FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

2 Processadores, chipset e outras características

3 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 1 a fase 8 bits Conforme vimos em nossas aulas, os processadores para microcomputadores se desenvolveram muito rapidamente. Alguns desses processadores são históricos: 1971 A Intel lança o 4004, o primeiro processador de 4 bits A Intel lança o 8008, o primeiro processador de 8 bits bits A Intel lança o 8080, primeiro processador de 8 bits a equipar um computador (o Altair) que podia ser comprado por qualquer cidadão A MOS Technology lança o 6502, baseado no 6800 da Motorola. Ele equipou o Apple por ser o mais barato processador do mercado A Intel lança o 8085, primeiro processador de 8 bits a funcionar com apenas 5 volts A Zilog lança o Z-80, um aperfeiçoamento do 8080 feito por um ex-funcionário da Intel. Junto com o 6502, dominou o mercado de processadores até meados da década de 80.

4 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 1 a fase 8 bits Intel bits Intel bits Intel bits Equipou o Altair, primeiro microcomputador do mundo

5 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 1 a fase 8 bits MOS bits Equipou o Apple, primeiro microcomputador que foi um fenômeno de vendas. O primeiro Apple

6 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 1 a fase 8 bits Intel bits Duas famílias de computadores baseadas no Zilog Z-80. Acima, o Sinclair. Abaixo, o TRS-80 Zilog Z bits O mais famoso processador de 8 bits do mundo

7 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 2 a fase 16 bits 1978 A Intel lança o 8086, seu primeiro processador de 16 bits A Intel lança o 8088, para ser usado no IBM PC (Personal Computer). Internamente era idêntico ao 8086, mas externamente comunicava-se com um barramento de dados de 8 bits, mais barato e com maior oferta de circuitos controladores naquela época. Era capaz de endereçar até 1 MB de RAM A Intel lança o 80186, processador de 16 bits considerado muito caro e avançado para a época. Passou a ser utilizado depois como controlador de placas de comunicação, sobretudo placas de rede A Intel lança o 80286, processador de 16 bits que equipou o IBM PC AT (Advanced Technology). Endereçava até 16 MB de RAM e já oferecia algum suporte para sistemas que usavam memória virtual.

8 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 2 a fase 16 bits Intel bits Primeiro processador de 16 bits fabricado pela Intel Intel Processador de 16 bits Evolução do 8086, foi e continua sendo usado em placas de comunicação (rede, modem, roteadores) Intel bits Internamente era 16 bits, mas comunicavase com o barramento em 8 bits Equipou o primeiro micro da IBM, o PC (Personal Computer 1981) abaixo.

9 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 2 a fase 16 bits Intel Processador de 16 bits Primeiro processador a endereçar até 16 MB de RAM Equipou o IBM PC-AT (Personal Computer Advanced Technology), mostrado ao lado

10 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits 1987 A Intel lança o poderoso 80386, seu primeiro processador de 32 bits. É um processador simplesmente espetacular, cuja base e instruções são utilizadas em processadores até hoje (2010). Possuía suporte para sistemas com multitarefa e um modo virtual DOS que permitia rodar até 256 programas DOS simultaneamente. Depois de algum tempo após o seu lançamento, passou a ser conhecido apenas como A Intel lança o 486, basicamente um 386 muito melhorado. Tinha algumas instruções a mais e um co-processador aritmético interno. Foi o primeiro processador a adotar uma cache interna de 8 KB, além de um pipeline de 5 estágios. Foi construído até 2007 devido ao seu ótimo custo/benefício quando usado em sistemas embarcados A Intel lança o Pentium, primeiro processador de 32 bits a utilizar arquitetura superescalar (dois pipelines).

11 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits Intel Processador de 32 bits Capaz de endereçar impensáveis (para a época) 4 GB de RAM. Algumas placas-mãe tinham soquete para o 387 (co-processador aritmético), que aumentava muito a velocidade de cálculos matemáticos. Intel Processador de 32 bits Basicamente era um 386 com 6 instruções a a mais, com co-processador 387 integrado à ULA, uma cache interna L1 de 8 KB e um pipeline de 5 estágios.

12 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits Intel Pentium 1989 Primeiro processador de 32 bits da Intel a utilizar arquitetura superescalar. Internamente era formado por um núcleo único construído com dois núcleos de 486. Visão interna ampliada do núcleo de um processador Pentium

13 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits 1995 A Intel lança o Pentium Pro, um poderoso processador destinado ao mercado corporativo (servidores) A Intel lança o Pentium MMX, primeiro processador a dar suporte para instruções SIMD (Single Instruction Multiple Data), que permite aplicar uma mesma instrução a múltiplos dados com extrema rapidez. Isso permitiu a evolução dos sistemas multimídia A Intel lança o Pentium II, que tinha desempenho inferior ao Pentium Pro. Foi o primeiro processador da arquitetura P6, que ainda hoje (em sua versão Yonah) é utilizada A Intel lança o Pentium II Xeon, destinado ao mercado corporativo que exige processadores de alto desempenho A Intel lança o malfadado Celeron, basicamente um Pentium II piorado (sem cache interno), mais barato, com o objetivo de brigar com a concorrência. Ficou conhecido como Lentium.

14 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits Acima, o Pentium Pro (1995), primeiro processador desenvolvido para o mercado corporativo. Ao lado, acima, o Pentium II (1997) em um encapsulamento tipo Slot 1. Ao lado, abaixo, o mesmo Pentium II fora do seu encapsulamento.

15 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits 1999 A Intel lança o Pentium III, uma evolução do Pentium II, com 8 novos registradores e suporte a instruções SSE (Streaming SIMD Extensions), uma evolução das instruções SIMD A Intel lança o Pentium III Xeon, destinado ao mercado corporativo. OBSERVAÇÃO: Esse brevíssimo histórico está mostrando apenas os lançamentos da Intel, principal fabricante de processadores para PC s. Seus principais concorrentes são a Motorola, cujos processadores equipam outro tipo de computador (Apple e Macinstosh e imac), e a AMD, que atua no mesmo mercado da Intel e é a principal concorrente. Desde o 286 existe concorrência da AMD, que também fez clones do 386 e 486. A partir do Pentium, a concorrência ficou mais acirrada. A Intel ainda domina o mercado atual, especialmente no segmento corporativo, mas a AMD ainda tem muita força, sobretudo quando o assunto são aplicações gráficas.

16 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3a fase 32 bits Acima, o Pentium II Xeon (1998), processador desenvolvido para o mercado corporativo em um encapsulamento do tipo Slot 2. Ao lado, acima, um Pentium III em um encapsulamento tipo ZIF. Ao lado, abaixo, um Pentium III (1999) em um encapsulamento tipo Slot 1.

17 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DOS MICROPROCESSADORES - 3 a fase 32 bits Acima, o Pentium III Xeon (1999), processador desenvolvido para o mercado corporativo em um encapsulamento Slot 2. Ao lado, o mesmo Pentium III Xeon fora do seu encapsulamento.

18 PROCESSADORES ATUAIS: A arquitetura Netburst 2002 A Intel começa a projetar uma nova arquitetura para substituir a arquitetura P6, que deu origem aos Pentium II e III. Trata-se da arquitetura Netburst, também conhecida como HPT (Hyper Pipelined Technology). A versão inicial (codinome Northwood) tinha um pipeline de 20 estágios), e a versão final (codinome Prescott) tinha um pipeline de 31 estágios. Incorporou duas novas tecnologias: uma chamada REE (Rapid Execution Engine ou Mecanismo de Execução Rápida), que permitia a ULA trabalhar no dobro da velocidade do processador, e outra chamada ETC (Execution Trace Cache) que armazena em cache os últimos dados processados para o caso das próximas instruções necessitarem deles. O primeiro processador a usar esta arquitetura foi o Pentium 4 (lançado em 2004), muito rápido mas com um grande problema próprio desta arquitetura: a grande quantidade de calor dissipada devido ao alto consumo de energia destes processadores.

19 PROCESSADORES ATUAIS: A arquitetura Netburst Com o problema crônico de consumo de energia e aquecimento excessivos, a Intel resolveu investir em outras arquiteturas para substituí-la. Até 2006, a escolha de processadores para um determinado tipo de computador era bem simples: Uso geral (ou segmento SOHO - Small Office Home Office): computadores de mesa, para pequenos escritórios, usuários caseiros Pentium 4, processador de 1 núcleo Uso geral, com mais poder de processamento: para heavy users (usuários pesados), ou seja, usuários que necessitam de maior poder de processamento Pentium D, um processador de dois núcleos em que a letra D significa Desktop. Uso geral, com muito poder de processamento: para heavy users e servidores de pequeno porte Pentium Extreme, com dois núcleos e o mais rápido da arquitetura Netburst.

20 PROCESSADORES ATUAIS: A arquitetura Netburst Uso corporativo: para servidores e usuários que necessitam de altíssima velocidade de processamento Xeon, um processador de 2 ou mais núcleos da arquitetura Foster. Uso geral de baixo custo: para usuários que não podiam gastar muito Celeron D, basicamente um Pentium 4 piorado, com menos cache L1 e pipeline com menos estágios. Uso geral em computadores móveis: computadores portáteis como laptops e notebooks Pentium M, processador baseado na arquitetura P6 (do Pentium II) revisada, que consome muito menos energia que a arquitetura Netbusrt. A letra M vem de Mobile (para computadores móveis). Uso geral em computadores móveis de baixo custo: laptops e notebooks de baixo custo Celeron M, basicamente um Pentium M piorado (com menos cache L1).

21 PROCESSADORES ATUAIS: A arquitetura Core A possibilidade de escolha de um processador hoje é bem diferente, uma vez que existem muitos modelos de processadores Intel (pelo menos mais de trezentos modelos diferentes). Uma vez que a arquitetura Netburst é uma voraz consumidora de energia, a Intel resolveu investir em uma nova arquitetura (a Core). Core quer dizer núcleo ou coração, mas nem todo processador com a inscrição Core faz parte desta arquitetura. Os primeiros Dual Core eram processadores derivados do Pentium D, com dois núcleos, enquanto que os Core Duo eram processadores derivados da versão mais avançada da arquitetura P6 (a mesma do Pentium II e III), a versão Yonah, também com dois núcleos. A idéia da arquitetura Core é utilizar o máximo de núcleos possível em um mesmo encapsulamento, de modo a otimizar o desempenho. Resumindo, hoje a Intel tem 5 famílias: 3 famílias novas (da arquitetura Core) e duas antigas (remanescentes da Netburst e da P6).

22 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - I As 5 famílias de processadores Intel atuais são: Core, Pentium, Celeron, Atom e Xeon/Itanium. Vamos começar com as famílias mais antigas, que na minha opinião, tendem a desaparecer: Família Pentium: teve o nome ressuscitado devido ao apelo que o nome Pentium ainda tem no mercado. É formada por dois tipos de processadores: os remanescentes da arquitetura Netbusrt (a mesma do Pentium 4) e aqueles que são remanescentes da revisão mais recente (Yonah) da arquitetura P6 (a mesma do Pentium II e III). Família Celeron: como já sabemos, são versões mais baratas e pioradas dos Pentium s, e justamente por causa da má fama que angariou graças ao seu desempenho pífio, deve ser a primeira família a desaparecer. OBS: Não vamos nos preocupar com essas duas famílias!

23 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - II Antes de conhecermos as 3 famílias de processadores Intel atuais que realmente nos interessam, temos de conhecer algumas características que são mostradas no site oficial que podem nos ajudar a escolher, como por exemplo: Product Name: Intel Core 2 Duo Processor E8600 (6M Cache, 3,33 GHz, 1333 MHz FSB); Embedded: No; Max TDP: 65 watts; Cores/Threads: 2C/2T; Intel Virtualization Technology (VT-x): Yes Intel Turbo Boost Technology: No Estimated 1k Unit Price: $266,00; Status: Launched. Se olharmos esse modelo na tabela, vamos perceber que existem vários outros modelos de Intel Core 2 Duo Processor, cada um com a sua especificação. Vamos destrinchar isso!

24 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - III Product Name Nome do produto Processador Intel Core 2 Duo em que Core = Núcleo, 2 = Segunda geração (ou seja já faz parte da arquitetura Core) e Duo = Dois núcleos. E8600 Código desse modelo específico são vários. 6M Cache Quantidade de Cache L2. 3,33 GHz Clock do processador, que exprime a sua velocidade bruta de processamento MHz FSB Clock do barramento frontal (FSB significa FrontSide Bus), ou seja, é a velocidade em que o processador se comunica com a memória principal e alguns periféricos. Aqui cabe uma explicação mais detalhada: o barramento de um computador é formado por duas partes (ou pontes):

25 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - IV Continuação FSB A Northbridge e a Southbridge A Northbridge (outro nome para FSB FrontSide Bus) é o barramento mais rápido, geralmente controlado pela própria CPU, e utilizado para comunicação com a memória principal (RAM) e alguns periféricos conectados a slots de expansão conhecidos como AGP e PCI Express. A Southbridge (outro nome para I/O Bus - Barramento de E/S) é o barramento mais lento, geralmente controlado por circuitos de controle conhecidos como Chipset, e utilizado para comunicação com dispositivos mais lentos, tais como interface de discos (IDE/SATA), USB (entrada e saída de impressoras, scanners e pen drives, por exemplo), Ethernet (placa de rede), áudio (multimídia on-board), placa de vídeo on-board, teclado, mouse e ROM Flash BIOS.

26 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - V Continuação FSB A Northbridge e a Southbridge Conseguem entender agora porque placas de vídeo e som dedicadas (que são instaladas em slots AGP ou PCI Express) são bem mais rápidas que as suas congêneres on-board (na própria placa mãe)? Continuando a descrição do processador... Embedded: No Quando o processador já vem soldado na placa principal (geralmente a placa mãe), o valor para Embedded é Yes (Sim). Caso contrário, o processador vem separado e é instalado na placa principal através de um soquete ou slot próprio. Max TDP: 65 watts Consumo máximo de energia, em que TDP significa Thermal Design Project (Potência de Projeto), dá uma idéia da quantidade de calor dissipada pela CPU quando está em funcionamento.

27 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - VI Continuando a descrição do processador... Cores/Threads: 2C/2T Core significa núcleo logo, 2 C significa que esse processador possui dois núcleos (como se fossem dois processadores trabalhando em paralelo). Thread significa Linha de Execução logo 2 T significa que esse processador possui duas linhas de execução (o que permite a execução simultânea de dois processos diferentes). Intel Virtualization Technology VT-x: Yes Essa sigla significa Tecnologia de Virtualização Intel. Em outras palavras, permite que um único sistema possa funcionar como se fossem vários sistemas independentes ou seja mais rapidez na execução de processos concorrentes.

28 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - VII Continuando a descrição do processador... Intel Turbo Boost Technology: No Processadores equipados com esta tecnologia (o que não é o caso do nosso exemplo) possuem gerenciamento dinâmico e inteligente de energia, ou seja, só vão funcionar a pleno clock se houver necessidade. Caso contrário, funcionam em um clock menor para gastar menos energia. Esta tecnologia também permite aumentar o clock de um dos núcleos (o que estiver sendo mais exigido no momento) além do clock nominal por alguns instantes, desde que o TDP total não seja atingido. Estimated 1k Unit price: $266,00 É o preço médio unitário de custo dessa CPU se você comprar um lote de mil unidades. Quando não tem o preço, aparece o código N/A, que significa No avaliable ou seja não disponível (por exemplo, não tem a CPU para venda). Status: Launched Significa Lançado, ou seja, disponível para compra (sempre em lotes de mil unidades). Em alguns casos aparece End of life, que significa que essa CPU não vai mais ser fabricada.

29 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - VIII Uma vez que destrinchamos os significados dos códigos de tabela dos processadores Intel, vamos pegar mais um exemplo que tem uma diferença em relação a este que acabamos de ver: Product Name: Intel Core i7 980-X Processor Extreme Edition (12M Cache, 3,33 GHz, 6,40 GT/s Intel QPI); Embedded: No; Max TDP: 130 watts; Cores/Threads: 6C/12T; Intel Virtualization Technology (VT-x): Yes Intel Turbo Boost Technology: Yes Estimated 1k Unit Price: $999,00; Status: Launched. Vamos ver as diferenças em relação ao modelo anterior?

30 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - IX Continuando a descrição do processador... Em relação ao exemplo anterior, dá para notar que trata-se de um processador bem mais poderoso. Todas as siglas da tabela são idênticas ao do processador anterior, mas repare que no Product Name não aparece a velocidade de barramento. Em seu lugar apareceu um misterioso 6,40 GT/s Intel QPI. O que é isso? Essa é outra situação que merece uma explicação mais detalhada: o grande gargalo da velocidade de processamento é justamente o FSB. A Intel sempre tentou contornar esse problema aumentando o tamanho do cache L2, mas tudo tem um limite. Quando a cache é muito grande e um determinado dado procurado não está na cache, o tempo perdido para o recomeço de outro ciclo de cache não compensa. Percebendo isso, a AMD desenvolveu em 2001 uma tecnologia que permite substituir o FSB, trazendo o controle da memória principal para dentro do processador e criando uma conexão ponto-a-ponto extremamente rápida entre MP (Memória Principal) e CPU. Essa tecnologia atende pelo no de Hyper-Transport.

31 PROCESSADORES INTEL ATUAIS - X Continuando a descrição do Hyper-Transport Graças a essa tecnologia, os processadores AMD que a adotaram (famílias Athlon 64, Sempron 64, Turion 64, Opteron e Phenom) começaram a dar um banho em termos de performance em relação aos seus rivais da Intel, mesmo aqueles que possuíam caches maiores. A Hyper-Transport (versão 1.0) é capaz de suportar uma taxa de transferência de até 51,2 GB/s. Em resposta à rival, a Intel passou a procurar sua própria solução para substituir o FSB. Essa tecnologia atende pelo nome de QPI Intel (Quick Path Interconect algo como Interconexão Rápida de Vias), que permite taxas de transferência bem maiores que a do FSB. No caso desse processador, GT/s significa Gigabytes Transferidos por segundo. Para achar a taxa real, basta multiplicar 6,40 GT/s por 10, o que equivale a 64 GB/s, ou seja, uma taxa maior que a conseguida pelos processadores da AMD. O grande trunfo da AMD é que a Hyper-Transport está disponível em todas as suas CPU s, enquanto que na Intel, só as top de linha possuem a QPI.

32 ESCOLHENDO UMA CPU INTEL HOJE (2010) As três famílias mais atuais de processadores Intel são a Core (Uso geral), a Atom (Móveis) e a Xeon/Itanium (Uso Corporativo). USO GERAL:segmento SOHO (Small Office Home Office), ou seja, computadores de mesa para usuários caseiros e pequenos escritórios Família Core (i3 Desktop ou Core 2 Duo) USO GERAL COM MAIS VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO: computadores de mesa para usuários caseiros e pequenos escritórios que necessitam de maior velocidade de processamento Família Core (i5 ou i7 Desktop ou Core 2 Extreme Desktop) USO GERAL COM MUITO PODER DE PROCESSAMENTO: computadores de mesa para usuários caseiros (heavy users) e pequenos servidores, que necessitam de muito poder de processamento Família Core (i7 Desktop Extreme Edition ou Core 2 Quad)

33 ESCOLHENDO UMA CPU INTEL HOJE (2010) USO GERAL BAIXO CUSTO: computadores de mesa para usuários caseiros e pequenos escritórios com baixo custo Família Celeron D USO GERAL COMPUTADORES PORTÁTEIS: dependendo do tipo: Laptops / alto desempenho Core (i7 Mobile Extreme) Laptops / bom desempenho Core (i5/i7) Mobile Notebooks e Laptops de uso geral Core (i3) e Core 2 Duo Mobile Netbooks Família Atom USO CORPORATIVO: servidores profissionais Família Itanium (4 núcleos / 8 linhas de execução) Família Xeon (4 a 8 núcleos / 8 a 16 linhas de execução)

34 FAMILIA INTEL X FAMILIA AMD Como já é de nosso conhecimento, a Intel possui 5 famílias de processadores. A AMD também possui 5 famílias que são concorrentes da Intel. É uma disputa bastante acirrada entre as duas, e o consumidor é que sai ganhando, pois tem a chance de ter processadores cada vez mais poderosos e baratos. A AMD possui vários modelos em cada uma das famílias, assim como a Intel, e seus processadores são muito rápidos, apesar de apresentarem menor capacidade de cache L2 que a rival Intel. O segredo está na tecnologia Hyper Transport, já comentada em slides anteriores. Além disso, quando se fala em aplicações gráficas, a AMD possui superioridade desde o K6-II, com a implementação da tecnologia 3D-Now. Apesar dos processadores AMD serem tão (ou até mais) rápidos que os da Intel, a preços mais baixos, são menos resistentes à variação de temperatura. Em outras palavras, se você garantir que o cooler do processador é adequado e está funcionando corretamente, você não terá problemas com os processadores AMD. Entretanto, mesmo sendo fã incondicional da AMD, tenho que reconhecer que a Intel ainda dá as cartas no mercado mundial.

35 Comparação FAMILIA INTEL X FAMILIA AMD De modo bastante resumido, as cinco famílias concorrem assim: 1. Processadores de uso geral: Família Pentium da Intel concorre com a Família Atlhon da AMD. 2. Processadores de uso geral de baixo custo: Família Celeron da Intel concorre com a Família Sempron da AMD. 3. Processadores de uso geral de alto desempenho: Familia Core da Intel concorre com a Família Phenon da AMD. 4. Processadores destinados a computadores móveis: Família Atom da Intel concorre com a Família Turion da AMD. 5. Processadores destinados ao mercado corporativo: Família Xeon da Intel concorre com a Família Opteron da AMD. OBS: A família Turion da AMD concorre com modelos maiores de processadores da Intel. A AMD está lançando um nova família chamada Neo para concorrer com os Atom.

36 COMPUTADOR CPU E Chipset Para escolher uma configuração de computador, deve-se sempre levar em conta qual é a necessidade do cliente. A primeira escolha a ser feita será sempre o processador. Dessa primeira escolha vão depender a maioria das próximas. Vocês já possuem conhecimentos suficientes para dimensionar processador, quantidade de memória principal (RAM) e tamanho de disco rígido. A placa mãe, e consequentemente, o chipset, depende do processador escolhido. Um placa mãe para processador Intel não pode usar processador AMD, e vice-versa. O chipset depende do processador. Mas o que é chipset? Set = Conjunto; Chip = Circuito. Chipset é um conjunto de circuitos de controle que trabalham em conjunto com o processador. É formado pela ponte norte Northbridge que controla memória e slots de alta velocidade (FSB), e a ponte sul Southbridge, que controla periféricos por meio de interfaces (I/O Devices).

37 COMPUTADOR CPU e Chipset Hoje, a maioria das placas mães já possuem um série de interfaces integradas. Placa de vídeo, de som, de rede, de fax/modem, conexões USB, SATA, Paralela, Serial, Teclado, Mouse, etc. Para a maioria das aplicações, placas-mãe com interfaces integradas dão conta do recado. Entretanto, algumas aplicações exigem um desempenho maior específico de algumas interfaces. Por exemplo, aplicações gráficas pesadas, sobretudo aquelas que utilizam 3 dimensões exigem uma placa gráfica dedicada. O mesmo vale para alguns tipos de aplicações multimídia, que podem exigir também uma placa de som dedicada. Para escolher o processador, os seguintes sites podem ajudar:

38 COMPUTADOR Placa-Mãe A escolha da placa-mãe depende do processador. Existem diversos tipos de soquetes (local em que o processador é encaixado) para processador, assim como existem algumas placasmãe que já possuem o processador integrado (embedded). Os soquetes para processadodr mais comuns hoje são do tipo ZIF (Zero Insertion Force ou Força de Inserção Zero) e LGA (Land Grid Array). Toda placa-mãe vem com slots de expansão (cavidades onde são encaixadas placas). Os slots mais comuns hoje são o PCI (Peripheral Component Interconect), o PCI Express (evolução do PCI), e o AGP (Accelerated Graphics Port) geralmente utilizado para placas aceleradoras gráficas. Ao escolher o processador, deve-se também preocupar com a escolha do cooler. Existem coolers para processadores, chipsets, placas gráficas, gabinetes e discos rígidos.

39 COMPUTADOR Placa-Mãe Coolers são componentes metálicos instalados em circuitos (CPU s, GPU s, Chipset s, HD s) com o objetivo de ajudar a dissipar o calor durante o funcionamento. Quando existe apenas a placa metálica, ele é chamado de cooler passivo. Quando existe uma ventoinha ou outro sistema de resfriamento (serpentina com água, óleo ou nitrogênio líquido), ele é chamado de cooler ativo. Existem coolers de gabinetes, que são ventoinhas utilizadas para criar um fluxo de ar dentro do gabinete, para retirar o calor gerado pelos diversos circuitos. A placa-mãe também vem com slots de memória, e cada tipo de memória possui um slot específico. Não se pode colocar um módulo DDR3 em um slot para módulo DDR2 e vice-versa, apesar de terem o mesmo número de contatos. O tamanho da placa mãe também é importante, pois o gabinete será dimensionado de acordo com a placa-mãe. Entre os fabricantes de placas-mãe destaco a Intel, a Asus e a Gigabyte.

40 COMPUTADOR Gabinete Basicamente, existem três tamanhos de gabinete vertical: o Max- Torre, o Midi-Torre e o Mini-Torre. O Max-Torre possui espaço para quatro ou mais dispositivos de leitura/gravação ópticos, além de 3 ou 4 baias para HD s. O Midi-Torre possui espaço para um máximo de três dispositivos ópticos e 2 ou 3 baias para HD s. O Mini-Torre tem espaço para um máximo de dois dispositivos ópticos e 2 HD s. Existem gabinetes do tipo plataforma (horizontais também chamados de gabinetes deitados), que permitem economia de espaço ao se colocar o monitor em cima deles. Esse tipo de gabinete é geralmente o que oferece menor espaço dentre todos descritos aqui. Tentem os seguintes sites:

41 COMPUTADOR Fonte Todo circuito eletrônico funciona com corrente contínua (o mesmo tipo de energia fornecido por baterias e pilhas). A energia distribuída comercialmente é por meio de corrente alternada. Assim, é necessário um dispositivo para transformar a corrente alternada disponível na rede elétrica em corrente contínua, que é utilizada no computador. Este dispositivo chama-se fonte, e costuma ser um item negligenciado na hora de se configurar um computador. Em geral, quanto mais potente for a fonte, mais durável e confiável ela é. O grande problemas das fontes atuais é a potência real. Computadores caseiros necessitam de fontes de pelo menos 300 watts. Servidores e computadores com maior poder de processamento podem exigir fontes de 500 watts ou mais. Tentem os sites:

42 COMPUTADOR Memória RAM A escolha do tipo de memória depende da placa-mãe. Já a escolha do quantidade de memória depende do tipo de aplicação e do sistema operacional escolhido. Para a maioria das aplicações caseiras e de escritório, 1 GB de RAM é suficiente (usando Windows XP Home ou Windows 7 Starter). Aplicações mais pesadas exigem mais memória RAM, e nesse caso, o SO (Sistema Operacional) também deve ser outro. Dependendo do tipo de aplicação, pode-se exigir 2, 3, 4 ou 8 GB. As memórias mais utilizadas hoje são do tipo SDRAM DIMM DDR2 ou DDR3. Entre os fabricantes de módulos de memória destaco:

43 COMPUTADOR Discos Rígidos Atualmente o preço do Megabyte armazenado em um disco rígido é o mais barato dentre todos os tipos de memória. Como já sabemos, o tipo e tamanho de disco rígido depende da aplicação. Hoje (2010), a maioria das aplicações caseiras e de pequenos escritórios não exigem mais de 160 GB de disco. Aplicações um pouco mais pesadas, com interação multimídia, por exemplo, vão exigir pelo menos 500 GB. Aplicações gráficas pesadas e servidores vão necessitar de uma ou mais unidades de disco, com 1 TB ou mais. Em computadores caseiros, o padrão SATA ainda é o mais usado. Em servidores, a interface SAS (evolução da SCSI) é a escolha mais racional. Discos SSD s ainda são muito caros. Entre os fabricantes, destaco: com,

44 COMPUTADOR Drives Ópticos Leitor de Cartões Existem unidades de leitura/gravação de CD Compact Disk), DVD (Digital Versatile Disk) e BD (Blu Disk). Existem também unidades COMBO, que gravam mais de um tipo de mídia. Atualmente as unidades COMBO de leitura/gravação de CD/DVD são as mais comuns, mas unidades COMBO de DVD/BD já começaram a baixar de preço. Existem diversos fabricantes, mas no Brasil, é mais fácil achar drives da LG ( É interessante que o computador também tenha um leitor de cartões. As entradas mais comuns são: CF (Compact Flash), SM (Smart Media), MS (Memory Stick), SD (Secure Digital), MMC (Multimedia Card). Dicas: tentem as marcas Sony, Kingston, Akasa.

45 COMPUTADOR Placas Gráficas e de Som Dependendo do tipo de aplicação, pode ser que a placa de vídeo integrada da placa-mãe seja insuficiente. Nesse caso, existem placas gráficas dedicadas. Entre os fabricantes, destaco: O mesmo se aplica em relação à placa de som. Algumas aplicações exigem mais do que o circuito de audio integrado à placa-mãe é capaz de oferecer. Se for esse o seu caso, destaco os seguintes fabricantes:

Processadores. Guilherme Pontes

Processadores. Guilherme Pontes Processadores Guilherme Pontes Já sabemos o básico! Como já sabemos, o processador exerce uma das mais importantes funções do computador. Vamos agora nos aprofundar em especificações mais técnicas sobre

Leia mais

Bits internos e bits externos. Barramentos. Processadores Atuais. Conceitos Básicos Microprocessadores. Sumário. Introdução.

Bits internos e bits externos. Barramentos. Processadores Atuais. Conceitos Básicos Microprocessadores. Sumário. Introdução. Processadores Atuais Eduardo Amaral Sumário Introdução Conceitos Básicos Microprocessadores Barramentos Bits internos e bits externos Clock interno e clock externo Memória cache Co-processador aritmético

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Manutenção de Computadores Montagem de microcomputadores: Entendendo melhor os processadores. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Montagem de microcomputadores: Entendendo melhor os processadores. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Montagem de microcomputadores: Entendendo melhor os processadores Professor: Francisco Ary Introdução O processador é um dos componentes mais importantes (e geralmente o mais

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 15ª AULA OBJETIVOS: PROCESSADORES EVOLUÇÃO / GERAÇÕES BARRAMENTO (BITS) FREQÜÊNCIA (MHZ) OVERCLOCK ENCAPSULAMENTO APOSTILA

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Processadores É indispensável em qualquer computador, tem a função de gerenciamento, controlando todas as informações de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Capítulo 2. AMD K6, K6-2, K6-III Super 7 Cyrix MII / 6x86 / 6x86MX Super 7 ou Socket 7 AMD K5, Pentium, Pentium MMX Socket 7

Capítulo 2. AMD K6, K6-2, K6-III Super 7 Cyrix MII / 6x86 / 6x86MX Super 7 ou Socket 7 AMD K5, Pentium, Pentium MMX Socket 7 Processadores Capítulo 2 O processador e o seu soquete Existem vários processadores para PCs. A maioria deles são produzidos pela Intel e AMD. É preciso levar em conta que cada processador exige um tipo

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

29/3/2011. Primeira unidade de execução (pipe U): unidade de processamento completa, capaz de processar qualquer instrução;

29/3/2011. Primeira unidade de execução (pipe U): unidade de processamento completa, capaz de processar qualquer instrução; Em 1993, foi lançada a primeira versão do processador Pentium, que operava a 60 MHz Além do uso otimizado da memória cache (tecnologia já amadurecida) e da multiplicação do clock, o Pentium passou a utilizar

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br ESQUEMA EXTERNO DE UM MICROCOMPUTADOR Agora que

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Placa - Mãe - Introdução

Placa - Mãe - Introdução Aula de Hardware Placa - Mãe - Introdução Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa É o percurso principal dos dados entre dois ou mais componentes de um sistema de computação, neste caso são os caminhos arquitetados na PLACA MÃE até o ponto

Leia mais

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos

Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Processadores clock, bits, memória cachê e múltiplos núcleos Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 2. PROCESSADOR (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO CPU) Formadora: Vanda Martins 3 O processador

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

Hardware Avançado. Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br

Hardware Avançado. Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br Hardware Avançado Laércio Vasconcelos Rio Branco, mar/2007 www.laercio.com.br Avanços recentes em Processadores Chipsets Memórias Discos rígidos Microeletrônica Um processador moderno é formado por mais

Leia mais

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha.

Introdução. Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Memorias Introdução Em se tratando de computador, entendemos que memória são dispositivos que armazenam dados com os quais o processador trabalha. Necessariamente existe dois tipos de memórias: -Memória

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam

Leia mais

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo

Placa-Mãe. Christian César de Azevedo Placa-Mãe Christian César de Azevedo Componentes Básicos Placa-Mãe 2 Componentes da Placa-Mãe 1. Soquete do Processador 2. Chipset 3. Soquetes de memória RAM 4. Conector de alimentação 5. Conector do drive

Leia mais

Barramentos e Chipsets

Barramentos e Chipsets Sumário Introdução Barramentos e Chipsets Eduardo Amaral Barramentos Barramento frontal (Front Side Bus) Barramento de memória Barramento de externo ou de I/O Chipset Ponte norte Ponte sul Introdução Organização

Leia mais

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010 MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AULA - 5 DESEMPENHO E UPGRADE GRUPO INSTRUTOR MAIO/JUNHO 2010 PRIMEIROS PASSOS LEITOR DE DISQUETE: Não se pode dizer que é inútil, mas nunca vai ser considerado com

Leia mais

Sumário. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Manutenção de Hardware.

Sumário. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Velocidade do processador. Manutenção de Hardware. Manutenção de Hardware Sumário CPU Clock Interno e Externo Palavra binária Cronologia dos processadores Multiplicação de clock Tipos de soquetes e famílias de processadores Tecnologias proprietárias de

Leia mais

Sumário. Manutenção de Hardware. Clock

Sumário. Manutenção de Hardware. Clock Manutenção de Hardware CPU Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Clock Interno e Externo Sumário Palavra binária Cronologia dos processadores Multiplicação de clock Tipos de soquetes e famílias de processadores

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Evolução dos processadores Arquitetura

Leia mais

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

Trabalho de: Alexandre / Paulo / Rui

Trabalho de: Alexandre / Paulo / Rui Trabalho de: Alexandre / Paulo / Rui Índice 1 - CPU-Processador 2 - Chipset Intel/AMD 3 - Cache 4 - Núcleo 5 - CISC/RISC 1. CPU / Processador A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PROCESSADOR... 3 CLOCK... 4 PROCESSADORES COM 2 OU MAIS NÚCLEOS... 5 NÚCLEOS FÍSICOS E LÓGICOS... 6 PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS... 6 PROCESSADORES

Leia mais

A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores

A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores A história do Processadores O que é o processador Características dos Processadores Vários tipos de Processadores As empresas mais antigas e ainda hoje no mercado que fabricam CPUs é a Intel, AMD e Cyrix.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais

Sistemas de Computação. Dentro da Unidade do Sistema

Sistemas de Computação. Dentro da Unidade do Sistema Sistemas de Computação Dentro da Unidade do Sistema Conexão de rede subwoofer impressora microfone Unidade de disco flexível Monitor de vídeo Unidade de DVD modem Alto-falante Unidade de sistema ou gabinete

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação Introdução Introdução ao ao Hardware Hardware Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, abril de

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 3.1 EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES A UCP tem duas seções: Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Um programa se caracteriza por: uma série de instruções

Leia mais

Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core

Contil Informática. Curso Técnico em Informática Processadores Core Contil Informática Curso Técnico em Informática Processadores Core Quais as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7? A tecnologia avançada na área de hardware possibilita um avanço desenfreado

Leia mais

A Intel e a AMD são os mais conhecidos fabricantes de processadores ambos tiveram a sua evolução em termos de fabrico de processadores

A Intel e a AMD são os mais conhecidos fabricantes de processadores ambos tiveram a sua evolução em termos de fabrico de processadores A Intel e a AMD são os mais conhecidos fabricantes de processadores ambos tiveram a sua evolução em termos de fabrico de processadores De seguida mencionamos a evolução de ambos os fabricantes Intel 8086

Leia mais

Visão geral das placas-mãe

Visão geral das placas-mãe IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

PROCESSADORES. Introdução. O que é processador? 1/10

PROCESSADORES. Introdução. O que é processador? 1/10 1/10 PROCESSADORES Introdução Os processadores (ou CPU, de Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Barramento Também conhecido como BUS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos,

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma Aula 04 A Barramentos Prof. Ricardo Palma Definição Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Placa Mãe Dispositivos (Onboard) São aqueles encontrados na própria Placa Mãe. Ex: Rede, Som, Vídeo e etc... Prof. Luiz

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Principais Componentes Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento

Leia mais

O quê um Processador e qual a sua função?

O quê um Processador e qual a sua função? O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis

Leia mais

Anatomia de uma Placa Mãe

Anatomia de uma Placa Mãe Anatomia de uma Placa Mãe Autor: Rafael Afonso de Souza Anatomia de uma placa-mãe - Parte 1 É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa-mãe. Na figura abaixo vamos destacar

Leia mais

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento MÓDULO II Memórias e Processamento Esse módulo irá relatar sobre as memórias seus tipos e a ligação com os tipos variados de processamento. Leia atentamente todo o conteúdo e participe dos fóruns de discursão,

Leia mais

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com

Leia mais

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma Aula 04 B Interfaces Prof. Ricardo Palma Interface SCSI SCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI (pronuncia-se "scuzzy") permite que você conecte uma larga gama de periféricos,

Leia mais

Processadores de Núcleo Duplo

Processadores de Núcleo Duplo Processadores de Núcleo Duplo Autor: Fernando Galdino de Moraes Processadores de Núcleo Duplo A sensação desta edição do IDF foi, sem dúvida alguma, o anúncio e a demonstração pública dos processadores

Leia mais

Processadores. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Processadores. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Processadores Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução O processador é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisão de um computador. Também é chamado de cérebro do

Leia mais

História. Pioneiros AMD

História. Pioneiros AMD História Pioneiros AMD Marco na História 1969 AMD estabelece sede em Sunnyvale, Califórnia. 1970 AMD lança seu primeiro contador Lógico. 1982 A pedido da IBM, AMD assina um acordo para servir como uma

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

Dell Vostro 260/260S. Setup And Features Information. Sobre as Advertências. Minitorre Vistas frontal e traseira

Dell Vostro 260/260S. Setup And Features Information. Sobre as Advertências. Minitorre Vistas frontal e traseira Dell /260S Setup And Features Information Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de vida. Minitorre Vistas frontal

Leia mais

Sistemas Computacionais

Sistemas Computacionais 2 Introdução Barramentos são, basicamente, um conjunto de sinais digitais com os quais o processador comunica-se com o seu exterior, ou seja, com a memória, chips da placa-mãe, periféricos, etc. Há vários

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO ESTRUTURA DOS MICROS PADRÃO PC AULA 01 Sobre aula 1 Números binários e hexadecimais Dispositivos digitais e analógicos Circuitos integrados Estrutura dos micros padrão PC Micros

Leia mais

ORGANIZACÃO DE COMPUTADORES PROCESSADORES CHIPS TRANSISTORES

ORGANIZACÃO DE COMPUTADORES PROCESSADORES CHIPS TRANSISTORES PROCESSADORES CHIPS TRANSISTORES O que é um chip? - conhecido como circuito integrado; - pequeno e fino pedaço de silício no qual os transistores, que formam o microprocessador, foram encapsulados; - processadores

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas MEMÓRIA DDR (DOUBLE DATA RATING) José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução A memória DDR (Double

Leia mais

Microprocessadores II - ELE 1084

Microprocessadores II - ELE 1084 Microprocessadores II - ELE 1084 CAPÍTULO III OS PROCESSADORES 3.1 Gerações de Processadores 3.1 Gerações de Processadores Primeira Geração (P1) Início da arquitetura de 16 bits CPU 8086 e 8088; Arquiteturas

Leia mais

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda?

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda? Exercícios: 1. Sobre:Ondas Responda: a. O que é a Natureza de Ondas? b. O que origina as Ondas Mecânicas? c. As Ondas Mecânicas se propagam no vácuo? Explique a sua resposta. d. Quais são os elementos

Leia mais

Contil Informática. Curso Tecnico em Informatica Rafael Barros Sales Tecnologo em Redes de Computadores Tecnico em Informatica CREA/AC

Contil Informática. Curso Tecnico em Informatica Rafael Barros Sales Tecnologo em Redes de Computadores Tecnico em Informatica CREA/AC Contil Informática Curso Tecnico em Informatica Rafael Barros Sales Tecnologo em Redes de Computadores Tecnico em Informatica CREA/AC Processadores O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar

Leia mais

Estrutura e funcionamento de um sistema informático

Estrutura e funcionamento de um sistema informático Estrutura e funcionamento de um sistema informático 2006/2007 Sumário A constituição de um sistema informático: hardware e software. A placa principal. O processador, o barramento e a base digital. Ficha

Leia mais

ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer)

ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer) No final do século XIX os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. PROF. MARCEL SANTOS SILVA O

Leia mais

Barramentos 17/10/2011. Redes de Computadores. Arquitetura de Computadores FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA.

Barramentos 17/10/2011. Redes de Computadores. Arquitetura de Computadores FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA. Redes de Computadores Arquitetura de Computadores Agenda Introdução Tipos de Aplicações 1 Barramento é uma via de comunicação. Temos vários tipos de barramentos em um computador devido a aspectos históricos;

Leia mais

1.3. Componentes dum sistema informático HARDWARE SOFTWARE

1.3. Componentes dum sistema informático HARDWARE SOFTWARE 1.3. Componentes dum sistema informático Computador Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE + Periféricos Sistema Operativo Aplicações HARDWARE - representa todos os componentes físicos de um sistema informático,

Leia mais

Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários

Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários Curso básico em técnicas de Manutenção para activistas comunitários Perguntas relacionadas com a Aula 2 do Módulo I Aula 2 1. Qual das alíneas encontram-se mencionados todos os tipos de computador por

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Hardware - Microprocessador

Hardware - Microprocessador Introdução Um microprocessador é um circuito integrado encarregue de executar as instruções de todos os programas armazenados na memória. É o motor que põe tudo a trabalhar desde o momento em que se liga

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 02 - Estrutura dos Sistemas Operacionais Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

ETEC Prof. Massuyuki Kawano Centro Paula Souza Prof. Anderson Tukiyama Berengue Instalação e Manutenção de Computadores Módulo: I Tupã SP Encapsulamento das Memórias Encapsulamento é o nome que se dá ao

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

Processadores. Fabricantes dos processadores: Intel e AMD

Processadores. Fabricantes dos processadores: Intel e AMD Processadores Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode

Leia mais

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS LAÉRCIO VASCONCELOS MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS 4 a EDIÇÃO Rio de Janeiro 2014 ÍNDICE Capítulo 1: Introdução ao hardware Computador, micro, PC...1 Processador...1 Memória RAM...1 Disco rígido...2

Leia mais

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015

ROM e RAM. Memórias 23/11/2015 ROM e RAM Memórias Prof. Fabrício Alessi Steinmacher. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA 02. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

INFORMÁTICA BÁSICA AULA 02. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 02 Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 04/06/2014 2 SUMÁRIO O computado Componentes

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394)

Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) Serial Paralela USB FireWire(IEEE1394) histórico Tudo começou em 1980 quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM

Leia mais

Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída

Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída Arquitetura de Entrada e Saída Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída Barramento Meio de transmissão de dados entre a CPU, a memória principal e os dispositivos de entrada e saída.

Leia mais

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES Escola Europeia de t Ensino Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES TRABALHO REALIZADO: ANDRÉ RIOS DA CRUZ ANO LETIVO: 2012/ 2013 TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS 2012 / 2013 3902 Escola

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE FLORIANÓPOLIS CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMATICA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE FLORIANÓPOLIS CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMATICA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE FLORIANÓPOLIS CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMATICA RELATÓRIO TÉCNICO DE PESQUISA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Título: INVENTÁRIO DE EQUIPAMENTOS

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)

Leia mais

Automação e Computadores

Automação e Computadores Automação e Computadores MICROCOMPUTADORES Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos de Entrada

Leia mais

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 OBJETO: Fornecimento, configuração, testes e assistência técnica, durante período de garantia, de 28 (vinte e oito) microcomputadores portáteis (notebooks) de alta mobilidade,

Leia mais

Evolução dos Microcomputadores PC

Evolução dos Microcomputadores PC Evolução dos Microcomputadores PC O IBM PC, ou Personal Computer (Computador Pessoal), surgiu em 1981 e se tornou um padrão de microcomputador, o qual passou a ter uma evolução muito rápida, e difícil

Leia mais