2º SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ÁREA TEMÁTICA: PLANEJAMENTO TERRITORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ÁREA TEMÁTICA: PLANEJAMENTO TERRITORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS"

Transcrição

1 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ÁREA TEMÁTICA: PLANEJAMENTO TERRITORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS DICOTOMIAS TRIBUTÁRIAS DOS MUNICÍPIOS URBANOS E RURAIS BRASILEIROS: ausência de diferenciação constitucional Natália Carolina de Oliveira Vaz 1 Dimas Eduardo Barros Araújo 2 Patrícia Luíza Kegel 3 Resumo O Estado Federativo Brasileiro é composto pela união indissolúvel da União, Estados- Membros, Distrito Federal e Municípios. Com a evolução do federalismo brasileiro, os entes federativos conquistaram autonomia, inclusive os Municípios, porém são vinculados aos entes superiores na escala e subordinação. Tal subordinação é estendida aos poderes de arrecadação e fiscalização dos impostos pertencentes a cada ente federativo. Todavia há características específicas e essenciais, que visam o interesse público, principalmente na parte de arrecadação para a manutenção dos direitos assegurados constitucionalmente que precisam ser mantidos em prol da coletividade. Ocorre que para assegurar tais direitos, o Estado necessita da arrecadação para obter a receita necessária para manter bom desempenho de seus serviços. Logo, faz-se necessário além de haver a arrecadação e fiscalização, auferição de receitas tributárias em razão da competência. Neste modelo federativo os Municípios são os menores entes, os quais não repartem sua receita. A repartição de receitas sempre é feita do ente maior para o ente menor, não necessariamente respeitando a escala federativa. Entretanto os Municípios brasileiros sofrem uma dicotomia (Município Rural x Município Urbano) que não está expressa em nossa Carta Magna, impedindo a equidade que teoricamente é garantida constitucionalmente, o que causa uma grande disparidade regional, além de êxodo rural. Daí a necessidade de reformar a repartição de receitas tributárias, pelo poder constituinte originário, para que os Municípios rurais sejam beneficiados acabando com a disparidade municipal. Palavras-chave: Federalismo brasileiro. Dualidade municipal. Disparidade de arrecadação de tributos. 1 Bacharel em Direito pela Associação Catarinense de Ensino ACE, Advogada, Aluna do Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Regional da FURB, natihvaz@gmail.com 2 Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins -UFT, Aluno do Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Regional da FURB, dimaseduardo.araujo@hotmail.com 3 Doutora em Direito Internacional e Pós-Doutora em Propriedade Intelectual e Investimentos Diretos Externos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade de Blumenau- FURB. Membro da lista brasileira de Terceiros Árbitros do MERCOSUL, pesquisadora no ZEI Center for European Integration Studies da Universidade de Bonn Alemanha, paluke@furb.br.

2 1 Introdução A primeira federação surgiu na América do Norte, com a Constituição dos Estados Unidos da América, no ano de 1787, quando houve necessidade de revisão do tratado das treze colônias independentes. Isso aconteceu somente depois de prolongados debates e discussões. As Colônias independentes por não terem tido sucesso com a confederação, devido a sua fragilidade, reuniram-se para uma convenção na cidade de Filadélfia, em maio daquele ano. Os convencionais constituintes federalistas norte-americanos estavam fortemente influenciados por Montesquieu, pois acreditavam no principio da separação dos poderes, orientando-se por ele para a composição do estado federal (DALLARI, 2001, p ). O Federalismo é nossa forma de Estado, no Brasil esta organização é feita pela divisão dos entes federativos, cada qual com suas respectivas competências e limitações. Até o século XVIII, o direito constitucional regia-se por princípios particulares, inerentes a um determinado povo, particulares a um determinado Estado, (RUSSOMANO, 1965). Notoriamente, a federação é uma forma de estado e não de governo, entretanto há um relacionamento muito estreito entre a adoção da organização federativa e os problemas de governo (DALLARI, 2001, p.254). O Estado federal [...] a base de uma repartição de competências entre o governo nacional e os governos estaduais, de sorte que a União tenha supremacia sobre os Estados-membros, e estes sejam entidades dotadas de autonomia constitucional perante a mesma união (PINTO, 1964, p 63). É sabido que a forma de Federação Brasileira compreende a União, os Estadosmembros, o Distrito Federal e os Municípios, que também são entidades estatais, com autonomia política reconhecida pela Constituição da República (art. 18) (PINTO, 1964, p 63), o Município, embora em menor grau que a dos Estados-membros (art. 25) (PINTO, 1964, p 63). Na nossa Federação, portanto, as entidades estatais, ou seja, entidades com autonomia política (além da administrativa e financeira) são unicamente a União, os Estadosmembros, os Municípios e o Distrito Federal (PINTO, 1964, p 63). Não obstante, também, deve-se atentar ao princípio da democracia, que não é apenas o governo exercido pelo povo, via eleições diretas, mas também o governo exercido para o povo, em benefício deste, ou seja, para seu bem-estar (YAMASHITA, 2005, p. 347). Nas lições de Tércio Sampaio Ferraz Jr., trata-se da passagem marcadamente visível na vida constitucional brasileira, de um Estado liberal burguês e sua expressão tradicional num Estado de Direito, para o chamado Estado Social (YAMASHITA, 2005, p. 347). Além disso, O

3 federalismo é uma forma de organização territorial do Estado que define como as partes da nação devem se relacionar entre si. Trata-se de um modelo distinto do Estado unitário, a outra forma clássica de organizar politicamente o território (ABRUCIO, 2010, v. 1, p. 178). Dessa forma, o adjetivo democrático explicita no próprio princípio constitucional do Estado de Direito material (art. 1º, caput, da CF/88) onde está o princípio do Estado Social, verdadeira norma jurídica em prol da solidariedade. (YAMASHITA, 2005, p. 347). Sendo assim, fala-se em reafirmação do Estado Social como parte integrante do princípio do Estado de Direito, pois a idéia já é antiga, remontando principalmente ao terceiro valor fundamental da Revolução Francesa: a fraternidade, ao lado da liberdade e da igualdade. (MAUNZ, 2005, p. 348). Isto significa que [...] por força do princípio do Estado Social, o valor da fraternidade deve influenciar a compreensão de liberdade e igualdade, ou seja, destaca-se além do componente formal, o componente material, devendo-se proporcionar: i) condições reais de desenvolvimento da liberdade; ii) igualdade de chances fáticas, especialmente no acesso à profissão e à propriedade; e iii) distribuição equilibrada de riquezas. (MAUNZ, 2005, p. 348). O objeto deste artigo é a investigação acerca da repartição de receitas tributárias entre os entes e os Municípios, que são separados dicotomicamente entre municípos urbanos e rurais. O objetivo geral do trabalho é mostrar aos leitores a realidade acerca da da falta de dualidade municipal, desde os primórdios da história, bem como a evolução legislativa desde a criação do Município. Os objetivos específicos são: demonstrar os princípios constitucionais norteadores dos direitos devem ser observados para evitar desigualdades regionais em decorrência da repartição de receitas tributárias. Desta forma, os objetivos específicos desta pesquisa estão diretamente relacionados com a efetiva forma de repartição de receitas tributárias ao Municípios e a ausência de diferenciação de receitas entres Municípios rurais e municipios urbanos. No presente estudo, adotou-se a metodologia qualitativa, operacionalizado com as técnicas da pesquisa bibliográfica, fichamentos e pesquisa de campo, para tanto, dividiu-se o trabalho em três capítulos. O primeiro capítulo tratará federação como forma de estado e da criação dos Municípios. Na segunda parte serão abordadas a percepção da repartição de receitas e as receitas recebidas pelos Municípios, sem diferenciação. Já no terceiro capitulo, discutir-se-á quais são os meios disponíveis em nossa legislação para a efetividade da repartição de receitas, estudando a dualidade dos municipios e vantagens da diferenciação.

4 Findando o conteúdo investigatório, nas considerações finais será apurado o que se concluiu da presente pesquisa. 2 Receitas tributárias Não haverá acréscimo e, consequentemente, não será considerado receita quando o tesouro recebe quantia que havia emprestado a alguém, ou quando toma emprestado certo valor de um particular. (MACHADO, p. 05.). Isso porque Tais recebimentos não configuram receita. Somente quando houver o ingresso de quantia nova, que se incorpora ao patrimônio do ente que a recebe, acrescendo-o, pode se falar em receita (MACHADO, p. 05.). Inicialmente é necessário aduzir que [...] nem todo ingresso corresponde a uma receita publica (HARADA, 2005, p. 59). Assim sendo, o importante ter ciência que o conceito de receita pública não pode se confundir com o de entrada, pois todo o ingresso de dinheiro nos cofres públicos caracteriza entrada, contudo, não será toda entrada que corresponderá a uma receita pública. Visto que haverá ingressos que poderão representar meras entradas de caixa como é o caso das cauções, fianças, depósitos recolhidos ao Tesouro, empréstimos contraídos pelo Poder Público, entre outros, conforme (HARADA, p. 56). Podemos afirmar então que receita pública é o capital arrecadado da população em geral que o Estado disporá para fazer face às despesas públicas que irá aplicá-las em favor da nação. Toda entrada de quantias nos cofres públicos pode se dizer que houve um ingresso, porém nem todo ingresso poderá ser classificado como receita e sim apenas os ingressos que acrescerem o patrimônio do ente que os recebeu Atualmente, a principal característica das receitas tributárias finanças para o Estado é o caráter intervencionista realizada através da cobrança dos tributos. Seu outro traço marcante é a preocupação com a personalização do imposto, uma vez que o Estado deixou de tributar de forma igual a todos os contribuintes para, ao contrário, levar em conta, sempre que possível, na imposição da carga tributária, a sua capacidade econômica. Tornou-se mais justa a tributação porque cada cidadão passou a pagar imposto na medida de sua capacidade contributiva, de sua aptidão econômica de pagar tributos (CF, art ) (ROSA JUNIOR, p. 05). A arrecadação, que não pode ser confundido com repartição, distribuição redistribuição ou destinação Arrecadação é a primeira fase da operação, mediante a qual saem os impostos da periferia, esfera local, e convergem para o centro, os cofres públicos da União. Na segunda fase é que é a operação inversa, os cofres públicos da União.

5 (CRETELLA, 1993, p. 225). Ocorre que O importante e deixar claro que o conceito de receita publica não se confunde com o de entrada. Todo ingresso de dinheiro aos cofres públicos caracteriza uma entrada (HARADA, 2005, p. 59). Pode-se dizer, em simples palavras, que a entrada é o tributo arrecadado. É importante considerar que o Município é verticalmente o ente mais baixo da federação, portanto sua receita arrecadada e recebida através de repasse não será repartida com nenhum outro ente. O Município surgiu como entidade federativa em 1981, conquistou autonomia, tornando-se desde então extremamente indispensável ao sistema constitucional brasileiro. Diferente do que acontecia anteriormente, os Municípios recebem sua parcela repartida através da previsão constitucional, isso fez com que aumentasse consideravelmente o número de Municípios no País. Melhor do que ser um distrito ou comunidade é ser Município, pois sempre terá direito a sua fatia, no que diz respeito a repartição de receitas tributárias, além de ser dotado de competência para instituir seus próprios tributos. Vejamos que Entretanto, esse novo status federativo também gerou um estímulo à fragmentação, com uma grande multiplicação do número de Municípios. Outro problema importante foi que a nova situação autonomista veio sem a construção de incentivos à coordenação e à cooperação entre os entes federativos. (ABRUCIO,, 2010, v. 1, p. 185). Os Municípios têm embasamento legal na Lei Orgânica Municipal, conforme o art. 29 (BRASIL, 2014, p.20-22) da Constituição Federal, que é de fato a garantia dos mesmos quanto a seus direitos e deveres, funcionando também como uma forma de constituição. O constituinte inseriu na Constituição Federativa do Brasil de 1988, os moldes para repartição de receitas tributárias, ao prever a necessidade de discriminar a porcentagem de repasse dos tributos que estão sujeitos os Municípios, mencionando o ente federativo que será responsável pelo repasse dos seus tributos arrecadados e as competências tributárias pertencentes aos Municípios, no Art. 158 da Constituição Federal de (BRASIL, 2014, p.57/58) Analisando o artigo citado acima, pode-se observar que o legislador, ao redigi-lo, teve a intenção de delinear os moldes e a porcentagem dos tributos que estariam inseridos na nesta repartição, com a finalidade de repassar valores aos Municípios. Simplificando, o legislador quis dizer, em outras palavras, que a totalidade do Imposto de Renda IR, ou seja, 100% (cem por cento) dele retido na fonte sobre os rendimentos pagos, a qualquer título por eles próprios (Municípios), inclusive por suas autarquias e fundações que forem instituídas e mantidas por tais entes federativos, pertencem aos próprios Municípios

6 Veja-se que no caso específico do Imposto sobre propriedade Territorial Rural ITR há uma grande diferenciação, que deve ser observada com muita atenção e analisada com cautela, que é a quem fiscaliza e cobra o tributo, visto que é competência da União, mas pode ser facultado aos Municípios a fiscalização e arrecadação, fazendo com que percebam a totalidade da receita, de forma mais adequada à realidade nacional. Neste caso, os imóveis rurais que se situam em seu território e o próprio Município opte, na forma da lei, por fiscalizar e cobrar o mencionado tributo, ficará com 100% (cem por cento) da arrecadação desde que não implique em redução ou qualquer outra forma de renúncia fiscal, se assim não optar, receberá 50% (cinqüenta por cento) do que a União arrecadar a este título, em seu território, em razão da repartição tributária. Quanto ao Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores IPVA, apenas 50% (cinqüenta por cento) da sua arrecadação incidente sobre os veículos automotores licenciados em seu território, pertencem aos Municípios. No que tange ao repasse de IPVA aos Municípios: [...]no que me parece agiu bem o constituinte, visto que veículos licenciados transitam, preferencialmente, em vias municipais, que as têm que manter adequadas e transitáveis. Já no caso do Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviço ICMS, 25% (vinte e cinco por cento) será repassado ao Município em caso de prestação de serviço de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. As parcelas mencionadas no art. 158, inciso IV, referente a ICMS, serão creditadas conforme certos critérios, no percentual de 25% do valor arrecadado pelo Estado, de maneira que pertencerão ao Município onde ocorreu o fato gerador, visto que ao menos 75% (três quartos) será especificamente descentralizado na proporção dos valores adicionados em seu território, sendo, no máximo 25% (até um quarto), conforme dispuser lei estadual, ( MARTINS, 1998, p ). Há ainda que se falar do IOF-ouro (Imposto sobre Operações Financeiras), que a União repassa diretamente 70% (setenta por cento) do IOF incidente sobre o ouro, nesse caso deve ser necessariamente definido em lei, eis que incidente IOF, como instrumento cambial ou ativo financeiro (ALEXANDRE, 2009, p. 623). Não obstante, o Estado-Membro deverá repassar 25% (vinte e cinco por cento) do produto CIDE combustível, recebido da União, aos seus respectivos Municípios, conforme art. 159, III e 3º, da atual Carta Magna ((BRASIL, 2014, p.58).

7 Até meados do ano 2004, perecia o direito dos Municípios em receber o repasse da CIDE Combustíveis, posto que não havia ainda lei editada, para que pudesse receber o repasse de recursos, a MP n. 161/2004, em 04 de maio de 2004, convertida em Lei, sob o n , que alterou a Lei n /01, assegurando seu repasse. Os avanços na aferição dos recursos percebidos pelos Municípios não supriu a necessidade de diferenciação constitucional que poderia diminuir as disparidades entre entes federativos da mesma hierarquia, mas que se desenvolveram de diferentes maneiras. Isso faz com que seja majorada a disparidade em razão da dicotomia entre Município urbano e Municípios rurais. Para amenizar tal disparidade financeira deveria ser imposta uma diferenciação constitucional buscando de forma retilínea e uniforme a equiparação da arrecadação financeira, (MARTINS, 1998, p ). Destarte, atualmente a repartição de receitas segue a forma do já citado art. 158 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, enquanto não se faz a diferenciação quanto a Municípios urbanos e Municípios rurais. 3 Dualidade municipal É inegável a necessidade de diferenciação constitucional das dicotômicas espécies de Municípios, para a arrecadação de receitas tributárias, pois caso isso não ocorra sempre haverá discrepância regional entre entes da mesma classe, que compõe o mesmo estado, rasgando o princípio da igualdade. É inegável, inequívoco que houve um avanço no que diz respeito aos recursos conferidos aos Municípios. Mas, ainda assim, as disparidades entre eles ficarão mais acentuadas, pura e simplesmente pela inexistência de um tratamento tributário dicotômico: que separasse os Municípios em Municípios urbanos e Municípios rurais. De que imposto sobre serviços de qualquer Natureza se pode cogitar nesse mesmo Município do extremo do Amazonas a que me referi a pouco? Que tipo (e que quantidade) de de transmissão inter vivos lá se realizarão? Qual potencial em que se tratando de um Município de vocação rural do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana? Qual a significação do Imposto sobre Vendas de Combustíveis a Varejo? Porque tais impostos são com eles incompatíveis, esses Municípios deveriam ser tratados de forma diferenciada na Constituição. Esse tratamento unívoco faz com que mais se acentuem as disparidades, as discrepâncias e os desníveis econômicos-financeiros e sociais. A esses Municípios deveriam ser reservados outros tributos, impostos consentâneos com suas vocações. ( MARTINS, 1998, p )

8 Enquanto não se faz a diferenciação quanto a Municípios urbanos e Municípios rurais, os municipios rurais se mantém com a ajuda de alguns fundos, que na maioria das vezes são insuficiêntes para o desenvolvimento regional igualitario entre os Municípios. Não são raras as vezes que é possível ver um Município com mais de 80% (oitenta por cento) urbano fazendo divisa com dois ou mais mnunicípios rurais. Além do ISS, temos a discrepancia de arrecadação entre o IPTU e o ITR, que tem base de cálculo bem distinta e aliquotas com grande discrepancia com referencia a apenas estes dois tributos. Isso porque é muito mais vantajoso cobrar IPTU para os municipios, que além de competencia própria tem aliquotas maiores que o ITR. O prejuizo nos casos da ausencia de diferenciação constitucional vai além da disparidades de renda dos muncipios urbanos e rurais, isso acaba prejudicando o desenvolvimento como um todo. Cabe mencionar que muitos municipios rurais acabam cobrando IPTU de forma irregular para tentar aumentar sua receita, o que acaba prejudicando áreas de reserva e preservação permanente, prejudica também quem depende da terra para sobreviver, pois em proporção de área a cobrança do IPTU em certos casos chega a ser exorbitante, provocando inclusive o exodo rural. Isso porque muitas vezes a dívida se torna tão grande que o imóvel tem que ir à asta pública, sem ter outra alternativa os produtores abandonam suas terras e vão procurar meios de sobrevivencia em cidadespredominantemente urbanas, após a desiluzão com o campo. Há necessidade de adequação constitucional para que haja equiparação regional entre os Municípios, levando-se em consideração o princípio Republicano e Federativo, apesar de não serem princípios setorialmente tributários, mas apesar disso tem vinculação direta e explicita com a matéria, sendo constitucionais e acima de tudo cláusulas pétreas de nossa Carta magna, logo, [...]lhes conferem a tônica de princípios fundamentais e mesmo por emenda Constitucional (= clausulas pétreas), [...] (TAVARES, 2006, p ). A repartição das receitas tributárias visa, antes de mais nada, assegurar recursos financeiros suficientes e adequados às entidades regionais (Estados-membros) e locais (Municípios) para o desempenho de suas atribuições constitucionais (HARADA, p. 67). Entretanto, apesar do sempre enfatizado princípio federativo, insuscetível de supressão por emenda constitucional (art. 60, 4, I, da CF), não há como deixar de reconhecer o gigantismo do poder central. A união, além de concentrar em suas mãos os principais impostos, detêm, tradicionalmente, a competência residual nessa matéria. Uma distribuição

9 equitativa dos impostos poderia prescindir desse mecanismo de repartição de receitas tributárias, em que Estados, DF e Municípios participam de certas receitas da União e os Municípios participam de algumas receitas do Estado, (HARADA, p. 67). Sabe-se que À primeira vista, pode parecer que o mecanismo de participação no produto de arrecadação de imposto alheio favorece as entidades políticas participantes, à medida que as livra dos custos de implantação, de fiscalização e de arrecadação. (HARADA, p. 68). Ocorre que Na realidade, porém, tolhem as autonomias dessas entidades, porque inúmeros entraves burocráticos, inclusive os de natureza política, se interpõe, dificultando o recebimento oportuno dessas participações[...] (HARADA, p. 68). A mudança constitucional da diferenciação dos tipos de Município e de arrecadação, só pode ser feita através do poder constituinte originário, porque a divisão da federação é clausula pétrea, portanto imutável e irrevogável, razão pela qual apenas se houvesse um novo ordenamento jurídico, com obviamente uma nova constituição, poderia haver a bipartição dos Municípios, tanto na nomenclatura, quanto na forma de repartição de receitas. Quando fosse feita essa diferenciação, poderiam ser analisados formas e tributos diferenciados, para que houvesse efetiva sustentabilidade dos Municípios rurais. Assim como a diferenciação dos Municípios, os tributos e sua incidência também são cláusulas pétreas. São notórios os benefícios das mudanças tais quais o desenvolvimento nacional, equiparação financeira, igualdade regional e a aplicação imediata quando necessário dos recursos disponíveis, buscando meios alternativos para equalizar as diferenças regionais de Municípios de diferentes naturezas. Um dos efeitos iniciais seria a diminuição de disparidades atualmente observadas nos Municípios rurais e urbanos, fazendo com que a otimização de recursos fossem diferenciadas a ponto de alterar as competências municipais de arrecadação de diferentes tipos de Municípios, bem como alterar os acessos a fundos específicos de cunho estritamente rural ou urbano, para que a sua predominância fosse desenvolvida ao máximo e houvesse a diminuição das desigualdades de renda. Além disso, poderá provocar alterações no êxodo rural causada pela cobrança de IPTU em zonas de cobrança de ITR, isso além de beneficiar o agricultor, gera receita econômica para a região produtora que aumenta a qualidade de vida e o desenvolvimento da região. Nesse caso, com a diferenciação constitucional a arrecadação municipal não seria prejudicada, vez que haveria uma diferenciação constitucional em razão de sua natureza, alterando a arrecadação. A grande complicação da mudança é a reedição, aplicação e forma de

10 organização organogramas de nossa Carta Magna, isso porque tal mudança só seria possível por meio do poder constituinte originário. 4 Considerações finais Com o surgimento do Estado Federativo no Brasil, houve necessidade de mudanças em seu ordenamento legislativo, muito embora poucos acreditassem nesta mudança de início, devido à insegurança na mudança de governo e ao status quo. Os Municípios rurais são faticamente, prejudicados na repartição de receita, como é o caso daqueles que recebem verbas insuficientes em vista da disparidade de arrecadação do Município rural para com o Município urbano, porém estão inseridas na sua legalidade, pois pouco daqueles tributos arrecadam em seu território aos outros entes federativos. Importante mencionar que o amparo e garantia constitucional da verba transferida através da repartição de receitas, inclusive estendida aos menores entes da federação, estimulou consideravelmente a criação de novos Municípios. Verba esta que mesmo pequena em alguns casos, é capaz de garantir o funcionamento das novas cidades. Torna-se essencial a análise do emprego das verbas repartidas para obter um quantum relativo ao benefício da população causado pela emancipação e sua qualidade de vida. Isso tudo porque o constituinte não conseguiu prever os diferentes tipos de entes federativos de mesma classe, em rurais e urbanos. Logo, nesses pontos merece reforma a repartição de receitas tributárias, com diferenciação dos entes, bipartindo a categoria dos Municípios, visando uma essencial equiparação econômica e financeira primando pelo desenvolvimento nacional equiparado, não apenas de regiões específicas. Inclusive, porque como a Constituição diz que a arrecadação e o orçamento deverão possuir equilíbrio econômico e financeiro entre as diversas regiões do País, esse equilíbrio pode ser buscado por aumento nas transferências de recursos, ampliação ou criação de novos fundos, ou ainda, diferenciação constitucional dos Municípios, respeitando cada qual a sua peculiaridade. Por fim, a análise demonstra que é necessário que haja uma reforma tributária para diminuir as disparidades existentes na arrecadação tributária entre Municípios urbanos e rurais. 5 BIBLIOGRAFIA CITADA

11 ABRUCIO, F. L.; FRANZESE, C.; SANO, Hironobu. Coordenação e Cooperação no Federalismo Brasileiro: avanços e desafios. In: CUNHA, Alexandre dos Santos; MEDEIROS, Bernardo Abreu de; AQUINO, Luseni Cordeiro de. (Org.). Estado Instituições e Democracia: República. BRASILIA: IPEA, 2010, v. 1, p ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário Esquematizado. São Paulo: Método, ALMEIDA, Fernanda Dias de. Competências na Constituição de São Paulo: Atlas, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Vade Mecum. 17 edª São Paulo: Saraiva, CRETELLA, J. Júnior. Curso de Direito Tributário Constitucional. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 22. ed. São Paulo: Saraiva, HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário.7ª ed. Editora Atlas. São Paulo: HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário. 14. ed. Revisada e ampliada. São Paulo: Atlas, MARTINS, Ives Gandra. Sistema Tributário na Constituição de São Paulo: Saraiva, MAUNZ, Theodor; ZIPPELIUS, Reinhold. Deutsches Staatsrecht. 29 Aulf. Munique: C.H. Beck, 1994, p. 98 apud YAMASHITA, Douglas, PINTO, Ferreira. Comentários À Constituição Brasileira. Vol I. São Paulo: Saraiva, ROSA JUNIOR, Luiz Emygdio F. Manual do Direito Financeiro & Direito Tributário. 19ª edição. Rio de Janeiro: Editora Renovar, RUSSOMANO, Rosah. O Principio do Federalismo na Constituição Brasileira. Rio de Janeiro: Freitas Batos, TAVARES, Alexandre Macedo. Fundamentos de Direito Tributário. 3. ed. Florianópolis: Momento Atual, YAMASHITA, Douglas. Estado Democrático de Direito no Sistema Constitucional. In: AMARAL, Antônio Carlos Rodrigues do; ROSAS, Roberto; VELLOSO, Carlos Mário da Silva. Princípios Constitucionais Fundamentais: estudos em homenagem ao professor Ives Granda da Silva Martins, 2005.

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Planejamento da Gestão Pública Planejar é essencial, é o ponto de partida para a administração eficiente e eficaz da máquina pública, pois

Leia mais

REPARTIÇÃO DE RECEITAS

REPARTIÇÃO DE RECEITAS PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB 5ª PARTE REPARTIÇÃO DE RECEITAS Prof. JOSÉ HABLE www.josehable.adv.br johable@gmail.com A CF/88, ainda, define a repartição de receitas tributárias rias e a sua vinculação

Leia mais

PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA RIA DIREITO TRIBUTÁRIO. RIO 2ª parte. Prof. JOSÉ HABLE www.josehable.adv.br johable@gmail.

PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA RIA DIREITO TRIBUTÁRIO. RIO 2ª parte. Prof. JOSÉ HABLE www.josehable.adv.br johable@gmail. PREPARATÓRIO RIO EXAME DA OAB DIREITO TRIBUTÁRIO RIO 2ª parte COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA RIA Prof. JOSÉ HABLE www.josehable.adv.br johable@gmail.com SISTEMA TRIBUTÁRIO RIO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL 2. Competência

Leia mais

2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA. Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa

2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA. Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa 2.1.3. CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Cuida, primeiramente, destacar que não há um consenso, entre os autores, para essa classificação, entretanto, apresentaremos a seguir aquela que

Leia mais

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA A forma de Estado adotada pela Constituição Federal é a Federação, e esta só estará legitimada se cada ente da Federação gozar de autonomia administrativa e fiscal. A CF estabelece percentuais a serem

Leia mais

Aula 04 IMPOSTOS FEDERAIS

Aula 04 IMPOSTOS FEDERAIS IMPOSTOS FEDERAIS 1- IMPOSTO SOBRE IMPORTAÇÃO (II) É um tributo extrafiscal, pois sua finalidade principal não é arrecadar, mas sim controlar o comércio internacional (intervenção no domínio econômico)

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2015 TRIBUTOS Modalidades 1 MODALIDADES DE TRIBUTOS Como vimos tributo seria a receita do Estado, que pode estar ou não vinculada a uma contra-prestação. Entretanto existem

Leia mais

Comentários da prova ISS-SJC/SP Disciplina: Direito Tributário Professora: Aline Martins

Comentários da prova ISS-SJC/SP Disciplina: Direito Tributário Professora: Aline Martins Comentários da prova ISS-SJC/SP Prof. Aline Martins 1 de 7 ANÁLISE DAS QUESTÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO ISS-SJC/SP Oi pessoal! Vou comentar abaixo as quatro questões de Direito Tributário da prova do concurso

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Direito tributário

Maratona Fiscal ISS Direito tributário Maratona Fiscal ISS Direito tributário 1. São tributos de competência municipal: (A) imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, imposto sobre a prestação de serviço de comunicação e imposto

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgam a seguinte emenda constitucional:

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgam a seguinte emenda constitucional: PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 Dispõe sobre o Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgam

Leia mais

Tributos em orçamentos

Tributos em orçamentos Tributos em orçamentos Autores: Camila de Carvalho Roldão Natália Garcia Figueiredo Resumo O orçamento é um dos serviços mais importantes a serem realizados antes de se iniciar um projeto. É através dele

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA IV - OBJETIVOS ARTEC. I Curso DIREITO. II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III.

PROGRAMA DE DISCIPLINA IV - OBJETIVOS ARTEC. I Curso DIREITO. II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III. PROGRAMA DE DISCIPLINA I Curso DIREITO II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III. PRÉ-Requisito DIREITO FINANCEIRO ECONOMICO (D-46) Área: Ciências Sociais Ano: 2013.1 IIII Ementa Período:

Leia mais

Quadro-Resumo da Competência Privativa

Quadro-Resumo da Competência Privativa Quadro-Resumo da Competência Privativa DA UNIÃO SIGLA NOME FATO GERADOR BASE DE CÁLCULO CONTRIBUINTE II importação de produtos estrangeiros Entrada no território nacional A unidade de medida adotada pela

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL Nº DE 2012 Altera o 1º do art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para dar interpretação à DRU, excluindo de sua base de cálculo a transferência da

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

CÂMARA DOS DEPUTADOS Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira Estudo Técnico n.º 17/2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO EXCESSO DE ARRECADAÇÃO DOS RECURSOS QUE COMPÕEM O FUNDEB E DAQUELES DESTINADOS À MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO.

Leia mais

Atividade Financeira do Estado

Atividade Financeira do Estado Atividade Financeira do Estado O Estado desenvolve atividades políticas, econômicas, sociais, administrativas, financeiras, educacionais, policiais, com a finalidade de regular a vida humana na sociedade,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº de 2007 (Da Deputada Luiza Erundina)

PROJETO DE LEI Nº de 2007 (Da Deputada Luiza Erundina) PROJETO DE LEI Nº de 2007 (Da Deputada Luiza Erundina) Cria isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas beneficiárias de ações de cunho previdenciário e assistencial. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal, e os Municípios, todos autônomos, nos termos

Leia mais

PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS

PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS 1) FUNDAMENTO LEGAL: Objetivando expressar nosso Parecer Técnico sobre a legislação que fundamenta o programa de incentivo fiscal (Programa de Apoio à Inclusão e

Leia mais

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA 1. INTRODUÇÃO A previdência social no Brasil pode ser divida em dois grandes segmentos, a saber: Regime Geral de Previdência Social (RGPS):

Leia mais

RESUMIDAMENTE ESTAS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS:

RESUMIDAMENTE ESTAS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS: DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS Não existe posicionamento formal de nosso Supremo Tribunal Federal acerca da quantidade de espécies tributárias vigentes hoje em dia, alguns autores

Leia mais

Finanças Públicas. Aula 1

Finanças Públicas. Aula 1 Finanças Públicas Aula 1 Finanças Públicas Teoria do bem estar social Finanças Públicas Conceito de ponto Ótimo de Pareto Finanças Públicas As Falhas de mercado Falhas de mercado Existência de Bens públicos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1988 ART. 156. COMPETE AOS MUNICÍPIOS INSTITUIR IMPOSTO SOBRE: I- PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA

CONSTITUIÇÃO DE 1988 ART. 156. COMPETE AOS MUNICÍPIOS INSTITUIR IMPOSTO SOBRE: I- PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA ART. 32. O IMPOSTO, DE COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS, SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA TEM COMO FATO GERADOR A PROPRIEDADE, O DOMÍNIO

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Exceção: Art. 156, 3º, II, CF c/c LC 116/03 Vedação da incidência de ISS na exportação de serviços para o exterior.

Exceção: Art. 156, 3º, II, CF c/c LC 116/03 Vedação da incidência de ISS na exportação de serviços para o exterior. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 12 Professor: Mauro Lopes Monitora: Carolina Meireles (continuação) 8) Princípio da vedação de isenção heterônoma Art. 151,

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16

Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16 1 Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16 COTRIM, Gilberto Vieira. Direito e legislação: introdução ao direito. 16 a ed. São Paulo: Saraiva, 1994. p. 265-270 1. Qual o objetivo fundamental

Leia mais

Institui a chamada isonomia horizontal para que as pessoas que estejam na mesma situação, sejam tratadas de forma similar.

Institui a chamada isonomia horizontal para que as pessoas que estejam na mesma situação, sejam tratadas de forma similar. Princípio da Isonomia Tributária Primeiramente, cabe demarcar toda a difícil compreensão do princípio isonomia no Direito, vez que a mera sintetização tratamento pela igualdade, demanda a estipulação de

Leia mais

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR?

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? FERNANDO B. MENEGUIN 1 O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, regido pela Lei nº 8.036, de 11/05/90, foi instituído, em 1966, em substituição à estabilidade

Leia mais

Módulo Contábil e Fiscal

Módulo Contábil e Fiscal Módulo Contábil e Fiscal Escrita Fiscal Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Contábil e Fiscal Escrita Fiscal. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas no

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF)

CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF) CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS OU PARAFISCAIS (Art.149 c/c 195, CF) Prof. Alberto Alves www.editoraferreira.com.br O art. 149, caput, da Lei Maior prescreve a possibilidade de a União instituir Contribuições

Leia mais

RESENHA TRIBUTÁRIA ATUALIZADA

RESENHA TRIBUTÁRIA ATUALIZADA RESENHA TRIBUTÁRIA ATUALIZADA! As mudanças no PIS e no Cofins! Lucro real e presumido! IR e CSLL! Simples Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante & Associados, empresa

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico 1) O ICMS ecológico é um imposto adicional? O consumidor paga a mais por isso? R. Não. O ICMS Ecológico não é um imposto a mais, sendo apenas um critério de

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior A proteção previdenciária do brasileiro no exterior Hilário Bocchi Junior Especialista em Previdência Social 1 A Seguridade Social está prevista no capítulo II do título VIII (Da Ordem Social) da Constituição

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

PRINCIPAIS TRIBUTOS PÁTRIOS E SEUS FUNDAMENTOS

PRINCIPAIS TRIBUTOS PÁTRIOS E SEUS FUNDAMENTOS PRINCIPAIS TRIBUTOS PÁTRIOS E SEUS FUNDAMENTOS Thiago Figueiredo de Lima Cursando o 9º Semestre do Curso de Direito A Constituição Federal, como lei fundamental de organização do Estado, determina a competência

Leia mais

- Imposto com função regulatória, também chamado de imposto aduaneiro de importação.

- Imposto com função regulatória, também chamado de imposto aduaneiro de importação. 1. DIREITO TRIBUTÁRIO 1.5. Imunidade Tributária - Nenhum ente federativo pode criar impostos sobre: a) Patrimônio, renda ou serviços uns dos outros; b) Templos de qualquer culto; c) Partidos políticos,

Leia mais

NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA

NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas DIREITO GV NÃO CUMULATIVIDADE: DO MITO TEÓRICO À OPERACIONALIZAÇÃO CONCRETA Lívia Freitas Xavier Pós-graduanda latu sensu em Direito Tributário

Leia mais

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse. 1- O que é? O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio. 2- Qual é

Leia mais

A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE

A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE 1 A OBRIGATORIEDADE DE APLICAÇÃO DO REGIME DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA, QUANDO DESFAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE Wagner Balera PUC-SP EQUIDADE V - Equidade na Forma de Participação

Leia mais

Questão 3. A analogia constitui elemento de

Questão 3. A analogia constitui elemento de (AFCE.ESAF.2006.44) As limitações constitucionais ao poder de tributar constituem garantias aos contribuintes de que não serão submetidos à tributação sem a estrita observância de tais princípios. Sobre

Leia mais

IUS RESUMOS. Impostos Municipais - IPTU. Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso

IUS RESUMOS. Impostos Municipais - IPTU. Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso Impostos Municipais - IPTU Organizado por: Elias Daniel Batista Cardoso SUMÁRIO I. IMPOSTOS MUNICIPAIS - IPTU... 3 1. Do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU.... 3 1.1 Características

Leia mais

Tributos em espécie. Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Tributos em espécie. Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais Tributos em espécie Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais 1 Espécies tributárias Impostos Taxas De polícia De serviço Contribuição de melhoria Empréstimo

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 7 O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO Índice 1. O Sistema Tributário Brasileiro...3 1.1. Breve histórico do sistema tributário brasileiro... 3 1.1.1. A reforma dos

Leia mais

ICMS Ecológico. Uma experiência brasileira de Pagamento por Serviços Ambientais. Wilson Loureiro

ICMS Ecológico. Uma experiência brasileira de Pagamento por Serviços Ambientais. Wilson Loureiro ICMS Ecológico Uma experiência brasileira de Pagamento por Serviços Ambientais Wilson Loureiro Seminário Nacional sobre Pagamentos por Serviços Ambientais, 6, 7 e 8 de abril de 2009 Brasília Ministério

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário.

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário. Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Tributos Federais Carga Horária: 56 h/a 1- Ementa Repartição de competência

Leia mais

I SEMANA DE ATUALIZAÇÃO FISCAL Direito Tributário e Legislação Tributária - Aula 01 Alan Martins. Posicionamento Clássico do STF

I SEMANA DE ATUALIZAÇÃO FISCAL Direito Tributário e Legislação Tributária - Aula 01 Alan Martins. Posicionamento Clássico do STF Tema 1: Quentinho do forno!!! MP 670/2015 PLV 7/2015 Nova tabela do IRPF Isenção de PIS/PASEP e de COFINS sobre óleo diesel Dedução para professores de gastos com livros para si e seus dependentes. Princípio

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello

Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Direito nas organizações Promover uma visão jurídica global do Sistema Tributário Nacional, contribuindo para a formação do

Leia mais

ROBSON ZANETTI & ADVOGADOS ASSOCIADOS AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR

ROBSON ZANETTI & ADVOGADOS ASSOCIADOS AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR AS HOLDINGS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS, PROTEÇÃO PATRIMONIAL E SUCESSÃO FAMILIAR Robson Zanetti Advogados 1 1. Origem legal da holding no Brasil Lei nº. 6.404 (Lei das S/A s). No Brasil as holdings surgiram

Leia mais

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 1. CODIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA RECEITA Para melhor identificação da entrada dos recursos aos cofres públicos, as receitas são codificadas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 110, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 110, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 110, DE 2015 Institui programa de concessão de créditos da União no âmbito do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, denominado Nota Fiscal Brasileira, com o objetivo de incentivar

Leia mais

NOTA TÉCNICA: ICMS VERDE Por: Denys Pereira 1, Maíra Começanha 2, Felipe Lopes 3 e Justiniano Netto 4. Introdução

NOTA TÉCNICA: ICMS VERDE Por: Denys Pereira 1, Maíra Começanha 2, Felipe Lopes 3 e Justiniano Netto 4. Introdução NOTA TÉCNICA: ICMS VERDE Por: Denys Pereira 1, Maíra Começanha 2, Felipe Lopes 3 e Justiniano Netto 4 Introdução Conforme deliberado na 13 o reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes COGES/PMV,

Leia mais

No nosso encontro de hoje abordaremos um assunto que tem visitado bastante os editais de concursos, a Conta Única do Tesouro Nacional.

No nosso encontro de hoje abordaremos um assunto que tem visitado bastante os editais de concursos, a Conta Única do Tesouro Nacional. Conta Única do Tesouro Nacional Caro amigo estudante! No nosso encontro de hoje abordaremos um assunto que tem visitado bastante os editais de concursos, a Conta Única do Tesouro Nacional. Esse tema é

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 LEGISLAÇÃO E NORMA LEGISLAÇÃO GENERALIDADE PRINCÍPIOS; NORMA ESPECIFICIDADE REGRAS; CONSELHO DE EDUCAÇÃO: - CONTROLE SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI; - NORMATIZADOR

Leia mais

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1

Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1 Para mais informações, acesse o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte I Procedimentos Contábeis Orçamentários, 5ª edição. https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/artigos/parte_i_-_pco.pdf

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP

NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP NOTA RESUMO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO NO CNPJ DA SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO- SCP I INTRODUÇÃO 1. A Sociedade em Conta de Participação-SCP é um tipo societário existente há muitos anos,

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 03 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 12/2014

NOTA TÉCNICA N o 12/2014 NOTA TÉCNICA N o 12/2014 Brasília, 21 de Agosto de 2014. ÁREA: Finanças TÍTULO: Fundo de Participação dos Municípios (FPM) REFERÊNCIA: Constituição Federal de 1988; Resolução TCU nº242; Lei 5.172/1966,

Leia mais

por registro e controle de patrimônio. O dossiê será alimentado on-line, sendo de acesso exclusivo da

por registro e controle de patrimônio. O dossiê será alimentado on-line, sendo de acesso exclusivo da NILO ROSA DOS SANTOS DELEGACIA DE SALVADOR TELS : 99.18.46.42-32.40.45.70 nilorosa@atarde.com.br GRUPO: Carga tributária e a justiça fiscal Sumário A tese propõe a construção de um dossiê alimentado por

Leia mais

Metodologia de Cálculo da Receita

Metodologia de Cálculo da Receita Metodologia de Cálculo da Receita A elaboração da presente memória de cálculo destina-se ao esclarecimento da metodologia utilizada para a obtenção dos valores previstos na formação das principais receitas,

Leia mais

Reforma Tributária ria e Política de Desenvolvimento Regional Cuiabá,, Agosto 2007 Reuniões com Governadores Natureza das reuniões anteriores: Governadores de diferentes regiões do país e dirigentes das

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 391-A, DE 2014

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 391-A, DE 2014 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 391-A, DE 2014 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 391-A, DE 2014 Fixa parâmetros para a remuneração da Carreira de

Leia mais

CONCEITO DE RENDA DO PONTO DE VISTA JURÍDICO-TRIBUTÁRIO, PRESSUPÕE SER RENDA;

CONCEITO DE RENDA DO PONTO DE VISTA JURÍDICO-TRIBUTÁRIO, PRESSUPÕE SER RENDA; DOS IMPOSTOS (CONTINUAÇÃO) IMPOSTO SOBRE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA ENCONTRA-SE PREVISTO NO ARTIGO 153, INCISO III, DA C.F.. CONCEITO DE RENDA DO PONTO DE VISTA JURÍDICO-TRIBUTÁRIO, PRESSUPÕE

Leia mais

2. O que a Funpresp Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil?

2. O que a Funpresp Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil? Perguntas Frequentes 1. O que é a Funpresp Exe? É a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo, criada pelo Decreto nº 7.808/2012, com a finalidade de administrar

Leia mais

ANEXO PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA

ANEXO PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA ANEXO PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA QUADROS RESUMO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS, PARTILHAS E TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS VIGENTES E PROPOSTAS RESUMO DAS COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS UNIÃO, ESTADOS

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

Direito Tributário Espécies de Tributos Contribuições de Melhoria, Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais

Direito Tributário Espécies de Tributos Contribuições de Melhoria, Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais Direito Tributário Espécies de Tributos Contribuições de Melhoria, Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Contribuições de Melhoria A contribuição

Leia mais

Olá Concursandos! Vou escolher uma dessas listadas acima para resolver.

Olá Concursandos! Vou escolher uma dessas listadas acima para resolver. Olá Concursandos! No artigo de hoje, vou tratar das taxas (taxas-serviço público, pois as taxaspoder de polícia vão ficar para outra oportunidade). É impressionante como esse ponto cai em concurso da ESAF!

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 17/2014 Poder Executivo

PROJETO DE LEI Nº 17/2014 Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 21 de março de 2014. PRO 1 Poder Executivo Institui o Programa de Apoio à realização de Grandes Eventos Esportivos no Estado do Rio Grande

Leia mais

ILEGALIDADE NA INSTITUIÇÃO E COBRANÇA DE ICMS PELO ESTADO DO AMAZONAS: REGIME DE ESTIMATIVA E REGIME DE ANTECIPAÇÃO.

ILEGALIDADE NA INSTITUIÇÃO E COBRANÇA DE ICMS PELO ESTADO DO AMAZONAS: REGIME DE ESTIMATIVA E REGIME DE ANTECIPAÇÃO. ILEGALIDADE NA INSTITUIÇÃO E COBRANÇA DE ICMS PELO ESTADO DO AMAZONAS: REGIME DE ESTIMATIVA E REGIME DE ANTECIPAÇÃO. Júlio Yuri Rodrigues Rolim Advogado OAB/CE 27.575 O Imposto sobre Circulação de Mercadorias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO GFSJ08 - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO GFSJ08 - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Departamento / Setor ADMINISTRAÇÃO Nome da Disciplina GFSJ08

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP Crédito 17/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Crédito do ICMS próprio adquirido do Simples Nacional com destino

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS 1 - O que vem a ser regime próprio de previdência social (RPPS)? R: É o sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, ao

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP 16/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Incidência

Leia mais

Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ

Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia A advocacia foi inserida no Simples Nacional por meio da Lei Complementar

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL CARGO: TÉCNICO DA FAZENDA MUNICIPAL QUESTÃO Nº 13 Gabarito divulgado: D Mantemos o gabarito apresentado na alternativa D. A candidata indicou a alternativa correta, ou seja a alternativa D. Recurso improcedente.

Leia mais

Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira

Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira 1. Introdução O dia 7 de agosto do corrente ano entrou para a história como uma das mais importantes datas para a possível concretização da reforma

Leia mais

ISS TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR

ISS TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR ISS TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR Moacyr Pinto Junior * 1 - Introdução No Brasil, bens públicos, competências e prestação de serviços públicos são compartilhados entre União, Estados, Distrito Federal e

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 3. Apresentação. Definição de Receita Pública. Receita Pública. Classificação da Receita Pública

Contabilidade Pública. Aula 3. Apresentação. Definição de Receita Pública. Receita Pública. Classificação da Receita Pública Contabilidade Pública Aula 3 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Definição de Receita Pública Um conjunto de ingressos financeiros com fonte e fatos geradores próprios e permanentes, oriundos da ação

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira Estudo Técnico n.º 15/2015 ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E VALORES PARTILHADOS COM ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS. Maria Emília Miranda Pureza Núcleo

Leia mais

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA

NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA NT_036/2010_FINANÇAS Brasília/DF, 30 de julho de 2010. NOTA TÉCNICA REFERENTE AO VALOR DA TERRA NUA PARA FINS DE RECOLHIMENTO DO ITR A Confederação Nacional de Municípios esclarece que, em razão das situações

Leia mais

Cartilha. Perguntas e respostas Decreto regulamentando a Lei n 12.741

Cartilha. Perguntas e respostas Decreto regulamentando a Lei n 12.741 Cartilha A SMPE preparou uma cartilha para esclarecer as principais dúvidas referentes ao Decreto nº 8264/14. Ela pode também ser acessada no site da secretaria (www.smpe.gov.br). Perguntas e respostas

Leia mais

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 A Medida Provisória N o 540/2011 instituiu alguns benefícios fiscais e contemplou nesta o Setor de T.I.

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 171, DE 2000

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 171, DE 2000 COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 171, DE 2000 Dispõe sobre a aplicação do 5º do art. 150 da Constituição Federal, para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE CONTABILIDADE GERAL GERÊNCIA DE ESTUDOS E NORMATIZAÇÃO CONTÁBIL

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE CONTABILIDADE GERAL GERÊNCIA DE ESTUDOS E NORMATIZAÇÃO CONTÁBIL INFORMAÇÃO GENOC/DCOG N. 018/2011 Florianópolis, 28 de março de 2011. Assunto: Contabilização de Doações Avaliação Patrimonial. Senhores(as) Contadores(as), Trata-se de pedido de orientações formulado

Leia mais

A inconstitucionalidade na fixação de alíquotas progressivas para o Imposto sobre transmissão causa mortis e doação.

A inconstitucionalidade na fixação de alíquotas progressivas para o Imposto sobre transmissão causa mortis e doação. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 A inconstitucionalidade na fixação de alíquotas progressivas para o Imposto sobre transmissão causa mortis e doação. RESUMO: Atualmente muitos contribuintes realizam o

Leia mais

O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E OS INSTITUTOS DA HIERARQUIA E DISCIPLINA NO ART. 40 DO REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E OS INSTITUTOS DA HIERARQUIA E DISCIPLINA NO ART. 40 DO REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR MILITAR MARCELO VITUZZO PERCIANI O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E OS INSTITUTOS DA HIERARQUIA E DISCIPLINA NO

Leia mais

Tributos www.planetacontabil.com.br

Tributos www.planetacontabil.com.br Tributos www.planetacontabil.com.br 1 Conceitos 1.1 Art. 3º do CTN (Disposições Gerais) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua

Leia mais

Debate Sobre a Desoneração da Folha de Pagamento

Debate Sobre a Desoneração da Folha de Pagamento Debate Sobre a Desoneração da Folha de Pagamento Julho de 2011 1 Debate sobre desoneração da folha de pagamento deve ser feito com cautela e tendo como ponto de partida a compensação vinculada (principal

Leia mais

Contabilidade Básica

Contabilidade Básica Contabilidade Básica 2. Por Humberto Lucena 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Índice 1. A lei de responsabilidade fiscal...3 2. A integração entre o planejamento e o orçamento...3 3. Execução orçamentária

Leia mais