Especialização em Direito Político, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, com titulação em 22/04/1992.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialização em Direito Político, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, com titulação em 22/04/1992."

Transcrição

1 ROGERIO FAVRETO Formação Acadêmica: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo UPF, em 27/07/1989 (Graduado com destaque pela obtenção da melhor média de avaliação da turma de bacharelandos 89/1). Especialização em Direito Político, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, com titulação em 22/04/1992. Curso de Preparação para o Ministério Público, pela Escola Superior do Ministério Público do RS ESMP, com titulação e, 30/12/1990. Mestrando em Direito, pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Área de Concentração: Instituições de Direito do Estado. Cursos de Aperfeiçoamento Profissional: diversos cursos nas áreas de Direito Constitucional, Público, Administrativo, Processo Civil, Tributário, Penal e Processo Penal, Municipal e Gestão Pública. Funções Atuais: Procurador de Carreira do Município de Porto Alegre, com aprovação por Concurso Público, desde 18 de julho de Procurador da Procuradoria de Serviços Públicos PSP - PGM Principais Atividades Exercidas: Advogado e consultor jurídico privado, com atuação em Direito Administrativo, Civil e do Trabalho, de novembro de 1989 a abril de Assessor Jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre, com atuação na assessoria jurídica na elaboração da Lei Orgânica do Município, de 02 de janeiro a 04 de março de Assessor Técnico Jurídico da Procuradoria-Geral do Município, com atuação na Assessoria do Gabinete do Procurador Geral, de 05 de março de 1990 a 17 de julho de Chefe da Procuradoria de Licitações e Contratos, na Procuradoria-Geral do Município de julho a dezembro de 1995.

2 Coordenador da Assessoria Jurídica do Gabinete do Prefeito, de janeiro a dezembro de Procurador Geral do Município de Porto Alegre de janeiro de 1997 a dezembro de Presidente do Fórum Nacional de Procuradores-Gerais das Capitais Brasileiras, de março de 2001 a dezembro de Assessor Jurídico da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de março a dezembro de 2005 Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de dezembro de 2005 a junho de Chefe da Assessoria Jurídica Especial da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, de julho de 2006 a março de Secretário Nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, de abril de 2007 a junho de Membro da Comissão de Direitos Humanos, na OAB Seccional do RS, no biênio 91/93 (Portaria nº 147/93 de registro e agradecimento pelo cumprimento dos encargos conferidos). Membro da Comissão Especial da Advocacia Pública, na OAB Seccional do RS, no biênio 98/00. Representante do Ministério da Justiça no Convênio para financiamento e implantação do Projeto CASA DE MEDIAÇÃO da OAB/RS, de 2009 a Coordenador da Comissão Examinadora do Concurso Público de Procurador do Município de Porto Alegre, RS: de julho de 1997 a julho de Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Assessor Jurídico do Município de Porto Alegre, RS - Elaborador da Prova Objetiva de Direito Administrativo e da Prova Prática (Direito Constitucional, Administrativo e Municipal): fevereiro a outubro de Coordenador e Examinador do Concurso Público de Procurador do Município de Porto Alegre. RS - Elaborador e avaliador da Prova Prática (Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Processo Civil e Municipal), de novembro de 2003 a maio de Coordenador e Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público de Procurador da Câmara Municipal de Porto Alegre, RS - Elaborador e avaliador das Provas objetiva e discursiva de Dir. Administrativo; da Prova Prática (Direito Constitucional, Administrativo, Institucional e Municipal), de agosto a dezembro de 2004.

3 Membro do Conselho Superior do Prêmio Innovare, de 2007 a Membro do Conselho Científico do OBSERVATÓRIO DA JUSTIÇA BRASILEIRA. Portaria/MJ nº 823, de 21 de maio de Presidente da Comissão de Alto Nível sobre Direito do Trabalho, no Ministério da Justiça. Portaria nº 840, de 09 de maio de Presidente da Comissão do III Diagnóstico da Defensoria Pública, no Ministério da Justiça. Portaria nº 1.428, de 04 de agosto de Membro Titular do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Arbitragem, no Ministério da Justiça. Portaria nº 2.205, de 14 de novembro de Presidente da Comissão Especial sobre Ações Coletivas, no Ministério da Justiça. Portaria nº 2.481, de 09 de dezembro de Presidente da Comissão do I Diagnóstico da Advocacia Pública, no Ministério da Justiça. Portaria nº 2.483, de 11 de dezembro de Membro Titular e Coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial sobre os serviços Notariais e de Registro, no Ministério da Justiça. Portaria nº 150, de 04 de fevereiro de Membro do Grupo de Trabalho do Observatório da Justiça Brasileira, no Ministério da Justiça. Portaria nº 1.846, de 05 de junho de Coordenador do Comitê Interinstitucional de Gestão do II Pacto de Estado, no Ministério da Justiça. Portaria nº 2.658, de 30 de julho de Presidente da Comissão de acompanhamento do curso de Capacitação de Magistrados e Servidores em Técnicas de Mediação. Portaria nº 2.688, de 13 de agosto de Docência: Professor da Escola Superior de Direito Municipal, ESDM, nos Cursos de especialização em Direito Público, a partir de Professor Convidado do Curso de Especialização em Advocacia Municipal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e da Escola Superior de Direito Municipal, de 2000 a Professor do Curso de Pós Graduação em Direito Municipal no Centro de Ensino Superior de Santa Catarina CESUSC, em 2002.

4 Professor do Curso de Pós Graduação em Administração Pública na Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC, de 2003 a Representações Internacionais do Governo Brasileiro Representante do Brasil no Conselho de Direção do Consórcio EUROsociAL/Justiça. Comissão Européia, Paris/França. 2007/2010. Coordenador Nacional junto a Conferência de Ministros da Justiça dos Países Iberoamericanos COMJIB. Sede Madrid/Espanha. 2007/2010. Participante da IberRede Rede Latino-Americana de Cooperação Jurídica Internacional. Punta Del Este/Uruguai: 15 e 16 de novembro de Participante e expositor na XI Conferência dos Ministros da Justiça dos Países da Língua Portuguesa - CPLP. Guiné Bissau: 11 a 13 de fevereiro de Participante na Reunião da XIV Cúpula Judicial Iberoamericana. Brasília/Brasil: 05 e 06 de março de Membro da Delegação Brasileira na 9ª Conferência Bienal Igualdade de Justiça para Todos da Associação Internacional de Mulheres Juízas (IAWJ). Cidade do Panamá/Panamá: 25 a 28 de março de Secretário-Geral Adjunto da Conferência dos Ministros da Justiça dos Países Iberoamericanos 1. Eleito na XVI Conferência: San José, Costa Rica, em 20 de agosto de 2008.Mandato 2008/2010. Membro da Delegação Brasileira na Defesa Oral do II Relatório Brasileiro sobre o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) na ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ONU. Genebra/Suíça: 06 a 09 de maio de Integrou a Delegação Brasileira na Audiência sobre Sistema Prisional no Brasil junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos na OEA Organização dos Estados. Washington, EUA, 19 de março de Integrou a Delegação Brasileira no 12º Congresso das Nações Unidas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal ONUDD. Salvador, Bahia: 13 a 20 de abril de Condecorações e Homenagens 1 A Conferência de Ministros de Justiça dos Países Iberoamericanos (COMJIB) é integrada por 22 países iberoamericanos, com sede em Madrid/Espanha, reúne a plenária dos Ministros a cada três anos.

5 Cidadão Emérito do Município de Tapejara, RS. 05/03/2004. Distinção do Fórum dos Procuradores-Gerais das Capitais Brasileiras. Curitiba, PR, agosto de Comenda Brasil de Paz e Justiça. Associação Nacional dos Juízes de Paz: Brasília, DF, 15 de outubro de Medalha Abolicionismo é Paz - Tributo à Lei Áurea. Associação Brasileira de Forças Institucionais da Paz da ONU e Instituto de Integração de Justiça de Paz do Brasil: Brasília, DF, 13 de maio de Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho: Condecoração no Grau Comendador: Tribunal Superior do Trabalho/TST: Brasília, DF, 11 de agosto de Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: 11 de setembro de Ordem Capixaba do Mérito Judiciário do Trabalho: Condecoração no Grau Comendador. Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região: Vitória, ES, 22 de novembro de Medalha do Mérito Eleitoral: Classe JURISTA. Tribunal Regional Eleitoral/DF. Brasília, DF, 1º de dezembro de Ordem do Mérito Judiciário Militar do Superior Tribunal Militar: Condecoração Alta Distinção: Brasília, DF, 1º de abril de Prêmio RAYMUNDO FAORO: Destaque no Direito Municipal. Associação de Procuradores do Município de Porto Alegre/APMPA e Associação Nacional de Procuradores Municipais/ANPM: Porto Alegre, RS, 3 de julho de Ordem do Mérito de Dom Bosco: Condecoração no Grau Grande Oficial. Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: Brasília, DF, 31 de agosto de Homenagem do VIII Congresso Nacional de Defensores Públicos. Associação Nacional dos Defensores Públicos/ANADEP e Conselho dos Defensores Públicos Gerais dos Estados/CONDEGE: Porto Alegre, RS, 3 de novembro de Medalha Professor San Tiago Dantas. Associação Nacional dos Procuradores Federais - ANPAF: Recife, PE, 09 de novembro de Medalha da Ordem do Mérito do Judiciário do DF: Condecoração no Grau Comendador. Tribunal de Justiça do DF e Territórios: Brasília, DF, 29 de março de Homenagem do Conselho da Justiça Federal e Superior Tribunal de Justiça: Brasília, DF, 29 de junho de 2010.

6 Reconocimiento de Caráter Institucional por Apoyo a la Modernización del Sistema de Justicia del Perú. República Del Perú Ministerio de Justicia: Miraflores, Julio de Produção: Livros Publicados Comentários à Lei de Improbidade Administrativa FAVRETO, Rogério; GAJARDONI, Fernando da Fonseca; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel; CRUZ, Luana P. de Figueiredo. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2010 (no prelo setembro/outubro/2010). Comentários à Nova Lei do mandado de Segurança FAVRETO, Rogerio; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel; CRUZ, Luana P. de Figueiredo; PALHARINI JUNIOR, Sidnei. Revista dos Tribunais: São Paulo, A Lei e a Ilegalidade na Produção do Espaço Urbano FAVRETO, Rogerio; Fuhro,Vaneila Magali Muller (Coord. Edésio Fernandes e Betânia Alfonsin. Ed. Del Rey: Belo Horizonte, Novos Rumos da Autonomia Municipal Coord.: Evandro de Castro Bastos e Odilon Borges Júnior. Ed. Max Limonad: São Paulo, Capítulos de Livros Publicados O Projeto da Nova Lei da Ação Civil Pública principais aspectos. Homenagem ao Prof. SERGIO SHIMURA. FAVRETO, Rogerio; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. In:... (Org.). Em defesa de um novo Sistema de Processo Coletivo. 1ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais - RT, 2010, vol 1, p.. O Projeto da Nova Lei da Ação Civil Pública principais aspectos. Direitos Fundamentais e sua proteção nos Planos Interno e Internacional. FAVRETO, Rogerio; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. Ed. Belo Horizonte: Arraes editores, 2010, vol 1, p O Projeto de Lei que disciplina as Ações Coletivas: abordagem comparativa entre as principais inovações. Homenagem a Profª ADA PELEGRINI GRINOVER. FAVRETO, Rogerio; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. In:Maria Clara Gozzoli; Mirna Cianci; Petrônio Calmon e, Rita Quartieri (Org.). Em defesa de um novo Sistema de Processo Coletivo. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010, vol 1, p O Projeto da Nova Lei da Ação Civil Pública principais aspectos.

7 FAVRETO, Rogerio; GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. In: Luiz Carlos Aceti Junior; Edson Braga; Samir Jorge Murad; Werner Grau Neto e, Flávio Ahmed (Org.). Mecanismos Legais para o Desenvolvimento Sustentável.. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, A Defesa Jurídica do Interesse Público e da Cidadania. FAVRETO, Rogerio; CORDEIRO, André Passos e outros. Coord.:Raul Pont - Adair Barcelos(Org.). Ed. Artes e Ofícios: Porto Alegre, 2000, p Artigos Jurídicos Contratos Administrativos Equilíbrio Econômico Financeiro. Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre n. 07, nov/1993: p Revista da Substituição do Prefeito Ordem Sucessiva, Limites, Competência e sua Formalização. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 10, dez/1996: p Registro de Preços Decreto nº /96. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 10, dez/1996: p Registro de Preços O Instituto de Porto Alegre. Revista ILC Informativo, Licitações & Contratos, Ano IV, nº 35, jan/1997: p A Municipalização do Trânsito e o Serviço de Inspeção Veicular. Revista INTERESSE PÚBLICO Ano I, nº 2, Abril-Jun/1999 São Paulo: p O Devido Processo Legal nas Sanções do Código de Transito Brasileiro. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre - nº 13, nov/1999: p Autonomia Municipal e Regime Próprio de Previdência. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre - nº 14, nov/2000: p O Município em Juízo: Orçamento Participativo. (FAVRETO, Rogerio; Prestes, Vanesca). Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre - nº 14, nov/2000: p Bens Públicos Municipais e o Uso Remunerado do seu Subsolo e parte Aérea. Revista Finanças dos Municípios Gaúchos Ano 1/2001: p Bens Públicos Municipais e o Uso Remunerado do seu Subsolo e parte Aérea. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 15, dez/2001: p A Previdência Pública do Município de Porto Alegre. Inconstitucionalidade de Referendo Popular Corporativo. Revista da Procuradoria Geral do Munic. de Porto Alegre nº 15, dez/2001: p

8 O Município em Juízo: Ação Direta de Inconstitucionalidade de Decreto-Legislativo Tarifa de Água. (FAVRETO, Rogerio; Nygaard, Gustavo; Pinto, José F. Teixeira). Revista da Procuradoria Geral do Munic.de Porto Alegre nº 16, dez/2002: p O Município em Juízo: Ação de Usucapião Coletivo Aplicação do art. 10 do Estatuto da Cidade. (FAVRETO, Rogerio; Garczynsky Fº, Edgar; Silva, Jacqueline Severo da; Corrêa, Andréa. M. da Silva; Aquines, Carlos Roberto da Costa; Vernet Not, Paulo de Tarso). Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 16, dez/2002: p O Município em Juízo: Habeas Corpus contra Ato do Ministério Público Constrangimento Ilegal e Abuso de Direito. (FAVRETO, Rogerio; Estrella, Heron Nunes; Prestes, Vanesca B.; Barros Neto, Napoleão). Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 17, dez/2003: p Indenização Administrativa Dever do Estado na Defesa do Interesse Público e da Cidadania. Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 18, out/2004: p O Município em Juízo: Proibição de Interpretação Restritiva pela PFN em caso de Parcelamentos dos Débitos. (FAVRETO, Rogerio; Grehs, Karin Palombini). Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 18, dez/2004: p O Município em Juízo: As Demandas Judiciais envolvendo a Contribuição de Iluminação Pública. (FAVRETO, Rogerio; Estrella, Heron Nunes; Ferreira, Marcelo Dias; Grehs, Karin Palombini). Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre nº 17, dez/2003: p Reforma Processual Penal: mudanças graduais para constituir um sistema mais eficiente e justo. Revista Reforma Iinfraconstitucional Processo Penal. Ministério da Justiça Brasil, 2009: p A Implantação de uma Política Pública. Manual de MEDIAÇÃO JUDICIAL Organizador André Gomma de Azevedo. Ministério da Justiça. Brasil, Anotações sobre o Projeto da Nova Lei da Ação Civil Pública: principais inovações. Revista de PROCESSO RePro 176, Ano 34 - out/2009: p (Co-autores:Luiz Manoel Gomes Junior e Rogerio Favreto). A Nova Lei da Ação Civil Pública e do Sistema Único de Ações Coletivas Brasileiras. Revista Magister de Direito Empresarial, Concorrencial e do Consumidor. Vol 27, p (Co-autores: Luiz Manoel Gomes Junior e Rogerio Favreto). Las Experiencias de Reformas del Proceso Civil Brasileno. Revista de PROCESSO RePro 178, Ano 34 - dezembro/2009: p (Co-autores: Celso Hiroshi Iocohama, Gregório Assagra de Alkmeida, Luiz Manoel Gomes Junior e Rogerio Favreto).

9 Projeto de Lei nº / 2009 A Nova Lei da Ação Civil Pública e do Sistema Único de Ações Coletivas Brasileiras. Revista IOB de Direito Civil e Processual Civil (RDC), p , Ano XI nº 63 Jan-Fev/2010. (Co-autores: Luiz Manoel Gomes Junior e Rogerio Favreto). O II Pacto Republicano de Reforma do Sistema de Justiça no Brasil. Revista II Pacto Republicano de Estado. Ministério da Justiça. Brasil, 2010: p Mandado de segurança coletivo - Legitimidade e objeto - Análise dos seus principais aspectos - Lei /2009. Revista dos Tribunais RT 898, (Co-autores: Luiz Manoel Gomes Junior e Rogerio Favreto). Prefácios e Apresentação de Livros e Publicações Membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre: 1998 a Anais do XXIV Encontro Nacional de Procuradores Municipais: O Município diante das Reformas Constitucionais. Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, Manual de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre,2002. Apresentação da Edição Especial da Revista da PGM: Que grau de exclusão social ainda pode ser tolerado por um Sistema Domocrático? (Prof. FRIEDRICH MULLER). Porto Alegre:outubro/2000. Relatório da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre: Gestões e Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre,2004. Diagnóstico Análise da Gestão e Funcionamento dos Cartórios Judiciais. Ministério da Justiça. Brasil, junho de Estudo sobre Execuções Fiscais no Brasil. Ministério da Justiça. Brasil, agosto de Pesquisa Tutela Judicial dos Interesses Metaindividuais - Ações Coletivas. Ministério da Justiça. Brasil, setembro de Manual RENAJUD Restrições Judiciais de Veículos Automotores. Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Justiça. Brasil, Cartilha Inventários, Partilhas, Separações e Divórcios. Ministério da Justiça. Brasil, Coordenação da Cartilha O que é Justiça Comunitária?. Ministério da Justiça. Brasil, 2008.

10 Coordenação da Revista JUSTIÇA COMUNITÁRIA uma experiência. Ministério da Justiça. Brasil, Revista Prêmio INNOVARE A Justiça do Século XXI. Práticas Vencedoras, vol. IV Fundação Getúlio Vargas. Brasil, Revista Prêmio INNOVARE A Justiça do Século XXI. Práticas Vencedoras, vol. V Instituto Innovare. Brasil, Coordenação da Cartilha ARBITRAGEM o que você precisa saber. Ministério da Justiça. Brasil, III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil. Ministério da Justiça. Brasil, Prefácio do livro: A Efetividade do Processo um dos compromissos do Pacto Republicano. Salviano, Ricardo. Brasília/DF:Editora CONSULEX, 2010( Tarso Genro e Rogerio Favreto). Cartilha JUSTIÇA - em quadrinhos. Associação dos Magistrados Brasileiros AMB. PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasil, abril de 2010 (Luiz Paulo Barreto e Rogerio Favreto). Cartilha CIDADANIA - em quadrinhos. Associação dos Magistrados Brasileiros AMB. PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasil, abril de 2010 (Luiz Paulo Barreto e Rogerio Favreto). Prefácio do livro: As relações entre o Estado e os Partidos Políticos no Brasil. Zimmer Junior, Aluisio. Rio de Janeiro/RJ: Editora Forense e São Paulo:Ed. Método, Conferência, Palestras e Debates Diversas atuações em eventos internacionais e nacionais nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Público, Municipal, Processual Civil e Penal, Gestão Pública, Reformas e Gestão da Justiça, Advocacia, Mediação, Arbitragem e Meios alternativos de Resolução de Conflitos.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela - UNISINOS, em 1989.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela - UNISINOS, em 1989. JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA PINTO Nascimento: 26 de abril de 1962, em São Gabriel, RS. Filiação: Flávio da Silva Pinto e Maria do Carmo Teixeira Pinto. Formação Acadêmica Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Natural de Caçapava do Sul, RS, é Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul desde 10-09-93, em virtude

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem Presidencial nº 82, de 2012 (nº 403, 10 de setembro de 2012, na origem), que submete à aprovação do Senado Federal

Leia mais

Participou do II Curso de Preparação à Magistratura, no período de 13/03/1989 a 08/12/1989. Promovido pela Escola da Magistratura do Estado de

Participou do II Curso de Preparação à Magistratura, no período de 13/03/1989 a 08/12/1989. Promovido pela Escola da Magistratura do Estado de ALEXANDRE MIGUEL, natural de Tupi Paulista SP, casado, Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em Tupã, Estado de São Paulo, no ano letivo de 1986. Pós-Graduação em Direito

Leia mais

EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS GRUPO TEMÁTICO I 1. Procuradores de Justiça: Elaine Martins Parise 2. Procuradores de Justiça: Marco Paulo

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,

Leia mais

Marilene Talarico Martins Rodrigues

Marilene Talarico Martins Rodrigues Marilene Talarico Martins Rodrigues Formação Acadêmica Pós-Graduação na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (créditos concluídos), nas áreas de concentração em (a) Direito Constitucional

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL DOAÇÃO DE LIVROS Conforme dispõe a Instrução Normativa MPF/SG/SA nº 001/1993, os bens classificados como IRRECUPERÁVEIS poderão

Leia mais

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO MARCELO ZENKNER Professor da Faculdade de Direito de Vitória, Espírito Santo, Brasil UNIDADES CONTEÚDOS OBJETIVOS TÉCNICA

Leia mais

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília.

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília. 2007 Curso sobre Gestão de Pessoal (Novembro) Instrutores: Dr. Inácio Magalhães Filho, Procurador do Ministério Público junto ao TCDF Dr.Charleston Reis Coutinho, Assessor da Vice-Presidência do TJDFT.

Leia mais

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS Outubro e Novembro 2011

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS Outubro e Novembro 2011 Doação do Consocio e Autor Dr. João Carlos Castellar ANTEPROJETO DE CÓDIGO DE PROCESSO PENAL DESENVOLVIDO PELA COMISSÃO PERMANENTE DE DIREITO PENAL DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro:

Leia mais

CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN

CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); LL.M. em Direito Internacional pela Universidade de Miami (1991) e Doutorado em Direito

Leia mais

Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos

Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos Ministro Waldemar Zveiter Traços Biográficos Naturalidade: Brasópolis Estado de Minas Gerais; Data do Nascimento: 08 de julho de 1932; Filiação: Moysés Zveiter e Geny Zveiter; Nome da Esposa: Cecília Zveiter;

Leia mais

EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES. ao aperfeiçoamento de Servidores.

EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES. ao aperfeiçoamento de Servidores. EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES Torna pública a abertura de inscrições para o 3º Congresso de Direito Notarial e Registral, destinado ao aperfeiçoamento de Servidores. A Secretaria

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA RESOLUÇÃO N 3431 RESOLUÇÃO N 3431 O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Complementar Estadual n 85, de 27 de dezembro de 1999, tendo em vista o contido

Leia mais

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica APRESENTAÇÃO Quem Somos Toda atividade econômica tem necessidade de buscar permanentemente soluções jurídicas em todas as áreas do Direito, para o enfrentamento dos desafios impostos aos líderes das organizações,

Leia mais

CURRICULUM VITAE PROFISSIONAL ARNALDO VERSIANI LEITE SOARES I - ESCOLARIDADE

CURRICULUM VITAE PROFISSIONAL ARNALDO VERSIANI LEITE SOARES I - ESCOLARIDADE CURRICULUM VITAE PROFISSIONAL ARNALDO VERSIANI LEITE SOARES Nascido em 15.5.1963 Belo Horizonte - MG Advogado I - ESCOLARIDADE 1 - Bacharel em Direito - Universidade de Brasília (1985) 2 - Bacharel em

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO Autor: Poder Executivo. LEI N 1.328/2016. CRIA O CONSELHO E FUNDO MUNICIPAL E POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. EDNILSON LUIZ FAITTA, Prefeito Municipal de Aripuanã,

Leia mais

LEI Nº 9.011 DE 1 DE JANEIRO DE 2005. Dispõe sobre a estrutura organizacional da Administração Direta do Poder Executivo e dá outras providências.

LEI Nº 9.011 DE 1 DE JANEIRO DE 2005. Dispõe sobre a estrutura organizacional da Administração Direta do Poder Executivo e dá outras providências. Diário Oficial do Município - Belo Horizonte Ano XI - Nº: 2.273-01/01/2005 Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo Lei nº 9.011 de 1º de janeiro de 2005 - Anexos LEI Nº 9.011 DE 1 DE JANEIRO DE

Leia mais

Sumário. Resumo Direito Constitucional

Sumário. Resumo Direito Constitucional Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1 Dos direitos e garantias fundamentais 1.1.1 Dos direitos e deveres individuais e coletivos 1.1.1.1 Extradição 1.1.2 Dos direitos sociais 1.1.3 Da nacionalidade 1.1.4

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Humberto Guimarães Souto Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados - CDU

PROGRAMAÇÃO. Humberto Guimarães Souto Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados - CDU PROGRAMAÇÃO Dia 07/12 (terça-feira) 19 h Mesa de abertura: Ellade Imparato Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico -IBDU José Geraldo de Souza Júnior Reitor da Universidade de Brasília

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977.

3.01 - Aprovado em concurso público para ingresso na carreira inicial do Ministério Público no Estado de Alagoas, em 1977. 1. IDENTIFICAÇÃO 1.01 - Nome: Paulo Roberto de Oliveira Lima 1.02 Filiação: Edvaldo Santos Lima Maria Aparecida de Oliveira Lima 1.03 Nacionalidade: Brasileira 1.04 Naturalidade: Alagoana 1.05 Nascimento:

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso:

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso: CURSO DE VITALICIAMENTO PARA MAGISTRADOS APRESENTAÇÃO O Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados Vitaliciandos, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Alagoas, atende às diretrizes da Escola

Leia mais

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Maio/2008 Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Carlos Henrique Soares Nome em citações bibliográficas SOARES, C. H. Sexo masculino Filiação

Leia mais

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005;

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005; CAROLINA TUPINAMBÁ FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Direito concluído em Julho/2003; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1 Direito - Técnico do TRF 4ª Região É possível estudar buscando materiais e aulas para cada uma das matérias do programa do concurso de Técnico do TRF 4ª Região. Basta disciplina e organização. Sugestão

Leia mais

Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos

Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos Organizadores Fernanda Marinela e Fabrício Bolzan Autores: Alexandre Guerra Alice Bianchini Ana Maria Goffi Flaquer Scartezzini

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O

A P R E S E N T A Ç Ã O A P R E S E N T A Ç Ã O 1º SEMINÁRIO JURÍDICO DA EPAMIG O objetivo do 1º Seminário Jurídico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é instituir uma cultura de diálogos jurídicos entre todos

Leia mais

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal

MARCELO DE SIQUEIRA FREITAS Procurador-Geral Federal ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR FEDERAL DE 2ª CATEGORIA EDITAL Nº 24, DE 16 DE MAIO DE 2014

Leia mais

Cármen Lúcia Antunes Rocha CURRICULUM VITAE

Cármen Lúcia Antunes Rocha CURRICULUM VITAE CURRICULUM VITAE 2012 1 - Dados Pessoais 1.1 - Nome: Cármen Lúcia Antunes Rocha 1.2 - Filiação: Florival Rocha e Anésia Antunes Rocha 1.3 - Estado Civil: Solteira 1.4 - Naturalidade: Montes Claros 1.5

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PUBLICADO NO DOMP Nº 756 DE: 08/05/2013 PÁG. 1/4 PREFEITURA DE PALMAS LEI N o 1.966, DE 8 DE MAIO DE 2013. (Alterada pela Lei nº 2.198, de 03/12/2015). (Alterada pela Lei nº 2.097 de. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

Recursos Humanos do Ministério da Justiça (Efectivos a 30 de Junho de cada ano)

Recursos Humanos do Ministério da Justiça (Efectivos a 30 de Junho de cada ano) Recursos Humanos do Ministério da Justiça TOTAL GERAL 28 615 28 106 27 858 26 758 ADMINISTRAÇÃO DIRECTA DO ESTADO 23 513 22 871 22 585 19 764 % relativamente ao total 82,2 81,4 81,1 73,9 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS JANEIRO / FEVEREIRO - 2011

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS JANEIRO / FEVEREIRO - 2011 Doação do Presidente: Fernando Fragoso CRIME ORGANIZADO E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS MUNDIAIS FERRO, Ana Luiza Almeida. Curitiba: Juruá Editora, 2010. Doação do Presidente: Fernando Fragoso A TRIBUTAÇÃO DO

Leia mais

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) COMUNICADO ESMP Nº. 21/2015 COORDENADORIA DE ENSINO (COEN)/SETOR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) O Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Marcelo Pedroso Goulart, COMUNICA aos Membros,

Leia mais

TOP OF QUALITY BRAZIL ADVOCACIA

TOP OF QUALITY BRAZIL ADVOCACIA Henrique Guimarães Advogados Associados alia tradição e modernidade na prestação de serviços advocatícios na área empresarial. Trabalha sintonizada com os conceitos de qualidade total, buscando sempre

Leia mais

Relatório de atividades 2011-2012 Núcleo de Gênero Pró-Mulher

Relatório de atividades 2011-2012 Núcleo de Gênero Pró-Mulher MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Coordenação dos Núcleos de Direitos Humanos - CNDH Núcleo de Gênero Pró-Mulher Relatório de atividades 2011-2012 Núcleo

Leia mais

Pós-graduação em Direito Tributário

Pós-graduação em Direito Tributário Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

5.1 CONGRESSOS BRASILEIROS DE MAGISTRADOS EM SANTA CATARINA (1990), MINAS GERAIS (1992), ESPÍRITO SANTO (1994) E RECIFE (1997)

5.1 CONGRESSOS BRASILEIROS DE MAGISTRADOS EM SANTA CATARINA (1990), MINAS GERAIS (1992), ESPÍRITO SANTO (1994) E RECIFE (1997) 5 CONGRESSOS E SIMPÓSIOS 5.1 CONGRESSOS BRASILEIROS DE MAGISTRADOS EM SANTA CATARINA (1990), MINAS GERAIS (1992), ESPÍRITO SANTO (1994) E RECIFE (1997) 5.2 SEMANA DE ESTUDOS DE CRIMINOLOGIA (UNICAP) 1980,

Leia mais

LEI Nº 2.525, DE 18 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº 2.525, DE 18 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 2.525, DE 18 DE JUNHO DE 2009. CERTIDÃO Certifico e dou fé que esta Lei foi publicada no placard do Município no dia / / JANE APARECIDA FERREIRA =Responsável pelo placard= Dispõe sobre autorização

Leia mais

Programa de Pós-Graduação FAPAM

Programa de Pós-Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS ABRIL/2010

BIBLIOTECA DO IAB OBRAS DOADAS ABRIL/2010 Doação do Consocio e Autor: Fernando Neto Botelho AS TELECOMUNICAÇÕES E O FUST Belo Horizonte: Del Rey, 2001. Doação da Consocia e Autora: Margarete Gonçalves Barsani. DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO DIREITO

Leia mais

TRABALHOS PUBLICADOS

TRABALHOS PUBLICADOS TRABALHOS PUBLICADOS LIVROS DO AUTOR NA ÁREA JURÍDICA 1. O promotor de Justiça e o atendimento ao público. São Paulo, Saraiva, 1985, 176 p. 2. Manual do promotor de Justiça. 1. ed. 1987, 408 p.; 2. ed.

Leia mais

Nasceu a 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes - SC, filho de

Nasceu a 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes - SC, filho de Ministro Teori Albino Zavascki Traços Biográficos Nasceu a 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes - SC, filho de Severino Zavascki e Maria Fontana Zavascki. Viúvo, possui três filhos: Alexandre Prehn

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei nº176/2014 Dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Santa Cecília e dá outras providências. A Câmara Municipal de Santa Cecília, estado da Paraíba, aprovou

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado INTRODUÇÃO O Manual de Estágio Supervisionado tem como objetivo orientar o aluno do Curso de Direito da Universidade de Santo Amaro sobre a Prática do Estágio

Leia mais

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Missão do Instituto Ethos Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras

Leia mais

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias

Cronograma 1ª Fase XVI Exame OAB 90 dias Cronograma 1ª Fase VI Exame OAB 90 dias Entenda a Matemática para sua Aprovação A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar

Leia mais

DIVERSIDADE DE COMPETÊNCIAS E EFETIVIDADE DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

DIVERSIDADE DE COMPETÊNCIAS E EFETIVIDADE DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DIVERSIDADE DE COMPETÊNCIAS E EFETIVIDADE DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO RODRIGO PIRONTI AGUIRRE DE CASTRO Doutorando e Mestre em Direito Econômico pela Pon56cia Universidade Católica do Paraná. Pós- graduado

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 11. Escritórios / 21. Contato / 23

Institucional / 3. Equipe / 11. Escritórios / 21. Contato / 23 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 5 Equipe / 11 Escritórios / 21 Contato / 23 Institucional 1 Institucional - Advogados e Consultores alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito

Leia mais

MPF / PRR-3 Conhecendo o MPF MPF e a mídia em Mato Grosso do Sul Campo Grande, outubro de 2013 O Ministério Público Princípios Fundamentais e características Artigo 127 da Constituição Federal: O Ministério

Leia mais

R. Fac. Direito,.Cudtiba, a. 26, n. 26, p,.55-66,1990/91 59

R. Fac. Direito,.Cudtiba, a. 26, n. 26, p,.55-66,1990/91 59 ATIVIDADES DIVERSAS Prof. Alfredo de Assis. Gonçalves Neto Proferiu palestra no Seminário Regional da Or.dem dos Ad-. vogados do Brasil/PR, sobre o te-ma: Sociedade por quotas de responsabilidade limitada

Leia mais

PIERRO, FERREIRA, DELL ARMELINA ADVOGADOS

PIERRO, FERREIRA, DELL ARMELINA ADVOGADOS Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2.007 Miguel Reis e Associados Sociedade de Advogados. Prezados Senhores, O escritório PIERRO, FERREIRA, DELL ARMELINA, foi criado em 22 de maio de 2.003, regularmente

Leia mais

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS ÍNDICE Código Disciplina Página DIR 02-07411 Direito Constitucional I 2 DIR 02-07417 Direito Constitucional II 3 DIR 02-00609 Direito Constitucional III 4 DIR 02-00759 Direito

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem NICOLAU LUPIANHES NETO TJMG - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Data de posse 04/03/1996 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF)

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 7 Equipe / 20 Escritórios / 35 Contato / 37 Institucional 1 Institucional O Escritório alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito e em diversas

Leia mais

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO

Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO Quadro Efetivo de Orientadores e Linhas de Pesquisa 2007 2º Semestre CURSO DE DIREITO PROFESSOR ORIENTADOR TITULO DISCIPLINAS LINHAS DE PESQUISA 1. Adriana da Costa Ricardo Schier Mestre 1. Direito Administrativo

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DE INSTALAÇÃO DO COMITÊ PERMANENTE DA AMÉRICA LATINA PARA PREVENÇÃO DO CRIME - COPLAD RIO DE JANEIRO - BRASIL 9 E 10 DE MAIO DE 2016

ASSEMBLEIA GERAL DE INSTALAÇÃO DO COMITÊ PERMANENTE DA AMÉRICA LATINA PARA PREVENÇÃO DO CRIME - COPLAD RIO DE JANEIRO - BRASIL 9 E 10 DE MAIO DE 2016 ASSEMBLEIA GERAL DE INSTALAÇÃO DO COMITÊ PERMANENTE DA AMÉRICA LATINA PARA PREVENÇÃO DO CRIME - COPLAD RIO DE JANEIRO - BRASIL 9 E 10 DE MAIO DE 2016 P R O G R A M A Local da Sessão Solene de Abertura

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 7 Equipe / 20 Escritórios / 35 Contato / 37 Institucional 1 Institucional - Advogados e Consultores alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito

Leia mais

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES End: Rua Siqueira Campos, S-64 Centro Fone: (14) 3283-9570 ramal 9576 Email: compras@pederneiras.sp.gov.br Responsável: Dr. Luis Carlos Rinaldi Atribuições

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO NOME: Marco Rafael Fernandes Caldeira DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 NACIONALIDADE: Portuguesa NATURALIDADE: Campo Grande, Lisboa CORREIO ELECTRÓNICO: marco.caldeira@fd.ul.pt

Leia mais

II EIDAM - ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

II EIDAM - ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA II EIDAM - ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS UMA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA 09, 10 e 11 maio de 2013 Local: Cento de Convenções do CEAP Macapá Amapá Brasil PROGRAMAÇÃO

Leia mais

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007

ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 ADITIVO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2007 O Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-rei FAUF e o Prefeito Municipal de Ibirité, Antonio Pinheiro Júnior, faz saber

Leia mais

FRANCISCO JOSÉ DE CASTRO REZEK

FRANCISCO JOSÉ DE CASTRO REZEK FRANCISCO JOSÉ DE CASTRO REZEK FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso superior: Bacharel em Direito Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo SP (1996 2001) - Desenvolveu Monografia em Direito Tributário, no ano

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Salomão Taumaturgo Marques

CURRICULUM VITAE. Salomão Taumaturgo Marques CURRICULUM VITAE Salomão Taumaturgo Marques Informações Pessoais Nome: Salomão Taumaturgo Marques E- mail: staumaturgo@tlaadvogados.com.br Advogado Inscrito na OAB Seccional do Distrito Federal sob o nº

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1º - O Estágio Supervisionado obrigatório tem por finalidade ministrar a prática

Leia mais

<CABBCDAAADBCAADACBBCBACCBABCADCABDAAA DDABCAAD>

<CABBCDAAADBCAADACBBCBACCBABCADCABDAAA DDABCAAD> INCIDENTE DE ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE ARTIGOS 3º, INCISO I, ALÍNEA E, E 10, INCISOS II E V, DA LEI COMPLEMENTAR 29/1997 ARTIGOS 1º. E 3º, INCISOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 08 (OITO)

Leia mais

Profissões jurídicas - outras SOCIOLOGIA JURÍDICA PROF. ADRIANO DE ASSIS FERREIRA

Profissões jurídicas - outras SOCIOLOGIA JURÍDICA PROF. ADRIANO DE ASSIS FERREIRA 1 Profissões jurídicas - outras SOCIOLOGIA JURÍDICA PROF. ADRIANO DE ASSIS FERREIRA Profissões jurídicas 2 2410 : Advogados 1113 : Magistrados 2412 : Procuradores e advogados públicos 2413 : Tabeliães

Leia mais

Pós-graduação em Direito Previdenciário. Apresentação. Diferenciais

Pós-graduação em Direito Previdenciário. Apresentação. Diferenciais Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a

Leia mais

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO 2 SEMESTRE DE 2014 PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO 2 SEMESTRE DE 2014 PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO ' - M "' ESTADO DO MARANHÃO CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO 2 SEMESTRE DE 2014 PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO ATIVIDADES - OFICINAS DE TRABALHO - REUNIÕES - CURSOS EVENTOS - SEMINÁRIOS - CONGRESSOS

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO DO SECRETARIADO TÉCNICO PERMANENTE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CPLP

PROPOSTA DE REGIMENTO DO SECRETARIADO TÉCNICO PERMANENTE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CPLP PROPOSTA DE REGIMENTO DO SECRETARIADO TÉCNICO PERMANENTE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA CPLP Maio de 2012 1 1. Introdução Tendo em conta a mais alta prioridade da erradicação da fome e da pobreza,

Leia mais

Administrativo e Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público

Administrativo e Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público CORPO DOCENTE Eneida Desiree Salgado - PR Doutora em Direito do Estado pela UFPR. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora da Pós-graduação do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Professora

Leia mais

CRONOGRAMA SEMANA JURÍDICA - 2º SEMESTRE DE 2015 PUC MINAS EM BETIM. Dia 06/10/2015 Terça feira, manhã. Direito Penal Lei Anticorrupção

CRONOGRAMA SEMANA JURÍDICA - 2º SEMESTRE DE 2015 PUC MINAS EM BETIM. Dia 06/10/2015 Terça feira, manhã. Direito Penal Lei Anticorrupção CRONOGRAMA SEMANA JURÍDICA - 2º SEMESTRE DE 2015 PUC MINAS EM BETIM Dia 06/10/2015 Terça feira, manhã. Direito Penal Lei Anticorrupção Data, horário e local do evento: 06/10/2015, 9 horas às 12:20, Auditório

Leia mais

PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre

PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre DISCIPLINA: Direito Penal I CH total: 36h PROFESSORES: Selma Santana, Gamil Föppel, Thaís Bandeira e Fábio Roque SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR012 1. EMENTA: Propedêutica

Leia mais

24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A

24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A 24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A importância do Registro de Imóveis na preservação dos recursos naturais É de conhecimento de todos que a preservação do meio ambiente é tratada como uma das

Leia mais

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO

P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO SECRETARIA DA COMISSÃO DE CONCURSO XXI CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO EDITAL nº 7/2008

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 41 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO Nº 41 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009 1 RESOLUÇÃO Nº 41 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre o Regimento Interno da Escola da Magistratura Regional Federal da Segunda Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA SEGUNDA REGIÃO, no

Leia mais

SÚMULAS ORGANIZADAS POR ASSUNTO, ANOTADAS E COMENTADAS

SÚMULAS ORGANIZADAS POR ASSUNTO, ANOTADAS E COMENTADAS SÚMULAS DO ORGANIZADAS POR ASSUNTO, ANOTADAS E COMENTADAS Superior Tribunal de Justiça Direito Administrativo Direito Civil Direito Constitucional Direito de Trânsito Direito do Consumidor Direito do Trabalho

Leia mais

LEI Nº0131/97 ESTABELECE A NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO LESTE MINAS GERAIS.

LEI Nº0131/97 ESTABELECE A NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO LESTE MINAS GERAIS. LEI Nº0131/97 ESTABELECE A NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO LESTE MINAS GERAIS. A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, por seus representantes aprovou e

Leia mais

Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências

Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências LEI 7.176/97 DE 10 DE SETEMBRO DE 1997 Reestrutura as Universidades Estaduais da Bahia e dá outras providências O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada João da Cruz Borges Silva Palmarejo Praia, Cabo Verde Telefone (+238)927-05-39 Fax (+238)262-35-51 Correio electrónico

Leia mais

Brasil: Fenômeno cultural - Legado português: sociedade patrimonialista, individualista, hierárquica e dividida.

Brasil: Fenômeno cultural - Legado português: sociedade patrimonialista, individualista, hierárquica e dividida. Corrupção Brasil: Fenômeno cultural - Legado português: sociedade patrimonialista, individualista, hierárquica e dividida. Utilização do poder público em benefício privado: apego ao assistencialismo, clientelismo,

Leia mais

Societário e Mercado de Capitais

Societário e Mercado de Capitais APRESENTAÇÃO Nossos Profissionais Formado por profissionais altamente qualificados para prestar serviços jurídicos em diversas áreas do direito a clientes brasileiros e estrangeiros, com pessoalidade,

Leia mais

Casa do Direito, Abre essa porta!

Casa do Direito, Abre essa porta! Casa do Direito, Abre essa porta! Apresentação do Projecto Organização Actividades Decreto-lei nº62/2005 de 10 de Outubro Garantir a protecção e o exercício dos direitos do cidadão bem como a observância

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO DE CURSO EM ARIAL

TÍTULO DO TRABALHO DE CURSO EM ARIAL CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ UNIDAVI PRÓ- REITORIA DE ENSINO PROEN COLEGIADO DE ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICÁVEIS CSA CURSO DE DIREITO OBSERVAÇÃO INICIAL: AS

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

Perícia Criminal CONVERSÃO DO CURSO REGULAR PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Perícia Criminal CONVERSÃO DO CURSO REGULAR PARA PÓS-GRADUAÇÃO O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No ramo de ensino, destaca-se

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 13 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO FIANCEIRO E ECONOMICO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

Rua Ulisses Caldas, 81 - Centro - Natal/RN 59025-090 (55)xx84-3232-8863 www.natal.rn.gov.br

Rua Ulisses Caldas, 81 - Centro - Natal/RN 59025-090 (55)xx84-3232-8863 www.natal.rn.gov.br LEI Nº. 6.067, DE 11 DE MARÇO DE 2010. Altera a Lei Ordinária 5.711/06, que dispõe sobre a Organização Administrativa da Câmara Municipal do Natal, e dá outras providências. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

LEI Nº 3.219, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006

LEI Nº 3.219, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 LEI Nº 3.219, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, dá outras providências sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente, revoga e altera disposições indicadas

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 050/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais