Ferramenta WEB de Monitoração, Administração e Extração de Informações de um SGBD Oracle

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramenta WEB de Monitoração, Administração e Extração de Informações de um SGBD Oracle"

Transcrição

1 Ferramenta WEB de Monitoração, Administração e Extração de Informações de um SGBD Oracle Rodrigo Luchtenber (FURB) rodrigo_luchtenberg@elosoft.com.br Alexander Roberto Valdameri (FURB) arv@furb.br Resumo. Este artigo descreve o desenvolvimento de uma ferramenta WEB para administrar, monitorar e extrair informações do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle. A ferramenta foi desenvolvida voltada a administradores de bancos de dados (DBA), com a finalidade de monitorar processos, bloqueios e conexões no banco de dados, administrar sua estrutura e seu funcionamento, bem como oferecer a possibilidade de extrair informações gerenciais e estatísticas, que possibilitem informar ao DBA como se encontra a situação de seu banco de dados. Palavras-chave: Banco de dados, Administração de banco de dados, Oracle. 1 Introdução Com o avanço da tecnologia, a cada dia cresce o volume de informações em todos os segmentos de mercado e nas áreas de atuação de qualquer empresa independente de seu porte. Em decorrência deste fato, cada vez mais as empresas precisam do controle centralizado de seus dados e suas informações, que constituem um de seus bens mais valiosos. Para tal controle a empresa necessita de um banco de dados. Segundo Date (2000) banco de dados é uma coleção de dados persistentes, ou seja, não transitórios, utilizado pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa. Para o gerenciamento e controle de um banco de dados, têm-se os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). O termo SGBD também costuma referir-se genericamente a algum produto particular de algum fornecedor particular. Um grande exemplo é o que será usado nesta proposta, que é o SGBD da Oracle. Um sistema gerenciador de banco de dados é basicamente um sistema computadorizado de armazenamento de registros; isto é, um sistema baseado em computador cujo propósito geral é armazenar informações e permitir ao usuário buscar e atualizar as mesmas quando solicitado. As informações em questão podem ser qualquer coisa que tenha significado para o indivíduo ou à organização a que o sistema deve servir em outras palavras, tudo o que seja necessário para auxiliar no processo geral de tomada de decisões de negócios desse indivíduo ou dessa organização.

2 Aprofundando um pouco esse conceito de controle centralizado, implica que haverá na empresa alguma pessoa identificável que tenha a responsabilidade central pelos dados. Essa pessoa é o Administrador de Dados (AD). É imperativo que deva existir alguma pessoa que entenda esses dados e as necessidades da empresa com relação aos mesmos, em um nível elevado de administração. Assim, o trabalho do AD é decidir que dados devem ser armazenados no banco de dados, e também estabelecer normas para manter e traçar esses dados, uma vez que eles tenham sido armazenados. Observando cuidadosamente que o AD é um gerente e não um técnico, a empresa deverá possuir um técnico responsável pela implementação das decisões do administrador de dados. Este técnico é o Administrador de Banco de Dados (database administrator DBA). O trabalho do DBA é criar o banco de dados propriamente dito e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática às várias decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados. O DBA também é responsável por assegurar que o sistema operará com desempenho adequado e por oferecer uma ampla variedade de outros serviços técnicos. Algumas atribuições de um DBA são (Date, 2000): a) definir o esquema interno; b) prover a ligação com os usuários; c) definir restrições de segurança; d) definir normas de descarga e recarga; e) monitorar o desempenho e responder a requisitos de mudanças. Durante a realização de suas atividades, o DBA Oracle necessita verificar como está o funcionamento e o andamento de algumas atividades no banco de dados, bem como obter certas informações de caráter estatístico e gerencial em outras palavras, necessita administrar o banco de dados. Para fazer isto, ele dispõe de diversas ferramentas e utilitários que o ajudam a realizar todas as suas tarefas. Porém, por diversas vezes, a agilidade dos serviços de um DBA é limitada pela reduzida abrangência geográfica de sua simples estação de trabalho. Estima-se que a administração do banco de dados remota ou à distância é um dos desejos da maioria dos profissionais que atuam neste segmento da informática. Hoje o mercado já possui ferramentas WEB de administração de banco de dados, na sua grande maioria com severas restrições às operações de manutenção das estruturas de dados (físicas), limitando-se a esquemas de segurança e controle de restrições. Portanto, em decorrência da necessidade de se obter informações estatísticas e gerenciais com legibilidade, agilidade, interoperabilidade e por diversas vezes remotamente, decidiu-se por desenvolver uma ferramenta WEB para satisfazer tal necessidade e conceder ao DBA a possibilidade de prover a gestão de um banco de dados através de um browser de navegação, sem limite do espaço geográfico.

3 2 Sistemas de Banco de Dados De acordo com Date (2000), sistema de banco de dados é basicamente um sistema de manutenção de registros por computador ou seja, um sistema cujo objetivo global é manter as informações e torná-las disponíveis quando solicitadas. Um sistema de banco de dados é formado por quatro componentes principais, que seriam: a) Dados Todas as informações pertinentes ao sistema ou ao negócio que são armazenadas em um banco de dados. Estes dados podem ser compartilhados entre vários usuários ou de uso exclusivo de um único usuário; b) Hardware Consiste na máquina que vai abrigar o banco de dados. Compõe-se dos volumes de memória secundária nos quais reside o banco de dados, juntamente com os dispositivos de E/S, dispositivos de controle, canais de E/S, e assim por diante; c) Software A interface entre o banco de dados físico (dados) e os usuários do sistema é o software, gerenciador do banco de dados ou, mais comumente conhecido por sistema gerenciador de banco de dados (Data Base Management System - DBMS). Todas as solicitações e execuções dos usuários ao banco de dados são gerenciadas pelo DBMS. Outra função do DBMS é fazer com que os usuários tenham uma visão do banco de dados acima do nível do hardware, ou seja, a um nível mais elevado; d) Usuários São os indivíduos que realmente utilizam as funcionalidades e os recursos do banco de dados. Conforme Date (1990), consideram-se três grandes classes de usuários, os programadores de aplicação, o administrador do banco de dados e os usuários finais. Alguns requisitos que um banco de dados deve satisfazer: a) permitir a redução de redundância das informações, ou seja, uma certa informação que é utilizada em dois lugares diferentes pode ser apenas armazenada em um único lugar e acessada pelos dois; b) permitir compartilhamento dos dados entre aplicações novas e já existentes; c) evitar a inconsistência dos dados e informações; d) permitir a independência entre dados e aplicações, ou seja, as aplicações não dependem de qualquer estrutura de armazenamento ou método de acesso; e) possibilitar que sejam aplicadas restrições de segurança sobre o acesso ao banco de dados. Em outras palavras o acesso às informações é feito através de certos canais definidos pelo administrador de banco de dados; f) assegurar que os dados contidos no banco de dados estejam corretos.

4 2.1 Banco de dados ORACLE Segundo Cericola (1995), o SGBD Oracle foi desenvolvido nos EUA em 1977 pela Oracle Corporation. Esse produto começou a ser desenvolvido como um projeto da Nasa e sua primeira instalação comercial ocorreu em junho de A Oracle se tornou uma das maiores empresas em ambientes de bancos de dados relacionais. O Oracle é um sistema gerenciador de banco de dados relacional com funções complexas baseadas no ANSI SQL3. Está disponível em uma grande variedade de computadores de grande porte, minis e micros, por possuir portabilidade com várias marcas. O SGBD Oracle apresenta uma arquitetura distribuída, que permite às aplicações residirem em vários computadores e se comunicarem entre si, de forma transparente ao usuário. Segundo Murara (1994), em um ambiente de banco de dados, o DBA é visto como figura fundamental e indispensável muito antes até do momento da instalação do SGBD e criação do banco de dados. O trabalho do DBA contribui para a operação efetiva de todos os sistemas que executam com o banco de dados Oracle. O DBA dá suporte técnico para todos e espera-se que se torne fluente em todas as questões técnicas que aparecem no SGBD. Além das funções da administração de banco de dados vistas anteriormente, as principais atividades realizadas pelo DBA em um banco de dados são: a) instalação e atualização do SGBD Oracle e de todos os seus produtos associados; b) alocação de recursos para suportar o SGBD como memória, espaço em disco, segurança e desempenho; c) backup e recuperação; d) otimização do banco de dados. Para a realização das suas atividades, um DBA deve estar bem servido de ferramentas e softwares que agilizem e simplifiquem o seu trabalho. O SGBD Oracle disponibiliza algumas ferramentas e utilitários para a realização das tarefas do DBA. São algumas delas: a) SQL*Plus: ferramenta que tem por objetivo realizar a interface interativa com o banco de dados através da linguagem de manipulação de dados SQL; b) DBA Studio: ferramenta visual para realizar toda a administração de armazenamento, segurança e conexões do banco de dados; c) Utilitários: utilitários de importação e exportação de dados do banco de dados.

5 3 Desenvolvimento da Ferramenta 3.1 Ferramentas Utilizadas ASP De acordo com Weissinger (1999), o Active Server Pages (ASP) é uma tecnologia criada originalmente pela Microsoft como resposta aos problemas muitas vezes complexos apresentados pelo desenvolvimento de aplicações CGI. O ASP permite a utilização de qualquer linguagem scripting, como VBScript e JavaScript, para criar aplicações dinâmicas na WEB. ASP são páginas WEB que possuem conteúdo dinâmico. Tais páginas consistem em arquivos de extensão.asp que contêm combinações de Server-Side scripts e tags HTML. Todo o código de programação existente em páginas ASP é executado no servidor, e este retorna ao cliente somente respostas em HTML padrão o que faz com que aplicações ASP possam ser acessadas por qualquer browser existente no mercado. Uma aplicação feita em ASP pode ainda conter linhas de Client-Side scripts, que serão executados na estação cliente Secure Sockets Layer O Secure Sockets Layer (SSL), ou Camada de Soquetes Segura, é um protocolo que fornece um serviço de segurança para dados transmitidos entre aplicações. De acordo com Anton (2002), desenvolvido pela Netscape a fim de prover segurança de transmissão de dados entre computadores, o SSL foi proposto ao World Wide Web Consortium (W3C) e ao Internet Engineering Task Force (IETF) como um padrão de segurança para WEB browsers e servidores WEB. O uso do SSL se disseminou por meio de sua implementação nos browsers da Netscape, fornecendo aos usuários uma forma segura de acessar servidores WEB, permitindo inclusive a execução de transações comerciais. É implementado de modo a atuar como uma subcamada da camada aplicação da arquitetura TCP/IP, posicionada entre esta e a camada transporte. Dados específicos enviados por aplicativos que utilizam SSL são protegidos por técnicas de criptografia e autenticação, garantindo a integridade e a privacidade dos mesmos. Uma vez que este protocolo garante a integridade dos dados enviados, é necessário que seja utilizado um protocolo de transporte confiável orientado a conexão, como o TCP, a fim de garantir que não haja erros de transmissão.

6 O SSL fornece um serviço de comunicação seguro entre cliente e servidor, permitindo autenticação mútua e garantindo integridade dos dados pelo uso de assinaturas digitais, e privacidade pelo uso de criptografia. O protocolo foi projetado de modo a suportar diversos algoritmos de criptografia e assinatura digital, permitindo a seleção dos algoritmos mais convenientes para cada situação, assim como a utilização de novos algoritmos, a medida em que estes vão evoluindo. Estas escolhas são negociadas entre o cliente e o servidor durante o estabelecimento de uma sessão. O protocolo SSL possui duas camadas: a camada mais baixa é conhecida como protocolo de registro SSL (prssl), que é usado para encapsular os vários níveis dos protocolos de maior nível. Um destes protocolos é o protocolo handshake SSL (phssl), que corresponde à segunda camada do SSL e permite que o servidor e o cliente possam se autenticar e negociar um algoritmo de encriptação e as chaves criptográficas antes que o protocolo de aplicação transmita ou receba seu primeiro byte de dados Internet Information Server As empresas estão procurando tecnologias da WEB baseadas em padrões a fim de trocar informações de uma forma mais eficaz com os clientes, parceiros e funcionários em todo o mundo. Além disso, elas estão tentando implementar soluções que tirem vantagem dos investimentos existentes em conhecimento e em tecnologia. O servidor de páginas WEB Microsoft Internet Information Server (IIS) é projetado de forma a atender às necessidades de uma ampla série de usuários, de grupos de trabalho e de departamentos, em uma intranet corporativa. Há provedores de serviços da internet que abrigam sites da WEB acessados por milhões de visitantes por dia. O IIS revoluciona os recursos da WEB do sistema operacional Microsoft Windows NT/2K Server, proporcionando uma maneira fácil de compartilhar informações, criar e distribuir aplicativos comerciais, abrigar e gerenciar sites (Microsoft Corporation, 2001) JavaScript Segundo Feather (1997), todas as páginas escritas com HTML são estáticas. O browser apenas interpreta o que há no código fonte e reproduz friamente aquele conjunto de instruções. Um dos principais recursos do Javascript é a possibilidade de fazer com que a página HTML seja dinâmica, ou seja, capaz de fazer com que o usuário possa interagir com a página, ou usar outros recursos para fazer com que o documento WEB se altere sem necessidade de um novo carregamento de página. Portanto, o Javascript é uma poderosa ferramenta para quem deseja fazer apresentáveis e interativas páginas para a internet.

7 O Javascript é uma linguagem de programação que funciona interativamente com o código HTML. O Javascript consegue ler, entender e manipular os objetos de uma página HTML, tendo a facilidade necessária para alterá-los automaticamente, quando programado. Nas páginas ASP, são inseridos de uma maneira peculiar, podendo ter apenas uma área para scripts ou espalhados pelo código, do jeito que melhor se adapte às necessidades de cada usuário. 3.2 Implementação Na fase da implementação foram utilizadas várias tecnologias para compor este trabalho (seção 3.1). Entre estas tecnologias tem-se alguns componentes e linguagens com a finalidade de ganhar uma maior interatividade, melhor legibilidade e agilidade na execução de diversas funcionalidades, bem como tecnologias para garantir a integridade e segurança na troca de informações entre o usuário final e o banco de dados. Dentre as linguagens utilizadas, tem-se a HTML que foi utilizada basicamente para a construção da estrutura das homepages (Savoia, 1997). Outra linguagem que foi utilizada é a Javascript, que é a grande responsável pelo ganho na interatividade entre as telas desta ferramenta. De acordo com Feather (1997), através da linguagem Javascript é possível exibir mensagens na tela, criar funções, executar uma atualização em um único bloco de uma página HTML e utilizar a programação orientada a eventos, como mostra a Figura 1. Javascript onkeypress="return Maiusculas()" Ao digitar no campo, a função Maiúsculas() retorna a letra em maiúscula. Figura 1: Código Javascript 3.3 Acesso ao Banco de Dados O acesso ao banco de dados Oracle é feito através da linguagem ASP que cria um objeto de conexão passando como parâmetro a especificação de um driver ODBC. O driver ODBC por sua vez se conecta ao banco de dados através do próprio cliente do SGBD Oracle. Após a conexão estabelecida pode-se executar diversas consultas ao banco de dados e tratar seus resultados dentro da homepage através das funcionalidades da linguagem ASP. Portanto, a linguagem utiliza uma conexão via ODBC para

8 executar todas as funções em um banco de dados. Um exemplo de como é feita tal conexão é mostrado na Figura 2. set con=server.createobject("adodb.connection") bnc="driver={microsoft ODBC for Oracle};SERVER=DESENV;UID=system;PWD=manager" Criação do objeto conexão con.open bnc SQL="select owner,table_name from dba_tables order by owner" set rs=con.execute(sql) con.close Especificação do driver ODBC Execução da sentença SQL Figura 2: Conexão ao banco de dados. Todos os códigos da linguagem ASP são interpretados e executados inteiramente no servidor de páginas WEB, que neste caso é o IIS, e somente após este processo a homepage é montada e as informações são passadas para o browser, portanto somente este servidor necessita possuir o cliente do SGBD Oracle e o componente ODBC instalados. 3.4 Segurança No aspecto de segurança, as principais precauções tomadas foram com relação ao controle de sessões, troca de informações sigilosas entre o browser e o servidor WEB e o controle de acesso à ferramenta. O controle de acesso é feito de acordo com os usuários do banco de dados Oracle, ou seja, todos os usuários do banco de dados possuem acesso à ferramenta. As permissões de cada usuário com relação ao acesso nas funcionalidades da ferramenta são ditas de acordo com as permissões que o mesmo possuir no banco de dados. Como cada tela da ferramenta possui uma ou mais funcionalidades e cada tela é uma página WEB, qualquer usuário que chamasse diretamente uma certa tela pelo browser poderia executar todas as funcionalidades nela contidas. Para que isto não ocorra foi utilizado o mecanismo de sessões para controlar os direitos de acesso às telas da ferramenta. Cada usuário quando se conecta pela tela de conexão da ferramenta, recebe um identificador que significa o código de sua sessão atual. Se outro usuário qualquer chamar diretamente uma tela da ferramenta sem que esteja conectado nela, o seu acesso será recusado, pois o mesmo não possui um identificador de sessão válido. A única informação sigilosa que o browser e o servidor de páginas WEB trocam entre si, é na tela inicial no momento da conexão à ferramenta quando o usuário coloca a sua senha para se conectar na mesma. Para que esta senha trafegue

9 seguramente pela rede até chegar no servidor, foi utilizado o protocolo SSL que possui mecanismos de criptografia. Todas as outras informações que são trocadas entre as próprias telas da ferramenta são feitas ao nível de servidor e não chegam a trafegar na rede. Informações trocadas entre o servidor de páginas WEB e o servidor do banco de dados são feitas através do cliente do SGBD Oracle e o driver ODBC que possuem seus próprios mecanismos de segurança. Os aspectos que caracterizam o uso do protocolo SSL em uma página WEB são mostrados na Figura 3. No rodapé do lado direito da página aparece um cadeado mostrando que a página está segura. No campo do endereço o literal HTTP vem acompanhado com uma letra S que demonstra a utilização do protocolo SSL. Figura 3: Caracterização do uso do protocolo SSL As funcionalidades do protocolo SSL foram utilizadas dos próprios mecanismos que o servidor IIS disponibiliza. A habilitação destes mecanismos em si não será demonstrada, pois não é o foco deste trabalho. Como o uso do protocolo SSL é opcional, a Figura 4 mostra o código que força o uso deste protocolo quando as telas da ferramenta são solicitadas. If Request.ServerVariables("SERVER_PORT")=80 Then Dim strsecureurl strsecureurl = " strsecureurl = strsecureurl & Request.ServerVariables("SERVER_NAME") strsecureurl = strsecureurl & Request.ServerVariables("URL") Response.Redirect strsecureurl End If Se a porta for igual a 80 (http) o redirecionamento é feito para o https. Figura 4: Código que força o uso do SSL

10 4 A Ferramenta NetDBA A ferramenta desenvolvida é acessada através de um browser com o uso restrito aos usuários do banco de dados. O usuário depois de conectado na ferramenta poderia navegar pelo browser e executar todas as funções a ele permitidas, que variam desde a consulta dos dados de uma certa tabela à criação de um dispositivo de armazenamento. Após realizar todas as suas tarefas, o usuário desconectar-se-ía da ferramenta apenas fechando o browser. Como não possui nenhum aplicativo residente ou hospedeiro (nenhum aplicativo previamente instalado), a mesma poderia ser acessada remotamente através de uma intranet ou até mesmo de uma extranet em qualquer lugar de uma empresa ou até do mundo. 4.1 Iniciando a Ferramenta A Figura 5 mostra a tela inicial da ferramenta que compreende o momento da conexão do usuário. Figura 5: Tela inicial

11 A Figura 6 mostra a tela principal da ferramenta. A direita encontra-se o menu que é responsável pela chamada de todas as telas da ferramenta. Menus 4.2 Principais Funcionalidades Figura 6: Tela principal Na Figura 7 mostra-se a tela de administração de tablespaces. Através desta tela é possível criar tablespaces, adicionar ou aumentar datafiles e monitorar seus crescimentos. Aumentar um datafile Figura 7: Administração de Tablespaces

12 A Figura 8 mostra a tela de administração de segurança. Através desta tela é possível adicionar novos usuários ao banco de dados bem como administrar seus privilégios e suas características. Usuários Roles Privilégios Características do usuário Funcionalidades Figura 8: Administração de Segurança 5 Conclusão No decorrer do desenvolvimento deste trabalho foi-se evidenciando a importância da junção das linguagens ASP e Javascript para se atingir grande interatividade e legibilidade nas telas de uma aplicação WEB. Enquanto que o ASP se encarregava de trazer todas as informações solicitadas ao banco de dados, o Javascript foi utilizado para executar atualizações em partes da homepage, possibilitar a passagem de parâmetro para outras janelas do browser sem a necessidade de atualização das mesmas, interação com objetos da tela entre outras funcionalidades. A linguagem ASP além de ser de fácil manipulação mostrou-se bastante eficiente e eficaz no que diz respeito ao tempo de resposta nas requisições ao banco de dados. Um outro ponto a ser levantado é a quantidade enorme de recursos que a linguagem ASP possui ao se trabalhar com banco de dados. Outro aspecto relevante a ser destacado refere-se ao uso de um canal seguro de autenticação quando da utilização da ferramenta em um ambiente de rede. Pode-se

13 constatar que a utilização do SSL, implementado em ambiente Windows, especificamente no IIS, mostrou-se eficaz as necessidades previstas. Através desta ferramenta o DBA ou o usuário com permissão de acesso pode executar a administração e monitoração básica que um banco de dados Oracle necessita diariamente. Esta administração poderá ser realizada remotamente, ou seja, o DBA não depende de sua estação de trabalho para executar as atividades que necessita. Com a conclusão deste trabalho notou-se uma certa agilidade na administração diária do banco de dados Oracle, pois diversas ferramentas existentes no mercado possuem a mesma filosofia da NetDBA mas nenhuma delas compreende todas estas funcionalidades em um mesmo console. Concluiu-se também que grande parte da administração do banco de dados pode ser feita através da WEB utilizando a linguagem ASP. O restante da administração reserva-se para a instalação do banco de dados, execução de rotinas de backup e restore, atualização de componentes e outras funcionalidades mais complexas que envolvem algo mais do que simplesmente o metadados do Oracle. Referências bibliográficas ANTON, Eric Ricardo. Secure Sockets Layer. Rio de Janeiro, Disponível em: < e>. Acesso em: 10 jun CERICOLA, Vincent Oswald. ORACLE: Banco de Dados Relacional e Distribuído. São Paulo: Makron Books, DATE, C.J. Introdução a sistemas de banco de dados. Rio de Janeiro: Campus, FEATHER, Stephen. JavaScript em exemplos. São Paulo: Makron Books, MICROSOFT CORPORATION. Microsoft internet information server 4.0. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 10 jun MURARA, Sandro Gonçalves. Ferramenta de monitoração de banco de dados Oracle f. Trabalho de Conclusão de

14 Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. ORACLE. Oracle8i on-line documentation release 3 (8.1.7). Estados Unidos: Oracle Corporation, SAVOIA, Tom. Usando HTML. Rio de Janeiro: Campus, WEISSINGER, A. Keyton. ASP guia completo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 1999.

Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema

Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema Projuris Enterprise Visão Geral da Arquitetura do Sistema Março/2015 Página 1 de 17 Projuris Enterprise Projuris Enterprise é um sistema 100% Web, com foco na gestão de contencioso por empresas ou firmas

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor.

UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. UNICE Ensino Superior Linguagem de Programação Ambiente Cliente Servidor. Modelo Cliente/Servidor Por HIARLY ALVES Fortaleza - CE Apresentação. O mais famoso tipo de arquitetura utilizada em redes de computadores

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Introdução a Banco de Dados Aula 03 Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Arquiteturas de Banco de Dados Arquiteturas de BD - Introdução Atualmente, devem-se considerar alguns aspectos relevantes

Leia mais

VISÃO GERAL DE BANCO DE DADOS

VISÃO GERAL DE BANCO DE DADOS Banco de Dados BD_A007 Visão Geral de Banco de Dados 02 de março de 2005 VISÃO GERAL DE BANCO DE DADOS Relação de siglas utilizadas neste trabalho: ABD: Administrador de Banco de Dados. BD: Banco de Dados.

Leia mais

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Surgimento da internet Expansão x Popularização da internet A World Wide Web e a Internet Funcionamento e personagens da

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.01.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.01.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A Assessoria

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

Domínios. Domínios Mundiais Usado para atividades comerciais. Usado em instituições sem fins lucrativos. Usado para nomes pessoais.

Domínios. Domínios Mundiais Usado para atividades comerciais. Usado em instituições sem fins lucrativos. Usado para nomes pessoais. Aula 01 Domínios Domínios são todos os nomes registrados na base de dados do DNS e que, portanto, recebem um endereço IP e passam a estar disponíveis na Internet. Todos os endereços de sites existentes

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Bancos de Dados III Acesso Cliente Servidor Arquiteturas Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Requisitos de Sistemas Grande competitividade no mercado TI deve apoiar a empresa atendendo com agilidade.

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES

GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES GUIA RÁPIDO PARA CERTIFICADOS SSL/TLS FAÇA A MELHOR ESCOLHA AO AVALIAR SUAS OPÇÕES DE SEGURANÇA DE SITES Introdução Seja você um indivíduo ou uma empresa, sua abordagem de segurança online deve ser idêntica

Leia mais

Protocolos de Aplicação SSL, TLS, HTTPS, SHTTP

Protocolos de Aplicação SSL, TLS, HTTPS, SHTTP Protocolos de Aplicação SSL, TLS, HTTPS, SHTTP SSL - Secure Socket Layer Protocolos criptográfico que provê comunicação segura na Internet para serviços como: Telnet, FTP, SMTP, HTTP etc. Provê a privacidade

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO Dado, Informação e Conhecimento DADO: Estímulos captados pelos sentidos humanos; Símbolos gráficos ou sonoros; Ocorrências registradas (em memória, papel, etc.); Indica uma situação

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Políticas de segurança e informações

Políticas de segurança e informações Whitepaper Políticas de segurança e informações VISÃO GERAL Este documento fornece uma visão de alto nível das políticas de segurança da New Relic, além de uma descrição geral dos recursos e das funcionalidades

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Banco de Dados I. Construindo modelos de dados confiáveis

Banco de Dados I. Construindo modelos de dados confiáveis Banco de Dados I Construindo modelos de dados confiáveis SILBERSCHATZ et al, Sistemas de Banco de Dados Editora Campus, Rio de Janeiro, 2006, 3ª impressão. DATE, C J., Introdução a sistemas de banco de

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP. Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa

7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP. Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa 7 DIFERENÇAS ENTRE PABX e PABX IP Comparativo de recursos e benefícios telefônicos para sua empresa ÍNDICE Definição de PABX e PABX-IP 1ª - Gravação de Chamadas 2ª - URA 3ª - Fila de Atendimento 4ª - Ramal

Leia mais

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Versão: 6.6.x Escrito por: Product Documentation, R&D Data: Outubro de 2011 ImageNow e CaptureNow são marcas comerciais registradas da Perceptive Software.

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

2 Fundamentação Conceitual

2 Fundamentação Conceitual 2 Fundamentação Conceitual 2.1 Computação Pervasiva Mark Weiser define pela primeira vez o termo Computação Ubíqua ou Computação Pervasiva (Ubiquitous Computing) em (10). O autor inicia o trabalho com

Leia mais

Projeto Integrador Segurança de Redes e Transmissão de Dados

Projeto Integrador Segurança de Redes e Transmissão de Dados FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Projeto Integrador Segurança de Redes e Transmissão de Dados AYLSON SANTOS EDFRANCIS MARQUES HEVERTHON LUIZ THIAGO SHITINOE AYLSON SANTOS EDFRANCIS

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One.

Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One. Neste tópico, abordaremos a funcionalidade de segurança fornecida com o SAP Business One. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Descrever as funções de segurança fornecidas pelo System Landscape

Leia mais

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007.

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Vírus no Linux? Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Interface de uma distribuição Linux Uma das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

ARQUITETURAS DOS SISTEMAS DE EMPRESARIAIS (ERP) Arquitetura cliente-servidor Arquitetura aberta

ARQUITETURAS DOS SISTEMAS DE EMPRESARIAIS (ERP) Arquitetura cliente-servidor Arquitetura aberta ARQUITETURAS DOS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS (ERP) Arquitetura cliente-servidor Arquitetura aberta Arquitetura cliente-servidor Definição do modelo cliente-servidor O modelo cliente-servidor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

QUALQUER MOMENTO E LUGAR PROTEJA SEUS DADOS

QUALQUER MOMENTO E LUGAR PROTEJA SEUS DADOS INTRANET BENEFÍCIOS QUALQUER MOMENTO E LUGAR PROTEJA SEUS DADOS Via Prática Intranet permite que você acesse todas as informações importantes a qualquer hora, não importa onde você está. Tudo que você

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

ERU Especificação de Requisitos do Usuário Bolsa de Serviços na Web

ERU Especificação de Requisitos do Usuário Bolsa de Serviços na Web ERU Especificação de Requisitos do Usuário Bolsa de Serviços na Web Documento: Bolsa de Serviços na Web Versão: 1.3 Data: 27/08/2009 Preparado por: Ricardo Argenton Ramos Antonielly Garcia Rodrigues Humberto

Leia mais

Tencologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: WEB I Conteúdo: Arquitetura de Software Aula 03

Tencologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: WEB I Conteúdo: Arquitetura de Software Aula 03 Tencologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: WEB I Conteúdo: Arquitetura de Software Aula 03 Agenda 1. Arquitetura de Software 1.1.Introdução 1.2.Vantagens da Arquitetura de Software

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II UDP Prof: Ricardo Luís R. Peres Tem como objetivo prover uma comunicação entre dois processos de uma mesma sessão que estejam rodando em computadores dentro da mesma rede ou não.

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Organex Serviços de Software LTDA ( Organex ) estabelece nestes Termos de Uso e Política de Privacidade as condições para utilização do site www.organex.com.br

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Novembro de 2013 Introdução Este documento fornece um resumo de alterações

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de Segurança de Dados

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de Segurança de Dados Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de Segurança de Dados Atestado de Conformidade para Questionário de Autoavaliação C Versão 3.0 Fevereiro de 2014 Seção 1: Informações de Avaliação Instruções

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Rastreabilidade de requisitos através da web

Rastreabilidade de requisitos através da web Rastreabilidade de requisitos através da web Fernando dos Santos (FURB) fds@inf.furb.br Karly Schubert Vargas (FURB) karly@inf.furb.br Christian Rogério Câmara de Abreu (FURB) crca@inf.furb.br Resumo.

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. Aécio Costa

Introdução a Banco de Dados. Aécio Costa Introdução a Banco de Dados Aécio Costa Porque utilizamos BD? Banco de Dados Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa. DATE (2003)

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS)

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS) WHITE PAPPER Rafael Fazzi Bortolini Diretor, Cryo Technologies Orquestra BPMS rafael@cryo.com.br Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) são duas disciplinas ou tendências à primeira

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

Camada de Transporte, protocolos TCP e UDP

Camada de Transporte, protocolos TCP e UDP Camada de Transporte, protocolos TCP e UDP Conhecer o conceito da camada de transporte e seus principais protocolos: TCP e UDP. O principal objetivo da camada de transporte é oferecer um serviço confiável,

Leia mais

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos

Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Computação Aula 03-04: Modelos de Sistemas Distribuídos 2o. Semestre / 2014 Prof. Jesus Principais questões no projeto de um sistema distribuído (SD) Questão de acesso (como sist. será acessado)

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos O conceito de rede segundo Tanenbaum é: um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SEJA BEM-VINDO AO SIENGE. PARABÉNS! A partir de agora a sua empresa irá contar com os benefícios do Sienge. Conte conosco para ajudá-lo

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano.

No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano. No projeto das primeiras redes de computadores, o hardware foi a principal preocupação e o software ficou em segundo plano. Essa estratégia foi deixada para trás. Atualmente, o software de rede é altamente

Leia mais

Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos

Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos Política de Privacidade do Serviço OurSound para Estabelecimentos Esta Política de privacidade explica a política do OurSound no que tange a coleta, utilização, divulgação e transferência de informações,

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com.

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com. Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Introdução. Software (Parte I)

Introdução. Software (Parte I) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Introdução à Computação Software (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite

Resolução de Problemas de Rede. Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Resolução de Problemas de Rede Disciplina: Suporte Remoto Prof. Etelvira Leite Ferramentas para manter o desempenho do sistema Desfragmentador de disco: Consolida arquivos e pastas fragmentados Aumenta

Leia mais