Edital nº 01/2011. Seleção de Docentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital nº 01/2011. Seleção de Docentes"

Transcrição

1 Edital nº 01/2011 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento de 01 (uma) vaga na disciplina Direito Tributário do Departamento de Direito do Estado, com carga horária de 6h/aula semanais, categoria Professor Titular, de acordo com os seguintes critérios e requisitos: I DAS INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS Art. 1.º As inscrições deverão ser feitas na Secretaria da Faculdade de Direito, por meio de requerimento dirigido ao Diretor no qual se indicará a (s) cadeira (s) à (s) qual (is) concorre, juntando-se currículo atualizado acompanhado dos seguintes documentos: I) cópia do diploma de graduação devidamente registrado; II) cópia do diploma de Mestre e/ou Doutor, devidamente registrado (quando couber); III) cópia do certificado do curso de especialização (quando couber); IV) cópia do RG e CPF; V) publicações comprovadas documentalmente; VI) Documento comprobatório de experiência profissional não docente na área jurídica.

2 Art. 2.º O processo seletivo será constituído de duas fases: análise do memorial e prova didática com entrevista, ambas eliminatórias e classificatórias. Art. 3.º A primeira fase compreenderá a análise do memorial apresentado, assim avaliado: I titulação em Direito, na forma da lei, observada a seguinte pontuação, e considerando-se apenas uma e a mais elevada: a) doutorado 10 pontos; b) mestrado 6 pontos; c) especialização 3 pontos. II experiência docente, com comprovada aderência à disciplina em disputa, demonstrada pelo exercício da função com contrato formal em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC: a) mais de 15 (quinze) 10 pontos; b) mais de 10 (dez) anos até 15 (quinze) anos 7 pontos; c) mais de 5 (cinco) anos até 10 (dez) anos 5 pontos; d) mais de 2 (dois) anos até 5 (cinco) anos 3 pontos; e) de 1 (um) ano até 2 (dois) anos 1 ponto. III publicações com aderência à disciplina que estiver em disputa e experiência profissional não docente na área jurídica, na seguinte conformidade: A) publicações até 5 pontos; B) experiência profissional não docente na área jurídica, observandose o seguinte: a) mais de 15 (quinze) anos 5 pontos; b) mais de 10 (dez) anos até 15 (quinze) anos 3 pontos; c) mais de 5 (cinco) anos até 10 (dez) anos 2 pontos; d) de 1 (um) ano até 5 (cinco) anos 1 ponto. Parágrafo único Serão consideradas apenas as publicações com ISBN, periódicos com Conselho Editorial ou apresentadas em Congressos reconhecidos.

3 Art. 4.º À pontuação obtida pelo candidato será atribuído: I - titulação peso 4; II - experiência docente peso 4; III publicações e experiência profissional não docente peso 2; Art. 5.º Para a segunda fase do processo seletivo serão chamados os candidatos aprovados para cada disciplina ofertada, desde que obtenham média igual ou superior a sete, observado o número mínimo de três candidatos, ainda que seja necessário convocar aqueles que não tenham obtido a média mínima. Parágrafo único. Na hipótese de empate na terceira classificação serão chamados todos os candidatos nessa condição. Art. 6.º A prova didática será constituída de aula para o nível de graduação, sobre um dos pontos que integram o programa da disciplina objeto da seleção, com duração mínima de 30 e máxima de 40 minutos. 1.º O programa da disciplina constitui-se das matérias do anexo I. O ponto objeto da aula será sorteado em sessão pública, 24 horas antes, junto à Diretoria da Faculdade, oportunidade que poderão comparecer os candidatos. 2.º Na mesma sessão será sorteada a ordem de apresentação dos candidatos na prova didática. 3.º Após a exposição do candidato haverá arguição oral sobre o ponto objeto da prova, a critério da Banca Examinadora. 4.º A prova didática será pontuada até 10 (dez), não podendo ser fracionada, atribuindo-se peso 7 (sete). Art. 7.º A entrevista consistirá em argüição relativamente ao memorial apresentado e demais exigências do edital, sendo pontuada até 10 (dez), não podendo ser fracionada, atribuindo-se peso 3 (três).

4 Art. 8.º Será elaborada lista em ordem decrescente de pontuação obtida pelos candidatos, considerando-se aprovados aqueles que obtiverem o mínimo de 7 (sete), decorrente da soma da pontuação da prova didática e da entrevista. II CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO Art. 9.º As inscrições serão efetuadas no período de 29 de novembro a 06 de dezembro de 2011 na secretaria da Faculdade de Direito, das 8h às 12h e das 14h às 20h. Art. 10. O processo seletivo será realizado no período de 07 a 21 de dezembro de Art. 11. A seleção dos candidatos não garante a contratação do docente. III BANCA EXAMINADORA Art. 12. A banca examinadora será composta pelos docentes Eduardo Martines Junior, Gustavo dos Reis Gazzola e Fernando Fernandes da Silva. IV DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Não será admitido pedido de revisão do resultado de qualquer das fases do Processo Seletivo, devendo a Banca Examinadora proceder às correções necessárias de ofício. Art. 14. O candidato selecionado, após a contratação pela mantenedora, integrará o corpo docente da Instituição, na forma da lei.

