ANAIS V FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANAIS V FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2006 2007"

Transcrição

1 62 ISSN ANAIS V FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, FERNANDO DE SZYSZLO: O POETA DA FORMA HABITADA A vertente andina do pensamento surrealista latino americano José Carlos Cifuentes jccifa@mat.ufpr.br Resumo: Este artigo é uma contribuição ao estudo da vertente andina da arte latinoamericana, através da obra e do pensamento do pintor peruano Fernando de Szyszlo, pensamento que reflete a mestiçagem entre o surrealismo e a cultura andina précolombiana. Também é discutida a interpretação do escritor Mario Vargas Llosa sobre a obra deste artista. Palavras chave: Arte latino americana; Pensamento surrealista; Cultura pré colombiana. PANORAMA HISTÓRICO CULTURAL Fernando de Szyszlo Valdelomar é um dos grandes pintores latinoamericanos e, com certeza, o maior dentre os peruanos, da segunda metade do século XX. Szyszlo nasceu em Lima em 1925 de pai polonês e mãe peruana, sendo a sua mãe irmã do célebre escritor peruano, e também desenhista, Abraham Valdelomar ( ). Estas notas pretendem esboçar o itinerário e a relevância da obra de Szyszlo no panorama da arte e da cultura latino americanas, enfatizando os aspectos que a distinguem na que denominamos vertente andina, vertente que, como veremos, passa por Nova Iorque, México e Peru. Szyszlo iniciou se nas artes visuais em 1943 quando, abandonando o curso de arquitetura que tinha iniciado, inscreveu se na Academia de Artes do pintor e vitralista austríaco Adolfo Winternitz ( ). Winternitz, um quadrado perfeito Professor no Departamento de Matemática e no Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.

2 63 como o é Szyszlo neste ano de 2006, nasceu em Viena e radicou no Peru desde 1939 até a sua morte. No ano da sua chegada, fundou a Academia de Artes sob os auspícios da PUC de Lima. De Winternitz, Szyszlo, num trecho de seu livro intitulado Miradas Furtivas, ressalta o labor pedagógico de seu mestre, no qual são inseparáveis sua própria obra da obra realizada através dos outros, com uma vontade de trabalho coletivo. 1 Além disso, numa entrevista concedida a Ana Maria Escallón, em Bogotá em 1991, manifesta que o bom era a oficina de pintura, porque o professor Adolfo Winternitz era uma pessoa sensível. Ele acreditava que a pintura não era um ensino técnico senão uma educação espiritual, uma conduta. 2 Nessa época, os chamados indigenistas dominavam o cenário da pintura no país, liderados por José Sabogal, Diretor da Escola Nacional de Belas Artes do Peru, de 1932 a Só alguns poucos artistas resistiam a essa tendência, dentre eles Ricardo Grau, que tinha sido discípulo de André Lhote em Paris e havia voltado da Europa em 1937, trazendo uma bagagem de idéias e técnicas sobre pintura na melhor tradição do que hoje se conhece como a Escola de Paris, e Sérvulo Gutiérrez, que voltara a Lima em 1945, depois de ter trabalhado com Pettoruti em Buenos Aires. Segundo Szyszlo, o indigenismo de Sabogal e outros, identificava a pintura peruana com os temas peruanos. Achava se que para fazer pintura peruana havia que se pintar temas peruanos, rostos indígenas, paisagens andinas, quando se pode fazer um sem o outro. Porém, para ele, o indigenismo teve um lado importantíssimo: reconhecer o outro Peru, o Peru dos Andes. O indigenismo era também defendido, por meio da literatura e da crítica, por José Carlos Mariátegui, teórico do marxismo. Mariátegui criou a revista Amauta, de corte marxista, na qual defende e estimula um indigenismo socialista. Antes dele, Valdelomar criou Colónida, revista literária mensal (aparecida em 1916 em só quatro números), nome que significava a ambição da descoberta de uma nova literatura. Mariátegui qualifica a revista, que era aberta para a literatura francesa, como um processo pré modernista, ou adotando as palavras de Juan Ramón Jiménez, um movimento de entusiasmo para a liberdade e a beleza. Esse ímpeto de liberdade e beleza prenunciava o espírito do surrealismo que permeará posteriormente a literatura e a arte latino americanas. 1 SZYSZLO, Fernando de. Miradas Furtivas. México: Fondo de Cultura Económica, p SZYSZLO, Op. cit., p. 270.

3 64 O início do surrealismo na Europa situa se entre 1922 e Em julho de 1925, Mariátegui assinalava a existência do surrealismo na revista Variedades. Para ele, o movimento surrealista não era apenas um movimento literário ou artístico, senão um complexo fenômeno espiritual. Na poesia e na literatura peruanas, destacavam se, na década de 1930, César Moro e Emilio Adolfo Westphalen de tendências surrealistas. César Moro, retornou a Lima, de Paris, em 1933 e constituiu se num divulgador do surrealismo. Pintor, nascido em Lima em 1903, pode ser considerado, assim como André Breton em Paris, cabeça do núcleo surrealista de Lima. Organizou em 1935 a primeira exposição surrealista internacional da América Latina, em Lima, com obras dele próprio e de outros artistas. O catálogo incluiu também poemas de Paul Éluard, Moro e Westphalen, dentre outros. A dupla Moro Westphalen publicou em Lima, em dezembro de 1939, o único número de El Uso de la Palabra, revista de poesia e crítica de caráter surrealista. Em 1949, Szyszlo viajou a Paris e conheceu Octávio Paz, que lhe apresentou vários dos integrantes do grupo surrealista dessa cidade. Conheceu, também, Roberto Matta, Rufino Tamayo, Wifredo Lam e outros latino americanos como Marta Traba, colaboradora, nesse então, de Octávio Paz. Como veremos, o pensamento surrealista ajudaria Szyszlo a encontrar o seu caminho na arte latino americana. Voltou a Lima em O latino americanismo de Szyszlo, foi originado na sua relação com Octávio Paz em Paris. Ele, fazendo suas as palavras de Paz, escreve: minha aprendizagem foi também uma desaprendizagem [...] dei me conta de que a modernidade não é a novidade e que, para ser realmente moderno, tinha que retornar ao começo do começo. 3 E ainda, É nas nossas profundezas onde nos tornamos contemporâneos. 4 Em outro texto, manifesta: o pintor mexicano Rufino Tamayo junto a Roberto Matta, do Chile, e a Wifredo Lam, de Cuba, tem produzido não somente obras mestras na sua qualidade individual, senão que tem nos mostrado o caminho e a maneira de encarar o fato de sermos latino americanos. 5 Szyszlo realizou a sua primeira exposição em Lima em 1947, no Instituto Cultural Peruano Norteamericano. Essa primeira exposição, como ele mesmo 3 SZYSZLO, Op. cit., p Fernando de Szyszlo: El Homicidio de un Sueño. Entrevista a Gonzalo Márquez Cristo e Amparo Osório. Agulha, Revista de Cultura, n. 42, dez BALBI, Mariela. Szyszlo: Travesia. Lima: Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, p. 70.

4 65 afirma, mostrava uma obra com certa influência cubista porém moderna porque não tinha nada a ver com a natureza. 6 Noutra oportunidade ele diz: nesse então, eu me sentia um cubista muito próximo dele [Pettoruti]. Muitos dos quadros que fiz nessa época eram pettorutistas. Depois, em 1948, numa revista mexicana El Hijo Pródigo, encontrei Rufino Tamayo. Aí descobri outras coisas e me dei conta da importância da arte pré colombiana. 7 No ano de 1948, antes de viajar [a Paris], fazia a experiência de integrar arte pré colombiana, os tecidos de Chancay, com a minha pintura. Em Paris vivi o deslumbramento por uma nova pintura, aprendi a falar na nova linguagem da nova pintura abstrata que havia lá, isso que chamam de abstração lírica, o contrário da geométrica, aonde tinha ido a abstração em geral. [...] Até que fui a Washington no ano de 1958, realmente não concretizei o pré colombiano. 8 Dentre o grande número de exposições que Szyszlo realizou ao longo dos anos, cabe destacar: a primeira exposição realizada nos Estados Unidos, a convite de José Gómez Sicre, na Sala da União Panamericana em 1953; a primeira exposição realizada na Colômbia, no Museu de Arte Moderna de Bogotá, a convite de Marta Traba em 1964; a exposição no MAM de São Paulo e participação na IV Bienal em 1957, recebendo Menção Honrosa; a participação, como membro de uma delegação do Peru, na VI Bienal de São Paulo em 1961; e a Sala Especial na XIII Bienal de São Paulo em A participação de uma delegação do Peru na VI Bienal de São Paulo, deve ser considerada um intento de mudar a imagem do país no exterior como um país costumbrista e indigenista, e mostrar o seu modernismo emergente. Nas palavras de Juan Manuel Ugarte Eléspuru, o comissário da delegação e, nesse momento, Diretor da Escola Nacional de Belas Artes do Peru: O que se conhece da pintura peruana, no exterior, é uma imagem pitoresca e costumbrista de cunho folclórico e narrativo. Esta foi a posição das gerações de pintores peruanos até o ano de A partir dessa época, produziu se no Peru um movimento renovador que pretende expressar sua vontade de ser, por meio de manifestações essenciais das quais se 6 Revista Metrópoli, Lima, dez SZYSZLO, Op. cit., p BALBI, Op. cit., p. 58.

5 66 exclui o aparente costumbrismo para, em troca, buscar a voz íntima de nossa consciência nacional, expressando nos com termos e vocabulário de uma linguagem plástica que, por ser universal, encerra o profundamente humano e genérico, expresso nos sinais e formas de nossa circunstância particular de homens deste tempo, deste continente e desta localidade geográfica. 9 Szyszlo, além de pintor, também é escultor e gravador. Para ele, na gravura o que importa é o contraste entre luz e sombra, não a cor, tendo, inclusive na pintura, preferência pelos pintores do contraste, da penumbra, acima dos da cor. Para ele, na pintura moderna, todo o cubismo com Picasso e Braque privilegia o contraste de luz e sombra, enquanto que no expressionismo há uma preferência pela cor. Na pintura norte americana, em De Kooning e em Rothko parte se do contraste entre luz e sombra, enquanto que Motherwell parte do contraste da cor 10. SZYSZLO E O PENSAMENTO SURREALISTA Deixemos, primeiro, falar o próprio Szyszlo: nunca fui um pintor surrealista, porém, o pensamento surrealista ajudou me de forma definitiva a vislumbrar meu próprio caminho e ainda em Lima, anos antes de vir a Paris no final da década dos quarenta, o pensamento surrealista era a explicação que eu sentia mais próxima da minha maneira de ver a arte. 11 David Sylvester, no Catálogo da exposição Dada and Surrealism Reviewed, afirma que: o Dada e o Surrealismo não foram movimentos artísticos; não foram sequer movimentos literários com discípulos. São religiões com uma visão do mundo, um código de conduta, um ódio pelo materialismo, um ideal do homem do futuro. 12 O pensamento surrealista em Szyszlo é produto do seu convívio, ainda em Lima, com a cultura política e literária dos anos quarenta. Ele não concluiu o curso 9 UGARTE ELESPURU, Manuel. Apresentação. In: O Peru na VI Bienal de São Paulo. Lima: Escola de Belas Artes do Peru, Fernando de Szyszlo: Um Mundo de Luz e Sombra. Entrevista no El Dominical, semanário do jornal El Comêrcio, Lima, 24 ago SZYSZLO, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p. 40.

6 67 de artes da PUC, porém, participou de vários movimentos com outros artistas e escritores. Ele próprio participou com artigos na revista Las Moradas editada por Westphalen (apenas saíram oito números de 1947 a 1949), revista que tinha predileção pelo surrealismo. Uma das únicas vezes que Szyszlo fala de arquitetura no seu livro, além da fundação, em 1947, da Agrupação Espaço, grupo de arquitetos e outros artistas que visam introduzir a arquitetura moderna no Peru e sua integração com outras artes visuais, é para contar da morte do arquiteto e escultor Frederick Kiesler, autor de Casa sem fim, a quem qualifica de arquiteto surrealista. 13 A ele talvez deve se sua concepção de formas habitáveis, que mencionaremos várias vezes neste texto, e que é fundamental na compreensão de sua arte: A exposição no Museu Guggenheim [... Kiesler] a chamou de escultura ambiental (Environmental sculpture) e sem dúvida o era, pois não se encontrava o espectador confrontado com uma forma no espaço, senão que, ao igual que em sua arquitetura, intentava e conseguia que a gente se sentisse não olhando uma obra desde o exterior senão habitando a. 14 Seria impossível explicar a evolução da obra de Kiesler se não se tem em conta seu antigo interesse e associação com o movimento surrealista, pois [...] como escultor, trabalha por alcançar formas significativas e substituir a submissão à realidade pela criação de uma realidade superior, como queriam os surrealistas. 15 Uma das características marcantes da personalidade de Szyszlo é apontada por Élida Román, argentina mas radicada no Peru, uma de suas maiores críticas: Existe na obra deste artista uma constante irrebatível: sua vocação pelo sagrado e misterioso, seu adentrar se na impossibilidade de um conhecimento que lhe dê respostas, sua ambição por superar essa temporalidade inexorável que leva a um nada do qual não se pode fugir. Agnóstico declarado, às vezes. Pode se crer que habita nele a nostalgia por uma fé sequer perdida, nunca encontrada SZYSZLO, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p ROMÁN, Élida. Fernando de Szyszlo: Literatura e Imagem. In: La Casa de Cartón, n. 8, 1996, p. 36, 38.

7 68 A sua própria definição de pintura expressa esse sentimento: creio que [a pintura] é o encontro visível do sagrado com a matéria. 17 No pensamento surrealista, diz Szyszlo, há uma realidade outra, a realidade acima da realidade. É um mundo que alguma vez Breton descreveu como o sagrado laico, o sagrado que não tem religião. Manifesta se na arte, no amor. É um pensamento muito afim a mim. 18 O surrealismo é para Szyszlo, pelo menos no início de sua carreira, um fundamento, uma visão de mundo, mas não constitui a linguagem de sua pintura. O surrealismo é uma metalinguagem. O abstracionismo que progressivamente o vai ganhando para si, quiçá pelo impulso surgido do forte interesse pelo surrealismo e sua proposta como alternativa humana. 19 Szyszlo revela que os pintores que o influenciaram plasticamente em Paris foram Klee e Miró e, do ponto de vista técnico, os venezianos. Miró [influenciou me] por esse mundo primitivo, um pouco vinculado aos tecidos Chancay que tanto me interessavam, e Klee também, ele era um admirador da arte peruana précolombiana. 20 O SURREALISMO E O ESPÍRITO PRÉ COLOMBIANO Apesar do dito na seção anterior, que Szyszlo não é um pintor surrealista, há um certo surrealismo interior à obra de Szyszlo que devemos esclarecer, um surrealismo que incorpora o vocabulário de abstração lírica que manifesta com antecedência. Esse surrealismo só é possível com a junção do pré colombiano nas suas obras. Um hálito de sombra e vento é sugerido por pinceladas fortes e rudes. Aparecem já as formas que dificultam essa categorização rotunda de abstração, se é que tal termo é válido quando aceitamos que o imaginário também é real. 21 Daniel Lefort, no seu artigo Surrealismo no Peru 22 afirma: não se pode, porém, ignorar que é à própria natureza do país e à sua herança pré colombiana 17 Fernando de Szyszlo: El Homicidio, Op. cit. 18 BALBI, Op. cit., p BALBI, Op. cit., p.? 20 BALBI, Op. cit., p. 65. Ver obras p ROMÁN, Op. cit., p LEFORT, Daniel. Surrealismo no Peru. In: R. PONGE (Org.). Surrealismo e Novo Mundo Porto Alegre: Ed. UFRGS, p. 261.

8 69 que se deve a significação particular do surrealismo no Peru. E acrescenta: é a unidade desse mundo desaparecido [o pré colombiano], mas ainda localizável, que faz das paisagens do Peru um lugar surrealista por excelência. 23 César Moro já reconhecia isso na sua poesia. O pré colombiano surge de uma interioridade que permeia a cultura do povo do Peru. Só quem tem a vivência dessa alma cultural pode traduzir isso na arte. Talvez Szyszlo o manifeste nas seguintes palavras: não há diferença alguma entre a pintura abstrata e a figurativa, o que tratam de comunicar é o mesmo, isto é, transmitir do nosso inconsciente coisas que são profundas e que por isso são válidas para outros. 24 Aí expressa que há de se fazer sangue as raízes culturais. A famosa frase Eu sou eu e as minhas circunstâncias, de Ortega y Gasset, Szyszlo sempre a repete, e é quiçá uma explicação do fato de ele ter ciência da importância de um pintor não se afastar de seu lugar de origem. 25 Há um ponto de confluência entre o surrealismo e a própria cultura andina, no poema quéchua anônimo do século XVII Elegia a la muerte del Inca Atahualpa, traduzido por José Maria Arguedas e que motivou uma série de Szyszlo: Que arcoíris é esse negro arco íris que hoje se põe em pé. 26 Também é recorrente na obra de Szyszlo o Sol Negro, expressão de um surrealismo máximo tanto na pintura quanto na escultura. 27 O sol é também um símbolo incaico. Com certeza, Szyszlo toma de Breton a preferência pelo negro quando Breton diz: Osíris é um deus negro, o negro intimamente ligado à escuridão, onde acontece o amor. 28 O quadro com o que eu sonho é um quadro misterioso. Então, o mistério você o associa com a escuridão porque dá pé a imaginar coisas que não estão definidas e que, no entanto, falam. 29 Segundo Daniel Lefort, Em 1952, André Breton repreendia a crítica por não ter sabido apontar a correia de transmissão entre simbolismo e surrealismo. 30 Szyszlo talvez representa essa passagem do simbolismo ao surrealismo como sugeria André Breton. Ele usa símbolos, sombras, para sugerir fragmentos de figuras. 23 LEFORT, Op. cit., p Revista Metrópoli, Lima, dez Fernando de Szyszlo: Um Mundo..., Op. cit. 26 Ver obra Arco Íris Negro em: BALBI, Op. cit., p Ver obra Sol Negro em: BALBI, Op. cit., p. 6 e SZYSZLO, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p. 36.

9 70 Para Szyszlo, a arte primitiva é uma forma habitada [...] essa forma habitada é fundamental. Não é gratuita, tem um conteúdo, ela significa, não simboliza senão que ela mesma é um significado. 31 O próprio Szyszlo faz uma defesa do surrealismo na América Latina nos seguintes termos: É inegável que o pensamento surrealista fez uma contribuição capital à maneira grave como alguns temos olhado a arte no transcurso deste século. Foram sem dúvida nenhuma os surrealistas que defenderam a poesia contra todas as tendências pseudo científicas que pretenderam ignorá la e foram eles finalmente os que retomaram a mais antiga ambição da poesia grega que era ser a memória imortal. A criação artística era para os antigos gregos a droga mágica, o pharmakon contra a morte, contra o esquecimento. [...] Acredito que essa maneira de olhar a arte encontrou e encontra um terreno fértil na América Latina. Nestas regiões, onde os demônios alados da arte de Paracas, as máscaras de pedra verde astecas, as pirâmides maias vermelhas dos últimos sacrifícios passando pelos poemas de César Moro, de Octávio Paz, de Enrique Molina e de Emílio Westphalen, sem esquecer nem César Vallejo nem Pablo Neruda, até chegar às imagens agressivas de Rufino Tamayo, ceremoniais em Wifredo Lam ou metafísicas em Roberto Matta. Acredito que quando se faça um reconto desapaixonado da arte surrealista e sua irradiação e influência, comprovar se á até que ponto foi importante a contribuição dos artistas de América Latina. 32 Sua preferência pela poesia, associada à arte, é evidente. Citando Benjamin Péret diz: o homem das idades antigas não sabe pensar senão no modo poético. 33 E continua: é na pintura que a poesia parece ter descoberto seu campo de influência mais vasto ( a poesia é o único que me produz inveja 34 ). 30 LEFORT, Op. cit., p BALBI, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p Fernando de Szyszlo: El Homicidio, Op. cit.

10 71 A VERTENTE ANDINA DA ARTE LATINO AMERICANA Sobre a vertente andina da arte latino americana, Szyszlo manifesta o seguinte: 35 Para o artista latino americano, a noção de que nestas regiões, antes da chegada da cultura ocidental, produzíamos sem esforço mais ainda, sem intenção de fazê lo uma arte autônoma, válida, fruto de uma visão própria do cosmos, visão não contaminada pelo pensamento e a filosofia que veio da Europa, é uma noção perturbadora. [...] Especialmente se o artista vem da parte andina de América Latina, onde a presença das culturas pré colombianas deixa se sentir de uma maneira inegável na sua formação espiritual. [...] Nos anos vinte do nosso século, e a raiz do desenvolvimento da pintura muralista mexicana, em todo o continente se produz um despertar do interesse dos artistas pela sua própria circunstância histórica, política e social, por suas tradições e em definitiva pela sua identidade. [...] Durante umas décadas, as artes de América Latina estiveram divididas entre duas posições, entre dois pólos de atração que estavam representados pela pintura mexicana de um lado e a pintura do Rio de La Plata que compreende a produção do que se fazia em Buenos Aires e o que vinha de Montevidéu. E acrescenta: 36 Creio que as duas grandes vertentes da arte latino americana são, por um lado, os países da costa do Pacífico, percorridos pelos Andes, desde Chile até México, que tiveram cultura précolombiana. E, por outro lado, estão os países do lado do Atlântico, sem passado pré colombiano e que têm se desenvolvido unicamente a partir da arte ocidental. [...] Os dois pólos da arte latino americana dos anos 30 eram Buenos Aires e México. Em México havia uma afirmação do próprio e um desprezo, uma negação, do que vinha de fora. Argentina era todo o contrário, queriam ser ocidentais cento por cento. [...] Houve, também, os que pensávamos que a arte ocidental, muito bem, porém com raízes próprias, mostrando as circunstâncias das que nasce. Nisso é muito importante a obra de Tamayo e Lam. 35 BALBI, Op. cit., p BALBI, Op. cit., p

11 72 Finalizaremos esta seção salientando que já o nosso artista propõe reparar na pintura dita colonial como um antecedente desse espírito sincrético que caracteriza a arte latino americano do século XX. É muito importante a denominada pintura cusquenha pois apesar de ser colonial é sincrética, incorpora a nossa tradição. Nisso torna se autônoma. Referindo se à pintura colonial, Szyszlo diz: os peruanos [durante a Colônia], ainda sob o domínio espanhol, ainda obrigados a copiar quadros europeus, fizeram uma pintura própria. No entanto, com a República a pintura torna se colonial. [...] Quando você vê um quadro da escola cusquenha você se apercebe de que a tradição que temos é tão tremenda que levantar nos até alcançar esses níveis vai ser duro. E ao mesmo tempo, essa tradição nos esmaga [...] ela te diz: você tem de fazer uma coisa tão formosa e autônoma como essa. 37 Para Szyszlo, a arte latino americana, não somente na pintura senão também na arquitetura, nasce no período chamado de colonial, mas esse adjetivo colonial é só aplicável aos aspectos políticos do período e não aos artísticos, onde há uma fusão entre o trazido da Europa e o propriamente autóctone: a realidade é que a pintura que se produz na Colônia, especialmente no Cuzco, é uma pintura em que se o tema, a composição e as técnicas tinham sido importados, o artista nativo deixa nesses quadros uma marca tão profunda que os transforma em obras de arte originais; nelas percebe se uma diferente noção do espaço, mais próxima da arte précolombiana pela maneira tão radical em que o autor evita a sugestão da terceira dimensão e organiza o quadro numa forma mais próxima da tapeçaria pré colombiana do que do óleo renascentista do qual supostamente provinha. 38 O estudo da influência do surrealismo na vertente andina da arte latinoamericana ainda está para ser feito. Frederico Morais manifesta essa preocupação no seguinte trecho: contudo, ainda não se estudou mais profundamente a influência que exerceram na escola novaiorquina a pintura de Wifredo Lam e Matta, fruto de uma operação triangular: América Latina Europa Estados Unidos. A eclosão da 37 BALBI, Op. cit., p SZYSZLO, Op. cit., p

12 73 segunda guerra mundial, na Europa, provocou a dispersão do grupo surrealista. 39 O próprio Szyszlo é uma fonte nesse estudo, pois ele viveu os momentos chaves nessa trajetória. Por exemplo, ele conta: Jackson Pollock era aluno de Siqueiros quando este dava aulas em Nova York. Lhe ensinou a Pollock a usar o duco e a salpicar. O primeiro que borrifa um quadro, como o faz Pollock, é Siqueiros. Todos os grandes da pintura norte americana, De Kooning, Rothko, Gorki, quando começam são admiradores de Matta. A presença do grupo surrealista e de Matta em Nova York é definitiva para a revelação que tiveram estes pintores e, no entanto, eles têm mais reconhecimento que Matta ou Lam. Também há uma presença importante da pintura de Torres García na obra de Gottlieb, por exemplo. 40 MARIO VARGAS LLOSA E A POÉTICA DE SZYSZLO Um dos grandes teóricos do trabalho artístico de Szyszlo, e grande amigo dele, é o escritor peruano Mario Vargas Llosa, ele próprio um fenômeno da literatura latino americana. Vargas Llosa não é apenas um crítico de sua obra, ele é um teorizador do espírito latino americano encarnado na obra de Szyszlo. Para ele, a América Latina é uma multidão de tradições, mentalidades e linguagens: o précolombiano, o europeu, o africano. Segundo Vargas Llosa, o indigenismo, por exemplo, constitui uma mutilação desse caráter mestiço da cultura latino americana, pois exclui a tradição européia. Para Vargas Llosa, Szyszlo encarna a identidade latino americana, pois funde o ancestral com o contemporâneo, mestiçagem que caracteriza o latino americano. Frederico Morais aponta também essa característica da arte latino americana: os autores [da História da Arte] se esquecem de analisar a continuidade e os desdobramentos desses movimentos [de vanguarda] e sua revitalização em outros países. Esses desdobramentos resultam freqüentemente em produtos híbridos. [...] Na verdade, tudo na América Latina tende à hibridização e à mestiçagem cultural MORAIS, Frederico. Reescrevendo a História da Arte Latino americana. In: Catálogo da I Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, BALBI, Op. cit., p MORAIS, Op. cit.

13 74 Um de seus escritos mais reveladores nessa direção é o texto elaborado para o catálogo Szyszlo da coleção Pintores Peruanos do Banco Popular do Peru (Lima, 1979). Nele, afirma que um dos aspectos mais celebrados da arte de Szyszlo é que alia o antigo e o moderno, ter tendido uma ponte entre a abstração européia e o artesanato pré hispânico, vestígios da qual podem se rastrear, como uma reminiscência ou uma nostalgia nas suas telas. 42 Vejamos outras afirmações contidas nesse texto. A abstração pura não existe. Geométrica ou lírica, no ânimo do expectador se produz sempre alguma forma de associação entre essas linhas glaciais ou essas manchas tumultuosas, entre essa aritmética de pontos ou essa acrobacia de luzes, e algum elemento da realidade concreta. [...] Porém, no caso de Szyszlo, diferentemente do que acontece com outros pintores não figurativos, esta operação de aproximação entre o quadro e a realidade concreta não se produz tanto pela predisposição fatídica do expectador, que não pode fazer outra coisa, para tomar posse emocional do quadro, que ligá lo de algum modo à sua experiência de vida e que procede então a realizar esta operação com total liberdade, [...] senão, pelo contrário, por uma discreta, embora firme exigência do próprio quadro, o que tem raízes objetivamente imersas na realidade exterior, embora [...] só as manifeste como sugestão ou indício. 43 É uma concepção de arte abstrata com alicerces na experiência humana. Vargas Llosa praticamente afirma que a geometria, na obra de Szyszlo, torna se geografia. E ele continua propondo uma teoria da arte de Szyszlo quando afirma, esgrimindo suas qualidades de análise de escritor: poderia se fazer um estudo muito instrutivo sobre essas alusões deliberadas, inconscientes, casuais à realidade figurativa na arte de Szyszlo, porque nesta maneira curiosa de insinuar sem afirmar, de propor sem impor (maneiras elegantes de se expressar) reside o mistério que envolve a sua pintura. 44 No seguinte trecho, Vargas Llosa formula uma outra das características fundamentais da obra de Szyszlo, característica que explica não apenas alguma obra em particular senão o percurso todo do artista, onde, por exemplo, são 42 VARGAS LLOSA, Mario. Szyszlo. Catálogo da Coleção Pintores Peruanos. Lima: Banco Popular del Peru, Catálogo Szyszlo, p VARGAS LLOSA, Op. cit., p VARGAS LLOSA, Op. cit., p. 17.

14 75 importantes as suas grandes séries de quadros que evocam autores como Rimbaud, Breton, Vallejo e Arguedas: Szyszlo pertence a essa minoria de criadores modernos que mantêm viva a tradição dos pintores humanistas, para quem pintar é expressão de uma sensibilidade e de uma inteligência que se nutrem de todas as fontes da cultura, desde a filosofia até a ciência, que aspiram por isso mesmo a projetar sua obra para outras esferas do fazer humano, e que se tem negado sempre a considerar a arte como uma especialidade. 45 REFERÊNCIAS BALBI, Mariela. Szyszlo: Travesia. Lima: Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Fernando de Szyszlo: Um Mundo de Luz e Sombra. Entrevista no El Dominical, semanário do jornal El Comêrcio, Lima, 24 ago Fernando de Szyszlo: El Homicidio de un Sueño. Entrevista a Gonzalo Márquez Cristo e Amparo Osório. Agulha, Revista de Cultura, n. 42, dez LEFORT, Daniel. Surrealismo no Peru. In: Surrealismo e Novo Mundo (R. Ponge, Org.). Porto Alegre: Ed. UFRGS, MORAIS, Frederico. Reescrevendo a História da Arte Latino americana. In: Catálogo da I Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Revista Metrópoli, Lima, dez ROMÁN, Élida. Fernando de Szyszlo: Literatura e Imagem. In: La Casa de Cartón, n. 8, 1996, p. 36, 38. UGARTE ELESPURU, Manuel. Apresentação. In: O Peru na VI Bienal de São Paulo. Lima: Escola de Belas Artes do Peru, VARGAS LLOSA, Mario. Szyszlo. Catálogo da Coleção Pintores Peruanos. Lima: Banco Popular del Peru, SZYSZLO, Fernando de. Miradas Furtivas. México: Fondo de Cultura Económica, VARGAS LLOSA, Op. cit., p. 22.

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Habilidades: - Conhecer e distinguir diferentes momentos

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Quem Foi Pablo Picasso?

Quem Foi Pablo Picasso? FICHA Nº3 Pablo PICASSO Quem Foi Pablo Picasso? Você está para conhecer como surgiram os desenhos, pinturas e esculturas de Picasso. Quem foi esse homem? Picasso era um homem baixinho, gordo e muito inteligente.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque?

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque? Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Elias Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE ARTE 1) Após analisar a obra a seguir, responda o que se pede. Os fuzilamentos de 3 de Maio de 1808.

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO TEXTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DAV- DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Disciplina: Cultura Visual Professora: Jociele Lampert Acadêmica: Cristine Silva Santos

Leia mais

Como surgiu o universo

Como surgiu o universo Como surgiu o universo Modelos para o universo Desde os tempos remotos o ser humano observa o céu, buscando nele pistas para compreender o mundo em que vive. Nessa busca incansável, percebeu fenômenos

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Caracterização Cronológica

Caracterização Cronológica Caracterização Cronológica Filosofia Medieval Século V ao XV Ano 0 (zero) Nascimento do Cristo Plotino (204-270) Neoplatônicos Patrística: Os grandes padres da igreja Santo Agostinho ( 354-430) Escolástica:

Leia mais

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a)

5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) 5º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4 a) Roteiro Semanal de Atividades de Casa (06 a 10 de Maio 013) Desafio! 1) Agora, temos um desafio com formas geométricas. Observe. ) Complete a sequência seguindo

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Christian Haritçalde Miriam Debieux Rosa Sandra Letícia Berta Cristiane Izumi Bruno Maya Lindilene Shimabukuro O

Leia mais

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas

TURMA 601. Aula 07. Formas Geométricas TURMA 601 Aula 07 Formas Geométricas As figuras geométricas sempre chamaram a atenção dos artistas plásticos. As composições com figuras geométricas é um trabalho de buscar o equilíbrio entre as formas.

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA ESTUDOS HISTÓRIA DA ARTE- 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA ESTUDOS HISTÓRIA DA ARTE- 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Arte Moderna Expressionismo A busca por expressar os problemas da sociedade da época e os sentimentos e emoções do homem no inicio do século xx Foi uma reação ao impressionismo, já que o movimento preocupou-se

Leia mais

ISBN 978-1-78042-575-7. Todos os direitos de adaptação e de reprodução reservados para todos os países.

ISBN 978-1-78042-575-7. Todos os direitos de adaptação e de reprodução reservados para todos os países. MONDRIAN Confidential Concepts, Worldwide, USA Sirrocco London (edição portuguesa) Mondrian Estate / Artists Rights Society, New York, USA / Beeldrecht, Amsterdam ISBN 978-1-78042-575-7 Todos os direitos

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

trata de um problema com a cor. Se você examinar cuidadosamente as 24 peças, verá que as quatro reconstruídas têm outro tipo de madeira.

trata de um problema com a cor. Se você examinar cuidadosamente as 24 peças, verá que as quatro reconstruídas têm outro tipo de madeira. js Isso aconteceu quando comecei a sentir necessidade de introduzir o espaço real. O Muro blanco, de 1952-53, por exemplo [17], que ainda é uma construção serial, pode ser associado a Rotación, de 1952.

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 Ana Maria Rodrigues Muñiz 2 Quando o educador começa a abandonar concepções funcionalistasassociacionistas sobre a aprendizagem

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR VERSÃO PARA O PROFESSOR 9. o ano Ensino Fundamental Produção Integrada ao Conteúdo Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia A nota de PIC é a média entre a nota

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS

PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS PROJETO DE VIDA O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS O que é ensinado nas escolas prepara os alunos para concretizarem seus projetos na vida adulta? Para achar a resposta, entrevistamos jovens egressos

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Projeto de Vida MACHADO, Nilson José. Projeto de vida. Entrevista concedida ao Diário na Escola-Santo André, em 2004. Disponível em: .

Leia mais

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Nome da Palestra: Patrimônio Mundial: modalidades para

Leia mais

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos:

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: Elaboração de cenas e improvisação teatral de textos jornalísticos.

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Surrealismo. Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes

Surrealismo. Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes O surrealismo foi o movimento artístico moderno da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas

Leia mais

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram GPS Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram ferramentas importantes para nos localizarmos com mais facilidade. Agora imagine que você pudesse ter um GPS que, além de lhe fornecer

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Cubismo. 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino

Cubismo. 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino Cubismo 9º Ano 2015 1º Bimestre Artes Prof. Juventino Guernica Cidade... Loucura... Ou...Arte? Pablo Picasso Nome: Pablo Picasso Nascimento : Andaluzia 1881 Filho de: José Ruiz Blasco E de: Maria Picasso

Leia mais

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais...

1. Fatos Espíritas através dos Tempos... 11 2. Kardec e a Codifi cação... 21 3. O Que o Espiritismo Prega... 29 4. Diferenças Fundamentais... CAMPINAS-SP 2003 Sumário A Doutrina 1. Fatos Espíritas através dos Tempos...11 O anúncio de uma nova era...12 Em Hydesville, o primórdio...13 O neo-espiritualismo...17 2. Kardec e a Codificação...21 Primeiras

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 44 Discurso no jantar oferecido ao

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas.

0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 cosmo revela-se ao homem inicialmente do lado da Terra e do lado do mundo extra terrestre, do mundo das estrelas. 0 homem se sente aparentado com a Terra e suas forças. A própria vida instrui-o claramente

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Os Quatros Elementos Ter, 02 de Dezembro de 2008 09:12

Os Quatros Elementos Ter, 02 de Dezembro de 2008 09:12 O estudo das forças ocultas da natureza presente nos quatro elementos e seus elementais, são comuns a todas as culturas por tratar-se de uma necessidade latente do ser humano. A Iniciação Hermética quase

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17 O filme O Diabo Veste Prada, dirigido por David Frankel e baseado no livro de Lauren Weisberger, mostra a história de uma jovem jornalista Andrea. Recém formada em uma das melhores universidades dos Estados

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 1) Leia esta tirinha de Mauricio de Sousa e divirta-se com ela. Em seguida, resolva a questão proposta. NÃO, CHICO! VOCÊ NÃO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 15 NOVOS MINISTROS RIO DE JANEIRO,

Leia mais

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL.

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. Wagner José Bolzan 1. Resumo Em minha dissertação de mestrado

Leia mais

Questão 1 <<T0700984_1254_140481>> 1.ª TF e 1.ª DCS de 2015 1 ARTES PLÁSTICAS BACHARELADO/LICENCIATURA

Questão 1 <<T0700984_1254_140481>> 1.ª TF e 1.ª DCS de 2015 1 ARTES PLÁSTICAS BACHARELADO/LICENCIATURA Questão É um truísmo que os jovens carecem de conhecimento histórico geral. Mas, na minha experiência, para muitos jovens, o passado se achatou em uma grande nebulosa indiferenciada. É por isso

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia

Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia PAOLA GENTILE Ensinar a ler em História, Ciências, Matemática, Geografia A forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS DAURIMAR PINHEIRO LEÃO (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Mi gu el v on D an g el Sem t í t ulo, 1993, s er ig r afi a Fot o: Fau st o Fleur y O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos

Leia mais

sincretismo A visão segundo a qual não existe na história nenhuma revelação única; ela diz que existem várias e diferentes maneiras de se alcançar a realidade divina, que todas as formulações de verdade

Leia mais

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro sumário 9 prefácio. A lição aristotélica de Poe [Pedro Süssekind] 17 A filosofia da composição

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 2. Direito como objeto de conhecimento. Conforme pudemos observar nas aulas iniciais

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO Bernardo Goytacazes de Araújo Professor Docente de Filosofia da Universidade Castelo Branco Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER

LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER LINGUAGEM, LÍNGUA, LINGÜÍSTICA MARGARIDA PETTER Duas explicações da Origem do mundo palavra (a linguagem verbal) associada ao poder mágico de criar. Atributo reservado a Deus. Através dela ele criou as

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO EU LÍRICO E O RETRATO NA POETICA CECÍLIA MEIRELES

CONSTRUÇÃO DO EU LÍRICO E O RETRATO NA POETICA CECÍLIA MEIRELES CONSTRUÇÃO DO EU LÍRICO E O RETRATO NA POETICA CECÍLIA MEIRELES Silvia Eula Muñoz¹ RESUMO Neste artigo pretendo compartilhar os diversos estudos e pesquisas que realizei com orientação do Prof. Me. Erion

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais