INCENTIVOS FISCAIS / FINANCEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCENTIVOS FISCAIS / FINANCEIROS"

Transcrição

1 INCENTIVOS FISCAIS / FINANCEIROS

2 Entendidas as distinções básicas das alternativas apresentadas ao fabricante ou produtor para a promoção da saída, a título de exportação de seus produtos, seja ela direta, indireta ou mesmo equiparada à exportação, há necessidade, para o desenvolvimento do processo, de um perfeito entendimento dos incentivos concedidos à exportação, em sua totalidade. O conhecimento do universo desses incentivos permite ao fabricante ou produtor avaliar a melhor alternativa de operar em canal onde se apresente oportunidade de comercializar com o exterior. Basicamente, os incentivos deferidos às exportações enquadram-se em duas categorias: FISCAIS FINANCEIROS

3 Incentivos Fiscais

4 Por incentivos fiscais são entendidos todos aqueles benefícios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operações de mercado interno e, assim também, outras medidas objetivando compensar tributos agregados aos produtos impossíveis de serem dissociados do seu preço interno. A política de eliminação dos gravames contidos nos produtos comercializados internamente, quando destinados à exportação, visa possibilitar que esses produtos possam alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço. Dificilmente um país consegue enfrentar a concorrência internacional procurando transferir, embutindo nos preços dos produtos, os impostos que oneram a comercialização no mercado interno.

5 O exportador, ao se predispor a competir no mercado internacional deverá, para melhor atuação, conhecer as particularidades relativas aos tratamentos deferidos pelos seguintes impostos denominados incentivos, no campo das exportações: IPI, ICMS, Cofins e PIS. Além dos impostos e contribuições sociais enumerados, o exportador deve dominar os incentivos do drawback e das aquisições de insumos no mercado interno com suspensão do IPI, denominada drawback interno. A seguir serão analisados isoladamente cada imposto, contribuição social, drawback e drawback interno.

6 Imposto Sobre Produtos Industrializados IPI

7 O IPI é um tributo federal, indireto, seletivo e não-cumulativo, que grava, no mercado interno, o valor agregado ou adicionado dos produtos manufaturados. Seu caráter federal vem do inciso IV, do artigo 153 da Constituição, que estabelece competir à União sua instituição. Sua classificação como imposto indireto se dá pelo fato de incidir sobre o produto comercializado e ser pago pelo adquirente da mercadoria enquanto seu recolhimento à União é feito pelo fornecedor do bem. A seletividade, por outro lado, ocorre pelo fato de contar com alíquotas que gravam diferentemente os mais variados produtos. Esta tributação seleciona os bens segundo o grau de essencialidade de cada um. Esse último particular, contido na Constituição Federal brasileira através de seu inciso I, do parágrafo terceiro do mencionado artigo 153, determina: O O imposto previsto no inciso IV será seletivo, em função da essencialidade do produto.

8 a) Idêntico ao mencionado para a essencialidade, o parágrafo terceiro, em seu inciso II, menciona: será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. Por esta razão, a nãocumulatividade implica no fato deste imposto incidir tãosomente sobre o valor agregado ou adicionado da operação. O termo valor agregado está intimamente ligado ao conceito de crédito fiscal, ou seja: A empresa produtora, ao adquirir insumos representados por matérias-primas, materiais secundários, materiais embalagem, partes e peças destinadas à fabricação de seus produtos, receberá estes, com tributação normal, destacada na Nota Fiscal de compra, calculada sobre o valor total da aquisição;

9 b) c) d) Na entrada dos insumos adquiridos, em seu estabelecimento, o fabricante registrará os tributos constantes da Nota Fiscal de compra, a crédito, em seus registros fiscais; Ao promover a venda e respectiva saída do produto final, no mercado interno, é aplicada a tributação do IPI sobre o valor total da venda à alíquota que lhe for devida, segundo a tabela do IPI, conhecida por Tipi. O valor deste imposto implica sobre a venda, na saída do estabelecimento, registra-se a débito, em seu registro fiscal; O saldo dos registros fiscais, se devedor, apurado pelos débitos e créditos será recolhido na devida época.

10 No detalhamento anteriormente feito foi descrita a operação dos registros fiscais usuais no mercado interno. Para operações de exportação respeita-se o seguinte procedimento: a) b) c) quando da aquisição dos insumos, procedimento idêntico ao do mercado interno, ou seja, tributados regularmente; A saída do produto manufaturado, operação imune ao IPI, por força do disposto no inciso III, do parágrafo terceiro, do artigo 153, da Constituição Federal, que reza: não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior ; por se tratar de uma operação imune, nada deverá ser lançado a débito no registro de apuração do IPI, quando da saída para o exterior;

11 d) os créditos fiscais relativos às aquisições dos insumos, constantes do registro fiscal do IPI, são mantidos na escrita, apesar da saída Ter sido imune a este imposto; e) a manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos caracteriza-se como um dos benefícios fiscais a exportação de produtos manufaturados.

12 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços os- ICMS

13 O ICMS, assim como o IPI, é um imposto indireto de competência estadual, conforme preceitua o artigo 155, em seu inciso ΙΙ, da Constituição Federal, não- cumulativo, e sua alíquota, pode ser denominada seletiva, permitindo os Estados e ao Distrito Federal tributar de forma diferenciada os produtos supérfluos. Os demais produtos são gravados com percentual único, indistintamente. A sistemática desse imposto, no mercado interno, coincide com a anteriormente descrita para o IPI, ou seja: a) Quando da compra de insumos, a Nota Fiscal vem onerada com o imposto, que tem a característica especial de, por princípio legal, ser parte integrante do preço de venda do produto no mercado interno. Por essa razão, a Nota Fiscal do fornecedor apenas o destaca em campo próprio, sem que seja adicionado ao preço;

14 b) c) d) A Constituição Federal, em seu artigo 155, parágrafo segundo, incisoχι, determina: não compreendera em sua base de cálculo, o montante do Imposto sobre produtos Industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado a industrialização ou a comercialização, configure fato gerador dos dois impostos ; Quando da saída ou venda do produto final, no mercado interno, ou da venda de produtos a terceiros, comercializado pela empresa, este imposto é destacado na Nota Fiscal de venda; na aquisição, o ICMS da compra é lança a crédito no registro fiscal da empresa adquirente e, quando da venda do produto final, o valor destacado na nota fiscal lançado a débito; e) A compensação dos créditos pelas compras, sobre os débitos pelas vendas, determinará o saldo a ser recolhido aos cofres do Estado.

15 Na exportação, assim como ocorre para o IPI, o ICMS dispõe de tratamento especial, pois todo produto manufaturado exportado goza da não-incidência, conforme determina a alínea a, do inciso Χ, do artigo 155 da Constituição Federal. O mencionado artigo assim se expressa: não incidirá sobre operações que destine ao exterior produtos industrializados, excluídos os semielaborados definidos em lei complementar. A imunidade, inserida no campo da não-incidência, deve ser assim entendida: a) A isenção é caracterizada como dispensa do pagamento do tributo a que o produto estaria normalmente sujeito;

16 b) A não- incidência estabelece a impossibilidade ou a proibição de tributar, uma vez que a lei maior Constituição Federalimpede os Estados e Distrito Federal de onerar com o ICMS a exportação de produto manufaturados. Os efeitos fiscais são os mesmos, apesar da diversidade de terminologia empregada. Na verdade, esta determinação constitucional representa sensível redução do preço do produto manufaturado destinado ao exterior, em razão da nãoadição a esse preço do respectivo tributo. Por outro lado, é importante observar que, em se tratando de produto semi-elaborado, a constituição permite a tributação (a alíquota fixada pelo Senado Federal é de 13%), de acordo com o estabelecido em Lei Complementar.

17 A Lei Complementar n 87, de 13/09/96, promulgada pelo Presidente da República, veio alterar, a partir de 16/09/96, a sistemática de tributação desses produtos, que havia sido implantada com base na Lei Complementar n 24, de 07/01/75 e, Lei Complementar n 65, de 15/04/91. A partir dessa publicação da mencionada Lei Complementar n 87/96, os produtos até então caracterizados como semielaborados (tributados em 13%, sobre base de cálculo reduzida), passaram a gozar da não- incidência, quando exportados e, nesta mesma determinação legal, foram incluídos os primários.

18 A partir dessa publicação da mencionada Lei Complementar n 87/96, os produtos até então caracterizados como semielaborados (tributados em 13%, sobre base de cálculo reduzida), passaram a gozar da não- incidência, quando exportados e, nesta mesma determinação legal, foram incluídos os primários. Outro aspecto que deve ser considerado no ICMS, é o que diz respeito à manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos que integram o produto exportado. A importância desta particularidade está no fato de apesar da não-incidência na saída dos produtos, ser garantida a manutenção dos créditos fiscais registrados por ocasião da entrada dos insumos. Por conseguinte, nas operações de exporta, o ICMS reveste-se de características especiais, uma vez que todo produto exportado goza da não-incidência.

19 EXPORTAÇÃO DIRETA

20 RESUMO DO IPI E DO ICMS A título de resumo da exposição relativa ao IPI e ICMS, conclui-se: a) os produtos exportados gozam do seguinte tratamento do IPI e do ICMS; - IPI - imunidade e garantia de manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos contidos nos produto exportados; - ICMS não-incidência e garantia de manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos contidos nos produtos exportados. b) os produtos primários gozam do seguinte tratamento do ICMS: - Não-incidência.

21 Exportação Indireta

22 Imposto sobre Produtos Industrializados IPI Nas exportações indiretas, assim entendidas aquelas operações de venda de produtos feitas pelo fabricante ou produtor com o fim específico de exportação, a um interveniente ou intermediário comercial, estabelecido no território nacional, o tratamento dispensado pelo IPI é o da suspensão. Enquanto que na exportação direta IPI contempla com a imunidade a saída para o exterior, Na operação indireta de exportação, ou seja, a venda feita pelo fabricante / produtor a um interveniente ou intermediário comercial,o tratamento deferido é o da suspensão por se caracterizar como a não-aplicação do tributo, em virtude da destinação final que está reservada ao produto. A suspensão deve ser entendida como sendo uma imunidade condicionada à efetiva saída do produto para o exterior.

23 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS Enquanto que no campo tributário do IPI não há qualquer menção quanto ao tipo de interveniente ou mesmo sua localização, o mesmo não ocorria no campo tributário do ICMS, até o advento da Lei Complementar nº 87, de 13/09/96. A partir da edição da mencionada Lei Complementar, não há necessidade, quando se pretende tratar da exportação indireta, de identificar a seguintes particularidades quanto ao interveniente: - seu objeto social exclusivamente exportador ou de atividade mista; - sua localização no caso de exclusivamente exportador, podia estar localizado em qualquer Unidade da Federação, porém, no caso de atividade mista, só seria alcançado pelo beneficio se estivesse localizado no território do Estado.

24 Em consonância com essas particularizações, a venda de produtos manufaturados, feitas ao interveniente, com o fim específico de exportação, gozará dos seguintes tratamentos fiscais na esfera de desta tributo, quando conduzida pelo fabricante/ produtor: - Não-incidência e garantia de manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos que integram o referido produto. Por força das determinações contidas na Lei Complementar nº 87, de 13/09/96, idêntico tratamento foi estendido aos produtos semielaborados e primários. Com base nesse último dispositivo legal, o RICMS do Estado de São Paulo assim observa:

25 - Aplica-se também à saída de mercadorias, com fim específico de exportação, com destino a: - Empresa comercial exportadora, inclusive tradings; - Armazém alfandegado ou entreposto aduaneiro; - Outro estabelecimento da mesma empresa.

26 Venda Equiparada à Exposição -Trading Company

27 Imposto sobre Produtos Industrializados IPI As operações de vendas feitas pelo fabricante ou produtor a uma Empresa Comercial Exportadora (trading company), constituída nos termos do Decreto Lei nº1248, de 29/11/72, são consideradas equiparadas à exportação e, por esta razão, deveriam gozar de tratamento idêntico àquele dispensado às exportações diretas, porém por força das alterações contidas na legislação posterior, apesar de o artigo terceiro do mencionado Decreto-Lei nº 1248/72 garantir benefícios previstos para exportação direta, as vendas feitas a esta tipo de empresa são conduzidas com suspensão do IPI. Aqui também é garantida a manutenção dos créditos fiscais relativos aos insumos que integram o produto assim comercializado.

28 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS Assim como o IPI, o tratamento fiscal deferido pelo ICMS à venda com fim específico de exportação, feita pelo fabricante ou produtor a uma Trading Company, constituída nos termos no Decreto-Lei nº1248/72, corresponde, em grande parte, ao conceito emitido para exportação direta, ou seja, a imunidade do tributo. Outro item importante a ser lembrado para as operações com trading company, relativamente ao comentário feito para as desenvolvidas por intervenientes, é o fato de, apesar da Trading Company ser um empresa comercial de atividade mista, sua condição peculiar permitir que o fabricante opere com a Nãoincidência, independente de sua localização. Esta particularidade já existia mesmo anteriormente ao advento da nova Lei Complementar nº87/96.

29 Resumindo os tratamentos do IPI e ICMS deferidos às operações equiparadas à exportação, de venda à Tranding Company, feita nos termos da legislação mencionada, tem-se: a) Suspensão do IPI ; b) Não-incidência do ICMS; c) Manutenção dos Créditos Fiscais relativos aos insumos, tanto do IPI como do ICMS. Produtos Primários Para os produtos primários, por força do disposto na Lei Complementar nº87/96, também e deferido o tratamento da Nãoincidência.

30 Contribuição para Financiamento da Seguridade Social Cofins Esta contribuição, que inicialmente era denominada de Finsocial, foi criada pela Lei Complementar nº70, de 30/12/91, consistindo na aplicação de 3% sobre a receita bruta ou faturamento da empresa, nas operações de mercado interno. O Artigo 7º da mencionada Lei Complementar já isentava desta contribuição a receita proveniente da venda de bens e serviços ao exterior, tendo sido regulamentada pelo Poder Executivo pelo Decreto nº1030, de 29/12/93. Mais recentemente, através do artigo14 da Medida Provisória nº 2037, sucedida pela de nº2113, que com nova alteração tomou o número /2001, o tratamento deferido a esta contribuição foi absorvido pelo Decreto nº 4524, de 26/12/02 que em seu artigo 45 assim determina:

31 São isentas do PIS/Pasep e da Cofins as receitas: II da exportação de mercadorias para o exterior; III dos serviços prestados a pessoa física ou jurídica residentes ou domiciliadas no exterior, cujo pagamento represente ingresso de divisas; IV do fornecimento de mercadorias ou serviços para uso ou consumo de bordo em embarcações e aeronaves em trafego internacional, quando o pagamento for efetuado em moeda conversível; V do transporte internacional de cargas ou passageiros; VI auferidas pelos estaleiros navais brasileiros nas atividades de construção, conservação, modernização, conversão e reparo de embarcações pré-registradas no Registro Especial Brasileiro REB, instituído pela lei nº 9432/97;

32 VII VIII IX de frete de mercadorias transportadas entre o País e o exterior pelas embarcações registradas no REB; de vendas realizadas pelo produtor-vendedor às empresas comerciais exportadoras nos termos do Decreto-Lei nº 1248, de 29/11/72, e alterações posteriores desde que destinadas ao fim específico de exportação para o exterior; de vendas com o fim específico de exportação para o exterior, a empresas exportadoras registradas na Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Essa contribuição, tradicional nos encargos empresariais, veio tomar nova vertente ao ser abordada de forma a alterar sua estrutura e mesmo sua alíquota que passou de 3% sobre a receita para 7,6% sobre essa mesma base, com a mudança expressiva de cumulativa para não-cumulativa. A alteração radical sofrida pelo Cofins, teve como ponto de partida a Medida Provisória nº 135, de 31/10/03, que além de dispor sobre uma grande variedade de temas contempla também esta contribuição.

33 Assim, a partir de 01/02/2004, por força da mencionada Medida Provisória, que foi transformada na Lei nº 10833, de 29/12/2003, esta contribuição social tem alterada sua alíquota e, concomitantemente, com esta alteração passa a ser nãocumulativa. A não-cumulatividade deve ser entendida como procedimento idêntico àquele adotado tanto para o IPI como para o ICMS, ou seja, quando da compra a Cofins correspondente será lançada a crédito e, por conseguinte, quando da venda o lançamento será a débito, sendo recolhido apenas o saldo devedor que vier a ser apurado.

34 Programa de Integração Social PIS No mercado interno o PIS onerava a receita das empresas em 0,65%, de forma cumulativa. Em 29/12/88, o artigo 5º, da Lei nº 7714, veio isentar da contribuição os produtos manufaturados destinados ao exterior. Em 16/03/95, ao mencionado artigo 5º foi dada nova redação, através da Lei nº 9004, excluindo a particularização manufaturados, ficando assim redigido: para efeito de determinação da base de cálculo das contribuições para o Programa de Integração Social PIS e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público Pasep, instituídas pelas Leis Complementares nºs 7, de 07/09/79 e, 8, de 03/12/70, respectivamente, o valor da receita de exportação de mercadorias nacionais poderá ser excluído da receita operacional bruta.

35 O PIS, assim como ocorreu com a Cofins mais recentemente, também passou a ser não-cumulativo e, para esta prática a alíquota que era de 0,65% foi majorada para 1,65%. Também aqui a não-cumulatividade pode ser entendida como o procedimento adotado tanto para o IPI como para o ICMS, registrando-se a crédito os valores correspondentes às compras e a débito os relativos às receitas. Com a Instrução Normativa da Secretária da Receite Federal nº 365, de 29/10/2003, foi criado o Demonstrativo de Apuração da Contribuição PIS/ Pasep Dapis, devendo este de entrega obrigatória a partir de janeiro/2004, ao final de cada trimestre.

36 Crédito Presumido A Medida Provisória nº , de 24/08/2001, ratificou, em seu artigo 14, aquilo que já havia sido estabelecido em outras Medidas Provisórias, isentando as receitas provenientes da exportação de bens e serviços desta contribuição. Esta Medida Provisória foi regulamentada pelo Decreto nº 4524, de 17/12/2002, que em seu artigo 45 estabelece a isenção. a) procedimentos anteriores à Medida Provisória nº 66, de 29/08/2002. b) operações advindas da Medida Provisória nº 66, de 29/08/ tanto o PIS como também a Cofins incidiam de forma cumulativa; - criou a figura do PIS não-cumulativo; - manteve para certos setores o procedimento exterior cumulativo; - a Cofins continuou sendo não cumulativa.

37 c) Procedimento criado com a Medida Provisória nº 135, de 30/10/ transforma a Cofins em não-cumulativa a partir de fevereiro/2004; - mantém certos setores com a cumulatividade; - o PIS não se altera, continuando não-cumulativo e para determinados setores cumulativo. Analisando cada uma das particularidades acima elencadas teremos: a) Procedimentos anteriores à Medida Provisória nº 66, de 29/08/2002;

38 A Lei nº 9363, de 13/12/96, criou uma figura nova na atividade exportadora, com o objetivo de ressarcir ao exportador, a título de crédito presumido do IPI, as contribuições sociais que oneram as compras de insumos nacionais feitas no mercado interno, que compuseram os produtos exportados. Para este ressarcimento, foi estabelecido o percentual de 5,37% que deveria ser aplicado pelos exportadores sobre o valor dos insumos que participaram dos produtos exportados, a saber: - base de cálculo representada pela receita de exportação em face da receita operacional bruta; - o percentual assim obtido será aplicado sobre o valor das aquisições de matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem, nacionais, adquiridos no mercado interno, utilizados no processo produtivo dos produtos exportados.

39 Opcionalmente, a Lei nº 10276, de 10/09/2001, criou uma alternativa, permitindo ao exportador optar por esta ou pela anterior, de determinação do valor a ser pleiteado a título de crédito presumido do IPI: - base de cálculo somatório dos custos de : matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, energia elétrica e combustíveis, adquiridos no mercado interno e empregados no processo produtivo, prestação decorrente de industrialização sob encomenda; - sobre o somatório dos custos apurados da forma acima mencionada, deverá ser aplicado o fator de 0,0365 conforme determina o anexo da mencionada Lei:

40 Onde: Rx dividido por (Rt menos C) Rt receita operacional bruta; o custo da produção Se o quociente Rx dividido por (Rt menos C) for superior a 5, este será o limite; e não poderá superar a 80% do valor dos custos tomado como base de cálculo. a) Operações advindas da Medida Provisória nº 66 de 29/08/2002, convalidada pela Lei nº10637, de 31/12/2002; Essa Medida Provisória criou a figura do PIS não-cumulativo e, por conseguinte, veio provocar a alteração tanto do percentual de 5,37% originário da Lei nº 9363/96, como também do fator de 0,0365, criado pela Lei nº 10276/01.

41 Não se deve esquecer que a criação do novo método, introduzido por essa Medida Provisória que foi convalidada pela Lei nº 10637/02, não generalizou o novo procedimento de vez que determinados setores não foram alcançados pelo processo da não-cumulatividade do PIS, a saber: As empresas tributadas pelo imposto de renda com base no lucro presumido; as optantes pelo Simples; as imunes a impostos; e os órgãos públicos, autarquias e fundações públicas federais, estaduais e municipais. Com o advento desta Lei a alíquota da PIS foi majorada de 0,65%, aplicada sobre o total do faturamento. Por força da implantação da sistemática da não-cumulatividade, sua análise deverá ser dividida em duas alternativas:

42 b) Empresas sujeitas ao recolhimento previsto na sistemática anterior, PIS de 0,65%, cumulativa e, a Cofins mantida em 3%: - adotando-se a alternativa ditada pela Lei nº 9363/96, o crédito presumido será de 5,37%sobre o total dos insumos nacionais adquiridos no mercado interno; - optando-se pela regra constante da Lei n º 10276/01, o fator será mantido em 0,0365; c) Bara as empresas alcançadas pela nova forma de cálculo nãocumulativa, cuja alíquota foi elevada para 1,65% deve-se relembrar que a Cofins permaneceu inalterada em 3%e, por conseguinte, alteram-se os percentuais que deverão compor o crédito presumido:

43 - para a adoção da alternativa prevista na Lei nº 9363/96, 4,04%; - para o cálculo alternativo previsto na Lei nº 10276/01, o novo fator é de 0,03. d) Procedimento criado pela Medida Provisória nº 135, de 30/10/2003, convalidada pela Lei nº 10833, de 29/12/2003. Lembre-se que o advento dessa medida, cujos efeitos na área da contribuição Cofins, sob a égide da não-cumulatividade, vem encontrar o PIS sob o procedimento de não-cumulativo e, a par disto, a Medida Provisória majorou a Cofins, passando do histórico 3% para 7,6% mas, em troca, veio a não-cumulatividade, procedimento este que passará a ser praticado a partir de fevereiro de 2004.

44 Assim se resume o procedimento a partir do segundo mês de 2004: c.1) empresas que têm contribuições tanto do PIS como da Cofins, cumulativas: - alternativa prevista na Lei nº9363/96, 5,37%; - opção contida na Lei nº10276/01, fator 0,0365. c.2) empresas alcançadas pela não-cumulatividade, tanto do PIS como da Cofins: eliminação da figura do crédito presumido.

45 Interno Esta operação, que consiste na aquisição de insumos no mercado interno, com tratamento particularizado, de suspensão do IPI, quando o produto final é destinado à exportação, teve sua origem no artigo terceiro da Lei nº 8.402, de 08/01/92.

46 a) Apesar de conhecido por drawback interno ou verde/amarelo, a legislação prevê a concessão de um regime especial de suspensão do IPI nas compras internas de insumos destinados à industrialização de produtos a serem exportados. A exigência de autorização prévia se encontra no parágrafo segundo do artigo 42, do Regulamento do IPI Ripi, cuja forma de operacionalizar se encontra em instrução normativa expedida pela receita federal. A mencionada instrução normativa, além de definir o entendimento sobre esta operação, de âmbito federal, estabelece a forma para sua habitação prática, mediante a formalização do Plano de Exportação, definindo: que os estabelecimentos industriais ou equiparados poderão fornecer, com suspensão do IPI, insumos (matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem) de fabricação nacional e empresas industriais para a fabricação de produtos a serem exportados;

47 b) são definidos os estabelecimentos participantes da operação: b.1) fornecedor: aquele que fornece os insumos com suspensão do IPI; b.2) exportador: que poderá ser de dois tipos: - industrial: a empresa que adquire os insumos, industrializa e exporta, direta ou indiretamente; - comercial: o estabelecimento que adquire os insumos, encomenda a industrialização em estabelecimento da mesma firma ou de terceiros e efetua direta ou indiretamente a exportação dos produtos resultantes; b.3) industrializador: aquele que recebe os insumos para industrialização sob encomenda. O prazo para cumprimento do Plano de Exportação é de um ano, prorrogável por igual período, devendo no prazo de 30 dias ser feita a comprovação do cumprimento do Plano.

48 Incentivos Financeiros Os incentivos financeiros às exportações são representados pelas linhas de financiamento que visam conceder às empresas exportadoras os recursos necessários ao desenvolvimento da produção e comercialização de produtos destinados ao exterior. O objetivo primordial dos incentivos financeiros, assim como os fiscais, é o de permitir que o produto a ser exportado possa contar com condições mais adequadas de competitividade para a comercialização com o exterior. Basicamente os incentivos financeiros devem ser vistos como aplicáveis em duas fases da comercialização internacional, ou seja, na fase da produção de bens destinados à exportação e no financiamento de sua comercialização. No que respeita ao financiamento da produção destinada à exportação, temos os bens de longo ciclo de produção ou bens de capital, cujos recursos são originários do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES, denominado BNDES- Exim, que exigem do produtor-exportador a apresentação de cronograma para a liberação dos recursos.

49 Outra linha de financiamento, para bens em geral, é a alternativa vinculada ao Contrato de Câmbio da Exportação, denominada Adiantamento sobre Contrato de Câmbio ACC. Este adiantamento permite que o exportador utilize os recursos provenientes da operação de câmbio relativos à operação de exportação, no financiamento da produção dos bens que serão exportados. Por outro lado, quando se volta para a comercialização encontram-se recursos vinculados ao câmbio, denominados Adiantamento sobre Cambiais de Exportação ACE, que consiste no desconto das cambiais originárias do processo, junto ao banco com o qual tenha sido negociada a operação. Além do ACE, pode-se encontrar no próprio BNDES-Exim que tenha sido utilizado para financiar a produção, o financiamento complementar para a comercialização, o denominado pós-embarque, como também os recursos originados do Programa de Financiamento às Exportações Proex.

50 Financiamento à Produção

51 Programa BNDES-Exim Exim É uma linha de financiamento instituída pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES, com o objetivo de financiar a produção de máquinas e equipamentos destinados à exportação. A liberação dos recursos é feita através dos agentes financeiros, de acordo com o cronograma previamente aprovado pelo BNDES. Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio ACC Um melhor atendimento deste tipo de financiamento pode ser visto no capítulo em que foi analisada a operação de Cambio na exportação, constante do item 7, no qual foram abordadas as alternativas para a contratação do câmbio anterior e posterior ao embarque da mercadoria para o exterior. Foi comentada ainda a questão relativa a obtenção de financiamento amparado no mercado de câmbio, denominada ACC.

52 Este financiamento, previsto no Capítulo 5, Título3, da Circular BCB nº 3231, de 25/09/1992, do Banco Central do Brasil, apesar de estar vinculado, como regra, a uma venda já efetivada - daí a denominação de adiantamento relativo a data prevista para o embarque da mercadoria para o exterior, podendo atingir até 360 dias denomina-se financiamento destinado a produção para a exortação em face dos recursos e prazos a que se vincula. O ACC enquadra-se na linha de recursos destinados a suprir as necessidades financeiras impostas pela produção do bem a ser exportado. Por ser opcional a contratação de câmbio anterior ou posterior ao embarque da mercadoria, a utilização dos recursos provenientes desta operação vincula-se exclusivamente as necessidades financeiras do exportador.

53 Financiamento à Comercialização Para este tipo de financiamento, o exportador poderá lançar mão de três linhas de financiamento, a saber: a) Adiantamento sobre Cambiais de Exportação ACE; b) Programa de Financiamento às Exportações Proex; e c) BNDES-Exim pós-embarque. Programa de Financiamento às Exportações Proex Criado pela Lei nº 10184, de 12/02/2001, que substituiu a anterior, permite ao Tesouro Nacional pactuar encargos financeiros compatíveis com os praticados no mercado internacional, para financiamento à exportação de bens e serviços nacionais. Segundo a legislação as condições para a aplicação financiamento serão estabelecidas pelo Ministério de Estado da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, observando as disposições do Conselho Monetário Nacional.

54 BNDES - Exim Pós-Embarque Nesta alternativa de financiamento o BNDES financia a comercialização de bens e serviços no exterior, refinanciando o exportador à semelhança do financiamento Proex, através de seus agentes financeiros, que são os bancos comerciais.

Palestra. Créditos Fiscais (ICMS/ IPI/ PIS e COFINS) Julho 2012. Elaborado por: Katia de Angelo Terriaga

Palestra. Créditos Fiscais (ICMS/ IPI/ PIS e COFINS) Julho 2012. Elaborado por: Katia de Angelo Terriaga Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006)

Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006) Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006) Cada vez mais e por diversos motivos, as organizações vêm optando por focar-se no objeto principal do seu próprio negócio

Leia mais

ASPECTOS FISCAIS NAS EXPORTAÇÕES

ASPECTOS FISCAIS NAS EXPORTAÇÕES ASPECTOS FISCAIS NAS EXPORTAÇÕES 1 INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS NAS EXPORTAÇÕES Optantes do SIMPLES Os transformadores plásticos exportadores optantes do SIMPLES devem analisar a conveniência da continuidade

Leia mais

Não Incidência das Contribuições Sociais

Não Incidência das Contribuições Sociais Exportação Não Incidência das Contribuições Sociais O PIS/Pasep e a COFINS não incidirão sobre as receitas decorrentes das operações de: Exportação de mercadorias para o exterior; Prestação de serviços

Leia mais

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERNACIONAL DE CARGAS E O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS DESTA ATIVIDADE POR SE TRATAR DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERNACIONAL DE CARGAS E O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS DESTA ATIVIDADE POR SE TRATAR DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS O TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERNACIONAL DE CARGAS E O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS DESTA ATIVIDADE POR SE TRATAR DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO O conhecimento e a correta utilização das regras

Leia mais

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015 ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015 IPI O FRETE NA BASE DE CÁLCULO DO IPI... Pág. 422 ICMS RJ DRAWBACK... Pág. 423 IPI O FRETE NA BASE DE CÁLCULO DO IPI Sumário 1.

Leia mais

Relatório. Data 17 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF

Relatório. Data 17 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 74 - Cosit Data 17 de março de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO - II DRAWBACK VERDE-AMARELO. DRAWBACK INTEGRADO.

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital

Sistema Público de Escrituração Digital INTRODUÇÃO PIS/PASEP E COFINS SISTEMÁTICA DA NÃO-CUMULATIVIDADE AS DIFICULDADES Não é um regime pleno de não-cumulatividade, como o IPI e o ICMS. O legislador preferiu listar as operações geradoras de

Leia mais

Regimes Aduaneiros Especiais. Regimes Aduaneiros Especiais. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro

Regimes Aduaneiros Especiais. Regimes Aduaneiros Especiais. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro Regimes Aduaneiros Especiais Regimes Aduaneiros Especiais As características básicas dos regimes especiais são: Regra geral, os prazos na importação são de um ano, prorrogável, por período não superior,

Leia mais

DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a

DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PJ Por Júlio César Zanluca Verifique se as dicas se aplicam ou não a sua empresa, pois pode haver restrições quanto a aplicabilidade, de acordo com a forma de tributação

Leia mais

Sumário Executivo de Medida Provisória

Sumário Executivo de Medida Provisória Sumário Executivo de Medida Provisória Medida Provisória nº 651, de 2014. Publicação: DOU de 10 de julho de 2014. Ementa: Dispõe sobre os fundos de índice de renda fixa, sob a responsabilidade tributária

Leia mais

AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2011

AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2011 AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2011 Até dia Obrigação Histórico 3 IRRF Recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte correspondente a fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2011,

Leia mais

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO Fábio Tadeu Ramos Fernandes ftramos@almeidalaw.com.br Ana Cândida Piccino Sgavioli acsgavioli@almeidalaw.com.br I INTRODUÇÃO Desde a década de

Leia mais

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 Altera o Decreto nº 18.955, de 22 de dezembro de 1997, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

d) não incidirá nas prestações de serviços de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita.

d) não incidirá nas prestações de serviços de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita. 1. (Analista de Planejamento e Orçamento/MPOG ESAF - 2010) Sobre o ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte e Comunicação, é incorreto afirmar-se que: a) será

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Suspensão e Crédito Presumido de PIS/COFINS para soja

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Suspensão e Crédito Presumido de PIS/COFINS para soja Suspensão e Crédito Presumido de PIS/COFINS para soja 28/11/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1. Suspensão...

Leia mais

ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS ICMS - RS

ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS ICMS - RS ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS TRADING COMPANY - CONSIDERAÇÕES Introdução - Conceito - Requisitos, Condições e Obrigações Tributárias Acessórias

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

Exportação Direta x Exportação Indireta

Exportação Direta x Exportação Indireta Exportação Direta x Exportação Indireta Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Na exportação direta o próprio fabricante, produtor ou revendedor remete (geralmente vende) a mercadoria

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar 27/09/2013 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique

Leia mais

Anexos 4. 0 Substituição Tributária

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4.8 Substituição Tributária nas Operações Interestaduais com Energia Elétrica não destinada à Comercialização ou à Industrialização Anexo 4.8 DA SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retenção na fonte sobre adiantamento pago por PJ a outra Pessoa Jurídica

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retenção na fonte sobre adiantamento pago por PJ a outra Pessoa Jurídica Retenção na fonte sobre adiantamento pago por PJ a outra Pessoa Jurídica 19/10/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1.

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO UNIFICADA

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO UNIFICADA PROJETO DE LEI Institui o Regime de Tributação Unificada - RTU na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos ICMS na Base de Cálculo do PIS e da COFINS nos Registros F500 e 1900 da EFD Contribuições

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos ICMS na Base de Cálculo do PIS e da COFINS nos Registros F500 e 1900 da EFD Contribuições ICMS na Base de Cálculo do PIS e da COFINS nos Registros F500 e 1900 da EFD Contribuições 08/08/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

GOVERNO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GETRI GERÊNCIA DE TRIBUTAÇÃO

GOVERNO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GETRI GERÊNCIA DE TRIBUTAÇÃO CONSULTA : 3ª DRRE VILHENA. ASSUNTO: Tratamento tributário em relação à redução de base de cálculo e crédito presumido nas operações com carne. SÚMULA: OPERAÇÕES COM CARNE E DEMAIS PRODUTOS COMESTÍVEIS

Leia mais

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS IMPOSTOS MAIS IMPORTANTES - PARTE IIl! ICMS! ISS! RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS! SIMPLES Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela

Leia mais

CFOP DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO

CFOP DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO IMPORTAÇÃO DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO OU PRESTAÇÃO 1.100 2.100 3.100 COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. 1.101

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 114 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002

LEI COMPLEMENTAR Nº 114 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002 LEI COMPLEMENTAR Nº 114 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2002 Dispõe acerca do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do

Leia mais

50 A 56 - VER TABELA DA NATUREZA DE CREDITO

50 A 56 - VER TABELA DA NATUREZA DE CREDITO TABELA CORRELAÇÃO CFOP x CST-PIS/COFINS x CST -ICMS/IPI OBS: Os Cfops assinalados em vermelho são os geradores de creditos reg (M105 e M505) do SPED CONTRIBUIÇÕES. VALIDOS PRA SPED CONTRIBUIÇOES ATUALIZADO

Leia mais

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal

TRIBUTÁRIO. pela Presidência do Senado Federal TRIBUTÁRIO 06/03/2015 Devolução da Medida Provisória nº 669 de 2015 pela Presidência do Senado Federal Na última sexta-feira, foi publicada a Medida Provisória nº 669 de 26 de fevereiro de 2015 ( MP nº

Leia mais

Projeto de Lei nº 3.957, de 2012. (Apenso: PL nº 5.296/2013)

Projeto de Lei nº 3.957, de 2012. (Apenso: PL nº 5.296/2013) Projeto de Lei nº 3.957, de 2012. (Apenso: PL nº 5.296/2013) Dispõe sobre a restituição do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) às pessoas físicas estrangeiras não residentes no Brasil quando

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 447/2008 ALTERAÇÃO DOS PRAZOS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS Francisco Guilherme Braga de Mesquita Advogado

Leia mais

2.2 Resultado com mercadorias 2.3 Impostos que afetam as mercadorias 2.4 Critérios de avaliação do estoque

2.2 Resultado com mercadorias 2.3 Impostos que afetam as mercadorias 2.4 Critérios de avaliação do estoque Disciplina: Contabilidade Comercial I Período: 2º Tipo: I Professor: Evaldo Modesto de Ávila Curso: Ciências Contábeis Assunto: Texto Semestre: 2º Nome: Nº: Apostila : Turma: ÚNICA Turno: NOITE Data: 002

Leia mais

ENTRADAS DE BENS E MERCADORIAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS

ENTRADAS DE BENS E MERCADORIAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS TABELA I CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES (códigos a que se refere o artigo 254 deste Regulamento) A) DAS ENTRADAS DE BENS E MERCADORIAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS Grupo 1.000 Grupo 2.000 Grupo

Leia mais

ARMAZENS GERAIS BREVE ESTUDO

ARMAZENS GERAIS BREVE ESTUDO ARMAZENS GERAIS BREVE ESTUDO Considera-se armazém geral o estabelecimento destinado à recepção, manutenção e guarda de mercadorias ou bens de terceiros, mediante o pagamento de uma tarifa préfixada ou

Leia mais

PIS/COFINS - Importação. Novo Cálculo

PIS/COFINS - Importação. Novo Cálculo Boletim Informativo 10/05 Auditores Tributários Auditores Independentes Consultoria Empresarial M A T É R I A F E D E R A L MP 252 - Fim da vigência Através do Ato Declaratório do Presidente da Mesa do

Leia mais

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio)

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio) O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo, Atlas,

Leia mais

Recentes alterações na legislação tributária: subcapitalização, remessa de juros ao exterior, parcelamento de débitos e outros temas

Recentes alterações na legislação tributária: subcapitalização, remessa de juros ao exterior, parcelamento de débitos e outros temas Recentes alterações na legislação tributária: subcapitalização, remessa de juros ao exterior, parcelamento de débitos e outros temas Migalhas Internacional, 14 de jul. 2010 No dia 11 de junho de 2010,

Leia mais

A CUMULATIVIDADE E A NÃO CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS

A CUMULATIVIDADE E A NÃO CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS A CUMULATIVIDADE E A NÃO CUMULATIVIDADE DO PIS E DA COFINS Por:, Pós-Graduando em Planejamento Contábil e Tributário, PUC- Minas em Poços de Caldas. lesovia@yahoo.com.br Gestão e Conhecimento, v. 3, n.

Leia mais

Como consultar o histórico de pagamentos

Como consultar o histórico de pagamentos Histórico de Pagamentos Como consultar o histórico de pagamentos O histórico de pagamentos registra todos os pagamentos feitos no estabelecimento para todos os tipos de vendas. Pode ser considerado uma

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 48.266, DE 19 DE AGOSTO DE 2011. (publicado no DOE nº 162 de 22 de agosto de 2011) Modifica o Regulamento

Leia mais

AJUSTE FISCAL, ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E EXPECTATIVAS PARA 2015. Diego Caldas R. de Simone

AJUSTE FISCAL, ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E EXPECTATIVAS PARA 2015. Diego Caldas R. de Simone AJUSTE FISCAL, ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E EXPECTATIVAS PARA 2015 Diego Caldas R. de Simone PACOTE DE AJUSTE FISCAL Objetivo Medida Executivo / Legislativo Economia estimada / aumento de arrecadação

Leia mais

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA. *Publicado no DOE de 01/07/202

GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA. *Publicado no DOE de 01/07/202 GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DA FAZENDA *Publicado no DOE de 01/07/202 DECRETO Nº 719, DE 28 DE junho DE 2002 Procede alteração no Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 35.245, de 26 de dezembro

Leia mais

MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009

MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009 MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009 Informativo 19 - Página 285 - Ano 2009 ORIENTAÇÃO MEI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Opção pelo SIMEI Conheça as condições para recolhimento

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N º99/98 Publicado no DOU de 25.09.98. Ratificação Nacional DOU de 15.10.98, pelo Ato COTEPE-ICMS 75/98. Alterado pelos Convs.

CONVÊNIO ICMS N º99/98 Publicado no DOU de 25.09.98. Ratificação Nacional DOU de 15.10.98, pelo Ato COTEPE-ICMS 75/98. Alterado pelos Convs. CONVÊNIO ICMS N º99/98 Publicado no DOU de 25.09.98. Ratificação Nacional DOU de 15.10.98, pelo Ato COTEPE-ICMS 75/98. Alterado pelos Convs. ICMS nºs12/99, 119/11, 19/12, 97/12. Nova redação dada à ementa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3310. Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade:

RESOLUÇÃO Nº 3310. Parágrafo único. Não são considerados no cálculo da exigibilidade: RESOLUÇÃO Nº 3310 Dispõe acerca da realização de operações de microcrédito destinadas à população de baixa renda e a microempreendedores. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989 Dispõe sobre alterações na legislação de custeio da Previdência Social e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II

REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II São Paulo Rio de Janeiro Brasília Curitiba Porto Alegre Recife Belo Horizonte Londres Lisboa Shanghai Miami Buenos Aires REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II Luis Guilherme B. Gonçalves 05 de Agosto de

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas

CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE DATA: 08/02/2015. HORÁRIO: das 09 às 12 horas Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA (TRV) 2ª ETAPA EDITAL 02/2015-COPESE CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 30 - Data 29 de janeiro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI IMPORTAÇÃO POR CONTA

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO

SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL. Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO 1 2 Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 8, ANO 1I AGOSTO DE 2010 1 MP EQUIPARA ATACADISTAS E PRODUTORES PARA FINS DE COBRANÇA DE PIS E COFINS Publicada Medida Provisória que

Leia mais

SAFRAS & CIFRAS TRIBUTAÇÃO INCIDENTE SOBRE FATURAMENTO - PARTE II EMPRESÁRIO RURAL PESSOA JURÍDICA

SAFRAS & CIFRAS TRIBUTAÇÃO INCIDENTE SOBRE FATURAMENTO - PARTE II EMPRESÁRIO RURAL PESSOA JURÍDICA TRIBUTAÇÃO INCIDENTE SOBRE FATURAMENTO - PARTE II EMPRESÁRIO RURAL PESSOA JURÍDICA * Carla Hosser * Leticia de Oliveira Nunes * Litiele Maltezahn * Priscila Duarte Salvador * Rosana Vieira Manke Diante

Leia mais

Importação- Regras Gerais

Importação- Regras Gerais Importação- Regras Gerais 1 Conceito de Importação Podemos definir a operação de importação como um processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem (produto/serviço) do exterior para o país de

Leia mais

Agenda Tributária: de 08 a 14 de janeiro de 2015

Agenda Tributária: de 08 a 14 de janeiro de 2015 Agenda Tributária: de 08 a 14 de janeiro de 2015 Dia: 09 Comprovante de Pagamento ou Crédito à Pessoa Jurídica de Juros sobre o Capital Próprio A pessoa jurídica que tenha efetuado o pagamento ou crédito

Leia mais

Anexo 2.0 Código Fiscal de Operações e Prestações CFOP Art. 317 do RICMS/03

Anexo 2.0 Código Fiscal de Operações e Prestações CFOP Art. 317 do RICMS/03 Anexo 2.0 Código Fiscal de Operações e Prestações CFOP Art. 317 do RICMS/03 Alterações: Decreto nº 19.887 de 19.09.2003 Decreto nº 20.204 de 19.12.2003 Decreto nº 20.912 de 25.11.2004 Decreto nº 20.919

Leia mais

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA

O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O SEGURO DE VIDA COM COBERTURA POR SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO UMA ANÁLISE TRIBUTÁRIA O presente trabalho trata do seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com especial enfoque

Leia mais

Ministério da Fazenda - Secretaria da Receita Federal. Ministério da Fazenda/ Secretaria da Receita Federal

Ministério da Fazenda - Secretaria da Receita Federal. Ministério da Fazenda/ Secretaria da Receita Federal REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS E ATÍPICOS REEGIMEE I DEESSCRIÇÃO I 1 Admissão Temporária Permite a permanência no País de bens procedentes do exterior, por prazo e para finalidade determinados, com suspensão

Leia mais

ANEXO V - CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES, PRESTAÇÕES E SITUAÇÕES TRIBUTÁRIAS (a que se refere o artigo 597 deste regulamento)

ANEXO V - CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES, PRESTAÇÕES E SITUAÇÕES TRIBUTÁRIAS (a que se refere o artigo 597 deste regulamento) TABELA I - CÓDIGO FISCAL DE OPERAÇÕES E DE PRESTAÇÕES (CFOP) ANEXO V - CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES, PRESTAÇÕES E SITUAÇÕES TRIBUTÁRIAS (a que se refere o artigo 597 deste regulamento) DAS ENTRADAS DE MERCADORIAS,

Leia mais

IPI ICMS - SP LEGISLAÇÃO - SP ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - SP LEGISLAÇÃO - SP ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR

LUIZ ANTONIO SOARES DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR Apelação Cível - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0100686-34.2014.4.02.5006 (2014.50.06.100686-0) RELATOR : LUIZ ANTONIO SOARES APELANTE : PARANÁ GRANITOS LTDA ADVOGADO : EDGAR LENZI E OUTROS APELADO

Leia mais

A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais.

A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais. A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais. Entre outras vantagens, oferece importantes benefícios fiscais que visam diminuir o custo de seus clientes.

Leia mais

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Versão 6.04.00 Abril/2015 SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Passo a Passo: Cadastros, Configurações e Operações SPED Contribuições O SPED Contribuições é um arquivo digital instituído no Sistema Publico

Leia mais

TABELA I. CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES (códigos a que se refere o artigo 230 deste Regulamento)

TABELA I. CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES (códigos a que se refere o artigo 230 deste Regulamento) TABELA I CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES (códigos a que se refere o artigo 230 deste Regulamento) B) DAS SAÍDAS DE MERCADORIAS, BENS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS Grupo 5.000 Grupo 6.000 Grupo 7.000

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA Alterada pelas Leis nºs: 1723, de 21.03.07 DOE Nº 0725, de 29.03.07; 1795, de 31.10.07 DOE Nº 0870, de 31.10.07; 1920, de 11.07.08 DOE Nº 1039, de 17.07.08; 2002, de 15.12.08 DOE Nº 1145, de 16.12.08;

Leia mais

Um breve panorama contábil e tributário no Brasil por Daniel Zaidan

Um breve panorama contábil e tributário no Brasil por Daniel Zaidan Consultoria Compliance Um breve panorama contábil e tributário no Brasil por Daniel Zaidan São Paulo Brasil Alterações Contábeis no Brasil Em 2008, entrou em vigor a Lei 11.638/07 que alterou substancialmente

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRIBUTOS RECOM Regulamentação Orientador Empresarial DECRETO nº 7.319/2010 DOU: 29.09.2010 Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Tributação

Leia mais

GOVERNO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GETRI GERÊNCIA DE TRIBUTAÇÃO

GOVERNO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GETRI GERÊNCIA DE TRIBUTAÇÃO PARECER Nº 0154/2005/GETRI/CRE/SEFIN SÚMULA: OPERAÇÕES DE REMESSA PARA REPOSIÇÃO EM GARANTIA. APLICAÇÃO DO ARTIGO 555 DO RICMS/RO. SISTEMÁTICA DIFERENCIADA E RESTRITA A EMPRESAS PRESTADORAS DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Direito Previdenciário - Custeio

Direito Previdenciário - Custeio Direito Previdenciário - Custeio Aula 4 Contribuição dos Empregadores Sobre a Folha de Salários e Demais Rendimentos do Trabalho. Professor: Marta Gueller Coordenação: Dr. Wagner Ballera "CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967.

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. Regulamenta os seguros obrigatórios previstos no artigo 20 do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

ICMS/SP Substituição Tributária

ICMS/SP Substituição Tributária Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA LEI Nº 12.973, DE 13 DE MAIO DE 2014 - LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA A Medida Provisória (MP) nº 627/13, que promoveu diversas

Leia mais

Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Normas Operacionais Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização, no exterior, de bens de fabricação nacional, observadas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 12/9/2013 13:42 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.859, DE 10 DE SETEMBRO DE 2013. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 613, de 2013 Institui

Leia mais

Jurisprudência. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 47 de 12 de Novembro de 2012

Jurisprudência. SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 47 de 12 de Novembro de 2012 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 143 de 20 de Novembro de 2012 ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins/ Contribuição para o PIS/Pasep EMENTA: CRÉDITOS VINCULADOS A RECEITA NÃO TRIBUTADA.

Leia mais

IV SEMINÁRIO CATARINENSE SOBRE ATUALIDADES JURÍDICO-CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA LIMITES DOS CONCEITOS CONTÁBEIS NA DEFINIÇÃO DO FATO GERADOR

IV SEMINÁRIO CATARINENSE SOBRE ATUALIDADES JURÍDICO-CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA LIMITES DOS CONCEITOS CONTÁBEIS NA DEFINIÇÃO DO FATO GERADOR IV SEMINÁRIO CATARINENSE SOBRE ATUALIDADES JURÍDICO-CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA LIMITES DOS CONCEITOS CONTÁBEIS NA DEFINIÇÃO DO FATO GERADOR José Antonio Minatel Florianópolis, 26.08.2015 LIMITE DOS CONCEITOS

Leia mais

a base de cálculo do PIS/Pasep, visto não existir expressa previsão legal de exclusão ou isenção. LÍCIA MARIA ALENCAR SOBRINHO Chefe da Divisão

a base de cálculo do PIS/Pasep, visto não existir expressa previsão legal de exclusão ou isenção. LÍCIA MARIA ALENCAR SOBRINHO Chefe da Divisão 5ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 1, DE 6 DE JANEIRO DE 2009 EMENTA: O incentivo relativo ao abatimento do valor do ICMS devido concedido pelo governo do Estado da Bahia a título

Leia mais

Dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

Dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 974, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições

Leia mais

Finanças Públicas. Aula 1

Finanças Públicas. Aula 1 Finanças Públicas Aula 1 Finanças Públicas Teoria do bem estar social Finanças Públicas Conceito de ponto Ótimo de Pareto Finanças Públicas As Falhas de mercado Falhas de mercado Existência de Bens públicos

Leia mais

DECRETO Nº 4.524, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2002

DECRETO Nº 4.524, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2002 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação DECRETO Nº 4.524, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2002 Regulamenta a Contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins devidas pelas pessoas jurídicas em geral. O PRESIDENTE

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

I. ESTATUTO DO VENDEDOR DIRETO. 1. Venda Direta

I. ESTATUTO DO VENDEDOR DIRETO. 1. Venda Direta I. ESTATUTO DO VENDEDOR DIRETO 1. Venda Direta A venda direta deve ser entendida como aquela em que produtos e serviços são apresentados diretamente ao consumidor, por intermédio de explicações pessoais

Leia mais

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 28/2015

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 28/2015 ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE JULHO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 28/2015 IPI SUSPENSÃO DO IPI NAS SAÍDAS DE INSUMOS PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DIVERSOS... Pág. 168 ICMS PA MANIFESTO ELETRÔNICO

Leia mais

BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 1 Data 10.02.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 01.02.2016 a 10.02.2016 Corporativa LEGISLAÇÃO FEDERAL Data da

Leia mais

Intercâmbio Nova Sistemática de Contabilização

Intercâmbio Nova Sistemática de Contabilização Nova Sistemática de Contabilização Impactos financeiros, contábeis, operacionais e fiscais Lycia Braz Moreira (lycia@fblaw.com.br) Assessoria Jurídica Unimed Federação Rio Definição O que é Intercâmbio?

Leia mais

O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA TRIBUTOS CARGA TRIBUTÁRIA FLS. Nº 1 O IMPACTO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 1. - INTRODUÇÃO A fixação do preço de venda das mercadorias ou produtos é uma tarefa complexa, onde diversos fatores

Leia mais

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Alagoas. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Alagoas. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 50/2013 Alagoas Federal IPI Construção civil - Edificação - Exclusão do conceito de industrialização.... 01 Estadual ICMS Leilão de mercadorias apreendidas

Leia mais

2. IOF na determinação do custo do bem importado.

2. IOF na determinação do custo do bem importado. PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 7, DE 5 DE MARÇO DE 1981. EMENTA: O IOF integra o custo de aquisição juntamente com o valor resultante da conversão da moeda estrangeira correspondente ao preço de aquisição

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DA CONTRIBUIÇÃO (EFD CONTRIBUIÇÕES) Diário Oficial da União Nº 43, Seção 1, sexta-feira, 2 de Março de 2012

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DA CONTRIBUIÇÃO (EFD CONTRIBUIÇÕES) Diário Oficial da União Nº 43, Seção 1, sexta-feira, 2 de Março de 2012 Circular 112/2012 São Paulo, 06 de Março de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DA CONTRIBUIÇÃO (EFD CONTRIBUIÇÕES) Diário Oficial da União Nº 43, Seção 1, sexta-feira, 2 de

Leia mais

AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2015

AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2015 AGENDA DAS OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA FEVEREIRO DE 2015 Até dia Obrigação 4 IRRF Histórico Recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte correspondente a fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2015,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 12, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 12, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 12, DE 2014 Dispõe sobre incentivos para fomentar a reutilização de recursos hídricos no âmbito da Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio

Leia mais

ANEXO - TRIBUTAÇÃO 1.0 TRIBUTOS FEDERAIS

ANEXO - TRIBUTAÇÃO 1.0 TRIBUTOS FEDERAIS ANEXO - TRIBUTAÇÃO 1.0 TRIBUTOS FEDERAIS a) IPI NA AQUISIÇÃO DE AERONAVES Na aquisição de aeronaves pode incidir IPI, dependendo da natureza do adquirente, com alíquotas de 0% (empresas aéreas de transporte

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI Nº 2228, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009. PUBLICADA NO DOE Nº1396, DE 28.12.09 Altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 959, de 28 de dezembro de 2000. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA: Faço

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Fls. 32 31 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª RF Solução de Consulta nº 323 - Data 15 de setembro de 2010 Processo ***** Interessado ***** CNPJ/CPF ***** ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Ementa aula 08 de outubro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Professor: André Parmo Folloni Doutor em Direito pela UFPR; Mestre em Direito

Leia mais

06/03/2012. Legislação Tributária. Dn. Paulo Cesar Chagas Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.edu.br Doutorando em Engenharia Mecânica

06/03/2012. Legislação Tributária. Dn. Paulo Cesar Chagas Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.edu.br Doutorando em Engenharia Mecânica Dn. Paulo Cesar Chagas Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.edu.br Doutorando em Engenharia Mecânica 1 Código Tributário Nacional Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966 Denominado CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda entrega futura para optantes pelo regime Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda entrega futura para optantes pelo regime Simples Nacional Venda 20/08/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Consulta Receita Federal... 3 2.2. PN CST 73/1973... 4 2.3. RIR/99... 4 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

Investimento e crescimento nacional. Os projetos da Copa do Mundo e Olimpíadas e seus efeitos fiscais

Investimento e crescimento nacional. Os projetos da Copa do Mundo e Olimpíadas e seus efeitos fiscais Investimento e crescimento nacional. Os projetos da Copa do Mundo e Olimpíadas e seus efeitos fiscais Robson Maia Lins Doutor PUC/SP e Professor Especialização IBET e PUC/SP 1 Previsão Constitucional Art.

Leia mais