CROMOTERAPIA: Ele verificou que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe num feixe colorido, constituído pelas sete cores:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CROMOTERAPIA: Ele verificou que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe num feixe colorido, constituído pelas sete cores:"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UNIDADE DE APRENDIZAGEM: TERAPIA FLORAL, AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO CROMOTERAPIA

2 CROMOTERAPIA: As cores surgem a partir da incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático Isaac Newton. Ele verificou que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe num feixe colorido, constituído pelas sete cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.

3 A seguinte figura demonstra a refração da luz:

4 Toda vibração emite uma onda e a onda é uma vibração que se propaga. Amplitude: metade do percurso de uma oscilação Freqüência: número de oscilações em unidade de tempo, que passa pelo ponto X e é denominada freqüência da onda por minuto ou segundo. O que diferencia o tipo de irradiação é a amplitude da onda. Cada tipo de vibração possui várias freqüências. Comprimento de Onda: Com a mesma velocidade que a luz se desloca em forma de onda, a quilômetros por segundo, as diferentes cores possuem comprimento de ondas medidas em Angström (Ä), que mede um décimo milionésimo de milímetro. A cor vermelha tem comprimento de onda que varia entre e Ä.; o laranja de e Ä; o amarelo de a Ä; o verde de a Ä; o azul de a Ä; o índigo de a Ä; e o violeta de a Ä.

5 Baseado nesse gráfico, concluímos que: 1- o comprimento da onda provocada pela radiação da luz vermelha é maior do que o da luz violeta. 2- do vermelho ao violeta a freqüência aumenta e o comprimento de onda diminui. 3- do espectro, o vermelho tem a freqüência mais baixa e o comprimento de onda maior (por volta de 6700 Å). O violeta tem a freqüência mais alta e o comprimento de onda menor (por volta de 4000 Å). Como média a referência é o verde.

6 O tratamento pela cor era utilizado pelas civilizações antigas do Egito, nos grandes tempos de Karnak e Tebas. Também a relação dos deuses egípcios com a cor comprovava o profundo conhecimento daquela civilização. Como exemplos temos: Thoth, representado pela cor azul, tinha o poder de despertar os centros espirituais do cérebro; Ísis, com seu raio amarelo, era responsável pelos estímulos da mente do homem; Osíris, com seu raio vermelho ardente, era responsável pela vida do homem. O primeiro livro publicado acerca da aplicação da cor para fins terapêuticos foi em 1877, e tratava basicamente do uso do vermelho como estimulante e do azul como calmante. No ano seguinte, o Dr. E.D. Babbitt publicou sua obra descrevendo os diferentes efeitos das sete cores do espectro da luz como agente de cura.

7 Contudo, foi o cientista indiano D.P. Ghadiali, em 1933, que descobriu os princípios científicos que explicam por que e como os diferentes raios coloridos tem efeitos terapêuticos diversos sobre o organismo. Segundo ele, para cada órgão ou sistema do corpo humano, há uma cor que estimula e outra que inibe seu funcionamento. Pesquisas mostram que os efeitos notados pelo uso da cromoterapia ocorrem devido à ação dos raios coloridos sobre o campo vibracional, que, por sua vez, influencia o corpo físico.

8 A teoria mais aceita é aquela que explica os efeitos das cores como resultado das modificações que estas provocam no sistema nervoso. A cromoterapia é uma técnica muito suave, que visa a reequilibrar a dinâmica da energia do organismo; quando existe algum tipo de agressão ou lesão grave, é necessário atuar diretamente na correção desse problema.

9 VERMELHO É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. É a cor que ativa o chakra básico. Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração e estimula a pressão arterial. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. Contra-indicação: nos casos de febre, taquicardia, pressão alta, inflamação, neurite, flebite. Nos casos de pessoas perturbadas ou com distúrbios emocionais e de temperamento excitado. De todas as cores o vermelho é a cor mais poderosa e por isso requer cautela no seu uso. Alimentos de cor vermelha: frutas e legumes de pele ou casca vermelha e demais alimentos que contenham ferro: agrião, berinjela, beterraba, carne, rabanete, repolho, tomate, ihame, cebola, pimenta, pimentão vermelho, cereja, melancia, morango, uva, ameixa vermelha e preta, maçã vermelha, etc...

10 LARANJA É a cor do movimento, da confiança. É a cor que ativa o 2º chakra. Facilita a digestão. É um desobstruidor em potencial, usado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula; também recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução dos vasos sangüíneos e nas taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Pode ser utilizado como substituto do vermelho. Recomenda-se apenas cautela na aplicação do laranja em casos de febre alta, vômito e infecção. Porém, se for necessário o uso de uma cor quente para tratar a causa do problema ou fortalecer o órgão afetado, indicamos o laranja, mas por curto espaço de tempo. Alimentos de cor laranja: A cor laranja, o vermelho e o amarelo são cores de efeitos alcalinos: os alimentos que possuem estas cores contêm o mesmo efeito. A dieta para ajudar a assimilação do raio laranja inclui vegetais e frutas de casca alaranjada, tais como: abóbora, cenoura, milho, laranja, tangerina, manga, pêssego, melão, etc.

11 AMARELO É a cor do sol. Vida e ação. Gera calor. É a cor que ativa o 3º chakra o do plexo solar. É um estimulante do pâncreas e dos nervos sensoriais e motores, indicado para diabetes e atrofias nervosas e musculares. Favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal. Seu efeito terapêutico abrange a pele, favorecendo na manutenção da elasticidade e cicatrização. É também recomendado para manchas, cravos e espinhas, pois auxilia na eliminação das impurezas dos poros. Contra-indicação: infecção, inflamação aguda, gastrite, úlcera, diarréia, palpitações, histeria, excitação mental. Alimentos de cor amarela: os alimentos de cor amarela são: manteiga, gema de ovo, cenoura, batata doce, abóbora, milho, manga, banana, abacaxi, melão, limão, pêssego, frutas de casca amarela e hortaliças amarelas.

12 VERDE Traz paz, segurança, esperança. Equilibra as emoções. É a cor que ativa o 4º chakra o cardíaco. Possui efeito equilibrador em todo organismo, favorecendo a recuperação. Possui efeito calmante e suavizante, agindo como regenerador e balanceador dos órgãos e sistemas. Normaliza as glândulas. Age como sedativo do sistema nervoso ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento. É indicado para problemas circulatório e cardíaco; regulariza a pressão arterial. A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose. O verde alivia as tensões. Cuidado: nos casos de esgotamento, se usado em demasia, pode causar fadiga. Alimentos de cor verde: Hortaliças verdes e frutas de casca ou pele verde.

13 AZUL Transmite seriedade, tranqüilidade e harmonia. É a cor que ativa o 5º chakra o laríngeo. É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e pressão alta e favorece a coagulação sangüínea. Recomendado para todas as doenças infecciosas e inflamatórias, principalmente quando acompanhadas de febre. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo. O azul é contra-indicado nos casos de: contrações musculares, gota, paralisia, resfriados (exceto em caso de febre, age como redutor da febre), reumatismo crônico e tremores de frio. Alimentos de cor azul: são frutas e legumes de casca ou pele azul. Como também: ameixa, amora, uva passas, peixe, aspargo, etc.

14 ÍNDIGO O índigo resulta do azul com uma pequena quantidade de vermelho. É a cor do 6º chakra, o frontal. Favorece a drenagem linfática, sendo indicado nos processos inflamatórios. Possui efeito dissipador, relaxante das tensões Energiza a área visual e auditiva; é recomendado em problemas visuais e auditivos. Cria uma sensação de calma, acaba com a pressa, com a agitação interior. O uso da cor índigo não possui contra-indicação acentuada, porém convém lembrar que o índigo é uma cor fria, sendo assim, não é indicada para os tratamentos de doenças causadas pelo frio. Alimentos de cor índigo: são basicamente os mesmos da cor azul, frutas e legumes de casca e pele azul. Como também: ameixa, amora, uva, uva-passa, peixe, aspargo, etc...

15 VIOLETA A cor violeta e a combinação do azul com o vermelho. É a cor do 7º chakra. Expressa a sensação de individualidade associado à intuição e à espiritualidade. Relacionado com a mente inconsciente, ou cérebro. Como estimulante imunológico, é apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do Sistema Nervoso Central; é conveniente nos casos de derrame cerebral, mal de Parkson e outras complicações neurológicas. É eficaz nas pessoas nervosas e excitadas. O violeta é contra-indicado para as pessoas que estiverem deprimidas. Não é recomendado o uso do violeta quando a mente apresenta retardo ou subdesenvolvimento. Alimentos de cor violeta: os alimentos de cor violeta são: berinjela, brócolis roxo, beterraba, uva roxa e amora preta.

16 TERAPIA DAS CORES O uso prático das cores poderá ser feito com aplicação de luzes coloridas, água "solarizada, visualização de cores e aplicação da colorpuntura. A água solarizada é recomendada principalmente em problemas gastrointestinais e circulatórios. Para solarização da água, antes de bebê-la, basta pegar uma garrafa de vidro transparente, envolvê-la com papel celofane ou pintada na cor indicada, enchê-la de água potável e levá-la ao sol.

17 Para energização da água pode-se expô-la de acordo com os horários de predomínio da cor. Deve-se neste caso deixar de 15 a 20 minutos no horário desejado da cor, lembrando que a garrafa também deverá ser a cor correspondente ao horário. A dosagem será de um cálice de água solarizada 3 vezes ao dia. QUADRO DE PREDOMÍNIO DAS CORES Das 5:00 às 7:00 hs Das 7:00 às 9:00 hs Das 9:00 às 10:00 hs Das 10:00 às 12:00 hs Das 12:00 às 14:00 hs Das 14:00 às 16:00 hs Das 16:00 às 17:00 hs Das 17:00 às 18:30 hs Azul Verde Amarelo Laranja Infra-vermelho Violeta Ultra-violeta Laranja

18 Para se beneficiar com a visualização de cores, basta imaginá-las na região do corpo que estiver debilitada ou no corpo inteiro; ou, ainda, projetá-la mentalmente sobre uma pessoa que estiver precisando delas. O êxito nesse processo dependerá de sua capacidade de concentração e visualização.

19 O banho de luz colorida deverá ser feito na região afetada, com leves movimentos da luz sobre a área do corpo. A distância da aplicação depende da intensidade com que se deseja que a radiação atinja o local e do tipo de aplicação. Na aplicação difusa de luz ambiente, a distância mínima é de meio metro, podendo ser usada a iluminação comum do cômodo para fazer a projeção. No caso de aplicação localizada em aplicação comum distância em torno de 10 cm. Aplicação com intensidade maior, a distância é em torno de 5 cm. Na aplicação em crianças, idosos, fracos, pele lesada a distância é de até 20 cm.

20 Poderão ser usadas lâmpadas coloridas comuns, que se encontram disponíveis no mercado, na intensidade de 15W, 40W, 60W ou 100W. Existem também aparelhos de cromoterapia, com filtros coloridos para facilitar a aplicação e o seu manuseio.

21 Nas cores quentes do espectro da luz como o vermelho, laranja e amarelo a exposição pode ser de 3 a 10 minutos. Nas cores frias do espectro da luz como azul, índigo e violeta a exposição pode ser de 10 a 30 minutos. Recomenda-se o uso de roupas claras para se submeter às aplicações das cores, de preferência o branco. O ideal é a aplicação direta na pele. A freqüência das aplicações variam de acordo com o quadro agudo ou crônico, geralmente poderá ser feito uma ou duas vezes ao dia.

22 Cuidados em casos especiais como em queimaduras onde não deve aplicar luz direta na fase inicial do tratamento apenas visualização. Em gestantes evitar usar cores quentes na região pélvica. Na cabeça não aplicar luzes focais diretamente na área se a pessoa tiver alguma predisposição para um problema circulatório na área, a radiação poderá provocar desde uma dor de cabeça até outra complicação maior.

23 Para realizar o tratamento com as cores alguns aspectos deverão ser o observados como o preparo do terapeuta, o diagnóstico que envolve a observação geral do cliente, onde deve-se identificar se o cliente precisa ser acalmado ou estimulado, relaxado ou fortalecido. No diagnóstico pode ser realizada a avaliação dos chakras, caso o profissional queira trabalhar também os chakras. Após avaliação inicial inicia-se a preparação geral onde em todos os clientes aplica-se a cor verde em toda a aura para relaxar e abrir o organismo para o tratamento. Em torno de 1 minuto de aplicação. Depois da preparação geral, faça aplicação das luzes adequadas em cada um dos chakras, equilibrando todos eles e concentrando o trabalho na correção do desequilíbrio do que for mais relacionado com o problema da pessoa. Para encerramento do tratamento aplique a luz verde em toda a aura, mantendo essa luz por 1 minuto.

24 APLICAÇÃO NOS CHAKRAS CHAKRAS CORES BÁSICAS TEMPO P/ HARMONIZAÇÃO 7º Chakra - coronário Violeta 15 seg a 1min 6º Chakra - frontal Índigo 15 seg a 1min 5º Chakra - garganta Azul 15 seg a 1 3 min 4º Chakra - coração Verde Rosa 15 seg a 5 min 15 seg a 3 min 3º Chakra Plexo solar Amarelo 1 min a 5 min 2º Chakra - Umbigo Laranja 1 min a 5 min 1º Chakra - Básico Vermelho 1 min a 5 min

25 TRATAMENTOS ESPECÍFICOS 1. Amigdalite: fazer gargarejo com água solarizada azul, 3 x ao dia. Usar verde (2 min), azul (2 min) e índigo (2 min), 2 x ao dia na região. 2. Ansiedade: Recomenda-se o contato óptico com a luz azul (5 min) na região frontal. 3. Artrose: aplicar luz azul (5 min), violeta (3 min) e laranja (1min), na coluna e nas articulações afetadas. 4. Ciática: aplicar luz azul (10 min) na face posterior da coxa, uma vez ao dia. Caso a dor esteja acentuada, repetir a aplicação. 5. Cólica: intestinal, menstrual e renal: aplicar luz verde (1 min), laranja (5 min) e azul (10 min) na região 2 x ao dia.

26 6. Dor de cabeça: aplicar luz verde (3 min) e azul (7 min) na região frontal. O azul pode se usado enquanto a dor persistir. 7. Febre: Aplicar luz azul (10 min) por todo o corpo. Recomenda-se água solarizada azul. 8. Fortalecer a mente: usar o amarelo por 5 seg. no chakra frontal. 9. Gripe: Aplicar luz verde (3 min), violeta (3 min) e azul (3 min) nas vias respiratórias e laranja (3 min) nos pulmões, 3 x ao dia. 10. Inflamação: Aplicar luz verde (3 min), azul (3min) e índigo (4 min) no local, 2 x ao dia. 11. Insônia: usar luz verde ou azul no abajur. 12. Intestino preso: aplicar luz amarela (10 min) e laranja (5 min) no intestino, 2 x ao dia. Recomenda-se água solarizada amarela, que possui efeito laxante.

27 13. Sinusite: Aplicar luz verde (3 min), azul (3 min) e índigo (3 min) nos seios paranasal e frontal, 2 x ao dia. 14. Torcicolo: Aplicar vermelho (1 min), verde 3 min) e azul (5 min) na região. COLORPUNTURA Aplicação das cores nos pontos de acupuntura, seguindo princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Sugestões de pontos para aplicação prática: P9: localização: na prega transversal do punho, na depressão do lado radial da artéria radial. Problemas: mal estar geral da cabeça e do ombro, crises leves de asma, tosse, resfriado e amigdalite. (tonificar)

28 IG4: localização: entre o 1º e 2º ossos metacárpicos, aproximadamente no centro do 2º osso metacárpico no lado radial. Problemas: dor de cabeça, dor de dente, rinite, bronquites, resfriados, dor de ouvido. (sedar) C7: localização: na dobra transversal do pulso, na depressão do lado radial do tendão do músculo flexor ulnar do carpo. Problemas: mal estar no peito, insônia, ansiedade, falta de fôlego. (sedar)

29 E36: localização: um dedo estendido lateralmente à crista anterior da tíbia. Problemas: fadiga, fraqueza nas pernas, soluço, problemas de digestão. (tonificar) BP6: localização: 3 cun acima do ponto mais alto do maléolo medial interno e na borda posterior da tíbia. Problemas: dores ciáticas, energia dos órgãos vitais, cólica menstrual, trabalho de parto. (tonificar)

30 F3: localização: no dorso do pé entre o 1º e 2º ossos metatarsos. Problemas: dor nas articulações, formigamento nas extremidades, inflamações em geral, fogachos, problemas digestivos, tensões. (sedar) R3: localização: no ponto médio da linha entre a ponta do maléolo medial e o tendão de Aquiles. Problemas: útero, ovário, menstruação, medo, fobia, pés e mãos frios. (tonificar)

31 ID3: localização: no lado ulnar da cabeça do 5º osso metacarpeano, quando o punho estiver semiserrado na depressão no final da prega transversal palmar. Problemas: dor na nuca, problemas da cervical, zumbido, torcicolo, tensão na região cervical. (sedar) VB34: localização: na depressão ântero-inferior à cabeça da fíbula, com o joelho flexionado. Problemas: dores lombares, dores no joelho, pés frios, alivia tensões. (sedar)

32 REFERÊNCIA: CIEPH. Cadernos de Estudos: técnicas em acupuntura. In: Apostila do Curso de Especialista Profissional em Acupuntura. Santo Amaro da Imperatriz: CIEPH, material não publicado. FOCKS, Claudia. Atlas de acupuntura: com sequência de fotos e ilustrações, textos didáticos e indicações clínicas. Barueri: Manole, GASPAR, Eneida D. Cromoterapia:cores para vida e para saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas, NUNES, René. Compêndio científico da cromoterapia. 4. ed. Brasília, DF: Linha Gráfica, VALCAPELI.Cromoterapia: A Cor e Você. SP: Roka, 1998.

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO CROMOTERAPIA CROMOTERAPIA: As cores surgem a partir da incidência

Leia mais

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Onze superalimentos que você deveria consumir mais 1 Onze superalimentos que você deveria consumir mais Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas Por Fernando Menezes - atualizado em 07/05/2012 http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12441-onze-superalimentos-que-voce-deveria-consumirmais?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=785913

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

O Guia Emocional das. Cores

O Guia Emocional das. Cores O Guia Emocional das Cores 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto. 1% decidem pelo som ou pelo cheiro 6% decidem pela textura 93% das

Leia mais

FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI

FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI Reg. Nº 500.086 SEMINÁRIO REIKI SISTEMA USUI NÍVEL I c Posição 01 Colocar as mãos sobre os olhos e a testa Trabalha a glândula

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES www.shenqui.com.br Na década de 80, após 25 anos de pesquisas, em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture:

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA

CONFIRA DICAS PARA ENFRENTAR O ALTO ÍNDICE ULTRAVIOLETA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Edifício Durval Silva, QD. 103 Sul, Rua SO-07, LT. 03, Centro CEP 77.016-010 Telefone: (63) 3218-5210 / E-mail: cievspalmas@gmail.com VIGILÂNCIA

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO ALGUMAS REGRAS PARA A TERAPIA: 1) Horas de terapia - Criança de até 10 anos de idade, utilizá-lo por metade do tempo. - Para o adulto,

Leia mais

AULA 10 Marketing de Serviços

AULA 10 Marketing de Serviços AULA 10 Marketing de Serviços O propósito do ambiente de serviço O ambiente de serviço influencia o comportamento do comprador de três modos: Meio de criação de mensagem: indícios simbólicos para comunicar

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego?

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego? Você que está tentando largar o vício do cigarro e não consegue encontrar forças para se livrar desse mal. Anda sentindo dores nas costas, cansaço e/ou inchaço nas pernas, problemas com acnes ou querendo

Leia mais

Tratamento com Bandagens e Cosméticos

Tratamento com Bandagens e Cosméticos Tratamento com Bandagens e Cosméticos Argilaterapia A argila é uma terra especial que absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se em um poderoso agente de recuperação física.

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. L.A.S.E.R. Introdução Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Introdução Em 1900 o físico alemão Max Planck apresentou uma explanação

Leia mais

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro Massagens para Crianças Telma Batista 27 de Janeiro A Importância do acto de TOCAR 1 - Após a Segunda Guerra Mundial pesquisas realizadas revelaram que a causa do marasmo estava relacionada Com a falta

Leia mais

Cólera e Escarlatina

Cólera e Escarlatina Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia)

CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia) EQUILIBRIO GERAL DO CORPO CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia) A palavra chakra vem do sânscrito e significa vortex de energia. Os vórtices são percebidos pelo vidente como, espirais

Leia mais

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Escola Brasileira de Medicina Chinesa BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Êmile Cristina Gravalos TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING DIFERENÇAS BANDAGENS FUNCIONAIS

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Centros de Força são acumuladores e distribuidores de força espiritual, situados no corpo etéreo, pelos quais transitam os fluidos energéticos de uns

Leia mais

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS

EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS EMEF TI MOACYR AVIDOS DISCIPLINA ELETIVA: COZINHANDO COM OS NÚMEROS (ALUNOS) Público Alvo: 6ºs E 7ºs ANOS (DISCIPLINA) Área de Conhecimento: MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORES: JANAINA ROSEMBERG

Leia mais

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19 Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se à maior ocorrencia de doença coronariana,

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 14 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ACREDITE EM VOCÊ Profª Elaine Terroso Esse material foi elaborado

Leia mais

Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris

Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris Existe alguma relação entre as cores dos chacras, as cores da aura, as cores na psicologia e as cores do arco íris? O quê são os chacras? Os chacras, segundo

Leia mais

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar 13 perguntas sobre o sol e a protecção solar Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 1.2. O sol faz mal? Não existem benefícios da exposição solar?

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

Iluminação artificial

Iluminação artificial Iluminação artificial 1. Conceitos: 1.1. Luz Luz é a radiação eletromagnética capaz de produzir sensação visual. Essa faixa de radiação eletromagnética tem com comprimento de onda entre 380 a 780 nm (nanômetros),

Leia mais

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA A gomagem corporal tem o objetivo de fazer uma esfoliação corporal completa renovando as células mortas, além de conferir uma extrema hidratação e maciez

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO. Descodificar o conceito dos antioxidantes

DOSSIER INFORMATIVO. Descodificar o conceito dos antioxidantes DOSSIER INFORMATIVO Descodificar o conceito dos antioxidantes 1 QUADRO RESUMO aos antioxidantes ajudam o organismo a combater os efeitos nefastos dos radicais livres; aos radicais livres são elementos

Leia mais

Fenômeno Físico Como a cor acontece

Fenômeno Físico Como a cor acontece Fenômeno Físico Como a cor acontece Teoria das Cores Definição Expressa uma sensação visual que nos oferece a natureza através dos raios de luz irradiados em nosso planeta. A cor não existe, materialmente

Leia mais

Para não cair, a melhor dica é se prevenir.

Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Para não cair, a melhor dica é se prevenir. Um projeto para cuidar de quem cuidou de nós por muito tempo. Uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Cerca de 30%

Leia mais

Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo. Espectros de emissão e de absorção

Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo. Espectros de emissão e de absorção Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo Espectros de emissão e de absorção O Espetro Eletromagnético 2 Auguste Comte A propósito dos astros, no séc. XIX afirma Poderemos determinar

Leia mais

Queda de Idosos. Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa.

Queda de Idosos. Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa. Queda de Idosos Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa. O QUE É? Pessoas de todas as idades correm riscos de sofrer queda. E, para os idosos, existe um significado muito relevante, pois podem

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. Possuímos dois rins que têm cor vermelho-escura, forma de grão de feijão e medem cerca de 12 cm em uma pessoa adulta.localizam-se na parte posterior

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena

ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE. Profª MSc Monyke Lucena ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE Profª MSc Monyke Lucena Para podermos praticar esportes, estudar ou realizar qualquer outra atividade, devemos ter energia no nosso organismo; Essa energia é fornecida pelos

Leia mais

Especialista explica a importância do consumo de frutas e verduras 12/11/2011 TAGS: ALIMENTAÇÃO, COMPORTAMENTO

Especialista explica a importância do consumo de frutas e verduras 12/11/2011 TAGS: ALIMENTAÇÃO, COMPORTAMENTO Especialista explica a importância do consumo de frutas e verduras 12/11/2011 TAGS: ALIMENTAÇÃO, COMPORTAMENTO ricos em cores, aromas e sabores. As frutas e hortaliças (legumes e verduras) são alimentos

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

Suco de batata inglesa para curar úlcera - MITO O suco de batata contém um fator antinutricional e não é recomendado por Vanderlí Marchiori,

Suco de batata inglesa para curar úlcera - MITO O suco de batata contém um fator antinutricional e não é recomendado por Vanderlí Marchiori, Mito ou verdade... A sabedoria popular indica diversos alimentos para o tratamento de doenças, mas nem sempre o que é passado de boca a boca está correto. "Esses mitos, de que certos alimentos curam alguma

Leia mais

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab)

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Para a Degenerescência Macular relacionada com a Idade (DMI) neovascular (húmida) Informação importante para o doente Secção 1 Sobre o Lucentis Este caderno

Leia mais

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos 2ª Avaliação do 4º bimestre Área de Ciências da Natureza Habilidades Revisar os conteúdos da Área de Ciências

Leia mais

No Brasil, as frutas e

No Brasil, as frutas e FRUTAS E HORTALIÇAS: FONTE DE PRAZER E SAÚDE No Brasil, as frutas e hortaliças frescas são produzidas, em diferentes épocas do ano, por milhares de pequenos produtores, distribuídos por todo o país. A

Leia mais

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez 3º Bimestre Autor: Geraldo Velazquez SUMÁRIO UNIDADE I Óptica Geométrica... 4 1 Natureza Da Luz... 4 2 Conceitos Preliminares... 5 2.1 Raios e Feixes... 5 2.2 Fontes De Luz... 6 2.3 MEIOS ÓPTICOS... 6

Leia mais

Página 1 de 5 Sequência Didática As ondas sonoras e suas propriedades físicas Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais

USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS

USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS Cristais e pedras para o uso terapêutico Os Cristais ou pedras semi-preciosas, são importantes canais energéticos de cura, equilíbrio e benefício, nas áreas física, mental, emocional

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Hipertensão Arterial no idoso

Hipertensão Arterial no idoso Hipertensão Arterial no idoso Prof. Dr. Sebastião Rodrigues Ferreira-Filho Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil Departamento de Hipertensão Sociedade Brasileira de Nefrologia Uma história americana:

Leia mais

MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais

MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais Projeto de Extensão Saúde da Família e o Papel da Escola MICRONUTRIENTES: Vitaminas e Minerais Danielle Mayumi Tamazato Maiara Jaloretto Barreiro O que são vitaminas? Vitaminas são micronutrientes essenciais

Leia mais

PYR-PAM pamoato de pirvínio

PYR-PAM pamoato de pirvínio PYR-PAM pamoato de pirvínio DRÁGEA 100 MG Bula do Paciente Pyr-Pam UCI-FARMA Conforme RDC 47/09 Página 1 PYR-PAM pamoato de pirvínio FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO PYR-PAM DRÁGEA 100 MG: cartucho contendo

Leia mais

de fruta e/ou vegetais constituem uma importante fonte de vitaminas, minerais e uma

de fruta e/ou vegetais constituem uma importante fonte de vitaminas, minerais e uma OS SUMOS NATURAIS de fruta e/ou vegetais constituem uma importante fonte de vitaminas, minerais e uma excelente forma de hidratar o organismo. Na preparação desta agradável bebida, diferentes cores, sabores

Leia mais

Lição N o 3. Prótidos ou Proteínas. Objectivos de Aprendizagem. Introdução. No final desta lição, você será capaz de:

Lição N o 3. Prótidos ou Proteínas. Objectivos de Aprendizagem. Introdução. No final desta lição, você será capaz de: Lição N o 3 Prótidos ou Proteínas Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Indicar a composição química das proteínas. Identificar aminoácidos essenciais. Caracterizar os tipos

Leia mais

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção

Leia mais

Luz e Visão. Capítulo 8 8º ano - CSA

Luz e Visão. Capítulo 8 8º ano - CSA Luz e Visão Capítulo 8 8º ano - CSA 2014 Afinal, o que é luz? Luz é uma forma de transmissão de energia pelo espaço. Como a luz se propaga? Propagação da luz Corpos luminosos: emitem a própria luz. São

Leia mais

Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral

Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral Nome comercial: Stresstabs 600 com zinco Nome genérico: polivitamínico e polimineral Forma farmacêutica e apresentação referente a esta bula: Stresstabs

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº. 19/2012 SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

NORMA TÉCNICA Nº. 19/2012 SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO NORMA TÉCNICA Nº. 19/2012 SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO NORMA TÉCNICA N. 19/2012 SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO CBMGO CBMGO - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS SUMÁRIO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de potássio Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Criança nutrida & criança Vitaminada

Criança nutrida & criança Vitaminada Criança nutrida & criança Vitaminada IMC INFANTIL Muitos pais se preocupam com o peso e a estatura de seu filho. Questionam-se se a massa corporal da criança está de acordo com a idade, se a alimentação

Leia mais

gütàtåxçàé õ VtÜàt VxÇàÜÉ wx Xáàöz Éá `xäzt É

gütàtåxçàé õ VtÜàt VxÇàÜÉ wx Xáàöz Éá `xäzt É VxÇàÜÉ wx Xáàöz Éá `xäzt É gütàtåxçàé õ VtÜàt Tel: 251-400-450 Fax: 251-400-459 Correio electrónico: Info@melgacosportscenter.com Site: www.melgacosportscenter.com C E N T R O D E E S T Á G I O S M E L

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida.

Drenol hidroclorotiazida. Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Cada comprimido de Drenol contém 50 mg de hidroclorotiazida. Drenol hidroclorotiazida PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Drenol Nome genérico: hidroclorotiazida Forma farmacêutica e apresentações: Drenol 50 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas O Pódio das Frutas As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por e figo (90 kcal por 3 unidades) As menos energéticas: melão (20 kcal

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Catálogo Geral. Produtos artesanais. caseiros. Tlm: 936894650 Tlm: 917741020

Catálogo Geral. Produtos artesanais. caseiros. Tlm: 936894650 Tlm: 917741020 Catálogo Geral Produtos artesanais caseiros Tlm: 936894650 Tlm: 917741020 Índice Licores Mel Azeite da Serra da Estrela Compotas Granola Queijo Bolachas Sabonetes Artesanais Artesanato Licor de Poejo 210Ml

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

MIXER INOX. Manual de Instruções

MIXER INOX. Manual de Instruções MIXER INOX Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Massagem Ayurvédica Tradicional. MASSAGEM AYURVÉDICA TRADICIONAL - CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL APRESENTAÇÃO A arte milenar da terapia corporal tem na massagem Ayurvédica tradicional uma das mais

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 A coluna vertebral, assim como qualquer articulação, apresenta movimentos que possuem tanto grande como pequena amplitude articular. Estes recebem o nome de Macromovimentos e Micromovimentos,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO ANO LECTIVO 2015 2016 CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL MÉTODOS OPTICOS ESPECTROFOTOMETRIA MOLECULAR (UV

Leia mais

Dra. Alice Regina de Resende Nóra Pacheco

Dra. Alice Regina de Resende Nóra Pacheco NUTRIÇÃO CLÍNICA Dra. Alice Regina de Resende Nóra Pacheco Distúrbios Nutricionais (Magreza, Obesidade, Diabetes, Deslipidemias, Hipertensão Arterial, etc...) Avaliação Nutricional Computadorizada Reeducação

Leia mais

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO Manchas e Patologias da Pele O espectro das lesões melanócitas vai de suma simples mancha tipo as sardas, nevos atípicos, que podem ser precursores do melanoma. Os cuidados tomados com qualquer tipo de

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO Melissa Betel Tathiana Bombonatti A endermoterapia foi criada na França em 1970 por Louis Paul Guitay. Ele sofreu um grave acidente de carro que causou queimaduras de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano

Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano Aluno (a): Turma: Data: / / Lista de exercícios de Ciências 8º ano 1. Na pirâmide alimentar, que alimentos precisam ser consumidos em maior quantidade? a) Carboidratos complexos, como alimentos integrais

Leia mais

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851

Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Umidade Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 www.tectermica.com.br Câmaras e Equipamentos Frigoríficos Refrigeração Aquecimento Relativa São Paulo/SP (11) 6636-5851 FRUTAS Produto Propriedades dos Alimentos Perecíveis Abacate 7,2 a 12,8 85 a 90 65,4-1

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais