CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JBS S.A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JBS S.A."

Transcrição

1 MARCIO REIS - R.A MICHELE CRISTINE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A RENATA COSTA DA SILVA SIMIÃO R.A Ciências Contábeis CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JBS S.A. Orientadora: Prfª. Msc. Téssia Berber Teixeira BATATAIS 2011

2 2 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como é executado o controle de estoque dentro de uma empresa, portanto foi realizado um estudo bibliográfico dos temas referentes ao controle de estoque: métodos de custeio, critérios de controle de estoque, gestão de estoque. Além disso, já que a contabilidade é uma ciência aplicada, foi realizado um estudo de caso na empresa JBS SA o qual demonstra a rotina diária do controle de estoque dentro da empresa, abrangendo as áreas envolvidas no processo que interferem diretamente no custo final de seus produtos. Conclui-se que a gestão de estoque tem um desempenho fundamental para a redução de custos desnecessários, resultando em lucros e tendo um melhor controle no processo. Palavras-chave: Contabilidade, controle de estoque, custo.

3 3 INTRODUÇÃO Com o mercado cada vez mais aquecido, as empresas buscam garantir um excelente gerenciamento de estoques, visando atender seus clientes em condições favoráveis de curto prazo. Mediante essa necessidade, as empresas devem ser ágeis, inovadoras, flexíveis e eficientes nos seus processos de manufatura. O gerenciamento de estoques está diretamente ligado ao processo de compras, que por sua vez, ultrapassa o estoque máximo estabelecido, por conta de uma melhor negociação no mercado, mantendo assim um custo baixo na obtenção de matéria-prima e preservação de seu fluxo de caixa. Através do controle de estoque, a empresa consegue atingir os melhores custos financeiros na aquisição de seus insumos, podendo ter um produto de ótima qualidade a um preço de custo bem inferior a de seus concorrentes. O presente trabalho foi desenvolvido, a fim de demonstrar o porquê é tão importante o gerenciamento de estoques e suas contribuições dentro da cadeia operacional, através dos métodos de custeio de estoque, gestão e o estudo de caso efetuado dentro da empresa JBS. A metodologia utilizada para esse artigo foi realizado através de pesquisas bibliográficas que englobassem o tema. Além disso, um estudo de caso, com o intuito de buscar meios que possam auxiliar o gerenciamento de materiais eficaz, buscando ações que solucionem algum tipo de problema existente. O trabalho, portanto, é descritivo por explicar o processo de gerenciamento de materiais e o controle de estoques na empresa JBS S.A. Sendo assim, foi realizado o acompanhamento da rotina diária do departamento de almoxarifado, em que todo controle e gerenciamento de estoque de materiais foram feitos levando em conta a literatura apresentada. Os gestores e administradores através das informações claras e precisas, quanto aos produtos que mantém em estoque, terão a real situação na tomada de decisão quanto ao planejamento, investimento e desenvolvimento de novos produtos a serem lançados no mercado.

4 4 CONTABILIDADE DE CUSTOS A contabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira. Antigamente a contabilidade custo controlava apenas os estoques em termos físicos. Com o passar do tempo a contabilidade deixou de ser o valor pago por uma mercadoria que constituía o custo de um produto, passando a ser uma serie de valores pagos pelos recursos de produção gastos na fabricação dos produtos. Sendo assim permaneciam nos estoques. Somente os valores gastos para adquirir a matéria prima, já que não era possível por falta de conhecimento fazer alocação de todos os recursos gatos em uma produção. O surgimento da contabilidade de custo se deu para que fosse avaliado o valor dos custos de cada produto que montaria o valor dos estoques. Ou seja, dos produtos que seriam vendidos posteriormente. Inicialmente a preocupação dos administradores foi fazer que a contabilidade de custo fosse uma forma para resolver os problemas de mensuração de estoque. Não se tinha a finalidade de utilizá-la como ferramenta para a administração. Devido ao crescimento das empresas, com o conseqüente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a contabilidade de custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxilio no desempenho dessa nova missão gerencial. (MARTINS, 1998, p.21). Conforme, nos esclarece o autor contabilidade de custo passou a ser uma ferramenta essencial e eficiente no auxilio de gestores e administradores na tomada de decisão, passando assim a ser denominada de contabilidade gerencial. Na contabilidade de custos, existem vários métodos de custeio, no tópico a seguir são descritos os mais utilizados em nosso país. MÉTODOS DE CUSTEIO No Brasil, os principais métodos de custeio utilizados são: custeio por absorção, custeio variável e custeio ABC. Não há afirmativa que um sistema seja superior ao outro, pois cada um atende a um determinado tipo de empresa, dependendo do ramo empresarial, além disso, o variável não é aceito pela Legislação Fiscal.

5 5 Custeio por absorção É o sistema que trabalha na apropriação dos custos aos produtos elaborados pela empresa. É o método de custeio que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, que de forma direta ou indireta (rateios). Assim, todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos (MEGLIORINI, 2001, p. 3). Como se verifica este método é utilizado para o rateio dos custos fixos. Usa-se este método para avaliar estoques pela contabilidade societária com a finalidade de levantar o balanço patrimonial e os resultados, para atender as exigências da contabilidade financeira. É considerado um sistema falho nas tomadas de decisões por ser utilizado o rateio dos custos fixos, fazendo com que os produtos sejam penalizados com custos irreais Custeio Variável Enquanto o método de custeio por absorção se preocupa com o rateio de todos os custos dos produtos ou serviços, o custeio variável auxilia diretamente os gestores nas tomadas de decisões. O custeio variável é aquele em que somente os custos variáveis diretos ou indiretos e as despesas variáveis são atribuídos aos objetos de custeio. Os custos fixos são levados integral e diretamente aos resultados de período. Nesse conceito, compõem o valor dos estoques dos produtos, quando estes forem os objetos de custeio, apenas os custos variáveis, sendo que as despesas variáveis apenas são utilizadas para se calcular a margem de contribuição. (VARTANIAN, 2000, p. 57). Ou seja, com a utilização do custeio variável é permitido identificar a margem de contribuição de cada produto produzido pela empresa. Conforme nos esclarece bem Megliorini (2001, p. 137) este método permite ao administrador utilizar os custos como ferramenta na tomada de decisão. Custeio ABC Como os demais sistemas, o método de custeio ABC, trabalha como forma de amenizar o uso de rateio.

6 6 Sua relação está diretamente ligada com as atividades da empresa como um aprofundamento do método por absorção, pois também são utilizados os custos fixos na alocação aos produtos. Neste sistema primeiro, é feito um estudo dos custos causados por cada atividade desenvolvida e depois são verificados os custos finais dos produtos consumidos, chegando assim ao custo definido. Bem nos esclarece Martins (1998, p. 304), o ABC é, na realidade, uma ferramenta de gestão de custos, muito mais do que o custeio de produto. Assim não será usado apenas para ratear o produto final. O ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da analise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas de relações com os produtos. Para se utilizar o ABC, é necessária a definição das atividades relevantes dentro dos departamentos, bem como dos direcionados de recursos que irão alocar os diversos custos incorridos às atividades. (MARTINS, 1998, p. 112) Sendo assim, este sistema não se prende apenas aos custos indiretos. E o estoque de produtos que uma empresa dispõe interfere diretamente nos custos finais de seus produtos. Os estoques que as empresas possuem, fazem o diferencial no custo final de seus produtos, conforme veremos abaixo a sua definição. ESTOQUE É considerado estoque todo e qualquer tipo de material armazenado para suprir a necessidade de uma empresa, este material pode ser matéria-prima, insumos, embalagens ou produto acabado. Pode-se definir estoque como materiais, mercadorias ou produtos acumulados para utilização posterior, de modo a permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da empresa, sendo o estoque gerado, conseqüentemente, pela impossibilidade de prever-se a demanda com exatidão, reserva para ser utilizada em tempo oportuno (VIANA, 2000, p. 110) Conforme citado acima, são materiais destinados ao processo produtivo aguardando serem transformados em produto final. Os estoques são vistos como margem de segurança, pois garantem o suprimento das necessidades no processo produtivo e atendimento aos seus clientes. Nas empresas existem três tipos de estoques: matéria-prima, produtos em processo e produto acabado, segue abaixo suas definições:

7 7 O estoque de matérias-primas, segundo Dias (2003, p. 26), são materiais básicos necessários para a produção do produto acabado; seu consumo é proporcional ao volume da produção. Em outras palavras também podemos dizer que matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto acabado. Conforme nos explica o autor os estoques de matéria-prima são materiais que são armazenados para serem utilizados na transformação de produto acabado. Já os estoques de produtos em processo, são todos os itens que entraram no processo produtivo, mas que até o momento ainda não é produto final, eles sofrem alterações sem estar finalizados. (MARTINS, 2002, p. 136). De acordo com a citação acima, o estoque de produtos em processo são produtos que começaram a sofrer alguma alteração no processo produtivo, mas ainda não estão prontos para serem comercializados. O estoque de produto acabado são todos os itens que já estão prontos para serem entregues ao consumidor (MARTINS, 2002, p. 136). O estoque de produtos acabados representa os produtos que estão prontos para serem distribuídos aos clientes, e, muitas vezes, ficam armazenados em estoque aguardando a expedição ao consumidor. Para o bom funcionamento de estoque a empresa deve possuir uma excelente gestão, pois é a principal ferramenta no controle. GESTÃO DE ESTOQUE Gestão de estoque é um conjunto de mecanismos utilizados para gerenciar o estoque. A gestão de estoque tem além da preocupação com a quantidade a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los os mais baixos dentro dos níveis de segurança, tanto financeiro, quanto ao volumes para atender á demanda. Mesmo não sendo a função executiva, tal função constitui, sem duvida, uma das atividades mais importantes de uma empresa de manufatura. (POZO, 2002, p. 81). Para que a empresa obtenha sucesso, conforme citação acima será necessário um sistema de estoque eficaz onde deverá ter funcionários competentes que interajam em um ambiente interno (PCP, Compras e Almoxarifado) e Externo (Fornecedores). Todos envolvidos no mesmo processo, garantindo assim um ótimo resultado em seu produto final.

8 8 Os estoques influenciam no resultado final de uma empresa, por isso o controle de estoque se faz tão necessário dentro de uma organização. Para que a gestão de estoque dentro de uma empresa seja eficaz a classificação e avaliação de seus estoques tem que ser planejada de acordo com as suas necessidades. CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTOQUE É considerada a mis importante ferramenta que o administrador possui para identificar os itens do estoque que necessitam de tratamento especial, pois não são todos os itens mantidos em estoque que tem a mesma importância, em termos do capital investido. A curva ABC, é um importante instrumento para o administrador, ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto á sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa. (DIAS, 2006, p. 83). A mesma curva em ABC é utilizada para identificar e gerir, valores altos em estoque, variação do nível de estoque, giro de estoque e consumo dos mesmos, sendo: A = Itens muito importantes (essenciais) B = Itens moderadamente importantes C = Itens menos importantes Trata-se de método cujo fundamento é aplicável a quaisquer situações em que seja possível estabelecer prioridades, como uma tarefa a cumprir mais importante que outra, uma obrigação mais significativa que outra, de modo que a soma de algumas partes dessas tarefas ou obrigações de importância elevada representa, uma grande parcela das obrigações totais. (VIANA, 2000, p. 65). Diversos itens são mantidos em estoque, porem somente uma pequena quantidade deles é que merece atenção especial e controle mais rígido. Assim a analise ABC é o processo utilizado para a classificação dos itens, em três categorias de acordo com a sua utilização e valores. Assim como a curva ABC, existem outros critérios de avaliação de estoque que passaremos a demonstrar: Preço Médio, PEPS, UEPS. Preço médio É a aquisição de diversos materiais iguais comprados por preços diferentes, especificamente por terem sidos adquiridos em momentos diferentes. Esse é o critério mais utilizado no Brasil para a avaliação de estoques.

9 9 Este critério é usado em empresas, em que os seus estoques tenham um controle permanente, e que a cada aquisição, o seu preço médio seja atualizado, pelo método do custo médio ponderado (FERREIRA, 2007, p.32). Conforme nos explica o autor, o preço médio é realizado através das compras de um produto em um determinado período com valores diferentes, criando assim o preço médio do mesmo, para avaliação do estoque. PEPS Esse critério de avaliação significa que a primeira mercadoria que entra é a primeira mercadoria que sai. Conforme a empresa realiza vendas do produto por ela fabricado, a mesma baixa o estoque a partir das primeiras compras realizadas. Neste critério, o material utilizado é custeado pelos preços mais antigos, permanecendo os mais recentes em estoque. O primeiro a entrar é o primeiro a sair (first-in, first-out). (MARTINS, 2010, p. 119). Ou seja, a mercadoria que estiver a mais tempo em estoque será a primeira a sair dele. UEPS De acordo com esse critério, a última mercadoria a entrar é a primeira a sair. Provoca um efeito contrario ao do PEPS. Ultimo a entrar primeiro a sair (last in, first out). Esse método de avaliação considera que devem em primeiro lugar sair às ultimas peças que deram entrada no estoque, o que faz com que o saldo seja avaliado ao preço das ultimas entradas. É o método mais adequado em períodos inflacionários, pois uniformiza o preço dos produtos em estoque para venda no mercado consumidor. Baseia-se teoricamente na premissa de que o estoque de reserva é o equivalente ao ativo fixo. (DIAS, 2006, p. 162). A última, a integrar o estoque é a primeira a sair para ser utilizada no processo produtivo. A seguir, o estudo de caso realizado na empresa JBS S.A., em que o gerenciamento de estoques faz parte do cotidiano.

10 10 ESTUDO DE CASO O estudo de caso foi realizado em uma das empresas do grupo JBS S.A., um frigorífico, situado na cidade de Barretos/SP. O ramo de atividade exercido é a comercialização de produtos alimentícios (carnes e industrializados). Hoje o grupo JBS é considerado a maior empresa de carne bovina no mundo, tendo a capacidade de abater aproximadamente 50 (cinqüenta) mil cabeças de gado por dia. Devido a sua grande variedade de produtos, a empresa desenvolveu sua própria frota de veículos, para que sua logística fosse eficaz no transporte do gado (matéria prima extremamente valorizada). O espírito empreendedor e o pioneirismo são de grande relevância na gestão da empresa. Como qualquer empresa que busca aperfeiçoar seus controles, a JBS tem como foco os seus valores: planejamento, disciplina, franqueza, determinação e simplicidade. Tem como política e missão: Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas, atividades, garantindo os melhores produtos e serviços aos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade satisfatória aos acionistas, e a certeza de um futuro melhor a todos os colaboradores. A JBS é uma empresa frigorífica na qual a dinâmica de trabalho é muito diversificada (industrialização de carnes), o gerenciamento de controle de estoque, portanto, deve ser eficaz, já que para a obtenção do produto final são necessários diversos itens, e através disso nota-se que o estoque de insumos e embalagens deve atender a demanda da produção realizada diariamente inclusive com seus imprevistos. O sistema de controle de estoque, utilizado pela empresa MRP (Materials Requirements Planning) que oferece ferramentas para o controle sistêmico do estoque, além disso, o assistente de almoxarife realiza a inspeção física diária, confrontando assim estoque físico x estoque sistema. Este estudo de caso foi realizado no setor de almoxarifado, que tem como missão: Obter e manter o melhor resultado em custos assegurando que a relação físico X contábil esteja correta e atualizada, através de procedimentos, controles e capacitação profissional além de manter colaboradores motivados em um ambiente harmonioso. O departamento de almoxarifado da empresa JBS é responsável pelo abastecimento de embalagens e insumos utilizados no processo produtivo. Para um controle de estoque eficiente o setor de almoxarifado trabalha com as seguintes regras:

11 11 Só é permitida a entrada de outras pessoas no setor de almoxarifado em casos emergenciais e acompanhados por um responsável da segurança, tendo a obrigação de registrar imediatamente (por e/ou livro) o que retirou do local, o motivo, bem como, coletar a assinatura do seu superior pela retirada; É permitida a compra do material sem movimentação há mais de seis meses, mediante aprovação do gerente administrativo; A conferencia da movimentação dos materiais através de relatórios existentes deve ser realizada diariamente; Assegurar que todos os dados e informações sejam verdadeiros e atualizados; Implantar e coordenar os inventários cíclicos e gerais; Auxiliar na definição dos níveis de estoque (mínimo e máximo); Rastrear e eliminar as divergências entre o físico x contábil; Evitar rupturas no processo devido à ausência de material em estoque; Evitar estoque excedente de materiais no almoxarifado. Conforme demonstrado na parte teórica, a empresa JBS utiliza a curva ABC para identificar e gerir o seu estoque, tendo assim um controle mais eficaz nos itens de maiores valores, classificados como A. A empresa trabalha com o método de avaliação de estoque PEPS, pois exerce atividade no ramo alimentício, e os itens de seu estoque utilizados na composição do produto final tem prazo de validade limitado. O sistema MRP faz parte do cotidiano da empresa JBS, pois através deste sistema são elaboradas as solicitações de compras, levando em conta estoque mínimo, estoque máximo, pedidos pendentes e necessidade de consumo. Para que o processo ocorra com 100% de eficiência, o almoxarifado da empresa que tem a visão exata da disponibilidade de espaço físico de seus depósitos, deve estar alinhado com o departamento de PCP (planejamento e controle de produção) e com o departamento de compras, evitando assim faltas ou excessos de estoques. A seguir demonstraremos a rotina diária realizada pelo setor de almoxarifado englobando as áreas de PCP (Planejamento Mestre de Produção), de Compras, de Faturamento de entrada e de Contabilidade de Custos, já que estão interligados. O PCP informa ao almoxarifado a necessidade de consumo para atender o plano de produção.

12 12 Mediante essa informação, o setor responsável pelo gerenciamento de estoque (almoxarifado), alimenta o sistema MRP, apura-se a quantidade necessária para atender as necessidades de consumo estipuladas pelo PCP. O próprio sistema MRP considera o tempo e entrega, pedidos pendentes e estoque atualizado, cabendo ao gestor de estoque verificar a disponibilidade de espaço físico e a data de entrega, elaborando assim uma solicitação de compra no sistema. Após a solicitação no sistema, o departamento de compras inicia o processo de abastecimento de estoque. Sendo assim, é elaborado, via sistema, três cotações no mercado, avaliando melhor preço, prazo de entrega, qualidade do produto, gerando, por fim, um pedido de compra. O setor de compras é responsável pelo produto adquirido (embalagem, insumos ou outro qualquer), até que o mesmo esteja na planta fabril, atendendo todos os padrões de qualidades exigidos pela JBS. Com a entrega do material solicitado na empresa, o departamento de faturamento de entrada, confronta nota fiscal recebida com o pedido de compra disponível no sistema. Caso não haja nenhuma divergência entre ambas, é elaborado um documento interno denominado como planilha cega, somente assim, é autorizada a entrada do veículo com produto, sendo encaminhado para conferência e descarregamento no setor de almoxarifado. O almoxarifado confere, descarrega, armazena e efetua a entrada no sistema através do preenchimento da planilha cega (Documento interno de recebimento, onde é comparado à quantidade recebida com a quantidade faturada na nota fiscal), após a verificação do recebimento (se não houver divergências), o veículo é liberado e enviado ao setor de faturamento de entrada. Mediante a planilha cega preenchida, o faturamento de entrada verifica se houve divergências de recebimento (nota fiscal x planilha cega), caso não, o veículo é liberado e entregue ao transportador o canhoto da NF devidamente assinado e carimbado, após esse processo o faturamento de entrada efetua a entrada no sistema da nota fiscal, gerando documentos contábeis e financeiros no sistema, finalizando o processo de entrada. Após o abastecimento do estoque, a mercadoria é disponibilizada para a produção, porém esse procedimento somente ocorrerá com um documento via sistema (requisição de saída), em que o produto é entregue ao usuário e o almoxarife efetua a baixa no sistema, finalizando assim todo o processo do departamento de almoxarifado descrito no presente estudo de caso.

13 13 Depois de contabilizado o almoxarifado e finalizadas todas as movimentações de estoque e produção, o departamento de custo através do sistema ERP Corporate faz o cálculo do custo. O sistema busca todas as informações de compras: matéria-prima (carnes), Embalagens (latas, embalagens plásticas, etc.), insumos (sal, açúcar, etc.), itens não produtivos (peças de maquinas, etc.), (quantidade e valor), todas as informações de produção e todas as informações de vendas para compor o estoque. Para a valorização, o sistema busca valores de matéria prima (carnes) mais embalagens (latas, embalagens plásticas, etc.), mais insumos (sal, açúcar, etc.), que foram utilizados nas produções e valorizados por produto. Todo e qualquer produto tem uma fórmula, que especifica a quantidade teórica de embalagem, insumo e matéria prima, que será utilizado para a produção do mesmo. Porém, o sistema busca a quantidade correta de matéria prima que foi utilizado e baixado no sistema através de leitura de código de barras na entrada da produção. Sendo assim, é feito pelo sistema o rateio da quantidade utilizada entre os produtos produzidos de acordo com a fórmula especifica de cada um. Depois que é realizada a valorização nas produções e compras do dia, o sistema gera um preço médio de estoque por produto, calculado da seguinte forma: Custo/kg estoque anterior + custo/kg produções do dia = custo/kg estoque atual O volume de estoque (aumento do estoque no final do mês) vai influenciar diretamente o custeio por absorção fiscal (a absorção do custo fixo no custo dos produtos), se o estoque tem um aumento, ele absorverá parte do custo fixo proporcional ao seu aumento, se o estoque diminui, ele devolverá o custo fixo que foi absorvido em outro momento. Conforme apresentado no estudo de caso, realizado na empresa JBS S.A. o gerenciamento de estoque se faz necessário para atender as demandas de produção e auxiliar no controle dos custos de seus produtos finais, levando ao seu cliente produtos de qualidade com margem de lucro competitiva no mercado. CONCLUSÃO Com o estudo de caso na empresa JBS, concluímos que os estoques são recursos econômicos que representam diretamente um investimento que assegura o processo produtivo,

14 14 eliminando assim rupturas em linha de produção e atrasos de seus produtos aos seus clientes. Porém, a formação de estoques implica em consumo do capital de giro, e que poderia ser utilizado em outro segmento da empresa, isso é o principal motivo pelo qual o gerenciamento deve planejar estoques que mantenham o equilíbrio entre estoque e consumo. Na empresa JBS, é visível o excelente controle de estoques, pois área reflete a organização de seu gerenciamento, e se destaca dentre suas empresas coligadas, sendo ponto de referencia para as outras empresas dentro da organização. Conforme demonstrado na parte teórica e no estudo de caso, o gerenciamento de estoques, tem papel fundamental na contabilidade de custos, pois interfere diretamente nos custos de seus produtos finais, quanto maior for o estoque no final do período, maior será o seu custo fixo. Através do estudo de caso é possível concluir que a gestão de estoque tem um desempenho fundamental para a redução de custos desnecessários, resultando em lucros e tendo um melhor controle no processo. A busca pela melhoria continua vem através da qualidade, que se destaca em primeiro lugar, pois através do controle eficiente, planejamento, a empresa atingirá a qualidade exigida pelos seus clientes, fornecendo um ótimo produto ao custo bem acessível competitivo no mercado. REFERÊNCIAS DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, FERREIRA, José Ângelo Custos industriais: uma ênfase gerencial [Em linha]. São Paulo: Editora STS, Disponível em WWW:<URL: OvJl1OgfEC&dq=pt-PT>. ISBN MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2002.

15 15 MEGLIORINI, Evandir. Custos. São Paulo: Makron Books, POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Uma abordagem logística. 2. ed. São Paulo: Atlas, VARTANIAN, G.H. O método de custeio pleno uma analise conceitual e empírica f. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, USP. São Paulo. VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas: 2000.

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA MARCIO REIS - R.A MICHELE CRISTINE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A 1039074 RENATA COSTA DA SILVA SIMIÃO R.A 1039444 Ciências Contábeis CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA Orientador: Prof.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B 2 INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS B GERÊNCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE Guilherme Demo Limeira SP 2005 3 GUILHERME DEMO GERÊNCIAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE Projeto científico

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC

CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC Resumo CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC Ana Paula Ferreira Azevedo Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco Associação Educacional Dom Bosco E-mail: apfazevedo@ig.com.br

Leia mais

MANUAL PARA FORNECEDORES

MANUAL PARA FORNECEDORES Página 1 de 11 SUMÁRIO: 1 VISÃO...3 2 MISSÃO...3 3 PRINCÍPIOS...3 4 POLÍTICA DE GESTÃO INOVA...4 5 - MENSAGEM AO FORNECEDOR...4 6 - OBJETIVO DO MANUAL...5 7 - REQUISITOS BÁSICOS DO SGQ...5 8 - AVALIAÇÃO

Leia mais

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos Capítulo 2 Logística e Cadeia de Suprimentos Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br 1 Capítulo 2 - Logística e Cadeia de Suprimentos Papel primordial da Logística na organização Gestão da Produção

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS GESTÃO DE ESTOQUE Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em Administração Faculdades Integradas de Três

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP Prof a. Nazaré Ferrão

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP Prof a. Nazaré Ferrão 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: ADM. DE REC. MATERIAIS E PATRIMONIAIS Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: Turma: 5 ADN FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, F.

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS! Quando usá-lo e quando não usá-lo! Por que o custo de reposição é um problema financeiro e não econômico Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

Administração de estoques. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia

Administração de estoques. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Administração de estoques Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Administração de estoques Cabe a este setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não

Leia mais

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Vimos até então que a gestão contábil e a gestão financeira são de extrema importância para decisões gerenciais, pois possibilitam ao pequeno gestor compreender as

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

Aula 3 Contextualização

Aula 3 Contextualização Custos Industriais Aula 3 Contextualização Profa. Me. Marinei Abreu Mattos Custos Industriais Uma vez compreendida a terminologia de custos e suas fases durante o processo produtivo, iremos delimitar os

Leia mais

Objetivos da Adm. de Estoque 1. Realizar o efeito lubrificante na relação produção/vendas

Objetivos da Adm. de Estoque 1. Realizar o efeito lubrificante na relação produção/vendas 1 Objetivos da Adm. de Estoque 1. Realizar o efeito lubrificante na relação produção/vendas Aumentos repentinos no consumo são absorvidos pelos estoques, até que o ritmo de produção seja ajustado para

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ÍNDICE. Estruturação e Organização da Matéria Prima...

ÍNDICE. Estruturação e Organização da Matéria Prima... ÍNDICE Apuração de Custos Estruturação e Organização I - Custos de Produção Custos Diretos Estruturação para a Apuração de Custo Matérias Primas, Produtos Químicos... Estruturação e Organização da Matéria

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

Artigo publicado na Revista CEPPG Nº 24 1/2011 ISSN 1517-8471 Páginas 37 à 44 RESUMO

Artigo publicado na Revista CEPPG Nº 24 1/2011 ISSN 1517-8471 Páginas 37 à 44 RESUMO CONTROLE DE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DE UM ESTOQUE Andre Luis de Souza Neto 1 RESUMO O presente trabalho justifica-se pela discussão do grande papel da avaliação e controle da qualidade de um estoque em

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Tem por objetivo garantir a existência contínua de um estoque organizado, de modo a não faltar nenhum dos itens necessários à produção.

Tem por objetivo garantir a existência contínua de um estoque organizado, de modo a não faltar nenhum dos itens necessários à produção. Resumo aula 3 Introdução à gestão de materiais A gestão de materiais é um conjunto de ações destinadas a suprir a unidade com materiais necessários ao desenvolvimento das suas atribuições. Abrange: previsão

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht Administração Logística e Administração de. Profª. Patricia Brecht Definição - Logística O termo LOGÍSTICA conforme o dicionário Aurélio vem do francês Logistique e significa parte da arte da guerra que

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi Marketing Prof. Angelo Polizzi Gestão de Produção Gestão de Produção Objetivos: Mostrar que produtos (bens e serviços) consumidos, são produzidos em uma ordem lógica, evitando a perda ou falta de insumos

Leia mais

Administração de Materiais e Logística II.

Administração de Materiais e Logística II. A Administração de Material corresponde, no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas de aquisição, guarda, controle de aplicação dos materiais destinados

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Operações Terminais Armazéns AULA 3 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. A Gestão de Estoques Definição» Os estoques são acúmulos de matériasprimas,

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL Aldemar Dias de Almeida Filho Discente do 4º ano do Curso de Ciências Contábeis Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Élica Cristina da

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos e Gestão de Estoques

Capítulo 1 Conceitos e Gestão de Estoques Capítulo 1 Conceitos e Gestão de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. GESTÃO DE ESTOQUE 1.1 Conceito de Gestão de estoques Refere-se a decisões sobre quando e quanto ressuprir

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA REVISÃO

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC DEFINIÇÕES GERENCIAR Ato ou efeito de manter a integridade física e funcional para algo proposta

Leia mais

Planejamento, Programação e Controle da Produção

Planejamento, Programação e Controle da Produção Planejamento, Programação e Controle da Produção Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler GESTÃO DE ESTOQUES Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler Sumário Gestão de estoque Conceito de estoque Funções do estoque Estoque de segurança

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

1/5 NORMA INTERNA Nº: DATA DA VIGÊNCIA: 26/2010 ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL

1/5 NORMA INTERNA Nº: DATA DA VIGÊNCIA: 26/2010 ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL 1/5 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Normatizar os procedimentos de entrada e saída de materiais adquiridos pelo Município; 1.2) Garantir recebimento dos materiais no que se refere a quantidade, qualidade e prazo

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler Sumário Introdução O Almoxarifado conceito Organização do Almoxarifado: Recebimento Armazenagem

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Nível de Serviço ... Serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou do

Leia mais

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. INVENTÁRIO DO ESTOQUE DE MERCADORIAS Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo

Leia mais

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem e controle Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.seus custos podem absorver

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 9 O crédito divide-se em dois tipos da forma mais ampla: o crédito público e o crédito privado. O crédito público trata das relações entre entidades públicas governo federal,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO E DESPESAS O controle de custos deve estar associado a programas

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Paulino Botelho (Extensão Esterina Placco) Ensino Técnico Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PROF.ESP.JOÃO EDSON F. DE QUEIROZ DILHO

CURSO: CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PROF.ESP.JOÃO EDSON F. DE QUEIROZ DILHO Composição e Mecanismos de Determinação do Custo do Produto O Custo de cada produto lançado no estoque é composto de matéria-prima consumida (MPC), mão-de-obra diretamente relacionada com a produção (MOD)

Leia mais

Classificação de Materiais

Classificação de Materiais Classificação de Materiais A classificação de materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. O sucesso no gerenciamento de estoques depende, em grande parte, de bem

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Grupo Educacional UNIS - MG

Grupo Educacional UNIS - MG 1º CONCURSO NEUNIS DE PLANOS DE NEGÓCIO PARA UNIVERSITÁRIOS 2014 1 REALIZAÇÃO: UNIS/MG REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso NEUNIS de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerencias Curso de Ciências Contábeis Controladoria em Agronegócios ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO E DO

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE. Profa. Marinalva Barboza

Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE. Profa. Marinalva Barboza Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES Profa. Marinalva Barboza Introdução Esta unidade tem como foco os custos de estoque. Abordará os vários custos e exercícios de fixação. Custos dos estoques

Leia mais

MARCA PRÓPRIA. Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria.

MARCA PRÓPRIA. Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria. MARCA PRÓPRIA Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria. Normalmente estas empresas iniciaram suas atividades com uma marca que se consolidou no mercado.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

MRP COMO SISTEMA PROPULSOR DE MELHORIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

MRP COMO SISTEMA PROPULSOR DE MELHORIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS ISSN 1984-9354 MRP COMO SISTEMA PROPULSOR DE MELHORIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Jamile Pereira Cunha Rodrigues (UESC) Resumo Diante do atual cenário competitivo empresarial, as empresas estão buscando

Leia mais

SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING. Jaime José Veloso

SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING. Jaime José Veloso SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING Métodos de Custeio Os métodos de custeio são as maneiras de alocação dos custos aos produtos e serviços. São três os métodos mais utilizados: Custeio por absorção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Custeio Variável e Margem de Contribuição

Custeio Variável e Margem de Contribuição Tema Custeio Variável e Margem de Contribuição Projeto Curso Disciplina Tema Professora Pós-graduação MBA em Engenharia da Produção Custos Industriais Custeio Variável e Margem de Contribuição Luizete

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL

CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. EDENISE AP. DOS ANJOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 5º PERÍODO CONTABILIDADE GERENCIAL As empresas devem ser dirigidas como organismos vivos, como entidades em continuidade, cujo objetivo é a criação de

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 11 Questões sobre o tópico Administração de Materiais. Olá Pessoal, Hoje veremos um tema muito solicitado para esse concurso do MPU! Administração de Materiais.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Controle de estoques. Capítulo 6. André Jun Nishizawa

Controle de estoques. Capítulo 6. André Jun Nishizawa Controle de estoques Capítulo 6 Sumário Conceito de estoque Tipos Sistemas de controle de estoques Fichas de estoque Classificação de estoque Dimensionamento de estoque Logística e Cadeia de suprimentos

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Suprimentos. Gestão de Compras

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM CNPJ: 10.793.118/0001-78 Projeto T2Ti ERP. Módulo Suprimentos. Gestão de Compras Módulo Suprimentos Gestão de Compras Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Suprimentos Gestão de Compras. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no todo

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3 3 Indicadores de Resultados da gestão comercial Série Indicadores Essenciais Volume 3 Gestão Comercial de Alta Performance Clique abaixo e saiba como podemos colaborar com o desenvolvimento de sua equipe.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

E&L ERP Almoxarifado

E&L ERP Almoxarifado Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: Prevendo todas as rotinas necessárias ao bom funcionamento da administração de materiais, o produz automaticamente as médias

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável por Carlos Alexandre Sá Existem três métodos de apuração dos Custos das Vendas 1 : o método de custeio por absorção, o método de custeio

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/5 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Normatizar os procedimentos de entrada e saída de materiais adquiridos pelo Município; 1.2) Garantir recebimento dos materiais no que se refere a quantidade, qualidade e prazo

Leia mais