia 11 de Maio, uma visita de trabalho do Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro à Base Aérea nº 1 e ao Museu do Ar. Museu do Ar

12 Resgate de pescador na Zambujeira do Mar No dia 20 de Março, um EH-101 Merlin da Esquadra 751, da Base Aérea nº 6 (BA6), sedeada no Montijo, resgatou um pescador que caiu de uma falésia, na Zambujeira do Mar. O resgate, que decorreu pelas 15h00, foi realizado através do sistema Hi-line. O recuperador- -salvador desceu pelo cabo, levando consigo a maca com que transportou o pescador para o helicóptero. O paciente foi transportado para o Heliporto de Sines, onde aguardava uma equipa médica que o conduziu ao hospital. EH-101 resgata pescador caído numa falésia junto ao Cabo da Roca Um EH-101, da Esquadra 751, resgatou na manhã do dia 28 de Abril um pescador que caiu numa falésia, na praia da Biscaia, em Cascais. Depois do alerta, o helicóptero descolou pelas 10H05 da BA6, em direcção à zona de operações e ao chegar ao local, 15 minutos depois, a tripulação procedeu ao resgate do sinistrado que apresentava fractura de uma das pernas, encontrando-se já imobilizado pelas equipas de socorro presentes no local. Devido às características do terreno não foi possível aterrar naquela zona para entregar o paciente aos cuidados dos bombeiros, tendo o mesmo sido transportado até ao Aeródromo de Trânsito nº 1 (AT1), na Portela, onde já o aguardava uma ambulância para o encaminhar ao hospital. Pelas 12h00, o EH-101 regressou à Base Aérea do Montijo. Evacuações aeromédicas nos Açores e na Madeira Entre os dias 21 e 24 de Abril, a Força Aérea Portuguesa efectuou cinco evacuações nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, levadas a cabo pelas aeronaves C-295M e EH-101. Ao início da tarde do dia 21 de Abril, os meios aéreos destacados na Base Aérea nº 4 (BA4), nas Lajes, foram accionados para transportar até às urgências hospitalares dois doentes com patologias graves, um da Horta para Ponta Delgada, transportado pelo helicóptero EH-101 e outro das Lajes para Lisboa, transportado pela aeronave C-295M que terminou a sua missão já na madrugada do dia 22 de Abril. No dia 24 de Abril, o C-295M em destacamento na BA4 efectuou duas missões, uma de manhã, de Santa Maria para Ponta Delgada, e outra, de tarde, das Flores para a Horta, de dois doentes que necessitavam assistência hospitalar. Também neste dia, o C-295M destacado no Aeródromo de Manobra nº 3, em Porto Santo, realizou o transporte de um doente para o Aeroporto da Madeira. Missões de Interesse Público Foto Mário Diniz Passageiro resgatado de navio Na noite do dia 10 de Maio, a pronta acção de um EH-101, da Esquadra 751, sedeada na BA6, resultou numa evacuação médica bem sucedida de um passageiro do navio de cruzeiro Braemar, de pavilhão das Bahamas, que se encontrava a navegar a 185 km a Sudoeste de Sagres. A missão iniciou-se pelas 21h35 e a bordo seguia uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que prestou assistência médica ao doente, de 83 anos de idade e de nacionalidade holandesa, vítima de ataque cardíaco. A evacuação do navio para o EH-101, realizou-se com normalidade, dirigindo-se o helicóptero para o AT1, onde aguardava uma ambulância que transportou o paciente para o hospital, aterrando posteriormente na BA6 pela 1h25. Agradecimento à Força Aérea Em carta dirigida ao Comando da Zona Aérea dos Açores, o Senhor José Renato Medina Moura, agradeceu à Força Aérea o vital auxílio de que foi alvo pela execução de uma evacuação aeromédica em Fevereiro último, na Ilha das Flores, nos Açores, mensagem que passamos a transcrever: Agradeço todos os cuidados que me foram prestados aquando da minha evacuação, sanitária, de avião, da Ilha das Flores, na noite do passado dia 23 de Fevereiro. Desejaria realçar a perícia e qualidade profissional da tripulação que conseguiu aqui operar numa noite de temporal, mas também a dos técnicos de saúde que me prestaram assistência especializada e permanente durante toda a viagem, pretendendo destacar a forma humana que senti que era cuidadosa e amavelmente posta por todos no desempenho da missão, não só comigo, como com a minha esposa que então me acompanhou. Poderá V. Exa. transmitir a quem assim entender, este meu sentido muito obrigado o que muito lhe agradeço, principalmente se o mandar fazer àqueles que estiveram envolvidos na operação. ( ) OBITUÁRIO Maj TABST Vitor Manuel Paulino Gabriel (13/10/2010) SAj MMA Francisco José Monteiro Pedrogam (26/10/2010) SAj OPCART António Paulos (29/11/2010) Cor ADMAER António Manuel Dias Lopes da Silva (30/11/2010) 1Sar MUS Celso Tavares Lopes (30/11/2010) 1Sar SS João Tomé Libério (6/12/2010) Cap SG-OFI José Eduardo Franco (31/12/2010) Cap TMAEQ Álvaro Fernandes Gertrudes (12/01/2011) CAd PILAV Tiago Daniel da Paixão Viegas da Silva (12/01/2011) MGen PILAV Eugénio Carneiro Gil Conde (13/01/2011) 1Sar MMA José Ferreira de Almeida (16/01/2011) Cap TPAA Joaquim Nunes (16/01/2011) Maj TABST Fernando de Carvalho Borrego (17/01/2011) 1Sar OTC Carlos Alves Ferreira de Sousa (21/01/2011) 1Sar OTC Joaquim Manuel Costa (31/01/2011) SAj SAS Américo Barbosa Loureiro (31/01/2011) 1Sar MMA António de Lourdes Viana de Carvalho (10/02/2011) Cor PILAV Augusto Cândido Pinto Coelho Soares de Moura (11/02/2011) Maj TMMEL Vitor Manuel Martins Nascimento (14/02/2011) Maj TABST José Afonso Goes Batista (18/02/2011) SAj MMA António Lopes Barros (23/02/2011) SCh MMA Fernando José Figueiredo Pires Pombo (27/02/2011) 1Sar MELEC Mário Gaspar Dourado (8/03/2011) SAj SAS Francisco André dos Ramos Martins (8/03/2011) Cap TMMA António Gomes de Pinho (9/03/2011) TCor TOMET António Abel Rocha Mendes (12/03/2011) TCor TMMT Paulo Jorge dos Santos Roldão (14/03/2011) Cap TMMA Manuel Alves dos Santos (16/03/2011)

