CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Save this PDF as:
Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE GRADUAÇÃO"

Transcrição

1 SUMÁRIO PREÂMBULO... 2 CLÁUSULA PRIMEIRA DOS ATOS LEGAIS CONSTITUTIVOS... 2 CLÁUSULA SEGUNDA DOS MARCOS REGULATÓRIOS... 2 CLÁUSULA TERCEIRA DO OBJETO... 3 CLÁUSULA QUARTA DA MATRÍCULA INICIAL... 4 CLÁUSULA QUINTA DA ENTREGA DE DOCUMENTOS... 6 CLÁUSULA SEXTA DAS REMATRÍCULAS... 8 CLÁUSULA SÉTIMA DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS CLÁUSULA OITAVA DA TRANSFERÊNCIA INTERNA CLÁUSULA NONA DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA CLÁUSULA DÉCIMA DO DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA DOS SERVIÇOS FACULTATIVOS CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA DOS AMBIENTES CLIMATIZADOS CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA DO MONITORAMENTO POR CÂMERAS CLÁUSULA DÉCIMA NONA DA CESSÃO DE IMAGEM E DE DIREITOS AUTORAIS CLÁUSULA VIGÉSIMA DOS DIREITOS AUTORAIS DOS MATERIAIS DIDÁTICOS CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA DO USO DA MARCA CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O CONTRATANTE CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O CONTRATADO CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA DA GUARDA DE BENS MÓVEIS CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA DA GUARDA DE VEÍCULOS CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA DA DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO ANUAL DE DÉBITOS CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA DA BIBLIOTECA CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA DAS CONDIÇÕES ACADÊMICAS CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE CLÁUSULA TRIGÉSIMA DAS ALTERAÇÕES DA MATRIZ CURRICULAR CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA DA EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA DOS VALORES E DAS FORMAS DE PAGAMENTO CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA DA COMPROVAÇÃO DOS PAGAMENTOS CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA DOS DESCONTOS E BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO CONTRATADO CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA DAS BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTOS ESTUDANTIS CONCEDIDOS POR TERCEIROS CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA DOS REAJUSTES DAS SEMESTRALIDADES DO CURSO CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA DO INADIMPLEMENTO CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA DA VIGÊNCIA DO CONTRATO CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA DO ABANDONO DO CURSO CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA DAS RESCISÕES CONTRATUAIS ANTECIPADAS CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA DA CESSÃO/SUCESSÃO CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA DO REGISTRO E DA DIVULGAÇÃO DO CONTRATO CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA DO FORO Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

2 PREÂMBULO Por este INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, que entre si celebram, de um lado o CESA COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR ARTHUR THOMAS S/S LTDA., Instituição Educacional inscrita no CNPJ/MF sob o nº / , com sede na Rua Prefeito Faria Lima, nº. 400, Jardim Maringá, na cidade de Londrina, Estado do Paraná, entidade mantenedora da FACULDADE ARTHUR THOMAS, neste ato representado na forma legal, doravante denominado CONTRATADO, e de outro lado o(a) aluno(a) ou seu responsável legal (coobrigado), devidamente qualificado(a) na Ficha de Matrícula, quando ingressante, e, pelos dados cadastrais renovados/alterados, no decorrer do curso, doravante denominado(a) CONTRATANTE, têm entre si justo e contratado, mediante termos, cláusulas e condições que se comprometem e obrigam-se em cumprir e fazer cumprir por seus prepostos e sucessores/herdeiros, a qualquer título. CLÁUSULA PRIMEIRA DOS ATOS LEGAIS CONSTITUTIVOS A Faculdade Arthur Thomas é credenciada pela Portaria do Ministério da Educação nº de 19 de agosto de 2004, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União) no dia 20 de agosto de Todos os Atos, Resoluções, Decretos e Portarias de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Graduação ficam disponíveis, após a publicação oficial, na Secretaria da Instituição, no Manual do Acadêmico, na página eletrônica da Faculdade Arthur Thomas e na página eletrônica do Ministério da Educação. CLÁUSULA SEGUNDA DOS MARCOS REGULATÓRIOS Este contrato rege-se pelo disposto nos seguintes diplomas legais: artigos 205, 206, incisos II e III e 209 da Constituição Federal, Lei nº /2002 (Código Civil Brasileiro), Lei nº /1990 (Código de Defesa do Consumidor), Lei nº /1973 (Código de Processo Civil), Lei n º /2009, Lei nº /1998, Lei nº /2005, Lei nº /1968, Lei nº /1997, Lei Estadual n º /2009, Decreto nº /1999, Lei nº /1999, com as alterações introduzidas pela Medida Provisória nº /2001, Lei nº /1996 (LDB), Resoluções da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e demais Legislações Educacionais em vigor. 1º. SÃO PARTES INTEGRANTES E INDISSOCIÁVEIS DESTE CONTRATO A FICHA DE MATRÍCULA, AS FICHAS DE REMATRÍCULAS, O MANUAL DO ACADÊMICO, O REGIMENTO GERAL E O CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, O CALENDÁRIO ACADÊMICO, AS PLANILHAS DE REAJUSTES DAS SEMESTRALIDADES DO CURSO, AS NORMAS ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS E OS REGULAMENTOS, EDITAIS, RESOLUÇÕES E DEMAIS ATOS ACADÊMICOS E ADMINISTRATIVOS EM VIGOR NO ÂMBITO DA ENTIDADE MANTENEDORA E/OU DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, SENDO QUE AS REGRAS NELES CONTIDAS CONSIDERAM- SE INCORPORADAS A ESTE CONTRATO PARA TODOS OS EFEITOS, INDEPENDENTEMENTE DE TRANSCRIÇÃO. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

3 2º. O CONTRATADO PODERÁ ALTERAR OS TERMOS CONTIDOS NO MANUAL DO ACADÊMICO, NO REGIMENTO GERAL E NO CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, BEM COMO PODERÁ ALTERAR O CALENDÁRIO ACADÊMICO E OS REGULAMENTOS EM VIGOR OU CRIAR NOVOS REGULAMENTOS, EDITAIS, RESOLUÇÕES E DEMAIS ATOS ACADÊMICOS E ADMINISTRATIVOS. 3º. AS ALTERAÇÕES ESTABELECIDAS NO PARÁGRAFO ANTERIOR PODERÃO SER REALIZADAS A QUALQUER TEMPO, MESMO DURANTE O DECORRER DO CURSO, PARA ATENDER EXIGÊNCIAS DECORRENTES DE MUDANÇAS DE LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES, RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS E/OU MUDANÇAS DE NORMAS GERAIS DO CONTRATADO, PROMOVENDO A NECESSÁRIA DIVULGAÇÃO PÚBLICA AOS ALUNOS. CLÁUSULA TERCEIRA DO OBJETO O CONTRATADO, por meio de sua mantida, acima referida, compromete-se a prestar ao CONTRATANTE serviços educacionais do Curso de Graduação contratado, por intermédio de profissionais devidamente qualificados e habilitados para a atividade de ensino superior, consistentes na disponibilização de atividades tendentes à transmissão do conteúdo da Matriz Curricular do curso escolhido na Ficha de Matrícula, por meio de aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas a serem ministradas/realizadas na Faculdade Arthur Thomas e em outros locais, bem como no Ambiente Virtual pelo sistema de ensino à distância para o cumprimento do programa de estudos, segundo as diretrizes pedagógicas, o Manual do Acadêmico, o Regimento Geral e o Código de Ética da Faculdade Arthur Thomas, além da legislação de ensino. 1º. Para efeito deste contrato, enquadram-se como Cursos de Graduação: I. Cursos de Bacharelado. II. Cursos de Licenciatura. III. Cursos Superiores de Tecnologia. IV. Cursos Sequenciais de Formação Específica. 2º. Estão compreendidos no objeto do curso: I. A disponibilização de aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas tendentes à transmissão ao CONTRATANTE do conteúdo da Matriz Curricular do curso escolhido na Ficha de Matrícula, da forma estabelecida no caput desta cláusula. II. Os processos regulares de avaliação de desempenho acadêmico do CONTRATANTE. III. Os registros e a expedição da primeira via de todos os documentos acadêmicos do CONTRATANTE cujo fornecimento, pelo CONTRATADO, seja obrigatório nos termos da legislação aplicável, tais como Declaração de Conclusão de Curso, Diploma de Curso de Graduação, Histórico Escolar Final, entre outros. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

4 IV. A cessão, para uso do CONTRATANTE, individual ou coletivamente, de laboratórios, equipamentos, biblioteca e obras do seu acervo, além de outros espaços físicos, bem como de ambiente e sistema virtuais necessários ao processo de ensino-aprendizagem, de conformidade com o previsto na respectiva proposta pedagógica do curso e nos Planos de Ensino pertinentes. 3º. NÃO ESTÃO COMPREENDIDOS NO OBJETO DO CURSO OS SERVIÇOS OPCIONAIS E DE USO FACULTATIVO PARA O CONTRATANTE, AINDA QUE PRESTADOS COLETIVAMENTE. CLÁUSULA QUARTA DA MATRÍCULA INICIAL A Matrícula Inicial (assim considerada aquela realizada por candidatos ingressantes, reingressantes ou transferidos de outras Instituições de Educação Superior, independentemente do período letivo) é procedida por meio do preenchimento e assinatura de formulário próprio fornecido pelo CONTRATADO denominado Ficha de Matrícula. 1º. A Ficha de Matrícula contém o nome e o turno do curso, a quantidade de carga horária e/ou de créditos acadêmicos do período letivo matriculado, informações e assinatura do(a) aluno(a) e/ou de seu responsável legal e de duas testemunhas, local, data, valor contratual da semestralidade do curso e das parcelas mensais, quantidade de parcelas mensais, além da forma de pagamento escolhida. Para o CONTRATANTE beneficiado por convênio, bonificação de pontualidade, bolsa de estudo ou outras modalidades de descontos, a Ficha de Matrícula também contém o valor com o respectivo desconto da semestralidade do curso e das parcelas mensais, a quantidade de parcelas mensais e o dia do vencimento mensal para pagamento das parcelas com desconto. 2º. A MATRÍCULA INICIAL OCORRE COM O RECEBIMENTO, PELO CONTRATADO, DE UMA VIA DA FICHA DE MATRÍCULA, DEVIDAMENTE PREENCHIDA E ASSINADA PELO CONTRATANTE. 3º. O CONTRATADO RESERVA-SE NO DIREITO DE NÃO ACEITAR MATRÍCULA DE CONTRATANTE INADIMPLENTE COM O CONTRATADO EM CONTRATOS ANTERIORMENTE FIRMADOS PARA QUAISQUER TIPOS DE CURSOS. 4º. FICA CLARO E AJUSTADO QUE A MATRÍCULA INICIAL CONDICIONA UMA VAGA NO CURSO E TURNO ESCOLHIDO PELO CONTRATANTE NA FICHA DE MATRÍCULA E, QUE A REFERIDA VAGA DEIXARÁ DE EXISTIR NO CASO DE RESCISÃO CONTRATUAL ANTECIPADA, CONFORME ESTABELECIDO NA CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA DESTE CONTRATO. 5º. O CONTRATADO, A QUALQUER ÉPOCA, PODERÁ SOLICITAR AVALISTA/FIADOR OU, AINDA, SEGURO FIANÇA DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PARA DEFERIR ESTE CONTRATO, DEFERIR AS REMATRÍCULAS, EFETIVAR NEGOCIAÇÕES OU RENEGOCIAÇÕES DE DÉBITOS. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

5 6º. O CONTRATANTE BENEFICIADO POR CONVÊNIO, BOLSA DE ESTUDO PARCIAL OU INTEGRAL OU OUTRAS MODALIDADES DE DESCONTOS DEVERÁ APRESENTAR, NO ATO DA MATRÍCULA INICIAL E NOS PRAZOS ESTABELECIDOS NOS EDITAIS DE REMATRÍCULA, OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A CONCESSÃO DOS REFERIDOS BENEFÍCIOS. 7º. Poderão ocorrer matrículas, na turma do CONTRATANTE, de alunos que não se enquadram na condição de aluno regular do curso ou de alunos de outros Cursos de Graduação da Instituição. Nesses casos, os alunos não regulares e/ou os alunos de outros Cursos de Graduação poderão pagar valores diferenciados dos valores pagos pelo CONTRATANTE, bem como poderão ocorrer descontos, benefícios e bolsas de estudo concedidas pelo CONTRATADO ou por terceiros, o que também poderá ocasionar valores diferentes para alunos da mesma turma. 8º. SOMENTE SERÁ ACEITA MATRÍCULA INICIAL REALIZADA FORA DO PRAZO REGULAMENTAR, COM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO CONTRATADO, MEDIANTE REQUERIMENTO JUSTIFICADO DO CONTRATANTE. 9º. O CONTRATADO NÃO SE RESPONSABILIZARÁ PELA MANUTENÇÃO DA VAGA DO CONTRATANTE QUANDO A MATRÍCULA INICIAL NÃO FOR REALIZADA NO PERÍODO ESTABELECIDO NO CALENDÁRIO ACADÊMICO. 10. NO CASO DE CONTRATANTE MATRICULADO EM DOIS OU MAIS CURSOS DO CONTRATADO E, CASO HAJA NECESSIDADE DE ALTERAÇÃO DE DATAS E HORÁRIOS DE QUALQUER AULA OU ATIVIDADE ACADÊMICA DE UM DOS CURSOS, E QUE TAL ALTERAÇÃO RESULTE EM DATAS E HORÁRIOS COINCIDENTES COM AS DO OUTRO CURSO, O CONTRATADO FICARÁ DESOBRIGADO DA RESPONSABILIDADE DE REPOSIÇÃO DE QUAISQUER AULAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, DE ABONO DE FALTAS E DE QUALQUER OUTRA REPARAÇÃO ACADÊMICA OU QUALQUER OUTRA INDENIZAÇÃO. 11. AS INFORMAÇÕES PRESTADAS NA FICHA DE MATRÍCULA SÃO ESPONTÂNEAS E DE EXCLUSIVA E INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CONTRATANTE, INCLUSIVE QUANTO ÀS DECLARAÇÕES PRESTADAS RELATIVAS À SUA APTIDÃO PARA CURSAR O OBJETO DESTE CONTRATO, BEM COMO DECLARA ESTAR LEGALMENTE HABILITADO PARA A FREQUÊNCIA NO CURSO E PERÍODO LETIVO MATRICULADO. 12. O CONTRATANTE DECLARA TER CIÊNCIA DE QUE SERÁ RESPONSABILIZADO CRIMINALMENTE POR FALSIDADE IDEOLÓGICA E CIVILMENTE PELOS DANOS QUE CAUSAR AO CONTRATADO E A TERCEIROS EM FACE DA DIVERSIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS NA FICHA DE MATRÍCULA, EXIMINDO O CONTRATADO DE QUAISQUER RESPONSABILIDADES. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

6 13. A NÃO ENTREGA DE QUALQUER DOCUMENTO EXIGIDO DO CONTRATANTE, CONFORME ESTABELECIDO NA CLÁUSULA QUINTA DESTE CONTRATO, ATÉ 90 (NOVENTA) DIAS APÓS O INÍCIO DAS AULAS DO RESPECTIVO PERÍODO LETIVO, PODERÁ ACARRETAR O AUTOMÁTICO CANCELAMENTO DA MATRÍCULA E O FECHAMENTO DA VAGA ABERTA AO CONTRATANTE, RESCINDINDO-SE ESTE CONTRATO, ENCERRANDO-SE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E ISENTANDO O CONTRATADO DE QUAISQUER RESPONSABILIDADES PELOS EVENTUAIS DANOS RESULTANTES DO CANCELAMENTO DA MATRÍCULA. 14. CASO NÃO SEJA ATINGIDO O NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS MATRICULADOS PARA A FORMAÇÃO DE TURMA, O CONTRATADO SE RESERVARÁ NO DIREITO, MEDIANTE PRÉVIO AVISO, DE: I. SUSPENDER O INÍCIO DO CURSO/TURMA. II. MARCAR NOVAS DATAS PARA SEU INÍCIO. III. OPTAR PELO SEU CANCELAMENTO. 15. Nas hipóteses previstas nos incisos do parágrafo anterior, ficará assegurado ao CONTRATANTE o direito de optar por outro curso/turma do CONTRATADO, desde que haja e existam vagas disponíveis. 16. Caso o CONTRATANTE não exerça por qualquer motivo o direito de opção por outro curso/turma do CONTRATADO, serão devolvidos ao CONTRATANTE os valores efetivamente pagos, exceto a taxa de inscrição do Processo Seletivo. 17. Verificada a hipótese de número insuficiente de alunos para constituir uma turma, o CONTRATADO não poderá ser responsabilizado por eventuais perdas ou danos a favor do CONTRATANTE, por tratar-se de fato de terceiros, alheio a sua vontade. CLÁUSULA QUINTA DA ENTREGA DE DOCUMENTOS O CONTRATANTE FICARÁ RESPONSÁVEL PELA ENTREGA, MEDIANTE PROTOCOLO DO CONTRATADO, DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: I. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR DA FACULDADE ARTHUR THOMAS. II. III. 1 FOTOGRAFIA 3X4 RECENTE. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DE CURSO EQUIVALENTE, DEVIDAMENTE REGISTRADO NO ÓRGÃO COMPETENTE, ACOMPANHADO DO RESPECTIVO HISTÓRICO ESCOLAR (DOCUMENTOS VÁLIDOS EM TERRITÓRIO NACIONAL E EM LÍNGUA PORTUGUESA). IV. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DE DOCUMENTO QUE PROVE ESTAR EM DIA COM O SERVIÇO MILITAR, SE BRASILEIRO, MAIOR DE 18 (DEZOITO) ANOS, DO SEXO MASCULINO. V. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DO TÍTULO DE ELEITOR, SE BRASILEIRO(A), MAIOR DE 18 (DEZOITO) ANOS. VI. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DO CPF. VII. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DA CÉDULA DE IDENTIDADE. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

7 VIII. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU DE CASAMENTO. IX. FOTOCÓPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO (CONTA DE LUZ, ÁGUA OU TELEFONE). X. FOTOCÓPIA AUTENTICADA DA CARTEIRA DE TRABALHO OU DECLARAÇÃO/DOCUMENTO QUE COMPROVE O VÍNCULO EMPREGATÍCIO DO CONTRATANTE OU DEPENDENTE COM A EMPRESA/ASSOCIAÇÃO/SINDICATO CONVENIADO, NO CASO DE CONVÊNIO. XI. DOCUMENTO QUE COMPROVE A AUTORIZAÇÃO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARCIAL OU INTEGRAL, CASO POSSUA. 1. O CONTRATANTE DISPENSADO DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DESCRITOS NOS INCISOS IV E V DO CAPUT DESTA CLÁUSULA, EM VIRTUDE DA NÃO OBRIGATORIEDADE À ÉPOCA, DEVERÁ ENTREGAR AS FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS DESSES DOCUMENTOS AO CONTRATADO, ASSIM QUE COMPLETAR 18 (DEZOITO) ANOS, MEDIANTE REQUERIMENTO NO SETOR RESPONSÁVEL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS. 2. NO CASO DE CONTRATANTE DISPENSADO DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS É EXIGIDA, EM SUBSTITUIÇÃO AO DOCUMENTO PREVISTO NO INCISO I DO CAPUT DESTA CLÁUSULA, A APRESENTAÇÃO DOS SEGUINTES DOCUMENTOS, CONFORME O CASO DO CONTRATANTE: I. PARTICIPANTE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM: BOLETIM DE DESEMPENHO INDIVIDUAL DO ENEM, CONTENDO AS NOTAS OU MÉDIAS DE NOTAS MÍNIMAS EXIGIDAS PELO CONTRATADO PARA DISPENSA DO PROCESSO SELETIVO. II. APROVADO EM VESTIBULAR DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DOCUMENTO QUE COMPROVE A APROVAÇÃO E A CLASSIFICAÇÃO OBTIDA NO VESTIBULAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, DEVIDAMENTE CARIMBADO E ASSINADO. III. GRADUADO EM CURSO SUPERIOR: FOTOCÓPIA AUTENTICADA DO DIPLOMA, DEVIDAMENTE REGISTRADO. IV. TRANSFERIDO DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DOCUMENTOS DEVIDAMENTE CARIMBADOS E ASSINADOS PELA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM. A) HISTÓRICO ESCOLAR PARCIAL QUE CONSTE AS DISCIPLINAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO-PEDAGÓGICAS CURSADAS COM AS RESPECTIVAS CARGAS HORÁRIAS E OS DESEMPENHOS ACADÊMICOS, ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO OBTIDA NO VESTIBULAR. B) DECLARAÇÃO DE QUE O CONTRATANTE ESTÁ REGULARMENTE MATRICULADO OU COM A MATRÍCULA TRANCADA, CASO NÃO CONSTE NO HISTÓRICO ESCOLAR PARCIAL. C) DOCUMENTO CONTENDO O NÚMERO E A DATA DO ATO DE AUTORIZAÇÃO OU RECONHECIMENTO DO CURSO, CASO NÃO CONSTE NO HISTÓRICO ESCOLAR PARCIAL. D) DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE NO ENADE, CASO NÃO CONSTE NO HISTÓRICO ESCOLAR PARCIAL. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

8 E) CÓPIA DOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO-PEDAGÓGICAS CURSADAS COM APROVAÇÃO, CASO O CONTRATANTE SOLICITE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. 3º. O CONTRATANTE estrangeiro deverá apresentar, em substituição ao documento descrito no inciso VII do caput desta cláusula, a fotocópia autenticada da cédula de identidade de estrangeiro, com validade na data da Matrícula Inicial, além da respectiva documentação que ateste sua situação acadêmica regularizada no Brasil. 4. O CONTRATANTE deverá entregar as fotocópias de ambos os lados dos documentos que contenham frente e verso. 5. As fotocópias simples (não autenticadas) deverão ser entregues acompanhadas dos documentos originais, para conferência e autenticação do setor responsável do CONTRATADO. 6º. OS DOCUMENTOS NÃO ENTREGUES NO ATO DA FORMALIZAÇÃO DA MATRÍCULA INICIAL DEVERÃO SER ENTREGUES NO PRAZO MÁXIMO DE 90 (NOVENTA) DIAS APÓS O INÍCIO DAS AULAS DO RESPECTIVO PERÍODO LETIVO, MEDIANTE REQUERIMENTO POR MEIO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO. 7º. O CONTRATANTE DECLARA, SOB AS PENAS DA LEI, QUE SÃO AUTÊNTICOS OS DOCUMENTOS APRESENTADOS, EXIMINDO O CONTRATADO DE QUAISQUER RESPONSABILIDADES. CLÁUSULA SEXTA DAS REMATRÍCULAS A Rematrícula é o procedimento de renovação da Matrícula Inicial, a cada período letivo, dos Cursos de Graduação da Faculdade Arthur Thomas. 1º. A REMATRÍCULA É OBRIGATÓRIA PARA A CONTINUIDADE DO CURSO DE GRADUAÇÃO. 2º. A Rematrícula para o período letivo subsequente consiste na vinculação de disciplinas, previstas na Matriz Curricular para o respectivo período letivo, a serem cursadas pelo CONTRATANTE no curso em que está matriculado. 3º. A Rematrícula deverá ser realizada de acordo com os Editais de Rematrícula para os períodos letivos correspondentes, com o atendimento por parte do CONTRATANTE de todos os procedimentos estabelecidos para tal fim. 4º. Os Editais de Rematrícula serão divulgados pelo CONTRATADO, 45 (quarenta e cinco) dias antes da data final estabelecida para a Rematrícula do correspondente período letivo, nos quadros de avisos (murais) localizados no campus ou na página eletrônica da Faculdade Arthur Thomas. 5º. A critério do CONTRATADO, desde que não haja nenhuma inadimplência do CONTRATANTE, a Rematrícula poderá ser realizada automaticamente. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

9 6º. O CONTRATADO poderá disponibilizar a Rematrícula, por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, bem como a convalidação da Rematrícula por meio da confirmação/aceite online do CONTRATANTE. 7º. QUANDO A REMATRÍCULA FOR REALIZADA POR MEIO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO, O REGISTRO DO ACESSO E DA CONFIRMAÇÃO/ACEITE DO CONTRATANTE SERVIRÁ COMO COMPROVANTE DE REMATRÍCULA, INTEGRANDO ESTE CONTRATO PARA TODOS OS FINS. 8º. Para o CONTRATANTE adimplente academicamente, documentalmente e financeiramente, a vinculação das disciplinas de seu período letivo regular será realizada automaticamente, devendo o CONTRATANTE apenas conferir/alterar seus dados cadastrais disponibilizados no Sistema Online de Controle Acadêmico e dar a confirmação/aceite. 9º. O CONTRATANTE QUE ESTIVER IRREGULAR ACADEMICAMENTE TERÁ A CONFIRMAÇÃO/ACEITE ONLINE DE SUA REMATRÍCULA CONDICIONADA AO SANEAMENTO DAS IRREGULARIDADES PERANTE O CONTRATADO, DENTRO DOS PRAZOS PREVISTOS PARA A REMATRÍCULA DO CORRESPONDENTE PERÍODO LETIVO. 10. NÃO SERÁ PERMITIDA/REALIZADA A REMATRÍCULA DO CONTRATANTE QUE ESTIVER INADIMPLENTE, NA OCASIÃO DA MESMA, COM RELAÇÃO A QUAISQUER OBRIGAÇÕES CONTRAÍDAS PERANTE O CONTRATADO, SEJA POR FORÇA DESTE CONTRATO, SEJA EM DECORRÊNCIA DE QUALQUER OUTRA RELAÇÃO MANTIDA ANTERIORMENTE ENTRE AS PARTES (PARCELAS MENSAIS, PARCELAMENTOS RENEGOCIADOS DE DÉBITOS ANTERIORES, TAXAS DE SERVIÇOS, BIBLIOTECA, ENTRE OUTROS), CONFORME ESTABELECIDO NO ARTIGO 5º DA LEI Nº / O CONTRATANTE INADIMPLENTE FINANCEIRAMENTE DEVERÁ COMPARECER NO SETOR RESPONSÁVEL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS OU NA EMPRESA RESPONSÁVEL PELOS SERVIÇOS DE COBRANÇA PARA REGULARIZAR SEU DÉBITO. 12. NA HIPÓTESE DA EXISTÊNCIA DE DÉBITOS O CONTRATADO PODERÁ EXIGIR, PARA A REMATRÍCULA DO CONTRATANTE, GARANTIA REAL E/OU FIADORES, QUE SEJAM PROPRIETÁRIOS DE MAIS DE 2 (DOIS) IMÓVEIS RESIDENCIAIS, OU 1 (UM) IMÓVEL RURAL, OU AINDA 1 (UM) IMÓVEL COMERCIAL, LIVRES E DESEMBARAÇADOS DE QUAISQUER ÔNUS PARA GARANTIA DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS DO CONTRATANTE PERANTE O CONTRATADO, SENDO QUE OS FIADORES, DESDE JÁ, RENUNCIAM O BENEFÍCIO DE ORDEM A QUE SE REFERE O ARTIGO 827 DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO (LEI Nº /2002), ASSUMINDO COMO PRINCIPAIS PAGADORES E DEVEDORES SOLIDÁRIOS. A FIANÇA COMPREENDERÁ TODOS OS ACESSÓRIOS DA DÍVIDA PRINCIPAL, INCLUSIVE AS DESPESAS JUDICIAIS, DESDE A CITAÇÃO DOS FIADORES. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

10 13. NÃO SERÁ PERMITIDA/REALIZADA A REMATRÍCULA, SE FOR CONSTATADA, NA OCASIÃO DA MESMA, QUALQUER PENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO DO CONTRATANTE NA SECRETARIA. 14. O CONTRATADO TAMBÉM PODERÁ NÃO PERMITIR/REALIZAR A REMATRÍCULA AO CONTRATANTE, NOS SEGUINTES CASOS: I. EM RAZÃO DE NORMAS PREVISTAS NO REGIMENTO GERAL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, TAIS COMO REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS EM QUANTIDADE SUPERIOR AO PERMITIDO NO PERÍODO LETIVO, PRAZO MÁXIMO LEGAL PERMITIDO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO EXPIRADO (JUBILAMENTO), ENTRE OUTROS. II. POR MOTIVO DE ORDEM DISCIPLINAR, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA OU POR OUTRO MOTIVO QUE INCOMPATIBILIZE A PERMANÊNCIA DO CONTRATANTE OU A TORNE PREJUDICIAL A ELE, AOS COLEGAS, À COLETIVIDADE E À COMUNIDADE ACADÊMICA OU AO PROCESSO EDUCATIVO, EM TODOS OS CASOS ASSEGURADO O CONTRADITÓRIO E O AMPLO DIREITO DE DEFESA. III. NÃO IDENTIFICAÇÃO DE PAGAMENTOS DE PARCELAS MENSAIS E/OU DE TAXAS DE SERVIÇOS, PRINCIPALMENTE DAQUELES REALIZADOS DE FORMAS NÃO PREVISTAS NESTE CONTRATO, TAIS COMO DEPÓSITOS EM CONTA CORRENTE, TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS OU OPERAÇÕES SEMELHANTES OU MESMO DOS PAGAMENTOS REALIZADOS POR BOLETOS BANCÁRIOS, TENDO EM VISTA QUE TAIS PAGAMENTOS SÃO EFETUADOS POR PROCESSAMENTO ELETRÔNICO. IV. CASO O CONTRATANTE TENHA CAUSADO DANOS E/OU PREJUÍZOS ÀS INSTALAÇÕES, MOBILIÁRIOS, VEÍCULOS, EQUIPAMENTOS, LIVROS, ENTRE OUTROS, DE PROPRIEDADE DO CONTRATADO OU A TERCEIROS, E ESTE NÃO TENHA REPARADO EM TEMPO HÁBIL OS REFERIDOS DANOS E/OU PREJUÍZOS. 15. PARA PERMITIR/REALIZAR A REMATRÍCULA O CONTRATADO PODERÁ SOLICITAR DO CONTRATANTE A REAPRESENTAÇÃO DE QUALQUER DOCUMENTO EXIGIDO NA MATRÍCULA INICIAL DO CURSO OU A APRESENTAÇÃO DE OUTROS DOCUMENTOS QUE A INSTITUIÇÃO JULGAR NECESSÁRIOS POR NOVAS EXIGÊNCIAS DOS ÓRGÃOS COMPETENTES. 16. O CONTRATANTE BENEFICIADO POR CONVÊNIO, BOLSA DE ESTUDO PARCIAL OU INTEGRAL OU OUTRAS MODALIDADES DE DESCONTOS DEVERÁ APRESENTAR, A CADA REMATRÍCULA, OS RESPECTIVOS DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A CONCESSÃO DE TAIS BENEFÍCIOS, NO SETOR RESPONSÁVEL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, NOS PRAZOS ESTABELECIDOS NOS EDITAIS DE REMATRÍCULA. 17. PODERÁ SER AUTORIZADA A REMATRÍCULA PARCIAL, DESDE QUE OBSERVADO, PELO CONTRATANTE, O TEMPO MÁXIMO PERMITIDO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

11 18. PARA A REMATRÍCULA PARCIAL, COM A REDUÇÃO PROPORCIONAL DO VALOR DA SEMESTRALIDADE DO CURSO, O CONTRATANTE DEVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, CURSAR, NO PERÍODO LETIVO EM QUE IRÁ SE REMATRICULAR, NO MÍNIMO A METADE DA CARGA HORÁRIA E/OU DOS CRÉDITOS ACADÊMICOS ESTABELECIDOS PARA O RESPECTIVO PERÍODO LETIVO, EXCETO QUANDO CONFIGURADO OS SEGUINTES CASOS: I. O NÚMERO DE DISCIPLINAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO- PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS PARA A INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR FOR INFERIOR À METADE DA CARGA HORÁRIA E/OU DOS CRÉDITOS ACADÊMICO EXIGIDOS PARA A REMATRÍCULA PARCIAL. II. QUANDO NÃO HOUVER POSSIBILIDADE ACADÊMICA DE REMATRÍCULA PARCIAL, EM VIRTUDE DE NÃO OFERTA, NO RESPECTIVO PERÍODO LETIVO, DAS DISCIPLINAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO- PEDAGÓGICAS. 19. O CONTRATADO NÃO SE RESPONSABILIZARÁ PELA MANUTENÇÃO DA VAGA DO CONTRATANTE PARA A CONTINUAÇÃO REGULAR DO CURSO, QUANDO A RESPECTIVA REMATRÍCULA NÃO FOR EFETIVADA NOS PERÍODOS ESTABELECIDOS NOS EDITAIS DE REMATRÍCULA, SEJA PELA FALTA DE DOCUMENTAÇÃO HÁBIL, SEJA PELA SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA FINANCEIRA DO CONTRATANTE, SEJA PELA CONSTATAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE FRAUDE POR PARTE DO CONTRATANTE QUANTO À DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NA CLÁUSULA QUINTA DESTE CONTRATO OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO. CLÁUSULA SÉTIMA DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS O Aproveitamento de Estudos deverá ser requerido no setor do CONTRATADO responsável pelas Matrículas Iniciais, no caso de CONTRATANTE ingressante ou por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e nas condições definidas no Manual do Acadêmico, no caso de CONTRATANTE regularmente matriculado. CLÁUSULA OITAVA DA TRANSFERÊNCIA INTERNA A Transferência Interna entre Cursos, Turmas ou Turnos do CONTRATADO deverá ser requerida por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e nas condições definidas no Manual do Acadêmico. 1. A TRANSFERÊNCIA INTERNA FICARÁ CONDICIONADA A EXISTÊNCIA DE VAGA NO CURSO, TURMA OU TURNO SOLICITADO E A ADIMPLÊNCIA DO CONTRATANTE. 2. NO CASO DE DEFERIMENTO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA OS VALORES JÁ PAGOS PELO CONTRATANTE NO CURSO/TURMA/TURNO DE ORIGEM SERÃO TRANSFERIDOS PARA O CURSO/TURMA/TURNO EM QUE OBTEVE A TRANSFERÊNCIA, DENTRO DO PERÍODO LETIVO CORRENTE. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

12 3. O CONTRATANTE FICARÁ SUJEITO ÀS REGRAS E CONDIÇÕES DO CURSO, TURMA OU TURNO EM QUE OBTEVE A TRANSFERÊNCIA, INCLUSIVE NO QUE DIZ RESPEITO AOS VALORES E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO FIXADAS PARA CADA CASO. CLÁUSULA NONA DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA O Trancamento de Matrícula deverá ser requerido por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e nas condições e limites (prazos legais) definidos no Manual do Acadêmico. 1. PARA QUE O CONTRATANTE POSSA REQUERER O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA É REQUISITO ESSENCIAL QUE ESTEJA REGULARMENTE MATRICULADO NO PERÍODO LETIVO EM QUE SERÁ REQUERIDO O TRANCAMENTO, BEM COMO ESTEJA ADIMPLENTE COM O CONTRATADO. 2. O CONTRATANTE DECLARA ESTAR CIENTE DE QUE DURANTE O PERÍODO EM QUE A SUA MATRÍCULA ESTIVER SOB TRANCAMENTO, PODERÁ OCORRER MUDANÇAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO QUE IMPLICARÁ EM NOVAS OBRIGAÇÕES CURRICULARES, ÀS QUAIS O CONTRATANTE ESTARÁ OBRIGADO NO MOMENTO DO DESTRANCAMENTO DA MATRÍCULA. CLÁUSULA DÉCIMA DO DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA O Destrancamento de Matrícula deverá ser requerido por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e nas condições definidas no Manual do Acadêmico. PARÁGRAFO ÚNICO. O NÃO DESTRANCAMENTO DA MATRÍCULA, NAS CONDIÇÕES E NO LIMITE MÁXIMO DE TEMPO PERMITIDO PARA O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA, IMPLICARÁ NO ABANDONO DO CURSO. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS O CONTRATADO, a seu exclusivo critério, poderá fornecer materiais didáticos em regime de comodato, sem ônus, para determinados CONTRATANTES, cursos, turnos, turmas ou somente para algumas disciplinas ou matérias, bem como somente para determinados períodos letivos do curso. 1. Entende-se por: I. Materiais didáticos: livros impressos ou virtuais (e-books), bem como o conjunto dos capítulos de determinados livros selecionados pelos professores das disciplinas para indicação de leitura durante o período letivo em que o CONTRATANTE estiver matriculado. II. Disciplina: unidade curricular composta pelo conjunto de conhecimentos (científicos, artísticos, linguísticos, entre outros) integrados ministrados pelo professor. III. Matéria: uma das muitas partes de uma ou mais disciplinas. 2. Poderá ser fornecido um único livro para mais de uma disciplina do curso. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

13 3. Os materiais didáticos não contemplam a totalidade das obras que compõem a bibliografia indicada nos Planos de Ensino das disciplinas, nem tampouco a totalidade das obras que o CONTRATANTE deva ler durante o período letivo e/ou durante o curso a fim de esgotar os temas de cada disciplina ou matéria. 4. CABERÁ EXCLUSIVAMENTE AO CONTRATADO A DECISÃO PARA QUAIS CONTRATANTES, CURSOS, TURNOS, TURMAS, DISCIPLINAS OU MATÉRIAS E PARA QUAIS PERÍODOS LETIVOS DOS CURSOS SERÃO FORNECIDOS OS MATERIAIS DIDÁTICOS. 5. OBSERVADO O DISPOSTO NO PARÁGRAFO ANTERIOR, OS MATERIAIS DIDÁTICOS SERÃO ENTREGUES SOMENTE AOS CONTRATANTES REGULARMENTE MATRICULADOS, COMO SEGUE: I. PARA OS CONTRATANTES QUE ESTIVEREM EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS E ACADÊMICAS PERANTE O CONTRATADO. II. NOS LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DETERMINADOS A SEREM PREVIAMENTE AGENDADOS PELO CONTRATADO. 6. OS MATERIAIS DIDÁTICOS SERÃO ENTREGUES AO CONTRATANTE QUE TENHA DIREITO DE RECEBÊ-LOS, MEDIANTE COMPROVANTE DE EMPRÉSTIMO DA BIBLIOTECA DA INSTITUIÇÃO, NA FORMA A SER DEFINIDA PELO CONTRATADO, NOS SEGUINTES PRAZOS: I. DURANTE OS PRIMEIROS 40 (QUARENTA) DIAS LETIVOS DE SEU RESPECTIVO CURSO PARA O CONTRATANTE QUE ESTEJA COM A MATRÍCULA INICIAL E/OU A REMATRÍCULA REGULARIZADA ATÉ O INÍCIO DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO. II. EM ATÉ 40 (QUARENTA) DIAS DA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA INICIAL E/OU DA REMATRÍCULA PARA O CONTRATANTE QUE REALIZAR A MATRÍCULA INICIAL E/OU A REMATRÍCULA APÓS O INÍCIO DAS AULAS DO PERÍODO LETIVO. 7. OS PRAZOS ESTABELECIDOS NO PARÁGRAFO ANTERIOR PARA ENTREGA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PODERÃO SER ESTENDIDOS EM VIRTUDE DE ATRASOS NA EDIÇÃO OU PRODUÇÃO OCORRIDOS NA EDITORA RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS, BEM COMO EM VIRTUDE DE ATRASOS OU EXTRAVIOS NO TRANSPORTE. 8. A RECUSA DO RECEBIMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PELO CONTRATANTE NÃO DARÁ AO MESMO O DIREITO DE RECEBIMENTO DE QUALQUER OUTRO BENEFÍCIO OU DESCONTO EM SUAS PARCELAS MENSAIS. 9. OS MATERIAIS DIDÁTICOS ENTREGUES AO CONTRATANTE CONTINUAM A SER PROPRIEDADE DO CONTRATADO. OS MATERIAIS DIDÁTICOS SÃO ENTREGUES APENAS A TÍTULO DE COMODATO, SEM ÔNUS. 10. QUALQUER DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS SUJEITA O CONTRATANTE ÀS PENALIDADES DESTA CLÁUSULA E, INCLUSIVE, DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, NOS ÂMBITOS CIVIL E CRIMINAL. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

14 11. O CONTRATANTE É O ÚNICO E EXCLUSIVO RESPONSÁVEL PELA GUARDA E CONSERVAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS EM REGIME DE COMODATO, RESPONDENDO POR TODOS OS DANOS A QUE DER CAUSA POR USO OU MANUSEIO INADEQUADO. 12. OS MATERIAIS DIDÁTICOS DEVERÃO SER DEVOLVIDOS, EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO, PELO CONTRATANTE AO CONTRATADO, NO CASO DE ABANDONO DO CURSO, TRANCAMENTO OU CANCELAMENTO DA MATRÍCULA, POR QUALQUER MOTIVO, OU NO FINAL DO PERÍODO LETIVO CORRESPONDENTE AOS MATERIAIS DIDÁTICOS. 13. Entende-se por materiais didáticos em perfeitas condições de uso aqueles sem deformações, riscos, anotações, folhas arrancadas, páginas e/ou anexos inutilizados, entre outros. 14. OS MATERIAIS DIDÁTICOS DEVERÃO SER RESTITUÍDOS NO PRAZO MÁXIMO DE 15 (QUINZE) DIAS APÓS O ABANDONO DO CURSO, TRANCAMENTO OU CANCELAMENTO DA MATRÍCULA, BEM COMO AO TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO CORRESPONDENTE AOS MATERIAIS DIDÁTICOS, NA BIBLIOTECA DA INSTITUIÇÃO, MEDIANTE COMPROVANTE DE DEVOLUÇÃO. 15. AO FINAL DO PERÍODO LETIVO, NO ATO DA REMATRÍCULA PARA O PERÍODO LETIVO SUBSEQUENTE, O CONTRATADO PODERÁ OPTAR PELA DOAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS AO CONTRATANTE, O QUE NÃO O ISENTA DA RESPONSABILIDADE PELA CONSERVAÇÃO ATÉ A DATA DA EFETIVAÇÃO DA DOAÇÃO. 16. NÃO OCORRENDO A DEVOLUÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS, EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO, NO PRAZO MÁXIMO ESTABELECIDO NO PARÁGRAFO ANTERIOR, O CONTRATADO PODERÁ COBRAR DO CONTRATANTE O VALOR (PREÇO DE CAPA) DA EDIÇÃO MAIS RECENTE DOS LIVROS E/OU DOS MATERIAIS DIDÁTICOS, ALÉM DO VALOR DA MULTA POR DIA DE ATRASO NA DEVOLUÇÃO E POR MATERIAL NÃO DEVOLVIDO ATÉ A DATA DA QUITAÇÃO DO VALOR DOS LIVROS E/OU DOS MATERIAIS DIDÁTICOS, CONFORME ESTABELECIDO NO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS. 17. OS MATERIAIS DIDÁTICOS SÃO INDIVIDUAIS, INTRANSFERÍVEIS E NÃO PODEM SER CONVERTIDOS EM DINHEIRO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE BEM OU DIREITO SOB HIPÓTESE ALGUMA. 18. O CONTRATADO PODERÁ SUSPENDER, CANCELAR OU EXTINGUIR, A QUALQUER TEMPO, O FORNECIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS REFERENTES A PERÍODOS LETIVOS FUTUROS, SEM AVISO PRÉVIO, NÃO GERANDO QUAISQUER DIREITOS AO CONTRATANTE, SEJAM DE ORDEM FINANCEIRA OU NÃO. 19. A CONCESSÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NÃO IMPLICARÁ NA CONCESSÃO DE QUAISQUER OUTRAS GRATUIDADES AO CONTRATANTE. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

15 20. O CONTRATADO poderá, a seu exclusivo critério e liberalidade, doar os materiais didáticos ao CONTRATANTE após a conclusão do período letivo correspondente aos materiais didáticos. 21. A opção pela doação, caso ocorra, poderá acontecer no ato da Rematrícula para o período letivo subsequente ou ao final do curso, no ato da Colação de Grau ou da entrega do Diploma de Curso de Graduação. 22. FICA RESERVADO AO CONTRATADO O DIREITO DE AVERIGUAR, A QUALQUER MOMENTO, O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DISPOSTOS NESTA CLÁUSULA, PODENDO ADOTAR AS MEDIDAS QUE ENTENDER NECESSÁRIAS PARA FAZER CESSAR EVENTUAIS IRREGULARIDADES. 23. A AQUISIÇÃO DE QUAISQUER OUTROS MATERIAIS QUE OS PROFESSORES INDICAREM COMO COMPLEMENTO AOS ESTUDOS, POR SER FACULTATIVA, SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CONTRATANTE. 24. Independentemente no disposto nesta Cláusula, os livros e/ou obras que compõem a bibliografia indicada nos Planos de Ensino das disciplinas do curso podem ser consultadas e/ou emprestadas pelo CONTRATANTE na Biblioteca da Instituição, mediante condições estabelecidas no Regulamento da Biblioteca da Faculdade Arthur Thomas. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA DOS SERVIÇOS FACULTATIVOS NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO OBJETO DESTE CONTRATO OS PROCESSOS NÃO REGULARES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO DO CONTRATANTE, TAIS COMO SEGUNDAS CHAMADAS DE PROVAS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, REGIMES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO A REVISÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO. 1º. TAMBÉM NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO OBJETO DESTE CONTRATO: I. A EXPEDIÇÃO DE QUAISQUER DOCUMENTOS ACADÊMICOS QUE SEJAM FACULTATIVOS E NÃO OBRIGATÓRIOS, NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE. II. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. III. AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES. IV. AS DISCIPLINAS EM REGIME DE ADAPTAÇÃO DE ESTUDOS. V. AS DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA. VI. AS DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS DO CONTRATADO. VII. AS DISCIPLINAS REGULARES DE OUTROS PERÍODOS LETIVOS DO CURSO. VIII. AS AULAS DE RECUPERAÇÃO E DE NIVELAMENTO. IX. AS TAXAS DE SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA. X. AS TAXAS DE SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS. XI. OS EVENTOS ACADÊMICOS EM GERAL E SEUS CERTIFICADOS (SIMPÓSIOS, CICLOS DE ESTUDOS, SEMANAS CIENTÍFICAS, VIAGENS TÉCNICAS, ENTRE OUTROS). XII. A AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

16 XIII. A SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS. XIV. OS SERVIÇOS DE IMPRESSÕES E FOTOCÓPIAS. XV. AS DESPESAS COM MONOGRAFIA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (DIGITAÇÃO, ENCADERNAÇÃO, GRAVAÇÃO DE CD, ENTRE OUTROS). XVI. A ASSISTÊNCIA MÉDICA, TERAPÊUTICA, ODONTOLÓGICA OU JURÍDICA. XVII. OS SEGUROS DE QUAISQUER ESPÉCIES. XVIII. AS TAXAS E/OU MULTAS DE BIBLIOTECA. XIX. AS TAXAS DE SUBSTITUIÇÃO OU DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEPÓSITO DE CHEQUES DE PARCELAS MENSAIS. XX. AS DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO, COFFEE BREAK, ESTADAS, TRANSPORTE E ESTACIONAMENTO. XXI. AS DESPESAS COM INTERCÂMBIO. XXII. O SERVIÇO E O PROVEDOR DE ACESSO À INTERNET. XXIII. O FORNECIMENTO DE ARMÁRIOS E/OU DEPÓSITOS PARA QUE O CONTRATANTE GUARDE OBJETOS DE USO PESSOAL (SERVIÇOS DE GUARDA-VOLUMES). XXIV. O FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E ASSEMELHADO, QUANDO NECESSÁRIOS ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS (UNIFORMES, LUVAS, SAPATOS, ROUPAS ESPECIAIS, JALECOS, BATAS, ENTRE OUTROS). XXV. AS DESPESAS COM A COLAÇÃO DE GRAU ESPECIAL. XXVI. OUTROS SERVIÇOS FACULTATIVOS PREVISTOS NA TABELA DE TAXAS DE SERVIÇOS DO CONTRATADO. 2º. OS SERVIÇOS FACULTATIVOS, CASO SEJAM OFERTADOS, PODERÃO SER PRESTADOS AO CONTRATANTE NA FORMA DE AJUSTE ENTRE AS PARTES, NAS CONDIÇÕES PREVIAMENTE COMUNICADAS, COBRADOS A PARTE DESTE CONTRATO E, SEPARADAMENTE DAS PARCELAS MENSAIS, COM VALORES ESTABELECIDOS PELO CONTRATADO OU PELAS EMPRESAS PRESTADORAS DOS RESPECTIVOS SERVIÇOS, DE ACORDO COM A NATUREZA DE CADA SERVIÇO PRESTADO. 3º. OS SERVIÇOS FACULTATIVOS DEVERÃO SER REQUERIDOS AO CONTRATADO E, SOMENTE PODERÃO SER PRESTADOS, SE FOREM REALIZADOS POR ESCRITO EM FORMULÁRIO PRÓPRIO FORNECIDO PELO CONTRATADO (REQUERIMENTO), DENTRO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS, NOS CASOS DE REQUERIMENTOS QUE TENHAM PERÍODOS ESPECÍFICOS DE DATAS PARA PROTOCOLO DEFINIDOS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO OU NO MANUAL DO ACADÊMICO E REQUERIDOS NO SETOR RESPONSÁVEL DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, BEM COMO DEVERÃO SER FIRMADOS PELO PRÓPRIO CONTRATANTE OU POR PROCURADOR DEVIDAMENTE HABILITADO. 4º. Fica facultado ao CONTRATADO disponibilizar os Requerimentos por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, disponível na página eletrônica da Faculdade Arthur Thomas, bem como a validação dos Requerimentos por meio online. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

17 5º. NÃO SERÃO ACEITAS, DE FORMA ALGUMA, SOLICITAÇÕES TÁCITAS, VERBAIS OU POR FORMULÁRIOS DISTINTOS DO EXIGIDO FORMALMENTE PELO CONTRATADO. 6º. AS TAXAS, REFERENTES AOS SERVIÇOS FACULTATIVOS PRESTADOS PELO CONTRATADO, SERÃO COBRADAS DE ACORDO COM A TABELA DE TAXAS DE SERVIÇOS VIGENTE À ÉPOCA DA SOLICITAÇÃO DO REQUERIMENTO. NO CASO DOS SERVIÇOS FACULTATIVOS PRESTADOS POR TERCEIROS, O CONTRATANTE DEVERÁ VERIFICAR, DIRETAMENTE, COM AS EMPRESAS PRESTADORAS DOS SERVIÇOS, OS VALORES E AS CONDIÇÕES PARA A PRESTAÇÃO DOS RESPECTIVOS SERVIÇOS. 7º. OS VALORES DAS TAXAS DE SERVIÇOS PODERÃO SOFRER ALTERAÇÕES DURANTE OS PERÍODOS LETIVOS DO CURSO, CONFORME NECESSIDADE DE AJUSTE DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO FACULTATIVO. AS ALTERAÇÕES DOS VALORES DAS TAXAS DE SERVIÇOS INDEPENDEM DOS CRITÉRIOS E DOS PERCENTUAIS ESTABELECIDOS PARA OS REAJUSTES DAS SEMESTRALIDADES DO CURSO. 8º. A Tabela de Taxas de Serviços vigente encontra-se afixada no setor do CONTRATADO responsável pelo atendimento dos alunos ou publicada na página eletrônica da Faculdade Arthur Thomas. 9º. CASO O CONTRATANTE VIER A GERAR/PROTOCOLAR REQUERIMENTO NO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO FICARÁ RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO INTEGRAL DA TAXA REFERENTE AO SERVIÇO SOLICITADO, EM VIRTUDE DOS CUSTOS OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVOS QUE SÃO GERADOS PARA O ATENDIMENTO DO REQUERIMENTO. 10. OS VALORES DAS TAXAS DE SERVIÇOS NÃO SERÃO DEVOLVIDOS, INDEPENDENTEMENTE DE DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO DO REQUERIMENTO. 11. O CONTRATADO PODERÁ INDEFERIR REQUERIMENTOS SOLICITADOS DE CONTRATANTE QUE AINDA NÃO TIVER EFETUADO A ENTREGA DE TODOS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS NA CLÁUSULA QUINTA DESTE CONTRATO. 12. OS DOCUMENTOS SOLICITADOS, POR MEIO DE REQUERIMENTOS, FICARÃO A DISPOSIÇÃO DOS REQUERENTES NO PERÍODO DE ATÉ 30 (TRINTA) DIAS DO PRAZO ESTABELECIDO PARA A EXPEDIÇÃO DOS DOCUMENTOS. APÓS ESSE PRAZO O INTERESSADO DEVERÁ SOLICITAR NOVO REQUERIMENTO, COM RECOLHIMENTO DA RESPECTIVA TAXA DE SERVIÇO. 13. AS DISCIPLINAS REGULARES DE OUTROS PERÍODOS LETIVOS DO CURSO, AS DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA E AS DISCIPLINAS EM REGIME DE ADAPTAÇÃO DE ESTUDOS SERÃO COBRADAS CONFORME VALORES PUBLICADOS NOS EDITAIS DE REMATRÍCULA PARA O CORRESPONDENTE PERÍODO LETIVO. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

18 14. SERÁ INDEFERIDO O REQUERIMENTO DE MATRÍCULA DE DISCIPLINAS REGULARES DE OUTROS PERÍODOS LETIVOS DO CURSO, DE DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA OU DE DISCIPLINAS EM REGIME DE ADAPTAÇÃO DE ESTUDOS DO CONTRATANTE QUE ESTIVER INADIMPLENTE, NO PERÍODO ESTABELECIDO PARA ESSAS MODALIDADES DE MATRÍCULAS, COM O CONTRATADO. 15. O EVENTUAL FORNECIMENTO GRATUITO DE ALGUM SERVIÇO FACULTATIVO SOLICITADO PELO CONTRATANTE NÃO GERA QUALQUER OBRIGAÇÃO AO CONTRATADO DE MANTER TAL FORNECIMENTO NO DECORRER DO CURSO. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CASO DE NECESSIDADES ESPECIAIS, OBRIGA-SE O CONTRATANTE A INFORMAR POR ESCRITO ESSA CONDIÇÃO ESPECÍFICA AO CONTRATADO, NO ATO DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE MATRÍCULA OU ASSIM QUE TIVER CONHECIMENTO, NO DECORRER DO CURSO, DESCREVENDO QUAIS SÃO AS NECESSIDADES ESPECIAIS. 1º. O CONTRATANTE DEVERÁ APRESENTAR, NO ATO DA MATRÍCULA INICIAL OU ASSIM QUE TIVER CONHECIMENTO DE NECESSIDADES ESPECIAIS, LAUDO ELABORADO POR PROFISSIONAL HABILITADO, CONTENDO O GRAU DA DEFICIÊNCIA, QUAIS AS NECESSIDADES ESPECIAIS EM RAZÃO DA DEFICIÊNCIA, ENTRE OUTROS, PARA A VERIFICAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL E/OU ESPECIALIZADO DO CONTRATANTE. 2º. NOS CASOS DE AGRAVAMENTO DA CONDIÇÃO DO CONTRATANTE DURANTE O CURSO E/OU SITUAÇÃO INDIVIDUALIZADA DIVERSA DA JÁ APRESENTADA, OBRIGAM-SE AS PARTES A ESTABELECER NOVOS PARÂMETROS PARA O ATENDIMENTO DO CONTRATANTE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, POR MEIO DE TERMO ADITIVO. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO O CONTRATADO deverá prestar serviços educacionais, conforme estabelecido no objeto deste contrato, sendo de sua exclusiva competência e inteira responsabilidade a definição de quais disciplinas e demais atividades acadêmico-pedagógicas serão ministradas/realizadas nos períodos letivos e no curso, dos locais, datas e horários para a realização das aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas, além de mudanças de salas/turmas a qualquer época do período letivo, das provas, dos critérios de avaliação, da oferta de turnos, da quantidade de alunos por sala de aula, dos professores integrantes do corpo docente, dos colaboradores integrantes do corpo técnico-administrativo, da elaboração e atualização/alteração dos conteúdos programáticos, ementas e Planos de Ensino, bem como da orientação didáticopedagógica e da estipulação da carga horária das aulas, das disciplinas e demais atividades acadêmico-pedagógicas e do currículo do curso, assim como todas as demais providências que as atividades docentes exigirem para o fiel cumprimento do acordado, nos termos deste contrato e na forma descrita no Manual do Acadêmico. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

19 1º. O CONTRATADO será o único e exclusivo responsável por fixar o Calendário Acadêmico e alterá-lo, inclusive durante o período letivo, conforme seu critério, independentemente de consulta prévia ao CONTRATANTE. 2º. O CONTRATADO será o único e exclusivo responsável por definir o Projeto Pedagógico do Curso e sua Matriz Curricular, e, também por alterá-los, conforme seus critérios, atendidas as restrições da legislação aplicável e as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Ministério da Educação, devendo realizar a publicação destas alterações antes do inicio das aulas do respectivo período letivo. 3º. O CONTRATADO obriga-se a ministrar/realizar as aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas da forma estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso, seja no modo presencial ou não presencial, devendo os Planos de Ensino e os programas estarem em conformidade com a legislação em vigor. 4º. O CONTRATADO obriga-se a fornecer o material necessário de uso coletivo para o desenvolvimento das atividades de ensino, bem como para a realização de provas e outras avaliações, que poderão ser disponibilizados por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico. 5º. O CONTRATADO obriga-se a disponibilizar espaços físicos e equipamentos de apoio adequados (projetor multimídia, som, microfone, entre outros) para a realização de aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas presenciais. A troca de sala de aula e dos locais onde são ministradas/realizadas as aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas, durante o decorrer do período letivo ou durante o curso, é um procedimento normal e possível de ocorrer, e é uma decisão exclusiva do CONTRATADO, independentemente de consulta prévia ao CONTRATANTE. CORREM POR CONTA DO CONTRATANTE AS DESPESAS COM O DESLOCAMENTO ATÉ OS LOCAIS ONDE SÃO MINISTRADAS/REALIZADAS AS AULAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO-PEDAGÓGICAS PRESENCIAIS. 6º. O CONTRATADO obriga-se a disponibilizar ambiente e sistema virtuais, com conteúdo pedagógico de ensino à distância, de sua propriedade ou de propriedade de seus parceiros educacionais, para a realização de aulas e demais atividades acadêmico-pedagógicas não presenciais. CORREM POR CONTA DO CONTRATANTE AS DESPESAS DA CONEXÃO COM A INTERNET BANDA LARGA, BEM COMO COM O RESPECTIVO PROVEDOR DE ACESSO, UTILIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS E DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICO-PEDAGÓGICAS À DISTÂNCIA. 7º. O CONTRATADO deverá exercer todas as atividades e/ou serviços de Secretaria, tais como divulgar a Matriz Curricular, Planos de Ensino, Calendário Acadêmico e as alterações que ocorrerem durante o desenvolvimento do curso, além de protocolar os Requerimentos, sendo que todos esses procedimentos poderão ser realizados por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico. Deverá também expedir Declarações no âmbito de sua competência, receber e protocolar Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso, entregar os Diplomas de Curso de Graduação e os Históricos Escolares Finais (para os alunos que cumpriram todas as exigências do curso), entre outros. Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

20 8º. O CONTRATADO deverá fornecer ao CONTRATANTE código/login e senha, que são pessoais, intransferíveis e necessários para acesso ao Sistema Online de Controle Acadêmico, disponível na página eletrônica da Faculdade Arthur Thomas. 9º. O CONTRATADO deverá disponibilizar ao CONTRATANTE, por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, o histórico com o desempenho escolar, contendo informações sobre os conceitos ou notas e registro de frequência, os Planos de Ensino, o Calendário Acadêmico, bem como as demais informações acadêmicas, inclusive as atualizações e as alterações que ocorrerem no desenvolvimento das atividades do curso. 10. O CONTRATADO deverá disponibilizar ao CONTRATANTE, por meio do Sistema Online de Controle Acadêmico, o extrato financeiro e os boletos bancários, bem como a Declaração de Quitação Anual de Débitos (para o CONTRATANTE adimplente). 11. O CONTRATADO obriga-se a inscrever, no órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ENADE, o CONTRATANTE selecionado/habilitado à participação no ENADE, dentro dos prazos legais previstos. 12. O CONTRATADO obriga-se a requerer, no Ministério da Educação, o reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso, quando for o caso e nos prazos legais devidos. O CONTRATANTE DECLARA TER CIÊNCIA DE QUE OS PRAZOS PARA RECONHECIMENTO OU RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DEPENDEM DE TRAMITAÇÃO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E, PORTANTO, O CONTRATADO NÃO TEM COMO ESTABELECER TAIS PRAZOS. 13. O CONTRATADO obriga-se a providenciar, em universidade credenciada, o registro do Diploma de Curso de Graduação do CONTRATANTE, observado o disposto no parágrafo segundo da cláusula trigésima primeira deste contrato. O CONTRATANTE DECLARA TER CIÊNCIA DE QUE O PRAZO PARA REGISTRO DO DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO DEPENDE DE TRAMITAÇÃO NA UNIVERSIDADE RESPONSÁVEL PELO REGISTRO, E, PORTANTO, O CONTRATADO NÃO TEM COMO ESTABELECER TAL PRAZO. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE O CONTRATANTE FICA SUBMETIDO AO REGIMENTO GERAL E AO CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS, OBRIGANDO-SE A RESPEITAR E CUMPRIR AS REGRAS E CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NOS REFERIDOS DOCUMENTOS, ASSIM COMO NO MANUAL DO ACADÊMICO, NO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DOS LABORATÓRIOS, NOS REGULAMENTOS DE BOLSAS DE ESTUDO, NAS RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS, NOS EDITAIS DOS PROCESSOS SELETIVOS, NOS EDITAIS DE REMATRÍCULA, NOS ATOS EXECUTIVOS, NAS NORMAS ADMINISTRATIVAS GERAIS DO CONTRATADO, NAS NORMAS GERAIS DO SISTEMA FEDERAL DE EDUCAÇÃO E NAS DEMAIS NORMAS LEGAIS QUE REGULEM SUPLETIVAMENTE A MATÉRIA, EM ESPECIAL À LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINA OS ENCARGOS EDUCACIONAIS, ALÉM DE: Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) CEP:

CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS

CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS REGULAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS PERÍODO LETIVO 2016/1 CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS Art. 1. Entende-se por materiais didáticos livros impressos ou virtuais (e-books),

Leia mais

CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS

CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS REGULAMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS PERÍODO LETIVO 2015/2 CAPÍTULO I DOS MATERIAIS DIDÁTICOS Art. 1. Entende-se por materiais didáticos livros impressos ou virtuais (ebooks),

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2015/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2015/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2015/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar;

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015 Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de um lado o Centro de Ensino São José Ltda., inscrito no CNPJ:

Leia mais

Educa Mais Brasil REGULAMENTO

Educa Mais Brasil REGULAMENTO Educa Mais Brasil REGULAMENTO 2015 Regulamento do Programa EDUCA MAIS BRASIL I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa EDUCA MAIS BRASIL é um programa de INCLUSÃO EDUCACIONAL e tem por objetivos: I estimular

Leia mais

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA EDITAL Nº 007/2016 O Diretor Executivo da Faculdade Metropolitana de Anápolis, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o processo seletivo para transferência de candidatos

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 FACULDADE MAURÍCIO (FAP ) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau

Leia mais

Faculdade Norte de Mato Grosso

Faculdade Norte de Mato Grosso CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Por este INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇAO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, que entre si fazem, de um lado a AJES ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título As Faculdades Santo Agostinho, por meio de seu Núcleo de Relacionamento Acadêmico e em conformidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2016/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2016/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO INGRESSO 2016/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

SHLN Setor Hospitalar Local Norte Bl L sala 401 Centro Clínico Norte II. Asa Norte. Brasília/DF 70.770-905 Página 1

SHLN Setor Hospitalar Local Norte Bl L sala 401 Centro Clínico Norte II. Asa Norte. Brasília/DF 70.770-905 Página 1 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO Aluno(a): CPF: RG: DN: / / Domicílio: Bairro: Cidade: Estado: Tel: E mail: Pelo presente instrumento particular

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1

EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 O Diretor Superintendente da Faculdade Autônoma de Direito FADISP, no uso de suas atribuições regimentais e em acordo com a Lei nº. 9394/1996 das Diretrizes

Leia mais

EDITAL Nº 02 - CEPS/ ESBAM PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2016

EDITAL Nº 02 - CEPS/ ESBAM PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2016 EDITAL Nº 02 - CEPS/ ESBAM PROCESSO SELETIVO 1º Semestre / 2016 A Direção Geral da Escola Superior Batista do Amazonas ESBAM, Instituição de Ensino Superior, nos termos do art. 20º / item XVI e art. 70º,

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado O Diretor da Faculdade de Jaguariúna, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna públicas as normas que regulamentam o Processo Seletivo 2015 Continuado,

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015. FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande-PB no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p. FACULDADE FACCENTRO Credenciada pela Portaria SERES/MEC nº 483, de 16/12/2011 D.O.U. de 19/12/2011 EDITAL nº 003, de 01 de novembro de 2012. PROCESSO SELETIVO 2013/1 A Faculdade FACCENTRO, mantida pelo

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

NOSSA FAMÍLIA Escola de Educação Infantil Ltda.

NOSSA FAMÍLIA Escola de Educação Infantil Ltda. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, de uma lado, a NOSSA FAMÍLIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL LTDA, com sede na Avenida

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp,

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 18/2015, de 26 Outubro de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 18/2015, de 26 Outubro de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 18/2015, de 26 Outubro de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais para

Leia mais

2.1 O Processo Seletivo terá validade para o primeiro semestre letivo de 2016.

2.1 O Processo Seletivo terá validade para o primeiro semestre letivo de 2016. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES EDITAL DE 02 DE OUTUBRO DE 2015 Processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do curso de Odontologia 2016A, destinadas a candidatos com curso de graduação

Leia mais

Faculdade Presidente Antônio Carlos UNIPAC. Edital 01/2013

Faculdade Presidente Antônio Carlos UNIPAC. Edital 01/2013 Faculdade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Edital 01/2013 A Direção Acadêmica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2016/1 AGENDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2016/1 AGENDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2016/1 AGENDADO 1. O (a) Diretor (a) do (a) Faculdade Cenecista de Vila Velha FACEVV, com sede no município Vila Velha/ES, torna público, na forma regimental e em consonância

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

Curso: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Filosofia para o Ensino Médio - A Distância

Curso: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Filosofia para o Ensino Médio - A Distância PARA O SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2014 1º PERÍODO A Secretária Geral de Ensino, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2016/1 CONSOLIDADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2016/1 CONSOLIDADO EDITAL PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2016/1 CONSOLIDADO 1. O (a) Diretor (a) do (a) Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, com sede no município (Sete Lagoas/MG), torna público, na forma regimental e em consonância

Leia mais

FACULDADE SÃO SALVADOR - FSS SEEB - Sociedade de Estudos Empresariais Avançados da Bahia Ltda CNPJ: 03.871.465/0001-06

FACULDADE SÃO SALVADOR - FSS SEEB - Sociedade de Estudos Empresariais Avançados da Bahia Ltda CNPJ: 03.871.465/0001-06 EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA 2014.2 Nº 05/2014 O Diretor Geral da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições legais, na conformidade do que

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO

REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO DOS CONTRATANTES Art. 1º - Pela matrícula, a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, doravante denominada FITO e o Aluno e/ou Responsável Financeiro estabelecem recíprocos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 O Diretor da Faculdade Victor Hugo, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com O 3º do art. 32 da PN nº 40/2007, torna público que se

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

EDITAL SOLICITAÇÃO DE VAGAS 1º/2016

EDITAL SOLICITAÇÃO DE VAGAS 1º/2016 EDITAL SOLICITAÇÃO DE VAGAS 1º/2016 O DIRETOR GERAL, da FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FIA), no uso de suas atribuições regimentais, através do presente, DIVULGA as datas e os procedimentos

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 01/2014 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2016 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO.

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO. A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação. Edital Processo Seletivo 2015/2

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação. Edital Processo Seletivo 2015/2 ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação Edital Processo Seletivo 2015/2 O Curso de Direito Graduação, da Escola Superior Dom Helder Câmara foi autorizado pelo MEC, Portaria nº 2.161,

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 1 DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2. Solicito alteração da inscrição nº Nome do Candidato:, do curso, Turno, para o curso, do turno.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2. Solicito alteração da inscrição nº Nome do Candidato:, do curso, Turno, para o curso, do turno. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2 A Diretora Geral em exercício da Faculdade Católica de Uberlândia, no uso de suas atribuições regimentais e demais disposições legais, torna público o Edital do Processo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini Estarão abertas, no período de 01/10/2014 a 24/10/2014, as inscrições

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO A Diretora da Faculdade Cenecista de Vila Velha-FACEVV, com sede no município de Vila Velha, Estado do ES, torna público, na forma regimental e em

Leia mais

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA A matrícula é o ato formal do aluno com a UNIUV. Importa em direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição. Sua efetivação ocorre após classificação

Leia mais

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO COP Nº 003/2015 REGULAMENTA AS CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DAS MODALIDAES DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS EDUCACIONAIS DA FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS O Presidente do Conselho

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO - MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO - MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO - MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Pelo presente Instrumento Particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais,

Leia mais

Regulamento do Programa de Bolsas de Estudo Pós-Graduação Lato Sensu Ingresso 2015/1 da Faculdade Arthur Thomas

Regulamento do Programa de Bolsas de Estudo Pós-Graduação Lato Sensu Ingresso 2015/1 da Faculdade Arthur Thomas REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INGRESSO 2015/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão,

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2013/1 O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2015

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2015 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL Nº 046/2014 1. O Reitor do Centro Universitário do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA. RESOLUÇÃO Nº 1.066, DE 25 DE SETEMBRO de 2015.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA. RESOLUÇÃO Nº 1.066, DE 25 DE SETEMBRO de 2015. RESOLUÇÃO Nº 1.066, DE 25 DE SETEMBRO de 2015. Fixa os critérios para cobrança das anuidades, serviços e multas a serem pagos pelas pessoas físicas e jurídicas registradas no Sistema Confea/Crea, e dá

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO PROCESSO nº 006/2010 CONCORRÊNCIA SOB REGISTRO DE PREÇOS n.º 001/2010 CONTRATO SOB REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS DESCARTAVÉIS E PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA QUE

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Institui o Regulamento dos cursos de Pós-graduação lato sensu em da Escola de Direito de Brasília EDB, mantida pelo Instituto Brasiliense de Direito

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir:

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir: A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno, torna pública as normas do Processo

Leia mais

DA ADESÃO AO CONTRATO

DA ADESÃO AO CONTRATO Anexo 1 CONTRATO DE ADESÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE EXTENSÃO E DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UMESP CONTRATADO:

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS EDITAL Nº 002/ 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS EDITAL Nº 002/ 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS EDITAL Nº 002/ 2015 SORTEIO PARA ADMISSÃO DE ALUNOS AO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO

Leia mais

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL A Diretoria de Relacionamento e Serviços ao Aluno do Centro Universitário Senac torna pública

Leia mais

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA A Diretoria da Faculdade Alves Faria ALFA, mantida pelo Centro Educacional Alves Faria Ltda., com base em dispositivo constante de

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA

CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA I Das Partes CLÁUSULA PRIMEIRA Pelo presente Contrato e na melhor forma de direito, de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO.

EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO. EDITAL N.º 15/2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO. O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001.

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o atendimento pelo estabelecimento particular de ensino

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE 2 / 14 MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PELA CETIP _6 CAPÍTULO

Leia mais

FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA E EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO DA FACULDADE DE INHUMAS (FACMAIS) INHUMAS, GOIÁS

FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA E EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO DA FACULDADE DE INHUMAS (FACMAIS) INHUMAS, GOIÁS FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA E EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO DA FACULDADE DE INHUMAS (FACMAIS) INHUMAS, GOIÁS REGULAMENTO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA E EXPEDIÇÃO

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

Edital. Processo Seletivo 2016

Edital. Processo Seletivo 2016 Edital Processo Seletivo 2016 O Diretor Executivo da Fundação Educacional Nordeste Mineiro FENORD, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que, no período indicado neste Edital, estarão

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 03/2015 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 03/2015 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 03/2015 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD/DIRPS

Leia mais

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014.

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Rua Dr. Cesário Motta Junior 61 CEP 01221-020 São Paulo SP Telefone: (55 11) 3367-7700 www.fcmscsp.edu.br

Rua Dr. Cesário Motta Junior 61 CEP 01221-020 São Paulo SP Telefone: (55 11) 3367-7700 www.fcmscsp.edu.br CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Pelo presente instrumento particular de Contrato para Prestação de Serviços Educacionais, de um lado, na qualidade de CONTRATADA e assim doravante simplesmente

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 A Faculdade Meta, Instituição de Ensino Superior comprometida com o padrão de qualidade e as

Leia mais

PAAR - Consultoria & Treinamentos

PAAR - Consultoria & Treinamentos CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO Pelo presente instrumento particular, de um lado PINKO E MILER TREINAMENTOS LTDA, com sede na Rua Miranda, 893 Liberdade CEP 93330 390 Novo Hamburgo RS,

Leia mais

2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA 2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA VESTIBULAR AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REDES DE COMPUTADORES O Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital com normas que regem o Processo simplificado

Leia mais

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso;

Pagamento de apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso; CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CredIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIES do IESB? É um crédito estudantil rotativo, financiado por verbas orçamentárias próprias do IESB que possibilita, ao aluno regularmente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ EDITAL Nº 03 DE 11 DE JANEIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida a

Leia mais

Regulamento do Programa de Bolsas de Estudos da da Faculdade Arthur Thomas REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

Regulamento do Programa de Bolsas de Estudos da da Faculdade Arthur Thomas REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento dos

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO.

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. São sujeitos deste contrato: A empresa PEOPLE CLUB. PEOPLECLUB LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o n. 19.308.938/0001-00, com sede à Av. Perimetral esq.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA O Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), recredenciado pela Portaria 625-MEC,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ( Contrato ), a ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA., devidamente inscrita

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 A Diretora Geral da Faculdade de Educação de São Mateus (FAESM), torna público através do presente Edital, que estão abertas

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés Regulamento do Programa de Monitoria para os cursos de Graduação A Monitoria é uma atividade Acadêmica dos cursos de Graduação que visa dar oportunidade de aprofundamento vertical de estudos em alguma

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO Art. 1º A monitoria é uma atividade acadêmica, no âmbito da graduação, que pretende oferecer ao aluno experiência de iniciação à docência. 1º A monitoria

Leia mais

1. DA FORMA DE ASSOCIAÇÃO

1. DA FORMA DE ASSOCIAÇÃO Por este Termo de Associação, o(a) PROPONENTE qualificado(a) através do site: , manifesta sua vontade de adesão ao quadro social, ou de benefícios, do ESPORTE CLUBE ARACRUZ,

Leia mais

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2 A Universidade Potiguar - UnP, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., sociedade legalmente constituída, inscrita no CNPJ sob o nº 08.480.071/0001-40, torna pública as normas

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.494, de 20 de novembro de 2015. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.494, de 20 de novembro de 2015. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.494, de 20 de novembro de 2015. Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CENTRO REGIONAL DE CULTURA, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.860.164/0001-91, com sede na Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves nº 45, bairro Avenida, CEP

Leia mais

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente - S.P. Mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente - S.P. Mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA CURSO DE . CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: horas. Pelo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLORADO ESTADO DO PARANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLORADO ESTADO DO PARANA DISPENSA Nº: DP 077/2013 ÓRGÃO SOLICITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO. OBJETO: AQUISIÇÃO DE QUADROS COM IMAGENS AÉREAS DO MUNICÍPIO E CD DE IMAGEM DE ALTA RESOLUÇÃO PARA A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO Pós Graduação Latu Sensu. Educação Física Personal Trainer Educação Física para Professor

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO Pós Graduação Latu Sensu. Educação Física Personal Trainer Educação Física para Professor FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO Pós Graduação Latu Sensu A M O G Educação Física Personal Trainer Educação Física para Professor Dados do Discente CPF: NOME: UF Naturalidade: Município naturalidade: Data de Nascimento:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais