MODELAGEM E SIMULAÇÃO. Professor: Adriano Benigno Moreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELAGEM E SIMULAÇÃO. Professor: Adriano Benigno Moreira"

Transcrição

1 MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Adriano Benigno Moreira

2 Variáveis de Estado As variáveis cujos valores determinam o estado de um sistema são conhecidas como variáveis de estado. Quando a execução de um programa de simulação é interrompida, esta só poderá ser retornada a partir do ponto em que foi interrompida se, e somente se, forem conhecidos os valores de todas as variáveis de estado, no exato momento da interrupção as variáveis de estado constituem o conjunto de informações necessárias à compreensão do que está ocorrendo no sistema (ou no modelo representando esse sistema) num determinado instante de tempo, com relação aos objetos de estudo. A determinação dessas variáveis é função do propósito de estudo. Variáveis de estado definidas numa determinada investigação de um sistema podem ser completamente diferentes daquelas definidas em outros estudo sobre o mesmo sistema, Exemplo: Na fábrica: O número de peças esperando para serem processadas na máquina (fila da máquina) ou, ainda, o estado da máquina, isto é, ocupada ou livre No banco o número de clientes esperando na fila do caixa

3 Evento Eventos são acontecimentos, ocorrências, programadas ou não, os quais, quando ocorrem, provocam uma mudança de estado em um sistema. Toda mudança de estado é provocada pela ocorrência de eventos. Em outras palavras, sempre que ocorre um evento, pelo menos uma variável de estado se altera. Uma chegada: de peças, de clientes ou de tarefas, respectivamente, em cada um dos sistemas; Um início de processamento: pela máquina, pelo caixa ou pela CPU, respectivamente, em cada um dos sistemas: Uma saída de peças, clientes ou tarefas, respectivamente, em cada um dos sistemas.

4 Entidades e Atributos Em se tratando de modelagem e simulação de sistemas, uma entidade representa um objeto que necessita de uma clara e explícita definição. Ela pode ser dinâmica, movendo-se através do sistema, ou estática, servindo a outras entidades. Exemplo de entidades dinâmicas para os sistemas exemplificados poderiam ser: as peças (que se movem pela fábrica), os clientes chegando e saindo da fila do caixa no supermercado ou as tarefas que chegam e saem da CPU depois de processadas. Já entidades estáticas podem ser, por exemplo, a máquina, o caixa e a CPU. As características próprias das entidades, isto é, aquelas que as definem totalmente, são chamadas de atributos. Entidades semelhantes possuem os mesmos atributos. Os valores dos atributos é que as diferenciam entre si. Dessa forma, pode-se, por exemplo, caracterizar ou dar o nome de peça, a toda entidade que é processada em uma determinada máquina de um sistema de manufatura. Se essas peças (entidades) forem diferentes entre si e as investigações sobre o sistema requererem respostas que considerem tais diferenças, um simples atributo com um código, um número ou tipo, por exemplo, as tornarão explicitamente individualizadas. Os resultados poderão ser apresentados pelo código, pelo número ou pelo tipo das peças. O mesmo poder ocorrer com as entidades clientes ou tarefas dos dois outros sistemas exemplificados.

5 Entidades e Atributos Importante Um atributo pode ser o tempo de entrada de uma peça na linha de produção para encontrar o tempo médio. O tempo no sistema da peça que está saindo. Usando a informação contida no atributo TCS (Tempo de Chegada no sistema), realiza uma operação de subtração, isto é, o tempo da saída da peça menos o tempo de sua chegada, registrado no TCS. Atualiza um contador de peças que deixam o sistema Acumula numa variável o tempo no sistema da peça que está saindo. Calcula o tempo médio de todas as peças que já passaram pelo sistema, dividindo a variável do passo três pelo acumulador do passo dois.

6 Recursos e Filas de Recursos Um recurso é considerado uma entidade estática que fornece serviços às entidades dinâmicas. Um recurso pode ter a capacidade de servir uma ou mais entidades dinâmica ao mesmo tempo, operando como um servidor paralelo. É possível que uma entidade dinâmica opere com mais de uma unidade do recurso ao mesmo tempo ou com diferentes recursos simultaneamente. Se uma entidade dinâmica não puder se apoderar de um recurso solicitado, ela deverá aguardar por ele em uma fila. A política de tratamento de filas mais comum é o FIFO (sigla em inglês para First In,First Out), onde o primeiro a chegar à fila será o primeiro a ser atendido pelo recurso. Outras formas de gerenciamento podem ser adotadas. Não havendo disponibilidade de espaço na fila, essa entidade poderá tomar o destino de outro recurso, a entidade dinâmica o reterá por um tempo (o qual se costuma chamar de tempo de processamento ou serviço) liberando-o a seguir. Um recurso pode ter vários estados. Os mais comuns: são ocupado livre. Outros podem ser definidos, tais como bloqueado, falhado, indisponível, etc

7 Atividades e Período de Espera Em simulação diz-se que uma atividade corresponde a um período de tempo predeterminado. Logo, uma vez iniciada, seu final pode ser programado. A duração de uma atividade, no entanto, não é, necessário, uma constante. Poderá ser o resultado de uma expressão matemática, um valor aleatório com base em uma distribuição de probabilidade, ser fornecida a partir da leitura em algum arquivo ou fonte externa ou até mesmo ser dependente do estado do sistema. Por exemplo, o tempo necessário a um serviço poderá ser de 5 min para cada entidade ou de 5 min para a entidade A e de 8min para a entidade B. Poderá ser aleatório, de acordo com uma distribuição de probabilidade Normal, com média de 10 min e desviopadrão de 1 min. Poderá ainda ser dependente do tempo de simulação. Por exemplo, 5 min, se o tempo de simulação se encontar em 0 e 120 min. e de 3 min se o temo de simulação for maior que 120 min. Outra hipótese é que o tempo de serviço dependa do tamanho da fila diante de um servidor. Se a fila for grande, mais que cinco entidades, por exemplo, o servidor é levado a agir mais rápido, com média 3 min por entidade. Se, no entanto, o número de entidades na fila for pequeno (menos de cinco) ele relaxa e passa a atender com média 4 min por entidade.

8 Atividade e Período de Espera Ao contrário de uma atividade, uma espera é um período de tempo sobre o qual, em geral, não se tem controle se o modelo contiver variáveis aleatórias. Uma vez iniciada, não se pode programar seu fim. Um caso típico é a espera causada por eventos inesperados. Por exemplo, uma entidade entra em uma fila de espera por um curso de tempo. O tempo que a mesma ficará retida na fila dependerá da soma dos tempos de processamento das outras entidades que se encontram na fila ou em processo. Se a forma de gerenciamento da fila for FIFO e os tempos determinísticos, pode-se calcular essa espera. Do contrário, com tempos aleatórios, só se poderá estimar esse tempo. Se outra forma de gerenciamento for adotada, com base, por exemplo em um atributo de prioridade, um evento inesperado, como a chegada na fila de uma entidade com maior prioridade, torna tal controle quase impossível. Outro caso de um evento inesperado seria a indisponibilidade, por tempo indeterminado, de um recurso devido a quebra de mesmo. Todo início e final de uma atividade ou período de espera são causados por um evento (mudança de estado).

9 Tempo (Real) Simulado e Tempo de Simulação Um cuidado necessário por parte de que está modelando um sistema diz respeito à relação entre o tempo (do sistema real) simulado e o tempo de simulação (tempo necessário à execução de um experimento no computador). Para certos sistemas, o tempo de simulação pode ser muito maior que o tempo simulado. Por exemplo, na simulação de um modelo de uma rede de computadores, as unidades de tempo admitidas para os eventos podem ser de ordem de milisegundos. Se, no modelo, o número de entidades e o número de processos a que estas devem ser submetidas for grande (milhares de pacotes sendo roteados, por exemplo), o tempo de CPU devotado a esse processamento poderá ser razoável (dependendo da capacidade da CPU). Dessa forma, para simular, digamos 15 segundos de funcionamento desse sistema, é possível que gastem dezenas de minutos de tempo de um computador. Por outro lado, em um terminal portuário. Os eventos associados a esse tipo de sistema podem ser contabilizados até mesmo na ordem de dias ou semanas, como por exemplo, o período da chegada de navios.

10 Classificação dos Sistemas para Modelagem e Simulação Para o propósito de modelar e simular sistemas, estes podem, de maneira geral, ser classificados como: estáticos ou dinâmicos, contínuos ou discretos ou ainda, como determinísticos ou aleatórios. Iremos no embasar no processo dinâmico, aleatórios e discretos. SISTEMAS Os sistemas que serão aqui referidos, estudados, modelados e simulado, reais ou projetados, são classificados como dinâmicos, uma vez que as variáveis de estado que o representam se modificam na medida em que o tempo evolui. Não são determinísticos, mas aleatórios, pois os possíveis estados das variáveis podem ser descritos, mas não predeterminados. E, finalmente, são também, classificados como discretos, pois as mudanças de estado em pontos discretos no tempo e não de forma continua. ESTÁTICOS DETERMINISTICOS DINÂMICOS ALEATÓRIOS A caracterização de um modelo é dada em função da maneira com que ocorrem as mudanças nas variáveis de estados do sistema. Em outras palavras, é possível classificar um sistema, como contínuo ou discreto, dependendo da maneira com que o mesmo foi modelado. Logo, classifica-se o modelo (e não o sistema) com base nas variáveis necessárias ao acompanhamento do estado do sistema. CONTÍNUOS DISCRETOS

11 Modelos de mudança discreta ou modelos discretos: Nos modelos assim classificados, as variáveis de estado mantêm-se inalteradas ao longo de intervalos de tempo e mudam seus valores somente em pontos bem definidos, também conhecidos como tempo de ocorrência do evento. Convém salientar que a variação do tempo, nesses modelos, pode ser tanto discreta como contínua. Se as variáveis que dependem do tempo podem assumir qualquer valor ao longo do tempo, a variação poderá ser contínua, caso contrário, somente no pontos permitidos. Nº de jobs na fila da CPU Tempo Simulado

12 Modelos de mudança contínua ou modelos contínuos Nesses modelos, as variáveis de estado podem variar continuamente ao logo do tempo. Por exemplo, imagine um modelo que descreva um sistema composto de uma caixa d agua com um tampão em sua base. Como variáveis de estado, podese utilizar o seu volume ou o seu nível de água. As simulações realizadas teriam início no momento em que o tampão fosse aberto e a água contida começasse a escoar. Intuitivamente, pode-se imaginar que qualquer das duas variáveis de estado estará variando continuamente ao longo do tempo simulado Nível da água Tempo Simulação

13 Modelos contínuos e discretos Alguns modelos contínuos podem ser discretizados, isto é, tratados como modelos discretos, após algumas suposições realizadas sobre as variáveis de estado. Há também a possibilidade da modelagem mista nas quais variáveis dependentes do tempo podem variar ora de maneira continua ora discretamente ao longo do tempo. Além da classificação dos modelos como discretos, contínuos ou mistos vistos anteriormente, cujo principal propósito é a adequação entre as características físicas do modelo ao tipo de sistema, outras classificações podem ser empregadas. Nesse caso, os modelos são classificados de acordo com seu propósito e tipo de processo decisório envolvido.

14 Tipos de Modelos Modelos voltados à previsão: a simulação pode ser usada para prever o estado de um sistema em alguns ponto no futuro, baseado nas suposições sobre seu comportamento atual e de como continuará se comportando ao longo do tempo. Modelos de previsão do clima e modelos de previsão de demanda são exemplos clássicos. Modelos voltados à investigação: alguns tipos de estudos baseados em simulação estão voltados à busca de informações e ao desenvolvimento de hipóteses sobre o comportamento de sistemas. Como visto anteriormente, nem sempre é verdade que os objetivos dos estudos estejam claros e bem definidos ao início dos estudos. Nesse caso as variáveis de resposta servem, muito mais, para construir e organizar as informações sobre a natureza do fenômeno ou sistema sob estudo. Os experimentos recaem sobre as reações do sistema (modelo) a estímulos normais e anormais. Exemplo desse tipo de aplicação encontram-se na indústria química (busca de novos compostos). Na industria farmacêutica (novos remédios), na indústria automotiva (novas estruturas visando segurança de veículos). Modelos voltados para à comparação: uma comparação de diferentes rodadas de simulação pode ser usada para avaliar o efeito de mudanças nas variáveis de controle. Os efeitos podem ser medidos sobre as variáveis de resposta e relacionados aos objetivos traçados, se estes forem bem específicos. Esse tipo de aplicação da simulação está entre os mais populares. Na industria em geral, é comum a busca por melhores soluções de layout ou a determinação do melhor tamanho de lote de fábrica. Em sistemas logísticos, considere, por exemplo, em um terminal portuário as opções de tamanho de tanques de armazenamento e frotas de caminhões transportadores, visando à minimização da espera dos navios para a atracação e descarregamento. Dentro da classificação dos modelos com vistas ao propósito de sua aplicação, esse podem ser ainda subdivididos em modelos únicos e específicos (de curta utilização) ou modelos genéricos (longa utilização).

15 Tipos de Modelos Modelos específicos: Até o início dos anos 90, o desenvolvimento e o uso de modelos, visando à obtenção de informações quantitativas auxiliares à tomada de decisão, eram exclusivos de processos que envolvessem, pelo menos, algumas centenas de milhares de dólares. No entanto, em algumas áreas, tais como serviços e manufatura, o crescimento de seu emprego é notável. Suas aplicações: Quando e qual tipo de equipamento novo deve ser comprado; Quando e como reorganizar os recursos voltados ao atendimento de clientes. Filas de atendimento em bancos, hospitais, supermercados, etc. Decidir sobre a alocação de determinado tipo de equipamento servindo uma ou outra linha de produção Decidir sobre qual poder de processamento necessário a um servidor de rede de comunicação de acordo com diferentes tipos de cargas ao sistema. Depende quase exclusivamente, de que tal atitude seja factível, isto é, desejam um envolvimento com que os está desenvolvendo (se diferentes pessoas decidem e constroem modelos na organização) e, sobretudo, desejam modelos que apresentem credibilidade. Os dados envolvidos com modelos específicos devem ser confiáveis. Na maioria das vezes seu emprego será único. Modelos genéricos: em algumas organizações existe a necessidade de se desenvolver modelos os quais são usados periodicamente por longos períodos. Eis alguns exemplos; Decisões sobre aplicações orçamentárias, baseadas em desenvolvimento e projeção simuladas do futuro; Gerenciamento do tráfego sobre uma área em particular. Com o aumento da densidade populacional em determinadas áreas, existe a necessidade de novos estudos sobre a implantação de novos semáforos, planejamento de trabalhos sobre a rodovia, planejamento de tráfego, etc.; Necessitam ser flexíveis e robustos a mudanças nos dados de entrada, mudanças e processos por eles contemplados. Exigem uma clara necessidade por dados recentes e confiáveis. Em geral esse tio de modelo é parte de um conjunto de outros sistemas voltados à aquisição de dados e a atividades de provisão de informações conhecidos como Sistema de Apoio à Decisão (SAD).

16 Processo Experimental com Modelos de Simulação O modelo é utilizado muitas vezes em procedimentos do tipo tentativa e erro, procurando mostrar os efeitos das várias políticas operacionais e de gerenciamento. Aqueles que apresentem os melhores resultados podem, então, ser empregados no sistema real. Em alguns casos envolve técnicas de estatística experimental, principalmente quando os diferentes efeitos sobre o comportamento do modelo/sistema são resultantes da combinação das diferentes políticas Entradas (Dados) Sistema do Mundo Real Modelo de Simulação Saídas (Respostas) A modelagem de um sistema dependerá, fundamentalmente, do propósito e da complexidade do sistema sob investigação. São vários os tipos de modelos que podem ser empregados, tais como matemáticos, descritivos, estatísticos, e ainda, do tipo entrada-saída (caixa-preta).

17 Exemplo Posto de limpeza de automóveis. Informações: Dependendo do dia da semana e da hora escolhida, é possível que, ao chegar ao posto, um cliente encontre o mesmo ocupado. Prevendo tal situação, o proprietário criou um área de espera na qual os clientes podem aguardar (por ordem de chegada) pelo momento de serem atendidos. Área de Espera Imagine que o proprietário, zeloso de seu negócio, anda considerando a possibilidade de melhorar o atendimento e evidentemente, os ganhos que potencialmente o posto de serviço oferece. Ele reconhece, no entanto, certos receio de investir sem uma análise mais detalhada da situação e de uma melhor avaliação do desempenho do negócio se novos investimentos forem realizados.

18 Exemplo Algumas duvidas apontadas por ele. Será que a área de espera disponível (no momento para no máximo quatro automóveis) é suficiente para acomodar a clientela do sábado pela manhã (período de maior movimento) ou estou perdendo clientes por falta de espaço? Será que o serviços estão sendo prestados em tempo aceitável, de tal forma que os clientes não fiquem muito tempo no sistema? Será que é necessário contratar um operador auxiliar, para esse período de alta demanda?