13 NOTICIÁRIO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE COMBATENTES 10 DE JUNHO DE 2011 A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes 2011 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, o seu XVIII Encontro Nacional. PROGRAMA DIA 9 10h00 Abertura da Conferência na Fundação Calouste Gulbenkian. PROGRAMA DIA 10 10h15 Missa no Mosteiro dos Jerónimos presidida pelo Bispo D. Carlos Ximenes Belo; Grupo Coral Arautos do Evangelho e terno de clarins da GNR. 11h30 Concentração junto ao Monumento. 12h00 Abertura pelo Presidente da Comissão Executiva, TGen Vizela Cardoso. 12h03 Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana). 12h11 Evocação dos elementos da PSP mortos ao serviço de Portugal. 12h15 Discurso de homenagem aos combatentes pelo Dr. Jaime de Almeida. 12h25 Homenagem aos mortos e deposição de flores. 12h45 Hino Nacional (salva protocolar por navio da Marinha). 12h50 Passagem de aeronaves da Força Aérea. 12h55 Passagem final pelas lápides. 13h15 Salto de Pára-quedistas do Exército. 13h20 Almoço-convívio.

Polícia e o Natal das Crianças

Polícia e o Natal das Crianças Nº 4 - Março 2010 Assinatura de Protocolo - SES da PN e SS da PSP Polícia e o Natal das Crianças A o longo de muitos anos, o Serviço Social vem programando, conjuntamente com as unidades policiais e serviços,

Leia mais

Cláusula 1ª (OBJECTO)

Cláusula 1ª (OBJECTO) ACORDO DE COLLABORAÇÃO ENTTRE IINSTTI ITTUI IÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLLI ICO PARA O APOIO A ESTTUDANTTES COM DEFFI ICIÊNCIAS E O IINSTTI ITTUTTO NACIONALL PARA A REABILLI ITTAÇÃO II..P.. Considerando

Leia mais

NOTICIÁRIO 48 MAISALTO

NOTICIÁRIO 48 MAISALTO NOTICIÁRIO Estágio no CFMTFA de alunos da Escola Secundária Damião de Goes No âmbito de um protocolo estabelecido entre a Força Aérea e a Escola Secundária Damião de Goes de Alenquer decorreu no CFMTFA,

Leia mais

08 e 10.02.2014 Entrega de cabazes de produtos alimentares a 26 famílias carenciadas.

08 e 10.02.2014 Entrega de cabazes de produtos alimentares a 26 famílias carenciadas. 03.01.2014- Deslocação ao Banco Alimentar Perafita para levantamento dos 04 e 06.01.2014 Entrega de cabazes de produtos alimentares a 26 famílias 10.01.2014 Presença na tomada de posse dos corpos sociais

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PRIMEIRO OUTORGANTE AUTORIDADE NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL, adiante designado por ANPC, com sede na Avenida do Forte em Carnaxide 2794-512, Carnaxide, pessoa colectiva n.º 506

Leia mais

Associaram-se à iniciativa 34 entidades, desde organizações não governamentais, institutos públicos, tribunais e associações de cidadãos.

Associaram-se à iniciativa 34 entidades, desde organizações não governamentais, institutos públicos, tribunais e associações de cidadãos. 12.1. Semana Advogar pela Cidadania No seguimento do Dia da Consulta Jurídica Gratuita, realizado a 18 de Maio de 2006, o Conselho Distrital de Lisboa organizou a Semana ADVOGAR pela Cidadania que decorreu

Leia mais

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL

CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA n PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 25/03 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal REGIMENTO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PG.01_PROC.07_IMP.08 DDS SECTOR DA ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO 1 de 9 REGIMENTO PREÂMBULO Considerando que a Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, estabelece no seu artigo

Leia mais

Regimento de Guarnição N.º1

Regimento de Guarnição N.º1 NEWSLETTER Edição N.º 06/ 2015 Lápide existente no Corpo da Guarda, junto à porta principal do Castelo de S. João Baptista (do governo do Mestre de Campo Manuel de Sousa Pacheco, governador do castelo

Leia mais

CIAAN completa 61 anos

CIAAN completa 61 anos CIAAN completa 61 anos Por Guilherme Wiltgen Com o surgimento da nova Aviação Naval, na década de 50, seria necessário criar um curso para a formação de Aviadores Navais, para que pilotassem as aeronaves

Leia mais

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE)

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) Comissão Europeia Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança Unidade B/4 Fundo Europeu para os Refugiados B-1049 Bruxelas Estado-Membro: PORTUGAL

Leia mais

AUTORIZAÇÃO Nº ICP - 008/TVC

AUTORIZAÇÃO Nº ICP - 008/TVC AUTORIZAÇÃO Nº ICP - 008/TVC Por despacho do Secretário de Estado da Habitação de 12 de Maio de 1994, proferido nos termos do nº 2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 292/91, de 13 de Agosto, foi autorizada

Leia mais

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO E DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA Considerando as orientações políticas

Leia mais

CEPSA Portuguesa Petróleos, SA

CEPSA Portuguesa Petróleos, SA Câmara Municipal de Matosinhos Plano de Emergência Externo CEPSA Portuguesa Petróleos, SA MARÇO 2011 PEE Cepsa Pág. i de 57 Índice NOTA PRÉVIA... ERRO! MARCADOR NÃO DEFINIDO. 1 ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO...

Leia mais

Plano de Formação 2009

Plano de Formação 2009 Plano de Formação 2009 Introdução: O Departamento de Formação (DF) da FPR apresenta o plano de formação para 2009. A formação de todos os agentes desportivos treinadores, dirigentes, árbitros e fisioterapeutas

Leia mais

UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO

UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO Boletim de Informação e Divulgação 1º Trimestre de 2013 Ano II / Nº5 Índice Índice 1 Ficha Técnica 2 Janeiro de 2013 Donativo à Loja Social da Vila Nova da Barquinha

Leia mais

Tributo aos Combatentes Africanos

Tributo aos Combatentes Africanos Tributo aos Combatentes Africanos Foto Google Zona Leste Sector L 3 ( a zona a sul do Rio Corubal foi abandonada em 6 de Fevereiro de 1969, durante a Operação Mabecos Bravios) Após terminado o 2º ciclo

Leia mais

GUIA DE TAXAS REGULADAS 2016 GRUPO ANA

GUIA DE TAXAS REGULADAS 2016 GRUPO ANA GUIA DE TAXAS REGULADAS 2016 GRUPO ANA 1 INDICE AEROPORTOS DA REDE ANA... 3 PROCEDIMENTOS PARA OPERAÇÃO NOS AEROPORTOS DA REDE ANA... 3 FATURAÇÃO E PAGAMENTO DE TAXAS... 4 DEFINIÇÕES... 5 TAXAS DE TRÁFEGO...

Leia mais

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO E DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA Considerando a vontade comum do

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de julho de 2014. Série. Número 132

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de julho de 2014. Série. Número 132 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de julho de 2014 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Despacho n.º 196/2014 Aprova o Calendário Escolar dos estabelecimentos

Leia mais

Ministério do Interior

Ministério do Interior Ministério do Interior DECRETO LEI Nº /97 O Ministério do Interior é o órgão do Governo a que incumbe, dentre outras, as tarefas de garantia da segurança e da ordem internas, bem como da defesa dos direitos

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL * Ruas das Indústrias, 393 * 4786-909 TROFA * Telefone 252 409290 / Fax 252 409299 * E-mail: mesamunicipal@mun-trofa.pt DATA DA REUNIÃO: AOS VINTE E SEIS

Leia mais

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local Janeiro de 2009 Patrocínio: Apoio: Participantes: Nome Organização Carlos Zorrinho (Coordenador) Universidade de Évora Leonel Santos (Coordenador)

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Diário da República, 1.ª série N.º 185 23 de Setembro de 2009 6789 de contrato de trabalho a tempo parcial e de contrato em regime de prestação de serviços, é calculado proporcionalmente. Artigo 13.º Direitos

Leia mais

O Presidente da República visitou o Hospital das Forças Armadas

O Presidente da República visitou o Hospital das Forças Armadas Crónicas Militares Nacionais Coronel Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva A Força Aérea no apoio à população Em 2015, a Força Aérea realizou 406 missões de transporte aeromédico (488 doentes e mais

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro.

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. PLANO DE ACTIVIDADES / 2011 O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. Nesta sequência, a actual Direcção propõe um conjunto de actividades

Leia mais

Minhas senhoras e meus senhores.

Minhas senhoras e meus senhores. Minhas senhoras e meus senhores. Apresentamos hoje a Campanha Especial de Segurança Rodoviária que visa, durante o mês de Dezembro e os primeiros dias de Janeiro, valorizar a prevenção e reforçar a segurança

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2010 de 14 de Julho de 2010 O Programa Estagiar, nas suas vertentes L, T e U, dirigido a recém-licenciados e mestres, recém-formados

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 23

CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 23 DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 23 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30/10/2007 (Contém folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: José Alberto Pacheco Brito Dias (PSD) Vice-Presidente:

Leia mais

Decreto-Lei nº 25/91, de 11 de Janeiro

Decreto-Lei nº 25/91, de 11 de Janeiro Decreto-Lei nº 25/91, de 11 de Janeiro O quadro legal das sociedades de desenvolvimento regional foi estabelecido pelo Decreto-Lei nºs 499/80, de 20 de Outubro. Desde a data da sua publicação, o sistema

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Assessoria para a Comunicação Social

Presidência da República Casa Civil Assessoria para a Comunicação Social Visita de Suas Majestades os Reis de Espanha à Região Autónoma da Madeira 30 de Julho a 1 de Agosto de 2009 PROGRAMA ANOTADO PARA ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO [ Informações úteis para os jornalistas estão indicadas

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º.

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º. Legislação Portaria n.º 542/2007, de 30 de Abril Publicado no D.R., n.º 83, I Série, de 30 de Abril de 2007 SUMÁRIO: Aprova os Estatutos do Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P.. TEXTO: O Decreto-Lei

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Objecto... 2 Entidades competentes para a formação dos navegadores de recreio e para a realização dos respectivos exames... 2 Credenciação das entidades formadoras...

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa ANA Aeroportos de Portugal, S.A. Missão, Visão e Valores Missão da ANA A ANA - Aeroportos de Portugal, SA tem como missão gerir de forma eficiente as infraestruturas aeroportuárias

Leia mais

42286 Diário da República, 2.ª série N.º 202 19 de Outubro de 2009

42286 Diário da República, 2.ª série N.º 202 19 de Outubro de 2009 42286 Diário da República, 2.ª série N.º 202 19 de Outubro de 2009 3 Na discussão da tese, cuja duração não poderá exceder duas horas, deve ser proporcionado ao candidato tempo idêntico ao utilizado pelos

Leia mais

Ministério das Obras Públicas

Ministério das Obras Públicas Ministério das Obras Públicas ESTATUTO ORGÂNICO DO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS CAPÍTULO I Natureza e Atribuições Artigo 1.º (Natureza) O Ministério das Obras Públicas é o órgão da administração pública

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Projecto de Avaliação do Desempenho Docente. Preâmbulo. Artigo 1.º. Objecto. Básico e Secundário, adiante abreviadamente designado por ECD. Artigo 2.

Projecto de Avaliação do Desempenho Docente. Preâmbulo. Artigo 1.º. Objecto. Básico e Secundário, adiante abreviadamente designado por ECD. Artigo 2. Projecto de Avaliação do Desempenho Docente Preâmbulo ( ) Artigo 1.º Objecto O presente diploma regulamenta o sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente estabelecido no Estatuto da Carreira

Leia mais

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre acampamento Verao 2010 naturasines actividades de ar livre Programa de Ocupação de Tempos Livres Vem apanhar umas ondas connosco! A Naturasines, propõe um Programa de Férias em regime de acampamento, a

Leia mais

António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço. Colóquio "Viver Mais, Viver Melhor", Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009.

António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço. Colóquio Viver Mais, Viver Melhor, Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009. Caridade Graça Franco, Laborinho Lúcio, Manuel Braga da Cruz, António Leuschner e António Lobo Antunes. Colóquio "Viver Mais, Viver Melhor", Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009. António Lobo Antunes

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 41/90 de 29 de Novembro

Decreto Regulamentar n.º 41/90 de 29 de Novembro Decreto Regulamentar n.º 41/90 de 29 de Novembro O Decreto-Lei n.º 497/88, de 30 de Dezembro, estabelece o regime de férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da Administração Pública, disciplinando,

Leia mais

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares

Novembro de 2008 ISBN: 978-972-614-430-4. Desenho gráfico: WM Imagem Impressão: Editorial do Ministério da Educação Tiragem: 5 000 exemplares Título: Educação em Números - Portugal 2008 Autoria: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério da Educação Edição: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)/Ministério

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

ASSENTO DE REUNIÃO. 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER PRESENÇAS. 21 de Julho de 2009

ASSENTO DE REUNIÃO. 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER PRESENÇAS. 21 de Julho de 2009 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER 21 de Julho de 2009 ASSENTO DE REUNIÃO Local: Câmara Municipal da Chamusca - Centro de Empresas Início: 10h30m Fim: 12h30m PRESENÇAS Nome Eng.º Sérgio C.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL Decreto Lei n.º 142/2015 de 31 de julho O Decreto Lei n.º 296/2009, de 14 de outubro, procedeu à alteração da estrutura do regime remuneratório aplicável aos militares dos

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO Entre: PRIMEIRA: MOVIJOVEM MOBILIDADE JUVENIL, COOPERATIVA DE INTERESSE PÚBLICO DE RESPONSABILIDADE LIMITADA, titular do Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva número 502530863,

Leia mais

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 Nos Termos do art.º 91.º da Lei nº.169/99, de 18/09, as actas são publicitadas na íntegra, mediante edital afixado durante 5 dos 10 dias subsequentes à

Leia mais

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS -------------------- ACTA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -------------------- -----------------------------------------------ACTA Nº 5---------------------------------------------------- ------Aos trinta

Leia mais

QUARTO PROTOCOLO AO ACORDO GERAL SOBRE O COMÉRCIO DE SERVIÇOS

QUARTO PROTOCOLO AO ACORDO GERAL SOBRE O COMÉRCIO DE SERVIÇOS Decreto n.º 8/98 de 7 de Março Quarto Protocolo ao Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços e as alterações à Lista de Compromissos Específicos das Comunidades Europeias e seus Estados Membros em matéria

Leia mais

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho O Governo, cumprido o disposto nos artigos 4.º e seguintes da Lei n.º 16/79, de

Leia mais

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração:

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração: EngIQ Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química Uma colaboração: Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) Universidade de Aveiro Universidade

Leia mais

I CORPOS DE BOMBEIROS

I CORPOS DE BOMBEIROS I CORPOS DE BOMBEIROS Artigo 1 PESSOAL A Quadro de Comando 1-Nomeações 2-Exonerações 3-Renomeações 4-Licenças O CORPO DE BOMBEIROS DA MADALENA: Que, no período de 01 a 31de JUL10, esteve em gozo de licença,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto O presente regulamento aprova normas e medidas

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS ACTA DA REUNIÃO Nº 1 Data: 27/01/2011 10:00 Ordem de trabalhos: Ponto um: Enquadramento do trabalho a desenvolver neste grupo Ponto dois: Definição do âmbito da política de

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AERONÁUTICA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE AERONÁUTICA Regulamento Contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância (*) Disposições gerais Artigo 1.º Objecto O presente regulamento visa o combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nas

Leia mais

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu

Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu 1 Análise comparativa dos sistemas de avaliação do desempenho docente a nível europeu Jorge Lima (*) Eurydice é a rede de informação sobre a educação na Europa, criada por iniciativa da Comissão Europeia

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA. Normas de Utilização das Embarcações Tradicionais

NOTA JUSTIFICATIVA. Normas de Utilização das Embarcações Tradicionais NOTA JUSTIFICATIVA O varino Amoroso e os botes-de-fragata denominados Gaivotas e Baía do Seixal são propriedade da Câmara Municipal do Seixal, como espólio museológico integrado no Ecomuseu Municipal do

Leia mais

5356 Diário da República, 2.ª série N.º 44 4 de março de 2015

5356 Diário da República, 2.ª série N.º 44 4 de março de 2015 5356 Diário da República, 2.ª série N.º 44 4 de março de 2015 Posto Arma/Serviço NIM Nome Data Reforma TCor SGE 03373079 Domingos Alberto Preto Neto...................................... 21-12-2014 Maj

Leia mais

Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores. E Entrega de Distinções de Mérito Económico

Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores. E Entrega de Distinções de Mérito Económico 1 Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores E Entrega de Distinções de Mérito Económico Sala dos Presidentes da Associação Industrial Portuguesa Lisboa, 14 de Outubro de 2010 Celebramos hoje os primeiros

Leia mais

Decreto n.º 196/76 de 17 de Março

Decreto n.º 196/76 de 17 de Março Decreto n.º 196/76 de 17 de Março Considerando a profunda reconversão por que passa a Administração Pública em ordem a adaptá-la às finalidades prosseguidas pelo processo revolucionário em curso; Considerando

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2007/A de 19 de Novembro de 2007 Regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação O Decreto Legislativo Regional

Leia mais

Avaliação do Desempenho dos Médicos.

Avaliação do Desempenho dos Médicos. ORDEM DE SERVIÇO Nº. 24/13 De: 12.11.2013 ASSUNTO: Regulamento de Funcionamento do Conselho Coordenador de Avaliação do Desempenho dos Médicos. Vem o Conselho de Administração, por este meio, informar

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia e Educação

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia e Educação UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia e Educação Regulamento de Estágios 2º Ciclo em Psicologia da Universidade da Beira Interior Artigo 1.º

Leia mais

Taça da Europa de Patinagem Artística Nazaré / Portugal 3 a 6 Outubro 2007

Taça da Europa de Patinagem Artística Nazaré / Portugal 3 a 6 Outubro 2007 COMUNICADO N.º 1 1. Introdução A Federação de Patinagem de Portugal, com a colaboração da Associação de Patinagem de Leiria e a Câmara Municipal da Nazaré, vai concretizar a organização da Taça da Europa

Leia mais

Projecto de Lei n.º 54/X

Projecto de Lei n.º 54/X Projecto de Lei n.º 54/X Regula a organização de atribuição de graus académicos no Ensino Superior, em conformidade com o Processo de Bolonha, incluindo o Sistema Europeu de Créditos. Exposição de motivos

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Reunião com Maria João da SPP

Reunião com Maria João da SPP Reunião com Maria João da SPP Fui a Lisboa dia 26 de Novembro de 2007 Nomeação de médicos para contactos com imprensa: Norte: José Luís Centro: Helena Sul: Leonor Reunião com Maria João da SPP Curso da

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos.

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos. egurança Segurança Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes

Leia mais

ACTA Nº 50 Primeiro Segundo Terceiro Quarto Quinto Sexto

ACTA Nº 50 Primeiro Segundo Terceiro Quarto Quinto Sexto ACTA Nº 50 Aos vinte e oito dias de Novembro de 2009, na sala de Sessões dos Serviços Administrativos, reuniu pelas 9:30 horas, a Assembleia-Geral Ordinária dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de

Leia mais

A Secretária de Estado dos Transportes. Ana Paula Vitorino

A Secretária de Estado dos Transportes. Ana Paula Vitorino Intervenção de Sua Excelência, A Ana Paula Vitorino por ocasião da Sessão de encerramento da apresentação dos novos serviços online do IMTT Lisboa, 18 de Dezembro de 2008 (vale a versão lida) 1/14 Senhor

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO No quadro do protocolo celebrado em 27 de Março de 2003 entre a Fundação

Leia mais

CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º. Natureza, objecto e Estatutos

CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º. Natureza, objecto e Estatutos Lei n.º 8/2007, de 14 de Fevereiro, alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, e Lei n.º 39/2014, de 9 de julho CAPÍTULO I Rádio e Televisão de Portugal, S. A. Artigo 1º Natureza, objecto e Estatutos

Leia mais

A FESTA DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES NA RTP AÇORES. Rádio e Televisão

A FESTA DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES NA RTP AÇORES. Rádio e Televisão A FESTA DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES NA RTP AÇORES Rádio e Televisão É na ambiência única de religiosidade, fé e partilha, do Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, que vão decorrer as grandes

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL 6422 Diário da República, 1.ª série N.º 179 15 de Setembro de 2009 Resolução da Assembleia da República n.º 92/2009 Deslocação do Presidente da República a Espanha A Assembleia da República resolve, nos

Leia mais

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Preâmbulo A Câmara Municipal de Nordeste tem vindo a apoiar ao longo dos anos de forma directa e organizada toda a actividade cultural no concelho

Leia mais

Regulamento de Transportes Escolares

Regulamento de Transportes Escolares Regulamento de Transportes Escolares PREÂMBULO Considerando que, A descentralização de competências da Administração Central do Estado, através da atribuição de mais competências às autarquias locais,

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO JORNALISMO Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. Artigo 2.º Destinatários O Mestrado em Jornalismo

Leia mais

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS 1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS Disseção e Técnicas Cirúrgicas Joelho, Ombro e Coluna Vertebral 17 e 18 de Fevereiro de 2015 Coordenadores Professor Doutor João Goyri O Neill Dr. Gonçalo Neto

Leia mais

FORUM SEGURANÇA APAU 2015 11 ABRIL 2015 BASE AÉREA Nº6 MONTIJO

FORUM SEGURANÇA APAU 2015 11 ABRIL 2015 BASE AÉREA Nº6 MONTIJO FORUM SEGURANÇA APAU 2015 11 ABRIL 2015 BASE AÉREA Nº6 MONTIJO Este manual de instruções é composto de duas partes: Participação com chegada por via aérea Participação com chegada por via terrestre 1 Atenção:

Leia mais

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade REPORTAGEM Homenagem Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade No Dia Mundial da Visão o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto celebrou o seu aniversário. Para o assinalar realizou

Leia mais

PRESENÇAS E FALTAS -----------------------------------------------------------------------------------

PRESENÇAS E FALTAS ----------------------------------------------------------------------------------- DATA DA REUNIÃO: AOS SETE DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E CINCO. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- LOCAL

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03

CÂMARA MUNICIPAL PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03 DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 03/02/1999 (Contém 9 folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: Hermano Manuel Gonçalves Nunes de Almeida (PSD)

Leia mais

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK Data: Outubro de 2013 Índice 1. Introdução... 1 2. Âmbito... 1 3. Modelo de incubação... 2 3.1 Pré-Incubação... 2 3.2 Incubação... 3 3.3 Desenvolvimento Empresarial...

Leia mais

XXIII Reunião do Conselho Buenos Aires, Argentina 11 a 13 de Maio de 2011. Acta

XXIII Reunião do Conselho Buenos Aires, Argentina 11 a 13 de Maio de 2011. Acta XXIII Reunião do Conselho Buenos Aires, Argentina 11 a 13 de Maio de 2011 Acta CERIMÓNIA DE ABERTURA Após ter dado as boas vindas aos representantes do Conselho, o Eng.º Orozco deu a palavra ao país anfitrião,

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2013 14870896 ANA CATARINA DE JESUS RIBEIRO Não colocada 14583084 ANA CATARINA DA ROCHA DIAS Não colocada 14922639 ANA CATARINA SOARES COUTO Colocada em 7230 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais Aviso Apresentação de Candidaturas Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 37 21 de fevereiro de 2012 855

Diário da República, 1.ª série N.º 37 21 de fevereiro de 2012 855 Diário da República, 1.ª série N.º 37 21 de fevereiro de 2012 855 Artigo 150.º Docentes do ensino particular e cooperativo (Renumerado pelo Decreto -Lei n.º 1/98, de 1 de Janeiro.) (Revogado.) Artigo 151.º

Leia mais

P R O V E D O R D E J U S T I Ç A

P R O V E D O R D E J U S T I Ç A PLANO DE ATIVIDADES 2013 INTRODUÇÃO 1. A definição dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações traduz um importante instrumento de trabalho do ciclo anual de gestão. As prioridades agora

Leia mais

Revista de Imprensa. Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira

Revista de Imprensa. Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira Revista de Imprensa Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Homem com 46 anos evacuado de um barco nos Açores correiodosacores.net

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Endereço(s) de correio electrónico Rua 20 de Dezembro de 1519, Nº 22, 3060-491 Outil (Portugal) Telefone(s) 231 429

Leia mais

Revisor Oficial de Contas, desde 1990.

Revisor Oficial de Contas, desde 1990. 1. Dados pessoais Nome: Vitor Manuel Batista de Almeida Data de nascimento: 14 de Julho de 1956 Naturalidade: Lisboa Residência: Calçada das Lages, Lote 3, Nº 61-A, 14º C 1900-291 Lisboa Telefone casa:

Leia mais

14-07-2011 05/11 ASSUNTO: CONSTITUIÇÂO DE TURMAS 2011-2012 C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: Transmitido via E-mail Institucional...

14-07-2011 05/11 ASSUNTO: CONSTITUIÇÂO DE TURMAS 2011-2012 C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: Transmitido via E-mail Institucional... DATA: NÚMERO: 14-07-2011 05/11 C/CONHECIMENTO A: REMETIDO A: SG Secretaria-Geral do Ministério da Educação... GGF Gabinete de Gestão Financeira... DGIDC Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular...

Leia mais