Qualidade de vida no trabalho Desenvolvimento de uma metodologia para mensuração no ambiente do Banco do Brasil CESEC POA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualidade de vida no trabalho Desenvolvimento de uma metodologia para mensuração no ambiente do Banco do Brasil CESEC POA"

Transcrição

1 1 Qualidade de vida no trabalho Desenvolvimento de uma metodologia para mensuração no ambiente do Banco do Brasil CESEC POA Autor: Janaina Mendes de Oliveira Resumo Este artigo é o resultado da pesquisa realizada no Banco do Brasil - na dependência CESEC - localizado na cidade porto alegre RS. Esta visava identificar os fatores que interferem na Qualidade de Vida no Trabalho. Adaptando os modelos de Walton, Werther e Hackman, à peculiaridade do ambiente existente no cesec, desenvolvemos um instrumento de pesquisa que tentava abordar se a QVT estava mais voltado a um dos três aspectos: Tarefa, Ambiente e Clima. Os resultados indicam o clima organizacional como sendo o fator que significa QVT no CESEC. O trabalho em equipe é o fator de índice mais alto (80%) dentre todos os itens pesquisados. O ambiente físico (decoração, limpeza, música), foi considerado com pouca influencia sobre a QVT. E os itens referente a tarefa ( fator de maior relevância para os estudiosos sobre o tema) como a autonomia, ou auto-realização ao fazer a tarefa, não representam percentuais significativos. A pesquisa mostra que utilizando uma metologia para detectar o que realmente motiva os seus funcionários poderá se valer de um ótimo instrumento para conseguir uma melhor produtividade. O Banco do Brasil passa pôr um momento onde a baixa remuneração e ameaça de privatização, criam insegurança e prejudicam o andamento do trabalho. Este trabalho pode sugerir alternativas para minimizar esta situação, através da busca da Qualidade de Vida no Trabalho. Introdução O tema qualidade de vida no trabalho surgiu na década de 50, exatamente para denominar os estudos sobre a relação trabalho/indivíduo/organização. Segundo Walton (in Rodrigues, 1994, p.83) a expressão Qualidade de vida tem sido usada com crescente freqüência para descrever certos valores ambientais e humanos, negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico. A Empresas que ofereçam um ambiente onde o funcionário possa sentir-se como em casa, terão a motivação necessária para a maior produtividade. Empresas como Rhodia, Azaleia, entre outras (revista exame, 1997), oferecem diversos tipos de benefícios para que seus funcionários sintam-se melhores: academias de ginástica, cursos, financiamento casa própria, plano de saúde.. E chamam a isto de programa de Qualidade de Vida. Com certeza, este tipo de benefícios oferecidos propiciam um sentimento de bem-estar, mas não é só isso. A característica da tarefa como autonomia criatividade, etc. ou ainda um bom clima de trabalho também são fatores que afetam a Qualidade de Vida o no Trabalho. O problema reside, então, em descobrir o que é qualidade de vida para uma determinada população.

