CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014"

Transcrição

1 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO Aderbal Maia Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, graduações concluídas em 1999, e Especialização em Filosofia e Ciências Humanas, concluída em Sou professor efetivo da Secretaria de Educação-PA desde 2003 e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia desde Tenho procurado seguir as atualizações em diversas áreas da Filosofia, estudando com maior ênfase a Ética filosófica e científica, a Filosofia da Ciência e a Filosofia da Tecnologia. adermaia@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Andreia do Socorro Conduru de Sousa Cardoso (Doutora) Regime Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias. Qualificação Profissional: Engenharia Civil. Engenheira Civil, Especialista em Gestão Pública com ênfase em Administração Pública, Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPA, Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, exerceu o cargo de Assessora Superior do Núcleo de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Saneamento - SESAN exerceu o cargo de Assessora Superior da Diretoria técnica da Secretaria Municipal de Saneamento SESAN, atuou como Professora Substituta do Departamento de Transportes do Centro Tecnológico da UFPA exerceu a Coordenação do laboratório de Topografia do Departamento de Transportes do Centro Tecnológico da UFPA, participou como Membro do Colegiado de Engenharia Civil da UFPA, Atuou como Coordenadora Estadual do Programa de Qualidade e Produtividade em Obras Públicas do Estado do Pará. Exerceu o cargo de diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Governo. É professora titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. É professora titular da Universidade da Amazônia Unama. É Consultora Sênior do SEBRAE nas áreas de planejamento e gestão de projetos, inovação e gestão estratégica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infra Estrutura Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, políticas públicas, estratégias e produtividade.

2 Currículo Lattes: André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Arquitetura e Urbanismo Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Eng de Telecomunicações. Mestrando em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Pará, Pós Graduação em Paisagismo Tropical Urbano pela Universidade da Amazônia em 2009, Graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2005) e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (1998). Atualmente é Professor de Graduação e Coordenador do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Redes de telecomunicações do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. andresantana@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Angela Missordes Casanova Ataíde dos Santos (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Enfermagem e Fonoaudiologia Qualificação profissional: Enfermagem do trabalho Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia (2004) e Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem "Magalhães Barata" UEPA (1992). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente é docente do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) e fonoaudióloga da Clínica IsaMed (MEDSEG). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Ocupacional (Saúde do Trabalhador) atuando principalmente nos seguintes temas: estresse laboral, riscos ocupacionais e experiência na área de fonoaudiologia ocupacional. É Presidente da Comissão de Processo Ético I do Conselho Regional de Enfermagem do Pará e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Enfermagem Campus IV- do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA. angela@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes:

3 Antônio Marcos Lima de Araújo (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Pará (1979), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1982), mestrado em Ciências da Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Telecomunicações e Telemática pela Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2000). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de telecomunicações, processamento digital de sinais, processamento digital de sinais de voz, aplicações para fonoaudiologia, em especial, em sistemas para auxílio à deficientes auditivos, avaliação auditiva infantil e avaliação do processamento auditivo central. amarc@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Cesar Augusto Lopes Ribeiro (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Psicologia Qualificação Profissional: Psicologia Possuo graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Atuei durante toda graduação em projetos de pesquisas relacionadas com a percepção e observação de crianças em situação de brincadeira com brinquedos de miriti. No final de minha graduação, direcionei meu tcc para as situações emocionais vividas pelas equipes de urgência e emergência que atuam na região metropolitana de Belém. O trauma pós acidente, e seus efeitos psicológicos. A necessidade de profissionais que trabalhassem essas equipes, foi o ponto principal do meu tcc. Cursando especialização em gestão e docência no ensino superior, pois atuo como docente em cursos técnicos em segurança e saúde do trabalhador. Vislumbro a docência em instituições de ensino superior, bem como, a pesquisa na área da educação. cesaraugusto@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes:

4 Carla de Cássia Carvalho da Silva (Mestre) Regime Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Psicologia Qualificação Profissional: Psicologia Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1998), graduação em Bacharelado Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1998), graduação em licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2012). Cursando Especialização em Neuropsicologia (Centro de Estudos Psico-Cirúrgicos/Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICHC-FMUSP) e Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - FHCGV ). É psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e professora do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem, Educação, Trabalho e Emergência. casado@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Clistenes Pamplona Catete (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharia Ambiental Qualificação Profissional: Geoprocessamento Possui Mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2010), Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2004), Técnico em Geoprocessamento e Mineração pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Pará (2004; 2005). Atualmente é professor mestre do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) graduação e Pós- Graduação, professor mestre da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) na Pós-Graduação, professor EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Ensino Técnico, professor do Núcleo de Ensino Profissionalizante da Amazônia (NEPAM) ensino técnico e Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica - Geoprocessamento Aplicado a Saúde, no Instituto Evandro Chagas (IEC). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, Geociências Aplicadas ao Meio Ambiente, Docência do ensino Técnico, Superior e geotecnologias. Currículo Lattes:

5 Diana Mônica da Silva Furtado (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Química Qualificação Profissional: Licenciatura em Ciências Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2010) com ênfase em técnicas espectroanalíticas e preparo de amostras. Com graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2006) e Atualmente é Bolsista do Laboratório de Resíduos e Contaminantes do Ministério da Agricultura- RES (LANAGRO-PA). diana@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Epaminondas Cantal Machado (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação profissional: Engenharia Elétrica Curso Técnico: Escola Técnica Federal do Pará Eletrônica Curso Superior: Universidade Federal do Pará (UFPA) Engenharia Elétrica Mestrado: (em fase de conclusão) UFPA, Em Potência (Controle). Especialização: Universidade Federal do Pará (UFPA) Eng. Segurança do trabalho Especialização: EAD (Ensino a distancia) UNB (universidade de Brasília), CEFET-PA. Atualmente é Professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e Perito Credenciado Receita Federal (Portos e Aeroportos Belém). epaminondas@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Estatística Qualificação Profissional: Estatística Possui Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2000) e Mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, desde 2003; também ocupa o cargo de Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA do IESAM desde Tem experiência na área de Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa aplicada, amostragem, probabilidade e estatística, econometria, testes não-paramétricos; Metrologia Científica e Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: implantação de sistemas da qualidade (laboratório ou indústria), garantia da confiabilidade metrológica, cálculo de incerteza do processo de medição. frederico@prof.iesam-pa.edu.br

6 Currículo Lattes: Grácio Paulo Pessoa Serra (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Possui graduação em Licenciatrua Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1976), graduação em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1982) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (1997). Atualmente é professor horista da Universidade da Amazônia e Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. graciopaulo@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Gabriel Jones Ohana (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Qualificação profissional: Engenharia Naval Graduado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Pará. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de projetos de embarcações fluviais e offshore, análise estrutural numérica, mecânica ou dinâmica dos fluidos computacional, vibrações e acústica e pesquisa de novos materiais para construção naval. gabriel@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Osvaldo José Pereira de Carvalho (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação Profissional: Administração de Empresas; Direito. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1984), graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (1993), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Direito do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2000), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Direito Processual pela Universidade da Amazônia (2001) e mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade da Amazônia (2005). Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e Procurador da Companhia Nacional de Abastecimento. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito das Relações Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, meio ambiente do trabalho, tr. osvaldo@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes:

7 Ricardo Guedes Accioly Ramos (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Engenharia Elétrica Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2006) e graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal do Pará (1990). É pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Pará (1996) e pós-graduado em Avaliação de Imóveis e Perícia da Engenharia pela Faculdade Osvaldo Cruz (2008). Atualmente é sócio diretor - POTÊNCIA ENGENHARIA LTDA e professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM. ricardo@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: Suhelem Cristina Pinto Vieira (Especialista) Regime de trabalho: Horista Qualificação profissional: Engenharia de Produção Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2008) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (2005). Atualmente é engenheira de segurança do trabalho do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho. suhelem@prof.iesam-pa.edu.br Currículo Lattes: COORDENAÇÃO Murilo Ribeiro Cardoso (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Qualificação profissional: Engenharia de Produção Possui graduação em Engenharia de Producao pela Universidade do Estado do Para (2006), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e Mestrado em Engenharia Civil (Linha de pesquisa: Construção Civil e Materiais - Gerenciamento) da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor e coordenador do curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Engenheiro de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Segurança do Trabalho, atuando principalmente em Ergonomia. murilo@prof.iesam-pa.edu.br

8 Currículo Lattes:

E-mail Currículo lattes

E-mail Currículo lattes CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2015 Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação Artística Possui

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Contábeis gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Química. Possui graduação em Engenharia Química

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 Carlindo Silva

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES.

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES. CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES. Allan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ANO 2015 Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Arquitetura e

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

brunocastro@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/1897829604434609

brunocastro@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/1897829604434609 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Área de Conhecimento: Arquitetura e Urbanismo. Qualificação Profissional: Arquitetura

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS Maria ASSUNTO: Recredenciamento da Universidade Federal

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento: Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica

Frederico Miglio Neiva (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de conhecimento: Estatística Qualificação profissional: Metrologia Cientifica CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharia da Computação Qualificação Profissional: Engenharia

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA ADMINISTRAÇÃO - EAD 2014.1 1ª COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 40 21821 X - POLO ADMINISTRAÇÃO - EAD 2014.1 1ª COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Barreiras MINISTERIO DA EDUCACÃO SECRETARIA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD de 26.08.14 Vigência: ingressos a partir de 2015/1 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR CÓD. DISCIPLINAS

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013.

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a necessidade de

Leia mais

Valores. Visão. Missão

Valores. Visão. Missão Apoio: Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária

Leia mais

DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - - 2016 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO

DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - - 2016 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO UNP - Universidade Potiguar EDITAL DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM TURMA ESPECIAL - 2016 JANEIRO A JUNHO ANEXO: DISCIPLINAS EM OFERTA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO e PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO Curso Disciplina

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria nº 2.051, de 9 de

Leia mais

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.01.2013 Processo 4220/2013

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.01.2013 Processo 4220/2013 Etec Professor Horácio Augusto da Silveira Classe Descentralizada E.M. Mufarrege Salomão Chamma Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.01.2013 Processo 4220/2013

Leia mais

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Especialização em Língua Portuguesaano:

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Especialização em Língua Portuguesaano: CORPO DOCENTE ENGENHARIA ELÉTRICA Formação Acadêmica Nome Pós Mestrado Doutorado 1Faculdade de Filosofia, Ciências e IRENE DA SILVA COELHO Letras de Santos Licenciada em Letras ano:1995 2 Faculdade de

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ANO - 2015 Airton Lobato Luz (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Possui graduação em Engenharia Elétrica pela

Leia mais

RELAÇÃO DOS CURSOS PESOS E NOTAS MÍNIMAS CAMPUS RECIFE CURSO PROVA ENEM PESO

RELAÇÃO DOS CURSOS PESOS E NOTAS MÍNIMAS CAMPUS RECIFE CURSO PROVA ENEM PESO RELAÇÃO DOS CURSOS PESOS E NOTAS MÍNIMAS CAMPUS RECIFE CURSO PROVA ENEM PESO NOTA MÍNIMA Redação 2 400 Matemática e suas Tecnologias 3 400 ADMINISTRAÇÃO Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2 400 Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 11/5/2011, Seção 1, Pág. 20. Portaria n 523, publicada no D.O.U. de 11/5/2012, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Processo Interno de Remoção dos Servidores Docentes Edital n.º 008/24 IFPA ANEXO I CRONOGRAMA GERAL Item Atividade Período Competência Publicação

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas Gestão e Estratégias em Saúde e Segurança do Trabalho Ciências Sociais O curso foi desenvolvido para atender uma

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANO - 2015 Andrea Martins Cavalcante (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Ciências Contábeis Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (580H) FORMAÇÃO À MEDIDA DO SEU ÊXITO Contacto Formação Empresa Horácio Faria Largo de S.Domingos, n.º1 a 4 4900-330 Viana do Castelo Tlm. 961717337

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO ANO - 2014 Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE

PERGUNTAS FREQUENTES ENADE PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 1. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

DISCIPLINAS EM OFERTA Para ingressantes de 2013 a 2016 1º Semestre de 2016 - NOTURNO

DISCIPLINAS EM OFERTA Para ingressantes de 2013 a 2016 1º Semestre de 2016 - NOTURNO 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Algoritmos 72,00 Waniza Ando Ehlke Toledo Arquitetura e Organização de Computadores 72,00 Lian Hua Liu Iwersen Introdução a Redes de Computadores 72,00 Vinicius Pissaia

Leia mais

Apresentação. Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Apresentação. Núcleo de Referência em Educação Ambiental Apresentação Núcleo de Referência em Educação Ambiental O Núcleo de Referência em Educação Ambiental NUREDAM surgiu em 1998, no âmbito do Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Edital nº 11/2013 PROEXT/IFAP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Edital nº 11/2013 PROEXT/IFAP SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Edital nº 11/2013 PROEXT/IFAP PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS NO ÂMBITO

Leia mais

ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular!

ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular! ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular! 1º lugar no ENEM nos últimos 10 anos em Limeira O nosso curso atende os Parâmetros Curriculares Nacionais: busca dar significado ao

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO ANO 2015 Alex Ferreira dos Santos (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Formado em Engenharia Elétrica, opção Eletrônica, pela Universidade Federal

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal SEGUNDA OFERTA - 2013 Márcia Fonseca Coordenação Geral Alysson Cabral Coordenação de Tutoria Objetivo O Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO Lato Sensu em TECNOLOGIA ASSISTIVA

PÓS GRADUAÇÃO Lato Sensu em TECNOLOGIA ASSISTIVA PÓS GRADUAÇÃO Lato Sensu em TECNOLOGIA ASSISTIVA Tecnologia (TA) é uma área híbrida do conhecimento de domínio de profissionais de reabilitação, engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais, entre

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Daniel da Silva Leão (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Integral Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação Profissional:

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012.

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a organização

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. )

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) 2015 DOCENTES_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2015_E_DE_CURSO (PRE-TESTE) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação Doutoranda

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) Por favor, continue respondendo. A seguir, breves questões relacionados ao seu perfil. Agradecemos a atenção as questões que

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DO MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO Edital 32/2015

CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DO MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO Edital 32/2015 CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DO MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO Edital 32/2015 1ª Chamada A Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina CONVOCA TODOS os candidatos APROVADOS e CLASSIFICADOS a comparecerem no endereço

Leia mais

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Campus Universitário de Cuiabá Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Cursos UFMT Cursos de Graduação Afins Cursos de Graduação Afins Bacharelados em: Ciências Biológicas; Medicina; Nutrição; EDUCAÇÃO Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 24. Portaria n 62, publicada no D.O.U. de 18/5/2012, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Engenharia de Computação Faculdade METROCAMP

Engenharia de Computação Faculdade METROCAMP Engenharia de Computação Faculdade METROCAMP Sobre a METROCAMP Fundada em 2001 (Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas) Início das atividades em 2003 Integrante do Grupo DeVry Brasil Faculdade Ibmec

Leia mais

PESOS E NOTAS MÍNIMAS (PONTO DE CORTE) ENEM 2015

PESOS E NOTAS MÍNIMAS (PONTO DE CORTE) ENEM 2015 PESOS E NOTAS MÍNIMAS (PONTO DE CORTE) ENEM 2015 CAMPUS RECIFE CURSO PROVA ENEM PESO ADMINISTRAÇÃO ARQUEOLOGIA ARQUITETURA E URBANISMO ARTES VISUAIS - LICENCIATURA BIBLIOTECONOMIA BIOMEDICINA CIÊNCIAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE De acordo com o previsto nos Editais concursos públicos para a carreira docente da Universida

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 20. Portaria n 680, publicada no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO 2012

ANUÁRIO ESTATÍSTICO 2012 COORDENADORIA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - CIG ANUÁRIO ESTATÍSTICO 2012 RECIFE, 2012 Prof. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado Reitor Prof. Titular Silvio Romero de Barros Marques Vice-Reitor Prof. Paulo

Leia mais

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO (PSD-G) 2012.2 ARQUITETURA E URBANISMO Graduar arquitetos e urbanistas com uma sólida formação humana, técnico-científica e profissional, que sejam capazes de transformar

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 5 Nº 891 - Sexta feira, 09 de fevereiro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior - DESUP - Despachos do Diretor - Em 6 de fevereiro de 2007 Secretaria de Educação Profissional

Leia mais

Curso. Densidade. Afirmativa Vagas. Inscritos. Ação. A 1 1 1 B 0 0 0 C 2 52 26 Sistema Universal 7 58 8.29 A 1 2 2

Curso. Densidade. Afirmativa Vagas. Inscritos. Ação. A 1 1 1 B 0 0 0 C 2 52 26 Sistema Universal 7 58 8.29 A 1 2 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM PROGRAD COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROGRAMA DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR PEIES 2010 Relação Candidato x Vaga Curso 501 Administração Bacharelado Diurno

Leia mais

FEDERAL ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO

FEDERAL ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO ANEXO I MATRIZ ESPECÍFICA DE CORRELAÇÃO DO CONHECIMENTO CARGO/ESPECIALIDADE Art. 378. Ao Consultor Legislativo, Especialidade Assessoramento Legislativo. ÁREAS DE INTERESSE DO SENADO FEDERAL Agronomia;

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2012

CONCURSO VESTIBULAR 2012 CONCURSO VESTIBULAR 2012 Mínimo e máximo de acertos obtidos pelos candidatos nas provas objetivas da UFSM, classificados em 1ª chamada. Número de questões: 143 MODALIDADE CÓDIGO CAMPUS CURSO COTA MÍNIMO

Leia mais

astec@uesb.edu.br/astecgrh@gmail.com - Fone: 77-3425-9318

astec@uesb.edu.br/astecgrh@gmail.com - Fone: 77-3425-9318 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS - PRARH ASSESSORIA TÉCNICA DE RECURSOS HUMANOS - ASTEC/RH astec@uesb.edu.br/astecgrh@gmail.com - Fone: 77-3425-9318

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS PARQUE DA JUVENTUDE AVISO 159/01/2016 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração

CATÁLOGO DE REQUISITOS PARQUE DA JUVENTUDE AVISO 159/01/2016 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) ( Integrado ao Ensino Médio); (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Hoteleira

Leia mais

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

- COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO): ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 234/02/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM PROGRAD COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 2011 PROCESSO SELETIVO ÚNICO Relação Candidato x Vaga

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM PROGRAD COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 2011 PROCESSO SELETIVO ÚNICO Relação Candidato x Vaga UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM PROGRAD COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 2011 PROCESSO SELETIVO ÚNICO Relação Candidato x Vaga Curso 501 Administração Bacharelado Diurno Santa Maria

Leia mais

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) 20

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) 20 capítulo 1 O trabalho e a segurança do trabalho 1 Da pré-história à industrialização 2 O trabalho na era industrial 4 Primeira Guerra Mundial 5 Segunda Guerra Mundial 6 Transição da era industrial para

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

GUIA RÁPIDO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI A Universidade Anhembi Morumbi foi criada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo. Na década de 80, amplia sua oferta de cursos em diferentes

Leia mais

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. A Diretoria de Extensão torna pública aos servidores ativos do IF Goiano

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. A Diretoria de Extensão torna pública aos servidores ativos do IF Goiano SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO câmpus MORRINHOS CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE

Leia mais

Sistema Único de Saúde, para fortalecimento dos processos de descentralização da gestão da saúde, em conformidade com a legislação vigente.

Sistema Único de Saúde, para fortalecimento dos processos de descentralização da gestão da saúde, em conformidade com a legislação vigente. GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRÍTO SANTO SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL Nº 1 SESA/ES,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital 112/2012 - PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital 112/2012 - PROEN UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Edital 112/2012 - PROEN Chamada Interna para formação de banco de cadastro de bolsistas do FNDE/CAPES - PARFOR A Universidade Federal do Maranhão

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ANO - 2015 Alan Teixeira da Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Mestre (MSc.) em Engenharia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado A COMISSÃO N 346/DO PROCESSO SELEÇÃO SIMPLIFICADO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, usando das atribuições que lhe confere a Portaria 1402 IFAP 2015 de 19 de novembro

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Educação Apoena EMENTA: Credencia o Centro de Educação Apoena na Modalidade a Distância e Reconhece os Cursos Técnico em Edificações e Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA BN5AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

ANEXO II DESCRIÇÃO SUMÁRIA

ANEXO II DESCRIÇÃO SUMÁRIA ANEXO II DESCRIÇÃO SUMÁRIA de Cargos, Nível, Resumo de Atribuições, Formação e Habilitação Classe/Nível: Intermediário: Classe/Nível: C FORMAÇÃO E HABILITAÇÃO CARGOS EXIGIDAS Assistente Alunos Auxiliar

Leia mais

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL - LOGÍSTICA EMPRESARIAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Aplicada à Logística Análise Financeira Aplicada à Logística Gestão de Pessoas Aplicada à Logística Gestão de Varejo Estratégia Empresarial

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

I ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE PESQUISADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

I ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE PESQUISADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB I ENCONTRO DO FÓRUM PERMANENTE DE PESQUISADORES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO 03 e 04 DE SETEMBRO DE 2015, SALVADOR BAHIA Apresentação das Instituições de Ensino

Leia mais

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos Perspectiva de Carreira - Níveis Tecnológicos e Técnicos País: Brasil / Cidade: Natal - RN Última atualização: Maio/2015 Cursos Técnicos * Os cursos relacionados correspondem a uma pesquisa através do

Leia mais

Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação

Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação Lei 10.861 de 2004 - Instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Componentes

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, por meio da comissão especialmente indicada pelo Conselho Deliberativo do Colégio Técnico

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2016 ELEIÇÕES DE REPRESENTANTES DISCENTES DE GRADUAÇÃO NOS COLEGIADOS DA UFV

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2016 ELEIÇÕES DE REPRESENTANTES DISCENTES DE GRADUAÇÃO NOS COLEGIADOS DA UFV MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br EDITAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII

1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII 1/11 DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE INDUÇÃO E INOVAÇÃO/CII PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO E À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL. Arquitetura e Urbanismo 4 Reconhecido pela Portaria 215, publicada em 06/11/2012.

CURSOS DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL. Arquitetura e Urbanismo 4 Reconhecido pela Portaria 215, publicada em 06/11/2012. DE GRADUAÇÃO - SITUAÇÃO LEGAL Administração s Avaliação MEC Amparo Legal Renovado o reconhecimento por 5 anos pela Port. N.º 819 publicada em 02/05/2001. Renovado Reconhecimento pela Port. Nº 477, publicada

Leia mais