Clipping. Catadoras de mangaba lançam CD no próximo dia 21

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clipping. Catadoras de mangaba lançam CD no próximo dia 21"

Transcrição

1 Mídia Instituto Recriando Notícias Página Data 15/09/2011 Catadoras de mangaba lançam CD no próximo dia 21 15/09/2011, 15:51 São dezoito faixas com canções que falam da Mangabeira, da atividade de catar mangaba e seus desafios, de atividades diárias como lavar roupa no rio, e até mesmo uma reza, daquelas passadas de geração em geração. Tudo isso compõe a trilha sonora do CD Canto das Mangabeiras, que o projeto Catadoras de Mangaba - Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe lançará na Sociedade Semear, no próximo dia 21, às 19h. A descoberta das Cantadoras e das canções em cada comunidade faz parte do trabalho do projeto realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) e patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Conselho de Segurança Alimentar de Sergipe e o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe. Um de seus objetivos, através do CD Canto das Mangabeiras, é reforçar os saberes culturais das Catadoras de Mangaba a partir da valorização e afirmação de seus hábitos e tradições contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertença e de auto-organização das Mulheres. Os ritmos transitam entre o samba de roda, o samba de côco, o reisado, o baião e alguns outros gêneros musicais que são cantados pelas mulheres que catam Mangaba aqui em Sergipe. Nas letras das canções, frases que demonstram a resistência, a sensibilidade e os saberes destas fortes mulheres sergipanas. São cantos de trabalho, do cotidiano, do lazer, cantos do imaginário popular e folclórico destes homens e mulheres, responsáveis por manter viva a cultura desta fruta que é tradicional do estado de Sergipe: a Mangaba. Todos os direitos do CD são liberados, sua reprodução e cópia são permitidas, toda a informação e conteúdo do CD são de domínio público e o uso é livre. As músicas já podem ser baixadas em O lançamento do CD Canto das Mangabeiras será apresentado pela musicista Patrícia Polayne e a presidente da ASCAMAI, Alicia Morais. Para recepcionar os convidados, o DJ Kaska apresenta repertório especial para o evento. O lançamento tem o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), Sociedade Semear e Fundação Aperipê. Agenda: O que: Lançamento do CD 'Canto das Mangabeiras' Onde: Sociedade Semear (Rua Vila Cristina Aracaju) Quando: 21 de setembro, às 19h Contatos: Sônia Meire de Jesus, Consultora Pedagógica Tel.: (79) Mirsa Barreto, Coordenadora Geral Tel.: (79) Bruna Távora, Ascom Tel.: (79)

2 Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Notícias Página 201cmulheres-mangabeiras201d-sera-lancado-em-festival-de-cinema Data 02/09/2011 Documentário Mulheres Mangabeiras será lançado em festival de cinema Data: 02/09/2011 Após a colheita das mangadas, agora as histórias e narrativas das catadoras chegam às telonas do cinema. No próximo dia 17 será lançado, em Aracaju(SE), o filme Mulheres Mangabeiras, um documentário sobre a vida e a realidade das catadoras de mangaba no estado de Sergipe. Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy [Sergipe]. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo, destaca Rita Simone, uma das entusiastas do projeto. O filme compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), sob patrocínio da Petrobras, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). O filme será lançado durante o Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE. A exibição será no Cinemark do Shopping Jardins, em Aracaju (SE), às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto: Serviço Lançamento do documentário Mulheres Mangabeiras Dia: 17 de setembro Horário: 19 horas Local: Cinemark, Shopping Jardins, Aracaju (SE) Fonte: Ascom/Consea

3 Combate ao Racismo Ambiental Notícias Página Data 05/09/2011 Documentário Mulheres Mangabeiras será lançado em festival de cinema Após a colheita das mangadas, agora as histórias e narrativas das catadoras chegam às telonas do cinema. No próximo dia 17 será lançado, em Aracaju(SE), o filme Mulheres Mangabeiras, um documentário sobre a vida e a realidade das catadoras de mangaba no estado de Sergipe. Rita Simone e as 'Mulheres Mangabeiras', protagonistas e produtoras do vídeo projeto. Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy [Sergipe]. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo, destaca Rita Simone, uma das entusiastas do O filme compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), sob patrocínio da Petrobras, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). O filme será lançado durante o Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE. A exibição será no Cinemark do Shopping Jardins, em Aracaju (SE), às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto: Serviço Lançamento do documentário Mulheres Mangabeiras Dia: 17 de setembro Horário: 19 horas Local: Cinemark, Shopping Jardins, Aracaju (SE)

4 Página Infonet Cultura Data 12/09/2011 Vida de catadoras de mangaba vira documentário O documentário será lançado durante Curta-SE, no sábado 12/09/ :34 O documentário traz histórias de catadoras de várias cidades de Sergipe (Foto: Divulgação) Será lançado durante o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Cuta-se) o documentário Mulheres Mangabeiras que narra a vida e a realidade das catadoras de mangaba de Sergipe. O filme é fruto dos trabalhos dos projetos Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe. Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo, destaca Rita Simone, diretora do documentário. O documentário é realizado a partir de uma parceria entre a Petrobrás, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). A exibição do documentário acontecerá próximo sábado, 17, no Cinemark do Shopping Jardins, às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto no site Com informações da diretoria do projeto.

5 COPLAG Empresa Júnior de Agronomia Notícias Página Noticias&acao=destaque&filtro=Unico&codnoticia=536&data=false Data 09/2011 Documentário Mulheres Mangabeiras é exibido para as Catadoras de Mangaba A história de vida e de trabalho das Mulheres Catadoras de Mangaba de Sergipe ganham roteiro e viram imagens nas mãos sensíveis da jornalista Rita Simone. O documentário Mulheres Mangabeiras, que tem 35 minutos entre imagens da restinga, contação de histórias, desabafos e entrevistas, deixará registrado uma das culturas mais tradicionais do Estado de Sergipe: a Cata da Mangaba. A ação, que compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba- Ascamai, sob patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar de Sergipe, tem o objetivo de difundir e registrar os processos de trabalho das Catadoras de Mangaba do Estado, valorizando seus saberes e de suas famílias. "Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo", destaca Rita Simone. Reconhecidas como Comunidade Tradicional, as práticas das Mulheres que catam Mangaba em nosso Estado é perpassada por conhecimentos de gerações passadas, heranças indígenas, conflitos sociais e saberes tradicionais. Tudo isto pode ser visto no documentário, que contou com a participação especial do professor indígena Ytxay Pataxó, que foi dirigido por Iradilson Bispo, do Grupo Imbuaça. Além disso, no vídeo, estas trabalhadoras contam e até desabafam como mantém viva a tradição da comercialização/consumo desta fruta. Elas falam sobre as dificuldades, a luta pelo direito à terra, os ensinamentos, as relações de poder no setor do campo em Sergipe e, principalmente, falam da importância da Cata da Mangaba como modo de trabalho, garantia do sustento econômico de suas famílias. O documentário, que levou 5 meses para ficar pronto será apresentado no Festival Ibero-Americando de Cinema de Sergipe, o Curta-SE, no dia 17 de setembro. O Festival é realizado pela casa Curta-SE, que é também co-produtora do documentário Mulheres Mangabeiras. Fonte:

6 Mídia FIAN Brasil Notícias Página Data 02/09/2011 Documentário "Mulheres Mangabeiras" será lançado em festival de cinema Após a colheita das mangadas, agora as histórias e narrativas das catadoras chegam às telonas do cinema. No próximo dia 17 será lançado, em Aracaju(SE), o filme "Mulheres Mangabeiras", um documentário sobre a vida e a realidade das catadoras de mangaba no estado de Sergipe. "Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy [Sergipe]. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo", destaca Rita Simone, uma das entusiastas do projeto. O filme compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), sob patrocínio da Petrobras, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). O filme será lançado durante o Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE. A exibição será no Cinemark do Shopping Jardins, em Aracaju (SE), às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto: Serviço Lançamento do documentário "Mulheres Mangabeiras" Dia: 17 de setembro Horário: 19 horas Local: Cinemark, Shopping Jardins, Aracaju (SE) Fonte: Ascom/Consea

7 Mídia Mulher Drama Notícias Página Data 31/08/2011 quarta-feira, 31 de agosto de 2011 Mangabeiras Com muito orgulho recebi a notícia que o documentário sobre a história de vida e de trabalho das Mulheres Catadoras de Mangaba de Sergipe, da minha amiga Rita Simone, irá participar do Curta-se. Mulheres Mangabeiras traz 35 minutos entre imagens da restinga, contação de histórias, desabafos e entrevistas, registrando uma das culturas mais tradicionais do Estado de Sergipe: a Cata da Mangaba. A ação, que compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba- Ascamai, sob patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar de Sergipe. Foto reprodução site:

8 Página Articulação no Semi-Árido Brasileiro Notícias Data 05/09/2011 Documentário "Mulheres Mangabeiras" será lançado em festival de cinema Ascom/Consea 05/09/2011 Após a colheita das mangadas, agora as histórias e narrativas das catadoras chegam às telonas do cinema. No próximo dia 17 será lançado, em Aracaju(SE), o filme Mulheres Mangabeiras, um documentário sobre a vida e a realidade das catadoras de mangaba no estado de Sergipe. Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy [Sergipe]. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo, destaca Rita Simone, uma das entusiastas do projeto. O filme compõe o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), sob patrocínio da Petrobras, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). O filme será lançado durante o Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE. A exibição será no Cinemark do Shopping Jardins, em Aracaju (SE), às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto: Serviço Lançamento do documentário Mulheres Mangabeiras Dia: 17 de setembro Horário: 19 horas Local: Cinemark, Shopping Jardins, Aracaju (SE)

9 Câmara Municipal de Japaratuba Página Inicial Página Data 05/09/2011 Vida de catadoras de mangaba vira documentário O documentário traz histórias de catadoras de várias cidades de Sergipe e será lançado durante Curta-SE, no sábado durante o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Cuta-se), o documentário Mulheres Mangabeiras narra a vida e a realidade das catadoras de mangaba de Sergipe. O filme é fruto dos trabalhos dos projetos Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe. Através das histórias contadas pelas mulheres dos municípios da Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu, pode-se perceber os simbolismos, os cantos, as lutas e a buscas por uma vida mais digna na terra do cacique Serigy. O vídeo nos convida a uma reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento para as comunidades rurais do nosso Brasil Profundo, destaca Rita Simone, diretora do documentário. O documentário é realizado a partir de uma parceria entre a Petrobrás, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consea-SE). A exibição do documentário acontecerá próximo sábado, 17, no Cinemark do Shopping Jardins, às 19 horas. Informações sobre o filme e sobre o projeto no site Fonte: Infonet Com informações da diretoria do projeto

10 Cinform Online Cultura e Variedades Página Data 21/09/2011 Notícias - Cultura e Variedades - 21/09/ :52 'Canto das Mangabeiras' será lançado hoje Dezoito canções sobre a atividade de catar mangaba, a lavagem de roupa no rio e rezas passadas de geração a geração fazem parte do CD Canto das Mangabeiras, cujo lançamento ocorre nesta quarta-feira, 21, às 19h, na Sociedade Semear. O trabalho é resultado do projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe e traduz-se em uma verdadeira trilha sonora da vida dessas fortes mulheres sergipanas. Um dos objetivos do disco é reforçar os saberes culturais das Catadoras de Mangaba a partir da valorização e afirmação de seus hábitos e tradições contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertença e de auto-organização das Mulheres. As canções transitam entre os gêneros mais populares, como o samba de roda, o samba de côco, o reisado e o baião. Nas letras das canções, frases que demonstram a resistência, a sensibilidade e os saberes das catadoras. São cantos de trabalho, do cotidiano, do lazer, cantos do imaginário popular e folclórico destes homens e mulheres, responsáveis por manter viva a cultura desta fruta que é tradicional do estado de Sergipe: a Mangaba. O álbum é de domínio público e o uso é livre. O download pode ser feito gratuitamente através do endereço

11 Mídia Infonet Cultura Página Data 19/09/2011 Projeto social patrocinado pela Petrobras lança CD Canto das Mangabeiras em Aracaju O CD surgiu da cantoria durante a cata da mangaba 19/09/ :48 A mangabeira é uma árvore típica do norte e nordeste. Ao anoitecer sua flor perfuma os campos, de dia seus pés dão sombra e alimento. A fruta doce também gera renda para as mulheres que há décadas vivem da sua venda e de produtos derivados, como o suco, a geléia, o licor de mangaba, entre outros. O mais novo produto desta cultura o CD Canto das Mangabeiras nasceu da observação de costume típico das mulheres sergipanas: a cantoria durante a cata da mangaba. O lançamento do CD, que será realizado na próxima quarta (21/9), em Aracaju, é uma das ações do projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Produzido pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), o CD divulga a cultura das comunidades tradicionais e reaviva a memória musical passada de geração para geração no Sergipe. O show com as 13 cantoras mangabeiras terá a participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho. No repertório, sambas de coco, baião, forró e marchas contam a lida destas mulheres no seu dia a dia. As canções trazem o registro da esperança de uma vida melhor, o resgate da origem da fruta, da cultura, seus lamentos e alegrias. Sem fins lucrativos, a reprodução, execução pública ou em radiodifusão das músicas do Canto das Mangabeiras é de domínio público. Vamos catar mangaba, vamos encapotar No galho da mangabeira onde vou me balançar Vendo o fogo queimando, nada podemos fazer Vendo a fruta se perdendo, donde tira o que comer (marcha Canto das Mangabeiras) A mangaba é indiana, o índio lhe batizou, O seu nome de mangaba foi ele quem colocou. Vamos seguir para frente, vamos juntas catadeiras, conversar com a presidente. (samba de coco Mangabeira)

12 Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania O projeto Catadoras de Mangaba, gerando Renda e tecendo vida em Sergipe integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. O projeto, que atende a famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pirambu, no Sergipe, contribui para o fortalecimento e a sustentabilidade das comunidades extrativistas da região. Fonte: Ascom Petrobras

13 Página Faxaju Eventos Data 19/09/2011 Publicado em: 19/09/ :16:03 Projeto social patrocinado pela Petrobras lança CD Canto das Mangabeiras em Aracaju A mangabeira é uma árvore típica do norte e nordeste. Ao anoitecer sua flor perfuma os campos, de dia seus pés dão sombra e alimento. A fruta doce também gera renda para as mulheres que há décadas vivem da sua venda e de produtos derivados, como o suco, a geléia, o licor de mangaba, entre outros. O mais novo produto desta cultura o CD Canto das Mangabeiras nasceu da observação de costume típico das mulheres sergipanas: a cantoria durante a cata da mangaba. O lançamento do CD, que será realizado na próxima quarta (21/9), em Aracaju, é uma das ações do projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Produzido pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), o CD divulga a cultura das comunidades tradicionais e reaviva a memória musical passada de geração para geração no Sergipe. O show com as 13 cantoras mangabeiras terá a participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho. No repertório, sambas de coco, baião, forró e marchas contam a lida destas mulheres no seu dia a dia. As canções trazem o registro da esperança de uma vida melhor, o resgate da origem da fruta, da cultura, seus lamentos e alegrias. Sem fins lucrativos, a reprodução, execução pública ou em radiodifusão das músicas do Canto das Mangabeiras é de domínio público. Vamos catar mangaba, vamos encapotar No galho da mangabeira onde vou me balançar Vendo o fogo queimando, nada podemos fazer Vendo a fruta se perdendo, donde tira o que comer (marcha Canto das Mangabeiras) A mangaba é indiana, o índio lhe batizou, O seu nome de mangaba foi ele quem colocou. Vamos seguir para frente, vamos juntas catadeiras, conversar com a presidente. (samba de coco Mangabeira) Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania O projeto Catadoras de Mangaba, gerando Renda e tecendo vida em Sergipe integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. O projeto, que atende a famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pirambu, no Sergipe, contribui para o fortalecimento e a sustentabilidade das comunidades extrativistas da região. Fonte: Ascom Petrobras

14 Bangalô Cult Blog Página Data 19/09/2011 CD "Canto das Mangabeiras" será lançado na Semear Quem compareceu no último sábado, ao encerramento do Curta-SE 11, que ocorreu no Cinemark Jardins, pode assistir não só ao filme da jornalista Rita Simone, Mulheres Mangabeiras, que foca o trabalho das catadoras de mangaba do interior sergipano, como também conferiu parte do repertório do CD Canto das Mangabeiras, a ser lançado nesta quarta-feira, às 19h, na Sociedade Semear (rua Vila Cristina, 148). Algumas das 18 faixas presentes no CD compõem a trilha sonora do documentário e não foi apenas durante a projeção do vídeo, que o público pode apreciar a cantoria das catadoras de mangaba. Antes da exibição do filme, uma delas, deu uma palhinha entoando a marcha Canto das Mangabeiras e o samba de coco Mangabeira, envolvendo a plateia com total desenvoltura. O disco, produzido por Mary Barreto e pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), é uma das ações do projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. A intenção é divulgar as músicas dessas comunidades e dar voz às mestras que guardam a origem pura da mistura (baião, samba de coco, baião, forró e marcha, diz Barreto. Mary teve o cuidado de preservar a essência das canções de domínio público, na produção do disco, porém, o diferencial é que primou pelos arranjos e linha melódica. Como estou trabalhando neste projeto das Catadoras de Mangaba, mais precisamente na cidade de Indiaroba, pincelei músicas que não conhecia e encontrei um vasto repertório. Levei algumas dessas catadoras para o estúdio, a fim de gravar essas cantigas com arranjos mais refinados, conta Mary Barreto. Para isso, as 13 jovens e senhoras extrativistas, que participaram da gravação do produto fonográfico, foram acompanhadas de músicos experientes, como Bruno Leonel (cavaco), Manoel Neto (violão de 7 cordas), Enéas (clarinete), Glauber (sanfona) e Betinho Caixa D Água (percussão). O show de lançamento do CD Canto das Mangabeiras contará com as catadoras e terá participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho e os mil CDs prensados serão distribuídos gratuitamente. O projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe atende a famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu. Mais informações através do site

15 Página Click Sergipe Cultura Data 20/09/2011 Projeto social patrocinado pela Petrobras lança CD Canto das Mangabeiras em Aracaju 20/9/2011 O CD surgiu da cantoria durante a cata da mangaba A mangabeira é uma árvore típica do norte e nordeste. Ao anoitecer sua flor perfuma os campos, de dia seus pés dão sombra e alimento. A fruta doce também gera renda para as mulheres que há décadas vivem da sua venda e de produtos derivados, como o suco, a geléia, o licor de mangaba, entre outros. O mais novo produto desta cultura o CD Canto das Mangabeiras nasceu da observação de costume típico das mulheres sergipanas: a cantoria durante a cata da mangaba. O lançamento do CD, que será realizado na próxima quarta (21/9), em Aracaju, é uma das ações do projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Produzido pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), o CD divulga a cultura das comunidades tradicionais e reaviva a memória musical passada de geração para geração no Sergipe. O show com as 13 cantoras mangabeiras terá a participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho. No repertório, sambas de coco, baião, forró e marchas contam a lida destas mulheres no seu dia a dia. As canções trazem o registro da esperança de uma vida melhor, o resgate da origem da fruta, da cultura, seus lamentos e alegrias. Sem fins lucrativos, a reprodução, execução pública ou em radiodifusão das músicas do Canto das Mangabeiras é de domínio público. Vamos catar mangaba, vamos encapotar No galho da mangabeira onde vou me balançar Vendo o fogo queimando, nada podemos fazer Vendo a fruta se perdendo, donde tira o que comer (marcha Canto das Mangabeiras) A mangaba é indiana, o índio lhe batizou, O seu nome de mangaba foi ele quem colocou. Vamos seguir para frente, vamos juntas catadeiras, conversar com a presidente. (samba de coco Mangabeira) Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania O projeto Catadoras de Mangaba, gerando Renda e tecendo vida em Sergipe integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. O projeto, que atende a famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pirambu, no Sergipe, contribui para o fortalecimento e a sustentabilidade das comunidades extrativistas da região. Fonte: Portal Infonet Apud Ascom Petrobras

16 Site do Bareta Cultura Página Data 21/09/2011 Catadoras de Mangaba lançam CD Canto das Mangabeiras Sergipe em 21/09/ :05h por Bareta Comente São dezoito faixas com canções que falam da Mangabeira, da atividade de catar mangaba e seus desafios, de atividades diárias como lavar roupa no rio, e até mesmo uma reza, daquelas passadas de geração em geração. Tudo isso compõe a trilha sonora do CD Canto das Mangabeiras, que o projetocatadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe lançará na Sociedade Semear, dia 21 de setembro, às 19h. A descoberta das Cantadoras e das canções em cada comunidade faz parte do trabalho do projeto realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) e patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Conselho de Segurança Alimentar de Sergipe e o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe. Um de seus objetivos,através do CD Canto das Mangabeiras, é reforçar os saberes culturais das Catadoras de Mangaba a partir da valorização e afirmação de seus hábitos e tradições contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertença e de auto-organização das Mulheres. Os ritmos transitam entre o samba de roda, o samba de côco, o reisado, o baião e alguns outros gêneros musicais que são cantados pelas mulheres que catam Mangaba aqui em Sergipe. Nas letras das canções, frases que demonstram a resistência, a sensibilidade e os saberes destas fortes mulheres sergipanas. São cantos de trabalho, do cotidiano, do lazer, cantos do imaginário popular e folclórico destes homens e mulheres, responsáveis por manter viva a cultura desta fruta que é tradicional do estado de Sergipe: a Mangaba. Todos os direitos do CD são liberados, sua reprodução e cópia são permitidas, toda a informação e conteúdo do CD são de domínio público e o uso é livre. As músicas já podem ser baixadas em Venha ver as Catadoras de Mangaba cantando! O lançamento do CD Canto das Mangabeiras será apresentado pela musicista Patrícia Polayne e a presidente da ASCAMAI, Alicia Morais. Para recepcionar os convidados, o DJ Kaska apresenta repertório especial para o evento. O lançamento tem o apoio do Serviço Social do Comércio SESC, Sociedade Semear e Fundação Aperipê.

17 Página Jornal do Dia On Line Negócios Data 20/09/ /09/ :22:41 Será lançado amanhã CD Canto das mangabeiras Será lançado amanhã em Aracaju o CD Canto das Mangabeiras. Trata-se de uma das ações do projeto Catadoras de Mangaba, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e visa gerar renda e tecer vida em Sergipe. Produzido pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (Ascamai), o CD divulga a cultura das comunidades tradicionais e reaviva a memória musical passada de geração para geração no Sergipe. O lançamento do CD acontecerá a partir das 19h na Sociedade Semear e a entrada é gratuita. Com as 13 cantoras mangabeiras, o show terá a participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho. No repertório, sambas de coco, baião, forró e marchas contam a lida destas mulheres no seu dia a dia. As canções trazem o registro da esperança de uma vida melhor, o resgate da origem da fruta, da cultura, seus lamentos e alegrias. Sem fins lucrativos, a reprodução, execução pública ou em radiodifusão das músicas do Canto das Mangabeiras é de domínio público. Flor perfumada - A mangabeira é uma árvore típica do Norte e Nordeste do Brasil. Ao anoitecer sua flor perfuma os campos, de dia seus pés dão sombra e alimento. A fruta doce também gera renda para as mulheres que há décadas vivem da sua venda e de produtos derivados, como o suco, a geléia, o licor de mangaba, entre outros. O mais novo produto desta cultura, o CD Canto das Mangabeiras, nasceu da observação de costume típico das mulheres sergipanas: a cantoria durante a cata da mangaba.

[radiolivre] Música Livre - Catadoras de Mangaba lançam CD Canto das Mangabeiras, Aracaju.

[radiolivre] Música Livre - Catadoras de Mangaba lançam CD Canto das Mangabeiras, Aracaju. Mídia Veículo Seção Internet Freelist Rádio Livre Clipping Página http://www.freelists.org/post/radiolivre/msica-livre-catadoras-de- Mangaba-lanam-CD-Canto-das-Mangabeiras-Aracaju Data 20/09/2011 [radiolivre]

Leia mais

Clipping. Internet Blog Inclusão Sergipe

Clipping. Internet Blog Inclusão Sergipe Clipping Mídia Blog Inclusão Sergipe ---------- Página http://inclusaosergipe.blog.emsergipe.com/2010/10/26/182/ Data 26/10/2010 Petrobras apóia dois projetos sociais em Sergipe Escrito por inclusaosergipe

Leia mais

Promoção e realização Do objeto Da finalidade Do cronograma

Promoção e realização Do objeto Da finalidade Do cronograma REGULAMENTO I Promoção e realização: O SESCANÇÃO 2015 Mostra Sergipana de Música é uma realização sem fins lucrativos do Serviço Social do Comércio Sesc em Sergipe, entidade integrante do Sistema Fecomércio

Leia mais

GT (07) (Pescadores artesanais e ribeirinhos: formas de resistências às situações de injustiça socioambiental)

GT (07) (Pescadores artesanais e ribeirinhos: formas de resistências às situações de injustiça socioambiental) GT (07) (Pescadores artesanais e ribeirinhos: formas de resistências às situações de injustiça socioambiental) Catadoras de Mangaba: caracterização e ações coletivas Emanuele Maria Leite Suzart 1 RESUMO

Leia mais

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran Cabeça de Vento faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular

Leia mais

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA ROSA ARMORIAL PROCESSO: 112.504/11 C.E: 032/12 Patrocinadores Há uma obsessão com a idéia de que a única maneira de descrever o mundo seja através

Leia mais

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ 1. O que é o Mapa Musical da Bahia? O Mapa Musical da Bahia é uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para mapear, reconhecer e promover a difusão da música

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 TÍTULO DO PROGRAMA As letrinhas mágicas. 2 EPISÓDIO TRABALHADO Uma visita ao zoológico. 3 SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO As Vogais vão ao zoológico e têm contato com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIDEIRA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA 17º FECAVI FESTIVAL DA CANÇÃO DE VIDEIRA 27, 28 DE FEVEREIRO E 1º DE MARÇO DE 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIDEIRA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA 17º FECAVI FESTIVAL DA CANÇÃO DE VIDEIRA 27, 28 DE FEVEREIRO E 1º DE MARÇO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE VIDEIRA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA 17º FECAVI FESTIVAL DA CANÇÃO DE VIDEIRA 27, 28 DE FEVEREIRO E 1º DE MARÇO DE 2015 1. OBJETIVO O FECAVI 2015 (Festival da Canção de Videira)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS I FEIRA GASTRO-CULTURAL DE RIO DOCE MG De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a I Feira Gastro-Cultural que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira.

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda. 2 Habilidades: H12 Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. 3 Música clássica- baseada no folclore Heitor

Leia mais

Guia de Produção da Música Independente Bahia

Guia de Produção da Música Independente Bahia Guia de Produção da Música Independente Bahia Memória do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. Faculdade de Comunicação da Universidade

Leia mais

Influência do Programa de Aquisição de Alimentos para a persistência de mulheres agroextrativistas no Norte e Nordeste do Brasil

Influência do Programa de Aquisição de Alimentos para a persistência de mulheres agroextrativistas no Norte e Nordeste do Brasil Influência do Programa de Aquisição de Alimentos para a persistência de mulheres agroextrativistas no Norte e Nordeste do Brasil Dalva Maria da Mota Pesquisadora Embrapa Amazônia Oriental Bolsista CNPq

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 12 de março de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Iniciamos esta semana os projetos pedagógicos do 1 Trimestre letivo. As turmas de Jardim

Leia mais

REGULAMENTO do Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV Concurso de propostas de realização de vídeos, registros audiovisuais e oficinas

REGULAMENTO do Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV Concurso de propostas de realização de vídeos, registros audiovisuais e oficinas REGULAMENTO do Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV Concurso de propostas de realização de vídeos, registros audiovisuais e oficinas 1. O Concurso e seus objetivos 1.1. O Prêmio Griô na Escola, na

Leia mais

de braços abertos gravação do CD e DVD

de braços abertos gravação do CD e DVD de braços abertos gravação do CD e DVD o começo A cantora e compositora Marcella Fogaça, com mais de 10 anos de carreira, começou a cantar em Belo Horizonte, onde nasceu. Se mudou para o Rio de Janeiro

Leia mais

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO MAIS EDUCAÇÃO CANTO CORAL JUSTIFICATIVA É conhecida a importância da música na vida das pessoas, seja no tocante à saúde, auto - estima conhecimento,

Leia mais

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014

Setembro/2014. Período. 1 a 30 de setembro de 2014 Setembro/2014 Período 1 a 30 de setembro de 2014 Cine Jardim traz filmes e música ao ar livre no Museu da Energia de Itu Público poderá conferir exibição do clássico do terror Nosferatu, além de show

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sousa Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis

Prefeitura Municipal de Sousa Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis 12 a 14 DE JULHO 2013 I - INTRODUÇÃO: A FUNDAÇÃO MUNICÍPAL DE CULTURA DE CULTURA, apresenta o projeto Festival Sertanejo da Canção, que será realizado nos dos dias 12, 13 e 14 de Julho de 2013 com a finalidade

Leia mais

Filme: Ilha das Flores

Filme: Ilha das Flores Filme: Ilha das Flores Gênero: Documentário, Experimental Diretor: Jorge Furtado Elenco: Ciça Reckziegel Ano: 1989 Duração: 13 min Cor: Colorido Bitola: 35mm País: Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=647

Leia mais

Associação Beneficente de Amparo á Família

Associação Beneficente de Amparo á Família Associação Beneficente de Amparo á Família Perfil A Associação Beneficente de Amparo à Família (ABENAF) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer cultura,

Leia mais

Rio + Música = Cultura

Rio + Música = Cultura 2013 Rio + Música = Cultura A ORGANIZAÇÃO A Casa da Arte de Educar nasceu da reunião de educadores das favelas com profissionais de educação que buscavam colaborar para a qualificação da educação pública

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE MÚSICAS - FEMUCIC/2015 OBJETO: SELEÇÃO DE MÚSICAS PARA O FEMUCIC ANO 37 MOSTRA DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO- DO SESC MARINGÁ/2015

EDITAL SELEÇÃO DE MÚSICAS - FEMUCIC/2015 OBJETO: SELEÇÃO DE MÚSICAS PARA O FEMUCIC ANO 37 MOSTRA DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO- DO SESC MARINGÁ/2015 EDITAL SELEÇÃO DE MÚSICAS - FEMUCIC/2015 OBJETO: SELEÇÃO DE MÚSICAS PARA O FEMUCIC ANO 37 MOSTRA DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO- DO SESC MARINGÁ/2015 O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC, ADMINISTRAÇÃO REGIONAL

Leia mais

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Francine Kemmer Cernev francine@cernev.com.br Universidade Estadual de Londrina/ Colégio Nossa Senhora do Rosário, Cornélio Procópio/PR/

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro As festas juninas fazem parte da tradição católica, mas em muitos lugares essas festas perderam essa característica.

Leia mais

PRAIEIRO. Lili Araujo

PRAIEIRO. Lili Araujo PRAIEIRO Lili Araujo APRESENTAÇÃO: "PRAIEIRO" será o terceiro trabalho fonográfico solo da cantora e compositora carioca Lili Araujo. Haverá a produção de uma tiragem mínima do CD em formato físico (1.000

Leia mais

Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015

Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015 Festival de Cinema de Futebol REGULAMENTO 2015 1 - DO FESTIVAL 1.1 - O CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens conceitual e

Leia mais

REGULAMENTO Festival Luz de Cinema 1º Festival de cinema latino-americano Curitiba, 20 a 24 de outubro de 2014

REGULAMENTO Festival Luz de Cinema 1º Festival de cinema latino-americano Curitiba, 20 a 24 de outubro de 2014 REGULAMENTO 1º Festival de cinema latino-americano Curitiba, 20 a 24 de outubro de 2014 1 ORGANIZAÇÃO O evento será realizado pela Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Leia mais

Plano de Patrocínio. (CD Juliano Ravanello) PRONAC 12 1905

Plano de Patrocínio. (CD Juliano Ravanello) PRONAC 12 1905 Plano de Patrocínio (CD Juliano Ravanello) PRONAC 12 1905 Resumo Executivo O projeto se propõe a gravar o segundo CD de Canto Gregoriano do cantor Juliano Ravanello. Esse CD é composto por 13 faixas, todas

Leia mais

HISTÓRICO. Em 1996, foi lançado o CD Cantigas de Roda, que colocou uma roupagem atual nas cantigas tradicionais da música brasileira.

HISTÓRICO. Em 1996, foi lançado o CD Cantigas de Roda, que colocou uma roupagem atual nas cantigas tradicionais da música brasileira. HISTÓRICO Site: http://www.palavracantada.com.br Canal Youtube: http://www.youtube.com/user/palavracantadatube Facebook oficial: https://www.facebook.com/palavracantada Twitter oficial: https://twitter.com/palavra_cantada

Leia mais

O GRUPO PROCURAM INSTIGAR AS PESSOAS PARA NOSSA REALIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

O GRUPO PROCURAM INSTIGAR AS PESSOAS PARA NOSSA REALIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PORTFOLIO O GRUPO O GRUPO Fruto de pesquisas sonoras com materiais alternativos como lixo e sucata, o grupo VIDA SECA se forma em 2004, relendo ritmos brasileiros, africanos e latino-americanos, com influências

Leia mais

Programação Geral. Música Regional Brasileira. A música do Brasil - Seg/Dom 6h.

Programação Geral. Música Regional Brasileira. A música do Brasil - Seg/Dom 6h. Programação Geral Música Regional Brasileira A música do Brasil - Seg/Dom 6h. Programa destinado a divulgar a música típica das regiões do Brasil. Toca os grandes mestres da música nordestina e mostra

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ A Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes Sociedade Semear, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de

Leia mais

SSP-AM abre vagas para curso de Inclusão Digital

SSP-AM abre vagas para curso de Inclusão Digital Meio: Site Portal do Amazonas Editoria: Economia Hora: - Data: 28/07/ 15 SSP-AM abre vagas para curso de Inclusão Digital A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou nesta segunda-feira

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

CONCURSO Nº 002 REGULAMENTO DO CONCURSO FESTIVAL METROPOLITANO DE MÚSICA VOZES DA TERRA 14ª EDIÇÃO - 2015

CONCURSO Nº 002 REGULAMENTO DO CONCURSO FESTIVAL METROPOLITANO DE MÚSICA VOZES DA TERRA 14ª EDIÇÃO - 2015 CONCURSO Nº 002 REGULAMENTO DO CONCURSO FESTIVAL METROPOLITANO DE MÚSICA VOZES DA TERRA 14ª EDIÇÃO - 2015 A Prefeitura do Município de Feira de Santana, através da Fundação Municipal da Tecnologia da Informação,

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL. CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL CONCURSO MUNICIPAL DE RADIONOVELAS Paulo Melo EDIÇÃO 2013 A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política

Leia mais

Currículo Referência em Música Ensino Médio

Currículo Referência em Música Ensino Médio Currículo Referência em Música Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

6º FESTIVAL DE MUSICA ERNESTO LIRA 2015

6º FESTIVAL DE MUSICA ERNESTO LIRA 2015 REGULAMENTO Art. 1 - Da Promoção: O 6º Festival de Música Ernesto Lira atividade cultural, de abrangência Estadual, será promovida pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras e coordenada pela Secretaria

Leia mais

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social

Canal Futura. Comprometido com a Transformação Social Canal Futura Comprometido com a Transformação Social Retratos do Brasil Total 190.755.799 habitantes Homens: 48,97% (93,4 milhões) Mulheres: 51,03% (97,3 milhões) Brancos: 47,73% Negros: 50,74% Amarelas

Leia mais

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos.

REGULAMENTO. a) Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos. REGULAMENTO Objetivos O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade

Leia mais

CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA

CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA CHIC SAMBA CHIC SAMBA CHORO GAFIEIRA CHIC SAMBA CHIC ANA PAULA LOPES E LUPA MABUZE Do encontro dos artistas Lupa Mabuze e Ana Paula Lopes surgiu o projeto CHIC SAMBA CHIC, um show contagiante de música

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 05 de outubro de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II Senhores pais ou responsáveis Seguem abaixo os temas, objetivos, atividades e evento de culminância dos projetos

Leia mais

PROJETO RODA DE CORDÉIS

PROJETO RODA DE CORDÉIS PROJETO RODA DE CORDÉIS Justificativa Os alunos do Centro Cultural Capoeira Cidadã buscam a Capoeira e as outras atividade da ONG por já terem uma forte afinidade com o ritmo, a música e a rima presentes

Leia mais

As Minas Gerais. Projeto Cultural

As Minas Gerais. Projeto Cultural As Minas Gerais Projeto Cultural www.asminasgerais.com.br Cópia da página do MINC autorizando a captação de recursos. "asminasgerais se apresenta como o ponto de encontro dos mineiros, aonde quer que estejam.

Leia mais

6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS

6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS 1 6º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS De 22 a 26 de novembro de 2011 Floriano - PI REGULAMENTO

Leia mais

M U N D O L I V R E 9 3. 9 F M

M U N D O L I V R E 9 3. 9 F M M U N D O L I V R E 9 3. 9 F M Mais que uma programação feita para ouvintes exigentes, a Mundo Livre FM ultrapassa a frequência do rádio e se estabelece como uma identidade conceitual. No ar há 7 anos,

Leia mais

Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II. Porque Patrocinar?

Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II. Porque Patrocinar? Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II Porque Patrocinar? O principal resultado para a empresa financiadora em investir num projeto de cunho social, é o fortalecimento da sua imagem junto aos

Leia mais

Educação escolar indígena

Educação escolar indígena Educação escolar indígena O principal objetivo desta apresentação é fazer uma reflexão sobre a cultura indígena kaingang, sobre as políticas educacionais integracionistas e sobre a política atual, que

Leia mais

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745

Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745 Filme: Álbum de Musica Gênero: Documentário Diretor: Sergio Sanz Ano: 1974 Duração: 10 min Cor: P&B Bitola: 16mm País: Brasil Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=4745 Aplicabilidades

Leia mais

groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical (FOPPEM)

groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical (FOPPEM) LINKS ÚTEIS* *Em breve, esta listagem estará atualizada em meu blog: www.darcyalcantara.blogspot.com ABEM Associação Brasileira de Educação Musical abemeducacaomusical.org.br Revistas da ABEM abemeducacaomusical.org.br/revistas.html

Leia mais

Folia de Reis Imagens, Receitas, Músicas e Danças Bodoquena-MS

Folia de Reis Imagens, Receitas, Músicas e Danças Bodoquena-MS Folia de Reis Imagens, Receitas, Músicas e Danças Bodoquena-MS Produto Cultural Edição do livro Folia de Reis Imagens, Receitas, Músicas e Danças Bodoquena-MS. Realização de evento sociocultural, com distribuição

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais

Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais importantes que marcaram a trajetória da MPB nos últimos

Leia mais

História. ADAV: Associação para o Desenvolvimento e a Assistência de Talentos e Vocações

História. ADAV: Associação para o Desenvolvimento e a Assistência de Talentos e Vocações História ADAV: Associação para o Desenvolvimento e a Assistência de Talentos e Vocações Em 1929, convidada a dirigir um dos primeiros laboratórios de psicologia de Minas Gerais, ligado à Escola de Aperfeiçoamento

Leia mais

FÁBRICA DE OPORTUNIDADES OFICINA SOBRE PROCESSOS PARA CONSERVAÇÃO DE FRUTAS" Parte III- PRODUÇÃO DE FRUTAS DESIDRATADAS

FÁBRICA DE OPORTUNIDADES OFICINA SOBRE PROCESSOS PARA CONSERVAÇÃO DE FRUTAS Parte III- PRODUÇÃO DE FRUTAS DESIDRATADAS 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FÁBRICA DE OPORTUNIDADES OFICINA

Leia mais

QUEM É ALICE CAYMMI? >> www.alicecaymmi.com.br

QUEM É ALICE CAYMMI? >> www.alicecaymmi.com.br QUEM É ALICE CAYMMI? A cantora e compositora carioca Alice Caymmi nasceu no dia 17 de março de 1990, na cidade do Rio de Janeiro. Neta de Dorival Caymmi, a musicista compõe desde os dez anos e começou

Leia mais

GRACCHO FORRO E FOLIA NÃO 0100 PRÉ - CAJU 2009 SIM 0100 PRÉ - CAJU 2009 XVI - VAQUEJADA DE MARUIM 2009 SOCORRO FOLIA 2009 SIM 32.884.

GRACCHO FORRO E FOLIA NÃO 0100 PRÉ - CAJU 2009 SIM 0100 PRÉ - CAJU 2009 XVI - VAQUEJADA DE MARUIM 2009 SOCORRO FOLIA 2009 SIM 32.884. Convenente Emenda Fonte Objeto BLOCOS DE TIO GRACCHO FORRO E FOLIA PRÉ - CAJU 2009 PRÉ - CAJU 2009 X CAVALGADA BRIDOES DE OURO 2009 XVI - VAQUEJADA DE MARUIM 2009 SOCORRO FOLIA 2009 SIM 32.884.108/0001-80

Leia mais

7º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS

7º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS 1 7º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET e Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos Patrocínio - PETROBRAS De 07 a 11 de novembro de 2012 Floriano - PI REGULAMENTO

Leia mais

Release Tribo Brasil

Release Tribo Brasil Release Tribo Brasil Ficha Técnica - Gabriel Maciel: Violão e Voz - Eduardo Aresso: Guitarra e Voz - Gabriel Cabelo: Percussão e Voz - VINICIUS FERRÃO: CAVACO/BANDOLIM - Lucas Dellazzana: Bateria - iuri

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA AUDIOVISUAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA AUDIOVISUAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA AUDIOVISUAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO 1. AUDIOVISUAL NO ENSINO MÉDIO O audiovisual tem como finalidade realizar-se como crítica da cultura,

Leia mais

CULTURA. Museu da Imagem e do Som, uma bela viagem pela história de Goiás MEMÓRIA PRESERVADA

CULTURA. Museu da Imagem e do Som, uma bela viagem pela história de Goiás MEMÓRIA PRESERVADA CULTURA MEMÓRIA PRESERVADA Museu da Imagem e do Som, uma bela viagem pela história de Goiás Uma viagem rumo ao passado de Goiás. Assim pode ser definido o acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) da Agência

Leia mais

Versão Oficial. Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte. Apresentação de Paulo César Soares

Versão Oficial. Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte. Apresentação de Paulo César Soares 1 Versão Oficial Sueli Costa EF98 E S T Ú D I O F - programa número 98 Á U D I O T E X T O Música-tema entra e fica em BG; Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte Apresentação

Leia mais

PROJETO CULTURAL CD do Cabana Café

PROJETO CULTURAL CD do Cabana Café 1 Cássio Cricor Resumo O projeto será realizado entre julho e setembro de 2012 e consiste na gravação e prensagem do CD Panari, da banda Cabana Café, com três (3) apresentações de lançamento. Serão registradas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS FUNDAÇÃO CULTURAL DE PALMAS FUNDO MUNICIPAL DE APOIO À CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS FUNDAÇÃO CULTURAL DE PALMAS FUNDO MUNICIPAL DE APOIO À CULTURA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS FUNDAÇÃO CULTURAL DE PALMAS FUNDO MUNICIPAL DE APOIO À CULTURA EDITAL Nº. 006/FCP/2014 FUNDO MUNICIPAL DE APOIO À CULTURA PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROMIC.

Leia mais

A Música e a festa da Bosque

A Música e a festa da Bosque O Boi Festeiro da A experiência de festejar é algo presente entre os homens desde períodos muito remotos. Inicialmente ligadas à plantação e à colheita, as festas sempre tiveram o grande poder de unir

Leia mais

Jingle Sabores do Brasil para a marca Chocolates Brasil Cacau 1

Jingle Sabores do Brasil para a marca Chocolates Brasil Cacau 1 Jingle Sabores do Brasil para a marca Chocolates Brasil Cacau 1 Simone MARIANO 2 Sheilla REIS 3 Mariana BRASIL 4 Mariane FREITAS 5 Amanda CARVALHO 6 Jéssica SANTOS 7 Suelen VALENTE 8 Universidade Católica

Leia mais

3ª MOSTRA DE CINEMA AMADOR DO COLÉGIO CIVITATIS (CIVIFILMES) E 3º TROFÉU GRAÇA ARANHA DE CINEMA AMADOR REGULAMENTO

3ª MOSTRA DE CINEMA AMADOR DO COLÉGIO CIVITATIS (CIVIFILMES) E 3º TROFÉU GRAÇA ARANHA DE CINEMA AMADOR REGULAMENTO 3ª MOSTRA DE CINEMA AMADOR DO COLÉGIO CIVITATIS (CIVIFILMES) E 3º TROFÉU GRAÇA ARANHA DE CINEMA AMADOR REGULAMENTO O COLÉGIO CIVITATIS sediado na Rua Falchi Gianini, 842, no bairro da Vila Prudente, CEP:

Leia mais

FEIRA MÚSICA BRASIL 2009

FEIRA MÚSICA BRASIL 2009 FEIRA MÚSICA BRASIL 2009 Edital de seleção de bandas Publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009 * O Presidente da Fundação Nacional de Artes Funarte, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca

Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca O Evento Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca Blitz Desafio das Bandas Unime 19/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca Blitz Desafio das Bandas UNEB 25/11/2014

Leia mais

virgínia rosa geraldo flach

virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach virgínia rosa geraldo flach O gaúcho Geraldo e a paulista Virgínia se apresentaram juntos pela primeira vez na série Piano e Voz, da UFRGS. Quando tocou em São Paulo, no Supremo

Leia mais

13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão

13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão 13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão Festa popular, que acontece de 12 a 29 de maio de 2012 no Espaço Cachuera!, apresenta tradição

Leia mais

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Às margens deste rio, o povo canta e dança, luta e constrói o sonho de uma vida melhor. A arte o alimenta e lhe devolve a esperança. A vida adquire

Leia mais

3.1. MOSTRA ESTUDANTIL

3.1. MOSTRA ESTUDANTIL REGULAMENTO 2015 1 - O EVENTO O 14º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba / RS, o CinestudantilGuaíba acontece de 20 a 29 de novembro de 2015, em Guaíba, Rio Grande do Sul. O evento tem por

Leia mais

Rede de Artistas Latino-americanos

Rede de Artistas Latino-americanos Rede de Artistas Latino-americanos Carlinhos Veiga e Santiago Benavides Apresentações musicais no Brasil - 26 de junho a 08 de julho Projeto de apresentações musicais e palestras Carlinhos Veiga & Santiago

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS MÚSICA - 2002 PROJETOS CONTEMPLADOS

PROGRAMA PETROBRAS MÚSICA - 2002 PROJETOS CONTEMPLADOS PROGRAMA PETROBRAS MÚSICA - 2002 PROJETOS CONTEMPLADOS PROJETO EDIÇÃO DE CDS DE MÚSICA BRASILEIRA Proponente: Marcos Branda Lacerda Coordenador: Marcos Branda Lacerda O objetivo deste projeto é editar

Leia mais

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade ITABORAÍ Projeto: Fábrica de Sonhos Nome da instituição: Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí

Leia mais

9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA

9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA 9º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS MINISTÉRIO DA CULTURA De 05 a 09 de novembro de 2014 Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA

Leia mais

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação

Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012. Coordenação Contribuição à Educação em Sexualidades Jan. a Dez. de 2012 Coordenação Apoio OBJETIVO GERAL Ouvir os jovens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos para construção de linguagens que correspondam

Leia mais

r é v lco. A K K to o F

r é v lco. A K K to o F APRESENTAÇÃO O FATU, realizado desde 2004, é um festival de filmes diferente, sendo pioneiro no Brasil em diversos aspectos. Ele é o único focado nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, livre em

Leia mais

Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro De 2 a 10 de junho Jardim comemora Semana do Meio Ambiente com várias atividades, lançamento de nova plataforma virtual e reabertura do Centro

Leia mais

Eles também são Star

Eles também são Star Sinopse O Documentário Meu nome é Edy Star narra a história de um artista brasileiro cercado de polêmica, glamour, e histórias inéditas do underground da música brasileira. Narrado pelo próprio Edy, o

Leia mais

II MoQueCa Festival Capixaba da Canção Espírita Mocidade Que Canta - Regulamento -

II MoQueCa Festival Capixaba da Canção Espírita Mocidade Que Canta - Regulamento - Da Promoção Artigo 1º. O II Festival Capixaba da Canção Espírita Mocidade Que Canta II MoQueCa é uma iniciativa do Projeto Arte Espírita Eu Apoio e conta com o apoio da CEC Casa Espírita Cristã (Vila Velha/ES),

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE MAIRI CNPJ: 06.187.254/0001-47 ASCOM - Mairi - Bahia FESTIVAL DE MÚSICA VOZES DO JACUÍPE 4ª EDIÇÃO/2015

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE MAIRI CNPJ: 06.187.254/0001-47 ASCOM - Mairi - Bahia FESTIVAL DE MÚSICA VOZES DO JACUÍPE 4ª EDIÇÃO/2015 FESTIVAL DE MÚSICA VOZES DO JACUÍPE 4ª EDIÇÃO/2015 REGULAMENTO DA PROMOÇÃO: Art. 1º - O Festival de Música Vozes do Jacuípe 4ª Edição/2015, atividade cultural, de abrangência Territorial e Regional, é

Leia mais

Tópico: Mostra Brasil - ª Mostra Brasil 11/05/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 43 O Fluminense - RJ Editoria: Social Pg: 3

Tópico: Mostra Brasil - ª Mostra Brasil 11/05/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 43 O Fluminense - RJ Editoria: Social Pg: 3 11/05/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 43 O Fluminense - RJ Editoria: Social Pg: 3 19/04/2006 Impacto: Positivo Cm/Col: 0 Pauta Social - RS Editoria: Pautas Pg: Online 1ª Mostra Brasil: Juventude Transformando

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 7 PERÍODO: / à / ÁREA DO CONHECIMENTO: Música CARGA HORÁRIA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PLANO DA I UNIDADE - Conhecer e criar novas melodias. - Desenvolver

Leia mais

Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar) Faculdade de Tecnologia da Paraíba CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA A INTERNET DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ESTÁTICAS PERÍODO: P2 Semestre: 2008.2 PROFESSOR Geraldo Rodrigues

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR LUIZ GONZAGA TEMA-LUIZ GONZAGA: A VIDA DE UM VIAJANTE-TOCANDO, CANTANDO E DANÇANDO O GONZAGÃO.

PROJETO INTERDISCIPLINAR LUIZ GONZAGA TEMA-LUIZ GONZAGA: A VIDA DE UM VIAJANTE-TOCANDO, CANTANDO E DANÇANDO O GONZAGÃO. PROJETO INTERDISCIPLINAR LUIZ GONZAGA 2012 TEMA-LUIZ GONZAGA: A VIDA DE UM VIAJANTE-TOCANDO, CANTANDO E DANÇANDO O GONZAGÃO. POR QUE TRABALHAR LUIZ GONZAGA? Luiz Gonzaga é um mestre da música. Foi ele

Leia mais

Sinopse. Um filme sobre amor, esperança, perdas e espera.

Sinopse. Um filme sobre amor, esperança, perdas e espera. De Thiago Luciano Apresentação Enquanto Espero é um longa-metragem destinado ao público do mundo mas, especialmente, ao brasileiro, que não conhece a presença do país na Legião Estrangeira. O roteiro é

Leia mais

Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade. cultural

Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade. cultural Titulo: I Circuito Literário Integrado: Conhecendo o Brasil e sua diversidade cultural Justificativa: O mundo vive um momento de transição. A sociedade começa a esgotar os recursos naturais e valorizar

Leia mais

VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade

VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade Caravana Cultural VERDE TV e a Sustentabilidade na comunidade Desenvolvimento sustentável : É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender

Leia mais

Disco de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil revela o rico universo musical do compositor baiano Roque Ferreira

Disco de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil revela o rico universo musical do compositor baiano Roque Ferreira Disco de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil revela o rico universo musical do compositor baiano Roque Ferreira Quando o Canto É Reza é resultado do encontro da cantora Roberta Sá e do Trio Madeira Brasil

Leia mais

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS 1. APRESENTAÇÃO PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS O Canto Cidadão, por meio deste Edital de Contratação de Grupos Teatrais, oferece à sociedade brasileira

Leia mais

Método Venda com Tráfego Gratuito

Método Venda com Tráfego Gratuito Método Venda com Tráfego Gratuito Se você está cansado de gastar dinheiro com anúncios pagos e não consegue resultados eficientes... Então pode ser a hora de optar por fontes de tráfego alternativas. Estou

Leia mais

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015

10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS. De 04 a 08 de novembro de 2015 10º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Patrocínio PETROBRAS De 04 a 08 de novembro de 2015 REGULAMENTO I DA DATA E LOCAL Art. 1º: O 10º ENCONTRO

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais