PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL"

Transcrição

1 PROFª Mestre Maria da Conceição Muniz Ribeiro A IMPLANTAÇÃO DO MODELO NIGHTINGALE NO BRASIL

2 PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ( )

3 PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ( ) HOSPÍCIO ESCOLA DO NACIONAL DE ALIENADOS (Atual Escola Enfermagem de Alfredo Pinto/Uni- Rio) - Decreto 791 de 27/09/1890.

4 PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ( ) Escola Práticas de Enfermeiras da Cruz Vermelha Brasileira, em São Paulo Escola Práticas de Enfermeiras da Cruz Vermelha Brasileira, em Rio de Janeiro Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Decreto de 06/04/1948 Equiparada como Escola de Enfermagem.

5 PRIMEIRAS ESCOLAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ( ) Escola de Formação Sanitária do Exército - Criada pelo Decreto de 31/12/1921. Formam enfermeiros de 3ª classe - Terceiro Sargento.

6 A PENETRAÇÃO DO MODELO NIGTINGALIANO NO BRASIL

7 REFORMA CARLOS CHAGAS Em 1920, tornou-se diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), implantando a REFORMA CARLOS CHAGAS. Médico e cientista, empreendeu esforços para resolver os problemas da falta de um programa de saúde pública propondo soluções nesse sentido.

8 REFORMA CARLOS CHAGAS A Reforma Carlos Chagas e marcado pela parceria formada pelo Governo brasileiro e a Fundação Rockfeller. Esse período tem início com a vinda da Missão de Cooperação para o Desenvolvimento da enfermagem no Brasil, sob os auspícios da Fundação Rockfeller.

9 A IMPLANTAÇÃO DO MODELO ANGLO- AMERICANO ( ) Entre os profissionais encontravase a Enfermeira Ethel Parsons, como chefe do grupo de enfermeiras norte-americanas e com poder de estado para realizar as ações necessárias para resolver os problemas de Saúde Pública brasileira.

10 ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY Criada a Escola de Enfermagem do Departamento de Saúde Pública pelo Decreto nº de 10/11/1922. Primeira escola no modelo Nightingaliano. O início do funcionamento ocorreu em 19/02/1923. Em 1926, a Escola passou a denominar-se Escola de Enfermeiras Dona Anna Nery e em 1931, Escola de Enfermeiras Anna Nery (EEAN).

11 FIM DA REPÚBLICA VELHA EM 1930

12 FIM DA REPÚBLICA VELHA Em março de 1930, ocorreram as eleições para Presidente do Brasil. Até esse período, havia uma política de sucessão presidencial conhecida como café-com-leite, revezando-se, nas eleições, paulistas e mineiros. Naquela eleição, deveria ser eleito um mineiro, mas o Presidente Washington Luís, rompendo o pacto estabelecido, lançou um candidato paulista, Júlio Prestes. Presidente Washington Luís

13 JÚLIO PRESTE GETÚLIO VARGAS FIM DA REPÚBLICA VELHA Em 1º de março de 1930, as eleições foram então realizadas. Para Presidente da República foi eleito Júlio Prestes, sendo Getúlio Vargas derrotado.

14 FIM DA REPÚBLICA VELHA O previsto por Vargas era que haveria uma acomodação política, pois se propusera a aceitar o resultado das urnas. Seus aliados, no entanto, não se conformaram com o acontecido e continuaram opondo-se ao governo. Em meio a esse movimento conspiratório, em 26 de junho de 1930, João Pessoa foi assassinato. Esse acontecimento provocou o início de uma revolução, em 3 de outubro, tendo Getúlio Vargas como seu representante oficial.

15 O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS Em 24 de outubro de 1930, Washington Luís renunciou à Presidência do Brasil. Em 3 de novembro de 1930, assumi o cargo de Chefe do Governo Provisório da República do Brasil, Vargas. Em 5 de junho de 1930 havia sido nomeado Cardeal, Sebastião Leme. O primeiro ato do Presidente Vargas foi a dissolução do Congresso Nacional, passando a legislar por decreto. Com a instalação do Governo Provisório, foram instituídos novos Ministérios, visando a dar sustentação ao regime implantado. Um deles foi o da Educação e Saúde Pública.

16 NOVOS MINISTÉRIOS DO GOVERNO VARGAS Assim, o sistema educacional começou a sofrer os reflexos desse novo momento histórico e a ser utilizado como uma poderosa arma para permitir que o novo governo permanecesse no poder, inclusive por um período além do previsto por seus adversários.

17 A EDUCAÇÃO NO GOVERNO VARGAS Fato é que, em 30 de abril de 1931, foi formalizado o tão desejado pacto entre a Igreja e o Estado, pelo Decreto nº , que dispunha sobre a instrução religiosa nos cursos primário, secundário e normal. Esse documento permitiu à Igreja oferecer ao novo regime uma ideologia que lhe desse substância e conteúdo moral.

18 A EDUCAÇÃO NO GOVERNO VARGAS Em 1931, ocorre o término do convênio entre o governo brasileiro com a Fundação Rockfeller. Antes das norte-americanas retornarem para o seu país, solicitaram ao Presidente da República que sanciona-se a primeira legislação regulamentando a profissão e enfermagem e a criação de escolas no Modelo Ananeriano.

19 DECRETO Nº , de 15 de junho de 1931 Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa as condições para a equiparação das escolas de enfermagem.

20 RACHEL HADDOCK LOBO 1ª DIRETORA BRASILEIRA DA EEAN (1931 a 1933)

21 REAÇÃO DA IGREJA AO DECRETO Nº /31 Em 1931, três Irmãs da Caridade se matriculam no curso de enfermagem da EEAN, mas três meses depois elas abandonam o curso. Naquela época as Irmãs tinham uma vida muito difícil. Não podiam trocar de roupa, comer, rezar, junto com as leigas. Elas faziam tudo separado; então, não podiam estudar em qualquer lugar (Valderez, depoente nº 6).

22 REAÇÃO DA IGREJA AO DECRETO Nº /31 Getúlio Vargas assinou o Decreto nº , de 26/12/1932 conferindo às Irmãs da Caridade direitos iguais aos das enfermeiras de saúde pública, desde que pudessem provar naquela data terem seis ou mais anos de prática de enfermagem. Esse decreto, porém, não permitia que essas Irmãs dessem aulas ou fossem diretoras de cursos de enfermagem.

23 ESCOLA DE ENFERMAGEM CARLOS CHAGAS (EECC) Em 07 de julho de 1933, é criada em Belo Horizonte, junto ao Hospital São Vicente de Paulo, a segunda Escola de Enfermagem no Modelo Nightingaliano, a primeira estadual do Brasil.

24 PRIMEIRA DIRETORA DA EECC A primeira diretora foi Laís Netto dos Reys, que professava a religião católica e era enfermeira formada pela primeira turma da EEAN. A EECC, mesmo sendo leiga, reunia as condições desejadas pela ASVP para a formação de suas Irmãs. Foi assim que a Irmã Matilde Nina integrou a primeira turma dessa instituição, diplomando-se em 1936.

25 AS PRIMEIRAS IRMÃS FORMADAS Irmã Matilde Nina formada em Irmã Catarina Menescal Fiusa formada em 1938.