FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG"

Transcrição

1 FORMATURAS CURSOS EAD - UEPG A cerimônia de colação dos cursos a distância é realizada por empresa contratada pelos formandos, com o apoio e supervisão da UEPG (PROGRAD e CERIMONIAL) A empresa deve se responsabilizar por toda a solenidade, decorando o local, cedendo as becas, doando os convites, contratação de mestre de cerimônias e tirando fotos. No dia da cerimônia de colação de grau será considerada exclusivamente a relação oficial da PROGRAD e o graduando que nela não constar não participará da cerimônia nem a título de folclore ou de simulação. Os formandos deverão estar no local da formatura com duas horas de antecedência para experimentar as roupas da formatura, que serão cedidas gratuitamente pela empresa ou locadas pelos próprios alunos (não havendo uma empresa contratada para tanto). No local destinado as formaturas, os formandos deverão dirigir-se aos funcionários da UEPG, que estarão devidamente identificados para assinatura da lista de presença. As vestes talares dos graduandos serão compostas das seguintes peças: BECA de cor preta, de comprimento até os calcanhares, com manga simples ou pregueada e com um folho frontal e peitoral branco; SAMARRA (capa) cor do curso FAIXA de cor do curso, de cetim ou de seda, envolvendo a cintura, com 10 ou 15 centímetros de largura, com adaptação de colchetes de tal modo que forme um ângulo em seu encontro e que as duas pontas fiquem sobrepostas, sendo que a de fora seja 10 ou 15 centímetros mais curta que a de dentro. - as vestes talares devem ser complementadas com o seguinte vestuário: - mulheres: sapato social e meias de cor preta; - homens: calça, sapato social e meias de cor preta; a faixa da cintura deverá ter suas pontas pendentes sempre do lado esquerdo, rentes ao braço sinistro, sendo proibido amarrá-la com qualquer espécie de nó; - as cores representativas dos cursos são: - safira azul: História, Letras e Pedagogia, Administração e suas habilitações, Geografia (Bach. e Lic.), Matemática; AZUL - História, Letras, Pedagogia, Artes Visuais, Música AZUL SAFIRA - Administração (e habilitações), Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Física (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Informática, Matemática, Química e Turismo. OBS: O mesmo traje vale aos professores homenageados e autoridades da mesa sendo professores ( beca e samarra na cor do curso). Funcionários e tutores homenageados não usam o traje talar mas devem se apresentar com um traje (social) adequado para a cerimônia, de preferência na cor preta.

2 Opções: taullers, terninhos, vestidos tubinho, e complementos citados acima)

3 CERIMÔNIA 1ª - Homenageados, deverá ser escolhida apenas uma pessoa por grau de homenagem: -patrono -paraninfo -nome de turma -paraninfo espiritual Obs.: Se alguma turma escolher alguém como homenagem especial, essa pessoa não fará parte do grupo de homenageados que tem assento próprio junto aos formandos. 2ª - A escolha dos graduandos que atuarão diretamente na cerimônia de imposição de grau, a saber: a) juramento, b) imposição completa, c) discurso em nome da turma (Orador). Todos os cursos deverão encaminhar para o zilda_advocacia@hotmail.com ou cerimonial@uepg.br os modelos 2 e 4 preenchidos o mais rápido possível. (quem já o fez, desconsiderar essa solicitação). NÃO SE PERMITE NO ATO OFICIAL DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU - a ingestão de bebida com álcool e/ou bebida energética. O formando que se apresentar alcoolizado será impedido de participar da cerimônia e encaminhado para colação de grau em gabinete, em data a ser determinada posteriormente; - propagandas de empresas e/ou instituições - uso de efeitos especiais durante o ato oficial (chuva de prata, balões, serpentinas, faixas e gelo seco); - fogos de artifício - agradecimentos individuais ao vivo;

4 ROTEIRO DO CERIMONIAL E PROTOCOLO O Roteiro / Protocolo do ato oficial será produzido pela Coordenação do Cerimonial Universitário e deverá ser cumprido, na íntegra, pela empresa contratada. ROTEIRO (protocolo não poderá ser alterado) -. entrada formal e solene dos homenageados, acompanhados dos formandos - entrada das autoridades da mesa de trabalhos; - abertura oficial pelo Presidente da Cerimônia Reitor ou autoridade por delegação reitoral; - execução musical ou canto do Hino Nacional Brasileiro; - discurso do orador (SE HOUVER MAIS DE UM CURSO, APENAS UM ORADOR DISCURSARÁ); - juramento: em anexo a este (apenas um aluno); - imposição de grau ou diplomação pelo presidente da cerimônia; - concessão da láurea acadêmica, quando for o caso; - saudação do paraninfo (SE HOUVER MAIS DE UM CURSO, APENAS UM DOS PARANINFOS DISCURSARÁ); - execução do Hino do Paraná; Em Santa Catarina não toca hino do Paraná. - homenagens aos pais, aos mestres, aos amigos e outras; - pronunciamento e encerramento da solenidade pelo presidente.

5 LEMBRETES FINAIS: TODOS OS PÓLOS DEVERÃO PROVIDENCIAR OU EXIGIR DAS EMPRESAS CONTRATADAS PARA ORGANIZAR A CERIMÔNIA: - CDS PARA EXECUÇÃO DOS HINOS E DAS MÚSICAS QUE COMPORÃO A CERIMÔNIA; - EQUIPAMENTOS DE LUZ, SOM E AMBIENTAÇÃO PARA A CERIMÔNIA; - BANDEIRAS, MASTROS E LOCAL APROPRIADO PARA A SUA FIXAÇÃO; - MESTRE DE CERIMÔNIAS, PARA CONDUZIR O ATO ADEQUADAMENTE. OBS: QUALQUER ALTERAÇÃO SOBRE AUTORIDADES PRESENTES, PROFESSORES HOMENAGEADOS, DEVEM COMUNICAR O CERIMONIAL DA UEPG PARA ADEQUAR O PROTOCOLO COM ANTECEDÊNCIA. Informações constam do Manual de Colação Grau ( %C3%83O%20DE%20GRAU.pdf). LEMBRAMOS QUE ESSE INSTRUMENTO É SUPLEMENTAR A ESTAS ORIENTAÇÕES, POIS ELE SE APLICA AS FORMATURAS DOS CURSOS PRESENCIAIS, QUE ADMITEM VÁRIOS TIPOS DE CERIMÔNIAS.

6 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Avenida General Carlos Cavalcanti, Bairro de Uvaranas Fone: (042) Telefax: (042) Internet: prograd@uepg.br CEP: Ponta Grossa Paraná RAZÃO SOCIAL: M O D E L O 2 FICHA CADASTRAL - EMPRESAS DE FORMATURA NOME FANTASIA: CNPJ: PROPRIETÁRIO (Nome completo): RESPONSÁVEL GERAL (Nome completo): ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE/CELULAR: FAX: WEBSITE:

7 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Avenida General Carlos Cavalcanti, Bairro de Uvaranas Fone: (042) Telefax: (042) Internet: prograd@uepg.br CEP: Ponta Grossa Paraná M O D E L O 4 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DO ANO LETIVO DE CURSO 2- PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FORMATURA OU REPRESENTANTE DA TURMA Nome: Fone Endereço: 3- PROFESSORES HOMENAGEADOS Nome da Turma: Patrono(esse): Paraninfo(a): Paraninfo(a) Espiritual: 4. COORDENADOR DO CURSO 5. GRADUANDOS LIGADOS DIRETAMENTE À SOLENIDADE a) RECEBIMENTO DA IMPOSIÇÃO SOLENE E COMPLETA EM NOME DA TURMA: b) JURAMENTO EM NOME DA TURMA: c) ORADOR(A): d) HOMENAGEM AOS PAIS: e) HOMENAGEM AOS MESTRES: f) HOMENAGEM AOS AMIGOS: g) OUTRAS HOMENAGENS (usar o verso se houver). Ponta Grossa, de de REPRESENTANTE DA COMISSÃO DE FORMATURA

8 JURAMENTO PADRÃO DAS LICENCIATURAS Prometo solenemente que, no desempenho de minhas funções de LICENCIADO EM, transmitirei com lealdade, com integridade e com honestidade os ensinamentos humanos e científicos que façam dos jovens, a mim confiados, profissionais e cidadãos conscientes, responsáveis e inteligentes, para elevar cada vez mais os ideais da profissão que abracei. ASSIM O PROMETO!!