2 2 O CESEC POA é uma dependência do Banco do Brasil onde se realizam os serviços administrativos, é um lugar onde convivem juntos funcionários em fase de aposentadoria e estagiários que estão começando uma carreira profissional. Neste ambiente tão heterogêneo, resolveu-se implantar um programa de QVT, mas caímos num dilema: o que é Qualidade de vida no CESEC? Um ambiente bonito? ter facilidade no transporte? ter uma tarefa interessante, ou se relacionar bem com os colegas? Com o objetivo de mensurar o que realmente afeta a Qualidade de Vida no Banco do Brasil CESEC POA, desenvolvemos e aplicamos uma pesquisa, que aborda aspectos da tarefa ambiente e clima organizacional. Abordagens da qualidade de vida no trabalho O tema qualidade de vida tem origem na questão motivacional, procurando definir o termo motivação, o que nunca foi muito fácil, pois até hoje não se sabe com certeza qual a fórmula que deverá ser utilizada. Autores como Walton, Davis, Hackman, traduziram para qualidade de vida no trabalho as condições ideais para definir indivíduo X trabalho. Segundo Rodrigues (1994), a QVT tem sido uma preocupação dos estudiosos desde as pesquisas de Elton Mayo (1924). Com outros títulos, ou contextos, mas sempre voltada para facilitar e trazer bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa: a partir de 1924, a academia nacional de ciências dos Estados Unidos iniciou alguns estudos para verificar a correlação entre produtividade e iluminação no local de trabalho dentro dos pressupostos clássicos de Taylor ( Chiavenato, 1993, p.137) Apresentaremos a seguir alguns modelos de QVT: O modelo de Walton (in fernandes, 1996) sugere oito categorias conceituais para avaliar QVT nas organizações: 1- compensação justa e adequada: significando remuneração adequada 2- condições de trabalho: ambiente físico seguro e saudável 3- uso e desenvolvimento de capacidades: autonomia e significado da tarefa; retroinformação 4- oportunidade de crescimento e segurança: possibilidade de crescimento profissional 5- integração social na organização: relacionamento saudável 6- constitucionalismo: direitos trabalhistas, liberdade de expressão, maneira como as normas e rotinas influênciam o trabalho 7- trabalho e espaço total de vida: equilibrio entre vida pessoal e profissional 8- relevância social da vida no trabalho : percepção do empregado em relação à responsabilidade social da instituição na comunidade. O modelo de Werther e Davis (in Fernandes, 1996) diz respeito aos elementos organizacionais, ambientais e comportamentais que afetam o projeto de cargos em termos de QVT :

3 3 Elementos organizacionais Elementos ambientais Elementos comportamentais Abordagem mecanicista Fluxo de trabalho Práticas de trabalho Habilidade e disponibilidades de empregados Expectativas sociais Autonomia Variedade Identidade de tarefa Retroinformação E o modelo Belanger ( in Fernandes, 1996) 1 - o trabalho em si: criatividade, autonomia, envolvimento 2 - crescimento pessoal e profissional: treinamento, oportunidades de crescimento 3 - tarefas com significado: tarefas completas, enriquecimento 4 - funções e estruturas abertas: clima de criatividade, transferência de objetivos O modelo de Hackman & Oldham ( in Rodrigues, 1994) faz uma relação direta entre a satisfação e a natureza da tarefa. Segundo os autores a o empenho no trabalho é proporcional ao grau em acredita poderá obter um resultado positivo. Dimensões da tarefa Estados psicológicos críticos Resultados pessoais e de trabalho Variedade Identidade significado autonomia feedback contato - significância percebida no trabalho - responsabilidade pelo resultado do trabalho -conhecimento dos resultados do trabalho - satisfação geral - motivação interna - satisfações específicas : segurança no trabalho, remuneração, ambiente social, supervisão Os modelos apresentados fornecem indicadores para análise de QVT nas organizações, a sua utilização vai depender do tipo de empresa que se quer analisar. Levando em conta os modelos apresentados e a peculiariedade da empresa BB-CESEC POA, o instrumento de pesquisa abordou os aspectos da TAREFA, CLIMA E AMBIENTE, divididas nas seguintes questões:

4 4 ambiente clima Tarefa Ambiente alegre com flores/ figuras/quadros A facilidade no transporte coletivo até o local de trabalho A existência de um posto médico no local de trabalho A música, no caso de um som ambiental A qualidade e a higiene do lanche (vaca) oferecido pelo Banco A qualidade/variedade da refeição opcional no restaurante localizado no setor de trabalho A limpeza e a organização física do local de trabalho O atual layout do estacionamento interno O apoio dos colegas nas horas de dificuldades pessoais O trabalho em equipe, onde todos dividem as tarefas para atingir o objetivo da equipe e não o individual O reconhecimento pela sua dedicação no atingimento do objetivo da equipe: A liderança motivadora, orientadora: A participação na busca de soluções para o trabalho na sua equipe: A questão do tempo X o número de tarefas para realizar: Realizar tarefas que fiquem aquém da sua capacidade intelectual: A autonomia para a realização das tarefas a você destinadas: A possibilidade de desenvolver a sua criatividade nas atividades que realiza: O CESEC POA do Banco do Brasil O Banco do Brasil conta com uma rede de dependências espalhadas por todo o Brasil. Estas dependências podem ser agências que captam dinheiro ou centros administrativos que executam os serviços que não são feitos nas agências como compensação de cheques, etc. O CESEC é um centro de serviços e comunicações que atende as agências. Os CESEC foram criados em 1976 para concentrar equipamentos de processamento de dados e absorver serviços das agências, sendo departamentalizadas por função, produto e processo e aglutinados em Núcleos e Setores.

5 5 Atualmente, O número de CESECs é bem menor, já que os serviços na agências estão automatizados. No Rio grande do Sul existe apenas um CESEC, situado na capital do estado Porto Alegre. Hoje conta com um número de 400 funcionários e 300 estagiários. Culturalmente, para o bancário trabalhar no CESEC é mais tranquilo, já que não existe o atendimento ao público, mas nos últimos anos a ameaça de fechamento preocupa o pessoal que trabalha neste Centro, trazendo um clima de desmotivação. Segundo o relatório DESIS/ORSM (Orgão do BB responsável pela estrutura administrativa): Muitos centros apresentam quadro de pessoal desfalcado, elevado grau de insatisfação pelas poucs perspectivas de ascensão funcional; fadiga psicologica e desmotivação pela execução de tarefas repetitivas, insuficiência de treinamento; visão pessimista sobre o futuro dos CESEC e a difusão de um imagem negativa do orgão. (BB/DESIS, P. 11) A imagem negativa dos centros é devido, principalmente, à competivitidade entre os bancos que exige maior atenção à atividade fim, as agências captadoras de dinheiro para o Banco. A informatização das operações administrativas acompanhada da falta de equipamentos necessários à sua execução também contribui muito para a falta de motivação dos funcionários. 1. Descrição principais atividades do CESEC Acabamento de relatórios para distribuição; Contratação e controle de serviços de vigilância e restaurante; Execução de serviços de impressão de documentos e relatórios; Assessoramento técnico as agências na realização de convênios de intecambio de informações em meio magnetico; Serviços de compensação de cheques e outros papeis ; Concialiação dos saldos de contas, de acordo com instruções vigentes, e fechamento contábil dos balancetes das agências usuárias e do CESEC; Análise, processamento e contabilização de seguros e operações financeiras (leasing, contrato de cheque ouro...); Execução de serviços de funcionalismo (ferias, licença premio, abonos...; Serviços de contratação, elaboração de roteiros, recepção, controle e expedição de malotes. 2. Organograma O cesec Poa é composto de 7 áreas e cada uma delas divi-se em equipes (são em média sete por área). Cada equipe é composta de funcionários concursados e estagiários de nível médio e superior.

6 6 GERÊNCIA CESEC GFGF Area 1 Area 2 Area 3 Area 4 Area 5 Area 6 Area 7 equipes equipes equipes equipes equipes equipes equipes Funcionários Estagiários Objetivos O Problema de pesquisa surgiu de um encontro de funcionários onde discutiu-se temas relacionados a um ambiente de trabalho agradável. A partir do levantamento de idéias surgidas do encontro, chegou-se a conclusão de que o tema é muito amplo e que cada pessoa teria sua própria definição, assim o mais correto seria fazer um levantamento sobre a opinião do CESEC a respeito do assunto. O objetivo deste trabalho foi mensurar o que representa ter Qualidade de Vida no Trabalho para os funcionários do Banco do Brasil CESEC POA. Metodologia Aplicou-se um questionário, distribuindo a todos os funcionário (em torno de 1000 pessoas no ano de 1998) o qual tivemos um retorno de 75%. A sua elaboração o seguiu alguns parâmetros: 1 - um referencial teórico baseado numa revisão da literatura sobre o tema 2- Coerência: Procurou-se colocar questões que tivessem coerência de resultados. Questões indicadas como prejudiciais a qualidade de vida, mas que não são passíveis de mudança (estrutura do prédio, por exemplo) não foram colocadas.

7 7 3- As questões deveriam ser respondidas sobre o nível de influência dos itens na sua qualidade de vida. Assim seriam medidos os fatores que deveriam ser buscadas soluções de melhoria, para que se realizasse o trabalho de mudança do ambiente de trabalho seja ele físico, social ou psicológico. Os itens foram medidos por intensidade(não tem influência, tem pouca, tem influência e tem muita influência), itens apontados pela maioria como muito influentes são aqueles que representam, na nossa pesquisa, indicadores da qualidade de vida. Qualidade de vida no CESEC Banco do Brasil O gráfico a seguir mostra o resultado do trabalho de pesquisa realizado no BB-CESEC: QUALIDADE DE VIDA NO BB-CESEC ambiente alegre limpeza ambiente estacionamento facilidade transporte posto medico musica qualidade lanche qalidade refeicao trabalho equipe reconhecimento participacao lideranca apoio colegas distribuição/tarefa auto-realização autonomia criatividade Não Influi Pouco Influi Influi Muito Influi Analisando cada uma das questões: Ambiente alegre - A pergunta referia-se a situação de que um ambiente com quadros, flores, etc. influenciaria a sua qualidade de vida. Os entrevistados na sua maioria 48% concordam que este influencia, mas apenas 23% acreditam que influencia muito, 22% acreditam que influencia pouco e apenas 7% acha que o item não tem nenhuma influência. Transporte : Perguntou-se se a facilidade no transporte coletivo influencia a qualidade de vida no CESEC. A maioria dos entrevistados (61%)acredita que este ítem têm muita

8 8 influencia na QVT, 29% acham que tem influência, enquanto que apenas 7% e 3,1% influi pouco e não influi, respectivamente. Posto Médico: A pergunta formulada foi se a existência de um posto médico no ambiente de trabalho influência na QVT: A maioria (44,5%) respondeu que influi, e (36,9) acha que têm muita influência, (14,6%) diz que influi pouco e apenas (4,1%) acham que não têm nenhuma influência. Música: a existência de um som ambiental é motivo de muita influência para (30,7%), mas a maioria (35,7%) acredita que esta tem influência, um número expressivo (22,4%) acredita que têm pouca e (11,2%) diz que não influi. Alimentação /lanche: (57%) acredita que a qualidade e higiene do lanche oferecido pelo BB/CESEC têm muita influencia, (33,4%) acredita que influi, (7,8%) acha que têm pouca e (1,8%) acha que não têm. Alimentação /Restaurante: Os entrevistados na sua maioria (51,9%) acreditam que a qualidade da refeição servida no restaurante têm muita influencia na QVT, (33,8%) acham que têm influencia, (10,4%) acham que têm pouca e apenas (3,9%) não influi. Limpeza/Organização:Um local de trabalho limpo e organizado representa para (48%)muita influencia na QVT, para (33,5%) tem influencia, para (13,1%) tem pouca e (5,4%) não influi. Layout/ Estacionamento:O atual layout do estacionamento localizado no local de trabalho é fator de muita influencia para (18,8%), influencia (28,8%), influencia pouco (22,7%) e não tem influencia para (29,7%) Distribuição Tarefas: (43,9%) acreditam que sua QVT é muito influenciada pela relação tempo x número de tarefas a realizar, (43,9%) acham que tem influencia, (8%) acham que tem pouca influencia e (4,2%) não têm influencia. Auto realização : Realizar tarefas que fiquem aquém da sua capacidade intelectual representa muita influencia para (30,7%), para (45,5%) tem influencia, (14,6%) acham que tem pouca influencia e (9,2%) acha que não têm influencia. Autonomia : Ter autonomia para a realização das tarefas é fator de muita influência para (46,4%) dos entrevistados, (46,1%) acham que tem influencia, para (5,8%) tem pouca influencia e (1,8%) não tem influencia. Criatividade: A possibilidade de desenvolver a criatividade nas atividades que realiza é fator de muita influencia para (49,3%), influencia (43%) dos entrevistados, tem pouca influencia para (6,1%) e não influencia a QVT de (1,6%). Participação : A participação na busca de soluções na equipe de trabalho têm muita influencia para (69,1%), influi (28%), tem pouca influencia para (2,7%) e nenhuma para (0,3%) Apoio dos Colegas: O apoio dos colegas nas horas de dificuldades é motivo de muita influência na QVT para (55,5%), influencia (33,6%), têm pouca influência para (9,1%) e não influi na QVT de (1,8%) Trabalho emequipe: A grande maioria dos entrevistados (80,8%) dos entrevistados acredita que o trabalho feito em equipe influencia a QVT, (16,6%) acha que têm influência, (1,9%) acha que pouco influencia e apenas (0,7%) não influi. Reconhecimento:O reconhecimento pelo atingimento dos objetivos é motivo de muita influencia na QVT para (73,5%) e de influencia para (25%) e apenas (1,1%) e (0,4%) acham que pouca influencia e não influencia, respectivamente. Liderança: A existência de uma liderança motivadora e orientadora é considerado pela maioria (66,4%) de muita influencia na QVT, (30,8%) acham que influi e (2,4%) acham que tem pouca e (0,4%) nenhuma influencia.

9 9 Nos grupamentos, os ítens representativos do Ambiente ( alegre, posto medico, musica) foram considerados os que menos influem na qualidade de vida no CESEC. (veja gráfico). Nestes o fator que mais teve um peso significativo foi referente ao transporte (61% responderam que tem muita influencia) e a questão da alimentação (57% respondentes ); depois segue o item limpeza (48%); nos itens como estacionamento, posto medico(44%) e ambiente alegre (48%) a intensidade das respostas foi maior para o nível de influência, sendo que no quesito estacionamento a diferença entre influi ( 29%) e tem pouca influencia (23%) é muito baixa. QUALIDADE DE VIDA - Ambiente ambiente alegre 11-limpeza ambiente 17-estacionamento 2-facilidade transporte 3-posto medico 4-musica 9-qualidade lanche 10-qalidade refeicao Não Influi Pouco Influi Influi Muito Influi

10 10 No grupamento Clima tivemos uma grande indicador de qualidade. Todos os itens tiveram seus percentuais altos: participação (69%), reconhecimento (74%), liderança (67%) ; o item com o percentual mais baixo foi relativo ao apoio dos colegas (55%), e grande indicador foi com certeza a questão do trabalho em equipe (80%). QUALIDADE DE VIDA - Clima trabalho equipe reconhecimento participacao lideranca apoio colegas Não Influi Pouco Influi Influi Muito Influi

11 11 No grupamento Tarefa não podemos inferir que represente indicador de qualidade no CESEC, já que a diferença percentual entre muito influente e influente é muito pequena, chegando a ser igual nos itens distribuição de tarefas, e autonomia. No item auto-realização os pesquisados acham podemos dizer que influi, a muita influência tem um percentual de 30%. E o item que representa um percentual maior é o da criatividade ao realizar a tarefa. QUALIDADE DE VIDA - Tarefa distribuição/tarefa auto-realização autonomia criatividade Não Influi Pouco Influi Influi Muito Influi Conclusão O tema qualidade de vida diz respeito à motivação que os indivíduos possuem para trabalharem num determinado local, a motivação leva á produtividade. Procurar indicadores que levem ao alcance da motivação é o sonho de toda a empresa. Nosso objetivo era procurar a forma de fazer com que os funcionários do CESEC POA ficassem felizes no trabalho e com

12 12 isso produzissem mais para Banco. Não tínhamos certeza de que o certo seria dar mais autonomia nas tarefas, criar um ambiente bonito ou criar um clima de cooperação. Agora já sabemos que, para melhorar a QVT BB CESEC precisamos buscar incentivar o clima organizacional. Na literatura sobre o tema Qualidade de Vida, os autores estudados chamam de Qualidade de vida a busca da melhoria nas tarefas executadas pelo funcionário. Concordando com esta hipótese, procuramos abordar esse aspecto, mas para nossa surpresa as pessoas não estarão mais motivadas se receberem funções que incitem sua criatividade ou se acreditarem que têm mais capacidade do que suas funções estão exigindo dele. Qualidade de vida no CESEC POA diz respeito, principalmente, a questão do trabalho em equipe (80,8%), o reconhecimento pelo atingimento dos objetivos da equipe (73,5%), o apoio dos colegas nas horas de dificuldades (55,5%) e a existência de uma liderança orientadora (67%). A questão do ambiente como a decoração, a musica ambiental, a limpeza - elementos muito considerados nos programas de qualidade que outras empresas privilegiam-, representam pouca influencia na nossa população alvo e são questões que realmente poderiam afetar, uma vez, que as instalações físicas do CESEC não são muito adequadas: as salas não recebem a luz do dia, móveis desgastados, etc. As tarefas, na sua maioria, executadas neste centro são rotineiras e não exigem complexidade, pôr isso a pouca influência deste item na QVT. Este ponto já foi bastante discutido em estudos anteriores: Oliveira (1995) analisando a cultura organizacional do BB, constatou que, a estabilidade no emprego gera acomodação e propicia baixa competitividade interna. O trabalho, sendo rotineiro e repetitivo, não proporciona auto-realização. Em decorrência disso, a motivação para o trabalho é considerada entre média e baixa (p. 11) Os resultados deste trabalho servem para CESEC e também para muitas empresas que pretendem adotar um programa de QVT. Naturalmente, deverá se abordar outros itens como a remuneração, citada no modelo de hackman como os aspectos sociais de grande importância pra QVT. Não mencionados aqui, pois são questões que envolvem uma política gerencia a nível de Banco do brasil, e seriam ações impossíveis de serem resolvidas agora. A questão da privatização que ronda a vida do bancário outro ponto bastante de comentado e que não temos soluções. Um programa de QVT, que não tiver um respaldo na opinião dos seus funcionários poderá ser mal sucedido. As Teoria de motivação existentes salientam que o mais importante é conhecer as necessidades de cada funcionário, pôr isso, essa pesquisa tem um efeito muito positivo: conhecemos a nossa população e podemos implantar um programa de QVT, baseado numa análise do clima organizacional, mais pormenorizado, e deixar de lado, questões como uma sala de ginástica, por exemplo. Nossa proposta foi desenvolver um programa de QVT no CESEC através de um estudo sobre os fatores que interferem no trabalho do funcionário. Nos preocupava a maneira como as questões de qualidade de vida são tratadas apenas de nível itens ambientais, como oferecimento de benefícios: como video-locadora, cursos inglês, terapia...(revista exame n.677). O relacionamento pessoal e principalmente a tarefa não eram mencionados. Este primeiro estudo sobre QVT pretende chamar a atenção sobre a questão metodológica. Tratar o tema Qualidade de Vida no Trabalho como uma área do estudo da administração, que se torna importante a medida que trata do aumento da produtividade através do estudo da satisfação do maior recurso que as empresas detém aqueles chamados Humanos.

13 13 Bibliografia BANCO DO BRASIL. Modelo Organizacional do CESEC BERGAMINI, W.Cecilia. Motivação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. São Paulo: Makron books, 1993 FERNANDES, Eda. Qualidade de Vida no Trabalho: Como Medir para Melhorar. Salvador: Ed. Casa da Qualidade, 1996 OLIVEIRA, Janaina Mendes. O comportamento do gerente de agência do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul sob os apectos pessoal, administrativo e negocial. Dissertação de Mestrado em Administração, PPGA/UFRGS, Porto Alegre,1995 REVISTA EXAME. Qualidade de vida nas empresas. Agosto de 1997, suplemento RODRIGUES, Marcus V.Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2ed. Petropólis, RJ: Vozes, WERTHER, William B. & DAVIS, Keith. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: ed. McGraw-Hill, 1983

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Liderança Organizacional

Liderança Organizacional Liderança Organizacional Mauricio Lima Competência 07 Desenvolvimento de Recursos, Finanças e Legislação Corporativa Fundamentação Teórica Entre as atividades mais importantes do líder está a responsabilidade

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOS EM JALES-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS RESUMO. Palavras-chave Avaliação de desempenho. Administração. Eficiência. 1 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Leandro Henrique Borges RESUMO O presente trabalho visa a importância da avaliação periódica de desempenho na administração pública para

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma empresa estocadora de soja na região dos Campos Gerais: um estudo comparativo sobre satisfação/motivação

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma empresa estocadora de soja na região dos Campos Gerais: um estudo comparativo sobre satisfação/motivação Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma empresa estocadora de soja na região dos Campos Gerais: um estudo comparativo sobre satisfação/motivação Ricardo Francisco Marques Quilici (CEFET/PR ) ricardo.quilici@ig.com.br

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS Lizandra Cristina Macedo PINTO¹ - lizacrisufpa@gmail.com Mara Jessyka Coimbra De MELO¹ - mjessykacoimbra@hotmail.com Layse Kristine

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

Workshop sobre Empreendedorismo

Workshop sobre Empreendedorismo Workshop sobre Empreendedorismo Vasco Pinto 11 e 12/ Dez/ 2012 O que é o Empreendedorismo? O que é ser Empreendedor? Principais Características de um Empreendedor Diferenças entre Empreendedor e Empresário

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI ISSN 27-702 Ano 5 Número 24 Agosto de 205 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Crise econômica I - Mercado de trabalho 24 Crise econômica muda relação de brasileiros com o mercado de trabalho

Leia mais

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha

O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha O setor de psicologia do Colégio Padre Ovídio oferece a você algumas dicas para uma escolha acertada da profissão. - Critérios para a escolha profissional a) Realização Pessoal Que você se sinta feliz

Leia mais

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495

Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais. Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais com Prof. Lucas Henrique da Luz Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais Prof. Lucas Henrique da Luz E-mail: lhluz@unisinos.br Telefone:(51) 95076495 O que

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Como planejar e executar um treinamento

Como planejar e executar um treinamento Como planejar e executar um treinamento Treinamento: uma breve conceituação Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e, consequentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos

Leia mais

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projetos de trabalho Luciana Maria Viviani Gladys Beatriz Barreyro Os projetos

Leia mais

UnP. fazendo e compartilhando a gente aprende mais

UnP. fazendo e compartilhando a gente aprende mais DIRETRIZES DO ALUNO Olá, você está fazendo parte de um projeto de melhoria acadêmicoaction! Neste material você encontrará todas as pedagógica: o Edu Action informações necessárias para entender como esse

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS EM BOTUCATU E REGIÃO - SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DO 5º E 7º SEMESTRE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNIFAC BOTUCATU CATEGORIA:

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 11ª, 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Metodologia do Ensino de Educação

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Neste capítulo visamos efectuar, em primeiro lugar, uma descrição clara e sucinta do conhecimento na área das atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência e, em segundo lugar, definir

Leia mais

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE Augusto César de Aguiar CUÉLLAR 1 Victor Dutra MARTINS 2 Roberta Gomes CAVALCANTE 3 RESUMO: As empresas atualmente têm sofrido

Leia mais

5 CONCLUSÃO. 5.1. Resumo

5 CONCLUSÃO. 5.1. Resumo 70 5 CONCLUSÃO 5.1. Resumo Conforme visto no capítulo anterior, por meio das análises dos resultados da pesquisa de campo, realizadas no software SPSS 17.0 versão Windows, foram obtidas as funções de utilidade;

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DE UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS BEM ELABORADA.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DE UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS BEM ELABORADA. ISSN 1984-9354 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DE UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS BEM ELABORADA. Marcelo Manarelli de Oliveira (LATEC/UFF) Ronnie Joshé Figueiredo de Andrade (LATEC/UFF)

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 17 - Teorias Contingenciais de Liderança Para STONER e FREEMAN (1985; 350) a abordagem contingencial é a visão de que a técnica de administração que melhor

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders)

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders) Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto FAE S. J. dos Pinhais Projeto e Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Recursos Humanos Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck Gestão de RH Prof: Roberto Huck Treinamento Roteiro da Teleaula 1. Cenário atual; 2. Conceito de Treinamento e Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; 4. Mútuo

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

O PAPEL DA ERGONOMIA NO DESIGN DE INTERIORES

O PAPEL DA ERGONOMIA NO DESIGN DE INTERIORES O PAPEL DA ERGONOMIA NO DESIGN DE INTERIORES Este artigo busca destacar a importância da aplicabilidade das técnicas ergonômicas no que se refere ao design de interiores. A ergonomia será apresentada como

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

TEORIA COMPORTAMENTAL. Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações.

TEORIA COMPORTAMENTAL. Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações. TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e fundamenta-se no comportamento humano nas organizações. Teoria Comportamental Um dos temas fundamentais é a Motivação Humana, pois para explicar

Leia mais

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES CURITIBA 2009 MARCOS ANTONIO RIBAS PONT SAMUEL ANDRADE TAUFMANN POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES Trabalho apresentado à disciplina

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Leia mais

Tipo de perguntas mais frequentes

Tipo de perguntas mais frequentes Tipo de perguntas mais frequentes Para facilitar a preparação de uma entrevista apresentamos questões que frequentemente são colocadas nesta situação. Com base nestas, os candidatos poderão praticar as

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CONDIÇÕES DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RETEP PRESS, MOSSORÓ

Leia mais

Processo de Pesquisa Científica

Processo de Pesquisa Científica Processo de Pesquisa Científica Planejamento Execução Divulgação Projeto de Pesquisa Relatório de Pesquisa Exposição Oral Plano de Pesquisa Pontos de referência Conhecimento Científico É a tentativa de

Leia mais

SELECIONANDO PROFISSIONAIS POR COMPETÊNCIAS

SELECIONANDO PROFISSIONAIS POR COMPETÊNCIAS Recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma organização são de extrema importância, pois as pessoas compõem o principal ativo de uma empresa. Falhas nesse processo comprometem na produtividade do trabalho

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: AGRICULTURA ORGÂNICA: ALTERNATIVA DE RENDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA AUTORES: Gabriel José Barbosa, Murilo M. O. de Souza e David G. Francis e-mail: jbarbosa@bol.com.br,

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

EAD 615 Gerenciamento de Projetos

EAD 615 Gerenciamento de Projetos EAD 615 Gerenciamento de Projetos O Papel e As Habilidades do Gerente de Projetos Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia Colaboradores: Benedito Décio da S. Camargo

Leia mais

Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições

Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições Objetivos da aula: Entender a importância das pessoas nas organizações. Conhecer os objetivos, os processos e a estrutura do órgão Gestão de Pessoas. Ajudar

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais