Fundamento da definição

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamento da definição"

Transcrição

1 Fundamento da definição Quando desenvolvemos o projeto de um móvel dependemos de alguns elementos importante para começar o estudo. Da definição do estilo; material, processo, preço e qualidade. Exemplo: Uso predominantemente de madeira maciça em tons escuros, acabamentos rebuscados e envelhecidos, além de uma escala maior do que a convencional.

2 Traditional Americam Style Aparador no estilo Traditional american Sucesso de vendas

3 Definição das faixas Na industria americana de móveis residências, o desenvolvimento se dá de alguns níveis bem distintos, como a madeira ainda na condição de matéria prima dominante: A) nas faixas com preço mais elevado, nota-se a aplicação de madeira maciça de alta densidade e MDF revestido por laminados finos; B) nas faixas de preço intermediário, observa-se o uso combinado de painéis multilaminados, aglomerados, MDF e chapas duras, além de madeiras sólidas diversas, de média e alta densidade. C) nas faixas de preço mais popular, que representa um mercado de grande volume, a predominância da matéria prima é o painel em suas diversas categorias, que pode ser pintado, sem acabamento ou revestido, com pequena incidência de madeira maciça, visível apenas em alguns poucos elementos estruturais.

4 Segmento de mercado price points O mercado consumidor americano é receptivo e absorve uma variedade de estilos. O que diferencia e categoriza os produtos, além do design, é a faixa de preço Best Móveis de qualidade superior, caros e consumidos pelas classes americanas de maior poder aquisitivo. Better Móveis de melhor qualidade, vendidos por preços mais elevados, geralmente para classes média e média alta americanos. Good Móveis de qualidade intermediária superiores a categoria promotional, geralmente em conjuntos também com facilidade de pagamento. Promotional Móveis da categoria mais barata geralmente vendidos com facilidade de crédito ou pagamento.

5 Best e better

6 Good e Promotional

7 Identidade simbólica Diante do processo de globalização da produção industrial que se difunde de forma rápida, o design italiano revê, a partir do ponto de vista da diversificação, as linguagens formais e expressivas do mobiliário internacional. Identidade e diferença, local e global: esta é a dialética entre os princípios e as regras da organização mundial econômica versus a individualidade expressiva que o produto Italiano possui e que é o nicho do seu sucesso.

8 AS TIPOLOGIAS E OS MATERIAIS Produto que comunica Não basta saber que o móvel é moderno, clássico ou "de design" - como se chama popularmente ao setor mais arrojado. O produto deve identificar-se com o modo de vida do consumidor, com uma tipologia específica, de forma que ele, o consumidor, perceba e se identifique com o produto, o adquira e, importante, atenda às suas necessidades. PRODUTOS COM SIGNIFICATIVA COMUNICAÇÃO VISUAL

9 Algumas dessas tipologias: Clássico - Reprodução do passado: Este tipo de empresa dá ênfase ao conceito artesanal do móvel, à tradição e à pesquisa do móvel antigo para reproduzi-lo sem modificações. Peças de alto valor para donos de castelos e mansões antigas onde o móvel é quase peça de museu.

10 Clássico - Ostentação: Para um consumidor conservador endinheirado que deseja comunicar poder e dinheiro, peças em madeira maciça, talha artesanal e abundante mistura de bronze (dourados).

11 Outros clássicos: Móveis não de estilo, porém tradicionais: 'Country americano, Provençal, Suíço, com predomínio de madeira maciça e acabamentos, rústicos, mas adequados às necessidades modernas.

12 Clássico temático. Tipo de móvel em materiais e acabamentos clássicos, porém com urna identidade especial referida a outros objetos. É o caso de uma empresa que faz beliches, camas e mesas inspirados em navegação. madeira tingida, uso de elementos de fundição em bronze e alumínio, janelas decorativas redondas ao estilo dos barcos. Outro tipo de clássico temático pode ser o inspirado em culturas muito antigas, nos livros, primeiras épocas da aviação, personagens de desenho animado, etc TEMÁTICOS: MESAS COM FORMATO DE LIVROS

13 Clássico moderno: Móveis assinados por famosos arquitetos e designers da primeira metade do século XX, pertencentes ou representativos do seu tempo (Bauhaus, art déco, etc.).

14 Rústico - Saudoso campestre: Tipo de móvel que evoca um estilo de vida mais simples e rude, de evocação campestre ou provençal, envelhecido artificialmente, patinado e pelado, raspado e com furos similares aos da traça/polia, interior estampado em papel, porém adaptado às necessidades modernas (ex.: integração dos equipamentos por computação), como cozinha inteligente. Este móvel evoca um passado não muito distante no tempo, quando a vida era mais pausada e simples.

15 Étnico: Móveis de outras culturas: Caracterizados, com alto componente artesanal e antropológico, esses móveis, para serem considerados neste item, devem ter transposição literal da cultura de origem, com evocação das condições culturais destes povos. Os móveis temáticos mais conhecidos são de países da Ásia e do México. Temático moderno: Refere-se a temas mais atuais, como videogames, equipamentos industriais, equipamento militar, espaço, esportes radicais, etc.

16 Estilo moderno: Este estilo define na Itália o tipo de móvel "belo' de alta produtividade e bom preço. A penetração desse setor no mercado se dá a partir das vantagens competitivas e tecnológicas das empresas. Nesse setor, podemos englobar todos os móveis desmontáveis e também boa parte da ampla produção de cadeiras para o lar e escritório com produção e venda massificada. São fornecidos especialmente para lojas medianas e mega lojas do tipo IKEA (você escolhe o produto, solicita uma ordem de compra, vai ao estoque e apanha sua mercadoria embalada como veio da fábrica, passa no caixa para pagar a conta, transfere os produtos da loja para seu transporte, desembala-os no local do uso e os monta). O melhor serviço e qualidade pelo menor preço.

17 Tecnológico minimalista. É um tipo de produto que procura sempre ressaltar a tecnologia empregada, como fator de diferenciação e alta qualidade. O produto consiste normalmente em um jogo entre "o mais com menos', procurando a máxima leveza visual ou a mínima complexidade formal para ressaltar os fatores tecnológicos: produto leve com o mínimo de material possível, valorizando textura e acabamento. Exploração de novos materiais e tecnologia corno a fibra de carbono ou poliuretano expandido, com alma metálica, etc., e estudando as uniões entre talo e planta na folha. Móveis secos mínimos com uso maciço de vidros. Exemplos: B&B, Boffi.

18 Tecnológico materialista: Similar ao anterior, mas sem se preocupar pelo minimalismo e sim por extrair as máximas possibilidades da técnica e dos materiais, multiplicando suas possibilidades ao limite das suas características físicas, mecânicas, plástica, etc.. Trabalho a cargo dos designers com pesadíssimos investimentos. A empresa a serviço do design e não o contrário, o desafio é conseguir reproduzir qualquer idéia inovadora ou revolucionária. Empresas: Kartell, Alias, Zanotta.

19 Lúdico: Pode ter relação com o anterior, porém a idéia do lúdico é dar um toque humorístico, irreverente ou sarcástico ao produto e que evoque a infância/juventude. Este é o jogo desta tendência feita principalmente em plásticos coloridos. Exemplos: Magis e Alessi.

20 lndustrianato: Móveis em materiais industriais inusitados no setor moveleiro (materiais inovadores na forma como são aplicados), com caráter urbano, tais como: mangueiras, fiapos de tecido, lâminas de metacrilato, etc., mas com muita mão-de-obra na elaboração. Os maiores expoentes dessa tendência são os irmãos Campana (brasileiros com grande visibilidade na Itália) e empresas de designers autoprodutores.

21 Ecológico-Natural: Defende um estilo de vida mais natural, próximo da natureza, longe de modismos. Móveis em madeira natural com acabamentos naturais como cera e óleos perfumados, com lembrança do jardim. Aplicações em metal enferrujado, aço inox (em função da sua durabilidade) ou martelado, detalhes artesanais na elaboração. Móveis feitos para durar e envelhecer com dignidade e beleza. Exemplo: Riva 1920, Bonacina.

22 Fashion: Móvel que procura seguir as rápidas mudanças, tendências e cores da moda, da necessidade de individualidade exacerbada, porém dentro de um grupo in na vanguarda. Um móvel que como a roupa será artigo descartável por volta de ou dois anos. Altíssimo preço, desproporcional a suas prestações (qualidades) que o cliente paga em função da imagem. Ex.: Cappellini. DESIGN: CAPPELLINI

23 Alta-costura. Alguns dos mais renomados costureiras emprestam seu nome para coleções, especialmente de móveis estofados, em que o show corre por conta dos tecidos e acabamentos desenvolvidos por designers têxteis, produtos de altíssima sofisticação e elegância, de formas tradicionais e clássicas. Ex: Armani, Cerrello.

24 Eclético. Celebra a diversidade de escolha, mistura de estilos e materiais, sempre com elegância e sofisticação, sugere a individualidade. Ex.: Dríade.

25 Sistema Italiano de design O móvel Italiano vende sobretudo um estilo de vida, em um meio tão competitivo. O sucesso está definido pela força, da comunicação e a qualidade do design do produto, que se atualiza de forma permanente nos materiais e processos para surpreender e agradar o consumidor.

26 Estilo definido pelo processo e material. Geralmente no Brasil, o móvel tem seu preço definido após calculados todos os custos de materiais e de produção, ainda nos estágios de protótipos ou cabeça de série. Só depois de revisadas e otimizadas todas as etapas o design se enquadra em um determinado patamar para o varejo. Os produtos dentro de uma mesma categoria e do mesmo padrão de acabamento, acabam sendo ofertados no varejo com preços muito discrepantes. O design pode fazer inversão deste processo para melhorar a competitividade: 1) Estabelecer o estilo e tendências dominantes. 2) Depois definir a faixa de preço, tendo o limite possível (teto de custo, impostos, escala de produção e acabamentos praticados. 3) Adequação das especificações de materiais, acabamentos e processos de produção compatíveis dentro dos limites preestabelecidos.

27 Aspectos da produção de móveis no exterior Estados Unidos Moveis em madeira respondem por metade das vendas externas. Maior exportador de moveis de metal. Superado em exportação de móveis pela Itália e Alemanha. 60% de suas exportações são para (Nafta). Maior mercado consumidor responde por 1/5 das importações mundiais

28 Aspectos da produção de móveis no exterior Canada O mercado de móveis apresenta grande vínculo com EEUU. Consome quase a metade das exportações Americanas. Os EEUU consomem 40% de suas exportações de móveis. Maior vantagem competitiva na produção de móveis de madeira. Principal segmento de dormitórios. Grande importador de peças de móveis do mercado asiático. Estrutura produtiva esta voltada para as atividades de Design e montagem de móveis.

29 Itália Aspectos da produção de móveis no exterior Líder na industria mundial de móveis (desde os anos 70). Responde por 20% das exportações mundiais. Líder nas exportações em moveis de madeira e estofados e vice-lider em moveis de metal. Além de apresentar forte posição nas exportações de moveis de plástico. É o país desenvolvido que apresenta a menor dependência em relação a importações de móveis, com menos de 8% do mercado interno. A forte competitividade Italiana é atribuída a sua estrutura industrial, empresas altamente especializada e diversificada. Dedicam-se basicamente ao design e montagem de móveis voltados para o mercado externo. As pequenas empresas estão voltadas ao fornecimento de peças e componentes. A Itália possui a mais avançada industria de máquinas e equipamentos para produção de móveis. As pequenas empresas tem acesso a máquinas de última geração. O design Italiano determina o padrão de consumo em outros países.

30 Aspectos da produção de móveis no exterior Alemanha É o segundo maior exportador do mundo. É o segundo maior importador do mundo, apresentando um déficit. A industria de móveis Alemã é altamente concentrada e verticalizada ao contrário da italiana. Grande competitividade baseada na economia de escala. Como o segmento de móveis de cozinha. A competitividade se dá na sua avançada industria de máquinas e equipamentos, com continuo processo de atualização de sua base técnica.

31 Aspectos da produção de móveis no exterior França Possui a terceira maior industria da Europa. Sexta maior exportadora do mundo. Organização industrial não é tão pulverizada e desverticalizada. Maior competitividade nos segmentos de moveis de cozinhas e estofados. Um terço dos moveis na frança são importações. Sendo o país desenvolvido com maior dependência de produção externa.

32 Aspectos da produção de móveis no exterior Dinamarca Foi a pioneira nas exportações de móveis. Líder no mercado nos anos 50 e 60, depois perdeu para Itália. É o quinto maior exportador de móveis, com baixa dependência das importações. Grande vantagem competitiva nos produtos mais sofisticados, destinados às classes com maior nível de renda.

33 Japão Aspectos da produção de móveis no exterior É o quarto maior importador de móveis, como grandes fornecedores Taiwan, China, Indonésia e Filipinas. A industria de móveis do Japão apresenta um nível de competitividade muito baixo.

34 Aspectos da produção de móveis no exterior Taiwan O primeiro em desenvolvimento a ocupar um lugar de destaque entre os grandes exportadores de móveis. Nos anos 90, houve uma perda de dinamismo nas exportação, causado pelo elevado custo da madeira e da mão de obra e falta de trabalhadores especializados. Maior exportador de moveis para os EEUU Pequenas e médias industria altamente especializadas, com reduzida verticalização Vantagem competitiva nos segmentos de moveis de metal, madeira e plástico.

35 Aspectos da produção de móveis no exterior China É o sétimo exportador de móveis do mundo, disputando com Taiwan o primeiro entre os em desenvolvimento. Maior exportador de móveis de vime. Segmento da indústria moveleira que o menor conteúdo tecnológico e maior intensidade de mão de obra. Vem avançando em outros segmentos de móveis de madeira e metal nas exportações.

36 Produção de Móveis Podemos abordar sobre duas formas o da produção e do sistema: PRODUÇÃO Usos destinados ( residências e escritórios) Especializados ( cozinhas, banheiros e estofados) Matéria prima (madeira, metal e outros) SISTEMAS Móveis sob Medida Móveis seriados Móveis modulares

37 Definição de processo Algumas diferenças entre indústrias estão no volume e formato de produção: Normalmente nas brasileiras se produz em maior quantidade móveis na categoria RTA (ready-to-assemble) em linhas predominantemente retas, com painéis e acabamentos em pintura ou em laminados ( RTA - mobília produzida e vendida desmontada em componentes ficando a responsabilidade da montagem do consumidor final ou vendedor ). Já nas fábricas americanas, na sua maioria produzem moveis prontos, entregue já montados aos seus distribuidores e vendedores, com grande ênfase em linhas curvas e elaboração de detalhes.

38 CADEIA PRODUTIVA DE MÓVEIS

Panorama Mundial (2013)

Panorama Mundial (2013) Panorama Mundial (2013) Produção mundial alcançou US$ 444 bilhões em 2013; Mesmo com os efeitos da crise internacional, registra 85% de crescimento desde 2004, a uma taxa média de 7% ao ano; 54% da produção

Leia mais

3.2 Madeira e Móveis. Diagnóstico

3.2 Madeira e Móveis. Diagnóstico 3.2 Madeira e Móveis Diagnóstico Durante a década de 90, a cadeia produtiva de madeira e móveis sofreu grandes transformações em todo o mundo com conseqüentes ganhos de produtividade, a partir da introdução

Leia mais

A Empresa. Com mais de 20 anos de mercado,a RTC esta sempre atenta as inovações, e as necessidades dos clientes mais exigentes.

A Empresa. Com mais de 20 anos de mercado,a RTC esta sempre atenta as inovações, e as necessidades dos clientes mais exigentes. A Empresa Com mais de 20 anos de mercado,a RTC esta sempre atenta as inovações, e as necessidades dos clientes mais exigentes. Representamos e fabricamos os melhores produtos do mercado buscamos um continuo

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Gesso Convenciona O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos fantásticos, especialmente

Leia mais

HORUS. www.moveisbelo.com.br. Av. Maracanã, 407 Vila Industrial Arapongas PR CEP 86706 000 Tel.: 43 3303 2573 Fax.: 43 3303 2590

HORUS. www.moveisbelo.com.br. Av. Maracanã, 407 Vila Industrial Arapongas PR CEP 86706 000 Tel.: 43 3303 2573 Fax.: 43 3303 2590 Outubro/2010 Av. Maracanã, 407 Vila Industrial Arapongas PR CEP 86706 000 Tel.: 43 3303 2573 Fax.: 43 3303 2590 belo@moveisbelo.com.br vendas@moveisbelo.com.br www.moveisbelo.com.br LINHA bybeloescritórios

Leia mais

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 T E N D Ê N C I A D E S I G N A R Q U I T E T U R A CHARME D O N D O L I & P O C C I PERFil TRicia guild Ela é a maior especialista do mundo na combinação de tons e padrões

Leia mais

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA.

O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. O COMPUTADOR APLICADO NO MUNDO DA MODA. Na atualidade não basta ter talento e saber transmiti-lo as nossas criações. Também é preciso conhecer as ferramentas digitais ao nosso alcance, os programas de

Leia mais

A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS

A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS Imagine um sistema de esquadrias completo, com três versões distintas para as principais tipologias, que podem ser fabricadas com os mesmos perfis, em um mesmo estampo, com

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

PERFIL DOS CLIENTES DA MARCENARIA SANTA CRUZ

PERFIL DOS CLIENTES DA MARCENARIA SANTA CRUZ FACULDADE PRUDENTE DE MORAES PERFIL DOS CLIENTES DA MARCENARIA SANTA CRUZ MAURICIO CESAR BOCHINI Itu 2009 Faculdade Prudente de Moraes MBA Executivo PERFIL DOS CLIENTES DA MARCENARIA SANTA CRUZ MAURICIO

Leia mais

manual de conservação Você acaba de adquirir um produto Tora Brasil.

manual de conservação Você acaba de adquirir um produto Tora Brasil. manual de conservação Você acaba de adquirir um produto Tora Brasil. Além de adquirir uma peça de qualidade, design diferenciado, você está contribuindo para a conservação da floresta amazônica, pois a

Leia mais

Projeto CAPAZ Banana Republic Posicionamento no Mercado

Projeto CAPAZ Banana Republic Posicionamento no Mercado 1 Introdução Ao assistir à aula você compreendeu o posicionamento da Banana Republic no mercado, a visão da marca e o público alvo no mercado internacional e brasileiro. Teve acesso a informações sobre

Leia mais

Pág. 14,15 Atrium Deslizante Pág. 16,17 Atrium Hosp Pág. 18 Clientes Pág. 19 Arquitetura-Parceria Pág. 20 Acessórios e Ferragens Especiais

Pág. 14,15 Atrium Deslizante Pág. 16,17 Atrium Hosp Pág. 18 Clientes Pág. 19 Arquitetura-Parceria Pág. 20 Acessórios e Ferragens Especiais Pág. 3 Introdução Pág. 4,5 Atrium Sicura Pág. 6,7 Atrium Pivot Pág. 8,9 Atrium Wood Calibre Pág. 10,11 Atrium 357 InoxMagnum Pág. 12,13 Atrium Calibre Contemporânea 22 Pág. 14,15 Atrium Deslizante Pág.

Leia mais

Montando o seu Escritório

Montando o seu Escritório Montando o seu Escritório SAIBA COMO MONTAR UM AMBIENTE ADEQUADO AO TRABALHO Independentemente de ser um escritório comercial ou um home office, na hora de se decorar um escritório, é preciso atenção a

Leia mais

CR ENVIDRAÇAMENTOS. Veja abaixo os serviços que trabalhamos. Envidraçamento da Sacada

CR ENVIDRAÇAMENTOS. Veja abaixo os serviços que trabalhamos. Envidraçamento da Sacada Em Nossa Loja, você obtém todas as informações e o apoio necessário para tomar suas decisões. Para seus projetos de decoração, disponibilidade de estoque, orientações, opiniões, sugestões, financiamentos,

Leia mais

Catálogo Geral Extrudados. Sistema Moveleiro Alcoa

Catálogo Geral Extrudados. Sistema Moveleiro Alcoa Catálogo Geral Extrudados Sistema Moveleiro Alcoa Em um segmento que preza pela beleza, inovação e funcionalidade, a escolha dos perfis Alcoa como matéria-prima é, sem dúvida, a mais indicada. Quando comparado

Leia mais

A Indústria de Alimentação

A Indústria de Alimentação A Indústria de Alimentação 61 A indústria brasileira de alimentação está inserida na cadeia do agronegócio e representa parte significativa do PIB. O texto aponta as características do setor, seu desempenho

Leia mais

Durafloor é um sistema completo de piso laminado de alta resistência, para uso interno, desenvolvido com a mais alta tecnologia e garantia Duratex.

Durafloor é um sistema completo de piso laminado de alta resistência, para uso interno, desenvolvido com a mais alta tecnologia e garantia Duratex. Durafloor é um sistema completo de piso laminado de alta resistência, para uso interno, desenvolvido com a mais alta tecnologia e garantia Duratex. Ideal para ambientes comerciais e residenciais. É rapidamente

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos INDÚSTRIA DE MÓVEIS OUTUBRO DE 2015

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos INDÚSTRIA DE MÓVEIS OUTUBRO DE 2015 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos INDÚSTRIA DE MÓVEIS OUTUBRO DE 2015 PRODUTOS INDÚSTRIA DE MÓVEIS Importação 3,3% Residenciais 67,7% Mercado interno 96,4% Escritório 16,6% INDÚSTRIA

Leia mais

Alegria. Internacional. que contagia

Alegria. Internacional. que contagia Internacional Texto Patricia Galleto Fotos divulgação ARte Beth Nito Alegria que contagia O estilo remete ora ao shabby chic, ora ao contemporâneo. O resultado dessa mistura é uma casa cheia de vida, incrementada

Leia mais

DE SERVIÇOS LUSAN METALÚRGICA. w w w. l u s a n m e t a l u r g i c a. c o m. b r

DE SERVIÇOS LUSAN METALÚRGICA. w w w. l u s a n m e t a l u r g i c a. c o m. b r R I PORTFÓLIO DE SERVIÇOS LUSAN METALÚRGICA w w w. l u s a n m e t a l u r g i c a. c o m. b r I R ÍNDICE QUEM SOMOS 5 Missão, Visão e Valores QUALIDADE 8 Preservação Ambiental Fornecedores e Prestadores

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professora: Yáskara Beiler Dalla Rosa Disciplina: Artes Série: 8º Tema da aula: Karim Raschid e Irmãos Campana Objetivo da aula: Conhecer o trabalho desenvolvido

Leia mais

Uma empresa que tem raízes fortes em sua própria história,

Uma empresa que tem raízes fortes em sua própria história, Uma HISTÓRIA de sucesso que começou em 1967... A Rivera é uma empresa que tem a vocação para o desenvolvimento e produção de móveis, em especial aqueles que compõem ambientes de trabalho que vão desde

Leia mais

informativo técnico Coleção Move De Emerson Borges

informativo técnico Coleção Move De Emerson Borges informativo técnico Coleção Move De Emerson Borges informativo técnico Coleção Move... Alternando entre o clássico e o moderno o Sofá Move se coloca como uma alternativa sóbria e elegante para a decoração

Leia mais

Design de Produto. Por Nathália Braga

Design de Produto. Por Nathália Braga Portfólio Design de Produto Por Nathália Braga O Portfólio Uma nova forma Considero interessante de avaliação dos alunos baseada na catalogação e posterior apresentação de todos os também permite a identificação

Leia mais

espaços marcantes Jocymara Nicolau e Andréa Posonski

espaços marcantes Jocymara Nicolau e Andréa Posonski Jocymara Nicolau e Andréa Posonski Rua Buenos Aires, 441 / 111. Batel Curitiba / PR (41) 3324.8592 www.np.arq.br espaços marcantes O projeto de interiores desta casa previu a criação de ambientes especiais

Leia mais

SofiSticação despojada

SofiSticação despojada [ D E C O R A Ç Ã O ] Sofá na cor uva ganha destaque em meio à decoração sóbria com cores neutras e poucos modismos, apartamento de jovem casal ganha requinte na medida certa A busca do casamento perfeito

Leia mais

Catálogo de Cadeiras

Catálogo de Cadeiras Catálogo de Cadeiras Cadeira Prestigio A linha corporativa Elite tem design imponente e diferenciado com curvas que proporcionam conforto ao usuário. Componentes diferenciados: mecanismo sincronizado,

Leia mais

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços.

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços. Conceito A MAP é uma empresa que atua no mercado na avaliação do processo industrial de seus clientes, com a finalidade de conhecer suas necessidades e gerar soluções específicas para cada uma. Atua aliada

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

Empresa certificada ISO 9001:2000

Empresa certificada ISO 9001:2000 Empresa certificada ISO 9001:2000 Maemfe é uma empresa brasileira, localizada na cidade do Rio de Janeiro, com 22 anos de existência, líder no fornecimento de uma vasta gama de serviços e produtos para

Leia mais

FORMÓBILE 2014 LANÇAMENTOS DA EUCATEX ALIAM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE DE PRODUTOS

FORMÓBILE 2014 LANÇAMENTOS DA EUCATEX ALIAM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE DE PRODUTOS FORMÓBILE 2014 LANÇAMENTOS DA EUCATEX ALIAM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE DE PRODUTOS Vermelho Scarlate: uma das cores vibrantes do MDF Eucafibra Lacca AD, exclusivo da Eucatex A Eucatex, considerada

Leia mais

Marcela Moraes Shirley Queiroz e Rogério Câmara. eu sou artesanato! tecelagem, mobiliário e marca

Marcela Moraes Shirley Queiroz e Rogério Câmara. eu sou artesanato! tecelagem, mobiliário e marca Marcela Moraes Shirley Queiroz e Rogério Câmara eu sou artesanato! tecelagem, mobiliário e marca produtos com tecelagem vínculo emocional valor simbólico extrapolar estigmas promoção social identificar

Leia mais

EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR

EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR News Uma publicação de Lamiecco Plásticos Ltda - Ano 2 - número 9 - julho de 2009 EDIÇÃO ESPECIAL LAMIECCO NA CASA COR Editorial Por Alexandre Figueiró - Diretor Se existe algum segredo para a concretização

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

Observe o circuito mundial que o aparelho percorre, desde a idealização até o produto final:

Observe o circuito mundial que o aparelho percorre, desde a idealização até o produto final: Questão 1: Leia as informações abaixo: Na tampa traseira do ipod, a frase Designed by Apple in Califórnia. Assembled in China (Projetado pela Apple na Califórnia. Montado na China) é um exemplo de como

Leia mais

Exposição módulo PISO CENO

Exposição módulo PISO CENO Exposição módulo PISO CENO DESCRITIVO DO CADERNO DE DESENHO 01 Página1 PISO CENO DESCRITIVO DE PROJETO para Exposição Inaugural sobre Miçangas e Adornos Indígenas OUTUBRO. 2013 MUSEU DO ÍNDIO - Fundação

Leia mais

Comércio e Investimento na Coréia do Sul. Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul

Comércio e Investimento na Coréia do Sul. Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul Comércio e Investimento na Coréia do Sul Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul 40 anos de economia coreana 1 2 3 4 5 6 10º PIB mundial US$ 680 milhões 12º país comercial

Leia mais

Guia de Estilos de Decoração. Volume 1

Guia de Estilos de Decoração. Volume 1 Guia de Estilos de Decoração Volume 1 Índice de Estilos Clean Romântico Retrô Rústico Clássico Contemporâneo Decoração é uma arte, um dom. Como diz o dicionário, decorar é o ato de embelezar, aformosear,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM GUARDA-ROUPA DE LONA. Fabrício V. A. de SOUZA, Rafael BELUSSO

DESENVOLVIMENTO DE UM GUARDA-ROUPA DE LONA. Fabrício V. A. de SOUZA, Rafael BELUSSO DESENVOLVIMENTO DE UM GUARDA-ROUPA DE LONA Fabrício V. A. de SOUZA, Rafael BELUSSO Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) Av. Gov. José Malcher, 1148 66.055-260 Belém PA Fvini_souza@hotmail.com

Leia mais

FUNDIÇÃO CENTRIFUGADA QUANDO E POR QUAIS MOTIVOS ESCOLHER. comercial@fvtecnologia.com.br http://www.fvtecnologia.com.br

FUNDIÇÃO CENTRIFUGADA QUANDO E POR QUAIS MOTIVOS ESCOLHER. comercial@fvtecnologia.com.br http://www.fvtecnologia.com.br FUNDIÇÃO CENTRIFUGADA QUANDO E POR QUAIS MOTIVOS ESCOLHER comercial@fvtecnologia.com.br http://www.fvtecnologia.com.br 1 VANTAGENS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO CENTRIFUGADA 1. O que é fundição centrifugada?

Leia mais

Bruynzeel Office Espaço de reflexão

Bruynzeel Office Espaço de reflexão Bruynzeel Office Espaço de reflexão FOCUS ON CUSTOMER SATISFACTION Desenhamos para suportar as suas actividades profissionais Um lugar de trabalho agradável é um lugar de trabalho eficiente O escritório

Leia mais

Residencial. Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação

Residencial. Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação Residencial Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação 22 outono NAS CORES DO Casa de 230m² é aposta em tons terrosos, integração de ambientes e muita iluminação

Leia mais

Peter Behrens REVISTA DIGITAL UM HOMEM QUE MUDOU A HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN

Peter Behrens REVISTA DIGITAL UM HOMEM QUE MUDOU A HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN REVISTA DIGITAL Peter Behrens UM HOMEM QUE MUDOU A HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN Conheça a história de Peter Behrens e a sua importância na criação do conceito design 1 2 Trabalho feito pelos alunos de

Leia mais

BELMOND. a nova marca da Orient-Express. entrevista TECNOLOGIA ESTILO GESTÃO. N o 379 Março/Abril 2014 DAN FONSECA HOTELPAR

BELMOND. a nova marca da Orient-Express. entrevista TECNOLOGIA ESTILO GESTÃO. N o 379 Março/Abril 2014 DAN FONSECA HOTELPAR www.revistahotelnews.com.br N o 379 Março/Abril 2014 BELMOND a nova marca da Orient-Express entrevista DAN FONSECA HOTELPAR GESTÃO TECNOLOGIA ESTILO SEGURANÇA EM HOTÉIS NORMATIZAÇÃO DE PISCINAS ESPECIAL:

Leia mais

ASTI Yuruzu Yamakawa

ASTI Yuruzu Yamakawa ASTI Yuruzu Yamakawa ASTI Yuruzu Yamakawa CONCEITO Leveza e comodidade são marcas registradas da coleção Asti. Agregar e ressaltar o valor das matérias-primas através da artesania e da arte do design com

Leia mais

SETOR DE PAINÉIS E DE MADEIRA SERRADA

SETOR DE PAINÉIS E DE MADEIRA SERRADA Ivan Tomaselli stcp@stcp.com.br CAMPINAS, SP 3 CONTEÚDO OS PRODUTOS PAINÉIS DE MADEIRA MATÉRIAS PRIMAIS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS GLOBAIS PRODUÇÃO COMÉRCIO INTERNACIONAL TENDÊNCIAS NACIONAIS PRODUÇÃO EXPORTAÇÕES

Leia mais

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados.

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. JJI Vidros www.jjividros.com.br ESPELHOS DISTRIBUIDORA Catálogo de Vidros Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. APROVADO NO TESTE SALT SPRAY Altamente resistentes

Leia mais

1 Do lixo ao luxo que antes era descartado agora pode ir O parar no centro da sua sala. Designers do mundo todo se movimentam e criam produtos que além de elegantes, requintados e funcionais respeitam

Leia mais

MDP e MDF Conceito dos produtos e seus principais USOS & APLICAÇÕES

MDP e MDF Conceito dos produtos e seus principais USOS & APLICAÇÕES MDP e MDF Conceito dos produtos e seus principais USOS & APLICAÇÕES Características MDF MDP O que é Painel de média densidade Painel de média densidade produzido a partir de fibras produzido a partir de

Leia mais

Processo de fundição: Tixofundição

Processo de fundição: Tixofundição Processo de fundição: Tixofundição Disciplina: Processos de Fabricação. Professor Marcelo Carvalho. Aluno: Gabriel Morales 10/44940. Introdução O processo de fabricação conhecido como fundição pode ser

Leia mais

Exemplos de Marketing Global. Coca-Cola, Philip Morris, DaimlerChrysler. McDonald s, Toyota, Ford, Cisco Systems

Exemplos de Marketing Global. Coca-Cola, Philip Morris, DaimlerChrysler. McDonald s, Toyota, Ford, Cisco Systems Fundamentos de Marketing Global Parte 01 O significado de Marketing Global Uma empresa global bem-sucedida deve ser capaz de pensar globalmente e agir localmente. Marketing global pode incluir uma combinação

Leia mais

A Eternit sempre busca soluções de qualidade e inovação.

A Eternit sempre busca soluções de qualidade e inovação. A Eternit sempre busca soluções de qualidade e inovação. Em mais de 75 anos de tradição e confiança, conquistou o seu espaço nos segmentos de coberturas, louças, metais sanitários, soluções construtivas

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

Curso de Decoração Festas Infantis

Curso de Decoração Festas Infantis Curso de Decoração Festas Infantis 2015 Curso de Decoração de Festas Infantis com Kika Duarte Há 14 anos no mercado de São Paulo e região. Áreas de atuação Festas Infantis Eventos Sociais Casamentos Eventos

Leia mais

Klaus Schneider Gebhardt. Orientador: Prof. Dr. CLÁUDIO GONÇALO

Klaus Schneider Gebhardt. Orientador: Prof. Dr. CLÁUDIO GONÇALO Klaus Schneider Gebhardt Orientador: Prof. Dr. CLÁUDIO GONÇALO 1. INTRODUÇÃO!"#!$!%%%&'" (# )%%&'"" #*"%+ #!!,"!%-. /%"0"%"12!" %"!'" #,!,!'3". QUESTÃO DE PESQUISA Analisando a Indústria de Móveis do Brasil,

Leia mais

Favorita lança coleção 2011 com foco na versatilidade

Favorita lança coleção 2011 com foco na versatilidade Favorita lança coleção 2011 com foco na versatilidade A coleção 2011 da Favorita está repleta de novos acabamentos e acessórios para tornar os ambientes ainda mais versáteis e funcionais. As novidades

Leia mais

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas. O Varejo 16 Aula 16/5/2008 Objetivos da aula Explicar como os varejistas podem contribuir para o processo de criar valor. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

Leia mais

CST Marketing. O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:

CST Marketing. O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: CST Marketing Padrão de Resposta O estudante deve redigir texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos: A A ideia de que desenvolvimento sustentável pode ser entendido como proposta ou processo que

Leia mais

Marie Curie Vestibulares Lista 4 Geografia Matheus Ronconi AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL

Marie Curie Vestibulares Lista 4 Geografia Matheus Ronconi AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E DISTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL 1) (UDESC - 2012) São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve): a) Indústria de autopeças e de alumínio. b) Indústria de automóveis

Leia mais

Estudos Empíricos. Nota Técnica 24. Elementos Dinâmicos do Arranjo Produtivo Madeira/Móveis no Nordeste Capixaba - Linhares

Estudos Empíricos. Nota Técnica 24. Elementos Dinâmicos do Arranjo Produtivo Madeira/Móveis no Nordeste Capixaba - Linhares Contrato BNDES/FINEP/FUJB Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico Estudos Empíricos Nota Técnica 24 Elementos Dinâmicos do Arranjo Produtivo

Leia mais

Sistemas da edificação Aplicação na prática

Sistemas da edificação Aplicação na prática 1 Vantagens Alta produtividade com equipes otimizadas; Redução de desperdícios e obra limpa; Facilidade de gerenciamento e padronização da obra; Elevada durabilidade; Facilidade de limpeza e conservação;

Leia mais

PRODUTO: ARMÁRIO DE MADEIRA Portaria nº 69/SMG-G/2009 de 03/07/2009. 2.2.1. Painéis da caixa, inclusive o vertical interno, portas e prateleiras.

PRODUTO: ARMÁRIO DE MADEIRA Portaria nº 69/SMG-G/2009 de 03/07/2009. 2.2.1. Painéis da caixa, inclusive o vertical interno, portas e prateleiras. 1 CÓDIGO SUPRI: 71.654.002.001.0029-1 PRODUTO: ARMÁRIO DE MADEIRA Portaria nº 69/SMG-G/2009 de 03/07/2009 1. DESTINAÇÃO Para guarda de materiais de escritório em geral. 2. REQUISITOS GERAIS (VER DESENHOS

Leia mais

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional.

A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. DOM COLLETTO: A certeza de um conceito A Dom Colletto é uma empresa de roupa de homem e mulher de inspiração italiana, com presença e expansão nacional e internacional. O sistema de franchising permite

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

A busca pela retenção do valor Por Vitor Hugo De Castro Cunha

A busca pela retenção do valor Por Vitor Hugo De Castro Cunha A busca pela retenção do valor Por Vitor Hugo De Castro Cunha Diversos fatores influenciam na percepção de valor para o cliente ou mercado, dependendo do tipo de produto. Para alguns produtos a confiabilidade

Leia mais

Domus Profissional: programa para criação de móveis e ambientes sob medida. Apresenta uma foto realista dos móveis inseridos no ambiente.

Domus Profissional: programa para criação de móveis e ambientes sob medida. Apresenta uma foto realista dos móveis inseridos no ambiente. Os programas Domus são divididos em 4 aplicativos para atender às diferentes necessidades das pequenas e médias fábricas de móveis, ou de profissionais que se dedicam somente ao desenvolvimento de projetos

Leia mais

Sistemas de codificação a laser de fibra

Sistemas de codificação a laser de fibra Contraste de marcação superior a uma alta velocidade em matéria plástica e metais robustos Guia de amostra de codificação e marcação Sistemas de codificação a laser de fibra Realizar marcações a laser

Leia mais

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni Aula 10 Definição dos Objetivos Estratégicos Profa. Daniela Cartoni CONTEÚDO GERAL DA AULA OBJETIVOS DE MARKETING - Formas de se estabelecer objetivos quantitativos e objetivos qualitativos ELABORAÇÃO

Leia mais

Capítulo 18 - Distribuição

Capítulo 18 - Distribuição Capítulo 18 - Distribuição A escolha dos canais de distribuição é provavelmente a decisão mais complexa em marketing internacional. Em alguns mercados, o que prevalece é a concentração de grandes hipermercados

Leia mais

2ª APRESENTAÇÃO PÚBLICA: Visão de Futuro. Reforço da Competitividade do APL de Moda Íntima de Juruaia

2ª APRESENTAÇÃO PÚBLICA: Visão de Futuro. Reforço da Competitividade do APL de Moda Íntima de Juruaia 2ª APRESENTAÇÃO PÚBLICA: Visão de Futuro Reforço da Competitividade do APL de Moda Íntima de Juruaia Juruaia, 16/09/2010 SEDE Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Reforço da Competitividade

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

Programa de Serviços

Programa de Serviços Programa de Serviços Um Parceiro da Heidelberg Sucesso e segurança para o convertedor de rótulos A maior diversidade de substrato. Um marca de qualidade emerge: um sistema de máquina Gallus garante a mais

Leia mais

Leveza para morar MORAR VISITE O DECORADO. Luptat alit nullaor periure mincip eugait ipit dolesto ipsusciliasas ectet periure mincip

Leveza para morar MORAR VISITE O DECORADO. Luptat alit nullaor periure mincip eugait ipit dolesto ipsusciliasas ectet periure mincip MORAR VISITE O DECORADO Leveza para morar Além de três quartos, sala ampliada e muito espaço para a interação, o apê tem área de churrasco e delicadezas por todos os ambientes TEXTO DOUGLAS GALAN FOTOS

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

Revestimentos Monolíticos

Revestimentos Monolíticos Revestimentos Monolíticos Catálogo Geral Alta performance com estética elevada A RM Revestimentos Monoliticos é uma indústria que, em parceria com a Miaki Revestimentos, desenvolve e comercializa revestimentos

Leia mais

Desde 1995, em Piracicaba, a D.A Móveis oferece soluções em tudo o que diz respeito à móveis corporativos. Agrupando empresas sérias e responsáveis

Desde 1995, em Piracicaba, a D.A Móveis oferece soluções em tudo o que diz respeito à móveis corporativos. Agrupando empresas sérias e responsáveis D.A Móveis D.A Móveis Desde 1995, em Piracicaba, a D.A Móveis oferece soluções em tudo o que diz respeito à móveis corporativos. Agrupando empresas sérias e responsáveis que compartilham o conceito de

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43

Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43 Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43 A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. Comprometida com a inovação,

Leia mais

Introdução. 1. O que é e-commerce?

Introdução. 1. O que é e-commerce? Introdução As vendas na internet crescem a cada dia mais no Brasil e no mundo, isto é fato. Entretanto, dominar esta ferramenta ainda pode ser um mistério tanto para micro quanto para pequenos e médios

Leia mais

A evolução nas empresas

A evolução nas empresas A evolução nas empresas A Revista da SBCC consultou as empresas associadas fabricantes de produtos para arquitetura de áreas limpas e ambientes controlados sobre inovações e expectativas para o mercado

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 07. Gesso para Construção Civil

Materiais de Construção Civil. Aula 07. Gesso para Construção Civil Materiais de Construção Civil Aula 07 Gesso para Construção Civil Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Gesso para Construção Civil O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir da calcinação da gipsita,

Leia mais

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião 17/05/2011 09h06 - Atualizado em 17/05/2011 09h06 Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião Grupo lançado no fim do ano passado já tem 240 cotas vendidas. Financiamento livre de juros

Leia mais

Prestamos serviços de instalação de correias, emendas vulcanizadas,

Prestamos serviços de instalação de correias, emendas vulcanizadas, APRESENTAÇÃO. A União Correias é uma empresa especializada em CORREIAS TRANSPOTARDORAS E TRANSMISSÃO para os diversos seguimentos industriais e agrícolas. Fornecendo correias resistentes a diversos fatores

Leia mais

INTERRUPTORES E SENSORES AUTOMOTIVOS

INTERRUPTORES E SENSORES AUTOMOTIVOS INTERRUPTORES E SENSORES AUTOMOTIVOS Fundada em 1970, a 3RHO Interruptores Automotivos tem como principal objetivo, atender o mercado de reposição (Aftermarket), oferecendo aos seus clientes produtos com

Leia mais

construímos a inovação POR

construímos a inovação POR construímos a inovação POR construímos a inovação 2 3 Compact Habit, uma iniciativa da empresa de Manresa, Constructora d Aro S.A., foi criada em 2004 para atender à necessidade de inovação na construção.

Leia mais

Pesquisas quantitativas etapas iniciais

Pesquisas quantitativas etapas iniciais A U L A 5 Pesquisas quantitativas etapas iniciais Metas da aula Apresentar as condições para realização de pesquisas quantitativas; estabelecer os procedimentos que norteiam as pesquisas de mercado com

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

Catálogo de Produtos. A Vida Acontece Num Eucafloor. Você merece o melhor em tecnologia, praticidade e conforto.

Catálogo de Produtos. A Vida Acontece Num Eucafloor. Você merece o melhor em tecnologia, praticidade e conforto. A Vida Acontece Num Eucafloor. Você merece o melhor em tecnologia, praticidade e conforto. Eucafloor A qualidade dos pisos laminados Eucafloor é o resultado da combinação de matérias-primas nobres e ecológicas,

Leia mais

www.florense.com preto vermelho

www.florense.com preto vermelho DIXIE Um desenho jovem, inovador no uso das cores e grande robustez de materiais são a soma estilística que caracteriza a cadeira DIXIE. Cadeira mono carcaça projetada com atenção à ergonomia, ao design

Leia mais

2 2 Calçados Esportivos [Artigos Esportivos ]

2 2 Calçados Esportivos [Artigos Esportivos ] 2 2 Calçados Esportivos [Artigos Esportivos ] 1. Definição da categoria A categoria de calçados esportivos inclui não somente aqueles utilizados em competições atléticas, mas também aqueles para uso informal.

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações Edição: 5132010 Litoral Paulista, sexta-feira, 20 de agosto Página: 1 Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações w w w. u s i m i n a s.

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Novembro 2012 As exportações em novembro apresentaram diminuição de 27,64% em relação a outubro. Continuam a superar a marca de US$ 1 bilhão, agora pela vigésima-segunda

Leia mais

InnoTech: O sistema de gavetas para todos os seus móveis.

InnoTech: O sistema de gavetas para todos os seus móveis. InnoTech: O sistema de gavetas para todos os seus móveis. Conceito de plataforma InnoTech: um perfil de gaveta único para todas as variantes. A diversidade pode ser tão simples: todas as variantes de gaveta

Leia mais

Deguste. com os olhos

Deguste. com os olhos 2 ARQUITETURA & DECORAÇÃO Especial A&D Projeto MAINA HARBOE Por Por Fernanda Pinho Fotos Marcelo Stammer Deguste com os olhos Quente, sofisticado e atemporal. Características que podem ser atribuídas ao

Leia mais

PARÃO DE ESPECIALIZAÇÃO AMBIENTAL DAS EXPORTAÇÕES INDUSTRIAIS BRASILEIRAS: mundo e União Europeia

PARÃO DE ESPECIALIZAÇÃO AMBIENTAL DAS EXPORTAÇÕES INDUSTRIAIS BRASILEIRAS: mundo e União Europeia COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O COMÉRCIO BILATERAL BRASIL UNIÃO EUROPEIA EM FOCO PARÃO DE ESPECIALIZAÇÃO AMBIENTAL DAS EXPORTAÇÕES INDUSTRIAIS BRASILEIRAS: mundo e União Europeia

Leia mais

Uma marca de sucesso e tradição

Uma marca de sucesso e tradição Uma marca de sucesso e tradição A história da marca iniciou-se, em 1943, com a abertura da primeira loja, em São Paulo, por imigrantes italianos da família Donatelli. Em 1965, foi inaugurada a loja Donatelli

Leia mais