Windows 7. Sistema Operacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Windows 7. Sistema Operacional"

Transcrição

1 Windows 7 Sistema Operacional

2 Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

3 Área de Trabalho (Desktop)

4 Janela

5 Gadgets

6 Lixeira

7 Lixeira

8 FCC TRE-TO - Analista Judiciário Um arquivo movido para a Lixeira do Windows a) é excluído permanentemente. b) pode ser restaurado. c) só pode ser recuperado dentro dos três primeiros meses após a movimentação. d) é recuperável desde que tenha sido excluído mediante o uso combinado das teclas shift + del. e) só pode ser restaurado para o local original.

9 Atalho

10 Atalhos e ícones

11

12 DELETE

13 FCC - TRE-CE - Analista Judiciário Um atalho de arquivo quando excluído da área de trabalho do Windows a) elimina o ponteiro para abrir o arquivo associado. b) altera a pasta em que o arquivo associado foi gravado. c) altera o conteúdo do arquivo associado. d) exclui a cópia do arquivo associado. e) elimina a cópia da pasta em que o atalho foi gravado.

14 FCC TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário A seguinte figura apresenta um ícone presente na Área de trabalho do sistema operacional Windows em suas versões mais recentes. Na figura, o ícone com a sobreposição do símbolo com a seta a) indica que o ícone foi criado a partir de um download de programa da Internet. b) representa um arquivo criado no Bloco de Notas c) indica que o ícone é um Atalho para o programa Bloco de Notas. d) representa uma cópia do programa Bloco de Notas. e) indica que o ícone é um Atalho para um arquivo criado no Bloco de Notas.

15 FCC TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado tão logo o computador seja ligado. b) conjunto de procedimentos programados, armazenados na BIOS, que é ativado tão logo o computador seja ligado. c) conjunto de dispositivos de hardware para prover gerenciamento e controle de uso dos componentes de hardware, software e firmware. d) hardware de gerenciamento que serve de interface entre os recursos disponíveis para uso do computador e o usuário, sem que este tenha que se preocupar com aspectos técnicos do software. e) software de gerenciamento, que serve de interface entre os recursos disponíveis para uso do computador e o usuário, sem que este tenha que se preocupar com aspectos técnicos do hardware.

16 FCC Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Quando o computador é ligado ocorre o carregamento do Sistema Operacional, que está normalmente...i..., para...ii.... Completa corretamente as lacunas I e II, respectivamente, a) no HD - a memória RAM b) na memória Cache - a memória RAM c) em CD - a memória ROM d) em DVD - na memória Cache e) no disco rígido - a memória Cache

17 Botão direito do mouse na área de trabalho

18

19

20

21

22 FCC Pedro utiliza em seu computador o Windows 7 Professional (em português). Possui o hábito de salvar todos os arquivos recebidos por na área de trabalho com o objetivo de facilitar o acesso a esses arquivos, o que torna essa área bastante poluída visualmente, já que ele não costuma agrupar os arquivos em pastas. Certo dia, Pedro resolveu organizar os arquivos criando pastas na área de trabalho. Começou criando uma pasta para guardar documentos criados por meio do Microsoft Word. Para criar a pasta desejada na área de trabalho, Pedro clicou a) no botão Iniciar, selecionou a opção Documentos e, em seguida, clicou na opção Pasta. b) com o botão direito do mouse em uma área livre da área de trabalho, selecionou a opção Novo e, em seguida, clicou na opção Pasta. c) no botão Iniciar, selecionou a opção Meu Computador e, em seguida, clicou na opção Nova Pasta. d) na opção Meu Computador, presente na área de trabalho, em seguida, clicou na opção Novo e, na janela que se abriu, clicou na opção Pasta. e) na opção Meu Computador, presente na área de trabalho, em seguida, clicou na opção Criar Nova Pasta de Trabalho.

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 FCC MPE-PE - Técnico Ministerial No MS Windows 7, ao se conectar um projetor ou monitor externo a um notebook, é possível estender ou duplicar a área de trabalho. Estas duas maneiras de configurar o que é exibido na tela do notebook e no projetor permitem, respectivamente, que: a) a área de trabalho apareça apenas no projetor ou que a mesma área de trabalho apareça nas duas telas. b) a área de trabalho apareça apenas na tela do notebook ou que a mesma área de trabalho apareça nas duas telas. c) a mesma área de trabalho apareça nas duas telas ou que a área de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas. d) a área de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas, ou que a mesma área de trabalho apareça nas duas telas. e) a área de trabalho apareça apenas na tela do notebook ou que a área de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas.

35

36

37

38

39

40 FCC TJ-PE - Analista Judiciário Utilidades tais como calendário, temperatura, relógio e medidor de cpu, entre outras, podem ficar fixamente presentes na área de trabalho do MS-Windows 7. Trata-se de a) painel de controle de serviços. b) serviços administrativos. c) gadgets. d) budgets. e) ícones da área de notificação.

41 FUNRIO INSS - Analista - Direito No painel de controle do Windows 7, é possível ajustar várias configurações do sistema, organizadas por categoria. Qual alternativa não é uma configuração da categoria Aparência e Personalização? a) Cor da janela; b) Economia de energia; c) Efeitos de som; d) Plano de fundo da área de trabalho; e) Proteção de tela.

42

43 Menu Iniciar

44 Programas Fixos Pasta Pessoal Acesso Bibliotecas Windows Explorer Programas Recentemente abertos ou utilizados Painel de Controle Botão de energia Caixa De Pesquisa

45 Programas Fixos

46 Programas Recentemente abertos ou utilizados

47

48

49 Caixa De Pesquisa

50 Caixa De Pesquisa

51 Pasta Pessoal

52

53 Acesso Bibliotecas

54

55

56

57

58 Jogos

59

60 Computador

61

62 Windows Explorer

63 Painel de Controle

64

65

66 Botão de energia

67

68

69

70

71

72

73

74 Não finaliza a sessão do usuário atual, mas permite que um outro usuário faça o seu logon.

75 Finaliza a sessão do usuário atual permitindo que um outro usuário faça o seu logon.

76

77

78

79 Bloquear temporariamente a sessão do usuário atual.

80

81

82

83 Suspensão Hibernação Suspensão Híbrida

84 Suspensão Estado de energia fraca Não desliga o computador

85 Suspensão

86 Hibernar Salva o estado da área de trabalho no disco rígido e desliga o computador

87 Hibernar

88 Suspensão híbrida Salva o estado da área de trabalho no disco rígido e coloca o computador em um estado de energia fraca

89 Suspensão Híbrida

90 Programas Fixos Pasta Pessoal Acesso Bibliotecas Windows Explorer Programas Recentemente abertos ou utilizados Painel de Controle Botão de energia Caixa De Pesquisa

91 MPE-ES - A imagem a seguir, retirada do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, mostra opções exibidas ao passar o mouse sobre a seta ao lado do botão desligar no menu iniciar Selecionar a opção Trocar usuário permite a) alternar usuários sem fechar os programas da sessão atual. b) trocar a senha do usuário da sessão atual. c) trocar as propriedades do usuário da sessão atual. d) criar um novo usuário para o Windows. e) criar uma nova senha para o usuário da sessão atual.

92 Barra de Tarefas

93 Barra de Tarefas Botão Iniciar Área de Notificação Sessão Intermediária Mostrar Área de trabalho

94 Botão Iniciar

95 Fixos Aplicações carregadas Windows Explorer Internet Explorer Sessão Intermediária

96 Barra de Idiomas Área de Notificação

97 Mostrar ícones ocultos Área de Notificação Remover Hardware e Ejetar Mídia com segurança Central de Ações Rede Volume Data e Hora

98 Central de Ações

99

100 Data e Hora

101

102

103

104

105 FCC TRE-PI - Técnico Judiciário O Estilo de Data Abreviada pode ser alterado no Painel de Controle do Windows 98 através do item a) Vídeo. b) Teclado. c) Fontes. d) Data/Hora. e) Configurações Regionais.

106 FCC TRE-PI - Técnico Judiciário (Modificada para Windows 7 Cetec) O Estilo de Data Abreviada pode ser alterado no Painel de Controle do Windows 7 através do item a) Vídeo. b) Teclado. c) Fontes. d) Data e Hora. e) Região e Idioma.

107 Mostrar área de trabalho Aero Peek Minimizar todas janelas

108

109 Aero Peek

110

111 Minimizar todas janelas

112 FCC TRE-MG - Técnico Judiciário A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rápido a programas e atalhos de status de atividades são exibidos à direita dos botões da barra de tarefas na a) barra de títulos. b) área de trabalho. c) barra de status. d) barra de ferramentas. e) área de notificação.

113 Botão direito do mouse na barra de tarefas

114

115 Cascata

116 Empilhadas

117 Lado a lado

118

119

120

121

122

123

124 Lista de atalhos

125 Lista de atalhos

126 Lista de atalhos

127 Visualizações dinâmicas da barra de tarefas

128 Visualizações dinâmicas da barra de tarefas

129 Visualizações dinâmicas da barra de tarefas

130 Snap

131 Shake

132 No MS-Windows 7 Home Premium, em sua configuração original, o recurso que permite minimizar rapidamente todas as janelas abertas na área de trabalho, exceto aquela que o usuário deseja manter aberta, é a) Snap. b) Shake. c) Peek. d) Aero. e) Gadget.

133 Lixeira

134 Lixeira - Área especial para armazenamento de arquivos e pastas deletadas.

135 Lixeira - Área especial para armazenamento de arquivos e pastas deletadas.

136 Lixeira - Área especial para armazenamento de arquivos e pastas deletadas.

137 Lixeira - Os arquivos que estão na lixeira podem ser restaurados em seu local original.

138 Lixeira - Os arquivos que estão na lixeira podem ser restaurados em seu local original.

139 Lixeira - Você poderá esvaziar a lixeira se achar necessário.

140 Lixeira - Os arquivos deletados que forem para a lixeira, continuarão ocupando espaço.

141 Delete - no disco rígido - após confirmação - Lixeira

142 Shift + Delete - após confirmação - excluído sem passar pela Lixeira

143 Delete - em unidades removíveis - após confirmação - excluído sem passar pela Lixeira

144 Delete - em locais de rede - após confirmação - excluído sem passar pela Lixeira

145 Arquivos maiores do que a capacidade de armazenamento da lixeira são excluídos sem passar pela lixeira.

146 Propriedades da Lixeira

147 Quando a lixeira está cheia, o Windows automaticamente limpa espaço suficiente nela para acomodar os arquivos e pastas excluídos recentemente.

148 FCC MPE-PE - Técnico Ministerial No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. d) esquerdo do mouse e pressionando Delete. e) direito do mouse e clicando em Copiar.

149 PAINEL DE CONTROLE

150

151

152 Firewall

153 Firewall Não é considerado Antivirus

154 Firewall Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.

155 Firewall Verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações.

156 Firewall Também pode ajudar a impedir o computador de enviar informações, dados ou atividades mal-intencionadas para outros computadores.

157 Internet Firewall Meu Computador Padrão conexões de entrada Bloquear todas as conexões a programas que não estejam na lista de programas permitidos.

158 Internet Firewall Meu Computador Padrão conexões de saída Por padrão as conexões de saída são permitidas, a menos que correspondam a uma regra que as bloqueie.

159 Rede Firewall Meu Computador Pode ser usado para bloquear conexões entre computadores de uma rede interna.

160 Internet Firewall do Windows Software

161 Firewall Hardware

162 Firewall Software Hardware

163 FCC 2010 Sobre o mecanismo de proteção firewall, considere: I. Bloqueia a entrada e/ou saída de dados. II. Pode ser hardware, software ou ambos. III. Atua somente entre uma rede interna e outra externa. Está correto o que consta em a) III, apenas. b) II, apenas. c) I, II e III. d) I e II, apenas. e) I, apenas.

164

165 Recuperação

166

167

168

169

170

171 FCC TRE-SP - Técnico Judiciário - Área Administrativa Em relação a backup ou cópia de segurança, é correto afirmar: a) A cópia de segurança é imprescindível para os documentos gravados no computador, mas não para os programas residentes no disco rígido, pois, em caso de ocorrência de problemas, a reinstalação recuperará a última configuração de cada programa. b) O disco que contém o sistema operacional é o local mais indicado para guardar as cópias de segurança. c) Backup é a cópia de segurança de um arquivo ou programa em outro dispositivo de armazenagem (fita, disquete etc), para prevenir eventual acidente com o original. d) Para arquivos que exijam criptografia, devido à sua confidencialidade, é recomendável que a respectiva cópia de segurança seja gravada em disquetes e estes sejam guardados em local seguro. e) Dependendo do tipo e tamanho do arquivo, o backup não é necessário.

172 Sistema

173

174 O Windows 7 apresenta informações sobre a quantidade de memória instalada, o tipo de processador e o tipo de sistema operacional (32 ou 64 bits), além de outras informações. As três informações mencionadas são encontradas em: a) meus documentos. b) opções de acessibilidade. c) conta de usuários. d) sistema. e) área de transferência.

175 FCC TRE-TO - Analista Judiciário Usada para desfazer alterações feitas e para retornar as configurações do computador a uma etapa anterior, preservando os trabalhos recentes, sendo um processo totalmente reversível. No Windows, trata-se de a) Restauração do sistema. b) Painel de controle. c) Atualizações automáticas. d) Central de segurança. e) Gerenciador de tarefas.

176 Gerenciador de Dispositivos

177 Os dispositivos se comunicam com o Windows por meio de um software chamado de driver. Instalar e atualizar os drivers Modificar as configurações dos dispositivos de hardware

178 FCC SABESP - Advogado No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do computador estão funcionando corretamente. - Alterar as definições da configuração de hardware, caso necessário. - Identificar os drivers de dispositivos carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada driver. - Habilitar, desabilitar e desinstalar dispositivos, caso necessário. - Exibir os dispositivos de acordo com o tipo, a conexão com o computador ou os recursos que utilizam. Para executar estas tarefas Ana deve clicar no botão Iniciar, em Painel de Controle, na opção Hardware e Sons e na opção a) Gerenciador de Dispositivos. b) Alterar as Configurações Padrão para os Dispositivos. c) Gerenciar as Configurações do Sistema. d) Configurar Hardware. e) Configurar Hardware de Dispositivos.

179 FCC TRE-MS - Analista Judiciário O Gerenciador de dispositivos do Windows tem, dentre as suas funções, a atribuição de a) remover programas aplicativos do computador. b) atualizar o software de dispositivos de hardware. c) alterar a BIOS do computador. d) carregar o sistema operacional no dispositivo de memória. e) configurar o dispositivo de hardware para carregar o sistema operacional.

180

181

182

183

184

185

186

187

188

189

190

191

192

193

194

195

196 Windows Explorer

197

198 Windows Explorer Arrastar arquivos

199 MOUSE Arrastar arquivos Botão esquerdo

200 Mover

201 Copiar

202 Atalho

203 Mesma Unidade = Mover

204 Unidades Diferentes = Copiar

205 CTRL = Copiar

206 SHIFT = Mover

207 CTRL + SHIFT = Atalho

208 ALT = Atalho

209 Recortar CTRL+X Colar CTRL+V MOVER

210 Copiar CTRL+C Colar CTRL+V COPIAR

211 No Windows 7, ao arrastar um arquivo com o mouse, de uma pasta para outra no mesmo drive, o arquivo é apagado da origem e adicionado ao destino, ou seja, movimentado de uma para outra pasta. Para fazer a mesma operação sem apagá-lo da origem (cópia), junto com a operação do mouse deve ser pressionada a tecla a) ctrl. b) alt c) windows. d) shift. e) tab.

212

213 Windows Explorer RENOMEAR F2 Botão Direito Organizar 1 clique seleção

214

215 Pedro utiliza em seu computador o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 Professional. Certo dia teve a necessidade de criar uma pasta no Hard Disk (HD). Após várias tentativas, conseguiu criar a pasta com o nome a) Gastos*Meses b) Valores_R$ c) Diversos\Arquivos d) Controle Clientes e) _Data?Hora

216 Windows Explorer Selecionar Arquivos

217 Selecionar Arquivos SHIFT Seleção Intervalos CTRL Seleção Intercalada

218 Selecionar Arquivos SHIFT Seleção Intervalos

219 Selecionar Arquivos CTRL Seleção Intercalada

220 Windows Explorer Abrir e Abrir com

221

222

223

224

225 Windows Explorer Ambiente de trabalho

226

227 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas para identificar as diversas partes da janela. As partes da janela identificadas pelos números 1, 8 e 9 chamam-se, respectivamente, (A) barra de ferramentas caixa de pesquisa painel de navegação (B) lista de pastas barra de ferramentas caixa de detalhes (C) painel da biblioteca painel de navegação lista de pastas (D) caixa de pesquisa painel de detalhes lista de pastas (E) painel de navegação caixa de pesquisa painel de detalhes

228 Windows Explorer Modos de Exibição

229 Modos de Exibição

230

231

232

233

234

235

236

237

238

239

240

241

242

243

244

245

246 Painel de Visualização

247

248 No Windows 7 NÃO se trata de um modo de exibição de arquivos, o modo a) detalhes. b) lista. c) lado a lado. d) sobreposto. e) ícones extra grandes.

249 Acessórios

250 Acessórios

251 Acessórios

252 Acessórios

253 Acessórios

254 Acessórios

255 Acessórios

256 Acessórios

257 Acessórios

258 Acessórios

259 Acessórios

260 Ferramentas do Sistema

261

262

263

264

265 FCC TRE-RS - Técnico Judiciário - Área Administrativa É um dos utilitários do Windows XP que serve para analisar volumes locais, além de localizar e consolidar arquivos para que cada um ocupe um espaço único e contíguo no volume. Trata-se de a) Volume. b) Desfragmentador. c) Compactador. d) Restaurador do sistema. e) Informações do sistema.

266

267 Ferramentas do Sistema

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Área de Trabalho (Desktop) Janela Gadgets Lixeira Lixeira Atalho Atalhos e ícones DELETE Botão direito do mouse na área de trabalho Menu Iniciar Programas

Leia mais

Oficial de Justiça 2014. Informática Questões AULA 2

Oficial de Justiça 2014. Informática Questões AULA 2 Oficial de Justiça 2014 Informática Questões AULA 2 - Conceitos básicos de Certificação Digital - Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Professional (32 e 64-bits) operações com arquivos; configurações;

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com

Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Atenção MUITA ATENÇÃO!!! Fabio Sell Rosar professor.rosar@gmail.com Software Básico Características Hardware Software Multiusuário Multitarefa Multisessão Características P&P(Plug and Play) PnP Código

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Tarefas principais e comandos básicos

Tarefas principais e comandos básicos Tarefas principais e comandos básicos Sobre o Windows XP. O nome "XP" deriva de experience, experiência em inglês; Foi sucedido pelo Windows Vista 2007; em janeiro de As duas principais edições são Windows

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

JEFERSONBS@GMAIL.COM

JEFERSONBS@GMAIL.COM COMPARAÇÃO ENTRE AS VERSÕES DO WINDOWS 7 Starter ¹ Home Basic ² Home Premium Professional Ultimate RECURSOS Starter Home Basic Home Professional Ultimate Premium As tarefas diárias são mais fáceis, com

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC SISTEMA OPERACIONAL Software básico que viabiliza o funcionamento do próprio computador e a execução de todos os outros programas. Enfim, o sistema operacional funciona como um intermediário em todas as

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos.:Logon - registro do usuário no sistema. O contrário de Logon é Logoff (refere-se à saída do usuário). Logon do Windows XP utilizando a tela de..: Área de Trabalho ou Desktop

Leia mais

Prof. Alexsander. www.profalexsander.com.br/wp

Prof. Alexsander. www.profalexsander.com.br/wp * Prof. Alexsander www.profalexsander.com.br/wp VERSÕES DO WINDOWS 7 Foram desenvolvidas muitas versões do Windows 7 para que atendam às diversas características de plataformas computacionais e necessidades

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

MPU. Informática Apostila Windows XP. Prof. Rafael Araújo. gráficas de um conjunto de opções para um comando ou programa.

MPU. Informática Apostila Windows XP. Prof. Rafael Araújo. gráficas de um conjunto de opções para um comando ou programa. WINDOWS XP INTRODUÇÃO O sistema operacional Windows XP Professional, foi lançado pela Microsoft com recursos para execução em segundo plano no computador, segurança melhorada, navegação na Internet mais

Leia mais

Linux. Interface Gráfica

Linux. Interface Gráfica Linux Interface Gráfica Interface Gráfica fgdfgdf Desktop 1. Ubuntu Desktop: A tela inicial do sistema. 2. Lançador: Agrega os principais programas aplicativos do sistema ou de escolha do usuário, além

Leia mais

Ferramenta de Captura... 34 Gravador de Som... 34 Gerenciador de Tarefas... 34 Painel de Controle... 39 Opções de energia...

Ferramenta de Captura... 34 Gravador de Som... 34 Gerenciador de Tarefas... 34 Painel de Controle... 39 Opções de energia... Windows 8 Sumário Compatibilidade... 1 Versões... 2 Ambiente de Trabalho... 2 Iniciar... 3 Tela de Fundo... 4 Proteção de Tela... 5 Barra de Tarefas... 6 Janelas Minimizando e Maximizando... 7 Janelas

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ-SP INFORMÁTICA CARLOS VIANA 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. ( VUNESP - 2011 - TJM-SP - Windows XP; ) Analise as afirmativas referentes ao MS-Windows

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS)

SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) SISTEMA OPERACIONAL(SO) - OPERATING SYSTEM(OS) É formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows 7 O hardware não consegue executar qualquer ação sem receber instrução. Essas instruções são chamadas de software ou programas de computador. O software

Leia mais

Painel de Controle Windows XP

Painel de Controle Windows XP Painel de Controle Windows XP Autor: Eduardo Gimenes Martorano Pág - 1 - APOSTILA PAINEL DE CONTROLE Pág - 2 - ÍNDICE INTRODUÇÃO:...4 PAINEL DE CONTROLE...4 TRABALHANDO COM O PAINEL DE CONTROLE:...4 ABRINDO

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Painel de Controle e Configurações

Painel de Controle e Configurações Painel de Controle e Configurações Painel de Controle FERRAMENTAS DO PAINEL DE CONTROLE: - Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar e configurar dispositivos conectados ao seu

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Apostila Windows 7 Introdução a Informática Conceitos Básicos

Apostila Windows 7 Introdução a Informática Conceitos Básicos Apostila Windows 7 Introdução a Informática Conceitos Básicos 1 Sumário 1 SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 3 2 VERSÕES DO WINDOWS 7 3 3 FAZENDO LOGON NO WINDOWS 7 4 4 INTERFACE DE TRABALHO DO WINDOWS 7 5

Leia mais

WINDOWS XP. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

WINDOWS XP. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br WINDOWS XP Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br WINDOWS XP INICIANDO O WINDOWS INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS XP Ao iniciar o windows XP a primeira

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

INSS+MPU. Informática Apostila Windows 7. Prof. Rafael Araújo

INSS+MPU. Informática Apostila Windows 7. Prof. Rafael Araújo WINDOWS 7 Uma das primeiras coisas que o aluno poderá notar no Windows 7 é a aparência elegante da interface do usuário. Para quem já estiver acostumado a trabalhar com o Windows Vista, encontrará uma

Leia mais

Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium

Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium Dados do Aluno Nome: Número da matrícula: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: Anotações Gerais: Windows 7 Home Premium Apresentação do Windows 7 O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo. Com

Leia mais

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br QUESTÕES TRE / TJ FCC 2007 CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA QUESTÃO 11 -. Com relação a hardware, é correto afirmar que: (A) Computadores com placas-mãe alimentadas por fontes ATX suportam o uso do comando

Leia mais

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7

QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 Informática Windows 7 QUESTÕES SOBRE WINDOWS 7 1) Considerando a figura exibida acima, ao repousar o ponteiro do mouse sobre o ícone doword, aparecerão três miniaturas, representando arquivos desse programa

Leia mais

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1 INFORMÁTICA Questões - Windows FUNDATEC Parte 1 DETRAN 2009 - FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), do Windows XP. A Figura 1(a) mostra a janela principal do Windows Explorer. A Figura

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Prof. Arthur Salgado

Prof. Arthur Salgado Prof. Arthur Salgado O que é um sistema operacional? Conjunto de programas de sistemas situados entre os softwares aplicativos e o hardware Estabelece uma interface com o usuário Executa e oferece recursos

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) É necessário criar várias cópias de documentos importantes em locais diferentes. Esses locais podem ser pastas no HD interno ou HD externo, ou então em

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte IV

SIMULADO Windows 7 Parte IV SIMULADO Windows 7 Parte IV 1. Para acessar mais rapidamente arquivos ou pastas pode-se utilizar, no desktop do Windows, ícones de atalho identificados: a) Com o formato de uma pasta aberta b) Com o desenho

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7

Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Professor Jorge Alonso Módulo II Windows 7 Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Windows 7 Área de Trabalho / Desktop 2 Barra de Tarefas Botão Iniciar Botões de Inicialização Rápida Área

Leia mais

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP

CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP CAPÍTULO IV Sistema Operacional Microsoft Windows XP Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais são programas que como o próprio nome diz tem a função de colocar o computador em operação. O sistema Operacional

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA MICROSOFT Interface gráfica WIMP GUI Windows, Icons, Menus, Pointer, Graphical User

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7

PRONATEC 25/09/2013. Tarefa Busca e Armazenamento ATALHOS. Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 PRONATEC Tarefa Busca e Armazenamento Atalhos e Outras Funcionalidades do Windows 7 Professor Rogério Martins Soares Windows + D Mostra a Área de trabalho ou restaura todas as janelas. Windows + M - Minimiza

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Windows 7. Questões Informática FUNDATEC

Windows 7. Questões Informática FUNDATEC Windows 7 Questões Informática FUNDATEC CREF 2012 - FUNDATEC A questão 27 baseia-se na Figura 4, que mostra, intencionalmente, apenas parte da tela do monitor de vídeo, de um computador com Windows 7 Professional,

Leia mais

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA 2.1 Desfragmentador de Disco (DFRG.MSC): Examina unidades de disco para efetuar a desfragmentação. Quando uma unidade está fragmentada, arquivos grandes

Leia mais

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Unidade 2 Utilização do ambiente operativo Windows Aplicações Sistema Operativo ROM BIOS Processador+memória+... Software aplicacional

Leia mais

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CRONOGRAMA INFORMÁTICA TJ-SC Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br AULA 1 7 AULAS 2 E 3 PLANILHAS ELETRÔNICAS AULAS 4 E 5 EDITORES DE TEXTO AULA 6 INTERNET AULA 7 SEGURANÇA AULA 8 REVISÃO / EXERCÍCIOS

Leia mais

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows

Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows Baseado no material de André Wüst Zibetti Objetivos Obter noções básicas sobre o funcionamento

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 2

Sistemas Operacionais Aula 2 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sistemas Operacionais Aula 2 Igor Augusto de Carvalho Alves Igor.alves@ifrn.edu.br Apodi, Maio de 2012 Sistemas Operacionais Memória virtual O S.O. Aloca

Leia mais

Apostila de Windows XP

Apostila de Windows XP Table of Contents Introdução...1 Area de trabalho...5 Ícones...7 Barra de tarefas...8 O Botão Iniciar...10 Todos os programas...14 Logon e Logoff...16 Desligando o Windows XP...18 Acessórios do Windows...20

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Aspectos Avançados. Conteúdo

Aspectos Avançados. Conteúdo Aspectos Avançados Conteúdo Vendo o que existe em seu computador Ambiente de Rede Lixeira Organizando arquivos e pastas Usando o Windows de maneira eficaz Trabalhando com documentos 34 Vendo o que existe

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional

Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó Sistema Operacional Elaboração: Prof. Éverton Loreto everton@uffs.edu.br 2010 Objetivo Conhecer as características e recursos do Sistema Operacional

Leia mais

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 34 Prof. Ricardo Beck Windows 7 O que há de novo na área de trabalho do Windows?

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona.

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona. INTRODUÇÃO O Microsoft Windows XP é um sistema operacional de interface gráfica multifunções, isso significa que podemos trabalhar com vários programas de forma simultânea. Por ex: poderíamos escutar um

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte I

SIMULADO Windows 7 Parte I SIMULADO Windows 7 Parte I 1) Qual das seguintes definições melhor qualifica o Windows? (a) Um software para criação de planilhas eletrônicas (b) Um sistema operacional que faz a interface entre o usuário

Leia mais

Apostila retirada do site Apostilando.com

Apostila retirada do site Apostilando.com Introdução... 2 Area de trabalho... 3 Ícones... 3 Barra de tarefas... 3 O Botão Iniciar... 4 Todos os programas... 5 Logon e Logoff... 6 Desligando o Windows XP... 6 Acessórios do Windows... 7 Janelas...

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Considere a planilha a seguir, que foi retirada do Manual do Usuário SABESP e digitada utilizando-se o Microsoft Excel 2010, em português.

Considere a planilha a seguir, que foi retirada do Manual do Usuário SABESP e digitada utilizando-se o Microsoft Excel 2010, em português. 01 Q361484 Noções de Informática Microsoft Excel 2010 Considere a planilha a seguir, que foi retirada do Manual do Usuário SABESP e digitada utilizando-se o Microsoft Excel 2010, em português. Foi possível

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Auslogics BoostSpeed 5 Manual

Auslogics BoostSpeed 5 Manual Página 1 Auslogics BoostSpeed 5 Manual [ Instalando e usando o Auslogics BoostSpeed 5 ] Página 2 Sumário O que é o Auslogics BoostSpeed?... 3 Recursos... 3 Comparando edições... 4 Instalação do programa...

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0

User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0 User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0 User Manual Manual do Usuário I EasyLock Manual do Usuário Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação... 3 3.1. Configurar

Leia mais

Configurando e personalizando o Windows 7

Configurando e personalizando o Windows 7 Configurando e personalizando o Windows 7 Neste capítulo serão apresentadas as configurações sobre o ambiente de trabalho do sistema operacional Microsoft Windows 7. Essas configurações apresentam alterações

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos e lotações,

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais