Sumário Executivo. Pós-Graduação em Media & Entretenimento Inovação, Gestão, Estratégia e Mercado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário Executivo. Pós-Graduação em Media & Entretenimento Inovação, Gestão, Estratégia e Mercado"

Transcrição

1

2 Sumário Executivo A pós-graduação em Media e Entretenimento é um curso de 211 horas destinado a fornecer competências na área dos media e do entretenimento, distribuída por seis módulos ou disciplinas e com 40 ECTS atribuídos aos alunos que façam o trabalho final (projecto) e tenham uma frequência mínima de 50 sessões. Os docentes, cujos nomes se apontam mais nos últimos slides, são especialistas e docentes de grande prestígio a nível nacional e internacional. Uma alavanca para a pós-graduação foi a 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media, realizada na UCP (19 e 20 de Maio de 2008). A coordenação científica está a cargo do Professor Doutor Rogério Santos e do Professor Doutor Paulo Faustino, especialista do sector e docente de Economia dos Media no mestrado de Ciências da Comunicação desta Universidade.

3 Apresentação Existe curso é inovador e especial, na medida em que: 1) Alta qualificação e prestígio nacional e internacional do corpo docente; 2) Existência de recursos didácticos inovadores e estruturados de apoio ao curso; 3) Parcerias e redes de contactos internacionais com líderes da área científica abordada; 4) Ponte com vários continentes através da combinação de três línguas no curso: inglês, português e castelhano; 5) Atenção a um sector estratégico para e articulação com a indústria dos media e entretenimento.

4 Oportunidade e Âmbito do Projecto As empresas de Media & Entretenimento converteram-se num sector estratégico e de referência no âmbito empresarial, constituindo-se como actividade fundamental no sector político e social. Além disso, estas empresas estão inseridas num ambiente cada vez mais concorrencial e possuem modelos de negócio diversos e complexos que carecem de novas abodragens teóricas e práticas. Factores como mudanças tecnológicas, aparecimento de novos suportes e alteração dos gostos dos consumidores estão a afectar as práticas e estratégias e a gestão e organização dos negócios.

5 Oportunidade e Âmbito do Projecto Desde há cerca de duas décadas que a investigação e ensino em economia e gestão aplicada à indústria de media & entretenimento cresce significativamente. Existem várias razões para este facto, nomeadamente: 1) a revolução digital está transformar os negócios dos media e a acelerar os processos de convergência e de globalização; 2) observa-se um aumento da desregulação das indústrias nacionais de media, facto que tem gerado maior atenção por parte dos governantes e académicos; 3) assiste-se a um crescimento de importância dos media como negócio, o que favoreceu a integração de gestores profissionais com MBA s nesta indústria.

6 Oportunidade e Âmbito do Projecto O curso de Media & Entretenimento surge na sequência de oportunidades identificadas no mercado nacional e também internacional. De acordo com algumas conclusões retiradas do livro (Faustino, 2009) Análise Prospectiva dos Media: Tendências, Media e Emprego, o diagnóstico de necessidades formativas subjacente à emergência de oportunidades na indústria dos media pode sintetizar-se pela seguinte frase: i) cada vez mais os jornalistas devem obter conhecimentos e sensibilidade sobre alguns aspectos relacionados com a gestão empresarial; ii) cada vez mais os gestores devem ser sensíveis aos aspectos relativos à ética e produção de conteúdos jornalísticos.

7 Oportunidade e Âmbito do Projecto Num contexto de promoção internacional desta pós-graduação, é também importante sublinhar o envolvimento da Universidade Católica Portuguesa, através do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), como co-organizadora, em colaboração com a Media XXI, da 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media (19 e 20 de Maio de 2008). Este evento possibilitou o encontro de alguns dos mais reputados especialistas internacionais nesta área e que demonstraram interesse em se associar a este projecto educativo conferindo-o uma dimensão transnacional a esta pós-graduação.

8 Objectivos e Estratégia metodológica A actividade da comunicação social está cada vez mais dependente da sua envolvente, e determinada por uma série de factores que geram maior incerteza e complexidade na organização e gestão das empresas e instituições de media. Nesse sentido, pretende-se que os alunos fiquem capacitados e motivados para atingir os seguintes objectivos no decurso da frequência da pós-graduação em Media & Entretenimento: 1) Introduzir o conceito (e problemática) da envolvente económica e empresarial da actividade da comunicação e entretenimento, como um conjunto de variáveis internas e externas que influenciam o modelo de negócio, práticas de gestão e o respectivo mercado; 2) Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente para a tomada de decisões das empresas e produtos de media, quer sejam de carácter estratégico ou operacional;

9 Objectivos e Estratégia metodológica 3) Sistematizar abordagens sobre dinâmicas de mercado e tendências nacionais e internacionais face à produção e consumo de produtos inerentes às actividades das empresas de media impressos e digitais; 4) Proporcionar competências aos colaboradores das empresas de media & entretenimento para adoptar melhores práticas de gestão que permitam reforçar a competitividade do sector; 5) Produzir e partilhar conhecimento com especialistas da indústria e investigadores de universidades nacionais e estrangeiras na área do media management e aproximar a indústria do ensino aplicado a este sector. Nenhuma metodologia ou recurso didáctico será válido se o aluno não se esforçar por aprender. Por isso, as aulas teóricas combinadas com aulas práticas constituirão um elemento central do curso, tendo a vantagem de canalizar o pensamento do aluno face ao(s) objectivo(s) pretendido(s) pelo professor e pelo curso.

10 Objectivos e Estratégia metodológica A função expositiva é um elemento insubstituível, na medida em que constitui um procedimento básico de transmissão do conhecimento ao aluno. No entanto, o método expositivo será complementado com outras estratégias metodológicas, razão pela qual se irá recorrer, frequentemente, à análise de estudos de caso, à concepção de projectos e à realização de leituras orientadas, assim como outras técnicas que possibilitem a aprendizagem e partilha de conhecimento. Complementarmente, e por forma a proporcionar uma reflexão e discussão mais profunda e prática dos temas e das tendências de desenvolvimento das empresas de media & entretenimento, o curso integra unidades curriculares e módulos onde participarão algumas das mais credenciadas figuras do panorama nacional e internacional ligadas a esta hiper-indústria da comunicação e entretenimento.

11 Destinatários, Conteúdos e Docentes A candidatura e frequência do curso está aberta a quem possuir o grau de licenciatura ou formação superior equivalente em qualquer área; e que pretenda, num contexto empresarial ou académico, aprofundar conhecimentos em domínios relacionadas com a produção, inovação, estratégias, gestão, marketing e economia aplicada à actividade dos media e entretenimento. Em casos muito excepcionais, admite-se a possibilidade do curso podr ser frequentado por profissionais do sector não licenciados, mas que revelem um elevado conhecimento e experiência profissional em empresas directa ou indirectamente relacionadas com esta indústria 1. O processo de selecção será realizado com base na seguinte hierarquia de critérios: 1) Qualificação e experiência profissional; 2) Formação e qualificação académica; 3) Outras actividades relevantes; 4) Entrevista com o candidato se tal se revelar necessário. 1 Neste caso, terão acesso a um certificado de frequência em estudos especializados.

12 Destinatários, Conteúdos e Docentes Os conteúdos a seguir apresentados estão estruturados de modo a dar a conhecer ao aluno conhecimentos fundamentais sobre a gestão e desenvolvimento dos negócios. Os principais temas estão relacionados com a direcção, a organização, inovação, gestão, marketing, economia e regulação da indústria da comunicão. Para além de potenciarem o aprofundamento, em termos teóricos e práticos, sobre temas fundamentais relacionados com actividade dos media e entretenimento, as aulas pretendem capacitar o aluno não só para assumir e melhorar o desempenho profissional nas empresas, como também proporcionar competências fundamentais no domínio do empreendedorismo, estratégias, e outras práticas profissionais específicas da actividade jornalística.

13 Disciplinas 1. Finanças, Economia e Mercado da Indústria da Comunicação 1.1. Estrutura, mercado, empresas e grupos de media 1.2. Os media no contexto da economia e mercado 1.3. Gestão económica e financeira de empresas de media 1.4. Financiamento e elaboração de planos de negócio 1.5. Empreendedorismo, inovação e negócios da comunicação Resumo: Esta disciplina irá abordar os aspectos macro e micro económicos aplicados à indústria da comunicação, especialmente centrado na economia e gestão das empresas de media. Neste contexto, serão apresentados alguns dados relevantes sobre o mercado e abordados os princípios fundamentais para a gestão económica e financeira. Serão analisados os negócios e produtos de media (a cadeia de valor e as estratégias empresariais), assim como algumas tendências e dinâmicas observadas no sector da comunicação. Também será conferida especial atenção aos processos de criação de empresas, espírito empreendedor e inovação como vantagem competitiva desta indústria.

14 Disciplinas 2. Novos Media, Estratégias e Produção de Conteúdos 2.1. Mudanças sociais e desenvolvimento da indústria da comunicação 2.2. História e situação das indústrias culturais e lúdicas 2.3. A produção de conteúdos em suportes multimedia 2.4. Os media e as tecnologias da informação e comunicação 2.5. Produtos inovadores e estratégias dos media e entretenimento Resumo: Parte desta disciplina abordará a evolução dos media e o impacto das tecnologias da informação e comunicação nos modelos de negócio e lógicas de produção de conteúdos de acordo com as tendências do consumo. Será prestada atenção aos impactos das mudanças sociais, nomeadamente demográficas, geográficas e psicográficas no consumo de produtos de media e entretenimento. Outro aspecto central desta parte é compreender as decisões empresariais e editoriais no que se refere às estratégias de programação, no caso das televisões e rádios; e demais decisões ao nível conteúdos informativos e publicitários nos media, incluindo imprensa. Também serão analisados alguns aspectos relacionados com a organização e actividades da redacção multimedia no contexto dos novos paradigmas da actividade jornalística.

15 Disciplinas 3. Marketing e Venda de Produtos de Media e Entretenimento 3.1. Estratégias e técnicas de marketing de produtos de media 3.2. Marketing, logística e venda de produtos de media 3.3. Compra, negociação e planeamento da publicidade nos media 3.4. Novos meios e negócios na economia do entretenimento 3.5. Marketing, comunicação e venda de produtos de media Resumo: Este módulo centrará a abordagem no marketing como filosofia de gestão das empresas de media. Neste contexto, são apresentadas algumas estratégias e (boas) práticas de marketing, assim como conceitos e tendências da comunicação de marketing, incluindo as estratégias de fidelização de clientes e gestão das marcas de media. O marketing também é referido como um aliado da política de comercialização dos produtos de media, e dos respectivos executivos de vendas. A relação e negociação com as agências de publicidade e meios, assim como os factores subjacentes ao planeamento de meios, merece também aqui uma especial atenção.

16 Disciplinas 4. Gestão, Inovação e Desenvolvimento de Empresas de Media 4.1.Tendências sectoriais da indústria dos media & entretenimento 4.2.Capital humano, estratégias e internacionalização dos media 4.3.Gestão, operações e competitividade da actividade dos media 4.4.Gestão, estratégias e ética nas empresas de media 4.5.Comunicação em projectos de media e entretenimento Resumo: esta disciplina abordará vários conceitos, teorias e conhecimentos para analisar e diagnosticar o desempenho produtividade - das pessoas na organizações de media. Neste âmbito, serão realçados aspectos relacionados com as estratégias de liderança e mobilização de equipas num contexto multimedia. A importância das pessoas e criatividade é evidenciada como factor competitivo dos media, actividade intensiva em capital humano. Serão identificados alguns elementos de prospectiva do negócio e das competências dos profissionais da indústria. Será traçada uma perspectiva internacional das principais tendências dos media, incluindo uma abordagem subsectorial. Outros aspectos a considerar serão, por um lado, as especificidades dos produtos media e, por outro, os desafios éticos que se colocam aos colaboradores e empresários num contexto de um mercado cada vez mais concorrencial.

17 Disciplinas 5. Políticas Públicas, Regulação e Direito da Comunicação 5.1. Direitos de autor e propriedade intelectual nos media 5.2. Concorrência e regulação da indústria das comunicações 5.3. Movimentos de concentração e consolidação dos media 5.4. Princípios de Jornalismo e liberdade na criação de conteúdos 5.5. Políticas públicas para a indústria da comunicação & media Resumo: para além de aspectos relacionados com o direito da comunicação, incluindo direitos de autor e propriedade intelectual, esta disciplina analisa aspectos fundamentais associados às políticas públicas para o sector da comunicação num contexto nacional e internacional. Em termos nacionais, será focado o papel dos governos e das entidades reguladoras, assim como algumas decisões emanadas por estas instituições. A nível internacional, sobretudo europeu, serão abordadas as políticas comunitárias para o sector dos media e sociedade da informação. A convergência, e a sua relação com as políticas regulatórias e estratégias empresariais, assumirão aqui também um papel central como força motriz das dinâmicas do mercado dos media. Outro aspecto relevante é a análise dos movimentos de concentração ou consolidação empresarial, assim como as dinâmicas de concorrenciais observadas no negócio dos media, incluindo os seus impactos no pluralismo da informação.

18 Disciplinas 6. Gestão de Projectos e Metodologias de Investigação Aplicada 6.1. Estudos nacionais e internacionais sobre os media 6.2. Projectos, metodologias e técnicas de investigação 6.3. Estudos de audiências e consumo de produtos de media 6.4. Investigação e projectos em economia e gestão dos media 6.5. Gestão, avaliação e desenvolvimento de projectos Resumo: aqui serão aprofundados alguns conceitos, objectivos, técnicas e tendências associadas ao estudo da economia, gestão e política dos media. No entanto, uma parte substancial desta disciplina será relacionada com a análise das audiências e públicos, assim como a identificação de técnicas e métodos de recolha de informação disponíveis para analisar o comportamento dos consumidores e a natureza dos produtos de media apresentados no mercado. Serão ainda apresentados alguns aspectos sobre as técnicas subjacentes à elaboração de sondagens e a sua aplicação à indústria da comunicação. As fontes de informação de mercado serão abordadas tendo em conta as suas implicações nas estratégias das empresas, nomeadamente ao nível da concepção e comercialização de produtos de media. Por fim, serão focadas algumas questões relacionadas com a organização e gestão de estudos e projectos na área dos media e entretenimento, nomeadamente técnicas, planos e estratégias de gestão e implementação.

19 Corpo Docente Coordenador -Professor Doutor Paulo Faustino Paulo Faustino (Leiria, 1967) foi Presidente da Media XXI Consulting, Research & Publishing, bem como da Revista MediaXXI, especializada em temas relacionados com comunicação e sociedade de informação. Possui uma vasta experiência na área dos media, quer a nível profissional, quer a nível académico. Paulo Faustino foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e presidente do Observatório da Comunicação. Foi também executive manager do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalismo). É autor de vários artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como de vários livros na área de economia, gestão e políticas dos media, tais como: «A Imprensa em Portugal: Transformações e Tendências», 2004 (publicado também em inglês); «Manual de Gestão de Marketing das Empresas de Media Regionais e Locais», (2005). É, também, co-autor de várias obras, como: «O Alargamento da União Europeia e os Media», (2006), «Ética e Responsabilidade Social dos Media» (2007); «Análise Prospectiva dos Media em Portugal: Dinâmicas e Tendências do Mercado e Emprego» (2009), «Concentração dos Media em Portugal: Mitos e Realidades» (2009); The Changing Media Business Environment (2008); e The Media as a Driver of Information Society (2009).

20 Corpo Docente Coordenador -Professor Doutor Paulo Faustino Doutorado em Gestão dos Media pela Universidade Complutense de Madrid, é docente na Universidade Católica de Lisboa e no Instituto Politécnico de Leiria. É mestre em Sociologia Económica e das Organizações, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa. Possui um MBA em Gestão e Imagem das Organizações, pela Universidade Nova de Lisboa/Universidade Complutense de Madrid e uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Gestão ISG. Desenvolveu actividades de investigação não só na área da economia e gestão dos media na Stanford University, onde concluiu o curso Top Management (pós-graduado) em Publishing Industry; como também na área de economia e gestão dos media, na University California Los Angeles UCLA, onde concluiu o curso em Media Management and Entertainment, na Anderson School of Management. Neste momento, está a fazer o seu pós-doutoramento na Jonkonping International Business School (JIBS), na Suécia.

21 Corpo Docente - coodenador- Professor Doutor Rogério Santos Doutorado em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, Rogério Santos é, desde Novembro de 2006, coordenador cientifico do departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa. É, também, coordenador do mestrado em Comunicação da mesma faculdade. Rogério Santos editou vários livros, centrados em três áreas principais: indústrias culturais, jornalismo e história dos media e das telecomunicações, tais como: «Indústrias culturais imagens, valores e consumos» (2007). Lisboa: Edições 70; «A fonte não quis revelar um estudo sobre a produção das notícias» (2006). Porto: Campo das Letras; «As vozes da rádio, » (2005). Lisboa: Caminho; «Jornalistas e fontes de informação A sua relação na perspectiva da sociologia do jornalismo» (2003). Coimbra: MinervaCoimbra; «Os novos media e o espaço público» (1998). Lisboa: Gradiva; «A negociação entre jornalistas e fontes» (1997) Coimbra: Minerva; «Olhos de boneca uma história das telecomunicações, » (1999). Lisboa: Colibri; «História das Telecomunicações em Portugal (1877/1990) Contributos para a sua compreensão» (1992). Lisboa: TLP. Foi também co-autor, juntamente Nelson Traquina, Cristina Ponte e Ana Cabrera, do livro «O estudo do jornalismo português em análise (2001)», Lisboa: Caminho.

22 Corpo Docente - coodenador- Professor Doutor Rogério Santos Nos últimos anos, Rogério Santos tem participado em vários grupos de investigação, tais como: OberCom (Observatório de Comunicação), CIMJ (Centro de Investigação em Media e Jornalismo) e SOPCOM (Association of Sciences of Communication of Portugal). No CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica de Lisboa), é coordenador da linha de investigação em Media, Technology, Contexts.

23 Professores Professor Doutor Rogério Santos Universidade Católica Portuguesa Professor Doutor Paulo Faustino _ Universidade Católica Portuguesa Professor Doutor Alan Albarran North Texas University Professor Doutor Robert Picard Jonkonping International Business School Professor Doutor Francisco Latre Universidade de Navarra Professor Doutor Robert Baench Stanford University Professor Doutor Fernando Miguel Peinado Universidade Complutense de Madrid Professor Dr. Roberto Carneiro Universidade Católica Portuguesa Professor Doutor Alfonso Tabernero - Universidade de Navarra Professor Doutor - José Manuel Seruya - Universidade Católica Portuguesa Professora Doutora Rita Figueiras, Universidade Católica Portuguesa Professor Doutor Fernando Ilharco Universidade Católica Portuguesa Mestre Verónica Policarpo - Universidade Católica Portuguese Mestre Vera Roquete Universidade Católica Portuguesa e RTP Nota: está prevista também a participação de outros professores, sobretudo da Universidade Católica Portuguesa, que oportunamente serão referidos.

24 Especialistas da Indústria Dr. João Palmeiro Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa Sr. José Faustino Presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão Dr. Hugo Correia Pires Administrador do Grupo Controlinveste Mestre Luísa Ribeiro Soneacom e Universidade do Porto Dr. Pedro Brauman RTP e Escola Superior de Comunicação Social Engº Luís Montez Administrador da Música no Coração Dr. Lopes Araújo Universidade Católica Portuguesa e RTP Dr. Luciano Patrão Accionista e Presidente da Lisgráfica Engº José Marquitos Administrador da RTP Dr. Pedro Norton Vice-Presidente do Grupo Impresa Dr. Paulo Proença Director Geral da VASP Mestre Pedro Pinto Jornalista Pivot da TVI Dr. Francisco Santos Administrador da Sojormedia/Grupo Lena Nota: está prevista também a participação de outros especialistas nacionais e estrangeiros que oportunamente serão referidos.

25 Horário do curso Pós-Graduação em Media & Entretenimento Sextas-feiras: das 18:30 às 22:30 Sábados: das 9:00 às 13:00 * * * Inscrições até 12 de Março de 2009 Para mais informações contactar: Rosário / ou Professor Doutor Paulo paulo.faustino@fch.lisboa.ucp.pt Professor Doutor Rogério rogerio.santos@fch.lisboa.ucp.pt