Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura"

Transcrição

1 1 MANEJO DA CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA A criação do bicho-da-seda é dividida em duas fases: a jovem e a adulta. A fase jovem do bicho-da-seda compreende o 1 o e o 2 o estádio larval. Nessa, as lagartas são criadas nas criadeiras e essa tarefa fica a cargo das empresas de fiação, que vendem as lagartas no final da fase para os produtores. A fase adulta compreende do 3 o ao 5 o estádio larval. Nessa, o bicho-da-seda é criado nas sirgarias e esta tarefa fica a cargo dos produtores, que vendem os casulos produzidos para as empresas fiadoras. Época para Iniciar a criação: Em ambas as fases, a criação inicia-se no final do inverno e início da primavera, entre o início das primeiras brotações da amoreira até o surgimento da quarta ou quinta folha dos ramos. As empresas de sementagem programam a criação das lagartas e a entrega aos produtores é feita de acordo com a demanda região e com os pedidos prévios de cada produtor. Essas empresas possuem um cadastro dos produtores conveniados, com seus dados de produção e demanda de lagartas, que facilita a programação. Por outro lado, o produtor deve programar o início de sua criação, ajustando o amoreiral e os galpões para isso. Dependendo da região, o período de criação prolonga-se até abril ou julho. Desinfecção do ambiente: As desinfecções são muito importantes para a sericultura, e grande parte das doenças que atacam as lagartas são contagiosas e seus agentes patogênicos alojam-se nas sirgarias, chocadeirascriadeiras e equipamentos utilizados na criação. Dessa forma, as desinfecções devem ser realizadas antes e depois criação com uma solução de formol a 3% na base de 3,7 l da solução a cada 10 m 2 de área, considerando o pé direito de 3 m. Deve-se pulverizar as paredes, teto, piso, camas de criação e todos os equipamentos utilizados na criação, deixando-os expostos ao produto por 15 h pelo menos. Nas sirgarias deve-se, também, fazer caiação do piso antes de iniciar a criação para ajudar na assepsia. Nas criadeiras isso não é necessário. Preparo das camas de criação: Na fase jovem, que compreende o 1 o e 2 o estádios de desenvolvimento, é necessário 1 m 2 de área de cama para cada caixa de lagartas criadas até a 2 a idade. Como as camas podem ser dispostas em um ou cinco planos superpostos, é possível criar até 5 caixas de lagartas nessa mesma área das salas de criação. Na fase adulta, ou seja, no 3 o, 4 o e 5 o estádios, são necessários 33 m 2 de área de cama para cada caixa de lagartas criadas até a 5 a idade. Nessa fase não é possível criar as lagartas em planos sobrepostos, pois aumenta a contaminação das lagartas por doenças. Incubação: Essa etapa só é feita na chocadeira. A incubação deve ser realizada de modo a propiciar a eclosão simultânea das lagartas. Os telainhos com os ovos são colocados dentro das câmaras climatizadas de incubação, onde a temperatura é mantida entre 24 a 25 o C e a umidade, entre 80 a 85%.

2 2 Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura A eclosão ocorre em 10 ou 12 dias. Diariamente, os ovos são vistoriados para verificar a eclosão das "lagartas espias", isto é, as lagartas que nascem antes das demais. Quando isso ocorrer, deve-se colocar o telainho com os ovos em local escuro por 24 horas e depois em local iluminado. Esse procedimento acelera o desenvolvimento das lagartas menos desenvolvidas e retarda o das mais desenvolvidas, permitindo uma eclosão uniforme de 90% dos ovos em um só dia, facilitando o manejo da criação. Transferência das lagartas para as camas de criação: Na fase jovem a transferência das lagartas da incubadeira para as camas de criação deve ser feita com cuidado para não danificar as lagartas recém-eclodidas. Ela pode ser realizada com o auxílio de um filó estendido sobre as lagartas. Em cima desse tecido colocam-se as folhas picadas para que as lagartas subam nelas e possam ser transferidas. As camas de criação devem ser forradas com folhas de jornal antes de receberem as lagartas. Uma vez nas camas, as lagartas são espalhadas uniformemente, polvilhadas com cal e formol 2% e alimentadas. Na fase adulta, colocam-se ramos de amoreira sobre as caixas de lagartas, adquiridas pelos produtores das empresas, para que as lagartas subam neles e depois possam ser transferidas para as camas de criação. Isso é feito distribuindo-se os ramos com as lagartas ao longo do comprimento da cama, facilitando a dispersão das lagartas pelas camas e evitando a competição por alimento, que provoca redução na produção. Alimentação do bicho-da-seda: O bicho-da-seda alimenta-se exclusivamente de folhas de amoreira. As lagartas jovens são mais exigentes na qualidade da folha do que as lagartas adultas. Necessitam de folhas tenras e macias, com maior teor de água, proteína e açúcares e menor teor de fibra e amido. Como critério para a colheita de folhas adequadas para cada estádio da lagarta usase o método da "folha padrão lustrosa". A seleção da folha padrão lustrosa" é realizada segurando levemente a ponta do ramo e flexionando-o suavemente para baixo até um angulo de 90 o. Com isso, uma folha permanecerá na posição vertical (Figura 18). Esta folha é chamada de 1 a folha ou folha padrão lustrosa e as outras abaixo dela recebem uma numeração seqüencial (2 a, 3 a, 4 a..., etc.).

3 3 Figura 18. Escolha da folha padrão lustrosa. (A): folha padrão lustrosa, (B): curvatura do ramo pela ponta para identificar a folha padrão lustrosa (Fonte: CORRADELLO,1987). As folhas indicadas para cada idade da lagarta são mostradas na Tabela 7 e Figura 19. Tabela 7. As folhas indicadas para cada idade da lagarta. Número da Folha da Primeira Segunda Terceira Quarta Quinta 2 a a 5 a 2 a a 8 a ramo ramo ramo inteiro inteiro inteiro s até o 2 o estádio (idade) devem receber folhas picadas num tamanho semelhante ao comprimento das lagartas para facilitar a alimentação pelos bordos e possibilitar a subida das lagartas à superfície, após cada trato. s na fase adulta (a partir da 3 a idade) não necessitam receber folhas picadas. Deve-se tomar os seguintes cuidados durante a colheita das folhas: colher as folhas nas horas mais frescas do dia, preferencialmente pela manhã; transportar as folhas para o depósito imediatamente após serem colhidas; cobri-las com pano úmido durante a colheita, transporte e o depósito.

4 4 Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura Figura 19. Padrão de folhas de amoreira adequadas para cada idade do bichoda-seda (Fonte: CORRADELLO,1987). Limpeza da cama de criação: Consiste na remoção das folhas velhas, fezes, exúvias, lagartas mortas, etc., das camas de criação para proteger as lagartas contra patógenos e gases da fermentação das folhas. A limpeza pode ser feita da seguinte maneira: 1) colocar uma rede de malha fina sobre a cama de

5 5 criação; 2) distribuir as folhas novas sobre a rede e esperar que as lagartas atravessem a rede e subam nas folhas; 3) retirar a rede com as lagartas; 4) limpar a cama e recolocar a rede com as lagartas sobre a cama limpa; e 5) espalhá-las. No sistema de criação atual, raramente se faz a limpeza da cama durante a criação das lagartas. Espaçamento: Espaçamentos muito adensados prejudicam o crescimento das lagartas, enquanto pouco adensados aumentam os custos de produção. Devese, portanto, regular o espaçamento de acordo com o crescimento das lagartas. Para cada 10 caixas de lagartas são necessários de 2 a 10 m 2 de área de cama, para as lagartas de 1 a idade; de 10 a 20 m 2 para a de 2 a idade; 45 m 2 para as lagartas de 3 a idade; 90 m 2 para as de 4 a idade e 330 m 2 para as de 5 a idade. Manejo da cal: Quando a lagarta se aproxima da muda, seu corpo se torna firme e brilhante e ela cessa sua alimentação. Nessa ocasião deve-se aplicar cal sobre as lagartas para facilitar o processo de troca de tegumento. Isso é realizado da seguinte maneira: 1 o ) quando 50% das lagartas estiverem em processo de troca de tegumento, deve-se polvilhar cal hidratada sobre a cama e não oferecer mais alimento às lagartas. 2 o ) após a muda, a cabeça da lagarta é mais larga que o corpo e mais brilhante. Quando 50% das lagartas apresentarem esse comportamento, devese aplicar novamente a cal. 3 o ) a primeira alimentação após a muda deve ser dada quando 80% das lagartas já trocaram o tegumento, de modo a uniformizar a criação. 4 o ) as lagartas desiguais no desenvolvimento devem ser separadas. Observação: não aplicar a cal no final da quinta idade, próximo do encasulamento, pois causará prejuízos na qualidade do fio. Manutenção das condições ambientais: Temperatura: o bicho-da-seda tem seu desenvolvimento afetado grandemente pela temperatura. Altas temperaturas aceleram o seu desenvolvimento, enquanto as baixas o retardam. As temperaturas e umidades relativas ótimas para cada idade estão na Tabela 8. A temperatura do galpão pode ser regulada pelo abrir e fechar dos janelões.

6 6 Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura Tabela 8. Temperatura e umidade relativa ótimas para cada idade. s Temperatura ( o C) Umidade (%) 1 a a a a a Umidade: o efeito da umidade sobre o bicho-da-seda pode ser direto, influenciando seu crescimento, ou indireto, atuando no murchamento das folhas ou propiciando o desenvolvimento de patógenos. O controle da umidade pode ser feito pulverizando água nas instalações ou controlando os janelões laterais. Próximo à muda deve-se abaixar a umidade do local. Ar: o bicho-da-seda é altamente influenciado pelo CO 2 e outros gases, tornando-se lento e cessando a alimentação quando ocorre o aumento da concentração desses. A renovação constante do ar nas instalações de criação é fundamental. Luz: o bicho-da-seda se desenvolve melhor em locais com baixa luminosidade. s criadas em completa escuridão têm o ciclo reduzido e, em luz brilhante prolongado, produzindo casulos leves em ambos os casos. A fotofase ótima para as lagartas é de 16 horas. Fornecimento de lagartas aos criadores: As empresas de sericicultura de vários países, inclusive do Brasil, criam e fornecem as lagartas aos criadores no final da 2 a idade, quando as lagartas estão no estado de dormência, antes de passar para a 3 a idade, o que dispensa a construção das chocadeirascriadeiras pelos produtores. As lagartas fornecidas são de variedades selecionadas, bem desenvolvidas, vigorosas e livres de doenças, propiciando estabilidade na produção de casulos, economia no manejo e nos custos de produção. Programação da Criação: Nas tabelas 9 a 13 estão listadas as operações diárias para criação do bicho-da-seda, obtidas em situação de laboratório, que podem servir para orientar os produtores.

7 7 Tabela 9. Programa de criação padrão para 10 caixas de lagartas do bicho-daseda na 1 a idade. da do Trato do trato (h) Quantidade (g) de folhas 1 o o o Manejo usar folhas novas dos ponteiros 4 o o o o o o manejo da cal 4 ecdise ou muda manejo da cal Tabela 10. Programa de criação padrão para 10 caixas de lagartas do bichoda-seda na 2 a idade. da do Trato do trato (h) Quantidade (g) de folhas Manejo 1 o manejo da cal p o o o o o o o manejo da cal 8 ecdise ou muda manejo da cal

8 8 Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura Tabela 11. Programa de criação padrão para 10 caixas de lagartas do bichoda-seda na 3 a idade. da do Trato do trato (h) Quantidade (g) de folhas Manejo 1 o manejo da cal o o o o o o o o manejo da cal 12 ecdise ou muda manejo da cal Tabela 12. Programa de criação padrão para 10 caixas de lagartas do bichoda-seda na 4 a idade. da do Trato do trato (h) Quantidade (g) de folhas Manejo 1 o 10 15,5 manejo da cal o 15 20,0 3 o 21 28,5 4 o 7 20, o 14 30,0 6 o 21 34,0 7 o 7 60, o 14 54,0 9 o 21 46,0 10 o 7 40, o 14 60,0 12 o 21 43,0 manejo da cal 17 ecdise ou muda manejo da cal

9 9 Tabela 13. Programa de criação padrão para 10 caixas de lagartas do bichoda-seda na 5 a idade. da do Trato (horas) Peso (kg) Observações 1 o 10 16,0 manejo da cal o 15 18,0 3 o 21 21,0 4 o 7 63, o 14 70,0 6 o 21 77,0 7 o 7 83, o ,0 9 o ,0 10 o 7 128, o ,0 12 o ,0 13 o 7 170, o ,0 15 o ,0 16 o 7 200, o ,0 18 o ,0 19 o 7 200, o ,0 21 o ,0 22 o 7 200, o ,0 24 o ,0 25 o 7 170, o ,0 27 o ,0 28 o 7 130, o ,0 30 o 21 50,0 Encasulamento