19 Exemplo Porem é importante que se responda duas perguntas: Com que frequência ocorre a chegada de carros para serem servidos? Qual o tempo necessário para completar o serviço? Informações do proprietário sobre as manhãs de sábado: chegam mais ou menos a cada 10 min. tempo de atendimento é de aproximadamente 15 min.. No entanto (segue afirmando) as vezes é ao contrário. O operador leva cerca de 10 min. para lavar e os carros demoram mais para chegar. Considere os seguintes comportamentos do sistema: A frequência com que se observam chegadas de automóveis no sistema é maior do que a frequência de observações de saídas de automóveis, uma vez que o tempo de atendimento ( 15 min.) é maior que o intervalo entre chegadas de carros ( 10 min.). Observando-se um sistema com este comportamento por um período razoável, por duas horas por exemplo, com toda certeza a área de espera disponível não seria suficiente para a fila que seria formada. A segunda observação do proprietário ( as vezes é ao contrário ), levaria a uma situação totalmente diferente. Neste caso, o sistema apresentaria folgas, isto é, a área de espera não seria necessária.

20 Exemplo - Como Tratar e Analisar o Problema Sistema de fila simples, três alternativas de tratamento: tratamento por emprego de bom senso e um pouco de adivinhação, o qual batizaremos de achometria ou chute; tratamento analítico, empregando-se, por exemplo, teoria das filas; tratamento por meio de modelagem e simulação.

21 Exemplo Utilizando achometria, ou chute Bom senso + imaginação para adivinhar o futuro Embora desaconselhável, esta é uma das técnicas de apoio a decisão mais utilizadas (a mais econômica?). Vejamos até aonde seus resultados podem auxiliar o decisor. Dados: Frequência com que os automóveis chegam ao posto; Tempo necessário para efetuar os serviços. Situação TEC - Tempo entre Chegadas TS - Tempo de Serviço A 10 min 15 min B 10 min 10 min

22 Exemplo Utilizando achometria, ou chute Situação TEC - Tempo entre Chegadas TS - Tempo de Serviço A 10 min 15 min B 10 min 10 min Na situação A: os automóveis chegam mais rápidos do que podem ser servidos; alta a possibilidade de ocorrerem congestionamentos. Assim, considerando este possível cenário, as decisões poderiam ser, por exemplo: aumentar a área de espera (alugando um terreno vizinho, por exemplo); contratar mais um empregado e comprar mais um elevador hidráulico; ambas as medidas acima. Situação B: o sistema apresenta uma certa folga (tempo de atendimento é menor do que os tempos decorridos entre as chegadas; raramente ocorrerão filas de espera. Neste caso, a decisão do proprietário seria não tomar nenhuma medida.

23 Exemplo Conclusões Utilizando achometria, ou chute Como decorrência destas possíveis situações, poucas informações adicionais podem ser obtidas. Claramente, adotar uma ou mais ações com base nos resultados deste processo de achometria, poderá conduzir a resultados nada compensadores. A verdade neste caso deve, provavelmente, se encontrar entre estes dois extremos. Um problema do emprego desta técnica, é a considerável falta de elementos para o exercício da previsão e da avaliação. Com o emprego de técnicas mais apuradas, é possível construir modelos que permitem a análise de desempenho do sistema e de suas possíveis alternativas, diante de diversos cenários.

24 Exemplo Emprego da Teoria das Filas Modelagem Analítica A abordagem matemática de filas se iniciou no principio do Século XX (1908) em Copenhague, Dinamarca, com A.K. Erlang, considerado o pai da Teoria das Filas, quando trabalhava em uma companhia telefônica estudando o problema de redimensionamento de centrais telefônicas. Foi somente a partir da segunda guerra mundial que a teoria foi aplicada a outros problemas de filas. Apesar do enorme progresso alcançado pela teoria, inúmeros problemas não são adequadamente resolvidos por causa de complexidades matemáticas. Conjunto de fórmulas matemáticas, as quais permitem calcular a maioria das respostas desejadas pelo proprietário, tais como: Dados: tempo médio dos serviços, tamanho médio da fila na área de espera, tempo médio de espera, proporção de ocupação do operador, etc.. É preciso estimar valores para a o tempo médio entre duas chegadas de automóveis no sistema e para o tempo médio de uma lavação/limpeza. Tais informações podem ser obtidas de duas possíveis fontes: das estimativas do proprietário; amostragem realizada no sistema.

25 Exemplo Emprego da Teoria das Filas Modelagem Analítica No caso do exemplo, este será considerado como um sistema do Tipo M/M/1 É o mais simples e popular, pressupondo que tanto o tempo decorrido entre as chegadas dos clientes no sistema quanto o tempo relativo aos serviços executados seja independentes uns dos outros e distribuídos segundo uma distribuição exponencial (processo Markoviano; M/M) O algarismo 1 indica um único servidor M/M/1, isto é, aquele em que tanto as chegadas quanto o atendimento são marcovianos (o que é o mesmo que dizer que seguem a Distribuição de Poisson ou a Exponencial Negativa) e em que temos um único atendimento. O sistema mais usual e M/M/1. Conforme apresentado na figura abaixo. Nela o retângulo tracejado representa o sistema que está sendo analisado, ao qual chegam clientes que recebem algum atendimento e, então, desocupam o sistema.

26 Exemplo Emprego da Teoria das Filas Modelagem Analítica Nesse sistema de filas, pressupõe-se que tanto a variável aleatória associada ao tempo entre chegadas de clientes (automóveis) no sistema quanto aquela relativa aos tempos dos serviços executados estejam de acordo com um processo de Poisson. Nesse caso considera-se que esses tempos sejam independentes uns dos outros e distribuídos segundo uma distribuição exponencial. Diz-se que tal distribuição não tem memória, com o passado não influenciando o comportamento futuro. Para complementar as informações sobre a notação, o algarismo 1 do modelo indica a existência de um único servidor. Número Médio de Carros no Sistema Tempo Médio Despendido no Sistema Taxa Média de Ocupação do Servidor Nas expressões apresentadas, representa a taxa de chegadas, isto é, o número de carros que chegam ao sistema durante um período de tempo determinado, por exemplo, cinco carros por hora. O símbolo representa a taxa de serviço. Esta é também expressa em termos de unidades servidas por período de tempo. Por exemplo, seis carros por hora. As fórmulas são válidas para estimativas do comportamento do sistema considerando longas observações do mesmo e para situações em que <, pois caso contrário a fila não para de crescer e o sistema torna-se totalmente instável

27 Exemplo Emprego da Teoria das Filas Modelagem Analítica Situação TEC - Tempo entre Chegadas TS - Tempo de Serviço A 10 min 15 min B 10 min 10 min Na situação A os dados informam que em média chegam aos sistema seis carros a cada hora, isso é, = 6. Quanto à taxa de atendimento, o valor adotado é de quatro a cada hora, com > a tendência nesse caso é de uma instabilidade total do sistema, com filas de carros crescendo sem parar. Analisando o comportamento do posto no cenários B, o tempo de chegadas é maior ou igual a 10 min. e que o tempo de serviço é de é de ±10 min. Analisando o comportamento do posto em outros cenários assumem-se diferentes valores para o primeiro parâmetro (10, 12 e 15 min.) com a fixação do segundo em 10 min. Dessa forma, com assumindo os valores 6(60 min/10 min) 5 e 4 carros por hora, respectivamente, e = 6 carros por hora, obtém-se as respostas apresentadas abaixo L W - 1 0,5 1 0,833 0,666

28 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Para a construção da tabela de simulação empregam-se os mesmos elementos (variáveis parâmetros) disponíveis e utilizados pelas duas abordagens anteriores. De forma semelhante, a situação A não será considerada, uma vez que é evidente que o sistema não pode funcionar a contento sob aquelas condições. Já a situação B, serão empregados valores semelhantes aos utilizados no modelo de teoria das filas. A maior diferença entre as duas abordagens fica por conta de uma sofisticação a mais: o uso de valores não determinísticos, tanto para os tempos entre chegadas (TEC), quanto para os tempos de serviços (TS). No modelo anterior (teoria de filas) foram empregados diferentes valores para TEC. Porém os valores médios permanecem fixos. Já no caso da simulação, faz-se uma aproximação maior com a realidade. A variável TEC assumirá os valores de 10,12 e 15 min, mas de forma aleatória como num sistema real, onde o tempo entre chegadas não é sempre 10, 12 ou 15 min. Assume-se que esta variável pode apresentar esses três possíveis valores com as mesmas probabilidades, isto é 1/3 para cada alternativa. Da mesma forma com o tempo de serviço também poderá, randomicamente, assumir os valores, 9, 10 e 11 min. Também com a probabilidade de 1/3 para cada uma deles TEC TS Tempos (min) Probabilidaes 1/3 1/3 1/3 1/3 1/3 1/3

29 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação As possibilidades definidas pela tabela anterior devem estar inseridas no modelo de simulação que será construído. A tabela deve ser feia de tal maneira que, ao final da simulação manual seja possível dela extrair elementos (estatísticas) que permitam responder as questões básicas formuladas pelo proprietário do posto. O tamanho da área de espera disponível (para no máximo quatro automóveis). Os tempos de realização dos serviços; A necessidade de contratar um operador auxiliar;

30 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação As respostas para tais indagações exigem que as seguintes estatística seja calculadas. Número máximo de carros esperando na fila; Tempo despendido pelos clientes no sistema; Taxa de ocupação do operador O calculo dessas estatísticas exige que os seguintes dados devam ser levantados: Para o calculo do número máximo de carros esperando na fila, um constante monitoramento da área de espera será realizado ao longo da simulação; Par a o calculo do tempo de um cliente no sistema faz necessário: Guardar o tempo de entrada; Guardar o tempo de saída; Guardar o resultado da subtração tempo de saída tempo de entrada. Por exemplo: se um carro chega as 10h00min e sai do posto às 10h25min, faz-se (10h00min 10h25min = 25min). O tempo de 25 min é armazenado como tempo do cliente no sistema.

31 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Uma lista com os tempos de todos os clientes que passam pelo sistema durante a simulação permitirá, posteriormente, a verificação de que despendeu o menor tempo no sistema, o maior tempo no sistema, o tempo médio a variância, etc.; Para calcular a taxa de ocupação do operador, é necessário verificar que parcela do tempo de operação do sistema(tempo simulado) este se encontra ocupado ou livre. Acumulam-se todos os períodos de tempo em que o operador está no estado livre. Ao final faz-se a relação tempo livre/tempo de simulação e se obtém o percentual de tempo livre. Seu complemento será o percentual de ocupação do servidor.

32 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Cliente Tempo desde a última chegada (minutos) Tempo chegada no relógio Tempo de Serviço Tempo de início do serviço no relógio Tempo do Tempo final cliente na fila do serviço no (minutos) relógio Tempo do cliente no sistema (minutos) tempo livre do operador (minutos)

33 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados Tempo médio de espera na fila = tempos de espera na fila Número total de clientes ,13 min. Probabilid ade de um cliente esperar na fila = Numero de clientes que esperaram Numero total de clientes ,13 Probabilid ade do operador livre = tempo livre do operadordo r Tempo total de simulação ,202 Como o operador pode se encontrar em duas possíveis situações, livre ou ocupado (outras situações não foram consideradas, como por exemplo de folga ou ausente), a probabilidade dele estar ocupado é dada pelo complemento de 20,2%, isto é, 79,8%.

34 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados Tempo médio de servico = Tempode servico Numero total de clientres ,0 min Tempo médio despendido no sistema = tempos no sistema Número de clientes ,13 min.

35 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados Em relação as dúvidas do proprietário, as questões dois e três foram respondidas considerando-se algumas das estatísticas acima apresentadas. Em média um cliente permanece em torno de 10 min. no posto; Em média, o operador estará ocupado cerca de 80% de seu tempo; O tempo médio na fila, 0,07 min. e o tempo médio de serviço, 0,10 min.

36 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados As revelações mais importantes no entanto não foram propriamente os números e estatísticas reveladas ao final da simulação, mas sim a possibilidade de se observar toda a dinâmica do sistema ao longo da simulação. A eventual formação de fila, a variabilidade associada aos tempos entre chegadas, as diferenças entre os tempos mínimo e máximo no sistema, etc.. Tais possibilidades permitem ao proprietário testar novas estratégias para o funcionamento de seu negócio, incorporando ao modelo detalhes que possam ser considerados importantes, verificando o comportamento do sistema, antes de sua real implementação.

37 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Diferentemente da abordagem anterior e, a pedido de uma analista, o proprietário do posto de lavação, com a ajuda deste, realizou um levantamento de dados, cujo propósito é modelar e simular manualmente o comportamento do sistema, mas agora com mais realismo, os dados abaixo se referem ao tempo de chegada 13,6 27,9 1,1 12,3 9,7 12,7 15,3 4,1 13,5 0,7 10,8 29,5 5,8 9,9 6,1 5,5 7,7 17,4 7,7 26,4 15,9 5,9 11,6 2,7 2,9 1,7 4,6 35,5 15,8 17,5 0,6 4 18,1 21,8 3,8 14,6 12,9 8,5 0,4 2,5 33,1 39,8 6,4 1,8 8,3 11,9 4,4 16,2 6,8 0, ,1 16,5 8,5 12,5 1,4 5,6 8,2 0,9 17,9 10,9 24,4 1,02 28,1 2 42,7 29,9 4,9 3,1 8,1 0,4 10,4 8,1 2, ,7 4,8 2,8 4,3 3,4 28,5 28,4 3,02 15,5 17,3 1,6 17,7 1,2 13,4 14,1 14,9 4,3 1,6 0,6 6,9 22,6 10,2 7,3 3,8 10,4

38 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Resultados Tempo de Chegada Classes Ponto Médio Observações Distribuição de Frequência , , , , , , , , ,

39 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Resultados Tempo de Serviço Classes Ponto Médio Observaçõe s Distribuição de Frequência 25 9,00 --> 9,55 9, ,55 --> 10,10 9, ,10 --> 10,65 10, ,65 --> 11,20 10, ,20 --> 11,75 11, ,75 --> 12,30 12, ,30 --> 12,85 12, ,85 --> 13,40 13, ,40 --> 13,95 13, Frequência ,00 --> 9,55 9,55 --> 10,10 10,10 --> 10,65 10,65 --> 11,20 11,20 --> 11,75 Classe 11,75 --> 12,30 12,30 --> 12,85 12,85 --> 13,40 13,40 --> 13,95 13,95 --> 14,50 13,95 --> 14,50 14,

40 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação Cliente Tempo desde a última chegada (minutos) Tempo chegada no relógio Tempo de Serviço Tempo de início do serviço no relógio Tempo do cliente na fila (minutos) Tempo final do serviço no relógio Tempo do cliente no sistema (minutos) tempo livre do operador (minutos) 1 17,5 17,5 11,5 17, ,5 17,5 2 7, , ,6 16, ,5 37, ,6 4,1 53,6 16, , ,5 53,6 13,6 65,1 25, ,5 42, ,1 22,6 77,1 34, , ,4 77,1 32,1 87,5 42, ,5 47,5 11,5 87, , , , ,1 27, ,5 102,5 10,4 112,1 9,6 122, , ,5 122,5 2, ,5 152,5 11,5 152, ,5 18, , , ,8 9, ,5 197,5 10,9 199,8 2,3 210,7 13, , ,5 210,7 0,7 222,2 12, ,5 222,5 10,4 222, ,9 10,4 0,3 170,6 145,5 316,1 62,3

41 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados Tempo médio de espera na fila = tempos de espera na fila Número total de clientes 145,5 15 9,7 min. Probabilid ade de um cliente esperar na fila = Numero de clientes que esperaram Numero total de clientes ,73 Probabilid ade do operador livre = tempo livre do operadordo r Tempo total de simulação 62,3 232,9 0,27 Como o operador pode se encontrar em duas possíveis situações, livre ou ocupado (outras situações não foram consideradas, como por exemplo de folga ou ausente), a probabilidade dele estar ocupado é dada pelo complemento de 26,0%, isto é, 74,0%.

42 Exemplo Emprego de Modelagem e Simulação - Resultados Tempo médio de servico = Tempo de servico Numero total de clientres 170, ,37 min Tempo médio despendido no sistema = tempos no sistema Número de clientes 316, ,11min.

43 Referência Filho, Paulo José de Freitas - Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas Editora Visual Books CHWIF, Leonardo; Medina Afonso C. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos: Teoria e Aplicação 2.ed - Editora Bravarte

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Terminologia Básica Utilizada em de Sistemas Terminologia Básica Uma série de termos

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Como Funciona a Simulação Introdução Assim como qualquer programa de computador,

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução a Avaliação de Desempenho de Sistemas Prof. Othon M. N. Batista othonb@yahoo.com Roteiro Definição de Sistema Exemplo de Sistema: Agência Bancária Questões

Leia mais

Objetivos. Teoria de Filas. Teoria de Filas

Objetivos. Teoria de Filas. Teoria de Filas Objetivos Teoria de Filas Michel J. Anzanello, PhD anzanello@producao.ufrgs.br 2 Teoria de Filas Filas estão presentes em toda a parte; Exemplos evidentes de fila podem ser verificados em bancos, lanchonetes,

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais GERÊNCIA DO PROCESSADOR MACHADO/MAIA: CAPÍTULO 08 Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Gerenciamento do Processador A gerência do processador pode ser considerada a atividade

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Introdução a Teoria das Filas

Introdução a Teoria das Filas DISC. : PESQUISA OPERACIONAL II Introdução a Teoria das Filas Prof. Mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo Introdução a Teoria das Filas Introdução As Filas de todo dia. Como se forma uma Fila. Administrando

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Departamento de Informática Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação Laboratório de Desenvolvimento Distribuído de Software Estágio de Docência Cronograma e Método de Avaliação Datas Atividades

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Modelo de Filas M/M/1 e M/M/m Prof. Othon Batista othonb@yahoo.com Modelo de Filas Nas aulas anteriores vimos a necessidade de se utilizar uma distribuição para representar

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

O modelo Entidade-Relacionamento. Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento

O modelo Entidade-Relacionamento. Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento O modelo Entidade-Relacionamento Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento 1 Antes de começarmos: A modelagem conceitual é uma fase muito importante no plamejamento de um

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES U C P Prof. Leandro Coelho Plano de Aula 2 Aula Passada Definição Evolução dos Computadores Histórico Modelo de Von-Neumann Básico CPU Mémoria E/S Barramentos Plano de Aula

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 4 Projeto de Teste 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ANÁLISE E PROJETO DE TESTE... 3 1.

Leia mais

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão CAPÍTULO 3 Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão 3.1 - Multicomponentes Conceitos Básicos: O conceito de multicomponente é utilizado em diversas áreas de

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Arranjo físico e fluxo Procedimentos de arranjo físico O arranjo físico (em inglês lay-out) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde

Leia mais

6. Programação Inteira

6. Programação Inteira Pesquisa Operacional II 6. Programação Inteira Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção Programação Inteira São problemas de programação matemática em que a função objetivo, bem

Leia mais

Modelos, em escala reduzida, de pontes e barragens. Simuladores de voo (ou de condução), com os quais se treinam pilotos (ou condutores).

Modelos, em escala reduzida, de pontes e barragens. Simuladores de voo (ou de condução), com os quais se treinam pilotos (ou condutores). SIMULAÇÃO 1 Introdução Entende-se por simulação a imitação do funcionamento de um sistema real recorrendo a uma representação desse sistema. Com essa representação modelo, pretende-se realizar experimentações

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL

TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL A pesquisa operacional (PO) é uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações, ou seja, em sistemas produtivos

Leia mais

Exercícios de Filas de Espera Enunciados

Exercícios de Filas de Espera Enunciados Capítulo 8 Exercícios de Filas de Espera Enunciados Enunciados 124 Problema 1 Os autocarros de uma empresa chegam para limpeza à garagem central em grupos de cinco por. Os autocarros são atendidos em ordem

Leia mais

NCRF 19 Contratos de construção

NCRF 19 Contratos de construção NCRF 19 Contratos de construção Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 11 - Contratos de Construção, adoptada pelo texto original do Regulamento

Leia mais

Simulação de Sistemas Teoria das Filas Estrutura do Sistema

Simulação de Sistemas Teoria das Filas Estrutura do Sistema Simulação de Sistemas Teoria das Filas 1 2 3 Estrutura do Sistema Capacidade do sistema Canais de Serviço 1 Chegada de Clientes de chegada (tempo entre chegadas) Fila de Clientes Tempo de atendimento 2...

Leia mais

Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados

Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados Simulado Banco de Dados I Bimestre 1 Capítulo 1 Projeto Lógico de Banco de Dados 01) Defina com suas próprias palavras: a) Banco de Dados b) Sistema Gerenciador de Banco de Dados c) Sistema de Banco de

Leia mais

4. Metodologia. Capítulo 4 - Metodologia

4. Metodologia. Capítulo 4 - Metodologia Capítulo 4 - Metodologia 4. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada na modelagem, estando dividida em duas seções: uma referente às tábuas de múltiplos decrementos, e outra referente

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

Gerência do Processador

Gerência do Processador Andrique Amorim www.andrix.com.br professor@andrix.com.br Gerência do Processador Gerência do Processador No gerenciamento dos processos serão definidas as propriedades dos processos em execução, e a maneira

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes CAPÍTULO 2 1. Introdução Um grafo é uma representação visual de um determinado conjunto de dados e da ligação existente entre alguns dos elementos desse conjunto. Desta forma, em muitos dos problemas que

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular 2016. Lemann Center at Stanford University

Base Nacional Comum Curricular 2016. Lemann Center at Stanford University Base Nacional Comum Curricular 2016 Lemann Center at Stanford University Parte II: Base Nacional Comum: Análise e Recomendações da Seção de Matemática Phil Daro Dezembro, 2015 BASE NACIONAL COMUM: ANÁLISE

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 28 Revisão para a Prova 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 28-28/07/2006 1 Matéria para a Prova 2 Gestão de projetos de software Conceitos (Cap. 21) Métricas (Cap.

Leia mais

Sumário. Deadlock. Definição. Recursos. M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Sumário. Deadlock. Definição. Recursos. M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Sumário Condições para Ocorrência de Modelagem de Evitando deadlock Algoritmo do banqueiro M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Aula - SO 1 Definição Um conjunto de N processos está em deadlock quando

Leia mais

O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão.

O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão. ESTATÍSTICA INDUTIVA 1. CORRELAÇÃO LINEAR 1.1 Diagrama de dispersão O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser observado por meio de um gráfico, denominado diagrama de dispersão.

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau.

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau. FUNÇÃO DE 1º GRAU Veremos, a partir daqui algumas funções elementares, a primeira delas é a função de 1º grau, que estabelece uma relação de proporcionalidade. Podemos então, definir a função de 1º grau

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

- Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Acadêmica Tecnologia Pesquisa Operacional II. Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng.

- Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Acadêmica Tecnologia Pesquisa Operacional II. Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Unidade Acadêmica Tecnologia Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Março de 2010 2 Sumário 1.0 TEORIA DAS FILAS... 3 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL... 3 1.2 ASPECTOS GERAIS DA

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Distribuição de probabilidades

Distribuição de probabilidades Luiz Carlos Terra Para que você possa compreender a parte da estatística que trata de estimação de valores, é necessário que tenha uma boa noção sobre o conceito de distribuição de probabilidades e curva

Leia mais

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007.

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Vírus no Linux? Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Interface de uma distribuição Linux Uma das

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas

Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas Karina Pires Duarte 1, Milton Luiz Paiva de Lima 2 1 Mestranda do curso de Engenharia Oceânica- FURG, Rio Grande, RS

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Mário Meireles Teixeira Departamento de Informática, UFMA mario@deinf.ufma.br Introdução 2 Desempenho: quantidade de serviços prestados / tempo decorrido desde o início dos serviços

Leia mais

Capítulo 4 Gerenciamento de Memória

Capítulo 4 Gerenciamento de Memória Capítulo 4 Gerenciamento de Memória 4.1 Gerenciamento básico de memória 4.2 Troca de processos 4.3 Memória virtual 4.4 Algoritmos de substituição de páginas 4.5 Modelagem de algoritmos de substituição

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos. Junho/2016

Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos. Junho/2016 Política de Gestão de Riscos Tese Investimentos Junho/2016 1) Objetivo Esta política tem como objetivo, nos termos da Instrução CVM n 558 e do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos

Leia mais

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico

c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico 1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

Índice de conteúdos. Índice de conteúdos. Capítulo 6. Modelação e Simulação de Sistemas...1. 1.A simulação de sistemas...1. 1.1.Definição...

Índice de conteúdos. Índice de conteúdos. Capítulo 6. Modelação e Simulação de Sistemas...1. 1.A simulação de sistemas...1. 1.1.Definição... Índice de conteúdos Índice de conteúdos Capítulo 6. Modelação e Simulação de Sistemas...1 1.A simulação de sistemas...1 1.1.Definição...1 1.2.As razões de usar modelos de simulação...2 2.Modelos de simulação...4

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS FUNCIONAIS QUANTO A CONFIGURAÇÕES DE BARRAS PARA SUBESTAÇÕES DA REDE BÁSICA DO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO.

REQUISITOS MÍNIMOS FUNCIONAIS QUANTO A CONFIGURAÇÕES DE BARRAS PARA SUBESTAÇÕES DA REDE BÁSICA DO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO. 1 GAT/017 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT REQUISITOS MÍNIMOS FUNCIONAIS QUANTO A CONFIGURAÇÕES DE BARRAS

Leia mais

Unidade 5: Sistemas de Representação

Unidade 5: Sistemas de Representação Arquitetura e Organização de Computadores Atualização: 9/8/ Unidade 5: Sistemas de Representação Números de Ponto Flutuante IEEE 754/8 e Caracteres ASCII Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender a representação

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

Uma introdução à Teoria das Filas

Uma introdução à Teoria das Filas Uma introdução à Teoria das Filas Introdução aos Processos Estocásticos 13/06/2012 Quem nunca pegou fila na vida? Figura: Experiência no bandejão Motivação As filas estão presentes em nosso cotidiano,

Leia mais

UDESC DCC TADS DISCIPLINA : PESQUISA OPERACIONAL QUINTA LISTA DE EXERCÍCIOS

UDESC DCC TADS DISCIPLINA : PESQUISA OPERACIONAL QUINTA LISTA DE EXERCÍCIOS UDESC DCC TADS DISCIPLINA : PESQUISA OPERACIONAL QUINTA LISTA DE EXERCÍCIOS 1.) Clientes chegam a uma barbearia, de um único barbeiro, com uma duração média entre chegadas de 20 minutos. O barbeiro gasta

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B 2 INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B GERÊNCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE Guilherme Demo Limeira SP 2005 3 GUILHERME DEMO GERÊNCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE Projeto científico

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada.

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada. SP 01/11/91 NT 134/91 Metodologia para Agrupar Cruzamentos Semco em um Único controlador Núcleo de Estudos de Tráfego Eng.º Luís Molist Vilanova (NET) Considerações Básicas No sistema Semco tem-se freqüentemente

Leia mais

COMO SIMULAR PROJEÇOES FINANCEIRAS ATRAVÉS DO METODO DE MONTE CARLO

COMO SIMULAR PROJEÇOES FINANCEIRAS ATRAVÉS DO METODO DE MONTE CARLO COMO SIMULAR PROJEÇOES FINANCEIRAS ATRAVÉS! O que é o método de simulação de Monte Carlo?! Como utilizar números aleatórios para testar uma simulação financeira?! Como gerar números aleatórios pelo Excel?!

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 3-1. A CAMADA DE REDE (Parte 1) A camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. No entanto, chegar ao destino pode envolver vários saltos em roteadores intermediários.

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante Capítulo 2 Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante 2.1 Introdução Neste capítulo, chamamos atenção para o fato de que o conjunto dos números representáveis em qualquer máquina é finito, e portanto

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores?

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? PERGUNTAS FREQUENTES Sobre Horários Pessoal docente, escolas públicas 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? Sim! A elaboração dos horários dos professores e educadores obedece

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Balanço Energético Nacional 2012 Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Fevereiro de 2012 Apresentação O Balanço Energético Nacional BEN é o documento tradicional do setor energético brasileiro,

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Simulação Transiente

Simulação Transiente Tópicos Avançados em Avaliação de Desempenho de Sistemas Professores: Paulo Maciel Ricardo Massa Alunos: Jackson Nunes Marco Eugênio Araújo Dezembro de 2014 1 Sumário O que é Simulação? Áreas de Aplicação

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais