ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO E PLANILHA DE SERVIÇOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO E PLANILHA DE SERVIÇOS"

Transcrição

1 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO E PLANILHA DE SERVIÇOS

2 MEMORIAL DESCRITIVO INTRODUÇÃO Este memorial descritivo tem por objetivo definir as especificações e características técnicas básicas para a execução dos serviços de substituição dos equipamentos do sistema de condicionamento de ar e ventilação mecânica que atenderá ao auditório e sala de vídeo do prédio do Bloco Social na Unidade do Sesc TURISMO NORMAS ADOTADAS PARA PROJETO O sistema de condicionamento de ar e ventilação mecânica a ser substituído têm como objetivo proporcionar condições controladas de temperatura, umidade, renovação e qualidade do ar, adequadas ao perfeito funcionamento dos ambientes a serem climatizados, onde serão observadas as normas abaixo: NBR Norma de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Normas - Projeto das Instalações. NBR Norma de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Normas - Parâmetros de Conforto Térmico. NBR Norma de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Normas - Qualidade do Ar Interior. Norma de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT ) NBR Instalações Elétricas ( ABNT) ASTM - American National Standards Institute. ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers. ABC - American Balancing Council. AMCA - Air Moving and Conditioning Association. ANSI - American Society for Testing and Materials. ARI - Air Conditioning and Refrigeration Institute. PORTARIA N º DE 28 DE AGOSTO MINISTÉRIO DA SAÚDE RESOLUÇÃO RE Num. 176, DE 24 DE OUTUBRO DE AGÊNCIA NAC. DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DESCRIÇÃO DO PRÉDIO Trata-se de um prédio existente que acomoda o auditório e possui em sua cobertura 04 (quatro) condicionadores de ar tipo ROOFTOP e uma sala de projeção com 02 aparelhos de ar condicionados tipo split s system. O prédio existente é construído em paredes de alvenaria.

3 O telhado é composto de telhas de fibrocimento e estrutura metálica DADOS DO PROJETO CONDIÇÕES EXTERNAS DE VERÃO ADOTADAS NO DIMENSIONAMENTO (ABNT 16401) MA SÃO LUIS Latitude Longit. Altitude Pr.atm. Período Extrem TBU TBSmax s TBSmn s 2,60S 44,23W 53m 100,69 84/01 Anuais 32,00 35,80 1,80 19,80 3,20 Mês>Qt Freq. anual Resfriamento e Desumidificação Baixa umidade Mes>Fr Freq. anual Aquec. umidificação Nov TBS TBUc TBU TBSc TIPO W TBSc Mar TBS Tipo w 0,40% 27,2 31,70 26,20 21,70 29,30 99,60% 22,80 15,00 34,10 26,30 20,20 DT md 1% 26,9 31,40 25,90 21,30 29,10 99% 23,00 15,70 33,80 26,30 21,00 7,4 2% 26,7 31,10 25,30 20,60 28,30 33,10 26,10 TBSc 28,80 28,40 Pr atm = Pressão Atmosferica padrão do local (Kpa) Período = Período de observação metereologica (ano inicial / ano final) Exrem. Anuais = Media das temperaturas extremas anuais e desvio padrão (s) Mês>Q = Mes do periodo com a maior media das temperaturas máximas T md = Variação media da temperatura daria no mês mais quente Freqüência Anual = Porcentagem do total das horas do ano em que as temperaturas de projeto indicadas serão provavelmente ultrapassadas TBS, TBU, TIPO = Temperaturas (Max, ou min) de projeto, de bulbo seco, bulbo úmido e ponto de orvalho. TBSc, TBUc = Temperatura de projeto coincidentes, de bulbo seco e bulbo úmido. w = umidade absoluta (g/kg de ar seco) CONDIÇÕES INTERNAS A SEREM MANTIDAS Taxa de renovação de ar por pessoa Temperatura ambiente de bulbo seco 27 m³/h o C Umidade relativa % Classe de filtragem do ar (ABNT) G0 + G4 Temperatura de retorno de bulbo seco 26,5 ºC Umidade relativa 50% DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 5.1 SISTEMA DE AR CONDICIONADO Atualmente encontra-se instalado um sistema de condicionamento de ar do tipo expansão direta, com condensação a ar acoplado, composto de 04(quatro) condicionadores de ar tipo ROOF TOP, marca Springer Carrier, sendo 02 (dois) modelo 50TJ08 de capacidade unitária de 7,5TR e 02(dois) modelo 50TJ012 com capacidade unitária de 10TR, e

4 02(dois) Condicionadores de ar tipo Split system de embutir, modelo RPI040 com capacidade unitária de btu/h, totalizando 39 TR S. O objetivo é manter o mesmo tipo de sistema de expansão direta substituindo os condicionadores de ar por outros aparelhos de mesma capacidade frigorifica, sendo 02(dois) condicionadores de ar tipo ROOFTOP S de 10 TR, 02(dois) condicionadores de ar tipo ROOFTOP S de 7,5 TR E 02(dois) condicionadores de ar tipo split system de embutir de 4TR. 5.2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO GABINETE Estrutura em perfis de alumínio extrudados e anodizados que unidos a painéis de chapa em alumínio ou aço galvanizado formam um conjunto robusto de fácil montagem ou desmontagem da unidade quando necessário. Os perfis e painéis em alumínio ou aço galvanizado são submetidos à pintura eletrostática com aplicação de pó epóxi e processo de cura em estufa a 220 C, qual fornece a superfície do material excelente resistência à corrosão. Os painéis, projetados para fácil e rápida remoção favorece o acesso ao interior do gabinete quando necessária manutenção. Todos os pontos de junção são vedados com borracha esponjosa sintética e autoadesiva e o isolamento térmico e acústico realizado com aplicação de placas de poliuretano COMPRESSOR Tipo Rotativo Scroll, projetado para operação em alta velocidade possui alta eficiência, com baixo nível de ruído e consumo de energia operando a 3450 RPM. Assentado sobre coxins de borracha possui ainda módulo eletrônico externo de proteção, que com sensores internos de temperatura, evitam seu funcionamento em caso de sobrecarga do bobinado do motor VENTILADOR AXIAL Ventilador tipo tubo-axial, dotado de rotor com pás construídas em alumínio fixadas ao rotor de alumínio fundido e com dispositivo de regulagem angular, possui acionamento por motor elétrico trifásico diretamente acoplado ao ventilador VENTILADOR CENTRÍFUGO Ventilador do tipo centrífugo de dupla aspiração, construído com voluta de chapa galvanizada, rotor do tipo Sirocco de pás curvadas para frente, eixo em aço SAE 1045 apoiado em mancais dotados de rolamentos de esferas e balanceado por estática e dinâmica, acionamento por motores elétricos com transmissão por polias e correias (polias motoras e reguláveis, e polias movidas fixas). Fixados à estrutura do equipamento por perfis metálicos e apoiados em coxins de neoprene mantém uma operação silenciosa e livre de vibrações.

5 CONDENSADOR E EVAPORADOR Trocadores de calor desenvolvidos para atender a capacidade de subresfriamento e superaquecimento adequados ao equipamento. Conforme critérios de projeto são dimensionados e construídos em tubos de cobre e aletas expandidos mecanicamente por sistema hidráulico para eficiente união do tubo e aleta que apresentam segurança e alto desempenho, comprovados pelo controle de qualidade em testes de estanqueidade na pressão de 30 Kgf/cm² (427 PSI) quanto a vazamento de fluidos QUADRO ELÉTRICO O quadro elétrico de cada unidade instalado no gabinete do evaporador e condensador possui todos os dispositivos necessários à partida, proteção e controle. É constituído por contator tripolar, relé de sobrecarga, relé sequência, relé de falta de fase, fusível de efeito retardado, controlador de temperatura (Termostato) e interligação com pressostatos de alta e baixa pressão, responsáveis pela excelente operação do equipamento CIRCUITO FRIGORÍFICO Construído em tubos de cobre é dimensionados para obtenção de velocidade e perda de carga corretas para operação com Refrigerante R-407C. Desidratado por bombas de alto vácuo, o circuito frigorígeno é composto de filtro secador na linha de líquido, válvula de expansão termostática com equalização externa, válvulas de carga e válvula de medição, pressostatos de alta e baixa pressão com rearme automático FILTROS DE AR As unidades são dotadas de filtro Classe G4 descartáveis e construídas com manta de material sintético, conforme Norma ABNT NBR / REDE DE DUTOS Será mantida toda a rede de duto instalada atualmente, que é do tipo convencional de secção retangular e /ou quadrada, fabricada em chapa de aço galvanizada, obedecendo as recomendações das normas pertinentes á dutos de baixa pressão DIFUSORES Os difusores existentes são do tipo quadrados de 4 saídas com registro de regulagem, construídos em perfis de alumínio anodizado na cor natural GRELHAS As grelha de retorno existente são do tipo simples deflexão, com lâminas horizontais na frente, aletas fixa, com registro de regulagem, construída em perfis de alumínio extrudado, anodizado na cor natural.

6 5.6 - INTERLIGAÇÕES ELÉTRICAS Executadas entre os pontos de força, os painéis elétricos existente e os respectivos equipamentos e controles. Toda a enfiação será constituída por cabos de cobre eletrolítico, tempera mole, com encapamento de PVC, classe de isolação 750 volts e térmica de 70 C, enfiados em eletrodutos metálicos rígidos. Mão de Obra para desmontagem, limpeza e disponibilidade o sistema de ventilação existente SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS PELO CONTRATADO Desmontagem do telhado Desmontagem, transporte vertical e horizontal dos ROOFTOPS existente. Impermeabilização da laje dos equipamentos de ar condicionado. Transporte horizontal e vertical dos ROOFTOPS e Split s System. Fornecimento com instalação e exaustor heolico. Interligação da rede de duto de insuflamento e retorno aos equipamentos de ar condicionado. Interligação elétrica dos equipamentos de ar condicionado aos pontos de força. Interligação dos pontos de dreno aos equipamentos de ar condicionado. Fornecimento de 02(dois) ROOFTOPS de 10 TR Fornecimento de 02(dois) ROOFTOPS de 7,5 TR Fornecimento de 02 (dois) Split s System Limpeza geral do local dos serviços. Todos os serviços aqui descritos serão acompanhados por profissional de nível superior, para a perfeita execução dos serviços CORPO TÉCNICO A CONTRATADA é responsável pelo (a): Toda mão de obra, orientação e direção técnica dos serviços contratados. Viagens, estadias, alimentação e transporte de toda mão de obra a seu encargo. Designação de um supervisor com experiência em instalações de igual porte e que tenha poderes para decidir tecnicamente sobre qualquer problema envolvendo o objeto da contratação durante o período de execução dos serviços SEGUROS A CONTRATADA é responsável pelo (a): Possuirá proteção de apólices de seguro dos materiais e equipamentos, incluídos no seu fornecimento, bem como de seguro de acidentes de trabalho para todos que trabalham sob sua supervisão.

7 O seguro de materiais e equipamentos incluirá riscos de incêndio, danos durante os transportes e etc GARANTIA A instalação terá garantia contra defeitos de fabricação, montagem e funcionamento, dentro das condições expressas na CARTA DE ENTREGA DE OBRA, a ser enviada no término dos serviços de instalação. A garantia será de 12 meses contados da data da partida inicial da instalação, desde que a manutenção dos equipamentos seja realizada pela empresa contratada ou por empresa credenciada pelo fabricante dos mesmos.

8 PLANILHA DE SERVIÇOS Item Especificação do Serviço Qtd Unid 1.00 PRELIMINARES 1.1 Taxas e emolumentos 1,00 un 1.2 Administração 24,00 un 2.00 EQUIPAMENTOS 2.1 Condicionador de ar tipo ROOFTOP com refrigerante C, capacidade unitária btu/h(10tr), Ref: 2,00 cj RT100/380V/60HZ 2.2 Condicionador de ar tipo ROOFTOP com refrigerante C, capacidade unitária btu/h(7,5tr), Ref: 2,00 cj RT75/380V/60HZ 2.3 Condicionador de ar tipo Split System Built In (Embutir), capacidade unitária de btu/h, Ref: 2,00 cj RPI040DP 3.00 FRIGORIFICA 3.1 Neoprene 10 x 10 cm 24,00 un 3.2 Gás Freon 407 C 3,00 cl 3.3 Nitrogênio 9,00 m³ 3.4 Oxigênio 1,00 m³ 3.5 Acetileno 1,00 m³ 4.00 ELÉTRICA 4.1 Cabo flexivel de 25 mm²/750v 150,00 m 5.00 DRENO 5.1 Tubo pvc solda 3/4" (6 metros) 2,00 vr 5.2 Joelho pvc solda 3/4" 4,00 un 5.3 Mangueira Cristal 5/8 2,00 m 5.4 Adesivo para tubo(75 g) 2,00 un 5.5 Abraçadeira 3/4" 6,00 un 5.6 Bucha S6 com parafuso 6,00 un 5.7 Tubo Esponjoso Poliplex 7/8" 6,00 un 6.00 REDE DUTO 6.1 Chapa De Aço # ,30 kg 6.2 Poliestireno de 1" de espessura 46,59 m² 6.3 Cola Incombustível 0,51 lta 6.4 Massa Calafetar 1,08 kg 6.5 Selo De Plástico 19,20 un Pr. Unit. Pr. Total

9 6.6 Fita plastica 13X8 mm 0,50 rl 6.7 Broca De Aço De 9/64" 1,00 un 6.8 Broca De Aço De 5/32" 1,00 un 6.9 Broca De Aço De 1/4" 1,00 un 6.10 Lamina de serra 12x32mm 4,00 un 6.11 Lona Impermeável 3,60 m Pincel 4" 2,0 un 7.00 OBRAS CIVIS 7.1 Desmontagem do telhado 64,00 m² 7.2 Montagem do Telhado 64,00 m² 7.3 Impermeabilização da laje 64,00 m² 7.4 Fornecimento com instalação de ventilador heolico com telha 6,00 um 8.00 MÃO DE OBRA 8.1 Mão de obra para o Condicionador de ar tipo ROOF TOP 7,5 TTR 2,00 un 8.2 Mão de obra para o Condicionador de ar tipo ROOF TOP 10 TTR 2,00 un 8.3 Mão de obra do duteiro 290,00 kg 8.4 Mão de obra ajudante do duteiro 290,00 kg 9.00 DIVERSOS 9.1 Desmontagem com transporte vertical e horizontal de condicionadores de ar ROOFTOP 4,00 un 9.2 Deslocamento Horizontal Condicionadores de ar ROOFTOP 8,00 hh 9.3 Deslocamento Vertical Condicionadores de ar ROOFTOP 8,00 hh 9.4 Limpeza Geral do Local dos Serviços 4,00 hh TOTAL GERAL

Coldex Tosi Ar Condicionado

Coldex Tosi Ar Condicionado Coldex Tosi Ar Condicionado Condicionadores de Ar Self Contained 5 a 40 TR tipo ROOF-TOP ESPECIFICAÇÕES A linha SELF CONTAINED TOSI foi projetada visando obter a melhor relação custo-beneficio do mercado,

Leia mais

U.O. ADMINISTRAÇÃO GERAL PROJETOS E OBRAS

U.O. ADMINISTRAÇÃO GERAL PROJETOS E OBRAS INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE AR CONDICIONADO NO E.R. GUARULHOS 1. OBJETO O presente memorial refere-se ao fornecimento e instalação de conjuntos de ar condicionado, a serem instalados no E.R. Guarulhos, localizado

Leia mais

0(025,$/'(6&5,7,92. (63(&,),&$d (67e&1,&$63$5$,167$/$d 2'2/27(

0(025,$/'(6&5,7,92. (63(&,),&$d (67e&1,&$63$5$,167$/$d 2'2/27( 35(* 235(6(1&,$/683$71ž 0(025,$/'(6&5,7,92 (63(&,),&$d (67e&1,&$63$5$,167$/$d 2'2/27( As presentes especificações estabelecem os requisitos mínimos a serem obedecidos no fornecimento e instalação dos materiais

Leia mais

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PROJETO DE AR CONDICIONADO ASSUNTO: MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PROJETO DE AR CONDICIONADO ASSUNTO: MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PROJETO DE AR CONDICIONADO ASSUNTO: MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES E ESPEFIFICAÇÕES TÉCNICAS AUTOR : COMARU PROJETOS E CONSULTORIA DATA : JULHO DE 2008 ÍNDICE: 1.0 Relação de desenhos

Leia mais

Self Wall Mounted. Catálogo Técnico Unidade Wall Mounted 50BW 24/36/48/60

Self Wall Mounted. Catálogo Técnico Unidade Wall Mounted 50BW 24/36/48/60 Self Wall Mounted Catálogo Técnico Unidade Wall Mounted 50BW 24/36/48/60 Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 INTRODUÇÃO...3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS GERAIS...5 DADOS ELÉTRICOS...6 DADOS DIMENSIONAIS...6 CIRCUITO FRIGORÍFICO...9

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO SELF CONTAINED

CATÁLOGO TÉCNICO SELF CONTAINED CATÁLOGO TÉCNICO SELF CONTAINED Capacidade de 3 a 50TR Estrutura em perfil de alumínio extrudado Tampas rechapeadas e facilmente removíveis Pintura eletrostática a pó Várias opções de montagem e acabamentos

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES CASA DE RUI BARBOSA

MANUAL DE OPERAÇÕES CASA DE RUI BARBOSA MANUAL DE OPERAÇÕES CLIMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA CASA DE RUI BARBOSA Av. São Clemente, Nº134 Botafogo Rio de Janeiro/RJ 1 O presente Manual tem por objetivo descrever e especificar as características operacionais,

Leia mais

Unidade de Tratamento de Ar. Fácil, Versátil e Digital Perfeito para Aplicações de Conforto

Unidade de Tratamento de Ar. Fácil, Versátil e Digital Perfeito para Aplicações de Conforto Unidade de Tratamento de Ar Fácil, Versátil e Digital Perfeito para Aplicações de Conforto Informações Técnicas Módulos Acessibilidade do equipamento O sistema de tratamento de ar que se adapta a qualquer

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES GERAIS SISTEMA DE AR CONDICIONADO 1. OBJETIVO O presente memorial tem pôr objetivo conceituar, definir e apresentar as bases do sistema de ar condicionado que irá atender ao imóvel

Leia mais

PROCESSO N 020601.010253/15-70 CARIMBO CNPJ Nº

PROCESSO N 020601.010253/15-70 CARIMBO CNPJ Nº Ao Governo do Estado de Roraima Secretaria de Estado da Saúde SESAU Gerencia Especial de Cotação GEC MODELO DA PROPOSTA DE PREÇOS PROCESSO N 020601.010253/15-70 CARIMBO ANEXO I 01 Condicionadores de Ar

Leia mais

Self Contained SCIH Alta Eficiência

Self Contained SCIH Alta Eficiência Self Contained SCIH Alta Eficiência Self Contained SCIH - 5 a 15 TR Condensador Incorporado a Ar Conforme (ASHRAE 90.1) Agosto 2003 PKG-PRC009-PT Introdução Self Contained com Condensação a Ar Incorporado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO FL.: 1/8 SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO SISTEMA DO AR CONDICIONADO CENTRO DE CULTURA, MEMÓRIA E ESTUDOS DA DIVERSIDADE SEXUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. LOJAS 515 e 518 - METRÔ REPÚBLICA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CADERNO DE MEMORIAL DESCRITIVO EQUIPAMENTOS DE VENTILAÇÃO LOCAL: FORTALEZA-CE UNIDADE: RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DATA: JANEIRO/2010 AUTOR: ADERBAL COSTA ARAÚJO ENG MECÂNICO

Leia mais

ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS

ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 CANTEIRO DE OBRAS 1.1.1 Construção provisória em madeira -

Leia mais

ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS

ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS ANEXO III PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FÓRUM DA COMARCA DE SANTOS 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 CANTEIRO DE OBRAS 1.1.1 Construção provisória em madeira -

Leia mais

Projeto de Dimensionamento dos Ar Condicionados para Climatização dos Ambientes do COT-UFMT

Projeto de Dimensionamento dos Ar Condicionados para Climatização dos Ambientes do COT-UFMT Projeto de Dimensionamento dos Ar Condicionados para Climatização dos Ambientes do COT-UFMT Engenheiro Mecânico: Marcelo Mendes Vieira Registro Nacional CREA: 260569341-4 Convênio 002/2011/SECOPA Fundação

Leia mais

Coldex Tosi Ar Condicionado

Coldex Tosi Ar Condicionado Coldex Tosi Ar Condicionado Intercambiador de Calor de Extensão Direta 2 a 40 TR ESPECIICAÇÕES CONSTRUTIVAS Os climatizadores Modelo foram projetados visando obter maior vida útil, performance e facilidade

Leia mais

DIAMOND Self Contained

DIAMOND Self Contained DIAMOND Self Contained Condicionador de Ar Central Self Contained 20 a 40 TR - Ar ou Água Condensador Remoto CRCE/CRCB 60 Hz Março, 2004 PKG-PRC001-PT Introdução Self Contained Diamond Desenvolvido para

Leia mais

UNID. 6o PAV 1 EQUIPAMENTOS R$ 498.452,21

UNID. 6o PAV 1 EQUIPAMENTOS R$ 498.452,21 TJMG DIRETORIA EXECUTIVA DE ENGENHARIA E GESTÃO PREDIAL GERÊNCIA DE PROJETOS PLANILHA DE CUSTOS APURADOS PELO TJMG REFERENTES AOS PROJETOS DAS INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES SISTEMA CENTRAL DE AR CONDICIONADO

Leia mais

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração.

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. (A) O movimento de energia de frio dentro de um espaço onde ele é necessário. (B) A remoção de calor

Leia mais

PRÉDIO SRNO - INFRAERO

PRÉDIO SRNO - INFRAERO I - SISTEMA DE EXPANSÃO DIRETA - VRF I.1 - SISTEMA 01 - TÉRREO I.1.1 EQUIPAMENTOS VRF - conforme especificação Módulo externo (condensador) 48 HP - 380 V - 3F unid. 1,00 Evaporadora Cassete 4 Vias - 9.000

Leia mais

Linha completa de aquecimento para banho e piscina

Linha completa de aquecimento para banho e piscina Linha completa de aquecimento para banho e piscina Aquecedor solar Aquecedor de piscina Bomba de calor www.heliotek.com.br Coletores solares Heliotek A força da nova geração Ao contrário dos coletores

Leia mais

Saiba mais sobre Condicionadores de AR.

Saiba mais sobre Condicionadores de AR. Saiba mais sobre Condicionadores de AR. O ar-condicionado está na vida das pessoas: em casa, no carro e no trabalho. Apesar de ser um alívio contra o calor, este equipamento pode ser um meio de disseminação

Leia mais

PROJETO AME BOTUCATU

PROJETO AME BOTUCATU PROJETO AME BOTUCATU Memorial Descritivo Ar Condicionado - PRELIMINAR Ass: - Data: - - PARA INFORMAÇÃO Ass: - Data: - - PARA APROVAÇÃO Ass: - Data: - X LIBERADO P/ FABRICAÇÃO Ass: CONNECT / ALDE BARCELOS

Leia mais

Qualidade em exaustão.

Qualidade em exaustão. Qualidade em exaustão. A Distak é uma indústria especialista em peças e acessórios para a instalação de aquecedores a gás. Uma empresa criada para suprir as necessidades dos técnicos e a demanda das lojas

Leia mais

Câmara Frigorífica para Frios & Laticínios Resfriados - CRE. www.capitalrefrigeracao.com.br. www.capitalrefrigeracao.com.br

Câmara Frigorífica para Frios & Laticínios Resfriados - CRE. www.capitalrefrigeracao.com.br. www.capitalrefrigeracao.com.br Imagem Ilustrativa Câmara Frigorífica para Frios & Laticínios Resfriados - CRE F R I O L I N O Descritivo Descritivo A linha de Câmaras Frigoríficas COLD Stock para estocagem de Frios & Laticínios Resfriados

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 01/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 01/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 01/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO 1.1 O objeto do Pregão Presencial é a aquisição desinstalação e instalação por demanda de 13 aparelhos de ar condicionado

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: ELÉTRICO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. GENERALIDADES... 03 2. DOCUMENTOS APLICÁVEIS... 04 3. DESCRIÇÃO DO PROJETO...

Leia mais

CC 205T. Catálogo de Peças de Reposição

CC 205T. Catálogo de Peças de Reposição CC 205T Catálogo de Peças de Reposição Edição: MAIO 2013 Código: 000-00000-000 CC 205T Índice 1. Estrutura e Coberturas 4 2. Módulo Evaporador 6 3. Módulo Condensador 8 4. Módulo Aquecimento 10 5. Compressor

Leia mais

PACKAGE CONDENSAÇÃO a AR. Condensação a Ar. Package RPP + RVQ. Catálogo Técnico ISO 9001:2000

PACKAGE CONDENSAÇÃO a AR. Condensação a Ar. Package RPP + RVQ. Catálogo Técnico ISO 9001:2000 Package Condensação a Ar PACKAGE CONDENSAÇÃO a AR RPP + RVQ ISO 9001:2000 Catálogo Técnico ÍNDICE A gradecemos a preferência por nosso produto e cumprimentamos pela aquisição de um equipamento HITACHI

Leia mais

Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA /UF ENG DARCIO BENJAMIN REIS 425 D/PE. Coordenador Adjunto do Contrato CREA/UF. Sítio

Autor do Proj. / Resp. Técnico CREA /UF ENG DARCIO BENJAMIN REIS 425 D/PE. Coordenador Adjunto do Contrato CREA/UF. Sítio 02 REVISÃO CONF. COMENTÁRIOS 28/02/2011 DÁRCIO REIS CLÁUDIO JOSÉ L. V. LAGHI 01 REVISÃO GERAL 12/01/2011 DÁRCIO REIS CLÁUDIO JOSÉ L. V. LAGHI 00 EMISSÃO INICIAL 30/08/2010 DÁRCIO REIS CLÁUDIO JOSÉ L. V.

Leia mais

GABINETES DE VENTILACA CAO UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

GABINETES DE VENTILACA CAO UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS GABINETES DE VENTILACA CAO UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA GABINETES DE VENTILAÇÃO Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: ESDG 560 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação

Leia mais

Equipe: Eliton Baltazar; Ednaldo Luciano; Anderson Cisne; Jeferson Carlos; Antônio Rodrigues. 10 Período Engenharia Mecânica Prof : Fernando Corade

Equipe: Eliton Baltazar; Ednaldo Luciano; Anderson Cisne; Jeferson Carlos; Antônio Rodrigues. 10 Período Engenharia Mecânica Prof : Fernando Corade Equipe: Eliton Baltazar; Ednaldo Luciano; Anderson Cisne; Jeferson Carlos; Antônio Rodrigues. 10 Período Engenharia Mecânica Prof : Fernando Corade OBJETIVO Conforto térmico. Extrair o calor de uma fonte

Leia mais

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Caderno de Provas REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 15 Instalação, operação e manutenção dos sistemas de refrigeração comercial 03/04 Introdução É bem provável que a maioria das deficiências de operação em sistemas de refrigeração

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA FONTES DE : SINAPI REFERENCIAL 05/14, MERCADO UNITÁRIO TOTAL 1.00 ADMINISTRAÇÃO LOCAL R$ 4.086,08 1.1 Mestre de obras mês 2,00 R$ 17,22 R$ 34,44 22,53% R$ 42,19 SINAPI IS 4069 1.2 PPRA/PCMSO und 1,00 R$

Leia mais

INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO

INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE AR CONDICIONADO MEMORIAL TÉCNICO Memória Descritiva e Justificativa

Leia mais

Coldex Tosi Ar Condicionado

Coldex Tosi Ar Condicionado Coldex Tosi Ar Condicionado Especificações Construtivas Os climatizadores (Fan Coil Tosi Baby) foram projetado vizando obter maior vida útil, performance adequada e facilidade de instalação, operação

Leia mais

23/06/2010. Eficiência Energética: Regulamentação, Classificação e Conformidade Técnica. Roberto Lamberts

23/06/2010. Eficiência Energética: Regulamentação, Classificação e Conformidade Técnica. Roberto Lamberts Eficiência Energética: Regulamentação, Classificação e Conformidade Técnica Roberto Lamberts Oficina 09 junho de 2010 1 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES Publicação: junho de 2009. EDIFÍCIOS ETIQUETADOS CETRAGUA

Leia mais

SISTEMAS DE AR CONDICIONADO

SISTEMAS DE AR CONDICIONADO LOCAL : RESP : REVISÃO : 0 DATA : 08/2014 PROJETO AC/ UD GOIANIRA RUA JOSÉ RODRIGUES NAVES, LOTES 07 E 08, VILA PADRE PELÁGIO GOIANIRA, GOIÁS Engenheiro Mecânico Jonatas de Oliveira DOCUMENTO: MEMORIAL

Leia mais

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO Definição: Os compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas a elevar a energia utilizável de ar pelo aumento de sua pressão. Necessita de cuidados para manter sua plena

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 2.1 A manutenção preventiva para os aparelhos de Ar Condicionado do tipo janela:

TERMO DE REFERÊNCIA. 2.1 A manutenção preventiva para os aparelhos de Ar Condicionado do tipo janela: ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA 1 DO OBJETO DA LICITAÇÃO 1.1 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA COM REPOSIÇÃO PARCIAL DE PEÇAS ORIGINAIS DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO

Leia mais

ANEXO II PLANILHAS PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E FOLHAS DE REGISTRO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

ANEXO II PLANILHAS PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E FOLHAS DE REGISTRO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA ANEXO II PLANILHAS PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E FOLHAS DE REGISTRO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA FINATEC - EDIFÍCIO SEDE ENDEREÇO: LOCALIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO: UNIDADE MOD.: Nº DE SÉRIE: CÓDIGO

Leia mais

Circulação do Ar remove o calor Interno... Ciclo Frigorífico

Circulação do Ar remove o calor Interno... Ciclo Frigorífico Circulação do Ar remove o calor Interno... Ciclo Frigorífico Tipos de Expansão : Ciclo Frigorífico * Expansão Direta: O Refrigerante Troca Calor Diretamente com o Ar a ser condicionado. Expansão Direta

Leia mais

BRITADORES DE CONE 1. DESCRIÇÃO:

BRITADORES DE CONE 1. DESCRIÇÃO: SISTEMA MECÂNICO DE ALÍVIO SISTEMA HIDRÁULICO DE ALÍVIO 1. DESCRIÇÃO: Os britadores de cone Piacentini, são equipamentos robustos que proporcionam alta produtividade, baixo custo operacional e longa vida

Leia mais

Unidades de Ventilação Com Ventiladores de Dupla Aspiração

Unidades de Ventilação Com Ventiladores de Dupla Aspiração Ventiladores Unidades de Ventilação Com Ventiladores de Dupla Aspiração Modelo BBS (ventilador Sirocco) Modelo BBL (ventilador Limit-Load) entrimaster Tecnologia ABB Fans Ventiladores 1 - Aspectos gerais

Leia mais

1. OBJETO 2. PRODUTOS

1. OBJETO 2. PRODUTOS 1. OBJETO 1.1 Aquisição com instalação de aparelhos de ar-condicionado tipo split para atendimento da Unidade Operacional da Anatel em Mato Grosso do Sul (UO7.2). 2. PRODUTOS 2.1 Fornecimento de 4 (quatro)

Leia mais

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS INTRODUÇÃO Os gabinetes de ventilação da linha são equipados com ventiladores de pás curvadas para frente (tipo "sirocco"), de dupla aspiração

Leia mais

VAV - R CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL

VAV - R CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL VAV - R CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL VAV CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL A Tropical, com o intuito de melhor atender às necessidades do mercado, oferece a opção de Caixa de Volume Variável de formato

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL CÓDIGO CONTAINER MÓDULO ESCRITÓRIO CONT 05 A 08_10_11_14 A 19 e CT 10 CONTAINER MÓDULO ESCRITÓRIO/MÓDULO HABITACIONAL

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE AR CONDICIONADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE AR CONDICIONADO FOLHA: 1/18 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA DE AR CONDICIONADO FOLHA: 2/18 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...4 2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA...4 2.1. Normas Nacionais:...4 2.2. Normas Internacionais:...4 3. EQUIPAMENTOS...5

Leia mais

ANEXO DO TERMO DE REFERÊNCIA - SALA DE AULA E LAB. DE ENSINO

ANEXO DO TERMO DE REFERÊNCIA - SALA DE AULA E LAB. DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL Transformada pela Lei no. 6.660 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho - Rua Jorge de Lima, 113 Trapiche da Barra, CEP. 57.010.300

Leia mais

VENTILADORES AXIAIS AC / B/ AL AFR

VENTILADORES AXIAIS AC / B/ AL AFR VENTILADORES AXIAIS AC / B/ AL AFR ÍNDICE CONTEÚDO Pág Nº Generalidades sobre ventiladores 4 Generalidades sobre as curvas características 5 Ventiladores AFR 5 Nomenclatura 6 Seleção 7 Dimensões AFR /

Leia mais

Base: Agosto/2014 Empresa Proponente: Valor: R$ 3.911.324,63 Utilização: 0,41%

Base: Agosto/2014 Empresa Proponente: Valor: R$ 3.911.324,63 Utilização: 0,41% Obra: TRT020 - MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO PLANILHA DE ORÇAMENTO 1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA 1. 1. PMOC Custo Unitário Custo total 1. 1. 1. ELABORAÇÃO DE PMOC.1 ELABORAÇÃO DE PMOC DE UNIDADE C/

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Águas Lindas GO Novas Instalações Código do Projeto: 3947-11 SIA Sul Quadra 4C Bloco D Loja 37 Brasília-DF

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS M E M O R I A L D E S C R I T I V O E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S C R I T É R I O D E M E D I Ç Ã O CLIMATIZAÇÃO

CADERNO DE ENCARGOS M E M O R I A L D E S C R I T I V O E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S C R I T É R I O D E M E D I Ç Ã O CLIMATIZAÇÃO CADERNO DE ENCARGOS M E M O R I A L D E S C R I T I V O E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S C R I T É R I O D E M E D I Ç Ã O CLIMATIZAÇÃO COREN CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SERGIPE ARACA

Leia mais

Manual Técnico. Geradores de vapor elétrico com resistência eletrolítica. SOCALOR saunas

Manual Técnico. Geradores de vapor elétrico com resistência eletrolítica. SOCALOR saunas Manual Técnico Geradores de vapor elétrico com resistência eletrolítica Modelo Plus S Atenção: Não instale este aparelho sem antes ler e seguir detalhadamente as instruções técnicas deste manual ÍNDICE

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Modelo V8 Chave de impacto

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7

MANUAL DE INSTRUÇÕES REFRIGERADOR PARA ÔNIBUS MODELO G7 MANUAL DE INSTRUÇÕES Compact Indústria de Produtos Termodinâmicos Ltda. Fábrica: Est. BR-116 KM 152,3, 21940 Pavilhão 1 Bairro Planalto Caxias do Sul - RS - CEP 95070-070 Fone (0XX) 54-2108-3838- Fax:

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo

Câmara Municipal de São Paulo TERMO DE CONTRATO Nº 10/01 PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO CENTRAL E MINI CENTRAL, QUE ENTRE SI CELEBRAM A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO E DELI-AR COMÉRCIO E MANUTENÇÃO EM AR

Leia mais

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL

COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA CIVIL AQUISIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PARA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO E EXAUSTÃO MECÂNICA, DA ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE FORTALEZA

Leia mais

Compressores de parafuso

Compressores de parafuso Construídos para toda a vida Compressores de parafuso SÉRIE SM Capacidade: 0.45 a 1.20 m³/min Pressão: 7.5 a 13 bar Compressor de parafusos rotativos Máxima Eficiência e Confiabilidade Há anos os consumidores

Leia mais

MOINHOS GRANULADORES

MOINHOS GRANULADORES MOINHOS GRANULADORES DESDE 1980 Fundada em 1980 sediada em Farroupilha, RS em uma área própria de 15.000m², com área construída de 2.250 m², a Mecanofar mantém mais de 3.500 máquinas no mercado de transformação.

Leia mais

LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO

LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 18/Vice-Reitoria-Joaçaba Objetivo: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O LABORATÓRIO REFRIGERAÇÃO A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - FUNOESC representada por sua

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO Nº 09/2011 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2011 OBJETO: instalação e fornecimento de condicionadores de ar ÍNDICE A. OBJETIVO... 15 B. GENERALIDADES... 15 1. DOCUMENTOS

Leia mais

Autor do proj. / resp. Técnico. Coordenador Adjunto do Contrato. Karla Alessandra Carriço Henrique Alexandre F Silva. Sítio

Autor do proj. / resp. Técnico. Coordenador Adjunto do Contrato. Karla Alessandra Carriço Henrique Alexandre F Silva. Sítio 02 Atendendo solicitação RAT-09/03/12. FEV/2012 JAQUELINE KARLA CARRIÇO JOSÉ L. V. LAGHI 01 Atendendo solicitação RAT / alteração na arquitetura. 07/02/2012 JAQUELINE KARLA CARRIÇO JOSÉ L. V. LAGHI 00

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL CÓDIGO SISTEMA DE EXAUSTÃO CE 01 SISTEMA DE EXAUSTÃO CE 01 Descrição de Equivalência Técnica Exigida Toda a cozinha

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

Apresentação de Produto ECLIPSE ECLIPSE SÉRIE YM

Apresentação de Produto ECLIPSE ECLIPSE SÉRIE YM Apresentação de Produto ECLIPSE ECLIPSE SÉRIE YM Climatizador de ar ECLIPSE As unidades climatizadoras ECLIPSE, estão disponíveis em 16 modelos, com vazões de ar que variam de 1.300 a 34.000 m 3 /h, e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1.2 A proposta deverá ser elaborada, por lote, com base no Anexo I Relação de Ar Condicionado.

TERMO DE REFERÊNCIA. 1.2 A proposta deverá ser elaborada, por lote, com base no Anexo I Relação de Ar Condicionado. ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA 1 DO OBJETO DA LICITAÇÃO 1.1 A presente licitação, na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR POR LOTE, destina-se a na CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO

Leia mais

Ficha de identificação da entidade participante

Ficha de identificação da entidade participante Ficha de identificação da entidade participante Instituição Designação Instituto Superior Técnico Professor responsável João Toste Azevedo Contacto 218417993 Email toste@ist.utl.pt Técnico responsável

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Folha 1 / 7 Sistema de Ar Condicionado SALA CLUSTER

MEMORIAL DESCRITIVO Folha 1 / 7 Sistema de Ar Condicionado SALA CLUSTER MEMORIAL DESCRITIVO Folha 1 / 7 Nº Arquivo 051212 1 Objetivo Estabelecer os procedimentos para o fornecimento e instalação de equipamentos para o Sistema central de Ar Condicionado para climatização da

Leia mais

4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO

4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO 35 4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO Em uma instalação de ar condicionado quando o circuito de refrigeração estiver desligado, teremos uma instalação de ventilação simples, onde são controlados

Leia mais

Eficiência na transferência de calor de processos industriais

Eficiência na transferência de calor de processos industriais 58 Capítulo V Eficiência na transferência de calor de processos industriais Por Oswaldo de Siqueira Bueno* Nas edições anteriores, foram abordadas as perspectivas de economia de energia com a eficiência

Leia mais

Catálogo Técnico. Características e Benefícios 40MX / 40RT / 40VX 38ES / 38EV / 38EX. Refrigerante Puron (HFC-R410A) 60 Hz 10 a 45 TR (35 a 158 kw)

Catálogo Técnico. Características e Benefícios 40MX / 40RT / 40VX 38ES / 38EV / 38EX. Refrigerante Puron (HFC-R410A) 60 Hz 10 a 45 TR (35 a 158 kw) Catálogo Técnico 40MX / 40RT / 40VX 38ES / 38EV / 38EX Refrigerante Puron (HFC-R410A) 60 Hz 10 a 45 TR (35 a 158 kw) DC Módulo Trocador 40MX_10_15_ Unidade Evaporadora 40RT_10_15 25_30_40 Módulo Trocador

Leia mais

VAV/Z CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL

VAV/Z CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL VAV/Z CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL CAIXA DE VOLUME DE AR VARIÁVEL A Tropical, com o intuito de melhor atender às necessidades do mercado, oferece a opção de Caixa de Volume Variável de formato circular.

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

Pregão 003/2006 Alteração 01 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES

Pregão 003/2006 Alteração 01 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES Pregão 003/2006 Alteração ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE ARQUIVAMENTO COMPOSTO DE MÓDULOS DE ARQUIVOS DESLIZANTES ITEM O1 Sistema de arquivamento composto de módulos de arquivos deslizantes, com acionamento

Leia mais

Scroll Self Hi-Capacity

Scroll Self Hi-Capacity Scroll Self Hi-Capacity 9AB 9CK Condensadores Disponíveis Catálogo Técnico 40B 25 ÍNDICE PÁGINA 1. INTRODUÇÃO... 02 2. TABELA DE DISPONIBILIDADE DE ÍTENS... 06 3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS... 07 4. DADOS

Leia mais

Resfriadores Evaporativos BRISBOX

Resfriadores Evaporativos BRISBOX Características do Produto: Resfriadores Evaporativos BRISBOX BRISBOX Aplicações Resfriadores evaporativos Munters, possuem uma ótima performance energética e podem ser aplicados em: Bingos; Boates; Academias;

Leia mais

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM...

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM... Motores H-Compact COMPACTO, REFRIGERAÇÃO EFICIENTE A importância crescente da economia de energia, dos requerimentos ambientais, da procura por dimensões menores e das imposições dos mercados nacionais

Leia mais

PROJETO FINAL 2014-2. Alunos: Turma: Sistema de condicionamento de ar central residencial PIC Projeto de Instalações de Condicionamento de Ar

PROJETO FINAL 2014-2. Alunos: Turma: Sistema de condicionamento de ar central residencial PIC Projeto de Instalações de Condicionamento de Ar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ Projetos de Instalação de Ar Condicionado

Leia mais

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar

Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção. Lavador de Ar Manual Técnico de Instalação, Operação e Manutenção ISO 9001:2008 VENTEC AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES LTDA Rua André Adolfo Ferrari, nº 550 - Distrito Industrial Nova Era - Indaiatuba - São Paulo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 9

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 9 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 9 São estratégias de projeto que devem ser adotadas quando não se consegue tirar partido dos recursos naturais. Geralmente são indispensáveis

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

TCE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSSO

TCE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSSO TCE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSSO AR CONDICIONADO - 2ª FASE FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO Engenheiro Responsável: Engenheiro Mecânico Carlos Fernando

Leia mais

Conheça nossa empresa

Conheça nossa empresa Conheça nossa empresa Empresa Damaeq Integridade, Vontade de Superar-se, Satisfação do Cliente. MODELO PANDA 2015 Novo coletor compactador modelo PANDA 2015, com capacidade para 15m³ ou 19m³ de lixo compactado.

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

3.3) - É de inteira responsabilidade da empreiteira observar as normas de segurança do trabalho NBR-18.

3.3) - É de inteira responsabilidade da empreiteira observar as normas de segurança do trabalho NBR-18. MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO TIPO: CONSTRUÇÃO DE BASE DE CONCRETO PARA RECEBER EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS ACADEMIA AO AR LIVRE LOCALIZAÇÃO: SÃO QUATRO ACADEMIAS,

Leia mais

ASHRAE Annual Conference 2011

ASHRAE Annual Conference 2011 ASHRAE Annual Conference 2011 Definição A ASHRAE Annual Conference é um evento criado pela American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (sociedade americana dos engenheiros

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS 1 EQUIPAMENTOS 0 1.1 Unidade resfriadora de água gelada (CHILLER) - capacidade nominal 182TR, acionamento 380V/3/60Hz.Condensação a água -TRANE/CARRIER OU pç 2 R$ 325.084,00 R$ 650.168,00 R$ 650.168,00

Leia mais

LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA. O novo grau de conforto. LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA

LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA. O novo grau de conforto. LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA O novo grau de conforto. EFICIÊNCIA COMPROVADA, SATISFAÇÃO GARANTIDA. EFICIÊNCIA Ventilador com alta efi

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 28 Compressores Octagon Aplicação Sub Crítica com Dióxido de Carbono CO 2 09/08 Nesse boletim vamos abordar as instruções de operação dos compressores Octagon aplicados com o Dióxido

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETÔNICO - REFORMA Projeto:... REFORMA POSTO DE SAÚDE Proprietário:... PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAÍ Endereço:... RUA TORRES GONÇALVES, N 537 Área a Reformar:... 257,84

Leia mais

EXAUSTORES CENTRÍFUGOS DE TELHADO ROTOR DE PÁS CURVADAS PARA TRÁS / FLUXO VERTICAL. Modelo TCV

EXAUSTORES CENTRÍFUGOS DE TELHADO ROTOR DE PÁS CURVADAS PARA TRÁS / FLUXO VERTICAL. Modelo TCV EXAUSTORES CENTRÍFUGOS DE TELHADO ROTOR DE PÁS CURVADAS PARA TRÁS / FLUXO VERTICAL Modelo TCV VENTILADORES CENTRÍFUGOS DUPLA ASPIRAÇÃO Aspectos Gerais Os exaustores centrífugos modelo TCV, especificamente

Leia mais

GABINETES DE VENTILAÇÃO

GABINETES DE VENTILAÇÃO GABINETES DE VENTILAÇÃO espirovent UMA MARCA DO GRUPO DUTOS E Descricao e Nomenclatura GABINETES DE VENTILACAO GABINETES DE VENTILAÇÃO PERSPECTIVA GERAL As caixas de ventilação da linha ESDG e ELDG são

Leia mais

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas. 1 Fatores que influenciam

Leia mais

Instalação, Operação e Manutenção

Instalação, Operação e Manutenção SELF NEW GENERATION 40B 06 a 16 R22 60Hz Instalação, Operação e Manutenção ÍNDICE 1. Segurança e Transporte... 1 2. Nomenclatura... 2 3. Instalação... 8 3.1. Recebimento e Inspeção da Unidade... 8 3.2.

Leia mais