5 Art. 15. O prazo de validade do Processo Seletivo será de dois anos, considerada a data da publicação do resultado final. Art. 16. Os casos omissos serão decididos pela Banca Examinadora, com direito a recurso à Diretoria da Faculdade de Direito de Sorocaba. Sorocaba, 28 de novembro de José de Mello Junqueira Diretor

6 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2011 Disciplina: Direito Tributário Departamento II Direito do Estado Docente Responsável: Prof. Antônio Maurício da Cruz Carga Horária Anual: 100 horas/aula Tipo: Anual 5º ano Objetivos: Ensinar sobre espécies e mecanismos tributários. Fornecer uma visão política, econômica e social do tributo. Comentar sobre a importância do tributo como distribuidor de renda e seus efeitos, positivos e negativos, na economia dos países capitalistas. Informar sobre os meios, as formas, os objetivos e os desafios institucionais e práticos de uma reforma tributária no Brasil. Programa Resumido: Informar detalhadamente sobre o sistema tributário inserto na Constituição, complementado por leis complementares e ordinárias. Ensinar sobre as espécies normativas e sua hierarquia em matéria tributária. Desenvolver o raciocínio jurídico em matéria tributária. Mostrar a estrutura administrativa tributária dos entes políticos, das autarquias e fundações. Mostrar a estrutura do Poder Judiciário da União, do Distrito Federal e dos Estados-Membros, competente em matéria tributária. Desenvolver estudos sobre o processo tributário, administrativo e judicial. Comentar sobre o ilícito tributário, suas conseqüências econômicas, sociais, políticas e jurídicas. Evasão e Elisão tributárias. A Utopia do Imposto Único no Brasil. A Pluritributação e a Teoria do Filtro. Programa: 1º SEMESTRE: I CONSIDERAÇÕES PROPEDÊUTICAS 1. Noções Gerais de Direito Tributário e de Tributo. Correlação do Direito Tributário com os demais ramos do Direito e com outras Ciências. 2. Ingressos Públicos. Distinção entre Tributos e Preços Públicos.Tarifas publicas. 3. Importância financeira, econômica, política e social do Tributo no Mundo Capitalista Moderno. Fiscalidade, Parafiscalidade e Extrafiscalidade.

7 4. Estados unitários e estados federais. Regimes monárquicos e regimes republicanos. A forma federativa do Estado Brasileiro e seu regime republicano. A ordem jurídica total e as ordens jurídicas parciais. O regime capitalista social brasileiro. II ESTUDO SISTEMATICO DO DIREITO TRIBUTARIO 5. O INSTITUTO JURIDICO DOTRIBUTO Definição legal de tributo Distinção entre tributo e sanção Classificação Doutrinária de Tributos: Tributos Vinculados e Tributo Não Vinculado Classificação de tributos no Texto Constitucional O Empréstimo Compulsório, as Contribuições Sociais, as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico e Contribuições arrecadadas em benefício de categorias profissionais e/ou econômicas Outras exações autorizadas pela Constituição Classificação de impostos pelo CTN Classificação doutrinária de impostos em diretos e indiretos; em reais e pessoais; em fixos, proporcionais e progressivos; em trasladáveis(ou transladáveis ou repercutiveis) e não-trasladáveis O Simples Nacional O PIB brasileiro, a carga tributária brasileira e os projetos de reforma tributária A Utopia do Imposto Único Pluralidade tributária. A teoria do filtro (redistribuição da renda por via da tributação). 6. O INSTITUTO JURIDICO DOTRIBUTO 6.1 Espécies Normativas A Norma Jurídica Completa Determinação de conduta (preceito) e sanção. 2 - Norma Primária e Norma Secundária, ou Endonorma e Perinorma Estrutura Estática A Hipótese de Incidência

8 o aspecto material o aspecto espacial o aspecto temporal O Mandamento (ou Consequência) O aspecto pessoal: sujeito ativo e sujeito passivo O aspecto quantificativo: a Base de Cálculo e a Alíquota Considerações sobre a natureza dos prazos de recolhimento do Tributo e das sanções tributárias Estrutura Dinâmica O fenômeno jurídico da incidência 2 - Relação entre Hipótese de Incidência, Fato Imponível e Fato Gerador 3 - A não-incidência A não-incidência lato sensu (imunidade e isenção) Os institutos da substituição, suspensão, diferimento, redução de alíquota a zero, da desconsideração do fato gerador, dos regimes especiais etc A não-incidência stricto sensu" Pluritributação interna e externa. 7 - O SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTARIO BRASILEIRO Noção de competência (indelegável) e de capacidade tributária ativa (delegável) Noção de sistema e de sistema jurídico Conteúdo do subsistema constitucional tributário (discriminação de competências, limitações ao poder de tributar e redistribuição das receitas arrecadadas) Discriminação das competências especificas quanto a impostos, taxas, contribuições, empréstimo compulsório etc Princípios constitucionais gerais, com reflexo em matérias tributárias Princípios e regras constitucionais especificamente tributários Matéria tributária reservada à Lei Complementar.

9 2º SEMESTRE: 8. ESTUDO DO CODIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. 8.1 O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, NO CTN (Livro Primeiro) Critérios de identificação da natureza especifica do tributo. 2 - Condições para gozo de imunidades. 3 - Impostos discriminados pelo CTN e agora inexistentes. 4 - Fatos geradores, sujeitos passivos, bases de calculo eleitos pelo CTN para impostos recepcionados pela Constituição de Pressupostos para cobrança da Taxa e da Contribuição de Melhoria NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO (Livro Segundo) LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Espécies normativas discriminadas pelo CTN e agora inexistentes. 2 -Tratados, Convenções e o Direito Comunitário. 3 - Convenções. 4 - Vigência e Aplicação das normas tributarias. 5 - Interpretação e Integração das normas tributarias OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Conceito, natureza jurídica e espécies. 2 - O fato gerador da obrigação principal e da acessória 3 - Consumação do fato gerador. 4 - Elementos da obrigação tributária Sujeito Ativo Sujeição passiva Sujeição passiva direta Sujeição passiva indirecta 3 - Objeto da obrigação tributária Obrigação principal Obrigação acessória Responsabilidade Tributaria Ineficácia das convenções particulares.

10 Capacidade tributária 3- Domicilio tributário Responsabilidade de sucessores 5- Responsabilidade por fusão, transformação e incorporação. 6- Responsabilidade de sucessores. 7- Responsabilidade por infrações. 8- Denúncia espontânea O CRÉDITO TRIBUTÁRIO Conceito e constituição 2 - O Lançamento natureza jurídica 2 - Efeitos 3 - Relações jurídicas de conteúdo mínimo, médio e máximo. 4 - Legislação aplicável 5 - Modalidades de lançamento Suspensão do Crédito Tributário Moratória 2 - Depósito 3 - Reclamações e recursos administrativos 4 - Medida liminar em mandado de segurança 5 - a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial. 6 - o parcelamento Extinção do Crédito Tributário Pagamento Pagamento devido e pagamento indevido Repetição do indébito Compensação (limitações)

11 3 - Transação 4 - remissão 5 - Prescrição e Decadência 6 - Conversão de depósito em renda 7 - Pagamento antecipado e homologação do lançamento 8 - Consignação em pagamento 9 - Decisão Administrativa irreformável Decisão judicial passada em julgado. 11- A dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei Exclusão do Crédito Tributário Modalidades Fenomenologia da isenção, no CTN e na doutrina Distinção entre o instituto da isenção e institutos semelhantes 4 - Distinção entre anistia e remissão Garantias e Privilégios do crédito tributário, em juízo Penhorabilidade de todo o patrimônio e rendas do devedor, exceto apenas os bens/rendas absolutamente impenhoráveis Presunção de fraude nas alienações/onerações posteriores à inscrição do crédito tributário na Dívida Ativa Preferência do crédito tributário nas execuções coletivas(exceto apenas quanto a créditos trabalhistas), e o regime especial nos processos de falência Dispensa de habilitação em outras execuções ou em processos colectivos contra o devedor comum Presunção relativa de certeza e liquidez da dívida regularmente inscrita Exigência de apresentação da CND ou CND-EN como condição para licitação ou contratação junto à administração publica Execução direta e pessoal contra devedores solidários.

12 Emenda, substituição ou cancelamento da certidão ajuizada, pela Fazenda Publica, sem ônus de sucumbência A Fiscalização Tributária e Seus Privilégios Insubmissão ao sigilo comercial. 2 - Direito a informações por terceiros, inclusive instituições financeiras. 3 - Entrada franca em estabelecimentos, durante o expediente. 4 - Poder de requisitar auxílio da força pública, para a pratica de atos fiscais. 5 - Publicidade dos dados fiscais e dever de sigilo profissional quanto a dados econômicos e financeiros do contribuinte. Metodologia de Aula: As aulas serão ministradas através de exposição verbal dialogada, apresentação de sinopses no quadro negro, seminários, exercícios individuais e em grupos. Avaliação: Será feita através de monografia individual (trabalho de casa) e prova escrita com questões objetivas, dissertativas e testes de múltipla escolha. Bibliografia Básica: CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO - Roque Antônio Carrazza, Malheiros Editores. Bibliografia Complementar: 1. HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA - Geraldo Ataliba, Malheiros Editores. 2. IPI - LIMITES CONSTITUCIONAIS - Antônio Maurício da Cruz, Ed.Revista dos Tribunais. 3. CURSO DE DIREITO TRIBUTARIO - Paulo de Barros Carvalho, Ed.Saraiva. 4. DIREITO TRIBUTÁRIO BRASILEIRO - Luciano Amaro, Ed. Saraiva. 5. CURSO DE DIREITO TRIBUTARIO - Hugo de Brito Machado, Malheiros Editores. 6. TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO - Alfredo Augusto Becker - Ed. Saraiva. 7. PROCESSO TRIBUTÁRIO-TEORIA E PRÁTICA-Vittorio Cassone e Maria Eugênia Teixeira Cassone, Ed. Atlas. 8. Sinopses Jurídicas-DIREITO TRIBUTÁRIO-Ricardo Cunha Chimenti, Ed.Saraiva. 9. CURSO DE DIREITO FINANCEIRO E DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Celso Ribeiro Bastos, Ed.Saraiva. 10. MANUAL DE DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO - Eduardo Marcial Ferreira Jardim - Ed.Saraiva. 11. CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO BRASILEIRO - Sacha Calmon Navarro Coêlho, Ed.Forense. 12. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA - Américo Masset Lacombe, Ed.Revista dos Tribunais. 13. DIREITO MUNICIPAL - IPTU, ISS, ITBI, TAXAS - Kiyoshi Harada, Ed. Atlas.

13 14. COMENTÁRIOS Á EXECUÇÃO FISCAL - José da Silva Pacheco, Ed. Saraiva. 15. PROCESSO TRIBUTÁRIO - Cleide Previtalli Cais, Ed.Revista dos Tribunais. 16. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Sérgio Pinto Martins, Ed.Atlas. 17. DIREITO TRIBUTÁRIO - Vittorio Cassone, Ed. Atlas. 18. CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL COMENTADO - Láudio Camargo Fabretti - Ed. Atlas. 19. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA - Láudio Camargo Fabretti - Ed. Atlas. 20. DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL - Heleno Torres, Ed.Revista dos Tribunais. 21. PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE AS RENDAS DE EMPRESAS - Heleno Torres, Ed.Revista dos Tribunais. 22. SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO - Maurício Conti - Livraria Del Rey Editora. 23. DIREITO TRIBUTÁRIO - José Wilson Ferreira Sobrinho - Ed. Forense. 24. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO-IPI, ICMS, ISS - Humberto Bonavides Borges, Ed. Atlas. 25. MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO - Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari - LTr. 26. UMA INTRODUÇÃO Á CIÊNCIA DAS FINANÇAS - Aliomar Baleeiro, Ed.Forense. 27. MANUAL DA CIÊNCIA DAS FINANÇAS - Alberto Deodato, Ed. Saraiva. TEXTOS LEGAIS: 1. CONSTITUICAO FEDERAL 2. CÓDIGO TRIBUTARIO NACIONAL

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 Disciplina: Direito Tributário Departamento: Direito do Estado Docente Responsável: Oswaldo Luiz Soares Carga Horária Anual: 100 horas/aula Tipo: Anual 5º ano

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2014 Disciplina: Direito Tributário Departamento: Direito Público Docente Responsável: Prof. MS. Oswaldo Luiz Soares Carga Horária Anual: 100 horas/aula Tipo: Anual

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: DIREITO TRIBUTÁRIO Código: CTB-262 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11 CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 13 1. Breve introdução ao Direito Tributário...13 2. Tributo...14 3. Espécies

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: DIREITO TRIBUTÁRIO Código: CTB-262 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professores: Cássio Furlan cassiofurlan@yahoo.com.br Período/ Fase: 7ª Semestre: 2º Ano: 2012

Leia mais

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA

PLANO DE CURSO 2014/02 TOTAL DE AULAS/ OU CARGA HORÁRIA Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/ DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO II PROFESSOR: MARCELO MARTINS ALTOÉ TURMA: 9º DM / EN UNIDADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015

PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015 21/02/2011 Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015 Disciplina DIREITO TRIBUTÁRIO II Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Turmas A, B e D Código

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -569 Pré-requisito: ------ Período Letivo:

Leia mais

CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22

CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22 CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22 1.3.1 CARACTERÍSTICAS DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...25 1.3.1.1 INDELEGABILIDADE...25 1.3.1.2

Leia mais

Edital nº 04/2011. Seleção de Docentes

Edital nº 04/2011. Seleção de Docentes Edital nº 04/2011 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre

CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre DISCIPLINA: Direito Tributário I CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 7º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR133 1. EMENTA: Direito tributário. O tributo. Teoria da norma tributária. Espécies tributárias.

Leia mais

Edital nº 05/2010. Seleção de Professores

Edital nº 05/2010. Seleção de Professores Edital nº 05/2010 Seleção de Professores O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ Saber que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO para preenchimento

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 8º SEMESTRE/NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO

Leia mais

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio...

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio... ÍNDICE Alguns estudos do autor................... Prefácio..................................... 5 11 Capítulo I - CONCEITO DE DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito financeiro e direito tributário........ 23 2.

Leia mais

Primeiras Linhas de Direito Tributário

Primeiras Linhas de Direito Tributário Aldemario Araujo Castro Mestre em Direito Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Coordenador da Especialização a distância em Direito do Estado da UCB Membro do Conselho Consultivo da Associação

Leia mais

- lei ordinária: regra - lei complementar: empréstimos compulsórios e contribuição para a seguridade social. - bitributação X bis in idem

- lei ordinária: regra - lei complementar: empréstimos compulsórios e contribuição para a seguridade social. - bitributação X bis in idem I. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL 1. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA - lei ordinária: regra - lei complementar: empréstimos compulsórios e contribuição para a seguridade social vide arts. 146 e 148 da CF vide arts.

Leia mais

Direito Tributário Nacional: Princípios Constitucionais Tributários. Fontes do Direito

Direito Tributário Nacional: Princípios Constitucionais Tributários. Fontes do Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Leandro Chiarello de Souza E-MAIL: leandrosouza@conection.com.br Período/ Fase: 5ª

Leia mais

Edital nº 04/2015. Seleção de Docentes

Edital nº 04/2015. Seleção de Docentes Edital nº 04/2015 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

Direito Tributário. Módulo IV: Obrigação Tributária e Crédito Tributário.

Direito Tributário. Módulo IV: Obrigação Tributária e Crédito Tributário. Direito Tributário Módulo IV: Obrigação Tributária e Crédito Tributário. Obrigação Tributária Relação obrigacional entre Poder Público e Contribuinte. Obrigação Tributária Espécies: 1. Principal (obrigação

Leia mais

SUMÁRIO. I. Sistema tributário nacional. 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12

SUMÁRIO. I. Sistema tributário nacional. 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12 SUMÁRIO I. Sistema tributário nacional 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12 2. Linguagem, direito tributário e ciência do direito tributário - p. 17 3. Noções acerca do sistema tributário

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso: Direito Disciplina: Direito Tributário II Carga horária semestral: 64 horas Semestre/ano: 2º semestre de 2013 Turma/Turno: 2798/A

Leia mais

Edital nº 02/2015. Seleção de Docentes

Edital nº 02/2015. Seleção de Docentes Edital nº 02/2015 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA. Índice 1.

Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA. Índice 1. Fiscal Online Disciplina: Direito Tributário Prof. Eduardo Sabbag Data: 13.07.2012 MATERIAL DE APOIO MONITORIA Índice 1. Anotações de Aula 1. ANOTAÇÕES DE AULA DIREITO TRIBUTARIO NO CTN Art. 155-A CTN.

Leia mais

06) Precisa atender o princípio da noventena: 01) Qual ente é destituído de poder para instituir tributo?

06) Precisa atender o princípio da noventena: 01) Qual ente é destituído de poder para instituir tributo? 01) Qual ente é destituído de poder para instituir tributo? a) União b) Estado c) Território Federal d) Distrito Federal 02) Qual diploma normativo é apto para estabelecer normas gerais em matéria de legislação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA IV - OBJETIVOS ARTEC. I Curso DIREITO. II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III.

PROGRAMA DE DISCIPLINA IV - OBJETIVOS ARTEC. I Curso DIREITO. II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III. PROGRAMA DE DISCIPLINA I Curso DIREITO II Disciplina DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I (D-53) III. PRÉ-Requisito DIREITO FINANCEIRO ECONOMICO (D-46) Área: Ciências Sociais Ano: 2013.1 IIII Ementa Período:

Leia mais

sumário Capítulo 1 Capítulo 2

sumário Capítulo 1 Capítulo 2 sumário Capítulo 1 A atividade financeira do Estado 1.1 Introdução... 31 1.2 Conceito... 32 1.3 Características... 34 1.3.1 Instrumentalidade... 34 1.3.2 Natureza administrativa... 34 1.3.3 Indisponibilidade...

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professores: Cássio Furlan cassiofurlan@yahoo.com.br Período/ Fase: 6ª Semestre: 2º Ano: 2012

Leia mais

Direito Tributário Constitucional

Direito Tributário Constitucional Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Direito Tributário Constitucional Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Repartição

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II 9º Período: 4h/s Aula : Teórica EMENTA Garantias e Privilégios do Crédito Tributário. Administração Tributária. Ilícitos e sanções tributários. Processo administrativo-fiscal

Leia mais

Edital nº 05/2015. Seleção de Docentes

Edital nº 05/2015. Seleção de Docentes Edital nº 05/2015 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s).

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s). Programa de DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I 8º Período: 4h/s Aula : Teórica EMENTA Noções preliminares de Ciência das Finanças, Direito Financeiro e Direito Tributário. Receita Pública. Despesa Pública.

Leia mais

constitucional dos Estados e Municípios d) supletiva da legislação dos Estados e Municípios e) concorrente com os Estados e os Municípios

constitucional dos Estados e Municípios d) supletiva da legislação dos Estados e Municípios e) concorrente com os Estados e os Municípios 01- O estabelecimento de normas gerais em matéria de legislação tributária sobre obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários, deverá fazer-se, segundo norma contida na Constituição,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1- IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1- IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1- IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 1.2 Disciplina: Legislação e Tributação Comercial 1.3 Carga Horária: 36 1.3.1 Encontros: 1.4 Período: 3º 1.5

Leia mais

Edital nº 01/2015. Seleção de Docentes

Edital nº 01/2015. Seleção de Docentes Edital nº 01/2015 Seleção de Docentes O Diretor da Faculdade de Direito de Sorocaba, no uso de suas atribuições, FAZ saber que se encontram abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, para preenchimento

Leia mais

Sumário CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (LEI NQ 5.172, DE 25-10-1966), 29

Sumário CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (LEI NQ 5.172, DE 25-10-1966), 29 Sumário Lista de abreviaturas, 19 Prefácio à 7'l edição, 21 Prefácio à 5'l edição, 23 Prefácio à 1 'l edição, 25 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (LEI NQ 5.172, DE 25-10-1966), 29 Disposição preliminar, 30 Art.

Leia mais

/ 2012 7 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012 7 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Planejamento Tributário Empresarial / 2012 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 7 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Finanças Nucleador: Prof. Francisco

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290-7º conj. 71/72 01318-902 - São Paulo - SP Fone/fax: 3105-8206/3241-5348 Expediente das 9 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br CURSO DE

Leia mais

Capacitação Livre em Direito Tributário

Capacitação Livre em Direito Tributário Capacitação Livre em Direito Tributário Rede LFG - Comércio S.E SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA - ME CNPJ: 10.220.574/0001-29 Rua dos Algibebes, 26 COMÉRCIO, CEP: 40015-060/SALVADOR - BA Contato: Lauana Fontenele

Leia mais

Conceito de Direito Financeiro. Receita Pública. Conceito de Direito Tributário. Autonomia Didática do Direito Tributário.

Conceito de Direito Financeiro. Receita Pública. Conceito de Direito Tributário. Autonomia Didática do Direito Tributário. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D. 39 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 6, 7º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO I NOME DO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Concurso para Professor Substituto de Direito Financeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais. Concurso para Professor Substituto de Direito Financeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Departamento de Direito do Estado Concurso para Professor Substituto de Direito Financeiro Banca: Prof. Dr. Luís

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290-7º conj. 71/72 01318-902 - São Paulo - SP Fone/fax: 3105-8206/3241-5348 Expediente das 9 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br CURSO DE

Leia mais

Curso DIREITO. Disciplina DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. Professor

Curso DIREITO. Disciplina DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. Professor Disciplina DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Curso DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014 Turno/Horário VESPERTINO: Segunda, Quarta e Sexta-Feira 17h:30m/18h:50m

Leia mais

Professor Alex Sandro.

Professor Alex Sandro. 1 (OAB 2009-3 CESPE Q. 58) Considere que João e Marcos tenham deliberado pela constituição de sociedade limitada, com atuação no segmento de transporte de cargas e passageiros na América do Sul. Nessa

Leia mais

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios;

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-45 PERÍODO: 9 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Impostos.

Leia mais

Direito Tributário Exercícios Aula 2

Direito Tributário Exercícios Aula 2 Direito Tributário Exercícios Aula 2 Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas extintivas do crédito tributário, segundo o Código Tributário Nacional: a) o pagamento,

Leia mais

Gestão Tributária 03.09.2015. André Antunes Soares de Camargo

Gestão Tributária 03.09.2015. André Antunes Soares de Camargo Gestão Tributária 03.09.2015 André Antunes Soares de Camargo Meus Deus... http://www.impostometro.com.br/ Como está a tributação no Brasil? http://www.doingbusiness.org/data/exploreeconomies/brazil/ http://ibpt.com.br/home/publicacao.list.php?publicacaotipo_id=2

Leia mais

Direito Processual Tributário

Direito Processual Tributário Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Direito Processual Tributário Carga Horária: 36 h/a 1- Ementa Direito

Leia mais

Capítulo 1 - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, 25

Capítulo 1 - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, 25 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO, 19 POUL ERIK DYRLUND Capítulo 1 - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, 25 1. Classificação 26 2. Competência 26 3. Função 26 4. Fato Gerador 27 5. Base de Cálculo 31 6.

Leia mais

www.direitofacil.com f ÅâÄtwÉ W Üx àé gü uâàöü É @ `öüv t cxä áátü

www.direitofacil.com f ÅâÄtwÉ W Üx àé gü uâàöü É @ `öüv t cxä áátü TRIBUTÁRIO 02 QUESTÕES DE CONCURSO 01 - (TTN/97 ESAF) O Distrito Federal pode instituir a) impostos, taxas e empréstimos compulsórios b) imposto sobre serviços de qualquer natureza; taxas, em razão do

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário.

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário. Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Tributos Federais Carga Horária: 56 h/a 1- Ementa Repartição de competência

Leia mais

Direito Tributário Revisão Final

Direito Tributário Revisão Final Direito Tributário Revisão Final Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Tributo (Conceito): Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que

Leia mais

Sumário. Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18

Sumário. Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18 Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18 2.2 Exercício da competência tributária 20 Parte I - CAP 03 - Princípios

Leia mais

Comentários da prova ISS-SJC/SP Disciplina: Direito Tributário Professora: Aline Martins

Comentários da prova ISS-SJC/SP Disciplina: Direito Tributário Professora: Aline Martins Comentários da prova ISS-SJC/SP Prof. Aline Martins 1 de 7 ANÁLISE DAS QUESTÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO ISS-SJC/SP Oi pessoal! Vou comentar abaixo as quatro questões de Direito Tributário da prova do concurso

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Direito tributário

Maratona Fiscal ISS Direito tributário Maratona Fiscal ISS Direito tributário 1. São tributos de competência municipal: (A) imposto sobre a transmissão causa mortis de bens imóveis, imposto sobre a prestação de serviço de comunicação e imposto

Leia mais

Sumário Capítulo I Tributação, Direito Tributário e Tributo Capítulo II Espécies Tributárias Capítulo III Competência Tributária Capítulo IV

Sumário Capítulo I Tributação, Direito Tributário e Tributo Capítulo II Espécies Tributárias Capítulo III Competência Tributária Capítulo IV Sumário Capítulo I Tributação, Direito Tributário e Tributo 15 1. Origem da tributação e da sua limitação 15 2. A tributação como instrumento da sociedade 18 3. Fiscalidade e extrafiscalidade 20 4. Direito

Leia mais

PLANO DE AULAS CURSO ONLINE PRINCIPAIS TEMAS PFN (GRUPO 1 + PROCESSO CIVIL)

PLANO DE AULAS CURSO ONLINE PRINCIPAIS TEMAS PFN (GRUPO 1 + PROCESSO CIVIL) PLANO DE AULAS CURSO ONLINE PRINCIPAIS TEMAS PFN (GRUPO 1 + PROCESSO CIVIL) Disciplina: Direito Constitucional Ravi Peixoto, Procurador Municipal. 10 (Dez) horas/aulas. 1 2 3 4 5 6 7 57:00m 54:00m 50:00m

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290 7º conjs. 71/72 01318-902 São Paulo SP Fone/fax: 3105-8206 Expediente das 13 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br DIREITO TRIBUTÁRIO Curso

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 O, pessoa jurídica de direito público interno, por seu Prefeito Municipal Sr. CLAIRTON WEGMANN, no uso de suas atribuições legais e tendo

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO Av. Brig. Luiz Antonio, 290-7º conj. 71/72 01318-902 - São Paulo - SP Fone/fax: 3105-8206/3241-5348 Expediente das 9 às 18h E-mail: ibdt@ibdt.com.br CURSO DE

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE TRIBUTARIA Código: CTB-364 CH Total: 60h Pré-Requisito: ------

Leia mais

Resolução de Questões Direito Tributário Prof. Vinícius Casalino 18.03.2009

Resolução de Questões Direito Tributário Prof. Vinícius Casalino 18.03.2009 01. Analise os itens a seguir: I - Imposto direto é aquele em que a pessoa que praticou o fato tipificado na lei suporta o respectivo ônus fiscal e imposto indireto é aquele em que o ônus financeiro do

Leia mais

Fiscal - quando seu principal objetivo é a arrecadação de recursos financeiros para o Estado.

Fiscal - quando seu principal objetivo é a arrecadação de recursos financeiros para o Estado. TRIBUTO Conceito: É toda prestação pecuniária, compulsória, em moeda ou cujo valor nela possa se exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa

Leia mais

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable.

Plano de Ensino. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable. Curso: Disciplina: Turma: Turno / Campus: Professor: Direito Direito Processual Tributário - TVI UN Noturno Jose Hable Ementa Conceito de processo e procedimento; processo administrativo tributário e processo

Leia mais

CURSO SOBRE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL PANORAMA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL

CURSO SOBRE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL PANORAMA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL CURSO SOBRE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL PANORAMA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL FUNÇÃO DOS TRIBUTOS FUNÇÃO FISCAL OU ARRECADATÓRIA; FUNÇÃO EXTRAFISCAL OU REGULATÓRIA NECESSIDADE ARRECADATÓRIA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Leia mais

Unidade II. A afirmação pode ser comprovada da leitura do dispositivo transcrito:

Unidade II. A afirmação pode ser comprovada da leitura do dispositivo transcrito: Unidade II 4 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS A Constituição Federal proíbe a instituição de impostos sobre certas pessoas ou situações. Baleeiro (1976, p. 87) ensina que imunidades tributárias são: vedações absolutas

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO

Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO Curso de Especialização em DIREITO TRIBUTÁRIO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Tributário. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer a doutrina,

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. e) A aplicação retroativa de legislação tributária formal pode atribuir responsabilidade tributária aterceiros.

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. e) A aplicação retroativa de legislação tributária formal pode atribuir responsabilidade tributária aterceiros. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 01- Sobre o lançamento, com base no Código Tributário Nacional, assinale a opção correta. a) O lançamento é um procedimento administrativo pelo qual a autoridade fiscal, entre outras

Leia mais

MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU-SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

EDITAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS n 19 DE FEVEREIRO DE 2010. TESTE SELETIVO ESTÁGIO

EDITAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS n 19 DE FEVEREIRO DE 2010. TESTE SELETIVO ESTÁGIO EDITAL n 19 DE FEVEREIRO DE 2010., de TESTE SELETIVO ESTÁGIO A, com amparo na Lei nº 11.788/2008, RESOLVE divulgar a abertura de inscrições e estabelecer normas relativas ao processo seletivo-2010.1 destinado

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário I PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário I PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -563 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

1) Explique o conceito de tributo. Art. 3º do CTN, prestação em dinheiro, obrigação ex lege, baseada em fatos lícitos.

1) Explique o conceito de tributo. Art. 3º do CTN, prestação em dinheiro, obrigação ex lege, baseada em fatos lícitos. Chave de Correção Direito Tributário Professor: Alexandre Costa 1) Explique o conceito de tributo. Art. 3º do CTN, prestação em dinheiro, obrigação ex lege, baseada em fatos lícitos. 2) Diferencie imposto

Leia mais

Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves Autorizada pela Portaria nº 3.895-MEC DOU 26.11.2004 PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves Autorizada pela Portaria nº 3.895-MEC DOU 26.11.2004 PLANO DE DISCIPLINA Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves Autorizada pela Portaria nº 3.895-MEC DOU 26.11.2004 PLANO DE DISCIPLINA 1. Dados do curso/disciplina Curso: Ciências Contábeis Semestre: 2010.2 Disciplina: Legislação

Leia mais

MONITORIA - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO Vagas para Direito Constitucional I e II e Direito Constitucional III e IV (vide edital)

MONITORIA - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO Vagas para Direito Constitucional I e II e Direito Constitucional III e IV (vide edital) MONITORIA - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO Vagas para Direito Constitucional I e II e Direito Constitucional III e IV (vide edital) Banca de seleção: Professores Luis Roberto Barroso, Jane Reis e Ana

Leia mais

01 - (Delegado/PF/97 CESPE/UNB) No que se refere ao sujeito passivo da obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

01 - (Delegado/PF/97 CESPE/UNB) No que se refere ao sujeito passivo da obrigação tributária, julgue os itens abaixo. TRIBUTÁRIO 10 QUESTÕES DE CONCURSO 01 - (Delegado/PF/97 CESPE/UNB) No que se refere ao sujeito passivo da obrigação tributária, julgue os itens abaixo. (1) ( ) Em se tratando de obrigação acessória, o

Leia mais

II - Fontes do Direito Tributário

II - Fontes do Direito Tributário II - Fontes do Direito Tributário 1 Fontes do Direito Tributário 1 Conceito 2 - Classificação 3 - Fontes formais 3.1 - principais 3.2 complementares 4 Doutrina e jurisprudência 2 1 - Conceito As fontes

Leia mais

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito

Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito Faculdade Marista Curso de Graduação em Direito E D I T A L PROCESSO SELETIVO DE MONITORES 2014.1 O Coordenador do Curso de Direito, no uso das suas atribuições, torna público, que estarão abertas em secretaria

Leia mais

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01 - (ESAF/2012) Analise as proposições a seguir e

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário II PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário II PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Tributário II Código: DIR_569 Pré-requisito: Direito Tributário I Período Letivo:

Leia mais

3 aulas - Aula expositiva

3 aulas - Aula expositiva Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2013/01 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO I PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 8º EN UNIDADE

Leia mais

O PRAZO DE PRESCRIÇÃO E AS CAUSAS IMPEDITIVAS

O PRAZO DE PRESCRIÇÃO E AS CAUSAS IMPEDITIVAS 1 2 3 4 O PRAZO DE PRESCRIÇÃO E AS CAUSAS IMPEDITIVAS Indaga-se: considerando que o CTN apenas tratou de causas de interrupção do prazo prescricional, o referido lapso temporal está sujeito também a causas

Leia mais

INDICE. xxvn 3. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS: CONCEITO E SUA RELEVÂNCIA PARA O DIREITO... 27

INDICE. xxvn 3. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS: CONCEITO E SUA RELEVÂNCIA PARA O DIREITO... 27 , INDICE Algulls estudos do Autor Nota do Autor Apreselltaçíio Prefácio...... V XXV xxvn XXIX 1. DIREITO PRIVADO E PÚBLICO: DELIMITAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDO - DIREITO FINANCEIRO E DIREITO TRIllu- TÁRIO...

Leia mais

Murillo Lo Visco 1 Editora Ferreira

Murillo Lo Visco 1 Editora Ferreira Olá pessoal! Sabemos que se aproxima a prova do concurso destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas no cargo de Fiscal de Rendas de 3ª Categoria, do quadro da Secretaria de Estado de Fazenda

Leia mais

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás TCE/GO Auditor de Controle Externo Área Controle Externo ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Ortografia oficial... 01 Acentuação

Leia mais

OAB 140º - 1ª Fase Extensivo Final de Semana Disciplina: Direito Tributário Professor Alessandro Spilborghs Data: 10/10/2009

OAB 140º - 1ª Fase Extensivo Final de Semana Disciplina: Direito Tributário Professor Alessandro Spilborghs Data: 10/10/2009 TEMAS ABORDADOS EM AULA Aula 2: Princípios (continuação), Imunidade Tributaria. I. PRINCÍPIOS 1. Irretroatividade - Art. 150, III a CF A Lei Tributária não se aplica há fatos geradores anteriores a data

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM DIREITO TRIBUTÁRIO Coordenação Acadêmica: Escola de Direito da FGV DIREITO RIO Programa de MBA em Direito Tributário Escola de Direito FGV DIREITO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 175 ao Art. 182 CTN Centro de Ensino Superior do Amapá Direito Financeiro e Tributário II Professora: Ilza Facundes Macapá-AP, 2013.1

Leia mais

FACULDADE SUL BRASIL FASUL COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PAP

FACULDADE SUL BRASIL FASUL COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PAP FACULDADE SUL BRASIL FASUL COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PAP CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL DIREITO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL 12 h/a 1. Noções

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE MATHEUS BRITO MEIRA GUIA DE ESTUDOS Aracaju 2013 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIREITO TRIBUTÁRIO. INTRODUÇÃO À DISCIPLINA 1 Matheus Brito Meira

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CÓDIGO: CIS151 DISCIPLINA: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I CARGA HORÁRIA: 60h

Leia mais

PLANEJAMENTO E ROTINAS TRIBUTÁRIAS PROF. EDSON PEREIRA DOS REIS FONTES DE PESQUISA: Bibliografias apresentadas ao final do resumo.

PLANEJAMENTO E ROTINAS TRIBUTÁRIAS PROF. EDSON PEREIRA DOS REIS FONTES DE PESQUISA: Bibliografias apresentadas ao final do resumo. PLANEJAMENTO E ROTINAS TRIBUTÁRIAS PROF. EDSON PEREIRA DOS REIS FONTES DE PESQUISA: Bibliografias apresentadas ao final do resumo. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL O Sistema Tributário Nacional é um conjunto

Leia mais

CTN Legislação Tributária

CTN Legislação Tributária UNISUL - DEPARTAMENTO DE DIREITO DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Vicente Lisboa Capella Florianópolis, novembro/2012 CTN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as as leis,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA FACULDADE DE DlREITO CURSO DE GRADUACAO EM DIREITO CHTOTAL TE6RICA: 90h. C6-REQUISITOS: Direito Administrativo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA FACULDADE DE DlREITO CURSO DE GRADUACAO EM DIREITO CHTOTAL TE6RICA: 90h. C6-REQUISITOS: Direito Administrativo II UNVERSDADE FEDERAL DE UBERLANDA FACULDADE DE DlRETO CURSO DE GRADUACAO EM DRETO FCHA DE DSCPLNA D SCPLNA: Direito Tributilrio CODGO: UNDADE ACAD:EMCA: FADlR PERiODOSERE: 9 periodo CHTOTAL TE6RCA: CHTOTAL

Leia mais

Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello

Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Unidade I DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Direito nas organizações Promover uma visão jurídica global do Sistema Tributário Nacional, contribuindo para a formação do

Leia mais

Sumário. Prefácio. Capítulo 1 Aspectos constitucionais dos tributos municipais 1

Sumário. Prefácio. Capítulo 1 Aspectos constitucionais dos tributos municipais 1 Prefácio XV Capítulo 1 Aspectos constitucionais dos tributos municipais 1 1 Princípios gerais constitucionais 1 2 Limitações constitucionais ao poder de tributar dos Municípios 12 3 Substituição tributária

Leia mais

a) conjunto de atos administrativos tendentes ao reconhecimento de uma situação jurídica pertinente à relação entre o Fisco e o contribuinte

a) conjunto de atos administrativos tendentes ao reconhecimento de uma situação jurídica pertinente à relação entre o Fisco e o contribuinte Unidade VIII I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO 1. Acepções e espécies a) conjunto de atos administrativos tendentes ao reconhecimento de uma situação jurídica pertinente à relação entre o Fisco e o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO EDITAL Nº05/2012 BR-020,S/N/ Primavera São Raimundo Nonato PI FONE: (0xx89) 3582-182

Leia mais

Dívida Ativa e Certidões Negativas

Dívida Ativa e Certidões Negativas Direito Tributário Aula 7 Dívida Ativa e Certidões Negativas Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com sekarkache@yahoo.com.br Dívida Ativa Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito

Leia mais

ORIGINAL ASSINADO DANIEL BRASILIENSE E PRADO Coordenação de Estágio da PFN/AM Procurador da Fazenda Nacional no Amazonas

ORIGINAL ASSINADO DANIEL BRASILIENSE E PRADO Coordenação de Estágio da PFN/AM Procurador da Fazenda Nacional no Amazonas PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS EDITAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO AMAZONAS, de 25 DE SETEMBRO DE 2015. TESTE SELETIVO ESTÁGIO A PROCURADORIA

Leia mais